DESPROPORCIONALIDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS NAS SOCIEDADES LIMITADAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESPROPORCIONALIDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS NAS SOCIEDADES LIMITADAS"

Transcrição

1 DESPROPORCIONALIDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS NAS SOCIEDADES LIMITADAS Assed Elias Murad 1 RESUMO O presente artigo tem objetivo de lançar alguma luz a respeito da relação intersócios no tipo quase único de sociedade empresária das últimas décadas no Brasil, oferecendo uma visão geral, imaginada suficiente, da estrutura da sociedade limitada, para compreensão de sua distribuição de lucros. A mando disso, se fez necessário investigar com mais exatidão o conceito lucros ou lucros e perdas, termos que se demonstram inadequados, contábil e juridicamente, quando a se falar de atividade empresária de fins lucrativos, como é a sociedade empresária limitada. A distribuição de lucros, sonho, desejo e fim de uma limitada, se procede legalmente conforme o Código Civil vigente e normas técnicas do Conselho Federal de Contabilidade. O Por fim, em existindo, o resultado positivo, leia-se lucros, será destinado na conformidade da deliberação societária. Este é ponto questionado a forma de distribuir valores, se foi assim decidido. Como diferente não podia ser, buscou-se sustento em doutrina firme de mestres como BERTOLDI, COELHO, LUCENA, MARTINS, REQUIÃO, TOKARS, VENOSA, WALD e outros. PALAVRAS-CHAVE: direito societário; sociedade empresária limitada; distribuição de lucros; desproporcionalidade; incorrespondência. INTRODUÇÃO Por dois pontos se sustenta a importância da limitada. Ou por ser tipo societário de maior uso no Brasil, praticamente a totalidade das sociedades empresárias registradas, nos vinte últimos anos 2. Ou por ser o lucro diga-se resultado positivo da atividade empresária instrumento classificatório legal das personalidades jurídicas de direito privado, de concepção legal tributária, onde apartam-se as sem fins lucrativos das de fins lucrativos. 1 Bacharelando em Direito, Escola de Direito e Relações Internacionais, Complexo de Ensino Superior do Brasil UniBrasil. 2 BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Departamento Nacional de Registro do Comércio DNRC. Constituição de Empresas por Tipo Jurídico. Disponível em: < Acesso em: 14 set

2 2 Mais um ponto de conexão centra no artigo 1007 do Código Civil de 2002, com sua opção inicial Salvo estipulação em contrário, sobre o texto que presume que o sócio participa dos lucros e das perdas, na proporção das respectivas quotas. Cabe registrar que este artigo se refere à sociedade simples e aplica-se subsidiariamente às limitadas à mando do artigo A presunção do legislador não é contestada, pois parece justo e razoável a participação proporcional nos resultados, pelo que cada parte contribui para o todo, isto é, o capital social. A busca aqui é pelo sentido deste exercício da autonomia, da vontade em estipular contrariamente à proporcionalidade. 1 A SOCIEDADE LIMITADA O termo limitada deve ser entendido como sociedade por quotas de responsabilidade limitada. A sociedade limitada é regida pelo Código Civil de 2002, em seus artigos a e em caso de omissão destes, se regerá supletivamente pelas regras da sociedade simples, artigos 997 a O Código Civil revogou o Decreto n /19, o decreto das sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Sobre o regime jurídico da limitada Fábio Ulhoa COELHO escreveu: A sociedade limitada, quando a matéria não está regulada no capítulo específico à este tipo societário do Código Civil, fica sujeita à disciplina da sociedade simples ou, se previsto expressamente no contrato social, à lei das Sociedade Anônimas. Esta última se aplica, de forma supletiva quando a matéria é negociável entre sócios, e, de forma analógica, quando os sócios não podem dispor sobre o assunto. O Código Civil é sempre o diploma aplicável na constituição e dissolução da sociedade limitada, mesmo que o contrato social eleja a lei das sociedades anônimas para a regência supletiva 3. que: A limitada surgiu derivada de outros tipos societários e LUCENA escreve Conjugaram-se, assim, em sua criação (das limitadas), apenas os elementos reputados bons em ambos os tipos sociais, quais: (a) responsabilidade limitada dos sócios; separação entre os patrimônios dos sócios e o patrimônio social; voto segundo o valor do capital estes tirados da sociedade de capital; (b) livre escolha dos sócios; simplicidade de constituição; restrição ou proibição de cessão das quotas sociais; direção e administração pelos próprios sócios; causas pessoais, mitigadas ou não, de dissolução da sociedade estes buscados na sociedade de pessoas 4. 3 COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. 6. ed. São Paulo: Saraiva, p LUCENA, José Waldecy. Das Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada. 4. ed. Rio de Janeiro: Renovar, p. 48.

3 3 A limitada é atividade de fins lucrativos, pois se dedica a produção e circulação de bens e serviços. Para Marcelo M. BERTOLDI: Temos hoje as sociedades empresárias, que são as organizações econômicas, dotadas de personalidade jurídica e patrimônio próprio, sendo constituídas ordinariamente por mais de uma pessoa, que tem como objetivo a produção ou a troca de bens ou serviços com fins lucrativos 5. Toda a atividade empresária do Brasil deste último século passou pela limitada. Para Marcelo M. BERTOLDI 6 a empresa nada mais é senão a atividade desenvolvida pelo empresário, sujeito de direito. A empresa atividade exercida pelo empresário não pressupõe a existência de uma sociedade, na medida em que esta atividade pode ser exercida por uma única pessoa física e não por um conjunto de pessoas reunidas em sociedade. Enquanto sociedade é sujeito de direito (sic.), a empresa é objeto de direito (sic.), ou seja, a empresa, ao contrário da sociedade, não tem personalidade jurídica, não é pessoa jurídica 7. Indaga-se se a limitada é sociedade de pessoas ou de capital. Fran MARTINS afirma: sociedade de pessoas são aquelas em que a pessoa do sócio tem papel preponderante, não apenas na constituição como durante a vida da pessoa jurídica. (...) Sociedades de capital são as em que a pessoa do sócio não é levada em consideração para seu funcionamento, não sofrendo alteração a pessoa jurídica com a mudança ou incapacidade dos sócios 8. Parte da doutrina afirma ser a limitada uma sociedade híbrida de capital e de pessoas. Neste sentido TOKARS opina a respeito desta peculiaridade das limitadas: A sociedade de responsabilidade limitada é a forma típica, quiçá a única atualmente, da empresa de pequeno e médio porte, constituída e explorada por poucos sócios, as mais das vezes com vínculos familiares ou afetivos, com absoluto predomínio de um ou de alguns deles, quer nas assembléias gerais, ostentando a qualidade de sócio controlador, quer na gestão dos negócios sociais, ao exercer as funções de administrador, o que levou os comercialistas a ela se referirem como sendo, muitas vezes, uma sociedade intuitu personae, em que predomina o affectio societatis, ou uma sociedade mista de pessoas e capitais 9. 5 BERTOLDI, Marcelo M. Curso Avançado de Direito Comercial. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: RT, p BERTOLDI, Marcelo M. Op. cit., p BERTOLDI, Marcelo M. Op. cit., p MARTINS, Fran. Curso de Direito Comercial. 28. ed. Rio de Janeiro: Forense, p TOKARS, Fábio. Sociedades Limitadas. São Paulo: LTr, p. 33.

4 4 Observa-se um contraste. Na sociedade anônima a cessão de ações se opera livre de ressalvas, por ser sociedade de capital. Mas na sociedade limitada a cessão de quotas é condicionada pela lei, respeita-se a vontade dos demais sócios. Apartam-se os sócios dos estranhos à sociedade, é personalíssimo o status de sócio. Exigir concordância prévia dos demais sócios e estabelecer preferências é característica de sociedades de pessoas. Isto é evidente nos artigo 1057 e 1028 do Código. O legislador também presumiu que o afeto dentre sócios não se estende a seus herdeiros. A limitada é sociedade adquire personalidade jurídica (de direito privado) ao inscrever seus atos constitutivos no Registro Público, averbando o que os alterar. Isto é vinculação ao registro, exigida por lei. O capital social da limitada se divide em quotas, iguais ou desiguais, que se atribuem aos sócios, a cada um conforme sua contribuição de bens e valores a formar o patrimônio social. Esta atribuição, as quotas, define deliberações sociais votos em assembléia e participação nos resultados da atividade econômica. A participação no capital social, quotas, define e limita a responsabilidade dos sócios diante de obrigações sociais. Mas a responsabilidade da limitada é ilimitada, dos sócios não. Para TOKARS:... Sociedade Limitada é a espécie societária em que os sócios têm, em relação aos débitos sociais, responsabilidade limitada à integralização do Capital Social 10. A omissão da palavra "limitada" determina a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominação da sociedade. A estrutura da limitada tem dois órgãos, a assembléia ou reunião dos sócios e a administração. Na limitada de até dez sócios é opcional o Conselho Fiscal, mas em havendo, segue a lei. A assembléia congrega sócios e é convocada em regra pelo administrador, para decidir sobre assuntos fundamentais, fixados em lei ou no contrato social, na letra de Rubens REQUIÃO 11. Com menos de dez sócios, a limitada pode decidir por reunião dos sócios. A lei define formas e procedimentos. As deliberações se valoram pela participação de cada sócio no capital social. Pela publicidade via registro público, aos interessados resta fixado quem vota e o valor de seu voto em assembléia. 10 TOKARS, Fábio. Op. cit., p REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 26. ed. São Paulo: Saraiva, p v. 1.

5 5 É obrigatória a AGO Assembléia Geral Ordinária (Anual) dos sócios para aprovação das contas dos administradores. É evento de rito definido desde a convocação até o registro de sua ata, permitidas simplificações de procedimento, sob condições. A AGO anual ocorrerá até quatro meses após o exercício social, período de análise de resultados da sociedade, onde se tomam contas dos administradores e delibera o balanço patrimonial e resultado econômico; designar administradores, se for o caso. Serão disponibilizadas aos sócios as contas dos administradores, acompanhadas de parecer do Conselho Fiscal. São elas: o inventário, o balanço patrimonial e as contas de resultado econômico do exercício findo, em regra coincidente com o ano civil. As deliberações de assembléias vinculam todos os sócios, ainda que ausentes ou dissidentes. Para situações especiais, a lei dispôs a Assembléia Geral Extraordinária, AGE, como ao designar ou destituir administradores e decidir sua remuneração, modificar o contrato social, etc. Cada caso se faz por um quorum mínimo exigido. A AGE é exigida para o aumento (redução) de capital. Integralizado o capital, o aumento se procede na proporção das quotas que possui cada sócio, podendo o sócio não exercitar tal preferência. A lei limita as deliberações quanto a sua legalidade e obediência ao contrato, no interesse da sociedade e à ordem pública. Os administradores não participam de assembléias, sendo a presidência e secretaria exercida por sócios. Dependendo da natureza da matéria as ser deliberada, observam-se quoruns distintos: unanimidade, dois terços, três quartos e maioria simples ou absoluta do capital social. Para a ordem jurídica a pessoa jurídica é abstração, não produz atos, então por lei obrigam a pessoa jurídica os atos dos administradores.... Ao conjunto de atos dos administradores da sociedade empresária se diz administração. Para BERTOLDI: A sociedade limitada, como criação do direito, depende de pessoas físicas seres racionais para ser conduzidas a seus objetivos econômicos delineados pelo contrato social 12. No Direito societário brasileiro, a pessoa jurídica sempre delega poderes de administração a pessoas naturais. 13 Os administradores adquirem direitos, assumem obrigações e procedem judicialmente, por expresso mandato e atribuições por sócios no âmbito da realização do objeto social. A 12 BERTOLDI, Marcelo M. Op. cit., p Idem.

6 6 destituição ou alteração dos poderes e atribuições do administrador, exige consenso social. Os atributos pessoais do administrador é por lei homem ativo e probo, juridicamente capaz, nem impedido por lei especial e não ter sido condenado. É exigida a unanimidade dos sócios para a designação de não sócio a administrar a sociedade se não integralizado o capital e, dois terços no mínimo, após integralizado. Perante terceiros, é ineficaz pacto separado, entre sócios, quando em contrário ao contrato social. Os administradores prestam contas anualmente (em obrigatório) de forma justificada, quando da realização da AGO anual. Exige disponibilização de documentos de lei em 30 dias antecedentes dessa AGO aos sócios. As contas serão discutidas e votadas, e se aprovadas sem reservas em assembléia, exonera-se a responsabilidades dos administradores para o exercício, exceto é claro, na superveniência de constatar erro, dolo ou simulação. A responsabilidade do administrador é sempre pessoal, sendo privativas suas atribuições e, em agindo em desacordo com deliberações dos sócios, responderá por perdas e danos perante a sociedade. Os atos de gestão estão nos limites dispostos na nomeação em contrato da sociedade e na direção exata da atividade da empresa, o objeto social. Desvios de função serão responsabilizados. As deliberações sociais, com os quoruns que a lei exige, são ordens que obrigam administradores. O administrador responde por danos à sociedade e terceiros, por culpa no seu desempenho, incluso quando em casos de proveito próprio, de terceiros. O parágrafo único do artigo 1.015, também conhecida como teoria ultra vires, dispõe sobre responsabilidade no excesso praticado por administrador, para ser oposto a terceiros. No entanto, apesar de prevista no Código Civil, nem mesmo na Inglaterra, onde nasceu, tal teoria vem sendo aceita, procurando a jurisprudência atual continuar a adotar a teoria da aparência. Sobre administradores, bastante oportuna a exposição de Rubens Edmundo REQUIÃO, bastante oportuno: O fato de o administrador ter sido designado pelo contrato não impede sua destituição determinada em reunião ou assembléia, certificada em ata, sem feição de alteração contratual. O art , 1º não exige que tal destituição ocorra mediante alteração do contrato. Na hipótese de designação do administrador por ato em separado, a sua destituição ocorrerá por deliberação da maioria do capital, segundo o art , II, podendo ser adotada em reunião ou assembléia dos sócios, da qual se lavrará ata que deverá ser averbada no Registro das Empresas Mercantis. Há, também, a alternativa da deliberação de todos os sócios ser condita em documento específico, independentemente da realização de

7 7 reunião ou assembléia. Diante da nova orientação do Código Civil, a destituição do administrador, em especial, não deve ser vista ou implantada como alteração contratual 14. Quanto à questão de quorum, a destituição do administrador que seja sócio, cuja designação tenha constado do contrato social, somente poderá ser realizada pela aprovação de titulares que representem no mínimo 2/3 das quotas do capital social, caso o contrato não contenha disposição diferente. Já no caso de administrador que não seja sócio, a destituição poderá ocorrer a qualquer tempo pela maioria de votos dos sócios quotistas. O Conselho Fiscal na sociedade limitada é órgão optativo que deve ser instituído no contrato social e não poderá prejudicar os poderes das assembléias dos sócios. Composto por no mínimo três membros e mais seus respectivos suplentes, que podem ser sócios ou não, sendo que os conselheiros serão eleitos na assembléia anual dos sócios que fixar-lhes-á remuneração. A função básica deste órgão é o controle da administração, no sentido de proteger interesses da empresas e de todos os sócios. O membro do Conselho Fiscal deverá ser um homem ativo e probo, não impedido por lei especial, nem condenado, enquanto perdurar a condenação. Administradores e seus parentes até terceiro grau não podem participar do Conselho Fiscal e, ao contrário, os membros do Conselho Fiscal não podem pertencer a outros órgãos da sociedade ou de empresa controlada, empregados quaisquer, nem administradores, cônjuges ou parente deste até terceiro grau. O mandato é anual e sempre renovado a cada AGO anual, quando se registra e identificam os eleitos. Os componentes do Conselho, agindo em conjunto ou separadamente, responderão perante o excesso, omissão ou má atendimento de suas atribuições constante do artigo da lei. Tal como aos administradores, os poderes e atribuições dos membros do Conselho Fiscal são exclusivos. Para melhor informar aos sócios, é permitido ao Conselho contratar contabilista, podendo convocar AG dos sócios em casos de denúncia de erros, fraudes ou crimes que descobrirem, sugerindo medidas úteis à sociedade. Porém seus membros não participam de discussões ou votação de matérias sociais, e em contas aprovadas por assembléia dos sócios, será exonerada a responsabilidade de seus membros. 14 REQUIÃO, Rubens Edmundo. A destituição do Administrador na sociedade limitada. Disponível em: < Acesso em: 09 dez

8 8 Extingue em dois anos o direito de anular tal aprovação, sem erro, dolo ou simulação. 2 OS SÓCIOS DA SOCIEDADE LIMITADA Para TOKARS existe uma vinculação do sócio à sociedade por conseqüência da titularidade de quota social. Para ele, a transferência patrimonial feita à sociedade é definitiva, sendo certo, que o sócio que se afasta da sociedade não tem direito de recuperar os seus investimentos iniciais. Então o sócio não é proprietário da sociedade, nem de parte dela. O autor cita Carvalho de Mendonça, segundo o qual as quotas são participações sociais que conferem à seus titulares duas espécies de direitos essenciais: direitos de ordem pessoal e direitos de ordem patrimonial. E acrescenta TOKARS: Os direitos de ordem pessoal seriam os de fiscalizar e de participar das deliberações sociais. Já os de ordem patrimonial seriam os de participar da distribuição de lucros e de recebimento de haveres em procedimento de liquidação 15. A sociedade é um ente patrimonial coletivo individuado. Sobre esta visão de ente autônomo, TOKARS comenta: os sócios limitam-se a praticar o ato de constituição da sociedade, sendo todos os atos posteriores praticados diretamente pela sociedade, por meio de seus órgãos, e não pelos sócios. Neste trecho, o autor comenta o caráter institucional das sociedades anônimas. Quanto à limitada, colocaa de forma diversa: a natureza pessoal da gestão das limitadas é tão evidente que, em diversos momentos a lei (anterior e atual) faz referência à deliberação dos sócios (pessoalidade na administração) e não à deliberação da sociedade, relativizando a autonomia deste órgão, e desta forma afastando a sua natureza institucional 16. Não se confundem porém estes aspectos de gestão, que trata este autor, e o patrimonial comentado acima. Para TOKARS, tais direitos são invocáveis pelos sócios ainda que os mesmos não tenham cumprido com obrigação de integralização do capital social, e mesmo que esta não-integralização tenha avançado para o estado de mora do sócio 15 TOKARS, Fábio. Op. cit., p Ibidem, p. 65.

9 9 frente à sociedade. Em caso de exclusão de sócio remisso, é pelo montante efetivamente realizado 17. Empresária é a sociedade e não seus sócios. A lei define a capacidade para exercício da atividade empresária. Podem ser sócios na limitada, pessoas naturais e jurídicas, mas a estas se veda a administração, daí concluir que sempre haverá pessoas naturais sócias da limitada. A integralização do capital social da sociedade é mera transferência bens e valores para a limitada que formarão o patrimônio social. Do exposto, há um retorno à discussão da natureza jurídica da limitada, de se dizer híbrida como sociedade de pessoas (direitos pessoais de gestão dos sócios) e de capital (direitos patrimoniais dos sócios). O Código Civil não contempla para a limitada, uma seção específica sobre direitos e obrigações, como fez para as sociedades simples, nos artigo a Isto requer leitura sistemática. O contrato social e a lei fornecem a essência dos direitos e obrigações dos sócios, porém a doutrina não é unânime sobre quais os direitos dos sócios nas sociedades contratuais. TOKARS, com base no artigo 109 da Lei das Sociedades Anônimas, entende como direitos essenciais dos sócios, na sociedade limitada: a) voto; b) participação na distribuição dos lucros; c) participação na liquidação do acervo social; d) fiscalização; e e) saída (retirada) da sociedade. O mestre afirma que tais direitos não podem ser suprimidos ou restringidos por deliberação da assembléia ou por disposição do contrato social 18. Cada um dos direitos desse artigo 109 deve ser interpretado restritivamente para a sociedade limitada em leitura conjunta com o Código Civil. O sócio vota com o mesmo percentual com que participa do capital social da limitada, havendo casos de unanimidade por lei ou pelo contrato, onde o voto terá valoração política, como se vê nos artigo 999 a respeito de cláusulas essenciais do contrato social, tendo capacidade de obstar deliberação. O voto tem aspecto de responsabilização quando pelo artigo 1074, 2 o, proíbe qualquer sócio de votar matéria que lhe diga respeito. 17 TOKARS, Fábio. Op. cit., p Ibidem, p. 146.

10 10 O artigo 1007 e 1008 determinam que o sócio participará dos lucros e perdas, na proporção das respectivas quotas, sendo nula a cláusula que exclua qualquer sócio dessa participação. A participação em acerto acima referida se fará pelo artigo É procedimento de apuração de montante patrimonial que se procede para a sociedade se resolver em relação a um sócio, onde o valor da sua quota liquidar-seá com base na situação patrimonial da sociedade, à data da resolução, verificada em balanço especialmente levantado. Os sócios têm direito de fiscalização e exame de livros e documentos da sociedade a qualquer tempo, mas merece destaque a diponibilização obrigatória de todo o levantamento especial, nos trinta dias que antecedem a AGO anual, para aprovação as contas dos administradores. Existem dois tipos de saída de um sócio da sociedade: a retirada motivada por dissenso pelo artigo 1077 e a retirada imotivada do artigo Tais artigos declaram direitos dos sócios. Há direito dos demais sócios, excluírem o sócio remisso, tomando para si ou transferindo a terceiros as suas quotas, devolvendo-lhe o que houver pago, mas aqui o sócio não se retira, é resolvida sua inadimplência por exclusão. A lei não evidencia deveres dos sócios, a não ser o de contribuir para a integralização do capital social, cuja adimplência pode ser exigida pelos demais sócios sob pena de ou o sócio remisso efetua a integralização ou se retira da sociedade. Isto porque enquanto não integralizado o capital social, todos os sócios respondem integralmente pelo que não se efetivou. TOKARS tem um comentário, quando da preparação do novo Código Civil, que não foi positivado em bloco, in verbis:... são deveres dos sócios: I exercer os direitos essenciais com diligência e probidade; II ser leal à sociedade e aos demais sócios; III votar no interesse da sociedade; IV - manter sigilo sobre os livros, documentos e negócios sociais; V não participar, como sócio ou administrador, de sociedade concorrente, salvo se autorizado pelo contrato social; VI não contratar com a sociedade, diretamente ou através de outrem, ou de sociedade na qual tenha participação, em condições de favorecimento ou não eqüitativas, salvo se houver autorização no contrato social TOKARS, Fábio. Op. cit., p. 143.

11 11 Alguns desses deveres estão diluídos na lei civil, mas TOKARS pensa que a melhor forma de expor os deveres dos sócios derivam de uma interpretação sistemática do Código Civil 20. Importa que o primeiro dever de todos os sócios é obediência à lei e ao contrato que é a lei criada por eles próprios. A doutrina diz existir dever de lealdade e cooperação recíproca 21, que se evidencia em não votar matéria que lhe diga respeito pessoal. Agir contra o interesse social é deslealdade. Em liquidação de sociedade limitada, na insuficiência do ativo social a solver o passivo, será exigido do sócio, a integralização faltante de suas quotas, a completar sua responsabilidade, sendo dever do liquidante assim exigir. Neste caso, um sócio remisso e insolvente, obrigará os demais sócios solventes a adimplir sua integralização faltante, por solidários que são. BERTOLDI expôs da seguinte forma as obrigações comuns a todos os empresários : O empresário é atingido e está adstrito às inúmeras obrigações a que estão sujeitas todas as pessoas físicas ou jurídicas de nosso país. É o caso da obrigatoriedade relativa ao pagamento de tributos; à observância das leis ambientais, de defesa do consumidor, de proteção à concorrência etc. No entanto, estabelece o novo Código Civil obrigações específicas relativas ao empresário, obrigações estas relacionadas com a escrituração de seus negócios 22. Embora a responsabilidade de sócio de sociedade empresária limitada, está limitada à realização de sua parte no capital social, há casos que as obrigações sociais da pessoa jurídica poderão, quando não cumpridas, atingir o patrimônio dos seus sócios, responsabilizando-os por débitos sociais, e isto mesmo no caso da limitada. Todos estes casos de atingimento da pessoa natural dos sócios, estão explicitados em lei e só ocorreram nas hipóteses fixadas. Em regra, ocorre por pronunciamento específico judicial ou administrativo (tributário ou previdenciário). Exemplificam o que consta no artigo 50 do Código Civil e artigo 28 do Código de Defesa do Consumidor, quando desconsidera a pessoa jurídica, estende aos bens dos sócios, para os efeitos de relações obrigacionais da pessoa jurídica a que pertençam. Quanto à responsabilização de sócios de uma sociedade perante débitos trabalhista, sem positivação legal, Ives GRANDA escreveu: 20 TOKARS, Fábio. Op. cit., p BERTOLDI, Marcelo M. Op. cit., p Ibidem, p. 85.

12 12 Podemos distinguir duas modalidades de responsabilidade do sócio pelos débitos da sociedade: a) ordinária * decorrente da própria modalidade de sociedade, em que os sócios respondem com seus bens pessoais pelas dívidas da sociedade cujo patrimônio não seja suficiente para saldá-las; b) extraordinária * decorrente de fraude ou abuso de direito na constituição, gerenciamento ou desfazimento da sociedade 23. GRANDA, para a responsabilidade ordinária, complementa ainda: A responsabilização imediata do sócio, independentemente de fraude ou abuso de direito, só se pode dar nas hipóteses previstas em lei, de acordo com a espécie de sociedade (nesses casos, o sócio é naturalmente responsável, independentemente de seus atos, abusivos ou não, pelos débitos da sociedade) 24. A responsabilidade dos sócios da sociedade limitada pode ser analisada pelos flancos do Código Civil e além deste, as de condenações trabalhistas, tributárias e previdenciárias. A regra geral é fixada no artigo que praticamente define o tipo societário da sociedade limitada: Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. Os sócios respondem, inclusive, por danos que essa não integralização vier a causar à sociedade. Da mesma forma, se em dolo ou culpa, na avaliação de bens à integralização, conferidos ao capital social, por um sócio, respondem solidariamente todos os demais sócios. Essa responsabilidade pessoal de sócio abrange reposição dos lucros e das quantias retiradas, a qualquer título, ainda que autorizados pelo contrato, quando tais lucros ou quantia se distribuírem com prejuízo do capital. Na distribuição de lucros ilícitos ou fictícios acarreta responsabilidade solidária dos administradores que a realizarem e dos sócios que os receberem, conhecendo ou devendo conhecer-lhes a ilegitimidade. Quanto à obrigações sociais, o sócio, admitido em sociedade já constituída, não se exime das dívidas sociais anteriores à admissão. Também a retirada, exclusão ou morte do sócio, não o exime, ou a seus herdeiros, da responsabilidade pelas obrigações sociais anteriores, até dois anos após averbada a resolução da 23 GRANDA, Ives. A responsabilidade solidária dos sócios ou administradores ante as dívidas trabalhistas da sociedade. Disponível em: < Acesso em: 30 jul GRANDA, Ives. A responsabilidade solidária dos sócios ou administradores ante as dívidas trabalhistas da sociedade. Disponível em: < Acesso em: 30 jul

13 13 sociedade; nem nos dois primeiros casos, pelas posteriores e em igual prazo, enquanto não se requerer a averbação. 3 A PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS O conceito legal e contábil de lucro é extraído do artigo 187 da Lei 6.404, Lei das Sociedades por Ações, onde o mesmo é resultado positivo de atividades empresarias de um exercício onde são computadas as receitas e rendimentos ganhos no período, perante os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos. Não superando as receitas às despesas, haverá prejuízo, isto é, um resultado negativo no exercício referido. Lucro é por isso, um excesso entre receita e custos para obtenção dessa receita. O artigo do Código Civil acaba por definir lucro (distribuível no caso) como o excedente (não cause prejuízo) ao capital social da sociedade limitada. O conceito econômico de lucro de Adam Smith, aperfeiçoado por John Hicks, influenciou profundamente a área contábil. Conforme HENDRIKSEN e BREDA:... Adam Smith foi o primeiro a definir lucro como sendo o montante que poderia ser consumido sem reduzir o capital (...) Hicks, aprofundou essa idéia dizendo que o lucro é o montante que uma pessoa pode gastar durante um período, e ainda estar tão bem ao final do período quanto no início. Em outras palavras, o lucro, de acordo com Smith e Hicks, é o excedente após a manutenção do bem-estar, mas antes do consumo 25. Para HENDRIKSEN e BREDA, o conceito de lucro interpretado contabilmente é (...) o que se baseia no conceito de preservação de capital. Ou seja, o lucro é definido pelo montante que uma empresa poderia distribuir a seus acionistas e ficar, no final do exercício em situação idêntica àquela que se encontrava no início 26. Esta foi a linha adotada pelo legislador para a intangibilidade leia-se preservação do capital social da sociedade empresária do tipo limitada. Para acionistas ou proprietários de capital, aqueles autores descrevem que (...) a versão mais tradicional e aceita de lucro é de que representa o retorno aos proprietários da empresa. 25 HENDRIKSEN, Eldon S.; BREDA, Michael F. Van. Teoria da Contabilidade. 5. ed. São Paulo: Atlas, p Ibidem, p. 181.

14 14 Dá-se o nome de dividendos à parcela do lucro que é distribuída aos acionistas nas sociedades por ações. Porém na sociedade limitada, não há obrigatoriedade de distribuição como naquelas. Neste sentido, pode-se dizer que lucro é pressuposto de uma distribuição, sem o qual não haverá o que distribuir, mas pode haver lucro e nenhuma distribuição nesta sociedade. Quanto ao aspecto jurídico, numa sociedade limitada, lucro é fruto civil, um bem eventual e acessório de seu principal que é a quota social, participação de cada sócio perante o capital social, sem a qual lucro por si mesmo não existiria. Haverá sempre um vínculo jurídico entre a quota e seu respectivo fruto civil, o lucro. Em VENOSA, consta: Os frutos (...) Civis são as rendas provenientes do capital, da utilização de uma coisa frutífera pelo homem, como juros, alugueres e dividendos. (...) Rendimentos são os frutos civis; (...) Todos esses bens, portanto, ingressam na categoria das coisas acessórias 27. O lucro contábil é resultado positivo de operação aritmética, um valor residual da confrontação entre receitas e despesas. No âmbito da atividade empresária o lucro decorre de um procedimento contábil, com base nos registros de um período o exercício social. O Código Civil dedicou um capítulo, artigos a 1.195, à escrituração contábil obrigatória do empresário e da sociedade empresária, que deve se fundar em documentos. É obrigatório o levantamento anual do balanço patrimonial e do resultado econômico, acompanhado o inventário de todos os bens, sendo tais peças transcritos no livro diário, obrigatório, assim como é procedida a escrituração, por profissional contabilista legalmente habilitado, em ordem cronológica de data. No final de cada exercício, far-se-á a coleta de elementos para aquele inventário, pelos critérios do artigo 1187 e seus incisos. Este balanço patrimonial deverá exprimir com fidelidade e clareza, a situação real da empresa, e indicará o ativo e passivo distintamente na data término de um exercício que indicar. O balanço de resultado econômico, ou demonstração da conta lucros e perdas, deve acompanhar o balanço patrimonial, pois que a ele correspondem. Por fim, a lei exige que o empresário e a sociedade empresária conserve em boa guarda toda a escrituração, correspondência e mais papéis 27 VENOSA, Sílvio de Sálvio. Direito Civil: parte geral. 5. ed. São Paulo: Atlas, p v. 1.

15 15 concernente à sua atividade, enquanto não ocorrer prescrição ou decadência no tocante aos atos neles consignados. Esta apuração é de lei, obrigatória e de forma prescrita, seguindo sempre as normas contábeis editadas pelo CFC, Conselho Federal de Contabilidade, então é forma padrão e não disponível. Daí dizer que lucro é um de dois resultados possíveis de um exercício, eventual, pode não existir. Lucro tem muito com tributos e capacidade contributiva. Sobre tal aspecto, lucros é base tributária, donde o interesse normativo estatal. Neste sentido, Antônio Lopes de SÁ esclarece que: Muito ao contrário do que se pode supor, o conceito de lucro sofre, em face da informação contábil do mesmo, uma diversidade razoável de formas de entender. Embora doutrinariamente não exista dúvida de que o acréscimo do capital efetivo, por efeito do movimento, seja o lucro, na prática isto tem sofrido sérios arranhões. De um lado as normas, feitas ao sabor de cada atmosfera (americana, européia, asiática etc.) e de outro as leis vorazes desejando tributar até o invisível, fazem do lucro o que desejam. Ou melhor, pintam o quadro de acordo com os panoramas que lhes interessam. 28. Exige observar que houve um certo primor na citação deste autor quando evidenciou a característica intrínseca do lucro: por efeito do movimento. Lopes de SÁ se ajustou bem com o artigo 966 do Código de Por outro lado, a expressão lucros e perdas do artigo do Código Civil foi objeto de consulta à Câmara Técnica do Conselho Federal de Contabilidade: PARECER CT/CFC Nº 39/03 Pergunta: A expressão Demonstração de Resultados foi substituída pela expressão Lucros e Perdas? Artigo do Código Civil. Resposta: A presente consignação no texto legal representa claramente um retrocesso. Em 1976 a expressão Lucros e Perdas foi sepultada dando lugar a Demonstração de Resultados através da Lei n 6.404/76. (Lei das Sociedades Anônimas) Digno de se registrar que esta lei não foi revogada e seu Artigo 176 define as Demonstrações que devem obrigatoriamente acompanhar o balanço, nelas listando a Demonstração. Ainda, contempla o Artigo 187 da citada Lei, que a Demonstração do Resultado do Exercício, deverá discriminar a receita bruta de vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos, bem como a receita líquida das vendas e serviços. (...) 29. Exige reparos a rigidez com a lei trata esta feitura de demonstrativos de resultados e a apresentação documentada da situação patrimonial periódica a cada exercício. Os administradores responderão pela veracidade e tempestividade das informações contábeis, que obrigatoriamente deverão ser disponibilizadas com 28 SÁ, Antonio Lopes de. Conceito Contábil de Lucro. Disponível em: < Acesso em: 30 set CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Pareceres. Disponível em: < Acesso em: 30 nov

16 16 trinta dias de antecedências da data de realização da AGO anual, onde os sócios deliberam sobre aprovação de contas anuais da sociedade. Tais peças contábeis são: o inventário, o balanço patrimonial e a demonstração de resultado econômico, acompanhadas, se for o caso, de parecer do Conselho Fiscal. Importa entender que um exercício social, período base, geralmente coincidente com o ano civil de 1 o de janeiro a 31 de dezembro, é nada mais que uma fração de tempo na vida de uma atividade empresária. A sociedade empresária, como a limitada, deve ser concebida em sua continuidade, do nascer ao morrer, da constituição até sua liquidação. Este tempo, muitas vezes é maior que a existência de seus fundadores. Os exercícios sociais se sucedem. É ilusório pensar que haverá uma estanqueidade pacífica entre um exercício e seu antecedente ou subseqüente. É mero instante para analisar a atividade. Nisto haverá ajustes que a arte contábil tem tratado com certa tranqüilidade. Mesmo assim, este levantamento instantâneo de uma certa data, final de um exercício, oferecerá aos sócios um panorama detalhado de como estão todas as contas da sociedade com precisão suficiente para interpretar o passado, corrigir rumos e programar o futuro. Na seqüência de exercícios, haverá então uma posição patrimonial inicial, com um balanço patrimonial inicial, um transcorrer do exercício referido, mediante um movimento da atividade empresarial, havendo a circulação de bens e serviços, gerando cada parte, cada fração desta atividade anual, seu respectivo resultado, positivo ou negativo, culminando com o término, posição final onde se procederá novamente o levantamento do inventário da totalidade da empresa, donde se procedera a apuração de resultados, demonstrando-os e produzindo o balanço patrimonial atualizado com a movimentação do ano. Este balanço final se tornou o balanço inicial do próximo exercício. Apurados os resultados do exercício, quando positivo é lucros e negativo é perdas. Para as perdas, a sociedade irá recuperar em atividade futura. Para os lucros, a sociedade irá decidir destinos. A lei diz para partilhar resultados no artigo 981, é direito inafastável dos sócios, e na proporção de sua participação no capital social. Devagar. Partilha, aqui não é nem pertença. A doutrina afirma que os lucros pertencem à sociedade e não aos sócios. É comum tal apuração de resultado ocorrer em 31 de dezembro de cada ano, fim de exercício, e ocorrendo lucros, são contabilmente transferidos para a

17 17 conta de lucros em suspensos na sociedade. Nesta conta permanecerão os lucros até que os sócios em deliberação decidirem seu destino. Com o encerramento do exercício, procedida a apuração de resultados, surge um direito eventual de cada sócio na partilha, participação nos resultados. A partir disto haverá uma decisão meramente política na relação societária. No instante de apurado resultados, fim de exercício, 31 de dezembro, ocorre também apuração de um patrimônio social. Este também é o procedimento feito em ocasiões especiais, para fins específicos de apuração de haveres do artigo 1031, no caso de exclusão de sócio remisso, liquidação requerida em juízo da quota de sócio devedor, exercício do direito de retirar-se da sociedade ao sócio que dissentiu de modificação contratual e resolução da sociedade em relação a sócio minoritário. A realização do objetivo social em uma sociedade empresária engloba todas suas atividades e por toda sua duração. Neste sentido, a distribuição de lucros aos sócios deve ser encarada como uma deliberação de percurso, uma eventualidade. Ensina apropriadamente Fran MARTINS, quando trata da distribuição de lucros aos sócios: É evidente, entretanto, que os lucros pertencem à sociedade e não aos sócios, que só terão direito aos mesmos, em princípio, depois que a sociedade realizar o seu objeto social, decorrido o prazo de sua duração. Assenta-se esse princípio na noção de pessoa jurídica: esta tem patrimônio próprio, diverso do dos sócios, realiza o seu próprio nome e exerce direitos patrimoniais sem envolver a pessoa dos sócios. A distribuição periódica dos lucros não afeta, contudo, o princípio geral 30. Pode, querendo, ressalvar a exposição de Fran MARTINS, mesmo que seja com uma argumentação frágil, pelo artigo 43 do Código Tributário Nacional (Lei 5.l72/66), que expressa em relação aos lucros empresariais, inclusive: O imposto, de competência da União, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica: I - de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos; II - de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acréscimos patrimoniais não compreendidos no inciso anterior. Quer-se dizer que se uma sociedade limitada for constituída com a cláusula de distribuição obrigatória de seus lucros a cada término de exercício, ocorrerá a disponibilidade jurídica antes da apuração econômica quando da apuração do 30 MARTINS, Fran. Op. cit., p. 171.

18 18 resultado econômico da sociedade. Neste caso os lucros pertencem aos sócios e não à sociedade. É situação jurídica perfeita, conclusa, sujeita a condição de existir lucros. Se houver lucros, tal situação se efetivará, independente de deliberações dos sócios. O argumento é frágil porque a legislação tributária busca arrecadar tributos, por certo, e deve ser vista com ressalva quando induz interpretação de direito societário. Para esta sociedade que definiu distribuir seus lucros, incidirá Imposto de Renda, pois que ocorreu a disponibilidade jurídica. O Professor Lopes de SÁ deixou um ensino quanto aos destinos do lucro em sociedade empresária que auxilia a visão dos próximos tópicos: A ocorrência do lucro efetivo em cada operação é naturalmente integrada ao capital próprio por soma aritmética. Há, realmente, um rédito em cada venda efetivada e que a partir do momento da ocorrência implica aumento ou redução do recurso próprio da empresa. O resultado do exercício é um somatório de natureza algébrica e influi sobre a demonstração patrimonial conforme a destinação atribuída. São defluências do destino do rédito: Capitalização - pela incorporação definitiva ao capital social; Acantonamento - face a Reserva, esta com destinação geral ou específica; Retenção indefinida havendo indefinição quanto à atribuição; Provisionamento para uma determinada cobertura de perdas, riscos ou gastos ou Distribuição aos sócios como remuneração do capital, desta resultando Descapitalização face ao montante do Capital Próprio 31 (negritado no original). Para a sociedade limitada a lei é omissa quanto à destinação de lucros. Fica então por conta do contrato social regrar o evento, ou por assembléia decidir. Pode a AGO anual, que aprovar contas da administração, em havendo lucros, decidir seu destino a cada resultado e administrar o saldo existente da conta de lucros em suspenso. Esta decisão é política e segue critérios conjugados de conveniência e oportunidade. Nos passos de LOPES DE SÁ, os sócios podem capitalizar os lucros, pela incorporação definitiva ao capital social, o que segue as formalidades de alteração contratual na limitada, ou podem reter tais resultados (em conta de lucros suspensos) entendido este destino como reserva de destinação geral ou específica ou indefinida. Interessante quanto ao futuro da sociedade empresária seria o caso de com estes resultados provisionar cobertura de perdas, riscos ou gastos. A distribuição aos sócios, decidida pelos sócios, como remuneração do capital, resulta nas palavras desse iminente professor resultará descapitalização. Há liberdade em a decisão ser mista, parcial ou total a cada um destes destinos, conforme motivações e efeitos esperados na empresa. A capitalização 31 SÁ, Antonio Lopes de. Destino do Lucro e Variação do Patrimônio. Disponível em: < Acesso em: 21 fev

19 19 acarreta um acréscimo do quinhão de cada sócio que elevará o capital social. Isto é política expansionista das atividades empresariais. A retenção de lucros na sociedade objetiva segurança para a continuidade das atividades. Porém, nada impede, a qualquer tempo, que os lucros retidos, se ultrapassados limites prédefinidos ou reavaliados, ou se desnecessários à empresa, venham a ser distribuídos ou até mesmo direcionados a aumento do capital social, definindo destino de saldo ou parte do existente em sociedade. Mas é na distribuição que ocorrem situações diversas. A decisão de distribuir acarreta obrigação financeira nem sempre disponível, pois que tais valores estão aplicados por toda a empresa da mesma forma que o capital registrado, formando um patrimônio. O desembolso deve ser programado, haverá transferência de valores da pessoa jurídica, sociedade empresária para cada pessoa física de cada sócio. A destinação de resultados, lucros, submete à quorum de lei quando implicar em aumento de capital, alteração contratual por certo, sendo de 3/4 do capital social, isto é, 75% (setenta e cinco por cento) para a sua aprovação, previsto nos artigos 1.071, inciso V, e 1.076, inciso I do Código de Aqui se entende os sócios em consenso, decidindo por unanimidade, ou pelo menos não havendo dissidentes. Questiona-se a vinculação de deliberações que decidem destinação de lucros quanto à capitalização e/ou suspensão em relação à minoria restante, se em dissensão. Pode ocorrer. A doutrina diz prejudicial à sócios minoritários que, ou ficam sem distribuição de lucros, ou se recebem, terão sua participação diminuída na distribuição do capital social, pela sua renúncia em subscrição de tal aumento de capital. Pior, porque para receber seus haveres de distribuição de concordância dos demais e programação para liquidação pela sociedade. Wilson Alberto Zappa HOOG foi minucioso quando expôs a distribuição de lucros na limitada:... A força política, poder de decisão, voto, ante a lacuna da lei sobre o destino do rédito nas sociedades limitadas, devem ser observadas as seguintes hipóteses de deliberação, pois em conseqüência tem-se o enquadramento da força deliberativa em uma das alternativas: 1. Se no contrato social da sociedade limitada empresária, não há nenhuma disposição sobre a destinação de resultados, e, ainda não existir a opção pela regência supletiva a Lei das S/A, segue-se a vontade dos sócios majoritários, devendo estar pactuado no contrato que compete aos sócios pela maioria do valor das quotas decidir sobre os negócios, pois estão livres, pela maioria dos votos, para deliberarem sobre o destino, como, por exemplo: a retenção da totalidade do lucro a título de reserva, não existindo, em conseqüência, a

20 20 distribuição aos sócios. Nesse caso, cabe aos sócios minoritários apenas acatar a decisão dos majoritários, quanto ao destino do lucro. 2. Se no contrato social da sociedade limitada empresária, não houver cláusulas sobre a destinação de resultados, concomitante com a opção pela regência supletiva à Lei das S/A, e, ainda não podendo estar prevista a maioria absoluta do capital e conseqüentemente dos votos, para decidir sobre os negócios, segue-se a supremacia da vontade dos sócios, número de pessoas presentes à reunião, e não, da participação no capital, pois são livres, pela maioria dos votos dos presentes à reunião ou assembléia, deliberarem sobre o destino do lucro como, por exemplo, a não-retenção de parte do lucro, a título de reserva e distribuição total aos sócios. 3. Se no contrato social estiver pactuado o destino do resultado, indicando o percentual de retenção a título de reserva e o percentual de distribuição aos sócios, este critério deverá prevalecer sobre as regras da regência supletiva da Lei nº /76 e a dos artigos do CC/2002 que tratam da sociedade simples. 4. Se o contrato social da sociedade limitada empresária não contiver disposição sobre a destinação de resultados e, concomitantemente, existir a opção pela regência supletiva à Lei das S. A, aplica-se com supremacia o disposto no art. 202 da Lei nº /76, sobre as regras da sociedade simples, ou seja, deverá ser distribuído pelo menos 50% do lucro líquido ajustado 32. Por outro âmbito, o econômico, desprezados os extremos, a sociedade empresária que todos os lucros distribui e a que nada distribui, pois que parecem ambas irreais ou de objetivos distorcidos, a doutrina dispõe de teorias que visam auxiliar decisões de destinação de lucros. Porém, a sociedade limitada sempre busca nas normas das sociedades anônimas formas para guiar sua destinação de lucros e criação de reservas. É o que ensina Fábio Ulhoa COELHO, quanto ao regime jurídico das sociedades limitadas:... Lei das Sociedades Anônimas. Esta última se aplica, de forma supletiva quanto a matéria é negociável entre os sócios, e, de forma analógica, quando os sócios não podem dispor sobre o assunto 33. De outra forma usam-se critérios em função do porte da empresa, do ramo de atividade, do estado do mercado de seus produtos, e tudo mais que possa informa seu futuro ou indicar seus riscos. Essas teorias investigam ponderações, dividindo os lucros para destinos diferentes, parte a capitalizar, parte à formação de reservas específicas ou de riscos e por fim uma parte a distribuir. Embora existam, o aspecto subjetivo de cada sócio, a desejar ou não a distribuição não serão analisados. O Livro II do Código Civil que trata do Direito de Empresa dispõe de várias normas sobre lucros e apuração. Os artigos e tratam da distribuição de lucros, quando em ilicitude ou ficção, ou em prejuízo do capital. Mas existem outras legislações que regulam distribuição de lucros como as abaixo. 32 HOOG, Wilson Alberto Zappa. Perícia em Apuração e Distribuição de Lucro. Disponível em: < Acesso em: 04 jan COELHO, Fabio Ulhoa. Op. cit., p. 369.

SOCIEDADE LIMITADA. Sociedade Limitada. I - responsável integralmente e ilimitadamente pelas dívidas assumidas em seu próprio nome

SOCIEDADE LIMITADA. Sociedade Limitada. I - responsável integralmente e ilimitadamente pelas dívidas assumidas em seu próprio nome Sociedade Limitada I - responsável integralmente e ilimitadamente pelas dívidas assumidas em seu próprio nome II a limitação refere-se aos sócios 2. Responsabilidade dos Sócios I - Decreto 3.708/19 (sociedade

Leia mais

DIREITO DE EMPRESA SOCIEDADES

DIREITO DE EMPRESA SOCIEDADES DIREITO DE EMPRESA SOCIEDADES Prof. Cristiano Erse www.erse.com.br CONCEITO GERAL Sociedade, de acordo com CC em seu art. 981, é o contrato em que pessoas reciprocamente se obrigam a contribuir com bens

Leia mais

O sócio que ceder suas quotas continua responsável pelas obrigações sociais até dois anos depois de modificado o contrato social:

O sócio que ceder suas quotas continua responsável pelas obrigações sociais até dois anos depois de modificado o contrato social: AULA 2 4. Tipos societários 4.1 Sociedade Simples Se a sociedade simples não optar por outra forma essa é a forma que será a ela aplicada. Esse tipo é também subsidiário aos outros tipos sociais, ou seja,

Leia mais

11/11/2010 (Direito Empresarial) Sociedades não-personificadas. Da sociedade em comum

11/11/2010 (Direito Empresarial) Sociedades não-personificadas. Da sociedade em comum 11/11/2010 (Direito Empresarial) Sociedades não-personificadas As sociedades não-personificadas são sociedades que não tem personalidade jurídica própria, classificada em: sociedade em comum e sociedade

Leia mais

DAS SOCIEDADES: (A) A PERSONALIZAÇÃO DAS SOCIEDADES EMPRESARIAIS (PRINCÍPIOS DO DIREITO SOCIETÁRIO) GERA TRÊS CONSEQÜÊNCIAS:

DAS SOCIEDADES: (A) A PERSONALIZAÇÃO DAS SOCIEDADES EMPRESARIAIS (PRINCÍPIOS DO DIREITO SOCIETÁRIO) GERA TRÊS CONSEQÜÊNCIAS: DAS SOCIEDADES: CONCEITO: A sociedade empresária pode ser conceituada como a pessoa jurídica de direito privado não estatal, que explora empresarialmente seu objeto social ou a forma de sociedade por ações.

Leia mais

RESUMO. A responsabilidade da sociedade é sempre ilimitada, mas a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas.

RESUMO. A responsabilidade da sociedade é sempre ilimitada, mas a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas. RESUMO 1)Sociedade Limitada Continuação 1.1) Responsabilidade do sócio dentro da sociedade limitada. A responsabilidade da sociedade é sempre ilimitada, mas a responsabilidade de cada sócio é restrita

Leia mais

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL Direito Societário É subárea do direito empresarial que disciplina a forma de exercício coletivo de atividade econômica empresária; Importante observação sobre as questões da primeira fase da OAB: 25%

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ UNIDADE VII CIÊNCIAS CONTÁBEIS TEMA: SOCIEDADE LIMITADA PROFª: PAOLA SANTOS SOCIEDADE LIMITADA

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ UNIDADE VII CIÊNCIAS CONTÁBEIS TEMA: SOCIEDADE LIMITADA PROFª: PAOLA SANTOS SOCIEDADE LIMITADA UNIDADE VII CIÊNCIAS CONTÁBEIS TEMA: SOCIEDADE LIMITADA PROFª: PAOLA SANTOS SOCIEDADE LIMITADA 1. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL A sociedade limitada é o tipo societário de maior presença na economia brasileira.

Leia mais

Efeitos da sucessão no Direito Tributário. Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos:

Efeitos da sucessão no Direito Tributário. Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos: Efeitos da sucessão no Direito Tributário Kiyoshi Harada Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos: Art. 133. A pessoa natural ou jurídica de direito privado que adquirir

Leia mais

SOCIEDADE EMPRESÁRIA

SOCIEDADE EMPRESÁRIA SOCIEDADE EMPRESÁRIA I-CONCEITO Na construção do conceito de sociedade empresária dois institutos jurídicos servem de alicerce: a pessoa jurídica e a atividade empresarial. Um ponto de partida, assim para

Leia mais

PROCESSOS DE REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA 1

PROCESSOS DE REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA 1 PROCESSOS DE REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA 1 1.1 - Aspectos Introdutórios 1.1.1 - Objetivos Básicos Tais operações tratam de modalidades de reorganização de sociedades, previstas em lei, que permitem às empresas,

Leia mais

Lucro e a sua contabilização, distribuição e responsabilidades

Lucro e a sua contabilização, distribuição e responsabilidades Lucro e a sua contabilização, distribuição e responsabilidades Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoog i Resumo: Os estudos da contabilidade estão em constante evolução e, para que a manifestação de seus

Leia mais

1. REGISTRO RESTRIÇÕES PARA ATUAR COMO EMPRESÁRIO INDIVIDUAL. Falido:... Estrangeiro:... Médico:... Advogado:... Membros do legislativo:...

1. REGISTRO RESTRIÇÕES PARA ATUAR COMO EMPRESÁRIO INDIVIDUAL. Falido:... Estrangeiro:... Médico:... Advogado:... Membros do legislativo:... 1 DIREITO EMPRESARIAL PONTO 1: Registro PONTO 2: Incapacidade Superveniente PONTO 3: Sociedade Empresária 1. REGISTRO Para fazer o registro, a pessoa deve estar livre de qualquer impedimento ou proibição.

Leia mais

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CONTABILIDADE PÚBLICA E A CONTABILIDADE GERAL

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CONTABILIDADE PÚBLICA E A CONTABILIDADE GERAL PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CONTABILIDADE PÚBLICA E A CONTABILIDADE GERAL Aspectos Contabilidade Pública Contabilidade Geral Legislação Lei nº 4.320/64 Lei nº 6.404/76 Princípios PFC e Princípios PFC

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Interpretação de IT 12 para ITG 12 e de outras normas citadas: de NBC T 19.1 para NBC TG 27; de NBC T 19.7 para NBC TG 25; de NBC

Leia mais

AULA 5 SOCIEDADE LIMITADA

AULA 5 SOCIEDADE LIMITADA AULA 5 SOCIEDADE LIMITADA Introdução A sociedade decorre de um contrato entre pessoas que contribuem com bens e serviços para o exercício de determinada atividade visando a partilha de resultados. A Sociedade

Leia mais

CIRCULAR Nº 2824. Documento normativo revogado pela Circular 3386, de 16/11/2008.

CIRCULAR Nº 2824. Documento normativo revogado pela Circular 3386, de 16/11/2008. CIRCULAR Nº 2824 Documento normativo revogado pela Circular 3386, de 16/11/2008. Altera procedimentos para reavaliação de imóveis de uso próprio por parte de instituições financeiras, demais instituições

Leia mais

Legislação e tributação comercial

Legislação e tributação comercial 6. CRÉDITO TRIBUTÁRIO 6.1 Conceito Na terminologia adotada pelo CTN, crédito tributário e obrigação tributária não se confundem. O crédito decorre da obrigação e tem a mesma natureza desta (CTN, 139).

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO I. EMPREGADOR 1. Conceito A definição celetista de empregador é a seguinte: CLT, art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual

Leia mais

Conceito de Empresário

Conceito de Empresário Conceito de Empresário Requisitos (Art. 966,caput,CC): a) Profissionalismo; b) Atividade Econômica; c) Organização; d) Produção/Circulação de bens/serviços; Não Empresário Requisitos (Art. 966, único,

Leia mais

INSTRUÇÕES NORMATIVAS - DNRC

INSTRUÇÕES NORMATIVAS - DNRC INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 88, DE 02 DE AGOSTO DE 2001 Dispõe sobre o arquivamento dos atos de transformação, incorporação, fusão e cisão de sociedades mercantis. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE REGISTRO

Leia mais

SOCIEDADES COMERCIAIS

SOCIEDADES COMERCIAIS Legislação Societária / Direito Comercial Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 11 SOCIEDADES COMERCIAIS Sociedade comercial é a pessoa jurídica de direito privado, nãoestatal, que tem por objeto social

Leia mais

Responsabilidade Civil dos Administradores das Sociedades. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Responsabilidade Civil dos Administradores das Sociedades. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Responsabilidade Civil dos Administradores das Sociedades Administrador Administrador é a pessoa a quem se comete a direção ou gerência de qualquer negócio ou serviço, seja de caráter público ou privado,

Leia mais

Questão 1. Sobre a ação de responsabilidade prevista no art. 159 da Lei das Sociedades Anônimas e sobre a Teoria da Aparência:

Questão 1. Sobre a ação de responsabilidade prevista no art. 159 da Lei das Sociedades Anônimas e sobre a Teoria da Aparência: PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 Questão 1. Sobre a ação de responsabilidade prevista no art. 159 da Lei das Sociedades Anônimas e sobre a Teoria da Aparência: I. A ação

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1.º - O Conselho Fiscal do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor- FAPS, criado

Leia mais

EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 174 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA KATYLENE COLLYER PIRES DE FIGUEIREDO¹ Inspirada na Palestra dos Professores Leonardo Marques e Monica Gusmão. Está em vigor desde janeiro a Lei nº 12.441,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Transferência de Crédito de ICMS de Fornecedor Optante do Simples Nacional

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Transferência de Crédito de ICMS de Fornecedor Optante do Simples Nacional 09/01/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Transferência de Crédito do ICMS pelos Optantes do... 4 3.2 Do Ressarcimento

Leia mais

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011 ASSOCIAÇÃO DIREITOS HUMANOS EM REDE QUADRO I - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO (Em reais) Nota Nota ATIVO Explicativa PASSIVO Explicativa CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 4 3.363.799

Leia mais

Questões Extras Direito Tributário Profº Ricardo Alexandre www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

Questões Extras Direito Tributário Profº Ricardo Alexandre www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br TRIBUTO - CONCEITO 1. (ESAF/GEFAZ-MG/2005) Na atividade de cobrança do tributo a autoridade administrativa pode, em determinadas circunstâncias, deixar de aplicar a lei. 2. (ESAF/GEFAZ-MG/2005) Segundo

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 608-A, DE 2013 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 14 DE 2013 Dispõe sobre crédito presumido apurado com base em créditos decorrentes de diferenças temporárias oriundos de

Leia mais

INDENIZAÇÃO CONTRATUAL EXIGIDA PELA LEI 11.445 INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS

INDENIZAÇÃO CONTRATUAL EXIGIDA PELA LEI 11.445 INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS INDENIZAÇÃO CONTRATUAL EXIGIDA PELA LEI 11.445 UMA ABORDAGEM PARA O TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS Pelas disposições da Lei 11.445 as concessões em caráter precário, as que estiverem com prazo

Leia mais

CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA

CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA Seção I Finalidades Art. 40. As bolsas de valores devem manter Fundo de Garantia, com finalidade exclusiva de assegurar aos clientes de sociedade membro, até o limite do Fundo,

Leia mais

Simulado Super Receita 2013 Direito Tributário Simulado Rafael Saldanha

Simulado Super Receita 2013 Direito Tributário Simulado Rafael Saldanha Simulado Super Receita 2013 Direito Tributário Simulado Rafael Saldanha 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 01 - (ESAF/2012) Analise as proposições a seguir e

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DE LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DE LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DE LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos Artigo 1º - O Comitê de Pessoas ( Comitê ) de Lojas Renner S.A. ( Companhia ), órgão estatutário, de caráter consultivo

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica SOCIEDADES SIMPLES E EMPRESARIAS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ATUAIS. Cácito Augusto Advogado

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica SOCIEDADES SIMPLES E EMPRESARIAS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ATUAIS. Cácito Augusto Advogado TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica SOCIEDADES SIMPLES E EMPRESARIAS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ATUAIS Cácito Augusto Advogado I INTRODUÇÃO Após quatro anos de vigência do Novo Código Civil brasileiro, que

Leia mais

Contmatic - Escrita Fiscal

Contmatic - Escrita Fiscal Lucro Presumido: É uma forma simplificada de tributação onde os impostos são calculados com base num percentual estabelecido sobre o valor das vendas realizadas, independentemente da apuração do lucro,

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A.

REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. ARTIGO 1.º (Âmbito e Aplicabilidade) 1. O presente regulamento estabelece as regras

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos DEREX Declaração decorrentes a recursos mantidos no exterior.

Parecer Consultoria Tributária Segmentos DEREX Declaração decorrentes a recursos mantidos no exterior. DEREX Declaração decorrentes a recursos mantidos no exterior. 18/03/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Conceito...

Leia mais

[Nota: os instrumentos de alteração contratual devem conter o número de registro da sociedade no CNPJ e o número de inscrição da sociedade na OAB/ES]

[Nota: os instrumentos de alteração contratual devem conter o número de registro da sociedade no CNPJ e o número de inscrição da sociedade na OAB/ES] ... ª ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CONTRATO SOCIAL DA SOCIEDADE DE ADVOGADOS...(nome da Sociedade)... [Nota: os instrumentos de alteração contratual devem conter o número de registro da sociedade no CNPJ

Leia mais

1 Questão 213 Participações societárias obrigatoriedade de elaboração de demonstrações contábeis consolidadas

1 Questão 213 Participações societárias obrigatoriedade de elaboração de demonstrações contábeis consolidadas 1 QUESTÃO 213 PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS OBRIGATORIEDADE DE ELABORAÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS... 1 2 QUESTÃO 218 ANÁLISE DE BALANÇOS ALAVANCAGEM FINANCEIRA ÍNDICE DE COBERTURA DAS DESPESAS

Leia mais

Profa. Joseane Cauduro. Unidade I DIREITO SOCIETÁRIO

Profa. Joseane Cauduro. Unidade I DIREITO SOCIETÁRIO Profa. Joseane Cauduro Unidade I DIREITO SOCIETÁRIO Introdução A unidade I aborda: empresa e empresário; formação das sociedades; tipos de sociedades. Objetivos da disciplina: apresentar aos estudantes

Leia mais

ROBSON ZANETTI & ADVOGADOS ASSOCIADOS AS HOLDINGS COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS, PROTEÇÃO PATRIMONIAL E SUCESSÃO FAMILIAR

ROBSON ZANETTI & ADVOGADOS ASSOCIADOS AS HOLDINGS COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS, PROTEÇÃO PATRIMONIAL E SUCESSÃO FAMILIAR AS HOLDINGS COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS, PROTEÇÃO PATRIMONIAL E SUCESSÃO FAMILIAR Robson Zanetti Advogados 1 1. Origem legal da holding no Brasil Lei nº. 6.404 (Lei das S/A s). No Brasil as holdings surgiram

Leia mais

POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DE SÓCIO COM QUOTAS DE SERVIÇO EM SOCIEDADE DE ADVOGADOS. Palavras-chaves: Sociedade de Advogados, quotas de serviço, OAB.

POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DE SÓCIO COM QUOTAS DE SERVIÇO EM SOCIEDADE DE ADVOGADOS. Palavras-chaves: Sociedade de Advogados, quotas de serviço, OAB. POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DE SÓCIO COM QUOTAS DE SERVIÇO EM SOCIEDADE DE ADVOGADOS Diogo Dória Pinto 1 RESUMO A previsão do art.2º, XIII do provimento nº 112/06 do Conselho Federal da Ordem dos Advogados

Leia mais

LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE

LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006 Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e dá outras providências. * V. Dec. 6.180/2007 (Regulamenta a Lei 11.438/2006).

Leia mais

TributAção. Novembro de 2013 Edição Extraordinária. MP 627/13 Regime tributário com o fim do RTT

TributAção. Novembro de 2013 Edição Extraordinária. MP 627/13 Regime tributário com o fim do RTT TributAção Novembro de 2013 Edição Extraordinária MP 627/13 Regime tributário com o fim do RTT Passados quase cinco anos da convergência das regras contábeis brasileiras ao padrão internacional contábil

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 920/01. Aprova, Da NBC T 10 Dos Aspectos Contábeis Específicos em Entidades Diversas, o item: NBC T 10.8 Entidades Cooperativas.

RESOLUÇÃO CFC N.º 920/01. Aprova, Da NBC T 10 Dos Aspectos Contábeis Específicos em Entidades Diversas, o item: NBC T 10.8 Entidades Cooperativas. RESOLUÇÃO CFC N.º 920/01 Aprova, Da NBC T 10 Dos Aspectos Contábeis Específicos em Entidades Diversas, o item: NBC T 10.8 Entidades Cooperativas. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Sul América Capitalização S.A. SULACAP CNPJ: Nº 03.558.096/0001-04 PU 12 MESES - MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP

Leia mais

Esta proposta altera parcialmente o Plano original de recuperação judicial, apresentado em março de 2015, após negociações com credores.

Esta proposta altera parcialmente o Plano original de recuperação judicial, apresentado em março de 2015, após negociações com credores. MODIFICAÇÕES AO PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL PROPOSTAS PELOS CREDORES PARA SEREM APRESENTADAS NO PROSSEGUIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL DE CREDORES DESIGNADA PARA O DIA 19/11/2015 Esta proposta altera parcialmente

Leia mais

PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA OHL BRASIL PARTICIPAÇÕES EM INFRA-ESTRUTURA LTDA. POR OBRASCON HUARTE LAIN BRASIL S.A.

PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA OHL BRASIL PARTICIPAÇÕES EM INFRA-ESTRUTURA LTDA. POR OBRASCON HUARTE LAIN BRASIL S.A. PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA OHL BRASIL PARTICIPAÇÕES EM INFRA-ESTRUTURA LTDA. POR OBRASCON HUARTE LAIN BRASIL S.A. Por este instrumento, OBRASCON HUARTE LAIN BRASIL S.A., companhia aberta

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DE CONSELHO CONSULTIVO EM SOCIEDADES LIMITADAS COMO FORMA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

A IMPLANTAÇÃO DE CONSELHO CONSULTIVO EM SOCIEDADES LIMITADAS COMO FORMA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA A IMPLANTAÇÃO DE CONSELHO CONSULTIVO EM SOCIEDADES LIMITADAS COMO FORMA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA Ana Carolina Rovida de Oliveira Especialista em Direito da Economia e Empresarial I INTRODUÇÃO A estabilização

Leia mais

MARCOPOLO S.A. CNPJ Nº 88.611.835/0001-29 NIRE 43300007235 PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO -

MARCOPOLO S.A. CNPJ Nº 88.611.835/0001-29 NIRE 43300007235 PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO - MARCOPOLO S.A. CNPJ Nº 88.611.835/0001-29 NIRE 43300007235 PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO - 1. Conceito Este Plano consiste na outorga de opções de compra ou subscrição

Leia mais

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado.

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado. A Ação Os títulos negociáveis em Bolsa (ou no Mercado de Balcão, que é aquele em que as operações de compra e venda são fechadas via telefone ou por meio de um sistema eletrônico de negociação, e onde

Leia mais

Associação de Estudantes

Associação de Estudantes DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ESCALADA, PAMPILHOSA DA SERRA Ano Letivo 2014/2015 Associação de Estudantes Objetivos A. Representar

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986.

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. Regulamenta a concessão de financiamento para compra de ações pelas Sociedades Corretoras e Distribuidoras. O Presidente da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

A atividade contábil e o ISS

A atividade contábil e o ISS A atividade contábil e o ISS Janeiro de 2014. A prática da atividade de contabilista pode ser exercida por profissional autônomo, sociedade empresária e sociedade simples. Para tanto, o responsável tem

Leia mais

Direito Empresarial Elisabete Vido

Direito Empresarial Elisabete Vido Direito Empresarial Elisabete Vido 1.Na transferência do estabelecimento empresarial, é correto afirmar que: a)desde que determinado no contrato, as partes poderão acordar que a transferência não importará

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas Falência e Recuperação de Empresas 1. Considere as afirmativas a respeito das manifestações processuais nos processos de falência e de recuperação judicial de empresas, nos termos da Lei 11.101/05: I.

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1. OBJETIVOS DO PLANO BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1.1. Os objetivos do Plano de Opção de Compra de Ações da BR Malls Participações S.A. ( Companhia

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 3 Gestão de capital de giro Introdução Entre as aplicações de fundos por uma empresa, uma parcela ponderável destina-se ao que, alternativamente, podemos chamar de ativos correntes, ativos circulantes,

Leia mais

Amanda dos Santos Saraiva, Júlio César Campioni Lima, Tatiana Vieira dos Santos, Pedro Teófilo de Sá

Amanda dos Santos Saraiva, Júlio César Campioni Lima, Tatiana Vieira dos Santos, Pedro Teófilo de Sá Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 409 ASPECTOS DAS SOCIEDADES ANÔNIMA E LIMITADA Amanda dos Santos Saraiva, Júlio César Campioni Lima, Tatiana Vieira

Leia mais

Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio

Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio Política aprovada em 26 de agosto de 1999 Documentos de implementação aprovados em 24 de outubro de 1999 Versão em português da Organização

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO LEI N. 1.021, DE 21 DE JANEIRO DE 1992 "Define microempresa para efeito fiscal previsto na Lei Complementar n. 48/84 e dá outras providências." O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA ELISABETE VIDO

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA ELISABETE VIDO DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA ELISABETE VIDO SUMÁRIO 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA 2. TEORIA DA EMPRESA 3. ATIVIDADE EMPRESARIAL 4. EMPRESÁRIO INDIVIDUAL 5. ATIVIDADE RURAL 6. EMPRESÁRIO INDIVIDUAL REGULAR X

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL AULA 03: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS TÓPICO 02: BALANÇO PATRIMONIAL. É a apresentação padronizada dos saldos de todas as contas patrimoniais, ou seja, as que representam

Leia mais

PARECER N, DE 2009. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO

PARECER N, DE 2009. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO PARECER N, DE 2009 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, em decisão terminativa, sobre o PLS n 260, de 2003, de autoria do Senador Arthur Virgílio, que altera art. 13 da Lei nº 8.620, de 5

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS FGC ANEXO II Á RESOLUÇÃO nº 4.222 DE 23.05.2013

REGULAMENTO DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS FGC ANEXO II Á RESOLUÇÃO nº 4.222 DE 23.05.2013 REGULAMENTO DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS FGC ANEXO II Á RESOLUÇÃO nº 4.222 DE 23.05.2013 CAPÍTULO I Da Garantia Ordinária Art. 1.º São beneficiários da garantia ordinária prestada pelo Fundo Garantidor

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006. Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 66

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 66 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 66 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento, no exercício das atribuições a ele conferidas

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO QUE PROMOVE A CÂMARA DE NEGOCIAÇÃO DEDESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

GRUPO DE TRABALHO QUE PROMOVE A CÂMARA DE NEGOCIAÇÃO DEDESENVOLVIMENTO ECONÔMICO GRUPO DE TRABALHO QUE PROMOVE A CÂMARA DE NEGOCIAÇÃO DEDESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DESTINADA A DISCUTIR PROPOSTAS QUE INTERESSAM À CLASSE TRABALHADORA E AOS EMPRESÁRIOS EMENDA SUBSTITUTIVA GLOBAL

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I. DOS OBJETIVOS

ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I. DOS OBJETIVOS ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I. DOS OBJETIVOS Artigo 1º O Centro de Referência em Informação Ambiental com sede e foro na cidade de Campinas na Avenida Romeu Tortima 388, Cidade Universitária, é uma sociedade

Leia mais

RESSEGURO: OS NOVOS RESSEGURADORES LEGAIS

RESSEGURO: OS NOVOS RESSEGURADORES LEGAIS RESSEGURO: OS NOVOS RESSEGURADORES LEGAIS Elaborado em 11.2007. João Marcos Brito Martins Bacharel em Administração de Empresas e em Ciências Jurídicas, pós-graduado em Seguros pelo Instituto de Administração

Leia mais

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 MINUTA PROPOSTA CVM Art. 1º As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, os analistas, os consultores e os administradores

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 II GLOSSÁRIO

CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 II GLOSSÁRIO CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 CAP FIADOR MODALIDADE: Tradicional PROCESSO SUSEP Nº: 15414.005233/2011-75

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Resseguro: os novos resseguradores legais João Marcos Brito Martins* A Lei Complementar 126/07 dispõe sobre a política de resseguro, retrocessão e sua intermediação, as operações

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP PROF. Ms. EDUARDO RAMOS Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. PRINCÍPIOS CONTÁBEIS E ESTRUTURA CONCEITUAL 3. O CICLO CONTÁBIL

Leia mais

A teoria do direito empresarial se subdivide em três:

A teoria do direito empresarial se subdivide em três: TEORIAS DO DIREITO EMPRESARIAL A teoria do direito empresarial se subdivide em três: TEORIA SUBJETIVA o direito comercial se caracterizava por dois fatores: RAMO ASSECURATÓRIO DE PRIVILÉGIOS À CLASSE BURGUESA,

Leia mais

2.1.3. CLASSIFICAÇÃO DOUTRINÁRIA DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA. Cuida, primeiramente, destacar que não há um consenso, entre os autores, para essa

2.1.3. CLASSIFICAÇÃO DOUTRINÁRIA DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA. Cuida, primeiramente, destacar que não há um consenso, entre os autores, para essa 2.1.3. CLASSIFICAÇÃO DOUTRINÁRIA DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA Cuida, primeiramente, destacar que não há um consenso, entre os autores, para essa classificação, entretanto, apresentaremos a seguir aquela que

Leia mais

Guia de Declaração de IRPF 2011. Ano-calendário 2010. Previdência. IR 2010 Prev e Cp_v2

Guia de Declaração de IRPF 2011. Ano-calendário 2010. Previdência. IR 2010 Prev e Cp_v2 Guia de Declaração de IRPF 2011 Ano-calendário 2010 Previdência IR 2010 Prev e Cp_v2 Quem é obrigado a declarar? Está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda referente

Leia mais

Avaliação de Investimentos pelo Método de Equivalência Patrimonial. Contabilidade Avançada I Profª MSc. Maria Cecilia Palácio Soares

Avaliação de Investimentos pelo Método de Equivalência Patrimonial. Contabilidade Avançada I Profª MSc. Maria Cecilia Palácio Soares Avaliação de Investimentos pelo Método de Equivalência Patrimonial Contabilidade Avançada I Profª MSc. Maria Cecilia Palácio Soares Aspectos Introdutórios No Método de Equivalência Patrimonial, diferentemente

Leia mais

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 9 Mutações do Patrimônio Líquido

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 9 Mutações do Patrimônio Líquido 2ª edição Ampliada e Revisada Capítulo Mutações do Patrimônio Líquido Tópicos do Estudo Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados nos moldes da Lei das

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO CFC N.º 1.166/09 Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. regimentais, O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e RESOLVE: CAPÍTULO I

Leia mais

MODELO DE ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO

MODELO DE ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO MODELO DE ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Art.1 o - A (o) também designada (o) pela sigla, (se usar sigla), fundada (o) em de de é uma associação, sem

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS E AMIGOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LEAL DA CÂMARA RIO DE MOURO ESTATUTOS

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS E AMIGOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LEAL DA CÂMARA RIO DE MOURO ESTATUTOS ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS E AMIGOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LEAL DA CÂMARA RIO DE MOURO ESTATUTOS ARTIGO 1º (Constituição) A Associação dos Antigos Alunos e Amigos da Escola Secundária de Leal da Câmara,

Leia mais

MENSALIDADES ESCOLARES

MENSALIDADES ESCOLARES MENSALIDADES ESCOLARES O aumento das mensalidades escolares deve obedecer a algum parâmetro legal? O assunto mensalidades escolares é regulado pela Lei 9870, de 23 de novembro de 1999. Esta Lei, dentre

Leia mais

RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE

RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE compilações doutrinais RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE Carlos Barbosa Ribeiro ADVOGADO (BRASIL) VERBOJURIDICO VERBOJURIDICO

Leia mais

O RELATÓRIO DE GESTÃO E OS REQUISITOS DO CÓDIGO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS

O RELATÓRIO DE GESTÃO E OS REQUISITOS DO CÓDIGO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS O RELATÓRIO DE GESTÃO E OS REQUISITOS DO CÓDIGO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS (Esta informação contém apenas informação geral, não se destina a prestar qualquer serviço de auditoria, consultadoria de gestão,

Leia mais

NOTA RESUMO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE INSCRIÇÃO NO CNPJ DA SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO- SCP

NOTA RESUMO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE INSCRIÇÃO NO CNPJ DA SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO- SCP NOTA RESUMO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE INSCRIÇÃO NO CNPJ DA SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO- SCP I INTRODUÇÃO 1. A Sociedade em Conta de Participação-SCP é um tipo societário existente há muitos anos,

Leia mais

Extinção da empresa por vontade dos sócios

Extinção da empresa por vontade dos sócios Extinção da empresa por vontade dos sócios A dissolução de uma sociedade por deliberação dos sócios pode fazer-se de várias formas, designadamente de forma imediata, com liquidação simultânea, com partilha,

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS I. INFORMAÇÕES INICIAIS II. GLOSSÁRIO

CONDIÇÕES GERAIS I. INFORMAÇÕES INICIAIS II. GLOSSÁRIO CONDIÇÕES GERAIS I. INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: CARDIF CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ Nº. : 11.467.788/0001-67 PRODUTO: PR_PU_POPULAR1_S100_1S_CS0834 MODALIDADE: POPULAR PROCESSO SUSEP Nº:

Leia mais