O bom funcionamento da engenharia, portanto, não é de interesse apenas dos profissionais e empresários do setor.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O bom funcionamento da engenharia, portanto, não é de interesse apenas dos profissionais e empresários do setor."

Transcrição

1 A Engenharia É o canal através do qual as pessoas podem adquirir condições para Habitar melhor, Respirar melhor, Se transportar com mais rapidez, Viver com conforto e segurança, Ter acesso a alimentos mais nutritivos e saudáveis; Enfim, viver melhor. O bom funcionamento da engenharia, portanto, não é de interesse apenas dos profissionais e empresários do setor. O bom funcionamento da engenharia é de interesse de todos, sendo, na maior parte dos casos, sinônimo de DESENVOLVIMENTO.

2 Qualificação profissional Universidade Sociedade

3 O profissional da engenharia O engenheiro é o profissional que conduz o processo de construção das bases físicas do desenvolvimento Exerce, portanto, uma profissão de grande importância para o bem estar da sociedade Deve, assim, ter presente sua responsabilidade social e ambiental

4 Conceitos Segundo Holtzapple e Reece (2006, p.1): Engenheiros são indivíduos que combinam conhecimentos da ciência, da matemática e da economia para solucionar problemas técnicos com os quais a sociedade se depara. É o conhecimento prático que distingue os engenheiros dos cientistas, que também são mestres da ciência e da matemática. Essa ênfase na praticidade foi eloqüentemente relatada pelo engenheiro A. M. Wellington ( ) que descreveu a engenharia como a arte de fazer...bem, com um dólar, aquilo que qualquer outro pode fazer com dois.

5 Conceitos Dicionário (Aurélio, p. 267): Aplicação de conhecimentos científicos e empíricos, e certas habilitações específicas, à criação de estruturas, dispositivos e processos para converter recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas.

6 Atribuições legais de um engenheiro De acordo com Bazzo; Pereira (2008): Administrar Analisar Assessorar Avaliar Construir Consultar Controlar Desenvolver Dirigir Emitir parecer Ensinar Ensaiar Especificar Estudar Executar Experimentar Fiscalizar Gerenciar Manter Operar Pesquisar Planejar Produzir Projetar Supervisionar Testar Vender Vistoriar

7 Competências e habilidades dos engenheiros Aplicar conhecimentos científicos, matemáticos, tecnológicos e instrumentais. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos. Identificar, formular e resolver problemas. Assumir uma postura de permanente atualização profissional. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica. Avaliar a viabilidade econômica de projetos. Trabalhar com ética e responsabilidade profissional. Fonte: BAZZO, W. A; PEREIRA, L. T. V. Introdução à Engenharia: Conceitos, ferramentas e comportamentos. 2. Ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, P. 89

8 Competências e habilidades dos engenheiros Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços técnicos. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados. Desenvolver e utilizar novas ferramentas e técnicas. Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas. Avaliar os impactos sociais e ambientais de suas atividades. Atuar em equipes multidisciplinares. Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas. Fonte: BAZZO, W. A; PEREIRA, L. T. V. Introdução à Engenharia: Conceitos, ferramentas e comportamentos. 2. Ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, P. 89

9 Novas atribuições dos engenheiros Foram amplamente discutidas por Laudares; Ribeiro (2001): As mudanças ocorridas na organização do trabalho passaram a utilizar, em maior escala, o componente intelectual do trabalhador, em detrimento do componente físico-manual. Dessa forma, articula-se uma nova base técnica com a lógica sistêmica de organização da produção e formas participativas de atuação. O engenheiro, nesse contexto, ocupa posição estratégica, assumindo responsabilidades de gerenciamento de pessoas e processos que lhe exigem conhecimentos humanos e sociais somados àqueles de cunho puramente técnicos. Os cursos universitários, outrora baseados numa lógica instrumental e tecnicista, vêm discutindo a urgência de um novo modelo que possibilite uma formação mais ampliada do engenheiro, envolvendo questões que incluem as dimensões humana e social, econômica e política.

10 Engenharia de Produção Dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e o ambiente. Ela é uma engenharia que está associada as engenharias tradicionais, porém, é a menos tecnológica na medida que é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades, para que utilizando-se desse conhecimento especializado em matemática, física e ciências sociais, em conjunto com análise e projeto de engenharia, ela possa especificar, prever e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas.

11 Histórico As empresas precisavam de um novo ramo da engenharia pela necessidade de organização de seus processos produtivos. A Engenharia de Produção Obs.: no Brasil, há um total de mais de 100 ramos de Engenharia reconhecidos.

12 Raízes Históricas da Engenharia da Produção Sociedade Predomínio do Emprego Coletora da Mão-de-Obra em Serviços Sociedade Agrícola Sociedade Industrial Sociedade Sociedade Informação Pós-Industrial 8000 AC 1650/ Problemas de Produção T

13 Raízes Históricas da Engenharia da Produção Demanda da sociedade: além da obtenção de produtos em escala, que redundou na Revolução Industrial, havia a necessidade de obtê-los... a custos progressivamente menores; com qualidade progressivamente melhor; com características progressivamente mais específicas e/ou personalizadas.

14 Raízes Históricas da Engenharia da Produção Custo menor Demanda de mercado: consumidores & empresas Obtenção de Produtos Qualidade Características melhor Específicas

15 Conceituação:Engenharia de Produção Gestão de recursos de produção: Econômicos & Financeiros Materiais Tempo Recursos Humanos Ambientais Conhecimento & Informação

16 Conceituação: Engenharia de Produção Gestão baseada em... Racionalização Eficiência Organização Engenharia de Produção Otimização Qualidade Produtividade

17 Perfil do aluno e profissional Interesse por conhecimentos de: Lógica; Métodos matemáticos, científicos, tecnológicos e sociais.

18 Atividades típicas do engenheiro de produção Segundo a ABEPRO: A utilização de métodos organizacionais e técnicas de natureza matemática e estatística para projeto, seleção, modelagem, simulação, estruturação, avaliação, qualificação, otimização e manutenção de produtos (bens e serviços) gerados pelos sistemas de produção, inclusive, produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria.

19 Engenharia Ambiental A Engenharia Ambiental é um curso novo mas que, devido a desestruturação que vem ocorrendo no meio ambiente, tende a ser uma profissão bastante cotada e principalmente no Brasil por ser um país com intenso fluxo industrial.

20 Engenharia Ambiental O engenheiro ambiental tem como função ajudar em projetos: Para diminuição do aquecimento global, Para a reestruturação de rios e afluentes, controlar e amenizar a poluição da água, entre inúmeras outras funções, que colocam a engenharia ambiental como a "profissão do futuro".

21 Mercado de trabalho O Engenheiro Ambiental é habilitado para trabalhar em indústrias dos mais diversos setores: Agroindústrias, Empresas de prestação de serviços, empresas de comércio, Consultorias, Concessionárias de serviços Organizações não-governamentais instituições de pesquisa e ensino Administração pública municipal, estadual e federal. Dentre outros

22 No Brasil A Engenharia Ambiental obedece aos conceitos adotados nos demais países do mundo e uma de suas principais atribuições é o levantamento e redução dos danos ocasionados pelo ser humano nos meios biológicos e físicos.

23 O Grande Desafio A criação de novos meios para combater os efeitos causados pelo ser humano é um grande objetivo dessa profissão. Uma das principais causas mais comentadas e trabalhadas atualmente é o aquecimento global e seus respectivos danos ao meio ambiente. Estudos estão sendo feitos para que essa catástrofe seja evitada e conscientizada pela população.

24 Perfil do Profissional Deverá ser um engenheiro com sólida formação técnico-científica e profissional Deve ter uma atuação crítica e reflexiva, de caráter inter e multidisciplinar Ser capaz de entender os processos ambientais, Reconhecer os agentes envolvidos e os riscos existentes Analisar as intervenções humanas e planejar as interferências adequadas de forma a controlar, recuperar ou preservar a biodiversidade existente. Deverá saber projetar sistemas de mitigação mediante as recomendações das avaliações de impacto Dentre outros

25 Entidade de Fiscalização: CREA O Decreto Federal nº , de 11 de dezembro de 1933 (Getúlio Vargas) Art Os profissionais a que se refere este Decreto só poderão exercer legalmente a Engenharia, a Arquitetura ou a Agrimensura, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados-diplomas e cartas no Ministério da Educação e Saúde Pública, ou de suas licenças no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade. Art A fiscalização do exercício da Engenharia, da Arquitetura e da Agrimensura será exercida pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e pelos Conselhos Regionais a que se referem os Arts. 25 a 27.

26 Novo Código de Ética Profissional de 06 de novembro de 2002 Art. 6º - O objetivo das profissões e a ação dos profissionais volta-se para o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, nas gerações atual e futura.

A profissão do Engenheiro

A profissão do Engenheiro { A profissão do Engenheiro (...) o importante papel que a engenharia tem desempenhado ao longo da história da humanidade é evidente. Ela esteve e continua presente em praticamente todos os momentos dessa

Leia mais

Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56

Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56 Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56 A Presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

DISCIPLINA: Introdução à Engenharia Ambiental. Assunto: Atribuições do Engenheiro Ambiental

DISCIPLINA: Introdução à Engenharia Ambiental. Assunto: Atribuições do Engenheiro Ambiental Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais DEBI Curso de Engenharia Ambiental DISCIPLINA: Introdução à Engenharia Ambiental Assunto: Atribuições do Engenheiro

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

Esta engenharia tem muito pouco dessa disciplina. O profissional de química é formado para transformar uma coisa em outra, analisando em laboratório,

Esta engenharia tem muito pouco dessa disciplina. O profissional de química é formado para transformar uma coisa em outra, analisando em laboratório, Junho/2010.1 Esta engenharia tem muito pouco dessa disciplina. O profissional de química é formado para transformar uma coisa em outra, analisando em laboratório, por exemplo, as reações e a energia que

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Página 1 de 9 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 249, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA. Parte II COMPETÊNCIAS E HABILITAÇÕES 1 O Engenheiro

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA. Parte II COMPETÊNCIAS E HABILITAÇÕES 1 O Engenheiro INTRODUÇÃO À ENGENHARIA Parte II COMPETÊNCIAS E HABILITAÇÕES 1 O Engenheiro Parte II COMPETÊNCIAS E HABILITAÇÕES 1 O Engenheiro Vocês sabem o que as personalidades a seguir, com sobrenomes famosos, têm

Leia mais

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. Graduação em Engenharia Ambiental

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. Graduação em Engenharia Ambiental Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental Graduação em Engenharia Ambiental 3 - Engenharia Ambiental: Curso e Profissão Professor Sandro Donnini Mancini

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Página 1 de 5 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 491, DE 6 DE JUNHO DE 2017 E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), no uso

Leia mais

RELATÓRIO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NOME DO ALUNO(A): REGISTRO ACADÊMICO: ORIENTADOR DO UNIBRASIL: SEMESTRE LETIVO: EMPRESA: PERÍODO DE REALIZAÇÃO: TOTAL DE DIAS DE ESTÁGIO: TOTAL DE HORAS: NOME DO(A) RESPONSÁVEL NA EMPRESA: FUNÇÃO: Data

Leia mais

ANEXO 1 REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ADMINISTRADOR

ANEXO 1 REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ADMINISTRADOR ANEXO 1 REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ADMINISTRADOR ESCOLARIDADE: Curso de Graduação completo em Administração. HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Decreto nº 61.934 - de 22 de dezembro de 1967 dispõe sobre

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 10 DE SETEMBRO DE 2007

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 10 DE SETEMBRO DE 2007 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.601, DE 10 DE SETEMBRO DE 2007 Homologa o Parecer n. 168/06-CEG, que aprova o Projeto

Leia mais

Engenharia de Produção

Engenharia de Produção Não jogue este impresso em via pública. Preserve o meio ambiente. Universidade Federal do Espírito Santo Engenharia de Produção Centro Universitário Norte do Espírito Santo (São Mateus) Engenharia de Produção

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA Bibliografia: Jay B. Brockman. Introdução à Engenharia Modelagem e Solução de Problemas. LTC. Rio de Janeiro, 2010. Mark T. Holtzapple; W. Dan Reece. Introdução à Engenharia. LTC.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE OUTUBRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.073, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de de,. O REITOR

Leia mais

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA Analista de Informática de Sistemas Codificar e manter aplicações e classes Executar análise, diagnóstico

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Engenharia Civil Cabo Frio SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Civil da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos tecnológicos

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA EESC-USP. CURSOS DE ENG. ELÉTRICA Ênfase em Eletrônica Ênfase em Sist. De Energia e Aut.

ENGENHARIA ELÉTRICA EESC-USP. CURSOS DE ENG. ELÉTRICA Ênfase em Eletrônica Ênfase em Sist. De Energia e Aut. ENGENHARIA ELÉTRICA EESC-USP CURSOS DE ENG. ELÉTRICA Ênfase em Eletrônica Ênfase em Sist. De Energia e Aut. OBJETIVOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO DA USP (DEFINIDO PELO COG EM 2000) Sistematização do saber

Leia mais

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ENADE - 2005 Uma Abordagem Pragmática Prof. Dr. Cláudio A. Fleury Nov-2005 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Agenda O que é? Quando será? Como é? É obrigatório? Para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Página 1 de 5 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 482, DE 6 DE JUNHO DE 2017 A PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS

Leia mais

Introdução a Engenharia de Produção. Anibal Vilcapoma Ignacio UFRJ

Introdução a Engenharia de Produção. Anibal Vilcapoma Ignacio UFRJ Introdução a Engenharia de Produção Anibal Vilcapoma Ignacio UFRJ Introdução a Engenharia de Produção Universidade Sociedade Sociedade Brasil tem um parque produtivo -Metalúrgia -Siderúrgica -Automotiva

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET Descrição do Curso: Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET - Curso de Engenharia Industrial - - Habilitação em Química e Habilitação

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO NOME DO ALUNO Jaguariúna 2010 REGISTRO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO ENGENHARIA DE ALIMENTOS NOME DO ALUNO RA Jaguariúna (Ano) REGISTRO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS NOME DO ALUNO:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 23 DE JANEIRO DE 2019

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 23 DE JANEIRO DE 2019 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 5.135, DE 23 DE JANEIRO DE 2019 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET. - Curso de Engenharia Mecânica

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET. - Curso de Engenharia Mecânica Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET - Curso de Engenharia Mecânica Currículo 2013/01 Descrição do Curso: O Curso de graduação em Engenharia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 27 DE ABRIL DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 27 DE ABRIL DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.114, DE 27 DE ABRIL DE 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

Plano de Ação do Coordenador do Curso

Plano de Ação do Coordenador do Curso MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Plano de Ação do Coordenador do Curso DADOS GERAIS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Engenharia

Leia mais

A CRIAÇÃO DE UM NÚCLEO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ENGENHEIROS BACHAREIS NOS CURSOS DE ENGENHARIA

A CRIAÇÃO DE UM NÚCLEO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ENGENHEIROS BACHAREIS NOS CURSOS DE ENGENHARIA A CRIAÇÃO DE UM NÚCLEO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ENGENHEIROS BACHAREIS NOS CURSOS DE ENGENHARIA Jurema Iara Reis Belli 1 ; Evandro Bittencourt 2 1 UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. Unidade Curricular de Engenharia e Sustentabilidade

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. Unidade Curricular de Engenharia e Sustentabilidade INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Unidade Curricular de Engenharia e Sustentabilidade Método de projeto para engenharia Habilidades do Engenheiro; Etapas do projeto

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Faculdades Integradas de Taquara

Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Faculdades Integradas de Taquara Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade Área de Atuação Áreas de Atuação do Tecnólogo Sistema Técnico Engenheiro com Formação Específica Tecnólogo em Gestão da Qualidade Duração do Curso 2,5

Leia mais

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Engenharia de Produção, autorizado pela Portaria MEC n 372, de 30 de agosto de 2011,

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 8/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 8/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 8/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Nesta seção os seguintes assuntos serão abordados: Conceitos Inova Engenharia

Leia mais

ENGENHARIAs. e ARQUITETURA

ENGENHARIAs. e ARQUITETURA ENGENHARIAs Alimentos - Produção - Ambiental e Sanitária - Química - Mecânica - Materiais- Elétrica - Eletrônica - Civil e ARQUITETURA INFORMATIVO DO GRUPO ANCHIETA - 15 JANEIRO 2017 02 15 janeiro 2017

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Engenharia Elétrica Campus: Campos dos Goytacazes SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros capazes de atender

Leia mais

BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA Engenharia Mecânica, reconhecido pela Portaria MEC n 767, de 21 de julho de 2017, publicada

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA AMBIENTAL. COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL José Carlos Bohnenberger

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA AMBIENTAL. COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL José Carlos Bohnenberger 132 ENGENHARIA AMBIENTAL COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL José Carlos Bohnenberger bohnen@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2002 133 ATUAÇÃO O Engenheiro Ambiental deverá apresentar competência

Leia mais

Bem vindos ao Curso de Engenharia Elétrica

Bem vindos ao Curso de Engenharia Elétrica Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná UNIVERSIDADE PR TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Bem vindos ao Curso de Engenharia Elétrica Ministério da Educação Universidade Tecnológica

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA QUÍMICA Campus: MACAÉ SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Química da Universidade Estácio de Sá, campus Macaé, tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE AGOSTO DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE AGOSTO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.302, DE 20 DE AGOSTO DE 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2008/1 DC 9481 03/10/07 Rev. 00 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 278 do Conselho

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP INFORMAÇÂO 046/2013 - DAP PROTOCOLO Nº. 74324/2013 INTERESSADO: Prefeitura Municipal de Jacupiranga ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO A Prefeitura Municipal de Jacupiranga questiona

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 057, DE 27 DE AGOSTO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

DECRETO Nº , DE 6 FEV 1985 (*)

DECRETO Nº , DE 6 FEV 1985 (*) DECRETO Nº 90.922, DE 6 FEV 1985 (*) Regulamenta a Lei nº 5.524, de 5 NOV 1968, que "dispõe sobre o exercício da profissão de técnico industrial e técnico agrícola de nível médio ou de 2º grau." O Presidente

Leia mais

O PERFIL DO EGRESSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA (USS)

O PERFIL DO EGRESSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA (USS) O PERFIL DO EGRESSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA (USS) M. R. FRAGUAS NETO 1,2 e B. A. JORDÃO 1,2 1 Universidade Severino Sombra, Pró-Reitoria de Ciências Tecnológicas

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 97, DE 2015 (Nº 4.692/2012, NA CASA DE ORIGEM)

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 97, DE 2015 (Nº 4.692/2012, NA CASA DE ORIGEM) SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 97, DE 2015 (Nº 4.692/2012, NA CASA DE ORIGEM) Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de designer de interiores e ambientes e dá outras providências.

Leia mais

ALUNOS: GABRIEL TEDESQUE, IGOR NORBERTO, EMANUEL, ALEX SANDER, JOAO VICTOR CARACTERÍSTICAS DE UM ENGENHEIRO

ALUNOS: GABRIEL TEDESQUE, IGOR NORBERTO, EMANUEL, ALEX SANDER, JOAO VICTOR CARACTERÍSTICAS DE UM ENGENHEIRO ALUNOS: GABRIEL TEDESQUE, IGOR NORBERTO, EMANUEL, ALEX SANDER, JOAO VICTOR CARACTERÍSTICAS DE UM ENGENHEIRO INTRODUÇÃO Vamos apresentar algumas das características mais importante dos engenheiros de hoje

Leia mais

Portaria Conjunta SAD/SECMULHER nº 096, de 26 de agosto de 2009. EDITAL ANEXO I QUADRO DE VAGAS

Portaria Conjunta SAD/SECMULHER nº 096, de 26 de agosto de 2009. EDITAL ANEXO I QUADRO DE VAGAS Portaria Conjunta SAD/SECMULHER nº 096, de 26 de agosto de 2009. EDITAL ANEXO I QUADRO DE VAGAS 1. Quantitativo de vagas por função e lotação, remuneração mensal e jornada de trabalho semanal a) CARGOS

Leia mais

Introdução à Eng. de Computação

Introdução à Eng. de Computação Introdução à Eng. de Computação Apresentação 01: Apresentação do curso e introdução à disciplina Prof. João Paulo Just - http://just.pro.br/ 1 Essa apresentação foi criada com base nos slides do professor

Leia mais

2 DOS CARGOS 2.1 NÍVEL SUPERIOR CARGO 1: ADMINISTRADOR REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em

2 DOS CARGOS 2.1 NÍVEL SUPERIOR CARGO 1: ADMINISTRADOR REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em 2 DOS CARGOS 2.1 NÍVEL SUPERIOR CARGO 1: ADMINISTRADOR REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Administração, fornecido por instituição de ensino superior

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 2.843, DE 5 DE SETEMBRO DE 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 2.843, DE 5 DE SETEMBRO DE 2001. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 2.843, DE 5 DE SETEMBRO DE 20. Define o Currículo Pleno do Curso de Engenharia de. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 115 DE 29 DE MARÇO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 Quadro de vagas:

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 Quadro de vagas: 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 Quadro de vagas: Empregos de nível médio Valor da Remuneração Ampla concorrência Pessoas com Deficiência - PCD TÉCNICO ADMINISTRATIVO R$ 7.951,13 2 90 0 T.A. TÉCNICO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 256, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2018 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de

Leia mais

ENSINO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ESTADO DA ARTE

ENSINO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ESTADO DA ARTE ENSINO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ESTADO DA ARTE Elaine Maria dos Santos (UNICENTRO/USP-SC) elaine-maria@uol.com.br.br José Dutra de Oliveira Neto (USP-SC) dutra@usp.br Vicente Toniolo Zander (UTFPR) vicente_2006@pg.cefetpr.br

Leia mais

NOTA TÉCNICA SIT-DSST Nº 96, DE

NOTA TÉCNICA SIT-DSST Nº 96, DE NOTA TÉCNICA SIT-DSST Nº 96, DE 19-04-2009 Documento de Referência: Norma Regulamentadora nº 18. Assunto: Profissional habilitado para elaboração e execução do Programa de Condições e Meio Ambiente do

Leia mais

PORTARIA CAU/SP Nº 88, DE 28 DE MARÇO DE 2016

PORTARIA CAU/SP Nº 88, DE 28 DE MARÇO DE 2016 Amplia o número de cargos efetivos e comissionados, no âmbito do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo CAU/SP, e dá outras providencias. O Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE LEGISLAÇÃO Constituição da República

Leia mais

ENGENHARIA MECÂNICA. Conheça mais sobre o curso

ENGENHARIA MECÂNICA. Conheça mais sobre o curso ENGENHARIA MECÂNICA Conheça mais sobre o curso MITOS VERDADES 1 Só precisa ser bom em matemática. 1 É uma área inter e multidisciplinar. 2 É uma profissão somente para homens. 2 É uma profissão tanto para

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 26 DE JANEIRO DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 26 DE JANEIRO DE 2016 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.767, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

EDITAL Nº 07/2012/REITORIA/IFTO, DE 06 DE MARÇO DE 2012

EDITAL Nº 07/2012/REITORIA/IFTO, DE 06 DE MARÇO DE 2012 EDITAL Nº 07/2012//IFTO, DE 06 DE MARÇO DE 2012 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO ANEXO I QUADRO DE VAGAS (Denominação dos, Nível

Leia mais

MÉTODO DELPHI: EXEMPLOS

MÉTODO DELPHI: EXEMPLOS MÉTODO DELPHI: EXEMPLOS Aula 5 Profa. Dra. Renata G. Spers 2017 Exemplo de Pesquisa Aberta: Carreiras do Futuro 2 3 4 5 6 Porque carreiras do futuro? Quais mudanças impactam o mercado de trabalho: influência

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 25 DE MAIO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 25 DE MAIO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.138, DE 25 DE MAIO DE 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

O TEMPO PODE ATÉ PASSAR, MAS UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE FICA PARA SEMPRE.

O TEMPO PODE ATÉ PASSAR, MAS UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE FICA PARA SEMPRE. PROGRAMAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS 2º semestre de 2017 LONDRINA CENTRO LONDRINA NORTE O TEMPO PODE ATÉ PASSAR, MAS UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE FICA PARA SEMPRE. CURSOS TÉCNICOS SENAC. Recursos Humanos A HORA

Leia mais

EDITAL 22/2014-PRORH UFJF

EDITAL 22/2014-PRORH UFJF EDITAL 22/2014-PRORH UFJF CONCURSOS PÚBLICOS Nºs 218 a 224, 226 a 232 e Nºs 234 a 239/2014 2014 PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (TAEs). CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PETRÓLEO Campus: NITERÓI Missão O Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnica

Leia mais

FORTALEZA 30 DE SETEMBRO, 01 E 02 DE OUTUBRO DE 2013

FORTALEZA 30 DE SETEMBRO, 01 E 02 DE OUTUBRO DE 2013 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA COORDENADORIA DE CÂMARAS ESPECIALIZADAS DE ENGENHARIA INDUSTRIAL - CCEEI PROPOSTA Nº 11/2013 CCEEI FORTALEZA 30 DE SETEMBRO, 01 E 02 DE OUTUBRO DE 2013 ASSUNTO : Proposta de Resolução

Leia mais

10 horas do dia 9 de janeiro de 2018 e 18 horas do dia 30 de janeiro de 2018.

10 horas do dia 9 de janeiro de 2018 e 18 horas do dia 30 de janeiro de 2018. BANCA: CEBRASPE DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO: 10 horas do dia 9 de janeiro de 2018 e 18 horas do dia 30 de janeiro de 2018. Oficial de Inteligência: R$ 230,00; Oficial Técnico de Inteligência: R$

Leia mais

ANEXO I - RELAÇÃO DAS VAGAS POR CARGO VAGAS NÍVEL DE PNE CLASSIFICAÇÃO

ANEXO I - RELAÇÃO DAS VAGAS POR CARGO VAGAS NÍVEL DE PNE CLASSIFICAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital nº 11/GR-IFCE/2016 Concurso Público Carreira Técnico-Administrativa CÓDIGO CARGO TOTAL VAGAS VAGAS AC VAGAS NEGROS ANEXO I - RELAÇÃO DAS VAGAS POR CARGO VAGAS NÍVEL DE

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Ter, 1 de Setembro de 010 :37 - tima atualiza o Sex, 15 de Fevereiro de 013 08:57 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A Engenharia de Produção está associada à fabricação de bens e à prestação de serviços, abrangendo

Leia mais

Portaria Inep nº 188 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 11

Portaria Inep nº 188 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 11 Portaria Inep nº 188 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 11 A Presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAMPUS: NITERÓI Missão A missão do curso de Engenharia de Produção da UNESA é formar Engenheiros de Produção de alto nível técnico e metodológico

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DOS CARGOS

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DOS CARGOS DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Prestar assistência e consultoria técnicas, orientando diretamente produtores sobre produção agropecuária, comercialização e procedimentos

Leia mais

Higiene e Segurança do Trabalho. Prof. Valeschka Coelho Bacelar

Higiene e Segurança do Trabalho. Prof. Valeschka Coelho Bacelar Higiene e Segurança do Trabalho Prof. Valeschka Coelho Bacelar leka.ambiental@gmail.com Legislação e normas. Implantação da segurança do trabalho. Controle estatístico de acidentes. Equipamentos de proteção

Leia mais

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Faculdade de Tecnologia SENAC GO Gestão de Pessoas Professor: Itair Pereira da Silva Grupo: Luís Miguel Nogueira de Resende, Valdivino de Carvalho, Rodrigo Neres Magalhães e Venicyus Venceslencio da Paz.

Leia mais

Curso Técnico Integrado em SANEAMENTO MATRIZ CURRICULAR. Fase/Semestre 1 Carga horária total: 480h. Fase/Semestre 2 Carga horária total: 480h

Curso Técnico Integrado em SANEAMENTO MATRIZ CURRICULAR. Fase/Semestre 1 Carga horária total: 480h. Fase/Semestre 2 Carga horária total: 480h Curso Técnico Integrado em SANEAMENTO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Fase/Semestre 1 Carga horária total: 480h Português e Hist da Liter. Bras. 80 Matemática 80 Física 80 Química 80 Biologia 40

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE SINAES AVALIAÇÃO DE IES AVALIAÇÃO DE

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: INTRODUÇÃO ÀS ENGENHARIAS Código da Disciplina: NDC162 Curso: Engenharia de Produção Semestre de oferta da disciplina: 1 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

Instituto Superior Politécnico Tocoísta

Instituto Superior Politécnico Tocoísta Instituto Superior Politécnico Tocoísta CURSO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL ANO ACADÉMICO 2017 LUANDA DEZEMBRO - 2016 Av. Pedro de Castro Van-Dúnem Loy- Complexo Missionário Tocoista Golf I, Luanda,

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CST DE PETRÓLEO E GÁS Campus: PRESIDENTE VARGAS Missão O Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar um profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: : GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DO PECPF

ATRIBUIÇÕES DO PECPF ATRIBUIÇÕES DO PECPF LEGENDA: SUGESTÕES EM AMARELO: EXTRAÍDAS DE ATRIBUIÇÕES DE CARÁTER GERAL RELACIONADAS NOS CARGOS POLICIAIS. SUGESTÕES EM VINHO: ALTERAÇÕES PROPOSTAS PELO SINDICATO E/OU ENCAMINHADAS

Leia mais

Engenheiro de Equipamentos Elétrica

Engenheiro de Equipamentos Elétrica A G E N D A O Tesla Concursos foi idealizado para atender à demanda crescente de engenheiros interessados em seguir carreiras públicas cuja única porta de entrada são os concursos oferecidos todos os anos.

Leia mais

- a compreensão da profissão como uma forma de inserção e intervenção na sociedade, tendo por base a comunidade regional;

- a compreensão da profissão como uma forma de inserção e intervenção na sociedade, tendo por base a comunidade regional; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-RS/UFSM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO (NOTURNO) PERFIL DESEJADO DO FORMANDO Entende-se que a formação

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Médio Código: 262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento Empresarial e Empreendedorismo Série: 1º Eixo Tecnológico:

Leia mais

EDITAL Nº 26/2015 ANEXO V DESCRIÇÃO SUMÁRIA PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

EDITAL Nº 26/2015 ANEXO V DESCRIÇÃO SUMÁRIA PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 26/2015 ANEXO V DESCRIÇÃO SUMÁRIA DESCRIÇÃO DE CARGOS NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: C DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLARIDADE: Fundamental Completo DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Leia mais

Introdução à Engenharia

Introdução à Engenharia Introdução à Engenharia Mapas Conceituais O que é um Conceito? Conceito descreve objetos, eventos ou situações que possuem atributos comuns. O mapa conceitual faz ligações entre conceitos, estruturando

Leia mais

domínios diversificados de aplicação e para as vocações das Institu- egressos dos cursos de Engenharia de Computaçãoware 3;. Entendam o contexto

domínios diversificados de aplicação e para as vocações das Institu- egressos dos cursos de Engenharia de Computaçãoware 3;. Entendam o contexto Correlção de ítems do documento DIRETRIZES CURRICULARES DE CURSOS DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO, em consulta por Luiz Ernesto Mekrle UTFPR Versão 01 28 de março de 2011 Perfil Geral Perfil Perfil Perfil Perfil

Leia mais

SUGESTÕES EM AMARELO: EXTRAÍDAS DE ATRIBUIÇÕES DE CARÁTER GERAL RELACIONADAS NOS CARGOS POLICIAIS.

SUGESTÕES EM AMARELO: EXTRAÍDAS DE ATRIBUIÇÕES DE CARÁTER GERAL RELACIONADAS NOS CARGOS POLICIAIS. ATRIBUIÇÕES DO PECPF LEGENDA: SUGESTÕES EM AMARELO: EXTRAÍDAS DE ATRIBUIÇÕES DE CARÁTER GERAL RELACIONADAS NOS CARGOS POLICIAIS. SUGESTÕES EM VINHO: ALTERAÇÕES PROPOSTAS PELO SINDICATO E/OU ENCAMINHADAS

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA ENGENHARIA ELÉTRICA

ENGENHARIA ELÉTRICA ENGENHARIA ELÉTRICA Universidade Estadual Paulista Campus de Bauru Faculdade de Engenharia www.dee.bauru..br Prof. Dr. Naasson P. de Alcantara Jr. Coordenador de Curso naasson@feb..br O que é Engenharia? Arte de aplicar conhecimentos

Leia mais

MUNICÍPIO DE TOLEDO Estado do Paraná

MUNICÍPIO DE TOLEDO Estado do Paraná LEI Nº 1.963, de 13 de agosto de 2007 Altera a legislação que dispõe sobre o Plano de Cargos e Vencimentos para os servidores públicos municipais de Toledo. O POVO DO MUNICÍPIO DE TOLEDO, por seus representantes

Leia mais

ORDEM DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS Regulamento nº / Alteração ao Regulamento nº 342/2014 Regulamento dos Núcleos de Especialização A Ordem dos

ORDEM DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS Regulamento nº / Alteração ao Regulamento nº 342/2014 Regulamento dos Núcleos de Especialização A Ordem dos ORDEM DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS Regulamento nº / Alteração ao Regulamento nº 342/2014 Regulamento dos Núcleos de Especialização A Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET), atribui aos engenheiros técnicos o

Leia mais

Profissional de logística no setor público Expectativas e Oportunidades

Profissional de logística no setor público Expectativas e Oportunidades Expectativas e Oportunidades Fábio Rogério Carvalho ANTT Piracicaba, 25 de março de 2013 SUMÁRIO 1. Competências da ANTT e da EPL 2. Novo servidor público 3. Profissional de logística no setor público

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO EDITAL Nº 36/2016 Retificação nº. 02, de 06 de setembro de 2016. A REITORA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecânica

Leia mais