CURSO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU GEOGRAFIA, CIDADE E ARQUITETURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU GEOGRAFIA, CIDADE E ARQUITETURA"

Transcrição

1 CURSO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU GEOGRAFIA, CIDADE E ARQUITETURA

2 1. APRESENTAÇÃO O curso Geografia, Cidade e Arquitetura tem a proposta de discutir, através da arquitetura, a ocupação do território americano e suas cidades. O curso se propõe a apresentar um panorama crítico da produção cultural no território americano. Sua materialização através da arquitetura, como uma forma peculiar de conhecimento, onde se funde história, geografia, artes e técnica permitindo desse modo levantar questões e as necessidades próprias dessas realidades, relacionando-as às esferas socioeconômicas e ambientais. Um esforço de compreensão de escalas diversas, locais a globais. Assim, toma-se a produção científica, arquitetônica, literária, visual, musical, ou seja, cultural em sentido amplo, para se aprofundar o conhecimento sobre as aproximações e diversidades americanas. A estrutura curricular do curso está dividida em quatro módulos que organizam, para os estudantes, reflexões projetuais em distintas escalas: território, cidade, espaços públicos e equipamentos. Os módulos, bimestrais, definem as quatro regiões (em países diversos do Continente Americano ou a ele relacionado) que serão estudadas como tema de trabalho, com a intenção de contínua rotatividade. Cada módulo está organizado em três partes / disciplinas: História e Cultura, Arte e Arquitetura e Ateliê de Projeto, este último é o momento onde os alunos desenvolvem um projeto para o país em estudo. Em cada uma destas fases contamos com a participação de professores convidados dos países tema da investigação. Além do corpo docente da Escola da Cidade o curso Geografia, Cidade e Arquitetura conta com a colaboração permanente de professores das faculdades conveniadas à Escola da Cidade:

3 Canadá, EUA, México, Costa Rica, Cuba, Panamá, Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador e Brasil. OBJETIVOS DO CURSO Objetivos gerais O objetivo do Geografia, Cidade e Arquitetura é promover o estudo, a reflexão sobre as necessidades e à especialização dos profissionais da área das ciências humanas em temas relacionados a produções culturais, socioeconômicas, arquitetônicas e ambientais próprias dos países do território americano. Objetivos Específicos: 1. Formar e capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora, visando atender as necessidades socioambientais, de desenvolvimento de política pública e planejamento urbano; 2. Formar e capacitar profissionais qualificados para gestão do conhecimento, desenvolvimento de projetos e pesquisa; 3. Formar profissionais qualificados para contribuir com a promoção e a intensificação de uma consciência crítica sobre o patrimônio histórico, ambiental e cultural dos países do território americano. 2. COORDENAÇÃO Prof. Dr. Álvaro Puntoni: arquiteto e Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

4 Prof. Ms. Fernando Viégas: arquiteto e Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Assessores de Coordenação: Profa. Dra. Marianna Ramos Boghosian Al Assal: graduada em Arquitetura e Urbanismo, Mestre e Doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo Prof. Dr. Tiago Mesquita: graduado em ciências sociais, mestre e doutor em Filosofia pela FFLCH-USP CARACTERIZAÇÃO DO CURSO Carga horária horas Nº de vagas - 40 Público-alvo: Profissionais e acadêmicos das áreas de arquitetura, urbanismo, engenharia, artes e demais profissionais da área de ciências humanas e sociais que atuam ou desenvolvem projetos na área. 3. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO O curso de especialização Geografia, Cidade e Arquitetura está estruturado em quatro módulos dedicados ao estudo e à realização de projetos escalas e regiões distintas de diferentes países; e o conteúdo de cada módulo está organizado por diferentes disciplinas: História e Cultura, Arte e Arquitetura e Ateliê de Projeto, presentes em todos os módulos, com a finalidade de fomentar a formação transversal ou interdisciplinar dos profissionais da área, e propiciar entradas diversas para a atividade projetual.

5 4. REGIME DIDÁTICO ESCOLAR 4.1. CRITÉRIOS: Critérios de seleção e admissão: avaliação curricular e apresentação de documento comprobatório de conclusão de graduação. Aprovação nas disciplinas: Ter 75% de frequência das aulas prevista e ser aprovado com média mínima de 7,0 (sete) nas avaliações que fazem a conclusão de cada um dos módulos previstos. Para trancamento de matricula: O aluno poderá trancar sua matricula a qualquer tempo e seu retorno ao curso estará condicionado a análise de seu histórico escolar e a oferta de novas turmas. Para obtenção de certificado: Ter 75% de frequência nas aulas e aproveitamento com nota mínima igual a 7,0 nos exercícios que compõe a estrutura curricular do curso e no trabalho individual de conclusão do curso no formato de monografia. A monografia deverá vincular os temas abordados no decorrer do curso com questões de interesse individual do estudante e deverá ser entregue em 02 vias impressas, sendo a 1ª para o professor orientador e a outra para a biblioteca. Também é imprescindível a entrega em versão digital para arquivo. O prazo máximo para entrega da monografia é de até 90 dias após o enceramento das atividades presencias do curso. 5. METODOLOGIA A metodologia do curso Geografia, Cidade e Arquitetura têm como fundamento trabalhar tanto nas aulas teóricas como nas conferências e aulas práticas o contexto real relacionado aos

6 temas tratados no curso, para tanto se utiliza como recurso pedagógico: Aulas expositivas: De forma dialogada, os conteúdos pertinentes a cada disciplina serão tratados de forma a trazer as informações técnicas e promover o debate sobre os temas essenciais relacionados a produções culturais, socioeconômicas, arquitetônicas e ambientais próprias dos países do território americano. Conferências a cada nova edição do curso, são convidados professores especialistas de outras cidades/país para contribuir com um novo olhar sobre a cultura dessas nações. O corpo docente de faculdades conveniadas à Escola da Cidade são colaboradores permanentes deste curso: Canadá, EUA, México, Costa Rica, Cuba, Panamá, Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador e Brasil. Atelier de projeto O Atelier é espaço didático, que ao final de cada Módulo, será proposto aos alunos o desafio de desenvolver propostas de acordo com a temática de cada módulo. 6. PERÍODO E PERIODICIDADE O curso tem a duração de 12 meses (início e término em fevereiro) As aulas são às segundas e terças-feiras, das 18h30 às 22h30 Além de algumas aulas agendadas por semestre às quartas e sábados ao longo do ano, para aulas de professores convidados externos e bancas finais de cada módulo. Orientação individual para o Trabalho de Conclusão horário a ser organizado com o orientador

7 7. PROGRAMA DAS DISCIPLINAS O curso de especialização Geografia, Cidade e Arquitetura está estruturado em quatro módulos dedicados a escalas de projeto e regiões diversas. Cada um dos módulos tem seus conteúdos sempre organizados a partir das seguintes disciplinas: DISCIPLINA: HISTÓRIA E CULTURA (MÓDULOS I, II, III e IV) Profa. Dra. Marianna Boghosian Al Assal Ementa: Apresentar um panorama geral da história do Continente Americano e sua influência no desenvolvimento e nas peculiaridades de cada região (da América pré-colombiana ao momento atual) a partir de recortes cronológicos e temáticos específicos. Refletir sobre o papel da arquitetura e das cidades diante das condições territoriais específicas; das necessidades de cada região e de sua interação com a história, geografia, arte e cultura. Objetivo: A disciplina visa introduzir o País objeto de estudo em seus aspectos históricos, socioeconômicos, geográficos, ambientais e culturais. Carga horária: 20 h/a (por módulo) Bibliografia principal: ATIQUE, Fernando. Arquitetando a boa vizinhança: A sociedade urbana do Brasil e a recepção do mundo Norte-Americano, São Paulo: Tese de doutorado defendida junto à FAU-USP, GORELIK, Adrián. Das vanguardas a Brasília: cultura urbana e arquitetura na América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG, HOBSBAWM, Eric. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

8 Bibliografia complementar: ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, BALAKRISHNAN, Gopal. Um mapa da questão nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Cia. das Letras, BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina, v.5, de 1870 a São Paulo: Edusp, História da América Latina, v.6, a América Latina após 1930: economia e sociedade. São Paulo: Edusp, BHABHA, Homi K. Nation and narration. London: Routledge, BONFIL BATTALLA, Guillermo. México profundo. Cidade do México: SEP, BROWNE, Enrique. Otra Arquitectura en América Latina, Arquitectura Latinoamericana. Mexico: G. Gili, BULLRICH, Francisco. Arquitectura latinoamericana, Buenos Aires: Editorial Sudamericana, CANCLINI, Nesto Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, CETTO, Max L. Modern architecture in Mexico. Nova Iorque: Frederick A. Praeger, GORELIK, Adrián; Liernur, Jorge Francisco (comp.), La sombra de la vanguardia, Hannes Meyer en México Buenos Aires: Proyecto Editorial, FADU/UBA/SCA, 1993.

9 GUTIÉRREZ, Ramón. Arquitectura y urbanismo en Iberoamérica. Madri: Ediciones Cátedra, HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, LIERNUR, Jorge Francisco. Escritos de arquitectura del siglo XX en América Latina. Madri: Tanais, PRADO, Maria Ligia Coelho. Repensando a história comparada da América Latina. Revista História, São Paulo, FFLCH-USP / Humanitas, n.153, p.11-33, 2º semestre Disponível em: < Acessado em jun VARGAS SALGUEIRO, Ramón (coord.). Historia de la arquitectura y el urbanismo mexicanos. Vol. II El México Independente, Tomo II Afirmación del nacionalismo y la modernidad. México: Fondo de Cultura Económica, DISCIPLINA: ARTE E ARQUITETURA (MÓDULOS I, II, III e IV) Prof. Dr. Tiago Mesquita Ementa: Apresentação e discussão da arquitetura e da produção artística histórica e contemporânea no continente Americano e em suas relações com outras partes do globo. Esse panorama geral da arte americana engloba ainda outras produções culturais a exemplo da música, literatura ou culinária. Objetivo: Discutir questões concernentes à produção artística tanto em relação a seus métodos e procedimentos, quanto nas relações que estabelece com outros campo da cultura. Carga horária: 20 h/a (por módulo) Bibliografia principal:

10 ARGAN, Giulio Carlo. A arte moderna. São Paulo, Companhia das Letras, FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin. Art since Modernism, antimodernism, postmodernism. New York, Thames & Hudson, TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo, CosacNaify, Bibliografia complementar: ARCHER, Michael. Arte contemporânea uma história concisa. São Paulo, Martins Fontes, BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo, CosacNaify, BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I. São Paulo, Brasiliense, BUCHLOCH, Benjamin. Neo-avantgarde and culture industry. Cambridge, MIT Press, CAUQUELIN, Anne. Teorias da arte. São Paulo, Martins, CHIPP, H.B., Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória (orgs). Escritos de artistas anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo, Martins Fontes, DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar-comum. São Paulo: CosacNaify, Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo, Edusp, 2006.

11 DE DUVE, Thierry. Resonances du readymade. Paris, Éditions Jacqueline Chambon, DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro, Contraponto, DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas & movimentos. São Paulo: CosacNaify, FOSTER, Hal. O complexo arte-arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, MAMMÌ, Lorenzo. O que resta. Arte e crítica de arte. São Paulo, Companhia das Letras, ROSENBERG, Harold. A tradição do novo. São Paulo, Perspectiva, Objeto ansioso. São Paulo, CosacNaify, STEINBERG, Leo. Outros critérios. São Paulo, CosacNaify, DISCIPLINA: ATELIÊ DE PROJETO (MÓDULOS I, II, III e IV) Prof. Dr. Álvaro Puntoni Prof. Ms. Fernando Viégas Ementa: Dedicado ao desenvolvimento de um projeto no país investigado a partir do tema estrutural de cada Módulo - território, cidade, espaços públicos e equipamentos. Subsidiar o projeto a ser realizado focando casos e experiências de relevância arquitetônica.

12 Objetivo: Propiciar aos alunos experiências diversas e qualificadas de elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos em escalas distintas. Carga horária: 40 h/a (por módulo) Bibliografia principal: CSABA, Deak; SCHIFFER, Sueli (org). O processo de urbanização no Brasil. São Paulo: Edusp, 2004 HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitetura. São Paulo: Ed. Martins Fontes, KOOLHAAS, Rem. Nova York delirante: um manifesto retroativo para Manhattan. São Paulo: Cosac Naify, Bibliografia complementar: ARANTES, Otília. O lugar da arquitetura depois dos Modernos. São Paulo: Edusp/Studio Nobel, COHEN. O future da arquitetura desde 1889: uma história mundial. São Paulo: Cosac Naify, DEL RIO, V. Introdução ao Desenho Urbano no Processo de Planejamento. São Paulo: Pini, LAWSON, Bryan. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de textos, MONTANER, Josep Maria. Sistemas arquitetonicos contemporâneos. Barcelona: Gustavo Gili, A modernidade superada. Ensaios sobre arquitetura contemporânea. Barcelona: Gustavo Gili, NESBITT, Kate (org). Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica ( ). São Paulo: Cosac Naify, 2006.

13 SOLA-MORALES, Ignasi de. Territorios. Barcelona: Gustavo Gili, Intervenciones. Barcelona. Gustavo Gili, SYKES, A. Krista (org). O campo ampliado da arquitetura: antologia teórica ( ). São Paulo: Cosac Naify, TSCHUMI, Bernard, Architecture and disjunction, M.I.T. Press, Cambridge (MA), USA, TSCHUMI, Bernard. Cheng, Irene. The State of Architecture at the Beginning of the 21st Century. New York, the Monacelli Press, ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PARA MONOGRAFIA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA Prof. Dr. Álvaro Puntoni Prof. Ms. Fernando Viégas Carga horária: 40 horas Ementa: Construção de uma monografia a partir da orientação dos professores do curso, no que se refere ao conteúdo, critérios e formato. Objetivo: Garantir e acompanhar o desenvolvimento monografia (Trabalho de Conclusão). Pretende-se garantir trabalhos de natureza teórica ou teórico-prática que envolvam as áreas de conhecimento conferidas pelo curso. Os resultados não necessitam ser, obrigatoriamente, conclusivos, mas devem partir de uma ideia concreta devidamente fundamentada.

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA Código: ARQ023 Carga horária: 68HS Pré-requisito: ARQ018, ARQ021 Semestre letivo: 2017.2 Turma: 01 Horário: 08:50-10:40 Docente: Titulação:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO AUH 0133 Arquitetura e Cidade Profa. Dra. Nilce Cristina Aravecchia Botas Período: sextas-feiras

Leia mais

ÁREA DE ATUAÇÃO 3: PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ÁREA DE ATUAÇÃO 3: PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Fevereiro de 2019 ÁREA

Leia mais

Dia e horário 2ª feira / 1º Tempo das 14 às 17:00 h / 1º semestre de 2018

Dia e horário 2ª feira / 1º Tempo das 14 às 17:00 h / 1º semestre de 2018 Disciplina Intervenção na preexistência Professora Maira Rios Dia e horário 2ª feira / 1º Tempo das 14 às 17:00 h / 1º semestre de 2018 Missões, intervenção de Lucio Costa OBJETIVOS Exercitar o raciocínio

Leia mais

CURSO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU ARQUITETURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

CURSO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU ARQUITETURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CURSO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU ARQUITETURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE 1. APRESENTAÇÃO A Bauhaus foi uma escola democrática no sentido pleno do termo: precisamente por isso, o nazismo, tão logo chegou ao poder,

Leia mais

FORMULÁRIO DE COMPONENTE CURRICULAR

FORMULÁRIO DE COMPONENTE CURRICULAR Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação FORMULÁRIO DE COMPONENTE CURRICULAR 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROGRAMA: Programa Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design

Leia mais

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs Disciplina: HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA IV - CCE0895 Carga horária: 40h/a Semestre/ano: 2017.1 Profa.: Larissa

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ353 Projeto III

Programa Analítico de Disciplina ARQ353 Projeto III 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

PROGRAMA CURSO MAK132 ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ACERVO DO MAC-USP

PROGRAMA CURSO MAK132 ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ACERVO DO MAC-USP PROGRAMA CURSO MAK132 ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ACERVO DO MAC-USP Ementa: História da arte moderna e da arte contemporânea a partir do acervo do Museu de Arte Contemporânea. Historiografia da arte

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: História da Arquitetura e do Urbanismo II Código: ARQ027 Carga horária: 68 Pré-requisito: ARQ021 Semestre letivo: 2019.1 Turma: 02 Horário: Terças e Quintas das 10h40m às 12h30m

Leia mais

CARGA HORÁRIA 60 h/a

CARGA HORÁRIA 60 h/a CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA ELETIVA: OFICINA DE PROJETOS DO CONSELHO TÉCNICO PARA ALUNOS: 4º AO 12º SEMESTRES PROFESSORES: JOÃO PAULO MEIRELLES DE FARIA / JULIANA BRAGA DIA DA SEMANA: 4ª

Leia mais

Metodologia. Aulas expositivo-dialogadas, empregando o quadro.

Metodologia. Aulas expositivo-dialogadas, empregando o quadro. Instituto de Economia Graduação em Ciências Econômicas (Bacharelado) Programa da Disciplina Tópicos em Economia Brasileira I: Construção da Nação e Desenvolvimento Econômico no Brasil nas Reflexões de

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura Plena em Educação Artística. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura Plena em Educação Artística. Ênfase Curso 1404 - Licenciatura Plena em Educação Artística Ênfase Identificação Disciplina 0003301A - Introdução às Ciências Sociais Docente(s) Otavio Barduzzi Rodrigues da Costa Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0006151A - As Fotografias da Arquitetura e da Cidade Docente(s) Sidney Tamai Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Unidade Universitária: Curso: - Mestrado e Doutorado Disciplina: Leitura de projeto de arquitetura e de suas estratégias projetuais Professores: Rafael Antonio Cunha Perrone Charles de Castro Vincent Carga

Leia mais

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA 01011100 E 01011910 E E E 01011990 E E E 01012000 E 01021000 E 01029000 E E E 01031000 E 01039100

Leia mais

DISCIPLINA: Seminários de Arte. PROFESSOR: Angela Grando PERÍODO: 2016/2 HORÁRIO: 3ª feira das 14:00 as 18:00 hs

DISCIPLINA: Seminários de Arte. PROFESSOR: Angela Grando PERÍODO: 2016/2 HORÁRIO: 3ª feira das 14:00 as 18:00 hs DISCIPLINA: Seminários de Arte PROFESSOR: Angela Grando PERÍODO: 2016/2 HORÁRIO: 3ª feira das 14:00 as 18:00 hs C.H.SEMANAL: 04/ C.H.Semestral: 60h EMENTA A disciplina desenvolve o estudo de questões específicas

Leia mais

- arte e política (arte engajada, de protesto, de resistência, de propaganda)

- arte e política (arte engajada, de protesto, de resistência, de propaganda) DISCIPLINA OPTATIVA: HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE 1º. SEMESTRE 2012 NOTURNO PROFA. DRA. MARIA HELENA ROLIM CAPELATO EMENTA E OBJETIVOS: O curso tem como objetivo refletir sobre as múltiplas relações entre História

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DA FORMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DA FORMA NORMAS COMPLEMENTARES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA O SETOR DE EXPRESSÃO GRÁFICA DO DARF/2018-1 Edital nº 714 de 16 de novembro de 2017 Publicado no D.O.U. nº 220 de 17 de novembro

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ORIENTADOR: Professora Doutora Sônia Salzstein Goldberg ORIENTANDO: Felipe Romero Polillo (nº USP 7165341) DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS ECA INTRODUÇÃO 1. Este projeto de renovação

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003732A - Urbanismo IV: Inserção Urbana de Equipamentos Coletivos Docente(s) Maria Helena Carvalho Rigitano Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

Caracterização Curso: LICENCIATURA EM HISTÓRIA. Ano/Semestre letivo: 2012/1. Período/Série: 4. Turno: ( ) Matutino ( X ) Vespertino ( ) Noturno

Caracterização Curso: LICENCIATURA EM HISTÓRIA. Ano/Semestre letivo: 2012/1. Período/Série: 4. Turno: ( ) Matutino ( X ) Vespertino ( ) Noturno Pág. 1 Caracterização Curso: LICENCIATURA EM HISTÓRIA Ano/Semestre letivo: 01/1 Período/Série: 4 Turno: ( ) Matutino ( X ) Vespertino ( ) Noturno Carga horária semanal: 3h (4 aulas) Carga horária total:

Leia mais

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ARQUITETURA E URBANISMO CCE0736

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ARQUITETURA E URBANISMO CCE0736 Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs CCE0736 Profa.: Larissa Porto EMENTA Integração interdisciplinar entre os conteúdos do Núcleo de Conhecimentos Profissionais

Leia mais

AUT 0518 _ PROJETO DOS CUSTOS 1º SEMESTRE 2019

AUT 0518 _ PROJETO DOS CUSTOS 1º SEMESTRE 2019 FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO AUT 0518 _ PROJETO DOS CUSTOS 1º SEMESTRE 2019 Profs: Ângelo Filardo; Caio Santo Amore; João Meyer Estagiário PAE: Gustavo Marques EMENTA

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA PLANO DE DISCIPLINA CURSO: Artes Visuais DISCIPLINA: Filosofia CÓDIGO: CARGA HORÁRIA GERAL: 60h CH TEÓRICA:

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA. Departamento de Terapia Ocupacional (Especialização em Acessibilidade Cultural) 09 TOTAL DE VAGAS P/ SEMESTRE LETIVO:

PROGRAMA DA DISCIPLINA. Departamento de Terapia Ocupacional (Especialização em Acessibilidade Cultural) 09 TOTAL DE VAGAS P/ SEMESTRE LETIVO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE ACESSIBILIDADE

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: OFICINA DE PROJETO I Código: ARQA14 Carga horária: 272 h Pré-requisito: - Semestre letivo: 2016 Turma: Noturno Horário: TER/QUI - 18:30 às 22:10 Docente: Titulação: Natalie Johanna

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA COORDENAÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA COORDENAÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO PLANO DE CURSO Disciplina: OFICINA DE PROJETO I Código: ARQA14 Carga horária: 272 h Pré-requisito: - - Semestres letivos: 2019.1 e 2019.2 Turmas: T01 T02 T03 T04 Horário: TER/QUI - 18:30 às 22:10 Docentes:

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA CIDADE

A CONSTRUÇÃO DA CIDADE A CONSTRUÇÃO DA CIDADE O conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura Plena em Educação Artística. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura Plena em Educação Artística. Ênfase Curso 1404 - Licenciatura Plena em Educação Artística Ênfase Identificação Disciplina 0003323A - Desenho Estrutural Docente(s) Maria Antonia Benutti Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE PROJETO HISTÓRIA E TEORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE PROJETO HISTÓRIA E TEORIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE PROJETO HISTÓRIA E TEORIA HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO V PHT 015 Prof. a Raquel von Randow Portes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 16, de 30

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Laboratório de Pesquisa e Ensino em História Contemporânea II (HH 130) Créditos:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTE NA ÁREA DE ARTES VISUAIS SUBÁREA:

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTE NA ÁREA DE ARTES VISUAIS SUBÁREA: PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTE NA ÁREA DE ARTES VISUAIS SUBÁREA: Expressão Tridimensional com Ênfase em Escultura Artes Visuais/Expressão Tridimensional com ênfase em Escultura. Da especificação

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: OFICINA DE PROJETO I Código: ARQA14 Carga horária: 272 h Pré-requisito: - Semestre letivo: 2017 Turma: Noturno Horário: TER/QUI - 18:30 às 22:10 Docente: Titulação: Natalie Johanna

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL No. 010/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA UFU/ /INSTITUTO DE ARTES

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL No. 010/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA UFU/ /INSTITUTO DE ARTES NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL No. 010/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA UFU/ / ÁREA: ARTES VISUAIS A presente norma complementar deve estar de acordo com

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - História da Arquitetura III

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - História da Arquitetura III Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0006126A - História da Arquitetura III Docente(s) Kelly Cristina Magalhães Faria Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

Rem Koolhaas, Toyo Ito, Sanaa, Álvaro Siza e Peter Zumthor: Projetos e Teorias

Rem Koolhaas, Toyo Ito, Sanaa, Álvaro Siza e Peter Zumthor: Projetos e Teorias Disciplina Rem Koolhaas, Toyo Ito, Sanaa, Álvaro Siza e Peter Zumthor: Projetos e Teorias Professora Gabriel Kogan Dia e horário 2ª feira / 1º Tempo das 14 às 17:00 h / 1º semestre de 2018 O curso explorará

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h)

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h) ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (40 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003743A - História da Arquitetura III - Do Neoclássico ao Moderno Docente(s) Kelly Cristina Magalhães Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO AUH-119 "HISTÓRIA DA PAISAGEM BRASILEIRA" Prof. José Pedro de Oliveira Costa

Leia mais

Especialização em Condicionamento Físico Personalizado

Especialização em Condicionamento Físico Personalizado Especialização em Condicionamento Físico Personalizado O curso de Pós-Graduação Especialização em Condicionamento Físico Personalizado permite ao seu concluinte a certificação de Especialista em Condicionamento

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 09 /2012 O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do artigo 11 do Estatuto da UERJ e com base no Processo nº 4.205/DAA/2011,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FILOSOFIA GERAL 2º Semestre de 2009 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0114 Sem pré-requisito Docentes: Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho

Leia mais

EDITAL No. 01/PGAU-Cidade/2013 Processo Seletivo 2014

EDITAL No. 01/PGAU-Cidade/2013 Processo Seletivo 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM URBANISMO, HISTÓRIA E ARQUITETURA DA CIDADE PGAU-CIDADE 88040-900 - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO ÁREA: Ciências Tecnológicas CURSO: Arquitetura e Urbanismo

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO ÁREA: Ciências Tecnológicas CURSO: Arquitetura e Urbanismo CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO ÁREA: Ciências Tecnológicas CURSO: Arquitetura e Urbanismo PLANO DE ENSINO 1. Identificação Disciplina Composição Projetual III Código ARQ 319 Carga horária total 102h

Leia mais

INFORMATIVO UNILA NO TERRITÓRIO

INFORMATIVO UNILA NO TERRITÓRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INFORMATIVO UNILA NO TERRITÓRIO PANORAMA INSTITUCIONAL UNILA ENSINO NA UNILA: Criada pela Lei.89, de de janeiro de 00, a Universidade

Leia mais

teoria e história da PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA horas/semana 80 horas/semestre

teoria e história da PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA horas/semana 80 horas/semestre teoria e história da PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA 2017.1 04 horas/semana 80 horas/semestre Arquitetura e Urbanismo Prof. Lucas Jordano EMENTA _ Estudos da teoria, história e prática da preservação, conservação,

Leia mais

Cidade, trabalho e cidadania (45h/a 3 créditos) Professor: Cláudio Roberto de Jesus

Cidade, trabalho e cidadania (45h/a 3 créditos) Professor: Cláudio Roberto de Jesus UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS Cidade, trabalho e cidadania

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E CRONOGRAMA DO CONCURSO

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E CRONOGRAMA DO CONCURSO HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E CRONOGRAMA DO CONCURSO INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS EDITAL 24/2016 Homologação realizada a partir das inscrições presenciais e via correio, feitas até 02/07/2016 e que tenham chegado

Leia mais

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I: Percepção

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I: Percepção Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003700A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I: Percepção Docente(s) Maria Helena Carvalho Rigitano, Rosio Fernandez

Leia mais

EDITAL PPG-ICAL Nº 01, DE 26 DE MAIO DE 2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM INTEGRAÇÃO CONTEMPORÂNEA DA AMÉRICA LATINA ICAL

EDITAL PPG-ICAL Nº 01, DE 26 DE MAIO DE 2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM INTEGRAÇÃO CONTEMPORÂNEA DA AMÉRICA LATINA ICAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ECONOMIA, SOCIEDADE E POLÍTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INTEGRAÇÃO CONTEMPORÂNEA DA AMERICA

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio PLANO DE ENSINO Curso Disciplina/Carga horária Professor Responsável Licenciatura em Matemática ESTG 04- Estágio Supervisionado IV (150h.a) Nome: Marleide Coan Cardoso email:marleide@ifc-sombrio.edu.br

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: TÉCNICAS RETROSPECTIVAS CÓDIGO: TAU079 CLASSIFICAÇÃO: Obrigatória PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 45 horas PROFESSOR: Marco Antônio

Leia mais

O TALLER NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO - UMA EXPERIÊNCIA LATINA DE INTERVENÇÃO SOCIAL 1

O TALLER NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO - UMA EXPERIÊNCIA LATINA DE INTERVENÇÃO SOCIAL 1 O TALLER NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO - UMA EXPERIÊNCIA LATINA DE INTERVENÇÃO SOCIAL 1 Cristhian Moreira Brum 2, Helena Copetti Callai 3. 1 Projeto de extensão realizado com orientações do Doutorado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2018.1 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Sociologia Urbana, atores sociais e internacionalização das cidades

PLANO DE ENSINO. Sociologia Urbana, atores sociais e internacionalização das cidades PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS) PPGS049 -Tópico Especial PLANO DE ENSINO Sociologia Urbana, atores sociais e internacionalização das cidades Professora: Vanessa Marx Período letivo: 2017/2

Leia mais

Programa de Ensino. Disciplina: Espaços Museais e Arquitetura de Museus Código: Período: Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs. Ementa da Disciplina

Programa de Ensino. Disciplina: Espaços Museais e Arquitetura de Museus Código: Período: Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs. Ementa da Disciplina Programa de Ensino Disciplina: Espaços Museais e Arquitetura de Museus Código: Período: I/2016 Curso: Museologia Código: Habilitação: Série: Turma: 3ª feira Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs h/a sem.:

Leia mais

Arte Geral aplicada a Museologia II (MUL 191)

Arte Geral aplicada a Museologia II (MUL 191) Arte Geral aplicada a Museologia II (MUL 191) Disciplina Arte Geral aplicada a Museologia II Departamento Museologia Unidade EDTM Código MUL191 Carga Horária Semanal Teórica 04 Prática 00 N o de Créditos

Leia mais

Arquitetura Anticlássica. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP

Arquitetura Anticlássica. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP Arquitetura Anticlássica Fundação Armando Alvares Penteado FAAP Bibliografia Básica ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 BENÉVOLO, Leonardo.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Graduação

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Graduação CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Graduação PLANO DE ENSINO MODALIDADE PRESENCIAL 1 Ano 2013-1º Semestre Data 06/02/2013 Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina/Componente curricular: Experimentações

Leia mais

PLANO DE CURSO. Reforçar a capacidade de análise e síntese do aluno com vistas à elaboração do TFG.

PLANO DE CURSO. Reforçar a capacidade de análise e síntese do aluno com vistas à elaboração do TFG. PLANO DE CURSO CURSO: Arquitetura e Urbanismo SÉRIE: 6º/7º Semestre DISCIPLINA: Projeto Arquitetônico (Intervenção Urbana) CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 Horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Horas HORÁRIO:

Leia mais

BRASÍLIA O URBANISMO MODERNO. HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO III Prof. a Raquel Portes

BRASÍLIA O URBANISMO MODERNO. HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO III Prof. a Raquel Portes UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: Arquitetura e Urbanismo HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO III Prof. a Raquel Portes O URBANISMO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Anexo II Resolução n º 133/2003-CEPE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO - PERÍODO LETIVO/ANO: 1º/2019 Programa: PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Sociologia VI: Sociologia CARGA HORÁRIA 72 horas Urbana CURSO Sociologia e política SEMESTRE 6º

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003701A - Arquitetura I: Percepção do Espaço Construído Docente(s) Rosio Fernandez Baca Salcedo Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO PROGRAMA DA DISCIPLINA OPTATIVA AUH 129 ARQUITETURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

Leia mais

. Neoconcretismo Vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo, Cosac & Naify, 1999.

. Neoconcretismo Vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo, Cosac & Naify, 1999. 7. BIBLIOGRAFIA AMARAL, Aracy A (supervisão). Projeto construtivo brasileiro na Arte (1950 1962). Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977. ARGAN, Giulio Carlo. Arte

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II Código: ARQ027 Carga horária: 68HS Pré-requisito: ARQ021 Semestre letivo: 2018.2 Turma: 03 Horário: Terças e Quintas-feiras 14:50 16:40

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3211.1 HISTÓRIA DA ARTE E DA CULTURA PROFESSOR (A) OBJETIVOS 2ª 02 34

Leia mais

V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB Brasília 17 a 19 de maio de 2017

V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB Brasília 17 a 19 de maio de 2017 V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB 2017 FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES COMO VETOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DAS AMÉRICAS Brasília 17 a 19 de

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 JORNALISMO Disciplina: História da Arte e da Cultura Núcleo Temático: Humanidades e Ciências Código da Disciplina: 121.3211.1 Professor(es):

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: Arquitetura da Paisagem Código: ARQ A53 Carga horária: 68 Pré-requisito: Semestre letivo: 2019.1 Turma: Horário: 2ª e 6ª // 18:30 / 20:20hs Docente: Marta Raquel da Silva Alves

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Diálogos da Arquitetura

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Diálogos da Arquitetura Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0006150A - Diálogos da Arquitetura Docente(s) Rosio Fernandez Baca Salcedo Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

Ementa: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni

Ementa: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni Ementa: Este curso trata da passagem do pensamento do medievo para a investigação

Leia mais

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015 ! OBJETIVOS 1) Apresentar os cronogramas de formação e articular agenda; 2) Verificar a instalação e funcionamento dos conselhos escolares; 3) Discutir possibilidades, limites e desafios das avaliações

Leia mais

PLANO DE ENSINO - SEMESTRE

PLANO DE ENSINO - SEMESTRE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Campus Universitário Trindade 88010-970 - Florianópolis - SC Fone-fax: (48) 3721-9550 - 9393 www.arq.ufsc.br

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Arquitetura e Urbanismo FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( x ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: (x )

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 3.1 OBJETIVOS GERAIS Problematizar o ensino de História e iniciar a construção de um outro olhar acerca da realidade.

PLANO DE ENSINO. 3.1 OBJETIVOS GERAIS Problematizar o ensino de História e iniciar a construção de um outro olhar acerca da realidade. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED DIREÇÃO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: História ANO/SEMESTRE: 2014/1 CURSO: História FASE:

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Artes Visuais Professores: Daniel Bruno Momoli Período/ Fase: VI Semestre: II Ano: 2011 Disciplina:

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas DISCIPLINA... : FSL0117 Introdução à Sociologia DEPARTAMENTO... : Sociologia/FFLCH TURMAS... : 12, 13, 21 e 24 PROFESSOR... : Alexandre Abdal (aleabdal@usp.br) OBJETIVOS DA DISCIPLINA PROGRAMA A disciplina

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA:

PROGRAMA DA DISCIPLINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA PROGRAMA DA DISCIPLINA: I IDENTIFICAÇÃO: Curso: Arquivologia Ano: 2014/1 Período: Disciplina:

Leia mais

Manter-se atualizado profissionalmente. Perceber as necessidades do cliente. Manter-se atualizado a respeito da aplicação de materiais.

Manter-se atualizado profissionalmente. Perceber as necessidades do cliente. Manter-se atualizado a respeito da aplicação de materiais. Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 747 de 10/09/2015 ETEC DE TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção cultural

Leia mais

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável)

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Plano de Ensino DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Teoria das Ciências Humanas II PRÉ-REQUISITOS: HF300 ou HF305 ou HF362 ou HF397 PROFESSOR: Luiz Repa CÓDIGO: HF396 SEMESTRE: 1 / 2013 C.H. TOTAL: 60 C.H.

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Técnicas Retrospectivas

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Técnicas Retrospectivas Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0006092A - Técnicas Retrospectivas Docente(s) Rosio Fernandez Baca Salcedo Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E URBANISMO Código: ARQ 018 Carga horária: 68 H Pré-requisito: Semestre letivo: 2019 Turma: T020000 Horário: Ter/Qui 8h50/10h40 Docente: Titulação: Gabriela

Leia mais

Período: Código: BAC 770 (M) BAC 816 (D) Ementa de Curso/Linha: HCA Disciplina: História e Crítica da Arte Contemporânea I

Período: Código: BAC 770 (M) BAC 816 (D) Ementa de Curso/Linha: HCA Disciplina: História e Crítica da Arte Contemporânea I Ementa de Curso/Linha: HCA Disciplina: História e Crítica da Arte Contemporânea I Período: 2017.1 Código: BAC 770 (M) BAC 816 (D) CURSO: Os abstracionismos dos anos 1950-60, no Brasil: entendimentos, diversidade

Leia mais

PFLEX O EDIFÍCIO INFRAESTRUTURAL prof. carlos alberto maciel 3o bimestre de 2013

PFLEX O EDIFÍCIO INFRAESTRUTURAL prof. carlos alberto maciel 3o bimestre de 2013 CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: PROJETO DE ARQUITETURA G CÓDIGO: PRJ 084 CLASSIFICAÇÃO: Optativa do Grupo 1 PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 0 horas 0 créditos,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003723A - Paisagismo III: Espaços Livres Setoriais Docente(s) Emilia Falcao Pires Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / DIURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / DIURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / DIURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Teoria Urbana CÓDIGO: ACR026 CLASSIFICAÇÃO: Obrigatória PRÉ-REQUISITO: não tem CARGA HORÁRIA: TÉORICA : 60 horas PRÁTICA: 00

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003202A - História da Comunicação Docente(s) Maria Cristina Gobbi Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

Programa Interuniversitário em Educação Ambiental (Espanha-2001/2009)

Programa Interuniversitário em Educação Ambiental (Espanha-2001/2009) 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL "SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE" 3er Seminario Internacional de Sostenibilidad en la Universidad Mesa Redonda: Políticas para a sustentabilidade nas Universidades Pós-graduação

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Artes Visuais Professores: Daniel Bruno Momoli Período/ Fase: V Semestre: I Ano: 2013 Disciplina: História

Leia mais

CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE HISTÓRIA DA AMÉRICA PRODUZIDAS NAS UNIVERSIDADES PAULISTAS ( )

CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE HISTÓRIA DA AMÉRICA PRODUZIDAS NAS UNIVERSIDADES PAULISTAS ( ) CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE HISTÓRIA DA AMÉRICA PRODUZIDAS NAS UNIVERSIDADES PAULISTAS (1942-2004) BAGGIO, Kátia Gerab e BUENO, Clodoaldo Autor: BAGGIO, Kátia Gerab Título: A "Outra América": a

Leia mais

Turma: Turno: Noturno Quadrimestre: 3º Ano: 2016 turma: Docente(s) responsável(is): Aléxia Cruz Bretas

Turma: Turno: Noturno Quadrimestre: 3º Ano: 2016 turma: Docente(s) responsável(is): Aléxia Cruz Bretas Caracterização da disciplina Código da disciplina: BH1307 Nome da disciplina: História da filosofia contemporânea: o século XIX Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Campus:

Leia mais

PROGRAMA CURRICULAR ANO LETIVO ECTS

PROGRAMA CURRICULAR ANO LETIVO ECTS PROGRAMA CURRICULAR ANO LETIVO 2016 2017 Unidade Curricular: Docente responsável: Respetiva carga letiva na UC: Outros Docentes: Respetiva carga letiva na UC: ECTS: Estudos de Arte Contemporânea I Assistente

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA: II - EMENTA: Conhecer os desafios enfrentados pelo profissional no que se refere às atividades práticas da Arquivologia.

PROGRAMA DA DISCIPLINA: II - EMENTA: Conhecer os desafios enfrentados pelo profissional no que se refere às atividades práticas da Arquivologia. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA PROGRAMA DA DISCIPLINA: I IDENTIFICAÇÃO: Curso: Arquivologia Ano: 2016/1 Período: Disciplina:

Leia mais

ANEXO II BIBLIOGRAFIA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES SUMÁRIO

ANEXO II BIBLIOGRAFIA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES SUMÁRIO ANEXO II BIBLIOGRAFIA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES SUMÁRIO 1 ÁREA: ARQUITETURA E URBANISMO 2 1.1 SUBÁREA: ADEQUAÇÃO AMBIENTAL 2 1.2 SUBÁREA: FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO 2 1.3 SUBÁREA: PLANEJAMENTO

Leia mais