Perguntas Frequentes sobre a Dívida Pública Federal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perguntas Frequentes sobre a Dívida Pública Federal"

Transcrição

1 Perguntas Frequentes sobre a Dívida Pública Federal Brasília Dezembro/2010 Subsecretaria da Dívida Pública 1

2 Equipe Técnica Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública Coordenador-Geral: Otavio Ladeira de Medeiros Coordenador: Rodrigo Silveira Veiga Cabral Gerência de Relacionamento Institucional Gerente: André Proite Gerente Adjunta: Flávia Fernandes R. Barbosa David Rebelo Athayde Juliana Diniz Coelho Leandro Gonçalves de Brito Mathias Lenz Neto Beatriz Silva Garcia (estagiária) Sofia Hauschild (estagiária) Fax:

3 SUMÁRIO Parte 1 Conceitos Básicos O que é a Dívida Pública Federal? Quem administra a Dívida Pública Federal? Qual o objetivo da administração da Dívida Pública Federal? O que são títulos públicos federais? Com que finalidade os títulos públicos federais podem ser emitidos? Quais são as formas de emissão de títulos públicos do Tesouro Nacional? Quais são os principais títulos públicos federais em circulação? Onde ficam registrados? O que é mercado primário de títulos públicos? O que é mercado secundário de títulos públicos?... 8 Parte 2 Gestão da Dívida Como é a estrutura do Tesouro Nacional para administrar a Dívida Pública Federal? Como o Tesouro Nacional paga e financia a Dívida Pública Federal (DPF)? O que é o colchão de liquidez da Dívida Pública Federal? Qual a atuação do Tesouro Nacional na Dívida Externa? Como o Tesouro obtém recursos em moeda estrangeira para pagar sua dívida externa? O que é o Programa de Recompras da Dívida Externa? Como tem evoluído a Dívida Pública Federal? Qual é a relação entre gestão da Dívida Pública Federal e política fiscal? Como se dá o relacionamento entre o Tesouro Nacional e o Banco Central? Relação entre a gestão da Dívida Pública Federal e a política monetária O que são as operações compromissadas efetuadas entre o BC e o mercado? E as operações definitivas? O que é a carteira de títulos públicos do BC? Equalização dos Resultados do Banco Central O que o Tesouro faz quando há excesso de volatilidade no mercado? Por que foram realizados empréstimos do Tesouro Nacional ao BNDES em 2009 e 2010? Quem são os investidores em títulos da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna (DPMFi)? Parte 3 Compra de Títulos Públicos Como o investidor pode comprar títulos da Dívida Pública Federal? Que procedimentos o investidor não-residente deve adotar para comprar títulos da Dívida Pública Federal? Como são formados e onde posso encontrar os preços e taxas dos títulos públicos do Tesouro Nacional 1? Quais os impostos que incidem sobre as aplicações em títulos públicos? Onde encontro a metodologia de cálculo dos títulos públicos?

4 Parte 4 Leilões O que são os leilões (ofertas públicas) de títulos da Dívida Pública Federal? Quais as características e a periodicidade das ofertas públicas do Tesouro Nacional? Quem pode participar das ofertas públicas do Tesouro Nacional? Como são definidas as propostas vencedoras nas ofertas públicas? Onde posso encontrar os resultados dos leilões do Tesouro Nacional? O que é o Sistema de Dealers do Tesouro Nacional? Parte 5 - Classificação de Risco O que é risco-país? O que são classificações de risco soberano? Quais as agências de classificação de risco que monitoram o Brasil? Qual é a escala de classificação dos ratings? Parte 6 Publicações, Dados e Estatísticas Quais são as principais publicações da Dívida Pública Federal? Onde encontro as principais estatísticas sobre a Dívida Pública Federal? Onde encontro os prospectos das emissões externas do Tesouro Nacional? Onde encontro o código ISIN dos títulos públicos? Parte 7 - Títulos Antigos Existem títulos cartulares da DPMFi, válidos, que ainda são negociados em mercado? Os títulos ORTN, OTN, BTN e LTN ainda têm validade? Quais as possibilidades de resgate ou de utilização para quitação de dívidas junto à União? Títulos antigos de Estados e Municípios são honrados pelo Tesouro Nacional? Parte 8 Títulos da Dívida Agrária - TDA Como devo proceder para adquirir TDAs? O Tesouro Nacional pode me indicar onde? Como posso saber os valores atualizados de TDA? Qual a utilização que posso dar aos TDA? Podem ser utilizados no pagamento de tributos? Qual a diferença entre o Preço Unitário (PU) do TDA1 e do TDA2 publicados pelas Portarias da Secretaria do Tesouro Nacional? Tenho um TDA cartular (cártulas emitidas pelo INCRA, anteriores a 1992). Como fazer para receber os valores devidos? Posso trocar um TDA por outro título do Tesouro (por exemplo: por NTN ou LFT)? Um direito creditório de TDA pode ser utilizado para pagamento de ITR ou no PND 1? Há outra utilização oficial qualquer? Como saber o valor atualizado para resgate dos meus TDAs? Parte 9 Outros O que é securitização de dívidas?

5 2. Os títulos do Tesouro Nacional podem ser utilizados para o pagamento de dívidas junto a instituições oficiais de crédito (Banco do Brasil e Caixa, principalmente)? Pode-se utilizar títulos públicos para quitar dívidas junto à Receita Federal? Quais? Que títulos podem ser utilizados para garantia em licitação?

6 Parte 1 Conceitos Básicos 1. O que é a Dívida Pública Federal? A Dívida Pública Federal (DPF) refere-se a todas as dívidas contraídas pelo governo federal para financiamento do seu déficit orçamentário, nele incluído o refinanciamento da própria dívida, e para outras operações com finalidades específicas, definidas em lei. É possível classificar a DPF de acordo com os instrumentos usados para captação de recursos e pela moeda na qual ocorre o pagamento de seus fluxos. Em relação à captação de recursos, esta pode ocorrer por emissão de títulos públicos (sendo por essa razão classificada como mobiliária), ou por contratos, firmados principalmente com organismos multilaterais (sendo esta dívida classificada como contratual). Já sobre a moeda usada para fazer face a seus pagamentos, a dívida é classificada como interna quando os pagamentos são realizadas na moeda corrente em circulação no país, no caso brasileiro o real, ou externa, quando os pagamentos são feitos em moeda estrangeira, normalmente o dólar norte-americano. Atualmente, toda a Dívida Pública Federal em circulação no mercado nacional é paga em real e captada por meio da emissão de títulos públicos, sendo por essa razão definida como Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi). Já a Dívida Pública Federal existente no mercado internacional é paga em dólar norteamericano e tem sido captada tanto por meio da emissão de títulos quanto por contratos, sendo por isso definida como Dívida Pública Federal externa (DPFe). 2. Quem administra a Dívida Pública Federal? O Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional STN, é o órgão responsável pela administração da Dívida Pública Federal. 3. Qual o objetivo da administração da Dívida Pública Federal? O objetivo da administração da Dívida Pública Federal é suprir de forma eficiente as necessidades de financiamento do governo federal, ao menor custo de financiamento no longo prazo, respeitando-se a manutenção de níveis prudentes de risco. Adicionalmente, busca-se contribuir para o bom funcionamento do mercado de títulos públicos brasileiro. 4. O que são títulos públicos federais? Os títulos públicos federais são instrumentos financeiros de renda fixa emitidos pelo Governo Federal para obtenção de recursos junto à sociedade, com o objetivo primordial de financiar suas despesas. 5. Com que finalidade os títulos públicos federais podem ser emitidos? Os títulos da dívida pública podem ser emitidos com duas finalidades principais: financiar o déficit orçamentário, nele incluído o refinanciamento da dívida pública; realizar operações para fins específicos, definidos em lei. 6. Quais são as formas de emissão de títulos públicos do Tesouro Nacional? 6

7 O Tesouro Nacional emite os títulos públicos por meio de: ofertas públicas competitivas (leilões) com a participação direta de instituições financeiras; emissões diretas para finalidades específicas, definidas em leis (emissões não-competitivas); e vendas diretas a pessoas físicas, por meio do Programa Tesouro Direto. 7. Quais são os principais títulos públicos federais em circulação? Onde ficam registrados? 1 A Tabela 1 apresenta os títulos públicos federais que compõem a Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi), bem como suas principais características. Destacam-se as Letras do Tesouro Nacional (LTN) e as Notas do Tesouro Nacional - Série F (NTN-F), títulos com remuneração prefixada; as Letras Financeiras do Tesouro (LFT), com remuneração indexada à taxa Selic; e as Notas do Tesouro Nacional - Série B (NTN-B) e Série C (NTN-C), títulos indexados ao IPCA e ao IGP-M, respectivamente. A quase totalidade (mais de 95%) dos títulos públicos federais em circulação, inclusive os citados acima, está custodiada no Selic - Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, que é administrado pelo Banco Central. O restante dos títulos está registrado na Cetip - Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos. I Características dos títulos públicos federais Título Emissor Objetivo Remuneração Registro / Custódia Letra do Tesouro Nacional (LTN) STN Cobertura de déficit orçamentário Prefixada Selic Letra Financeira do Tesouro (LFT) STN Cobertura de déficit orçamentário Pós-fixada (Taxa Selic) Selic Nota do Tesouro Nacional (NTN) Certificado Financeiro do Tesouro (CFT) Certificado do Tesouro Nacional (CTN) Certificado da Dívida Pública (CDP) Título da Dívida Agrária (TDA) Dívida Securitizada Dívida Securitizada STN Cobertura de déficit orçamentário STN STN STN Realização de operações financeiras definidas em lei Garantia do principal na novação de dívidas de mutuários do crédito agrícola junto às instituições financeiras Quitação de dívidas junto ao Instituto Nacional de Seguro Social - INSS Pós-fixada (exceto NTN-F), com diversas séries com índice próprio (IPCA, IGP-M, Dólar, TR, etc) Pós-fixada (exceto CFT-F), com diversas séries com índice próprio (IPCA, IGP-M, Dólar, TR, etc) Pós-fixada (IGP-M) Pós-fixada (TR) Selic Cetip Cetip Cetip STN Promoção da Reforma Agrária Pós-fixada (TR) Cetip STN Assunção e renegociação de dívidas da União ou por ela assumidas por força de lei Pós-fixada, com diversas séries com índice próprio (IGP-DI, Dólar e TR) Cetip Fonte: Tesouro Nacional e Banco Central 8. O que é mercado primário de títulos públicos? Mercado primário é o mercado onde o investidor compra títulos diretamente do emissor. No âmbito da Dívida Pública Federal, são dois os ambientes nos quais ocorrem ofertas primárias de títulos: i. Ofertas públicas (leilões) são realizadas semanalmente pelo Tesouro Nacional e operacionalizadas pelo Banco Central. Apenas Intermediários Financeiros (Bancos; Caixas Econômicas; Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários; Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores 1 Resposta elaborada com base na série Perguntas Mais Frequentes, caderno Gestão da Dívida Mobiliária e Operações de Mercado Aberto, elaborado pelo Banco Central e disponível para consulta em: 7

8 Mobiliários; Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento; e Sociedades de Crédito Imobiliário) podem adquirir títulos no mercado primário. ii. Tesouro Direto Programa criado em 2002, no qual o investidor (apenas pessoas físicas) adquire títulos públicos diretamente do Tesouro Nacional pela internet a qualquer hora do dia, após cadastrar-se com uma instituição financeira habilitada. Para mais informações acesse 9. O que é mercado secundário de títulos públicos? Mercado Secundário é o mercado onde o investidor adquire o título de outro investidor, ao invés de adquirir diretamente do emissor. Os títulos públicos são negociados no mercado brasileiro com base em taxas, diferentemente do observado no mercado internacional, no qual as negociações são efetivadas com base em preços. Atualmente, existem no Brasil duas principais plataformas eletrônicas de negociação de títulos públicos: o Sisbex, administrada pelo Banco Central, e o CetipNet, administrada pela Cetip. Apesar disso, grande parte da negociação de títulos públicos é realizada em mercado de balcão, via telefone. Não existe atualmente um ambiente que centralize as negociações e a precificação de todas as propostas de compra e venda de títulos públicos. As informações relativas a taxas, preços e volumes negociados no mercado secundário de títulos públicos podem ser encontradas junto à Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA Importante destacar que a existência de um mercado secundário de títulos líquido e transparente proporciona maior visibilidade às taxas negociadas e garante diferenças mais justas entre os preços de compra e venda. A redução da assimetria de informação aliada à maior justiça na precificação de um ativo aumenta a eficiência do mercado, na medida em que reduz os custos de negociação e melhora o gerenciamento dos ativos transacionados, beneficiando o emissor, que passa a contar com menores custos de financiamento. 8

9 Parte 2 Gestão da Dívida 1. Como é a estrutura do Tesouro Nacional para administrar a Dívida Pública Federal? A Secretaria do Tesouro Nacional é o órgão do Ministério da Fazenda responsável pela gestão da Dívida Pública Federal (doméstica e externa). Dentre os motivos para a manutenção das atribuições de gestão da dívida no Ministério da Fazenda, destaca-se a importância de se manter um relacionamento estreito com outros entes do governo responsáveis, por exemplo, pela execução orçamentária e da política fiscal. Os diagramas abaixo apresentam a estrutura institucional da Secretaria do Tesouro Nacional e da Subsecretaria da Dívida Pública SUDIP, responsável pela gestão da Dívida Pública Federal: Internacionalmente, a centralização das funções de gerenciamento da dívida pública em uma única entidade governamental é considerada uma prática eficiente. Isso porque tal concentração, ao permitir uma estratégia coordenada da política de endividamento público, independente da forma de captação ou da destinação dos recursos, aumenta a eficiência do gerenciamento da dívida pública como um todo. Nos países onde a responsabilidade pela administração da dívida pública é dividida entre diversas instituições, podem-se observar inconsistências nos processos e nas estratégias, bem como duplicidade de funções. Diversos países têm procurado centralizar e aprimorar sua administração de dívida pública, constituindo um departamento de gerenciamento de dívida que pode estar localizado fora ou dentro da estrutura do Ministério da Fazenda. Esse Departamento de Administração da Dívida preconiza a separação de suas atribuições por funções, usualmente distribuídas em três unidades conhecidas por back, middle e front offices, dados os diferentes objetivos e responsabilidades dos gestores de dívida pública, tal como descrito acima. 9

10 Para mais detalhes, ver o Capítulo1 da Parte II do livro: Dívida Pública: A Experiência Brasileira em 2. Como o Tesouro Nacional paga e financia a Dívida Pública Federal (DPF)? Os recursos para pagamento da DPF advêm de três fontes: a. Recursos Orçamentários O Tesouro Nacional paga parte da DPF utilizando recursos orçamentários oriundos de fontes primárias, sendo a principal delas a arrecadação de tributos. b. Emissões de títulos públicos Processo pelo qual o Tesouro Nacional oferta títulos públicos federais no mercado, principalmente por meio de leilão, para arrecadar recursos. O dinheiro arrecadado é mantido na Conta Única do Tesouro Nacional depositada no Banco Central, sendo usado para fazer face aos vencimentos de títulos públicos federais em um segundo momento. A utilização de recursos decorrentes da emissão de títulos públicos para o pagamento da dívida é denominada contabilmente de refinanciamento. i. No Mercado Doméstico Quando os títulos públicos são vendidos no Brasil, diz-se que a emissão ocorreu no mercado doméstico. Nessa configuração, os títulos fazem parte da DPMFi e se caracterizam por serem denominados e gerarem fluxos sempre em reais, além de serem registrados em uma central de custódia no Brasil. Os principais títulos de emissão doméstica são as LTN, as NTN-F, as NTN-B e as LFT, com seus diversos prazos de vencimento. ii. No Mercado Externo Quando os títulos públicos são vendidos fora do Brasil, diz-se que a emissão ocorreu no mercado externo. Neste caso, os instrumentos usados geralmente são denominados em moeda estrangeira, mas também podem ser denominados em moeda local. Além disso, eles são registrados em uma central de custódia no exterior. São exemplos desses títulos os Globais denominados em dólares dos EUA ou em reais e os Eurobonds. Todos esses títulos são classificados na Dívida Pública Federal externa - DPFe. c. Contratos O Governo Brasileiro também pode obter recursos por meio da assinatura de contratos, nos quais ele contrai uma dívida em condições pré-determinadas. Como o emprestador é geralmente uma instituição estrangeira, as dívidas de natureza contratual integram a DPFe. São exemplos as com o Banco Mundial (Bird), com o Banco Interamericano de 10

11 Desenvolvimento (Bid), com agências governamentais, como o JBIC e o KFW 2, e com bancos privados. 3. O que é o colchão de liquidez da Dívida Pública Federal? O Tesouro Nacional tem como política de gestão da dívida manter sempre em seu caixa recursos suficientes para pagar o serviço da Dívida Pública Federal (principal e juros) que vence em até três meses, no mínimo. Esses recursos são chamados de colchão de liquidez da DPF e dão flexibilidade à atuação do Tesouro Nacional porque permitem ao Governo se manter fora do mercado em períodos de maior turbulência, quando os custos de financiamentos podem estar distorcidos. Tais recursos ficam na Conta Única da União no Banco Central, onde são remunerados pela taxa básica de juros (Selic). 4. Qual a atuação do Tesouro Nacional na Dívida Externa? Quanto à atuação no mercado externo, a estratégia do Tesouro Nacional tem as seguintes diretrizes: i) Criação e aperfeiçoamento de pontos de referência (benchmarks) na estrutura a termo de taxa de juros; ii) Manutenção do programa de recompras de títulos (Buyback Program), observadas as condições de mercado; iii) Possibilidade de realização de operações de gerenciamento de passivo externo, com o objetivo de aumentar a eficiência da curva de juros; e iv) Manutenção de relacionamento transparente com investidores e formadores de opinião. Considerando os pontos acima, o Tesouro Nacional concentra suas atividades em operações de caráter qualitativo, promovendo emissões no mercado externo, como por exemplo, em pontos de referência de 10 e 30 anos em títulos globais denominados em dólares dos EUA. Além disso, a Secretaria já conduziu operações estruturadas de gerenciamento de passivos tais como a Tender Offer e a Exchange Offer, que, em conjunto com o Programa de Resgate Antecipado, retiraram títulos considerados ineficientes (high dollar price) do mercado. Mais recentemente, o Tesouro tem se concentrado no Programa de Resgate Antecipado, uma vez que este é caracterizado pela flexibilidade e pelos baixos custos associados à sua operacionalização. No que diz respeito à dívida contratual, no Tesouro Nacional há uma equipe atenta às condições dos contratos, principalmente os com entes multilaterais (BIRD e BID), de maneira que, quando possível e aplicável, as cláusulas de negociação são exercidas, podendo haver mudanças nas taxas e indexadores dessas dívidas para reduzir seus custos e riscos. 2 JBIC -Japan Bank for International Cooperation e KFW -Kreditanstalt für Wiederaufbau. 11

12 Para mais detalhes sobre os temas acima comentados, leia os informes da Dívida Pública Federal externa DPFe em: 5. Como o Tesouro obtém recursos em moeda estrangeira para pagar sua dívida externa? O Tesouro Nacional obtém moeda estrangeira (dólares e euros, principalmente) para pagamento de sua dívida externa por meio da emissão de títulos no mercado externo, da compra desta moeda no mercado local ou pela aquisição de divisas das reservas internacionais do Banco Central. Quando o Tesouro Nacional capta recursos no mercado internacional, estes podem ser automaticamente direcionados para o pagamento de dívida externa ou então ingressar no País via Banco Central ou Banco do Brasil, agente financeiro do Tesouro. Neste caso, os recursos ingressados por meio do Banco Central são incorporados às reservas internacionais e o Tesouro recebe reais em troca, creditados na Conta Única da União. No caso de optar pelo ingresso dos recursos via Banco do Brasil, a contrapartida em reais também é creditada à Conta Única. Em ambos os casos a destinação dos recursos é exclusivamente para o pagamento da dívida pública, interna ou externa. Embora não seja prática usual, o Tesouro Nacional poderia comprar moeda estrangeira diretamente das reservas internacionais gerenciadas pelo Banco Central. Nesse caso, ele trocaria moeda local depositada na Conta Única da União por moeda estrangeira para fazer face aos pagamentos da dívida externa. 6. O que é o Programa de Recompras da Dívida Externa? O Programa de Recompras da Dívida Externa é um programa empreendido pelo Tesouro Nacional, que consiste no uso de moeda estrangeira para recompra de títulos da dívida externa brasileira em circulação no mercado internacional. A realização do programa foi possível graças ao desempenho favorável de balanço de pagamentos do País nos últimos anos, assim como à evolução benigna da economia doméstica. Iniciado em 2006, o programa inicialmente teve como objetivo a redução do fluxo de pagamento de principal e juros da dívida externa para os anos seguintes, em linha com as diretrizes estabelecidas em seus Planos Anuais de Financiamento, de redução do percentual da dívida vincenda em 12 meses e da diminuição da participação da dívida cambial na Dívida Pública Federal. Tendo como agente financeiro o Banco Central, o programa tinha como alvo preferencial a compra dos títulos com vencimento até 2010 (posteriormente estendido até 2012) e a dívida reestruturada (os chamados Brady Bonds). A partir de 2007, o escopo do programa foi ampliado. Seu objetivo passou a ser a melhora da eficiência da curva soberana, ao substituir títulos menos negociados e aqueles com cupons de juros mais elevados por títulos de referência, que são mais líquidos e têm cupons de juros menores. A recompra, dessa forma, foi estendida a títulos em todos os vencimentos. Além disso, o programa passou a ser realizado diretamente pelo Tesouro Nacional. 12

13 É possível consultar os resultados do Programa de Recompras da Dívida Externa, divulgados a cada dois meses, no Relatório Mensal da Dívida Pública Federal, em seu anexo 1.7. Além disso, informações sobre o Programa são encontradas nos Relatórios Anuais da Dívida Pública e na seção de informes da dívida, todos disponíveis no site do Tesouro Nacional, em 7. Como tem evoluído a Dívida Pública Federal? Desde 2002, a composição da Dívida Pública Federal passou por uma importante transformação em termos de riscos e custos, reduzindo grande parte das pressões que oscilações abruptas de mercado impetravam sobre sua dinâmica e, conseqüentemente, sobre as finanças públicas. Essas mudanças podem ser mais bem observadas se analisarmos separadamente as dívidas interna e externa. Ao fim daquele ano, a dívida doméstica tinha em sua composição apenas 2% em títulos prefixados e 12% em títulos remunerados pela inflação, os dois tipos de títulos que o Tesouro busca aumentar sua participação em mercado. Ao mesmo tempo, cerca de 60% dos títulos eram remunerados pela taxa SELIC e 22% atrelados à taxa de câmbio. Tal composição representava um enorme risco de mercado ao governo porque sempre que havia um choque na economia, a taxa de câmbio se desvalorizava rapidamente e o Banco Central reagia, elevando a taxa de juros SELIC para tentar controlar a inflação. Dessa forma, a dívida pública se deteriorava em duas frentes referentes à sua composição, adicionando mais volatilidade ao mercado, ao trazer dificuldades fiscais adicionais para o governo. Em outras palavras, choques externos se transmitiam rapidamente para o lado fiscal devido a uma estrutura deteriorada da dívida doméstica. Essa situação piorava ainda mais se acrescentássemos à análise a dívida externa - integralmente sensibilizada pelo câmbio. Conforme constante nos Planos Anuais de Financiamento desde aqueles dias, o Tesouro Nacional buscava a melhora da composição da dívida. Essa busca iniciou-se com o fim das emissões de títulos indexados ao câmbio para financiamento dos vencimentos no mercado local e com várias medidas de gerenciamento de passivos, envolvendo trocas de títulos, resgates antecipados, concentração de vencimentos em pontos de referência, dentre outras. Como resultado, já no final de 2004 essa situação havia mudado bastante, tendo a parcela da dívida interna indexada ao câmbio caído para apenas 5%. Em dezembro de 2006, a DPMFi se encontrava em uma situação bem mais favorável, pois a parcela prefixada havia saltado para 36% e, juntamente com a parte remunerada pela inflação, compunha quase 60% do total. Desde então, o Tesouro Nacional conseguiu manter essa estrutura, apesar da crise mundial entre A dívida externa também passou por significantes alterações em sua estrutura. Em dezembro de 2002, o estoque da DPFe era de US$ 74,5 bilhões, com cerca de 83% representados por dívidas reestruturadas, sejam elas em títulos Bradies ou em contratos. Ao longo do primeiro semestre de 2006 o Tesouro acabou com essa parcela da dívida externa oriunda de renegociações. Naqueles meses houve uma intensa recompra de títulos, retirada dos Brady Bonds (em abr-06) e trocas de títulos antigos, com elevados 13

14 custos para a República, por outros instrumentos mais condizentes com as condições de financiamento do país a partir da segunda metade da década 3. Em dezembro de 2009, a DPFe se encontrava em US$ 56,8 bilhões, sendo que os novos bônus da República representavam 80% do total. Esses títulos são classificados como grau de investimento pelas agências de classificação de risco desde abril de De maneira consolidada, a DPF se encontra em uma situação de relativa estabilidade, com bastante espaço para aumento das parcelas prefixadas e indexadas à inflação, mantendo a parcela referenciada ao câmbio (dívida externa) constante. O gráfico abaixo descreve bem essa situação. Composição da DPF Dívida Pública Federal 4 Em relação à concentração dos vencimentos da Dívida Pública Federal, também se verificou importantes alterações ao longo dos últimos anos. Novamente, a dívida interna (DPMFi) foi determinante nessa transformação, por sua representatividade no total do passivo e pela rápida repactuação e alongamento dos prazos médios de emissão e do estoque desta dívida. O gráfico abaixo mostra que cerca de um terço da DPF vencia em um ano ao fim de 2006, tendo este percentual se reduzido para 24,8% em dezembro de Para mais informações, consulte: Para atualizações, consulte 14

15 Percentual vincendo em 12 meses da DPF Dívida Pública Federal 5 O avanço nessa frente depende da velocidade com a qual o Tesouro procede na colocação de títulos prefixados, caracteristicamente de prazos mais curtos que suas alternativas de financiamento. Isso significa que há uma compensação nos prazos à medida que a composição da dívida melhora, com o aumento das LTNs e NTN-Fs no mercado. Vale destacar que as NTN-Fs vêm ganhando participação no estoque total e possuem prazos mais longos (geralmente 3, 5 e 10 anos). Em resumo, a DPF sofreu transformações importantes em sua composição e prazos ao longo dos últimos anos de maneira que contribuiu para a estabilidade macroeconômica e a proteção da economia contra choques. Em oposição ao ocorrido em meados de 2002, o Brasil encontra-se em uma posição em que a dívida indexada ao câmbio não representa vulnerabilidade significativa para o Governo, uma vez que, considerando-se a atual posição credora em moeda estrangeira, quando o país se depara com uma desvalorização cambial, os ativos (reservas internacionais) aumentam de valor e a Dívida Líquida do Setor Público (na qual a DPF representa cerca de 80% dos passivos), de fato, sofre uma redução. Assim, a política fiscal também ganha mais flexibilidade para lidar com os efeitos da crise. Essa situação foi observada em 2008 e 2009 durante a chamada crise sub-prime. 8. Qual é a relação entre gestão da Dívida Pública Federal e política fiscal? Com a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, considerada a pedra fundamental do ajuste fiscal brasileiro, o governo federal passou a dispor de mais instrumentos para controlar os gastos de seus entes sub-nacionais e também das empresas estatais, com importantes mecanismos de monitoramento da evolução das receitas e despesas a cada momento, além de controlar o endividamento dos três níveis de governo: federal, estadual e municipal, além de suas empresas. 5 Para atualizações, consulte 15

16 Tendo em vista o histórico de endividamento do setor público, o governo estabeleceu metas de superávits primários (em percentual do PIB e, posteriormente, em valores nominais) logrando cumpri-las consistentemente há 12 anos. Quando o governo cumpre suas metas fiscais, ele contribui com a queda do endividamento público e com a formação da poupança nacional, além de auxiliar o Banco Central na execução da política monetária. Parte importante dos recursos oriundos do resultado primário é dedicada para o serviço da Dívida Pública Federal. Conforme o PAF de 2010, por exemplo, cerca de R$ 80 bilhões em recursos orçamentários foram disponibilizados para a DPF, contribuindo para reduzir a necessidade de financiamento líquido do Tesouro Nacional. Os recursos, enquanto não utilizados para pagamento da DPF, são alocados na Conta Única do Tesouro Nacional, no Banco Central, recebendo remuneração equivalente à taxa Selic. 9. Como se dá o relacionamento entre o Tesouro Nacional e o Banco Central? 6 Relação entre a gestão da Dívida Pública Federal e a política monetária A gestão da Dívida Pública Federal está a cargo da Secretaria do Tesouro Nacional, enquanto o Banco Central - BC é o responsável pela condução da política monetária. O BC efetua operações de compra e venda de títulos da Dívida Pública Mobiliária Federal interna - DPMFi exclusivamente para fins de execução da política monetária. Essas operações são realizadas no mercado secundário isto é, envolvem títulos negociáveis já emitidos pelo Tesouro e têm como contraparte as instituições financeiras. O 1º do art. 164 da Constituição Federal estabelece que É vedado ao banco central conceder, direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer órgão ou entidade que não seja instituição financeira. O 2º do mesmo artigo, por sua vez, estabelece que O banco central poderá comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros. Já a Lei Complementar nº 101, de 4/5/2000, intitulada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), nos 2º e 3º do art. 39 dispõe que 2º O Banco Central do Brasil só poderá comprar diretamente títulos emitidos pela União para refinanciar a dívida mobiliária federal que estiver vencendo em sua carteira. e 3º A operação mencionada no 2º deverá ser realizada à taxa média e condições alcançadas no dia, em leilão público.. O que são as operações compromissadas efetuadas entre o BC e o mercado? E as operações definitivas? Operações compromissadas são operações de compra ou venda de títulos com compromisso de revenda ou recompra dos mesmos em data futura. Quando o BC realiza essas operações, afeta temporariamente a liquidez bancária, vale dizer, do período compreendido desde a data da operação até a data de revenda ou recompra. Já as operações definitivas são operações de compra ou venda final de títulos, sem compromisso de revenda ou recompra. Por meio das operações compromissadas e definitivas, o BC controla a liquidez da economia, vendendo títulos quando o mercado 6 Resposta elaborada com base na série Perguntas Mais Frequentes, caderno Gestão da Dívida Mobiliária e Operações de Mercado Aberto, elaborado pelo Banco Central e disponível para consulta em: 16

17 está com excesso de liquidez (recursos) e comprando quando o mercado está com escassez de liquidez. O que é a carteira de títulos públicos do BC? Para conduzir a política monetária e realizar as operações compromissadas lastreadas em títulos do Tesouro Nacional, o BC dispõe de uma carteira de títulos públicos federais à sua disposição com variados tipos de papéis e prazos. Por determinação da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), quando títulos na carteira do BCB vencem, o Tesouro Nacional emite títulos para repactuar o montante equivalente ao principal dessa dívida, sendo vedada e emissão de títulos em favor da autoridade monetária referente aos juros correspondentes. Quando se faz necessário o aumento dessa carteira para controlar a liquidez na economia, o Tesouro Nacional emite títulos diretamente em favor do BC, dando-o a flexibilidade necessária para exercer sua missão. Essa particularidade foi amparada através de instrumento legal lançado em junho de 2008 (Lei ). Equalização dos Resultados do Banco Central Ao final de cada semestre, o BC divulga seu Balanço Patrimonial, podendo o resultado de suas operações no período ser positivo ou negativo. O Balanço é então apreciado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). Após sua aprovação, caso positivo, os montantes referentes a ele são transferidos ao Tesouro Nacional. Se negativo, cabe ao Tesouro equalizar o resultado, por meio da emissão de títulos públicos diretamente para a autoridade monetária, passando a figurar entre os ativos do BC. Essa relação é determinada por meio da Medida Provisória nº de Em outras palavras, essa relação se dá através de um mecanismo no qual cada um dos entes públicos atua no equilíbrio do balanço da autoridade monetária com aquilo que possui de mais abundante, isto é, o Banco Central transferindo dinheiro para o Tesouro Nacional, caso o resultado seja positivo, e este transferindo títulos públicos para o BC, caso negativo. 10. O que o Tesouro faz quando há excesso de volatilidade no mercado? Ao prezar pelo bom funcionamento do mercado, pela previsibilidade e pela transparência, o Tesouro Nacional tem como premissa básica evitar comportamentos oportunísticos (oscilando de acordo com as mudanças de curto prazo no mercado) em sua estratégia de leilões, estando eles favoráveis à sua atuação ou não. Há períodos em que as referências básicas de preços dos títulos no mercado se perdem, prejudicando seu funcionamento e contaminando outros mercados adjacentes. Freqüentemente, esses períodos coincidem com eventos crises e seus subseqüentes choques advindos do ambiente externo, tais como em setembro de 2008 (quebra do banco Lehman Brothers, no bojo da Crise do Subprime). Nessas ocasiões específicas, o Tesouro Nacional, ao perceber que os parâmetros corretos de preços e taxas do mercado secundário desapareceram, pode realizar leilões simultâneos de compra e venda de títulos públicos, atuando nas duas pontas, compradora e vendedora, visando ajustar o mercado. Efetivamente, essa atuação funcionou bem nas ocasiões em que foi empregada, fazendo com que os participantes do mercado voltassem a operar de maneira normalizada. A partir de então, o Tesouro Nacional tem retornado com sua estratégia de leilões, conhecida através do Plano Anual de Financiamento (PAF) e dos Cronogramas Mensais de Leilões. 17

18 Em paralelo, e dentro de limites pré-definidos, o Tesouro Nacional pondera a velocidade de suas colocações em mercado de acordo com o que observa semanalmente em suas ofertas públicas. Em tempos de elevada volatilidade, as ofertas podem ser reduzidas ao ponto de, inclusive, serem canceladas. Ao monitorar sensivelmente o comportamento da demanda a cada momento, tendo sempre por base o PAF, o Tesouro adéqua os volumes ofertados ao mercado. 11. Por que foram realizados empréstimos do Tesouro Nacional ao BNDES em 2009 e 2010? Após a quebra do banco Lehman Brothers em setembro de 2008, os efeitos da crise se propagaram de maneira mais intensa no mundo e atingiram o Brasil de maneira muito peculiar. Em síntese, o País estava com sua atividade doméstica aquecida, com aumento da renda real, do investimento e do crédito ao setor privado, com os bancos atuando fortemente em vários segmentos do mercado. Abruptamente, a crise fez com que a aversão ao risco aumentasse rapidamente e que o fluxo de crédito fosse interrompido ou diminuído em grande escala. Ao mesmo tempo, muitos projetos de investimento estavam em curso ou em processo de formação, carecendo de recursos, sendo que essa situação de escassez de crédito repentina se tornou evidente. Nesse contexto, o Governo Federal enfrentou o problema por meio de várias medidas, dentre eles o envio de Medida Provisória ao Congresso Nacional para abertura de empréstimo ao BNDES, no valor de até R$ 100 bilhões, por meio da emissão de títulos do Tesouro Nacional. A contrapartida a este empréstimo foi um conjunto de contratos com o BNDES com prazos variados. O governo teve sucesso em realinhar as expectativas de investimento e reavivar a confiança dos agentes e decidiu intensificar esse instrumento em 2010, com o empréstimo de R$ 80 bilhões. Além de auxiliar na recuperação da economia, este segundo empréstimo teve por objetivo garantir ao BNDES recursos para financiar diversos projetos de médio e longo prazo, com foco em infraestrutura, importantes para manter as taxas de crescimento econômico esperadas para os próximos anos. Ambas as operações foram efetivadas usando os limites máximos dos volumes permitidos na legislação aprovada. Mais detalhes sobre as operações e as naturezas dos contratos do Tesouro Nacional com o banco podem ser encontrados nos Relatórios Anuais da Dívida ( 12. Quem são os investidores em títulos da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna (DPMFi)? Tendo em vista que os títulos públicos são os ativos financeiros mais tradicionais de uma economia, há uma miríade de investidores nesta alternativa de investimento, e com diversos propósitos. As categorias de investidores listadas abaixo são as mais representativas: i. Fundos de Investimento; ii. Fundos de Previdência; iii. Investidores não-residentes; iv. Tesourarias dos bancos; v. Seguradoras; e vi. Demais (principalmente empresas e pessoas físicas - Tesouro Direto). 18

19 Os Fundos de Investimento são importantes formas de distribuição de títulos públicos para o varejo. Essa indústria é muito desenvolvida no Brasil e, até o surgimento do Tesouro Direto, em janeiro de 2002, constituía, na prática, o único acesso aos títulos do Tesouro Nacional por parte do pequeno investidor. Os Fundos de Previdência também são importantes para a economia, ao canalizar a poupança de longo prazo de vários setores da sociedade para ativos financeiros. A indústria de previdência também é desenvolvida no Brasil, mas muito menos do que em outros países comparáveis, principalmente quando se considera o tamanho de seus ativos como proporção do PIB 7. A parcela da dívida detida pelos investidores não residentes vem crescendo gradualmente desde fevereiro de 2006 (quando era quase nula), após a isenção do imposto de renda sobre ganhos de capital para este grupo, com o objetivo de evitar a bitributação àqueles investidores oriundos de países não caracterizados como paraísos fiscais. Esse segmento é importante para a administração da dívida porque concentra elevada demanda por títulos prefixados de longo prazo. Já as Seguradoras são demandantes de títulos de longo prazo, sendo um setor que, apesar da menor representatividade, tem muito espaço para avançar, enquanto detentores de títulos da dívida pública. Não há metas específicas para cada tipo de investidor. No entanto, aspectos teóricos e evidências empíricas indicam que o bom gerenciamento de dívida passa pela busca da maior diversificação da base de investidores, com o seu aprofundamento e incentivo à atividade regular de compra e venda de títulos públicos. Com uma base de investidores suficientemente heterogênea, dificilmente se verificará o alinhamento de preferências pelos mesmos prazos e títulos. Isso permite ao emissor atuar de maneira mais efetiva na sua estratégia de médio e longo prazos, com conseqüências positivas para a composição e para os prazos da dívida, bem como para a construção de uma estrutura a termo de taxas de juros. Em relação à dívida pública externa, ainda não é possível dispor de informações regulares sobre os seus detentores, porque são muito distribuídos e não há uma central de custódia de títulos única, a partir da qual se pode extrair essas informações. Em oposição, os títulos da dívida doméstica ficam quase integralmente custodiados no sistema Selic, com uma pequena parcela na Cetip 8. 7 Para maiores detalhes, ver em Abrapp- 8 Para mais informações sobre as centrais de custódia, ver e 19

20 Parte 3 Compra de Títulos Públicos 1. Como o investidor pode comprar títulos da Dívida Pública Federal? a. Pessoa Física: Os investidores pessoa física dispõem de três possibilidades para aquisição de títulos da Dívida Pública: i. Tesouro Direto: O Programa Tesouro Direto permite que pessoas físicas comprem títulos públicos pela internet com valores a partir de R$ 100,00. Por esse instrumento o investidor tem total autonomia sobre a carteira de títulos que deseja adquirir, de modo que ele pode alocar seus recursos nos títulos que mais se ajustem a seu perfil de risco e a suas necessidades de fluxo de caixa e rendimento. Para aplicar no Programa, o investidor precisa apenas se cadastrar junto a uma instituição financeira de sua preferência, que seria o agente de custódia 9. Após o procedimento de cadastro, a instituição financeira fornecerá uma senha de acesso para o investidor, com a qual ele poderá acessar o ambiente de compras do Tesouro Direto. O Tesouro Nacional garante liquidez semanal aos títulos adquiridos via Tesouro Direto, na medida em que todas as quartas-feiras a instituição promove a recompra dos títulos dos investidores que desejam vender esses ativos, com base nos preços de mercado. Para saber mais informações a respeito do Tesouro Direto, acesse ii. iii. Através de Instituições Financeiras: nesse caso, o investidor precisa se cadastrar junto a um banco comercial ou de investimento ou a uma corretora ou distribuidora de títulos e valores mobiliários regularmente habilitados no sistema eletrônico disponibilizado pelo Banco Central e solicitar a aquisição dos títulos. Geralmente, essa forma de aplicação só está disponível para pessoas com muitos recursos à disposição para investir. Fundos de Investimento e de previdência privada: aqui o investidor participa comprando cotas de fundos que apliquem seus recursos, ou parte deles, em títulos públicos federais. Esse tipo de aplicação é acessível 9 Os Agentes de Custódia são instituições que cuidam da administração das Contas de Custódia dos investidores junto à BM&FBOVESPA, sendo responsáveis pelas informações cadastrais de cada investidor, pela guarda dos títulos públicos na BM&FBOVESPA, pela intermediação financeira entre os investidores e o Tesouro Nacional e pelo recolhimento de taxas e impostos. São elegíveis como tal: Corretoras de Valores, Bancos Comerciais, Múltiplos ou de Investimento e Distribuidoras de Valores. Para saber quais são os agentes habilitados a operar com o Tesouro Direto, acesse: 20

21 para investidores de várias faixas de renda, mas estes não têm completa autonomia nas decisões sobre alocação de seus recursos, uma vez que a administração das carteiras fica a cargo dos gestores dos fundos. b. Pessoa Jurídica: i. Pessoa Jurídica Financeira: Bancos; Caixas Econômicas; Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários; Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários; Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento; e Sociedades de Crédito Imobiliário, ambos regularmente habilitados no sistema eletrônico disponibilizado pelo Banco Central, podem adquirir títulos públicos participando diretamente das ofertas públicas promovidas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) (mercado primário) ou através de negociação direta com outra instituição financeira (mercado secundário); ii. Pessoa Jurídica Não-Financeira: Empresas, Fundos de Pensão, Seguradoras, Operadoras de Planos de Saúde, entre outras, precisam se cadastrar junto a uma instituição financeira (vide item acima) para poderem adquirir títulos seja no mercado primário, seja no mercado secundário. 2. Que procedimentos o investidor não-residente deve adotar para comprar títulos da Dívida Pública Federal? Para adquirir títulos da Dívida Pública Federal brasileira investidores não residentes precisam seguir os procedimentos listados a seguir: a. Preencher o formulário de registro indicado na Resolução nº 2689/ e contratar um representante no país. b. Selecionar um custodiante no Brasil 11. c. Solicitar registro na CVM. d. Selecionar um banco brasileiro autorizado a operar no mercado de câmbio. e. Obter número de registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoa Física (CPF), dependendo do tipo de investidor. Recentemente, várias medidas operacionais foram implantadas com o objetivo de tornar o procedimento de cadastro dos investidores não-residentes mais simples e rápido. Nesse sentido, atualmente todos os registros exigidos pela lei, à exceção apenas do CPF, podem ser feitos eletronicamente por intermédio de uma instituição financeira habilitada para prover diversos serviços (representação legal e tributária, custódia e liquidação bancária de contratos de câmbio). 10 Para conhecer a Resolução nº 2689/2000, que dispõe sobre aplicações de investidores não-residentes nos mercados financeiros e de capitais brasileiros, bem como seu formulário indicado na resposta, acesse: 11 Diversas instituições financeiras são autorizadas pela CVM e pelo BC a realizar as atividades de custodiante e podem também atuar como representante legal e fiscal do investidor não-residente. 21

22 Existem ainda maiores facilidades para os investidores que optarem por participar de contas coletivas (conhecidas por omnibus account), na medida em que podem aderir aos contratos de representação e custódia assinados pelas instituições mantenedoras dessas contas. Além disso, todas as transações efetuadas por meio de contas coletivas exigem apenas um único RDE. Para mais informações sobre os passos que os investidores não-residentes devem seguir para aplicar em títulos públicos federais, incluindo detalhamento das informações que devem ser prestadas regularmente aos órgãos reguladores brasileiros, acesse 3. Como são formados e onde posso encontrar os preços e taxas dos títulos públicos do Tesouro Nacional? 12 As informações sobre preços dos títulos variam de acordo com o mercado de negociação, conforme disposto a seguir: a. Ofertas Públicas (Mercado Primário): As propostas do leilão efetuadas pelos agentes competentes devem conter a quantidade e o preço para a compra (ou venda) dos títulos. Após o encerramento do leilão, o Tesouro Nacional analisa as propostas recebidas, estabelecendo parâmetros para a definição das quantidades e das taxas a serem aceitas. Para definição do resultado do leilão, a STN considera, principalmente, o preço do título no mercado secundário, a curva de juros calculada com base nos contratos futuros de juros negociados na BM&F (denominados DI futuro) e o consenso do leilão, apurado junto às mesas de operações das instituições financeiras nos minutos finais do leilão. Para cada título ofertado, na apuração da oferta pública de compra/venda pode ser utilizado um dos seguintes critérios: i. Preços múltiplos (preços discricionários) são aceitas todas as propostas com preço igual ou superior (inferior) ao preço mínimo (máximo) aceito na oferta de venda (compra), denominado preço de corte. Os títulos são vendidos (comprados) ao próprio preço constante das propostas vencedoras; ii. Preço Único (preço uniforme) são aceitas todas as propostas com preço igual ou superior (inferior) ao preço mínimo (máximo) aceito na oferta pública ( preço de corte ), o qual será aplicado a todas as propostas vencedoras, ou seja, os títulos são vendidos (comprados) ao preço de corte para todas as propostas vencedoras. Quando ocorre a venda total da quantidade de um título ofertado no leilão, a STN pode promover uma segunda rodada, na qual é ofertado um percentual da 12 Resposta elaborada com base na série Perguntas Mais Frequentes, caderno Gestão da Dívida Mobiliária e Operações de Mercado Aberto, elaborado pelo Banco Central e disponível para consulta em: 22

23 quantidade do título inicialmente vendido, pelo preço médio apurado no respectivo leilão. Os resultados dos leilões podem ser consultados no site da Secretaria do Tesouro Nacional em ou no site do Banco Central em b. Mercado Secundário: Os preços dos títulos públicos negociados no mercado secundário são livremente pactuados entre as partes (comprador/vendedor). Como referência para os preços e taxas de mercado dos títulos, pode-se recorrer a diversas fontes de informações, tais como: (i) amostra coletada pela Andima junto aos principais participantes ( (ii) estatísticas sobre a negociação de títulos federais no mercado secundário, divulgadas na página Banco Central na Internet ( e (iii) resultados das ofertas públicas de títulos realizadas pela STN ( c. Tesouro Direto: Os títulos públicos negociados pelo Tesouro Direto são marcados a mercado 132, pois os seus preços para efeito de registro (extrato) e de revenda refletem sempre os preços pelos quais títulos idênticos estão sendo efetivamente negociados no mercado secundário em um determinado momento. Os preços e taxas dos títulos negociados via Tesouro Direto estão disponíveis no site: los.asp. 4. Quais os impostos que incidem sobre as aplicações em títulos públicos? a. Residentes: Os impostos são os seguintes: a. Imposto de Renda: a cobrança é regressiva em relação ao tempo de aplicação, conforme tabela a seguir: Alíquota Tempo 22,5% Até 180 dias 20% De 181 até 360 dias 17,5% De 361 até 720 dias 15% Acima de 720 dias b. IOF: cobrado com alíquotas regressivas, para resgate da aplicação em menos de 30 dias. As alíquotas se estendem de 96% do rendimento da 13 A NTN-B Principal, título remunerado pelo IPCA que não paga cupons semestrais de juros, é uma exceção a essa regra pelo fato de não ser negociada em mercado secundário. A precificação desse título é feita com base em metodologia interna adotada pela STN, a qual considera uma curva de juros construída a partir dos vencimentos existentes dos títulos NTN-B, também remunerados pelo IPCA só que com pagamento de juros semestrais, desprezando-se os cupons (curva zero das NTN-B). Além das NTN-B Principal, alguns vencimentos de LTN, títulos prefixados que não pagam cupons, também só são oferecidos através do Tesouro Direto. Neste caso, a STN faz a precificação a partir de uma aproximação que leva em conta o preço das LTN negociadas no mercado secundário. 23

24 operação, para um dia de aplicação, declinando até 0 % do rendimento, para 30 dias. Após o 30º dia de aplicação, não há mais incidência de IOF sobre os títulos. b. Não Residentes: Os impostos são os seguintes: a. Imposto de Renda: a incidência ou não desse tributo sobre investimentos em títulos públicos federais depende da origem do investimento, sendo diferenciada para aqueles provenientes de países que não tributam a renda ou que a tributam a uma alíquota inferior a 20%. Tais países são designados como de "tributação favorecida" pela legislação brasileira e os demais como de "tributação não favorecida" 14. Assim, tem-se que: Países com tributação não favorecida: alíquota zero; Países com tributação favorecida: Alíquota decrescente com o tempo de investimento: Alíquota Tempo 22,5% Até 180 dias 20% De 181 até 360 dias 17,5% De 361 até 720 dias 15% Acima de 720 dias a. IOF-1: cobrado com alíquotas regressivas, para resgate da aplicação em menos de 30 dias. As alíquotas se estendem de 96% do rendimento da operação, para um dia de aplicação, declinando até 0 % do rendimento, para 30 dias. Após o 30º dia de aplicação, não há mais incidência de IOF sobre os títulos. b. IOF-2: os recursos trazidos ao Brasil por investidores não residentes para investimento em títulos de renda fixa (neles incluídos os títulos públicos) são tributados em 6%. Quando esses recursos deixam o país, a alíquota é zero. 5. Onde encontro a metodologia de cálculo dos títulos públicos? A metodologia de cálculo dos títulos públicos ofertados pelo Programa Tesouro Direto pode ser encontrada no próprio site do Tesouro Direto na Internet, mais precisamente no link: Já a metodologia de cálculo dos títulos de ofertas públicas possui algumas pequenas diferenças em relação à metodologia do Tesouro Direto, podendo ser consultada no site do Tesouro Nacional, no link: _portugues_atualizado_revisado.pdf. 14 Mais detalhes acerca deste assunto podem ser obtidos através da Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal (SRF) 188/2002, disponível no site da Receita Federal ( que apresenta a lista dos países que se enquadram em tal situação diferenciada de tributação. 24

25 Parte 4 Leilões 1. O que são os leilões (ofertas públicas) de títulos da Dívida Pública Federal? A maioria das emissões de títulos da Dívida Pública Mobiliária Federal interna DPMFi ocorre sob a forma competitiva, por meio de leilões realizados pelo Tesouro Nacional através de sistema eletrônico do Banco Central. No início de cada mês o Tesouro Nacional divulga seu Cronograma de Leilões, informando as datas de realização e de liquidação dos leilões, os títulos e prazos que serão ofertados em cada evento, bem como o volume máximo a ser emitido no período. Para cada oferta pública é divulgada Portaria do Tesouro Nacional, dando publicidade ao processo de emissão. Os principais títulos ofertados nos leilões são as Letras do Tesouro Nacional (LTN), as Notas do Tesouro Nacional (NTN) e as Letras Financeiras do Tesouro (LFT). Podem participar diretamente dos leilões as instituições regularmente habilitadas no sistema eletrônico disponibilizado pelo Banco Central. Outras pessoas jurídicas assim como pessoas físicas podem participar das ofertas públicas, mas apenas por intermédio das referidas instituições. Cada instituição participante pode propor até cinco ofertas para cada um dos títulos ofertados, conforme definido em Portaria. O leilão de venda de títulos é denominado Leilão Tradicional. Nos Leilões Tradicionais de LTN e NTN-F observa-se na seleção das propostas o critério de melhor preço (preços múltiplos), também denominado como discriminatório. Nesse critério os participantes pagam os preços correspondentes às suas propostas que forem aceitas pelo Tesouro. Já nos Leilões Tradicionais de LFT e NTN-B se aplica o critério de seleção uniforme (tipo holandês). O critério uniforme faz com que, nas propostas selecionadas, o investidor pague o preço mínimo aceito pelo Tesouro. Em geral, os Leilões Tradicionais de títulos prefixados (LTN e NTN-F) ocorrem, semanalmente, às quintas-feiras, com emissão e liquidação financeira às sextas-feiras. Os Leilões Tradicionais de LFT programados para o mês são realizados nos mesmos dias dos de títulos prefixados, no entanto, com periodicidade quinzenal. O Tesouro também realiza Leilões de Troca, nos quais são colocados à venda novos títulos e recebidos como pagamento títulos em circulação no mercado, previamente definidos na portaria do leilão. Com este tipo de leilão o Tesouro busca a desconcentrar vencimentos e melhorar em indicadores da Dívida Pública, tais como prazo médio e composição, além de dar ao investidor oportunidade de venda do título ao Tesouro no caso de baixa liquidez do mercado secundário. Os leilões de NTN-B são realizados em duas etapas, sendo a primeira um Leilão Tradicional, liquidado em moeda corrente, e a segunda um Leilão de Troca, liquidado através do recebimento de outros títulos como meio de pagamento. Atualmente, os leilões de NTN-B ocorrem duas vezes por mês, conforme cronograma. Em um dos leilões, o Tesouro Nacional oferece ao público os títulos com vencimentos mais curtos e, no outro, além da oferta de vencimentos tanto curtos quanto longos, surge a opção de troca dos títulos. A primeira etapa é realizada geralmente numa terça- feira e a segunda (leilão 25

26 de troca) na quarta-feira seguinte, com liquidações nos dias seguintes aos das respectivas etapas. Dentre os objetivos dos leilões de NTN-B, convém destacar: redução do número de instrumentos financeiros de emissão do Tesouro Nacional e dos custos de administração da dívida; construção de uma curva de juros de longo prazo dos títulos da dívida pública interna, de forma a criar benchmarks (referenciais) domésticos para operações de longo prazo, para captações públicas e privadas; fornecimento de instrumentos adequados ao lastro de operações passivas de longo prazo de diversos agentes econômicos, como por exemplo, entidades abertas e fechadas de previdência complementar; e alongamento do perfil da dívida pública federal, para se atingir uma administração de passivos mais otimizada em termos de riscos de mercado. Leilões de Compra, também denominados Leilões de Resgate Antecipado, são realizados com o intuito de estimular a liquidez dos títulos de médio e longo prazos e reduzir volumes elevados de maturação (busca por desconcentração de vencimentos, principalmente no curto prazo). Por este instrumento, o Tesouro Nacional adquire títulos públicos em circulação no mercado, pagando com recursos próprios, e cancelando-os, em seguida. 2. Quais as características e a periodicidade das ofertas públicas do Tesouro Nacional? 15 Ao final de cada mês, a STN divulga o Cronograma Mensal de Leilões para o mês seguinte, documento contendo informações a respeito dos leilões previstos, as datas de realização dos eventos, as características dos títulos a serem ofertados e o volume máximo a ser emitido no período. Esse cronograma oficial é divulgado no endereço eletrônico: Outro tipo de documento que trata das características de cada leilão são as Portarias do Ministério da Fazenda. Esse documento, que é divulgado previamente a cada leilão, torna públicas as principais informações referentes à emissão, tais como: objetivo, montante a ser ofertado de cada título, quantidade, valor unitário, datas de emissão e de vencimento. As portarias podem ser consultadas em: 3. Quem pode participar das ofertas públicas do Tesouro Nacional? 16 Diretamente: bancos; caixas econômicas; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; sociedades de 15 Resposta elaborada com base na série Perguntas Mais Frequentes, caderno Gestão da Dívida Mobiliária e Operações de Mercado Aberto, elaborado pelo Banco Central e disponível para consulta em: 16 Resposta elaborada com base na série Perguntas Mais Frequentes, caderno Gestão da Dívida Mobiliária e Operações de Mercado Aberto, elaborado pelo Banco Central e disponível para consulta em: 26

27 crédito, financiamento e investimento; e sociedades de crédito imobiliário. De forma geral, todas as instituições financeiras regularmente habilitadas no Selic podem participar diretamente das ofertas públicas do Tesouro, apresentando propostas. As demais pessoas jurídicas e as pessoas físicas podem participar das ofertas públicas por intermédio das referidas instituições. 4. Como são definidas as propostas vencedoras nas ofertas públicas? 17 As propostas do leilão devem conter a quantidade e o preço para a compra (ou venda) dos títulos. Após o encerramento do leilão, a STN analisa as propostas recebidas, estabelecendo parâmetros para a definição das quantidades e das taxas a serem aceitas. Para a definição do resultado do leilão, a STN considera, principalmente, o preço do título no mercado secundário, a curva de juros calculada com base nos contratos futuros de juros negociados na BM&FBovespa (denominados DI futuro) e o consenso apurado junto às mesas de operações das instituições financeiras nos minutos finais do leilão. Na apuração das ofertas públicas de compra/venda são utilizados os seguintes critérios, definidos em função do título ofertado: preços múltiplos (preços discricionários) são aceitas todas as propostas com preço igual ou superior (inferior) ao preço mínimo (máximo) aceito na oferta de venda (compra), denominado de preço de corte. Os títulos são vendidos (comprados) ao próprio preço constante das propostas vencedoras; ou preço único (preço uniforme) - são aceitas todas as propostas com preço igual ou superior (inferior) ao preço mínimo (máximo) aceito na oferta pública ( preço de corte ), aplicado a todas as propostas vencedoras; ou seja, os títulos são vendidos (comprados) ao preço de corte para todas as propostas vencedoras. Os leilões de LTN e NTN-F são liquidados segundo o critério de preços múltiplos. Já os leilões de LFT e NTN-B são liquidados segundo o critério de preço único. 5. Onde posso encontrar os resultados dos leilões do Tesouro Nacional? A Secretaria do Tesouro Nacional divulga o resultado dos seus leilões no endereço: 6. O que é o Sistema de Dealers do Tesouro Nacional? Os dealers são instituições financeiras credenciadas pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil com o objetivo de promover o desenvolvimento dos mercados primário e secundário de títulos públicos. Os dealers são direcionados tanto para as emissões primárias de títulos públicos federais como para a negociação no mercado secundário desses títulos. Há 14 dealers, dos quais doze são bancos e dois são corretoras ou distribuidoras independentes. 17 Resposta elaborada com base na série Perguntas Mais Frequentes, caderno Gestão da Dívida Mobiliária e Operações de Mercado Aberto, elaborado pelo Banco Central e disponível para consulta em: 27

28 Os pré-requisitos para o credenciamento da instituição são os seguintes: Patrimônio de referência de, pelo menos, R$ ,00; Elevado padrão ético de conduta nas operações realizadas no mercado financeiro; e Inexistência de restrição que, a critério do Tesouro Nacional ou do Banco Central do Brasil, desaconselhe o credenciamento. O desempenho de cada instituição é avaliado a cada seis meses, e aquelas com o pior desempenho são substituídas. A seleção é feita mediante avaliação de desempenho baseada, sobretudo, em operações definitivas e compromissadas com o mercado e nas participações em ofertas públicas. As regras e os critérios do sistema de dealers estão definidos nos Atos Normativos Conjuntos nº 22 e nº 23, que estabelecem os seus direitos e os deveres. Os documentos encontram-se disponíveis nos endereços eletrônicos e 28

29 Parte 5 - Classificação de Risco 1. O que é risco-país? 18 Risco-país é um conceito que busca expressar de forma objetiva o risco de crédito a que investidores estão submetidos quando investem nos títulos públicos daquele país. No mercado financeiro, os indicadores diários mais utilizados para essa finalidade são o EMBI+Br e o Credit Default Swap (CDS) do Brasil. Também existem empresas especializadas em analisar o risco de crédito dos países, as chamadas agencias de classificação de risco (ou agencias de rating), que atribuem suas notas para cada país em função da percepção de risco presente e futuro. 2. O que são classificações de risco soberano? 19 A classificação do risco soberano (rating soberano) é uma nota ou classificação de risco atribuída a um país emissor de dívida de acordo com a avaliação, por instituição especializada na análise de crédito, sobre a capacidade e a disposição para que esse país honre, pontual e integralmente, o serviço de sua dívida. O rating é um instrumento relevante para os investidores, uma vez que fornece uma opinião independente a respeito do risco de crédito da dívida do país analisado. Com a globalização, o rating se apresenta como linguagem universal que aborda o grau de risco de qualquer título de dívida. 3. Quais as agências de classificação de risco que monitoram o Brasil? Oficialmente, o Brasil possui contrato para classificação de seu risco de crédito com as seguintes agências de classificação de risco: Standard & Poor s (S&P), Fitch Ratings e Moody s. No entanto, há outras agências internacionais que monitoram o risco de crédito do país, como a Dominion Bond Rating Service (DBRS), a Japan Credit Rating Agency (JCR) e Rating and Investment Information (R&I). Para informações a respeito da classificação de risco do Brasil, acesse a Apresentação para Investidores, disponível em nosso site, 4. Qual é a escala de classificação dos ratings? 20 Na Tabela a seguir encontra-se a escala de classificação dos ratings pelas principais agências. As classificações são ordenadas pela avaliação de risco de crédito em ordem decrescente. As classificações de risco de AAA/Aaa até BBB-/Baa3 são consideradas como grau de investimento (investment grade), enquanto as abaixo de BBB- são consideradas como de grau especulativo (speculative grade). De forma geral, a atribuição de grau de investimento a um país habilita novas classes de investidores a adquirirem papéis desse país como, por exemplo, fundos de pensão estrangeiros, que são aplicadores de enorme 18 Resposta elaborada com base na série Perguntas Mais Frequentes, caderno Risco País, elaborado pelo Banco Central e disponível para consulta em 19 Resposta elaborada com base na série Perguntas Mais Frequentes, caderno Risco País, elaborado pelo Banco Central e disponível para consulta em 20 Resposta elaborada com base na série Perguntas Mais Frequentes, caderno Risco País, elaborado pelo Banco Central e disponível para consulta em 29

30 vulto e que têm restrições para aplicar em países avaliados com grau especulativos pelas agências de classificação de risco. 30

Tesouro Direto. Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco

Tesouro Direto. Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco Tesouro Direto Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco TesouroDireto.indd 1 2/21/11 3:30 PM 1Conheça o Tesouro Direto Criado pelo Tesouro Nacional em 2002, em parceria com a BM&FBOVESPA,

Leia mais

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários Instrumento de captação de recursos e de investimentos no mercado imobiliário O produto O Certificado

Leia mais

Material Explicativo sobre Títulos Públicos

Material Explicativo sobre Títulos Públicos Material Explicativo sobre 1. Definições Gerais Os são emitidos pelo Tesouro Nacional, servindo como um instrumento de captação do Governo Federal para execução e financiamento de suas dívidas internas,

Leia mais

Relatório Anual da Dívida Pública 2010 Plano Anual de Financiamento 2011

Relatório Anual da Dívida Pública 2010 Plano Anual de Financiamento 2011 Dívida Pública Federal Brasileira Relatório Anual da Dívida Pública 2010 Plano Anual de Financiamento 2011 Fevereiro 2011 B R A S Í L I A D Í V I D A P Ú B L I C A F E D E R A L B R A S I L E I R A Dívida

Leia mais

André Proite. Novembro de 2012

André Proite. Novembro de 2012 Tesouro Direto André Proite Rio de Janeiro, Novembro de 2012 Princípios da Gestão da Dívida Visão Geral do Programa Vantagens do Tesouro Direto Entendendo o que altera o preço Simulador do Tesouro Direto

Leia mais

Conceitos básicos; Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco

Conceitos básicos; Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco QUEM SOMOS 2 Conceitos básicos; 3 Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco Liquidez: Capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Ex. Se você tem um carro ou uma casa e precisa vendê-lo, quanto tempo

Leia mais

Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Cleber Rentroia MBA em Finanças e Banking

Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Cleber Rentroia MBA em Finanças e Banking 1. Quando o IPCA tende a subir além das metas de inflação, qual medida deve ser tomada pelo COPOM: a) Abaixar o compulsório b) Reduzir taxa do redesconto c) Aumentar o crédito d) Elevar a taxa de juros

Leia mais

Curso de CPA 10 CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL ANBIMA SÉRIE 10. www.eadempresarial.net.br. www.eadempresarial.net.br - 18 3303-0383

Curso de CPA 10 CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL ANBIMA SÉRIE 10. www.eadempresarial.net.br. www.eadempresarial.net.br - 18 3303-0383 Curso de CPA 10 CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL ANBIMA SÉRIE 10 www.eadempresarial.net.br SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Uma conceituação bastante abrangente de sistema financeiro poderia ser a de um conjunto de

Leia mais

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Renda Fixa Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Cédula de Crédito Imobiliário Instrumento que facilita a negociabilidade e a portabilidade do crédito imobiliário

Leia mais

Como investir em 2012 Entenda como funciona cada produto financeiro : O Globo 2/fev/2012

Como investir em 2012 Entenda como funciona cada produto financeiro : O Globo 2/fev/2012 Como investir em 2012 Entenda como funciona cada produto financeiro : O Globo 2/fev/2012 Analistas indicam quais cuidados tomar no mercado financeiro em 2012 e quais investimentos oferecem menor probabilidade

Leia mais

Unidade II. Mercado Financeiro e de. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade II. Mercado Financeiro e de. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade II Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Maurício Felippe Manzalli Mercados Financeiros Definição do mercado financeiro Representa o Sistema Financeiro Nacional Promove o fluxo de recursos através

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições financeiras que especifica. O Banco Central do Brasil,

Leia mais

República Federativa do Brasil Ministério da Fazenda PRECIFICAÇÃO DE TÍTULOS PÚBLICOS

República Federativa do Brasil Ministério da Fazenda PRECIFICAÇÃO DE TÍTULOS PÚBLICOS PRECIFICAÇÃO DE TÍTULOS PÚBLICOS PRECIFICAÇÃO DE TÍTULOS PÚBLICOS Componentes do Preço; Entendendo o que altera o preço. Componentes do Preço O objetivo desta seção é apresentar ao investidor: os fatores

Leia mais

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO O QUE É? No Brasil um fundo de investimento possui a sua organização jurídica na forma de um condomínio de investidores, portanto o fundo de investimento possui um registro na Receita Federal (CNPJ) pois

Leia mais

DISCIPLINA: MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS PROFESSOR: GILBERTO DE CASTRO TIMOTHEO APOSTILA: 6 ASSUNTO PRINCIPAL: Administração da dívida Pública

DISCIPLINA: MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS PROFESSOR: GILBERTO DE CASTRO TIMOTHEO APOSTILA: 6 ASSUNTO PRINCIPAL: Administração da dívida Pública 1 Mercado Secundário de Open Market 2 Operações de Overnight 3 Tesouro Direto 1 Mercado Secundário de Open market É um mercado secundário onde são negociados os títulos federais emitidos anteriormente

Leia mais

CONTRATOS DERIVATIVOS. Futuro de IGP-M

CONTRATOS DERIVATIVOS. Futuro de IGP-M CONTRATOS DERIVATIVOS Futuro de IGP-M Futuro de IGP-M Ferramenta de gerenciamento de risco contra a variação do nível de preços de diversos setores da economia O produto Para auxiliar o mercado a se proteger

Leia mais

Como funcionam os fundos de investimentos

Como funcionam os fundos de investimentos Como funcionam os fundos de investimentos Fundos de Investimentos: são como condomínios, que reúnem recursos financeiros de um grupo de investidores, chamados de cotistas, e realizam operações no mercado

Leia mais

Precificação de Títulos Públicos

Precificação de Títulos Públicos Precificação de Títulos Públicos Precificação de Títulos Públicos > Componentes do preço > Entendendo o que altera o preço Componentes do preço Nesta seção você encontra os fatores que compõem a formação

Leia mais

ENTENDENDO COMO FUNCIONA A RENDA FIXA. Renda Fixa Plano B 124,0 % 10,0 % Renda Fixa Plano C 110,0 % 9,1 % Selic 71,0 % 6,5 %

ENTENDENDO COMO FUNCIONA A RENDA FIXA. Renda Fixa Plano B 124,0 % 10,0 % Renda Fixa Plano C 110,0 % 9,1 % Selic 71,0 % 6,5 % ENTENDENDO COMO FUNCIONA A RENDA FIXA A partir de 2005 foi iniciado um processo de alongamento dos prazos das carteiras de renda fixa da PSS, que propiciou bons ganhos por oito anos seguidos até o final

Leia mais

Estudo sobre Investimentos World One Julho 2014

Estudo sobre Investimentos World One Julho 2014 Introdução, perguntas e respostas que vão te ajudar a conseguir dialogar com clientes que tenham dúvidas sobre os investimentos que estão fazendo, ou alguma outra pessoa que realmente entenda do mercado

Leia mais

Fundos de Investimentos

Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos 1 O que e um fundo de investimentos? Um fundo de investimentos concentra em uma unica entidade juridica, varios investidores com o mesmo objetivo e que compartilham a mesma estrategia

Leia mais

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução.

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução. Proibida a reprodução. A Planner oferece uma linha completa de produtos financeiros e nossa equipe de profissionais está preparada para explicar tudo o que você precisa saber para tomar suas decisões com

Leia mais

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto. Tesouro Selic (LFT)

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto. Tesouro Selic (LFT) Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto Tesouro Selic (LFT) O Tesouro Selic (LFT) é um título pós fixado, cuja rentabilidade segue a variação da taxa SELIC, a taxa básica

Leia mais

Letras Financeiras - LF

Letras Financeiras - LF Renda Fixa Privada Letras Financeiras - LF Letra Financeira Captação de recursos de longo prazo com melhor rentabilidade O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária I

Administração Financeira e Orçamentária I Administração Financeira e Orçamentária I Sistema Financeiro Brasileiro AFO 1 Conteúdo Instituições e Mercados Financeiros Principais Mercados Financeiros Sistema Financeiro Nacional Ações e Debêntures

Leia mais

Guia de Renda Fixa. 1. Principais Características

Guia de Renda Fixa. 1. Principais Características Guia de Renda Fixa Os títulos de renda fixa se caracterizam por possuírem regras definidas de remuneração. Isto é, são aqueles títulos cujo rendimento é conhecido previamente (juro prefixado) ou que depende

Leia mais

Semana Nacional de Educação Financeira Tema. Opções de investimentos em um cenário de juros em elevação

Semana Nacional de Educação Financeira Tema. Opções de investimentos em um cenário de juros em elevação Tema Opções de investimentos em um cenário de juros em elevação Apresentação JOCELI DA SILVA SILVA Analista Administrativo/Gestão Pública Lotado na Assessoria de Coordenação 3ª CCR Especialização UNB Clube

Leia mais

Regulamento - Perfil de Investimentos

Regulamento - Perfil de Investimentos Regulamento - Perfil de Investimentos 1. Do Objeto Este documento estabelece as normas gerais aplicáveis ao Programa de Perfil de Investimentos (Multiportfólio) da CargillPrev. O programa constitui-se

Leia mais

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011 ASSOCIAÇÃO DIREITOS HUMANOS EM REDE QUADRO I - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO (Em reais) Nota Nota ATIVO Explicativa PASSIVO Explicativa CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 4 3.363.799

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PARA 2010

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PARA 2010 POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PARA 2010 Subordinada à Resolução CMN nº 3.792 de 24/09/09 1- INTRODUÇÃO Esta política tem como objetivo estabelecer as diretrizes a serem observadas na aplicação dos recursos

Leia mais

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA. Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA. Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA Certificado de Recebíveis do Agronegócio Instrumento de captação de recursos e de investimento no agronegócio O produto O Certificado de

Leia mais

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012):

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): O mercado monetário Prof. Marco A. Arbex marco.arbex@live.estacio.br Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): Mercado Atuação

Leia mais

Renda fixa e Tesouro Direto

Renda fixa e Tesouro Direto Renda fixa e Tesouro Direto Classificação de investimentos Collor CDB Renda fixa Caderneta de poupança Fundos DI Imóveis Renda variável Ações Liquidez Liquidez Liquidez Segurança Segurança Segurança Rentabilidade

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda Ministério da Fazenda Belo Horizonte, outubro de 2006 Visão Geral do Programa Vantagens do Tesouro Direto Entendendo o que altera o preço Calculadora do Tesouro Direto O que é Tesouro Direto? Em 07 de

Leia mais

Elementos de Análise Financeira Matemática Financeira e Inflação Profa. Patricia Maria Bortolon

Elementos de Análise Financeira Matemática Financeira e Inflação Profa. Patricia Maria Bortolon Elementos de Análise Financeira Matemática Financeira e Inflação O que é Inflação? Inflação É a elevação generalizada dos preços de uma economia O que é deflação? E a baixa predominante de preços de bens

Leia mais

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto LFT A LFT é um título pós-fixado, cuja rentabilidade segue a variação da taxa SELIC, a taxa de juros básica da economia. Sua remuneração

Leia mais

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Roberto Meurer * RESUMO - Neste artigo se analisa a utilização dos depósitos compulsórios sobre depósitos à vista

Leia mais

captação de recursos empréstimos financiamento.

captação de recursos empréstimos financiamento. Instrumentos utilizados pelas instituições financeiras para captação de recursos (funding) que serão utilizados nas operações de empréstimos e financiamento. 1 O cliente entrega os recursos ao banco, sendo

Leia mais

RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução.

RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução. Proibida a reprodução. A Planner oferece uma linha completa de produtos financeiros e nossa equipe de profissionais está preparada para explicar tudo o que você precisa saber para tomar suas decisões com

Leia mais

Relatório Mensal da Dívida Pública Federal Junho/2014

Relatório Mensal da Dívida Pública Federal Junho/2014 Relatório Mensal da Dívida Pública Federal Junho/2014 Brasília 1 MINISTRO DA FAZENDA Guido Mantega SECRETÁRIO DO TESOURO NACIONAL Arno Hugo Augustin Filho SUBSECRETÁRIOS DO TESOURO NACIONAL Cleber Ubiratan

Leia mais

TABELA 2.6.1.a DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL DE RESPONSABILIDADE DO TESOURO NACIONAL. Mapa Analítico - DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL - CONSOLIDADO

TABELA 2.6.1.a DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL DE RESPONSABILIDADE DO TESOURO NACIONAL. Mapa Analítico - DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL - CONSOLIDADO 2.6 - GESTÃO DA DÍVIDA PÚBLICA 2.6.1. Variação do Estoque da Dívida Pública Federal A Dívida Pública Federal DPF de responsabilidade do Tesouro Nacional apresentou, no ano de 2009, crescimento nominal

Leia mais

Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar.

Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. FUNDO REFERENCIADO DI Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. Para tal, investem no mínimo 80% em títulos públicos federais

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 66

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 66 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 66 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento, no exercício das atribuições a ele conferidas

Leia mais

Renda Fixa Privada Notas Promissórias NP. Notas Promissórias - NP

Renda Fixa Privada Notas Promissórias NP. Notas Promissórias - NP Renda Fixa Privada Notas Promissórias - NP Uma alternativa para o financiamento do capital de giro das empresas O produto A Nota Promissória (NP), também conhecida como nota comercial ou commercial paper,

Leia mais

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV INVESTIMENTOS Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV Uma questão de suma importância para a consolidação e perenidade de um Fundo de Pensão é a sua saúde financeira, que garante

Leia mais

Manual de Marcação a Mercado

Manual de Marcação a Mercado Departamento de Controladoria de Fundos de Investimento Setor de Precificação Propriedade de SITA Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários S/A Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização.

Leia mais

Retorno dos Investimentos 1º semestre 2011

Retorno dos Investimentos 1º semestre 2011 Retorno dos Investimentos 1º semestre 2011 Cesar Soares Barbosa Diretor de Previdência É responsável também pela gestão dos recursos garantidores dos planos de benefícios administrados pela Sabesprev,

Leia mais

Tesouro Direto. Florianópolis. Renato Andrade

Tesouro Direto. Florianópolis. Renato Andrade Tesouro Direto Florianópolis Renato Andrade Visão Geral Vantagens Comprando Tributação e Vendendo Títulos Comprando e Vendendo Títulos Entendendo o que altera o preço Simulador do Tesouro Direto Perfil

Leia mais

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas)

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas) 1. Contexto operacional O CLUBE DE INVESTIMENTO CAPITAL SEGURO ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

atividade a prática de operações de arrendamento As sociedades de arrendamento mercantil são

atividade a prática de operações de arrendamento As sociedades de arrendamento mercantil são Arrendamento mercantil ou leasing é uma operação em que o proprietário de um bem cede a terceiro o uso desse bem por prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação. No que concerne ao leasing,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos DEREX Declaração decorrentes a recursos mantidos no exterior.

Parecer Consultoria Tributária Segmentos DEREX Declaração decorrentes a recursos mantidos no exterior. DEREX Declaração decorrentes a recursos mantidos no exterior. 18/03/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Conceito...

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2009 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 OBJETIVOS... 2 2.1 OBJETIVO GERAL... 2 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 2 3 VIGÊNCIA... 3 3.1 MODELO DE GESTÃO... 3 3.2 PROCESSO

Leia mais

Perguntas realizadas na apresentação do Fundo Garantidor de Crédito

Perguntas realizadas na apresentação do Fundo Garantidor de Crédito Perguntas realizadas na apresentação do Fundo Garantidor de Crédito - O que significa DPEG? - O que é DPGE 1 e 2? Quais suas finalidades? Qual a diferença para o FGC? DPGEs são títulos de renda fixa representativos

Leia mais

PERFIL DE INVESTIMENTOS PERFIL DE INVESTIMENTO

PERFIL DE INVESTIMENTOS PERFIL DE INVESTIMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS O QUE É? É a opção dada ao participante para que indique os percentuais de seu saldo que devem ser alocados em Renda Fixa e em Renda Variável (ações), de acordo com a sua aptidão

Leia mais

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo SONHOS AÇÕES Planejando suas conquistas passo a passo Todo mundo tem um sonho, que pode ser uma viagem, a compra do primeiro imóvel, tranquilidade na aposentadoria ou garantir os estudos dos filhos, por

Leia mais

ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha

ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha Introdução: economias abertas Problema da liquidez: Como ajustar desequilíbrios de posições entre duas economias? ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha Como o cada tipo de ajuste ( E, R,

Leia mais

Cotas de Fundos de Investimento em Ações FIA

Cotas de Fundos de Investimento em Ações FIA Renda Variável Cotas de Fundos de Investimento em Ações FIA Cotas de Fundos de Investimento em Ações - FIA Mais uma alternativa na diversificação da carteira de investimento em ações O produto O Fundo

Leia mais

Unidade III. Mercado Financeiro. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade III. Mercado Financeiro. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade III Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Maurício Felippe Manzalli Mercados Financeiros Lembrando da aula anterior Conceitos e Funções da Moeda Política Monetária Política Fiscal Política Cambial

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS DA OABPREV-PR PARA O EXERCÍCIO DE 2007/2009

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS DA OABPREV-PR PARA O EXERCÍCIO DE 2007/2009 POLÍTICA DE INVESTIMENTOS DA OABPREV-PR PARA O EXERCÍCIO DE 2007/2009 1- OBJETIVOS A Política de Investimentos dos Recursos Garantidores das Reservas Técnicas da OABPrev-PR, tem por objetivo a maximização

Leia mais

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS EMPRÉSTIMO DE ATIVOS Empréstimo de Ativos BM&FBOVESPA 3 4 Empréstimo de Ativos BM&FBOVESPA 1) O que é o serviço de Empréstimo de Ativos? Lançado em 1996, é um serviço por meio do qual os investidores,

Leia mais

O QUE É A CVM? II - a negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários;

O QUE É A CVM? II - a negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários; O QUE É A CVM? A CVM - Comissão de Valores Mobiliários é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade

Leia mais

Crise Financeira Internacional Atuação do governo brasileiro no fornecimento de liquidez em moeda estrangeira

Crise Financeira Internacional Atuação do governo brasileiro no fornecimento de liquidez em moeda estrangeira Crise Financeira Internacional Atuação do governo brasileiro no fornecimento de liquidez em moeda estrangeira O agravamento da crise financeira internacional decorrente da falência do banco Lehman Brothers,

Leia mais

A importância dos Fundos de Investimento no Financiamento de Empresas e Projetos

A importância dos Fundos de Investimento no Financiamento de Empresas e Projetos A importância dos Fundos de Investimento no Financiamento de Empresas e Projetos A Importância dos Fundos de Investimento no Financiamento de Empresas e Projetos Prof. William Eid Junior Professor Titular

Leia mais

E-book de Fundos de Investimento

E-book de Fundos de Investimento E-book de Fundos de Investimento O QUE SÃO FUNDOS DE INVESTIMENTO? Fundo de investimento é uma aplicação financeira que funciona como se fosse um condomínio, onde as pessoas somam recursos para investir

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 O RISCO DOS DISTRATOS O impacto dos distratos no atual panorama do mercado imobiliário José Eduardo Rodrigues Varandas Júnior

Leia mais

ANEXO VII OBJETIVOS DAS POLÍTICAS MONETÁRIA, CREDITÍCIA E CAMBIAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

ANEXO VII OBJETIVOS DAS POLÍTICAS MONETÁRIA, CREDITÍCIA E CAMBIAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO VII OBJETIVOS DAS POLÍTICAS MONETÁRIA, CREDITÍCIA E CAMBIAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - 2007 (Anexo específico de que trata o art. 4º, 4º, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000)

Leia mais

Resenha do Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab) Período de 12/12/2011 a 16/12/2011

Resenha do Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab) Período de 12/12/2011 a 16/12/2011 Resenha do Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab) Período de 12/12/2011 a 16/12/2011 Mercado Primário Na quinta-feira, 15 de dezembro, foram realizados os leilões tradicionais do Tesouro para

Leia mais

Tesouro Direto. Como fazer doações para a Entidade Filantrópica de sua preferência usando o Tesouro Direto

Tesouro Direto. Como fazer doações para a Entidade Filantrópica de sua preferência usando o Tesouro Direto Tesouro Direto Como fazer doações para a Entidade Filantrópica de sua preferência usando o Tesouro Direto Dezembro de 2004 Neste final de ano, o Tesouro Nacional traz mais uma novidade no âmbito da dívida

Leia mais

Fundos de Investimento

Fundos de Investimento Gestão Financeira Prof. Marcelo Cruz Fundos de Investimento 3 Uma modalide de aplicação financeira Decisão de Investimento 1 Vídeo: CVM Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um

Leia mais

Fundos de Investimento

Fundos de Investimento Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, constituída sob a forma de condomínio que reúne recursos de vários investidores para aplicar em uma carteira diversificada de ativos financeiros. Ao aplicarem

Leia mais

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 MINUTA PROPOSTA CVM Art. 1º As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, os analistas, os consultores e os administradores

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Informações Adicionais e. Dados Quantitativos

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Informações Adicionais e. Dados Quantitativos Relatório de Gerenciamento de Riscos Informações Adicionais e Dados Quantitativos Avaliação da adequação do Patrimônio de Referência (PR) face à estrutura e contexto operacional O processo de monitoramento

Leia mais

Iniciantes Home Broker

Iniciantes Home Broker Iniciantes Home Broker Para permitir que cada vez mais pessoas possam participar do mercado acionário e, ao mesmo tempo, tornar ainda mais ágil e simples a atividade de compra e venda de ações, foi criado

Leia mais

INVESTIMENTOS 1ª aula

INVESTIMENTOS 1ª aula INVESTIMENTOS 1ª aula Regis Klock - Graduação em Ciências Econômicas Pontifícia Universidade Católica - Pós-Graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior UMC - Universidade Mogi das Cruzes Experiência

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Vida Feliz Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD CNPJ: 07.442.466/0001-96

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD CNPJ: 07.442.466/0001-96 Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD Informações referentes a setembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

Demonstrações Financeiras Banrisul Foco IRF - M Fundo de Investimento Renda Fixa Longo Prazo CNPJ: 16.844.885/0001-45

Demonstrações Financeiras Banrisul Foco IRF - M Fundo de Investimento Renda Fixa Longo Prazo CNPJ: 16.844.885/0001-45 Demonstrações Financeiras Banrisul Foco IRF - M Fundo de Investimento Renda Fixa Longo Prazo (Administrado pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - CNPJ: 92.702.067/0001-96) e 2014 com Relatório

Leia mais

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos Transparência para a sociedade istema de Informações de Crédito

Leia mais

AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES

AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança?

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança Novas regras 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Por ter parte de sua remuneração (chamada de adicional)

Leia mais

Período São Bernardo SB Zero SB 20 SB 40 CDI. Janeiro 0,92% 1,05% -0,29% -1,71% 0,93% Fevereiro 0,81% 0,74% 1,93% 3,23% 0,82%

Período São Bernardo SB Zero SB 20 SB 40 CDI. Janeiro 0,92% 1,05% -0,29% -1,71% 0,93% Fevereiro 0,81% 0,74% 1,93% 3,23% 0,82% Rentabilidade da Renda Fixa em 2015 Desde o mês de junho deste ano as carteiras de investimentos financeiros que compõem os perfis de investimentos da São Bernardo têm sofrido forte flutuação de rentabilidade,não

Leia mais

2. Operações de Venda ou de Transferência de Ativos Financeiros

2. Operações de Venda ou de Transferência de Ativos Financeiros TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 35. Instrumentos Financeiros 1. Conceitos 1 - Para fins de registro contábil, considera-se: (Res 3534 art 2º) a) instrumento

Leia mais

Mercado Secundário: o que está sendo feito no Brasil O papel do mercado secundário e as iniciativas para fortalecê-lo

Mercado Secundário: o que está sendo feito no Brasil O papel do mercado secundário e as iniciativas para fortalecê-lo 4ª Edição do Seminário de Renda Fixa e Derivativos de Balcão - ANBIMA Mercado Secundário: o que está sendo feito no Brasil O papel do mercado secundário e as iniciativas para fortalecê-lo Paulo Fontoura

Leia mais

Estrutura do Mercado Financeiro e de Capitais

Estrutura do Mercado Financeiro e de Capitais Estrutura do Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Paulo Berger SIMULADO ATIVOS FINANCEIROS E ATIVOS REAIS. Ativo real, é algo que satisfaz uma necessidade ou desejo, sendo em geral fruto de trabalho

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

Consulta Pública de Lâmina de Fundo

Consulta Pública de Lâmina de Fundo Page 1 of 8 Consulta Pública de Lâmina de Fundo Atenção: Estas informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva responsabilidade

Leia mais

Evolução do SFN. 1. Primeiro Período: 1808-1914 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS. 3. Terceiro Período: 1945-1965. 2. Segundo Período: 1914-1945

Evolução do SFN. 1. Primeiro Período: 1808-1914 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS. 3. Terceiro Período: 1945-1965. 2. Segundo Período: 1914-1945 Evolução do SFN MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS Profa. Dra. Andréa Paula Segatto-Mendes apsm@ufpr.br 1. Primeiro Período: 1808-1914 Abertura dos portos - acordos comerciais diretos Criação do Banco do

Leia mais

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas - PREVPEL. Política de Investimentos Exercício de 2013

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas - PREVPEL. Política de Investimentos Exercício de 2013 Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas - PREVPEL Política de Investimentos Exercício de 2013 Política de Investimentos do RPPS do Município de Pelotas RS, aprovada pelo

Leia mais

Gerenciamento de Riscos Risco de Mercado

Gerenciamento de Riscos Risco de Mercado Gerenciamento de Riscos Risco de Mercado 2. Risco de Mercado A divulgação da Resolução 3.464 do CMN pelo BACEN em 26 de junho de 2007 foi o primeiro passo no processo de implementação de uma estrutura

Leia mais

Reformulação dos Meios de Pagamento - Notas Metodológicas

Reformulação dos Meios de Pagamento - Notas Metodológicas Reformulação dos Meios de Pagamento - Notas Metodológicas Apresentação A institucionalização da série Notas Técnicas do Banco Central do Brasil, cuja gestão compete ao Departamento Econômico (Depec), promove

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC CAMBIAL DOLAR 02.294.024/0001-26 Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC CAMBIAL DOLAR 02.294.024/0001-26 Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO CAMBIAL LONGO PRAZO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento

Leia mais

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto. Tesouro Prefixado (LTN)

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto. Tesouro Prefixado (LTN) Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto Tesouro Prefixado (LTN) O Tesouro Prefixado (LTN) é um título prefixado, o que significa que sua rentabilidade é definida no momento

Leia mais

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução.

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução. Proibida a reprodução. A Planner oferece uma linha completa de produtos financeiros e nossa equipe de profissionais está preparada para explicar tudo o que você precisa saber para tomar suas decisões com

Leia mais