A partir destas curvas, assinale a alternativa CORRETA:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A partir destas curvas, assinale a alternativa CORRETA:"

Transcrição

1 1. (SES Paraíba, 2007 Fundação FAPERP) As curvas A, B e C representam o perfil da concentração plasmática de diferentes fármacos em função do tempo após a administração em dose única por diferentes vias de administração e diferentes formas farmacêuticas. A partir destas curvas, assinale a alternativa CORRETA: a) As curvas A e C podem representam a administração de fármacos por via intravenosa. b) A curva A pode representar a administração do fármaco por via intramuscular na forma de solução aquosa. c) As curvas A e C podem representar a administração do fármaco por via subcutânea na forma de solução aquosa. d) A curva A pode representar a administração do fármaco por via sublingual. 2. (Prefeitura de Lucélia, 2009 Vunesp). Em relação à via oral de administração das drogas, pode-se afirmar que: (A) deve ser evitada, pois a maioria das drogas se alteram ao passar pelo sistema digestório. (B) comprimidos são mais bem absorvidos que as formas líquidas. (C) o estômago é o principal local de absorção de drogas administradas por via oral. (D) as vias bucal e sublingual fazem parte do que se costuma chamar de via oral. (E) a passagem das drogas, do trato gastrintestinal à corrente sangüínea, através da circulação porta hepática é chamada de primeira passagem.

2 3. (UFCE, 2002). Foi prescrito um antiácido para um paciente que estava fazendo uso de Ciprofloxacina. O que poderá acontecer com esse antimicrobiano? A) Sua absorção será diminuída. B) Seu efeito terapêutico será aumentado. C) Sua absorção não será alterada. D) Sua metabolização será intensificada. E) Será deslocado das proteínas plasmáticas, aumentando o seu efeito terapêutico. 4. (UFCE, 2002). Fatores que afetam a absorção de drogas no idoso estão abaixo relacionados, exceto: A) Retardo no esvaziamento gástrico. B) Diminuição da albumina plasmática. C) Aumento do ph gástrico. D) Diminuição do fluxo sangüíneo esplâncnico. E) Diminuição da motilidade gastrointestinal. 5. (Fiocruz Tecnologista Júnior). A via de administração mais provável de submeter um fármaco ao metabolismo de primeira passagem é a: A) intravenosa; B) inalatória; C) oral; D) sublingual; E) intramuscular. 6. (Ministério da Agricultura, 2006 CESPE). Julgue os itens abaixo, com referência às vias de administração de fármacos. A via de administração intravenosa é capaz de desencadear efeitos rápidos, sendo particularmente útil em situações de emergência. Deve-se, porém, ter cuidado quanto ao veículo dos medicamentos administrados e, também, ao maior risco de ocorrência de efeitos colaterais. A administração de fármacos por via oral é bastante segura e econômica. Além disso, devido às características do epitélio do trato gastrointestinal (área e capacidade absortiva), não há variações importantes quanto ao percentual de absorção em função da natureza do medicamento. A via intramuscular é útil para a administração de volumes moderados de fármacos que contenham veículos que impeçam o uso de outras vias (soluções oleosas). Apesar de ser destituída de riscos de dor ou de lesões localizadas, a absorção do fármaco por essa via é relativamente lenta. A administração subcutânea de fármacos permite uma absorção lenta e sustentada dos mesmos, principalmente quando são utilizadas formas farmacêuticas de liberação prolongada (pellets). A absorção de medicamentos tópicos aplicados na pele é geralmente muito rápida devido às características da epiderme, não sendo a ação dos mesmos afetada pelas propriedades da molécula administrada.

3 7. (Prefeitura de Duque de Caxias, 2008 IPDEP) À medida que uma droga é distribuída no organismo entra em contato com numerosas membranas. As drogas passam por algumas membranas, mas não por outras. Sobre transporte de drogas através de membranas, assinale a alternativa CORRETA: (A) No mecanismo de difusão passiva existe gasto de energia. (B) O mecanismo de transporte de drogas através de gasto de energia e utilização de transportador é denominado de canais aquosos. (C) No mecanismo de transporte ativo existe gasto de energia, mas não é necessária a presença de um transportador. (D) No mecanismo de difusão facilitada não existe gasto de energia, mas é necessária a presença de um transportador. 8. (Fiocruz Tecnologista Júnior). Todas as alternativas abaixo são tipos de mecanismos de permeação de fármacos, exceto: A) difusão aquosa; B) hidrólise aquosa; C) difusão lipídica; D) pinocitose e endocitose; E) transporte por carreadores. 9. (Farmacêutico Fiscal Agropecuário, 2001 CESPE/UnB) Julgue os itens seguintes, com relação à absorção e à distribuição de fármacos: Para que o AAS possa atingir o tecido-alvo, primeiramente ele deve ser absorvido, ou seja, deixar o local de administração e chegar à corrente circulatória do paciente. O mecanismo mais importante para que o AAS possa atravessar as membranas que separam os compartimentos orgânicos é a difusão passiva através da bicamada lipídica das células. Dessa forma, a lipossolubilidade da droga, expressa pelo seu coeficiente de partição óleo/água, é fator de grande importância. O AAS, assim como muitas drogas, é capaz de ionizar-se em função do ph do meio. Considerando-se que o ph do suco gástrico seja inferior ao pka dessa droga, pode-se deduzir que, em nível estomacal, a maior parte das moléculas do ácido estarão ionizadas e, assim, haverá maior dificuldade de serem absorvidas nesse local. Sabendo-se que a biodisponibilidade oral do AAS é de 68%, interpreta-se que apenas 68% da dose administrada estará disponível para atuar no tecidoalvo ou terá acesso a um líquido biológico a partir do qual poderá atingir o alvo. O sistema cardiovascular é o principal responsável pela distribuição de fármacos no organismo. A distribuição de fármacos, em sua fase inicial, depende fundamentalmente do débito cardíaco e do nível de perfusão tecidual, razão pela qual órgãos bastante perfundidos, tais como o coração, os rins e o cérebro, recebem maior quantidade de fármaco nessa fase. Na etapa seguinte, a droga se difunde para o interior dos tecidos, independentemente de sua ligação a proteínas plasmáticas e de sua lipossolubilidade.

4 10. (Prefeitura de Várzea Paulista, 2008 NCE) A extensão da fração da dose administrada por via retal de um determinado fármaco que atinge a circulação sistêmica é definida como: (A) metabolização; (B) transformação; (C) biodisponibilidade; (D) distribuição; (E) bioequivalência. 11. (Prefeitura de Betim, 2007 FUMARC) A administração concomitante de medicamentos, e destes com alimentos, se constitui, entre outros, fator capaz de determinar a adequação da resposta terapêutica desejada. Os tipos de interações são: farmacocinéticas ou farmacodinâmicas. Dentre as interações farmacocinéticas, aquelas que dependem, entre outros fatores, da capacidade de se ligar a proteínas plasmáticas, do fluxo sangüíneo local e do tipo de transporte para os tecidos são relativas ao processo de: a) absorção. b) excreção. c) distribuição. d) biotransformação. 12. (Prefeitura de Lucélia Vunesp). A distribuição de uma droga é: (A) o movimento das moléculas da droga a partir da circulação sangüínea para os tecidos. (B) a passagem das moléculas da droga dos tecidos à circulação sangüínea. (C) a ligação das drogas às proteínas plasmáticas. (D) eqüitativa e aleatória para todos os órgãos. (E) o processo que ocorre após a passagem da droga pelo fígado. 13. (SGA Acre, 2006 CESPE/UnB) Quanto à distribuição das drogas no organismo, assinale a opção correta: A. O tecido adiposo pode servir como importante reservatório de fármacos lipossolúveis e, devido a sua ampla vascularização, proporciona uma rápida biotransformação das drogas. B. O coração, o fígado, os rins, o cérebro e outros órgãos com um fluxo sanguíneo intenso recebem a maior parte dos fármacos durante os primeiros minutos de sua absorção. C. Fármacos que apresentam ligação extensa e forte com as proteínas plasmáticas são mais amplamente distribuídos pelo organismo. D. Para os fármacos passarem pela barreira hematoencefálica e atingirem o sistema nervoso central, estes precisam ser pequenos, hidrossolúveis e apolares ou não ionizados.

5 14. (Prefeitura de Itapema, 2007 IESES) Os Fármacos ao alcançarem a circulação sangüínea podem se ligar, em diferentes proporções às proteínas plasmáticas, especialmente, à albumina e à alfa-1-glicoproteína ácida. Também pode haver ligação com proteínas das membranas dos eritrócitos, lipoproteínas circulantes, leucócitos, plaquetas e as transportadoras específicas, como a globulina transportadora de tiroxina e a transferrina. Em decorrência dessas ligações, podemos afirmar que: a) A fração do Fármaco livre é considerada farmacologicamente inerte e é eliminada por filtração através dos rins, antes de chegar ao sítio de ação. b) A ligação do Fármaco à proteína plasmática só será desfeita quando o fármaco se ligar ao receptor celular específico, no espaço intercelular. c) Somente a fração do fármaco ligado à proteína é que atravessará as membranas tornando-se disponível para interações com receptores; fração farmacologicamente ativa d) Uma vez que as proteínas não passam através das paredes capilares, a ligação do fármaco às proteínas pode retê-lo no espaço vascular por um determinado tempo. 15. (Corpo de Bombeiros/Farmacêutico, 2008 FunRio) Para obtermos efeitos sistêmicos com o emprego de fármacos, podemos utilizar várias vias de introdução. Se uma dose igual de um mesmo fármaco for administrada pelas vias endovenosa, intramuscular e oral, e uma análise das curvas de concentração plasmática e do efeito versus tempo for determinada, qual dos parâmetros abaixo não deverá ser modificado? A) Concentração plasmática máxima. B) Meia-vida de eliminação (T1/2 beta). C) Biodisponibilidade. D) Início do efeito. E) Duração do efeito. 16. (Fiocruz Tecnologista Júnior). Se um fármaco é administrado repetidamente em intervalo de doses igual a sua meia-vida de eliminação, o número necessário de doses para a concentração plasmática do fármaco atingir o estado de equilíbrio é: A) 2 a 3; B) 4 a 5; C) 6 a 7; D) 8 a 9; E) 10 ou mais.

6 17. (SES Paraíba, 2007 Fundação FAPERP) Abaixo está representado um gráfico obtido a partir da administração de um medicamento do tipo monofármaco por via oral. Com base neste gráfico, assinale a alternativa INCORRETA. a) Neste estudo, o Tmax foi de 3 horas. b) O fármaco deste medicamento exerceu efeito por 9 horas. c) Até a terceira hora, o fármaco ainda não estava sendo eliminado. d) Neste estudo, o Cmax foi de 8 µg/ml. 18. (Farmacêutico Fiscal Agropecuário, 2001 CESPE/UnB) O gráfico abaixo expressa a concentração plasmática das drogas A, B e C, em relação ao tempo, após administração única da dose estabelecida para cada droga. Devese considerar que a concentração máxima tolerada de cada uma das drogas (nível limite de concentração plasmática, a partir do qual a droga passa a produzir efeitos colaterais importantes) é de 40 g/ml e o nível plasmático efetivo das mesmas (nível que deve ser alcançado para que a droga produza efeitos terapêuticos) é de 25 g/ml.

7 Com base no texto e sabendo que as drogas A, B e C são utilizadas para o mesmo fim, julgue os itens que se seguem: A droga C é a melhor escolha terapêutica. A droga A, na dose administrada, não apresenta utilidade terapêutica. A droga que se apresenta em maior quantidade no organismo na maior parte do tempo mostrado na figura é a droga C, uma vez que possui a maior área sob a curva. A droga que atinge mais rapidamente a sua máxima concentração plasmática é a droga C, que é seguida da droga B. A droga A é a que leva o maior tempo para atingir sua máxima concentração plasmática. O intervalo compreendido entre as concentrações plasmáticas de 25 g/ml e 40 g/ml pode ser denominado de janela terapêutica. Ainda com referência ao texto CE, julgue os itens abaixo: As drogas B e C possuem valores diferentes de meia-vida. Entre as três drogas mostradas, a droga A é a que será depurada mais lentamente pelo organismo. Caso a droga B fosse administrada a cada meia-vida, seriam necessárias 4 a 6 horas para que se atingisse a concentração plasmática no equilíbrio ou a concentração máxima constante média. Pode-se deduzir que, do ponto de vista farmacológico, a droga C será eliminada do organismo em 12 a 16 horas após atingir a máxima concentração plasmática. Admitindo-se uma situação de emergência, a droga B seria a mais indicada. 19. (Perito Criminal Polícia Civil do Piauí, 2008 UESPI) O metabolismo dos fármacos envolve dois tipos de reação, conhecidos como reações de fase I e reações de fase II. Sobre estas reações é correto afirmar: a) As reações de fase I são anabólicas e envolvem a conjugação, resultando em produtos inativos que são excretados. b) As reações de fase I e II ocorrem principalmente no plasma, intestino ou pulmões. c) Entre as reações de fase II, estão: oxidação, hidroxilação, desalquilação, desaminação e hidrólise. d) Os metabólitos obtidos nas reações de fase II são mais hidrossolúveis que seu precursor, sendo eliminados na urina ou bile. e) As reações de fase II estão relacionadas ao metabolismo de pró-fármacos ou pró-drogas, onde a forma farmacologicamente ativa é obtida depois que o pró-fármaco ou pró-droga é metabolizado.

8 20. (Prefeitura de Pinhais / PR, 2008 AOCP) Sobre a farmacocinética das drogas, assinale a alternativa correta: a) O transporte ativo através da membrana caracteriza-se pela necessidade imediata de energia, pelo movimento a favor de um gradiente eletroquímico, por saturabilidade e seletividade e pela inibição competitiva por compostos cotransportados. b) Débito cardíaco, fluxo sanguíneo regional, permeabilidade capilar e volume tecidual não determinam a taxa de liberação e a quantidade potencial do fármaco distribuído aos tecidos. c) No túbulo renal proximal, a secreção tubular ativa mediada por carreadores também pode diminuir a quantidade do fármaco presente no líquido tubular. d) Os sistemas enzimáticos envolvidos nas reações da fase I do metabolismo estão localizados principalmente no retículo endoplasmático, enquanto os sistemas enzimáticos de conjugação da fase II são predominantemente citosólicos. 21. (SES Paraíba, 2007 Fundação FAPERP) A tabela abaixo está mostrando os principais substratos, inibidores e indutores do citocromo CYP2C19. Com base nesta tabela, assinale a alternativa INCORRETA. a) O fluconazol provoca uma redução da expressão do CYP2C19, ou seja, reduz a quantidade deste citocromo. b) Na presença da fluoxetina, a velocidade de biotransformação do diazepam estará reduzida. c) O fluconazol pode potencializar o efeito da amitriptilina. d) O efeito do diazepam em pacientes que fazem uso contínuo de barbitúricos deve estar reduzido. 22. (Farmacêutico Fiscal Agropecuário, 2001 CESPE/UnB) Considerando os processos de eliminação de fármacos do organismo, julgue os itens a seguir. A biotransformação ou a metabolização corresponde à modificação enzimática das moléculas do fármaco. Reações enzimáticas de biotransformação ocorrem de forma indiscriminada nas várias células do organismo. A biotransformação é particularmente importante para formar compostos (metabólitos) que, em geral, possuem menor atividade farmacológica e, por serem mais lipossolúveis, podem ser mais facilmente excretados pelo organismo.

9 Os rins são os principais responsáveis pela excreção de fármacos. A etapa mais importante da excreção renal é a filtração glomerular, uma vez que os processos de transporte ativo e passivo, que ocorrem nos túbulos, exercem pouca influência na eliminação de drogas do organismo. 23. (Farmacêutico Fiscal Agropecuário, 2001 CESPE/UnB) Acerca da terminologia utilizada em farmacologia, julgue os itens seguintes: Apesar de certas limitações, índice terapêutico expressa a margem de segurança de um determinado fármaco, sendo calculado pela razão entre a dose efetiva para 50% dos animais (DE 50 ) e a dose letal para 50% dos animais (DL 50 ). Clearence renal indica a taxa de depuração de um fármaco do plasma, podendo ser expresso em ml min -1 kg -1. O volume de distribuição (Vd) expressa a relação entre a quantidade da droga no corpo e a quantidade presente no plasma. Fármacos com Vd > 1 tendem a concentrar-se no plasma. A dose de ataque representa uma dose (ou um conjunto de doses) que deve ser administrada no início da terapia, visando atingir-se rapidamente a concentração terapêutica necessária. Farmacocinética é a área da farmacologia que estuda as interações das drogas com seus receptores. 24. (Prefeitura de Mesquita, 2007 NCE) Sobre a cinética dos fármacos, assinale a afirmativa INCORRETA: (A) as reações de conjugação (fase 2) de fármacos não são mediadas pelo sistema de citocromo P-450; (B) o metabolismo de um fármaco geralmente reduz sua lipossolubilidade; (C) a extensão com que um fármaco se liga às proteínas plasmáticas não é diretamente proporcional a sua velocidade de excreção renal; (D) para os fármacos com cinética de eliminação de primeira ordem, uma quantidade constante do fármaco é eliminada por unidade de tempo; (E) para os fármacos com cinética de eliminação de ordem zero, a taxa de eliminação não depende da concentração plasmática. 25. (Título de especialista SBRAFH, 2007 SBRAFH) Sobre as interações medicamentosas: a) há casos em que é possível obter uma vantagem terapêutica com a associação de fármacos, com a redução de efeitos adversos; b) certos indutores enzimáticos podem reduzir a absorção de fármacos atuando sobre as glicoproteínas - P; c) em geral as glicoproteínas - P reduzem a absorção e a excreção de xenobióticos;

10 d) a e b são corretas; e) a e c são corretas. 26. (HGB/RJ, 2003 CESPE/UnB) A paciente MMF, do sexo feminino, com 23 anos de idade, realizou transplante renal há um ano. Há oito meses vem evoluindo bem, com função renal estável. Desde essa época, faz uso de ciclosporina na dose de 100 mg via oral, 2 vezes ao dia. O uso de ciclosporina em pacientes transplantados tem o objetivo de induzir a imunossupressão e, conseqüentemente, reduzir o risco de rejeição do órgão recebido pelo paciente. Há trinta dias, MMF vem apresentando febre diária, associada a tosse. Na investigação, foi diagnosticada tuberculose pulmonar, sendo iniciado tratamento com esquema terapêutico que incluiu a administração de rifampicina 600 mg/dia. Um mês depois, observou-se diminuição da tosse e desaparecimento da febre. No entanto, seus exames de rotina mostraram piora da função renal, que foi relacionada à rejeição do órgão transplantado. Considerando esse caso, julgue os itens subeqüentes: Provavelmente, a rifampicina aumentou o metabolismo da ciclosporina e diminuiu seus níveis plasmáticos, o que fez diminuir o efeito terapêutico da ciclosporina e favoreceu a rejeição do rim transplantado. A rifampicina pode aumentar a síntese das enzimas do citocromo P450, como ocorre com a CYP3A, que é responsável pelo metabolismo de vários medicamentos, inclusive do estradiol. A rifampicina faz subir a taxa de filtração glomerular da ciclosporina, aumentando, assim, seus níveis plasmáticos e sua toxicidade renal. O fenobarbital, ao contrário da rifampicina, diminui a síntese das enzimas do citocromo P450 e, dessa forma, pode reduzir a intoxicação por outros medicamentos.

11 27. (Provão Farmácia, 2003 MEC) No desenvolvimento de um novo fármaco anti-hipertensivo foram obtidos os compostos X e Y, submetidos a ensaios para determinação das relações entre dose administrada e concentração plasmática. Os resultados estão representados a seguir: Nas doses empregadas nesses ensaios, os compostos X e Y apresentam, respectivamente: (A) processo de absorção não sujeito à saturação e processo de absorção sujeito à saturação. (B) processo de eliminação não sujeito à saturação e processo de eliminação sujeito à saturação. (C) baixa taxa de ligação às proteínas plasmáticas e alta taxa de ligação às proteínas plasmáticas. (D) absorção por difusão passiva e absorção por transporte ativo. (E) eliminação por secreção renal e eliminação por biotransformação hepática. 28. (Prefeitura de Aracaju, 2004 CESPE/UnB) O uso simultâneo de vários agentes terapêuticos tornou-se comum. Esse é um dos fatores capazes de alterar a resposta a drogas. A combinação de dois ou mais fármacos pode ocasionar redução da eficácia terapêutica e exacerbação da toxicidade. Assim, é preciso sempre considerar as propriedades dos medicamentos, como, por exemplo, o fato de que o hidróxido de alumínio é um agente quelante e que o Hipericum perforatum (erva de São João) é um indutor da atividade citocromo P450. Considerando a importância das interações medicamentosas, julgue os itens que se seguem. O horário de administração de medicamentos, como, por exemplo, o hidróxido de alumínio e o diazepam, não influi na interação entre os eles. Pacientes com insuficiência renal que recebem medicamento de excreção renal apresentam aumento da concentração plasmática do medicamento e podem, assim, aumentar as chances de uma interação indesejável.

12 A probenecida, uma droga que aumenta a excreção de ácido úrico, diminui a secreção tubular da ampicilina, com conseqüente diminuição de níveis séricos e perda da ação farmacológica da ampicilina. O bicarbonato de sódio, uma droga que aumenta o ph urinário, pode favorecer a excreção urinária de drogas básicas. Uma mulher que usa anticoncepcional que contém estrogênio, que é metabolizado pelo citocromo P450, e que utiliza erva de São João corre o risco de engravidar. 29. (Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna FHCGV/PA, 2004 CESPE/UnB) Os fármacos podem ser eliminados pelos rins, principalmente por meio da filtração glomerular e da secreção tubular. O mecanismo pelo qual os fármacos são excretados depende de suas características físico-químicas e da presença de transportadores específicos. Depois que são filtrados pelos glomérulos, os fármacos, que são ácidos e bases fracos, podem ter seu estado de ionização alterado de acordo com o ph da urina. Essa alteração afeta consideravelmente a excreção renal. Isso implica que um fármaco básico vai ser rapidamente excretado em uma urina ácida porque o baixo ph no túbulo favorece a ionização e inibe a reabsorção. Da mesma forma, um fármaco ácido é excretado mais rapidamente se a urina se tornar alcalina. Com base nessas afirmações, julgue os itens que se seguem. Considerando que um transportador participa da secreção tubular de dois medicamentos, como, por exemplo, as drogas A e B, a administração concomitante de A e B a um paciente resulta na diminuição da biodisponibilidade de um dos medicamentos. Para ser eliminado por filtração glomerular, um fármaco tem de estar ligado a alguma proteína plasmática. Os ácidos e bases fracos são mais facilmente reabsorvidos quando estão sob a forma ionizada. A infusão intravenosa de bicarbonato de sódio torna a urina alcalina e pode acelerar a excreção de alguns fármacos, como, por exemplo, os ácidos fracos. A alcalinização ou acidificação da urina pode ser um recurso utilizado para o tratamento de intoxicações medicamentosas. 30. (Prefeitura de São Bernardo do Campo, 2004 Moura Melo) Algumas substâncias químicas apresentam a capacidade limitada de eliminação, também conhecida como eliminação passível de saturação, dose-dependente ou não linear. São exemplos destas substâncias: a) Fenitoína e etanol. b) Acetaminofeno e aciclovir. c) Metronidazol e teofilina. d) Etanol e metronidazol. 31. (Hospital das Clínicas Gaspar Viana, 2004 CESPE). Os fármacos podem ser eliminados pelos rins, principalmente por meio da filtração glomerular e da secreção tubular. O mecanismo pelo qual os fármacos são excretados depende de suas características físico-químicas e da presença de transportadores

13 específicos. Depois que são filtrados pelos glomérulos, os fármacos, que são ácidos e bases fracos, podem ter seu estado de ionização alterado de acordo com o ph da urina. Essa alteração afeta consideravelmente a excreção renal. Isso implica que um fármaco básico vai ser rapidamente excretado em uma urina ácida porque o baixo ph no túbulo favorece a ionização e inibe a reabsorção. Da mesma forma, um fármaco ácido é excretado mais rapidamente se a urina se tornar alcalina. Com base nessas afirmações, julgue os itens que se seguem. Para ser eliminado por filtração glomerular, um fármaco tem de estar ligado a alguma proteína plasmática. Os ácidos e bases fracos são mais facilmente reabsorvidos quando estão sob a forma ionizada. A infusão intravenosa de bicarbonato de sódio torna a urina alcalina e pode acelerar a excreção de alguns fármacos, como, por exemplo, os ácidos fracos. A alcalinização ou acidificação da urina pode ser um recurso utilizado para o tratamento de intoxicações medicamentosas. 32. (Instituto Estadual do Ambiente, 2008 Cesgranrio). Um farmacêutico, ao desenvolver uma forma de administração parenteral, deverá levar em consideração aspectos relativos ao veículo a ser empregado, ao local de aplicação e à formulação. As formas parenterais de administração: (A) subcutânea são destinadas ao tratamento local, visto que o tecido subcutâneo apresenta pequeno suprimento de vasos capilares e linfáticos, insuficientes para conduzir o fármaco à circulação sistêmica. (B) endovenosa de grandes volumes devem apresentar em sua formulação tampões adequados para o controle do ph, principalmente quando a faixa de estabilidade do fármaco é ampla e não engloba valores fisiológicos. (C) intramuscular podem ser preparadas como soluções ou suspensões aquosas/oleosas do fármaco, entretanto, apenas suspensões aquosas poderão ser administradas por via endovenosa. (D) intramuscular, quando preparadas como soluções oleosas, possibilitam uma absorção do fármaco mais lenta, se comparada à obtida a partir de uma solução aquosa. 33. (Fiocruz Tecnologista Júnior). Todas as alternativas abaixo sobre vias de administração e absorção de fármacos estão corretas, exceto: A) a via oral apresenta taxa variada de absorção e biodisponibilidade; B) A absorção representa a passagem do fármaco para a corrente sanguínea; C) A via intravenosa deve ser usada emergencialmente porque a biodisponibilidade é total; D) a meia vida do fármaco é o parâmetro mais importante para determinar sua absorção; E) a biodisponibilidade representa a quantidade de fármaco que chegará a corrente circulatória.

14 34. (Ministério da Saúde, 2005 NCE). Dentre os mecanismos de biotransformação de fármacos, o(s) tipo(s) de reação(ões) catalisada(s) pelo citocromo P450 são: (A) conjugação, apenas; (B) hidrólise, apenas; (C) fosforólise e hidrólise; (D) oxidação, apenas; (E) oxidação e conjugação. 35. (MAPA Fiscal Federal Agropecuário, 2006 Fundação José Pelúcio Ferreira). Sabe-se que a indução enzimática leva a uma aceleração do metabolismo dos fármacos e, conseqüentemente, a uma diminuição da ação farmacológica. Como exemplos de indutores enzimáticos podem-se citar: A) cimetidina, nicotina e ciprofloxacina; B) fenobarbital, benzopireno e rifampicina; C) cetoconazol, omeprazol e ginkgo biloba; D) cloranfenicol, álcool agudo e fenitóina; E) espironolactona, grape fruit e fluoxetina. 36. (Prefeitura de S Bernardo do Campo, 2009). Ocorrem quando dois ou mais fármacos em uso concomitante tem ações farmacológicas similares ou opostas. Podem produzir sinergias ou antagonismos sem modificar farmacocinética ou mecanismo de ação dos fármacos envolvidos. Por exemplo, álcool reforça o efeito sedativo de hipnóticos e anti-histamínicos. Trata-se de qual interação medicamentosa: A) Interações farmacocineticas. B) Interações farmacodinamicas. C) Interações de efeito. D) Interações farmaceuticas. 37. (Prefeitura de Barbalha, 2006). Sobre a meia vida de uma droga é correto afirmar: A) indica o tempo necessário para atingir 80% do estado de equilíbrio dinâmico após uma alteração (início ou interrupção) na taxa de administração de uma droga. B) Indica o tempo necessário para diminuir em 30% as condições de equilíbrio dinâmico após uma alteração (início ou interrupção) na taxa de administração de determinada droga. C) É o tempo necessário para reduzir a quantidade da droga no corpo, à metade, durante o processo de eliminação D) É o tempo necessário para reduzir a quantidade da droga no corpo, a zero, durante o processo de eliminação (ou durante uma infusão constante). E) É o tempo necessário para aumentar a quantidade da droga no corpo, a 100%, durante o processo de eliminação (ou durante infusão constante).

15 Gabarito lista de exercícios farmacocinética 1 A 2 E 3 A 4 B 5 C 6 CEECE 7 D 8 B 9 CECCE 10 C 11 C 12 A 13 B 14 D 15 B 16 B 17 C 18 ECCEC ECCEC 19 D 20 D 21 A 22 CEECE 23 ECECE 24 D 25 D 26 CCEE 27 B 28 ECEEC 29 EEECC 30 A 31 EECC 32 D 33 D 34 E 35 B 36 C 37 C

Faculdade de Imperatriz FACIMP

Faculdade de Imperatriz FACIMP Faculdade de Imperatriz FACIMP Disciplina: Farmacologia Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro 5 o Período de Farmácia e Bioquímica 1 o Semestre de 2007 Prof. Dr. Paulo Roberto 1 FARMACOCINÉTICA PROCESSOS

Leia mais

FARMACOCINÉTICA. Prof. Glesley Vito Lima Lemos

FARMACOCINÉTICA. Prof. Glesley Vito Lima Lemos FARMACOCINÉTICA Prof. Glesley Vito Lima Lemos (glesleyvito@hotmail.com) RESPOSTA TERAPÊUTICA Fase Farmacêutica MEDICAMENTO Liberação do princípio ativo da formulação Interação Fármaco Sítio alvo Fase Farmacodinâmica

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia Básica FARMACOCINÉTICA. Profa. Elisabeth Maróstica

Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia Básica FARMACOCINÉTICA. Profa. Elisabeth Maróstica Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia Básica FARMACOCINÉTICA Profa. Elisabeth Maróstica I. INTRODUÇÃO Farmacocinética Corpo Fármaco Farmacodinâmica

Leia mais

Roteiro da aula. Definição de farmacocinética. Processos farmacocinéticos. Aplicações da farmacocinética

Roteiro da aula. Definição de farmacocinética. Processos farmacocinéticos. Aplicações da farmacocinética Absorção AULA 1 1 Roteiro da aula Definição de farmacocinética Processos farmacocinéticos Aplicações da farmacocinética Fatores que alteram os processos farmacocinéticos Ambientais, etários e genéticos

Leia mais

Introdução ao estudos da farmacologia Formas farmacêuticas Vias de administração

Introdução ao estudos da farmacologia Formas farmacêuticas Vias de administração DROGA ORGANISMO Introdução ao estudos da farmacologia Formas farmacêuticas Vias de administração FARMACOCINÉTICA Absorção Distribuição Biotransformação Eliminação FARMACODINÂMICA Local de ação Mecanismo

Leia mais

Turma Fisioterapia - 2º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa

Turma Fisioterapia - 2º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Turma Fisioterapia - 2º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Administração Absorção Fármaco na circulação sistêmica Distribuído Biotransformado Excretado Farmacocinética : O que o organismo faz

Leia mais

TOXICOCINÉTICA TOXICOCINÉTICA TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA

TOXICOCINÉTICA TOXICOCINÉTICA TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA TOXICOLOGIA - Profa. Verônica Rodrigues FARMACÊUTICA INDUSTRIAL - UFRJ MESTRE EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - UFRJ EX-DOCENTE - UNIPLI EX-PERITA LEGISTA - TOXICOLOGISTA - PCERJ PESQUISADORA EM PROPRIEDADE

Leia mais

TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA. Profa. Verônica Rodrigues

TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA. Profa. Verônica Rodrigues TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA Profa. Verônica Rodrigues FARMACÊUTICA INDUSTRIAL - UFRJ MESTRE EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - UFRJ EX-DOCENTE - UNIPLI EX-PERITA LEGISTA - TOXICOLOGISTA - PCERJ PESQUISADORA EM

Leia mais

Turma Nutrição - 4º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa

Turma Nutrição - 4º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Turma Nutrição - 4º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Administração Absorção Fármaco na circulação sistêmica Distribuído Biotransformado Excretado Farmacocinética : O que o organismo faz sobre

Leia mais

Turma Fisioterapia - 2º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa

Turma Fisioterapia - 2º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Turma Fisioterapia - 2º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Administração Absorção Fármaco na circulação sistêmica A absorção, a distribuição, o metabolismo e a excreção de um fármaco envolvem

Leia mais

02/03/2012. Rodrigo Borges, M.Sc. Absorção Distribuição Metabolização ou biotransformação Excreção

02/03/2012. Rodrigo Borges, M.Sc. Absorção Distribuição Metabolização ou biotransformação Excreção Rodrigo Borges, M.Sc 2012 Movimento dos fármacos no organismo O que o organismo faz sobre a droga É o estudo da velocidade com que os fármacos atingem o sítio de ação e são eliminados do organismo, bem

Leia mais

Objetivos. Farmacocinética. Farmacocinética. Princípios Farmacocinéticos

Objetivos. Farmacocinética. Farmacocinética. Princípios Farmacocinéticos Objetivos Princípios Farmacocinéticos Marcos Moreira Absorção, distribuição, metabolismo e excreção de fármacos. Metabolismo de primeira passagem. Meia-vida plasmática. Concentração no estado de equilíbrio.

Leia mais

AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA

AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA FASES DA FARMACOCINÉTICA A farmacocinética pode ser separada em cinco fases essenciais: Professor: Moisés Wesley M. Pereira FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM 1.

Leia mais

FARMACOCINÉTICA CLÍNICA

FARMACOCINÉTICA CLÍNICA FARMACOCINÉTICA CLÍNICA Profa. Dra. Viviani milan vivimilan@uninove.br Farmacocinética Definida como o estudo qualitativo e quantitativo dos processos de: Absorção Distribuição Metabolização Excreção 1

Leia mais

FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL. Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira

FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL. Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira FARMACOLOGIA Estuda as substâncias que interagem com sistemas vivos por meio de processos químicos, ligando-se a moléculas reguladoras

Leia mais

domingo, 10 de abril de 2011 FARMACOCINÉTICA

domingo, 10 de abril de 2011 FARMACOCINÉTICA FARMACOCINÉTICA FARMACOCINÉTICA Estuda o caminho percorrido pelo medicamento no organismo, desde a sua administração até a sua eliminação. Pode ser definida como o estudo quantitativo dos processos de

Leia mais

Tem a finalidade de tornar a droga que foi. mais solúveis para que assim possam ser. facilmente eliminadas pelos rins. BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS

Tem a finalidade de tornar a droga que foi. mais solúveis para que assim possam ser. facilmente eliminadas pelos rins. BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS 1 Tem a finalidade de tornar a droga que foi absorvida e distribuída em substâncias mais solúveis para que assim possam ser BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS facilmente eliminadas pelos rins. Se não houvesse

Leia mais

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia.

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia. PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia fernandabrito@vm.uff.br Pharmakon FARMACOLOGIA Logos Ciência que estuda a ação dos compostos biologicamente ativos no organismos e areação do organismo a estes

Leia mais

Seminário de Farmacologia Absorção. Diellen Oliveira Gustavo Alcebíades Patrícia Matheos Raissa Batista

Seminário de Farmacologia Absorção. Diellen Oliveira Gustavo Alcebíades Patrícia Matheos Raissa Batista Seminário de Farmacologia Absorção Diellen Oliveira Gustavo Alcebíades Patrícia Matheos Raissa Batista Dose da droga administrada ABSORÇÃO Concentração da droga na circulação sistêmica AÇÃO DA DROGA Droga

Leia mais

Processo pelo qual os fármacos abandonam, de forma reversível, a circulação sistêmica e se distribuem para os Líquidos Intersticial e Intracelular.

Processo pelo qual os fármacos abandonam, de forma reversível, a circulação sistêmica e se distribuem para os Líquidos Intersticial e Intracelular. 1 Processo pelo qual os fármacos abandonam, de forma reversível, a circulação sistêmica e se distribuem para os Líquidos Intersticial e Intracelular. 2 corrente sanguínea Não é esperado a ligação, por

Leia mais

Biofarmácia. Farmacotécnica

Biofarmácia. Farmacotécnica Biofarmácia Prof. Luis Antonio Paludetti Agradecimentos especiais aos Professores Robson M. Gama e André Rolim Babii pela criação de parte das transparências desta apresentação 1/26 Farmacotécnica Disciplina

Leia mais

Tem a finalidade de tornar a droga que foi. mais solúveis para que assim possam ser. facilmente eliminadas pelos rins. BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS

Tem a finalidade de tornar a droga que foi. mais solúveis para que assim possam ser. facilmente eliminadas pelos rins. BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS 1 Tem a finalidade de tornar a droga que foi absorvida e distribuída em substâncias mais solúveis para que assim possam ser BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS facilmente eliminadas pelos rins. Se não houvesse

Leia mais

O QUE É A FARMACOCINÉTICA?

O QUE É A FARMACOCINÉTICA? FARMACOCINÉTICA O QUE É A FARMACOCINÉTICA? É a área da farmacologia que estuda o destino dos fármacos no organismo, que vai desde a administração até a sua eliminação. A FARMACOCINÉTICA ABRANGE 4 PROCESSOS:

Leia mais

Interacções medicamentosas

Interacções medicamentosas Interacções medicamentosas INTERACÇÕES MEDICAMENTOSAS PODEM SER: Desejadas Aumento da eficácia / efectividade Aumento da segurança Não desejadas Diminuição da eficácia / efectividade Menor segurança Podem

Leia mais

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia.

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia. PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia fernandabrito@vm.uff.br DISTRIBUIÇÃO DE FÁRMACOS Sítio-Alvo Reservatórios V. Oral V. sublingual V. Subcutânea V. Intramuscular Inalatória Intravenosa Forma

Leia mais

FARMACOCINÉTICA. Prof.ª Leticia Pedroso

FARMACOCINÉTICA. Prof.ª Leticia Pedroso FARMACOCINÉTICA Prof.ª Leticia Pedroso Farmacocinética É o estudo que destina o fármaco no organism. Vai desde a administração até a sua eliminação. Abrange: Absorção Distribuição Biotransformação Excreção.

Leia mais

Cálculos. Área de superfície corporal (BSA): Dose com base na área de superfície corporal: Dose aproximada = BSA (m 2 ) x dose adulta normal 1,73 m 2

Cálculos. Área de superfície corporal (BSA): Dose com base na área de superfície corporal: Dose aproximada = BSA (m 2 ) x dose adulta normal 1,73 m 2 Cálculos Área de superfície corporal (BSA): Dose com base na área de superfície corporal: Dose aproximada = BSA (m 2 ) x dose adulta normal 1,73 m 2 Cálculos Exemplo: Nancy Smith é uma paciente de 7 anos

Leia mais

Alterações na Farmacocinética e Farmacodinâmica do Idoso

Alterações na Farmacocinética e Farmacodinâmica do Idoso Alterações na e Farmacodinâmica do Idoso Dr. Mauricio de Miranda Ventura Diretor Técnico do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira Definição de São

Leia mais

Fármacos classificados na categoria X (xis) do FDA são contraindicados. Afirmativa correta. São fármacos de alto risco para o feto.

Fármacos classificados na categoria X (xis) do FDA são contraindicados. Afirmativa correta. São fármacos de alto risco para o feto. 1. Assinale a afirmativa incorreta: O uso de ieca para tratamento da hipertensão na gestante não apresenta riscos ao feto. Afirmativa incorreta. Os ieca são fármacos desaconselhados no tratamento da hipertensão

Leia mais

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS Interações medicamentosas é evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento ou bebida. Medicamentos são administrados, concomitantemente,

Leia mais

Tratamento da tuberculose. Interações medicamentosas

Tratamento da tuberculose. Interações medicamentosas Tratamento da tuberculose Interações medicamentosas Apresentaremos um resumo suscinto sobre as possíveis interações medicamentosas de cada fármaco utilizado no esquema básico de tratamento da tuberculose,

Leia mais

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon. Turma Farmácia- 4º Termo

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon. Turma Farmácia- 4º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Turma Farmácia- 4º Termo O que é a distribuição dos fármacos? Passagem de uma droga livre (farmacologicamente ativa) da corrente circulatória para os tecidos A extensão

Leia mais

André Montillo

André Montillo André Montillo www.montillo.com.br Farmacologia Definição: É a ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas sobre a função dos sistemas biológicos. O sucesso terapêutico do tratamento de doenças

Leia mais

Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Projeto de Extensão Farmacocinética Aplicada a Clínica. Parâmetros Farmacocinéticos

Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Projeto de Extensão Farmacocinética Aplicada a Clínica. Parâmetros Farmacocinéticos Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Projeto de Extensão Farmacocinética Aplicada a Clínica Parâmetros Farmacocinéticos Prof. Dr. Gildomar Lima Valasques Junior Farmacêutico Clínico-Industrial Doutor

Leia mais

Farmacologia. Farmacologia. Estuda os aspectos bioquímicos e fisiológicos dos. efeitos dos fármacos. É dividida em duas áreas principais:

Farmacologia. Farmacologia. Estuda os aspectos bioquímicos e fisiológicos dos. efeitos dos fármacos. É dividida em duas áreas principais: Farmacologia Farmacologia Estuda os aspectos bioquímicos e fisiológicos dos efeitos dos fármacos Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle É dividida em duas áreas principais: Farmacocinética Farmacodinâmica 1 Farmacocinética

Leia mais

¾ Entender a importância das propriedades de ADME na ação dos fármacos. ¾ Estudar as propriedades e mecanismos envolvidos em farmacocinética

¾ Entender a importância das propriedades de ADME na ação dos fármacos. ¾ Estudar as propriedades e mecanismos envolvidos em farmacocinética OBJETIVOS UL 12 ¾ Estudar as propriedades dos fármacos ¾ Entender a importância das propriedades de DME na ação dos fármacos ¾ Estudar as propriedades e mecanismos envolvidos em farmacocinética ¾ Modelagem

Leia mais

Farmacologia I, Aulas Práticas

Farmacologia I, Aulas Práticas Farmacologia I, Aulas Práticas Aula 4 TÉCNICAS ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS VIAS DE EXCREÇÃO DE MEDICAMENTOS Conhecimentos a adquirir: Conhecer as vias de eliminação de fármacos, sabendo adaptar a dose.

Leia mais

Conceitos importantes. Farmacocinética

Conceitos importantes. Farmacocinética Conceitos importantes Farmacocinética Fatores Farmacocinéticos que Afetam o Efeito de Fármacos 1) Absorção 2) Distribuição 3) Eliminação Metabolização e Excreção Etapas entre a administração oral de um

Leia mais

Biodisponibilidade/Bioequivalência (BD/BE)

Biodisponibilidade/Bioequivalência (BD/BE) iodisponibilidade/ioequivalência (D/E) Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa Farmacocinética e iogalénica 1 Perspectiva histórica Oser (1945) - quantidade de fármaco absorvido em relação a um

Leia mais

PLASMA. Excreção (rim, fezes, etc) Absorção: do sítio de administração até a circulação sistêmica. Armazenamento em tecido (ex gordura)

PLASMA. Excreção (rim, fezes, etc) Absorção: do sítio de administração até a circulação sistêmica. Armazenamento em tecido (ex gordura) Administração da subst. (oral, parenteral, etc) Absorção: do sítio de administração até a circulação sistêmica PLASMA Armazenamento em tecido (ex gordura) Substância ligada Substância livre Sítio de ação

Leia mais

CURSO: MEDICINA. DISCIPLINA: FARMACOLOGIA I PROFESSOR (A): Alyne da Silva Portela PERÍODO: ALUNO (A): N DE MATRÍCULA: DATA: / / 2018

CURSO: MEDICINA. DISCIPLINA: FARMACOLOGIA I PROFESSOR (A): Alyne da Silva Portela PERÍODO: ALUNO (A): N DE MATRÍCULA: DATA: / / 2018 CURSO: MEDICINA DISCIPLINA: FARMACOLOGIA I PROFESSOR (A): Alyne da Silva Portela PERÍODO: 2018.1 ALUNO (A): N DE MATRÍCULA: DATA: / / 2018 QUESTÕES - FARMACOLOGIA I 1 Paciente sob uso de Tegretol CR divitabs

Leia mais

Pharmacokinetic properties in drug discovery. Prof. Dr. Andrei Leitão

Pharmacokinetic properties in drug discovery. Prof. Dr. Andrei Leitão Pharmacokinetic properties in drug discovery Prof. Dr. Andrei Leitão A farmacocinética Farmacocinética Farmacodinâmica ADME A: absorção D: distribuição M: metabolismo E: excreção 2 A janela terapêutica

Leia mais

1. Assinale a afirmativa incorreta:

1. Assinale a afirmativa incorreta: 1. Assinale a afirmativa incorreta: As doses de medicamentos a serem administrados a pacientes pediátricos, podem ser calculadas pela extrapolação da dose para o adulto. Afirmativa incorreta. A dose a

Leia mais

correspondente se desliga das proteínas. O complexo Fármaco-proteína age como reservatório temporário na c/c.

correspondente se desliga das proteínas. O complexo Fármaco-proteína age como reservatório temporário na c/c. Alta proporção de ligação do fármaco (por ex. 90%) às proteínas plasmáticas, não significa que somente 10% do fármaco circulante terão acesso aos tecidos, pois quando parte da fração livre abandona o plasma,

Leia mais

TOXICOLOGIA 2ª. Aula

TOXICOLOGIA 2ª. Aula Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo Curso de Especialização em Medicina do Trabalho TOXICOLOGIA 2ª. Aula Prof. MSc. Fabriciano Pinheiro fabriciano@intertox.com.br 19/06/2012 I EXPOSIÇÃO II

Leia mais

Farmacodinâmica. Alvos para a ação dos fármacos 02/03/2012. Farmacodinâmica

Farmacodinâmica. Alvos para a ação dos fármacos 02/03/2012. Farmacodinâmica Farmacodinâmica Rodrigo Borges, M.Sc. 2012 Farmacodinâmica Estudo dos efeitos bioquímicos e fisiológicos do fármaco com seu receptor ou outros sítios de primários de ação (mecanismo de ação) É o que o

Leia mais

19/01/2011. Bases Farmacológicas. Agenda. Agenda. Curso de Formação Jan, Marcio Toledo FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA

19/01/2011. Bases Farmacológicas. Agenda. Agenda. Curso de Formação Jan, Marcio Toledo FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA Bases Farmacológicas Marcio Toledo Curso de Formação Jan, 2011 Agenda FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA 2 Agenda FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA 3 1 Farmacologia

Leia mais

20/10/2011 Vi V as: re r spira r t a ó t ri r a dige g st s i t va v dérm r i m ca c 2

20/10/2011 Vi V as: re r spira r t a ó t ri r a dige g st s i t va v dérm r i m ca c 2 Tema: Absorção Distribuição e armazenamento Metabolismo / Biotransformação Excreção 1 Vias: respiratória digestiva dérmica 2 Fatores que influenciam a absorção Relacionados agentes tóxicos: 1. Lipossolubilidade

Leia mais

FARMACOCINÉTICA CLÍNICA. Prof. Dr. André Luiz de Moura

FARMACOCINÉTICA CLÍNICA. Prof. Dr. André Luiz de Moura FARMACOCINÉTICA CLÍNICA Prof. Dr. André Luiz de Moura e-mail: aldm_moura@yahoo.com.br 1 Quem sou? Formação Acadêmica: - Farmacêutico Bioquímico Universidade Metodista de Piracicaba - Mestre em Biologia

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Química IQ USP Exame de Capacidade 1º Semestre de Prova de Conhecimentos Gerais em Química

Programa de Pós-Graduação em Química IQ USP Exame de Capacidade 1º Semestre de Prova de Conhecimentos Gerais em Química Programa de Pós-Graduação em Química IQ USP Exame de Capacidade 1º Semestre de 2014 Prova de Conhecimentos Gerais em Química Nome do candidato: Instruções: Escreva seu nome de forma legível no espaço acima.

Leia mais

Absorção e distribuição de drogas. Medicamentos. Medicamento é qualquer agente químico que, administrado no organismo vivo, produz efeitos benéficos.

Absorção e distribuição de drogas. Medicamentos. Medicamento é qualquer agente químico que, administrado no organismo vivo, produz efeitos benéficos. Absorção e distribuição de drogas Medicamentos Medicamento é qualquer agente químico que, administrado no organismo vivo, produz efeitos benéficos. Droga é qualquer substância que, administrada no organismo

Leia mais

Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica Farmacocinética dos fármacos antiepilépticos... 35

Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica Farmacocinética dos fármacos antiepilépticos... 35 Índice Parte 1 - Bases para a terapêutica com fármacos antiepilépticos Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica... 19 Classificação das Crises Epilépticas (1981)... 20 Classificação

Leia mais

Sumário. 1. Fase farmacêutica. 3. Fase farmacodinâmica. - o medicamento chega ao seu local de acção?

Sumário. 1. Fase farmacêutica. 3. Fase farmacodinâmica. - o medicamento chega ao seu local de acção? Sumário Administração i do medicamento 1. Fase farmacêutica - o medicamento chega ao utilizador? 2. Fase farmacocinética (BIO)DISPONIBILIZAÇÃO - o medicamento chega ao seu local de acção? 3. Fase farmacodinâmica

Leia mais

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina FEXODANE Cloridrato de fexofenadina Apresentações 120 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 180 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 60 mg: caixas contendo 10 ou 20 cápsulas. Comprimidos

Leia mais

Transporte através de membranas celulares. Tipos de transporte. Exemplos. Importância fisiológica

Transporte através de membranas celulares. Tipos de transporte. Exemplos. Importância fisiológica Transporte através de membranas celulares Tipos de transporte Exemplos Importância fisiológica Transporte através de membranas celulares (32 D) (44 D) Bicamada lipídica é permeável a gases e moléculas

Leia mais

Prof. Me. Anny C. G. Granzoto

Prof. Me. Anny C. G. Granzoto Prof. Me. Anny C. G. Granzoto 1 Ocupa-se do estudo dos efeitos bioquímicos e fisiológicos dos fármacos e seus mecanismos de ação É utilizada para descrever os efeitos de um fármaco no corpo. Tipicamente

Leia mais

Biofísica renal. Estrutura e função dos rins

Biofísica renal. Estrutura e função dos rins Biofísica renal Estrutura e função dos rins Múltiplas funções do sistema renal Regulação do balanço hídrico e eletrolítico (volume e osmolaridade) Regulação do equilíbrio ácidobásico (ph) Excreção de produtos

Leia mais

Da Administração Oral Ao Efeito Terapêutico

Da Administração Oral Ao Efeito Terapêutico Medicamento Da Administração Oral Ao Efeito Terapêutico Administração Desintegração Desagregação ETAPA BIOFARMACÊUTICA Dissolução Fármaco em solução Absorção Distribuição Eliminação FARMACOCINÉTICA Fármaco

Leia mais

CÁLCULO DE MEDICAÇÃO. Enfª Fabiana Chagas

CÁLCULO DE MEDICAÇÃO. Enfª Fabiana Chagas CÁLCULO DE MEDICAÇÃO Enfª Fabiana Chagas E-mail: Fabiana.chagas@hu.usp.br Administração de medicamentos em Pediatria - Etapas interpretação e transcrição da PM; requisição e checagem da medicação dispensada;

Leia mais

Absorção de fármacos. Movimento do fármaco através do TGI*: coração. fígado. estômago. fármaco. reto. boca. intestino delgado.

Absorção de fármacos. Movimento do fármaco através do TGI*: coração. fígado. estômago. fármaco. reto. boca. intestino delgado. Absorção de fármacos Movimento do fármaco através do TGI*: coração fígado fármaco estômago boca *adaptado de Amidon, G Dissolution in vitro and ex-vivo: implicatios for BE standards liberação do fármaco

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Ana Gardênia Sistema Urinário Humano O Sistema Urinário colabora para homeostase (manutenção de um meio interno constante e compatível com a vida) através da: Osmorregulação:

Leia mais

Hidroclorotiazida. Diurético - tiazídico.

Hidroclorotiazida. Diurético - tiazídico. Hidroclorotiazida Diurético - tiazídico Índice 1. Definição 2. Indicação 3. Posologia 4. Contraindicação 5. Interação medicamentosa 1. Definição A Hidroclorotiazida age diretamente sobre os rins atuando

Leia mais

Controle por retroalimentação. Controle negativo

Controle por retroalimentação. Controle negativo Controle por retroalimentação Controle negativo Controle por retroalimentação Controle positivo Parto Controle positivo Ejeção do leite Controle por retroalimentação Controle positivo Ovulação Transporte

Leia mais

Turma Nutrição - 4º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa

Turma Nutrição - 4º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Turma Nutrição - 4º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Interações medicamentosas é evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida

Leia mais

Transporte através de membranas celulares. Tipos de transporte. Exemplos. Importância fisiológica

Transporte através de membranas celulares. Tipos de transporte. Exemplos. Importância fisiológica Transporte através de membranas celulares Tipos de transporte Exemplos Importância fisiológica Transporte através de membranas celulares (32 D) (44 D) Bicamada lipídica é permeável a gases e moléculas

Leia mais

BIOSSÍNTESE DOS HORMÔNIOS (Protéicos) Estoque citoplasmático - secreção

BIOSSÍNTESE DOS HORMÔNIOS (Protéicos) Estoque citoplasmático - secreção BIOSSÍNTESE DOS HORMÔNIOS (Protéicos) Estoque citoplasmático - secreção Exemplo HORMÔNIOS ESTEROIDES Sexuais e do tecido interrenal Outros tecidos Os esteroides estão envolvidos na regulação de vários

Leia mais

CLORIDRATO DE ONDANSETRONA dih 2 O

CLORIDRATO DE ONDANSETRONA dih 2 O CLORIDRATO DE ONDANSETRONA dih 2 O Classificação: Antiemético Fórmula Estrutural da ondansetrona: O N N N H 3 C CH 3 Fórmula Molecular: C 18 H 19 N 3 O.HCl.2H 2 O Peso Molecular: 365.85 g/ mol DCB: 09418

Leia mais

Farmacoterapia aplicada em grupos alvo. Profa. Fernanda Datti

Farmacoterapia aplicada em grupos alvo. Profa. Fernanda Datti armacoterapia aplicada em grupos alvo Profa. ernanda Datti atores associados com variação na resposta farmacológica Idade Gravidez Doença Idade Recém-nascidos: menos de 1 mês Bebês: 1 mês a 1 ano. Crianças:

Leia mais

Aula 02 1ª PARTE: FARMACOCINÉTICA - ABSORÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE FÁRMACOS

Aula 02 1ª PARTE: FARMACOCINÉTICA - ABSORÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE FÁRMACOS Aula 02 1ª PARTE: FARMACOCINÉTICA - ABSORÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE FÁRMACOS Nesta 1ª parte da aula estudaremos a forma pela qual um fármaco chega até o alvo no nosso organismo para desempenhar a atividade

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral - Injetaveis

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral - Injetaveis Farmacologia e Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral - Injetaveis Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Oral V (vantagens) - mais conveniente, econômica e segura D (desvantagens)

Leia mais

Aula 01. Conceitos Básicos de Farmacologia

Aula 01. Conceitos Básicos de Farmacologia Aula 01 Conceitos Básicos de Farmacologia Vocês sabem definir Farmacologia? Podemos definir a Farmacologia como ciência que estuda a ação das substancias químicas, estruturalmente definidas e denominadas

Leia mais

Exercícios Parte I Toxicologia Forense Profa. Verônica Rodrigues

Exercícios Parte I Toxicologia Forense Profa. Verônica Rodrigues Exercícios Parte I 11.02.2012 Toxicologia Forense Profa. Verônica Rodrigues Questão Prova Perito Polícia Civil 1-( ) No âmbito forense, muitas vezes a verdadeira versão de um crime só pode ser descoberta

Leia mais

DIACEREINA. Anti-inflamatório

DIACEREINA. Anti-inflamatório DIACEREINA Anti-inflamatório Descrição A Diacereína é um derivado da antraquinona que inibe a síntese da interleucina 1, a síntese de proteases e a produção de radicais livres de oxigênio, todos implicados

Leia mais

FISIOLOGIA RENAL PROCESSOS BÁSICOS DE TROCA RENAL

FISIOLOGIA RENAL PROCESSOS BÁSICOS DE TROCA RENAL FISIOLOGIA RENAL PROCESSOS BÁSICOS DE TROCA RENAL MECANISMOS RENAIS DE MANIPULAÇÃO DO PLASMA 1. Filtração glomerular 2. Reabsorção tubular 3. Secreção tubular 4. Excreção MECANISMOS DE TRANSPORTE TRANSMEMBRANA

Leia mais

FARMACOCINÉTICA CLÍNICA

FARMACOCINÉTICA CLÍNICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO - FAVENI FARMACOCINÉTICA CLÍNICA ESPÍRITO SANTO FARMACOCINÉTICA A farmacocinética estuda o caminho percorrido pelo medicamento no organismo,

Leia mais

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal FUNÇÕES DOS RINS Controle da osmolaridade dos fluidos corporais Regulação do volume dos fluidos corporais (controle a longo prazo da pressão arterial) Regulação da concentração de eletrólitos: Na +, K

Leia mais

SQM Poluentes Químicos e Ecotoxicologia. 2 - Toxicocinética

SQM Poluentes Químicos e Ecotoxicologia. 2 - Toxicocinética Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos SQM 0438 - Poluentes Químicos e Ecotoxicologia 2 - Toxicocinética Profa. Dra. Janete Harumi Yariwake EXPOSIÇÃO ao agente tóxico TOXICOCINÉTICA

Leia mais

Vinícius Reis Batista Acadêmico do 4 período de Medicina Orientador: Wanderson Tassi

Vinícius Reis Batista Acadêmico do 4 período de Medicina Orientador: Wanderson Tassi Vinícius Reis Batista Acadêmico do 4 período de Medicina Orientador: Wanderson Tassi O fígado É o maior órgão interno do corpo humano; 2,5 a 4,5% da massa corporal total do corpo com um peso médio de

Leia mais

Mikaelle Paiva dos Santos FAMED-UFC LAGG-CE

Mikaelle Paiva dos Santos FAMED-UFC LAGG-CE Mikaelle Paiva dos Santos FAMED-UFC LAGG-CE 2012.2 Introdução Aumento da frequência de doenças crônicas com a idade Idosos estão particularmente expostos aos efeitos colaterais de medicamentos A idade

Leia mais

AVALIAÇÃO LABORATORIAL DA FUNÇÃO RENAL

AVALIAÇÃO LABORATORIAL DA FUNÇÃO RENAL AVALIAÇÃO LABORATORIAL DA FUNÇÃO RENAL AVALIAÇÃO LABORATORIAL DA FUNÇÃO RENAL 1. EXAME DE URINA Cor Aspecto Densidade urinária ph Glicosúria Proteinúria Pigmentos e Sais biliares Hemoglobinúria e Mioglobinúria

Leia mais

QUÍMICA MEDICINAL. Em temos etimológicos pode considerar-se um ramo da farmacologia (de pharmakon + logos = estudo dos fármacos).

QUÍMICA MEDICINAL. Em temos etimológicos pode considerar-se um ramo da farmacologia (de pharmakon + logos = estudo dos fármacos). QUÍMICA MEDICINAL Sentido prospectivo envolve o planeamento e produção de compostos que podem ser usados em medicina para a prevenção, tratamento e/ou cura de doenças humanas ou de animais. Em temos etimológicos

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Projeto de Extensão

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Projeto de Extensão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Projeto de Extensão Interações Medicamentosas na Prática em Saúde Prof. Dr. Gildomar Lima Valasques Júnior Farmacêutico Clínico-Industrial Especialista em Gestão

Leia mais

atendente de FARMÁCIA Prof. Dr. Luis Antonio Cezar Junior Farmacêutico Bioquímico

atendente de FARMÁCIA Prof. Dr. Luis Antonio Cezar Junior Farmacêutico Bioquímico atendente de FARMÁCIA Prof. Dr. Luis Antonio Cezar Junior Farmacêutico Bioquímico atendente de FARMÁCIA VIAS DE ADMINISTRAÇÃO E FORMAS FARMACÊUTICAS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO Introdução o que são VIAS DE ADMINISTRAÇÃO?

Leia mais

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal FUNÇÕES DOS RINS Controle da osmolaridade dos fluidos corporais Regulação do volume dos fluidos corporais (controle a longo prazo da pressão arterial) Regulação da concentração de eletrólitos: Na +, K

Leia mais

FARMACOLOGIA APLICADA E CÁLCULO DE MEDICAÇÕES

FARMACOLOGIA APLICADA E CÁLCULO DE MEDICAÇÕES FARMACOLOGIA APLICADA E CÁLCULO DE MEDICAÇÕES 1 1- PRINCÍPIOS DE FARMACOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS A administração segura de medicamentos é uma das metas prioritária da Aliança Mundial para

Leia mais

Reabsorção tubular. substâncias. reabsorção tubular.

Reabsorção tubular. substâncias. reabsorção tubular. Reabsorção tubular Tanto a filtração glomerular quanto a reabsorção tubular ocorrem em muito maior escala do que a excreção da maioria das substâncias. Reabsorção tubular é altamente seletiva. Como a filtração

Leia mais

São exemplos de órgãos que realizam excreção em nosso corpo: Rins (exemplo de substância excretada = uréia);

São exemplos de órgãos que realizam excreção em nosso corpo: Rins (exemplo de substância excretada = uréia); O sistema excretor é formado pelo conjunto de órgãos que permitem a eliminação de substâncias encontradas em excesso no corpo ou algumas são nocivas à saúde humana; Muitos metabólitos (Ex: uréia, H +,

Leia mais

Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Saúde. Antiepilépticos. Manoelito Coelho dos Santos Junior.

Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Saúde. Antiepilépticos. Manoelito Coelho dos Santos Junior. Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Saúde Antiepilépticos Manoelito Coelho dos Santos Junior Feira de Santana Conceitos Básicos q Convulsão: alteração transitória do comportamento

Leia mais

domingo, 10 de abril de 2011 Biotransformação

domingo, 10 de abril de 2011 Biotransformação Biotransformação BIOTRANSFORMAÇÃO DOS FARMACOS A maioria das drogas é metabolizada antes da catabolização no organismo. Após as reações de metabolização, todos os compostos formados tendem a ser mais hidrossolúveis

Leia mais

CASO CLÍNICO. O fim do mundo está próximo José Costa Leite Juazeiro do Norte Ceará

CASO CLÍNICO. O fim do mundo está próximo José Costa Leite Juazeiro do Norte Ceará CASO CLÍNICO Leitor nosso mundo velho Já está vai ou não vai Uma banda pendurada E a outra cai não cai Daqui pro fim da era Nada de bom se espera Vem castigos de Deus Pai O fim do mundo está próximo José

Leia mais

Roteiro da aula. Definição da farmacologia. Divisão da farmacologia. Conceitos básicos. Vida de um fármaco

Roteiro da aula. Definição da farmacologia. Divisão da farmacologia. Conceitos básicos. Vida de um fármaco 1 Roteiro da aula Definição da farmacologia Divisão da farmacologia Conceitos básicos Vida de um fármaco Formas de apresentação e vias de administração de fármacos 2 3 APROFUNDANDO MAIS ESTE CONCEITO...

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 TRANSPORTES ATIVOS PELA MEMBRANA

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 TRANSPORTES ATIVOS PELA MEMBRANA BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 TRANSPORTES ATIVOS PELA MEMBRANA Fixação 1) O esquema abaixo exemplifica um dos tipos de transporte de membrana cuja função é fundamental para o metabolismo celular. No

Leia mais

Doseamento de Salicilatos na urina ou no plasma

Doseamento de Salicilatos na urina ou no plasma SALICILATOS Trabalho n.º 7 Doseamento de Salicilatos na urina ou no plasma O ácido acetilsalicílico (AAS) é uma substância activa utilizada como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e inibidor da

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2016 Sociedade de Anestesiologia do Distrito Federal 3ª ETAPA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2016 Sociedade de Anestesiologia do Distrito Federal 3ª ETAPA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2016 Sociedade de Anestesiologia do Distrito Federal 3ª ETAPA PROGRAMA - ME 1 (2/8/2016) PONTO 10 - Fisiologia do Sistema Respiratório I 10.1. Funções respiratórias e não

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetaveis

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetaveis Farmacologia e Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral Injetaveis Vantagens (V) Enteral X Parenteral Desvantagens (D) Forma Farmacêutica Situação

Leia mais

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATORIO - CORAÇÃO, - VASOS SANGUINEOS - SANGUE 1 DROGAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR - ANTIARRÍTMICOS - VASODILATADORES - CARDIOTÔNICOS - ANTI-HIPERTENSIVOS

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 12 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RIMADYL Bovinos 50 mg/ml solução injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância(s) ativa(s): Carprofeno

Leia mais

PIROXICAM. Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético. Descrição

PIROXICAM. Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético. Descrição PIROXICAM Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético Descrição Piroxicam é um anti-inflamatório não esteroide (AINE), indicado para uma variedade de condições que requeiram atividade anti-inflamatória

Leia mais

RENACIAT. Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica. Coordenação: ANVISA (Gerência Geral de Toxicologia)

RENACIAT. Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica. Coordenação: ANVISA (Gerência Geral de Toxicologia) RENACIAT Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica Coordenação: ANVISA (Gerência Geral de Toxicologia) Fundação Oswaldo Cruz (SINITOX) Disque Intoxicação 0800-722-6001 RENACIAT

Leia mais

Farmacodinâmica COMO OS FÁRMACOS ATUAM? MODIFICANDO O AMBIENTE FÍSICO osmolaridade do plasma. MODIFICANDO O AMBIENTE QUÍMICO ph do suco gástrico

Farmacodinâmica COMO OS FÁRMACOS ATUAM? MODIFICANDO O AMBIENTE FÍSICO osmolaridade do plasma. MODIFICANDO O AMBIENTE QUÍMICO ph do suco gástrico Farmacodinâmica Profa. Aline Mourão Modificando o ambiente (físico ou químico) MODIFICANDO O AMBIENTE FÍSICO osmolaridade do plasma MODIFICANDO O AMBIENTE QUÍMICO ph do suco gástrico Manitol Solução 20%

Leia mais