Autor: Rafael Gonçalves da Penha

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Autor: Rafael Gonçalves da Penha"

Transcrição

1 Reunião de Jovens da Ig. Cristã Maranata Autor: Rafael Gonçalves da Penha A Ig. Maranata, no dia 15 de novembro, fez grandes reuniões com os jovens. Esta aqui foi a reunião de Vitória/ES, realizada no Ginásio Dom Bosco. Aqui estão algumas fotos deste evento. Esta daqui foi a primeira reunião, à tarde, com a presença apenas de jovens membros. Na reunião da noite, que lotou o ginásio inteiro, os jovens deveriam trazer convidados, e isso fizeram muito bem, havia quase pessoas à noite. Uma grande dificuldade era a exigência de um coral com aproximadamente 200 vozes, além de orquestra.

2 A solução para caber todo mundo foi colocar os cantores no palco e os músicos embaixo. Acima, a foto do coral na hora do ensaio. Abaixo, a foto da orquestra, também no ensaio. À esquerda, a mesa de palco. Para microfonar os instrumentos, foram usados Shure SM-58. A bateria foi microfonada com um kit AKG, mas com um Shure SM-57 na caixa e AKG C-1000 para overhall. Já para microfonar os cantores, foram usados 8 microfones apenas (mics de coral), sendo 6 Samson C02 e dois Behringer C2. Foram montados

3 como mostrado na foto abaixo. Abaixo, uma foto que mostra com melhor clareza a distribuição dos músicos, cantores e equipamentos: O equipamento do PA/monitor foi alugado da empresa Mundial Som. Para o Monitor, havia o seguinte:

4 1 mesa analógica Yamaha M3000, com 40 canais: Mesa com oito submasters e um recurso bem legal, há uma luz indicativa de qual sub que está endereçado cada canal. Para enviar o som diretamente para o L/R, existe uma chave ao lado do controle de PAN.

5

6 A mesa tem incríveis 16 mandadas de auxiliar. Uma coisa bem diferente é que não basta abrir o volume da mandada, tem que selecionar através de um botão se ela vai funcionar ou não(um tipo de mute). As mandadas 13/14 e 15/16 podem ser chaveados para trabalharem em estéreos ou mono.

7 A equalização é semi-paramétrica nas vias de graves e agudos, mas paramétrica mesmo nos médios graves e médios agudos, onde existe uma chave para escolher a atuação do filtro, se mais seletivo ou mais abrangente. Muito legal. Ainda há um filtro HPF (corte de graves) selecionável até 400Hz, chave de ganho, inversão de fase, etc. A seção Master da mesa. Embaixo estão os 8 controles de subgrupos e a saída L/R (Stereo A, mas

8 estranhamente existe a referência à Stereo B mas não existe o controle). Mais acima, os controles dos 16 auxiliares (só aparecem 14 porque os dois últimos são estéreos). Essa mesa tem 16 mandadas Matrix, e é possível endereçar qualquer Auxiliar ou o L/R para essas mandadas. Vejam só: Uma coisa muito legal da empresa é que eles mantém tudo o mais organizado possível. Segundo o técnico deles(vanderley Gaigher), é para ganhar tempo na montagem e na desmontagem. Abaixo, foto da parte traseira da mesa, com todos os cabos. Tudo identificado por anilhas e por cores diferentes.

9 Aliás, eles praticamente não tiram nada dos cases. Nem a medusa principal saiu do case:

10 Onde eles podem economizar tempo, eles fazem. O rack de amplificadores vira o suporte para a mesa de som:

11 Esses aí eram os amplificadores principais, todos da Times-One, marca excelente, praticamente não dão defeito. Os amps ficaram apoiando a mesa de monitor porque as caixas principais do PA estavam próximas. Em cada rack cada equipamento fica praticamente pré-montado. Todos os cabos de energia já ficam em um tomadeiro (assim sai um único cabo de AC, não um monte deles). As conexões também ficam todas

12 já feitas, em um painel na parte traseira. Ninguém fica tirando e colocando conector nenhum diretamente nos equipamentos. Segundo o técnico, além de ganhar tempo, isso preserva os equipamentos, não deixa os conectores dos equipamento ficarem relaxados com o tempo. É mais fácil trocar os conectores do painel, caso haja problemas. No rack de periféricos do monitor, havia disponível, pela ordem: - 2 compressores Behringer MDX 4600, de 4 canais cada, - um condicionador de energia RackRider, da Furman - um amplificador de fones Powerplay, da Behringer - dois compressores dbx 166A - um quad-gate dbx 274 Continuando, havia: - um módulo de efeitos SPX 990 Yamaha - outro módulo de efeitos SPX 900 também da Yamaha - um equalizador 31 faixas/canal da Yamaha Q um compressor dbx outro eq Yamaha Q um crossover BSS - outros eq Yamaha Q2031

13 E depois mais um monte de eqs da Yamaha e BSS. Haja equalizadores! Tudo isso para ser insertado em canais, caso necessário.

14 De cada lado do palco, foram colocadas caixas do PA. Embaixo ficavam os subs, e montados em uma estrutura de andaimes as caixas.

15 Na foto abaixo, as caixas de torre de delay que ficaram no meio da quadra, há aproximadamente 20 metros de distância das caixas principais. Note que os amplificadores ficavam ao lado das caixas, para reduzir perdas com cabos.

16 Aliás, a marca dos amplificadores usados nas torres de delay foram novidades. Technovox. Segundo o técnico do PA, é um fabricante local. Segundo ele, o amplificador é bom e muito potente, mas a maior vantagem é que, quando dá defeito, é só levar na oficina que o rapaz conserta em pouca horas, no máximo de um dia para outro.

17 Quanto à mesa de PA, ela foi instalada praticamente no meio da quadra, como mostra a foto abaixo: A mesa era uma Soundcraft K2, de 48 canais:

18

19 Mesa com 8 subsgrupos

20 Mesa com 8 Auxiliares:

21 A equalização é mais simples que a da Yamaha M3000. São 4 faixas, mas paramétrico (inclusive uma chave para mudar a largura de banda do filtro) apenas para médios-graves e médios agudos.

22 E o HPF selecionável até 400Hz, controle de fase, ganho, chave individual de Phantom Power por canal. E a mesa tem VU s analógicos para as saídas.

23 Na seção de master da mesa, temos:

24 Os 4 botões azuis são canais estéreos, em vermelho os subs, em amarelo os masters. Do lado esquerdo, os ajustes dos canais estéreos. Do lado direito, os controles de Auxiliares (8, em azul). Os 4 faders são retornos de auxiliares de efeito, ao lado em vermelho temos 4 saídas Matrix.

25

26 Esses botões M1 a M8 são grupos de mute. É um recurso incrível, mas tem que ler o manual para configurar corretamente, pois não há chave de seleção como em outras mesas, a mesa tem memória e é necessário programar os canais (para isso que serve aquele pequeno painel LCD mais acima).

27 Nesta foto, vemos a mesa e o rack de periféricos, tendo a fonte da mesa em cima. A caixa Thor é usada para comunicação PA/Monitor. Um mic em cada mesa, endereçada para a caixa do outro via multicabo. Segundo o técnico, é muito útil em shows barulhentos, pois é a única forma de um escutar o outro. No evento, não foi utilizado (foi usado rádios de comunicação). No rack de periféricos, temos: - 3 efeitos SPX Yamaha, sendo um deles dedicado ao ajuste do delay das torrres. - um equalizador Yamaha Q um compressor dbx um crossover BSS - 3 compressores Klark Technic - um equalizador BSS - um compressor dbx outro crossover BSS

28 O som foi operado por técnicos da própria igreja, mas o pessoal da Mundial estava lá presente, para dirimir quaisquer dúvidas. Uma coisa interessante é que tudo foi montado sem energia elétrica, que só foi acionada (havia gerador) depois de tudo conferido. Apesar de ser uma aparente perda de tempo (assim considerado pelos pelos técnicos da igreja), segundo o Vanderley traz mais segurança aos sistema, evitando choques e mesmo problemas de tiros, estalos, etc. Isso ajuda a preservar os equipamentos. O culto da tarde foi uma verdadeira prévia, e alguns problemas que surgiram foram resolvidos. Por exemplo, a torre de delay não estava configurada, e como a quantidade de homens no coral era pouca, foi necessário dar mais um incremento neles, usando os AKG C-1000 (que estavam como over de bateria). No lugar deles, na bateria, foram parar 2 SM-58. Para os pregadores, foi usado um Audio Technica earset. No primeiro pregador, que falava mais baixo, o som ficou bom, mas nas partes mais fortes, o microfone distorcia um pouco. Já o segundo pregador, que falava bem forte, realmente trouxe um grande aperto para a equipe, pois o microfone rachava muito. Findada a reunião, foi só acertar o ganho do transmissor e o mic funcionou maravilhosamente bem. A reunião da noite, já com os problemas resolvidos, foi absolutamente perfeita. Todos saíram elogiando o coral. 200 vozes cantando em uníssono (como se fossem uma só voz) ficou realmente bonito. Foi uma reunião muito gratificante para todos. Uma coisa muito interessante a aprender com os profissionais é o nível de organização e planejamento deles. Havia alguns quilômetros de cabos envolvidos, todos devidamente identificados e pré-testados (na verdade, houve um único que deu problema em dezenas deles). Guardar também foi rápido, em aproximadamente duas horas e meia estava tudo já no caminhão. Quanto a acústica, não tivemos o que reclamar, o lugar foi projetado para shows por isso haviam placas acústicas para diminuição do tempo de reverberação.

- solda em conector feita com cola do tipo SuperBonder. E até que realmente segura no lugar! Agora, quanto ao contato elétrico...

- solda em conector feita com cola do tipo SuperBonder. E até que realmente segura no lugar! Agora, quanto ao contato elétrico... Jeitinho brasileiro Autor: Fernando Antônio Bersan Pinheiro Brasileiro é famoso, por sempre dar um "jeitinho" nas coisas. Aparece um problema, e lá vem o brasileiro com uma solução, um modo de fazer as

Leia mais

Rider de Som João Lucas e Diogo

Rider de Som João Lucas e Diogo Rider de Som João Lucas e Diogo Atenção contratante (es) ou produtor (es)! Antes de efetuarem mudanças neste rider de som, favor entrar em contato com a produção, para que possamos evita alguns problemas

Leia mais

Acabando com a "Guerra do Volume"

Acabando com a Guerra do Volume Acabando com a "Guerra do Volume" Autor: Fernando A. B. Pinheiro Desde que comecei a trabalhar com sonorização em igrejas, há 15 anos, sempre vi uma guerra ser travada a cada culto e evento realizado.

Leia mais

Subgrupos e endereçamentos encontre o seu caminho na mesa de som

Subgrupos e endereçamentos encontre o seu caminho na mesa de som Subgrupos e endereçamentos encontre o seu caminho na mesa de som Autor: Fernando Antônio Bersan Pinheiro Já se perguntaram como é que um único operador pode tomar conta de uma grande mesa de som com 40,

Leia mais

MÓDULOS PLUG & PLAY. MÓDULO ADL Manual de referência

MÓDULOS PLUG & PLAY. MÓDULO ADL Manual de referência MÓDULOS PLUG & PLAY MÓDULO ADL Manual de referência Parabéns pela aquisição de um produto STUDIO R! Eles foram projetados para anos de operação confiável sob as mais rigorosas condições. Seu STUDIO R deverá

Leia mais

SAIT SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED MANUAL DO USUÁRIO. Você acaba de receber um SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED.

SAIT SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED MANUAL DO USUÁRIO. Você acaba de receber um SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED. SAIT SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED MANUAL DO USUÁRIO Você acaba de receber um SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED. O SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED (SAIT) foi desenvolvido com tecnologia de última geração que possibilita o envio

Leia mais

RIDER TÉCNICO. SISTEMA DE ÁUDIO P.A. = 01 Console de áudio marca Yamaha LS9

RIDER TÉCNICO. SISTEMA DE ÁUDIO P.A. = 01 Console de áudio marca Yamaha LS9 SISTEMA DE ÁUDIO P.A. = 01 Console de áudio marca Yamaha LS9 RIDER TÉCNICO EQUIPAMENTOS DE APOIO 01 DVD PLAYER; 02 CD player; 01 MINIDISC MD; 01 Projetor Multimídia marca Sanyo 4500 Ansi Lumens "FIXO";

Leia mais

Ligação áudio balanceado com conector P10 estéreo

Ligação áudio balanceado com conector P10 estéreo O Power Click modelo MX 4x4 é um sistema de audição por headphone com 4 entradas de som (inputs) e 4 conexões para headphones. Cada headphone recebe todos os inputs. Portanto, os 4 inputs são ouvidos simultâneamente

Leia mais

Baofeng UV-5R correção modulação

Baofeng UV-5R correção modulação Baofeng UV-5R correção modulação Aqui está um post que foi no meu site anterior, que era popular. Esta modificação foi feita originalmente por Colin G4EML do Reino Unido. Eu já tinha visto este método

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. A plataforma de controle deverá necessariamente possuir a facilidade de adição de "plug-ins, com

MEMORIAL DESCRITIVO. A plataforma de controle deverá necessariamente possuir a facilidade de adição de plug-ins, com Anexo I MEMORIAL DESCRITIVO Trata o presente memorial descritivo da locação de equipamentos para sonorização e iluminação nas dependências internas e externas do Theatro Pedro II, para a 14ª Feira Nacional

Leia mais

RIDER TÉCNICO LEO JAIME COM BANDA (7 MÚSICOS) EQUIPE LOCAL

RIDER TÉCNICO LEO JAIME COM BANDA (7 MÚSICOS) EQUIPE LOCAL RIDER TÉCNICO LEO JAIME COM BANDA (7 MÚSICOS) Para realizar o espetáculo serão necessários: EQUIPE LOCAL Três carregadores na chegada e na saída do show. A equipe deve receber o equipamento que chegará

Leia mais

Hamtronix INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C

Hamtronix INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C Conteúdo Índice...01 Suporte Técnico...01 Termo de Garantia...01 Descrição do Produto...01 Instalação da Interface...02 LED Indicador...03

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

CINEMA SB100 alto-falante de barra de som com energia própria

CINEMA SB100 alto-falante de barra de som com energia própria CINEMA SB100 alto-falante de barra de som com energia própria Manual de consulta rápida Obrigado por escolher este produto da JBL O alto-falante de barra de som energizado JBL Cinema SB100 é um sistema

Leia mais

TRC-340 MANUAL DO USUÁRIO

TRC-340 MANUAL DO USUÁRIO TRC-340 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SOM 2.0 CANAIS HI-FI ÍNDICE Prefacio...2 Conteúdo da Embalagem...2 Informações de segurança...3 Funções do Painel Frontal...4 Funções Painel Traseiro...4 Conexões do

Leia mais

RIDER TECNICO RASTA CHINELA TUOR 2012 PARTE 1

RIDER TECNICO RASTA CHINELA TUOR 2012 PARTE 1 RIDER TECNICO RASTA CHINELA TUOR 2012 PARTE 1 MATERIAL QUE UTILIZAREMOS DA LOCADORA DE SOM DO EVENTO. 2 SUB SNAKE DE 12 CANAIS CADA. UMA PARA BATERIA E OUTRA PARA PERCUSSAO. SUB SNAKE DA BATERIA SERA CHAMADA

Leia mais

RIDER RIDERTÉCNICO. Gilberto Gil / Gilbertos Samba

RIDER RIDERTÉCNICO. Gilberto Gil / Gilbertos Samba RIDER RIDERTÉCNICO TECNICO Gilberto Gil / PA Gilberto (Leco Possollo) Gil 02-8839.20/2608.52/leco@antares.com.br/8*8230 Montagem / Sound Check / Desmontagem: A) Mesa 0. 48 Precisamos canais com VCA no

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

SISTEMA DE MONITORAMENTO ESTÉREO PERSONALIZADO PSM 300

SISTEMA DE MONITORAMENTO ESTÉREO PERSONALIZADO PSM 300 Sistemas de monitoramento pessoal PSM 300 SISTEMA DE MONITORAMENTO ESTÉREO PERSONALIZADO PSM 300 O sistema de monitoramento estéreo personalizado PSM 300 oferece áudio digital definido de 24 bits e liberdade

Leia mais

1) Entendendo a eletricidade

1) Entendendo a eletricidade 1) Entendendo a eletricidade 1 2) Circuitos Modelix 2 3) Utilizando o Sistema Esquemático Modelix-G (Modelix-Grafix) 6 4) Fazendo montagens com os Circuitos Modelix 7 5) Exercícios para treinar 8 Objetivo:

Leia mais

Adicionando um amplificador linear! Pensar duas vezes! Quanto vai aumentar o seu sinal?

Adicionando um amplificador linear! Pensar duas vezes! Quanto vai aumentar o seu sinal? Don, N4UJW Adicionando um amplificador linear! Pensar duas vezes! Quanto vai aumentar o seu sinal? Será que a adição de um amplificador linear de minha estação de presunto fazer o meu sinal de "mais alto"?

Leia mais

Consoles de Áudio Teletronix. Instruções para montagem dos cabos e conectores. Entradas da Mesa/Console. Saídas da Mesa/Console.

Consoles de Áudio Teletronix. Instruções para montagem dos cabos e conectores. Entradas da Mesa/Console. Saídas da Mesa/Console. Índice Entradas da Mesa/Console Ligação dos conectores do MIC. 0 Ligação dos conectores do MIC. 0 (com Processador/Gerador) Ligação dos conectores do MIC. 0 Ligação dos conectores do MIC. 0 (com Processador/Gerador)

Leia mais

Faremos um passeio através de uma mesa de som como se fóssemos o sinal de áudio que por ela passa.

Faremos um passeio através de uma mesa de som como se fóssemos o sinal de áudio que por ela passa. Mesas para PA Caros amigos, falaremos um pouco sobre os recursos encontrados nas mesas de mixagens direcionadas para utilização em PA (Public Adress = sonorização direcionada ao público, mas que hoje engloba

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

QUICK GUIDE PRIMEIROS PASSOS (CL & QL) Introdução

QUICK GUIDE PRIMEIROS PASSOS (CL & QL) Introdução QUICK GUIDE PRIMEIROS PASSOS (CL & QL) Introdução Uma vez comprado um sistema que trabalha com áudio em rede, seja CL ou QL, uma série de procedimentos são necessários para deixar o sistema pronto para

Leia mais

P á g i n a 2. Avisos Importantes

P á g i n a 2. Avisos Importantes P á g i n a 1 P á g i n a 2 Avisos Importantes Todas as instruções contidas neste manual devem ser seguidas, caso contrário o produto perderá a garantia. Faça primeiro as conexões dos cabos de alimentação

Leia mais

Beats Pill. Conheça a Beats Pill

Beats Pill. Conheça a Beats Pill Beats Pill Conheça a Beats Pill Não seja escravo do seu aparelho de som Ambiente Externos e Viagens Negócios Lar Você pode levar a Pill nas próximas férias para poder amplificar suas músicas favoritas.

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

HEADPHONE MONITOR. Monitor de áudio para uso com headphone. Modelo individual (1 headphone), para monitoração de 2 sinais de áudio.

HEADPHONE MONITOR. Monitor de áudio para uso com headphone. Modelo individual (1 headphone), para monitoração de 2 sinais de áudio. MONTOR Monitor de áudio para uso com headphone. Modelo individual (1 headphone), para monitoração de 2 sinais de áudio. O Power Click modelo MC 01 é indicado para cantores e locutores que necessitem de

Leia mais

Jabra Link 860. Manual do Usuário. www.jabra.com

Jabra Link 860. Manual do Usuário. www.jabra.com Jabra Link 0 Manual do Usuário www..com Índice 1. Visão geral do produto... 1.1 Jabra Link 0... 1.2 Acessórios opcionais...4 2. CONECTANDO O Jabra LINK 0...5 2.1 Conectar na energia...5 2.2 Conectar em

Leia mais

Central de Alarme de Oito Zonas

Central de Alarme de Oito Zonas Central de Alarme de Oito Zonas R02 ÍNDICE CARACTERÍSTICAS GERAIS:... 3 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:... 3 CONHECENDO A CENTRAL:... 4 COMO A CENTRAL FUNCIONA:... 4 COMO APAGAR A MEMÓRIA DA CENTRAL:... 4 COMO

Leia mais

Multímetro, um grande amigo do operador de som

Multímetro, um grande amigo do operador de som Multímetro, um grande amigo do operador de som Autor: Fernando Antônio Bersan Pinheiro O multímetro, ou multitester, é um equipamento utilizado para medições de componentes elétricos, mas muitos dos seus

Leia mais

Amplificadores, Falantes, Caixas Acústicas e uma tal de Impedância Parte 1

Amplificadores, Falantes, Caixas Acústicas e uma tal de Impedância Parte 1 Amplificadores, Falantes, Caixas Acústicas e uma tal de Impedância Parte 1 Autor: Fernando Antônio Bersan Pinheiro Um dos trabalhos do operador de som é tirar o máximo proveito do seu sistema de sonorização,

Leia mais

do plug mono (dois contatos Tip e Sleeve).

do plug mono (dois contatos Tip e Sleeve). Conectores Autor: David Distler Uma ligeira observação em qualquer loja de componentes eletrônicos constatará que existe grande diversidade de conectores bem como vários fabricantes de cada tipo. Afinal,

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

COMO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO MICROFONE PRA GAITA

COMO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO MICROFONE PRA GAITA COMO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO MICROFONE PRA GAITA Materiais: - cápsula receptora Aqui estão alguns tipos de cápsulas. No topo está um tipo de cápsula de telefone e em baixo dois tipos de cápsulas de fone

Leia mais

Manual de utilização do site de contatos

Manual de utilização do site de contatos Manual de utilização do site de contatos O site de contatos da Cestalto é uma área exclusiva para representantes de vendas, que serve para registrar os contatos que você realizar com seus clientes. Assim,

Leia mais

EQUIPAMENTO MAPA DE PALCO TRANSPORTE CAMARIM. Foto Vladimir Fernandes

EQUIPAMENTO MAPA DE PALCO TRANSPORTE CAMARIM. Foto Vladimir Fernandes EQUIPAMENTO MAPA DE PALCO TRANSPORTE CAMARIM Foto Vladimir Fernandes Todos os Riders precisam ser assinados e devolvidos por e-mail com um de acordo firmado pelas empresas que prestarão os serviços solicitados

Leia mais

TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING

TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING PROCESSO RIDE TEST SUB-PROCESSO EXECUÇÃO DE RIDE TEST DESCRIÇÃO TRANSCRIÇÃO DO STORYTELLING DA EXECUÇÃO DE RIDE TEST: DE CAMINHÕES E ÔNIBUS (VOLKSWAGEN) DE VEÍCULOS LEVES COM

Leia mais

Rider Técnico Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo & Orquestra Total de páginas : 08 (oito).

Rider Técnico Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo & Orquestra Total de páginas : 08 (oito). Rider Técnico Total de páginas : 08 (oito). 1 Gilberto Gil Montagem / Sound Check / Desmontagem : 1. Precisamos de no mínimo de 4 horas para montagem de equipamento palco, line check e Sound Check e 2

Leia mais

Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Edição de um filme a partir de fotografias

Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Edição de um filme a partir de fotografias PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO RELATÓRIO DE ATIVIDADE Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Edição de um filme a partir de fotografias ANIVERSÁRIO GEMEOS / 7

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

(3) Depois de logar como CONSULTOR com uma conta já criada

(3) Depois de logar como CONSULTOR com uma conta já criada Melhorias/Ajustes a serem feitos no website. (1) Landpage Sobre as duas caixas do banner. Preciso conseguir alterar a fonte/tamanho de seus títulos, Consultor Local e Consultoria Online. Deixe as caixas

Leia mais

O SEM VERGONHA MAIS ROMANTICO DO BRASIL

O SEM VERGONHA MAIS ROMANTICO DO BRASIL O SEM VERGONHA MAIS ROMANTICO DO BRASIL ATENÇÃO LEIA ATENTAMENTE TODAS AS INFORMAÇÕES. Este é o Rider Técnico do show da Dupla JEAN & JULIANO. Todas as especificações deverão ser cumpridas de forma correta

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets.

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets. Mídia do Twitter Esta mídia serve para mostrar os últimos tweets de uma conta específica. É útil para estabelecimentos que usam com frequência o twitter e que desejam que seus clientes acompanhem isso

Leia mais

Estudo sobre Matriz de Comunicação Por Arthur William e Diogo Ribeiro TV GLOBO - CGP PROJAC MG3

Estudo sobre Matriz de Comunicação Por Arthur William e Diogo Ribeiro TV GLOBO - CGP PROJAC MG3 Estudo sobre Matriz de Comunicação Por Arthur William e Diogo Ribeiro TV GLOBO - CGP PROJAC MG3 Apresentação Este trabalho foi realizado com base na Matriz de Comunicação da Unidade Móvel 6 (UM6) do CGP.

Leia mais

Documentação técnica do Centro de participação remota da ICANN

Documentação técnica do Centro de participação remota da ICANN Documentação técnica do Centro de participação remota da ICANN Revised: 2015-08-26 JTB Página 2 Participação remota Para que grupos de pessoas possam participar remotamente do encontro da ICANN, é preciso

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO VÍDEO BALUNS

MANUAL DO USUÁRIO VÍDEO BALUNS MANUAL DO USUÁRIO VÍDEO S DANI Condutores Elétricos ltda. www.dni.com.br 01 INTRODUÇÃO Os VIDEO S da DNI servem para possibilitar o uso dos cabos de pares trançados, por exemplo: o cabo UTP, DNI 8x50 UTP

Leia mais

Devido ao contínuo aperfeiçoamento de nossos produtos e serviços, as especificações descritas a seguir estarão sujeitas a alterações sem prévio aviso.

Devido ao contínuo aperfeiçoamento de nossos produtos e serviços, as especificações descritas a seguir estarão sujeitas a alterações sem prévio aviso. Devido ao contínuo aperfeiçoamento de nossos produtos e serviços, as especificações descritas a seguir estarão sujeitas a alterações sem prévio aviso. Antes de utilizar o equipamento verifique a disponibilidade

Leia mais

TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO

TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO Com a popularização da banda larga, uma das tecnologias que ganhou muita força foi o VOIP (Voz sobre IP). Você com certeza já deve ter ouvido

Leia mais

Biblioteca Virtual do NEAD/UFJF GOOGLE APPS EDUCATION: FERRAMENTA DE EDIÇÃO, COMUNICAÇÃO E PESQUISA

Biblioteca Virtual do NEAD/UFJF GOOGLE APPS EDUCATION: FERRAMENTA DE EDIÇÃO, COMUNICAÇÃO E PESQUISA GOOGLE APPS EDUCATION: FERRAMENTA DE EDIÇÃO, COMUNICAÇÃO E PESQUISA Módulo de Acolhimento UAB/UFJF 2008 PrezadoCursista, Baseado na perspectiva de que você terá que se familiarizar com alguns recursos

Leia mais

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar?

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar? 1 Conheça o sistema de Voz sobre IP (ou VOIP) O que é Voz sobre IP / Voz sobre Internet Protocolo? R. Voz sobre IP permite que você faça ligações telefônicas utilizando uma rede de computadores, como a

Leia mais

Gerenciamento de Contatos

Gerenciamento de Contatos Gerenciamento de Contatos O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar todos os contatos da empresa. Além dos dados mais importantes, o módulo permite cadastrar anotações e relacionar as tarefas e eventos

Leia mais

Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR

Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR 1- Conectar a câmera à rede com internet via cabo de rede 2- Conectar a fonte de energia a câmera 3- Aguardar pelo menos

Leia mais

Manual de Instruções. Touchlight Smart

Manual de Instruções. Touchlight Smart Manual de Instruções Touchlight Smart Touchlight Smart é uma central de automação sem fio para controlar a casa pelo celular. Compatível com uma grande variedade de equipamentos, você pode controlar áudio,

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

Guia para Escolha de Fotos no PSG Request

Guia para Escolha de Fotos no PSG Request Gui apar aescol hadefot os com opsg Request Manualdousuár i ofi nal DLL System Guia para Escolha de Fotos no PSG Request Como escolher as fotos do CD ou DVD que você recebeu de seu Fotógrafo Suporte Técnico

Leia mais

KVM CPU Switch 4 Portas Manual do Usuário

KVM CPU Switch 4 Portas Manual do Usuário P R E F Á C I O Este é um produto da marca GTS Network, que está sempre comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta qualidade. Este manual descreve, objetivamente, como instalar

Leia mais

Resolvendo problemas de conexão de rede wireless no pregão 83/2008

Resolvendo problemas de conexão de rede wireless no pregão 83/2008 Resolvendo problemas de conexão de rede wireless no pregão 83/2008 Recentemente forma instalados em minha cidade novos laboratórios do pregão 83/2008 mas em nenhum deles os terminais acessavam a rede.

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Ouvindo a Queda Livre

Ouvindo a Queda Livre Ouvindo a Queda Livre Roteiro do Professor Resumo: Para experimentos de queda livre é natural que se pense num experimento bem simples: Largar uma bolinha de uma determinada altura e pedir para que alguém

Leia mais

v1.3 Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Núcleo de Educação a Distância

v1.3 Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Núcleo de Educação a Distância NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados Núcleo de Educação a Distância nead@unesp.br v1.3 Sumário Revisões... 3 I - Sala Virtual-Preparação

Leia mais

Videoconferência Samsung Modelo VC240. Novembro de 2014 - versão-001

Videoconferência Samsung Modelo VC240. Novembro de 2014 - versão-001 Suporte Videoconferência Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC Office: +55 53 3240 5432 #8505 Email: vconf@ntic.unipampa.edu.br Webpage: www.ntic.unipampa.edu.br/vconf

Leia mais

Testador de cabos de rede

Testador de cabos de rede Testador de cabos de rede Elias Bernabé Turchiello Técnico responsável Este manual se destina unicamente a orientar o montador interessado neste projeto, portanto não se encontram neste manual: detalhes

Leia mais

Audio Control. Enhanced Stereo Audio Equalizer and 3 way crossover LEIA COM ATENÇÃO ESTE MANUAL!

Audio Control. Enhanced Stereo Audio Equalizer and 3 way crossover LEIA COM ATENÇÃO ESTE MANUAL! Audio Control Enhanced Stereo Audio Equalizer and 3 way crossover LEIA COM ATENÇÃO ESTE MANUAL! APRESENTAÇÃO: Parabéns! Você adquiriu um produto SounDigital de ótima qualidade! Obrigado por confiar na

Leia mais

Calculando resistor limitador para LED.

Calculando resistor limitador para LED. Calculando resistor limitador para LED. Texto Adaptado de: http://www.py2bbs.qsl.br/led.php. Acesso em: 01/03/2011 Aviso: Leia este texto completamente, não pule partes, pois explico o básico do básico

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

1) Como acessar a aplicação

1) Como acessar a aplicação Guia de Uso V1.0.0 1) Como acessar a aplicação 2 1 2 3 3 4 Ao clicar em Banco de Necessidades, será aberta uma nova guia do navegador com o formulário mostrado abaixo, o qual possui dois botões : Consulta

Leia mais

A INIMITÁVEL FÁBRICA DE JIPES

A INIMITÁVEL FÁBRICA DE JIPES (Resumo da Apresentação) Acumulando sete anos de carreira, inúmeras apresentações nacionais e uma inesperada apresentação internacional, A Inimitável Fábrica de Jipes apresenta ao vivo as músicas dos álbuns

Leia mais

EQUIPE TÉCNICA RIDER TÉCNICO

EQUIPE TÉCNICA RIDER TÉCNICO EQUIPE TÉCNICA Personal Manager: Lorena Lima (Cel. (19) 9172 1525 / e-mail: familia@familialima.com.br) Stage Manager: Samuel Homrich (Cel. (51) 8122 6194 / e-mail: samuca@piq.com.br) Operador de Monitor:

Leia mais

Curso de Caixas Acústicas Parte 4 capacitores, divisores de frequência e atenuadores

Curso de Caixas Acústicas Parte 4 capacitores, divisores de frequência e atenuadores Curso de Caixas Acústicas Parte 4 capacitores, divisores de frequência e atenuadores Autor: Fernando A. B. Pinheiro Entrar em uma loja e escolher os falantes é facílimo. Conseguir um marceneiro para fabricar

Leia mais

Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR

Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR 1- Conectar a câmera à rede com internet via cabo de rede 2- Conectar a fonte de energia a câmera 3- Aguardar pelo menos

Leia mais

Manual Prensa Combo 8x1 JD INK JET

Manual Prensa Combo 8x1 JD INK JET Manual Prensa Combo 8x1 JD INK JET JD INK JET Apresentação. O desenvolvimento da prensa JD INK JET, foi criada e acompanhada por engenheiros Coreanos na China, e ao decorrer dos anos fomos aprimorando

Leia mais

Esta ilustração mostra como utilizar o pedal Nova Modulator em uma configuração Mono (1 amplificador)

Esta ilustração mostra como utilizar o pedal Nova Modulator em uma configuração Mono (1 amplificador) Manual do usuário 1 Características do Nova Modulator Sete efeitos de modulação com qualidade de estúdio Pedal com duplo circuito 9/18 Presets programáveis pelo usuário Sincronizador LFO LFO trigger Tap

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos

15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos 15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos Agora vamos fazer algo mais complexo, que vai demonstrar várias das facilidades do sistema. Vamos Incluir uma Nota Fiscal

Leia mais

TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN

TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN Rev 9.2-12/2013 TeamViewer GmbH Jahnstraße 30 D-73037 Göppingen www.teamviewer.com Sumário 1 Sobre Wake-on-LAN... 3 2 Requisitos... 4 3 Configuração do Windows... 5 3.1

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

FAÇA DE SEU EVENTO UM SUCESSO!

FAÇA DE SEU EVENTO UM SUCESSO! Qual a sensação de ir a um bar, uma casa de shows, ou mesmo numa festa de casamento, de aniversário ou qualquer outro tipo de confraternização? Boa não é? Pra não dizer ótima... E se nesse dia que você

Leia mais

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Músicos vêm debatendo

Leia mais

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. ACESSO AO SISTEMA... 1 1.2. TELA INICIAL

Leia mais

Sinais Desbalanceados/Balanceados e Sinais Mono/Estéreo

Sinais Desbalanceados/Balanceados e Sinais Mono/Estéreo Sinais Desbalanceados/Balanceados e Sinais Mono/Estéreo - Introdução Compilado por: Eng. Adriano uiz Spada Attack do Brasil Os sinais s s possuem características bem diferenciadas, o que nos permite identificá-los

Leia mais

O computador que faz e conta piadas.

O computador que faz e conta piadas. O computador que faz e conta piadas. Se vocês pensam que só os humanos contam piadas estão enganados, computadores também tem censo de humor. Apresento-lhes os meus computadores:- O computador principal

Leia mais

Retificador No Break duo

Retificador No Break duo Retificador No Break duo Manual do Usuário ccntelecom.com.br O Retificador No Break duo O Retificador No Break duo é um equipamento desenvolvido para facilitar a alimentação e organização de redes de dados

Leia mais

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI Manual de Utilização Família MI ÍNDICE 1.0 COMO LIGAR O MÓDULO... pág 03 e 04 2.0 OBJETIVO... pág 05 3.0 COMO CONFIGURAR O MÓDULO MI... pág 06, 07, 08 e 09 4.0 COMO TESTAR A REDE... pág 10 5.0 COMO CONFIGURAR

Leia mais

Acesse o site www.viradaculturalbh.com.br 1clique no link Inscreva-se!

Acesse o site www.viradaculturalbh.com.br 1clique no link Inscreva-se! TUTORIAL 2015 Acesse o site www.viradaculturalbh.com.br 1clique no link Inscreva-se! 2 Esta será a primeira tela que você verá. Se for o primeiro acesso, você deverá clicar em Cadastre-se 3 Para se cadastrar,

Leia mais

Por favor, leia atentamente este manual para obter detalhes quanto o correto equipamento.

Por favor, leia atentamente este manual para obter detalhes quanto o correto equipamento. TIME USB MP3 / WMA PLAYER MODE FD - FD+ MIC 1 LEVEL MIC 2 LEVEL LINE LEVEL L / R MIC2 INPUT LINE INPUT TREBLE BASS MP3/WMA LEVEL LINE OUT CLIP CORD AUTOMATIC VOLTAGE SELECTOR 100-240Vac 50 / 60Hz Nur Sicherung

Leia mais

Montando seu Estúdio Digital

Montando seu Estúdio Digital Montando seu Estúdio Digital 1. Definição da configuração ideal Antes de tudo, é preciso saber o que você pretende fazer em seu estúdio, para podermos definir os componentes necessários para a realização

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-Rom Até pouco tempo atrás, as opções mais viáveis para escutar música eram os discos de vinil e as fitas cassete. Porém, a Philips, em associação com outras empresas, desenvolveu

Leia mais

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS Até onde vai a força da Motivação? Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Uma proposta criativa motivadora na sala de aula pode deixar o professor bem impressionado

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa de I/O Ethernet Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia A Cerne tecnologia têm uma linha completa de aprendizado para os microcontroladores

Leia mais

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1 Caro cliente. Os procedimentos a seguir se destinam somente em resolver problemas referentes á internet, não servindo para resolver qualquer outro problema no computador, como por exemplo, um computador

Leia mais

Salas de Aula. Manual do Professor

Salas de Aula. Manual do Professor UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Salas de Aula Manual do Professor Versão 2 Arnaldo Ramos de Freitas Neto 08/05/2012 Salas de Aula da FZEA Manual do Professor

Leia mais