ANÉIS DE PISTÃO DE BAIXO ATRITO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÉIS DE PISTÃO DE BAIXO ATRITO"

Transcrição

1 ANÉIS DE PISTÃO DE BAIXO ATRITO André Ferrarese MAHLE Metal Leve SA. RESUMO A redução de consumo de combustível e consequentemente a redução de emissões de gases CO 2, tem norteado os desenvolvimentos de tecnologia em anéis de pistão. Seguindo esse foco, a MAHLE Metal Leve SA através de seu Centro Tecnológico no Brasil, desenvolveu um conjunto de tecnologias para anéis de pistão capazes de reduzir o atrito destes com o cilindro do motor e por resultado são capazes de reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO 2 do motor. Esse trabalho apresenta as principais linhas de desenvolvimento que levaram à composição do pacote de anéis de baixo atrito, assim como os resultados experimentais que o embasam. Basicamente foram realizadas avaliações em bancada tribológica e sequencialmente em sistema de medição precisa de atrito, dispositivo de Camisa Flutuante (Floating Liner). Com essas avaliações foi possível disponibilizar um pacote de anéis capaz de reduzir o atrito em cerca de 28% em regimes de carga parcial, o que corresponde a reduções de cerca de 1% de consumo de combustível. APLICABILIDADE Motores de tecnologia Otto em geral. OBJETIVO Desenvolvimento de anéis de pistão para motores de tecnologia Otto de baixo atrito e adequado desempenho de raspagem e vedação. 1. Participação dos anéis nas perdas mecânicas do motor As perdas mecânicas em um motor a combustão interna representam 1% de toda a energia do combustível consumido. Essa quantidade corresponde cerca de 25% da potência específica a plena carga, e é maior em cargas parciais. Em vazio ou marcha lenta, 1% da potência indicada é consumida pelo atrito. O pistão e os anéis de pistão são as peças de maior contribuição para as perdas mecânicas, mas sua contribuição varia relativamente com o tipo de motor e a condição de

2 carregamento. A Fig. 1 mostra a distribuição de energia em um motor 2.L Otto em plena carga a 5 rpm. 1 % = total energy input 1 % = motoring power Fig.1- Distribuição da energia total e das perdas mecânicas em um motor [1]. A procura por redução de atrito é contínua, mas o interesse para componentes de baixo atrito tem crescido recentemente em especial pela demanda de redução de emissões. Uma pergunta comum durante o projeto de um motor é "quanto de economia de combustível pode ser esperada para uma determinada geometria?". A Fig. 2 mostra uma estimativa grosseira baseada em atrito total. Por sua vez se mantem a dificuldade de se ter uma estimativa de benefícios de uma mudança específica, como saia de pistão por exemplo. Simulações podem ser realizadas para endereçar tais influências individuais, que mais tarde podem ser testadas em motor com um pacote completo de anéis de pistão. Um exercício dessa abordagem foi feito em [2], onde simples equações estimaram mudanças no atrito e depois foram comparadas com modelos mais complexos e finalmente as peças foram testadas em motor. Fig.2- Estimativa de economia de combustível devido a redução de atrito no motor a 2 rpm [3].

3 Apesar da participação específica do atrito entre os components depender do projeto do motor, condições de operação e outros fatores, é geralmente aceito que o principal responsável pelo atrito é o sistema pistão-cilindro. Dentre os principais potenciais de redução de atrito podemos destacar: - Acamento de cilindro - Força do anel de controle de óleo - Altura dos anéis - Materiais com menor coeficiente de atrito. Esses itens serão discutidos a frente. 2. Acabamento de cilindros Atrito em superficies deslizantes lubrificadas pode ser considerado como a soma das contribuições dos regimes de lubrificação limite e hidrodinâmico. Veja Fig. 3. O coeficiente de atrito do regime limite (contato das asperezas) é muito maior do que o coeficiente de atrito relativo ao regime hidrodinâmico, logo transferir a carga suportada pelas asperezas ao filme de óleo reduz significativamente o atrito [4]. Superfícies mais lisas usualmente apresentam menor contato de asperezas e menor espessura de óleo lubrificante, reduzindo não somente o atrito, mas também o consumo de óleo lubrificante. Como exemplo de redução de atrito devido a acabamentos de cilindros mais lisos, a Fig. 4 mostra o coeficiente de atrito médio por ciclo de dois diferentes acabamentos de cilindros testados contra um anel de pistão coberto com PVD (Physical Vapor Deposition). Os corpos de prova foram feitos usando anéis e camisas (cilindros) que são usados realmente no motor. O teste foi feito num equipamento que reproduz um movimento alternativo (reciprocativo) entre os corpos CETR UMT-2. Para esse estudo os corpos foram testados sob diferentes velocidades e submetidos a uma carga normal de 5N. O curso do movimento alternativo foi de 1mm e os corpos extraídos do cilindro eram imersos em óleo classe SAE 3 em temperatura ambiente. Um estudo prévio similar, porém mais detalhado, é descrito em [5]..4 Limit Friction Coefficient.3 Hydrodynamic Mixed.2.1 Asperity Contact Total Hydrodynamic Surface separation Film Parameter (Λ ou t) = combined roughness Fig.3- Curva de Stribeck.

4 Brunimento Plateau Brunimento Slide R q [µm] R pk [µm] R k [µm] R vk [µm] Experimental Friction Coef Plateau Honing Slide Honing Speed (rpm) Fig.4- Teste de bancada de atrito - movimento alternativo. Em condições de baixa velocidade, o atrito é dominado pelo contato das asperezas e definido principalmente pelas propriedades dos materiais em teste de bancada com movimento alternativo. Veja Fig.4. A 25 rpm os dois tipos de acabamento superficial apresentaram o mesmo coeficiente de atrito. Com o aumento da velocidade, o regime de lubrificação vai à direção ao regime hidrodinâmico. O acabamento Slide, mais fino, apresentou menor atrito. A redução de atrito medida com o brunimento slide foi em torno de 4% a 375 rpm. 3. Anéis de controle de óleo Devido a sua relativa alta força, necessária para bom controle de óleo lubrificante, o anel de controle de óleo é o de maior contribuição com o atrito do pacote de anéis. Para anéis de 3-peças, os valores típicos de pressão são.6 a 1.2 MPa. Reduzir a força do anel de controle de óleo é um caminho óbvio para a redução de atrito. Mas um contra ponto importante é a sua consequente redução de conformabilidade. Conformabilidade é a capacidade do anel de se conformar a um cilindro distorcido [6]. Uma maneira de preservar a necessária conformabilidade do anel, enquanto se reduz a sua força, é o uso de seções transversais mais flexíveis. Fig.5 compara diferentes projetos de anéis de óleo em termos de conformabilidade. O anel de controle de óleo de 2-peças usualmente é aplicado para motores de alto carregamento, dada a sua alta conformabilidade e durabilidade. Por outro lado, anéis de óleo de 3-peças são basicamente aplicados para motores Otto por causa de sua capacidade de vedação lateral, o que proporciona melhor controle de consumo de óleo lubrificante em cargas parciais [9].

5 Conformability (k) mm Baseline Low Width 1.5 mm. 3-piece 2-piece Fig.5 - Comparação de conformabilidade de diferentes anéis de óleo. Comparado com anéis usuais de 2 mm de 3-peças, o anel de 1,5 mm possibilita dois principais caminhos: conformabilidade similar com redução da força, ou maior conformabilidade com força similar. Veja Fig mm 3-piece OCR 1.5 mm 3-piece OCR Ft (N) Contact Pressure (MPa) Fig.6 Anéis de óleo de 3-peças, comparação de forças para diferentes alturas. 4. Experiências com Camisa Flutuante Nos próximos itens serão apresentadas as influência da cobertura do anel, força tangencial do anel de óleo (OCR) e altura do anei, usando medições feitas em um dispositivo de camisa flutuante (floating liner). O Instituto Musashi desenvolveu o dispositivo de cilindro flutuante, que tem sido bastante usado para se efetuar medições de atrito em motores [7], [8]. Basicamente, o dispositivo de camisa flutuante consiste em um motor mono-cilíndrico modificado, onde o cilindro apresenta um grau de liberdade vertical e células de carga medem a força vertical que o pistão / anéis exercem sobre a camisa durante o movimento alternativo. Ver Fig. 7. O atrito foi medido em 5 condições de operação: 15 rpm com valores de BMEP (representação do carregamento do motor) de 38, 5 e 63 kpa; 25 rpm com BMEP 5 kpa e a 25 rpm com BMEP de 5 kpa.

6 Tabela 1- Características do Dispositivo de Camisa Flutuante (Floating Liner) Tipo de motor Mono-cilíndrico, 4 tempos, Otto Volume (litros),499 Diâmetro x Curso (mm) 86 x 86 Taxa de Compressão 1 : 1 Razão de Biela / 3,5 Manivela (L/R) Condições de Operação (Rotação e BMEP) Tipo de Óleo Temp. Cilindro [ºC] Temp. Óleo [ºC] 15 38, 5, 63 kpa 2 5 kpa 25 5 kpa SAE 5W-3 SL/GF-3 class 1 (no meio do curso) 85 (na galleria principal) Fig.7- Dispositivo de Cilindro Flutuante. O pistão apresenta uma altura da zona de fogo maior (7,5mm) devido às características geométricas do dispositivo, mas o mesmo modelo de pistão a menos das dimensões dos canaletes, que eram mudadas quando necessário foi usado em todos os testes descritos. O offset do pino é de 1,mm. O mesmo cilindro foi usado para todos os testes. O cilindro foi rodado por 1h antes dos testes para sofrer amaciamento. O primeiro teste (cronológico) teve 6 ciclos de teste devido ao amaciamento do novo pistão e do novo pacote de anéis. Os outros testes contaram com 4 ciclos cada um. O primeiro ciclo de medição foi logo após a montagem. A cada 15 minutos era feito um novo ciclo de medições. Cada ciclo consistia em 5 condições de operação. Cada medição é uma media de 128 ciclos de combustão. Para cada condição de operação eram medidos o atrito e a pressão de combustão a cada ângulo do virabrequim. Fig. 8 mostra como exemplo uma medição típica a 15 rpm, BMEP= 38 kpa.

7 [N Friction Force ] Crank Angle [deg.] Fig.8- Medição típica a 15 rpm, BMEP= 38 kpa. Para esse artigo, foram consideradas e apresentadas na forma de média as medidas das 3 últimas condições de pacote de anéis / operação. Com isso foi calculada FMEP (Pressão Efetiva Média de Atrito) O pacote de anéis de referência (alturas 1,2 / 1,2/ 2,mm) foi o último a ser testado para minimizar eventuais efeitos de amaciamento dos pacotes de anéis de baixo atrito. Como esperado, para a mesma velocidade, o atrito aumentou quanto maior a carga (BMEP) e, para uma mesma carga, o atrito aumentou com a velocidade. A Tabela abaixo mostra os valores médios medidos para o pacote de anéis de referência. Apesar de algumas diferenças, o ranqueamento de atrito entre os pacotes de anéis testados foi o mesmo para as 5 condições de operação do motor. Tabela 2 Medições no Dispositivo de Camisa Flutuante / Pacote de anéis de Referência rpm BMEP [kpa] FMEP [kpa] Atrito % Cylinder Pressure [MPa] 5. Força dos anéis controladores de óleo A Figura 9 compara anéis de óleo 3-peças com pressões,6 e,8 MPa, forças iguais a 27,3 e 32,3 N, respectivamente. As figuras apresentam a medição da força de atrito a 15 rpm, 38 kpa e a FMEP para 5 condições de teste. O pacote de anéis com anéis de,6 MPa de pressão apresentaram cerca de 32% de redução de atrito a 15 rpm e 21% a 25 rpm.

8 P =.8 MPa P =.6 MPa BMEP (kpa) speed (rpm) Fig.9- Força de atrito e FMEP com diferentes pressões de anéis de óleo. 6. Pacote de anéis de baixa altura Um menor atrito pode ser obtido usando-se anéis com altura reduzida. Especialmente para os anéis de primeiro canalete, sua altura define a carga radial aplicada por ele à parede do cilindro, uma vez que a maior parte de sua pressão é proveniente da pressão de combustão atuando sobre a superfície do diâmetro interno do anel. Para anéis de segundo canalete, basicamente a força tangencial é proporcional a sua altura. Para anéis de óleo (OCR), o uso de anéis e segmentos mais finos permite uma boa conformabilidade mesmo com forças tangenciais reduzidas. Como exemplo, o anel testado de 1,5mm de altura apresenta conformabilidade 4% maior que o anel de 2,mm de altura, mesmo com uma força 25% menor. Veja a tabela a seguir. O atrito do pacote de anéis com alturas 1,2/1,2/2,mm foi comparado ao atrito de um pacote com alturas 1,/1,/1,5 mm.

9 Tabela 3 Características dos pacotes de anéis 1,2/1,2/2, mm 1./1./1.5 mm 1, mm GNS Face Abaulada Simétrica Força= 6,6 N 1. 1,2 mm Nitretado (GNS) Face Abaulada Assimétrica Força= 8,9 N 2. 1,2 mm Face Cônica Ferro Fundido Cinzento Força= 8,2 N 3. 2, mm 3-peças GNS P = 1, MPa Força= 33,3 N Σ Força 5,4 N 29,3 N 1, mm Face Cônica Ferro Fundido Nodular Força= 7, N 1,5 mm 3-peças GNS P =,6 MPa Força= 15,7 N O pacote de anéis de baixa altura apresentou atrito aproximadamente 28% menor. A redução foi levemente maior em condição de baixa velocidade / baixa carga, diminuindo em condição de alta velocidade / alta carga. Veja Fig. 1. Essa redução pode significar uma redução de atrito da ordem de 1% da BMEP do motor. Veja a tabela a seguir. Uma economia de combustível similar pode ser esperada. Friction Force (N) /1.2/2. mm Ring Pack 1./1./1.5 mm Ring Pack rpm, 38 kpa Crank Angle (degrees) FMEP [kpa] /1.2/2. mm Ring Pack 1./1./1.5 mm Ring Pack 8 BMEP (kpa) speed (rpm) Fig.1- Comparação de força de atrito e FMEP entre os pacotes de anéis com alturas 1,2/1,2/2, mm e 1,/1,/1,5 mm.

10 Table 4 - Redução de atrito e potencial redução do consumo de combustível FMEP (kpa) Porcentagem Velocidade BMEP de atrito Ganho de BMEP (rpm) (kpa) (FMEP/BME Teste 1 Teste 2 P) % 1.4% % 1.2% % 1.1% %.8% %.8% Média 3.8% 1.1% 7. Anéis de primeiro canalete recobertos com camada PVD Normalmente os anéis de primeiro e terceiro canaletes são recobertos com uma camada resistente ao desgaste ou um tratamento superficial, usualmente a base de Molibidênio, Cromo ou Aço Nitretado. CrN PVD está sendo introduzido no mercado de motores Otto devido a sua excelente resistência ao desgaste e baixo atrito. Fig. 11 compara o coeficiente de atrito dessas camadas..15 Friction Coefficient Moly Hard Cr Cr Ceramic GNS PVD Fig.11- Coeficiente de atrito para diferentes coberturas de anéis. GNS (aço nitretado) e PVD foram comparados no equipamento de Camisa Flutuante. Um pacote ainda menor de anéis foi usado para essa comparação,,8/,8/1,5 mm. A menos do recobrimento do primeiro anel, todas as outras características foram mantidas nos dois pacotes de anéis. A Fig. 12 apresenta a medição de força de atrito a 15 rpm, 38 KPa e FMEP para 5 condições de teste. O anel de primeiro canalete recoberto com PVD apresentou 1% menos atrito a 15 rpm, 5% a 25 rpm.

11 Friction Force (N) FMEP [kpa] 1 8 GNS on Top Ring PVD on Top Ring Crank Angle (degrees) GNS on Top Ring PVD on Top Ring 8 BMEP (kpa) speed (rpm) Fig.12- Força de atrito e comparação de FMEP para anéis recobertos com PVD contra anéis típicos de Aço Nitretado. 8. Blow-by e consumo de óleo lubrificante Pela redução da inércia, os anéis de compressão são mais estáveis axialmente, em especial sob condições de alta rpm e baixa carga. Picos de Blow-by (vazamento de gases da combustão) podem ocorrer em tais condições. A Fig.13 apresenta a melhoria no controle de Blow-by com anéis mais finos. A referência (Base Line) tinha pacote de anéis de 1,2/1,5/2, mm de altura com anel de óleo 3-peças com pressão de,6 MPa. O pacote de baixo atrito tinha altura de,8/1,/1,5 mm com anel de óleo de 3-peças com pressão de,6 MPa. Blow-by (L/min) Base Line % Load 25% Load Low Friction Fig. 13 Blow-by a 6 rpm com motor Otto V6 e 3,2L.

12 Como discutido anteriormente, o anel de óleo de 1,5 mm de altura possibilita menores forças com pressão e conformabilidade similares ao de referência. Fig. 14 compara anéis 3-peças de 2, e 1,5 mm de altura em um motor Otto de 2,L e 83 kw. Os anéis de primeiro e segundo canaletes foram os mesmos nos dois testes. O consumo de óleo foi similar a plena carga e em carga parcial. Gasoline engine, 2. L, 4 cyl, 73 kw Full Load Dyno Tests - 3h average of 6 measurements LOC (g/h) mm 1.5 mm 2. mm 1.5 mm Part Load Dyno Tests average of 3 measurements LOC (g/h) mm 1.5 mm 2. mm 1.5 mm Fig. 14 Comparação de anéis de óleo 3-peças de 2, e 1,5 mm de altura. O uso de anéis de baixo atrito com acabamentos regulares de cilindro podem prejudicar o consumo de óleo devido ao aumento do tempo de amaciamento e maiores filmes de óleo. Como exemplo, a Fig. 15 compara pacotes de anéis: referência (1,2/1,5/2, mm) e baixo atrito (1,/1,2/1,5 mm). O pacote referência tinha anel de óleo 2-peças com pressão de 1,7 MPa, enquanto que o anel de óleo para pacote de baixo atrito tinha pressão de 1,2MPa.

13 Acamento de Cilindro Baseline Smooth Rpk (µm).3.1 Rk (µm) Rvk (µm) Ring Pack: Baseline Low Friction Relative L.O.C Bore Finish: Baseline Smooth Fig. 15 Consumo de óleo a plena potência, motor 2.L com injeção direta. CONCLUSÕES - A redução da força do pacote de anéis, em especial do anel de óleo, reduz o atrito. Em um anel de óleo, ao se reduzir de.8 para.6 MPa de pressão, observou-se uma redução de 21% no atrito 25 rpm. - Ao mudar o pacote de anéis de 1,2/1,2/2, para 1,/1,/1,5 mm, e ao mesmo tempo reduzir a pressão do anel de óleo de 1, para,6 MPa, o atrito é reduzido em 28%. Isso equivale à cerca de 1% de economia de combustível. - O uso de camada PVD em anel de primeiro canalete reduz o atrito medido em torno de 1%. - O uso de pacote de anéis de baixo atrito deve ser combinado com cilindros de acabamento fino para adequados resultados de consumo de óleo lubrificante. - A economia obtida com os anéis de baixo atrito se aplicados à frota de carros de São Paulo, poderia gerar uma economia de cerca de 5. toneladas de CO 2 por ano. REFERÊNCIAS [1] SCHELLING, Freier. Factors influencing the friction power of pistons - publicação MAHLE, circa [2] TOMANIK et al. Reduced Friction Power Cell Components - artigo SAE , São Paulo - Brasil, 2. [3] BASSHUYSEN, R.; SCHAFER, F. Internal combustion Engine Handbook, SAE International.

14 [4] JOCSAK, J. et al. The effects of cylinder liner finish on piston ring-pack friction, artigo ASME ICEF24-952, Sacramento, EUA, 24. [5] JOCSAK, J. et al. The Characterization and Simulation of Cylinder Liner Surface Finishes, artigo ASME ICES25-18, Canadá, 25. [6] TOMANIK, E. Piston Ring Conformability in a Distorted Bore, artigo SAE 96356, Detroit - EUA, [7] SATO, O. et al. Improvement of Piston Lubrication in a Diesel Engine by Means of Cylinder Surface Roughness, artigo SAE , Detroit - EUA, 24. [8] NAKAYAMA, K. et al. The Effect of Crankshaft Offset on Piston Friction Force in a Gasoline Engine, artigo SAE , Detroit-EUA, 2. [9] FERRARESE, A.; ROVAI, F. Oil Ring Design Influence on Lube Oil Consumption of SI Engines, artigo ASME ICEF24-868, Sacramento - EUA, 24.

Prêmio AEA 2012 - Projetos de Meio Ambiente NOVA BRONZINA COM COBERTURA POLIMÉRICA PARA REDUÇÃO DE ATRITO E EMISSÃO DE CO 2

Prêmio AEA 2012 - Projetos de Meio Ambiente NOVA BRONZINA COM COBERTURA POLIMÉRICA PARA REDUÇÃO DE ATRITO E EMISSÃO DE CO 2 Prêmio AEA 2012 - Projetos de Meio Ambiente NOVA BRONZINA COM COBERTURA POLIMÉRICA PARA REDUÇÃO DE ATRITO E EMISSÃO DE CO 2 Matheus dos Santos Ferreira, Mário Sérgio da Silva Praça, Samantha Uehara, Sandra

Leia mais

CAPITULO 2. Potência e pressões médias de um motor de combustão. Eng. Julio Cesar Lodetti

CAPITULO 2. Potência e pressões médias de um motor de combustão. Eng. Julio Cesar Lodetti CAPITULO 2 Potência e pressões médias de um motor de combustão Eng. Julio Cesar Lodetti Definição de Potência e rendimento A potência, é por definição função do torque fornecido sobre o virabrequim, e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Mecânica

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Mecânica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Mecânica Elementos de Máquinas II Elementos de Apoio F T O = 0 Óleo e.sen O F h máx e Eixo Mancal L Óleo F d n h min d Q máx F pmáx p O

Leia mais

5. Resultados e Análises

5. Resultados e Análises 66 5. Resultados e Análises Neste capítulo é importante ressaltar que as medições foram feitas com uma velocidade constante de 1800 RPM, para uma freqüência de 60 Hz e uma voltagem de 220 V, entre as linhas

Leia mais

Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor.

Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor. Objetivos Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor. Descrição Neste módulo são abordados os princípios de funcionamento do motor Ciclo Otto,

Leia mais

www.dumaxcomercial.com (53) 3228-9891 3028-9892

www.dumaxcomercial.com (53) 3228-9891 3028-9892 www.dumaxcomercial.com (53) 3228-9891 3028-9892 Index - Anéis O rings - Gaxetas - Raspadores - Reparos - Retentores - Placas - Rolamentos para Bombas - Rotativos - Bombas - Peças Especiais - Dumax Comercial

Leia mais

Mancais. TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas. Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br

Mancais. TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas. Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br Mancais TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br Introdução à Mancais O mancal pode ser definido como suporte ou guia em que se apóia o eixo; No ponto

Leia mais

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Embreagens são elementos que

Leia mais

Parâmetros de performance dos motores:

Parâmetros de performance dos motores: Parâmetros de performance dos motores: Os parâmetros práticos de interesse de performance dos motores de combustão interna são: Potência, P Torque,T Consumo específico de combustível. Os dois primeiros

Leia mais

Ciclo de motor de combustão interna, que se completa em duas revoluções(rotação) da árvore de manivelas.

Ciclo de motor de combustão interna, que se completa em duas revoluções(rotação) da árvore de manivelas. 1 3.0 Descrição do Funcionamento dos Motores O conjunto de processo sofrido pelo fluido ativo que se repete periodicamente é chamado de ciclo. Este ciclo pode acontecer em 2 ou 4 tempos. Figura 3: Nomenclatura

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor.

V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor. V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor. V.7.1. Torque Quando você faz força para desrosquear uma tampa de um vidro de conservas com a mão, se está aplicando torque. O torque é

Leia mais

Componente curricular: Mecanização Agrícola. Curso: Técnico em Agroecologia Professor: Janice Regina Gmach Bortoli

Componente curricular: Mecanização Agrícola. Curso: Técnico em Agroecologia Professor: Janice Regina Gmach Bortoli Componente curricular: Mecanização Agrícola Curso: Técnico em Agroecologia Professor: Janice Regina Gmach Bortoli Mecanização agrícola. 1. Motores agrícola. Agricultura moderna: uso dos tratores agrícolas.

Leia mais

Turbocompressores Holset

Turbocompressores Holset Turbocompressores Holset ...Só pode ser Holset Turbocompressores Holset Os turbocompressores Holset são sinônimos de excelência em turbomáquinas e em manipulação de ar em todo o mundo. Projetados e fabricados

Leia mais

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Aula 7: Tratamentos em Metais Térmicos Termoquímicos CEPEP - Escola Técnica Prof.: Transformações - Curva C Curva TTT Tempo Temperatura Transformação Bainita Quando um aço carbono

Leia mais

Compressor Parafuso. Principais tipos: Parafuso simples. Parafuso duplo (mais empregado)

Compressor Parafuso. Principais tipos: Parafuso simples. Parafuso duplo (mais empregado) Principais tipos: Parafuso simples Parafuso duplo (mais empregado) Vantagens em relação aos alternativos: Menor tamanho Número inferior de partes móveis Desvantagens em relação aos alternativos: Menor

Leia mais

POROSIMETRIA AO MERCÚRIO

POROSIMETRIA AO MERCÚRIO 1 POROSIMETRIA AO MERCÚRIO 1 - INTRODUÇÃO A característica que determina a utilização em engenharia de muitos materiais é a sua porosidade. A forma, o tamanho e o volume de poros que um material apresenta

Leia mais

2 Materiais e Métodos

2 Materiais e Métodos 1 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE VIGAS REFORÇADAS POR ACRÉSCIMO DE CONCRETO À FACE COMPRIMIDA EM FUNÇÃO DA TAXA DE ARMADURA LONGITUDINAL TRACIONADA PRÉ-EXISTENTE Elias Rodrigues LIAH; Andréa Prado Abreu REIS

Leia mais

Essas duas questões serão estudadas nesta aula. Além delas, você vai ver quais erros podem ser cometidos na rebitagem e como poderá corrigi-los.

Essas duas questões serão estudadas nesta aula. Além delas, você vai ver quais erros podem ser cometidos na rebitagem e como poderá corrigi-los. A UU L AL A Rebites III Para rebitar peças, não basta você conhecer rebites e os processos de rebitagem. Se, por exemplo, você vai rebitar chapas é preciso saber que tipo de rebitagem vai ser usado - de

Leia mais

Buchas. Não se sabe quem inventou a roda. Supõe-se. Bucha

Buchas. Não se sabe quem inventou a roda. Supõe-se. Bucha A U A UL LA Buchas Introdução Não se sabe quem inventou a roda. Supõe-se que a primeira roda tenha sido um tronco cortado em sentido transversal. Com a invenção da roda, surgiu, logo depois, o eixo. O

Leia mais

COMPRESSORES PARAFUSO

COMPRESSORES PARAFUSO COMPRESSORES PARAFUSO PARTE 1 Tradução e adaptação da Engenharia de Aplicação da Divisão de Contratos YORK REFRIGERAÇÃO. Introdução Os compressores parafuso são hoje largamente usados em refrigeração industrial

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Correias e Polias Correntes Definição Polia: São peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias. Correias: É o elemento da máquina que,

Leia mais

PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO IT Departamento de Engenharia ÁREA DE MÁQUINAS E ENERGIA NA AGRICULTURA IT 154- MOTORES E TRATORES PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

Leia mais

Resultados e Discussões 95

Resultados e Discussões 95 Resultados e Discussões 95 É interessante observar, que a ordem de profundidade máxima não obedece à ordem de dureza Shore A. A definição de dureza é exatamente a dificuldade de se penetrar na superfície

Leia mais

Analisando graficamente o exemplo das lâmpadas coloridas de 100 W no período de três horas temos: Demanda (W) a 100 1 100 100.

Analisando graficamente o exemplo das lâmpadas coloridas de 100 W no período de três horas temos: Demanda (W) a 100 1 100 100. Consumo Consumo refere-se à energia consumida num intervalo de tempo, ou seja, o produto da potência (kw) da carga pelo número de horas (h) em que a mesma esteve ligada. Analisando graficamente o exemplo

Leia mais

Desafios e benefícios no uso de plásticos de engenharia para substituir peças de metal

Desafios e benefícios no uso de plásticos de engenharia para substituir peças de metal Desafios e benefícios no uso de plásticos de engenharia para substituir peças de metal Fábio Moreira Gerente de Engenharia de Desenvolvimento de Produto da Mahle AUTOMOTIVE DAY BRASIL, 6 de outubro de

Leia mais

Aditivos para Redução de Atrito em Lubrificantes Industriais e Automotivos

Aditivos para Redução de Atrito em Lubrificantes Industriais e Automotivos Aditivos para Redução de Atrito em Lubrificantes Industriais e Automotivos Conteúdo Agente de Lubricidade Polimérico para Óleos Integrais de Usinagem Agente de Lubricidade Não-Polimérico para Fluidos Hidráulicos

Leia mais

Aperfeiçoamentos no Cabeçote

Aperfeiçoamentos no Cabeçote Aperfeiçoamentos no Cabeçote (transcrito da Enciclopédia Mão na Roda - Guia Prático do Automóvel ED. Globo, 1982 - pg. 537 a 540) Os trabalhos realizados no cabeçote pelas oficinas especializadas atendem

Leia mais

QUESTÃO 24 PETROBRÁS / 2008

QUESTÃO 24 PETROBRÁS / 2008 QUESTÃO 24 PETROBRÁS / 2008 Um esforço axial de tração gera os valores máximos de tensão (A) normal na seção transversal e de cisalhamento em um plano a 45 o. (B) normal na seção transversal e de cisalhamento

Leia mais

O tornado de projeto é admitido, para fins quantitativos, com as seguintes características [15]:

O tornado de projeto é admitido, para fins quantitativos, com as seguintes características [15]: 4 Tornado de Projeto O tornado de projeto é admitido, para fins quantitativos, com as seguintes características [15]: Tornado do tipo F3-médio; Velocidade máxima de 233km/h = 64,72m/s; Velocidade translacional

Leia mais

Polias e correias. Polias

Polias e correias. Polias A U A UL LA Polias e correias Introdução Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes

Leia mais

Motores alternativos de combustão interna. Parte 1

Motores alternativos de combustão interna. Parte 1 Motores alternativos de combustão interna Parte 1 Introdução Sistemas de potência utilizando gás: Turbinas a gás Motores alternativos (ICE, ICO) Ciclos a gás modelam estes sist. Embora não trabalhem realmente

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Tipos (continuação) Contato plano-frontal para junções móveis. Contato plano-frontal para junções móveis. Contato plano-frontal para junções móveis. Frontais: é composto

Leia mais

TÊMPERA SUPERFICIAL POR INDUÇÃO E POR CHAMA - ASPECTOS PRÁTICOS -

TÊMPERA SUPERFICIAL POR INDUÇÃO E POR CHAMA - ASPECTOS PRÁTICOS - TÊMPERA SUPERFICIAL POR INDUÇÃO E POR CHAMA - ASPECTOS PRÁTICOS - Através da têmpera por indução e por chama consegue-se um efeito similar ao do tratamento de cementação e têmpera, quando se compara a

Leia mais

Tecnologia de Redutores para Betoneiras. Inovações de Grande Valor.

Tecnologia de Redutores para Betoneiras. Inovações de Grande Valor. Tecnologia de Redutores para Betoneiras Inovações de Grande Valor. ECOMIX II: A nova geração de transmissões ZF para Betoneiras A ZF está estendendo sua liderança no mercado mundial na tecnologia de redutores

Leia mais

Aproveitamento de potência de tratores agrícolas *

Aproveitamento de potência de tratores agrícolas * Aproveitamento de potência de tratores agrícolas * 1. Introdução Uma das principais fontes de potência, responsáveis pela alta produção agrícola com significante economia de mão-de-obra, é o trator agrícola.

Leia mais

FACEAMENTO DA SUPERFÍCIE DE ASSENTAMENTO DO CONJUNTO DE FORÇA DO MOTOR DIESEL DE LOCOMOTIVAS GE

FACEAMENTO DA SUPERFÍCIE DE ASSENTAMENTO DO CONJUNTO DE FORÇA DO MOTOR DIESEL DE LOCOMOTIVAS GE FACEAMENTO DA SUPERFÍCIE DE ASSENTAMENTO DO CONJUNTO DE FORÇA DO MOTOR DIESEL DE LOCOMOTIVAS GE 1/7 RESUMO Realização de faceamento de blocos de motores diesel 7FDL, de locomotivas GE, usinando a superfície

Leia mais

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril.

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril. A UU L AL A Mandrilamento Nesta aula, você vai tomar contato com o processo de mandrilamento. Conhecerá os tipos de mandrilamento, as ferramentas de mandrilar e as características e funções das mandriladoras.

Leia mais

Processos de Fabricação - Furação

Processos de Fabricação - Furação 1 Introdução Formas de obtenção de furos Definição de furação (usinagem): A furação é um processo de usinagem que tem por objetivo a geração de furos, na maioria das vezes cilíndricos, em uma peça, através

Leia mais

CIRCUITO PARA MEDIÇÃO DE CORRENTES ELEVADAS

CIRCUITO PARA MEDIÇÃO DE CORRENTES ELEVADAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA PROFESSOR: LUCIANO FONTES CAVALCANTI CIRCUITO PARA MEDIÇÃO DE

Leia mais

Alimentação de Caldeiras Alcooldutos Pipe Line. Bomba Multestágio Bipartida Axialmente. Soluções em Bombeamento

Alimentação de Caldeiras Alcooldutos Pipe Line. Bomba Multestágio Bipartida Axialmente. Soluções em Bombeamento Linha Alimentação de Caldeiras Alcooldutos Pipe Line Bomba Multestágio Bipartida Axialmente Soluções em Bombeamento Soluções em Bombeamento A IMBIL amplia sua linha de bombas engenheradas, disponibilizando

Leia mais

ESTUDO DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

ESTUDO DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA ESTUDO DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA Luiz Atilio Padovan Prof. Eng. Agrônomo EVOLUÇÃO DA MECANIZAÇÃO 1 TREM DE FORÇA SISTEMA MECÂNICO Diferencial Motor Câmbio Embreagem FUNCIONAMENTO DO MOTOR Motor

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Buchas Guias Mancais de Deslizamento e Rolamento Buchas Redução de Atrito Anel metálico entre eixos e rodas Eixo desliza dentro da bucha, deve-se utilizar lubrificação.

Leia mais

MF-0584.R-1 - MÉTODO DE MEDIÇÃO DOS GASES EMITIDOS PELO ESCAPAMENTO DOS VEÍCULOS AUTOMOTORES DO CICLO OTTO

MF-0584.R-1 - MÉTODO DE MEDIÇÃO DOS GASES EMITIDOS PELO ESCAPAMENTO DOS VEÍCULOS AUTOMOTORES DO CICLO OTTO MF-0584.R-1 - MÉTODO DE MEDIÇÃO DOS GASES EMITIDOS PELO ESCAPAMENTO DOS VEÍCULOS AUTOMOTORES DO CICLO OTTO Notas: Aprovado pela Deliberação CECA nº 4.816, de 17 de abril de 2007. Publicado no DOERJ de

Leia mais

4. Programa Experimental

4. Programa Experimental 4. Programa Experimental Para a determinação das propriedades de deformabilidade e resistência dos arenitos em estudo a serem utilizados no modelo numérico, foram executados ensaios de compressão simples

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO Portaria n.º 275, de 31 de maio de 2012. O PRESIDENTE

Leia mais

59 Brunimento, lapidação, polimento

59 Brunimento, lapidação, polimento A U A UL LA Brunimento, lapidação, polimento Apesar de todos os cuidados, as peças usinadas e mesmo as de acabamento em máquina, como é o caso da retificação, apresentam sulcos ou riscos mais ou menos

Leia mais

Avaliação de Ciclo de Vida. Buscando as alternativas mais sustentáveis para o mercado de tintas

Avaliação de Ciclo de Vida. Buscando as alternativas mais sustentáveis para o mercado de tintas Avaliação de Ciclo de Vida Buscando as alternativas mais sustentáveis para o mercado de tintas Todo produto tem uma história Cada produto que chega às nossas mãos passa por diversos processos diferentes

Leia mais

Barramento Elétrico Blindado KSL70

Barramento Elétrico Blindado KSL70 Barramento Elétrico Blindado KSL70 PG: 2 / 19 ÍNDICE PÁG. 1.0 DADOS TÉCNICOS 03 2.0 - MÓDULO 04 3.0 SUSPENSÃO DESLIZANTE 05 4.0 TRAVESSA DE SUSTENTAÇÃO 06 5.0 EMENDA DOS CONDUTORES E DOS MÓDULOS 07 6.0

Leia mais

27 Sistemas de vedação II

27 Sistemas de vedação II A U A UL LA Sistemas de vedação II Ao examinar uma válvula de retenção, um mecânico de manutenção percebeu que ela apresentava vazamento. Qual a causa desse vazamento? Ao verificar um selo mecânico de

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Assunto: Cálculo de Pilares Prof. Ederaldo Azevedo Aula 4 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP

Leia mais

Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem

Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem Este processo é empregado para produzir peças de diferentes tamanhos e formas, constituído de materiais variados (ferrosos

Leia mais

ESTUDO EXPERIMENTAL DA COMBUSTÃO DO ETANOL ADITIVADO NA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA

ESTUDO EXPERIMENTAL DA COMBUSTÃO DO ETANOL ADITIVADO NA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA ESTUDO EXPERIMENTAL DA COMBUSTÃO DO ETANOL ADITIVADO NA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA Aluno: Dayana Siqueira de Azevedo Orientador: Carlos Valois Maciel Braga Introdução Hoje em dia, muitas pesquisas estão

Leia mais

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO 1- Generalidades PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Todas as misturas de concreto devem ser adequadamente dosadas para atender aos requisitos de: Economia; Trabalhabilidade; Resistência; Durabilidade. Esses

Leia mais

Informativo Técnico. 11 3207-8466 vendas@indufix.com.br www.indufix.com.br

Informativo Técnico. 11 3207-8466 vendas@indufix.com.br www.indufix.com.br Informativo Técnico Descrição Os fixadores contidos neste informativo são normalizados pela incorporadora de normas ASTM (American Society for Testing and Materials), com finalidade fixação e união de

Leia mais

TECNOLOGIA DA DEFORMAÇÃO PLÁSTICA. VOL II APLICAÇÕES INDUSTRIAIS (Enunciados de Exercícios Complementares)

TECNOLOGIA DA DEFORMAÇÃO PLÁSTICA. VOL II APLICAÇÕES INDUSTRIAIS (Enunciados de Exercícios Complementares) TECNOLOGIA DA DEFORMAÇÃO PLÁSTICA VOL II APLICAÇÕES INDUSTRIAIS (Enunciados de Exercícios Complementares) Nota Introdutória Este documento é um anexo ao livro Tecnologia Mecânica Tecnologia da Deformação

Leia mais

Emissões e Consumo do Veículo Convencional e VEH: Resultados Medidos

Emissões e Consumo do Veículo Convencional e VEH: Resultados Medidos Emissões e Consumo do Veículo Convencional e VEH: Resultados Medidos Suzana Kahn Ribeiro Programa de Engenharia de Transportes COPPE/UFRJ IVIG Instituto Virtual Internacional de Mudanças Climáticas Estrutura

Leia mais

Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL. Introdução

Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL. Introdução Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL Esta aula apresenta o princípio de funcionamento dos motores elétricos de corrente contínua, o papel do comutador, as características e relações

Leia mais

Soldagem de Aço Inox Utilizando Arco Gasoso com Tungstênio (GTAW ou TIG)

Soldagem de Aço Inox Utilizando Arco Gasoso com Tungstênio (GTAW ou TIG) Soldagem de Aço Inox Utilizando Arco Gasoso com Tungstênio (GTAW ou TIG) Este é o processo mais amplamente usado devido a sua versatilidade e alta qualidade bem como a aparência estética do acabamento

Leia mais

DESCRIÇÃO VALOR UNIDADE Comprimento máximo

DESCRIÇÃO VALOR UNIDADE Comprimento máximo CAPA Na capa da Ficha Técnica devem estar claramente as informações para identificação da equipe, escola, número do carro, semelhante às capas utilizadas nos relatórios de projeto da competição nacional.

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO PAULO CEFET-SP. Tecnologia Mecânica

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO PAULO CEFET-SP. Tecnologia Mecânica CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO PAULO CEFET-SP Tecnologia Mecânica Tratamentos térmicos e termo-químicos Recozimento Normalização Têmpera Revenimento Cementação Nitretação Tratamentos Térmicos

Leia mais

Rolamentos de Rolos Cônicos

Rolamentos de Rolos Cônicos Rolamento de rolos Rolamento de duas carreiras de rolos cônicos Rolamento de quatro carreiras de rolos cônicos 1. Tipos, qualidades e características Os rolamentos de rolos cônicos são construídos de tal

Leia mais

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM Olá Caro Aluno, Você já reparou que, no dia a dia quantificamos, comparamos e analisamos quase tudo o que está a nossa volta? Vamos ampliar nossos conhecimentos sobre algumas dessas situações. O objetivo

Leia mais

PPMEC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PROCESSO SELETIVO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014

PPMEC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PROCESSO SELETIVO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PPMEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PROCESSO SELETIVO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 PROVA DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO COMPORTAMENTO DOS MATERIAIS

Leia mais

A Importância dos Anéis nos Motores a Combustão Interna

A Importância dos Anéis nos Motores a Combustão Interna A Importância dos Anéis nos Motores a Combustão Interna Rendimento e Potência Motor máquina térmica Vedação da compressão Taxa Dissipação do calor 450º - 320º Maior taxa=potência =economia Consumo de Óleo

Leia mais

PROJETO DE OPERAÇÕES DE USINAGEM

PROJETO DE OPERAÇÕES DE USINAGEM Tarefas Envolvidas no Projeto de Operações de Usinagem: Planejamento do roteamento operações para fabricar uma peça ordem lógica Instruções suficientemente detalhadas para execução da usinagem? Projeto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Física Experimental III - Medidas Elétricas Objetivo O objetivo desta prática é aprender a fazer medições de resistência, tensão

Leia mais

Retificação cilíndrica

Retificação cilíndrica A U A UL LA Retificação cilíndrica A retificadora cilíndrica universal é uma máquina utilizada na retificação de todas as superfícies cilíndricas, externas ou internas de peças. Em alguns casos, essa máquina

Leia mais

UM OLHAR SOBRE O COMPRESSOR NOS CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

UM OLHAR SOBRE O COMPRESSOR NOS CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS UM OLHAR SOBRE O COMPRESSOR NOS CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS NAS INSPEÇÕES DE CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS ATÉ RECENTEMENTE NÃO ERA DADA A DEVIDA ATENÇÃO AO COMPRESSOR - TIPO - LOCAL

Leia mais

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul DETERMINAÇÃO DE CONDIÇÃO DE ACIONAMENTO DE FREIO DE EMERGÊNCIA TIPO "VIGA FLUTUANTE" DE ELEVADOR DE OBRAS EM CASO DE QUEDA DA CABINE SEM RUPTURA DO CABO Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho

Leia mais

Lubrificação III. Após a visita de um vendedor de lubrificante. Outros dispositivos de lubrificação

Lubrificação III. Após a visita de um vendedor de lubrificante. Outros dispositivos de lubrificação A U A UL LA Lubrificação III Introdução Após a visita de um vendedor de lubrificante ao setor de manutenção de uma indústria, o pessoal da empresa constatou que ainda não conhecia todos os dispositivos

Leia mais

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO www.sinto.com.br JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO O Jateamento com abrasivo é um método de trabalho a frio que consiste no arremesso de partículas contra uma determinada superfície, a elevadas velocidades,

Leia mais

Arquitetura das Unidades de Controle Eletrônico

Arquitetura das Unidades de Controle Eletrônico Arquitetura das Unidades de Controle Eletrônico Antes que a unidade eletrônica de controle (Electronic Control Unit ECU) atue de forma precisa no motor, a ECU deve estimar com a maior de precisão possível

Leia mais

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL Veja 15 dicas para economizar combustível no carro Da maneira de dirigir à escolha da gasolina, saiba o que pode trazer economia de consumo. Não existe mágica.

Leia mais

Gerencie adequadamente os custos da sua frota

Gerencie adequadamente os custos da sua frota Gerencie adequadamente os custos da sua frota O que é gestão de Frota? De acordo com definição encontrada no livro Gerenciamento de Transporte e Frota, o termo gestão de frota representa a atividade de

Leia mais

GNV. Combustível de baixo impacto ambiental para frotas de Táxis.

GNV. Combustível de baixo impacto ambiental para frotas de Táxis. GNV Combustível de baixo impacto ambiental para frotas de Táxis. REUNIÃO DE ESPECIALISTAS SOBRE TRANSPORTE URBANO SUSTENTÁVEL MODERNIZAR E TORNAR ECOLÓGICA A FROTA DE TÁXIS NAS CIDADES LATINO AMERICANAS

Leia mais

Elementos de Transmissão Correias

Elementos de Transmissão Correias Elementos de Transmissão Correias Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Transmissão por polias e correias Transmissão por polias e correias As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo

Leia mais

O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1

O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1 O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1 João Carmo Vendramim 2 Marco Antonio Manz 3 Thomas Heiliger 4 RESUMO O tratamento térmico de ligas ferrosas de média e alta liga já utiliza há muitos anos a tecnologia

Leia mais

Usinagem com Altíssima Velocidade de Corte

Usinagem com Altíssima Velocidade de Corte Capítulo 2 Revisão da Literatura Usinagem com Altíssima Velocidade de Corte 2.1. Aspecto Histórico A primeira sugestão de um trabalho com HSM foi feita por Salomon, em 1931, que propôs que existiria uma

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 10 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÃO 31 A principal diferença entre um ferro fundido e um aço (aço carbono) é o teor de carbono. Portanto os percentuais de carbono nestes elementos são: Ferro

Leia mais

VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS

VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS 1 2 vedação perfeita Resinas organolépticas para tampas de bebidas Água natural com e sem gás, refrigerantes, isotônicos... O mercado de

Leia mais

Como otimizar o desempenho e minimizar o tamanho em aplicações de alta velocidade Motores CC sem escova de alto desempenho

Como otimizar o desempenho e minimizar o tamanho em aplicações de alta velocidade Motores CC sem escova de alto desempenho thinkmotion Como otimizar o desempenho e minimizar o tamanho em aplicações de alta velocidade Motores CC sem escova de alto desempenho I. Introdução II. III. IV. Otimização de um motor CC sem escova para

Leia mais

Central de Produção de Energia Eléctrica

Central de Produção de Energia Eléctrica Central de Produção de Energia Eléctrica Ref.ª CPEE Tipo 1 Tipo 2 Tipo 3 Tipo 4 Tipo 5 5 a 25 kva 25 a 150 kva 150 a 500 kva 500 a 1.000 kva 1.000 a 2.700 kva Pág. 1 ! Combustível Diesel! Frequência 50

Leia mais

3 Fundamentos Teóricos

3 Fundamentos Teóricos 35 3 Fundamentos Teóricos 3.1. Introdução Neste capítulo serão vistos os fundamentos teóricos necessários para a análise dos resultados apresentados no Capítulo 6. O procedimento mais comum para a determinação

Leia mais

Conceitos Iniciais. Forjamento a quente Forjamento a frio

Conceitos Iniciais. Forjamento a quente Forjamento a frio Forjamento Conceitos Iniciais Forjamento é o processo de conformação através do qual se obtém a forma desejada da peça por martelamento ou aplicação gradativa de uma pressão. Forjamento a quente Forjamento

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 GRUPOS MOTOGERADORES GMG - DEFINIÇÃO O Grupo Motogerador consiste de um ou mais motores alternativos de combustão

Leia mais

Processo de Forjamento

Processo de Forjamento Processo de Forjamento Histórico A conformação foi o primeiro método para a obtenção de formas úteis. Fabricação artesanal de espadas por martelamento (forjamento). Histórico Observava-se que as lâminas

Leia mais

Inovação Colaborativa Ricardo Abreu 29.10.2015 MAHLE

Inovação Colaborativa Ricardo Abreu 29.10.2015 MAHLE Ricardo Abreu 29.10.2015 Resultados de Inovação 131 Novas Ideias 23 Projetos 4 Novos Produtos 55 Espontâneas 65 Campanhas 11 Externas Ideação Seleção de Ideias Projetos de P&D Desenvolvimento Lançamento

Leia mais

Seção 9 PISTÕES - ANÉIS - BIELAS

Seção 9 PISTÕES - ANÉIS - BIELAS Seção 9 PISTÕES - ANÉIS - BIELAS Índice da seção Página Bielas Montagem da biela no pistão... 4 Verificação Instalação... 7 Remoção Torque... 8 Pistões Montagem do pistão na biela... 4 Verificação do desgaste

Leia mais

Bloco sobre estacas Bielas Tirantes. Método Biela Tirante

Bloco sobre estacas Bielas Tirantes. Método Biela Tirante 1/20 Método Biela Tirante Pile Cap subjected to Vertical Forces and Moments. Autor: Michael Pötzl IABSE WORKSHOP New Delhi 1993 - The Design of Structural Concrete Editor: Jörg Schlaich Uniersity of Stuttgart

Leia mais

CÁLCULO DE INCERTEZA EM ENSAIO DE TRAÇÃO COM OS MÉTODOS DE GUM CLÁSSICO E DE MONTE CARLO

CÁLCULO DE INCERTEZA EM ENSAIO DE TRAÇÃO COM OS MÉTODOS DE GUM CLÁSSICO E DE MONTE CARLO ENQUALAB-28 Congresso da Qualidade em Metrologia Rede Metrológica do Estado de São Paulo - REMESP 9 a 2 de junho de 28, São Paulo, Brasil CÁLCULO DE INCERTEZA EM ENSAIO DE TRAÇÃO COM OS MÉTODOS DE GUM

Leia mais

Turbocompressor modelo ABS HST 20

Turbocompressor modelo ABS HST 20 Turbocompressor modelo ABS HST 20 Principais Aplicações O turbocompressor modelo ABS HST 20 é altamente adequado para as seguintes áreas de aplicação: Aeração de água, efluentes ou outros líquidos Flotação

Leia mais

Estrategia de resolução de problemas

Estrategia de resolução de problemas Estrategia de resolução de problemas Sistemas Isolados (p. 222) Muitos problemas na física podem ser resolvidos usando-se o princípio de conservação de energia para um sistema isolado. Deve ser utilizado

Leia mais

Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC)

Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC) TIPO III - OUTRAS ATIVIDADES DE PROJETO Os participantes do projeto devem levar em conta a orientação geral relativa às metodologias, as informações sobre adicionalidade, as abreviaturas e a orientação

Leia mais

Compressores. Na refrigeração industrial e no condicionamento de ar são utilizados praticamente todos os tipos e compressores:

Compressores. Na refrigeração industrial e no condicionamento de ar são utilizados praticamente todos os tipos e compressores: Compressores Na refrigeração industrial e no condicionamento de ar são utilizados praticamente todos os tipos e compressores: Alternativos Rotativos de parafusos Rotativos Scroll Rotativos de palhetas

Leia mais

Elementos de transmissão de potência José Queiroz - Unilins

Elementos de transmissão de potência José Queiroz - Unilins Projetos Mecânicos Elementos de transmissão de potência José Queiroz - Unilins 2 Polias e correias Polias: As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.

Leia mais

Métodos Experimentais em Energia e Ambiente

Métodos Experimentais em Energia e Ambiente Métodos Experimentais em Energia e Ambiente Medições para o controle de Motores de Combustão Interna João Miguel Guerra Toscano Bravo Lisboa, 27 de Outubro de 2004 Introdução Tipos de motores Gestão Electrónica

Leia mais

5 SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA WDM DE DOIS CANAIS COM O SOFTWARE VPI

5 SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA WDM DE DOIS CANAIS COM O SOFTWARE VPI 68 5 SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA WDM DE DOIS CANAIS COM O SOFTWARE VPI O software VPI foi originalmente introduzido em 1998 e era conhecido como PDA (Photonic Design Automation). O VPI atualmente agrega os

Leia mais

GT CONAMA Fontes Fixas limites emissões fontes existentes. Proposta Subgrupo INEA, ABRAGET, PETROBRAS

GT CONAMA Fontes Fixas limites emissões fontes existentes. Proposta Subgrupo INEA, ABRAGET, PETROBRAS GT CONAMA Fontes Fixas limites emissões fontes existentes Proposta Subgrupo INEA, ABRAGET, PETROBRAS CONAMA 382 e Turbinas a Gás Abrangência (1): Ficam aqui definidos os limites de emissão para poluentes

Leia mais