ANÁLISE DE USABILIDADE GRÁFICA: MUDANÇAS NOS PROBLEMAS DE USABILIDADE DEVIDO AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DE USABILIDADE GRÁFICA: MUDANÇAS NOS PROBLEMAS DE USABILIDADE DEVIDO AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS"

Transcrição

1 ANÁLISE DE USABILIDADE GRÁFICA: MUDANÇAS NOS PROBLEMAS DE USABILIDADE DEVIDO AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS Nomiso, Lúcia Satiko; mestranda; Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho Campus de Bauru Paschoarelli, Luis Carlos: PhD; Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho Campus de Bauru Resumo A internet é caracterizada por uma rede de conexões (hiperlinks) que possibilita o livre acesso às diferentes formas de informação. Devido aos problemas que sites ainda apresentam desde os anos de 1990, foi realizada uma pesquisa reclassificando esses problemas, e em seguida, testados em sites institucionais, analisando sua usabilidade gráfica. Palavras-chave: usabilidade gráfica, web, problemas de usabilidade Abstract The Internet is characterized by a network of connections (hyperlinks) that allows free access to different forms of information. Due to the sites that still have some problems since the 1990s, was realized searches reclassifying these problems, and then tested on institutional sites, analyzing graphical usability. Key words: graphical usability, web, usability problems 1 Introdução Segundo Nielsen e Loranger (2007), a web não é televisão. As pessoas não a utilizam para se distrair, mas com um propósito específico em mente. Elas estão prontas para interagir e participar. A evolução da tecnologia da informação e das telecomunicações permite a busca da informação na web de forma crescente, independente da localização geográfica que ela se encontra. Quando a web é mal projetada, acarreta numa série de problemas de usabilidade devido a sua sobrecarga informacional que nem sempre possui uma boa qualidade, dificultando a assimilação e contextualização da informação correta. As interfaces complexas não pertencem mais ao contexto atual, o usuário cada vez mais busca pela prática da simplicidade.

2 2 O aprimoramento da usabilidade segundo Nielsen e Loranger (2007), permite que usuários pouco experientes com a web possam acessá-la, assim como pessoas com algum tipo de deficiência, sendo assim idosos poderiam se conectar a comunidades de internet e também oferecer informações e serviços de forma mais rápida e simples, reduzindo os sentimentos de frustração e impotência. Nesse sentido, a Ergonomia passou a desenvolver estudos em cima de sites da web visando uma boa interação homem-computador. Existem diferentes formas de abordagem quanto à usabilidade na web, tanto de forma genérica quanto especializada (como aspectos de legibilidade ou influência das cores), mas o presente estudo objetivou o levantamento de problemas de usabilidade no início da web, quando alguns desses problemas deixaram de ser de alto impacto para serem de menor, ou médio impacto segundo Nielsen e Loranger (2007). Para o objeto de estudo percebe-se que a usabilidade ainda não está sendo aplicada de forma adequada e muitos sites ainda cometem erros, que há tempos são apontados para a melhor aplicação da simplicidade na web. 2 Revisão bibliográfica De acordo com Iida (2005, p.320), a usabilidade (do inglês usability) significa facilidade e comodidade no uso de produtos (...). A usabilidade relaciona-se com o conforto, mas também com a eficiência dos produtos. Nielsen (1997) eleva a importância da usabilidade na web, pois o usuário do produto web é aquele que não lê o conteúdo, mas faz uma visualização rápida dele, não gosta de textos longos e sim de textos e informações objetivas. De acordo com Nielsen (1998), a palavra web significa um sistema de hipertexto, que é um elemento de conexão para outras informações (textos, imagens, sons). Para Willians (1995), existem 4 princípios básicos de diagramação de um site web de hipertexto. 1. Proximidade: itens relacionados precisam estar agrupados para uma leitura coesa. 2. Alinhamento: cada item do site precisa de uma conexão visual com algum conteúdo desse. As informações não podem ser confusas. 3. Repetição: mantém a unificação do site. Os aspectos de design diferentes em cada site tornam o conteúdo confuso. 4. Contraste: diferenciar os itens que não representam o mesmo tipo de informação. Segundo Nielsen (2003) a usabilidade é definida em 5 componentes de qualidade:

3 3 1. Aprendizagem: Os usuários conseguem executar as tarefas? 2. Eficiência: Quão rápido eles executam as tarefas? 3. Notabilidade: Depois de conhecerem o site e retornarem nele, é mais fácil utilizá-lo? 4. Erros: Quantos erros o usuário comete e qual é o grau de gravidade? 5. Satisfação: Quanto agradável é usar o design do site? Apesar de ser fácil demonstrar as conseqüências por não se considerar a usabilidade do produto, existem várias discussões sobre o que este termo significa realmente. Como conceito, a usabilidade trata da adequação entre o produto e as tarefas a cujo desempenho ele se destina, da adequação com o usuário que o utilizará, e da adequação ao contexto em que será usado. (MORAES: 2005). É importante o alto nível de usabilidade, pois segundo Nielsen e Loranger (2007), o usuário pode deixar o site quando sente falta de clareza e confiança no mesmo ou quando não consegue respostas satisfatórias para suas dúvidas. A memória humana realiza grande esforço quando a usabilidade não é adequada, para Iida (2005), a memória de curta duração (MDC) é de natureza fonética. Enquanto a memória de longa duração (MLD), que possui uma capacidade grande de armazenamento, é de longo prazo e codifica-se pelos aspectos semânticos (conteúdos). Essa tende a confundir informações de conceitos semelhantes, como a palavra diagrama e gráfico. Quando um conteúdo é denso e exige um trabalho árduo do usuário isso ocasiona um alto impacto de usabilidade e custa a desistência do usuário no site para finalizar a ação que iniciou. A Ergonomia também se preocupa com questões relacionadas à psicologia cognitiva, pois segundo Sternberg (2000), é o estudo sobre como as pessoas aprendem, processam, recordam e pensam sobre a informação. A Ergonomia cognitiva envolve os fatores culturais e sociais para compreensão de como uma mesma informação é percebida de formas diversas e o motivo pelo qual faz com que ela seja relembrada. Desenvolvedores de sites para a web muitas vezes não possuem recursos suficientes, tempo ou conhecimentos adequados para identificar as necessidades de todos os usuários potenciais. Porém ter consciência cultural é também parte importante do processo de concepção e exige mais estudo e atenção daqueles que desenvolvem sites. Visto que alguns símbolos e cores podem ter interpretações diferentes para outras nações. Segundo Nielsen (2000), as interfaces de navegação (ambientes/sites) precisam ajudar os usuários a responder a três perguntas: Onde estou? Onde estive?

4 4 Aonde posso ir? A navegação nada mais é que o percurso realizado em um ambiente/site, e quando ela é realizada poucos usuários conhecem seus limites, necessitando da inserção de pontos de referência, como o exemplo dos breadcrumbs, que são um caminho de migalhas de pães, onde as migalhas deixadas representam as sinalizações para que o usuário consiga voltar ao seu ponto de partida ou consiga enxergar o local em que se encontra no ambiente, auxiliando-o numa navegação mais simples. Nielsen e Loranger (2007) alertam que os desenvolvedores de páginas web possuem menos de 2 minutos para se comunicarem com um usuário potencial. Cada página é obrigada a justificar o fato de sua importância, quando é acessada. Se a página não explica rapidamente e de forma clara, o usuário desiste e procura a informação em outro local que fale melhor a sua língua. 3 Objetivos O objetivo desse estudo foi analisar a usabilidade de sites de instituições do curso de pós-graduação em Design a partir de uma lista de verificação de itens que Nielsen e Loranger (2007) mostram que ocasionam alto impacto, médio impacto e baixo impacto, ou seja, analisar a quantidade que cada site apresenta classificando-os em preocupantes e não preocupantes. Os problemas apresentados foram selecionados e estão descritos nos resultados. 3.1 Objeto de Estudo Foram selecionadas para a pesquisa, as duas universidades que possuem o programa de pós-graduação em design, nível doutorado: PUC-Rio: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro UNESP Campus Bauru: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru. 3.2 Instrumentos de abordagem Para a coleta de dados foi elaborado um protocolo digital desenvolvido pela ferramenta Office Excel A partir desse instrumento, foi possível criar uma lista de itens problemáticos para a usabilidade em formato simples. A coleta dos dados foi realizada por um preenchimento direto na planilha de 32 itens. Essa lista de requisitos pode ser aplicada em qualquer tipo de site em um projeto como precaução ou em um re-projeto para correção, potencializando a qualidade do site e sua usabilidade.

5 5 A lista foi baseada em estudos realizados por Nielsen e Loranger (2007), que realizaram a lista com estudos entre 1994 a Na lista existiam 34 itens onde 2 deles deixaram de ser problemas devido a três razões: A tecnologia foi aprimorada: a tecnologia atenuou algumas das dificuldades das décadas de Os usuários se adaptaram aos websites: pessoas se acostumaram com algumas abordagens de design, reduzindo as falhas. Problema que não existe mais: Links não necessariamente precisam ser mais azuis. Os designers evitam os piores abusos: designers entenderam suas falhas que não são aplicadas em números preocupantes. As páginas órfãs deixaram de ser um problema, pois é muito raro encontrá-las, provavelmente porque os designers atenuaram esses problemas de usabilidade. A lista de 32 problemas de usabilidade com breve explicação, Nielsen e Loranger (2007): Alto Impacto (8 itens) 1. Links que não mudam de cor quando visitados: 74% dos sites utilizam. Usuários devem entender onde estão, onde estavam e onde podem ir. 2. Quebrando o botão Voltar: esse botão é o segundo recurso mais utilizado na navegação web, sendo necessária sua aplicação adequada. 3. Abrindo novas janelas do navegador: ao clicar em um link ou botão, os usuários normalmente esperam que uma nova página da web apareça no lugar da última. Para desfazer suas ações, eles clicam em Voltar, mas abrindo-se uma nova janela o usuário não consegue voltar. 4. Janelas pop-up: usuários irritam-se com pop-ups e os bloqueiam para que não abram. 5. Elementos de design que parecem anúncios: usuários possuem cegueira a banners, ignorando-os. 6. Violando convenções da web: se um site fornece uma determinada função que é simples, o usuário espera que outro site faça igual. 7. Conteúdo vago e modismo vazio: conteúdo deve ser direto. Não utilizar uma linguagem complexa. 8. Conteúdo denso e texto não escaneável: páginas cheias de texto remetem que eles terão um árduo trabalho de leitura. Médio Impacto (12 itens) 1. Flash: a Macromedia Flash era 99% ruim. Hoje alguns problemas de acessibilidade estão sendo resolvidos, mas ainda causam transtornos.

6 6 2. Listagens e pesquisas de baixa relevância: busca ineficaz, que não traz o resultado esperado. 3. Multimídia e vídeos longos: são aceitáveis devido à banda que melhorou. A qualidade dos vídeos melhorou, mas é aconselhável que tenham menos de 1 minuto para manter a atenção do usuário, vídeos longos desprendem a atenção. 4. Layouts congelados: o conteúdo é exibido em uma largura fixa, independentemente da janela em que são exibidas, gerando barras de rolagem horizontais. 5. Incompatibilidade entre várias plataformas: para os navegadores, a média é que um usuário utilize uma versão anterior até 5 anos depois do lançamento de uma versão nova, por exemplo, se o IE (Internet Explorer) versão 6 foi lançado em 2001 e o IE versão 7 em 2006, logo anos = Rolagem: alguns usuários ainda não utilizam a rolagem. 7. URLs complexas: usar de 20 a 50 caracteres para descrever uma URL. Não colocar URLs extensas que não contenham nenhum significado para o usuário. 8. Componentes de interface gráfica personalizada: utilizar barra de rolagem padrão, pois um design diferente pode desfigurar sua real função, dificultando o acesso do usuário. 9. Conteúdo ultrapassado: não utilizar informação antiga como se fosse atual. Recomenda-se atualizar no mínimo as páginas mais importantes. 10. Inconsistência dentro de um website: se o site possui subsites, mantenha a mesma cara nos demais, ou pelo menos, deixe claro que o usuário está em uma página do mesmo local onde iniciou. 11. Solicitações prematuras de informações pessoais: usuários não gostam de fornecer dados pessoais como RG ou CPF. 12. Vários sites: não criar diversos sites com várias arquiteturas de informação distintas. Baixo Impacto (12 itens) 1. Tempo de download lento 2. Frames 3. Clicabilidade incerta: o usuário nem sempre sabe onde deve clicar na tela. Não criar elementos que possa confundi-lo. 4. Registro: usuários não gostam de entrar em sites que necessitem de cadastro para acessarem a informação. 5. Menus suspensos e menus em cascata: quanto mais complexo o menu, mais complicado de manipulá-lo.

7 7 6. Plug-ins e tecnologia de ponta: não se deve forçar novas tecnologias a usuários. Não exigir que eles instalem plug-ins, porém esse item deixou de ser de alto impacto, pois alguns navegadores já mantêm as versões mais atualizadas. 7. Interface 3D com o usuário: utilize desde que seja necessário e útil para a aplicação. As interfaces 3D muitas vezes são difíceis de manipular e compreender. 8. Design poluído: quanto mais detalhes, mais atenção em locais errados o designer vai atrair. 9. Páginas splash: essas páginas dão impressão que se cuida mais da imagem do que com a solução dos problemas e da informação (páginas com aberturas animadas). 10. Imagens gráficas em movimento e texto deslizante: tiram a atenção do usuário ao conteúdo. 11. Palavras inventadas: apenas confundem a compreensão do usuário. 12. Sem expor quem está por trás das informações: seu site deve passar confiabilidade e credibilidade. Foi utilizado na pesquisa: Conexão banda larga de 1MB Notebook modelo Aspire 5050 Acer Sistema Operacional Windows XP Navegador de Internet IE (Internet Explorer) 8.0 e Firefox Procedimentos Foram testados os dois sites das universidades nos navegadores mais utilizados na atualidade: Internet Explorer com 85,5% e Firefox com 9,57% (Wikipédia, 2009). As versões selecionadas para a pesquisa foram as mais atuais: Internet Explorer (IE) 8 e Firefox Portanto para o item Incompatibilidade entre várias plataformas, talvez não seja um dado exato, visto que existem várias versões dos navegadores Internet Explorer, Firefox, assim como, navegadores não testado como o Safari, Opera, Chrome entre outros existentes. Os resultados obtidos foram tabulados e aplicou-se uma análise estatística descritiva. As respostas possíveis foram: S = possui o problema de usabilidade N = não possui o problema de usabilidade NP = não é possível de ser avaliado

8 8 A resposta NP foi criada para situações onde não é possível avaliar, devido a não existência da função. Entretanto alguns desses recursos quando são inexistentes podem prejudicar a usabilidade. Sendo assim é importante ressaltar que quando o recurso exista, ele precisa funcionar. Assim como é possível que o recurso não exista e não ocasione problemas na usabilidade, como o mecanismo de busca interno, que segundo Nielsen e Loranger (2007) só seja necessário em sites com mais de 100 páginas. 4 Resultados e Discussão Nas interfaces avaliadas, os navegadores não ocasionaram diferenças nos resultados, obtendo o mesmo resultado com diferentes navegadores. A visualização do conteúdo não sofreu grande diferença a não ser por uma interpretação do navegador Internet Explorer que gerava um erro em alguns links visitados (Tabela 1 e Figura 1), gerando problemas na interpretação do usuário. Tabela 1: Resultados entre Navegadores (IE=Internet Explorer e FF=Firefox) Alto Impacto PUC - Rio Unesp Bauru Tipo de Navegador IE FF IE FF Problema Apresentado Links que não mudam de cor quando S N S S visitados Quebrando o botão Voltar N N N N Abrindo novas janelas de navegador N N N N Janelas de pop-up S S N N Elementos de design que parecem anúncio S S N N Violando convenções da web N N N N Conteúdo vago e modismo vazio N N N N Conteúdo denso e texto não escaneável S S S S

9 9 Figura 1: Links visitados não se alteravam de cor, acima Objetivos que foi visitado, mas sua cor não foi alterada O site institucional da PUC-Rio apresentou 4 erros (Figuras 1, 2, 3 e 4) contra 2 erros (Figuras 5 e 6) do site institucional da Unesp de Bauru, dos 8 itens de alto impacto listados. Figura 2: Pop-up que se abre ao clicar em item do site Figura 3: Elemento Ementa da Disciplina que percorria todo o site tirando a atenção da página Figura 4: Tela em tamanho 800x600, que gera Scroll na vertical

10 10 Figura 5: Tela em tamanho 800 x 600 pixels, que gera Scroll na vertical Figura 6: Links visitados não se alteravam de cor Para os itens de médio impacto foram detectados 4 erros no site institucional da PUC-Rio contra 1 do site institucional da Unesp Bauru. Dos 12 itens avaliados, apenas 1 não pôde ser avaliado nos dois sites devido à não existência de vários navegadores como já mencionado anteriormente. No site da Unesp ainda não havia um buscador, que pelo tamanho da página geral da Universidade exigia no mínimo um buscador simples. Tabela 2: Resultados referentes a problemas de Médio Impacto na usabilidade Médio Impacto PUC - Rio Unesp Bauru Tipo de Navegador IE FF IE FF Problema Apresentado Flash N N N N Listagens e pesquisas de baixa relevância S S NP NP Multimídia e vídeos longos NP NP NP NP Layouts congelados N N N N Incompatibilidade entre várias plataformas NP NP NP NP Rolagem S S S S URLs complexas N N N N Componentes de interface gráfica N N N N personalizada Conteúdo ultrapassado N N N N Inconsistência dentro de um website S S S S Solicitações prematuras de informações N N N N pessoais Vários sites S S N N

11 11 No site institucional da Unesp algumas páginas não carregaram e se apresentaram lentas para uma conexão de banda larga, um ícone em específico do site institucional da PUC-Rio mostrou-se não tão compreensível na funcionalidade de botão (Figura 7), e apresentou um problema de imagem gráfica em movimento (Figura 3) que ao mesmo tempo parecia um elemento de anúncio. O site institucional da Unesp ainda apresentou-se confuso em suas informações de menu, visto que apresentava muito itens de menus e alguns itens importantes não apareciam na visualização inicial. Figura 7: Botão que não parecia ser um botão Tabela 3: Resultados referentes a problemas de Baixo Impacto na usabilidade Baixo Impacto PUC - Rio Unesp Bauru Tipo de Navegador IE FF IE FF Problema Apresentado Tempo de download lento N N S S Frames N N N N Clicabilidade incerta S S N N Registro N N N N Menus suspensos e menus em cascata N N S S Plug-ins e tecnologia de ponta N N N N Interface 3D com o usuário N N N N Design poluído S S N N Páginas splash N N N N Imagens gráficas em movimento e texto S S N N deslizante Palavras inventadas N N N N Sem expor quem está por trás das informações N N N N 5 Considerações Finais A partir dos dados coletados, descobriu-se que o site PUC-Rio apresenta 50% dos problemas de alto impacto conforme Nielsen e Loranger (2007) abordam. O site da Unesp-Bauru também apresentou um número relativamente preocupante de 25%. Considerando que são problemas de alto impacto, em nível de qualidade de sua usabilidade, foi verificado que são preocupantes e exige uma atenção de ambas as instituições. Para os médios impactos foram 33% contra 8,3%, da PUC-Rio e Unesp-Bauru respectivamente. E para os de baixo impacto 25% da PUC-Rio contra 16,7% da Unesp-Bauru. Portanto, apresentam também porcentagens significativas e podem ser

12 12 consideradas preocupantes, visto que alguns dos problemas foram identificados em recursos que o usuário normalmente utiliza. Segundo Nielsen e Loranger (2007), as cinco maiores causas das falhas do usuário são: Busca, Arquitetura de Informação, Conteúdo, Informações sobre Produtos/Serviço e Fluxo de Trabalho. Porém, aplicações de testes de usabilidade não comprovam 100% de eficiência, pois segundo Rubin e Chisnell (2008), os testes não são o fim e nem o início de um sucesso de um determinado produto ou serviço, e é importante entender suas limitações. O ambiente criado que normalmente não é real, utiliza usuários que nem sempre são os mais adequados e nem representam o número verdadeiro. Entretanto a metodologia aplicada baseia-se em um estudo, onde foi exemplificado para cada item o que se deve avaliar, para então aplicar a lista de verificação em um determinado objeto (site) com um público alvo melhor selecionado e representativo da realidade. Outros autores como Rubin e Chisnell (2008), Preece, Rogers e Sharp (2005) utilizam de metodologias semelhantes. É possível identificar que os itens dessa lista visam à mesma simplicidade defendida por Iida (2005) e Willians (1995). Os sites avaliados para teste da metodologia apresentaram problemas de usabilidade que devem ser corrigidos, principalmente referentes ao alto impacto à usabilidade. Executando-se uma análise mais profunda e específica é provável que mais problemas impactantes sejam levantados. Espera-se que pesquisadores da área utilizem a metodologia apresentada para aprimorar seus testes, visando sempre uma maior usabilidade da interface humano computador. Referências IIDA, Itiro. Ergonomia - Projeto e Produção. 2 ed. São Paulo: Edgar Blücher Ltda, NIELSEN, Jakob. Usability 101: Introduction to Usability. In: (10/03/2009). Why You Only Need to Test With 5 Users. In: (10/03/2009) NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na web: Projetando websites com qualidade. São Paulo: Campus, PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de Interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre. Editora Bookman, 2005.

13 13 RUBIN, Jeffrey; CHISNELL Dana. Handbook of Usability Testing. Indianapolis: Wiley Publishing, STERNBERG, Robert. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, WILLIAMS, Robin. Design para Quem Não é Designer. São Paulo: Callis, Wikipédia. Navegador. In: (01/04/2009).

A IMPORTÂNCIA DA USABILIDADE NAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS EM HIPERTEXTO

A IMPORTÂNCIA DA USABILIDADE NAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS EM HIPERTEXTO A IMPORTÂNCIA DA USABILIDADE NAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS EM HIPERTEXTO Nomiso, Lúcia Satiko; mestranda; Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho Campus de Bauru - lucia.nomiso@gmail.com Paschoarelli,

Leia mais

USABILIDADE NA WEB : Projetando Websites com Qualidade

USABILIDADE NA WEB : Projetando Websites com Qualidade Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Eng. e Gestão do Conhecimento USABILIDADE NA WEB : Projetando Websites com Qualidade Jakob Nielsen Hoa Loranger Rafael Tezza SOBRE A

Leia mais

Avaliação dos Equívocos Descritos por Nielsen em Páginas Web

Avaliação dos Equívocos Descritos por Nielsen em Páginas Web Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Departamento de Informática Aplicada Interação Homem-Computador INF01043 Aluno: Leonardo Garcia Fischer Cartão UFRGS: 116627 Matrícula:

Leia mais

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.

Leia mais

Critérios. Melhores Práticas e Regras

Critérios. Melhores Práticas e Regras AULA 10 - ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO WEB Usabilidade Projetando para o usuário Os conceitos de usabilidade têm como base o desenvolvimento de projetos centrados nas necessidades reais dos usuários. Lembre-se,

Leia mais

REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL

REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL Equipe A³ Elton Sacramento Eveline Almeida Gabriela Yu 1 1. Introdução O site escolhido foi o ARCA Brasil (http://www.arcabrasil.org.br/), uma ONG que promove o bem-estar

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES UTILIZANDO O MÉTODO DE AVALIAÇÃO HEURÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES UTILIZANDO O MÉTODO DE AVALIAÇÃO HEURÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES AVALIAÇÃO DE INTERFACES UTILIZANDO O MÉTODO DE AVALIAÇÃO HEURÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Rafael Milani do Nascimento, Claudete Werner Universidade Paranaense (Unipar)

Leia mais

Ontologia Navegadores_Codigo-Aberto

Ontologia Navegadores_Codigo-Aberto Ontologia Navegadores_Codigo-Aberto Documento Lista de Termos (versão 1.0) 04-04-2008 report by ontokem Web Tool - ontologies for Knowledge Engineering and Management 1) bookmark: instância da característica

Leia mais

Manual para configurações de uso do VideoChat Google Chrome

Manual para configurações de uso do VideoChat Google Chrome Manual para configurações de uso do VideoChat Google Chrome 1- Quais os requisitos básicos para o funcionamento do VideoChat? 2- Não consigo chamar ninguém para uma conversa no VideoChat 3- Meu microfone

Leia mais

Programação e Designer para WEB

Programação e Designer para WEB Programação e Designer para WEB Usabilidade Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Porque se preocupar com a web público extremamente grande cada dia cresce mais gerador de negócios ferramenta

Leia mais

Sistema de Navegação. 2006 Guilhermo Reis www.guilhermo.com

Sistema de Navegação. 2006 Guilhermo Reis www.guilhermo.com Sistema de Navegação 2006 Guilhermo Reis www.guilhermo.com 2 O que é navegar? Navegar é alcançar um destino que está fora do alcance de campo de visão do ponto de partida. Para alcançar seu destino, o

Leia mais

Como atualizar os preços da ABCFarma.

Como atualizar os preços da ABCFarma. Como atualizar os preços da ABCFarma. Requisitos 1. Ter o Microsoft Office 2003 instalado. Pode ser qualquer outra versão, mas eu vou explicar com a 2003, se você utilizar outra versão, saiba como utilizá-la.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

Unidade 7: Panes no Excel

Unidade 7: Panes no Excel Unidade 7: Panes no Excel 7.0 Introdução A maioria das pessoas que usam o Excel já deve ter passado por redução no desempenho, congelamento e aquelas temidas palavras "O Microsoft Excel encontrou um problema

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Princípios de Design TRADUÇÃO DE TATIANE CRISTINE ARNOLD, DO ARTIGO IBM DESIGN: DESIGN PRINCIPLES CHECKLIST.

Princípios de Design TRADUÇÃO DE TATIANE CRISTINE ARNOLD, DO ARTIGO IBM DESIGN: DESIGN PRINCIPLES CHECKLIST. Princípios de Design TRADUÇÃO DE TATIANE CRISTINE ARNOLD, DO ARTIGO IBM DESIGN: DESIGN PRINCIPLES CHECKLIST. Um software deve ser projetado para simplificar tarefas e criar experiências positivas para

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao TR4... 4 1.1 Requisitos Mínimos... 4 1.2 Layout do Sistema... 5 1.3 Legenda... 5 1.4 Visão geral das funcionalidades... 6 1.4.1 O Menu Administração... 6 1.4.2 O Menu

Leia mais

Desenvolvimento Web Usabilidade na Web aula I introdução e o design geral do site. Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN

Desenvolvimento Web Usabilidade na Web aula I introdução e o design geral do site. Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN Desenvolvimento Web Usabilidade na Web aula I introdução e o design geral do site Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN 1 Introdução A Web oferece uma enorme liberdade de escolha e movimentação Qualquer coisa

Leia mais

www.portalfuturum.com.br

www.portalfuturum.com.br www.portalfuturum.com.br GEOGRAFIA Solos GUIA RÁPIDO DO AMBIENTE DE FORMAÇÃO DO PORTAL FUTURUM Prezado(a) cursista, Bem-vindo(a) ao Ambiente de Formação do Portal Futurum (AFPF)!!! A proposta deste material

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Interação Humano-Computador Design: estrutura e estética PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Design: estrutura e estética PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Design: estrutura e estética PROFESSORA CINTIA CAETANO Arte X Engenharia Desenvolver Sistema Web é arte? A Web oferece espaço para arte...... mas os usuários também desejam

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

Avaliação Do Site EducaRede. Introdução

Avaliação Do Site EducaRede. Introdução 1 Ivan Ferrer Maia Pós-Graduação em Multimeios / Unicamp Disciplina Multimeios e Educação Prof. Dr. José Armando Valente Avaliação Do Site EducaRede Introdução A quantidade de Websites encontrada no universo

Leia mais

Manual do Módulo de PC Online

Manual do Módulo de PC Online do Módulo de PC Online Agilis Conteúdo Introdução... 4 Acesso à Funcionalidade... 5 1. Internet Explorer 6.x... 7 2. Internet Explorer 7.x... 9 3. Netscape Navigator 7.x... 10 4. Netscape Navigator 7.2x...

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A4 DATA 22/10/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A4 DATA 22/10/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A4 DATA 22/10/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: Quando nos referimos à qualidade da interação

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Guia de criação de layout de Loja Virtual

Guia de criação de layout de Loja Virtual Guia de criação de layout de Loja Virtual Julho / 2013 (51) 3079-4040 contato@ezcommerce.com.br http://www.ezcommerce.com.br Este guia tem o intuito de orientar a criação de layout para a plataforma de

Leia mais

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de

Leia mais

Índice. 3 Capítulo 1: Visão Geral do Blog. 4 Capítulo 2: SEO. 5 Capítulo 3: Backend: Como Funciona. Visão Geral Plataforma Frontend Backend

Índice. 3 Capítulo 1: Visão Geral do Blog. 4 Capítulo 2: SEO. 5 Capítulo 3: Backend: Como Funciona. Visão Geral Plataforma Frontend Backend MANUAL 1 Índice 3 Capítulo 1: Visão Geral do Blog Visão Geral Plataforma Frontend Backend 4 Capítulo 2: SEO O que é SEO? Google Configuração Inicial Ferramentas SEO 5 Capítulo 3: Backend: Como Funciona

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI PERFIL TÉCNICO Versão 2.0 DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES PREFEITURA DE GUARULHOS SP 1 Objetivo: Esse manual tem como objetivo principal instruir os

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Atualização Mandatória de Versão do Amadeus Pro Web (2.0P431BR) 25 de junho de 2007 Gerência de Produtos & Operações Amadeus Brasil

Atualização Mandatória de Versão do Amadeus Pro Web (2.0P431BR) 25 de junho de 2007 Gerência de Produtos & Operações Amadeus Brasil Atualização Mandatória de Versão do Amadeus Pro Web (2.0P431BR) 25 de junho de 2007 Amadeus Brasil Índice 1) O objetivo deste documento... 3 2) O que acontecerá quando chegar o dia da atualização de versão

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. Sumário Introdução... 1 Objetivos... 1 Instruções para utilização do Tutorial... 1 Metodologia... 2 Apresentação do Editor de Roteiro de Aprendizagem... 2 Inserir Roteiro de Aprendizagem... 3 Meus Roteiros...

Leia mais

Design para internet. Resolução. - No Design Gráfico quanto maior o DPI melhor. - Na web não é bem assim.

Design para internet. Resolução. - No Design Gráfico quanto maior o DPI melhor. - Na web não é bem assim. Resolução - No Design Gráfico quanto maior o DPI melhor. - Na web não é bem assim. Resolução Exemplo de imagem com diferentes resoluções de Pontos/Pixels por polegada". Em uma imagem digital quanto mais

Leia mais

Apresentação Prática

Apresentação Prática Apresentação Prática Este curso contém exercícios com editor de texto Word e também exemplos de acesso à Internet e deve ser utilizado para a apresentação do Método de ensino a pessoas que já tenham tido

Leia mais

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher Desenvolvido por: Clarice Mello, Denis Marques Campos Dezembro de 2014 Sumario 1. Objetivo deste manual...3 2. Requisitos para instalação...3

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador Web V2

Manual de Utilização Autorizador Web V2 Manual de Utilização Autorizador Web V2 OBJETIVO Esse manual tem como objetivo o auxílio no uso do Autorizador de Guias Web V2 do Padre Albino Saúde. Ele serve para base de consulta de como efetuar todos

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor

Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor CÓDIGO: 001 revisão 02. DATA DE PUBLICAÇÃO: 12/04/2010 INÍCIO DE VIGÊNCIA: 12/04/2010 DATA REVISÃO: 23/03/2011 Autor do Projeto: Thiago Galvão

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Interface Homem- Computador

Interface Homem- Computador Interface Homem- Computador (IHC) Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I Interface Deve ser entendida como sendo a parte de um sistema computacional com a qual uma pessoa entra em contato física,

Leia mais

Aprovação da Ficha de Tratamento Beneficiários Correios.

Aprovação da Ficha de Tratamento Beneficiários Correios. Aprovação da Ficha de Tratamento Beneficiários Correios. Requisitos Para acessar o sistema de aprovação de Ficha de Tratamento Eletrônica Correios é preciso ter instalado no computador um (Navegadores

Leia mais

Esqueceu o Nome de Usuário ou a Senha? Está tendo dificuldades para fazer login com um Nome de Usuário que contém caracteres especiais ou espaços?

Esqueceu o Nome de Usuário ou a Senha? Está tendo dificuldades para fazer login com um Nome de Usuário que contém caracteres especiais ou espaços? Manual de Resolução de Problemas Esqueceu o Nome de Usuário ou a Senha? Está tendo dificuldades para fazer login com um Nome de Usuário que contém caracteres especiais ou espaços? Não consegue iniciar

Leia mais

Arquitetura de Informação

Arquitetura de Informação Arquitetura de Informação Ferramentas para Web Design Prof. Ricardo Ferramentas para Web Design 1 Arquitetura de Informação? Ferramentas para Web Design 2 Arquitetura de Informação (AI): É a arte de expressar

Leia mais

U NIFACS ERGONOMIA INFORMACIONAL PROFª MARIANNE HARTMANN 2006.1

U NIFACS ERGONOMIA INFORMACIONAL PROFª MARIANNE HARTMANN 2006.1 U NIFACS ERGONOMIA INFORMACIONAL PROFª MARIANNE HARTMANN 2006.1 AULA 20 PROBLEMAS DE INTERFACE 12.maio.2006 FAVOR DESLIGAR OS CELULARES usabilidade compreende a habilidade do software em permitir que o

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES. Trabalho de Graduação

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES. Trabalho de Graduação DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES Trabalho de Graduação Orientando: Vinicius Stein Dani vsdani@inf.ufsm.br Orientadora: Giliane

Leia mais

Melhorias e Correções Patch's

Melhorias e Correções Patch's Melhorias e Correções Patch's Relação de Correções ID Descrição 3399 Erro em data de início de atividade No projeto ID: 655, em algumas atividades não estão sendo respeitadas as datas de início. 3468 Incidente

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Introdução. O que é o Registro do Windows

Introdução. O que é o Registro do Windows Introdução O objetivo deste tutorial é mostrar alguns conceitos básicos para a manipulação do Registro do Windows. Desde já o InfoWester deixa claro que é necessário cautela. Qualquer precipitação pode

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Softblue Logic IDE Guia de Instalação www.softblue.com.br Sumário 1 O Ensino da Lógica de Programação... 1 2 A Ferramenta... 1 3 Funcionalidades... 2 4 Instalação... 3 4.1 Windows...

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

PORTAL DO ALUNO MANUAL PARA ESCOLAS CNA

PORTAL DO ALUNO MANUAL PARA ESCOLAS CNA SUMÁRIO 1. Sobre o Portal do Aluno... 3 2. Acessar o Portal do Aluno... 3 2.1. Acessar o Portal... 3 2.2. Esqueceu a senha... 5 3. Módulo do Coordenador/Professor... 5 3.1. Acessar o Módulo do Coordenador/Professor...

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online Capítulo 9 Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online 9.1 Introdução a Internet A palavra Internet é o resultado da junção dos termos inter (internacional) e net (rede), e é o nome da grande rede mundial

Leia mais

APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC

APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC 01 AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA O AVA é o ambiente na internet no qual o aluno acessa todo o conteúdo pedagógico do curso. É o local de armazenamento

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3 ÍNDICE Sobre o módulo de CRM... 2 1 Definindo a Campanha... 3 1.1 Incluir uma campanha... 3 1.2 Alterar uma campanha... 4 1.3 Excluir... 4 1.4 Procurar... 4 2 Definindo os clientes para a campanha... 4

Leia mais

Manual Integra S_Line

Manual Integra S_Line 1 Introdução O é uma ferramenta que permite a transmissão Eletrônica de Resultado de Exames, possibilitando aos Prestadores de Serviços (Rede Credenciada), integrarem seus sistemas com os das Operadoras

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO ROTEIRO DE INSTALAÇÃO O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do sistema UNICO, afim, de auxiliar os técnicos e evitar possíveis dúvidas e erros de instalação. Instalador O instalador

Leia mais

O dilema no uso da internet rica

O dilema no uso da internet rica 44 :: Webdesign O dilema no uso da internet rica Nós sabemos que a tentação é grande diante das mais diversas pirotecnias tecnológicas, mas o bom senso deve prevalecer na hora de se definir os rumos de

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO Tutorial RM academico.unipe.br ALUNO Caro (a) aluno (a), Este tutorial irá ajudá-lo (a) no acesso ao novo sistema educacional do UNIPÊ. Inicialmente, acesse o Portal da Instituição (www.unipe.br) Faça

Leia mais

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece.

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. 1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. Para acessar o programa através do comando na barra de prompt, basta digitar dutoteccad e

Leia mais

Preenchimento dos Pedidos de Credenciamento Provisório, Credenciamento 5 anos, Recredenciamento e Aumento de Vagas

Preenchimento dos Pedidos de Credenciamento Provisório, Credenciamento 5 anos, Recredenciamento e Aumento de Vagas 1 Preenchimento dos Pedidos de Credenciamento Provisório, Credenciamento 5 anos, Recredenciamento e Aumento de Vagas III Residentes O SisCNRM traz uma mudança de estrutura para a visualização e acompanhamento

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

Web Design Aula 11: Site na Web

Web Design Aula 11: Site na Web Web Design Aula 11: Site na Web Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Criar o site em HTML é interessante Do que adianta se até agora só eu posso vê-lo? Hora de publicar

Leia mais

TRAMITE Manual do usuário

TRAMITE Manual do usuário TRAMITE Manual do usuário Este documento refere-se à utilização do Sistema Tramitação dos Processos Índice 1) Requisitos mínimos para utilização...4 2) Identificação do Usuário...4 3) Objetivo...5 4) Tabelas

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Desenvolvendo para WEB

Desenvolvendo para WEB Nível - Básico Desenvolvendo para WEB Por: Evandro Silva Neste nosso primeiro artigo vamos revisar alguns conceitos que envolvem a programação de aplicativos WEB. A ideia aqui é explicarmos a arquitetura

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS Agora que você já tem sua página de captura no ar e também sua sequência de e-mails automáticos configurados chegou o momento de colocar tudo para funcionar. Ou seja, chegou

Leia mais

Testes de Usabilidade

Testes de Usabilidade Testes de Usabilidade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Setembro de 2012 Prof. Edwar Saliba Júnior 1 Reflexão Ao fazer referência à questão da qualidade da relação

Leia mais

Manual do Usuário do Integrador de Notícias de Governo

Manual do Usuário do Integrador de Notícias de Governo Manual do Usuário do Integrador de Notícias de Governo 1 Versão: 2.0 Manual do Usuário Integrador de Notícias de Governo Envolvidos: Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais