EDITAL 01/2013 SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E EMPRESAS PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL 01/2013 SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E EMPRESAS PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE"

Transcrição

1 EDITAL 01/2013 SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E EMPRESAS PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE A ITEBE Incubadora Tecnológica e Empresarial de Betim, sob coordenação da SEADEC Betim Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Betim, torna público que se encontra aberto o edital para o processo de seleção de empreendimentos e empresas para o programa de incubação nas modalidades pré-incubação e incubação e convida a todos os interessados a apresentarem suas propostas de acordo com as condições estipuladas neste edital. 1. OBJETO Selecionar empreendimentos e empresas, cujos produtos - processos ou serviços sejam inovadores com foco, dentre outros, nas micro e pequenas empresas no estado de Minas Gerais, para participarem do programa de incubação da ITEBE que oferece aos selecionados, suporte em infraestrutura, capacitação e apoio técnico para o desenvolvimento e maturação dos negócios, visando o alto nível de qualidade e sobrevivência das empresas. 2. CONCEITOS Para fins do presente Edital, denominam-se: 2.1 Empreendimento: Negócio em fase de estruturação, podendo ou não estar registrado nos órgãos competentes. 2.2 Empresa: Negócio em fase de desenvolvimento, devidamente registrado nos órgãos competentes. 2.3 Termo de Adesão ao Programa de Incubação da ITEBE Incubadora Tecnológica e Empresarial de Betim: Instrumento que formaliza o ingresso e participação do empreendimento e ou da empresa, selecionados através de edital, no Programa de Incubação da ITEBE, nas modalidades pré ou incubação, respectivamente, instituindo deveres e direitos de ambas as partes. 2.4 Período de residência: Período durante o qual o empreendimento ou a empresa ocupa a instalação coletiva ou privativa, respectivamente, nas dependências da ITEBE. O tempo de residência estimado é de no mínimo 06 (seis) e no máximo 12 (doze) meses para empreendimentos participantes na modalidade de pré-incubação e de no mínimo 24 (vinte e quatro) e no máximo 48 (quarenta e oito) meses para empresas participantes na modalidade de incubação.

2 2.5 Empreendimento Pré-Incubado Residente: Empreendimento selecionado, através de edital, para integrar o Programa de Incubação da ITEBE, modalidade pré-incubação podendo ou não ser registrado nos órgãos competentes. Ocupa instalação coletiva nas dependências da ITEBE, no Campus da PUC MNAS em BETIM, e não precisa possuir CNPJ. 2.6 Empresa Incubada Residente: Empresa selecionada, através de Edital, para integrar o Programa de Incubação da ITEBE, modalidade incubação, devendo ser ou estar registrada nos órgãos competentes. Ocupa instalação privativa nas dependências da ITEBE, na PUC MINAS em BETIM -MG e precisa possuir CNPJ. 2.7 Empresa Graduada: Empresa selecionada para integrar o Programa de Incubação da ITEBE, que cumpriu o período de residência e atingiu as metas, indicadores e resultados esperados, previamente pontuados e avaliados pela Equipe Gestora. Desde que graduada, a empresa não mais ocupa a instalação privativa nas dependências da ITEBE na PUC MINAS BETIM -MG. 2.8 Certificado de Graduação de Empresa : Documento emitido pela ITEBE, certificando que determinada Empresa cumpriu o período de residência e atingiu as metas, indicadores e resultados esperados, previamente pontuados e avaliados pela Equipe Gestora, mostrando-se capaz de inovar e de se manter atuante no mercado. 2.9 PRE: Projeto Resumido do Empreendimento (ver anexo I) PNR: Plano de Negócio Resumido (ver anexo II). 3. VAGAS DISPONÍVEIS 3.1 Estão sendo oferecidas 02 (duas) vagas para o Programa de Incubação da ITEBE, devidamente discriminadas no item 3.2 deste Edital. 3.2 Da modalidade das vagas: I) EMPREENDIMENTO DE MODALIDADE PRÉ-INCUBAÇÃO: 01 (uma) vagas; (*) II) EMPRESA DE MODALIDADE INCUBAÇÃO: 01 (uma) vaga. ( ** ) ( * ) Caso não se aprove nenhum candidato à modalidade Pré - Incubação, a vaga reverterá para o segundo colocado da modalidade incubação, caso existente. ( ** ) Caso não se aprove nenhum candidato à modalidade Incubação, a vaga reverterá para o segundo colocado da modalidade pré-incubação, caso existente. 3.3 O número de aprovados poderá ser igual ou inferior ao número de vagas disponíveis. Caberá a Banca Avaliadora as decisões no que se refere à classificação ou eliminação de equipes candidatas às vagas para as modalidades pré ou incubação, mediante avaliação do PRE ou PNR, ou mesmo diante das propostas de negócios apresentados oralmente pelos representantes das equipes concorrentes;

3 3.4 - A critério da Banca Avaliadora a admissão das equipes selecionadas poderá estar condicionada ao cumprimento de recomendações para o PNE ou PNR; 3.5 No caso de desistência ou desligamento de alguma equipe selecionada como empreendimento ou empresa, através deste edital, no prazo de até 30 (trinta) dias da instalação, uma nova equipe poderá ser convocada conforme classificação dos selecionados pela Banca Avaliadora; As decisões da Banca Avaliadora são soberanas e definitivas; Os casos omissos serão resolvidos pela Banca Avaliadora. 4. CANDIDATOS ELEGÍVEIS Poderão concorrer a uma vaga no Programa de Incubação da ITEBE: 1 a) Na modalidade pré-incubação: equipes formadas por pessoas físicas; 2 b) Na modalidade incubação: equipes conformando pessoa jurídica; 4.2 O quadro societário das equipes, conforme disposto no item 4.1 deste edital, deverá ser assim composto: 1 EMPREENDIMENTO PARA A MODALIDADE PRÉ-INCUBAÇÃO: no mínimo 02 (dois) integrantes ( * ). 2 EMPRESA PARA A MODALIDADE INCUBAÇÃO: Quadro societário ilimitado ( * ). ( * ) Observada a capacidade física dos nichos disponibilizados pela ITEBE. 4.3 Não é pré-requisito para a participação nos termos desse edital que as empresas sejam formalmente constituídas quando no período do processo seletivo; 4.4 Constitui pré-requisito para a participação no Programa de Incubação da ITEBE, na modalidade incubação, que as empresas selecionadas pela Banca Avaliadora estejam legalmente constituídas no prazo máximo de 90 (noventa) dias após a divulgação do resultado deste edital. 5. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO São condições básicas para participar do processo de seleção: 5.1 O empreendimento deve ter como objetivo realizar atividades relacionadas à inovação tecnológica em áreas diversas.

4 5.1.1 Os objetivos dos empreendimentos e empresas candidatos a uma vaga na ITEBE devem ser compatíveis e consoantes com a formação, capacitações e aptidões dos integrantes que formam e conformam cada uma das equipes; A equipe candidata a uma vaga no Programa de Incubação da ITEBE, nas modalidades pré-incubação e incubação deve demonstrar capacitação técnica e/ou experiência e/ou competência compatíveis com a área de atuação proposta para o trabalho, através de portfólio ; 5.2 Os produtos - processos ou serviços, prestados pelos empreendimentos e empresas candidatos a uma vaga na ITEBE devem ser essencialmente inovadores, resultando da aplicação de métodos e ferramentas voltadas à identificação e ao atendimento das demandas do mercado; 5.3 Os integrantes que compõem as equipes dos empreendimentos e empresas selecionadas para o Programa de Incubação da ITEBE devem assumir o compromisso de dedicação, conforme quadro abaixo: Modalidade Pré- Incubação Incubação Mínimo de Horas Semanais de presença do Empreendimento e/ou Empresa nas dependências da ITEBE 20 horas 20 horas As horas de dedicação dos sócios ao empreendimento e / ou à empresa nas dependências da ITEBE, devem acontecer durante o horário comercial (das 08:00 às 18:00 horas) em turnos matinais ou vespertinos, à serem acordados com a ITEBE No PNR ou PRE entregues para avaliação, os candidatos deverão apresentar um cronograma com a escala de horários prevista para cada um dos integrantes da equipe, considerando item deste edital A Equipe Gestora da ITEBE fará acompanhamento constante da dedicação dos empreendimentos e empresas selecionados conforme cronograma e demais condições apresentadas através do PRE ou PNR. Este critério é determinante e o não cumprimento do proposto configura condição de desligamento da equipe para com o Programa. 6. PROCESSO DE SELEÇÃO 6.1 O processo de seleção será diferenciado por categoria: MODALIDADE PRÉ- INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS e MODALIDADE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS MODALIDADE PRÉ-INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS :

5 I ETAPA: Conferência, pela Equipe Gestora, da documentação exigida e entregue dentro dos prazos estipulados neste edital; II ETAPA: Análise do PRE - Projeto Resumido do Empreendimento, pelos membros da Banca Avaliadora; III ETAPA: Apreciação da apresentação oral do PRE e portfólio dos componentes das equipes convocadas para esta etapa do processo, pelos membros da Banca Avaliadora MODALIDADE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS: I ETAPA: Conferência, pela Equipe Gestora, da documentação exigida e entregue dentro dos prazos estipulados neste edital; II ETAPA: Análise do PNR Plano de Negócio Resumido, pelos membros da Banca Avaliadora; III ETAPA: Apreciação da apresentação oral do PNR e portfólio dos componentes das equipes convocadas para esta etapa do processo, pelos membros da Banca Avaliadora Os candidatos não poderão participar com mais de um PRE ou PNR, em cada categoria do processo de seleção. 7. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO 7.1 A documentação exigida, descrita no item 7.1.1, deverá ser entregue em envelope lacrado e devidamente identificado, conforme item 7.1.2, diretamente na ITEBE, na PUC Minas em Betim; A documentação necessária para participação neste processo, de acordo com cada modalidade, é: MODALIDADE PRÉ-INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS : 1 a) Declaração de matrícula (original) ou cópia autenticada de diploma; 2 b) Currículo Lattes dos componentes da equipe ( Inscrição na Plataforma Lattes do MCT ); 3 c) PRE - Projeto Resumido do Empreendimento (ver anexo I). MODALIDADE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS : 1 a) Declaração de matrícula (original) ou cópia autenticada de diploma; 2 b) Currículo Lattes dos componentes da equipe ( Inscrição na Plataforma Lattes do MCT ); 3 c) PNR - Plano de Negócio Resumido (ver anexo II); 4 d) Planilha de Projeções Financeiras.

6 A documentação descrita no item deve estar em formato A4 e encadernado em espiral No envelope deverá constar 01 (uma) cópia dos documentos descritos no item 7.1.1, conforme modalidade de interesse O envelope entregue na ITEBE e deverá estar identificado da seguinte maneira: Incubadora Tecnológica de Betim ITEBE, Incubadora Tecnológica e Empresarial de Betim ITEBE, PUC MINAS em BETIM, Rua do Rosário,1081, Prédio 12, 2º Andar- Sala da ITEBE - Bairro: ANGOLA BETIM-MG CEP: A/C Equipe Gestora da ITEBE ITEBE - Betim NOME DO EMPREENDIMENTO OU EMPRESA CANDIDATA PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE Modalidade: PRÉ-INCUBAÇÃO ou INCUBAÇÃO Os documentos relativos à inscrição, PRE e PNR, serão protocolizados na ITEBE BETIM, PUC MINAS em BETIM - RUA DO ROSÁRIO,1081 PRÉDIO 12, 2º ANDAR SALA DA ITEBE - BAIRRO: ANGOLA BETIM-MG CEP: IMPRETERIVELMENTE até o dia 30 de Abril de Após o prazo limite para entrega das propostas, determinado no item 7.2 deste edital, nenhuma outra proposta será recebida, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos que não forem, explícita e formalmente, solicitados pela Equipe Gestora da ITEBE Após o prazo limite para entrega das propostas, determinado no item 7.2 deste edital, nenhuma outra proposta será recebida, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos que não forem, explícita e formalmente, solicitados pela Equipe Gestora da ITEBE As equipes deverão entregar 05 (cinco) cópias do PRE OU PNR, conforme item até o dia 30 de abril de Serão desclassificadas as propostas que deixarem de apresentar qualquer um dos documentos listados no item Os anexos citados nesse edital poderão ser obtidos sem ônus nos sites ou através de download em pen drive disponibilizado pelo candidato, na sede da ITEBE - Betim.

7 8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 8.1 Todo o processo de seleção será coordenado pela Equipe Gestora e conduzido por uma Banca Avaliadora, composta por representantes das Entidades Parceiras da ITEBE; Compõem a Banca Avaliadora ( ** ) : I) 01 Representante do SEBRAE MG; II) 01 Representante da Prefeitura Municipal de Betim; III) 01 Representante da RMI Rede Mineira de Inovação; IV) 01 Representante da ACE; V) 01 Representante da PETROBRÁS. ( ** ) Os representantes não poderão estar diretamente relacionados ao projeto avaliado. 8.2 Algumas das etapas previstas no processo de seleção são eliminatórias outras classificatórias conforme disposto nos itens e 6.1.2, cabendo a cada etapa os seguintes critérios: I ETAPA: De caráter eliminatório, será verificado cumprimento dos itens 4.2, 4.3 e deste edital; Serão analisados o PRE Plano Resumido do Empreendimento ou o PNR Plano de Negócio Resumido, conforme critérios objetivos, a saber: 1 a) Foco e objetivos do negócio apresentados de forma clara e concisa; 2 b) Viabilidade mercadológica do negócio; 3 c) Viabilidade técnica e econômica do negócio; 4 d) Capacidade técnica e gerencial dos integrantes da equipe candidata; 5 e) Disponibilidade dos candidatos no desenvolvimento do negócio; 6 f) Perfil empreendedor dos candidatos. Nesta etapa serão escolhidas somente as propostas que atendam aos prérequisitos citados neste edital, segundo a interpretação da Comissão Julgadora II ETAPA: De caráter classificatório, serão apreciados a apresentação oral do PRE ou do PNR associada ao portfólio dos componentes das equipes, conforme critérios subjetivos, a saber: 1 a) Clareza, objetividade e criatividade da apresentação do negócio; 2 b) Postura profissional e capacidade de articulação/argumentação dos empreendedores na apresentação; 3 c) Domínio das informações para o negócio, pela equipe, conforme PRE ou PNR; 4 d) Experiência projetual e gerencial da equipe.

8 A apresentação oral deverá ser prevista em Power Point, para um tempo máximo de 10 minutos (na modalidade pré-incubação) ou 15 minutos (na modalidade incubação), sem direito a prorrogação Nesta etapa do processo, as equipes podem explorar outros meios de apresentação e divulgação do negócio, desde que não ultrapasse o tempo previsto para a apresentação oral apresentado no item , estando sujeito a penalidades classificatórias. Nesta etapa serão escolhidos as 02 (duas) propostas que alcançarem a melhor classificação dentro de suas modalidades. 9. ADMISSÃO NO PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE 9.1 Os proponentes selecionados através deste edital, para o PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE, nas modalidades pré-incubação e incubação, serão admitidos oficialmente após a assinatura de documento específico, dito Termo de Adesão ao Programa de Incubação da ITEBE -Incubadora Tecnológica de Betim, legitimando a participação no citado programa; Os proponentes selecionados terão um prazo de 10 (dez) dias úteis, a partir da divulgação do resultado, para a apresentação da documentação necessária à elaboração do Termo de Adesão ao Programa de Incubação da ITEBE - Incubadora Tecnológica de Betim. 9.2 Os proponentes selecionados através deste edital, para o PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE, nas modalidades pré-incubação e incubação, deverão declarar ciência e concordância com as normas e procedimentos internos, dispostos no Estatuto e Regimento Interno da ITEBE, e em relação ao acompanhamento dos negócios, realizado pela Equipe Gestora. 10. APOIO OFERECIDO 10.1 Os empreendimentos selecionados para o PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE, na modalidade PRÉ-INCUBAÇÃO receberão os seguintes incentivos para desenvolvimento do negócio: a) Instalação física coletiva, servida por estação de trabalho para cada equipe de até 02 (duas) pessoas, pontos para ligação elétrica, 01 (uma) mesa e 02 (duas) cadeiras e 01 (um) computador com conexão à internet, em regime de empréstimo; b) Sala de reunião de uso compartilhado; c) Apoio na participação em eventos; d) Capacitação gerencial através de cursos, treinamentos, seminários e palestras; e) Apoio técnico dos professores e profissionais da PUC MINAS em Betim e PITAGORAS Betim;

9 Os incentivos descritos nas alíneas c e d ficarão sujeitos à disponibilidade de recursos financeiros bem como a articulação conjunta entre Empresários, Equipe Gestora e Entidades Parceiras As empresas selecionadas para o PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA ITEBE, na modalidade INCUBAÇÃO receberão os seguintes incentivos para desenvolvimento do negócio: a) Instalação física privativa, servida com pontos para ligação elétrica, 01 (uma) mesa e 02 (duas) cadeiras e 01 (um) computador com conexão à internet, em regime de empréstimo; b) Salas de reunião de uso compartilhado; c) Capacitação gerencial através de cursos, treinamentos, seminários e palestras; d) Orientação empresarial através de consultorias e assessorias; e) Participação em programas promovidos por entidades parceiras voltados para atendimento às micro e pequenas empresas; f) Apoio na busca de linhas de financiamentos; Os incentivos descritos nas alíneas c, d, e e f ficarão sujeitos a disponibilidade de recursos financeiros bem como a articulação conjunta entre Empresários, Equipe Gestora e Entidades Parceiras. 11. CALENDÁRIO 11.1 As ações previstas neste edital devem acontecer conforme prazos estabelecidos a seguir: CALENDÁRIO DE ATIVIDADES - EDITAL 01/2013 Evento Prazo Divulgação do Edital e Inscrições 25/11/13 a 30/04/14 I Etapa: Conferência de Documentos 25/11/13 a 30/04/14 Entrega cópias PRE e PNR 25/11/13 a 30/04/14 Divulgação Resultado I Etapa 31/05/14 II Etapa: Apresentação Oral para Banca 09/06/14 Modalidade Pré- Avaliadora Incubação e Modalidade Incubação Resultado Final 16/06/14 Admissão dos Aprovados na ITEBE 23/06/14 as 30/06/14 Instalação dos Selecionados À partir de 07/07/ As datas poderão ser alteradas pela Equipe Gestora da ITEBE e serão comunicadas por meio impresso, afixado no quadro de avisos, instalado no prédio da Puc Minas em Betim e Faculdade PITAGORAS Betim As datas, horários e locais das atividades, bem como o resultado do processo de seleção, serão divulgados por meio impresso na sede da SEADEC Betim e nos sites da ( PUC MINAS em BETIM, FACULDADE PITAGORAS Betim, Rede Mineira de Inovação RMI ).

10 12. CONDIÇÕES GERAIS Todas as informações recebidas dos candidatos serão tratadas como confidenciais; Em qualquer fase do processo de seleção, a ITEBE se fará representar por parte dos membros de sua Equipe Gestora; 13. OUTRAS INFORMAÇÕES Demais informações poderão ser obtidas pelos telefones , e ANEXOS Integram este Edital, os seguintes anexos: a) Anexo I: Formulário para apresentação do PRE Projeto Resumido do Empreendimento. b) Anexo II: Roteiro para elaboração do PNR Plano de Negócio Resumido. c) Anexo III: Planilha de Projeções Financeiras. Betim, 25 de Novembro de Comissão Gestora do Edital ITEBE 2013 Milton Casério Filho Osvaldo Maurício de Oliveira Jaqueline S. Melo Patrícia Silva M. de Oliveira

FUMSOFT PROGRAMAS DE APOIO E INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO (ACELERAÇÃO DE STARTUPS)

FUMSOFT PROGRAMAS DE APOIO E INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO (ACELERAÇÃO DE STARTUPS) FUMSOFT PROGRAMAS DE APOIO E INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO (ACELERAÇÃO DE STARTUPS) EDITAL 002/2013 9ª EDIÇÃO SELEÇÃO DE NOVOS PROJETOS PARA O PROGRAMA DE ACELERAÇÃO CÉLULA PUC MINAS GERIDO PELA FUMSOFT

Leia mais

PROGRAMAS DE APOIO E INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO EDITAL DE SELEÇÃO - 01/2012

PROGRAMAS DE APOIO E INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO EDITAL DE SELEÇÃO - 01/2012 PROGRAMAS DE APOIO E INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO EDITAL DE SELEÇÃO - 01/2012 Seleção para o Programa de Aceleração de Startups da Incubadora da Fumsoft A FUMSOFT torna público que se encontra aberto

Leia mais

INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA INCUBATEC UNILASALLE EDITAL PARA SELEÇÃO DE EMPRESAS - FLUXO CONTÍNUO

INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA INCUBATEC UNILASALLE EDITAL PARA SELEÇÃO DE EMPRESAS - FLUXO CONTÍNUO INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA INCUBATEC UNILASALLE EDITAL PARA SELEÇÃO DE EMPRESAS - FLUXO CONTÍNUO O CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE Unilasalle Canoas, por meio da Agência de Pesquisa e Desenvolvimento,

Leia mais

CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB

CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB TERMO ADITIVO AO EDITAL nº 02/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS ALTERAÇÃO DE DATAS E FORMA DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Apoio: Brasília, 28 de agosto de 2013.

Leia mais

FUMSOFT SOCIEDADE MINEIRA DE SOFTWARE

FUMSOFT SOCIEDADE MINEIRA DE SOFTWARE FUMSOFT SOCIEDADE MINEIRA DE SOFTWARE PROGRAMAS DE APOIO E INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO INSOFT BH (PRÉ- INCUBAÇÃO DE PROJETOS E INCUBAÇÃO DE EMPRESAS) EDITAL 001/2011 7ª EDIÇÃO SELEÇÃO DE NOVOS PROJETOS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2015

EDITAL DE SELEÇÃO 2015 EDITAL DE SELEÇÃO 2015 A FAE Centro Universitário, através do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo FAE Incentiva, torna público que estão abertas as inscrições para o ingresso de novas empresas para fazer

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE- UNINORTE LAUREATE Programa Incubadora Uninorte Empreende EDITAL Nº 01/2015 PRÉ-INCUBAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE- UNINORTE LAUREATE Programa Incubadora Uninorte Empreende EDITAL Nº 01/2015 PRÉ-INCUBAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE- UNINORTE LAUREATE Programa Incubadora Uninorte Empreende EDITAL Nº 01/2015 PRÉ-INCUBAÇÃO A Incubadora Uninorte Empreende, incubadora de empresas do Centro Universitário do

Leia mais

INC.EM.T.IVA Católica

INC.EM.T.IVA Católica INC.EM.T.IVA Católica Incubadora de Empresas Tocantinenses Inovadoras da Católica do Tocantins Processo de Seleção de Novos Empreendimentos CHAMADA PÚBLICA 001/2015 Palmas, Setembro de 2015. A Faculdade

Leia mais

FUMSOFT SOCIEDADE MINEIRA DE SOFTWARE PROGRAMAS DE APOIO E INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO ABERTO EM 10/02/2012

FUMSOFT SOCIEDADE MINEIRA DE SOFTWARE PROGRAMAS DE APOIO E INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO ABERTO EM 10/02/2012 FUMSOFT SOCIEDADE MINEIRA DE SOFTWARE PROGRAMAS DE APOIO E INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO EDITAL DE SELEÇÃO SELEÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS E PROJETOS PARA OS PROGRAMAS DE PRÉ-INCUBAÇÃO DE PROJETOS E PROGRAMA

Leia mais

AYTY-INCUBADORA DE EMPRESAS DO IFAM EDITAL Nº 003/2014 INCUBADORA DE EMPRESAS

AYTY-INCUBADORA DE EMPRESAS DO IFAM EDITAL Nº 003/2014 INCUBADORA DE EMPRESAS AYTY-INCUBADORA DE EMPRESAS DO IFAM EDITAL Nº 003/2014 INCUBADORA DE EMPRESAS Parceria Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO. Modalidade Associada

PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO. Modalidade Associada Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO Modalidade Associada Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS RAIAR

Leia mais

EDITAL Nº 001/CEI/2013

EDITAL Nº 001/CEI/2013 EDITAL Nº 001/CEI/2013 O Centro de Empreendimentos em Informática do Instituto de Informática da UFRGS CEI-INF/UFRGS torna públicos os procedimentos e as condições para Seleção de propostas para instalação

Leia mais

INCUBADORA RINETEC. Regulamento da Chamada para ingresso de idéias inovadoras na incubadora RINETEC. Edital 001 2014

INCUBADORA RINETEC. Regulamento da Chamada para ingresso de idéias inovadoras na incubadora RINETEC. Edital 001 2014 INCUBADORA RINETEC Regulamento da Chamada para ingresso de idéias inovadoras na incubadora RINETEC Edital 001 2014 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Este edital estabelece formas, condições e critérios para que a Associação

Leia mais

INCUBADORA TECNOLÓGICA E EMPRESARIAL UnC - CONCÓRDIA Parceria: Universidade do Contestado UnC Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina FAPESC

INCUBADORA TECNOLÓGICA E EMPRESARIAL UnC - CONCÓRDIA Parceria: Universidade do Contestado UnC Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina FAPESC INCUBADORA TECNOLÓGICA E EMPRESARIAL UnC - CONCÓRDIA Parceria: Universidade do Contestado UnC Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina FAPESC CHAMADA DE PROJETOS DE INOVAÇÃO INCUBADORA TECNOLÓGICA

Leia mais

SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA

SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA EDITAL 04/2009 IDÉIA FLUXO CONTÍNUO INCUBADORA MULTI-SETORIAL DE BASE TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO Novembro de 2009. PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA EDITAL N.º 005/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA A Direção Geral da Faculdade de Americana - FAM torna público que até às 12 horas do dia 12 de janeiro

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE CAMPINA GRANDE ITCG/FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLOGICO DA PARAÍBA 01/2014

SELEÇÃO PÚBLICA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE CAMPINA GRANDE ITCG/FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLOGICO DA PARAÍBA 01/2014 SELEÇÃO PÚBLICA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE CAMPINA GRANDE ITCG/FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLOGICO DA PARAÍBA 01/2014 PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS INOVADORAS 1. APRESENTAÇÃO A Fundação Parque Tecnológico da

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE CAMPINA GRANDE ITCG/FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DA PARAÍBA ECONOMIA CRIATIVA - 01/2015

SELEÇÃO PÚBLICA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE CAMPINA GRANDE ITCG/FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DA PARAÍBA ECONOMIA CRIATIVA - 01/2015 SELEÇÃO PÚBLICA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE CAMPINA GRANDE ITCG/FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DA PARAÍBA ECONOMIA CRIATIVA - 01/2015 PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS INOVADORAS 1. APRESENTAÇÃO A Fundação

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL Nº 01/2012

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL Nº 01/2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPGMMC - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL PROCESSO DE SELEÇÃO

Leia mais

Tipo de Documento: Documentos do SGQ Data de Emissão: 25/08/2010 Data de revisão: 12/01/2016

Tipo de Documento: Documentos do SGQ Data de Emissão: 25/08/2010 Data de revisão: 12/01/2016 Página 1 de 8 EDITAL Nº 02/2016 A INCIT - Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá torna público que estarão abertas às inscrições para o processo seletivo de novas startups para o Programa

Leia mais

EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO. Objetivo: Seleção de Candidatos ao Ingresso na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/ IPEN

EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO. Objetivo: Seleção de Candidatos ao Ingresso na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/ IPEN EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Objetivo: Seleção de Candidatos ao Ingresso na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/ IPEN Versão Completa 2015 Janeiro/2015 1) Objeto e Prazos O Cietec entidade

Leia mais

EDITAL 2016 PERÍODO DE VIGÊNCIA: ABERTURA: 26/10/2015 ENCERRAMENTO: 11/09/2016

EDITAL 2016 PERÍODO DE VIGÊNCIA: ABERTURA: 26/10/2015 ENCERRAMENTO: 11/09/2016 EDITAL 2016 PERÍODO DE VIGÊNCIA: ABERTURA: 26/10/2015 ENCERRAMENTO: 11/09/2016 SELEÇÃO DE NOVOS PROJETOS / EMPRESAS, PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS E PROJETOS DO INATEL INSTITUTO NACIONAL DE

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO 2014-1º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO 2014-1º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 73/2014 de 21 de fevereiro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 051/2012-PROPESP

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 051/2012-PROPESP EDITAL Nº 051/2012-PROPESP A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo

Leia mais

EDITAL E REGULAMENTO DE CHAMADA PÚBLICA ITFETEP

EDITAL E REGULAMENTO DE CHAMADA PÚBLICA ITFETEP SUMÁRIO OBJETIVO... 2 1. DAS PROPOSTAS... 2 2. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO, PARTICIPAÇÃO E SELEÇÃO DE PROPOSTAS E PROJETOS... 4 3. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E PROJETOS... 4 4. DA CLASSIFICAÇÃO...

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - No 033/2015 PROGRAMA DE MATEMÁTICA MESTRADO A Presidente da Comissão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRO-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA INCUBADORA TECNOLÓGICA E DO AGRONEGÓCIO DE MOSSORÓ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRO-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA INCUBADORA TECNOLÓGICA E DO AGRONEGÓCIO DE MOSSORÓ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRO-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA INCUBADORA TECNOLÓGICA E DO AGRONEGÓCIO DE MOSSORÓ CHAMADA Nº. 01/2016 IAGRAM A Incubadora Tecnológica

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé]

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 183/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF/IF SUDESTE MG N O 01/2014

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF/IF SUDESTE MG N O 01/2014 Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF/IF SUDESTE MG N O 01/2014 PROCESSO

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS UCPel Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura SPAC

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS UCPel Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura SPAC UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS UCPel Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura SPAC Edital 001/2014 - Seleção de Profissional Programa Redes de Cooperação A UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - UCPel,

Leia mais

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Nº 01/2012

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Nº 01/2012 EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Nº 01/2012 PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PROJETOS EMPRESARIAIS INOVADORES PARA INGRESSO E PARTICIPAÇÃO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DE SÃO JOSÉ IESJ. A INCUBADORA

Leia mais

EDITAL E REGULAMENTO DE CHAMADA PÚBLICA ITFETEP

EDITAL E REGULAMENTO DE CHAMADA PÚBLICA ITFETEP SUMÁRIO OBJETIVO... 2 1. DAS PROPOSTAS... 2 2. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO, PARTICIPAÇÃO E SELEÇÃO DE PROPOSTAS E PROJETOS... 4 3. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E PROJETOS... 4 4. DA CLASSIFICAÇÃO...

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 113, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014

CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 113, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014 CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 113, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014 Regulamenta a concessão de Auxílio para Apoio a Incubadoras

Leia mais

Edital de Empresa Júnior 2013 da UERJ. Edital de Convocação para Projeto Acadêmico de Empresa Júnior da UERJ

Edital de Empresa Júnior 2013 da UERJ. Edital de Convocação para Projeto Acadêmico de Empresa Júnior da UERJ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SR-2 Sub-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Edital de Empresa Júnior 2013 da UERJ Edital de Convocação para Projeto Acadêmico de Empresa Júnior da UERJ A Universidade

Leia mais

EDITAL PARA CHAMAMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTOS PARA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPRESAS DE GUARULHOS

EDITAL PARA CHAMAMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTOS PARA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPRESAS DE GUARULHOS 1 EDITAL PARA CHAMAMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTOS PARA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPRESAS DE GUARULHOS EDITAL DE SELEÇÃO DAS EMPRESAS 02/2010 I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A Agência de Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR O MAGNÍFICO REITOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO DA

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ICS FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA FASI DIRETORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 02/2014

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ICS FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA FASI DIRETORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 02/2014 INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ICS FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA FASI DIRETORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 02/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROJETO DE EXTENSÃO SEMANA DO BEBÊ DE MONTES CLAROS A Diretoria de Extensão,

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

EDITAL FACIT/SEBRAE/ENDEAVOR N.º 001/2012 PROCESSO SELETIVO DE ACADÊMICOS PARA O CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO: PROGRAMA BOTA PRA FAZER

EDITAL FACIT/SEBRAE/ENDEAVOR N.º 001/2012 PROCESSO SELETIVO DE ACADÊMICOS PARA O CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO: PROGRAMA BOTA PRA FAZER EDITAL FACIT/SEBRAE/ENDEAVOR N.º 001/2012 PROCESSO SELETIVO DE ACADÊMICOS PARA O CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO: PROGRAMA BOTA PRA FAZER A Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEFUFSC PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFSC - FLORIANÓPOLIS

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEFUFSC PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFSC - FLORIANÓPOLIS Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Ciências Físicas e Matemáticas - CFM Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UFSC-Florianópolis EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

EDITAL Nº 01/2009 PROJETOS EMPRESARIAIS PARA INGRESSO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DE SÃO JOSÉ

EDITAL Nº 01/2009 PROJETOS EMPRESARIAIS PARA INGRESSO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DE SÃO JOSÉ EDITAL Nº 01/2009 PROJETOS EMPRESARIAIS PARA INGRESSO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DE SÃO JOSÉ O presente edital regulamenta o processo de recrutamento, seleção e ingresso de projetos empresariais na Incubadora

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Nº 01/2014

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Nº 01/2014 Universidade Federal Fluminense Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Instituto de Ciências Exatas Campus Aterrado Volta Redonda EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Leia mais

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima.

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima. INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA n. 001/2013 para CURSO DE APERFEIÇOAMENTO: FORMAÇÃO PARA MESTRADOS EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CHAMADA PÚBLICA n. 001/2013 para CURSO DE APERFEIÇOAMENTO: FORMAÇÃO PARA MESTRADOS EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS CHAMADA PÚBLICA n. 001/2013 para CURSO DE APERFEIÇOAMENTO: FORMAÇÃO PARA MESTRADOS EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS O Departamento de Ciências Contábeis, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UECE N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UECE

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UECE N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UECE Universidade Estadual do Ceará Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central Curso de Licenciatura em Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UECE N

Leia mais

EDITAL N o 14/2014 1 - INFORMAÇÕES GERAIS

EDITAL N o 14/2014 1 - INFORMAÇÕES GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EDITAL N o 14/2014 1

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio da Escola de Negócios, torna pública a abertura

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG), torna público o processo

Leia mais

Edital nº 001/ 2014 Da Base Legal Art. 1º- 1. Da Caracterização do curso Art. 2º - 2. Das Inscrições Art. 3º Parágrafo único: Art.

Edital nº 001/ 2014 Da Base Legal Art. 1º- 1. Da Caracterização do curso Art. 2º - 2. Das Inscrições Art. 3º Parágrafo único: Art. Edital nº 001/ 2014 A Direção Geral do Câmpus Curitiba do Instituto Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, torna pública as normas que regem o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA N O 01/2014

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA N O 01/2014 Universidade Estadual de Pomta Grossa UEPG Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UEPG Polo UEPG do MNPEF EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

Consenso - Empresa Júnior de Direito da Universidade Federal de Viçosa

Consenso - Empresa Júnior de Direito da Universidade Federal de Viçosa EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2012 Edital de seleção de trainees Consenso - Empresa Júnior de Direito da Universidade Federal de Viçosa A Consenso, Empresa Júnior de Direito da Universidade Federal de Viçosa,

Leia mais

1. CONCEITOS 2. DOS OBJETIVOS DA PRÉ-INCUBAÇÃO

1. CONCEITOS 2. DOS OBJETIVOS DA PRÉ-INCUBAÇÃO Instituto Federal do Espírito Santo IFES Programa de pré-incubação do Núcleo Incubador Campus Colatina e Itapina Edital de Seleção de Empreendimentos de Base Tecnológica - Nº 01/2014 Os Diretores Gerais

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM Artigo Primeiro - O Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, informa que no período de 26 a 29/10/2015, de 09 às 18.00 horas,

Leia mais

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFF N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFF N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Polo 15 Sul Fluminense EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFF N O 01/2015 PROCESSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 12 - UFES

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 12 - UFES EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 12 - UFES 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão de Seleção do Polo 12 UFES

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física- UFGD EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 002 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores

ATO CONVOCATÓRIO 002 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores ATO CONVOCATÓRIO 002 2013 OBJETO: Credenciamento de Consultores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER) 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER) ADITIVO III AO EDITAL Nº 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA

Leia mais

EDITAL nº 057/2011 INGRESSO NO MICRO DISTRITO DE BASE TECNOLÓGICA DE LAGES - INCUBADORA MIDILAGES

EDITAL nº 057/2011 INGRESSO NO MICRO DISTRITO DE BASE TECNOLÓGICA DE LAGES - INCUBADORA MIDILAGES EDITAL nº 057/2011 INGRESSO NO MICRO DISTRITO DE BASE TECNOLÓGICA DE LAGES - INCUBADORA MIDILAGES A Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense - UNIPLAC, por meio do seu Presidente o Sr. Humberto

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo 06] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO

Leia mais

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado

Leia mais

Processo Inmetro N.º 5926/01 EDITAL N.º 001/02

Processo Inmetro N.º 5926/01 EDITAL N.º 001/02 Processo Inmetro N.º 5926/01 EDITAL N.º 001/02 O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro, através do Comitê do, instituído pela Portaria Inmetro n.º 092, de 25 de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PROPOSTAS PARA INGRESSO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA UNICAMP - INCAMP

EDITAL DE SELEÇÃO PROPOSTAS PARA INGRESSO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA UNICAMP - INCAMP EDITAL DE SELEÇÃO PROPOSTAS PARA INGRESSO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA UNICAMP - INCAMP REALIZAÇÃO Fone (19)3521-5012 E-mail INCAMP@unicamp.br - Site: http://www.incamp.unicamp.br 1.

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Ciências Físicas e Matemáticas - CFM Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UFSC - Florianópolis EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

2ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

2ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário 2ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da Universidade Federal de Goiás CATEGORIA 1 EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS Agosto de 2015 REGULAMENTO CATEGORIA 1 EMPREENDEDORISMO DE NEGOCIOS 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015 CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015 CURSO DE ANÁLISE ESPACIAL E GEOPROCESSAMENTO EM SAÚDE Periodicidade: Anual Coordenadores: Christovam Barcellos e Mônica Magalhães Objetivos do Curso Introduzir conceitos básicos

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO EESC-USP EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL 009/2015 INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA

EDITAL 009/2015 INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA EDITAL 009/2015 INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX-Vitória,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA - EMC ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA - EMC ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA - ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO Edital n 02 de NORMAS COMPLEMENTARES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PREX EDITAL Nº 039/2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PREX EDITAL Nº 039/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PREX EDITAL Nº 039/2013 A Pró-Reitoria de Extensão (PREX), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no uso das atribuições

Leia mais

EDITAL Nº29-22/03/2013 DEDC SELEÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS E PROJETOS PARA INSTALAÇÃO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DO CEFET-MG NASCENTE EM LEOPOLDINA.

EDITAL Nº29-22/03/2013 DEDC SELEÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS E PROJETOS PARA INSTALAÇÃO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DO CEFET-MG NASCENTE EM LEOPOLDINA. EDITAL Nº29-22/03/2013 DEDC SELEÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS E PROJETOS PARA INSTALAÇÃO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DO CEFET-MG NASCENTE EM LEOPOLDINA. O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

Processo Inmetro N.º 5681/02 EDITAL N.º 002/03

Processo Inmetro N.º 5681/02 EDITAL N.º 002/03 Processo Inmetro N.º 5681/02 EDITAL N.º 002/03 O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro, através do Comitê do, instituído pela Portaria Inmetro n.º 092, de 25 de

Leia mais

Edital nº 017/ 2014 CÂMPUS CURITIBA IFPR

Edital nº 017/ 2014 CÂMPUS CURITIBA IFPR Edital nº 017/ 2014 CÂMPUS CURITIBA IFPR A Direção Geral do Câmpus Curitiba do Instituto Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, torna pública as normas que regem o Processo Seletivo para ingresso

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRGS N 01/2015

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRGS N 01/2015 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Campus Litoral Norte Departamento Interdisciplinar do Campus Litoral Norte Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFRGS/Campus Litoral Norte EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEL Nº 048/2013 PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 001/2013

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 001/2013 EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 001/2013 O Instituto Agropolos do Ceará, entidade de direito privado e sem fins econômicos, inscrito no CNPJ sob nº 04.867.567/0001-10, qualificado como Organização Social através

Leia mais

CARGO, VAGA, LOCAL DE TRABALHO, CARGA HORÁRIA E REMUNERAÇÃO

CARGO, VAGA, LOCAL DE TRABALHO, CARGA HORÁRIA E REMUNERAÇÃO EDITAL N. 05 DO CENTRO DE DEFESA DA CIDADANIA PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO DE PSICOLOGIA, DE SERVIÇO SOCIAL E DE DIREITO PARA ATUAÇÃO NO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE CRIMES VIOLENTOS DE BELO

Leia mais

MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 16 PRESIDENTE PRUDENTE

MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 16 PRESIDENTE PRUDENTE Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Física, Química e Biologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO: Presidente Prudente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (MEC-UFCG)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (MEC-UFCG) UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (MEC-UFCG) EDITAL Nº 01/2014 A UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO do

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS ACAFE PROCESSO SELETIVO EDITAL N. 21/2012/SED PARECER

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS ACAFE PROCESSO SELETIVO EDITAL N. 21/2012/SED PARECER ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS ACAFE PROCESSO SELETIVO EDITAL N. 21/2012/SED PARECER Assunto: RECURSO REFERENTE À PONTUAÇÃO NA PROVA DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO DE INGRESSO NO MAGISTÉRIO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E EMPREGO CENTRO DE INOVAÇÃO E ACELERAÇÃO DE EMPRESAS DE PALMAS - CIAP

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E EMPREGO CENTRO DE INOVAÇÃO E ACELERAÇÃO DE EMPRESAS DE PALMAS - CIAP PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E EMPREGO CENTRO DE INOVAÇÃO E ACELERAÇÃO DE EMPRESAS DE PALMAS - CIAP Palmas TO Ciap CENTRO DE INOVAÇÃO E ACELERAÇÃO DE EMPRESAS

Leia mais

EDITAL Nº 002/2011 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

EDITAL Nº 002/2011 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA EDITAL Nº 002/2011 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA 1. INFORMAÇÕES GERAIS A direção da Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia de Garanhuns da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CAPÍTULO I - DA APRESENTAÇÃO E DOS OBJETIVOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA Art. 1 - A atividade de Iniciação Científica integra o processo de ensinoaprendizagem

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRPE Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 58

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRPE Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 58 Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 58 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRPE Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

Edital Nº 08/2013 UNDB Processo Seletivo para Ingresso por Transferência Externa e Graduado DIVULGAÇÃO DAS NORMAS DO PROCESSO SELETIVO

Edital Nº 08/2013 UNDB Processo Seletivo para Ingresso por Transferência Externa e Graduado DIVULGAÇÃO DAS NORMAS DO PROCESSO SELETIVO A Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB, por meio da Diretoria Executiva, torna público o presente Edital, contendo as normas, rotinas e procedimentos que regem o Processo Seletivo para Transferência

Leia mais