Cirurgia de Válvulas. Cirurgia de Válvula Aórtica. Estenose Mitral - EM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cirurgia de Válvulas. Cirurgia de Válvula Aórtica. Estenose Mitral - EM"

Transcrição

1 5 Cirurgia de Válvulas Cirurgia de Válvula Mitral Cirurgia de Válvula Aórtica Cirurgia de Válvula Tricúspide Cirurgia da Válvula Mitral A doença reumática é a etiologia que mais freqüentemente causa disfunção da válvula mitral. A febre reumática leva a uma inflamação de todo o coração principalmente do endocárdio. Durante a fase aguda da pancardite o ventrículo esquerdo dilata-se e estira o aparato valvar mitral produzindo assim uma insuficiência que desaparece quando o ventrículo recupera a sua função. Os componentes funcionais do aparelho mitral são: parede do átrio esquerdo, o anel, os folhetos, as cordoalhas tendíneas, os músculos papilares e a parede de VE. A válvula mitral tem dois folhetos: um anterior, maior, também chamado de aórtico e um posterior, menor, também conhecido como mural. Estão fixados ao anel mitral e aos músculos papilares por cordas tendíneas primárias e secundárias.o folheto posterior tem três partes e o aórtico é continuo com as metades adjacentes dos anéis esquerdo e não coronariano da válvula aórtica. (Fig. 1) O anel da válvula mitral é circundado por diversas estruturas importantes (Fig. 2). A artéria coronária circunflexa esquerda atravessa em torno do anel mitral no sulco atrioventricular posterior. O seio coronariano percorre o segmento mais medial do mesmo sulco. A artéria do nó AV tem um trajeto paralelo e próximo do anel aórtico. Estenose Mitral - EM Na estenose mitral ocorre restrição à abertura dos folhetos valvares provocando um gradiente de pressão diastólico entre o AE e o VE pela redução à área valvar mitral. Para que exista gradiente pressórico AE-VE a área valvar mitral deve estar abaixo de 2,5 cm². Quando a AVM está entre 2,5-4 cm² há estenose mitral mínima sem repercussão hemodinâmica. É a única lesão valvular que não causa sobrecarga no VE e sim na vasculatura pulmonar e coração direito. A congestão pulmonar é a principal responsável pelos sintomas da estenose mitral, principalmente dispnéia aos esforços e ortopnéia. O esforço físico aumenta o gradiente de pressão transvalvar elevando subitamente a pressão atrial esquerda e venocapilar pulmonar piorando a congestão. A etiologia de mais de 95% das EM é cardiopatia reumática crônica. Pode se manifestar em qualquer idade sendo mais comum em adolescentes e adultos jovens. No exame físico a ausculta revela hiperfonese de B1 e estalido de abertura quando a válvula tiver pouca ou nenhuma calcificação. O sopro caracteristico da estenose mitral é o ruflar diastólico, mais audível com a campânula e localizado em foco mitral. Quanto maior a duração maior a gravidade. Diminui com a inspiração e com a Manobra de Valsalva.

2 Indicação de cirurgia (EM) Escore de Block elevado (>11) Valva calcificada Dupla lesão mitral NYHA III ou IV Pacientes sintomáticos com Hipertensão Pulmonar grave (PAP sistólica >60 mmhg). Insuficiência Mitral IM A fisiopatologia da doença acontece pela sobrecarga de volume ao átrio e ventrículo esquerdo que recebem agora o sangue regurgitado juntamente com o retorno venoso do pulmão. Ocorre aumento da complacência do AE e VE aumentando seus diâmetros e redução da pós-carga ventricular. A etiologia da IM varia de acordo com a fase da doença. A IM crônica tem a degeneração mixomatosa (figura 4) e a doença reumática competindo pelo primeiro lugar. A doença aguda tem a endocardite infecciosa, ruptura de cordoalha (figura 3) e febre reumática aguda como principais causas etiológicas. A insuficiência mitral cursa na ausculta comumente com B3 pela sobrecarga de volume crônica. O sopro da IM é característico: holossistólico no foco mitral, inicia em B1 prolongando para alem de B2 abafando-a no foco mitral. Irradia para axila e região infraescapular esquerda. Diferente da Insuficiência Tricúspide não se altera com a inspiração profunda (manobra de Rivero-Carvalho). A cirurgia é indicada de acordo com dois parâmetros: presença de sintomas e função ventricular (Fração de ejeção FE - e Volume sistólico final de VE - VEs). Indicação Classe I de cirurgia Assintomáticos com FE < 60% e/ou VEs >4,0 cm Sintomáticos com FE>30% e VEs >5,5cm Em pacientes assintomáticos com FE > 60% e VEs < 4,0cm apenas o acompanhamento é recomendado exceto quando desenvolve uma FA ou Hipertensão Pulmonar passando para Classe IIa (aconselhável cirurgia). Pacientes sintomáticos mas com FE< 30% e/ou VEs > 5,5cm tem péssimo prognostico e a cirurgia só está indicada se for possível preservar o aparelho subvalvar. Pacientes acima de 75 anos só serão operados se sintomáticos. Comissurotomia 1. Percutânea Eficaz para pacientes com estenose mitral que permanecem com os folhetos móveis e espessamento das cordoalhas tendíneas ou fusão das cordoalhas mínimas. 2. Cirúrgica Indicações Comissurotomia Cirúrgica Estalido de abertura à auculta; Bom movimento dos folhetos no ventriculograma e no ecocardiograma; Ausência de calcificação valvar no Raio x simples. As situações acima favorecem a comissurotomia em vez da troca valvar. Em pacientes com estenose mitral severa comprovada pelo cateterismo em classe funcional II, com gradientes pequenos em repouso, mas que aumentam com esforço também é recomendado cirurgia.

3 Técnica Cirúrgica A toracotomia pode ser esquerda ou direita, tendo como preferência da maioria dos serviços e cirurgiões a mediana por melhor acesso a todas as cavidades cardíacas e facilidade técnica. Realiza-se a canulação bicaval e da aorta ascendente. Procede-se a resfriação do paciente a 26-28ºC. O sulco interatrial é exposto, a aorta é clampeada e a solução cardioplégica fria é infundida na aorta ascendente. O átrio esquerdo é aberto por uma incisão posterior ao sulco interatrial. A válvula é tornada incompetente temporariamente introduzindo um cateter dreno através dela na cavidade ventricular esquerda. O átrio esquerdo então é parcialmente fechado. O coração é cheio com sangue e o cateter removido depois da saída de todo o ar. A seguir completa-se o fechamento da atriotomia. Um afastador é aplicado e suturas de tração são colocadas no meio dos folhetos anterior e posterior. A tração sobre estas suturas melhor expõe a área fundida na comissura lateral. Esta então é seccionada evitando lesar as cordoalhas da comissura inseridas nas bordas dos folhetos. As cordoalhas então são verificadas. Se estiverem encurtadas, faz-se uma incisão na ponta do músculo papilar. A comissura medial é cortada próximo do anel. Fragmentos Gordurosos Se o átrio esquerdo é aberto com uma incisão no sulco interatrial, deve-se ter controle para evitar que fragmentos de tecido adiposo do sulco penetrem na cavidade na abertura ou fechamento do átrio. Prolongamento da Incisão O prolongamento da incisão por trás da veia cava superior deve ser evitado pois o fechamento pode ser difícil. O prolongamento inferior para a face superior do coração proporciona uma exposição adequada. Drenagem da Solução Cardioplégica Pelo menos um dos cadarços da cava devem ser afrouxados durante a administração da solução de cardioplegia para permitir sua drenagem para o oxigenador. Se ambos os cadarços estão apertados, a cardioplegia pode distender o coração a não ser que seja removida por um aspirador externo através de uma atriotomia direita. Se o átrio direito não for aberto as cavas não necessitam de cadarços. Embolia Gasosa O coração deve estar parado a aorta pinçada antes da abertura do átrio esquerdo para evitar uma possível embolia gasosa. Resultados A comissurotomia mitral aberta pode ser feita com um risco operatório de 1% ou menos. Quase todos os pacientes estarão em classe funcional I ou II pósoperatória por pelo menos 5 anos. A reestenose significativa aumenta em 5 anos, e 50% dos pacientes precisarão reoperar em 8 anos. A cirurgia dura em media de 5 a 10 anos.

4 Valvuloplastia / Anuloplastia O reparo da válvula mitral em pacientes com regurgitação mitral pode ser feito com a mesma mortalidade operatória que a troca valvar e está e associado a menos risco de tromboembolismo, endocardite e hemorragia associada à anticoagulação. O reparo resulta em melhor função ventricular precoce e tardia. Os pacientes com insuficiência mitral devem ser sintomáticos, terem função ventricular em deterioração ou surgimento de arritmias como fibrilação ventricular para justificar indicação ao tratamento cirúrgico. A insuficiência da válvula mitral pode resultar do alongamento ou ruptura das cordoalhas, alteração do folheto, dilatação anular ou qualquer uma dessas combinações. Por esta razão é necessário examinar e analisar cada ângulo da válvula mitral em detalhes. O átrio esquerdo é examinado em busca de uma lesão por jato que justificaria ia um prolapso do folheto contrário. contrá O anel é examinado procurando dilatações ou deformações. Os folhetos são examinados procurando prolapsos ou retrações. 1. Anuloplastia com Anel Protético Proté O uso de um anel semi-rígido semi reduz seletivamente o anel mas mantém um orifício bom e o remodela para ra seu formato elíptico original.o anel de Carpentier tem rigidez seletiva e produz um remodelamento estável. Não ocorre remodelação durante a contração miocárdica. O tamanho do anel é determinado pela medida da área de superfície do folheto anterior, esticando-o esti e medindo com diferentes obturadores. O anel é fixado na posição por pontos em U de poliéster 2-0 em torno e através do anel. Após o anel ser assentados a válvula é testada injetando salina dentro da cavidade ventricular com uma seringa de grosso calibre. ncurtamento Das Cordoalhas Tendíneas Tendí 2. Encurtamento Àss vezes as cordoalhas tornam-se to alongadas e permitem o prolapso dos folhetos no átrio esquerdo durante a sístole ventricular levando a insuficiência mitral. Antes de iniciar o encurtamento das cordoalhas deve ser dimensionado o alongamento tracionando os folhetos para o átrio. Pode ode ser corrigido corrig pela invaginação do alongamento ongamento dentro de um músculo papilar papila previamente seccionado com sutura de poliéster

5 3. Ressecção do Folheto com om Anuloplastia A ressecção quadrangular do segmento prolapsado do folheto seguido pela reaproximação com fios poliéster 5-0 amarrados arrados na superfície ventricular melhora incrivelmente a hemodinâmica de pacientes que anteriormente tinham uma insuficiência mitral importante. Redução do Anel Posterior A ressecção do segmento prolapsado apenas do folheto pode não ser adequada. Poderá também ser necessária a redução do anel posterior com duas ou trás suturas interrompidas Dimensão da Excisão Um excisão muito garnde pode levar a grave insuficiência mitral necessitando de substituição da válvula. Soltura de Pontos Tecido Delgado do Folheto. 4. Troca Valvar Escolha Da Protese A escolha da prótese deve ser feita em conjunto com o paciente discutindo as principais diferenças entre a válvula biológica e a mecânica. A válvula lvula biológica não necessita de anticoagulação pós-operatória porém m tem uma duração menor, principalmente em jovens, necessitando de reoperação. A válvula mecânica nica requer anticoagulação contínua ad eternum mas tem durabilidade maior. O paciente deve ser informado dos riscos da anticoagulação e das reoperações, teratogênese dos anticoagulantes orais, avaliando sempre a sobrevida do paciente e a melhor indicação para cada caso. Técnica Cirúrgica Os folhetos comprometidos são tracionados com um fio de sutura forte ou uma pinça de Allis para visualizar a fixação no anel. Com um bisturi lamina 15 os folhetos mitrais são divididos circunferencialmente a mm do anel. Uma sutura de tração no anel adjacente à comissura posteromedial permite uma melhor exposição e proporciona contra-tração tração para exposição da válvula. tendíneas e as extremidades As cordoalhas tendí fibrosas dos músculos papilares são removidas com tesouras.

6 A remoção da válvula mitral e cordoalhas pode contribuir para a superdistenção do VE e desenvolver um baixo debito pós-operatório imediato. Assim, sempre deve-se tentar deixar o folheto posterior com sua ligação as cordoalhas tendineas e utilizá-lo como material de apoio para ancorar a prótese. Se coexistem fraqueza anular e calcificação, o folheto mitral pode ser o tecido mais seguro para assentar a prótese. Quando a lesão primaria é muito grande a prótese pode ser assentada sem remoção de nenhum segmento da válvula original incorporando os dois folhetos. Excisão Excessiva dos Folhetos: A retirada excessiva dos folhetos pode deixar o anel fraco tornando insegura a substituição da válvula ou mesmo levando a desincerção do AE do VE. Excisão do Músculo Papilar: Apenas as pontas dos músculos papilares devem ser excisados com suas fixações da cordoalha. Calcificação da Válvula Mitral Calcificação do Anel: Na substituição da válvula mitral deve-se escolher a maior prótese possível. Medidores são introduzidos sequencialmente no anel até que se selecione a dimensão correta. O medidor deve ser folgadamente ajustado. Na fixação é comum utilizar pontos simples, pontos em X, pontos envaginantes em U com almofadas de Teflon. Se o anel é forte e bem definido serão adequados pontos simples ou em X de poliéster 2-0. Se o anel é degenerado pontos em U com almofadas dão a segurança necessária. Quando todas as suturas foram passadas através do anel e da orla valvular, a prótese é suavemente abaixada para sua posição e os fios amarrados justos. Locais possíveis de Lesão da Sutura A art. Coronária circunflexa esquerda cursa logo por fora do anel mitral posterior. O seio coronariano também circunda o anel. A art. do nó AV as vezes corre paralelamente ao anel logo acima da comissura posteromedial. Os folhetos aórticos são contínuos como folheto anterior da válvula mitral, podem ser incorporados um ponto. Manuseio do Tecido das Válvulas Os tecidos das válvulas devem ser mantidos úmidos através da irrigação com soro fisiológica. Se não for feito, o calor das lâmpadas que iluminam o campo ressecará e lesará o tecido da válvula. Projeção da Armação Protética Os pés da armação da prótese podem projetar-se livremente na cavidade ventricular esquerda. Tomar cuidado para prevenir que estas pontas entrem em contato com ou incrustem-se na parede do VE causando arritmia intratável e também pode intervir com a função normal da prótese. Obstrução Protética da Via de Saída do Ventrículo Esquerdo A prótese deve ser colocada de tal modo que os pontos de armação nas válvulas biológicas não obstruam o trato de saída ventricular esquerdo. Exclusão da Aurícula Esquerda Pode ser fechada para prevenir estase sanguinea e tromboembolia. Isto é importante quando o paciente apresenta fribrilação atrial. O fechamento é feito amarrando a aurícula por fora ou circundando seu orifício por dentro do átrio com uma sutura em bolsa. As próteses biológicas são válvulas com três folhetos: na válvula Porcina um dos folhetos é maior sendo alinhado com um anel de sutura com o terço correspondente maior. Assim 1/3 do anel de sutura deve ser reservado para o alinhamento com o anel anterior e os 2/3 restantes para o anel posterior. Nesta posição os pés da prótese não obstruirão a via de saída do VE. Quando a substituição valvular foi completada, a atriotomia é fechada por um fio Prolene 4-0 com duas agulhas, iniciando-se em cada extremo. A sutura prossegue em ambas as direções até que se atinja o dreno colocado em VE através da mitral. A linha de sutura é reforçada com a outra perna do fio (Figura). Coloca-se o paciente em posição de Tredenleburg. O retorno venoso é parcialmente obstruído e os pulmões são inflados pelo anestesista. Isto enche completamente o coração deslocando o ar de todas as câmaras. A raiz aórtica é perfurada antes do despinçamento para permitir o escape de todas as bolhas residuais de ar. O coração é desfibrilado se o ritmo espontâneo ainda não voltou. O coração deve estar cheio e o sangue deve estar se ejetando através do local do dreno quando os fios são apertados. Os nós deve ser apertados num poço de sangue para prevenir reentrada de ar no átrio esquerdo.

7 Cirurgia Da Válvula Tricúspide O aparelho da válvula tricúspide é semelhante ao mitral: anel, três folhetos ou cúspides valvares anterior, posterior e septal, cordoalha tendinea, músculos papilares. 2. Troca Da Válvula Estenose Tricúspide Et A área da válvula tricúspide semelhante a mitral está entre 4-6 cm². A válvula será considerada estenótica quando houver restrição à abertura dos folhetos valvares, redução da área valvar tricúspide para < 2,5cm², formando um gradiente de pressão diastólico entre AD e VD. Não há necessidade de graduar a ET pois as manifestações clinicas já começam a surgir com gradiente pequeno de 5mmHg. A etiologia quase sempre é cardiopatia reumática crônica. O aumento da pressão venosa central leva a síndrome da congestão sistêmica; turgência jugular patológica, ascite, hepatomegalia congestiva, anasarca cardiogênica. O exame físico mostra um ruflar diastólico que aumenta de intensidade na inspiração mais audível na borda esternal esquerda baixa. A cirurgia em geral só é indicada em casos graves associado de comprometimento da mitral com indicação cirúrgica. Técnica Cirúrgica Como qualquer procedimento que necessite a exposição do átrio direito a canulação bicaval deve ser feita. A atriotomia longitudinal é feita paralela ao sulco atrioventricular Quase sempre é possível corrigir a válvula tricúspide, por isso sua troca raramente é necessária. Quando a distorção do aparato valvar impede a reconstrução satisfatória é necessário trocar a válvula. A ressecção da válvula inicia-se através da incisão das margens dos folhetos anterior e posterior dividindo seus músculos papilares. De modo preferível todos os folhetos ou o folheto septal são deixados intactos para ancorar a prótese. As próteses mecânicas na posição tricúspide tendem a trombosar alem do formato tubular e triangular do VD se adaptar mal aos dois tipos de prótese mecânica. A valvula biológica é a de escolha nessa posição. Os fios com almofadas de Teflon 3-0 são passados através do anel, a não ser na região do folheto septal. Nesta área, os pontos são passados apenas através do tecido do folheto e sua estrutura de suporte para se evitar a produção de um bloqueio cardíaco. Os fios são passados através do anel de sutura da prótese. A prótese é deslizada para baixo em seu leito e os fios são amarrados e cortados. Deve-se tomar cuidado para não lesar o endocárdio de VD através da pressão da prótese no ventrículo comprimido. A seleção do tamanho da prótese não se baseia só no diâmetro do anel atrioventricular, mas na dimensão da cavidade ventricular. Lesão do Nó atrioventricular Durante a fixação da prótese, os pontos devem ser bem afastados do tecido de condução para prevenir o bloqueio cardíaco. Se ocorrer deve-se colocar um eletrodo epicárdico permanente. 1. Comissurotomia Tricúspide É realizada por um bisturi 11 ao longo das comissuras até 1-2 mm do anel. Devido a natureza tricúspide da válvula a comissurotomia se limita a uma ou duas comissuras para evitar insuficiência. A comissura anterior raramente é incisada pois tem grande propensão de produzir insuficiência.

8 Insuficiência Tricuspide - IT Normalmente é causada por hipertrofia ventricular direita, dilatação do VD e dilatação do anel secundaria a doença mitral e/ou aórtica também pode ter como etiologia a doença reumática ou prolapso da valva tricúspide. A fisiopatologia da doença é a mesma da IM cursando com uma sobrecarga de volume ao AD e VD. Na ausência de hipertensão pulmonar a IT costuma ser bem tolerada. Os sinais e sintomas são típicos da congestão sistêmica aliados ao baixo debito; fadiga, cansaço aos esforços. Sinal de Rivero-Carvalho positivo com sopro holossitolico em foco tricúspide. A IT moderada secundaria a anuloplastia De Vega está indicada. Na IT grave secundaria um Anel de Carpentier pode ser utilizado na plastia tricúspide. 2. Anulopastia de De Vega Uma sutura de prolipropileno 2-0 é passada por um pedaço de Teflon e a linha de sutura é iniciada perto da comissura entre os folhetos anterior e septal. Pedaços do anulo ou próximos a ele são pegos à medida que a linha de sutura progride lateralmente em volta do folheto anterior. Perto da comissura entre os folhetos septal e posterior a sutura é passada por outro pedaço de teflon sendo levada de volta sua origem. Um medidor de válvulas apropriado ao tamanho do paciente é colocado no anel para calibrar. 1. Anuloplastia por Anel de Carpentier Busca-se o remodelamento do anel corrigindo a dilatação e a deformação. A implantação do anel devolve a conformação antiga do anel valvar perdida na remodelação do VD pela sobrecarga de volume e pressão. O uso do anel permite a plicatura do ângulo onde a dilatação é mais proeminente nas comissuras. O anel é flexível com grande abertura ao nível da comissura Antero-septal e do folheto septal, evitando dano ao feixe de His. O tamanho do anel é escolhido pela medida da base do folheto septal ou pelo ajuste do anel ao folheto posterior. Suturas em U são colocadas no anel. O anel é assentado e amarrado. A competência da válvula é verificada injetando solução salina dentro do ventrículo com uma seringa grande.

9 Cirurgia da Válvula Aórtica A válvula aórtica é constituída por um anel fibroso e de três folhetos em aspecto de meia-lua. O anulo valvar, na verdade constitui a origem da raiz aórtica faz parte do esqueleto fibroso cardíaco, situando-se no mesmo plano de anel mitral. Estenose Aórtica A área valvar aórtica normal situa-se entre 2,5-3,5cm². Na EA há restrição a abertura dos folhetos valvares reduzindo sua área valvar normas criando um gradiente de pressão entre VE e Aorta. A gravidade é medida pela Área Valvar Aórtica (AVAo), tendo correspondência com o gradiente médio de pressão VE-Ao na sístole: Leve: AVAo de 1,5cm², gradiente médio < 25mmHg ou velocidade < 3m/s Moderada: AVAo entre 1-1,5cm², gradiente médio de 25 a 40 mmhg ou velocidade de 3-4 m/s Grave: AVAo < 1cm², gradiente médio >40mmHg ou velocidade > 4m/s A fisiopatologia da EA é crônica e insidiosa. Os mecanismos de compensação utilizados pelo coração para evitar um aumento absurdo da pós-carga e uma redução abrupta do debito cardíaco permitem que o paciente estabilize de certa forma nos primeiros anos de doença. A hipertrofia ventricular concêntrica permite que o miocárdio aumente sua contratilidade melhorando o inotropismo mantendo o debito sistólico e ao modificar a geometria do ventriculo evita um aumento da pós-carga diminuindo a relação E= P x R/h ( E = estresse de parede; R= raio da cavidade; h = espessura de parede) Após anos de sobrecarga pressórica crônica, o miocárdio inicia um processo de degeneração, apoptose e fibrose interticial que diminui a reserva coronariana pela compressão da microvasculatura do coração. Apartir de um certo momento da doença, existe uma transição insidiosa da fese compensada e assintomática para a descompensada quando podem ocorrer isquemia miocárdica, debito cardíaco fixo e insuficiência cardíaca congestiva. As principais etiologias da EA valvar são a valva bicúspide congênita, degeneração calcificada, cardiopatia reumática crônica (Figuras). A valva bicúspide congênita é a causa mais comum em crianças, adolescentes e adultos abaixo dos 65 anos. A degenerativa calcifica é a causa mais comum em idosos sendo a hipercolesterolemia e o diabetes mellitus fatores de risco para EA. A tríade clássica de sintomas da EA constitui-se em angina, sincope e dispnéia. A angina está presente em 35% dos casos com EA moderada a grave, sendo causada pela isquemia miocárdica e desencadeada pelo esforço físico. A sincope está relacionada a síndrome do debito fixo que ocasiona baixa perfusão cerebral durante esforço físico. A dispnéia marca o aparecimento da ICC. Ocorre pela congestão pulmonar exacerbada pelo exercício. Ao exame físico podemos observar o pulso parvus ( amplitude fraca) e tardus ( ascenção lenta e sustentada ). A ausculta normalmente tem B4 e o sopro é caracteristicamente mesossistólico e o foco de maior intensidade é o aórtico irradiando para carótidas, fúrcula esternal e foco mitral.

10 1. Valvotomia Indicações Lactentes com ICC com gradiente >50mmHg com debito cardíaco normal ou área valvar < 0,5 cm²/m². Crianças com EA crítica com gradiente >50mmHg com debito cardíaco normal ou área valvar < 0,5 cm²/m². Técnica Cirúrgica Uma aortotomia transversa é feita e a válvula é exposta com afastadores de folhetos. Segurando os folhetos com a pinça, as comissuras bem desenvolvidas são seccionadas até o anulo. A profundidade da sustentação e o grau de desenvolvimento da cúspide coronariana direita são avaliados. 2. Troca Valvar Indicação de Troca Valvar pelas Diretrizes Acc/Aha 2006 Sintomáticos com EA grave EA grave submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica EA grave com cirurgia da aorta ou outras válvulas EA grave e FE < 50% Insuficiência Aórtica - IA Definida como regurgitação de sangue para o ventrículo esquerdo durante a diástole ventricular, devido a uma incompetência do mecanismo de fechamento valvar aórtico é classificada de acordo com a gravidade que é medida pela chamada Fração Regurgitante (FR) o percentual do debito sistólico total que reflui para o ventrículo esquerdo. IA mínima: FR< 20% IA leve: FR= 20-40% IA moderada: FR= 40-60% IA grave: FR>60% Fisiopatologia Ocorre sobrecarga crônica de volume no ventriculo esquerdo que alem do sangue que vem do átrio recebe um volume extra que reflui pela válvula incompetente. Três mecanismos compensatórios, a redução da complacência ventricular esquerda, o aumento da pré-carga e a hipertrofia de VE excêntrica permitem que pacientes com IA grave vivam anos e anos sem sintomas ou disfunção ventricular esquerda. Em resposta a sobrecarga volumétrica a parede do ventrículo esquerdo dilata sem elevar a pressão de enchimento. Um maior volume de enchimento leva a um maior debito sistólico para compensar o volume regurgitante. O aumento do diâmetro cavitário é acompanhado pelo aumento da espessura da parede ventricular. A fase descompensada é marcada pro sintomas de ICC e isquemia miocárdica. Os sintomas acontecem principalmente no esforço físico levando a congestão pulmonar com dispnéia e ortopnéia. Síndrome de Baixo Débito também é comum. A IA crônica pode ser causada por doenças que lesam diretamente a valva aórtica ou que provoquem dilatação da raiz da aorta ascendente (AA). Chamamos de ectasia da aorta uma dilatação entre 2,5-3,5cm e de aneurisma uma dilatação >3,5cm de diâmetro. As próteses podem ser biológicas ou mecânicas. As bioproteses são a escolha para pacientes com idade > 65 anos. Em mulheres em idade fértil não existe indicação absoluta. A prótese biológica provavelmente necessitara de retroca precoce enquanto que a anticoagulação necessária com a prótese mecânica é potencialmente teratogênica.

11 Aterosclerose da AA, necrose cística da media e arterites de médio e grandes artérias são as principais causas que acometem a raiz da aorta ascendente. Cardiopatia reumática crônica, endocardite infecciosa, degeneração mixomatosa e espondilite anquilosante são as principais causas que acometem a valva aórtica. IA aguda pode ser causada por endocardite infecciosa, dissecção aórtica, trauma cardíaco e outras inúmeras causas. Os sintomas geralmente aparecem quando ocorre disfunção ventricular importante decorrente do baixo debito cardíaco efetivo ( fadiga, tonturas) e da congestão pulmonar (dispnéia progressiva aos esforços, ortopneia). O paciente pode se queixar de desconforto ao sentir os batimentos cardíacos ou de palpitações muito fortes mais a noite angina noturna bradicardiadependente. O exame físico é rico: PA divergente, pulso em martelo d agua, B2 hipofonetica ou ausente, B3 presente, ictus de VE globoso hiperdinâmico desviado para esquerda e inferiormente. O sopro da IA é protodiastólico e aspirativo ou holodiastolico com a duração do sopro proporcional a gravidade da IA. Na IA por acometimento valvar o foco de maior intensidade é o foco aórtico acessório. Na IA por dilatação da aorta ascendente o sopro é mais audível no foco aórtico. da origem da artéria coronária direita. Quando a aorta ascendente for pinçada, a parede aórtica é incisada. Pequenos afastadores são introduzidos na luz da aorta e as paredes aórticas são afastadas para cada lado. Com uma tesoura as cúspides da válvula são excisadas deixando um margem de 1-2 mm. Os segmentos calcificados do anel são esmagados com pinças hipofisarias e os fragmentos de cálcio são excisados. Indicação Cirúrgica Na IA aguda todos os pacientes deve ser submetidos a cirurgia. Já em IA crônica: Indicação Classe I ACC/AHA 2006 Sintomáticos com IA severa, independente da fração de ejeção; Assintomáticos com IA severa e FE 50%. Pacientes que serão submetidos a outro procedimento cirúrgico cardíaco. Técnica Cirúrgica A aorta é pinçada e a dose ideal da solução cardioplegica sanguinea é administrada na raiz aórtica no local da aortotomia futura para efetuar a parada diastólica do coração. Uma vez incisada a aorta e exposta a válvula, as futuras cardioplegias são individualmente administradas sob visão direta através de uma cânula especial no óstio coronariano direito e esquerdo. Competência da válvula aórtica A administração satisfatória da solução cardioplégica na raiz da aorta só pode ser realizada se a válvula aórtica é competente. Uma incisão transversal baixa é, talvez a mais comumente usada. Suturas finas de Prolene são inseridas na adventícia da parede aórtica em cada lado da linha de incisão proposta, a qual deve ser de mm acima Limites da excisão Excisão da válvula muito próxima do anel pode levar a disrupção do anel e deixar pouco tecido para suportar as suturas. Deslocamento das partículas de cálcio Deve-se tomar cuidados para não permitir que partículas de cálcio caiam na cavidade do ventrículo esquerdo uma vez que elas podem levar a embolia sistêmica. Um tampão pode ser colocado no ventrículo esquerdo após excisão da válvula antes de tentar retirar o cálcio do anel. Oclusão do Óstio coronário Para prevenir a embolia coronariana durante a remoção de cálcio, o óstio coronariano pode ser temporariamente obstruído com uma mecha de algodão, uma cânula de infusão, ou a ponta do aspirador. Desinserção do Folheto Mitral Anterior O folheto mitral aórtico pode se destacar de seu anel durante excisão dos folhetos da válvula aórtica. É provável que o folheto mitral aórtico se desinsira com a remoção da cúspide não coronariana. Isto leva a um defeito na raiz aórtica.

12 - Determinação da dimensão da prótese aórtica São inseridos três pontos simples, um em cada comissura. Medidores de diferentes dimensões são introduzidos no anel, iniciando com o menor deles. Devese tomar cuidado com a escolha da prótese: uma adaptação frouxa indica que o paciente não recebeu a maior prótese possível e apresentara gradiente paravalvar; um ajuste apertado irá interferir com o assentamento satisfatório da prótese. A prótese é suturada na posição através de pontos interrompidos.realiza-se uma pegada profunda do anel. As extremidades da sutura são mantidas esticadas. Quando todos os fios foram passados, eles são passados através do anel de sutura da prótese de modo ordenado. Segurança dos pontos Os pontos devem ser individualmente testados para assegurar que eles incluem uma pega adequada e segura do anel. Pontos com almofada de teflon Quando o anel está calcificado ou muito friável para suportar os pontos com segurança, os fios de sutura com almofadas de teflon (Ethibond 2-0) são mais seguros. E tecnicamente mais fácil inserir as suturas de forma invertida, com as almofadas repousando sobre o anel da aorta. Bloqueio Cardíaco Os pontos profundamente colocados na vizinhança dos anéis não coronariano e coronariano direito podem lesar os tecidos de condução e dar origem a varias formas de bloqueio cardíaco. Lesão de Coronária Esquerda Pontos profundos colocados na vizinhança do anel da coronária esquerda podem perfurar o tronco da artéria coronária esquerda. Ressecamento da Prótese Tissular A prótese deve ser mantida úmida através de lavagem intermitente com o soro fisiológico. - Assentamento da Prótese Quando todos os fios de suturas foram cuidadosamente colocados no anel de sutura, a prótese é gentilmente abaixada e delicadamente adaptada ao anel. A direção dos nós de sutura deve ser aempre paralela a direção do anel de sutura. Qualquer desvio deste principio pode traumatizar o tecido do folheto ou a prótese valvular através de contato com o material de sutura ou as pontas dos dedos do cirurgião. Pontas Longas Dos Fios De Sutura Os fios após amarrados devem ser cortados curtos em direção a periferia. Uma ponta longa irá roçar o tecido do folheto levando a irritação crônica, lesão e perfuração do tecido. Funcionamento Não Obstruído Da Prótese Antes da sutura da aortotomia é necessário que o fechamento, abertura normal e não obstruídas da prótese sejam visualmente verificados. - Fechamento da Aortotomia O fechamento da aortotomia é geralmente realizado com os fios Prolene 4-0 em sutura continua, iniciando-se em cada extremidade da incisão. Os fios então são amarrados. Sangramento Das Extremidades Da Aortotomia O sangramento da aortotomia pode ser prevenido através da sutura iniciando-se antes do ângulo da aortotomia para depois prosseguir adiante ao longo da incisão. Embolia Gasosa A embolia gasosa nas artérias coronarianas pode ser previnida por alguns mecanismos: o fluxo da bomba inicialmente é reduzido e ambas as artérias coronarianas são digitalmente ocluídas pelo assistente; a aorta é parcialmente desclampeada permitindo que o sangue misturado com o ar aprisionado na raiz aórtica flua pela abertura da aortotomia. Somente quando o ar for evacuado a sutura pode ser amarrada e a pinça removida. Parede Aórtica Friável Uma parede aórtica friável pode necessitar de reforço nas suturas com almofadas de teflon.

13

Histórico Diagnóstico Indicações Tratamento cirúrgico Resultados e Complicações

Histórico Diagnóstico Indicações Tratamento cirúrgico Resultados e Complicações Valvulopatias Cardíacas II - Visão Cirúrgica Insuficiência Mitral Histórico Diagnóstico Indicações Tratamento cirúrgico Resultados e Complicações Prof. Dr. Jehorvan L. Carvalho História Existem relatos

Leia mais

Semiologia Cardiovascular. B3, B4, Cliques, Estalidos e Atrito Pericárdico. Por Gustavo Amarante

Semiologia Cardiovascular. B3, B4, Cliques, Estalidos e Atrito Pericárdico. Por Gustavo Amarante Semiologia Cardiovascular B3, B4, Cliques, Estalidos e Atrito Pericárdico Por Gustavo Amarante 1 Bulhas Acessórias (B3 e B4) A) Revisão do Ciclo Cardíaco e Posição das Bulhas Para entender as bulhas acessórias,

Leia mais

Semiologia Cardiovascular. Insuficiência Mitral. Por Matheus Vieira Gonçalves

Semiologia Cardiovascular. Insuficiência Mitral. Por Matheus Vieira Gonçalves Semiologia Cardiovascular Insuficiência Mitral Por Matheus Vieira Gonçalves 1- Etiologia O aparelho da valva mitral consiste dos folhetos valvares, da cordoalha tendínea, dos músculos papilares e do anel

Leia mais

Semiologia Cardiovascular. Estenose Aórtica. Por Gustavo Amarante

Semiologia Cardiovascular. Estenose Aórtica. Por Gustavo Amarante Semiologia Cardiovascular Estenose Aórtica Por Gustavo Amarante 1- Etiologia A obstrução da via de saída do ventrículo esquerdo na maioria das vezes localizase na valva aórtica. Mas pode haver obstrução

Leia mais

Estenose Mitral. Definição e Etiologia

Estenose Mitral. Definição e Etiologia Estenose Mitral Definição e Etiologia A estenose da válvula mitral é um estreitamento da abertura da válvula mitral que aumenta a resistência ao fluxo da corrente sanguínea do átrio esquerdo para o ventrículo

Leia mais

Distúrbios do Coração e dos Vasos Sangüíneos Capítulo14 - Biologia do Coração e dos Vasos Sangüíneos (Manual Merck)

Distúrbios do Coração e dos Vasos Sangüíneos Capítulo14 - Biologia do Coração e dos Vasos Sangüíneos (Manual Merck) Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Distúrbios do Coração e dos Vasos Sangüíneos Capítulo14 - Biologia do Coração e dos Vasos Sangüíneos

Leia mais

Coração. O Exame Físico do Coração. Dr. Carlos Caron e Dr. Ivan Paredes CONSIDERAÇÕES GERAIS

Coração. O Exame Físico do Coração. Dr. Carlos Caron e Dr. Ivan Paredes CONSIDERAÇÕES GERAIS CARDIOVASCULAR Coração Dr. Carlos Caron e Dr. Ivan Paredes O Exame Físico do Coração Neste módulo estudaremos o exame físico do sistema cardiovascular, estabelecendo relações com a fisiologia, anatomia

Leia mais

SEMIOLOGIA CARDIOVASCULAR

SEMIOLOGIA CARDIOVASCULAR SEMIOLOGIA CARDIOVASCULAR Yáskara Benevides Guenka Acadêmica do 4º ano de Medicina UFMS Liga de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Campo Grande MS 27/06/2012 SEMIOLOGIA CARDIOVASCULAR ALTERAÇÕES DAS

Leia mais

Fisiologia Geral. Biofísica da Circulação: artérias

Fisiologia Geral. Biofísica da Circulação: artérias Fisiologia Geral Biofísica da Circulação: O ciclo cardíaco; Interconversão de energias nas artérias SISTEMA CARDIOVASCULAR Sistema de ductos fechados com uma bomba hidráulica: O coração. Artérias: vasos

Leia mais

Visão Cirúrgica. Insuficiência aórtica Estenose aórtica VALVULOPATIAS AÓRTICAS. Jehorvan L. Carvalho

Visão Cirúrgica. Insuficiência aórtica Estenose aórtica VALVULOPATIAS AÓRTICAS. Jehorvan L. Carvalho Visão Cirúrgica VALVULOPATIAS AÓRTICAS Insuficiência aórtica Estenose aórtica Jehorvan L. Carvalho Insuficiência Aórtica Insuficiência aórtica - Etiologia Doença Primária da Válvula 1. Febre Reumática

Leia mais

Rascunhos de Um Acadêmico de Medicina Rafael Lessa

Rascunhos de Um Acadêmico de Medicina Rafael Lessa DOENÇA VALVAR CARDÍACA A maioria das doenças cardíacas valvares causa estenose valvar com obstrução do fluxo anterógrado ou insuficiência valvar com fluxo retrógrado. A estenose valvar impõe uma sobrecarga

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Sistema circulatório O que é: também conhecido como sistema cardiovascular é formado pelo coração e vasos sanguíneos. Tal sistema é responsável pelo transporte de nutrientes, gases, hormônios, excreções

Leia mais

Eventos mecânicos do ciclo cardíaco

Eventos mecânicos do ciclo cardíaco O músculo cardíaco Introdução As variedades de músculos cardíacos O músculo cardíaco como um sincício O longo potencial de ação e o seu platô no músculo cardíaco Introdução O coração pode ser considerado

Leia mais

CARDIOLOGIA ORIENTAÇÃO P/ ENCAMINHAMENTO À ESPECIALIDADE

CARDIOLOGIA ORIENTAÇÃO P/ ENCAMINHAMENTO À ESPECIALIDADE CARDIOLOGIA ORIENTAÇÃO P/ ENCAMINHAMENTO À ESPECIALIDADE DOR TORÁCICA CARDÍACA LOCAL: Precordio c/ ou s/ irradiação Pescoço (face anterior) MSE (interno) FORMA: Opressão Queimação Mal Estar FATORES DESENCADEANTES:

Leia mais

Indicações e Resultados do Tratamento Percutâneo de Obstruções à Via de Saída do VD

Indicações e Resultados do Tratamento Percutâneo de Obstruções à Via de Saída do VD Indicações e Resultados do Tratamento Percutâneo de Obstruções à Via de Saída do VD Carlo B Pilla e Cardiologia Intervencionista SBHCI 2012 Obstruções à VSVD Estenose subvalvar pulmonar* Estenose valvar

Leia mais

Sistema Circulatório. Prof. Dr.Thiago Cabral

Sistema Circulatório. Prof. Dr.Thiago Cabral Funções: Transportar Nutrientes e oxigênio as células; Retirar resíduos do metabolismo; Defender o organismo contra substâncias estranhas e microorganismos. Características Sistema fechado; Constituído

Leia mais

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA. Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA. Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc Insuficiência Cardíaca Conceito É a incapacidade do coração em adequar sua ejeção às necessidades metabólicas do organismo, ou fazê-la

Leia mais

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório Sistema Circulatório O coração Localização: O coração está situado na cavidade torácica, entre a 2ª e 5ª costelas, entre os pulmões, com 2/3 para a esquerda, ápice para baixo e para esquerda e base para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONCURSO PÚBLICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONCURSO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONCURSO PÚBLICO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO DIA - 20/12/2009 CARGO: CIRURGIÃO CARDÍACO C O N C U R S O P Ú B L I C O - H U A C / 2 0 0 9 Comissão de

Leia mais

TES TE T S E ER GOMÉTRIC GOMÉTRIC (Te ( ste de esforço ç )

TES TE T S E ER GOMÉTRIC GOMÉTRIC (Te ( ste de esforço ç ) TESTE ERGOMÉTRICO (Teste de esforço) Definição - um dos exames mais importantes de diagnóstico, avaliação clínica e prognóstico dos pacientes com doença arterial coronariana (DAC). - método rápido, barato,

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Texto de apoio ao professor T3 Nesta aula irá estudar-de o ciclo cardíaco (diástole, sístole, pressão sanguínea e arterial) e os meios utilizados para o diagnóstico e prevenção de anomalias que possam

Leia mais

Hemodinâmica. Cardiovascular. Fisiologia. Fonte: http://images.sciencedaily.com/2008/02/080226104403-large.jpg

Hemodinâmica. Cardiovascular. Fisiologia. Fonte: http://images.sciencedaily.com/2008/02/080226104403-large.jpg Fonte: http://images.sciencedaily.com/2008/02/080226104403-large.jpg Fisiologia Cardiovascular Hemodinâmica Introdução O sistema circulatório apresenta várias funções integrativas e de coordenação: Função

Leia mais

Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo

Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo INTRODUÇÃO Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo Bursite do olécrano é a inflamação de uma pequena bolsa com líquido na ponta do cotovelo. Essa inflamação pode causar muitos problemas no cotovelo.

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia de tórax

Imagem da Semana: Radiografia de tórax Imagem da Semana: Radiografia de tórax Figura: Radiografia de tórax em PA. Enunciado Paciente masculino, 30 anos, natural e procedente de Belo Horizonte, foi internado no Pronto Atendimento do HC-UFMG

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA CARDIOVASCULAR SISTEMA CARDIOVASCULAR Professora: Edilene biologolena@yahoo.com.br Sistema Cardiovascular Sistema Cardiovascular Composto pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue; Tem por função fazer o sangue

Leia mais

Propedêutica Cardiovascular. Marcio Gianotto

Propedêutica Cardiovascular. Marcio Gianotto Propedêutica Cardiovascular Marcio Gianotto Diagnóstico??? Anamnese Exames Complementares Diagnóstico??? Exame Físico Hipóteses Dx Principais sintomas associados a doenças cardiovasculares Dor torácica

Leia mais

Abordagem da reestenosee. Renato Sanchez Antonio

Abordagem da reestenosee. Renato Sanchez Antonio Abordagem da reestenosee oclusões crônicas coronárias Renato Sanchez Antonio Estudos iniciais de seguimento clínico de pacientes com angina estável demonstraram que o percentual de mortalidade aumentou

Leia mais

Prof. Me. Leandro Parussolo

Prof. Me. Leandro Parussolo HISTOFISIOLOGIA ANIMAL AULA - SISTEMA CARDIOVASCULAR Prof. Me. Leandro Parussolo SISTEMA CARDIOVASCULAR INTRODUÇÃO A função da circulação é realizada pelo sistema cardiovascular sistema vascular sanguíneo

Leia mais

CARDIOPATIAS CONGÉNITAS CIA

CARDIOPATIAS CONGÉNITAS CIA CARDIOPATIAS CONGÉNITAS CIA A CIA consiste num tipo de cardiopatia congénita do tipo não cianótica, em que há um defeito do septo inter-auricular originando uma comunicação anómala que proporciona a passagem

Leia mais

Biologia. Sistema circulatório

Biologia. Sistema circulatório Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 10R Ensino Médio Equipe de Biologia Data: Biologia Sistema circulatório O coração e os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório.

Leia mais

DICIONÁRIO DE TERMOS DA HEMODINÂMICA

DICIONÁRIO DE TERMOS DA HEMODINÂMICA DICIONÁRIO DE TERMOS DA HEMODINÂMICA Aneurisma: dilatação e protusão localizada da parede de um vaso (principalmente artéria) ou do coração, decorrente de uma fragilidade estrutural local. Angina: também

Leia mais

Bulhas e Sopros Cardíacos

Bulhas e Sopros Cardíacos O conceito de pressão máxima e pressão mínima Quando se registra uma pressão de 120 mmhg por 80 mmhg, indica-se que a pressão sistólica é de 120 mmhg e a pressão diastólica é de 80 mmhg, ou seja, que estas

Leia mais

DOENÇAS INFECCIOSAS DO CORAÇÃO

DOENÇAS INFECCIOSAS DO CORAÇÃO UNESC ENFERMAGEM SAÚDE DO ADULTO PROFª: : FLÁVIA NUNES DOENÇAS INFECCIOSAS DO CORAÇÃO ENDOCARDITE REUMÁTICA O desenvolvimento da endocardite reumática é atribuído diretamente à febre reumática, uma doença

Leia mais

Sistema cardiovascular

Sistema cardiovascular Roteiro: Sistema cardiovascular Organizacao do sistema circulatorio coracao, arterias, veias fluxo sanguineo: coracao, tecidos, pulmao, coracao Bomba cardiaca musculo cardiaco e contracao funcionamento

Leia mais

FISIOLOGIA DO SANGUE HEMATÓCRITO 08/10/2008 ERITRÓCITOS OU HEMÁCIAS HEMATÓCRITO PLASMA: CELULAR:

FISIOLOGIA DO SANGUE HEMATÓCRITO 08/10/2008 ERITRÓCITOS OU HEMÁCIAS HEMATÓCRITO PLASMA: CELULAR: FISIOLOGIA DO SANGUE Sistema Circulatório PLASMA: semelhante ao líquido intersticial PROTEÍNAS PLASMÁTICAS Albumina pressão coloidosmótica Globulinas transporte e substrato imunidade, anticorpos Fibrinogênio

Leia mais

cateter de Swan-Ganz

cateter de Swan-Ganz cateter de Swan-Ganz Dr. William Ganz Dr. Jeremy Swan A introdução, por Swan e Ganz, de um cateter que permitia o registro de parâmetros hemodinâmicos na artéria pulmonar a partir de 1970 revolucionou

Leia mais

Sistema circulatório. Componentes: - Vasos sanguíneos. - Sangue (elementos figurados e plasma) - Coração

Sistema circulatório. Componentes: - Vasos sanguíneos. - Sangue (elementos figurados e plasma) - Coração Fisiologia Humana Sistema circulatório Componentes: - Sangue (elementos figurados e plasma) - Vasos sanguíneos - Coração Vasos sanguíneos Artérias Vasos com paredes espessas e elásticas por onde circula

Leia mais

2. HIPERTENSÃO ARTERIAL

2. HIPERTENSÃO ARTERIAL TESTE ERGOMETRICO O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas,

Leia mais

Transporte nos animais

Transporte nos animais Transporte nos animais Tal como nas plantas, nem todos os animais possuem sistema de transporte, apesar de todos necessitarem de estabelecer trocas com o meio externo. As hidras têm somente duas camadas

Leia mais

Nefrolitotripsia Percutânea

Nefrolitotripsia Percutânea Nefrolitotripsia Percutânea A cirurgia renal percutânea é a forma menos agressiva de tratamento para cálculos renais grandes e que não podem ser tratados adequadamente pela fragmentação com os aparelhos

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO

SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO FUNÇÕES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO: Transporte de substâncias : * Nutrientes para as células. * Resíduos vindos das células. *Gases respiratórios. * Hormônios. OBS: O sangue também pode

Leia mais

Cardiopatia Congênita Acianótica. com Hiperfluxo Pulmonar. Marco Antônio Bramorski. Florianópolis

Cardiopatia Congênita Acianótica. com Hiperfluxo Pulmonar. Marco Antônio Bramorski. Florianópolis Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia Região Sul Cardiopatia Congênita Acianótica com Hiperfluxo Pulmonar Marco Antônio Bramorski Florianópolis - 2006 Circulação Pulmonar Normal O2 x ad ae AAP VVP

Leia mais

Pós Operatório. Cirurgias Torácicas

Pós Operatório. Cirurgias Torácicas Pós Operatório Cirurgias Torácicas Tipos de Lesão Lesões Diretas fratura de costelas, coluna vertebral ou da cintura escapular, hérnia diafragmática, ruptura do esôfago, contusão ou laceração pulmonar.

Leia mais

Sistema circulatório. Coração e generalidades

Sistema circulatório. Coração e generalidades Sistema circulatório Coração e generalidades Sistema Circulatório Coração propulsão do sangue Vasos centrípetos veias e linfáticos: condução Vasos centífugos artérias: condução Capilares: trocas Função:

Leia mais

Figura 1 Principais áreas de atuação

Figura 1 Principais áreas de atuação AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA GREVE DA ANVISA NO SETOR DE SAÚDE A Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares realizou junto as suas empresas

Leia mais

AVALIAÇÃ ÇÃO ECOCARDIOGRAFICA DA FUNÇÃ. José Flávio Sette de Souza jflavioss@uol.com.br

AVALIAÇÃ ÇÃO ECOCARDIOGRAFICA DA FUNÇÃ. José Flávio Sette de Souza jflavioss@uol.com.br AVALIAÇÃ ÇÃO ECOCARDIOGRAFICA DA FUNÇÃ ÇÃO O DIASTÓLICA DO VE José Flávio Sette de Souza jflavioss@uol.com.br Funçã ção o Diastólica Normal... A capacidade de enchimento ventricular esquerdo o suficiente

Leia mais

Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia da Região Sul. Cardiomiopatia Hipertrófica e Restritiva. Dr. Jamil Mattar Valente

Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia da Região Sul. Cardiomiopatia Hipertrófica e Restritiva. Dr. Jamil Mattar Valente 2006 Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia da Região Sul Cardiomiopatia Hipertrófica e Restritiva Dr. Jamil Mattar Valente 1 Cardiomiopatia Hipertrófica Primária Secundária 2 Introdução Doença hereditária

Leia mais

Ivan da Costa Barros Pedro Gemal

Ivan da Costa Barros Pedro Gemal Semiologia Abordagem ao paciente cardiopata Ivan da Costa Barros Pedro Gemal DESAFIO!! 2011 Universidade Federal Fluminense 1. Paciente idoso procura PS à noite queixando- se de falta de ar, taquicárdico

Leia mais

PÔSTERES DIA 13/11/2015-08:00 ÀS 12:00 TÍTULO

PÔSTERES DIA 13/11/2015-08:00 ÀS 12:00 TÍTULO 1 PÔSTERES DIA 13/11/2015-08:00 ÀS 12:00 A CIRCULAÇÃO EXTRACORPOREA NA CIRURGIA CARDÍACA BRASILEIRA: HISTÓRICO, AVANÇOS E DESAFIOS. 2 A DISSECÇÃO AÓRTICA E O TRATAMENTO ENDOVASCULAR 3 A IMPORTÂNCIA DA

Leia mais

- CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CARDIOVASCULAR. 3) ANATOMIA DO CORAÇÃO HUMANO - O coração é um órgão oco localizado no meio do peito, na cavidade torácica;

- CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CARDIOVASCULAR. 3) ANATOMIA DO CORAÇÃO HUMANO - O coração é um órgão oco localizado no meio do peito, na cavidade torácica; - CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CARDIOVASCULAR 1) FUNÇÕES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR - Propulsão do sangue por todo o organismo; - Transporte de substâncias como o oxigênio (O 2 ), dióxido de carbono ou gás carbônico

Leia mais

Universidade Federal do Acre Curso de Medicina Veterinária

Universidade Federal do Acre Curso de Medicina Veterinária Universidade Federal do Acre Curso de Medicina Veterinária Sistema Circulatório I Coração e Circulação Prof. Adj. Dr. Yuri Karaccas de Carvalho Anatomia Descritiva Animal I Objetivos da Aula Definição

Leia mais

Conheça alguns termos comumente utilizados na Hemodinâmica

Conheça alguns termos comumente utilizados na Hemodinâmica Conheça alguns termos comumente utilizados na Hemodinâmica O QUE É CATETERISMO CARDÍACO? O Cateterismo Cardíaco é um procedimento realizado com o objetivo de diagnosticar e/ou tratar inúmeras patologias

Leia mais

A Estética da Mama CLÍNICA FERNANDO BASTO

A Estética da Mama CLÍNICA FERNANDO BASTO A Estética da Mama A estética da mama responde a costumes étnicos, sociais e culturais. Há não muitos anos, no Brasil as mulheres solicitavam a diminuição do volume do seio, quando a aspiração do inconsciente

Leia mais

Unidade 1 Adaptação e Lesão Celular

Unidade 1 Adaptação e Lesão Celular DISCIPLINA DE PATOLOGIA Prof. Renato Rossi Jr Unidade 1 Adaptação e Lesão Celular Objetivo da Unidade: Identificar e compreender os mecanismos envolvidos nas lesões celulares reversíveis e irreversíveis.

Leia mais

As Complicações das Varizes

As Complicações das Varizes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira As Complicações das Varizes Chamamos de Tipo 4 ou IVFS - Insuficiência Venosa Funcional Sintomática,

Leia mais

Curso de Revisão para Enfermagem em Intervenção Cardiovascular 2012

Curso de Revisão para Enfermagem em Intervenção Cardiovascular 2012 Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista Hospital São Paulo Hospital do Rim e Hipertensão UNIFESP - EPM Curso de Revisão para Enfermagem em Intervenção Cardiovascular 2012 Eduardo Rodrigues

Leia mais

Sistema Circulatório. Sistema Circulatório. Ciências Naturais 9º ano

Sistema Circulatório. Sistema Circulatório. Ciências Naturais 9º ano Sistema Circulatório Índice Sangue Coração Ciclo cardíaco Vasos sanguíneos Pequena e grande circulação Sistema linfático Sangue Promove a reparação de tecidos lesionados. Colabora na resposta imunológica

Leia mais

Punção Venosa Periférica CONCEITO

Punção Venosa Periférica CONCEITO Punção Venosa Periférica CONCEITO É a criação de um acesso venoso periférico a fim de administrar soluções ou drogas diretamente na corrente sanguínea, para se obter uma ação imediata do medicamento. Preparar

Leia mais

CONCEITO. É definido como um material colocado no interior de uma ferida ou cavidade, visando permitir a saída de fluídos ou ar que estão

CONCEITO. É definido como um material colocado no interior de uma ferida ou cavidade, visando permitir a saída de fluídos ou ar que estão DRENOS CONCEITO É definido como um material colocado no interior de uma ferida ou cavidade, visando permitir a saída de fluídos ou ar que estão ou podem estar ali presentes. OBJETIVOS DOS DRENOS Permitem

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Dr. José Gomes Pereira

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Dr. José Gomes Pereira SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Dr. José Gomes Pereira SISTEMA CIRCULATÓRIO 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS Sistema cardiovascular transporte sangue - Circuitos pulmonar pulmões sistêmico tecidos do corpo constituídos

Leia mais

Resumo da Tese CARACTERIZAÇÃO DOS COMPARTIMENTOS DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS, MESENQUIMAIS E ENDOTELIAIS EM PACIENTES

Resumo da Tese CARACTERIZAÇÃO DOS COMPARTIMENTOS DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS, MESENQUIMAIS E ENDOTELIAIS EM PACIENTES Resumo da Tese CARACTERIZAÇÃO DOS COMPARTIMENTOS DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS, MESENQUIMAIS E ENDOTELIAIS EM PACIENTES COM CARDIOPATIA ISQUÊMICA OU VALVULAR. Autora: Carine Ghem Orientadora: Dra. Melissa

Leia mais

A. Cardiopatia Isquêmica B. Cardiopatia Hipertensiva C. Cardiopatia Valvular. 2 Letícia C. L. Moura

A. Cardiopatia Isquêmica B. Cardiopatia Hipertensiva C. Cardiopatia Valvular. 2 Letícia C. L. Moura Cardiopatias Profa. Letícia Coutinho Lopes Moura Tópicos da aula A. Cardiopatia Isquêmica B. Cardiopatia Hipertensiva C. Cardiopatia Valvular 2 A. Cardiopatia Isquêmica Manifestações Clínicas Patogenia

Leia mais

TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA CARDIOVASCULAR. Renato Sanchez Antonio Santa Casa RP

TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA CARDIOVASCULAR. Renato Sanchez Antonio Santa Casa RP TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA CARDIOVASCULAR Renato Sanchez Antonio Santa Casa RP Tomografia Técnica baseada em radiografia com uso colimadores para restringir feixes Realizada na mesma fase do ciclo cardíaco

Leia mais

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício Desde as décadas de 60 e 70 o exercício promove Aumento do volume sanguíneo Aumento do volume cardíaco e suas câmaras Aumento do volume sistólico Aumento do débito cardíaco que pode ser alcançado Aumento

Leia mais

Biologia. Sistema circulatório

Biologia. Sistema circulatório Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 10B Ensino Médio Equipe de Biologia Data: Biologia Sistema circulatório O coração e os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório.

Leia mais

Cardiologia - Global Consolidado 1 / 9

Cardiologia - Global Consolidado 1 / 9 Cardiologia - Global Consolidado 1 / 9 Tabela 01 - Principais Antecedentes e Fatores de Risco para Doença Cardiovascular à Internação na Unidade Todos os Pacientes Egressos da Unidade Hipertensão Arterial

Leia mais

Cardiologia - Global Consolidado 1 / 9

Cardiologia - Global Consolidado 1 / 9 Cardiologia - Global Consolidado 1 / 9 Tabela 01 - Principais Antecedentes e Fatores de Risco para Doença Cardiovascular à Internação na Unidade Todos os Pacientes Egressos da Unidade Hipertensão Arterial

Leia mais

Índice Remissivo do Volume 89-2007

Índice Remissivo do Volume 89-2007 Por Assunto A Ablação por cateter Ácidos pteroilpoliglutâmicos Adiposidade - Associação entre Perfil lipídico e Adjuvantes imunológicos Adolescente Escolares...73 Teste Ergométrico em Crianças e Adulto

Leia mais

PROGRAMA TEÓRICO E PRÁTICO PARA ESTÁGIO EM CARDIOLOGIA 2014 Credenciado e reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia

PROGRAMA TEÓRICO E PRÁTICO PARA ESTÁGIO EM CARDIOLOGIA 2014 Credenciado e reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia HOSPITAL SÃO FRANCISCO RIBEIRÃO PRETO ESTADO DE SÃO PAULO PROGRAMA TEÓRICO E PRÁTICO PARA ESTÁGIO EM CARDIOLOGIA 2014 Credenciado e reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia Início 28 de Fevereiro

Leia mais

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (SERVIÇO DE CARDIOLOGIA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR)

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (SERVIÇO DE CARDIOLOGIA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR) HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (SERVIÇO DE CARDIOLOGIA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR) REVISÃO DE DOENÇA DE ARTÉRIA CORONÁRIA Seu coração é uma bomba muscular poderosa. Ele é

Leia mais

Em que situações se deve realizar um eco- doppler arterial dos membros inferiores.

Em que situações se deve realizar um eco- doppler arterial dos membros inferiores. O que é um eco- doppler? O eco- doppler, ultrassonografia vascular ou triplex- scan é um método de imagem que se baseia na emissão e reflecção de de ondas de som (ultra- sons). Através deste exame é possível

Leia mais

Glaucoma. O que é glaucoma? Como acontece?

Glaucoma. O que é glaucoma? Como acontece? Glaucoma O que é glaucoma? Glaucoma é uma doença crônica do olho (que dura toda a vida), que ocorre quando há elevação da pressão intra-ocular (PIO), que provoca lesões no nervo ótico e, como conseqüência,

Leia mais

ANATOMIA HUMANA II. Roteiro Sistema Circulatório

ANATOMIA HUMANA II. Roteiro Sistema Circulatório ANATOMIA HUMANA II Sistema Circulatório Prof. Me. Fabio Milioni Roteiro Sistema Circulatório Conceito Função Divisão Sistemacardiovascular Sistemalinfático 1 CONCEITO O sistema cardiovascular é responsável

Leia mais

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS INTRODUÇÃO Um grande grupo muscular, que se situa na parte posterior da coxa é chamado de isquiotibiais (IQT), o grupo dos IQT é formado pelos músculos bíceps femoral, semitendíneo

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

Retinopatia Diabética

Retinopatia Diabética Retinopatia Diabética A diabetes mellitus é uma desordem metabólica crónica caracterizada pelo excesso de níveis de glicose no sangue. A causa da hiper glicemia (concentração de glicose igual ou superior

Leia mais

Doenças Vasculares. Flebite ou Tromboflebite. Conceito:

Doenças Vasculares. Flebite ou Tromboflebite. Conceito: Doenças Vasculares Tromboflebiteé uma afecção na qual se forma um coágulo numa veia, em conseqüência de flebite ou devido à obstrução parcial da veia. Flebiteé a inflamação das paredes de uma veia. Causas:

Leia mais

Cirurgia de Válvula Cardíaca

Cirurgia de Válvula Cardíaca Cirurgia de Válvula Cardíaca Informações que Todos os Pacientes Devem Saber Índice O Coração...1 Problemas Valvares e seus Diagnósticos...7 Tratamento das Válvulas...11 Cuidados após a Cirurgia...15 Perguntas

Leia mais

COMPROMETIMENTO COM OS ANIMAIS, RESPEITO POR QUEM OS AMA.

COMPROMETIMENTO COM OS ANIMAIS, RESPEITO POR QUEM OS AMA. COMPROMETIMENTO COM OS ANIMAIS, RESPEITO POR QUEM OS AMA. CITOLOGIA CLÍNICA O exame citológico é uma das grandes ferramentas para auxiliar o médico veterinário no diagnóstico, prognóstico e na tomada de

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÉDICO ANGIOLOGISTA

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÉDICO ANGIOLOGISTA 12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÉDICO ANGIOLOGISTA QUESTÃO 21 Um paciente de 75 anos, ex-garçom, tem há três anos o diagnóstico já confirmado de síndrome isquêmica crônica dos membros inferiores.

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Hipert r en e são ã A rteri r a i l

Hipert r en e são ã A rteri r a i l Hipertensão Arterial O que é a Pressão Arterial? Coração Bombeia sangue Orgãos do corpo O sangue é levado pelas artérias Fornece oxigénio e nutrientes Quando o sangue é bombeado gera uma pressão nas paredes

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

Tamponamento Cardíacodefinição. Pericárdio. Pericárdio. Pericárdio. Pericárdio 6/1/2014 TAMPONAMENTO CARDÍACO- COMO DIAGNOSTICAR E TRATAR

Tamponamento Cardíacodefinição. Pericárdio. Pericárdio. Pericárdio. Pericárdio 6/1/2014 TAMPONAMENTO CARDÍACO- COMO DIAGNOSTICAR E TRATAR TAMPONAMENTO CARDÍACO- COMO DIAGNOSTICAR E TRATAR Lilian Caram Petrus, MV, Msc Equipe Pet Cor de Cardiologia Doutoranda FMVZ-USP Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária Tamponamento

Leia mais

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL As doenças do coração são muito freqüentes em pacientes com insuficiência renal. Assim, um cuidado especial deve ser tomado, principalmente, na prevenção e no controle

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 22/2014. Xarelto

RESPOSTA RÁPIDA 22/2014. Xarelto RESPOSTA RÁPIDA 22/2014 Xarelto SOLICITANTE NÚMERO DO PROCESSO Drª. Juliana Mendes Pedrosa, Juíza de Direito 0327.13.003068-4 DATA 17/01/2014 SOLICITAÇÃO O requerente está acometido de cardiomiopatia dilatada

Leia mais

Sessão Cardiovascular

Sessão Cardiovascular Sessão Cardiovascular Dr Carlos Jader Feldman Priscila Schenkel R3 26/10/2012 Sexo feminino, 46 anos Hemiplegia à esquerda Dissecção arterial 3 camadas: -intima, média, adventícia Dissecção = ruptura na

Leia mais

Principais Arritmias Cardíacas

Principais Arritmias Cardíacas Principais Arritmias Cardíacas Arritmia É qualquer mudança na freqüência ou configuração das ondas individuais do eletrocardiograma. Chamamos de arritmias cardíacas toda alteração na condução elétrica

Leia mais

SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA

SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA www.gerenciamentoetreinamento.com Treinamentos Corporativos Contato: XX 12 9190 0182 E mail: gomesdacosta@gerenciamentoetreinamento.com SIMPÓSIO DE ELETROCARDIOGRAMA Márcio

Leia mais

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra A U A UL LA Corte e dobra Introdução Nesta aula, você vai ter uma visão geral de como são os processos de fabricação por conformação, por meio de estampos de corte e dobra. Inicialmente, veremos os princípios

Leia mais

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DA PARAÍBA RISCO CIRÚRGICO. 9/7/2003 Dr. José Mário Espínola - AMPB 1

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DA PARAÍBA RISCO CIRÚRGICO. 9/7/2003 Dr. José Mário Espínola - AMPB 1 ASSOCIAÇÃO MÉDICA DA PARAÍBA 1 I- CONCEITO: avaliação realizada por cardiologista, com fortes bases epidemiológicas, objetivando determinar classificação funcional do paciente, e risco de complicações

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 1- Que órgão do sistema nervoso central controla nosso ritmo respiratório? Bulbo 2- Os alvéolos são formados por uma única camada de células muito finas. Explique como

Leia mais

Doenças do Sistema Circulatório

Doenças do Sistema Circulatório Doenças do Sistema Circulatório Dados Mundiais: Mortes por grupos de causas - 2000 Total de Mortes: 55.694.000 Causas Externas ( 9.1%) Doenças Não Transmissíveis (59.0%) Doenças transmissíveis, mortalidade

Leia mais

fundação portuguesa de cardiologia Nº. 12 Dr. João Albuquerque e Castro REVISÃO CIENTÍFICA: [CIRURGIA VASCULAR DO CENTRO HOSPITALAR LISBOA CENTRAL]

fundação portuguesa de cardiologia Nº. 12 Dr. João Albuquerque e Castro REVISÃO CIENTÍFICA: [CIRURGIA VASCULAR DO CENTRO HOSPITALAR LISBOA CENTRAL] fundação portuguesa de cardiologia TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE ANEURISMAS DA AORTA ABDOMINAL Nº. 12 REVISÃO CIENTÍFICA: Dr. João Albuquerque e Castro [CIRURGIA VASCULAR DO CENTRO HOSPITALAR LISBOA CENTRAL]

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE ARTIGO MARCELO TELES R3

APRESENTAÇÃO DE ARTIGO MARCELO TELES R3 APRESENTAÇÃO DE ARTIGO MARCELO TELES R3 US Doppler Hepático de Forma Simples RadioGraphics 2011; 31:161 Dean Alexander McNaughton; Monzer M. Abu-Yousef Objetivos Discutir os conceitos básicos e terminologia

Leia mais

Cisto Poplíteo ANATOMIA

Cisto Poplíteo ANATOMIA Cisto Poplíteo O Cisto Poplíteo, também chamado de cisto de Baker é um tecido mole, geralmente indolor que se desenvolve na parte posterior do joelho. Ele se caracteriza por uma hipertrofia da bolsa sinovial

Leia mais

CATATERIZAÇÃO DA ARTÉRIA UMBILICAL

CATATERIZAÇÃO DA ARTÉRIA UMBILICAL CATÉTERES Trataremos das indicações e das técnicas de introdução do catéter de artéria e veia umbilical e do catéter percutâneo. Nos casos de cataterização umbilical, tanto arterial quanto venosa está

Leia mais

Tipos de tratamentos utilizados para os pectus: vantagens e desvantagens de cada um

Tipos de tratamentos utilizados para os pectus: vantagens e desvantagens de cada um Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Tipos de tratamentos utilizados para os pectus: vantagens e desvantagens de cada um 1 - Órteses de

Leia mais

Introdução Vantagens e Desvantagens A Quente A Frio Carga Mecânica Matriz Aberta Matriz Fechada Defeitos de Forjamento

Introdução Vantagens e Desvantagens A Quente A Frio Carga Mecânica Matriz Aberta Matriz Fechada Defeitos de Forjamento Prof. Msc. Marcos Dorigão Manfrinato prof.dorigao@gmail.com Introdução Vantagens e Desvantagens A Quente A Frio Carga Mecânica Matriz Aberta Matriz Fechada Defeitos de Forjamento 1 Introdução: O forjamento

Leia mais