Matemática Financeira 5ª edição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Matemática Financeira 5ª edição"

Transcrição

1 Capítulo 5 Matemática Financeira 5ª edição por Carlos Patricio Samanez Todos os reservados.

2 Séries periódicas uniformes As séries periódicas uniformes (ou rendas certas) podem ser divididas em séries postecipadas, antecipadas e diferidas. Séries uniformes postecipadas Nesta série, os pagamentos ocorrem no final de cada período por exemplo, pagamentos de fatura de cartão de crédito Todos os reservados.

3 Séries uniformes antecipadas Nesta série, os pagamentos ocorrem no início de cada período por exemplo, financiamentos com pagamento à vista Todos os reservados.

4 Séries diferidas Nesta série, o período de carência constitui-se em um prazo que separa o início da operação do período de pagamento da primeira parcela por exemplo, promoções do tipo compre hoje e comece a pagar daqui a x dias Todos os reservados.

5 5.1 Valor presente de séries periódicas uniformes O valor presente de uma série de parcelas uniformes e postecipadas (termos vencidos) representa a soma das parcelas atualizadas para a data inicial do fluxo (data 0) Todos os reservados.

6 Valor presente dos termos da série: O somatório entre colchetes representa a soma dos termos de uma progressão geométrica finita. Utilizando a fórmula conhecida da soma das progressões geométricas, podemos desenvolver a seguinte expressão para o valor presente de uma série uniforme com n termos postecipados capitalizados à taxa efetiva i: Todos os reservados.

7 onde Substituindo as respectivas expressões, temos as seguintes fórmulas para o cálculo do principal e das prestações: Todos os reservados.

8 As fórmulas anteriores permitem calcular o valor presente (P) de séries uniformes postecipadas e o valor unitário dos termos da série (R). A expressão matemática entre colchetes é conhecida como fator de valor presente de séries uniformes. Internacionalmente, a expressão recebe o símbolo onde n representa o número de termos da série e; i, a sua taxa de capitalização Todos os reservados.

9 Exercícios Séries antecipadas e postecipadas Um bem cujo preço à vista é $4.000 será pago em oito prestações mensais iguais que vencem ao fim de cada mês. Considerando que o juro composto cobrado é de 5% a.m., calcular o valor das prestações. Dados: Cálculo das prestações: Todos os reservados.

10 O fator pode ser calculado com o auxílio de uma calculadora que possua a função Xy (ver Apêndice). Na HP 12c, PV é o principal ou valor presente, que significa o valor que temos na data 0; FV é o valor futuro, que será igual ao valor que teremos no fim do período; PMT é a prestação paga ou recebida. Na HP 12c a diferença entre entradas e saídas será simbolizada pelo sinal negativo e positivo, conforme convenção do usuário. Se o principal (PV) fosse inserido com sinal positivo, as prestações (PMT) seriam calculadas com sinal negativo, ou vice-versa Todos os reservados.

11 Séries diferidas Um financiamento de $ será pago em 12 prestações mensais a juros efetivos de 8% a.m. Considerando que foi estipulado um período de carência de três meses, calcular o valor das prestações antecipadas e postecipadas. Dados: a) Prestações antecipadas: No caso de as prestações serem antecipadas, a primeira parcela será paga no início do primeiro mês que se segue ao término da carência: Todos os reservados.

12 Durante a carência, os juros são capitalizados e incorporados ao principal, logo as prestações devem ser calculadas sobre o principal capitalizado c 1 períodos, onde c é a carência: Todos os reservados.

13 b) Prestações postecipadas: No caso de as prestações serem postecipadas, o pagamento da primeira parcela ocorrerá no fim do primeiro mês que se segue após o término da carência. Logo, as prestações deverão ser calculadas sobre o principal capitalizado durante c períodos, onde c é a carência: Todos os reservados.

14 5.2 Montante de séries periódicas uniformes O valor futuro ou montante de uma série de pagamentos ou recebimentos uniformes será igual à soma dos montantes de cada prestação em determinada data futura, calculados pela mesma taxa de juros. Por exemplo, considerando-se uma série postecipada com n termos uniformes, seu valor presente é: Todos os reservados.

15 Uma expressão para o montante pode ser obtida se capitalizarmos por n períodos o valor presente da série: Todos os reservados.

16 As fórmulas apresentadas permitem o cálculo do montante e do valor unitário dos termos da série postecipada. A expressão entre colchetes é conhecida como fator de valor futuro de séries uniformes. Internacionalmente, é representado pelo símbolo Todos os reservados.

17 Nas fórmulas, para entender melhor o processo de capitalização implícito, ver quadro a seguir Cálculos necessários para chegar ao montante de cinco depósitos mensais iguais, aplicados a juros efetivos de 10% a.m Todos os reservados.

18 No quadro, cada depósito foi capitalizado até o quinto mês. Assim pode-se calcular o montante nessa data. Também é possível a utilização da fórmula para o cálculo do montante dos cinco depósitos ao término do quinto mês: Observação: O modo mais simples é calcular diretamente por meio da fórmula de montante, mas espera-se que os cálculos do quadro ajudem no entendimento do mecanismo de capitalização implícito no cálculo direto Todos os reservados.

19 Exercício Uma pessoa pretende depositar todo final de ano, durante 20 anos, $ em um fundo que rende juros efetivos de 15% a.a. O montante acumulado deverá ser resgatado a partir do 21º ano por meio de três saques anuais iguais e consecutivos. Calcular o valor dos saques Todos os reservados.

20 No 20º mês, o montante dos depósitos deverá ser igual ao valor descontado dos três saques: Todos os reservados.

21 5.3 Cálculo da taxa de juros em séries periódicas uniformes A taxa de juros de um fluxo uniforme de pagamentos ou recebimentos é a taxa que capitaliza os termos da série. O cálculo dessa taxa requer resolver para i* a seguinte equação: No diagrama, P representa o valor inicial do fluxo de caixa e R, o valor unitário dos termos da série uniforme Todos os reservados.

22 O cálculo manual da taxa de juros em fluxos multiperiódicos é um processo demorado e cansativo. As calculadoras financeiras podem realizar esse cálculo de forma fácil e rápida. Na falta delas, pode-se obter um resultado aproximado por meio de tentativas ou por interpolação linear. As tentativas são, em geral, penosas, e as interpolações, imprecisas Todos os reservados.

23 Vários métodos iterativos podem ser Usados para calcular a taxa exata, tais como: Método de aproximações de Newton-Raphson: permite uma convergência rápida, mas o processo é demorado e relativamente complexo. Método de Baily-Lenzi: simples de ser usado e oferece resultados surpreendentemente exatos. Método Gauss-Cantelli. Método de Karpin, entre outros Todos os reservados.

24 Dependendo do número de termos da série uniforme postecipada, calcula-se a taxa de juros usando as seguintes equações: onde: P = principal (financiamento efetivo); R = valor da prestação postecipada; n = número de prestações Todos os reservados.

25 A equação da esquerda é recomendada para baixos valores de i e n, gerando resultados mais precisos para n x i 3, e corresponde à maioria dos casos práticos. A equação da direita é indicada para valores altos de n x i (3 n x i 5,5). A utilização da equação adequada, conforme as faixas de variação de n x i, resulta em erros inferiores a 1% Todos os reservados.

26 Exemplo: O uso das equações pode ser ilustrado da seguinte forma: Dados: A segunda fórmula conduziu a um resultado melhor (menor erro), pois o problema se enquadra na regra: 3 < n x i < 5, Todos os reservados.

27 No método de Baily-Lenzi, a taxa de Juros pode também ser calculada em função do montante (S) da série uniforme postecipada: Todos os reservados.

28 Taxa aproximada: interpolação linear Muitas vezes não é possível calcular a taxa de juros exata implícita em uma série de pagamentos/recebimentos. Com frequência, o cálculo requer a resolução de um polinômio de n-ésimo grau. A taxa pode ser aproximada usando-se um processo de interpolação linear que fornece um valor aproximado Todos os reservados.

29 Exercício A empresa TV Cabo Telecomunicações S.A. enviou a seus assinantes uma proposta com três opções de pagamento: mensal, semestral e anual. Na primeira opção, o assinante paga mensalmente parcelas fixas de $49, sendo a primeira no ato da instalação. Na segunda, faz dois pagamentos semestrais de $275, sendo o primeiro no ato da instalação. Na terceira opção, faz um único pagamento de $539 à vista. A empresa alega que, além de evitar idas e vindas ao banco, o assinante que opta pelos planos semestral ou anual é beneficiado por um desconto promocional no valor da mensalidade Todos os reservados.

30 Determinar a taxa de juros embutida em cada alternativa de pagamento, semestral e anual. a) Opção de pagamento mensal: Por equivalência de capitais, o valor à vista deve ser igual ao valor presente dos pagamentos mensais: A primeira prestação mensal é paga no ato (antecipada). De forma alternativa, o cálculo da taxa de juros pode ser feito usando-se a fórmula de Baily-Lenzi: Todos os reservados.

31 Ou seja, a taxa de juros embutida na opção de 12 pagamentos mensais é de 1,6231% a.m. b) Opção de pagamento semestral: Pelo princípio de equivalência de capitais, o valor à vista deve ser igual ao valor presente dos pagamentos semestrais: Todos os reservados.

32 A opção com dois pagamentos embute juros efetivos mensais menores que a opção com 12 pagamentos (0,6827% a.m. < 1,6231% a.m.). Logo, a escolha da opção de pagamento dependerá basicamente da taxa de juros vigente para aplicações financeiras. Se a taxa for superior a 0,6827% a.m., então valerá mais a pena manter o dinheiro aplicado obtendo-a e pagar o contrato em duas vezes. Se a taxa for inferior, a decisão mais adequada será pagar à vista Todos os reservados.

33 5.4 Taxa interna de retorno de séries mistas O cálculo da taxa interna de retorno (TIR) de séries mistas requer resolver para i* a seguinte equação: Por definição, a TIR é a taxa de juros que anula o VPL (valor presente líquido) do fluxo de caixa. representa o fluxo de caixa no t-ésimo período, P é o fluxo inicial, e, símbolo de somatório, indica que deve ser realizada a soma, da data 1 até a data n, dos fluxos de caixa descontados ao período inicial (data t 5 0) Todos os reservados.

34 Observação: Não temos condições de desenvolver uma fórmula analítica única para o cálculo da TIR em fluxos mistos ou não uniformes. Portanto o cálculo manual é usado para obter uma aproximação por meio de um processo relativamente demorado. As máquinas financeiras permitem o cálculo da TIR de fluxos mistos de forma fácil e rápida Todos os reservados.

35 Exercício Um financiamento de $4.000 será pago em três parcelas postecipadas mensais consecutivas de $1.200, $2.300 e $1.000, respectivamente. Calcular o custo efetivo do financiamento. Esse custo é a TIR do fluxo de caixa, ou seja, o valor de i* que anula o VPL. O cálculo manual da TIR requer calcular VPLs para diversas taxas de juros até provocar a mudança no sinal do VPL que permita realizar uma interpolação linear Todos os reservados.

36 Taxa aproximada: A interpolação foi realizada entre as taxas de 6% e 7%, pois entre essas duas taxas o VPL muda de sinal Todos os reservados.

i i i i i i n - 1 n

i i i i i i n - 1 n Aula Capítulo 6 SÉRIE UNIFORME PRESTAÇÕES IGUAIS Série uniforme de valores monetários (pagamentos ou recebimentos) juros compostos MODELO PRICE no qual todas as prestações tem o mesmo valor Fluxo de Caixa

Leia mais

Solução dos Problemas Propostos - CAPÍTULO 5 e CAPÍTULO 6

Solução dos Problemas Propostos - CAPÍTULO 5 e CAPÍTULO 6 Solução dos Problemas Propostos - CAPÍTULO 5 e CAPÍTULO 6 As respostas indicam como resolver os problemas. Vocês devem utilizar a formulas financeiras do Excel e resolver os problemas em casa ou nas aulas

Leia mais

FEA RP - USP. Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos

FEA RP - USP. Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos FEA RP - USP Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1 Séries uniformes - Juros Compostos Series uniformes são

Leia mais

PREPARATÓRIO EXAME CFC MATEMÁTICA FINANCEIRA

PREPARATÓRIO EXAME CFC MATEMÁTICA FINANCEIRA PREPARATÓRIO EXAME CFC 2017.1 MATEMÁTICA FINANCEIRA EDITAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 7. MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA a) Juros Simples e Compostos. b) Taxas Nominal, Proporcional, Efetiva e Equivalente.

Leia mais

Séries de Pagamentos

Séries de Pagamentos Séries de Pagamentos GST0054 MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Antonio Sérgio antonio.sergio@estacio.br GST0045 Matemática Financeira 1 São as prestações que você já conhece: Carnê da loja; Leasing do carro,

Leia mais

Módulo 3 Gestão Econômica e Financeira

Módulo 3 Gestão Econômica e Financeira Módulo 3 Gestão Econômica e Financeira Gestão do Pipeline Projeção de Vendas MBA GESTÃO COMERCIAL Estratégia e Inteligência Universo Competitiva Geração Suspects e Qualificação de Leads Prospects Argumentação

Leia mais

Exercício Avaliativo

Exercício Avaliativo 1 Exercício Avaliativo Alunos: Data: / / Data: / / Fórmulas: Juros simples: Juros Compostos: ou ou Taxas De uma taxa menor para uma taxa maior: { } { ( ) } ou De uma taxa maior para uma taxa menor: {[

Leia mais

1. As parcelas são pagas ao final de cada período. Neste caso denomina-se pagamento postecipado.

1. As parcelas são pagas ao final de cada período. Neste caso denomina-se pagamento postecipado. PARTE 5 SÉRIE UNIFORME DE PAGAMENTOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Introdução 2. Prestações e Valor presente 3. Prestações e Valor futuro 4. Renda perpétua 5. Exercícios Resolvidos 1. Introdução Quando se contrai

Leia mais

Fundamentos de Finanças Curso de Ciências Econonômicas Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Fundamentos de Finanças Curso de Ciências Econonômicas Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Fundamentos de Finanças Curso de Ciências Econonômicas Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Prof. Regis A. Ely Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Regis A. Ely Matemática

Leia mais

Diagrama de Fluxo de Caixa Fluxo de caixa é uma sucessão temporal de entradas e de saídas de dinheiro no caixa de uma entidade.

Diagrama de Fluxo de Caixa Fluxo de caixa é uma sucessão temporal de entradas e de saídas de dinheiro no caixa de uma entidade. Séries de agamentos Agora vamos estudar as operações financeiras que envolvem pagamentos ou recebimentos parcelados. Consideremos os pagamentos, 2,, n nas datas, 2,, n, respectivamente de um Valor resente

Leia mais

Capítulo 4 CONCEITOS FINANCEIROS BÁSICOS

Capítulo 4 CONCEITOS FINANCEIROS BÁSICOS Capítulo 4 CONCEITOS FINANCEIROS BÁSICOS 4.1 Juros simples 4.2 Juros compostos 4.3 Valor do dinheiro no tempo 4.4 Equivalência de capitais Administração Financeira: uma abordagem prática (HOJI) 4.1 Juros

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos

Leia mais

Solução dos Problemas Propostos CAPÍTULO 7 e CAPÍTULO 8

Solução dos Problemas Propostos CAPÍTULO 7 e CAPÍTULO 8 Solução dos Problemas Propostos CAPÍTULO 7 e CAPÍTULO 8 CAPÍTULO 7 1) Cálculo do Valor Futuro de 10 parcelas mensais de $1.000,00 10 1,00 0,00-1.000,00 10.462,21 que fornece o Valor Futuro de $9.368,53

Leia mais

SUMÁRIO. 1 Introdução Conceitos básicos O valor do dinheiro ao longo do tempo Principais variáveis e simbologia...

SUMÁRIO. 1 Introdução Conceitos básicos O valor do dinheiro ao longo do tempo Principais variáveis e simbologia... SUMÁRIO 1 Introdução..................................................... 1 1.1 O crédito e o juro......................................................... 1 1.2 O surgimento do crédito e do sistema financeiro..............................

Leia mais

MATRIZ - Matemática Financeira Aplicada - 11/05 a 03/06/2015

MATRIZ - Matemática Financeira Aplicada - 11/05 a 03/06/2015 MATRIZ - Matemática Financeira Aplicada - 11/05 a 03/06/2015 EVERTON LUIZ MACHADO - RU: 1188222 Nota: 100 PROTOCOLO: 20150523118822227063B Disciplina(s): Matemática Financeira Data de início: 23/05/2015

Leia mais

FEA RP - USP. Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos

FEA RP - USP. Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos FEA RP - USP Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1 Séries uniformes - Juros Compostos Series uniformes são

Leia mais

5 Séries de Pagamentos

5 Séries de Pagamentos 5 Séries de agamentos Agora vamos estudar as operações financeiras que envolvem pagamentos ou recebimentos parcelados. Consideremos os pagamentos, 2,, n nas datas, 2,, n, respectivamente de um Valor resente

Leia mais

Principais conceitos de Matemática Financeira

Principais conceitos de Matemática Financeira Principais conceitos de Matemática Financeira A aula 1 destina-se a discutir de forma sucinta os conceitos básicos da matemática financeira. O estudo desta seção é de fundamental importância como preparação

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur JUROS SIMPLES: o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial

Leia mais

PARTE 1 - JUROS SIMPLES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. 1. Definições e nomenclatura 2. Conceito de capitalização simples 3. Fórmulas 4. Exercícios resolvidos

PARTE 1 - JUROS SIMPLES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. 1. Definições e nomenclatura 2. Conceito de capitalização simples 3. Fórmulas 4. Exercícios resolvidos PARTE 1 - JUROS SIMPLES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Definições e nomenclatura 2. Conceito de capitalização simples 3. Fórmulas 4. Exercícios resolvidos 1. Definições e nomenclatura A Matemática Financeira

Leia mais

Matemática Financeira e Análise de Investimentos

Matemática Financeira e Análise de Investimentos e Análise de Investimentos Evanivaldo Castro Silva Júnior 1 Pós-Graduação em Gestão Contábil T2 (SOMAY) UNIFEV 2011 e Análise de Investimentos Objetivos 1. Conceitos fundamentais em capitalização simples

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA - SUPERINTENSIVO 8 AULAS

MATEMÁTICA FINANCEIRA - SUPERINTENSIVO 8 AULAS MATEMÁTICA FINANCEIRA - SUPERINTENSIVO 8 AULAS SEFAZ-SALVADOR BANCA: FUNCAB 1. Juros simples. 2. Juros compostos. Taxa nominal, taxa real e taxa efetiva. Taxas equivalentes. Capitais equivalentes. Capitalizacao

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 09 Matemática Financeira. Cursos de Computação

Empreendedorismo. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 09 Matemática Financeira. Cursos de Computação Cursos de Computação Empreendedorismo Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 09 Matemática Financeira Referência: Slides do professor Jose Sergio Resende Casagrande Matemática Financeira Conceito/Objetivos Analisar

Leia mais

COM A HP 12 C. 9º encontro

COM A HP 12 C. 9º encontro MATEMÁTICA FINANCEIRA COM A HP 12 C 9º encontro 1 admfreeeork@yahoo.com.br 16 981057062 (Tim, WhatsApp) Blog admfreework.wordpress.com Facebook admfreework 2 3 Leasing = Arrendamento Mercantil Operação

Leia mais

Matemática Financeira. Parte I. Professor: Rafael D Andréa

Matemática Financeira. Parte I. Professor: Rafael D Andréa Matemática Financeira Parte I Professor: Rafael D Andréa O Valor do Dinheiro no Tempo A matemática financeira trata do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. Conceito de Investimento Sacrificiozinho

Leia mais

FAVENI Matemática Financeira com HP 12C

FAVENI Matemática Financeira com HP 12C APOSTILA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA CONCEITOS INICIAIS Conceitos básicos Capital O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente

Leia mais

ENGENHARIA ECONÔMICA. Capítulo 6 Séries Uniformes. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira. Três objetivos do capítulo

ENGENHARIA ECONÔMICA. Capítulo 6 Séries Uniformes. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira. Três objetivos do capítulo ENGENHARIA ECONÔMICA Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira Capítulo 6 Séries Uniformes Três objetivos do capítulo Entender o DFC em séries Saber diferenciar séries postecipadas e antecipadas Compreender

Leia mais

Respostas Capítulo 3: Juros Simples Fórmulas Básicas

Respostas Capítulo 3: Juros Simples Fórmulas Básicas Respostas Capítulo 3: Juros Simples Fórmulas Básicas Seção Problemas Propostos (3.9) 1) Calcule o montante acumulado no final de quatro semestres e a renda recebida a partir da aplicação de um principal

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA prof. Nivaldo Cândido de Oliveira Jr.

MATEMÁTICA FINANCEIRA prof. Nivaldo Cândido de Oliveira Jr. MATEMÁTICA FINANCEIRA prof. Nivaldo Cândido de Oliveira Jr. AGENDA 1. Conceitos Básicos 2. Juros Simples Exemplo 3. Desconto Comercial Exemplo Desconto Bancário 4. Juros Compostos Aplicações 5. Fator de

Leia mais

FINANÇAS EMPRESARIAIS

FINANÇAS EMPRESARIAIS FINANÇAS EMPRESARIAIS Pergunta inicial Se um amigo lhe pedisse $ 10.000,00 para lhe pagar os mesmos $ 10.000,00 daqui a um ano, o que você acharia? PROF. MSc. FLAVIO MENDONÇA BEZERRA 1 2 Valor do dinheiro

Leia mais

Matemática financeira. Prof. Walter Sousa

Matemática financeira. Prof. Walter Sousa Matemática financeira Prof. Walter Sousa Com Juros ou sem juros? Um produto foi anunciado por R$ 1.000,00 e pode ser pago por uma das seguintes formas: À vista, com 10% de desconto. A prazo, em duas parcelas

Leia mais

Unidade II MATEMÁTICA FINANCEIRA. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade II MATEMÁTICA FINANCEIRA. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade II MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Maurício Felippe Manzalli Taxa Efetiva nos Descontos Comercial e Bancário Definição: i Denomina-se efetiva a taxa de juros à qual devemos aplicar os valores descontados

Leia mais

MÓDULO 1 - Exercícios complementares

MÓDULO 1 - Exercícios complementares MÓDULO 1 - Exercícios complementares a. Juros Simples 1. As ações do Banco Porto apresentam uma taxa de rentabilidade de 20% ao ano. Qual será o valor futuro obtido, se você aplicar R$ 2.000,00 a juros

Leia mais

Prof. Ronaldo Frederico

Prof. Ronaldo Frederico Prof. Ronaldo Frederico Matemática Financeira Amortização Amortização Nas aplicações financeiras, quando o objetivo é constituir um capital em uma data futura, tem-se um processo de Capitalização, quando

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA 1. CAPITALIZAÇÃO SIMPLES - JUROS SIMPLES - DESCONTO SIMPLES: RACIONAL E COMERCIAL - TAXAS EQUIVALENTES: TAXAS DE JUROS E DE DESCONTO SIMPLES PROF.: LUIZ ERNESTO BOTH MATEMÁTICA FINANCEIRA

Leia mais

Sumário. Prefácio, xiii

Sumário. Prefácio, xiii Prefácio, xiii 1 Função dos juros na economia, 1 1.1 Consumo e poupança, 1 1.1.1 Necessidade natural de poupar, 2 1.1.2 Consumo antecipado paga juro, 2 1.2 Formação da taxa de juro, 4 1.2.1 Juro e inflação,

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. ÁTILA

MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. ÁTILA 1 MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. ÁTILA Aula 01 CONCEITOS BÁSICOS Classificação dos tipos de juros; O valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa. 2 Introdução Ramo da Matemática que estuda o comportamento

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA Exercícios Resolvidos Marcus Vinicius Quintella Cury E-mail: mvqc@fgvmail.br Internet: www.marvin.pro.br 1) Calcule o montante acumulado em 6 trimestres, à taxa de 2,75% a.m., a partir

Leia mais

Unidade II MATEMÁTICA COMERCIAL. Profª. Gizele Munim

Unidade II MATEMÁTICA COMERCIAL. Profª. Gizele Munim Unidade II MATEMÁTICA COMERCIAL Profª. Gizele Munim Apresentação do módulo ii Desconto Simples Relação entre Taxa de Desconto e Juros Simples Juros Compostos Desconto simples Desconto simples ou comercial

Leia mais

Matemática Financeira II

Matemática Financeira II Matemática Financeira II Material Teórico Séries de Pagamentos ou Rendas Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Carlos Henrique de J.Costa Revisão Textual: Profa. Esp. Vera Lidia de Sa Cicaroni Unidade

Leia mais

Matemática Financeira. Resumo Teórico

Matemática Financeira. Resumo Teórico Matemática Financeira Resumo Teórico Aprendizados 1. Variáveis 2. Calculadora financeira HP 12c 3. Diagramas de fluxo 4. Convenções de tempo 5. Juros simples 6. Juros compostos 7. Juros contínuos 8. Taxas

Leia mais

5 Calcular o valor do capital que produz juros de R$ 1.200,00 no final de 8 meses se aplicado a uma taxa de juros de 5% ao mês?

5 Calcular o valor do capital que produz juros de R$ 1.200,00 no final de 8 meses se aplicado a uma taxa de juros de 5% ao mês? - Pagamento único Resolver todas as questões utilizando: a) critério de juros simples b) critério de juros compostos 1 Uma pessoa empresta R$ 2.640,00 pelo prazo de 5 meses a uma taxa de juros de 4% ao

Leia mais

Matemática Financeira Aplicada

Matemática Financeira Aplicada MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA... 3 1.1 Introdução... 3 1.2 Conceitos básicos da Matemática Financeira... 3 1.2.1) Valor do dinheiro no tempo... 3 1.2.2) Capital inicial, montante e prazo... 4 1.2.3) Operação

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA. Prof. Walter Sousa

MATEMÁTICA FINANCEIRA. Prof. Walter Sousa MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Walter Sousa O que é Fluxo de Caixa? Um fluxo de caixa (PMT) representa o movimento de entradas (recebimentos) e saídas (desembolsos) de capitais ao longo de um universo temporal.

Leia mais

Antônio fez os dois investimentos seguintes, em que ambos pagam juros compostos de 3% ao mês. I Três depósitos mensais, consecutivos e iguais a R$

Antônio fez os dois investimentos seguintes, em que ambos pagam juros compostos de 3% ao mês. I Três depósitos mensais, consecutivos e iguais a R$ Antônio fez os dois investimentos seguintes, em que ambos pagam juros compostos de 3% ao mês. I Três depósitos mensais, consecutivos e iguais a R$ 2.000,00; o primeiro foi feito no dia 1.º/3/2009. II Dois

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Matemática Financeira Profa. Dra.Luciana C.Siqueira Ambrozini Fluxos de caixa 1 Fluxo de caixa

Leia mais

1. A taxa de juros de um financiamento está fixada em 3,3% a,m, em determinado momento, Qual o percentual desta taxa acumulada para um ano?

1. A taxa de juros de um financiamento está fixada em 3,3% a,m, em determinado momento, Qual o percentual desta taxa acumulada para um ano? MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA 2 a LISTA DE EXERCÍCIOS Prof, Ânderson Vieira 1. A taxa de juros de um financiamento está fixada em 3,3% a,m, em determinado momento, Qual o percentual desta taxa acumulada

Leia mais

COM A HP 12 C. 8º encontro

COM A HP 12 C. 8º encontro MATEMÁTICA FINANCEIRA COM A HP 12 C 8º encontro 09/09/2016 1 admfreeeork@yahoo.com.br 16 981057062 (Tim, WhatsApp) Blog admfreework.wordpress.com Facebook admfreework 09/09/2016 2 3 O VPL e a TIR permitem

Leia mais

Aulas particulares. Conteúdo

Aulas particulares. Conteúdo Conteúdo Capítulo 4...2 Capitalização Simples...2 Exercícios...6 Resposta... 14 Capitalização Composta... 16 Exercícios... 17 Respostas... 19 Capitulo 5... 20 Progressões... 20 Progressão Aritmética (P.

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA. Capítulo 3 Juros Compostos. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira. Três objetivos do capítulo

MATEMÁTICA FINANCEIRA. Capítulo 3 Juros Compostos. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira. Três objetivos do capítulo MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira Capítulo 3 Juros Compostos Três objetivos do capítulo Entender operações com juros compostos Saber usar a equivalência de taxas Compreender as

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Aulas: Matemática Financeira

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Aulas: Matemática Financeira MBA EM GESTÃO DE COMPRAS Aulas: Matemática Financeira 2016 by Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. MBA EM

Leia mais

IAG. Fluxo de Caixa. Matemática Financeira. Fluxo de Caixa. Fluxo de Caixa. O valor do dinheiro no tempo Representação: (100) 100.

IAG. Fluxo de Caixa. Matemática Financeira. Fluxo de Caixa. Fluxo de Caixa. O valor do dinheiro no tempo Representação: (100) 100. IAG Matemática Financeira O valor do dinheiro no tempo Representação: Saídas Entradas (100) 100 Prof. Luiz Brandão 2005 1 2 Visualização: 0 1 2 3 4 5 Definições: Valor Presente i Taxa de juros Ambiente

Leia mais

Recuperação 15 x 1 (15 exercícios = 1 ponto, limitado a média 6,0)

Recuperação 15 x 1 (15 exercícios = 1 ponto, limitado a média 6,0) Critérios para a entrega de exercícios: 1. Todos os exercícios deverão ser feitos de forma manuscrita somente A CANETA (Azul ou Preta), SEM RASURAS. 2. Necessário copiar na folha que será entregue o enunciado

Leia mais

SEFAZ RS AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL MATEMÁTICA

SEFAZ RS AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL MATEMÁTICA SEFAZ RS AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL MATEMÁTICA Atente às tabelas financeiras que encontram-se nas páginas 0 e. QUESTÃO 5 A sequência numérica (6, x,, y,...) é uma progressão aritmética. A partir

Leia mais

O valor do dinheiro no tempo

O valor do dinheiro no tempo 2011 O valor do dinheiro no tempo O valor do dinheiro no tempo A matemática financeira trata do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. O seu objetivo básico é o de efetuar análises e comparações

Leia mais

Matemática Financeira Aulas 3 e 4. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira

Matemática Financeira Aulas 3 e 4. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Aulas 3 e 4 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Objetivos de aprendizagem: Depois de ler e discutir este tópico você será capaz entender Utilizar a calculadora HP12c

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS: conteúdo parcial da disciplina FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

ROTEIRO DE ESTUDOS: conteúdo parcial da disciplina FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL Disciplina: DEF 06423 Economia da Engenharia Prof. Wendel Andrade ROTEIRO DE ESTUDOS: conteúdo parcial

Leia mais

Prof. Luiz Felix. Unidade II MATEMÁTICA APLICADA

Prof. Luiz Felix. Unidade II MATEMÁTICA APLICADA Prof. Luiz Felix Unidade II MATEMÁTICA APLICADA Ajuste de curvas É um método que consiste em encontrar uma curva que se ajuste a uma série de pontos e que, possivelmente, cumpra uma série de parâmetros

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira Prof. Ms. João Domiraci Paccez aula 02 Conversão de Taxas de Juros Aula 2 Ao final desta aula você : - Estará apto a converter taxas de juros de uma unidade de tempo para outra em qualquer um dos dois

Leia mais

Taxa de juros efetiva mensal com encargos = ((45.000/ ) ^ (30/42)) - 1 = 5,32%

Taxa de juros efetiva mensal com encargos = ((45.000/ ) ^ (30/42)) - 1 = 5,32% 1 Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade LISTA 3a - Disciplina de Matemática Financeira Professora Ana Carolina Maia Monitora Pg: Paola Londero / Monitor: Álvaro

Leia mais

Fazer teste: AS_I MATEMATICA FINANCEIRA 5º PERIODO UNIFRAN

Fazer teste: AS_I MATEMATICA FINANCEIRA 5º PERIODO UNIFRAN Fazer teste: AS_I MATEMATICA FINANCEIRA 5º PERIODO UNIFRAN Pergunta 1 João recebeu um aumento de 10% e com isso seu salário chegou a R$320,00. O salário de João antes do aumento era igual a? A. R$ 188,00

Leia mais

SAC Período Saldo Inicial Juros Amortização Prestação Saldo Final. SISTEMA FRANCÊS Período Saldo Inicial Juros Amortização Prestação Saldo Final

SAC Período Saldo Inicial Juros Amortização Prestação Saldo Final. SISTEMA FRANCÊS Período Saldo Inicial Juros Amortização Prestação Saldo Final 1 Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade LISTA 3b - Disciplina de Matemática Financeira Professora Ana Carolina Maia Monitora Pg: Paola Londero / Monitor: Álvaro

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira Matemática Financeira 2016.2 Sumário Capítulo I. Introdução à Apostila... 4 Capítulo II. Fundamentos da Matemática Financeira... 5 2.1. INTRODUÇÃO... 5 2.2. CAPITAL, NÚMERO DE PERÍODOS, JURO, MONTANTE,

Leia mais

FEA RP USP. Matemática Financeira 2 Capitalização composta

FEA RP USP. Matemática Financeira 2 Capitalização composta FEA RP USP Matemática Financeira 2 Capitalização composta Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1 Regime de capitalização Composta No regime de capitalização simples somente

Leia mais

LISTA 02: EXERCÍCIOS SOBRE RENDAS CERTAS, SÉRIES DE PAGAMENTOS, SÉRIES FINANCEIRAS OU ANUIDADES

LISTA 02: EXERCÍCIOS SOBRE RENDAS CERTAS, SÉRIES DE PAGAMENTOS, SÉRIES FINANCEIRAS OU ANUIDADES LISTA 02: EXERCÍCIOS SOBRE RENDAS CERTAS, SÉRIES DE PAGAMENTOS, SÉRIES FINANCEIRAS OU ANUIDADES 01) Um empréstimo de R$ 20.900,00 foi realizado com uma taxa de juros de 36 % ao ano, capitalizados trimestralmente,

Leia mais

ENGENHARIA ECONÔMICA. Capítulo 7 Sistemas de Amortização. Prof. Me. Roberto Otuzi de Oliveira. Três objetivos do capítulo

ENGENHARIA ECONÔMICA. Capítulo 7 Sistemas de Amortização. Prof. Me. Roberto Otuzi de Oliveira. Três objetivos do capítulo ENGENHARIA ECONÔMICA Prof. Me. Roberto Otuzi de Oliveira Capítulo 7 Sistemas de Amortização Três objetivos do capítulo Entender os príncípios básicos associados aos sistemas de amortização; Saber diferenciar

Leia mais

Prof.: Joni Fusinato. Juros Compostos

Prof.: Joni Fusinato. Juros Compostos Prof.: Joni Fusinato Juros Compostos Juros Compostos Calculado sobre o montante obtido no período anterior. Somente no primeiro período é que os juros são calculados sobre o capital inicial. Também conhecido

Leia mais

Capítulo 8 Equivalência de Fluxos de Caixa

Capítulo 8 Equivalência de Fluxos de Caixa Capítulo 8 Equivalência de Fluxos de Caixa Copyright@ Abelardo Puccini. 2009. Editora Saraiva. A: Pagamento no final Principal = $1.000,00 Taxa de Juros =8%a.a Prazo = 4 s A n o s início do Juros do antes

Leia mais

Juros Compostos Capitalização e Desconto

Juros Compostos Capitalização e Desconto Capítulo 5 Juros Compostos Capitalização e Desconto 5.1. Introdução O objetivo deste capítulo é desenvolver as fórmulas básicas de juros compostos e mostrar suas aplicações por meio de exemplos numéricos.

Leia mais

JUROS COMPOSTOS COMPARAÇÃO ENTRE JUROS SIMPLES E COMPOSTOS

JUROS COMPOSTOS COMPARAÇÃO ENTRE JUROS SIMPLES E COMPOSTOS JUROS COMPOSTOS No regime de juros compostos, que tem grande importância financeira por retratar melhor a realidade, o juro gerado pela aplicação à mesma taxa passando a participar da geração de juros

Leia mais

Finanças Empresariais Profa. Ms. Renata Ferreira. Traçando sua Situação Patrimonial

Finanças Empresariais Profa. Ms. Renata Ferreira. Traçando sua Situação Patrimonial Finanças Empresariais Profa. Ms. Renata Ferreira Traçando sua Situação Patrimonial Traçando sua Situação Patrimonial 1. Introdução Bem vindo ao curso de Finanças Empresariais!! O objetivo deste curso é

Leia mais

, e o saldo devedor do final de cada período de SDf k

, e o saldo devedor do final de cada período de SDf k Você pode perceber intuitivamente que um sistema de amortização nada mais é do que um plano de pagamento de uma dívida contraída. Esses planos de pagamento podem assumir muitas formas, mas são baseados,

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA FINANCIAMENTOS Prof. Walter Sousa O que é Fluxo de Caixa? Um fluxo de caixa (PMT) representa o movimento de entradas (recebimentos) e saídas (desembolsos) de capitais ao longo de

Leia mais

Renda é um conjunto (finito ou infinito de capitais (constantes ou variáveis) vencíveis em momentos equidistante.

Renda é um conjunto (finito ou infinito de capitais (constantes ou variáveis) vencíveis em momentos equidistante. Rendas Renda é um conjunto (finito ou infinito de capitais (constantes ou variáveis) vencíveis em momentos equidistante. A cada um dos capitais da renda dá-se o nome de termo da renda. Ao espaço de tempo

Leia mais

Apresentamos a você o conceito de capitalização composta por meio da Situação prática proposta a seguir.

Apresentamos a você o conceito de capitalização composta por meio da Situação prática proposta a seguir. Bons estudos! Apresentamos a você o conceito de capitalização composta por meio da Situação prática proposta a seguir. Em 01/03/X0 uma prefeitura toma um empréstimo com valor inicial de $ 100,00 e taxa

Leia mais

EXERCÍCIOS FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR ASSAF NETO CAPÍTULO 2 CÁLCULO FINANCEIRO E APLICAÇÕES

EXERCÍCIOS FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR ASSAF NETO CAPÍTULO 2 CÁLCULO FINANCEIRO E APLICAÇÕES 1. Explique o que são taxas: 1. Nominais: Taxa de juro contratada numa operação. Normalmente é expressa para um período superior ao da incidência dos juros. 2. Proporcionais: Duas taxas expressas em diferentes

Leia mais

MATEMÁTICA MATEMÁTICA FINANCEIRA. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA MATEMÁTICA FINANCEIRA. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA MATEMÁTICA FINANCEIRA Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 MATEMÁTICA FINANCEIRA Conceitos básicos A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de

Leia mais

UNIDADE Rendas ou série de pagamentos ou recebimentos

UNIDADE Rendas ou série de pagamentos ou recebimentos Módulo 4 UNIDADE 3 Rendas ou série de pagamentos ou recebimentos 71 Curso de Graduação em Administração a Distância Objetivo Nesta Unidade, você será levado a: enunciar e diferenciar os diversos tipos

Leia mais

C (PV, Valor Presente Present Value), o capital aplicado; M (FV, Future Value Valor Futuro), o montante a receber.

C (PV, Valor Presente Present Value), o capital aplicado; M (FV, Future Value Valor Futuro), o montante a receber. Introdução A matemática financeira trata do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo, objetivando analisar e comparar fluxos entrada e saída de dinheiro de caixa acontecendo em momentos diferentes.

Leia mais

05/06/2017. Representar graficamente uma análise econômica de investimentos;

05/06/2017. Representar graficamente uma análise econômica de investimentos; As decisões de investimento em alternativas e projetos de economia e uso eficiente da energia passam, necessariamente, por uma análise de viabilidade econômica. Estas análises, em geral, utilizam-se de

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA Unidade I MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Luiz Felix Matemática financeira A Matemática Financeira estuda o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Capital é o valor principal de uma operação, ou seja,

Leia mais

FACULDADE DE VIÇOSA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I DAD 210 MATEMÁTICA FINANCEIRA

FACULDADE DE VIÇOSA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I DAD 210 MATEMÁTICA FINANCEIRA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: FACULDADE DE VIÇOSA MATEMÁTICA FINANCEIRA 1 Juros e Capitalização Simples 2.1 Conceito de juro, capital e taxa de juros 2.2 - Capitalização Simples 2.2.1 Conceito 2.2.2 - Cálculo

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos Responsável pelo Conteúdo: Prof. Carlos Henrique de Jesus Costa Prof. Douglas Mandaji Unidade Sistemas

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA AULA 01

MATEMÁTICA FINANCEIRA AULA 01 MATEMÁTICA FINANCEIRA AULA 01 Conceito A MATEMÁTICA FINANCEIRA tem por objetivo estudar as diversas formas de evolução do valor do dinheiro no tempo, bem como as formas de análise e comparação de alternativas

Leia mais

Avaliação de Investimentos e financiamentos

Avaliação de Investimentos e financiamentos Avaliação de Investimentos e financiamentos 1 Conceito de Investimento Aplicação de Capital ou Investimento é o fato de se empregar recursos visando obter benefícios futuros. Abertura de uma nova fábrica

Leia mais

Mat. Professores: PC Sampaio Gabriel Ritter Rafael Jesus Alex Amaral Luanna Ramos Monitor: Gabriella Teles

Mat. Professores: PC Sampaio Gabriel Ritter Rafael Jesus Alex Amaral Luanna Ramos Monitor: Gabriella Teles Semana 19 Professores: PC Sampaio Gabriel Ritter Rafael Jesus Alex Amaral Luanna Ramos Monitor: Gabriella Teles RESUMO Juros Compostos O regime de juros compostos é feito pelo regime de juro sobre juro.

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA Série de Pagamentos Professor Domingos Cereja Série de Pagamentos São pagamentos efetuados em n períodos ao longo de um determinado tempo. Esses pagamento não necessariamente são

Leia mais

Lista de exercício nº 2* Taxas equivalentes** e séries uniformes

Lista de exercício nº 2* Taxas equivalentes** e séries uniformes Lista de exercício nº 2* Taxas equivalentes** e séries uniformes 1. Calcule as taxas mensal e diária que são proporcionais à taxa de 3,6 % ao trimestre. Resposta: 1,2% a.m. e 0,04% a.d. 2. Calcule as taxas

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Introdução a Matemática Financeira Responsável pelo Conteúdo: Prof. Carlos Henrique de Jesus Costa Prof. Douglas Mandaji Unidade Introdução a Matemática Financeira

Leia mais

Cálculo da Taxa de Juros

Cálculo da Taxa de Juros 1 Conceito Cálculo da Taxa de Juros A taxa de juros de qualquer operação (empréstimo ou aplicação) é aquela que faz com que as entradas de caixa sejam equivalentes a TODAS as saídas de caixa da operação.

Leia mais

08/08/2017 MATEMÁTICA FINANCEIRA. Capítulo 1 Conceitos iniciais e diagrama de fluxo de caixa. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira

08/08/2017 MATEMÁTICA FINANCEIRA. Capítulo 1 Conceitos iniciais e diagrama de fluxo de caixa. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira Capítulo 1 Conceitos iniciais e diagrama de fluxo de caixa Três objetivos do capítulo Entender os propósitos da Matemática Financeira; Saber construir

Leia mais

Matemática Financeira Aplicada

Matemática Financeira Aplicada MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA... 4 1.1 Introdução... 4 1.2 Conceitos básicos da Matemática Financeira... 4 1.2.1) Valor do dinheiro no tempo... 4 1.2.2) Capital inicial, montante e prazo... 5 1.2.3) Operação

Leia mais

Lista de Exercícios Análise de Investimentos.

Lista de Exercícios Análise de Investimentos. Lista de Exercícios Análise de Investimentos. 1. Em um investimento que está sob o regime de capitalização composta: a) A taxa de juro em cada período de capitalização incide sobre o capital inicial investido

Leia mais

Além disso, há três caixas de destaque ao longo do conteúdo.

Além disso, há três caixas de destaque ao longo do conteúdo. Prezado aluno, Esta apostila é a versão estática, em formato.pdf, da disciplina online e contém todas as informações necessárias a quem deseja fazer uma leitura mais linear do conteúdo. Os termos e as

Leia mais

Elementos de Análise Financeira Aula 1 Profa. Patricia Maria Bortolon

Elementos de Análise Financeira Aula 1 Profa. Patricia Maria Bortolon Elementos de Análise Financeira Aula 1 Mercado Financeiro Tempo dessincronizar renda e consumo Consumo define o padrão de vida O salário é pago 1x/mês e o consumo ocorre todo dia A capacidade de gerar

Leia mais

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL Atividade 01 RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL 1) Qual o valor da prestação de uma venda de R$ 1.000,00 sabendo-se que a mesma será paga em 4 prestações (postecipadas) e que a

Leia mais

MATEMÁTICA COMERCIAL MÓDULO 1 CONCEITOS INICIAIS

MATEMÁTICA COMERCIAL MÓDULO 1 CONCEITOS INICIAIS MATEMÁTICA COMERCIAL MÓDULO 1 CONCEITOS INICIAIS Índice 1. Introdução...3 2. Taxa de Juros...3 3. Fluxo de caixa...4 4. Juros Simples...5 5. Exemplos de Juros Simples...6 6. Valor Nominal e Valor Atual...8

Leia mais

Questão 1. Investindo a juros mensais de 8%, em quanto tempo seu capital dobrará? 33 = 903

Questão 1. Investindo a juros mensais de 8%, em quanto tempo seu capital dobrará? 33 = 903 Conteúdo: Matemática financeira (logaritmo, Tabela SAC e Tabela Price) Aluno(s):... N o(s) :... Professor: Fábio Vinícius Turma:... Data:... Nota:... [X] Para o lar [X] Individual [X] Dupla [X] Trio [X]

Leia mais