TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES NEGOCIAIS EMPRESARIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES NEGOCIAIS EMPRESARIAIS"

Transcrição

1 TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES NEGOCIAIS EMPRESARIAIS PLANO DE CURSO CARGA HORÁRIA: 45 HORAS PROF. DOUTOR CARLYLE POPP 1. EMENTA/CONTEÚDO: 1.1 A Atividade Empresarial e a Ordem Constitucional. Cidadania, Dignidade da Pessoa Humana, Valores Sociais do Trabalho e Livre Iniciativa Autonomia Privada, Livre Iniciativa e Constituição Relação obrigacional complexa e o princípio da boa-fé objetiva A função social dos contratos. Conteúdo e efeitos Equilíbrio contratual. Revisão e resolução As vicissitudes da relação contratual Responsabilidade pré, pós e contratual. A proteção do interesse positivo e negativo nos contratos Empresa e seus colaboradores. Contratos coligados/conexos e as redes contratuais Empresa e Negócios Jurídicos de Consumo. 2. JUSTIFICATIVA: Em um mestrado cuja área de concentração é DIREITO EMPRESARIAL E CIDADANIA, o estudo da teoria geral das obrigações empresariais negociais é de extremo relevo. Primeiramente porque tanto a cidadania o direito a ter direitos na feliz expressão de ARENDT como a empresa estão esculpidas no artigo 1º da Constituição Federal, na categoria de princípios fundamentais da República Federativa do Brasil. Aquela com o próprio nome, esta sob a rubrica de livre iniciativa, célula matriz da atividade empresarial. Tal relação umbilical permanece ativa quando da descrição constitucional dos princípios gerais da atividade econômica e, muito embora, a expressão cidadania não esteja presente em corpo, está em alma. Quando se analisa, portanto, o direito empresarial à luz de uma Constituição que privilegia o ser ao ter, a essência à matéria, é imprescindível que uma das formas mais diretas de livre iniciativa - a liberdade negocial venha grafitada sob tais paradigmas. Assim, uma releitura do direito empresarial à luz de tais postulados constitucionais passa necessariamente por uma exame vertical daquilo que corporifica a liberdade negocial que são efetivamente as relações jurídicas, obrigacionais sobretudo, mas também as reais. É por isto que o programa parte do geral para o particular. Inicialmente enfoca a Constituição Federal e seus efeitos na relação empresarial negocial.

2 Para, seqüencialmente, analisar o negócio jurídico, seus novos rumos, e seu principal espécime, o contrato. Somente após superadas as generalidades dos temas negócio jurídico e contrato é que se abordam particularidades referente a contratos específicos, e as relações da empresa com o consumidor e com o Estado. É imprescindível, portanto, para todo aquele que pretende se dedicar mais profundamente à empresa, conhecer os momentos da dinâmica empresarial, realizada através do negócio jurídico. Somente é possível pontificar idéias destinadas a assegurar a responsabilidade social e efetividade da atividade empresarial na medida em que se conheça verticalmente, não só o direito empresarial clássico, mas sim aquilo que o legislador constitucional pretendeu que a atividade empresarial fosse, instrumento de fomento e garantia da existência digna. Não é possível tal gnose sem o aprofundamento vertical e horizontal das obrigações e dos contratos empresariais, dinâmica da livre iniciativa, moto-contínuo da atividade empresarial. 3. OBJETIVOS: a) Gerais: a1) propiciar um enquadramento da disciplina com um atual enfoque do Direito Empresarial, sob o prisma da cidadania e sua importância constitucional; a2) enfatizar o papel atual da empresa, sem olvidar da sua responsabilidade social, bem como de que deve ser forma de inclusão social, sem impedir os aspectos clássicos da livre iniciativa. b) Específicos: b1) situar a atividade empresarial dentro da ordem constitucional, enfocando esta generalidade sob os campos específicos do Direito Civil, Empresarial, do Consumidor, quer sob o prisma do particular, quer sob a visão do Estado; b2) particularizar situações relevantes ligadas à idéia de livre iniciativa com preservação dos princípios da dignidade da pessoa humana e do solidarismo constitucional; b3) propiciar ao mestrando a possibilidade de conhecer, analisar, criticar e vivenciar pontos relevantes da Teoria Geral das Obrigações Negociais; b4) capacitar o mestrando a resolver problemas jurídicos que possam surgir fruto dos temas analisados, propiciando uma visão crítica, sem se olvidar da realidade corrente e do posicionamento da doutrina e da jurisprudência. 4. METODOLOGIA: A metodologia de trabalho fará com que cada aula seja dividida em duas partes ministradas em conjunto ou separadamente (a) seminário e debates com participação de todos os alunos e do professor; (b) exposição crítica do tema elaborada pelo professor.

3 Sempre se privilegiará uma análise crítica do tema em foco, sob prisma interdisciplinar, sem se olvidar a realidade, a teoria e o posicionamento do direito comparado. 5. AVALIAÇÃO: A avaliação de cada mestrando levará em consideração: (a) participação nas aulas e preparação para elas com pelo menos a leitura completa dos textos indicados: 2,0 pontos serão indicados textos, cuja leitura será obrigatória para cada seminário; (b) apresentação dos seminários: 3,0 pontos cada aluno será responsável por um seminário, momento em que deverá apresentar o tópico atinente com apoio nos textos indicados, mas não exclusivamente, visto que o seminário deve ser ilustrado também com outros conteúdos; (c) conteúdo e qualidade da monografia da disciplina: 5,0 pontos. Ao final do semestre deverá ser entregue uma monografia que versará sobre o tema do seminário. 6. PROGRAMA Aula 1: A Atividade Empresarial e a Ordem Constitucional. Cidadania, Dignidade da Pessoa Humana, Valores Sociais do Trabalho e Livre Iniciativa. Análise da Constituição Federal e seus efeitos sobre o Direito Privado. Fatores Existenciais e a despatrimonialização da atividade empresarial: função social, inclusão e sustentabilidade. Os princípios do Código Civil: a) sociabilidade; b) operacionalidade; c) eticidade. Os princípios do direito negocial: a) liberdade negocial autonomia privada; b) boa-fé; c) função social; d) justiça negocial. Aula 2: Autonomia Privada, Livre Iniciativa e Constituição. Aula 3: A Relação obrigacional complexa e o princípio da boa-fé objetiva. Contratos Empresariais. Análise econômica. Aula 4: O princípio da função social dos contratos. Conteúdo e alcance. Análise Econômica. Aula 5: Princípio da justiça contratual: revisão ou resolução por onerosidade excessiva. Extinção por incumprimento. Aula 6: As vicissitudes da relação contratual (temas pontuais). Dano contratual. Aula 7: Responsabilidade pré, pós e contratual. A violação positiva. A proteção do interesse positivo e negativo nos contratos. Aula 8: Empresa e seus colaboradores. Contratos coligados/conexos e as redes contratuais. Interpretação do contrato empresarial. Aula 9: Empresa e Negócios Jurídicos de Consumo. A empresa e a relação de consumo. Alcance e Efeitos. Limitações da atividade empresarial e a proteção do consumidor. Análise comparativa entre relação empresarial e de consumo. Contrato e Globalização

4 7. BIBLIOGRAFIA GERAL 1 : 1. AGUIAR JÚNIOR, Ruy Rosado. Extinção dos contratos por incumprimento do devedor resolução. 2ª Ed., Rio de Janeiro : AIDE, ALMEIDA, Carlos Ferreira de. Texto e enunciado na teoria do negócio jurídico. Coimbra : Almedina, ALMEIDA, João Batista de. Resolução e revisão dos contratos. In: Código de defesa do consumidor e o código civil de 2002 convergências e assimetrias. São Paulo : RT, ALPA, Guido & ANDENAS, Mads. Fondamenti del diritto privatto europeo. Milano : Giuffrè, ARANTES. Priscilla Lacerda Junqueira de. O princípio da igualdade substancial na teoria contratual contemporânea. Rio de Janeiro : Renovar, BARCELLOS, Ana Paula de. A Eficácia jurídica dos princípios constitucionais: o princípio da dignidade da pessoa humana. Rio de Janeiro : Renovar, BASSO, Maristela. Contratos internacionais do comércio : negociação - conclusão - prática. 2. ed. Porto Alegre : Livraria do Advogado, BETTI, Emilio. Teoria geral do negócio jurídico. Tomos I e II, Coimbra : Coimbra Ed., BONA. Marco. Il danno contrattuale non patrimoniale. In: MONATERI, Píer Giuseppet alii (diretto). Il nuovo contratto. Bologna : Zanichelli, BOÜARD, Fabrice de. La dépendance économique née d un contrat. Paris : LGDJ, BRANCO, Gerson Luiz Carlos. Função social dos contratos interpretação à luz do Código Civil. São Paulo : Saraiva, CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 3. ed. Coimbra : Almedina, CARPENA, Heloisa. O consumidor no direito da concorrência. Rio de Janeiro : Renovar, Outras específicas poderão ser indicadas em cada encontro e/ou constarão da relação de textos de cada encontro.

5 14. CIODI, Giovanni. La giustizia contrattuale itinerari della giurisprudenza italiana tra otto e novecento. Milano : Giuffrè, CORDEIRO, António Manuel da Rocha e Menezes. Da Boa Fé no Direito Civil Vol. 1, Coimbra : Almedina, Estudos de Direito Civil. Vol. 1, Coimbra : Almedina, CUNHA, Daniela Moura Ferreira. Responsabilidade pré-contratual por ruptura das negociações. Coimbra : Almedina, CUNHA, Daniel Sica da. A nova força obrigatória dos contratos. In: MARQUES, Claudia Lima. A nova crise do contrato estudo sobre a nova teoria contratual. São Paulo : RT, DÍEZ-PICAZO, Luis. Fundamentos del Derecho Civil Patrimonial. 2. ed. Madrid : Tecnos, v. 1/ DONNINI, Rogério Ferraz. Responsabilidade pós-contratual. Saraiva : São Paulo, EFING, Antônio Carlos. Fundamentos do Direito das relações de consumo. Curitiba : Juruá, Direito constitucional do consumidor: A dignidade humana como fundamento da proteção legal. In: EFING, Antonio Carlos (coord.). Direito do Consumo. Vol 1, Juruá : Curitiba, FARAH, Eduardo Teixeira. A disciplina da empresa e o princípio da solidariedade social. In: MARTINS-COSTA, Judith (coord). A reconstrução do direito privado. São Paulo : RT, FARIA, José Eduardo (org.). O Direito na economia globalizada. São Paulo : Malheiros, FERRI, Giovanni B. Il negozio giuridico tra libertà e norma. 5. ed. Rimini : Maggioli, FONSECA, Rodrigo Garcia da. A função social do contrato e o alcance do artigo 421 do código civil. Rio de Janeiro : Renovar, FORGIONI. Paula. Teoria Geral dos contratos empresariais. São Paulo : RT, 2009.

6 28.. A evolução do direito comercial brasileiro: da mercancia ao mercado. São Paulo : RT, FRANTZ, Laura Coradini. Revisão dos contratos. São Paulo : Saraiva, FRITZ, Karina Nunes. Boa-fé objetiva na fase pré-contratual a responsabilidade pré-contratual por ruptura das negociações. Curitiba : Juruá, FRANZONI, Massimo. La tutela aquiliana del contratto. In: Gabrielli, Enrico (Cura). Trattato dei contratti I contratti in generale. Tomo Secondo. Torino : UTERT, GAGLIARDI, Rafael Villar. Exceção de contrato não cumprido. São Paulo : Saraiva, GHESTIN, Jacques. Le juste et l utile dans les effets du contrat. In: MONTEIRO, António Pinto. Contratos: Actualidade e Evolução. Porto : Universidade Católica do Porto, GODOY, Cláudio Luiz Bueno de. Função social do contrato. São Paulo : Saraiva, GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na constituição de 1988 (interpretação e crítica). 7ª Ed., São Paulo : RT, GRISI, Giuseppe. L Autonomia Privata: Diritto dei Contratti e Disciplina Costituzionale dell Economia. Milano : Giuffrè, HESPANHA, António Manuel. O direito e a justiça nos dias e no mundo de hoje. Coimbra : Almedina, HÖRSTER, Heinrich Ewald. A parte geral do código civil português : teoria geral do direito civil. Coimbra : Almedina, JUSTEN FILHO, Marçal. Teoria geral das concessões de serviço público. São Paulo : Dialética, LARENZ, Karl. Metodologia da Ciência do Direito. tradução de Methodenlehre der Rechtswissenschatt. 6. ed. alemã. 3. ed. portuguesa. Lisboa : Calouste Gulbenkian, traduzido por LAMEGO, José. 41. LEONARDO, Rodrigo Xavier. Redes contratuais no mercado habitacional. São Paulo : RT, 2003.

7 42. LOPES, Miguel Maria Serpa. Curso de Direito Civil. Vol. III. 6ª ed., Rio de Janeiro : Freitas Bastos, LORENZETTI, Ricardo Luis. Fundamentos do direito privado. São Paulo : RT, Trad. Vera Maria Jacob de FRADERA. 44. MACEDO JR., Ronaldo Porto. Contratos relacionais e defesa do consumidor. São Paulo : Max Limonad, MAGALHÃES, Rodrigo Almeida. A autonomia privada e a função social da empresa. In: FIUZA, César et alli. Direito Civil da autonomia privada nas situações jurídicas patrimoniais e existenciais. Belo Horizonte : Del Rey, MAJO, Adolfo di. La Responsabilità Contrattuale. Torino : Giappichelli, MARELLA, Maria Rosaria & CRUCIANI, Luca. Il Dano Contrattuale. In: MONATERI, Píer Giuseppet alii (diretto). Il nuovo contratto. Bologna : Zanichelli, MARINO, Francisco Paulo de Crescenzo. Interpretação e integração dos contratos. In: PEREIRA JÚNIOR, Antonio Jorge & JABUR, Gilberto Haddad. Direito dos contratos. São Paulo : Quartier Latin, Contratos coligados no direito brasileiro. São Paulo : Saraiva, MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor. 4ª Ed., São Paulo : RT, A nova crise do contrato estudo sobre a nova teoria contratual. São Paulo : RT, MARTINS-COSTA, Judith. A boa-fé no direito privado. São Paulo : RT, A reconstrução do direito privado. São Paulo : RT, MARTINS, Fernando Rodrigues. Princípio da justiça contratual. São Paulo : Saraiva, MIGUEL, Paula Castello. Contratos entre empresas. São Paulo : RT, NALIN, Paulo Roberto Ribeiro. Conceito pós-moderno de contrato : em busca de sua formulação na perspectiva civil-constitucional. Curitiba : Juruá, 2001.

8 57. NANNI, Giovanni Ettore. A evolução do direito civil obrigacional: a concepção do direito civil constitucional e a transição da autonomia da vontade para a autonomia privada. In: LOTUFO, Renan (coord.). Cadernos de autonomia privada. Curitiba : Juruá, NAVES, Bruno Torquato de Oliveira. Da quebra da autonomia liberal à funcionalização do direito contratual. In: FIUZA, César et alli. Direito Civil da autonomia privada nas situações jurídicas patrimoniais e existenciais. Belo Horizonte : Del Rey, NEGREIROS, Teresa. Teoria do contrato novos paradigmas. 2ª Ed., Rio de Janeiro : Renovar, NORONHA, Fernando. Direitos das Obrigações. Vol 1, São Paulo : Saraiva, PERLINGIERI, Pietro. Perfis do direito civil : introdução ao direito civil constitucional. Rio de Janeiro : Renovar, tradução de Maria Cristina DE CICCO. 62. PETTER, Lafayete Josué. Princípios constitucionais da ordem econômica o significado e o alcance do art. 170 da Constituição Federal. São Paulo : RT, PINHEIRO, Rosalice Fidalgo. O Abuso do direito e as relações contratuais. Rio de Janeiro ; Renovar, PINTO, Paulo Mota. Declaração tácita e comportamento concludente no negócio jurídico. Coimbra : Almedina, Interesse contratual negativo e interesse contratual positivo. Vol. I/II, Coimbra : Coimbra Ed., POPP, Carlyle. Responsabilidade civil pré-negocial: o rompimento das tratativas. Curitiba : Juruá, PRATA, Ana. A tutela constitucional da autonomia privada. Coimbra : Almedina RIBEIRO, Joaquim de Sousa. O problema do contrato : as cláusulas contratuais gerais e o princípio da liberdade contratual. Coimbra : Almedina, Direitos dos contratos - estudos. Coimbra: Coimbra, 2007.

9 70. RIBEIRO, Luciana Antonini. A nova pluralidade de sujeitos e vínculos contratuais: contratos conexos e grupos contratuais, In: MARQUES, Claudia Lima (coord.). A nova crise do contrato estudos sobre a nova teoria contratual. São Paulo : RT, RIBEIRO, Márcia Carla Pereira & GALESKI JÚNIOR, Irineu. Teoria geral dos contratos contratos empresariais e análise econômica. Rio de Janeiro : Campus Jurídico, ROSENVALD, Nelson. Dignidade humana e boa-fé no Código Civil. São Paulo : Saraiva, SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de Porto Alegre : Livraria do Advogado, SARMENTO, Daniel. Direitos fundamentais e relações privadas. Rio de Janeiro : Lúmen Júris, SCAFF, Fernando Facury. Responsabilidade do estado intervencionista. São Paulo : Saraiva, SCHÄFER, Hans-Bernd ; OTT, Claus. Manual de Análisis Económico del Derecho Civil. Madrid : Tecnos, SCHREIBER, Anderson. A proibição de comportamento contraditório. Rio de Janeiro : Renovar, SILVA, João Calvão da. Cumprimento e sanção pecuniária compulsória. Coimbra : Coimbra, SILVA, Jorge Cesa Ferreira da. A boa-fé e a violação positiva do contrato. Rio de Janeiro : Renovar, SILVA, Vivien Lys Porto Ferreira. Extinção dos contratos: limites e aplicabilidade. São Paulo : Saraiva, 2010, p. 135/ TEPEDINO, Gustavo (Coord.). Problemas de Direito Civil-Constitucional. Rio de Janeiro : Renovar, TIMM, Luciano Benetti. O novo direito civil ensaios sobre o mercado, a reprivatização do direito civil e a privatização do direito público. Porto Alegre : Livraria do Advogado, THUR, Andreas Von. Tratado de las obligaciones. Tomos I e II, Madrid : Reus, 1999.

10 84. VARELA, João de Matos Antunes. Das obrigações em geral. 9. ed. Coimbra : Almedina, v ed. Coimbra : Almedina, v WARDE JR., Walfrido Jorge. Considerações acerca dos contratos de empresa. In: PEREIRA JÚNIOR, Antonio Jorge & JABUR, Gilberto Haddad. Direito dos contratos. São Paulo : Quartier Latin, 2006.

1. TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES NEGOCIAIS EMPRESARIAIS

1. TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES NEGOCIAIS EMPRESARIAIS 1. TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES NEGOCIAIS EMPRESARIAIS CARGA HORÁRIA: 45h/a PROF. DOUTOR: CARLYLE POPP 1. EMENTA: 1.1 A Atividade Empresarial e a Ordem Constitucional. Cidadania, Dignidade da Pessoa Humana,

Leia mais

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Tópicos Especiais Carga Horária: 32 h/a 1- Ementa Estado moderno e Constitucionalismo.

Leia mais

Ementa aulas dia 28.04.2015 e 05.05.2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

Ementa aulas dia 28.04.2015 e 05.05.2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Ementa aulas dia 28.04.2015 e 05.05.2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Tema: Contratos Regulados Professor: Gabriel Schulman (gabriel@schulman.com.br)

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Teoria Geral dos Contratos

Leia mais

2. FUNDAMENTOS DO DIREITO E DO ESTADO CONTEMPORÂNEOS

2. FUNDAMENTOS DO DIREITO E DO ESTADO CONTEMPORÂNEOS 2. FUNDAMENTOS DO DIREITO E DO ESTADO CONTEMPORÂNEOS I DISCIPLINA Fundamentos do Direito e do Estado Contemporâneos II - PROFESSOR Francisco Cardozo Oliveira III - CARGA HORÁRIA/PERÍODO 30 horas aulas

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ FACULDADE DE DIREITO. Prof. Dr. Rodrigo Xavier Leonardo. DIREITO DOS CONTRATOS DIREITO CIVIL B (diurno e noturno)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ FACULDADE DE DIREITO. Prof. Dr. Rodrigo Xavier Leonardo. DIREITO DOS CONTRATOS DIREITO CIVIL B (diurno e noturno) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ FACULDADE DE DIREITO Prof. Dr. Rodrigo Xavier Leonardo Professor Adjunto de Direito Civil nos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Paraná-UFPR Mestre

Leia mais

DISCIPLINA: Direito das Obrigações SEMESTRE DE ESTUDO: 4º Semestre

DISCIPLINA: Direito das Obrigações SEMESTRE DE ESTUDO: 4º Semestre DISCIPLINA: Direito das Obrigações SEMESTRE DE ESTUDO: 4º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CH total: 72h CÓDIGO: DIR120 1. EMENTA: A relação jurídica-obrigacional. Distinção entre as categorias patrimoniais.

Leia mais

I Curso de Doutoramento em Direito. Ramo de Direito Privado. Direito Civil. Tema geral: Direito dos Contratos

I Curso de Doutoramento em Direito. Ramo de Direito Privado. Direito Civil. Tema geral: Direito dos Contratos I Curso de Doutoramento em Direito Ramo de Direito Privado Direito Civil Tema geral: Direito dos Contratos Profª. Doutora Assunção Cristas Prof. Doutor Vítor Neves A) Programa: Módulo I Formação e conteúdo

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Grupo de Pesquisa Institucional em Direito Privado Proposta de Implementação I Objeto Realização de estudos e pesquisas pela comunidade acadêmica da Faculdade de Direito de Campos, sobre a pessoa humana

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO CIVIL III 5º período: 4h/s Aula: Teórica EMENTA Concepção histórica dos contratos: do início dos tempos até os dias atuais. Visão estrutural do contrato. Princípios fundamentais do

Leia mais

Marcia Carla Pereira Ribeiro Professora Doutora de Direito Comercial

Marcia Carla Pereira Ribeiro Professora Doutora de Direito Comercial 1 I. Mestrado IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Fundamentos do Direito Societário Área de concentração: Direito das Relações Sociais Linha de pesquisa: Novos Paradigmas do Direito Professora: Dra. Marcia Carla

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO CIVIL II 3º período: 80h/a Aula: Teórica EMENTA Direito das obrigações. Obrigação. Obrigações de dar. Obrigações de fazer. Obrigações de não fazer. Obrigações alternativas. Obrigações

Leia mais

FACULDADE DE PARÁ DE MINAS Reconhecida pelo Decreto 79.090 de 04/01/1970

FACULDADE DE PARÁ DE MINAS Reconhecida pelo Decreto 79.090 de 04/01/1970 CURSO DE DIREITO 2º SEMESTRE 2013 PERÍODO: 4º DISCIPLINA: Direito Civil III - Teoria Geral dos Contratos e Responsabilidade Civil CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 h/a. CRÉDITOS: 04 PROFESSORA: MÁRCIA PEREIRA COSTA

Leia mais

Plano de Curso de Direito das Obrigações. Disciplina do 3º Ano da Licenciatura em Direito

Plano de Curso de Direito das Obrigações. Disciplina do 3º Ano da Licenciatura em Direito Faculdade de Direito da Universidade de Macau Plano de Curso de Direito das Obrigações Disciplina do 3º Ano da Licenciatura em Direito Ano Lectivo 2014/2015 Regente: Vera Lúcia Raposo Assistente: Joana

Leia mais

PLANO DE CURSO 2012/2 TOTAL DE AULAS OU CARGA HORÁRIA. 07 aulas

PLANO DE CURSO 2012/2 TOTAL DE AULAS OU CARGA HORÁRIA. 07 aulas Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/2 DISCIPLINA: ECONOMIA PROFESSOR: HORÁCIO AUGUSTO MENDES DE SOUSA TURMA: 5º ANO INTEGRAL UNIDADE

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: FUNDAMENTOS DE DIREITO PÚBLICO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: FUNDAMENTOS DE DIREITO PÚBLICO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: FUNDAMENTOS DE DIREITO PÚBLICO Código: ADM- 261 Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/2 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II (DIREITO DAS OBRIGAÇÕES) PROFESSORA: BRUNA LYRA DUQUE TURMAS:

Leia mais

DISCIPLINA: Teoria dos Contratos e Responsabilidade Civil SEMESTRE DE ESTUDO: 5º Semestre. CH total: 72h

DISCIPLINA: Teoria dos Contratos e Responsabilidade Civil SEMESTRE DE ESTUDO: 5º Semestre. CH total: 72h DISCIPLINA: Teoria dos Contratos e Responsabilidade Civil SEMESTRE DE ESTUDO: 5º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CH total: 72h CÓDIGO: DIR167 1. EMENTA: A teoria geral dos contratos. Elementos da teoria

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Econômico PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Econômico PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Econômico Código: DIR - 567 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Regime Jurídico dos Recursos Minerais

FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Regime Jurídico dos Recursos Minerais FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Regime Jurídico dos Recursos Minerais Tópicos em Direito Constitucional Carga Horária: 28 h/a 1 - Ementa Poder Constituinte e a Constituição

Leia mais

2. OBJETIVO GERAL Apresentar ao estudante a estruturação pessoal, patrimonial e social da família e a diversidade de sua disciplina jurídica.

2. OBJETIVO GERAL Apresentar ao estudante a estruturação pessoal, patrimonial e social da família e a diversidade de sua disciplina jurídica. DISCIPLINA: Direito de Família SEMESTRE DE ESTUDO: 7º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CH total: 72h CÓDIGO: DIR138 1. EMENTA: O Direito de Família. Evolução do conceito de família. A constitucionalização

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL Carga Horária: 28 h/a

INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL Carga Horária: 28 h/a Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Ambiental e Recursos Hídricos INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL Carga Horária: 28 h/a

Leia mais

UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO PARA AS FORMAS DE EXTINÇÃO DOS CONTRATOS

UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO PARA AS FORMAS DE EXTINÇÃO DOS CONTRATOS UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO PARA AS FORMAS DE EXTINÇÃO DOS CONTRATOS Elaborado em 06.2007. Bruna Lyra Duque Advogada e consultora jurídica em Vitória (ES), mestre em Direitos e Garantias Constitucionais

Leia mais

Princípios e valores constitucionais relativos à responsabilidade civil no Código Civil Brasileiro

Princípios e valores constitucionais relativos à responsabilidade civil no Código Civil Brasileiro LINHAS DE PESQUISA E PROJETOS ACADÊMICOS - DEPARTAMENTO DE DIREITO CIVIL - FDUSP - 2012 Última atualização: Outubro/2012 Linhas de Pesquisa Projetos Acadêmicos Docentes Vinculados Direito e responsabilidade:

Leia mais

Mestrado em Direito e Políticas Públicas Contratos Administrativos Prof. Dr. Carlos Bastide Horbach PROGRAMA 2015-2. Formas de avaliação:

Mestrado em Direito e Políticas Públicas Contratos Administrativos Prof. Dr. Carlos Bastide Horbach PROGRAMA 2015-2. Formas de avaliação: Mestrado em Direito e Políticas Públicas Contratos Administrativos Prof. Dr. Carlos Bastide Horbach PROGRAMA 2015-2 Formas de avaliação: A disciplina contará com três critérios de avaliação autônomos que,

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 020009 II 04 Semanal Mensal 04 60 INSTITUIÇÕES DE DIREITO / FREDERICO ALMEIDA ROCHA

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 020009 II 04 Semanal Mensal 04 60 INSTITUIÇÕES DE DIREITO / FREDERICO ALMEIDA ROCHA e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 020009 II 04 Semanal Mensal 04 60 Nome da Disciplina / Nome do Professor: INSTITUIÇÕES DE DIREITO / FREDERICO ALMEIDA ROCHA Turma 2013.1 Curso CIÊNCIAS

Leia mais

Direito Processual do Trabalho

Direito Processual do Trabalho Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho Direito Processual do Trabalho Carga Horária: 64 h/a 1- Ementa O curso

Leia mais

Programa da disciplina de Direito Comercial II

Programa da disciplina de Direito Comercial II Universidade de Macau Faculdade de Direito Ano lectivo 2010/2011 Programa da disciplina de Direito Comercial II Regente: Mestre Augusto Teixeira Garcia Plano de Curso da Disciplina Direito Comercial II

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Direito Carga Horária: 64 EMENTA

PLANO DE ENSINO. Curso: Direito Carga Horária: 64 EMENTA Faculdade de Direito Milton Campos Disciplina: Direito do Consumidor Curso: Direito Carga Horária: 64 Departamento: Direito Privado Área: Direito Empresarial PLANO DE ENSINO EMENTA Base Constitucional

Leia mais

Avaliação Conceitual: De igual forma, também será objeto de avaliação, como: Participação, assiduidade e pontualidade nas aulas.

Avaliação Conceitual: De igual forma, também será objeto de avaliação, como: Participação, assiduidade e pontualidade nas aulas. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO UNIDADE JUR 3470 DISCIPLINA DIREITO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito das Obrigações

Leia mais

Fontes das Obrigações: Contratos Especiais, Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e outras Fontes (DCV0311)

Fontes das Obrigações: Contratos Especiais, Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e outras Fontes (DCV0311) Fontes das Obrigações: Contratos Especiais, Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e outras Fontes (DCV0311) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS DA DISCIPLINA PROGRAMA DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS DA DISCIPLINA PROGRAMA DA DISCIPLINA 1 PLANO DE ENSINO TEORIA GERAL DO PROCESSO (JUR1060) CARGA HORÁRIA 60h/a (teórica) CRÉDITOS 4 2º semestre/2015-1 Professora Mestra Waleska Mendes Cardoso OBJETIVOS DA DISCIPLINA Compreender que a intervenção

Leia mais

Notas Curriculares. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ (Mestrado e Doutorado).

Notas Curriculares. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ (Mestrado e Doutorado). Notas Curriculares Atividade Acadêmica Professor de Direito Civil da UERJ. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ (Mestrado e Doutorado). Professor da Escola de Magistratura

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I 2012/2013 RESPONSABILIDADE INDEMNIZATÓRIA DOS PODERES PÚBLICOS EM 3D: ESTADO DE DIREITO, ESTADO FISCAL E ESTADO SOCIAL

DIREITO ADMINISTRATIVO I 2012/2013 RESPONSABILIDADE INDEMNIZATÓRIA DOS PODERES PÚBLICOS EM 3D: ESTADO DE DIREITO, ESTADO FISCAL E ESTADO SOCIAL DIREITO ADMINISTRATIVO I 2012/2013 RESPONSABILIDADE INDEMNIZATÓRIA DOS PODERES PÚBLICOS EM 3D: ESTADO DE DIREITO, ESTADO FISCAL E ESTADO SOCIAL 1. Evolução histórica da responsabilidade civil do Estado

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ FACULDADE DE DIREITO Direito Civil A Prof. Dr. Rodrigo Xavier Leonardo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ FACULDADE DE DIREITO Direito Civil A Prof. Dr. Rodrigo Xavier Leonardo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ FACULDADE DE DIREITO Direito Civil A Prof. Dr. Rodrigo Xavier Leonardo I. Itens do programa que serão abordados no primeiro bimestre do ano de 2010: 1. A parte geral do Direito

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Princípios Gerais de Direito ADM 060. 68h 4º

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Princípios Gerais de Direito ADM 060. 68h 4º Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Pró-Reitoria de Recursos Humanos Diretoria de Provimento, Capacitação e Qualidade de Vida no Trabalho

Universidade Estadual de Ponta Grossa Pró-Reitoria de Recursos Humanos Diretoria de Provimento, Capacitação e Qualidade de Vida no Trabalho DEPARTAMENTO DE DIREITO DO ESTADO DIREITO INTERNACIONAL 1- Tratado Internacional 2- Mercosul 3- União Europeia 4- Estados como sujeitos do Direito Internacional 5- Órgãos das Relações entre os Estados

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito das Obrigações

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I Identificação Disciplina Direito Civil III (Contratos I) Carga horária 90 horas/aula Créditos 5 Semestre letivo 4º.

PLANO DE ENSINO. I Identificação Disciplina Direito Civil III (Contratos I) Carga horária 90 horas/aula Créditos 5 Semestre letivo 4º. PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Direito Civil III (Contratos I) Código PRI0054 Carga horária 90 horas/aula Créditos 5 Semestre letivo 4º II Ementário Teoria geral dos contratos. A formação do

Leia mais

Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2007 2º Semestre CURSO DE DIREITO

Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2007 2º Semestre CURSO DE DIREITO Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2007 2º Semestre CURSO DE DIREITO PROFESSOR ORIENTADOR TITULO DISCIPLINAS LINHAS DE PESQUISA 1. Adriana da Costa Ricardo Schier Mestre 1. Direito Administrativo

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. D 21 4º 04 Semanal Semestral 04 60

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. D 21 4º 04 Semanal Semestral 04 60 Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária Nome da Disciplina Curso D 21 4º 04 Semanal Semestral 04 60 DIREITO CIVIL II DIREITO/BACHARELADO D 13: DIREITO CIVIL I (MATRIZ 2008/01) D 15: DIREITO CIVIL

Leia mais

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Direito autoral e software Carga Horária: 64 h/a 1- Ementa Direito autoral:

Leia mais

Apresentação do curso Objetivos gerais Objetivos específicos

Apresentação do curso Objetivos gerais Objetivos específicos Apresentação do curso O Curso de Especialização Direito das Empresas para Executivos (CEDEE) visa satisfazer a necessidade existente no mercado dos gestores e executivos das empresas conhecerem o direito

Leia mais

1. RESUMO. na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz

1. RESUMO. na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz 1. RESUMO Os direitos fundamentais trabalhistas estão inseridos na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz do Direito do Trabalho e dos princípios que orientam o Direito

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE DIREITO PROF. JACY DE ASSIS DIRETORIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE DIREITO PROF. JACY DE ASSIS DIRETORIA 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE DIREITO PROF. JACY DE ASSIS DIRETORIA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROVAS E TITULOS, PARA CONTRATAÇÃO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direitos do Autor Código

Leia mais

Escola de Direito e Relações Internacionais da UniBrasil Núcleo de Monografias Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2º Semestre de 2011

Escola de Direito e Relações Internacionais da UniBrasil Núcleo de Monografias Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2º Semestre de 2011 1. Adriana da Costa Ricardo Schier Doutora 1. Direito Administrativo 2. Adriana Espíndola Corrêa Doutora 3. Adriana Pires Heller Especialista 4. Alessandra Back Especialista 5. Alexandre Godoy Dotta 1.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV. CH total: 72h. SEMESTRE DE ESTUDO: 8º Semestre

DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV. CH total: 72h. SEMESTRE DE ESTUDO: 8º Semestre DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 8º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR137 1. EMENTA: Aspectos gerais da execução. Liquidação de sentença. Execução de

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina LEGISLAÇÃO PARA ENGENHARIA

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) Unidade Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL

Ficha de Unidade Curricular (FUC) Unidade Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DE COIMBRA Parecer do Conselho Técnico-Científico / / Parecer do Conselho Pedagógico / / Ficha de Unidade Curricular

Leia mais

DISCIPLINAS/VINCULAÇÃO DEPARTAMENTAL TIPO: ELETIVA CURSO: MESTRADO

DISCIPLINAS/VINCULAÇÃO DEPARTAMENTAL TIPO: ELETIVA CURSO: MESTRADO Novas Áreas de Concentração Novas Linhas de Pesquisa Transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade. Direito da Cidade Estado, Processo e Sociedade Internacional. Direito Público Direito Internacional

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA I. Curso: DIREITO II. Disciplina: DIREITO AMBIENTAL (D-39) Área: Direito Período: Sétimo Turno: Noturno Ano: 2013.1 Carga Horária: 36 H; Créd.: 02 III. Pré-Requisito: DIREITO CONSTITUCIONAL II (D- 24 )

Leia mais

Curso Avançado de Marcas

Curso Avançado de Marcas A proteção às marcas e aos demais sinais distintivos na legislação brasileira, na legislação comparada e nos tratados internacionais Nível Avançado 1º Semestre de 2009 Coordenação: Advs. Ricardo Fonseca

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de 19.11.13, DOU de 20.11.13 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de 19.11.13, DOU de 20.11.13 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de 19.11.13, DOU de 20.11.13 Componente Curricular: Direito Tributário I Código: DIR -569 Pré-requisito: ------ Período Letivo:

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/1 DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL II PROFESSOR: SERGIO ROBERTO LEAL DOS SANTOS TURMA: 4º

Leia mais

ABELHA, Marcelo. Ação civil pública e meio ambiente. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

ABELHA, Marcelo. Ação civil pública e meio ambiente. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. Ementa: Bem jurídico ambiental e aspectos do Meio Ambiente. Meio ambiente e legislação; Fundamentos constitucionais da proteção do ambiente; Política Nacional do Meio Ambiente; Sistema Nacional do Meio

Leia mais

Debates. Utilização de diversas técnicas de dinâmica de grupo e de recursos audiovisuais. 03 aulas. Data-show. 02 aulas

Debates. Utilização de diversas técnicas de dinâmica de grupo e de recursos audiovisuais. 03 aulas. Data-show. 02 aulas Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2013/01 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III PROFESSORA: CRISTINA GROBÉRIO PAZÓ TURMA: 4º EM / FN UNIDADE

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 2011.02 3º PERÍODO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 2011.02 3º PERÍODO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 2011.02 3º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA, CULTURA E INSTITUIÇÃO DO DIREITO História do direito no Brasil Colônia. História do direito no Brasil Império.

Leia mais

Plano de Ensino. Objetivos:

Plano de Ensino. Objetivos: Centro Universitário de Brasília Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Curso de Direito Direito Civil V Direito das Coisas Prof. João Paulo de Faria Santos Plano de Ensino Objetivos: A disciplina Direito

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO CIVIL VII 9º período: 3h/s Aula: Teórica EMENTA Introdução ao direito de família. Parentesco. Alimentos. Filiação. Guarda, da tutela e da curatela. Casamento. União estável. Dissolução

Leia mais

Ementas das disciplinas do 4º período. DISICIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II (SOC. EMPRESARIAIS) C/H: 80h/a

Ementas das disciplinas do 4º período. DISICIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II (SOC. EMPRESARIAIS) C/H: 80h/a 1 DISICIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II (SOC. EMPRESARIAIS) C/H: 80h/a Teoria geral do direito societário. Sociedade empresária. Constituição das sociedades contratuais. Sociedades contratuais menores. Sociedade

Leia mais

Dia 27/10 (segunda-feira)

Dia 27/10 (segunda-feira) I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO CIVIL DA UFPR A pessoa, o contrato e a propriedade na ordem jurídica do mercado 27 a 31/10 Local Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR Praça Santos Andrade n.

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO

INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO Av. Brig. Luiz Antonio, 290 7º conjs. 71/72 01318-902 São Paulo SP Fone/fax: 3105-8206 Expediente das 13 às 18h E-mail: ibdt@ibdt.com.br DIREITO TRIBUTÁRIO Curso

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO PLANO DE CURSO 1. Identificação Disciplina: Filosofia Geral e do Direito

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2014

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2014 FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2014 Disciplina: Direito Internacional Departamento IV Direito do Estado Docente Responsável: Fernando Fernandes da Silva Carga Horária Anual: 100 h/a Tipo: Anual

Leia mais

PLANO DE CURSO 2013/2

PLANO DE CURSO 2013/2 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2013/2 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL IV (CONTRATOS EM ESPÉCIE) PROFESSORA: BRUNA LYRA DUQUE TURMAS:

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. E-06 10º 04 Semanal Mensal 04 60

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. E-06 10º 04 Semanal Mensal 04 60 e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária E-06 10º 04 Semanal Mensal 04 60 Nome da Disciplina DIREITOS HUMANOS Curso DIREITO D- 30 DIREITO CONSTITUCIONAL III (MATRIZ 2008/01) D- 32 DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

Mestrado: Forense. Disciplina: Responsabilidade Civil. Docente: Maria da Graça Trigo. Ano lectivo: 2010/2011. Semestre: 1º Semestre

Mestrado: Forense. Disciplina: Responsabilidade Civil. Docente: Maria da Graça Trigo. Ano lectivo: 2010/2011. Semestre: 1º Semestre Mestrado: Forense Disciplina: Responsabilidade Civil Docente: Maria da Graça Trigo Ano lectivo: 2010/2011 Semestre: 1º Semestre 1. Programa da disciplina [sujeito a alterações] I Parte Geral 1. Introdução

Leia mais

COMUNICADO. Fonte de Consulta. BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2010.

COMUNICADO. Fonte de Consulta. BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2010. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO COMUNICADO A MESA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO FISCAL (3. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO FISCAL (3. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2014/2015 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO FISCAL (3. ANO) DISCIPLINA SEMESTRAL CARGA HORÁRIA:

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E. - Ensino secundário, concluído na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com a média de 19 (dezanove) valores

C U R R I C U L U M V I T A E. - Ensino secundário, concluído na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com a média de 19 (dezanove) valores C U R R I C U L U M V I T A E HABILITAÇÕES ACADÉMICAS - Ensino secundário, concluído na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com a média de 19 (dezanove) valores - Licenciatura em Direito, concluída

Leia mais

DIREITO FUNDAMENTAL NÃO-CUMULATIVIDADE NOS TRIBUTOS SOBRE CONSUMO. Túlio Marcantônio Ramos Filho, Paulo Caliendo Velloso da Silveira.

DIREITO FUNDAMENTAL NÃO-CUMULATIVIDADE NOS TRIBUTOS SOBRE CONSUMO. Túlio Marcantônio Ramos Filho, Paulo Caliendo Velloso da Silveira. DIREITO FUNDAMENTAL NÃO-CUMULATIVIDADE NOS TRIBUTOS SOBRE CONSUMO Túlio Marcantônio Ramos Filho, Paulo Caliendo Velloso da Silveira. Mestrando em Direito, Faculdade de Direito, PUC/RS. Introdução Trata-se

Leia mais

Ementas das disciplinas do 3º período

Ementas das disciplinas do 3º período 1 Disciplina: Direito Empresarial I (Teoria Geral) C/H: 080 H/A Teoria Geral. O Direito Comercial. Evolução Histórica. Fontes. Atividade empresarial. Regime Jurídico da livre iniciativa. Registro de empresa.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DE PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DE PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA IDENTIFICAÇÃO TÍTULO O Direito do Consumidor na Prática: para além da sala de aula DATA INÍCIO DATA FIM 29/03/2012 29/03/2016 PROGRAMA DE EXTENSÃO VINCULADO LOCAL DE REALIZAÇÃO Curitiba/PR O projeto será

Leia mais

Direito Administrativo I

Direito Administrativo I Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público Direito Administrativo I Carga Horária: 60 h/a 1- Ementa 1 Estado. 2 Poderes

Leia mais

Faculdade de Direito de Lisboa Ano lectivo de 2015/2016 TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL I TURMA B

Faculdade de Direito de Lisboa Ano lectivo de 2015/2016 TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL I TURMA B Faculdade de Direito de Lisboa Ano lectivo de 2015/2016 TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL I TURMA B Coordenação e regência: Profª Doutora Rosário Palma Ramalho Colaboradores: Prof. Doutor Pedro Leitão Pais

Leia mais

O suspeito, o acusado e o condenado frente aos direitos humanos fundamentais

O suspeito, o acusado e o condenado frente aos direitos humanos fundamentais Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Departamento VI Direitos Difusos e Coletivos Programa de Ensino - Núcleo de Prática Jurídica - 2016 Professor: Plínio Antônio Britto Gentil O suspeito, o acusado

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO- Fortaleza/Ceará. Edital do exame de seleção para ingresso no Mestrado no primeiro semestre de 2016

FACULDADE SETE DE SETEMBRO- Fortaleza/Ceará. Edital do exame de seleção para ingresso no Mestrado no primeiro semestre de 2016 FACULDADE SETE DE SETEMBRO- Fortaleza/Ceará MESTRADO EM DIREITO Edital do exame de seleção para ingresso no Mestrado no primeiro semestre de 2016 O Diretor da Faculdade Sete de Setembro, no uso de suas

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

DISCIPLINA: Direitos Reais SEMESTRE DE ESTUDO: 6º Semestre. CH total: 72h

DISCIPLINA: Direitos Reais SEMESTRE DE ESTUDO: 6º Semestre. CH total: 72h DISCIPLINA: Direitos Reais SEMESTRE DE ESTUDO: 6º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CH total: 72h CÓDIGO: DIR140 1. EMENTA: Direitos Reais. Distinção entre Direitos Reais e Obrigacionais. Características.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS FUNDAÇÃO F FUNDAÇÃO CULTURAL DE CAMPOS GRUPO DE PESQUISA INSTITUCIONAL EM DIREITO EMPRESARIAL PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO I Objeto Realização de estudos e pesquisas pela comunidade acadêmica da Faculdade

Leia mais

Governança e Sustentabilidade. Pós-graduação FECAP Coordenadoria Marcelo de Aguiar Coimbra

Governança e Sustentabilidade. Pós-graduação FECAP Coordenadoria Marcelo de Aguiar Coimbra Governança e Sustentabilidade Pós-graduação FECAP Coordenadoria Marcelo de Aguiar Coimbra A Pós-Graduação em Governança e Sustentabilidade FECAP foi concebida para fornecer as competências necessárias

Leia mais

ALCATEIA ACAGRUP 2014 - SIERRA NORTE - MADRID - ESPANHA PARTICIPANTES: 26 60% INCIDÊNCIA NO GRUPO 20%

ALCATEIA ACAGRUP 2014 - SIERRA NORTE - MADRID - ESPANHA PARTICIPANTES: 26 60% INCIDÊNCIA NO GRUPO 20% ALCATEIA Sec NIN NOME NIN NOME Lob 1215050143005 Alice Neto Santos Nascimento 1215050143015 Afonso da Fonseca Machado Lob 1215050143010 Amélia Maria Mesquita Aleixo Alves 1115050143010 Afonso Jesus Dias

Leia mais

CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Mestrado profissionalizante (em Ciências Jurídico-Financeiras e em Direito e Economia) (1.º semestre) REGENTES

CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Mestrado profissionalizante (em Ciências Jurídico-Financeiras e em Direito e Economia) (1.º semestre) REGENTES CONTRATAÇÃO PÚBLICA Mestrado profissionalizante (em Ciências Jurídico-Financeiras e em Direito e Economia) (1.º semestre) REGENTES PROF.ª DOUTORA M. EDUARDA AZEVEDO/PROF. DOUTOR NUNO CUNHA RODRIGUES Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO Projeto de Pesquisa Individual Prof. FREDERICO VIEGAS DIREITO CIVIL- CONSTITUCIONAL

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina POLÍTICAS SOCIAIS E DIREITO

Leia mais

RESULTADOS. Nome Global ( /100) PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1

RESULTADOS. Nome Global ( /100) PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1 PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1 PT1840721 ADRIANA XAVIER DA SILVA FERNANDES 38 Pré-A1 PT1840722 ALEXANDRA FILIPA AZEVEDO SANTOS 52 A1 PT1840723

Leia mais

PLANO DE CURSO 2014/02 TOTAL DE AULAS/ OU CARGA HORÁRIA

PLANO DE CURSO 2014/02 TOTAL DE AULAS/ OU CARGA HORÁRIA Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/ DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO II PROFESSOR: MARCELO MARTINS ALTOÉ TURMA: 9º DM / EN UNIDADE

Leia mais

Belo Horizonte, 28 de setembro 2015.

Belo Horizonte, 28 de setembro 2015. Certifico que, Ademir dos Santos Ferreira, participou da palestra Logística Urbana, ministrada pelo Certifico que, Almir Junio Gomes Mendonça, participou da palestra Logística Urbana, ministrada pelo Engenheiro

Leia mais