Matemáticas Revisão de geometria plana. c) 50º d) 60º

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Matemáticas Revisão de geometria plana. c) 50º d) 60º"

Transcrição

1 Matemáticas Revisão de geometria plana Professor Luiz Amaral R- 1. (Espm 011) Os pontos A, B, C e D são vértices consecutivos de um polígono regular com 0 diagonais, cujo lado mede 1. O comprimento do segmento AD é igual a: a) b) c) d) e) (G1 - ifce 011) Sabendo-se que a razão entre a diagonal d e o lado a de um pentágono regular, como o da figura a seguir, é igual a 5 1, a) 5 cos6º. b) cos7º 5 1. c) cos6º 5 1. d) cos7º 5 1. e) cos6º (G1 - cftrj 011) Na figura abaixo, O é o centro de uma circunferência que tangencia a semirreta BA no ponto A e tangencia o segmento BE no ponto C. Sabendo ainda que BA é paralela à reta OF, que o segmento EF é perpendicular a OF e que o menor arco da circunferência com extremidades em A e C mede º 60, podemos afirmar que o ângulo DÊF mede: c) 50º d) 60º. (Uece 010) Sejam P e Q polígonos regulares. Se P é um hexágono e se o número de diagonais do Q, partindo de um vértice, é igual ao número total de diagonais de P então a medida de cada um dos ângulos internos de Q é a) 1 graus. b) 150 graus. c) 156 graus. d) 16 graus. 5. (Espm 016) Num mapa, uma estrada retilínea passa sucessivamente pelas cidades A, B e C e uma cidade D, distante 10 km de A, está localizada de tal forma que o ângulo DAB mede 6. Um viajante fez o trajeto AB, BD e DC, percorrendo em cada trecho a mesma distância. Se ele tivesse ido diretamente de A até C, teria percorrido uma distância de: a) 10 km b) 60 km c) (10 cos 6 ) km d) 10 km cos 6 e) 10 km 6. (Ufg 01) Gerard Stenley Hawkins, matemático e físico, nos anos 1980, envolveu-se com o estudo dos misteriosos círculos que apareceram em plantações na Inglaterra. Ele verificou que certos círculos seguiam o padrão indicado na figura a seguir, isto é, três círculos congruentes, com centros nos vértices de um triângulo equilátero, tinham uma reta tangente comum. a) 0º b) 0º Nestas condições, e considerando-se uma circunferência maior que passe pelos centros dos três círculos congruentes, calcule a razão entre o raio da circunferência maior e o raio dos círculos menores.

2 7. (Uerj 01) Para construir a pipa representada na figura abaixo pelo quadrilátero ABCD, foram utilizadas duas varetas, linha e papel. As varetas estão representadas pelos segmentos AC e BD. A linha utilizada liga as extremidades A, B, C e D das varetas, e o papel reveste a área total da pipa. Os segmentos AC e BD são perpendiculares em E, e os ângulos ABC ˆ e ADC ˆ são retos. Se os segmentos AE e EC medem, respectivamente, 18 cm e cm, determine o comprimento total da linha, representada por AB BC CD DA. 8. (Enem PPL 01) Em uma das paredes de um depósito existem compartimentos de mesmo tamanho para armazenamento de caixas de dimensões frontais a e b. A terceira dimensão da caixa coincide com a profundidade de cada um dos compartimentos. Inicialmente as caixas são arrumadas, em cada um deles, como representado na Figura 1. A fim de aproveitar melhor o espaço, uma nova proposta de disposição das caixas foi idealizada e está indicada na Figura. Essa nova proposta possibilitaria o aumento do número de caixas armazenadas de 10 para 1 e a eliminação de folgas. É possível ocorrer a troca de arrumação segundo a nova proposta? a) Não, porque a segunda proposta deixa uma folga de cm na altura do compartimento, que é de 1 cm, o que permitiria colocar um número maior de caixas. b) Não, porque, para aceitar a segunda proposta, seria necessário praticamente dobrar a altura e reduzir à metade a largura do compartimento. c) Sim, porque a nova disposição das caixas ficaria acomodada perfeitamente no compartimento de 0 cm de altura por 7 cm de largura. d) Sim, pois efetivamente aumentaria o número de caixas e reduziria o número de folgas para apenas uma de cm na largura do compartimento. e) Sim, porque a nova disposição de caixas ficaria acomodada perfeitamente no compartimento de cm de altura por 5 cm de largura. TEXTO PARA AS PRÓXIMAS QUESTÕES: Considere um losango ABCD em que M, N, P e Q são os pontos médios dos lados AB, BC, CD e DA, respectivamente. Um dos ângulos internos desse losango mede α, sendo 0 α (Insper 01) Se α 60, então a razão entre o perímetro do losango ABCD e o perímetro do quadrilátero MNPQ, nessa ordem, é igual a a) 1. b). c). d). e). 10. (Insper 01) Nessas condições, o quadrilátero convexo MNPQ a) é um quadrado. b) é um retângulo que não é losango. c) é um losango que não é retângulo. d) é um paralelogramo que não é retângulo nem losango. e) não possui lados paralelos. 11. (Upe-ssa 016) Qual é a medida da área do triângulo destacado na figura abaixo?

3 a) 1 b) 1 c) d) 5 e) 5 1. (G1 - cftrj 016) Na figura abaixo: 08) No triângulo ABC, retângulo em B, DE é perpendicular a AC. Se AC mede 6 cm e CE tem a mesma medida do cateto AB, cm, então AD mede cm. - Os pontos B, F e E são colineares; - Os pontos A, D e E são colineares; - ABCD é um quadrilátero equiângulo; - O segmento EB é bissetriz do ângulo CEA; - O ângulo ABE; mede 60 e o segmento BC mede 18 cm. 16) Num triângulo retângulo, a hipotenusa mede 9 cm e o menor cateto mede 6 cm. Então, a altura relativa à hipotenusa mede 5 cm. 1. (G1 - epcar (Cpcar) 016) Na figura abaixo A, B, C, D, E e F são vértices de um hexágono regular inscrito numa circunferência de raio 1 metro e centro O. Com essas informações, calcule a medida da área, em cm do triângulo BCE. 1. (Ufsc 016) Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que: 01) Se duas reta paralelas são cortadas por uma reta transversal, formando ângulos alternos externos cujas medidas, em graus, são representadas por (x ) e (x 7), então a soma desses ângulos é 5. 0) Na figura da circunferência de centro O, se o ângulo agudo A mede 7 e o arco AB mede 156, então a medida do ângulo indicado por x é igual a ) Se o quadrilátero abaixo representa a planta de um terreno plano, então sua área é igual a (1 )m. Se ACE e BDF são triângulos equiláteros, então, a área da parte sombreada, nessa figura, em m, é igual a a) b) π π π c) d) π 15. (Unicamp 016) A figura abaixo exibe um quadrilátero ABCD, onde AB AD e BC CD cm.

4 pontos E e F pertencem ao segmento BD de modo que BE FD. A área do quadrado MNPQ é igual a k vezes a área da superfície destacada em cinza. A área do quadrilátero ABCD é igual a a) cm. b) cm. c) cm. d) cm. 16. (Ita 016) Sejam uma circunferência de raio cm e PQ uma corda em de comprimento cm. As tangentes a em P e em Q interceptam-se no ponto R exterior a. Então, a área do triângulo em PQR, em cm, é igual a a). b). c) 6. d). 5 Assim sendo, o valor de k é a). b). c) 6. d) 8. e) (Uefs 016) e). 17. (G1 - ifba 016) Um triângulo retângulo de perímetro 1 cm está 5π cm. inscrito numa circunferência cuja área mede Deste modo, a medida da área desse triângulo em cm, é igual a: a) b) 6 c) 8 d) 10 e) (Ufpr 016) Um triângulo possui lados de comprimento cm e 6 cm e área de 6 cm. Qual é a medida do terceiro lado desse triângulo? a) 6 cm. b) 10 cm. c) 5 cm. d) 5 cm. e) 7 cm. 19. (Fatec 016) Na figura, os pontos A, B, C e D são pontos médios dos lados do quadrado MNPQ de lado de medida. Os Na figura, tem-se uma circunferência inscrita em um quadrado, que, por sua vez, está inscrito em outra circunferência. Considerando-se π,1, a área escura compreendida entre o quadrado e a circunferência menor representa, em relação à área interna à circunferência maior, um percentual de, aproximadamente, a) 11,8% b) 1,7% c) 16,% d) 18,% e) 1,5% 1. (Udesc 016) Os pontos A, B, C, D, E e F dividem uma circunferência em seis partes iguais, de tal modo que AD é um diâmetro dessa circunferência com medida de 1 cm, conforme mostra a figura.

5 5. (G1 - cp 016) O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças com as quais podemos formar várias figuras, utilizando todas as peças e sem sobrepô-las. Com base na figura, a área da região sombreada, em cm, é de: a) 0 b) 7 c) 6 d) 5 e) 8. (Udesc 016) No trapézio ABCD, representado na figura abaixo, temos que AE 60 cm, DC 0 cm, e que CE é igual à altura do trapézio ABCD. Legenda: Fig. 1 Triângulo retângulo isósceles médio Fig. Paralelogramo Fig. e 5 Triângulos retângulos isósceles congruentes Fig. Quadrado Fig. 6 e 7 Triângulos retângulos isósceles congruentes O retângulo a seguir foi formado por seis dessas sete peças. Com base nas informações, pode-se concluir que a área da região hachurada é igual a: a) 100 b) 00 c) 00 d) 150 e) 50. (Ita 016) Um hexágono convexo regular H e um triângulo equilátero T estão inscritos em circunferência de raios R H e R T, respectivamente. Sabendo-se que H e T têm mesma área, determine R H a razão. R T. (G1 - ifce 016) Um trapézio isósceles tem bases medindo e 8. Se o perímetro desse trapézio é 0, então sua área mede a) 1. b) 1. c) 1. d) 6. e) 6. A razão entre a área desse retângulo e a área do quadrado inicial é de a) 0,5. b) 0,. c) 0,56. d) 0, (Eear 016) Assinale a alternativa que representa, corretamente, a área do triângulo esboçado na figura abaixo. a) 15 m b) 0 m c) 15 m d) 0 m

6 7. (G1 - ifal 016) Um terreno triangular possui dois lados com medidas 16 m e 1 m que formam entre si um ângulo de 60. Qual a área desse terreno? a) 8 m. b) 96 m. c) 1 m. d) m. e) 8 m. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Considere a área de uma folha de papel A, com 97 mm de Determine o comprimento do segmento DE. comprimento e 10 mm de largura. Dobrando ao meio a folha de papel por sucessivas vezes, são formados retângulos cada vez 0. (G1 - cftmg 008) Um homem, ao passar pelo prédio A de altura menores. A tabela a seguir relaciona as medidas e a área dos h observa que sua sombra corresponde a 10% se comparada com a retângulos obtidos a cada dobragem. desse prédio. Algum tempo depois, passando pelo edifício B de de altura, verifica que a projeção de sua sombra é de e a do prédio B é Nº de dobragens 1 de 0 metros. Nessa situação, a altura h de A, em metros, vale Largura (mm) 18, ,5 a) 5,5 15 Comprimento (mm) 10 18,5 b) 105 7,5 18 c) 1 Área (mm ) ,5 7796,5 898,15 d) 8. (Upf 016) A folha de papel A foi dobrada como mostra a figura a seguir. Se o comprimento do segmento AE é 177 mm, a medida do segmento CE e a área do polígono ABCDE são, respectivamente: a) 0 65 mm e mm. b) 0 65 mm e mm. c) 1 mm e mm. d) 0 10 mm e mm. e) 10 mm e mm. 9. (Ufrj 009) O triângulo ABC da figura a seguir tem ângulo reto em B. O segmento BD é a altura relativa a AC. Os segmentos AD e DC medem 1 cm e cm, respectivamente. O ponto E pertence ao lado BC e BC = EC. 1. (Uel 008) Para medir a altura de um edifício, um engenheiro utilizou o seguinte procedimento: mediu a sombra do prédio obtendo 10,0 metros. Em seguida, mediu sua própria sombra que resultou em 0,5 metros. Sabendo que sua altura é de 1,8 metros, ele pôde calcular a altura do prédio, obtendo: a),5 metros. b) 10,0 metros. c) 18,0 metros. d) 6,0 metros. e) 5,0 metros.. (Fuvest 016) Os pontos A, B e C são colineares, AB 5, BC e B está entre A e C. Os pontos C e D pertencem a uma circunferência com centro em A. Traça-se uma reta r perpendicular ao segmento BD passando pelo seu ponto médio. Chama-se de P a interseção de r com AD. Então, AP BP vale a) b) 5 c) 6 d) 7 e) 8. (Ufg 00) A figura abaixo representa um pentágono regular ABCDE com cm de lado e os pontos de interseção das retas determinadas pelos lados AB e DC e das retas determinadas por BC e ED.

7 Gabarito: Com base na figura, julgue os itens abaixo: ( ) O raio da circunferência que circunscreve o pentágono é maior que. 1. [B]. Sabendo que o número de diagonais (d) de um polígono regular em função do número de lados (n) é dado por d, temos que n (n ) n (n ) 0 n n 0 0 n 8. Logo, A, B, C e D são vértices consecutivos de um octógono regular, cujo ângulo interno mede 180 (n ) 180 (8 ) 15. n 8 De posse desses dados, considere a figura abaixo. ( ) Os triângulos ADC e FBC são congruentes. ( ) DC. DF = (CF), onde DC, DF e CF, representam as medidas dos respectivos segmentos. ( ) cos á = ( 1 5). 5. (G1 - ifal 017) Determine a altura relativa à hipotenusa de um triângulo retângulo, cujos catetos medem 6 cm e 8 cm. a),6 cm. b),8 cm. c) 6,0 cm. d) 6, cm. e) 8,0 cm. 5. (G1 - ifal 017) Ao soltar pipa, um garoto libera 90 m de linha, supondo que a linha fique esticada e forme um ângulo de 0 com a horizontal. A que altura a pipa se encontra do solo? a) 5 m. b) 5 m. c) 0 m. d) 5 m. e) 0 m. Como os triângulos AB'B e CC'D são congruentes, basta calcularmos AB', pois BB'C'C é retângulo. Assim, AB 1 AB'. Por conseguinte, AD AB' B' C' [D]. O ângulo interno de um pentágono regular é dado por 180 (5 ) Considere a figura abaixo. 6. (Ita 017) Seja ABC um triângulo cujos lados AB, AC e BC medem 6 cm, 8 cm e 10 cm, respectivamente. Considere os pontos M e N sobre o lado BC tais que AM é a altura relativa a BC e N é o ponto médio de BC. A área do triângulo AMN, em cm, é a),6. b),60. c),0. d),8. e) 6,7. Seja M o ponto médio de AB. Logo, como ABC é isósceles, segue que CM é mediana, bissetriz e altura. Desse modo,

8 ACB ˆ ACM ˆ 5 e, portanto, Do triângulo ACM vem que 180 ACB ˆ CAB ˆ 6. d cos6 cos6. a Por conseguinte, sabendo que cosa cos a 1, cos7 cos obtemos Logo: ADC ACD 7 AC AD 10 km 6. Na figura abaixo, H 1, H e H são os pontos em que os círculos de centros A,B e C tangenciam a reta.. [B] Seja O o centro do círculo circunscrito ao triângulo ABC. É fácil ver que BH1 AH BH1 AM, com M sendo o ponto médio do lado BC. Logo, pela propriedade da mediana, obtemos OA AM BH 1, y + 60 o = 90 o ; Logo, y = 0 o e z = 60 o. Portanto, x + z = 90 o = x = 0 o. [B]. 6.(6 ) Diagonais de P: 9 Lados de Q: n = 9 n = 1 Ângulo interno de Q: 5. [A]. Teremos: 180(1 ) 1 = 150 graus ou seja, o raio do círculo maior é igual a menores. do raio dos círculos 7. Sabendo que a soma dos ângulos internos de um quadrilátero convexo é igual a 60 e que os ângulos ABC e ADC são retos, temos que o quadrilátero ABCD é inscritível. Além disso, como AC BD, segue que DE EB e, portanto, DE EB AE EC DE 18 DE 9 DE 8 DE cm. Desse modo, como AE 18 6 e DE 6, vem que AD Por outro lado, como EC 8 e DE 8, obtemos CD Portanto, como os triângulos ABE e ADE são congruentes, bem como os triângulos BCE e CDE, vem AB BC CD DA cm. BA BD DAB ADB BDC 6 6 ABD 180 ABD 108 DBC BCD 7 8. [E]. Para que a troca seja possível, deve-se ter a b e b 5a 5. Logo, se a cm, ou seja, a 8cm, então b 5cm e, portanto, a troca será possível. Resposta da questão 9:

9 [E] Considere a figura. Seja a medida do lado do losango ABCD. Assim, como AQ AM e supondo QAM 60, temos que o triângulo AQM é equilátero e, portanto, MQ. Analogamente, segue que PN. Por outro lado, temos que QDP 10. Daí, se S é o pé da perpendicular baixada de D sobre PQ, concluímos que QDS 60, pois DP DQ. Logo, do triângulo DQS, vem PQ QS senqds sen60 DQ PQ. Por conseguinte, a razão pedida é igual a pabcd pmnpq Sabendo que M e Q são os pontos médios de AB e AD, temos que MQ é base média do triângulo ABD. Desse modo, MQ BD. Analogamente, concluímos que NP BD e PQ AC MN. Além disso, como as diagonais AC e BD do losango são perpendiculares, segue que MNPQ é retângulo. Por outro lado, dado que MAQ NCP α, com 0 α 90, é imediato que PDQ MBN 180 α. Mas AQ AM DQ DP e, portanto, MQ PQ, ou seja, MNPQ é um retângulo que não é losango. 11. [E]. Calculando os pontos dos vértices do triângulo hachurado, temse: Reta crescente: y1 x 1 Reta decrescente: y x 6 Ponto de encontro entre as duas retas: x 1 x x e y 6 Quanto y 1, x será: 18 y 1 x x,5 6 Com as coordenadas dos vértices do triângulo, pode-se escrever: S triângulo (,5 ) ( 1),5 S 5 triângulo 1. Para os triângulos retângulos com ângulos 0, 60 e 90, temse: 10. [B]. Considere a figura. Analisando o triângulo ECB percebe-se que o ângulo em B é igual ao ângulo em E, logo os lados BC e EC são iguais e medem 18 cm cada.

10 Analisando o triângulo ECD e a figura acima pode-se escrever: a 18 a 9 CD a 9 Logo, a medida da área, em cm do triângulo BCE será: 18 9 SΔ SΔ 81 Resposta da questão 1: =. [01] CORRETA. Ângulos alternos externos são iguais, logo, pode-se escrever: x x 7 x soma 5 [0] CORRETA. Se o arco AB mede 156, então o ângulo inscrito a este mede 78. Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180, pode-se concluir que o ângulo complementar a x que pertencente ao triângulo formado pelas retas com vértice em A vale 75. Logo, x 105. [0] CORRETA. Dividindo a figura em dois triângulos retângulos, podese escrever: A altura h de cada um dos triângulos equiláteros é dada por: r h r 1 R h 1 r r r A área de cada um dos triângulos equiláteros menores será igual a: b h r SΔ r SΔ 1 A área que é delimitada por um setor circular abaixo de cada um dos triângulos equiláteros pode ser escrita com sendo: S setor 60π 18π 1 π Por fim, a área hachurada pode ser calculada como sendo: S 6 S S S S 6 S S hachurada Δ setor Δ hachurada Δ setor π π π π Shachurada π Shachurada 15. [B]. Considere a figura. Área Área 1 m [08] INCORRETA. Por semelhança de triângulos, pode-se escrever: AC AB AC AB 6 AD cm AD AE AD AC CE AD [16] CORRETA. Por Pitágoras, pode-se escrever: 9 6 c c h Área h h [A]. Considere cada um dos triângulos equiláteros parcialmente hachurados com lado r, que é igual ao raio da circunferência menor da figura. Aplicando a Lei dos Cossenos no triângulo BCD, temos BD BC CD BC CD cosbcd BD BD cm. Como AC é bissetriz de BAD e BCD, segue que os triângulos retângulos ABE e ADE são congruentes. Logo, podemos concluir que AE cm.

11 A resposta é dada por 1 1 (ABD) (BCD) BD AE BC CD senbcd 1 cm. 16. [E]. Logo, x () (6) x 10 cm 19. [B]. Calculando: ADF CDF CBE ABE 1 ADF ADF 8 16 MNPQ Acinza Acinza 16 A A MNPQ AMNPQ cinza Acinza A 0. [B]. Sejam,r e R, respectivamente, o lado do quadrado, o raio do círculo menor e o raio do círculo maior. Logo, como r e R r, tem-se que a área escura é dada por πr (r),1r 0,86r. OPR ˆ No triângulo PMR, temos: h h tg0 h cm Portanto, como a área do círculo maior é πr 6,8r, vem 0,86r 100% 1,7%. 6,8r 1. [E]. Considere a figura, em que O é o centro da circunferência e G é o ponto de interseção de AE e DF. Logo, a área do triângulo PQR será dada por: 1 A A 17. [B] 5π 5 πr R diâmetro hipotenusa 5 cm triângulo retângulo do tipo,,5 Striângulo Striângulo 6 cm 18. [B]. Considere a figura: É imediato que AFD, DEA, DCA e ABD são triângulos retângulos congruentes. Assim, como GO é perpendicular a AD, podemos afirmar que a região sombreada é formada por oito triângulos retângulos congruentes de catetos 6cm e cm. Portanto, a resposta é cm. Temos: 1 1 SΔ ab senα 6 ()(6) senα senα 1 α 90. [D]. Para tornar mais fácil a análise, acrescentou-se na figura os pontos E, F e G e os segmentos DG e CE, perpendiculares a AB, conforme indicado na figura abaixo: Portanto, trata-se de um triângulo retângulo.

12 .[A]. Admitindo que x é a medida dos lados não paralelos do trapézio isósceles e h a medida de sua altura, podemos escrever: Nota-se por construção que: 1. GE DC 0 cm,. AG AE GE cm.. ADG , e como AGD 90, então GAD 5, e o triângulo AGD é isósceles, o que implica que h DG AG 0 cm, sendo h a altura do trapézio.. FCE e CEF o que implica que CFE e, por consequência, BFE 90. Logo, a área do triângulo BFE desejada é igual a EF FB. 5. do triângulo EFC, EF CE cos0 h cos cm. 6. BEF , o que implica que FB EF tg cm. Calculando a medida x através do perímetro. x 8 0 x Calculando, agora, a medida da altura, temos: h h 1 h E, finalmente, a área do trapézio. 8 A 1 5.[D]. Notamos que para formar o retângulo não utilizamos o triângulo 7, que representa 1 da área do quadrado. Considerando que a área do quadrado seja A, podemos encontrar a razão pedida do seguinte modo: A área desejada é calculada da seguinte forma: EF FB 10 0 Área 150 cm A alternativa correta é a [D].. Considerando que x é a medida do lodo do hexágono regular e y a medida do lado do triângulo equilátero, temos: A A Área do retângulo 0,75 Área do quadrado A Considerando que a área do hexágono é igual a área do triângulo, podemos escrever que: x y x 1 6 y 6 Portanto, RH x RT 6 y 6.[A]. A área A do triângulo ABC será dada por: 1 1 A 10 6 sen m sen [E]. A 8 m 8. [A]. Aplicando o teorema de Pitágoras

13 hip cat cat hip 8 6 hip Analisando a altura relativa (h), temos: x x x 0 65 mm Calculo da área do polígono ABCDE Spol SRe t STriang Spol Spol 670 (500) Spol 7170 mm [B] 1.[D].[D] Considere a figura, em que M é o ponto médio de BD. Segundo as propriedades referentes a altura relativa a hipotenusa podemos afirmar que: 6 m m m,6 E que: 8 n 10 10n 6 n 6, Por fim, basta aplicar a relação h m n sobre o triangulo. Logo: h m n h,6 6, h,0,8 5. [A]. Considere a situação Os triângulos BPM e DPM são congruentes por LAL, pois MB MD, MP é lado comum e BMP DMP. Daí, temos BP. F V V F.[B] DP e, portanto, AP BP AC 5 7. Observe primeiramente que: Obtendo a hipotenusa temos: Aplicando o seno de 0 temos: h 1 h sen(0 ) h 5 m. 6.[A] Calculando: 6, 8, 10 Pitagórico 10 h 6 8 h AMB 6 h 5 MN MN MN MN 1, 5 1, MN h S 5 AMN SAMN,6

14

15

2ª. Lista de Revisão Geometria Plana Prof. Kátia Curso SER - Poliedro

2ª. Lista de Revisão Geometria Plana Prof. Kátia Curso SER - Poliedro ª. Lista de Revisão Geometria Plana Prof. Kátia Curso SER - Poliedro 1. (G1 - cps 016) A erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos. Ela pode ocorrer

Leia mais

2ª. Lista de Revisão Geometria Plana Prof. Kátia Curso SER - Poliedro

2ª. Lista de Revisão Geometria Plana Prof. Kátia Curso SER - Poliedro ª. Lista de Revisão Geometria Plana Prof. Kátia Curso SER - Poliedro 1. (G1 - cps 016) A erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos. Ela pode ocorrer

Leia mais

Grupo de exercícios I.2 - Geometria plana- Professor Xanchão

Grupo de exercícios I.2 - Geometria plana- Professor Xanchão Grupo de exercícios I - Geometria plana- Professor Xanchão 1 (G1 - utfpr 013) Um triângulo isósceles tem dois lados congruentes (de medidas iguais) e o outro lado é chamado de base Se em um triângulo isósceles

Leia mais

ALUNO (A): TURMA: CURSO: DATA: / / LISTA DE EXERCÍCIO Nº 2 GEOMETRIA PLANA (Quadriláteros e Áreas de Figuras Planas)

ALUNO (A): TURMA: CURSO: DATA: / / LISTA DE EXERCÍCIO Nº 2 GEOMETRIA PLANA (Quadriláteros e Áreas de Figuras Planas) DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROFª VALÉRIA NAVARRO ALUNO (A): TURMA: CURSO: DATA: / / LISTA DE EXERCÍCIO Nº GEOMETRIA PLANA (Quadriláteros e Áreas de Figuras Planas) 1. (G1 - cftrj 014) Na figura abaixo,

Leia mais

MATEMÁTICA II LISTA DE GEOMETRIA PLANA - III

MATEMÁTICA II LISTA DE GEOMETRIA PLANA - III MATEMÁTICA II LISTA DE GEOMETRIA PLANA - III 0 Dois círculos de centros A e B são tangentes exteriormente e tangenciam interiormente um círculo de centro C. Se AB = cm, AC = 7 cm e BC = 3 cm, então o raio

Leia mais

SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS / ÁREA DE FIGURAS PLANAS / POLÍGONOS

SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS / ÁREA DE FIGURAS PLANAS / POLÍGONOS SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS / ÁREA DE FIGURAS PLANAS / POLÍGONOS - 016 1. (Fuvest 016) São dadas três circunferências de raio r, duas a duas tangentes. Os pontos de tangência são P, 1 P e P. Calcule, em função

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Disciplina: Ano: º Ensino Médio Professor: Elias Bittar Atividade para Estudos Autônomos Data: 6 / 3 / 017 Valor: xxx pontos Aluno(a): Nº: Turma: QUESTÃO 1 (UFMG) Observe

Leia mais

Geometria Plana 1 (UEM-2013) Em um dia, em uma determinada região plana, o Sol nasce às 7 horas e se põe às 19 horas. Um observador, nessa região, deseja comparar a altura de determinados objetos com o

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Disciplina: Ano: º Ensino Médio Professor: Elias Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 019 Valor: xx,x pontos Aluno(a): Nº: Turma: QUEST 1 (UFG) Observe a figura: Nessa figura, o segmento

Leia mais

NOME: ANO: 3º Nº: PROFESSOR(A):

NOME: ANO: 3º Nº: PROFESSOR(A): NOME: ANO: º Nº: PROFESSOR(A): Ana Luiza Ozores DATA: Algumas definições Triângulos: REVISÃO Lista 06 Triângulos e Quadriláteros Classificação quanto aos lados: Escaleno (todos os lados diferentes), Isósceles

Leia mais

Exercícios Propostos. Exercício 1: Cinco retas distintas em um plano cortam-se em n pontos. Determine o maior valor que n pode assumir.

Exercícios Propostos. Exercício 1: Cinco retas distintas em um plano cortam-se em n pontos. Determine o maior valor que n pode assumir. Exercícios Propostos Exercício 1: Cinco retas distintas em um plano cortam-se em n pontos. Determine o maior valor que n pode assumir. Exercício 2: As bissetrizes de dois ângulos adjacentes AÔB e BÔC são,

Leia mais

Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1

Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos Polígono é uma figura geométrica plana e fechada formada apenas por segmentos de reta que não se cruzam no mesmo plano. Exemplos 11.1 Elementos de um polígono

Leia mais

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir:

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir: GEOMETRIA PLANA TEOREMA DE TALES O Teorema de Tales pode ser determinado pela seguinte lei de correspondência: Se duas retas transversais são cortadas por um feixe de retas paralelas, então a razão entre

Leia mais

Módulo Quadriláteros. Relação de Euler para Quadrilátero. 9 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Módulo Quadriláteros. Relação de Euler para Quadrilátero. 9 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Quadriláteros Relação de Euler para Quadrilátero 9 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Quadriláteros Relação de Euler para Quadriláteros Exercícios de Fixação Exercício 6. No triângulo

Leia mais

Circunferência e círculo. Posições relativas de ponto e circunferência. Posições relativas de reta e circunferência

Circunferência e círculo. Posições relativas de ponto e circunferência. Posições relativas de reta e circunferência Circunferência e círculo Circunferência de centro O e raio r é o lugar geométrico dos pontos do plano que estão a uma distância r do ponto O. Observação O conjunto constituído dos pontos de uma circunferência

Leia mais

AB AC BC. k PQ PR QR GEOMETRIA PLANA CONCEITOS BÁSICOS SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS. Triângulos isósceles

AB AC BC. k PQ PR QR GEOMETRIA PLANA CONCEITOS BÁSICOS SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS. Triângulos isósceles GEOMETRIA PLANA Triângulos isósceles CONCEITOS BÁSICOS Retas paralelas cortadas por uma transversal São aqueles que possuem dois lados iguais. Ligando o vértice A ao ponto médio da base BC, geramos dois

Leia mais

Na figura: AC = 6 e BC = 2 3. Traçando CE e escrevendo BE = 54 AE, tem-se que

Na figura: AC = 6 e BC = 2 3. Traçando CE e escrevendo BE = 54 AE, tem-se que Resposta da questão 1: [B] A figura apresenta um arco de circunferência com um quadrado inscrito e um triângulo retângulo em um de seus lados. O lado do quadrado é igual a hipotenusa do triângulo. Pelo

Leia mais

Projeto Jovem Nota 10 Áreas de Figuras Planas Lista 4 Professor Marco Costa

Projeto Jovem Nota 10 Áreas de Figuras Planas Lista 4 Professor Marco Costa 1 Projeto Jovem Nota 10 1. (Ufscar 2001) Considere o triângulo de vértices A, B, C, representado a seguir. a) Dê a expressão da altura h em função de c (comprimento do lado AB) e do ângulo A (formado pelos

Leia mais

CM127 - Lista Mostre que os pontos médios de um triângulo isósceles formam um triângulo também isósceles.

CM127 - Lista Mostre que os pontos médios de um triângulo isósceles formam um triângulo também isósceles. CM127 - Lista 2 Congruência de Triângulos e Desigualdade Triangular 1. Faça todos os exercícios dados em aula. 2. Em um triângulo ABC a altura do vértice A é perpendicular ao lado BC e divide BC em dois

Leia mais

CM127 - Lista 3. Axioma da Paralelas e Quadriláteros Notáveis. 1. Faça todos os exercícios dados em aula.

CM127 - Lista 3. Axioma da Paralelas e Quadriláteros Notáveis. 1. Faça todos os exercícios dados em aula. CM127 - Lista 3 Axioma da Paralelas e Quadriláteros Notáveis 1. Faça todos os exercícios dados em aula. 2. Determine as medidas x e y dos ângulos dos triângulos nos itens abaixo 3. Dizemos que um triângulo

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Circunferência - ângulos e arcos (9 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Circunferência - ângulos e arcos (9 o ano) Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Circunferência - ângulos e arcos (9 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Como o trapézio é isósceles, então BC = AD, pelo que também

Leia mais

MATEMÁTICA II LISTA DE GEOMETRIA PLANA - V

MATEMÁTICA II LISTA DE GEOMETRIA PLANA - V MATEMÁTICA II LISTA DE GEOMETRIA PLANA - V 1) (PUC/MG) Na figura, ABCD é paralelogramo, BE AD e BF CD. Se BE = 1, BF = 6 e BC = 8, então AB mede a) 1 b) 13 c) 14 d) 15 e) 16 ) (CESGRANRIO) O losango ADEF

Leia mais

Módulo Elementos Básicos de Geometria Plana - Parte 3. Quadriláteros Inscritíveis e Circunscritíveis. 8 ano E.F.

Módulo Elementos Básicos de Geometria Plana - Parte 3. Quadriláteros Inscritíveis e Circunscritíveis. 8 ano E.F. Módulo Elementos Básicos de Geometria Plana - Parte 3 Quadriláteros Inscritíveis e Circunscritíveis 8 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Elementos Básicos de Geometria Plana - Parte 3 Quadriláteros

Leia mais

Geometria plana. Índice. Polígonos. Triângulos. Congruência de triângulos. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo

Geometria plana. Índice. Polígonos. Triângulos. Congruência de triângulos. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo Índice Geometria plana Polígonos Triângulos Congruência de triângulos Semelhança de triângulos Relações métricas no triângulo retângulo Quadriláteros Teorema de Tales Esquadros de madeira www.ser.com.br

Leia mais

LISTA 2 GEOMETRIA PLANA PROF. NATHALIE 1º Ensino Médio

LISTA 2 GEOMETRIA PLANA PROF. NATHALIE 1º Ensino Médio LISTA 2 GEOMETRIA PLANA PROF. NATHALIE 1º Ensino Médio 11. Em cada uma das figuras, o centro da circunferência é O. Calcule o valor de x. (a) 35 b) 70 ) a) b) 01. Qual é o polígono cuja soma dos ângulos

Leia mais

Lista 3. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 2.5, pág. 81 em diante.

Lista 3. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 2.5, pág. 81 em diante. MA13 Exercícios das Unidades 4 e 5 2014 Lista 3 Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 2.5, pág. 81 em diante. 1) Seja ABCD um quadrilátero qualquer. Prove que os pontos médios

Leia mais

Gabarito: cateto oposto. sen(30 ) = = x = 85 cm. hipotenusa 2 1,7. x sen7 = x = 14 sen7 x = 14 0,12 x = 1,68 m 14. Resposta da questão 1: [A]

Gabarito: cateto oposto. sen(30 ) = = x = 85 cm. hipotenusa 2 1,7. x sen7 = x = 14 sen7 x = 14 0,12 x = 1,68 m 14. Resposta da questão 1: [A] Gabarito: Resposta da questão 1: Considere a situação Utilizando da relação de seno temos: cateto oposto 1 x sen(30 ) = = x = 85 cm. hipotenusa 1,7 Resposta da questão : Utilizando a relação de tangente

Leia mais

CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO SÉRIE: 1ª série do EM DISCIPLINA: MATEMÁTICA 2 Cadernos Assuntos 3 e 4 Áreas e perímetros de figuras planas Lei dos senos e cossenos Trigonometria no triângulo retângulo Teorema

Leia mais

PREPARATÓRIO PROFMAT/ AULA 8 Geometria

PREPARATÓRIO PROFMAT/ AULA 8 Geometria PREPARATÓRIO PROFMAT/ AULA 8 Geometria QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1. (PROFMAT-2012) As figuras a seguir mostram duas circunferências distintas, com centros C 1 e C 2 que se intersectam nos pontos A e

Leia mais

QUESTÕES TRIÂNGULO RETÂNGULO

QUESTÕES TRIÂNGULO RETÂNGULO QUESTÕES TRIÂNGULO RETÂNGULO 1. (Ita 015) Seja ABCD um trapézio isósceles com base maior AB medindo 15, o lado AD medindo 9 e o ângulo ADB ˆ reto. A distância entre o lado AB e o ponto E em que as diagonais

Leia mais

2x x 2 x(2 2) 5( 3 1)(2 2)cm. 2x x 4x x 2 S 12,5 12,5 25 2x 3x 2 0 2x 3x 27. x' 0,75 (não convém) x. a hipotenusa. AD x AC. x 5( 3 1)cm.

2x x 2 x(2 2) 5( 3 1)(2 2)cm. 2x x 4x x 2 S 12,5 12,5 25 2x 3x 2 0 2x 3x 27. x' 0,75 (não convém) x. a hipotenusa. AD x AC. x 5( 3 1)cm. Tarefas 05, 0, 07 e 08 Professor César LISTA TAREFA DIRECIONADA OLIMPO GOIÂNIA / MATEMÁTICA - FRENTE B Gabarito: 0. D Calculando: x x x 4x x S,5,5 5 x x 0 x x7 4 ( 7) 5 5 5 x' 0,75 (não convém) x 4 x''

Leia mais

Professor Alexandre Assis. Lista de exercícios de Geometria

Professor Alexandre Assis. Lista de exercícios de Geometria 1. A figura representa três círculos idênticos no interior do triângulo retângulo isósceles ABC. 3. Observando a figura a seguir, determine (em cm): a) o valor de x. b) a medida do segmento AN, sabendo

Leia mais

2. (Ita 2016) Um triângulo está inscrito numa circunferência de raio 1cm. O seu maior

2. (Ita 2016) Um triângulo está inscrito numa circunferência de raio 1cm. O seu maior DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA ALUNO (A): TURMA: Nº: CURSO: DATA: / / LISTA DE EXERCÍCIO Nº 1- I UNIDADE GEOMETRIA PLANA 1. (Espcex (Aman) 016) Na figura abaixo, a circunferência de raio cm tangencia três

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO Questão 0 a) Soma dos ângulos internos de um pentágono: 180 ( 5 ) = 540 Sendo o ângulo FPG = α, temos: α + 90 + 10 + 90 = 360 => α = 60. Como os lados adjacentes ao ângulo α são os lados de quadrados congruentes,

Leia mais

Módulo de Áreas de Figuras Planas. Áreas de Figuras Planas: Mais alguns Resultados. Nono Ano

Módulo de Áreas de Figuras Planas. Áreas de Figuras Planas: Mais alguns Resultados. Nono Ano Módulo de Áreas de Figuras Planas Áreas de Figuras Planas: Mais alguns Resultados Nono Ano Áreas de Figuras Planas: Mais alguns Resultados 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. No desenho abaixo, as

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO GEOMETRIA 3 ANO 3º TRIMESTRE

LISTA DE RECUPERAÇÃO GEOMETRIA 3 ANO 3º TRIMESTRE LISTA DE RECUPERAÇÃO GEOMETRIA 3 ANO 3º TRIMESTRE 1) Na figura, a circunferência de centro O está inscrita no triângulo ABC. A medida do ângulo inscrito x é: A) 126º B) 63º C) 62º D) 54º E) 108º 2) O triângulo

Leia mais

Geometria Plana 2015

Geometria Plana 2015 Geometria Plana 015 1. (Unicamp 015) Seja r a reta de equação cartesiana x y 4. Para cada número real t tal que 0 t 4, considere o triângulo T de vértices em (0, 0), (t, 0) e no ponto P de abscissa x t

Leia mais

2. (Fgv 2005) a) Obtenha a área de um triângulo eqüilátero em função da medida h da altura.

2. (Fgv 2005) a) Obtenha a área de um triângulo eqüilátero em função da medida h da altura. 1 Projeto Jovem Nota 10 1. (Uerj 2004) No triângulo ABC abaixo, os lados BC, AC e AB medem, respectivamente, a, b e c. As medianas AE e BD relativas aos lados BC e AC interceptam-se ortogonalmente no ponto

Leia mais

Geometria Plana. Parte I. Página 1. OA = OB, e ABCD é um quadrado. Sendo θ a medida. AE= x e AF= y, a razão x b é igual a

Geometria Plana. Parte I.  Página 1. OA = OB, e ABCD é um quadrado. Sendo θ a medida. AE= x e AF= y, a razão x b é igual a Geometria Plana Parte I 1. (Fuvest 014) Uma circunferência de raio 3 cm está inscrita no triângulo isósceles ABC, no qual AB= AC. A altura relativa ao lado BC mede 8 cm. O comprimento de BC é, portanto,

Leia mais

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS 9º ANO ESPECIALIZADO/CURSO ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES FOLHA Nº 13 EXERCÍCIOS 1) A representação cartesiana da função y = ax 2 + bx + c é a parábola abaixo. Tendo em vista

Leia mais

MA13 Geometria AV1 2014

MA13 Geometria AV1 2014 MA13 Geometria AV1 2014 Questão 1 [ 2,0 pt ] Considere um paralelogramo ABCD e sejam M o centro da circunferência definida pelos vértices A, B e C N o centro da circunferência definida pelos vértices B,

Leia mais

Projeto Jovem Nota 10 Áreas de Figuras Planas Lista 2 Professor Marco Costa

Projeto Jovem Nota 10 Áreas de Figuras Planas Lista 2 Professor Marco Costa 1 Projeto Jovem Nota 10 1. (Unifesp 2004) As figuras A e B representam dois retângulos de perímetros iguais a 100 cm, porém de áreas diferentes, iguais a 400 cm e 600 cm, respectivamente. A figura C exibe

Leia mais

Axiomas e Proposições

Axiomas e Proposições Axiomas e Proposições Axiomas: I Incidência I.1 Existem infinitos pontos no plano. I.2 Por dois pontos distintos (ou seja, diferentes) passa uma única reta. I.3 Dada uma reta, existem infinitos pontos

Leia mais

SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS

SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS 01. Na figura as retas r, s, t e u são paralelas. Sabendo que AB = 8; BC = 9; CD = 10; CG = x; CF = y e EF = k (x + y), determine k. a) 19 8 b) 19 9 c) 1 17 d) 7 7 8 0. Na figura,

Leia mais

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan Matemática GEOMETRIA PLANA Professor Dudan Ângulos Geometria Plana Ângulo é a região de um plano concebida pelo encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo. A

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO MATEMÁTICA II CONTEÚDO: Relações Métricas nos Triãngulos 3 a SÉRIE ENSINO MÉDIO

EXERCÍCIOS DE REVISÃO MATEMÁTICA II CONTEÚDO: Relações Métricas nos Triãngulos 3 a SÉRIE ENSINO MÉDIO EXERCÍCIOS DE REVISÃO MATEMÁTICA II CONTEÚDO: Relações Métricas nos Triãngulos 3 a SÉRIE ENSINO MÉDIO ======================================================================= 1) (FUVEST-SP) - Dados: MÔB

Leia mais

2. (Pucrj 2013) O retângulo DEFG está inscrito no triângulo isósceles ABC, como na figura abaixo: Utilize 1,7 como aproximação para 3.

2. (Pucrj 2013) O retângulo DEFG está inscrito no triângulo isósceles ABC, como na figura abaixo: Utilize 1,7 como aproximação para 3. 1. A soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180º. A soma das medidas dos ângulos internos de um hexágono é: a) 180º b) 360º c) 540º d) 70º e) 900º 4. (Enem 013) Em um sistema de dutos,

Leia mais

Lista 5. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante.

Lista 5. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante. MA13 Exercícios das Unidades 8, 9 e 10 2014 Lista 5 Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante. 1) As retas r, s e t são paralelas com s entre r e t. As transversais

Leia mais

Teorema de Tales. MA13 - Unidade 8. Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria.

Teorema de Tales. MA13 - Unidade 8. Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Teorema de Tales MA13 - Unidade 8 Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT Proporcionalidade 1. Dizemos que o segmento x é a quarta proporcional

Leia mais

Os pentágonos regulares ABCDE e EF GHI da figura abaixo estão em posição tal que as retas CD e GH são perpendiculares.

Os pentágonos regulares ABCDE e EF GHI da figura abaixo estão em posição tal que as retas CD e GH são perpendiculares. GABARITO MA1 Geometria I - Avaliação - 01/ Questão 1. (pontuação: ) Os pentágonos regulares ABCDE e EF GHI da figura abaixo estão em posição tal que as retas CD e GH são perpendiculares. Calcule a medida

Leia mais

2) Na figura abaixo, sabe se que RS // DE e que AE = 42 cm. Nessas condições, determine as medidas x e y indicadas.

2) Na figura abaixo, sabe se que RS // DE e que AE = 42 cm. Nessas condições, determine as medidas x e y indicadas. Lista de exercícios Prof Wladimir 1 ano A, B, C, D 1) A figura abaixo nos mostra duas avenidas que partem de um mesmo ponto A e cortam duas ruas paralelas. Na primeira avenida, os quarteirões determinados

Leia mais

Prof. Luiz Carlos Moreira Santos. Questão 01)

Prof. Luiz Carlos Moreira Santos. Questão 01) Questão 01) A figura abaixo representa o perfil de uma escada cujos degraus têm todos a mesma extensão (vide figura), além de mesma altura. Se AB = m e BCA mede 0º, então a medida da extensão de cada degrau

Leia mais

GEOMETRIA: REVISÃO PARA O TSE Marque, com um X, as propriedades que possuem cada um dos quadriláteros indicados:

GEOMETRIA: REVISÃO PARA O TSE Marque, com um X, as propriedades que possuem cada um dos quadriláteros indicados: Atividade: Quadriláteros (ECA: Atividade REMARCADA para 15/06/2015) Série: 1ª Série do Ensino Médio Etapa: 2ª Etapa 2015 Professor: Cadu Pimentel GEOMETRIA: REVISÃO PARA O TSE 05 01. Marque, com um X,

Leia mais

1. Área do triângulo

1. Área do triângulo UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Geometria Plana II Prof.:

Leia mais

( ) y = 180 y = 118

( ) y = 180 y = 118 Questões de Geometria Plana º Bimestre de 018 1. (G1 utfpr 016) A medida do ângulo y na figura é: a) 6. b) 7. c) 108. d) 118. e) 154. Resposta da questão 1: 3x 16 = x + 10 x = 6 ( ) y + x + 10 = 180 y

Leia mais

A área construída da bandeirinha APBCD, em cm 2, é igual a: a) b) c) d)

A área construída da bandeirinha APBCD, em cm 2, é igual a: a) b) c) d) 1 Para confeccionar uma bandeirinha de festa junina, utilizou-se um pedaço de papel com 10 cm de largura e 15 cm de comprimento, obedecendo-se às instruções abaixo 1 Dobrar o papel ao meio, Dobrar a ponta

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 99 / 00 PROVA DE CIÊNCIAS EXATAS DA. 1 a é equivalente a a

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 99 / 00 PROVA DE CIÊNCIAS EXATAS DA. 1 a é equivalente a a 13 1 a PARTE - MATEMÁTICA MÚLTIPLA ESCOLHA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA Item 01. Se a R e a 0, a expressão: 1 a é equivalente a a a.( ) 1 b.( ) c.( ) a

Leia mais

LISTA DE REVISÃO DE GEOMETRIA 1º ANO 2º TRIMESTRE

LISTA DE REVISÃO DE GEOMETRIA 1º ANO 2º TRIMESTRE LISTA DE REVISÃO DE GEOMETRIA 1º ANO 2º TRIMESTRE 1) (Eear) Duas cordas se cruzam num ponto distinto do centro da circunferência, conforme esboço. A partir do conceito de ângulo excêntrico interior, a

Leia mais

Matemática D Extensivo V. 3

Matemática D Extensivo V. 3 Extensivo V. Resolva Aula 9 9.0) C 9.01) B Em AC, temos: 8 x + 7 x = 9 6 = x x = PQRO é um losango. Assim, os ângulos opostos são iguais. + 00 = 60 = 80 o Aula 10 9.0) B 10.01) Comprimento:. = Comprimento:.

Leia mais

Geometria Plana. Exterior do ângulo Ô:

Geometria Plana. Exterior do ângulo Ô: Geometria Plana Ângulo é a união de duas semiretas de mesma origem, não sendo colineares. Interior do ângulo Ô: Exterior do ângulo Ô: Dois ângulos são consecutivos se, e somente se, apresentarem um lado

Leia mais

Aluno: N. Data: / /2011 Série: 9º EF. Disciplina: Matemática Exercícios Trigonometria no triângulo retângulo.

Aluno: N. Data: / /2011 Série: 9º EF. Disciplina: Matemática Exercícios Trigonometria no triângulo retângulo. Aluno: N Data: / /2011 Série: 9º EF COLÉGIO MIRANDA SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prof.: Disciplina: Matemática Exercícios Trigonometria no triângulo retângulo. 1ª bateria: 2ª bateria: 3ª bateria: 1. Um terreno

Leia mais

Geometria plana. Índice. Polígonos. Triângulos. Congruência de triângulos. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo

Geometria plana. Índice. Polígonos. Triângulos. Congruência de triângulos. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo Índice Geometria plana Polígonos Triângulos Congruência de triângulos Semelhança de triângulos Relações métricas no triângulo retângulo Quadriláteros Teorema de Tales Esquadros de madeira www.ser.com.br

Leia mais

3º trimestre SALA DE ESTUDOS Data: 11/17 Ensino Médio 3º ano A, B e C. Prof. Maurício Nome: nº

3º trimestre SALA DE ESTUDOS Data: 11/17 Ensino Médio 3º ano A, B e C. Prof. Maurício Nome: nº º trimestre SALA DE ESTUDOS Data: 11/17 Ensino Médio º ano A, B e C. Prof. Maurício Nome: nº CONTEÚDOS: EQUAÇÃO DA RETA E EQUAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA. 1. (Eear 017) O triângulo ABC a) escaleno b) isósceles

Leia mais

Módulo Elementos Básicos de Geometria - Parte 3. Quadriláteros. Professores: Cleber Assis e Tiago Miranda

Módulo Elementos Básicos de Geometria - Parte 3. Quadriláteros. Professores: Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Elementos Básicos de Geometria - Parte 3 Quadriláteros. 8 ano/e.f. Professores: Cleber Assis e Tiago Miranda Elementos Básicos de Geometria - Parte 3. Quadriláteros. 1 Exercícios Introdutórios Exercício

Leia mais

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS BANCO DE EXERCÍCIOS - HORAS 9º ANO ESPECIALIZADO/CURSO ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES FOLHA Nº 1 GABARITO COMENTADO 1) OBS: Dado um trapézio, quando traçamos as diagonais, o mesmo fica decomposto em triângulos

Leia mais

01- Assunto: Equação do 2º grau. Se do quadrado de um número real positivo x subtrairmos 4 unidades, vamos obter o número 140. Qual é o número x?

01- Assunto: Equação do 2º grau. Se do quadrado de um número real positivo x subtrairmos 4 unidades, vamos obter o número 140. Qual é o número x? EXERCÍCIO COMPLEMENTARES - MATEMÁTICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - ª ETAPA ============================================================================================== 01- Assunto: Equação do º grau.

Leia mais

Módulo de Triângulo Retângulo, Lei dos Senos e Cossenos, Poĺıgonos Regulares. Lei dos Cossenos e Lei dos Senos. 9 o ano E.F.

Módulo de Triângulo Retângulo, Lei dos Senos e Cossenos, Poĺıgonos Regulares. Lei dos Cossenos e Lei dos Senos. 9 o ano E.F. Módulo de Triângulo Retângulo, Lei dos Senos e Cossenos, Poĺıgonos Regulares. Lei dos Cossenos e Lei dos Senos. 9 o ano E.F. Triângulo Retângulo, Lei dos Senos e Cossenos, Polígonos Regulares. Leis dos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO Questão Considere a figura. (3-3 ) cm O trajeto ACDB tem comprimento mínimo quando B, D e H são colineares. Com efeito, se D' é um ponto da reta DK e C' é o pé da perpendicular baixada de D' sobre a reta

Leia mais

Módulo de Semelhança de Triângulos e Teorema de Tales. Semelhanças entre Figuras e Poĺıgonos. 8 o ano/9 a série E.F.

Módulo de Semelhança de Triângulos e Teorema de Tales. Semelhanças entre Figuras e Poĺıgonos. 8 o ano/9 a série E.F. Módulo de Semelhança de Triângulos e Teorema de Tales Semelhanças entre Figuras e Poĺıgonos. 8 o ano/9 a série E.F. Semelhança de Triângulos e Teorema de Tales Semelhanças entre Figuras e Polígonos. 1

Leia mais

Congruência de triângulos

Congruência de triângulos Congruência de triângulos 1 o Caso: Se dois triângulos têm ordenadamente congruentes dois lados e o ângulo compreendido, então eles são congruentes. (LAL) 2 o Caso: Se dois triângulos têm ordenadamente

Leia mais

Circunferência. MA092 Geometria plana e analítica. Interior e exterior. Circunferência e círculo. Francisco A. M. Gomes

Circunferência. MA092 Geometria plana e analítica. Interior e exterior. Circunferência e círculo. Francisco A. M. Gomes Circunferência MA092 Geometria plana e analítica Francisco A. M. Gomes UNICAMP - IMECC Setembro de 2016 A circunferência é o conjunto dos pontos de um plano que estão a uma mesma distância (denominada

Leia mais

RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO Questão 01. (G1 - ifal 018) A hipotenusa de um triângulo retângulo mede 1 cm. Determine o valor da medida do cateto maior sabendo que o cateto menor mede 5 cm.

Leia mais

Módulo Quadriláteros. Quadriláteros Inscritos e Circunscritos. 9 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Módulo Quadriláteros. Quadriláteros Inscritos e Circunscritos. 9 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Quadriláteros Quadriláteros Inscritos e Circunscritos 9 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Quadriláteros Quadriláteros Incritos e Circunscritos Exercício 5. Determine o valor de x

Leia mais

MATEMÁTICA 2 Ângulos PROFESSOR: TÚLIO 1. b) 52º10 25 d) 127º12 15

MATEMÁTICA 2 Ângulos PROFESSOR: TÚLIO 1. b) 52º10 25 d) 127º12 15 Ângulos 01 O ângulo de 2º 8 25 equivale a: a) 9180 b) 2825 c) 625 d) 7705 02 25347 corresponde a: a) 8º 9 54 b) 9º 25 42 c) 2º 53 47 d) 5º 12 35 e) 7º 2 27 03 (ESA/2000) A transformação de 9º em segundos

Leia mais

1. Calcular x e y sabendo-se que (1, 2, x,...) e (12, y, 4,...) são grandezas inversamente proporcionais.

1. Calcular x e y sabendo-se que (1, 2, x,...) e (12, y, 4,...) são grandezas inversamente proporcionais. Nome: nº Professor(a): Série: 1ª EM. Turma: Data: / /2013 Sem limite para crescer Bateria de Exercícios de Matemática II 1º Trimestre 1. Calcular x e y sabendo-se que (1, 2, x,...) e (12, y, 4,...) são

Leia mais

MATEMÁTICA. Capítulo 3 LIVRO 2. (I) Áreas das Figuras Planas (II) Áreas de Polígonos Regulares. Páginas: 168 à 188

MATEMÁTICA. Capítulo 3 LIVRO 2. (I) Áreas das Figuras Planas (II) Áreas de Polígonos Regulares. Páginas: 168 à 188 MATEMÁTICA LIVRO Capítulo (I) Áreas das Figuras Planas (II) Áreas de Polígonos Regulares Páginas: 68 à 88 Áreas de Figuras Planas toda área é uma medida de superfície [u] unidade padrão [u]² [u] I. ÁREA

Leia mais

GEOMETRIA: POLÍGONOS

GEOMETRIA: POLÍGONOS Atividade: Polígonos (ECA 05 Atividade para 13/04/2015) Série: 1ª Série do Ensino Médio Etapa: 1ª Etapa 2014 Professor: Cadu Pimentel GEOMETRIA: POLÍGONOS ATENÇÃO: Estimados alunos, venho lembrar que somente

Leia mais

Matemática. 9º ano BD. Lista Extra Professor Luan Lista Extra 01 (Semelhança de triângulos)

Matemática. 9º ano BD. Lista Extra Professor Luan Lista Extra 01 (Semelhança de triângulos) 9º ano Matemática Lista Extra Professor Luan Lista Extra 01 (Semelhança de triângulos) 06. Considerando a figura abaixo, determine a medida x indicada. 01. Determine as medidas dos elementos indicados

Leia mais

Lista de exercícios sobre triângulos. (Comitê olímpico)

Lista de exercícios sobre triângulos. (Comitê olímpico) Lista de exercícios sobre triângulos. (Comitê olímpico) 1. (Ufpe) Na figura ilustrada abaixo, os segmentos AB, BC, CD, DE e EA são congruentes. Determine, em graus, a medida do ângulo CAD. 2. (Ufrj) O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - DEMAT 3 a Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - DEMAT 3 a Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - DEMAT 3 a Lista de Exercícios 1. Um triângulo isósceles tem base medindo 8cm e lados iguais com medidas de 5cm. Qual é a área do triângulo? 2. Em um triângulo retângulo,

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO 3º ANO PROVA MENSAL 3º TRIMESTRE. A quantidade de números inteiros x que satisfaz simultaneamente às duas desigualdades é:

EXERCÍCIOS DE REVISÃO 3º ANO PROVA MENSAL 3º TRIMESTRE. A quantidade de números inteiros x que satisfaz simultaneamente às duas desigualdades é: EXERCÍCIOS DE REVISÃO º ANO PROVA MENSAL º TRIMESTRE 1. (G1 - ifba 01) Considere estas desigualdades 5x 7x 5 x 6 1 4 A quantidade de números inteiros x que satisfaz simultaneamente às duas desigualdades

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE GEOMETRIA 1º ANO 2º TRIMESTRE

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE GEOMETRIA 1º ANO 2º TRIMESTRE LISTA DE RECUPERAÇÃO DE GEOMETRIA 1º ANO 2º TRIMESTRE 1) Na figura a seguir, o ponto O é o centro da circunferência, AB e AC são segmentos tangentes e o raio da circunferência mede o dobro de x. O perímetro

Leia mais

Roteiro Recuperação Geometria 3º trimestre- 1º ano

Roteiro Recuperação Geometria 3º trimestre- 1º ano Roteiro Recuperação Geometria 3º trimestre- 1º ano 1. Determine a área do trapézio isósceles de perímetro 26cm, que possui a medida de suas bases iguais a 4cm e 12cm. 2. O triângulo ABC está inscrito num

Leia mais

1. Com base nos dados da Figua 1, qual é o maior dos segmentos AB, AE, EC, BC e ED? Figura 1: Exercício 1. Figura 2: Exercício 2

1. Com base nos dados da Figua 1, qual é o maior dos segmentos AB, AE, EC, BC e ED? Figura 1: Exercício 1. Figura 2: Exercício 2 UFF - Universidade Federal Fluminense Instituto de Matemática GGM - Departamento de Geometria Professora: Andréa 2 o semestre de 2018 Atividades IV de Geometria I 1. Com base nos dados da Figua 1, qual

Leia mais

Grupo de exercícios I - Geometria plana- Professor Xanchão

Grupo de exercícios I - Geometria plana- Professor Xanchão Grupo de exercícios I - Geometria plana- 1. (G1 - ifce 01) Na figura abaixo, R, S e T são pontos sobre a circunferência de centro O. Se x é o número real, tal que a = 5x e b = 3x + 4 são as medidas dos

Leia mais

GEOMETRIA PLANA. Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ângulos são congruentes quando têm as mesmas medidas.

GEOMETRIA PLANA. Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ângulos são congruentes quando têm as mesmas medidas. PARTE 01 GEOMETRIA PLANA Introdução A Geometria está apoiada sobre alguns postulados, axiomas, definições e teoremas, sendo que essas definições e postulados são usados para demonstrar a validade de cada

Leia mais

MATEMÁTICA 3 GEOMETRIA PLANA Professor Renato Madeira. MÓDULO 5 Quadriláteros

MATEMÁTICA 3 GEOMETRIA PLANA Professor Renato Madeira. MÓDULO 5 Quadriláteros MATEMÁTICA 3 GEOMETRIA PLANA Professor Renato Madeira MÓDULO 5 Quadriláteros Os dois dias mais importantes da sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobre o porquê. (Mark Twain) SUMÁRIO

Leia mais

Exercícios Obrigatórios

Exercícios Obrigatórios Exercícios Obrigatórios 1) (UFRGS) Na figura 1, BC é paralelo a DE e, na figura 2, GH é paralelo a IJ. x E y J a C H a (a) ab e a/b (b) ab e b/a (c) a/b e ab (d) b/a e ab (e) a/b e 1/b Então x e y valem,

Leia mais

MATEMÁTICA CADERNO 3 CURSO E. FRENTE 1 Álgebra. n Módulo 11 Módulo de um Número Real. 5) I) x + 1 = 0 x = 1 II) 2x 7 + x + 1 0

MATEMÁTICA CADERNO 3 CURSO E. FRENTE 1 Álgebra. n Módulo 11 Módulo de um Número Real. 5) I) x + 1 = 0 x = 1 II) 2x 7 + x + 1 0 MATEMÁTICA CADERNO CURSO E ) I) + 0 II) 7 + + 0 FRENTE Álgebra n Módulo Módulo de um Número Real ) 6 + < não tem solução, pois a 0, a ) A igualdade +, com + 0, é verificada para: ọ ) + 0 ou ọ ) + + + +

Leia mais

TEOREMA DE CEVA E MENELAUS. Teorema 1 (Teorema de Ceva). Sejam AD, BE e CF três cevianas do triângulo ABC, conforme a figura abaixo.

TEOREMA DE CEVA E MENELAUS. Teorema 1 (Teorema de Ceva). Sejam AD, BE e CF três cevianas do triângulo ABC, conforme a figura abaixo. TEOREMA DE CEVA E MENELAUS Definição 1. A ceviana de um triângulo é qualquer segmento de reta que une um dos vértices do triângulo a um ponto pertencente à reta suporte do lado oposto a este vértice. Teorema

Leia mais

Exercícios de Geometria Plana Tchê Concursos Prof. Diego

Exercícios de Geometria Plana Tchê Concursos Prof. Diego (001). Se a diferença entre o número de diagonais de dois polígonos convexos é 30 e um deles tem 5 lados a mais que o outro, então o número de lados de cada um dos polígonos é: (A) 5 e 10 (B) 6 e 11 (C)

Leia mais

Exercício 2. Na figura abaixo, determine as medidas de x e y,

Exercício 2. Na figura abaixo, determine as medidas de x e y, OBMEP na Escola 2017 Polo CPII Campus Niterói Professor Fábio Vinícius Lista de Exercícios do Encontro 1 da 2ª semana do Ciclo 5 Nível 3 Geometria Conteúdo: Teorema de Tales, Semelhança de triângulos,

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento Mat Geom Espacial

Exercícios de Aprofundamento Mat Geom Espacial 1. (Fuvest 015) No cubo ABCDEFGH, representado na figura abaixo, cada aresta tem medida 1. Seja M um ponto na semirreta de origem A que passa por E. Denote por θ o ângulo BMH e por x a medida do segmento

Leia mais

Aula 10 Triângulo Retângulo

Aula 10 Triângulo Retângulo Aula 10 Triângulo Retângulo Projeção ortogonal Em um plano, consideremos um ponto e uma reta. Chama-se projeção ortogonal desse ponto sobre essa reta o pé da perpendicular traçada do ponto à reta. Na figura,

Leia mais

2. (Insper 2012) A figura mostra parte de um campo de futebol, em que estão representados um dos gols e a marca do pênalti (ponto P).

2. (Insper 2012) A figura mostra parte de um campo de futebol, em que estão representados um dos gols e a marca do pênalti (ponto P). 1. (Pucrj 013) Uma bicicleta saiu de um ponto que estava a 8 metros a leste de um hidrante, andou 6 metros na direção norte e parou. Assim, a distância entre a bicicleta e o hidrante passou a ser: a) 8

Leia mais

Matemática Professor Diego. Tarefas 09 e 10

Matemática Professor Diego. Tarefas 09 e 10 Matemática Professor Diego Tarefas 09 e 10 01. (UFMA/2003) Na figura abaixo, A, B, C e D são quadrados. O perímetro do quadrado A vale 16 m e o perímetro o quadrado B vale 24 m. Calcule o perímetro do

Leia mais

Módulo Quadriláteros. Relação de Euler para Quadriláteros. 9 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Módulo Quadriláteros. Relação de Euler para Quadriláteros. 9 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Quadriláteros Relação de Euler para Quadriláteros 9 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Quadriláteros Relação de Euler para Quadriláteros 2 Exercícios de Fixação Exercício 5. Seja

Leia mais