EDITAL PROCESSO SELETIVO ENSINO FUNDAMENTAL I (1º ao 5º ano) e II (6º ao 9º ano)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL PROCESSO SELETIVO ENSINO FUNDAMENTAL I (1º ao 5º ano) e II (6º ao 9º ano)"

Transcrição

1 EDITAL PROCESSO SELETIVO 2019 ENSINO FUNDAMENTAL I (1º ao 5º ano) e II (6º ao 9º ano) O Processo Seletivo visa oportunizar novos alunos para ingressar no Colégio Rúbia Coelho, premiando com bolsas de estudos ou descontos os alunos que obtiverem o melhor desempenho na prova realizada. DESCRIÇÃO DO PROCESSO I Inscrição online para o Processo Seletivo 2019 do Ensino Fundamental I e II; II Preencher a Ficha Socioeconômica Etapa presencial; III Prova escrita Etapa presencial; IV Divulgação dos Resultados; V Entrega dos documentos para Matrícula. 1 INSCRIÇÕES 1.1. Inscrição via site Os candidatos farão a pré-inscrição, exclusivamente pela Internet, no site do Colégio Rúbia Coelho ; 1.2. Prazo para inscrição A inscrição do Processo Seletivo 2019 estará aberto, a partir do dia 15 de novembro até 30 de novembro 2018 para o Ensino Fundamental I e II Taxa de inscrição A taxa de inscrição é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) e não está sujeita a devolução. O não pagamento da taxa de inscrição implicará a eliminação do candidato, mesmo nos casos em que o candidato tenha realizado a prova.

2 2 PREENCHIMENTO DA FICHA SOCIOECONÔMICA ETAPA PRESENCIAL 2.1 O preenchimento da pré-inscrição pela Internet não garante a inscrição. Para confirmá-la, os interessados deverão ir à secretaria do Colégio Rúbia Coelho para preencher a Ficha Socioeconômica até a seguinte data: 29/11/2018 às 18h00min 2.2 Deverão entregar na secretaria do Colégio as documentações do candidato (conforme a data acima): I. Cópia da Certidão de Nascimento; II. Declaração de Escolaridade com carimbo de autorização de funcionamento da escola de origem; III. Boletim escolar do ano letivo de 2018; IV. Comprovante de pagamento da inscrição no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). Obs.: Não serão aceitas as inscrições com pagamento de boleto na forma de agendamento. 3 DATAS, HORÁRIOS, DURAÇÃO E LOCAL. ENSINO FUNDAMENTAL I e II Data da prova: 01/12/2018 (Sábado) Horário: 09h00min Tempo de prova: 02h30min Local: Colégio Rúbia Coelho Endereço: Coronel Roberto Soares Ferreira, 619 Vila Bretas Governador Valadares/MG CEP: PROVA ESCRITA 4.1 Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano): Os candidatos às vagas do Ensino Fundamental I farão provas de: Língua Portuguesa e Matemática, no dia 01 de dezembro de 2018, no horário de 09h00min às 11h30min, devendo chegar, 20 minutos antes do horário previsto.

3 4.2 Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano): Os candidatos às vagas do Ensino Fundamental II farão provas de: Produção de Texto, Língua Portuguesa e Matemática, no dia 01 de dezembro de 2018, no horário de 09h00min as 11h30min, devendo chegar, 20 minutos antes do horário previsto Os conteúdos programáticos estão disponíveis em ANEXO neste Edital Os alunos premiados com bolsas de 100% ou descontos precisarão, obrigatoriamente, ter rendimento mínimo de 60% na prova. 5. PARA FAZER AS PROVAS O candidato deverá trazer: Comprovante de Inscrição; RG ou Certidão de Nascimento; Caneta azul ou preta; Lápis e borracha. Observações: Não será permitido o uso de máquina de calcular ou similares, nem o acesso a qualquer fonte de consulta. O candidato não deve levar bolsas, mochilas ou aparelhos eletrônicos (como celulares, mp3 e outros), pois não lhe será permitido fazer a prova estando de posse de objetos que não aqueles necessários à execução dela, especificados neste edital. 6. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO O resultado será divulgado no site e na secretaria do Colégio até o dia 07/12/2018. Não haverá devolução das avaliações. 7. PREENCHIMENTO DAS VAGAS 7.1 As vagas serão preenchidas com os candidatos aprovados, com mínimo de 60% de aproveitamento, utilizando como critério de classificação o desempenho no processo seletivo, objetivando concorrer à bolsa ou descontos na matrícula ou mensalidades. 7.2 Havendo empate, usaremos como critério principal o rendimento individual em cada área seguindo a ordem: Produção de Texto > Língua Portuguesa > Matemática.

4 OBS.: Caso o empate persista, será analisado a Ficha Socioeconômica e desempenho escolar do candidato no ano de2018, para definição do candidato premiado. 8 DISPOSIÇÕES DAS BOLSAS IMPORTANTE A Seletiva de bolsas distribuirá premiações para o Ensino Fundamental I e II, de acordo com a quantidade de vagas definidas previamente. A bolsa/desconto tem validade até DEZEMBRO/2019, sendo assim válido por um ano. ENSINO FUNDAMENTAL I (1º A 5º ANO) 1 ANO 2 bolsas de 50% e 3 bolsas de 25% 2 ANO 1 bolsa de 50% e 2 bolsas de 25% 3 ANO 1 bolsa de 50% e 2 bolsas de 25% 4 ANO 2 bolsas de 50% e 4 bolsas de 25% 5 ANO 1 bolsa de 50% e 2 bolsas de 25% ENSINO FUNDAMENTAL II (6º A 9º ANO) 6 ANO 2 bolsas de 50% e 2 bolsas de 25% 7 ANO 1 bolsas de 50% e 4 bolsas de 25% 8 ANO 1 bolsa de 50% e 2 bolsas de 25% 9 ANO 2 bolsas de 50% e 4 bolsas de 25% 9 ENTREGA DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS NO ATO DA MATRÍCULA: Declaração de Escolaridade emitida pela escola de origem, comprovando o que está cursando; Declaração de Quitação de Débitos da escola anterior (se for privada); Foto 3 4 recente; Cópia da Certidão de Nascimento do aluno; Cópia do RG e CPF da criança (se tiver); Cópia do RG e CPF do responsável financeiro; Cópia do RG e CPF dos responsáveis legais do estudante; Boleto quitado referente a matrícula, conforme o desconto concedido; O Colégio poderá solicitar documentos adicionais caso entenda que sejam necessários. Obs.: Para efetivação da matrícula, os documentos deverão ser entregues na secretaria do Colégio até o dia 14/12/2018. Que o meu ensino caia como chuva e as minhas palavras desçam como orvalho, como chuva branda sobre o pasto novo, como garoa sobre tenras plantas. Deuteronômio 32:2

5 ANEXO ENSINO FUNDAMENTAL I A prova de Língua Portuguesa conterá questões relativas Interpretação de texto, Gramática e Ortografia. Serão cobradas as habilidades descritas abaixo de acordo com a série em que o aluno está matriculado em 2018: Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão. Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar o tema de um texto. Interpretar textos multimodais (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). Identificar a intencionalidade de diferentes gêneros textuais. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Estabelecer relação causa-consequência entre as partes e os elementos do texto. Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados. Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou de uma expressão. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e / ou morfossintáticos. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. Conteúdo Programático 1º ANO Diferenciar desenhos/grafismos (símbolos) de grafemas/letras (signos); Nome das letras. A ordem alfabética. Identificação das vogais e das consoantes. Escrita de palavras que fazem parte do repertório pessoal. Relações de semelhança e de diferença entre nomes. Número de sílabas numa palavra. Sílaba inicial e sílaba final. Leitura e escrita do nome completo: nome e sobrenome. Valorização da escrita como meio de comunicação. Números e operações: Função social dos números. Contagem. Representação das quantidades. Correspondência um a um. Escrita dos algarismos. Sequências numéricas. Ideias relativas à adição e subtração. Uso social da unidade de medida monetária.

6 Conteúdo Programático 2º ANO Todos os itens descritos para a série anterior Alfabeto. Ordem alfabética. Letras maiúsculas e letras minúsculas. Rimas entre palavras. Vogais e consoantes. Sinais de pontuação. Sinais gráficos. Nome comum e nome próprio. A letra M antes de P e B. Sequências numéricas. O uso e o significado de números. Leitura e escrita de números. Sistemas de numeração decimal. Critérios de classificação. Comparação de quantidades. Adição de quantidades. Registro de quantidades. Ideias básicas da adição e subtração. Estratégias de cálculo mental. Medidas no dia a dia. Resolução de problemas. Agrupamentos na base 10. O sistema monetário brasileiro. Conteúdo programático 3º ANO Todos os itens descritos para as séries anteriores Leitura e interpretação de fábulas, entrevistas e biografias. Sinais de pontuação. Frases. Rimas. Ordem alfabética, maiúsculas e minúsculas, nomes próprios e nomes comuns. Ortografia: - palavras com R; RR - CH, NH ou LH. usos do S; M ou N. Singular; Plural. Substantivos Sistema de numeração decimal. Escrita e leitura de numerais. Unidades de medida de tempo. Adição, Subtração e Multiplicação. Noção de múltiplos. Decomposição de números. Números pares e ímpares. Reconhecimento de formas geométricas. Tabelas e Gráficos. Sistema monetário. Situações problemas.

7 Conteúdo programático 4º ANO Todos os itens descritos para as séries anteriores Leitura e compreensão de textos narrativos. Leitura e interpretação de poemas, fábulas, texto informativo e biografias. Sinais gráficos (acento agudo, acento circunflexo e til). Classes de palavras: substantivos, adjetivos, artigos e pronomes. Sinais de pontuação. Uso de aumentativo e diminutivo. Ortografia: S, SS, C, Ç, X ou Z; - G ou J. Estudo dos verbos: formas conjugadas; verbos de ação e verbos de estado. Leitura e escrita de horas, minutos e segundos. Composição e decomposição de números. Leitura e escrita de numerais. Ideias das quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Multiplicação e divisão por 10, 100, Classes e ordens. Elaboração e resolução de problemas. Leitura e interpretação de dados. Escrita e leitura de números fracionários Fração como medida. Comparação de frações Gráficos. Conteúdo programático 5º ANO Todos os itens descritos para as séries anteriores Leitura e compreensão de textos narrativos. Substantivo, adjetivo, artigos, pronomes e verbo. Sinônimos e antônimos. Derivação de palavras (prefixação e sufixação). Ortografia: uso de X, SC, XC, - SS, C, Ç, S. Regras básicas de acentuação gráfica. Pontuação. Sistema de numeração decimal. Composição e decomposição. Arredondamento de dados. Antecessor e sucessor. Leitura e escrita de números decimais. Expressões numéricas. Relações: múltiplo de ; divisor de ; é divisível por. As quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Múltiplos. Divisores. Frações equivalentes/ Comparação de frações. / Adição e subtração de frações.

8 ENSINO FUNDAMENTAL II Prova de Língua Portuguesa com questões relativas à gramática, á interpretação de texto e redação. Para essa prova, o candidato deverá apresentar seguintes habilidades: Conteúdo programático 6º ANO Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão. Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar o tema de um texto. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Interpretar textos multimodais (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). Identificar a intencionalidade de diferentes gêneros textuais. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade deste. Identificar a tese de um texto. Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. Diferenciar as partes principais de um texto das secundárias. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Estabelecer relação causa-consequência entre as partes e os elementos do texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados. Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou de uma expressão. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de um recursos ortográficos e / ou morfossintáticos. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. Números naturais Frações Números decimais Medidas de comprimento Medidas de tempo Medidas de massa Medidas de capacidade

9 REDAÇÃO Para a redação, o candidato deverá formular texto com extensão mínima de 15 (quinze) e máxima de 20 (vinte) linhas, atendo-se ao tema proposto. Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que não atingir a extensão mínima ou ultrapassar a extensão máxima permitida. Para as provas discursivas serão considerados os seguintes elementos de avaliação: 1 - Observância das normas de ortografia, pontuação, concordância, regência e flexão, paragrafação, estruturação de períodos, coerência e lógica na exposição das ideias. 2 - Pertinência da exposição relativa ao tema, à ordem de desenvolvimento proposto e ao conteúdo programático proposto. Produção de texto narrativo a partir de imagem ou assunto apresentado. Narrativa fantástica ficcional (Conto). Conteúdo programático 7º ANO Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão. Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar o tema de um texto. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Interpretar textos multimodais (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). Identificar a intencionalidade de diferentes gêneros textuais. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade deste. Identificar a tese de um texto. Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. Diferenciar as partes principais de um texto das secundárias. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Estabelecer relação causa-consequência entre as partes e os elementos do texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados. Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou

10 de uma expressão. CLASSES DE PALAVRAS Classes variáveis: substantivo, adjetivo/ locução adjetiva, artigo, numeral, pronome e verbo. Determinante/ determinado Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de um recursos ortográficos e / ou morfossintáticos. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. 1. Números naturais Potenciação de Números naturais Propriedades 2. Radiciação de números naturais 3. Números decimais Potenciação de números decimais Radiciação de números decimais Representação geométrica de números decimais na reta numérica Expressões numéricas com números decimais envolvendo todas as operações 4. Resolução de Problemas 5. Polígonos Conceito e definição Plano reta e ponto Classificações 6. Ângulos Conceito e definição Classificações 7. Medidas/transformações Comprimento Área 8. Perímetro de figuras planas 9. Tabelas e gráficos REDAÇÃO Para a redação, o candidato deverá formular texto com extensão mínima de 15 (quinze) e máxima de 20 (vinte) linhas, atendo-se ao tema proposto. Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que não atingir a extensão mínima ou ultrapassar a extensão máxima permitida. Para as provas discursivas serão considerados os seguintes elementos de avaliação: 1 - Observância das normas de ortografia, pontuação, concordância, regência e flexão, paragrafação, estruturação de períodos, coerência e lógica na exposição das ideias. 2 - Pertinência da exposição relativa ao tema, à ordem de desenvolvimento proposto e ao conteúdo programático proposto. Produção de texto narrativo a partir de imagem ou assunto apresentado. Conto moral (Fábula).

11 Conteúdo programático 8º ANO Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão. Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar o tema de um texto. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Interpretar textos multimodais (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). Identificar a intencionalidade de diferentes gêneros textuais. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade deste. Identificar a tese de um texto. Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. Diferenciar as partes principais de um texto das secundárias. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Estabelecer relação causa-consequência entre as partes e os elementos do texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados. Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou de uma expressão. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de um recursos ortográficos e / ou morfossintáticos. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. CLASSES DE PALAVRAS Classes variáveis: todas Classes invariáveis: todas 1. Números racionais: Comparação de números racionais; Representação geométrica de um número racional; Operações com números racionais Fração geratriz de uma dízima periódica 2. Potenciação de um número racional Propriedades Expoente negativo 3. Radiciação de um número racional 4. Expressões numéricas com números racionais

12 5. Razão e proporção Resolução de problemas 6. Álgebra Equações do 1º grau com uma incógnita: Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita. Conjunto universo e solução; Resolver sentenças matemáticas, utilizando equações do 1º grau. Inequações do 1º grau com uma incógnita. Sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas; Métodos de resolução de um sistema de equações de 1º grau com duas incógnitas 7. Medidas/transformações Comprimento Área/ transformações Perímetro de figuras planas 8. Ângulos: Classificação; Operações com medidas de ângulos; Ângulos complementares e suplementares; Ângulos opostos pelo vértice. REDAÇÃO Para a redação, o candidato deverá formular texto com extensão mínima de 15 (quinze) e máxima de 20 (vinte) linhas, atendo-se ao tema proposto. Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que não atingir a extensão mínima ou ultrapassar a extensão máxima permitida. Para as provas discursivas serão considerados os seguintes elementos de avaliação: 1 - Observância das normas de ortografia, pontuação, concordância, regência e flexão, paragrafação, estruturação de períodos, coerência e lógica na exposição das ideias. 2 - Pertinência da exposição relativa ao tema, à ordem de desenvolvimento proposto e ao conteúdo programático proposto. Produção de texto jornalístico a partir de imagem ou assunto apresentado. Texto de opinião

13 Conteúdo programático 9º ANO Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão. Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar o tema de um texto. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Interpretar textos multimodais (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). Identificar a intencionalidade de diferentes gêneros textuais. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade deste. Identificar a tese de um texto. Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. Diferenciar as partes principais de um texto das secundárias. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Estabelecer relação causa-consequência entre as partes e os elementos do texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados. Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou de uma expressão. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de um recursos ortográficos e / ou morfossintáticos. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. CLASSES DE PALAVRAS Classes variáveis: substantivo, adjetivo/ locução adjetiva, artigo, numeral, pronome e verbo. Determinante/ determinado Termos de oração (sintaxe) Sujeito / predicado Termos ligados ao verbo Termos ligados ao nome

14 1. Cálculo algébrico: Valor numérico de expressões algébricas; Operações com monômios; Operações com polinômios. 2. Produtos notáveis. 3. Frações algébricas; Fatoração de expressões algébricas. 5. Equações do 1º grau com uma incógnita Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita 6. Sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas; Métodos de resolução de um sistema de equações de 1º grau com duas incógnitas 7. Geometria: Polígonos: perímetro, diagonais, ângulos; Triângulos: propriedades Quadriláteros: propriedades 8. Medidas/transformações Comprimento Área/ transformações. 9. Potenciação Propriedades Potenciação de um número racional Expoente negativo 10. Radiciação de um número racional REDAÇÃO Para a redação, o candidato deverá formular texto com extensão mínima de 15 (quinze) e máxima de 20 (vinte) linhas, atendo-se ao tema proposto. Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que não atingir a extensão mínima ou ultrapassar a extensão máxima permitida. Para as provas discursivas serão considerados os seguintes elementos de avaliação: 1 - Observância das normas de ortografia, pontuação, concordância, regência e flexão, paragrafação, estruturação de períodos, coerência e lógica na exposição das ideias. 2 - Pertinência da exposição relativa ao tema, à ordem de desenvolvimento proposto e ao conteúdo programático proposto. Produção de texto jornalístico a partir de imagem ou assunto apresentado. Reportagem / Notícia

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS Há 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala de

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC Matriz de Referência Língua Portuguesa 9 ano Ensino Fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em

Leia mais

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental MATEMÁTICA 6.º ANO Ensino Fundamental - Sistema de numeração decimal: representação e leitura de números naturais; ordens e classes. - Números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão (incluindo

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO 6º ANO Ensino Fundamental 1. Gêneros textuais e conceitos (leitura, análise e produção de textos narrativos) 1.1. Procedimentos de leitura: Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar elementos

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE: INEP/MEC Língua Portuguesa: 5º ano Ensino Fundamental A matriz de referência de Língua Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018 CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018 CONTEÚDO ABORDADO NO PLACEMENT TEST NO FUNDAMENTAL 1. Objetos escolares Brinquedos Animais Roupas Alimentos Partes de uma casa Esportes Condições meteorológicas Numerais

Leia mais

HÁ QUASE 30 ANOS O COLEGUIUM FORMA SEUS ALUNOS PARA O SUCESSO. CONFIRA ALGUNS DOS NOSSOS RESULTADOS MAIS RECENTES:

HÁ QUASE 30 ANOS O COLEGUIUM FORMA SEUS ALUNOS PARA O SUCESSO. CONFIRA ALGUNS DOS NOSSOS RESULTADOS MAIS RECENTES: Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

Educação é o princípio

Educação é o princípio O caminho da transformação começa aqui! Educação é o princípio de tudo, crescendo na gente antes da primeira palavra, quando ainda estamos aprendendo a sorrir. Ela cresce em nós quando observamos o mundo,

Leia mais

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB)

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) I. PROCEDIMENTOS DE LEITURA Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO 3º ANO Leitura e interpretação de Texto Escrita de frase de acordo com a figura Escrita dos nomes das figuras Separação de sílabas Sinais de pontuação Ortografia c / ç / l / u / s / ss / s com som de z

Leia mais

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas

Leia mais

Matrículas Roteiro para Estudo dos Testes de Sondagem. Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio

Matrículas Roteiro para Estudo dos Testes de Sondagem. Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Matrículas 2014 Roteiro para Estudo dos Testes de Sondagem Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Informações sobre as Inscrições O(A) candidato(a) e o(a) responsável deverão dirigir-se à Secretária,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO 4º ANO Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,

Leia mais

Concurso de Bolsas 2019

Concurso de Bolsas 2019 Senhores Pais e Responsáveis, Concurso de Bolsas 2019 Comunicamos que o Processo Seletivo para bolsista do Colégio Mais para o ano letivo de 2019 está aberto a partir desta data, contando com vagas para

Leia mais

EDITAL PARA O PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO IBITURUNA/2018

EDITAL PARA O PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO IBITURUNA/2018 EDITAL PARA O PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO IBITURUNA/2018 Governador Valadares, 01 de outubro de 2018 Srs. Pais e Responsáveis, Informamos que o processo seletivo do Colégio Ibituruna

Leia mais

EDITAL DO SUPER APLICADO 2017

EDITAL DO SUPER APLICADO 2017 EDITAL DO SUPER APLICADO 2017 Senhores Pais e Responsáveis, Comunicamos que o processo seletivo do Colégio de Aplicação Faintvisa para o ano letivo de 2017 está aberto a partir desta data, contando com

Leia mais

CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS Edital

CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS Edital Itabira, 31 de outubro de 2016 Srs. Pais e Responsáveis, CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS Edital Comunicamos que o processo de concessão de bolsas de estudos do SEPRO para o ano letivo de 2017 está aberto

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO 22 MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO 2º ano do Ensino Fundamental D1 Reconhecer as letras do alfabeto. D2 Distinguir letras de outros sinais gráficos. D3 Reconhecer as direções da escrita.

Leia mais

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática Descritores da Prova do 3º ano - Português Tópico I Procedimentos de leitura D1 Localizar informações explícitas em um texto D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão D4 Inferir uma informação implícita

Leia mais

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão 3 SONDAGEM DIAGNÓSTICA (BOLSÃO): 3.1. Os candidatos interessados em participar da Sondagem Diagnóstica (Bolsão) dos Ensinos Fundamental

Leia mais

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS 2 0 15 SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS Período de Inscrição: a partir de 01 de setembro (segunda-feira) Teste: 11/10 (sábado), às 8h Resultado: 16/10 (quinta-feira),

Leia mais

EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO IBITURUNA

EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO IBITURUNA EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO IBITURUNA - 2018 Governador Valadares, 01 de novembro de 2017 Srs. Pais e Responsáveis, Informamos que o processo seletivo do Colégio Ibituruna para

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018

CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018 CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018 O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas Interno para o Ano Letivo 2018, visando à concessão de bolsas de estudos do 4º ao 9º ano

Leia mais

EDITAL - PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2019

EDITAL - PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2019 EDITAL - PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2019 Eu, Pe. Luiz Antonio de Araujo Monnerat SJ, Diretor Geral do Colégio Anchieta, de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, torno públicas as normas que

Leia mais

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas para alunos novatos do Ano Letivo 2019, visando à concessão de bolsas de estudos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2017 CONTEÚDO ABORDADO NO PLACEMENT TEST NO FUNDAMENTAL 1.

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2017 CONTEÚDO ABORDADO NO PLACEMENT TEST NO FUNDAMENTAL 1. VOCABULÁRIO: CONTEÚDO ABORDADO NO PLACEMENT TEST NO FUNDAMENTAL 1. Objetos escolares Brinquedos Animais Roupas Alimentos Partes de uma casa Esportes Condições meteorológicas Numerais ordinais e cardinais

Leia mais

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA V.G BATISTA-EIRELI-ME /

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA V.G BATISTA-EIRELI-ME / O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas para alunos novatos do Ano Letivo 2018, visando à concessão de bolsas de estudos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª

Leia mais

3º ANO Ensino Fundamental

3º ANO Ensino Fundamental 3º ANO Ensino Fundamental Gênero textual: Texto narrativo; Interpretação e análise de estrutura textual; Produção de texto. Disciplina; Matemática Adição e subtração com reserva e com recurso; Noções de

Leia mais

O objetivo deste concurso é oferecer um desconto diferenciado aos estudantes classificados mediante o desempenho na prova.

O objetivo deste concurso é oferecer um desconto diferenciado aos estudantes classificados mediante o desempenho na prova. EDITAL 01/2017 CONCURSO DE BOLSAS SEPP Ano Letivo 2018 O COLÉGIO TURCI & RIBEIRO LTDA-EPP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 48.419.337/0001-64, estabelecida na Rua Barão de Jacareí,

Leia mais

Sondagem ANO. Sondagem ANO

Sondagem ANO. Sondagem ANO Sondagem 2019-1 ANO LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - Interpretação textual (acompanhamento do aplicador para leitura) - Leitura de imagens e escrita espontânea de palavras simples - Reconhecimento

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES

LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES 1. BIMESTRE - 2015 4.º ANO - LEITURA Inferir uma informação implícita em um Localizar informações explícitas em um 5.º ANO - LEITURA Estabelecer relações entre partes de um

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental 2017 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

Conteúdo Programático Concurso de Bolsas

Conteúdo Programático Concurso de Bolsas 2º ANO números até 99 composição e decomposição de números até 99 números vizinhos até 99 escrita por extenso do nome dos números até 99 dúzia e meia dúzia dezena e meia dezena números pares e ímpares

Leia mais

EDITAL TESTE SELETIVO 2017

EDITAL TESTE SELETIVO 2017 EDITAL TESTE SELETIVO 2017 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Considerando que o Colégio Machado de Assis há10 anos vem evoluindo o ensino na região de Picos com métodos inovadores e equipe docente capacitada,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar letras iniciais

Leia mais

RESULTADO DAS AVALIAÇÕES AVALIA BH / OUTUBRO º CICLO LÍNGUA PORTUGUESA

RESULTADO DAS AVALIAÇÕES AVALIA BH / OUTUBRO º CICLO LÍNGUA PORTUGUESA CEP: 31.6-0 Venda Nova, Belo Horizonte/MG RESULTADO DAS AVALIAÇÕES AVALIA BH / OUTUBRO 3º CICLO 0 LÍNGUA PORTUGUESA 1 ETAPA 3 CICLO D05 D06 D07 D09 D D11 D12 D16 D24 D28 DESCRITORES AVALIADOS: D05 Interpretar

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016

PROCESSO SELETIVO 2016 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: PROCESSO SELETIVO 2016 O Diretor do Colégio Machado de Assis, no uso de suas atribuições legais, divulga a abertura das inscrições para realização do Processo Seletivo

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Unidade Golfe Olímpico

Processo de seleção para alunos novos. 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Unidade Golfe Olímpico Processo de seleção para alunos novos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2015 Unidade Golfe Olímpico I ORIENTAÇÕE GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

1) DOS OBJETIVOS 2) DAS NORMAS GERAIS DAS INSCRIÇÕES

1) DOS OBJETIVOS 2) DAS NORMAS GERAIS DAS INSCRIÇÕES 1) DOS OBJETIVOS Proporcionar aos alunos do Colégio João Lyra Filho e aos da comunidade um desempenho cultural, fazendo com que o candidato alcance por seu próprio mérito um plano de desconto na anuidade,

Leia mais

Vestibulinho CJAV Regulamento

Vestibulinho CJAV Regulamento COLÉGIO JOSÉ AUGUSTO VIEIRA Praça N. Sra. Aparecida N.º 40 Bairro Cidade Nova CEP 49.400-000 Fone: (79) 3631-2736 - Lagarto- SE Vestibulinho CJAV Regulamento O Colégio José Augusto Vieira é um estabelecimento

Leia mais

EDITAL 001/2019 SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER.

EDITAL 001/2019 SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. EDITAL 001/2019 SELEÇÃO 2019-2ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. 1. INSCRIÇÃO Preenchimento da ficha de interesse a vaga - Ano 2019

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO DE ASSUNTOS PRÉ-REQUISITOS À MATRÍCULA AMPARADA NOS COLÉGIOS

Leia mais

SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER.

SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. SELEÇÃO 2018-2ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. 1. INSCRIÇÃO Preenchimento da ficha de interesse a vaga - ano 2018 Período: 28 de

Leia mais

Língua Portuguesa 1º ano GUE GUI til til Observação

Língua Portuguesa 1º ano GUE GUI til til Observação Língua Portuguesa 1º ano Categorização gráfica das letras. Nome das letras. Traçado das letras de forma maiúsculas. A ordem alfabética. Identificação das vogais e das consoantes. Análise do sistema ortográfico:

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS OLÍMPICAS

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS OLÍMPICAS SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS OLÍMPICAS 2 0 15 SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS Alunos novatos: Período de inscrição: a partir de 01 de setembro (segunda-feira) Teste: 11/10 (sábado), às 8h Resultado: 16/10

Leia mais

EDITAL 001/2019 SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER.

EDITAL 001/2019 SELEÇÃO ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. EDITAL 001/2019 SELEÇÃO 2019-1ª CHAMADA EDITAL DO PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS - ALUNOS NOVATOS - NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER. 1. INSCRIÇÃO Preenchimento da ficha de interesse a vaga - Ano 2019

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

*TOTAL DE ACERTOS POR DESCRITOR ESTUDANTES

*TOTAL DE ACERTOS POR DESCRITOR ESTUDANTES 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 2º ano do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa Quadro Correção da Avaliação Diagnóstica Escola: Município: Professor(a): Coornador(a): 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

Leia mais

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2017 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 Tradição em Excelência Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS 1. PLANETA TERRA 1.1. Noções sobre gravidade e outras

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO / 2018

PROCESSO SELETIVO / 2018 PROCESSO SELETIVO / 2018 Salvador, 02 de agosto de 2017. Senhores Pais e Responsáveis, Comunicamos que o processo seletivo do Colégio Bernoulli para o ano letivo de 2018 está aberto a partir desta data,

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO ALUNOS NOVOS 2018 EDITAL

PROCESSO DE ADMISSÃO ALUNOS NOVOS 2018 EDITAL ASSOCIAÇÃO FRANCISCANA DA DIVINA PROVIDÊNCIA COLÉGIO SANTO ANTÔNIO Rua Tenente José Dias, 349 - Centro Duque de Caxias, 349 - CEP 25010-305 Tel.: (21) 2671-1438 Fax (21) 2671-3213 PROCESSO DE ADMISSÃO

Leia mais

Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental

Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental MATEMÀTICA 1) NÚMEROS NATURAIS, SISTEMAS DE NÚMERAÇÃO DECIMAL E NÚMEROS RACIONAIS 1.1) Números Naturais Reconhecimento de números naturais

Leia mais

COLÉGIO OLIMPO BELO HORIZONTE EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2019

COLÉGIO OLIMPO BELO HORIZONTE EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2019 COLÉGIO OLIMPO BELO HORIZONTE EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2019 Admissão às turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio referente ao ano letivo de 2019, para o Colégio Olimpo unidade

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2017 Unidade São Conrado I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

1.2 O candidato deverá efetuar sua inscrição no período de setembro de 2018 a março de 2019.

1.2 O candidato deverá efetuar sua inscrição no período de setembro de 2018 a março de 2019. Santa Rosa EDITAL PROVA DE BOLSA 2019 A Prova de Bolsa 2019 do Pensi é um concurso que oferece bolsas de estudos em função de descontos na anuidade do futuro aluno. Os valores podem variar entre 5% e 70%.

Leia mais

2º ano Português. 3º ano Português Leitura e interpretação de texto e imagens

2º ano Português. 3º ano Português Leitura e interpretação de texto e imagens Conteúdos programáticos 1º ano Leitura e interpretação de texto. Alfabeto - vogais e consoantes Escrita do nome completo Autoditado Ditado simples. Sequência numérica - até 10 Noção de quantidade Desafios

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

Salvador, 09 de agosto de Senhores Pais e Responsáveis,

Salvador, 09 de agosto de Senhores Pais e Responsáveis, Salvador, 09 de agosto de 2016. Senhores Pais e Responsáveis, Comunicamos que o processo seletivo do Colégio Bernoulli para o ano letivo de 2017 está aberto a partir desta data, contando com vagas para

Leia mais

CONTEÚDO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO - COLÉGIO METODISTA GRANBERY -

CONTEÚDO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO - COLÉGIO METODISTA GRANBERY - CONTEÚDO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO - COLÉGIO METODISTA GRANBERY - Conteúdo 1º ano - 2012 1. Leitura; 2. Alfabeto (sequência); 3. Símbolos gráficos; 4. Escrita do próprio nome; 5. Escrita de palavras.

Leia mais

Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático

Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático 2º ano do Ensino Fundamental Componente Curricular Conteúdo Leitura e interpretação textual; Ordem alfabética; Bilhete; Carta; Convenções gráficas.

Leia mais

COLÉGIO OLIMPO GOIÂNIA EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2019

COLÉGIO OLIMPO GOIÂNIA EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2019 COLÉGIO OLIMPO GOIÂNIA EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2019 Processo Seletivo para as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio referente ao ano letivo de 2019, para o Colégio Olimpo

Leia mais

Atenção! O candidato tem que se inscrever para o ano que cursará em 2017!

Atenção! O candidato tem que se inscrever para o ano que cursará em 2017! Apresentação REGULAMENTO REVISADO CESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2017 O presente regulamento normatiza o processo de seleção de alunos do Ensino Fundamental II a serem contemplados com bolsas

Leia mais

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados Conteúdo Programático Cursos Técnicos Integrados Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. A vida nos ambientes Diversidade e evolução

Leia mais

EDITAL 01/2016 TESTE DE BOLSA

EDITAL 01/2016 TESTE DE BOLSA EDITAL 01/2016 TESTE DE BOLSA A Direção do Instituto Educacional Mahatma Gandhi, entidade mantida pelo Grupo Oeiras de Ensino ME (CNPJ 16.814.888/0001-36), torna público o presente Edital contendo normas

Leia mais

Provas Seletivas 2018

Provas Seletivas  2018 Provas Seletivas 2018 Fundamental I Fundamental I 1 ano Escrita de numerais e quantificação; Ideia aditiva e subtrativa; Sequência Numérica. Escrita de palavra e frases a partir da visualização de imagem;

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos* para as provas do Processo Seletivo com Bolsas 2018 do Colégio Sólido. * Conteúdos programáticos que serão trabalhados até 31 de agosto no Colégio

Leia mais

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL A exemplo do que vem ocorrendo em avaliações de aprendizagem escolar, pensadas a partir de uma perspectiva mais adequada aos tempos atuais, nossos testes de ingresso têm por objetivo

Leia mais

2.3. Taxa de inscrição A taxa de inscrição é de R$ 15,00 (quinze reais) e não estará sujeita à devolução.

2.3. Taxa de inscrição A taxa de inscrição é de R$ 15,00 (quinze reais) e não estará sujeita à devolução. 1 - Descrição do processo O processo de seleção para o ano letivo de 2019 será composto de uma prova escrita de português e matemática. A lista de aprovados será divulgada na Secretaria da Unidade I, juntamente

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO 4º ANO id1 id2 id3 id4 id5 id6 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso: propagandas, quadrinhos, fotos etc. id8 id9 Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. O Concurso de Bolsas 2019 será regido pelo presente edital e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para as turmas do 2º (segundo) ao 9º (nono) Anos do

Leia mais

CONCURSO DE BOLSA 2019

CONCURSO DE BOLSA 2019 6.º ANO Domínio linguístico-gramatical: emprego dos substantivos, adjetivos (locuções adjetivas), advérbios (locuções adverbiais), verbos (modos, tempos, flexões de número e pessoa). Acentuação - tônica

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I

ENSINO FUNDAMENTAL I ENSINO FUNDAMENTAL I CONTEÚDO 3 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto. Sequência e coerência de ideias. Criatividade. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Masculino e feminino. Singular

Leia mais

Semeando Valores, colhendo conquistas EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS/ 2016

Semeando Valores, colhendo conquistas EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS/ 2016 Semeando Valores, colhendo conquistas Rede Salesiana de Escolas Entusiasmo diante da vida EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS/ 2016 A Escola Nossa Senhora Auxiliadora faz parte da maior

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos para as provas do Concurso de Bolsas 2019 do Colégio Sólido. Atenção: O candidato deverá estudar os conteúdos programáticos descritos na série que

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Letra

Leia mais

EDITAL PROGRAMAS

EDITAL PROGRAMAS EDITAL 2017 - PROGRAMAS 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Testes de Língua Portuguesa e Matemática - Material: o candidato deverá trazer: lápis apontados, apontador, borracha e o Compreensão e interpretação

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016 EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016 I. Introdução: Receber novos alunos no Colégio Logosófico constitui sempre para nós um prazer, uma grande alegria! Nossa Escola tem o objetivo de contribuir

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO DE BOLSAS 2018 1- Português: Ensino Fundamental I- do 2º ao 5º ano Leitura, interpretação e produção de texto, ortografia, pontuação, feminino/masculino, sinônimo, antônimo,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL KYOKO OTI LTDA EPP COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II PROCESSO SELETIVO DO CONCURSO DE BOLSAS CEKO 2018

CENTRO EDUCACIONAL KYOKO OTI LTDA EPP COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II PROCESSO SELETIVO DO CONCURSO DE BOLSAS CEKO 2018 CENTRO EDUCACIONAL KYOKO OTI LTDA EPP COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II PROCESSO SELETIVO DO CONCURSO DE BOLSAS CEKO 2018 EDITAL Nº 01/2017, DE 26 DE SETEMBRO DE 2017. O presente Concurso será realizado

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2019

CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL! Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos e pronomes Classificação de palavras quanto ao número de sílabas e quanto à

Leia mais

EDITAL Nº PROCESSO SELETIVO 2018 PARA BOLSISTAS

EDITAL Nº PROCESSO SELETIVO 2018 PARA BOLSISTAS EDITAL Nº 01.2017 PROCESSO SELETIVO 2018 PARA BOLSISTAS SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. DAS INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO... 2 3. DO PROCESSO SELETIVO... 2 4. PROCESSO DE INSCRIÇÕES... 2 5. AVALIAÇÃO...

Leia mais

EDITAL nº 001/ PROCESSO SELETIVO PARA CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

EDITAL nº 001/ PROCESSO SELETIVO PARA CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA 1 EDITAL nº 001/2011 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima, por meio do Centro de Formação Profissional Profº

Leia mais

COLÉGIO OLIMPO UBERLÂNDIA EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2020

COLÉGIO OLIMPO UBERLÂNDIA EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2020 COLÉGIO OLIMPO UBERLÂNDIA EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2020 A direção do Colégio Olimpo torna públicas, nos termos deste Edital, as normas e os procedimentos para o ano letivo de 2020

Leia mais

Belo Horizonte, 09 de agosto de Senhores Pais e Responsáveis, Comunicamos que o processo seletivo do Colégio Bernoulli para o ano letivo de

Belo Horizonte, 09 de agosto de Senhores Pais e Responsáveis, Comunicamos que o processo seletivo do Colégio Bernoulli para o ano letivo de Belo Horizonte, 09 de agosto de 2016. Senhores Pais e Responsáveis, Comunicamos que o processo seletivo do Colégio Bernoulli para o ano letivo de 2017 está aberto a partir desta data, contando com vagas

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

EDITAL Nº 03/ Para ingressar no EMIEP é obrigatoriamente necessário que o candidato tenha concluído todo o Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano).

EDITAL Nº 03/ Para ingressar no EMIEP é obrigatoriamente necessário que o candidato tenha concluído todo o Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano). EDITAL Nº 03/2016 A Diretora Geral do Centro de Educação Profissional CEDUP Abílio Paulo, localizado na Avenida Universitária, nº 345, bairro Universitário, município de Criciúma SC, Senhora Maristela

Leia mais

EDITAL nº 001/ PROCESSO SELETIVO PARA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO

EDITAL nº 001/ PROCESSO SELETIVO PARA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO EDITAL nº 001/2012 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima, por meio do Centro de Formação Profissional

Leia mais

PROCESSO SELETIVO / 2018

PROCESSO SELETIVO / 2018 PROCESSO SELETIVO / 2018 Belo Horizonte, 02 de agosto de 2017. Senhores Pais e Responsáveis, Comunicamos que o processo seletivo do Colégio Bernoulli para o ano letivo de 2018 está aberto a partir desta

Leia mais

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO ES BIM3/2018 4º ANO Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para

Leia mais

Bolsão 2017 Colégio CEJAN Centro Educacional Jardim Neto

Bolsão 2017 Colégio CEJAN Centro Educacional Jardim Neto Bolsão 2017 Colégio CEJAN Centro Educacional Jardim Neto 1 Objetivo/ Inscrições 1.1 O Bolsão 2017 do COLÉGIO CEJAN CENTRO EDUCACIONAL JARDIM NETO destina-se a toda comunidade estudantil que se encontra

Leia mais