Manual de Orientações- Pós-Graduação Cursos Totalmente WEB (2012)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Orientações- Pós-Graduação Cursos Totalmente WEB (2012)"

Transcrição

1 1 Manual de Orientações- Pós-Graduação Cursos Totalmente WEB (2012)

2 2 Introdução Este Manual visa atender às demandas sobre os cursos de Pós- Graduação do Centro Universitário UNISEB Interativo que são oferecidos no modelo Totalmente Web. Corresponde a um guia prático que pretende orientar o atendimento aos interessados, esclarecendo suas principais dúvidas desde o processo de inscrição à organização pedagógica dos cursos. 1. Cursos Oferecidos Verifiquem no site da Pós-Graduação quais são os cursos oferecidos no modelo Totalmente WEB: 2. A metodologia do Centro Universitário UNISEB Interativo O Centro Universitário UNISEB Interativo é um sistema de Ensino Superior na modalidade híbrida, com atividades presenciais (avaliações e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso) e a distância (Ambiente Virtual de Aprendizagem, vídeoaulas, Avaliação Eletrônica e participação em Atividades, Fóruns e Plantões). Possui o suporte de um campus virtual com plataforma multimídia para transmissão de conteúdos, tutoria e interatividade. O Ensino a Distância do UNISEB Interativo abrange o Núcleo de Tecnologia Educacional, estruturado em coordenadorias e atua em três segmentos: graduação, pós-graduação lato sensu (especialização, extensão e aperfeiçoamento) e educação corporativa.

3 3 3. Credenciamento no Ministério da Educação (MEC) O Centro Universitário UNISEB COC possui autorização para o oferecimento de cursos de Pós-Graduação lato sensu à distância, credenciado pelo Governo Federal Portaria MEC Nº de 23 de dezembro de Publ. (D.O.U.) de 24/12/1998, Portaria MEC nº de 29 de agosto de 2005 Publ. (D.O.U.) de 30/08/2005 e pela Portaria MEC nº 51 de 19 de janeiro de 2011 Publ. (D.O.U.) de 20/01/ Processo de inscrição e matrícula No processo de cadastro de pré-inscrição no portal do Centro Universitário UNISEB Interativo, o aluno terá acesso ao Contrato de Prestação de Serviços.

4 4 Ao aceitar os termos e confirmar a pré-inscrição surgirá um pop-up com o boleto referente à primeira mensalidade. Seu pagamento efetivará a matricula do aluno no curso. Logo após ter efetuado o pagamento da primeira parcela, o aluno terá acesso aos materiais e aulas do primeiro módulo do curso. A secretaria de Pós Graduação, após receber a confirmação de matricula do aluno, encaminhará ao endereço informado no ato da inscrição o Kit Matrícula. Nesse Kit o aluno receberá o Contrato de Prestação de Serviços já assinado pelo Centro Universitário UNISEB Interativo e uma carta de Orientações Gerais. O aluno deverá assinar o Contrato de Prestação de Serviços e encaminhá-lo para o Centro Universitário UNISEB Interativo no endereço indicado na carta de Orientações de Gerais, juntamente com a documentação solicitada também na carta. O prazo para envio do contrato assinado e da documentação é de no máximo 30 dias após o aluno receber o Kit Matrícula. 5. Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Para acessar pela primeira vez o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) o aluno deve seguir os seguintes passos: 1 acessar o site 2 inserir seu USUÁRIO: 613+ nº de matrícula; 3 inserir sua SENHA: 613+ nº de matrícula; 4 preencher o cadastro solicitado e alterar a senha para garantir sua segurança e privacidade.

5 5 6. Módulos e Aulas Os cursos são divididos em Módulos, cada módulo está dividido EM Unidades de Estudos e, a cada Unidade, corresponde uma Vídeoaula gravada pelo(s) Professor (es) Titular (es) do módulo. O número de Módulos varia de acordo com o curso oferecido, as matrizes estão disponíveis no site da instituição e no AVA. 7. Ferramentas de Aprendizagem AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) o aluno encontrará os ícones: Minhas Atividades, Minhas Dúvidas, Fórum, Media Center e Plantão Online além de todo suporte da Secretaria Acadêmica e da Central de Relacionamento.

6 6 O AVA é o portal de acesso às videoaulas, ao material online, às atividades e esclarecimentos sobre as etapas necessárias para concluir cada módulo. Ao acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem o aluno pode ainda conversar online com os Tutores que estão disponíveis para atender às dúvidas, debater idéias e orientar os estudos dos alunos. O Ambiente Virtual de Aprendizagem oferece as seguintes ferramentas para acesso do aluno: Fórum O Fórum é o espaço disponibilizado para que os alunos debatam sobre um tema proposto pelo Professor Titular. Ao longo do curso, será disponibilizado um fórum por módulo e a participação não contempla o sistema de avaliação.

7 7 Minhas Atividades Esta Ferramenta permite o acesso aos materiais e conteúdos referentes a cada um dos Módulos e Unidades de Estudo, como o livro didático, slides de aulas e textos complementares. O aluno deve acessá-la frequentemente. Minhas Dúvidas A Ferramenta possibilita que o aluno envie suas dúvidas relacionadas ao conteúdo de cada módulo, a qualquer momento. As dúvidas são respondidas pelos professores-tutores responsáveis pelo acompanhamento das disciplinas

8 8 e dos cursos. O prazo para que o aluno receba a resposta é de até três dias úteis. Media Center É no Media Center que estão disponíveis todas as Vídeoaulas para que o aluno possa assistir. Cada módulo está dividido em unidades de estudos. Para cada unidade de estudo, há uma videoaula correspondente. O aluno pode assistir cada videoaula quantas vezes desejar.

9 9 Plantão Online O Plantão Online é o momento de encontro em tempo real com o Tutor Interativo. Os Plantões são agendados previamente, em diferentes horários durante a semana.

10 10 Acompanhamento de datas O ícone Acompanhamento de Datas permite que o próprio aluno faça o acompanhamento das datas das etapas realizadas no AVA que compõem o módulo (acesso aos materiais e videoaulas e avaliação eletrônica).

11 11 8. Organização Pedagógica Etapas de Estudo Importante: para compreender as etapas de estudo do seu curso, o aluno deve estar atento à data de início do seu módulo. A partir da reorganização das etapas de estudo em fevereiro de 2012, as regras e prazos de cumprimento de cada módulo foram alteradas, visando maior flexibilidade aos estudos e acompanhamento de cada disciplina. Nesse novo formato, não há mais o envio da atividade avaliativa. Assim, para o (s) módulo (s) que iniciaram a partir do dia 17/02/2012, as etapas de estudo são compreendidas conforme as regras descritas abaixo. Planejamento de prazos e atividades de cada módulo/disciplina: o Cada módulo tem duração de 30 dias e caso o aluno realize as etapas em um prazo menor do que esse período estipulado deverá, obrigatoriamente, aguardar a liberação do módulo seguinte. O módulo somente terá a nota final atribuída após a finalização das etapas e realização da prova presencial.

12 12 o Os módulos são compreendidos em duas etapas: 1ª- Início aos estudos/ acesso aos materiais; 2ª- Avaliação Eletrônica. o Importante: Para realizar a Avaliação Presencial o aluno deverá obrigatoriamente ter finalizado as duas etapas citadas. Módulos que estão andamento ou não iniciaram não poderão ser agendados para a Avaliação Presencial. o Ao iniciar o módulo, todos os materiais relativos ao conteúdo (livro, textos e videoaulas) são disponibilizados ao aluno que deve iniciar os estudos acessando cada um deles. Essa etapa insere o aluno nos temas e conteúdos de cada disciplina, mas não gera reprova e tampouco é contabilizada na nota final do módulo. o O aluno terá 15 dias para realização da avaliação eletrônica. 1ª Etapa Acesso aos Materiais Esta primeira etapa consiste no acesso aos materiais. Ao iniciar cada módulo, o aluno terá disponibilizado as leituras e videoaulas que trarão os conteúdos e temas que serão abordados. O acesso aos materiais só é liberado após o pagamento da primeira parcela. Caso o aluno não encaminhe o contrato e a documentação nos prazos estabelecidos o acesso ao módulo subsequente é bloqueado até que a situação seja regularizada. Os alunos deverão acessar os materiais online pelo ícone Minhas Atividades. Os materiais de cada Módulo ficarão disponíveis até o final do curso; alunos reprovados nos módulos ou não terão acesso aos materiais dos módulos em que reprovaram.

13 13 É importante que os alunos façam o download dos materiais disponíveis para estudos posteriores (exceto vídeos). Os materiais são liberados na sequência de oferecimento dos Módulos. O conteúdo disponibilizado em cada módulo foi planejado de forma a prever um prazo mínimo de estudos e realização de todas as etapas em um prazo de 30 dias. Após a conclusão de todas as etapas (leitura e acesso aos materiais e aulas e realização da prova eletrônica) o próximo módulo é automaticamente disponibilizado. Assim, o módulo seguinte só será liberado após 30 dias da data de início do Módulo ativo. 2ª Etapa Avaliação Eletrônica (A.E) A Avaliação Eletrônica será disponibilizada no 15º dia após o início do módulo e o prazo para a sua realização é de até 15 dias. O aluno terá até três chances para realizar essa avaliação no período estipulado (confira o prazo no ícone Acompanhamento de Datas ). Prevalecerá a nota maior atingida. A Avaliação eletrônica tem peso 3, na composição final da nota do módulo. A Avaliação Eletrônica corresponde a uma prova com dez questões de múltipla escolha. As questões devem ser respondidas online. O aluno só finaliza a Avaliação após clicar em concluir. Caso não finalize, ao retornar, a mesma prova será disponibilizada. A nota atingida na Avaliação Eletrônica será somada à Avaliação Presencial (peso 7) e irá compor a média final do aluno.

14 14 Tempo Máximo para Conclusão da segunda etapa: o tempo será contabilizado a partir da liberação da prova eletrônica, sendo que o aluno possui até 15 dias para concluir a mesma. IMPORTANTE: 3ª Etapa Avaliação Presencial (A.P) Não existe prova presencial para as disciplina Nivelamento em EAD, Trabalhos Acadêmicos e TCC. No caso dessas disciplinas, a nota final será a nota da Avaliação Eletrônica. Ao concluir as etapas da avaliação eletrônica e atividade avaliativa do módulo, o aluno está apto a realizar a Avaliação Presencial. Para tanto é preciso agendar a Avaliação no ícone disponível no AVA. Apenas provas agendadas poderão ser realizadas. O aluno deve consultar o Calendário Acadêmico e verificar as datas disponíveis para agendamento, planejando assim o cumprimento dos módulos. O aluno poderá realizar no máximo quatro Avaliações Presenciais por agendamento. Após a realização das Avaliações Presenciais nos polos, as mesmas serão encaminhadas para o UNISEB Interativo para correção. As notas serão lançadas até 45 dias após o recebimento das provas em Ribeirão Preto. A Avaliação Presencial possui peso 7,0 (sete) para a composição da média final do aluno. A Avaliação Presencial é composta por dez (10) questões, testes e dissertativas. Esta Avaliação é obrigatória para a conclusão do módulo. A Avaliação Presencial é realizada no polo escolhido pelo aluno no momento da inscrição e aos sábados. Caso o aluno não compareça, ele terá a chance de um segundo agendamento: 2ª Chance da Avaliação Presencial.

15 15 2ª Chance da Avaliação Presencial: o aluno que agendar a 2ª Chance e não comparecer estará reprovado no Módulo. As provas são realizadas aos sábados e sempre no horário entre 08h00 e 12h00. A tolerância de atraso é de 15 minutos, ou seja, o horário máximo de entrada para realização da prova será 08h15. A prova presencial é a etapa que finaliza o módulo. Ocorrendo a reprova ou o não cumprimento dessa etapa, o aluno fica retido no módulo e deverá cumprir a dependência. Média Final e Aprovação A média final para a aprovação no módulo deve ser 6 (maior ou igual a seis). O cálculo é realizado a partir das notas atribuídas às Etapas 2 e 3, respeitando os respectivos pesos: MF: (A.E.x 3) + (A.P. x 7) 10 MF 6 Aprovado no módulo MF< 6 Reprovado no Módulo A.E = Avaliação eletrônica A.P = Avaliação Presencial Importante: Para todos os módulos iniciados até o dia 16/02/2012, prevalece a regra anterior de cálculo da media final que considera a Atividade Avaliativa parte integrante de media. O cálculo, nesses casos, respeita os seguintes pesos:

16 16 MF= (A.E.x 1) + (A. A. x 2) + (A.P. x 7) 10 MF 6 Aprovado no módulo MF< 6 Reprovado no Módulo A.E = Avaliação eletrônica A.A = Atividade Avaliativa A.P = Avaliação Presencial Trabalho de Conclusão de Curso (disciplina Trabalhos Acadêmicos) O TCC compreende duas fases: o Módulo Trabalhos Acadêmicos e a Orientação de TCC. Esse módulo não tem prova presencial. O aluno somente estará apto a cursar a disciplina Trabalhos Acadêmicos e posterior orientação após estar aprovado em todos os módulos/disciplinas anteriores (incluindo a prova presencial de cada disciplina). O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório e regulamentado pelo Conselho Nacional de Educação. O Módulo Trabalhos Acadêmicos integra o grupo de módulos do curso e, assim como os outros, é composto de oito aulas gravadas e Avaliação Eletrônica. Não há prova presencial para o módulo Trabalhos Acadêmicos. Ao final do módulo Trabalhos Acadêmicos, o aluno estará apto a realizar um projeto de pesquisa que deverá ser postado ao professor orientador até o primeiro dia das orientações (confira as datas de orientações no Calendário Acadêmico). A Orientação de TCC consiste em um período de dois meses em que o aluno manterá contato com um orientador exclusivo, o qual vai auxiliar no desenvolvimento de um Artigo Científico. O aluno não pode iniciar a

17 17 Orientação sem ter cursado e sido aprovado no Módulo Trabalhos Acadêmicos. Aprovação: cumprido o período de orientações, o orientador atribui uma nota ao trabalho (Artigo Científico). Se a nota for igual ou superior a 6,0, o aluno é considerado apto a apresentar seu trabalho. Caso contrário, o aluno deverá inscrever-se novamente no próximo período de orientação (de acordo com o calendário acadêmico). Apresentação do artigo: a apresentação ocorre obrigatoriamente de forma presencial no polo (Resolução nº 1 do CNE), o aluno deve dirigirse ao polo em que está cadastrado na data e hora divulgadas para sua banca. A apresentação do TCC acontece por vídeo-conferência. Se obtiver Nota Final (composta da nota do trabalho e da apresentação) igual ou superior a 6,0, o aluno conclui o curso e recebe o Título de Especialista. Caso contrário, o aluno deverá inscrever-se novamente no próximo período de orientação (de acordo com o calendário acadêmico). 9. Procedimentos de Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação Kit Matrícula: Assinatura e Envio do Contrato de Prestação de Serviços O aluno receberá no endereço cadastrado o Kit Matrícula, contento uma carta de apresentação do Curso e duas cópias do Contrato de Prestação de Serviço já assinadas pelo Centro Universitário UNISEB Interativo. O Contrato deve ter uma das cópias assinadas pelo aluno, com firma reconhecida da assinatura. Após assinar e reconhecer firma o aluno deverá encaminhar o Contrato de Prestação de Serviço e as cópias dos Documentos Pessoais pelo correio.

18 18 O endereço de envio é: Secretaria de Pós-Graduação do Centro Universitário Interativo, 3º Andar, Av. Maurílio Biagi, 2103, Ribeirânia, Ribeirão Preto/ São Paulo, CEP O aluno possui um prazo de até trinta dias para o envio da documentação e do Contrato assinado, a contar da data de recebimento registrada no AR dos Correios. Entrega de documentos pessoais Os documentos que deverão ser encaminhados são: 1 cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso; 1 cópia do histórico da graduação; 1 cópia da certidão de nascimento ou casamento; 1 cópia RG (não pode ser substituído pela carteira nacional de habilitação); 1 cópia do CPF (não pode ser substituído pela carteira nacional de habilitação); 1 cópia do comprovante de residência (conta de luz, telefone); Atenção: O aluno que estiver cursando o último semestre de sua graduação poderá matricular-se na pós-graduação, desde que apresente juntamente com os demais documentos de matrícula, um documento confirmando esta informação (declaração com a data prevista de término do curso de graduação, que deve ser no mesmo semestre de sua matrícula na pós-graduação). Lembrando que o acadêmico deve estar em seu último semestre letivo na graduação e não no último semestre do curso. O aluno que não apresentar documento que comprove estar cursando o último semestre da graduação no mesmo semestre em que confirmar sua matrícula na pós-graduação, terá sua matrícula Cancelada. O aluno que apresentar o documento e, por algum

19 19 motivo, não concluir a graduação no semestre informado, receberá apenas Certificado de Extensão das disciplinas concluídas. As cópias deverão ser autenticadas e precisam estar legíveis. O aluno deve enviar para Ribeirão Preto os documentos juntamente com o Contrato de Prestação de Serviços que ele recebe com o Kit Matrícula, no endereço do Centro Universitário Interativo Secretaria de Pós-Graduação, 3º Andar, Av. Maurílio Biagi, 2103, Ribeirão Preto SP, CEP Transferência de Polo A solicitação de transferência do polo vinculado deve ser realizada por meio de requerimento online, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, no ícone Requerimentos. Será efetuada a análise da solicitação e um parecer será fornecido como resposta ao requerimento. O aluno poderá verificar o encaminhamento dado diretamente no AVA. Para efetuar esta solicitação o aluno deve estar regularmente matriculado; O processo será deferido ou indeferido pela coordenação da pósgraduação; O parecer será fornecido via Sistema de Requerimento Online ao aluno e por ao polo e também ao aluno. Trancamento de Matrícula Para solicitar o trancamento o acadêmico deverá estar devidamente matriculado, preencher o requerimento impresso na secretaria do Polo e justificar sua solicitação. É importante observar que a solicitação de trancamento, não isenta o pagamento de possível (eis) parcelas vencida(s) e a do mês em que a solicitação foi feita.

20 20 O trancamento é processado com data equivalente a data de preenchimento e assinatura do requerimento. Só é permitido ao aluno o Trancamento total do curso em que está matriculado. O prazo máximo para trancamento dos cursos na modalidade totalmente web é de 12 (doze) meses. O acadêmico poderá reabrir sua matrícula após 60 dias da data de trancamento. Ao retornar ao curso, o aluno deverá cumprir novamente os módulos iniciados e que não foram finalizados, isto é, que não tiveram todas as etapas cumpridas, inclusive, a prova presencial. O aluno deve estar ciente, portanto, de que ao solicitar o trancamento do curso não serão considerados como cursados os módulos em andamento. O período em que manteve o curso trancado não será computado para fins de prazo de integralização. Durante o período de trancamento, o aluno não tem acesso aos materiais e aulas do curso. Ao retornar, todo conteúdo é liberado. Cancelamento de matrícula O cancelamento de matricula do curso pode ser solicitado a qualquer momento. Para realizá-lo, é necessário dirigir-se à secretaria do Polo vinculado e preencher o requerimento impresso e realizar a entrevista de cancelamento. A não formalização de cancelamento é interpretada como abandono e, portanto, a cobrança das parcelas e dos juros permanece ativa até a quitação dos boletos e/ou formalização do cancelamento. O aluno deve quitar todas as parcelas vencidas, inclusive aquela referente ao mês do cancelamento, independentemente da data de solicitação (válido do primeiro ao último dia do mês),

21 21 Atenção! Em caso de o aluno ser bolsista, com o cancelamento o benefício será finalizado, ou seja, a bolsa não é transferível para outros cursos ou turmas. Rematrícula Para solicitar a rematrícula na(s) disciplina(s) em que foi reprovado, o acadêmico deverá clicar no ícone Rematrícula disponível no AVA. A rematrícula será permitida somente após o cumprimento de todas as disciplinas da matriz curricular do curso, exceto Trabalhos Acadêmicos. Um módulo é considerado finalizado somente após a realização da respectiva prova presencial. É importante observar que o aluno poderá se rematricular em mais de uma disciplina ao mesmo tempo, sendo gerado para cada uma um boleto no valor de RS180, 00 (vencimento no mesmo mês). O módulo será liberado após o pagamento do boleto em até 3 dias úteis. As regras para a realização e liberação (pagamento de boleto) do módulo são as mesmas de quando o aluno cumpre a disciplina pela primeira vez, ou seja:

22 22 o Os prazos de cada etapa são de 10 dias e caso o aluno realize as atividades de cada uma em um prazo menor ao estipulado, deverá obrigatoriamente aguardar a liberação da etapa seguinte. o 10 dias para iniciar os estudos, acessando os materiais disponíveis (leituras e aulas). Essa etapa insere o aluno nos temas e conteúdos de cada disciplina, mas não gera reprova. o 10 dias para realizar a prova eletrônica. o 10 dias para a atividade avaliativa sendo 5 dias para o aluno postar e cinco dias para o tutor corrigir e postar. Declaração Simples de Matrícula A declaração simples de matrícula é emitida diretamente na secretaria do polo onde o acadêmico está matriculado. Será cobrada uma taxa, o valor deve ser consultado na secretaria do polo. Declarações específicas Declarações específicas devem ser solicitadas por requerimento online, na opção Declarações Específicas. O aluno precisa especificar as informações que devem constar no documento. O prazo para emissão do documento é de 30 dias após a baixa de pagamento do boleto no sistema. Histórico Escolar O histórico escolar deve ser solicitado por requerimento online disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, no ícone Requerimentos. A emissão do documento depende do pagamento de boleto gerado após o preenchimento. O prazo máximo para envio do documento à

23 23 secretaria do polo é de 30 dias após a baixa de pagamento no sistema. Conteúdo Programático Para solicitar o conteúdo programático, basta preencher o requerimento online disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, no ícone Requerimento, especificando qual (is) disciplina(s) deve(m) constar no documento. É importante ressaltar que a taxa do boleto é cobrada por cada Módulo solicitado, desde que o aluno tenha sido aprovado. Após o pagamento, o prazo para emissão do documento e envio à secretaria do polo é de 30 dias após a baixa de pagamento no sistema. Aproveitamento de Módulos O aproveitamento de módulos no curso pode ser solicitado pelo aluno por meio de requerimento impresso na Secretaria do polo vinculado. A análise será feita a partir do pagamento da taxa. Para análise da solicitação, é necessário anexar, ao requerimento, cópia do histórico escolar do curso de pós-graduação antes realizado, além de todo o conteúdo programático. Os documentos devem ser apresentados em papel timbrado da instituição de origem. Não são aceitas análises de dispensa em disciplinas/módulos cursados na graduação ou em cursos de extensão universitária. Atenção! O aproveitamento acadêmico de módulos/disciplinas cursados não dispensa o aluno do pagamento dos valores acordados em contrato. No caso de alunos ou ex-alunos do Centro Universitário UniSEB Interativo que desejam aproveitamento de cursos concluídos nesta mesma Instituição, o aluno deverá comparecer na secretaria do polo

24 24 para realizar o procedimento normal (com sua matrícula atual), com a diferença de que não precisará nos encaminhar o histórico escolar nem o conteúdo programático, devendo apenas informar no requerimento impresso o antigo código de matrícula. Lembrando que dispensa de módulos não implica em dispensa de valores. Alteração de curso (entre cursos na modalidade Totalmente Web) Mudança de curso deve ser solicitada por requerimento impresso na secretaria do polo. Neste caso, o único módulo aproveitado será o Tutorial - Nivelamento em EAD (caso esteja aprovado no mesmo), permitindo que o aluno inicie o novo curso no módulo 2, independente do módulo em que esteja no curso anterior. Para que haja aproveitamento deste módulo é necessário que o mesmo esteja na matriz curricular do curso de origem e do curso de destino. Lembrando que só é permitida a transferência entre cursos que pertencem à mesma área de conhecimento definidas pelo MEC (Capes).

25 25 Área do Conhecimento (CAPES) Área de Avaliação (CAPES) Cursos CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Direito Administração Direito Tributário Licitações e Contratos Administrativos Sustentabilidade, Desenvolvimento e gestão de Projetos Sociais Gestão de Pessoas Gestão Avançada de Pessoas Alfabetização e Ensino Fundamental de 9 anos Formação Docente para o Ensino Superior Educação Inclusiva CIÊNCIAS HUMANAS Educação Psicopedagogia Institucional Tecnologia Assistiva, comunicação alternativa e língua Brasileira de Sinais Educação, Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais Especialização em EAD Gestão Educacional LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Letras / Linguística Linguística e Ensino de Línguas Carteira Estudantil Todo acadêmico devidamente matriculado em curso de pósgraduação oferecido pelo Centro Universitário UNISEB Interativo tem direito a receber carteira de identificação. A emissão da primeira via não gera custo ao aluno. A Carteirinha de estudante deve ser solicitada na secretaria do polo vinculado, onde haverá a captura da foto e o pedido para a confecção do documento será encaminhado para a Secretaria geral. Emissão de segunda via: em caso de perda ou furto, o aluno pode preencher o requerimento online disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem no ícone Requerimentos solicitando segunda via da

26 26 carteira de estudante. Depois de efetuar o pagamento do boleto referente à taxa de emissão a Secretaria-Acadêmica do Centro Universitário UNISEB Interativo tem prazo de 30 dias úteis para entregar a segunda via por correio. Atualização cadastral do aluno É essencial que seu cadastro no Centro Universitário UNISEB Interativo seja constantemente atualizado. Quando houver alteração no endereço residencial, nome ou estado civil, encaminhe um solicitando a alteração com o comprovante de residência ou certidão de nascimento/ casamento em anexo. Caso deseje alterar ou telefone de contato, solicitamos que realize requerimento online no Ambiente Virtual de Aprendizagem na opção Outros, informando os dados que devem ser alterados, para que a Secretaria de Pós-Graduação possa efetivar a alteração. Emissão de Certificado O certificado de conclusão de curso de pós-graduação é emitido até 10 (dez) meses após a data de defesa do TCC e entrega de toda a documentação exigida. A emissão é realizada mediante aprovação em todos os Módulos do curso, na defesa do Trabalho de Conclusão de Curso e da regularização de toda a documentação acadêmica, incluindo o Contrato de Prestação de serviços assinado pelo aluno. O certificado é enviado para o polo vinculado, que deverá entrar em contato com o aluno e informá-lo que o mesmo deverá ser retirado. O certificado será entregue somente após assinatura do protocolo de recebimento.

27 27 Revisão de notas O aluno pode acompanhar o lançamento das notas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para solicitação de revisão de nota de prova, o aluno deve preencher o requerimento online no Ambiente Virtual de Aprendizagem na opção Outros. O parecer é encaminhado ao endereço eletrônico do aluno, com as justificativas da correção da prova. Caso tenha participado das atividades, realizado a Avaliação Presencial e as notas ou não tenham sido lançadas no prazo de 45 dias, solicitamos que notifique via Requerimento online, para que possamos checar o ocorrido. Atenção! O prazo para solicitação de Revisão de Nota é de 60 dias após o término do módulo. Passado este período as avaliações são arquivadas. Licença Maternidade O afastamento por licença maternidade é utilizado para justificar a ausência em atividades presenciais e abonar freqüências. Durante o afastamento a aluna deverá realizar todas as atividades online, ficando apenas as atividades presenciais para serem realizadas após o seu retorno. Nos cursos Totalmente Web não há necessidade de afastamento por licença maternidade, já que todas as atividades são online e as provas presenciais podem ser agendadas em períodos diferentes do ano, conforme calendário acadêmico. Afastamentos e atestados médicos Nos cursos Totalmente Web não há necessidade de afastamento ou abono de faltas, já que todas as atividades são online e as provas

28 28 presenciais podem ser agendadas em períodos diferentes do ano, conforme calendário acadêmico. 10. Departamento Financeiro Acompanhamento de débitos Para acompanhar o pagamento das parcelas do curso de pós-graduação o aluno deve acessar o ícone 2ª Via de Boleto, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o ícone permite visualizar as mensalidades pagas, assim como imprimir as próximas faturas a serem quitadas e até calcular o valor dos juros, caso haja boletos atrasados. Os juros poderão ser calculados com até 30 dias de atraso. Os descontos de antecipação nas mensalidades estão automaticamente apresentados nos boletos. Negociação de pagamento Para solicitar negociação de parcela(s) atrasada(s), o aluno deve pode preencher requerimento online no Ambiente Virtual de Aprendizagem no ícone Requerimentos ou encaminhar a análise para o Departamento Financeiro, por meio do endereço eletrônico

Manual de Orientações- Pós-Graduação a Distância (Ingressantes 2011 e 2012)

Manual de Orientações- Pós-Graduação a Distância (Ingressantes 2011 e 2012) 1 Manual de Orientações- Pós-Graduação a Distância (Ingressantes 2011 e 2012) 2 Introdução Este Manual visa atender às demandas sobre os cursos de Pós- Graduação do Centro Universitário UNISEB Interativo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Prezado aluno, 2. Organização pedagógica e sistema de avaliação

Prezado aluno, 2. Organização pedagógica e sistema de avaliação Prezado aluno, É com imensa satisfação que a Universidade Estácio de Sá, em parceria tecnológica com o Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS), apresentam os seus novos cursos de Pós Graduação em Direito,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151. Site: www.faved.com.br E-mail: faleconosco@faved.com.br

Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151. Site: www.faved.com.br E-mail: faleconosco@faved.com.br GUIA INFORMATIVO Curso: PÓS-GRADUAÇÃO Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151 Rua Zacarias Roque - Nº 63 - Centro - Coronel Fabriciano-MG CEP 35.170-025 Prezado (a) aluno (a), seja bem-vindo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE QUÍMICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM GINECOLÓGICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015.

PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015. PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015. O Diretor Geral da Faculdade Unida de Vitória, no uso das atribuições conferidas pelo Regimento Interno resolve regulamentar os procedimentos gerais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA UNICEP DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSOS DE EXTENSÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA UNICEP DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSOS DE EXTENSÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA UNICEP DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSOS DE EXTENSÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

Sumário 1. CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 2. CAPÍTULO II DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA... 3

Sumário 1. CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 2. CAPÍTULO II DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA... 3 Sumário 1. CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 2. CAPÍTULO II DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA... 3 3. CAPÍTULO III DA COORDENAÇÃO... 4 4. CAPÍTULO IV DOS PROFESSORES E TUTORES DO CURSO...

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

GUIA PRA TICO DO ALUNO DA PO S GRADUAÇA O PRESENCIAL

GUIA PRA TICO DO ALUNO DA PO S GRADUAÇA O PRESENCIAL GUIA PRA TICO DO ALUNO DA PO S GRADUAÇA O PRESENCIAL Processos Acadêmicos, Portal ÚNICO e Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA Guia prático sobre os procedimentos acadêmicos, utilização das ferramentas

Leia mais

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2016, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 21/2015 (para novos alunos)

Leia mais

GUIA INFORMATIVO DA COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA INFORMATIVO DA COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA GUIA INFORMATIVO DA COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA Parabéns por ter escolhido a FAVED/ISEED/PROMINAS para estudar, agradecemos a preferência e confiança depositadas em nossos serviços educacionais. Faremos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online GESTÃO DE PROJETOS EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

FACULDADE DIREÇÃO GERAL NORMA 029 1/5

FACULDADE DIREÇÃO GERAL NORMA 029 1/5 1. Dos Requisitos e Documentos para o Ingresso Para ingressar nos cursos de ensino superior o candidato deve ter concluído o Ensino Médio, prestar processo seletivo da IES ou ingressar por uma das formas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/2 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2015/2 Para aperfeiçoar o processo de rematrícula, estamos disponibilizando este documento com informações de ordem prática que subsidiarão

Leia mais

GUIA PRA TICO DO ALUNO

GUIA PRA TICO DO ALUNO GUIA PRA TICO DO ALUNO Sistema de Avaliação, Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA e Portal ÚNICO Guia prático e de conhecimento do Sistema de Avaliação, utilização das ferramentas tecnológicas Ambiente

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO 1 Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios, na modalidade a distância. O Reitor da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada pelo MEC

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE MATEMÁTICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online GESTÃO DE PROJETOS EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DIREITO DO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO AMBIENTAL Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

Matrículas 1º semestre letivo de 2014

Matrículas 1º semestre letivo de 2014 EDITAL 17/2013 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Matrículas 1º semestre letivo de 2014 O UDF - Centro Universitário torna público o Edital de Matrícula dos Cursos de Graduação para o 1º semestre letivo de 2014, a

Leia mais

Edital nº 01/2012. A oferta de disciplinas em Regime Tutorial acontecerá nas seguintes situações:

Edital nº 01/2012. A oferta de disciplinas em Regime Tutorial acontecerá nas seguintes situações: FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER FACULDADE DE TECNOLOGIA INTERNACIONAL FATEC INTERNACIONAL PRÓ-DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PDEAD COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA pararealizaçãoeprogramaçãodeofertas.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online GESTÃO AMBIENTAL Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE MAURICIO DE NASSAU DE BELÉM MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL CREDENCIAMENTO: PORTARIA Nº 571, DE 13 DE MAIO DE, DOU 16 DE MAIO DE SEÇÃO I EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 O Diretor da Faculdade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDITAL DE SELEÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A direção da Faculdade Aliança / Faculdade Maurício de Nassau no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais,

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios, na modalidade a distância. A Reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada pelo MEC por

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE MATEMÁTICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 Credenciamento - Ato autorizativo Portaria Nº 998 de 22/10/2007, publicada no DOU em 23/10/2007

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO LÚDICO EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E LEGISLAÇÃO URBANA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E LEGISLAÇÃO URBANA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E LEGISLAÇÃO URBANA ÁREA DO CONHECIMENTO Administração. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Pública e Legislação Urbana.

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Braz Cubas oferecidos nas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

Edital nº 02/2012 1. A QUEM SE DESTINA

Edital nº 02/2012 1. A QUEM SE DESTINA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER FACULDADE DE TECNOLOGIA INTERNACIONAL FATEC INTERNACIONAL PRÓ-DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PDEAD COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Edital nº 02/2012

Leia mais

Normas e Procedimentos para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (MBA, Especialização e Aperfeiçoamento)

Normas e Procedimentos para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (MBA, Especialização e Aperfeiçoamento) Normas e Procedimentos para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (MBA, Especialização e Aperfeiçoamento) 1 Contato com alunos O contato com o aluno de Pós-Graduação da UCS acontece, de forma preferencial,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Física Escolar. OBJETIVO DO CURSO Voltado para

Leia mais

DIVULGAÇÃO PRIMEIRA CHAMADA

DIVULGAÇÃO PRIMEIRA CHAMADA 1 EDITAL Nº 577/2015 UCB VIRTUAL PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO BOSTON/EUA 1º SEMESTRE LETIVO DE 2016 Neste documento encontram-se todas as orientações sobre os processos de inscrição, seleção, matrícula,

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS Processo O processo de renovação de matrícula constitui-se de três etapas válidas para todos os alunos veteranos dos cursos de graduação:

Leia mais

FACULDADE SANTA EMÍLIA - JOAQUIM NABUCO-UNIDADE OLINDA MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

FACULDADE SANTA EMÍLIA - JOAQUIM NABUCO-UNIDADE OLINDA MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE SANTA EMÍLIA - JOAQUIM NABUCO-UNIDADE OLINDA MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 Com sede Av. Doutor Augusto Moreira, 1704 e 1502 Casa Caiada - Olinda Legislação

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL E DINÂMICA DE GRUPO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL E DINÂMICA DE GRUPO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL E DINÂMICA DE GRUPO ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. Administração. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Pedagogia Empresarial

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Tutoria em Educação a Distância. AMPARO LEGAL

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão, Auditoria e Licenciamento Ambiental, na modalidade a distância. A Reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada pelo

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

Caro Aluno, Seja bem-vindo!

Caro Aluno, Seja bem-vindo! Manual do Aluno Caro Aluno, Seja bem-vindo! Este manual é um guia que irá orientá-lo em sua vida acadêmica. Aqui, você encontrará informações sobre as atividades educacionais, documentação, matrícula,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Bilhetagem eletrônica

Bilhetagem eletrônica Introdução O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Espírito Santo (Setpes) lança este material, que tem como objetivo apresentar uma maneira mais ágil, segura e confortável de realizar

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão de Projetos Sociais, na modalidade a distância. A Reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada pelo MEC por meio da

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Ensino de Língua Portuguesa. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos

Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos Período de matrícula: de 01 a 15 de julho de 2014 1) Acesse o site da universidade www.cruzeirodosulvirtual.com.br; 2) No canto superior

Leia mais

Caro Aluno, Seja bem-vindo!

Caro Aluno, Seja bem-vindo! Manual do Aluno Caro Aluno, Seja bem-vindo! Este manual é um guia que irá orientá-lo em sua vida acadêmica. Aqui você encontrará informações sobre as atividades educacionais, documentação, matrícula, avaliações

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO LÚDICO EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Matemática Financeira e Estatística. AMPARO

Leia mais

FACULDADE TOBIAS BARRETO MANTIDA PELA SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA DE SERGIPE LTDA- SESPS

FACULDADE TOBIAS BARRETO MANTIDA PELA SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA DE SERGIPE LTDA- SESPS FACULDADE TOBIAS BARRETO MANTIDA PELA SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA DE SERGIPE LTDA- SESPS CREDENCIAMENTO: PORTARIA MEC Nº 601 DE 20.05.2008, DOU 21DE MAIO DE 2008 SEÇÃO I. EDITAL DO PROCESSO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015.

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno, o

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO ÁREA DO CONHECIMENTO Direito. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Administrativo. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Ensino de Informática e Comunicação na

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. Para consultar se uma instituição é credenciada é só acessar o endereço eletrônico

MANUAL DO ALUNO. Para consultar se uma instituição é credenciada é só acessar o endereço eletrônico 1 O CEPAN Centro de Ensino Panoramica, representante comercial com exclusividade da Faculdade Associada Brasil FAB, Credenciada e reconhecida pelo MEC através da Portaria nº. 1387, D.O. U de 09 de Julho

Leia mais

Relatórios. Financeiro... 3. Detalhes financeiros da classe... 3. Detalhes financeiros do plano... 4. Detalhes financeiros dos alunos...

Relatórios. Financeiro... 3. Detalhes financeiros da classe... 3. Detalhes financeiros do plano... 4. Detalhes financeiros dos alunos... Relatórios Financeiro... 3 Detalhes financeiros da classe... 3 Detalhes financeiros do plano... 4 Detalhes financeiros dos alunos... 5 Vencimento diferenciado... 6 Não emitir boleto... 7 Diferenças entre

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO Administração e Saúde. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar. AMPARO

Leia mais

Curso Atos Legais Turno. Vagas para o 1º período somente serão disponibilizadas em caso de vagas remanescentes do Vestibular.

Curso Atos Legais Turno. Vagas para o 1º período somente serão disponibilizadas em caso de vagas remanescentes do Vestibular. Edital de Convocação para Ingresso nos cursos da Graduação em 2015/1 através de Transferência Interna de Curso e Transferência Externa entre Faculdades A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda

Leia mais

GUIA PRA TICO DO ALUNO DA PO S GRADUAÇA O PRESENCIAL

GUIA PRA TICO DO ALUNO DA PO S GRADUAÇA O PRESENCIAL GUIA PRA TICO DO ALUNO DA PO S GRADUAÇA O PRESENCIAL Processos Acadêmicos, Portal ÚNICO e Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA Guia prático sobre os procedimentos acadêmicos, utilização das ferramentas

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING E GESTÃO ESTRATÉGICA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING E GESTÃO ESTRATÉGICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING E GESTÃO ESTRATÉGICA ÁREA DO CONHECIMENTO Empresarial. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Marketing e Gestão Estratégica. AMPARO LEGAL

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO NEAD - CESUMAR MANUAL DO ALUNO

PÓS-GRADUAÇÃO NEAD - CESUMAR MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO NEAD - CESUMAR MANUAL DO ALUNO MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO NEAD CESUMAR CURSOS OFERECIDOS Especialização em Administração Pública; Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Leia mais

2ª CONVOCAÇÃO: REQUERIMENTO DE BOLSA DE ESTUDO PARA PÓS GRADUAÇÃO EAD ALUNOS PARTICIPANTES DO ENADE/2008 - GPI e PEDAGOGIA PRESENCIAL E EAD

2ª CONVOCAÇÃO: REQUERIMENTO DE BOLSA DE ESTUDO PARA PÓS GRADUAÇÃO EAD ALUNOS PARTICIPANTES DO ENADE/2008 - GPI e PEDAGOGIA PRESENCIAL E EAD 2ª CONVOCAÇÃO: REQUERIMENTO DE BOLSA DE ESTUDO PARA PÓS GRADUAÇÃO EAD ALUNOS PARTICIPANTES DO ENADE/2008 - GPI e PEDAGOGIA PRESENCIAL E EAD Convocamos os Alunos dos Cursos de Gestão da Produção Industrial

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2015 Coordenador: Prof. Dr. Antônio Corrêa de Lacerda Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Regina Maria d Aquino Fonseca Gadelha Estarão abertas, no período de 01/04/2015 a

Leia mais

Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação

Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação EDITAL n. 06.2012 - FAEL- EAD, 30 de maio de 2012 Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação A Faculdade Educacional

Leia mais

UNIGRAN Centro Universitário da Grande Dourados. MANUAL DO ALUNO da Pós-Graduação a Distância

UNIGRAN Centro Universitário da Grande Dourados. MANUAL DO ALUNO da Pós-Graduação a Distância UNIGRAN Centro Universitário da Grande Dourados MANUAL DO ALUNO da Pós-Graduação a Distância INTRODUÇÃO No curso de pós graduação em EAD da UNIGRAN o processo de aprendizagem é construído pelo próprio

Leia mais

GUIA DO ALUNO 2014 1

GUIA DO ALUNO 2014 1 GUIA DO ALUNO 2014 1 GUI A DO ALUNO 1. Matrícula Para efetuar sua matrícula em Cursos PECE o candidato deverá comparecer no prazo estipulado, portando todos os documentos que são exigidos para a matrícula

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO. EDITAL ESMPU n. 177/2008

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO. EDITAL ESMPU n. 177/2008 ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO EDITAL ESMPU n. 177/2008 A Escola Superior do Ministério Público da União ESMPU comunica que estarão abertas, no período de 13 a 15 de outubro de 2008, as

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTAO DE SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTAO DE SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTAO DE SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE ÁREA DO CONHECIMENTO Saúde Meio Ambiente. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão de Saúde Pública e

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM ENSINO DE MATEMÁTICA Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM ENSINO DE MATEMÁTICA Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM ENSINO DE MATEMÁTICA Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online GESTÃO ESCOLAR EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia

Leia mais

Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL

Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL A DIRETORA DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS no exercício de suas atribuições legais, com fundamento no art. 65, inciso II da Lei

Leia mais

EDITAL Nº 072/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL Nº 072/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 072/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A Diretoria de Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário Senac, no uso de suas atribuições, torna pública

Leia mais