EKNOWMIX Educacional EVP Educação Complementar de Capacitação para a Vida Prática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EKNOWMIX Educacional EVP Educação Complementar de Capacitação para a Vida Prática"

Transcrição

1 EKNOWMIX Educacional EVP Educação Complementar de Capacitação para a Vida Prática MENTOR E COORDENADOR

2 EKNOWMIX Educacional EVP Educação Complementar de Capacitação para a Vida Prática ECONOMIA POPULAR & FINANÇAS PESSOAIS EMPREENDEDORISMO & GESTÃO DA PME

3 O que você quer do seu dinheiro? PLANEJE A RENDA NECESSÁRIA PARA A IDADE CERTA REAJA: MONTE UM PROJETO DE PREVIDÊNCIA PARTICULAR CONTRATE UM OU MAIS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PLANEJE A ACUMULAÇÃO DA RESERVA TOTAL NECESSÁRIA USUFRUTO: REPLANEJE A ALOCAÇÃO DO SEU PATRIMÔNIO CALCULE O ESFORÇO POUPADOR & INVESTIDOR MENSAL SIRVA-SE DAS APLICAÇÕES SUPERDINÂMICAS ECONOMIZE E GARANTA SUA CAPACIDADE MENSAL DE POUPANÇA AVALIE OS INVESTIMENTOS TRADICIONAIS PRIORIZE OS INVESTIMENTOS DINÂMCOS Quero planejar a aposentadoria!

4 EKNOWMIX Educacional PROFE Programa de Reeducação e Orientação Financeira & Empreendedora DINHEIRO & NEGÓCIOS PLANEJAR AS FINANÇAS & EMPREENDER

5

6 Quero planejar a aposentadoria! PLANEJE A RENDA NECESSÁRIA PARA A IDADE CERTA REAJA: MONTE UM PROJETO DE PREVIDÊNCIA PARTICULAR CONTRATE UM OU MAIS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PLANEJE A ACUMULAÇÃO DA RESERVA TOTAL NECESSÁRIA USUFRUTO: REPLANEJE A ALOCAÇÃO DO SEU PATRIMÔNIO CALCULE O ESFORÇO POUPADOR & INVESTIDOR MENSAL SIRVA-SE DAS APLICAÇÕES SUPERDINÂMICAS ECONOMIZE E GARANTA SUA CAPACIDADE MENSAL DE POUPANÇA AVALIE OS INVESTIMENTOS TRADICIONAIS PRIORIZE OS INVESTIMENTOS DINÂMCOS 1. Reaja: monte um projeto de previdência particular!

7 Quero planejar a aposentadoria! PLANEJE A RENDA NECESSÁRIA PARA A IDADE CERTA REAJA: MONTE UM PROJETO DE PREVIDÊNCIA PARTICULAR CONTRATE UM OU MAIS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PLANEJE A ACUMULAÇÃO DA RESERVA TOTAL NECESSÁRIA USUFRUTO: REPLANEJE A ALOCAÇÃO DO SEU PATRIMÔNIO CALCULE O ESFORÇO POUPADOR & INVESTIDOR MENSAL SIRVA-SE DAS APLICAÇÕES SUPERDINÂMICAS ECONOMIZE E GARANTA SUA CAPACIDADE MENSAL DE POUPANÇA AVALIE OS INVESTIMENTOS TRADICIONAIS PRIORIZE OS INVESTIMENTOS DINÂMCOS 2. Planeje a renda necessária para a idade certa.

8 Planeje a renda necessária para a idade certa! A aposentadoria tradicional X sua aposentadoria financeira. Vida de rico na aposentadoria: tire renda do patrimônio! Sua vida financeira: quando começar X quando usufruir? Antes do 35 é mais desafiador, mas quanto antes... melhor! Calcule a renda necessária no futuro: APOSENTÔMETRO.

9 A renda mensal necessária => APOSENTÔMETRO. Para fazer o download aberto e gratuito da Ferramenta Digital APOSENTÔMETRO : ou fotografe o este QRCode:

10 A renda mensal necessária => APOSENTÔMETRO.

11 Quero planejar a aposentadoria! PLANEJE A RENDA NECESSÁRIA PARA A IDADE CERTA REAJA: MONTE UM PROJETO DE PREVIDÊNCIA PARTICULAR CONTRATE UM OU MAIS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PLANEJE A ACUMULAÇÃO DA RESERVA TOTAL NECESSÁRIA USUFRUTO: REPLANEJE A ALOCAÇÃO DO SEU PATRIMÔNIO CALCULE O ESFORÇO POUPADOR & INVESTIDOR MENSAL SIRVA-SE DAS APLICAÇÕES SUPERDINÂMICAS ECONOMIZE E GARANTA SUA CAPACIDADE MENSAL DE POUPANÇA AVALIE OS INVESTIMENTOS TRADICIONAIS PRIORIZE OS INVESTIMENTOS DINÂMCOS 3. Planeje a acumulação da reserva total necessária.

12 Planeje a acumulação da reserva total necessária. Deseja manter sua reserva sempre corrigida pela inflação? Deseja zerar sua reserva ao final de determinado período?

13 A reserva total necessária => APOSENTÔMETRO.

14 Planeje a acumulação da reserva total necessária. Deseja manter sua reserva sempre corrigida pela inflação? Deseja zerar sua reserva ao final de determinado período? Escolha um período de resgates para fazer a reserva durar.

15 A reserva total necessária => APOSENTÔMETRO.

16 Planeje a acumulação da reserva total necessária. Deseja manter sua reserva sempre corrigida pela inflação? Deseja zerar sua reserva ao final de determinado período? Escolha um período de resgates para fazer a reserva durar. Imagine uma rentabilidade mensal para aplicar sua reserva. Calcule a reserva total necessária em cada caso projetado.

17 A reserva total necessária => APOSENTÔMETRO.

18 A reserva total necessária => APOSENTÔMETRO.

19 Planeje a acumulação da reserva total necessária. Deseja manter sua reserva sempre corrigida pela inflação? Deseja zerar sua reserva ao final de determinado período? Escolha a Rentabilidade Real Líquida Mensal para a reserva. Escolha um período de resgates para fazer a reserva durar. Tendo uma reserva... qual a renda temporária X vitalícia?

20 Planeje sua aposentadoria com o APOSENTÔMETRO

21 Planeje sua aposentadoria com o APOSENTÔMETRO

22 Quero planejar a aposentadoria! PLANEJE A RENDA NECESSÁRIA PARA A IDADE CERTA REAJA: MONTE UM PROJETO DE PREVIDÊNCIA PARTICULAR CONTRATE UM OU MAIS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PLANEJE A ACUMULAÇÃO DA RESERVA TOTAL NECESSÁRIA USUFRUTO: REPLANEJE A ALOCAÇÃO DO SEU PATRIMÔNIO CALCULE O ESFORÇO POUPADOR & INVESTIDOR MENSAL SIRVA-SE DAS APLICAÇÕES SUPERDINÂMICAS ECONOMIZE E GARANTA SUA CAPACIDADE MENSAL DE POUPANÇA AVALIE OS INVESTIMENTOS TRADICIONAIS PRIORIZE OS INVESTIMENTOS DINÂMCOS 4. Calcule o esforço poupador & investidor mensal.

23 Calcule o esforço poupador & investidor mensal. Conheça a calculadora de investimentos: INVESTÔMETRO.

24 Calcule o esforço mensal com o INVESTÔMETRO. Para fazer o download aberto e gratuito da Ferramenta Digital INVESTÔMETRO : ou fotografe o este QRCode:

25 Calcule o esforço mensal com o INVESTÔMETRO.

26 Calcule o esforço poupador & investidor mensal. Conheça a calculadora de investimentos: INVESTÔMETRO. Insira: reserva total necessária X seu prazo de acumulação. Insira a inflação projetada e veja a reserva total corrigida.

27 Calcule o esforço mensal com o INVESTÔMETRO.

28 Calcule o esforço poupador & investidor mensal. Conheça a calculadora de investimentos: INVESTÔMETRO. Insira: reserva total necessária X seu prazo de acumulação. Insira a inflação projetada e veja a reserva total corrigida. Insira as RLNMs: aplicações tradicionais X dinâmicas X super. Três diferentes esforços poupadores & investidores mensais.

29 Calcule o esforço mensal com o INVESTÔMETRO.

30 Calcule o esforço mensal com o INVESTÔMETRO.

31 Calcule o esforço mensal com o INVESTÔMETRO.

32 Calcule o esforço poupador & investidor mensal. Conheça a calculadora de investimentos: INVESTÔMETRO. Insira: reserva total necessária X seu prazo de acumulação. Insira a inflação projetada e veja a reserva total corrigida. Insira as RLRNs: aplicações tradicionais X dinâmicas X super. O esforço poupador & investidor mensal: fixo X atualizável.

33 Calcule o esforço mensal com o INVESTÔMETRO.

34 Quero planejar a aposentadoria! PLANEJE A RENDA NECESSÁRIA PARA A IDADE CERTA REAJA: MONTE UM PROJETO DE PREVIDÊNCIA PARTICULAR CONTRATE UM OU MAIS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PLANEJE A ACUMULAÇÃO DA RESERVA TOTAL NECESSÁRIA USUFRUTO: REPLANEJE A ALOCAÇÃO DO SEU PATRIMÔNIO CALCULE O ESFORÇO POUPADOR & INVESTIDOR MENSAL SIRVA-SE DAS APLICAÇÕES SUPERDINÂMICAS ECONOMIZE E GARANTA SUA CAPACIDADE MENSAL DE POUPANÇA AVALIE OS INVESTIMENTOS TRADICIONAIS PRIORIZE OS INVESTIMENTOS DINÂMCOS 5. Economize e garanta sua capacidade de poupança.

35 Quero planejar a aposentadoria! PLANEJE A RENDA NECESSÁRIA PARA A IDADE CERTA REAJA: MONTE UM PROJETO DE PREVIDÊNCIA PARTICULAR CONTRATE UM OU MAIS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PLANEJE A ACUMULAÇÃO DA RESERVA TOTAL NECESSÁRIA USUFRUTO: REPLANEJE A ALOCAÇÃO DO SEU PATRIMÔNIO CALCULE O ESFORÇO POUPADOR & INVESTIDOR MENSAL SIRVA-SE DAS APLICAÇÕES SUPERDINÂMICAS ECONOMIZE E GARANTA SUA CAPACIDADE MENSAL DE POUPANÇA AVALIE OS INVESTIMENTOS TRADICIONAIS PRIORIZE OS INVESTIMENTOS DINÂMCOS 6. Acumulação: avalie os investimentos tradicionais.

36 Quero planejar a aposentadoria! PLANEJE A RENDA NECESSÁRIA PARA A IDADE CERTA REAJA: MONTE UM PROJETO DE PREVIDÊNCIA PARTICULAR CONTRATE UM OU MAIS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PLANEJE A ACUMULAÇÃO DA RESERVA TOTAL NECESSÁRIA USUFRUTO: REPLANEJE A ALOCAÇÃO DO SEU PATRIMÔNIO CALCULE O ESFORÇO POUPADOR & INVESTIDOR MENSAL SIRVA-SE DAS APLICAÇÕES SUPERDINÂMICAS ECONOMIZE E GARANTA SUA CAPACIDADE MENSAL DE POUPANÇA AVALIE OS INVESTIMENTOS TRADICIONAIS PRIORIZE OS INVESTIMENTOS DINÂMCOS 7. Acumulação: priorize os investimentos dinâmicos.

37 Quero planejar a aposentadoria! PLANEJE A RENDA NECESSÁRIA PARA A IDADE CERTA REAJA: MONTE UM PROJETO DE PREVIDÊNCIA PARTICULAR CONTRATE UM OU MAIS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PLANEJE A ACUMULAÇÃO DA RESERVA TOTAL NECESSÁRIA USUFRUTO: REPLANEJE A ALOCAÇÃO DO SEU PATRIMÔNIO CALCULE O ESFORÇO POUPADOR & INVESTIDOR MENSAL SIRVA-SE DAS APLICAÇÕES SUPERDINÂMICAS ECONOMIZE E GARANTA SUA CAPACIDADE MENSAL DE POUPANÇA AVALIE OS INVESTIMENTOS TRADICIONAIS PRIORIZE OS INVESTIMENTOS DINÂMCOS 8. Acumulação: sirva-se das aplicações superdinâmicas.

38 Quero planejar a aposentadoria! PLANEJE A RENDA NECESSÁRIA PARA A IDADE CERTA REAJA: MONTE UM PROJETO DE PREVIDÊNCIA PARTICULAR CONTRATE UM OU MAIS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PLANEJE A ACUMULAÇÃO DA RESERVA TOTAL NECESSÁRIA USUFRUTO: REPLANEJE A ALOCAÇÃO DO SEU PATRIMÔNIO CALCULE O ESFORÇO POUPADOR & INVESTIDOR MENSAL SIRVA-SE DAS APLICAÇÕES SUPERDINÂMICAS ECONOMIZE E GARANTA SUA CAPACIDADE MENSAL DE POUPANÇA AVALIE OS INVESTIMENTOS TRADICIONAIS PRIORIZE OS INVESTIMENTOS DINÂMCOS 9. Usufruto: replaneje a alocação do seu patrimônio.

39 Usufruto: replaneje a alocação do seu patrimônio. A excessiva liquidez das aplicações tradicionais e seu perigo. A solidez X imobilidade dos imóveis: segurança X desafios. Tesouro Direto: o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. A boa vantagem tributária das ações para os aposentados. Planos de previdência privada: bom para relaxar... e gozar!!

40 Quero planejar a aposentadoria! PLANEJE A RENDA NECESSÁRIA PARA A IDADE CERTA REAJA: MONTE UM PROJETO DE PREVIDÊNCIA PARTICULAR CONTRATE UM OU MAIS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PLANEJE A ACUMULAÇÃO DA RESERVA TOTAL NECESSÁRIA USUFRUTO: REPLANEJE A ALOCAÇÃO DO SEU PATRIMÔNIO CALCULE O ESFORÇO POUPADOR & INVESTIDOR MENSAL SIRVA-SE DAS APLICAÇÕES SUPERDINÂMICAS ECONOMIZE E GARANTA SUA CAPACIDADE MENSAL DE POUPANÇA AVALIE OS INVESTIMENTOS TRADICIONAIS PRIORIZE OS INVESTIMENTOS DINÂMCOS 10. Contrate um ou mais planos de previdência.

41 Contrate um ou mais planos de previdência. Aberta: PGBL X VGBL... depende de como declara seu IR! Previdência aberta X fechada: a qual você tem acesso? No longo prazo: tabela Regressiva de IR + perfil dinâmico. Planos empresariais/classistas: benefício da contrapartida! Planos empresarias: taxas menores (veja regras de saída).

42

43 Dúvidas sobre: planejar a aposentadoria? PLANEJE A RENDA NECESSÁRIA PARA A IDADE CERTA REAJA: MONTE UM PROJETO DE PREVIDÊNCIA PARTICULAR CONTRATE UM OU MAIS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PLANEJE A ACUMULAÇÃO DA RESERVA TOTAL NECESSÁRIA USUFRUTO: REPLANEJE A ALOCAÇÃO DO SEU PATRIMÔNIO CALCULE O ESFORÇO POUPADOR & INVESTIDOR MENSAL SIRVA-SE DAS APLICAÇÕES SUPERDINÂMICAS ECONOMIZE E GARANTA SUA CAPACIDADE MENSAL DE POUPANÇA AVALIE OS INVESTIMENTOS TRADICIONAIS PRIORIZE OS INVESTIMENTOS DINÂMCOS

44 EKNOWMIX Educacional PROFE Programa de Reeducação e Orientação Financeira & Empreendedora CENTRAL DE CONTEÚDO DIGITAL MULTIMÍDIA DINHEIRO & NEGÓCIOS META: PLANEJAR AS FINANÇAS & EMPREENDER 12 FOCOS TEMÁTICOS COM UMA GRANDE META PARA CADA FOCO DINHEIRO FINANÇAS PESSOAIS GASTOS CONTROLAR OS GASTOS DÍVIDAS REPLANEJAR AS DÍVIDAS SONHOS PLANEJAR MEUS SONHOS INDEPENDÊNCIA MORAR SOZINHO CASAMENTO PLANEJAR O CASAMENTO IMÓVEIS COMPRAR IMÓVEIS FILHOS FORMAR HERDEIROS APOSENTADORIA PLANEJAR A APOSENTADORIA APLICAÇÕES INVESTIR DIREITO MACROECONOMIA ENTENDER ECONOMIA NEGÓCIOS EMPREENDEDORISMO NOVO NEGÓCIO MONTAR MEU NEGÓCIO NEGÓCIO PRÓPRIO REPLANEJAR MEU NEGÓCIO MENU COMPLETO COM DEZENAS DE SUBTEMAS COM METAS DETALHADAS PARA CADA UM DELES

45 EKNOWMIX Educacional PROFE Programa de Reeducação e Orientação Financeira & Empreendedora CENTRAL DE CONTEÚDO DIGITAL MULTIMÍDIA CLIQUE COM O SMARTPHONE E ACESSE JÁ:

46 EKNOWMIX Educacional PROFE Programa de Reeducação e Orientação Financeira & Empreendedora PORTAL DE FINANÇAS PESSOAIS & EMPREENDEDORISMO SORTEIO SEMANAL DE LIVROS NAS REDES!

47 EKNOWMIX Educacional PROFE Programa de Reeducação e Orientação Financeira & Empreendedora PORTAL DE FINANÇAS PESSOAIS & EMPREENDEDORISMO CLIQUE COM O SMARTPHONE E ACESSE JÁ:

48 Vamos Prosperar & Vamos Partilhar PLATAFORMA PARA APRENDER A PROSPERAR & DOAR CLIQUE COM O SMARTPHONE E ACESSE JÁ:

Esse problema previdenciário já começa no momento em que não rentabilizamos as nossas aplicações financeiras acima da inflação.

Esse problema previdenciário já começa no momento em que não rentabilizamos as nossas aplicações financeiras acima da inflação. 1 SEGUNDO O IBGE, um em cada três aposentados continua trabalhando após a aposentadoria. Isso se deve à perda do poder de compra ao longo do tempo, quando a renda mensal da pessoa não consegue acompanhar

Leia mais

WWW.INVESTCAPITAL.COM.BR Gestora de Patrimônio Independente Planejamento Financeiro Investimentos Finanças Corporativas o o o Diagnóstico e Acompanhamento de Geração de Valor Valuation Captação via emissão

Leia mais

TÍTULOS PÚBLICOS Leilões Ofertas públicas para pessoas físicas Tesouro Direto

TÍTULOS PÚBLICOS Leilões Ofertas públicas para pessoas físicas Tesouro Direto TÍTULOS PÚBLICOS Os títulos são de emissão do governo federal, no mercado interno, sob as formas: 1. Ofertas públicas para instituições financeiras (Leilões), 2. Ofertas públicas para pessoas físicas (Tesouro

Leia mais

INVESTIMENTOS INTELIGENTES_. As melhores alternativas para você investir melhor

INVESTIMENTOS INTELIGENTES_. As melhores alternativas para você investir melhor INVESTIMENTOS INTELIGENTES_ As melhores alternativas para você investir melhor LUCRO É SABER INVESTIR_ Aprenda como! QUEM SOMOS_ O grupo_ SOMOS A MAIOR INSTITUIÇÃO FINANCEIRA INDEPENDENTE DA AMÉRICA LATINA

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SYNGENTA PREVI 1. Plano Fechado de Previdência Privada. 2. Seeds aderiu à Syngenta Previ e deixou de patrocinar a Brasilprev. 3. Você precisa decidir: a) PGBL: pode portar

Leia mais

Títulos de Capitalização. Tradicional; Popular; Incentivo; Compra Programada.

Títulos de Capitalização. Tradicional; Popular; Incentivo; Compra Programada. Títulos de Capitalização Quatro modalidades: Tradicional; Popular; Incentivo; Compra Programada. Títulos de Capitalização Tradicional: tem por objetivo restituir ao titular, ao final do prazo de vigência,

Leia mais

Previdência Privada Aberta: Tudo Que Você Precisa e Deve Saber

Previdência Privada Aberta: Tudo Que Você Precisa e Deve Saber Previdência Privada Aberta: Tudo Que Você Precisa e Deve Saber Uma palestra para quem já investe e para quem ainda não investe em PGBL ou VGBL Prof. Carlos Heitor Campani, Ph.D. - www.carlosheitorcampani.com

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Previdência Complementar Aberta PGBL e VGBL Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA PGBL E VGBL Previdência

Leia mais

ONDE ESTAMOS? Mais de 40 mil clientes. 110 escritórios pelas principais cidades do Brasil. Mais de 600 Agentes Autônomos de Investimentos.

ONDE ESTAMOS? Mais de 40 mil clientes. 110 escritórios pelas principais cidades do Brasil. Mais de 600 Agentes Autônomos de Investimentos. NOSSA HISTÓRIA A UM INVESTIMENTOS S/A Corretora de Títulos e Valores Mobiliários é uma instituição financeira independente e atua no mercado financeiro há 40 anos. Em 2008 iniciou um processo de reestruturação,

Leia mais

Pensando na Aposentadoria: PGBL, VGBL e Autoprevidência

Pensando na Aposentadoria: PGBL, VGBL e Autoprevidência Pensando na Aposentadoria: PGBL, VGBL e Autoprevidência Carlos Heitor Campani, Ph.D. Thiago Roberto Dias Costa, M.Sc. Mercado de Previdência Complementar Aberta Aumento da popularidade do segmento de previdência

Leia mais

Quem Pode Investir no TD?

Quem Pode Investir no TD? 2 1 3 Quem Pode Investir no TD? Pessoa física com CPF, residente no Brasil. Para tal: Cadastro junto a instituição financeira habilitada (conta corrente). Mínimo: R$ 30 por operação. Máximo: R$ 1.000.000,00

Leia mais

Banco do Brasil - BB. Escriturário - TI

Banco do Brasil - BB. Escriturário - TI Banco do Brasil - BB Escriturário - TI PREVIDÊNCIA PRIVADA Prof. Lucas Silva Previdência Privada Aposentadoria Salário: R$ 15.000 Teto INSS: R$ 5.645 Salário Anterior: R$ 15.000 Déficit: R$ 9.355 Previdência

Leia mais

Pensando na Aposentadoria: PGBL, VGBL e Autoprevidência

Pensando na Aposentadoria: PGBL, VGBL e Autoprevidência Pensando na Aposentadoria: PGBL, VGBL e Autoprevidência Carlos Heitor Campani, Ph.D. Thiago Roberto Dias Costa, M.Sc. Mercado de Previdência Complementar Aberta Aumento da popularidade do segmento de previdência

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira Gestão de Finanças Pessoais Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira AVISO Apresentação disponibilizada pelo Banco Central do Brasil para ações de educação financeira alinhadas às

Leia mais

5 DICAS PARA. NÃO DEPENDER DO INSS Diversifique seus investimentos para buscar alternativas.

5 DICAS PARA. NÃO DEPENDER DO INSS Diversifique seus investimentos para buscar alternativas. 5 DICAS PARA NÃO DEPENDER DO INSS Diversifique seus investimentos para buscar alternativas. Introdução Você não irá se aposentar. Pelo menos não da maneira que você pretende em relação à idade e tempo de

Leia mais

Entretanto, este benefício se restringe a um teto de 12% da renda total tributável. O plano VGBL é vantajoso em relação ao PGBL para quem:

Entretanto, este benefício se restringe a um teto de 12% da renda total tributável. O plano VGBL é vantajoso em relação ao PGBL para quem: 2 1 3 4 2 PGBL ou VGBL? O plano PGBL, dentre outras, tem a vantagem do benefício fiscal, que é dado a quem tem renda tributável, contribui para INSS (ou regime próprio ou já aposentado) e declara no modelo

Leia mais

PALESTRAS DO PROFE NA EMPRESA 2016 ( V )

PALESTRAS DO PROFE NA EMPRESA 2016 ( V ) 1 PALESTRAS DO PROFE NA EMPRESA 2016 TEMAS ( V1603031100 ) Menu de Palestras do PROFE : nosso menu oferece 16 (dezesseis) opções de temas consagrados em Economia Popular, Finanças Pessoais, Empreendedorismo

Leia mais

5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA

5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA 5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA 5 DICAS Para ter sucesso na bolsa Você quer começar a investir na bolsa, mas não sabe muito bem por onde começar? De início, pode até parecer difícil, mas não é! E o melhor,

Leia mais

Indicado para os servidores do CENTRO PAULA SOUZA. VENHA PARA A PREVCOM A melhor parceira do seu futuro

Indicado para os servidores do CENTRO PAULA SOUZA. VENHA PARA A PREVCOM A melhor parceira do seu futuro Indicado para os servidores do CENTRO PAULA SOUZA VENHA PARA A PREVCOM A melhor parceira do seu futuro NA FOTO: Benigno Rodrigues, do Centro Paula Souza - Santos, participante desde 2015 PREZADO COLABORADOR,

Leia mais

ALFAPREV OURINVEST. Previdência Privada ALFA PREVIDÊNCIA CONGLOMERADO ALFA

ALFAPREV OURINVEST. Previdência Privada ALFA PREVIDÊNCIA CONGLOMERADO ALFA ALFAPREV OURINVEST Previdência Privada CONGLOMERADO ALFA Tradição e solidez fazendo história A história do Conglomerado Financeiro Alfa teve início em 1925, com a fundação do Banco da Lavoura de Minas

Leia mais

COMO ACUMULAR RIQUEZA NOS ESTÁGIOS DA VIDA

COMO ACUMULAR RIQUEZA NOS ESTÁGIOS DA VIDA COMO ACUMULAR RIQUEZA NOS ESTÁGIOS DA VIDA Por que você deve investir de forma diferente em diferentes estágios da vida? Pense em quando você era uma criança. Você se vestia da mesma forma que se veste

Leia mais

Em qualquer um desses casos, você precisa refletir sobre como utilizar bem esse dinheiro poupado.

Em qualquer um desses casos, você precisa refletir sobre como utilizar bem esse dinheiro poupado. Os 3 Passos de um Planejamento Financeiro Inteligente 1 Bom, então você é um dos raros brasileiros que consegue poupar? Ou você é um dos 8muitos brasileiros que deseja começar a poupar? Em qualquer um

Leia mais

Saiba mais sobre Finanças

Saiba mais sobre Finanças Saiba mais sobre Finanças Planejamento Previdenciário, Benefício Fiscal, 4Aposentadoria e Institutos Sumário Que estilo de vida você quer levar quando se aposentar?... 4 Iniciando o planejamento... 5

Leia mais

Educação Financeira para empreendedores e sua importância.

Educação Financeira para empreendedores e sua importância. Finanças Pessoais $ Educação Financeira para empreendedores e sua importância. Por meio da Educação Financeira você poderá planejar o seu negócio a curto, médio e longo prazo, sendo capaz de visualizar

Leia mais

Bônus Fator. Aula 2. Ferramentas e Tabelas

Bônus Fator. Aula 2. Ferramentas e Tabelas Bônus Fator Aula 2 Ferramentas e Tabelas 1 Renda Fixa - Definição São Títulos/ Investimentos que representam uma dívida As condições de rentabilidade são conhecidas no momento da aplicação. Na prática

Leia mais

A área de finanças é recheada de termos que precisam ser conhecidos por aqueles que desejam se aventurar no ramo dos investimentos.

A área de finanças é recheada de termos que precisam ser conhecidos por aqueles que desejam se aventurar no ramo dos investimentos. Zig Zag dos Investimentos 1 A área de finanças é recheada de termos que precisam ser conhecidos por aqueles que desejam se aventurar no ramo dos investimentos. Este artigo tem como objetivo apresentar

Leia mais

O conteúdo deste ebook foi registrado na Biblioteca Nacional. O único site que tem autorização para distribuir por download este ebook é o. Nenhum outro site está autorizado a disponibilizar o download

Leia mais

MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Hamilton Faria Leckar Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense

MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Hamilton Faria Leckar Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA Prof. Hamilton Faria Leckar Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Parnaíba PI 14 de março de 2017 EXEMPLOS DE CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS

Leia mais

PDI. Vou aderir ao PDI.

PDI. Vou aderir ao PDI. Vou aderir ao PDI. E agora? Informe-se, esclareça as suas dúvidas e reflita! O seu futuro e o da sua família dependem da sua decisão. Previdência Proteção a pessoa, geralmente, no desemprego, na doença,

Leia mais

VENHA PARA A SP-PREVCOM. A melhor parceira do seu futuro. 1 Indicado para os servidores do CENTRO PAULA SOUZA

VENHA PARA A SP-PREVCOM. A melhor parceira do seu futuro. 1 Indicado para os servidores do CENTRO PAULA SOUZA VENHA PARA A SP-PREVCOM A melhor parceira do seu futuro 1 Indicado para os servidores do CENTRO PAULA SOUZA Prezado Colaborador, Como representante no Conselho Deliberativo da SP-PREVCOM, venho incentivar

Leia mais

Reunião Anual de Participantes Syngenta Previ

Reunião Anual de Participantes Syngenta Previ Reunião Anual de Participantes Syngenta Previ 09/03/2016 Evolução da expectativa de vida no Brasil (Fonte: IBGE) ANO 1910 33 anos 1940 42 anos 1960 55 anos 1980 2000 EXPECTATIVA DE VIDA 63 anos 70 anos

Leia mais

A importância da PREVIDÊNCIA FECHADA

A importância da PREVIDÊNCIA FECHADA A importância da PREVIDÊNCIA FECHADA PARA OS PARTICIPANTES: manutenção, na aposentadoria, de padrão de renda próximo ao do período em atividade; formação de uma poupança de longo prazo; segurança, mesmo

Leia mais

FOCAR EM APLICAÇÕES SEGURAS PORÉM COM ALTA RLRA CORRETORA ONLINE ABRIR CONTA (GRATUITA) EM UMA BOA CORRETORA ONLINE

FOCAR EM APLICAÇÕES SEGURAS PORÉM COM ALTA RLRA CORRETORA ONLINE ABRIR CONTA (GRATUITA) EM UMA BOA CORRETORA ONLINE O que você quer da vida? MONTAR PLANOS DE INVESTIMENTOS PARA SEUS SONHOS SABER SE POSICIONAR COMO INVESTIDOR MULTIIPLICADOR FOCAR EM APLICAÇÕES SEGURAS PORÉM COM ALTA RLRA SABER COMPRAR E VENDER TÍTULOS

Leia mais

A I M I P M ORT OR ÂNCIA I DO P O LANO C NO D PARA O SEU FUTURO

A I M I P M ORT OR ÂNCIA I DO P O LANO C NO D PARA O SEU FUTURO A IMPORTÂNCIA DO PLANO CD PARA O SEU FUTURO QUEM SOMOS A REAL GRANDEZA É O FUNDO DE PENSÃO DOS EMPREGADOS DE FURNAS, ELETRONUCLEAR E DA PRÓPRIA REAL GRANDEZA ISSO REPRESENTA UM UNIVERSO DE 13 MIL PESSOAS

Leia mais

INFORMATIVO ELETRÔNICO DO PARTICIPANTE. Outubro/Novembro Índice: 1. RENTABILIDADE DOS PERFIS DE INVESTIMENTO Nossos números

INFORMATIVO ELETRÔNICO DO PARTICIPANTE. Outubro/Novembro Índice: 1. RENTABILIDADE DOS PERFIS DE INVESTIMENTO Nossos números INFORMATIVO ELETRÔNICO DO PARTICIPANTE Outubro/Novembro 2013 O PLANO DE PREVIDÊNCIA DO SISTEMA UNICRED GERENCIANDO PARA CRESCER Índice: 1. RENTABILIDADE DOS PERFIS DE INVESTIMENTO Nossos números 2. A MELHOR

Leia mais

GUIA COMPLETO PARA DECLARAÇÃO DE PREVIDÊNCIA NO IMPOSTO DE RENDA 2019

GUIA COMPLETO PARA DECLARAÇÃO DE PREVIDÊNCIA NO IMPOSTO DE RENDA 2019 GUIA COMPLETO PARA DECLARAÇÃO DE PREVIDÊNCIA NO IMPOSTO DE RENDA 2019 SUMÁRIO TEXTO CENÁRIO PREVIDÊNCIA PRIVADA: INVESTIMENTO E REDUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 1. MODALIDADES DE PREVIDÊNCIA PRINCIPAIS DIFERENÇAS

Leia mais

Olá, eu sou Gustavo Lobo, fundador do blog gustavolobo.com.br Gustavo Lobo Todos os direitos reservados

Olá, eu sou Gustavo Lobo, fundador do blog gustavolobo.com.br Gustavo Lobo Todos os direitos reservados Olá, eu sou Gustavo Lobo, fundador do blog gustavolobo.com.br 2017 Gustavo Lobo Todos os direitos reservados Investimento Inicial: R$10.000,00 Taxa: 0,6% a.m. Taxa: 1,2% a.m. Resultado: 41.350,52 20.972,61

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Introdução - Entenda o Conceito da Previdência Complementar PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR - Você precisa O que é Previdência complementar pode ser definida como o patrimônio que irá garantir uma vida digna

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SUA CONTRIBUIÇÃO BÁSICA Seu salário de participação 1ª faixa Até 5 URS 2ª faixa De 5 a 10 URS Escolha um percentual para cada faixa 1ª faixa: de 0 a 3% 3ª faixa Acima de 15

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução 3. O Problema da Previdência Privada 4. Opções de Investimentos para Adiantar a Sua Aposentadoria 8

SUMÁRIO. Introdução 3. O Problema da Previdência Privada 4. Opções de Investimentos para Adiantar a Sua Aposentadoria 8 1 SUMÁRIO Introdução 3 O Problema da Previdência Privada 4 Opções de Investimentos para Adiantar a Sua Aposentadoria 8 Descubra Quando Você Vai Se Aposentar 13 Conheça o Curso do Investidor de Sucesso

Leia mais

Atendimento Mais. Prezado Cliente, Pensando em seu conforto e comodidade, preparamos um material para facilitar e

Atendimento Mais. Prezado Cliente, Pensando em seu conforto e comodidade, preparamos um material para facilitar e www.bullmark.com.br Prezado Cliente, Pensando em seu conforto e comodidade, preparamos um material para facilitar e Atendimento Mais otimizar seu tempo. Nosso Tutorial Mais tem como objetivo tornar seu

Leia mais

(Fonte: Valor Econômico dia ). Boletim 818/2015 Ano VII 24/08/2015

(Fonte: Valor Econômico dia ). Boletim 818/2015 Ano VII 24/08/2015 (Fonte: Valor Econômico dia 24-08-2015). Boletim 818/2015 Ano VII 24/08/2015 Demissão é oportunidade para sacar o FGTS e buscar mais rendimento Inflação se aproxima de 10%, enquanto fundo rende apenas

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SUA CONTRIBUIÇÃO BÁSICA Seu salário de participação 1ª faixa Até 5 URS 2ª faixa De 5 a 10 URS Escolha um percentual para cada faixa 1ª faixa: de 0 a 3% 3ª faixa Acima de 15

Leia mais

Raio X do Investidor

Raio X do Investidor Raio X do Investidor Dados Gerais Investidores Não investidores Aposentadoria Desafios AMOSTRA 3.374 pessoas; 152 municípios de todo Brasil; Pessoas com 16 anos ou mais; Classes A, B e C; Economicamente

Leia mais

Folheto explicativo PLANO A

Folheto explicativo PLANO A Folheto explicativo PLANO A Como está o seu planejamento para a aposentadoria? Você já parou para pensar que a vida está passando rápido demais? A gente sabe que ao longo dos anos muitas prioridades surgem

Leia mais

CHCS/ PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot

CHCS/ PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot CHCS/ PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Palestrante: Maurício Viot UNIDADE 4 PLANOS COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA Os Planos com Cobertura por Sobrevivência garantem o pagamento do capital segurado, pela sobrevivência

Leia mais

A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram.

A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram. A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram. Adam Smith Filósofo e economista escocês, considerado o pai da economia moderna PRIMEIRO PASSO Como melhorar minha saúde financeira?

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SUA CONTRIBUIÇÃO BÁSICA Seu salário de participação 1ª faixa Até 5 URS 2ª faixa De 5 a 10 URS Escolha um percentual para cada faixa 1ª faixa: de 0 a 3% 3ª faixa Acima de 15

Leia mais

Produtos bancários e Reserva de Emergência

Produtos bancários e Reserva de Emergência Curso Baroneza de Limeira Março/2018 Produtos bancários e Reserva de Emergência - Como evitar as pegadinhas dos bancos? Editor-Analista CFP Beatriz Cutait Editora-Analista Assistente Juliana Megid Renda

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 Capítulo 1 Sistema Financeiro Nacional, 3 1.1 Funções básicas do Sistema Financeiro Nacional, 4 1.2 Principais participantes do mercado, 4 1.2.1 Introdução, 4 1.2.2 Órgãos de regulação,

Leia mais

META ATUARIAL, Risco Performance

META ATUARIAL, Risco Performance REVISTA INVESTIDOR INSTITUCIONAL 9 Fórum Cenários e Perspectivas para o Segundo Semestre 2014. META ATUARIAL, Risco Performance META ATUARIAL, Risco Performance Meta Risco Performance META ATUARIAL, Risco

Leia mais

Sobrou dinheiro? Hora de investir!

Sobrou dinheiro? Hora de investir! Guia Financeiro 9 Sobrou dinheiro? Hora de investir! Você tem avançado em seu planejamento financeiro, conseguido controlar melhor seus gastos e, assim, tem feito sobrar dinheiro! Pois bem, é hora de dar

Leia mais

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro...

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro... FASCÍCULO IV VAMOS PLANEJAR... Se você ainda não iniciou seu planejamento financeiro, é importante fazê-lo agora, definindo muito bem seus objetivos, pois, independentemente da sua idade, nunca é cedo

Leia mais

Renda fixa e renda variável

Renda fixa e renda variável Renda fixa e renda variável Inflação O que é? Perda do valor do dinheiro Origem Diminuição da produção Aumento da oferta de moeda Medida pelo IPCA(Índice de Preços ao Consumidor Amplo) Investimento Financeiro

Leia mais

Educação Financeira e Previdenciária EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Educação Financeira e Previdenciária EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA Educação Financeira e Previdenciária 02 Outubro de 2015 EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA Educação Financeira e Previdenciária Seu futuro Por que planejar a aposentadoria? O tempo passa depressa e é preciso pensar

Leia mais

Rio de Janeiro, novembro de 2010. Renato Andrade

Rio de Janeiro, novembro de 2010. Renato Andrade Tesouro Direto Rio de Janeiro, novembro de 2010 Renato Andrade Visão Geral Vantagens Comprando Tributação e Vendendo Títulos Comprando e Vendendo Títulos Entendendo o que altera o preço Simulador do Tesouro

Leia mais

Previdência Privada. A tabela a seguir apresenta algumas diferenças entre o FAPI e PGBL.

Previdência Privada. A tabela a seguir apresenta algumas diferenças entre o FAPI e PGBL. Previdência Privada Modalidades de Previdência Privada Aberta 1) FAPI Fundo de Aposentadoria Programada Individual Inspirado no IRA Individual Retirement Account, dos Estados Unidos, onde o contribuinte

Leia mais

PREVIDÊNCIA PRIVADA. Entenda de forma simples e fácil

PREVIDÊNCIA PRIVADA. Entenda de forma simples e fácil PREVIDÊNCIA PRIVADA Entenda de forma simples e fácil O que é Previdência Privada? A previdência privada é uma forma de construir a sua aposentadoria. Por meio de depósitos mensais, você acumulará recursos.

Leia mais

ENTENDENDO A PREVIDÊNCIA PRIVADA

ENTENDENDO A PREVIDÊNCIA PRIVADA ENTENDENDO A PREVIDÊNCIA PRIVADA Porque é importante fazer um plano de Previdência Privada? A previdência social teve um déficit em 2016 de 151,9 BILHÕES de Reais e a previsão para 2017 é de 181,2 BILHÕES

Leia mais

INVESTIMENTOS. Comece a investir seu dinheiro e faça-o render mais.

INVESTIMENTOS. Comece a investir seu dinheiro e faça-o render mais. INVESTIMENTOS Comece a investir seu dinheiro e faça-o render mais. SUMÁRIO 1 ANTES DE TUDO ------------------------------------------------- Poupar Investir Comece poupando para ter uma reserva de emergência

Leia mais

Planejamento financeiro pessoal:

Planejamento financeiro pessoal: Planejamento financeiro pessoal: Introdução 03 O que é um planejamento financeiro? 05 Quais são seus benefícios? 07 Como começar? 10 Conclusão 19 Sobre a Mobills 21 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Para manter suas

Leia mais

INVISTA NO. Tesouro Direto

INVISTA NO. Tesouro Direto INVISTA NO Tesouro Direto Introdução CAPÍTULO 4 PRINCIPAIS DÚVIDAS Agora que você já conheceu os títulos, as taxas aplicadas e as estratégias de investimentos do Tesouro Direto, veja quais são as principais

Leia mais

Aportes a planos de previdência complementar aberta somaram R$ 95,6 bi em 2015, crescimento de 18,7% frente a 2014

Aportes a planos de previdência complementar aberta somaram R$ 95,6 bi em 2015, crescimento de 18,7% frente a 2014 Aportes a planos de previdência complementar aberta somaram R$ 95,6 bi em 2015, crescimento de 18,7% frente a 2014 Planos individuais foram os que mais receberam aplicações e acumularam R$ 84,6 bi em novos

Leia mais

MELHORES INVESTIMENTOS PARA 2018: COMO TER DISCIPLINA E SE PLANEJAR

MELHORES INVESTIMENTOS PARA 2018: COMO TER DISCIPLINA E SE PLANEJAR MELHORES INVESTIMENTOS PARA 2018: COMO TER DISCIPLINA E SE PLANEJAR INTRODUÇÃO...03 COMO ORGANIZAR-SE PARA COMEÇAR A INVESTIR...06 PLANEJANDO SEUS INVESTIMENTOS...12 COLOCANDO EM PRÁTICA: MELHORES INVESTIMENTOS

Leia mais

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar Plano CV Prevdata Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar A entidade Nossos números Patrimônio de R$ 1,1 bilhão (dez/2016) 2 planos de benefícios e plano de gestão administrativa 36

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES: CPA 10 MÓDULO 7 1. Um cliente, contador, 50 anos de idade, assalariado, faz declaração completa de ajuste anual e sabe que se aposentará em, no máximo, 12 anos. Ele quer se preparar financeiramente

Leia mais

Previdência Complementar Sabesprev VANTAGENS

Previdência Complementar Sabesprev VANTAGENS Previdência Complementar Sabesprev VANTAGENS 1 SUMÁRIO CARO(A) PARTICIPANTE...5 O QUE É A SABESPREV?...6 O QUE É PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR?...6 QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS...8 COMPLEMENTO À APOSENTADORIA

Leia mais

TESOURO DIRETO TÍTULOS PÚBLICOS

TESOURO DIRETO TÍTULOS PÚBLICOS TÍTULOS PÚBLICOS TESOURO DIRETO ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO. O Tesouro Nacional utiliza

Leia mais

MONTANDO SUA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS

MONTANDO SUA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS MONTANDO SUA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS OBJETIVOS E PLANEJAMENTO SELEÇÃO DE INVESTIMENTOS DEFINIÇÃO DO PERFIL DO INVESTIDOR OBJETIVOS A importância do objetivo Investir não é natural para nós... OBJETIVOS

Leia mais

Oinvestidornovato.com. 1. Comece com planejamento Identifique os seus objetivos Escolha uma boa corretora 8

Oinvestidornovato.com. 1. Comece com planejamento Identifique os seus objetivos Escolha uma boa corretora 8 Índice 1. Comece com planejamento 3 2. Identifique os seus objetivos..6 3. Escolha uma boa corretora 8 4. Saiba onde investir quando tem muitas escolhas 10 5. Estude! Invista em você 12 1. Comece com planejamento

Leia mais

PSS Seguridade Social. Retirada de Patrocínio

PSS Seguridade Social. Retirada de Patrocínio PSS Seguridade Social Retirada de Patrocínio 1 Agenda Retirada de Patrocínio Motivo e Implicações Cronograma Material Explicativo Entregue Valores Opções para os valores Documentos a serem assinados Motivo

Leia mais

Olá, eu sou Gustavo Lobo, fundador do blog gustavolobo.com.br Gustavo Lobo Todos os direitos reservados

Olá, eu sou Gustavo Lobo, fundador do blog gustavolobo.com.br Gustavo Lobo Todos os direitos reservados Olá, eu sou Gustavo Lobo, fundador do blog gustavolobo.com.br 2017 Gustavo Lobo Todos os direitos reservados Investimento Inicial: R$10.000,00 Taxa: 0,6% a.m. Taxa: 1,2% a.m. Resultado: 41.350,52 20.972,61

Leia mais

CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO

CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO PrevMais Para um futuro mais seguro O PrevMais é o plano de Previdência Complementar para os ex-funcionários do BNC, atual BB, e funcionários do Economus. Ser participante

Leia mais

Previdência Complementar

Previdência Complementar Previdência Complementar Coriolano Teixeira de Oliveira Março de 2017 1 Agenda Mercado de Previdência Produtos PGBL x VGBL 2 Mercado de Previdência 3 Previdência Complementar Crise Demográfica Taxa de

Leia mais

PASSO A PASSO PARA VENDER PGBL/VGBL Como orientar corretamente o seu cliente na aquisição de um produto de Previdência.

PASSO A PASSO PARA VENDER PGBL/VGBL Como orientar corretamente o seu cliente na aquisição de um produto de Previdência. PASSO A PASSO PARA VENDER PGBL/VGBL Como orientar corretamente o seu cliente na aquisição de um produto de Previdência. Maurício Viot Novembro 2017 Seis Motivações de Compra 1. OBTER LUCRO 2. EVITAR PERDAS

Leia mais

Educação Financeira e Previdenciária 03 INVESTIMENTOS

Educação Financeira e Previdenciária 03 INVESTIMENTOS Educação Financeira e Previdenciária 03 INVESTIMENTOS Novembro de 2015 Educação Financeira e Previdenciária Saiba o que considerar HORA DE INVESTIR? Além de poupar para a realização dos seus sonhos, sejam

Leia mais

SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO

SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO TITULOS DISPONIVEIS, E PARA QUEM SÃO INDICADOS. VANTAGENS DE INVESTIR NO TESOURO DIRETO. CUIDADOS AO INVESTIR NO TESOURO DIRETO. PRINCIPAIS MITOS SOBRE O TESOURO DIRETO.

Leia mais

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS DE RENDA FIXA OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE RENDA FIXA PERFIL DE RISCO DO INVESTIDOR Quais são as diferenças básicas entre Renda Fixa

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR 1 PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA PROJETO DE VIDA APOSENTADORIA = se ainda não começou, este é momento ideal de colocar em prática seus projetos de vida. PALAVRA-CHAVE = Planejamento

Leia mais

Guia prático do. tesouro direto

Guia prático do. tesouro direto Guia prático do tesouro direto 1 Guia prático do tesouro direto Tudo o que você precisa saber para começar a investir no Tesouro Direto. Aproveite essas dicas e aumente a rentabilidade de seus investimentos

Leia mais

Matemática e Educação Financeira. Prof. Hamilton Faria Leckar Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense

Matemática e Educação Financeira. Prof. Hamilton Faria Leckar Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Matemática e Educação Financeira Prof. Hamilton Faria Leckar Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Parte I Motivos para poupar. Investir... Planejar e Alcançar seu Objetivo.

Leia mais

Educação Financeira Seu Bolso Feliz

Educação Financeira Seu Bolso Feliz Seu Bolso Feliz Vitor Martos Suarez Ações ENEF Estratégia Nacional de Ações Informação Formação Orientação Ciência Social Dinheiro: Fungível e Escasso Ciência Humana Ciência Exata Dinheiro - E.S.D. desigualdade

Leia mais

PAPEL DO DINHEIRO. Servir como unidade de valor. Reserva de valor. Organizar/intermediar trocas

PAPEL DO DINHEIRO. Servir como unidade de valor. Reserva de valor. Organizar/intermediar trocas PAPEL DO DINHEIRO Servir como unidade de valor Reserva de valor Organizar/intermediar trocas O DINHEIRO NA HISTÓRIA Antes da criação do dinheiro na forma de notas e moedas, produtos e mercadorias eram

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R OS 7 MAIORES MITOS SOBRE O TESOURO DIRETO W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

INVESTIMENTOS DE RENDA VARIÁVEL

INVESTIMENTOS DE RENDA VARIÁVEL INVESTIMENTOS DE RENDA VARIÁVEL São investimentos que nós não sabemos quanto iremos receber e nem quando. São considerados investimentos de risco, mas em contraparte possuem bons desempenhos. Bolsa de

Leia mais

Iniciativas como esse blog ajudam a mostrar as diversas oportunidades de investimento, suas nuances, suas armadilhas, seus potenciais.

Iniciativas como esse blog ajudam a mostrar as diversas oportunidades de investimento, suas nuances, suas armadilhas, seus potenciais. Aprendendo a Investir com o Tesouro Direto 1 Investir não é fácil. Investir bem, menos ainda. Iniciativas como esse blog ajudam a mostrar as diversas oportunidades de investimento, suas nuances, suas armadilhas,

Leia mais

Por que você precisa de um Plano de Previdência? Uma solução inteligente para a realização dos seus projetos de longo prazo

Por que você precisa de um Plano de Previdência? Uma solução inteligente para a realização dos seus projetos de longo prazo Por que você precisa de um Plano de Previdência? Uma solução inteligente para a realização dos seus projetos de longo prazo Vida e Previdência grupofbn.com.br No dicionário, previdência significa prevenção,

Leia mais

Módulo 5 Planejamento Tributário

Módulo 5 Planejamento Tributário Módulo 5 Planejamento Tributário Precaver - Planejamento Completo Planejamento Tributário Incentivos Fiscais O que significa? Qual o objetivo? Conjunto de políticas econômicas que estabelecem a redução

Leia mais

Copyright 2018 Leandro Ávila

Copyright 2018 Leandro Ávila 1 Copyright 2018 Leandro Ávila Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9610 de 19/02/1998. Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais os meios empregados como

Leia mais

CARTA ATIVA WEALTH MANAGEMENT

CARTA ATIVA WEALTH MANAGEMENT MAIO 2019 O PODER DO ALPHA O assunto mais comentado no Brasil atualmente é a Reforma da Previdência. A preocupação é mais do que justificada. Segundo estudo recente do IPEA, órgão de pesquisa ligado ao

Leia mais

Para acessar o Guia de Preenchimento de Declaração de Imposto de Renda, observe a modalidade do seu Plano de Previdência.

Para acessar o Guia de Preenchimento de Declaração de Imposto de Renda, observe a modalidade do seu Plano de Previdência. Caso não tenha recebido o Informe, via correios, acesse os Serviços ao Cliente, clicando no menu ao lado. Para acessar o Guia de Preenchimento de Declaração de Imposto de Renda, observe a modalidade do

Leia mais

Data da Elaboração: 10/11/2009. Vigência a partir de: 01/03/2017. Elaborado por: Certificação ANBIMA

Data da Elaboração: 10/11/2009. Vigência a partir de: 01/03/2017. Elaborado por: Certificação ANBIMA PROGRAMA de ATUALIZAÇÃO da Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA-10) Controle: D.04.10.06 Data da Elaboração: 10/11/2009 Data da Revisão: 19/11/2015 Vigência a partir de: 01/03/2017 Elaborado

Leia mais

PREVIDÊNCIA PRIVADA MBPrev

PREVIDÊNCIA PRIVADA MBPrev PREVIDÊNCIA PRIVADA Breve revisão de conceitos de finanças Benefícios da previdência privada? Previdência Social (INSS) x Previdência Complementar Previdência Complementar aberta e fechada. Como funciona

Leia mais

UM FUTURO TRANQUILO COM QUALIDADE DE VIDA

UM FUTURO TRANQUILO COM QUALIDADE DE VIDA UM FUTURO TRANQUILO COM QUALIDADE DE VIDA NOSSA VOCAÇÃO Nascemos em 1989 para desenvolver soluções de previdência privada adequadas aos médicos cooperados. Juntos alcançamos resultados Soluções de investimento

Leia mais

A previdência complementar é um bom investimento? Por Guilherme Brum Gazzoni (*)

A previdência complementar é um bom investimento? Por Guilherme Brum Gazzoni (*) A previdência complementar é um bom investimento? Por Guilherme Brum Gazzoni (*) Para mim, já virou rotina: é só o final do ano chegar que encontro várias pessoas buscando uma opinião sobre o uso de seus

Leia mais

INFORMATIVO ELETRÔNICO AGOSTO/2012

INFORMATIVO ELETRÔNICO AGOSTO/2012 INFORMATIVO ELETRÔNICO AGOSTO/2012 Leia nesta edição: 1. GERENCIANDO PARA CRESCER: Dados Atuais e Carteira de Investimentos. 2. NOVIDADES PRECAVER: Novo Regulamento, trazendo ainda mais benefícios ao participante.

Leia mais