Adjunto Adnominal e Predicativo. Professor Guilherme Medeiros Honorato

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Adjunto Adnominal e Predicativo. Professor Guilherme Medeiros Honorato"

Transcrição

1

2 Adjunto Adnominal e Predicativo Professor Guilherme Medeiros Honorato

3 Denomina-se adjunto adnominal todo vocábulo que acompanhe um substantivo concordando normalmente com este. Palavras como pronomes, numerais e artigos sempre serão adjuntos adnominais. Já o adjetivo pode eventualmente funcionar como predicativo do sujeito ou do objeto. Ex. 1) Os meus dois amigos chegaram ao grandioso salão Ex. 2) Cidades progressistas organizam-se diariamente. Ex. 3) As mulheres francesas beberam o vinho rosé. Ex. 4) A pobre menina rica chegou triste.

4 Ex. 5) Pessoas infelizes não sentem saudade. Ex. 6) O aluno saiu quieto. Ex. 7) O pai nervoso esperava na enfermaria. Ex. 8) O pai esperava nervoso na enfermaria

5 O adjetivo pode exercer função de adjunto adnominal ou de predicativo

6 Técnica para análise do adjetivo ligado ao sujeito Primeira maneira Adjunto adnominal: sempre indica uma qualidade própria do substantivop a que se refere. Predicativo do sujeito: indica uma qualidade eventual ou momentanea do substantivo a que se refere. Ex. 1) O candidato ansioso aguardou o edital da PF. Ex. 2) O candidato aguardou ansioso o edital da PF.

7 Técnica para análise do adjetivo ligado ao sujeito Segunda maneira Adjunto adnominal: liga-se diretamente ao substantivo a que se refere. Predicativo do sujeito: separa-se por um verbo, nem sempre de ligação, do substantivo a que se refere. Ex. 1) Os dois homens infelizes andaram pela rua. Ex. 2) Os dois homens andaram infelizes pela rua.

8 Técnica para análise do adjetivo ligado ao sujeito Segunda maneira Adjunto adnominal: liga-se diretamente ao substantivo a que se refere. Predicativo do sujeito: separa-se por um verbo, nem sempre de ligação, do substantivo a que se refere. Ex. 1) Os dois homens infelizes andaram pela rua. Ex. 2) Os dois homens andaram infelizes pela rua.

9 Técnica para análise do adjetivo ligado ao sujeito Segunda maneira ATENÇÃO O adjetivo sendo predicativo do sujeito poderá aparecer antes do verbo. Quando isso ocorrer, esse termo deverá estar posto entre vírgulas, a fim de dar o sentido de característica momentaneo. Ex. 1) O velho professor, furioso, aguardou os resultados dos exames.

10 Adjetivo ligado ao objeto da oração Poderão exercer função de adjunto adnominal ou predicativo do objeto. Serão predicativos do objeto quando o verbo colocado na oração expressa uma opnião: achar, considerar, julgar, imaginar, deixar e outros. Ex. 1) Eu achei os seus colegas abusados. Ex. 2) Consideramos os pecados imperdoáveis. Ex. 3) A comissão considerou o velho senador culpado. Ex. 4) Imaginamos uma reação diferente do professor.

11 Adjetivo não ligado ao sujeito ou objeto da oração Será adjunto adnominal Ex. 1) A senhora rezava na capela vazia. Ex. 2) Chegaram ao salão comunal. Ex. 3) Naquela bela tarde, beijaram-se os namorados.

12 Exercícios Professor Guilherme Medeiros Honorato

13 01) Assinale a alternativa em que o adjetivo grifado funciona como adjunto adnominal: ( A ) Homem feliz é aquele que ama o próximo. ( B ) Sempre que a via, sentia-me bastante feliz. ( C ) Todos afirmavam que era muito feliz. ( D ) A carta do amigo deixou-o bastante feliz. ( E ) O jovem inteligente considerava-se apto para o trabalho.

14 02) Identifique a alternativa que todos os dois termos destacados têm a função de adjunto adnominal: ( A ) As funcionárias estavam absolutamente impossibilitadas de reagir. ( B ) Traga-o até aqui, com todas as bagagens. ( C ) Belíssimas gravuras foram vendidas por eles. ( D ) Eles chegaram muito tarde e jantaram sozinhos. ( E ) Os pareceres dos técnicos lhe foram plenamente favoráveis.

15 03) Observe os períodos abaixo e assinale a alternativa em que o LHE funciona como adjunto adnominal: ( A ) Anunciou-lhe: Filho, amanhã vais comigo. ( B ) O peixe cai-lhe na rede. ( C ) Ao traidor, não lhe perdoaremos jamais ( D ) Comuniquei-lhe o fato ontem pela amanhã. ( E ) Sim, alguém lhe propôs emprego.

16 04) Analise a oração abaixo: O Brasil jovem reivindica qualidade de ensino e saúde. Os termos Brasil e Jovem são classificados, respectivamente, como: ( A ) sujeito adjunto adnominal ( B ) adjunto adnominal adjunto adnominal ( C ) núcleo do sujeito adjunto adnominal ( D ) adjunto adnominal núcleo do sujeito ( E ) adjunto adnominal sujeito

17 05) Das alternativas abaixo, apenas uma não está coerente a classificação do termo destacado, assinale-a: ( A ) Os animais fugiram do zoológico (adjunto adnominal) ( B ) Os animais do zoológico fugiram (adjunto adnominal) ( C ) Os alunos deixaram o colégio entusiasmados (sujeito simples) ( D ) A garota chegou em casa apressadamente (sujeito simples) ( E ) O pai eufórico socorreu a criança (adjunto adnominal)

18 06) Assinale a alternativa em que o termo grifado é adjunto adnominal: ( A ) Sua falta aos encontros sufocava o nosso amor. ( B ) Ela é uma fera maluca. ( C ) Ela é maluca por lambada nacional. ( D ) Não tenho medo da louca. ( E ) O amor de Deus é o primeiro mandamento.

19 07) Leia atentamente a oração abaixo: A ordem, meus amigos, é a base do governo. Assinale a única alternativa correta referente a classificação sintática dos termos que compõem essa oração: ( A ) o termo a ordem é sujeito simples e o termo a base do governo é predicado nominal. ( B ) os termos meus, ordem e governo são adjunto adnominais. ( C ) a ordem é núcleo do sujeito. ( D ) há um sujeito simples e um predicado nominal, em que o núcleo do sujeito é ordem. ( E ) o termo meus amigos é sujeito simples dessa oração.

20 08) Leia atentamente a oração abaixo: Janete está convicta de suas ideias. Os setores do governo discordam do modelo proposto. Os setores do governo discordam do modelo proposto. Assinale a alternativa que classifica, respectivamente, os termos destacados: ( A ) adjunto adnominal adjunto adnominal sujeito simples ( B ) objeto direto sujeito simples núcleo do sujeito ( C ) adjunto adnominal núcleo do sujeito sujeito simples ( D ) adjunto adnominal adjunto adnominal núcleo do sujeito ( E ) Objeto direto núcleo do sujeito sujeito simples

21 09) Leia atentamente o enunciado abaixo: Um ensaísta canadense, autor do livro de Língua Portuguesa, explica por que a palavra escrita é a grande ferramenta para entender o mundo. Assinale a alternativa que possua o núcleo dos sujeitos dos verbos explicar e ser : ( A ) autor palavra ( B ) ensaísta palavra ( C ) canadense ferramenta ( D ) autor ferramenta ( E ) ensaísta escrita

22 10) Observe os termos destacados na passagem a seguir: O rio vai às margens. Vem com força de açude arrombado Os termos destacados exercem função, respectivamente, de: ( A ) sujeito objeto direto ( B ) sujeito adjunto adnominal ( C ) núcleo do sujeito objeto direto ( D ) núcleo do sujeito adjunto adnominal ( E ) núcleo do sujeito sujeito simples

23 Adjetivos são palavras que, morfologicamente, atribuem características a substantivos. Uma de suas propriedades é a ambiguidade sintática que os adjetivos geram em suas estruturas. A seguir, são elencadas quatro orações. Observe-as e analise-as sintaticamente, após julgue os itens colocados em V (verdadeiro) e F (falso): 1 - A professora ansiosa chegou àquela sala. 2 - A professora chegou ansiosa àquela sala. 3 - A professora, ansiosa, chegou àquela sala. 4 - A professora chegou àquela sala ansiosa. ( ) A palavra ansiosa na oração 1 tem como função sintática a mesma que a palavra sublinhada na oração 3. ( ) Na oração 5, ansiosa é um gerador de ambiguidade, pois não se sabe se ansiosa é a professora ou a sala. ( ) Na oração 3, as vírgulas se justificam por intercalar um predicativo do sujeito deslocado da sua posição inicial. ( ) Com a palavra ansiosa temos, respectivamente, em 1 e 2 um adjunto adnominal e um predicativo do sujeito. ( ) Na oração 3, a palavra ansiosa exerce função sintática de predicativo do sujeito.

24 Adjuntos adnominais e predicativos do sujeito são expressões que, na oração, elencam característica a um núcleo de um sujeito, quando a ele fazem referência. Além das diferenças sintáticas, há também as semânticas. Diante disso, analise o par de oração abaixo: 1 - O pai nervoso chegou à enfermaria 2 - O pai, nervoso, chegou à enfermaria Sobre os processos sintáticos e semânticos que perpassam essas orações, leia atentamente as observações feitas: I na oração 1, a expressão nervoso exerce função sintática de adjunto adnominal. II na oração 1, a expressão nervoso é um adjetivo que atribui uma característica momentânea ao sujeito. III na oração 2, a expressão nervoso exerce função sintática de predicativo do sujeito. IV na oração 2, a expressão nervoso é um adjetivo que atribui uma característica momentânea ao sujeito. Estão corretas quais asserções?

25 Faça a associação dos termos sublinhados de acordo com o código utilizado abaixo: ( 01 ) Adjetivo com função de adjunto adnominal ( 02 ) Adjetivo com função de predicativo do sujeito ( ) Pessoas infelizes não sentem saudades. ( ) Não encontraram as verdadeiras razões. ( ) Os candidatos apareceram sorridentes. ( ) Dias lindos, às vezes, amanhecem tristes. ( ) Dias lindos, às vezes, amanhecem tristes. ( ) O voo do pássaro azul era encantador. ( ) O voo do pássaro azul era encantador. ( ) A menina, cansada, saiu daquela sala.

26 (FGV- Modificado) Aponte, respectivamente, a correta análise dos termos destacados em Ao fundo, as pedrinhas claras pareciam tesouros abandonados : ( A ) adjunto adnominal e predicado verbo-nominal ( B ) adjunto adverbial e adjunto adnominal ( C ) sujeito simples e predicado verbo-nominal ( D ) adjunto adnominal e predicativo do sujeito ( E ) predicativo do sujeito e predicativo do sujeito

27 (Unimep) Em [...] as empregadas saem apressadas, de latas e garrafas na mão, para a pequena fila do leite, os termos destacados exercem, respectivamente, funções sintáticas de: ( A ) adjunto adverbial de modo e adjunto adverbial de matéria ( B ) predicativo do sujeito e adjunto adnominal ( C ) adjunto adnominal e complemento nominal ( D ) adjunto adverbial de modo e adjunto adnominal ( E ) predicativo do sujeito e adjunto adverbial de tamanho

28 Todas as frases abaixo apresentam um predicativo do sujeito, exceto uma. Qual é? ( A ) O chapéu e o guarda-chuva são novos. ( B ) As portas estão abertas. ( C ) A montanha permanecia ao longe. ( D ) Minha mãe amada anda adoentada. ( E ) Sua coragem ficará famosa.

29 Os garotos estavam indóceis à espera do grande mocinho. Considerando essa oração, responda as questões: Qual é a função sintática do termo destacado na oração? Caso a palavra destacada fosse colocada à frente do verbo, para apresentar a mesma função sintática da frase original, qual modificações seriam necessárias? Reescreva atendendo a este requesito. Caso a frase fosse escrita da seguinte maneira Os garotos indóceis estavam à espera do grande mocinho, a palavra indóceis teria a mesma função sintática da frase originial? Justifique sua resposta, após responda a diferença de significado entre esta oração e aquela colocada inicialmente no enunciado da questão.

30 (Fuvest Modificado) No mar, tanta tormenta e tanto dano, tantas vezes a morte apercebida; na terra, tanta guerra, tanto engano, tanta necessidade aborrecida! Onde pode acolher-se um fraco humano, onde terá segura a curta vida, que não se arme e se indigne o céu sereno contra um bicho da terra tão pequena?. Considerando a frase sublinhada do texto acima, julgue os itens em V (verdadeiro) e F (falso): ( ) o adjetivo segura é predicativo do sujeito vida. ( ) o adjetivo curta é adjunto adnominal do sujeito vida. ( ) os dois adjetivos segura e curta são adjuntos adnominais do substantivo vida. ( ) o adjetivo segura está empregado com valor de adjunto adverbial. ( ) os adjetivos segura e vida são predicativos do sujeito vida.

31 Adjunto Adverbial Professor Guilherme Medeiros Honorato

32 Sintaticamente o advérbio, a locução adverbial e a expressão adverbial funcionam como adjunto adverbial. Vale lembrar que o advérbio modifica o verbo, adjetivo ou outro advérbio. Ex.: Os rapazes trabalhavam muito, eram muito felizes e viviam muito bem. Ex.: À noite, voltava às pressas para casa.

33 Classificação dos adjuntos adverbiais De afirmação Ex. 1) Certamente irei à festa contigo. De dúvida Ex. 2) Talvez os professores cheguem atrasados.

34 Ex. 5) Questionaram-no bem. Classificação dos adjuntos adverbiais De intensidade Ex. 3) Eu ganho bastante dinheiro. De lugar Ex. 4) As crianças brincam lá fora. De modo

35 Classificação dos adjuntos adverbiais De tempo Ex. 6) João saiu agora daqui. De negação Ex.7) Não sei fazer esse exercício.

36 Dica 1 Alguns adjuntos adverbiais podem ser confundidos com adjuntos adnominais, especialmente quando se tratarem de adjetivos, porém o adjunto adverbial é invariável: Ex. 1: O rapaz chegou contente. Ex. 2: O rapaz saiu depressa. Ex. 3: Ela está meio cansada.

37 Dica 2 Adjuntos adverbiais devem aparecer sempre ao final da oração. Quando deslocados, eles devem aparecer entre vírgula, exceto se o adjunto adverbial for formado por uma palavra: Ex. 1: Nas tardes de outono, faziam-se passeios ao ar livre. Ex. 2: Dolores, com raiva, questionou a veracidade. Ex. 3: Hoje irei ao cinema. Ex. 4: Talvez viajarei a Portugal no Natal.

38 Exercícios Professor Guilherme Medeiros Honorato

39 ( ) na estrutura apresentada, o sujeito da oração é considerado indeterminado, visto que ele não aparece escrito. ( ) há, na oração apresentada, três adjuntos adverbiais, que são representados pelos números 1, 2 e 3. ( ) o número 3 é um adjunto adverbial de instrumento, pois indica o objeto utilizado para retratar a ação de voltar. ( ) os números 1 e 4 são classificados como adjuntos adverbiais, sendo 1 adjunto adverbial de tempo e 4 de lugar. ( ) o número 2 indica o verbo da oração, enquanto o 5 indica que o adjunto adverbial de lugar modifica o verbo.

40 Leia atentamente a oração colocada a seguir, retirada do trecho do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Referente a sua estrutura e análise sintática, julgue os itens a seguir em V (verdadeiro) e F (falso): PISCOU OS OLHOS POR BAIXO DA ABA NEGRA E QUEIMADA DO CHAPÉU DE COURO ( ) A expressão de couro é uma locução adjetiva referente à chapéu, por isso é um adjunto adnominal. ( ) A expressão por baixo é classificada da mesma forma que a palavra negra, ou seja, adjuntos adnominais. ( ) O sujeito da oração apresentada é simples, pois quem piscou os olhos foi o personagem Fabiano. ( ) As palavras negra e queimada são adjuntos adnominais do substantivo aba. ( ) A expressão por baixo é um adjunto adverbial de modo, indicando, assim, a maneira de piscar do sujeito.

41 Apenas uma das orações abaixo está estruturada de acordo com a sequência indicada a seguir. Assinale-a: Sujeito simples + verbo de ligação + adjunto adverbial + predicativo do sujeito ( A ) Ninguém oferecerá, por exemplo, um quilo de arroz. ( B ) As lojas querem ser diferentes. ( C ) Todos ficamos extremamente felizes ( D ) Isto seria uma vulgaridade. ( E ) Estes recursos são a própria imagem da ilusão.

42 (FCMSCP) (0,5) Observe as duas orações seguintes: O proprietário da farmácia saiu. O proprietário saiu da farmácia. Sobre elas são feitas as seguintes considerações: Na 1, da farmácia é adjunto adnominal Na 2, da farmácia é adjunto adverbial Ambas as frases têm exatamente o mesmo significado Tanto 1 como em 2, da farmácia tem a mesma função sintática. Dessas quatro considerações, assinale se somente: ( A ) apenas uma for verdadeira ( B ) apenas duas forem verdadeiras ( C ) apenas três forem verdadeiras ( D ) apenas quatro forem verdadeiras ( E ) nenhuma for verdadeira

43 Qual é a função sintática da palavra TRISTE nos dois poemas?

44 Leia atentamente a estrutura a seguir, observando o uso da vírgula: No inverno, muitos pássaros migram para o sul. Explique o motivo de, após a expressão No inverno, haver uma vírgula, conforma Gramática Tradicional da Língua Portuguesa.

45 (FGV) Leia atentamente: Vi o acidente da ponte. Na oração ao lado, a expressão destacada é responsável por gerar a ambiguidade da estrutura, ou seja, é possível de interpretar mais de uma maneira. Diante disso responda: Por quais motivos sintáticos essa expressão faz a ambiguidade na oração? Quais são as duas formas de interpretar essa oração? Escreva a oração de um jeito que desfaça a ambiguidade.

46

Exercícios sobre tipos de predicado

Exercícios sobre tipos de predicado Exercícios sobre tipos de predicado Exercício 1: Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Demitiram o secretário da instituição. Nomearam

Leia mais

Termos Acessórios da Oração

Termos Acessórios da Oração PORTUGUÊS Termos Acessórios da Oração 1- Adjunto Adnominal: É composto por adjetivos, artigos, numerais e pronomes quando acompanham os substantivos. Eles têm a função de qualificar, caracterizar os substantivos.

Leia mais

Por. Eduardo Valladares. Monitor: Rodrigo Pamplona

Por. Eduardo Valladares. Monitor: Rodrigo Pamplona Por. Professor: Raphael Hormes Eduardo Valladares Monitor: Rodrigo Pamplona Complemento nominal e adjunto adnominal 15/17 mai RESUMO Complemento nominal e Adjunto adnominal O complemento nominal, como

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Artigos,

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Artigos,

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu.

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. - Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se

Leia mais

NOME: TURMA: Nº PROFESSOR(A): Carla Manfrinato

NOME: TURMA: Nº PROFESSOR(A): Carla Manfrinato NOME: TURMA: Nº PROFESSOR(A): Carla Manfrinato TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL PROFA. CARLA MANFRINATO 7 ANO A / B. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA VALOR DO TRABALHO: 0,0 2,0 VALOR DE CADA QUESTÃO: 0,1 ATENÇÃO:

Leia mais

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS x COMPLEMENTOS GRAMÁTICA ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS só acompanham e podem ser retirados da oração sem que haja prejuízo de sentido. COMPLEMENTOS completam e não podem ser retirados da oração.

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo PORTUGUÊS aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo Agente da passiva NA VOZ PASSIVA, É QUEM AGE, EXECUTA OU PRATICA A AÇÃO VERBAL. QUANDO A ORAÇÃO É COLOCADA NA VOZ ATIVA, PASSA A SER

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Predicativo do sujeito e predicativo do objeto

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

7.Atenha-se às orações a seguir no intuito de destacar o complemento nominal por elas representado:

7.Atenha-se às orações a seguir no intuito de destacar o complemento nominal por elas representado: Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professora: Patrícia Série: 2º Ano Disciplina: Data da prova: 1. (CESCEM-SP) Os pássaros voam na mata. a) verbo de ligação; b) verbo transitivo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) Introdução ao Estudo do Predicado... PREDICADO Aquilo que é dito em relação ao sujeito*; tudo na oração, exceto o sujeito. Exemplos Paulo comprou um livro. A aluna

Leia mais

ADVÉRBIOS. Prof. Me. William Alves

ADVÉRBIOS. Prof. Me. William Alves ADVÉRBIOS Prof. Me. William Alves Definições Classe de palavra que exprime uma circunstância. Morfologicamente: é invariável; Semanticamente: expressa uma circunstância (lugar, tempo, modo, dúvida, certeza,

Leia mais

VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO

VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO Verbo de Ligação É aquele que, expressando estado, liga características ao sujeito, estabelecendo entre eles (sujeito e características) certos tipos de relações.

Leia mais

MATERIAL N. 1 AULA 01 SUJEITO: OS PRIMEIROS DIAS DE PAZ SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES NÚCLEO DO SUJEITO: DIAS CONCEITOS FUNDAMENTAIS SUJEITO COMPOSTO

MATERIAL N. 1 AULA 01 SUJEITO: OS PRIMEIROS DIAS DE PAZ SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES NÚCLEO DO SUJEITO: DIAS CONCEITOS FUNDAMENTAIS SUJEITO COMPOSTO AULA 01 SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES CONCEITOS FUNDAMENTAIS FRASE Frase é todo enunciado capaz de transmitir nossas idéias. Uma lua clara iluminava o céu. Socorro! ORAÇÃO É toda frase construída em torno

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO FINAL 3ª 35,0 22,8 12 18 7º Querido(a) aluno(a). Com base no livro didático, nas folha de exercícios

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração Língua Portuguesa Sintaxe da Oração Frase Oração Período Frase: Bom dia! Ele resolveu a questão. Oração: Ele resolveu a questão. Espero que ele resolva a questão. Frase Oração Período Período Simples:

Leia mais

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira ADVÉRBIOS Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira Definições Classe de palavra que exprime uma circunstância. Morfologicamente: é invariável; Semanticamente: expressa uma circunstância (lugar, tempo, modo,

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito

Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito O estudo do predicado O predicado, como já vimos, é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

As orações subordinadas substantivas exercem funções próprias dos substantivos (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento

As orações subordinadas substantivas exercem funções próprias dos substantivos (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento As orações subordinadas substantivas exercem funções próprias dos substantivos (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal, aposto) (CEGALLA, 2008, p.379) SUBJETIVAS: Exercem

Leia mais

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira ADVÉRBIOS Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira Definições Classe de palavra que exprime uma circunstância. Morfologicamente: é invariável; Semanticamente: expressa uma circunstância (lugar, tempo, modo,

Leia mais

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato PREDICAÇÃO VEBAL Professor Guilherme Medeiros Honorato Predicação Verbal É a parte da Gramática responsável pela verificação da necessidade da complementação de palavras ou expressões que possam dar sentido

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 Data da entrega: 01/09/2017. COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 19 2017 / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto,

Leia mais

Roteiro de recuperação - Gramática

Roteiro de recuperação - Gramática Conteúdo Roteiro de recuperação - Gramática Professor da Disciplina: Cássio Data: / / 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: Ano 3º Ensino Médio Período: Matutino Valor da avaliação: 10,0 3º: ano: Adjunto adverbial,

Leia mais

Qual a função dele na construção de sentido do texto?

Qual a função dele na construção de sentido do texto? Adjunto adnominal Qual a função dele na construção de sentido do texto? Função: Caracterizam, identificam, restringem, determinam ou indeterminam o termo que funciona como substantivo (nome). Chamada de

Leia mais

Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal

Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal ANÁLISE SINTÁTICA Analisar sintaticamente uma oração significa dividi-la em partes e estudar a relação existente entre elas. Dessa forma, torna-se possível

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO. Professora: Juliana Prado

LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO. Professora: Juliana Prado LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO Professora: Juliana Prado Verbo de Ligação: é o verbo que não expressa ação, mas sim um estado (uma característica) ou então uma mudança de estado. Exemplos: ser, estar, continuar,

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 52 Adjunto adnominal

Bárbara da Silva. Português. Aula 52 Adjunto adnominal Bárbara da Silva Português Aula 52 Adjunto adnominal Adjunto Adnominal É o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser

Leia mais

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO Observe os exemplos... Marisa comprou um carro. São termos essenciais da oração: Sujeito É o termo da oração sobre quem se declara alguma coisa Predicado É tudo aquilo

Leia mais

CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução verbal.

CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução verbal. CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE É uma enunciado (uma mensagem) de sentido completo que estabelece comunicação. Toda frase deve ser pontuada. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução

Leia mais

RESUMÃO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO SUJEITO

RESUMÃO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO SUJEITO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO RESUMÃO SUJEITO -QUANTO À EXPLICITUDE NÃO EXISTE, PORQUE O VERBO É IMPESSOAL= INEXISTENTE EXISTE, MAS NÃO PODE

Leia mais

Cinco maneiras fáceis de diferenciar o Adjunto adnominal do Complemento Nominal

Cinco maneiras fáceis de diferenciar o Adjunto adnominal do Complemento Nominal Os termos da oração ocupam lugar de destaque nas provas de concurso público. Saber diferenciá-los, porém, pode não ser tarefa das mais simples. Com o objetivo de ajudá-los nessa tarefa, proponho algumas

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL AULA 3: SINTAXE TERMOS ESSENCIAIS. Tutora: Ariana de Carvalho

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL AULA 3: SINTAXE TERMOS ESSENCIAIS. Tutora: Ariana de Carvalho APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL AULA 3: SINTAXE TERMOS ESSENCIAIS Tutora: Ariana de Carvalho O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-1º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer e classificar os adjuntos adnominais e adverbiais

Leia mais

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Aposto e a vírgula. 2. Adjunto Adverbial e a vírgula. 3. Vocativo e a vírgula. 4. Uso da Vírgula. Resumo. 5. Exercícios. 1. Aposto e a vírgula.

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Termos acessórios da oração Apesar de prescindíveis são necessários para

Leia mais

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa 9 ano Professora: Lusia Raquel SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Caicó RN 2018 SUJEITO SIMPLES Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo,

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Termos essenciais da oração Introdução Chamamos de termos essenciais da oração aqueles compõem a estrutura básica da oração, ou seja, que são necessários para que a oração tenha significado. São eles:

Leia mais

Adjunto adnominal Complemento nominal

Adjunto adnominal Complemento nominal PORTUGUÊS aula Adjunto adnominal Complemento nominal Complemento COMPLEMENTO NOMINAL nominal TERMO QUE COMPLETA O SENTIDO DE UM SUBSTANTIVO ABSTRATO, ADJETIVO OU ADVÉRBIO. SEMPRE INICIADO POR UMA PREPOSIÇÃO.

Leia mais

Questão 01 Os hobbits

Questão 01 Os hobbits Educador: Angela Régia C. Curricular: Língua Portuguesa Data: / /2013 Estudante: 7º Ano Questão 01 Os hobbits Os hobbits são um povo discreto, mas muito antigo, que já foi mais numeroso do que é hoje.

Leia mais

9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos

9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos 9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos indivíduos são controlados por um sistema de televisão.

Leia mais

QUARTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

QUARTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco QUARTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Predicativos: a)do sujeito; b)do objeto. 2. Predicado: a) verbal; b) nominal; c) verbo-nominal. 3. Resumos. 4. Exercícios. Apesar de não

Leia mais

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é uma forma verbal. Existem também o sintagma adjetival

Leia mais

c) Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma. (Vinícius de Moraes).

c) Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma. (Vinícius de Moraes). Estudante: Educador: Suzana Borges 7ºAno/Turma: C.Curricular: Português 1-Circule e classifique o predicado das orações abaixo: a- Para os filhos reservava os melhores livros. b- Vai redonda e alta a lua.

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski 1. Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são respectivamente: a) transitivo direto de ligação; b) de ligação intransitivo; c) de ligação transitivo

Leia mais

Leia a tira para responder às questões.

Leia a tira para responder às questões. GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Gramática SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê?

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? 7. ) Nas orações exclamativas, de sentido optativo ou não, é frequente

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) adnominal;

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) adnominal; EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) 1. Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são a) transitivo direto de ligação; b) de ligação intransitivo;

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe do período composto: parte I Conceitos

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-7 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

PREDICATIVO DO OBJETO. A vitória tornou eleito o vereador.

PREDICATIVO DO OBJETO. A vitória tornou eleito o vereador. PREDICATIVO DO OBJETO A vitória tornou eleito o vereador. Façamos, pois, a análise sintática: SUJEITO = A vitória PREDICADO = tornou eleito o vereador OBJETO DIRETO = o vereador PREDICATIVO DO OBJETO=

Leia mais

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Objetivos Compreender a relação sintática na construção do texto: orações subordinadas substantivas Conteúdos Oração

Leia mais

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima.

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Termos essenciais 1) Sujeito: é o termo a respeito do qual se declara alguma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER Questão 24 A questão 24 aborda sintaxe. O candidato deve identificar a frase em que o pronome oblíquo de 1ª pessoa me pode ser substituído pelo pronome de terceira pessoa lhe, noutras palavras, a frase

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves ADVÉRBIO Ele bebeu muito. Adv. Intensidade Na frase acima o advérbio muito está intensificando o sentido do verbo BEBER. A banda chegou hoje. tempo. Nessa outra frase o advérbio hoje acrescenta ao verbo

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 54 Predicado II

Bárbara da Silva. Português. Aula 54 Predicado II Bárbara da Silva Português Aula 54 Predicado II Predicado Nominal Apresenta as seguintes características: a) Possui um nome (substantivo ou adjetivo) como núcleo; b) É formado por um verbo de ligação mais

Leia mais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais Língua Portuguesa Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais assuntos estudados. Quando falamos

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Predicação verbal e sintaxe do período simples

Leia mais

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina:Língua Portuguesa Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Orações Subordinadas d Adjetivas. Apostila 3, Capítulo 9 Unidades 39 e 40 (pág. 322 a 329)

Orações Subordinadas d Adjetivas. Apostila 3, Capítulo 9 Unidades 39 e 40 (pág. 322 a 329) Orações Subordinadas d Adjetivas Apostila 3, Capítulo 9 Unidades 39 e 40 (pág. 322 a 329) Professora Simone 2 Orações Subordinadas Adjetivas A sua história assustadora será contada para todos assustadora

Leia mais

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1 Canção da América PORTUGUÊS Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro

Leia mais

Exercícios de revisão para o APE Mensal 2º trimestre- 8º ano

Exercícios de revisão para o APE Mensal 2º trimestre- 8º ano Exercícios de revisão para o APE Mensal 2º trimestre- 8º ano 1:Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Demitiram o secretário da instituição.

Leia mais

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente Aula 16 Termos essenciais da oração Professor Guga Valente Termos essenciais 1. Termos essenciais: aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. 2. Termos integrantes:

Leia mais

Pronome Locução adjetiva Adjetivo Numeral Artigo

Pronome Locução adjetiva Adjetivo Numeral Artigo ADJUNTO ADNOMINAL X COMPLEMENTO NOMINAL ADJUNTO ADNOMINAL: Delimita, restringe o significado de um substantivo núcleo. Pode ser expresso por: Pronome Locução adjetiva Adjetivo Numeral Artigo ARTIGO DEFINIDO

Leia mais

01) (UFU-MG) No período Quando enxotada por mim, foi pousar na vidraça, qual é a função sintática de por mim?

01) (UFU-MG) No período Quando enxotada por mim, foi pousar na vidraça, qual é a função sintática de por mim? 01) (UFU-MG) No período Quando enxotada por mim, foi pousar na vidraça, qual é a função sintática de por mim? ( A ) objeto indireto ( D ) complemento nominal ( B ) sujeito ( E ) Agente da passiva 02) (EPUSP)

Leia mais

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes.

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes. Nome: nº Professor (a): Ano: 8º Data: / /2014 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE PORTUGUÊS I 1º trimestre 1- Identifique os adjuntos adnominais e indique os núcleos a que se referem.

Leia mais

SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO

SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO Frase, oração e período. Frase: É o enunciado com sentido completo, capaz de fazer uma comunicação - Atenção! -Ontem choveu. - Cuidado! - A moça atravessava a rua. Nem toda

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

Concordância Nominal. Profª.: Fátima Liporage

Concordância Nominal. Profª.: Fátima Liporage Concordância Nominal 1 Profª.: Fátima Liporage Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:

Leia mais

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves 1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves Quando bate uma saudade Vem quando bate uma saudade Triste, carregado de emoção Ou aflito quando um beijo já não arde

Leia mais

Emprego dos pronomes oblíquos átonos. Professor Guilherme Medeiros Honorato

Emprego dos pronomes oblíquos átonos. Professor Guilherme Medeiros Honorato Emprego dos pronomes oblíquos átonos Professor Guilherme Medeiros Honorato Para que pronomes oblíquos? Os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos, o, a, os, as, lhe, lhes) são utilizados para fazer

Leia mais

Aluno: Nº: 1) Os termos destacados da fábula a seguir são adjuntos adverbiais. Identifique as circunstâncias que cada um deles expressa.

Aluno: Nº: 1) Os termos destacados da fábula a seguir são adjuntos adverbiais. Identifique as circunstâncias que cada um deles expressa. TER 7ºAno 4º Bimestre 2014 Aluno: Nº: Vamos rever Adjunto Adverbial Adjunto Adverbial é o termo que exprime circunstâncias de modo, lugar, tempo, intensidade... modificando o verbo e, mais raramente, o

Leia mais

02/03/2014 MORFOLOGIA X SINTAXE

02/03/2014 MORFOLOGIA X SINTAXE MORFOLOGIA X SINTAXE 1 TRANSITIVIDADE VERBAL OU PREDICAÇÃO VERBAL 1- VERBOS NOCIONAIS (significativos) ação, fenômeno e movimento VI, VTD, VTI ou VTDI 2- VERBOS RELACIONAIS (não-significativos) estado,

Leia mais

I. Sujeito e predicado: termos essenciais?

I. Sujeito e predicado: termos essenciais? Nome Nº Ano Turma Ensino Gabarito 8º Fund. II Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Data Português Claudia Material de Apoio 5 MA5 2º / 2012 24/04/2012 Tema Estudos linguísticos: termos essenciais

Leia mais

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal Colégio Magno Gramática 2.o ano Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal a) Vocativo Vocativo é o termo sintático que, representando um nome, um apelido ou uma característica, é empregado

Leia mais

Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação 1 Virgulação na Oração Casos Gerais 2 1ª Regra termos naturalmente ligados Termos naturalmente ligados não se separam por qualquer sinal de pausa.

Leia mais

Disciplina: Português

Disciplina: Português Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professora: Patrícia Série: 2º Ano Disciplina: Português Data da prova: Leia com atenção o texto abaixo: Lista de exercícios Durante muito tempo o único objetivo dos sinais

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO. Revisão

CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO. Revisão CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO Revisão CLASSES DE PALAVRAS A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo, Adjetivo,

Leia mais

ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL. Profª. Fernanda Machado

ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL. Profª. Fernanda Machado ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL Profª. Fernanda Machado Em língua portuguesa há 4 categorias gramaticais invariáveis: ADVÉRBIO PREPOSIÇÃO INTERJEIÇÃO CONJUNÇÃO 1. Advérbio DEFINIÇÃO: Advérbio é a palavra

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª. Raquel Freitas Sampaio CONCEITO A concordância nominal ocupa-se da relação entre nomes. Baseia-se na relação entre um SUBSTANTIVO (ou pronome, ou

Leia mais

Abril Gramática 2ª Série

Abril Gramática 2ª Série Abril Gramática 2ª Série Querido (a) aluno (a), Nossa segunda dica mensal do ano de 2014 foi elaborada com base nas dúvidas que surgiram ao longo do mês de março. Aproveite para estudar com afinco e solucionar

Leia mais

Funções sintáticas. Porto Editora

Funções sintáticas. Porto Editora Funções sintáticas Funções sintáticas 1. Funções sintáticas ao nível da frase 2. Funções sintáticas internas ao grupo verbal Quais são as funções sintáticas ao nível da frase? Sujeito Predicado Vocativo

Leia mais

Identifique o sujeito nas orações:

Identifique o sujeito nas orações: DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR: João de Oliveira ANO: 8º TURMA: TURNO: MATUTINO ASSUNTO: Exercício de Fixaçao BIMESTRE: II ALUNO: DATA: Identifique o sujeito nas orações: Questão: 01 Roubaram

Leia mais

Português. Sintaxe da Oração (Análise Sintática) Professor Carlos Zambeli.

Português. Sintaxe da Oração (Análise Sintática) Professor Carlos Zambeli. Português Sintaxe da Oração (Análise Sintática) Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português SINTAXE DA ORAÇÃO (ANÁLISE SINTÁTICA) Frase: é o enunciado com sentido completo, capaz

Leia mais

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL VERBO DE LIGAÇÃO; VERBO TRANSITIVO; VERBO INTRANSITIVO. Indica estado; VERBO DE LIGAÇÃO (VL) Liga uma característica do sujeito (predicativo

Leia mais