Windows / Desktop : Conhecimentos Básicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Windows / Desktop : Conhecimentos Básicos"

Transcrição

1 Windows / Desktop : Conhecimentos Básicos Iniciando o Windows : Ligue a sua máquina e Windows será iniciado. Ao ligar a sua máquina, Windows é automaticamente carregado exibindo a área de trabalho. Essa é a área de trabalho de Windows. Após iniciar o seu computador, você terá em sua tela a nova área de trabalho com alguns poucos ícones, a saber: Barra de Tarefas: Meu Computador: Ambiente de Rede:

2 Lixeira: volume,. Outros ícones vão sendo adicionados de acordo com programas instalados por você. Vídeo e aparência do Windows Clique com o botão direito em uma área vazia do ambiente de trabalho (se necessário, minimize todas as janelas) e clique em Propriedades. Aqui você pode: Alterar a resolução do vídeo - O vídeo pode estar na resolução 640x480, 800x600 e outras, conforme o tipo de monitor. Aumentar a resolução, de maneira geral, faz com que a qualidade da imagem fique melhor e imagens, ícones e texto fiquem menores. Modificar a proteção de tela (screen-saver) - Hoje mais com função decorativa. As opções disponíveis dependem do que estiver instalado. Experimente algumas. Alterar a aparência do Windows - O Windows possui esquemas de cores predefinidos, que você pode escolher ou, após escolher, modificar. Selecione alguns e veja as possibilidades.

3 Modificar o segundo plano - Este é o "fundo" do ambiente de trabalho, que pode ser uma cor, figura do tipo bitmap ou um padrão de preenchimento, como "tijolos" ou "triângulos". Você pode até por o seu retrato como segundo plano, se tiver a foto digitalizada. Figuras no segundo plano podem afetar a velocidade do computador (para pior). Outras opções podem estar disponíveis, conforme a configuração do computador. Esta opção também pode ser acessada no Painel de Controle (abaixo). EXECUTAR A opção Executar do menu Iniciar, irá permitir a execução de qualquer programa ou comando válido no Windows ou DOS. No quadro de diálogo que é apresentado, deverá ser digitado o comando ou nome de programa que desejamos abrir. Tanto o programa como o comando deverão vir acompanhado de sua localização, no caso de dúvida, use o botão Procurar. Meu Computador: Permite uma pesquisa fácil e lógica de informações disponíveis em seu computador. Ambiente de Rede: Possibilita uma procura fácil no ambiente de rede independente da rede que está sendo usada, tais como: Windows NT Server, NetWare Server ou o próprio Windows 98. Lixeira: Permite recuperar arquivos que foram apagados, devolvendo-os facilmente em sua localização original no sistema local do usuário. Fazendo uma limpeza nos arquivos Durante o uso do micro vários arquivos descartáveis são criados. Com o tempo estes arquivos podem ocupar um espaço considerável no disco. Em certos casos eles chegam a comprometer o desempenho do computador. Use o programa utilitário Limpeza de Disco periodicamente para remover os arquivos descartáveis de seu disco, tais como: arquivos temporários de Internet, arquivos.tmp e arquivos enviados para a Lixeira. O atalho para Limpeza de disco está no menu Ferramentas de sistema.

4 Ferramentas de Sistema As ferramentas de sistema ajudam você a manter o micro em ordem. Vamos conhecer algumas delas.

5 Menu Ferramentas de sistema O ScanDisk Este programa utilitário varre os discos de memória em busca de erros. Os erros acontecem por vários motivos, tais como: travamento de programas, quedas de energia, áreas danificadas fisicamente no disco, etc.. O programa ScanDisk inspeciona o disco e determina se há dados perdidos, áreas danificadas e outros tipos de erros. Caso encontre dados perdidos, o ScanDisk recupera-os para você verificar mais tarde se eles são importantes ou não.

6 ScanDisk O Desfragmentador de Disco Ao longo do tempo, muitos arquivos são criados e apagados no disco. Os espaços de memória são constantemente ocupados ou liberados. Um efeito dessa constante movimentação de arquivos é a desorganização do espaço. Pode ocorrer que arquivos sejam fragmentados em pedaços que ficam espalhados em regiões diferentes do disco. Esta fragmentação dos arquivos prejudica o desempenho do computador, pois as cabeças de leitura do disco ficam se movimentando demais. A função do programa Desfragmentador de disco é justamente organizar o espaço, eliminando os fragmentos de arquivo e pondo os arquivos mais usados na região de acesso mais rápido do disco. Desfragmentador de disco Backup Fazer um backup é gerar uma cópia de arquivos por segurança. Faça backup regular dos seus arquivos importantes.

7 O Windows tem um programa específico para fazer cópias de segurança: o Microsoft Backup. Com ele, você cria arquivos de backup em unidades de fita, em disquetes, em drives de rede ou mesmo em discos rígidos. Janela de Backup Criando um trabalho de backup Vamos exemplificar criando uma cópia de segurança da pasta Documentos pessoais em disquete. Um trabalho de backup segue as seguintes etapas: 1. Abra o Microsoft Backup. O atalho está no menu Ferramentas de sistema. 2. Insira um disquete no drive. 3. Defina onde será criado o backup. Neste caso, será em disquete 4. Selecione quais arquivos serão incluídos no backup. No nosso caso, selecionaremos a pasta Documentos pessoais. 5. Selecione em Opções, o tipo do backup: integral ou apenas arquivos modificados. O integral copia todos os arquivos selecionados. O backup de arquivos modificados copia só os arquivos selecionados que sofreram modificação desde o backup anterior.

8 6. Defina em Opções, se haverá uma verificação após a cópia, se o backup será compactado para economizar espaço e se haverá senha para recuperar o backup. 7. Depois de todas as definições feitas, salve o trabalho de backup. Clique em Arquivo e em Salvar. Dê um nome para o trabalho. Deste modo, se no futuro você quiser repetir o mesmo trabalho, todas as definições estarão preparadas. 8. Inicie o backup. Se houver necessidade, serão solicitados disquetes adicionais. Os arquivos de backup criados tem a extensão.qic. No final do processo você terá um relatório do trabalho. Restaurando um trabalho de backup Se você perdeu algum arquivo ou pasta importante, pode restaurar o backup do arquivo. Vamos exemplificar restaurando o backup que fizemos da pasta Documentos pessoais. 1. Abra o Microsoft Backup. 2. Clique na guia Restaurar. 3. Selecione o trabalho de backup que será restaurado. 4. Selecione os arquivos que serão restaurados. 5. Selecione o local onde os arquivos restaurados serão colocados. O normal é restauralos para o local de origem. 6. No menu Opções selecione as opções de restauração. O normal é não restaurar arquivos que estejam presentes no local de destino. 7. Clique em Iniciar. Ao final da restauração você terá um relatório da operação. Agendamento de tarefas O Agendamento de tarefas permite iniciar automaticamente a execução de programas em determinados dias e horários. Você pode agendar o início de tarefas como o ScanDisk, o Desfragmentador de disco, a Limpeza de disco e programas anti-vírus. Deste modo, periodicamente será feita uma manutenção dos seus discos, sem que você tenha que se lembrar de fazer isso manualmente. Para agendar uma tarefa faça assim: 1. Inicie o Agendamento de tarefas. O atalho encontra-se em Acessórios/Ferramentas de Sistema. 2. Dê um duplo clique no ícone Adicionar tarefa agendada... Surgirá o Assistente de tarefa agendada. 3. Defina as opções dadas pelo Assistente: que programa será executado, quando será executado, com que periodicidade, etc.. Ao final do processo clique em Concluir.

9 Agendamento de tarefas O MOUSE O mouse age como uma extensão de nossa mão, permitindo a seleção e mudança de posição dos objetos que se encontram em tela. O cursor do mouse corresponde a um gráfico, ou ícone em tela, que corresponde às ações do mouse. Esse cursor pode assumir vários formatos, dependendo da função que se estiver efetuando no momento. O mais comum, sem dúvida, é o formato de uma seta que em várias situações pode ser alterada para um ícone diferente. Exemplos de alguns formatos que o cursor pode assumir: Cursor Permite selecionar comandos, ativar aplicações e mover janelas Permite seleção de objetos ou comandos na área de trabalho chamando a ajuda de Windows para o item selecionado. Windows está trabalhando em segundo plano (background). Windows está trabalhando e o usuário não poderá executar outras operações. Possibilita uma seleção com precisão.

10 Possibilita a seleção de texto e posicionamento do ponto de inserção. Sinal de proibição, indica que a operação não será executada na área apontada pelo cursor. Redimensionamento Vertical. Redimensionamento Horizontal. Redimensionamento Diagonal 1. Redimensionamento Diagonal 2. Permite movimentação de objetos. O Botão Direito do Mouse Nesse texto a palavra "clique" será muito usada nos procedimentos. Mas como diferenciar um clique com o botão esquerdo do mouse de um clique com o botão direito? Na realidade, quando é dito "clique" em Windows, quer-se dizer para "clicar com o botão esquerdo do mouse", isso porque a maioria das pessoas são destros e seus dedos indicadores apoiamse sobre o botão esquerdo do mouse. Windows permite que o botão direito do mouse também seja clicado, e essas ações, clicar com botão esquerdo ou clicar com o botão direito, são completamente diferentes. Apontar para alguma coisa e clicar com o botão direito do mouse quase sempre ativa um menu de atalho com opções extras. Então, nesse texto quando você for solicitado simplesmente a "clicar", aponte e pressione o botão esquerdo do seu mouse. Caso contrário, será explicitado que você pressione o botão direito, ou que você clique com o botão direito do seu mouse. Testando o botão direito do mouse: Na barra de tarefas clique com o botão direito do mouse. Um menu de atalho será apresentado. Clique em qualquer outro lugar para que o menu seja desativado. Repita a operação em outros pontos da área de trabalho para verificar os diferentes menus de atalhos existentes. Abaixo, mostramos algumas das ações que você pode fazer com o mouse AÇÃO :Clique

11 SIGNIFICADO: Pressione e solte o botão do mouse rapidamente. Um clique pode ser feito com o botão direito ou esquerdo AÇÃO : Clique Duplo SIGNIFICADO: Pressione e solte o botão do mouse duas vezes rapidamente AÇÃO :Arrastar SIGNIFICADO: Pressione o botão do mouse enquanto se movimenta AÇÃO :Apontar SIGNIFICADO: Deslize o mouse até que seu ponteiro esteja sobre o item escolhido. Atenção: Para configurar o Mouse, veja em O Painel de Controle Mouse. Windows e o Teclado Esta parte central são os caracteres alfa-numéricos normais e acentos. HOME e END são teclas de locomoção. As teclas CTRL, SHIFT e ALT possuem características de controle de funções em muitos programas e no Windows. Procure sempre por Teclas de Atalho no programa que estiver usando. Teclado de locomoção. Teclado numérico. Usuários que não gostam do mouse podem vir a utilizar o teclado. O acesso através do teclado aos menus e ícones de Windows é feito através da tecla ALT. Acessando o botão "Iniciar" e o grupo "Programas" através do teclado: Pressione as teclas ALT + I e a lista do botão "Iniciar" será apresentada. Em seguida, pressione a tecla P e a lista de grupos de programas será apresentada.

12 Use as teclas de direção para movimentar-se pelo menu. Para abandoná-lo, pressione a tecla ESC ou, para selecionar um programa, pressione a tecla ENTER. A maior parte das opções de menu são acessadas através de teclas de atalho. Perceba que existe em cada opção do menu um caractere grifado, que corresponde à tecla a ser pressionada para acessar aquela opção. Por exemplo: Acessando o comando "Novo" no menu "Arquivo" através do mouse: Pressione as teclas ALT + A. Em seguida, digite a tecla N, que é a letra grifada no comando. Os menus de controle das janelas de aplicativos são acessados usando a combinação de teclas ALT + BARRA DE ESPAÇOS, e as janelas de documentos, subordinadas a estas, tem seus menus de controle acessados pela combinação de teclas ALT + HÍFEN. Existem duas combinações de teclas muito importantes em Windows, uma delas para alternar a visualização de aplicações e outra para chamar o botão "Iniciar". A combinação ALT + TAB (mantenha ALT pressionada e pressione sucessivamente em TAB) permite que seja apresentada em tela em uma pequena área as aplicações que estão na área de trabalho. Quando uma delas for escolhida pode-se soltar estas teclas e automaticamente a aplicação será lançada para a área de trabalho. A combinação CTRL + ESC permite chamar o botão "Iniciar", que como você verá mais adiante auxilia em muito na organização da área de trabalho e na navegação para as diversas aplicações. Para configurar o Teclado, veja em O Painel de Controle Teclado. Controlando o Volume de Placas de Som: Clique no ícone do auto-falante e você terá o controle do volume da placa de som à sua disposição. Arraste o controle deslizante para aumentar ou diminuir o som. Através do controle de volume, você também poderá desligar o som através da caixa de verificação "Sem Áudio" (clique nela para ativá-la). Para abandonar o controle de volume, basta clicar em qualquer lugar da área de trabalho.

13 A Barra de Tarefas A Barra de Tarefas é considerada a âncora da interface com o usuário e fica na borda inferior da sua tela relacionando todas as janelas que estão abertas no momento. Em Windows 95, a velocidade de inicialização dos aplicativos aumentou drasticamente (de 3 a 9 vezes) e se mantém em versões posteriores devido ao menu "Iniciar". Como a Barra de Tarefas relaciona todas as aplicações lançadas, ao lançar uma aplicação, Windows coloca o nome dessa janela de aplicação em um botão na Barra de Tarefas. Se forem lançadas várias aplicações, a Barra de Tarefas reduz automaticamente todos esses botões para que todos possam caber dentro dela. Para você mudar de uma janela para a outra, basta clicar no botão que tem o nome da janela desejada na Barra de Tarefas. A janela, então, será lançada para a sua área de trabalho. Em Windows, além dos botões de tarefas correspondentes a aplicativos em execução e as pastas abertas, a barra de tarefas pode conter agora diversas barras de ferramentas, além dos botões para execução de aplicativos. Os botões de tarefas se redimensionam automaticamente, dependendo do número de tarefas ativas. Se os botões ficarem pequenos demais para terem utilidade, você tem a opção de personalizar a barra de tarefas. Veja a seguir as várias opções de personalização da barra de tarefas: Personalizando a Barra de Tarefas:

14 Para ocultar automaticamente a barra de tarefas: Dê um clique com o botão direito sobre a barra de tarefas. Clique no comando "Propriedades". Ative a opção "AutoOcultar". Clique no botão "Ok". A barra de tarefas passa a estar oculta até o momento em que você move o ponteiro do mouse para a borda da tela onde a barra estava e, ela volta a ser exibida. Observe, também, que a Barra de Tarefas possui, no canto direito, um pequeno auto-falante que trata de um controle de volume e, ao lado do auto-falante, o relógio. Exibindo a barra de tarefas: Dê um clique com o botão direito sobre a barra de tarefas. Clique no comando "Propriedades". Desative a opção "AutoOcultar". Clique no botão "Ok". A barra de tarefas passa a estar oculta até o momento em que você move o ponteiro do mouse para a borda da tela onde a barra estava e, ela volta a ser exibida. Redimensionando a barra de tarefas: Arraste a sua borda superior (ou a sua borda interna, se a barra de tarefas estiver posicionada na parte lateral ou superior da tela). Para cada barra de ferramentas, você pode exibir ou ocultar o nome da barra de ferramentas e também exibir ou ocultar o nome dos ícones que fazem com que a barra de ferramentas ocupe mais espaço. Exibindo uma barra de ferramentas na barra de tarefas: Na barra de tarefas, dê um clique com o botão direito do mouse. No menu de atalho, aponte para "Barras de ferramentas". Clique na barra de ferramentas desejada: "Endereço", "Links", "Área de trabalho", "Iniciar rapidamente". Veja a figura a seguir que exibe a barra de tarefas com mais uma barra de ferramentas. Barra de divisão Seta para direita

15 Removendo o texto da barra de ferramentas: Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de divisão da barra de ferramentas. No menu de atalho apresentado, clique no comando "Mostrar texto" para desativá-lo. Removendo o título da barra de ferramentas: Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de divisão da barra de ferramentas. No menu de atalho apresentado, clique no comando "Mostrar título" para desativá-lo. Removendo uma barra de ferramentas da barra de tarefas: Clique com o botão direito do mouse sobre o nome da barra de ferramentas. No menu de atalho apresentado, no comando "Fechar". Clique no botão "Ok". A barra de tarefas não possui mais a barra de ferramentas. Você pode arrastar uma barra de ferramentas da barra de tarefas e posicioná-la em qualquer lugar da área de trabalho. Veja os procedimentos a seguir: Movendo uma barra de ferramentas para a área de trabalho: Aponte sobre a barra de divisão da barra de ferramentas. Arraste para a área de trabalho. Uma janela será apresentada sobre a área de trabalho. Movendo a barra de ferramentas para a barra de tarefas: Aponte para a barra de título da janela. Arraste a barra de ferramentas para a barra de tarefas. A barra de ferramentas retornará para a barra de tarefas.

16 Configuração da Barra de Tarefas Clique com o botão direito em uma área vazia da barra de tarefas. No menu que surge, clique em Propriedades. Você deverá uma caixa semelhante à da figura ao lado. Na caixa de Propriedades, selecione a opção "Mostrar ícones pequenos no menu iniciar". Clique em OK para fechar a caixa. Agora clique no botão Iniciar e observe as diferenças. Se não percebeu, repita o procedimento, desta vez desmarcando a opção. Uma forma rápida de obter ajuda nesta e outras caixas é clicar no ponto de interrogação e depois clicar no item desejado: aparece uma explicação sobre o item. Faça isto para as opções da caixa de propriedades da barra de tarefas. A barra de tarefas de seu computador deve mostrar, à direita, um relógio. Acesse as propriedades da barra e faça com que o relógio não seja mais mostrado. Depois, desfaça. A barra de tarefas normalmente fica sempre visível. Isto pode ser mudado, alterando-se as propriedades "sempre visível" e "auto-ocultar". Selecione as duas opções e observe que, para fazer aparecer a barra, agora é preciso deslocar o cursor do mouse até a margem inferior. Teste esta configuração e depois escolha qual prefere deixar. Dica: se não conseguir tornar visível a Barra de Tarefas, tecle Ctrl-Esc ou pressione a tecla marcada com o símbolo do Windows, se disponível no seu teclado.

17 É possível alterar a altura da barra de tarefas: posicione o cursor do mouse na margem superior e arraste para cima para aumentá-la. Isto é útil quando há muitos aplicativos abertos. Faça a barra ficar três vezes mais alta e depois desfaça. Outra possibilidade é, arrastando-a com o cursor em uma área vazia, movê-la os lados da tela ou para cima. Faça isto para todos os lados. O Uso da Barra de Tarefas A forma ideal para saltar de uma aplicação para outra, sem minimizá-las, movimentá-las ou dimensioná-las, é através da Barra de Tarefas. Pode-se escolher a aplicação e clicar sobre ela, e a janela correspondente a essa aplicação ocupará o primeiro plano na área de trabalho, ou seja, ficará ativa. Inicialize outras aplicações conforme o procedimento a seguir, para que você possa testar todos os recursos que a Barra de Tarefas disponibiliza para você. Carregando outras aplicações: Clique no botão "Iniciar" na Barra de Ferramentas. Aponte para "Programas". Aponte para "Acessórios". Clique em "Paint". A aplicação "Paint" será lançada em sua área de trabalho. Novamente, execute os passos de 1 a 3. Clique no ícone da aplicação "WordPad". Agora, você tem quatro aplicações lançadas em sua área de trabalho, sendo que as aplicações "Calculadora" e "Bloco de Notas" já haviam sido lançadas anteriormente. O Encerramento de uma Aplicação Você poderá finalizar uma aplicação de várias maneiras: uma delas é finalizar uma aplicação através da barra de ferramentas, a outra, através do menu de controle da aplicação, ou ainda, através do menu "Arquivo". Encerrando uma aplicação através da Barra de Tarefas: Aponte para o botão "Sem Nome - Bloco de Notas" da Barra de Ferramentas. Clique o botão direito do mouse. Um menu de atalho será apresentado. Clique na opção "Fechar" do menu de atalho. A aplicação será encerrada. Repare que o menu de atalho possui opções para restaurar, mover, dimensionar, minimizar e maximizar sua janela. Você já usou o mouse para mover e dimensionar uma das janelas, mas se você clicar no comando "Mover" ou "Tamanho" do menu de atalho poderá dimensionar a janela selecionada usando as teclas de direção do teclado, a saber:,,, Z.

18 Outra maneira de encerrar uma aplicação, caso a aplicação seja uma janela sobre a área de trabalho, é através do botão "Fechar". Toda janela sobre a área de trabalho possui um botão "Fechar",. Verificando a data: Posicione o ponteiro do mouse sobre o relógio e a data será exibida. Para modificar a data e a hora: Dê um duplo-clique sobre o relógio. Faça as modificações na caixa de diálogo que será apresentada. Clique no botão "Ok". Para configurar o Data e Hora, veja em O Painel de Controle Data e Hora. As Barras de Ferramentas da Barra de Tarefas As barra de ferramentas da barra de tarefas são uma novidade de Windows. Na barra de tarefas, você pode barras de ferramentas que já existem ou, criar suas próprias barras de ferramentas. As barras de ferramentas que já existem são: Iniciar Rapidamente Endereço Links e Área de Trabalho. Como padrão, você possui na barra de tarefas, a barra de ferramentas "Iniciar rapidamente". Essa barra de ferramentas possui os ícones que a Microsoft supõe que você usará com maior freqüência Exibir Canais 2. Internet Explorer 3. Outlook Express - Exibir Canais - Um clique neste botão e o Internet Explorer é carregado para você ter acesso aos provedores de conteúdo. São Canais (Channels) que oferecem diversos tipos de informações: lazer, cultura, esportes, fórum, notícias, compras on-line, entre outros. - Navegador Internet Explorer - Carrega o programa de Navegação na Web.

19 - Outlook Express - É o correio eletrônico, programa destinado ao envio e recebimento de mensagens. - Área de Trabalho - Ao selecionar este botão, rapidamente é exibido a área de trabalho, caso seja selecionado outra vez, as janelas dos programas serão restauradas. O Menu de Atalho da Barra de Tarefas Se você apontar para qualquer lugar da Barra de Tarefas, inclusive entre os botões das aplicações lançadas, e clicar com o botão direito do mouse, irá chamar o menu de atalho da Barra de Tarefas. Acessando o menu de atalho da Barra de Tarefas: Aponte para qualquer lugar da Barra de Tarefas, inclusive entre os botões das aplicações lançadas. Clique o botão direito do mouse. O Botão "Iniciar" da Barra de Tarefas Através do botão "Iniciar", você poderá rapidamente lançar aplicativos, entretanto, esse botão é muito mais do que um eficiente lançador de programas. Além dos programas, você poderá rapidamente lançar documentos, configurar o seu computador, configurar a Barra de Tarefas, localizar arquivos e obter ajuda, e, finalmente, encerrar Windows. O submenu "Programas" no menu "Iniciar" proporciona um acesso rápido para lançamento de programas. O submenu "Favoritos" relaciona os seus endereços favoritos da Internet e quaisquer outras pastas ou arquivos que você visita regularmente. Em "Canais", você terá acesso rápido aos canais da MSN (The Microsoft Network) e, em "Links" você terá uma lista de Web

20 sites aos quais você pode ter acesso simplesmente com um clique sobre eles, sem a necessidade de lançar Microsoft Internet Explorer. O submenu "Documentos" no menu "Iniciar" contém a lista dos 15 últimos documentos que foram abertos mais recentemente. O submenu "Configurações" dá um rápido acesso para trocar e visualizar configurações e opções do PC, incluindo Painel de Controle, o menu "Iniciar" e a pasta de impressoras. O submenu "Localizar" incorpora dois novos recursos além dos existentes em Windows 95. Os itens "Arquivos ou Pastas" e "Computador" já existiam em Windows 95 mas, agora, você encontra os itens "Pessoas" e "Internet". O comando "Ajuda" permite um acesso rápido a qualquer ajuda para Windows. O comando "Executar" permite acesso a uma linha de comandos para execução de programas em Windows. O comando "Executar Logoff..." permite que você efetue uma troca rápida de usuários. Essa opção substitui a opção "Fechar Todos os Programas e Efetuar Logon Como um Usuário Diferente" da caixa de diálogo "Desligar" do Windows 95 e que não se encontra disponível na caixa "Desligar" do Windows 98. O submenu "Desligar" permite encerrar Windows, desconectar-se da rede ou reiniciar o sistema tanto no modo de linha de comandos como em ambiente de interface gráfica do Windows. Você pode verificar que ao arrastar o ponteiro do mouse sobre os submenus, uma barra escura irá sombrear cada um deles. Leve, então, o ponteiro do mouse para o submenu "Programas" e um outro submenu cheio de ícones aparece. Agora, arraste o ponteiro do mouse até "Acessórios" e outro submenu será apresentado. Os ícones apresentados,

21 podem representar pastas, arquivos ou programas. Para abandoná-lo, basta clicar em qualquer lugar da área de trabalho. Mostrando ícones pequenos no menu "Iniciar" da barra de tarefas: Dê um clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas. Clique no comando "Propriedades". Ative a opção "Mostrar ícones pequenos no menu 'Iniciar'". Clique no botão "Ok". O menu "Iniciar" passa a exibir ícones pequenos. Mostrando ícones grandes no menu "Iniciar" da barra de tarefas: Dê um clique com o botão direito sobre a barra de tarefas. Clique no comando "Propriedades". Desative a opção "Mostrar ícones pequenos no menu 'Iniciar'". Clique no botão "Ok". O menu "Iniciar" passa a exibir ícones pequenos. Mostrando ícones pequenos no menu "Iniciar" da barra de tarefas: Dê um clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas. Clique no comando "Propriedades". Ative a opção "Mostrar ícones pequenos no menu 'Iniciar'". Clique no botão "Ok". O menu "Iniciar" passa a exibir ícones pequenos. Mostrando ícones grandes no menu "Iniciar" da barra de tarefas: Dê um clique com o botão direito sobre a barra de tarefas. Clique no comando "Propriedades". Desative a opção "Mostrar ícones pequenos no menu 'Iniciar'". Clique no botão "Ok". O menu "Iniciar" passa a exibir ícones pequenos. O Gerenciamento de Programas Nesse capítulo você aprenderá como lançar programas, organizá-los na área de trabalho e como encerrá-los. Outro conceito, também de grande importância, é o conceito de "Pastas": apesar de ser algo relativo à interface de Windows, é nesse capítulo que você efetivamente irá utilizá-lo, e, portanto, entender melhor o que significa.

22 Os Tipos de Janelas Múltiplas aplicações podem ser abertas ao mesmo tempo na área de trabalho, cada uma delas em uma janela. Essas aplicações ocupam dois tipos de janelas, as "janelas de aplicativo" e as "janelas de documento".

23 Observe os seguintes elementos na janela que se abriu: a) A barra de título, acima na janela, onde fica o nome do programa ou da pasta aberta. b) O botão de fechar (X), no canto superior direito c) O botão de maximizar, à esquerda do botão de fechar d) O botão de minimizar, à esquerda do botão de maximizar e) A barra de menu, abaixo da barra de título f) O conteúdo da janela (neste caso são outras pastas ou programas; podem ser outras coisas), representado pelos ícones na pasta. Observe que o computador do exemplo possui uma unidade de disco flexível, um disco rígido dividido em dois (duas partições) e designados pelas letras C e D e finalmente uma unidade de CD-Rom. Os outros ícones representam pastas instaladas pelo Windows. As Janelas de Aplicativos Estas janelas, como sugere o nome, contêm aplicativos em seu interior, que estão sendo executados na área de trabalho. Na parte superior da janela, em uma barra, encontra-se o nome do documento e o do aplicativo. Na próxima barra (de menus) dessa janela encontram-se os menus do aplicativo.

24 As Janelas de Documentos Uma janela de documento é uma janela secundária que é exibida dentro de uma janela de aplicativo. As janelas de documento contém documentos dentro delas. Esses documentos ficam confinados a uma área chamada de "Área de Trabalho" pertencentes a uma Janela de Aplicativo. Algumas publicações trazem as janelas de documento sendo chamadas de "filhas" (child) e as janelas de aplicativo sendo chamadas de "pais" (parents). Por exemplo, o processador de textos Microsoft Word, quando aberto na área de trabalho permite que mais de uma janela de documento seja aberta dentro dele.

25 Os Elementos de uma Janela As janelas, em sua maioria, apresentam elementos comuns, mas nem todas as janelas precisam conter todos os elementos. Veja a seguir os elementos de uma janela. Através desses elementos, pode-se interagir com as janelas de aplicativos e janelas de documento, em qualquer que seja a aplicação. Cada um desses elementos têm uma função específica. Vamos conhecê-los a seguir: A Caixa de Menu de Controle O menu de controle ou menu do sistema é mais utilizado para operações com o teclado. Ao disparar o botão do mouse nessa caixa se obtém uma janela. Os comandos apresentados nessa janela, permitem as seguintes tarefas: Restaurar: retorna ao último formato que a janela ocupou em tela. Mover: Permite que a janela seja movida em tela utilizando as teclas de direção do teclado. Tamanho: Permite alterar o tamanho da janela utilizando as teclas de direção do teclado, ou o mouse. Minimizar: Permite transformar a janela em um ícone na área de trabalho. Maximizar: Faz com que a janela ocupe toda a área de trabalho. Fechar: Permite encerrar a aplicação, retirando-a da área de trabalho. Encerrando uma aplicação através do menu de controle: Clique no menu de controle. Clique na opção "Fechar".

26 A Barra de Título O nome da aplicação e/ou o nome do documento são apresentados na barra de título. A barra de título possui intensidade e cor diferente na janela que estiver ativa no momento do trabalho. BARRA DE TÍTULOS BARRA DE MENUS Os Botões Maximizar e Minimizar Esses botões devem ser utilizados apenas com o mouse e permitem que a aplicação ocupe toda a tela (Maximizar) ou que seja transformada em um botão na Barra de Tarefas (Minimizar). As Janelas como Botões na Barra de Tarefas (Minimizar) Ao minimizar uma janela, você irá guardar uma janela em seu botão na Barra de Tarefas. Esse botão representará uma aplicação que já está lançada e que poderá ser usada quando o usuário desejar. A sua Barra de Tarefas irá ficar após lançar as aplicações "Bloco de Notas" e "Calculadora" e minimizá-los. Repare que os botões estão em alto relevo, porque nenhuma das aplicações é uma janela ativa sobre a área de trabalho. Se uma das aplicações fosse uma janela ativa sobre a área de trabalho, o botão ficaria em baixo relevo como o botão Bloco de Notas. Guardando uma janela em seu botão na Barra de Tarefas: Dê um clique no botão minimizar,.

27 A Maximização e Restauração de uma Aplicação Maximizar uma aplicação significa fazer a janela da aplicação ocupar toda a área de trabalho e todas as demais aplicações ficarem em segundo plano, ou seja, atrás dela. Quando uma janela está maximizada ela não possui bordas, e isso inibe as funções de movimento e dimensionamento que uma janela possui. Ao restaurar uma janela, ela passa a ter suas bordas e, as funções de movimento e dimensionamento são ativadas. Execute o procedimento a seguir para maximizar a janela da aplicação Bloco de Notas. Maximizando a janela da aplicação "Bloco de Notas": Aponte para o botão "Sem Nome - Bloco de Notas" da Barra de Tarefas. Pressione o botão direito do mouse. Um menu de atalho será apresentado. Clique na opção "Maximizar". A janela da aplicação será imediatamente maximizada e colocada em primeiro plano sobre a área de trabalho. A figura a seguir mostra como fica a barra de título de uma janela maximizada. Repare que a barra passa a ter um botão para restauração da sua janela. Restaurando a janela da aplicação Bloco de Notas: Clique no botão "Restaurar". Quando você restaura uma aplicação, ela volta a ser uma janela com bordas, e, portanto, poderá ser dimensionada e movimentada sobre a área de trabalho. Se você observar a barra de título de uma janela restaurada, perceberá que ela é um pouco diferente da barra de título quando a janela está maximizada. Maximizando a janela através do botão "Maximizar": Clique no botão "Maximizar" da barra de título da janela. A Minimização de Todas as Janelas Você já pode verificar que para transformar um janela em um botão na Barra de Tarefas, basta para isso efetuar um clique com o mouse no botão,, e que o processo de ir guardando as janelas nos seus botões na Barra de Tarefas permite uma certa organização na área de trabalho, favorecendo o usuário na tentativa de encontrar a aplicação desejada. Minimizar janelas uma a uma pode ser uma tarefa um tanto cansativa se você tem muitas janelas de aplicações em sua área de trabalho. Nesse caso, para minimizar todas as janelas, use a opção "Minimizar Todas as Janelas" do menu de atalho da Barra de Tarefas. Minimizando todas as janelas de aplicação: Aponte para a Barra de Tarefas e clique no botão direito do mouse.

28 Se você desejar remover o atalho que você acabou de criar no menu "Iniciar", basta clicar no botão "Remover" da caixa de diálogo "Propriedades de Barra de Tarefas" com a guia "Programas de Menu Iniciar" selecionada. O Botão Fechar O botão Fechar,, permite encerrar a aplicação, retirando-a da área de trabalho. A Barra de Menus Como sugere o nome, fornece os menus disponíveis na aplicação. Localizado logo abaixo da barra de título, você pode revelar as opções de cada menu clicando em cada uma das palavras aí contidas. BARRA DE TÍTULOS APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS BARRA DE MENUS Esta ferramenta é utilizada para salvar um novo trabalho, neste caso será exibido o quadro de diálogo Salvar Como ou, se o arquivo já foi salvo, não aparecerá nenhum quadro, mas os dados serão salvos. Vamos salvar o nosso trabalho, como ele é um documento novo, será exibido a caixa de diálogo Salvar como. Esta caixa já conhecemos do programa Bloco de Notas, o procedimento Salvar é padronizado - ótimo, assim você não precisará aprender novos recursos para obter o mesmo resultado. Agora escolha sua área na rede para salvarmos o arquivo e, em seguida, digite o nome "Internet" na área indicada por Nome do Arquivo. Após inserir o nome do arquivo e escolher o local onde será salvo, clique sobre o botão Salvar, o seu arquivo é gravado e permanece na tela.

29 A ferramenta Novo serve para criar um novo documento, isto é, ao concluir a digitação de um documento e já tê-lo salvo, se desejar editar um novo documento (arquivo), basta dar um clique sobre esta ferramenta, façamos isto. Será apresentada uma caixa de diálogo, clique o botão OK - o tipo de documento padrão já está selecionado. Pronto, a área de texto fica livre para receber um novo trabalho. Como a figura está indicando, a sua função é Abrir um arquivo que foi salvo em alguma pasta. Vamos selecionar esta ferramenta e abrirmos o arquivo "Internet" que está contido na sua área. Basta dar um clique no nome do arquivo e, em seguida, no botão Abrir. Visualizar Impressão, uma ferramenta muito útil. Antes de imprimir um documento, ative esta opção para ter uma idéia de como o texto ficará no papel. Vamos ativar este botão e ver o resultado. Na tela que se apresenta, veremos uma página com o texto reduzido. Clique em fechar para retornar ao texto. A ferramenta Imprimir, quando selecionada, enviará para a impressora o seu documento exatamente como ele está sendo apresentado em sua tela. A ferramenta Localizar permitirá que você encontre algum texto contido em seu documento. Clique sobre este botão. Na caixa de diálogo, ao lado de Localizar, digite o texto "perna" ou qualquer outro. Para iniciar a busca, clique o botão Localizar próxima. A caixa de diálogo permanece na tela e destaca o texto encontrado, caso exista outra palavra "perna" no documento, clique o botão Localizar próxima outra vez, caso não exista, será informado que terminou a pesquisa, neste caso, clique sobre o botão OK. Para encerrar esta atividade, clique em Cancelar. Esta é a ferramenta que irá salvá-lo de algumas situações indesejadas. O seu nome é Desfazer, isto é, se você fez alguma coisa e se arrependeu, logo após, clique sobre este botão e o que você fez será desfeito. Como exemplo, posicione o cursor no meio do texto e tecle Enter, o texto ficará dividido mas, clique sobre a ferramenta Desfazer e veja o resultado. SELECIONANDO TEXTO A aplicação de muitas ferramentas depende de uma região previamente selecionada. Então, vamos aprender algumas formas de seleção usando o mouse. Para selecionar uma ou mais palavras, basta arrastar o ponteiro sobre a região desejada.

30 Para selecionar uma linha inteira, clique no lado esquerdo do início da linha (coluna em branco, entre a margem esquerda e a borda da janela - ponteiro do mouse fica na forma de uma seta inclinada para a direita). Se desejar selecionar mais de uma linha de forma contínua, arraste o ponteiro do mouse ao lado das linhas desejadas. Para Selecionar o documento inteiro, pressione as teclas Ctrl+T. Para desmarcar uma região, basta dar um clique em qualquer parte da área de edição. Se desejar apagar algumas palavras ou uma grande região, basta selecioná-la e, em seguida, pressionar a tecla Delete. Esta ferramenta permitirá a alteração das letras (fontes) do nosso texto. Para mudarmos o tipo de letra de uma região editada, basta selecionar o texto e, em seguida, dar um clique sobre o botão destacado por um círculo - figura acima, e escolher um dos tipos que são apresentados na lista. Repita o procedimento para outras palavras e conheça os diversos tipos de fontes. Ainda com uma região selecionada, clique nesta ferramenta (indicada pelo círculo) para aumentar ou diminuir o tamanho da fonte. Dependendo do tipo de fonte, terá mais ou menos opções. Estes botões permitem aplicar ao texto selecionado, os formatos Negrito, Itálico e Sublinhado respectivamente. Selecione algumas palavras e aplique estes formatos. Para remover o formato, basta selecionar o texto com formato e clicar sobre o botão novamente. Para quem deseja obter um efeito visual colorido ou, possui uma impressora que imprime caracteres coloridos, esta ferramenta é a solução. Basta selecionar o texto, dar um clique na ferramenta Cor e escolher uma das opções da lista apresentada.

31 Estas ferramentas são usadas para o alinhamento do texto entre as margens. Conforme a figura ao lado, são respectivamente: alinhamento à esquerda, centralizado e alinhamento à direita. Para aplicar estes alinhamentos, basta selecionar o texto e clicar o botão que corresponde ao alinhamento desejado. As Barras de Rolagem Essas barras surgem automaticamente toda vez que o tamanho da janela não suportar o seu conteúdo, indicando que há mais elementos que não estão visíveis no momento. Evidentemente, a barra à direita é usada para deslocar o conteúdo da janela verticalmente e a barra inferior para mover o conteúdo da janela horizontalmente. Podem ser usados vários métodos de deslocamento diferentes. Ao clicar o triângulo (seta para cima) em uma das extremidades da barra, o conteúdo da janela será movido uma linha ou uma coluna de cada vez. Ao clicar o quadro na barra, o conteúdo será deslocado uma tela de cada vez. Pode-se também arrastar o botão marcador de nível para uma nova posição na Barra de Rolagem, provocando o deslocamento proporcional do conteúdo da tela, de acordo com o espaço movimentado. A Área de Trabalho A área de trabalho é o local de trabalho dentro do aplicativo. Em um processador de textos, digita-se o texto nessa área, em um programa de pintura desenha-se nessa área, e assim sucessivamente. Essa área pode conter as janelas de documento, quando a aplicação permitir. O Ponto de Inserção

32 O cursor de seleção indica a posição em tela em que será efetuada uma determinada tarefa. Pode, determinar por exemplo, o local onde será colocado um texto ou um gráfico. A Borda da Janela A borda da janela é aquela moldura estreita envolvendo uma janela. Ao aproximar o cursor do mouse dessa borda ele assume o formato de uma seta de duas pontas, ou, e efetuando um arraste com o mouse pode-se redimensionar a janela. Os Menus Grande parte das ações que serão efetuadas em Windows e em seus aplicativos são iniciadas a partir de menus. O Menu de Controle O primeiro menu, comum a todos os aplicativos é o "Menu de Controle". Ele aparece em janelas de aplicativos, em janelas de documentos e em caixas de diálogos. Ativando o Menu de Controle: Dê um clique sobre o ícone que representa o menu de controle. Um botão na Barra de Tarefas também possui Menu de Controle: basta apontar para o botão e pressionar o botão direito do mouse e o Menu de Controle será apresentado.

33 Os Menus da Barra de Menus A barra de menus dos aplicativos contém os menus que darão acesso aos comandos relativos ao uso do aplicativo. O conteúdo do menu dependerá da aplicação que estiver sendo usada. A barra de menus é composta pelos menus: Arquivo, Editar, Exibir, Inserir, Formatar e Ajuda. O acesso a esses menus é feito através de um clique do mouse no item do menu. Ao ser acessado, o menu é apresentado como uma "cortina" de comandos. Quando um menu desses é aberto, as opções de comando podem ser acessadas através de um clique do mouse. As opções de comandos em um menu assumem diferentes estados que indicam o procedimento que deve ser aplicado na escolha de um comando. A seguir relacionamos os possíveis estados dos comandos em menus de queda. - Nome do comando em negrito Indica que o comando está disponível e pode ser ativado. - Nome do comando em negrito com reticências após o comando Indica que o comando dará origem a uma caixa de diálogo. - Nome do comando em cinza bem claro Indica que o comando não está disponível. - Um triângulo após o comando Indica um menu em cascata, ou seja, que esta opção abre um outro menu. - Uma marca de verificação (Ö) junto a um comando Indica que o comando pode ser desligado ou ligado, alternando-se entre esses dois estados. - Uma combinação de teclas junto a um comando Os menus de queda podem apresentar ainda na frente do comando, no seu lado direito, uma opção de acesso a esses menus a partir do teclado. A combinação é uma "tecla de atalho" para este comando. Use essa combinação de teclas caso não queira utilizar o mouse. Comandos que tenham essa opção no menu de desenrolar podem ser acionados

34 diretamente sem a apresentação prévia do menu, desde que se saiba de antemão a combinação das teclas. Alguns usuários mais experientes preferem essas opções ao invés do uso do mouse, pela rapidez que proporcionam, uma vez que se tenha as combinações de teclas. Os Menus de Atalho A idéia de atalho é conhecida por todas as pessoas, e nesse caso é usada para evitar que o usuário tenha que passar por uma série de menus para chegar a algum lugar. Então, em vez disso, você pode usar um atalho, apontando para o elemento desejado e pressionando o botão direito do mouse. Acessando um menu de atalho: Aponte para o objeto desejado na sua área de trabalho. Clique com o botão direito do mouse. Selecione a opção desejada no menu. Abandonando um menu de atalho: Clique em qualquer lugar na área de trabalho (fora do menu). Removendo um item do menu "Iniciar": Na caixa de diálogo "Propriedades de Barra de Tarefas", selecione a guia "Programas do Menu Iniciar". Clique no botão "Remover". Selecione o item na lista da caixa de diálogo "Remover Atalhos/Pastas". Clique no botão "Remover". Clique no botão "Fechar". As Caixas de Diálogo

35 As caixas de diálogo são usadas para fornecer informações adicionais a um comando. Elas são usualmente apresentadas na tela quando um comando em negrito contendo reticências (...) é escolhido em um menu. Elas apresentam semelhanças e elementos comuns, que proporcionam ao usuário a interação com diferentes comandos sem ter que conhecê-los detalhadamente. Também fornecem opções já preenchidas ou definidas por "default" (default é um termo técnico utilizado para identificar padrões já predefinidos pelo software). Elas são divididas por seções que são chamadas de guias. A primeira guia, como padrão, é selecionada; logo, a caixa de diálogo mostrará os itens dessa guia. As Pastas Windows usa pastas para agrupar aplicações, documentos (arquivos) e, também, para unir recursos. Os ícones de pastas são usados para representar esses grupos e, portanto, serão comentados em diferentes áreas desse texto. Criar, apagar, mover e copiar pastas serão tarefas que você fará constantemente em Windows. Assim, para que você realmente saiba quem são essas pastas relacionou-se vários exemplos delas. O primeiro exemplo, é a pasta "Acessórios", que contém todos os ícones de aplicativos de acessórios que são instalados com Windows, a saber: WordPad, Paint, Calculadora, Bloco de Notas, entre outros.

36 Nesse caso, a pasta agrupa aplicações. Ao clicar no botão "Iniciar", o menu "Iniciar" será apresentado. Nesse menu, você encontrará alguns submenus que, na realidade, representam pastas. Se você apontar com o mouse para o submenu "Programas", será apresentada uma lista de pastas que podem conter outras pastas ou conter ícones de aplicações. Apontar para o submenu "Acessórios" exibirá todos os ícones de aplicação que estão nessa pasta, e outras pastas, a saber: Fax, Ferramentas do Sistema, Jogos, Entretenimento. Apontar para o submenu "Entretenimento" exibirá os ícones de aplicações desse grupo. E as pastas em Windows continuam. Se você der um duplo-clique no ícone "Meu Computador", você abrirá uma janela com pelo menos mais duas pastas que são respectivamente "Painel de Controle" e "Impressoras". A pasta "Painel de Controle" possui os ícones referentes a todos os programas necessários para configuração do ambiente, do hardware e da rede, caso você esteja usando uma. A pasta "Impressoras" possui a lista de drivers de impressoras instalados em seu computador. Mas, ainda na janela "Meu Computador", você encontrará outras pastas. Se você der um duplo-clique no ícone que representa o drive C (disco rígido) você verá uma lista muito maior de pastas que dependerá inteiramente da forma como os documentos foram organizados no disco. Como você pode perceber, a sua área de trabalho será organizada através das pastas que você criar, e essas pastas poderão ter tanto os seus documentos como as suas ferramentas de trabalho (aplicativos). A questão, agora, é saber organizá-las. Os próximos tópicos desse capítulo e o capítulo "Gerenciamento de Arquivos" o ajudarão a organizar e administrar as suas pastas e os seus documentos.

37 A Criação de uma Nova Pasta no Menu "Iniciar" Crie, então, uma nova pasta como subpasta da pasta "Acessórios". Criando uma nova pasta no menu "Iniciar": Clique no botão "Iniciar". Aponte para "Configurações". Clique em "Barra de tarefas e menu 'Iniciar'". Selecione a guia "Programas do menu Iniciar". Clique no botão "Avançado". A janela "Explorando" será apresentada. Repare que essa janela possui dois painéis. O da esquerda exibe a estrutura hierárquica de como as suas pastas estão organizadas, e o da direita mostra o conteúdo da pasta selecionada. Para que a sua janela assemelhe-se com a da figura abaixo, clique no sinal de + (mais) à esquerda da pasta "Programas", e, depois clique no sinal de + (mais) à esquerda da pasta "Acessórios". Selecione a pasta "Acessórios". Repare que o painel da direita exibe, agora, o conteúdo da pasta "Acessórios". No menu "Arquivo", clique no comando "Novo". Clique no comando "Pasta". Uma nova pasta será colocada no painel e ficará aguardando que seja digitado um nome para ela.

38 Digite o nome "Outros Acessórios". A sua pasta está criada. Dentro desta pasta que você acabou de criar, você poderá criar outras pastas ou atalhos para as suas aplicações. Para criar outras pastas, você deve seguir o mesmo procedimento que foi executado para criar a pasta "Outros Acessórios". MOVIMENTANDO PASTAS Você poderá reposicionar qualquer pasta em sua estrutura de pastas, ou seja, uma pasta que é subordinada a outra pode passar a ser de mesmo nível da anterior. Suponha que a sua pasta "Outros Acessórios" deve ser, agora, subordinada à pasta "Programas", e portanto, ficar no mesmo nível que a pasta "Acessórios". Movimentando uma pasta: Aponte para a pasta a ser movimentada. Nesse caso, a pasta "Outros Acessórios" no painel da esquerda. Arraste a pasta posicionando-a sobre a pasta a que ela será subordinada. Nesse caso, a pasta "Programas". Solte o botão do mouse para completar a operação. A Cópia de uma Pasta

39 Uma pasta pode ser reproduzida, ou melhor, copiada. Haverá momentos em que você desejará repetir pastas para acessar com maior rapidez as suas informações ou os seus aplicativos. Nesse caso, basta copiá-las. Copiando uma pasta: Aponte para a pasta a ser copiada. Nesse caso, a pasta "Outros Acessórios". Mantenha pressionada a tecla CTRL. Arraste a pasta posicionando-a sobre a pasta a que ela será subordinada. Solte o botão do mouse para completar a operação. A Exclusão de uma Pasta do Menu "Iniciar" A pasta que você acabou de criar, ou qualquer outra pasta do menu "Iniciar", poderá ser removida quando você desejar. Isso também se aplica a todos os atalhos que você criar para as suas aplicações. É importante que você note que apagar uma pasta ou qualquer outro objeto implica em mandá-lo para uma lixeira que permitirá que você recupere esse item depois. Excluindo uma pasta: Clique no botão "Iniciar". Aponte para "Configurações". Um submenu será apresentado. Clique em "Barra de Tarefas". Uma caixa de diálogo será apresentada. Clique na guia "Programas do Menu Iniciar". Clique no botão "Avançado". Clique no sinal de + (mais) à esquerda da pasta "Programas", e, depois clique no sinal de + (mais) à esquerda da pasta "Acessórios". Selecione a pasta "Outros Acessórios". Repare que o painel da direita exibe, agora, o conteúdo da pasta "Outros Acessórios", que é exatamente o atalho que você criou. Pressione a tecla DEL. Clique no botão "Sim". Use os mesmos procedimentos para apagar a pasta "Outros Acessórios" subordinada a pasta Programas.

40 A Criação de uma Pasta sobre a Área de Trabalho Pastas também podem ser criadas sobre a sua área de trabalho para organizar os ícones de atalho para lançamento de suas aplicações. Vamos, então, criar uma outra pasta como mostra o procedimento a seguir: Criando uma pasta sobre a área de trabalho: Aponte para qualquer lugar da sua área de trabalho. Clique com o botão direito do mouse. Um menu de atalho será apresentado. Aponte para a opção "Novo". Seu menu deve se parecer. Clique na opção "Pasta". Uma nova pasta será colocada sobre a sua área de trabalho e ficará aguardando que você digite um novo nome para ela. Digite o nome "Minhas Tarefas" e clique em qualquer lugar sobre a área. A Exclusão de uma Pasta da Área de Trabalho

41 Suponha que você não deseja mais a sua pasta "Minhas Tarefas" sobre a sua área de trabalho. Excluindo uma pasta da área de trabalho: Selecione a pasta "Minhas Tarefas". Pressione a tecla DEL. Na caixa de diálogo "Confirmar Exclusão de Pasta", clique no botão "Sim". O Conceito de Caminho A estrutura de pastas dentro de um computador é como uma árvore, com pastas principais ramificando-se em pastas menores. As pastas podem estar dentro de outras pastas para criar um nível mais profundo na organização de seu disco, como um armário que pode ter gavetas e, dentro destas, divisórias para separar as peças de roupa. Portanto, as pastas ficam organizadas em uma forma hierárquica, como já foi mencionado. Em termos lógicos, cada item em um nível hierárquico inferior pertence ao item que o contém. Essa forma hierárquica mostra que para se chegar a um determinado item, deve-se percorrer um determinado caminho, que corresponde à posição desse item dentro da estrutura de pastas. Por exemplo, a figura exibe a barra de título da janela "Explorando" quando você consulta a pasta "Acessórios" que foi criada na instalação de Windows. Se a barra de título de "Windows Explorer" estiver mostrando apenas a pasta atualmente selecionada, clique no menu "Exibir", escolha o comando "Opções de pasta", clique na guia "Modos de exibição" e, ative a opção "Exibir caminho completo na barra de títulos". A \ (barra invertida) é usada para separar as subpastas e compor o caminho. Veja a seguir um exemplo de caminho: C:\EXCEL\EXCEL1\JANEIRO\LANÇAMENTO DE ENTRADAS Esse caminho mostra que o arquivo "LANÇAMENTO DE ENTRADAS", se encontra na pasta "JANEIRO" que hierarquicamente está subordinada à pasta "EXCEL1" e este à pasta "EXCEL" na unidade de disco C. Se você clicar duas vezes na unidade de disco C da janela "Windows Explorer", você verá as pastas de seu computador exibidas através de ramificações, onde uma pasta principal ramifica-se em outras pastas menores.

42 Muitas vezes, você precisará dizer para o Windows onde um arquivo está localizado, e para fazer isso necessitará saber o caminho do arquivo. Por exemplo, veja a pasta "Microsoft Shared". Para que Windows encontre um arquivo armazenado lá, ele começa pela unidade de disco (C:), percorre a pasta "Arquivos de Programas", percorre a pasta "Arquivos Comuns", e só depois, pesquisa a pasta "Microsoft Shared". O (C:) significa a unidade de disco, e todas as outras pastas estão dentro da grande pasta C:, portanto, elas são listadas após a pasta C:. A Lixeira A Lixeira é um recurso que foi adicionado ao Windows, com a finalidade de guardar os arquivos apagados por um determinado tempo, de forma a permitir uma recuperação segura destes arquivos em caso de arrependimento do usuário. É através da Lixeira, que se encontra sobre a sua área de trabalho, que você terá acesso ao conteúdo do local no disco rígido para onde foram enviados itens apagados e, poderá executar tarefas de recuperação desses itens. Acessando a Lixeira: Dê um duplo-clique na "Lixeira" da sua área de trabalho. Se você não apagou nada, ela deve estar vazia, mas se você apagou as pastas criadas nos tópicos anteriores ela deve estar como na figura abaixo.

43 Restaurando um item excluído: Selecione a pasta "Outros Acessórios" na janela "Lixeira". No menu "Arquivo", clique no comando "Restaurar". Consulte o seu menu "Iniciar" para verificar se a pasta "Outros Acessórios" foi restaurada. A Configuração da Lixeira A Lixeira possui algumas configurações que você poderá alterar, tais como: a porcentagem do tamanho do disco como área da "Lixeira", exibir ou não o diálogo da confirmação de exclusão, e configurar cada drive de seu computador, se ele tiver mais de um. Desativando a "Lixeira": Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da janela "Lixeira". No menu de atalho, clique na opção "Propriedades". Na caixa de diálogo "Propriedades da Lixeira", clique na opção "Não mover os arquivos para a lixeira. Remover os arquivos imediatamente quando forem excluídos". Clique no botão "OK". Esvaziando a "Lixeira": Na janela da "Lixeira" aponte para o menu "Arquivo". Selecione "Esvaziar Lixeira". Encerrando a "Lixeira": Clique no menu de controle da "Lixeira". Clique na opção "Fechar". Ou, Clique duas vezes (duplo-clique) no menu de controle da "Lixeira".

44 "Windows Explorer" Iniciando o "Windows Explorer": Clique no ícone "Meu Computador" com o botão da direita. Um menu de atalho será apresentado. Clique na opção "Explorar". A janela de "Windows Explorer" será apresentada. Ou, Na janela de "Meu Computador", pressione a tecla SHIFT enquanto dá um clique em qualquer pasta ou unidade de disco que você queira explorar. "Windows Explorer" aparece na tela, mostrando o conteúdo da pasta ativa. Os Elementos da Janela de "Windows Explorer" A janela "Windows Explorer" possui diferentes elementos: A seguir cada um dos elementos são descritos: Ícones de unidades - Representam as unidades existentes em seu computador. Cada um dos ícones é seguido por uma letra de unidade.

45 2 - Barra de título - Exibe caminho da pasta atual. 3 - Ícone de pasta - Representa uma pasta contida em seu disco. 4 - Barra de divisão - Divide a janela, de modo que se possa visualizar tanto a árvore de pastas à esquerda quanto a lista de conteúdos à direita. Abaixo a barra de ferramentas da janela "Windows Explorer": O Gerenciamento da Janela de "Windows Explorer" Ao ser carregado, "Windows Explorer", mostra apenas o primeiro nível de pastas em seu computador. Essas pastas podem ser visualizadas através de expansões que permitem a visão das pastas em mais de um nível. O sinal + (mais) indica que a pasta possui pastas subordinadas a ela e que essas não estão sendo exibidas na estrutura hierárquica, e o sinal - (menos) indica que estão sendo exibidas todas as pastas subordinadas hierarquicamente à primeira. As expansões são feitas com o uso do mouse. Uma outra maneira para saber se uma pasta possui pastas subordinadas a ela, é selecionando a pasta e observando se existem ícones de pastas no painel da direita, a janela de conteúdo da pasta. Efetuando uma expansão com o mouse: Clique no sinal de mais (+) a esquerda da pasta. Clique sobre uma das pastas expandidas para exibir seu conteúdo. OBS: É exatamente o que você está fazendo neste momento. Algumas Formas de Visualização Se você desejar, poderá visualizar o painel da direita da sua janela "Windows Explorer" de diferentes formas, mas para isso você precisará do menu "Exibir" ou do botão "Modos de Exibição" da barra de ferramentas dessa janela. As opções existentes são: Ícones Grandes: exibe pastas e arquivos no tamanho padrão. Ícones Pequenos: exibe pastas e arquivos em pequenos ícones. Lista: pastas e arquivos colocados em uma lista horizontal. Os ícones que representam as pastas e os arquivos ficam pequenos. Detalhes: fornece informações detalhadas sobre as pastas e os arquivos, tais como:

46 nome, tamanho do arquivo, data e hora da última gravação e ainda o tipo desse arquivo. Para mudar as formas de visualização: No menu "Exibir", clique no comando "Ícones Pequenos". No menu "Exibir", clique no comando "Ícones Grandes". No menu "Exibir", clique no comando "Lista". No menu "Exibir", clique no comando "Detalhes". O menu "Exibir" ainda permite a classificação das pastas e arquivos através do comando "Organizar Ícones", a saber: - por Nome Permite a classificação em ordem alfabética por nome. - por Tipo Permite a classificação em ordem alfabética por tipo. - por Tamanho Permite a classificação em função do tamanho dos arquivos, do maior para o menor. - por Data Permite a classificação por data e hora de criação do arquivo e da pasta, do mais novo para o mais antigo. - Auto Organizar As pastas e os arquivos serão automaticamente organizados. Organizando Pastas e Arquivos: Clique no menu "Exibir" da janela "Windows Explorer". Aponte para a opção "Organizar Ícones". Clique na opção desejada do menu. A Visualização do Conteúdo das Pastas As pastas são, na realidade, pequenas áreas de armazenamento que Windows utiliza para simbolizar cada lugar em separado para armazenamento de arquivos. Visualizar o conteúdo de uma pasta significa verificar o que existe nessa área de armazenamento. Os arquivos que se encontram dentro de uma pasta aparecem no painel da direita da janela de "Windows Explorer". Dentro desse painel você poderá encontrar pastas subordinadas e arquivos. Existe também o botão "Um Nível Acima" na barra de ferramentas que permite subir nos níveis dentro da organização de seu disco. Visualizando o conteúdo de uma pasta: Dê um clique na pasta.

47 Retornando à pasta de nível superior: Na barra de ferramentas, clique no botão (Acima). Mais de uma Janela de "Windows Explorer" É possível abrir mais de uma janela de pasta de "Windows Explorer", de modo que exibam unidades ou pastas diferentes. As vantagens dessa facilidade são inúmeras, a começar pela visualização das informações disponíveis ou ainda a cópia ou movimentação de informações entre diferentes pastas e unidades de disco. Abrindo outra janela de "Windows Explorer": Clique no ícone "Meu Computador" com o botão direito do mouse. Clique na opção "Explorar". A janela de "Windows Explorer" será apresentada. Repita os passos 1 e 2 para exibir outra janela de "Windows Explorer".

48 Ou, Pressione a tecla SHIFT enquanto dá um duplo-clique em "Meu Computador". Para fechar as janelas de "Windows Explorer": Dê um duplo-clique no menu de controle de cada janela. "Meu Computador" Para abrir uma janela de "Meu Computador": Dê um duplo-clique no ícone "Meu Computador". Ou, Clique no ícone "Meu Computador" com o botão da direita.clique na opção "Abrir". Os Elementos da Janela de "Meu Computador" A janela "Meu Computador" possui diferentes elementos:

49 A seguir, cada um dos elementos são descritos: Exibe o conteúdo de um disquete em uma unidade de disco de 3 ½ polegadas do computador, se existir uma unidade deste tipo. Exibe o conteúdo de um disco rígido do computador (haverá um ícone para cada disco rígido existente). Exibe o conteúdo de um CD_ROM. Permite ter acesso aos ícones de programas para mudar as configurações de seu computador. Permite ter acesso aos ícones dos drivers de impressoras para que seja possível configurá-los e exibir informações sobre impressoras e documentos.

50 Permite ter acesso aos ícones de tarefas que você agendou para Windows. Windows executará cada tarefa no horário agendado. O Gerenciamento da Janela de "Meu Computador" "Meu Computador" e "Windows Explorer" são o mesmo aplicativo, mudando apenas a posição de entrada na exploração de recursos, portanto, o subtópico "Algumas Formas de Visualização" do tópico "Windows Explorer" se aplica à "Meu Computador". Ao ser carregado, "Meu Computador", exibe as unidades de disco existentes em seu computador além das pastas para acesso aos programas de configurações. A Visualização do Conteúdo das Pastas A Visualização do conteúdo de uma pasta em "Meu Computador" funciona da mesma maneira que em "Windows Explorer". Visualizando o conteúdo de uma pasta: Abra a lista de cortina "Endereço" e, clique na pasta desejada. Na figura acima o conteúdo da lista de cortina "Endereço" esta sendo exibida. Use essa lista para acessar outras pastas de seu computador. Retornando à pasta de nível superior:

51 Clique no botão (Acima). Mais de uma Janela de Pastas de "Meu Computador" É possível abrir mais de uma janela de "Meu Computador", de modo que exibam os conteúdos de unidades de disco diferentes ou de outros recursos de seu computador. As vantagens dessa facilidade são inúmeras, a começar pela visualização das informações disponíveis em mais de um disco ou ainda a cópia ou movimentação de informações entre diferentes pastas e unidades de disco. Abrindo outra janela de pastas de "Meu Computador": Dê um duplo-clique no ícone "Meu Computador". Dê um duplo-clique na unidade de disco desejada. Fechando as janelas de "Meu Computador": Dê um duplo-clique no menu de controle de cada janela.

52 Operações sobre Arquivos Através de "Windows Explorer" e de "Meu Computador" é possível a realização de diversas operações sobre arquivos, tais como cópia, exclusão, renomeação, movimentação, etc. As tarefas descritas a seguir poderão ser efetuadas tanto em "Windows Explorer" como em "Meu Computador". Seleção de Arquivos A maior parte das operações sobre arquivos podem ser realizadas com apenas um arquivo ou com grupos de arquivos e/ou pastas. Para trabalhar com grupos de arquivos ou pastas é preciso efetuar antes a seleção deles com o mouse. Existem duas formas de seleção, uma contínua e outra alternada. Uma vez efetuada a seleção, operações podem ser feitas sobre esses arquivos ou pastas, tais como cópia, movimentação ou exclusão. Fazendo uma seleção contínua: Selecione o primeiro arquivo, clicando nele. Mantenha pressionada a tecla SHIFT. Clique no último arquivo da seleção. Fazendo uma seleção descontínua: Selecione um arquivo. Mantenha pressionada a tecla CTRL. Dê cliques em arquivos alternados dentro da janela de conteúdo da pasta.

53 Operações Sobre Arquivos Com o Uso do Menu Como determinadas operações podem ser realizadas alternativamente com o menu "Arquivo" ou com o uso do mouse, tais como cópia e movimentação, então cada comando do menu "Arquivo" será tratado como um assunto e item isolado, e depois serão discutidas as operações que podem ser realizadas com o mouse. A lista de opções apresentadas neste menu dependerá do arquivo ou pasta selecionada. Abrir Quando selecionado, permite que um determinado arquivo, de dados ou executável, seja lançado para a área de trabalho. Imprimir Imprime o arquivo selecionado. Visualização Rápida Exibe o conteúdo do arquivo sem que seja necessário carregar a aplicação que o criou. Excluir Permite a exclusão de arquivos. Selecione o(s) arquivo(s) ou a pasta a ser excluída e, em seguida, aplique o comando "Excluir". Basta confirmar a exclusão na caixa de diálogo apresentada. Renomear Selecione o arquivo e em seguida forneça o novo nome. Propriedades Permite que os atributos de um arquivo sejam alterados. Os atributos de um arquivo fazem parte da informação que o Sistema Operacional mantém para cada arquivo. Os atributos de arquivo permitem a Windows identificar e controlar os tipos de operação que podem ser realizadas com o arquivo. Os possíveis atributos de um arquivo são quatro: Atributo R - Somente para leitura que impede a modificação de um arquivo, Atributo H - Oculto que pede que um arquivo seja exibido como conteúdo de uma pasta de Windows; Atributo A - Arquivo que identifica um arquivo que tenha sido modificado e Atributo S - Sistema que identifica o arquivo como um arquivo de sistema de Windows. Enviar para Permite que o arquivo selecionado seja enviado, por exemplo, para uma unidade de disco flexível seja a unidade A ou a unidade B. A opção terá uma lista dos possíveis destinos para o arquivo.

54 Novo Permite que você crie uma nova pasta ou um atalho dentro da pasta selecionada. Fechar Faz com que "Windows Explorer" seja fechado, ou seja, encerrado. Utilize também o duploclique do mouse no menu de controle para efetuar essa mesma tarefa. A Localização de Arquivos e Pastas Quando você não conseguir localizar algum dos arquivos, pastas ou programas em seu computador, use a opção "Localizar" do menu "Iniciar" para que isso seja feito pelo Windows. O programa "Localizar" permite procurar arquivos que atendam aos mais diferentes critérios, ou ainda, simplesmente procurar os arquivos perdidos pelos seus nomes. Se você não se recordar do nome, poderá digitar qualquer parte do suposto nome de arquivo que você conseguir lembrar. Utilizando o opção "Localizar": Clique no botão "Iniciar" da Barra de Tarefas. Aponte para "Localizar". Clique em "Arquivos ou Pastas". Digite a referência para o nome do arquivo na caixa de texto "Nome:". Selecione a pasta onde deseja localizar arquivos na caixa de texto "Examinar:". Clique no botão "Localizar agora". Verifique os arquivos localizados no painel que será aberto. Para fechar a janela, dê um duplo-clique no menu de controle da janela. Visualização Rápida de Arquivos Windows permite visualizar de maneira rápida o conteúdo de um arquivo do disco, sem abrir o aplicativo que o criou. Para visualizar o conteúdo de um arquivo é necessário, apenas, que você possua o driver para o formato do arquivo. Visualizando o conteúdo de um arquivo: Clique sobre o nome do arquivo com o botão direito do mouse.

55 No menu de atalho selecione "Visualização Rápida". A janela "Visualização Rápida" é aberta e exibe o conteúdo do arquivo selecionado. Operações Sobre Arquivos com Uso do Mouse Cópia ou movimentação de pastas ou arquivos podem ser feitas de um local de origem para outro de destino no "Windows Explorer" ou em "Meu Computador" usando o mouse com operações de arraste. Seqüência de Passos para Cópia e Movimentação Para efetuar as tarefas de cópia ou movimentação, procure observar a seqüência de passos a seguir: Selecione a(s) pasta(s) ou arquivo(s) a ser(em) copiado(s) ou movimentado(s). Decida se deseja realizar uma cópia ou movimentação. Efetue o arraste da(s) pasta(s) ou arquivo(s) selecionado(s) com o mouse da origem para o destino, e mantenha pressionado o botão do mouse. Observe atentamente se o desenho

56 que acompanha a pasta ou o ícone da pasta tem um sinal + (mais). Se ele tiver esse sinal, a operação será de cópia, caso contrário será de movimentação. Solte o mouse caso a operação é a que deseja. Caso contrário, verifique entre as teclas CTRL ou SHIFT aquela que define a operação desejada. Observe atentamente se o desenho da pasta ou ícones dos arquivos que estão sendo arrastados permaneceram ou não na origem. Se permaneceram, a operação efetuada terá sido de cópia, caso contrário terá sido de movimentação. Copia ou movimentação de pastas Estruturando hierarquicamente no mesmo disco: Abra a janela de "Windows Explorer" ou de "Meu Computador". Selecione a pasta de diretório que deseja copiar ou movimentar. Efetue um arraste dessa pasta sobre a pasta de destino. Solte o botão do mouse caso seja uma movimentação, ou segure CTRL antes de soltar o botão do mouse caso seja uma cópia. Copiando ou movimentando uma pasta em outra unidade de disco: Abra em tela as duas janelas de "Meu Computador" ou "Windows Explorer", a de origem e a de destino. Selecione a pasta a ser copiada ou movimentada. Efetue o arraste da pasta da janela da pasta de origem sobre a pasta da janela de destino. Para cópia, solte o botão do mouse. Para movimentação, utilize a tecla SHIFT antes de soltar o botão do mouse. Perceba, que se a pasta não desaparecer da antiga estrutura hierárquica, isto indicará que essa operação será uma cópia. Se a tecla SHIFT for pressionada, a pasta irá desaparecer, e nesse caso a operação será uma movimentação. Copiando ou movimentando para uma unidade de disco diretamente: Selecione a pasta a ser copiada ou movimentada. Efetue o arraste da pasta da janela de origem para sobre o ícone da unidade de disco para a qual deseja que a operação seja efetuada.

57 Para cópia, solte o botão do mouse. Para movimentação, utilize a tecla SHIFT antes de soltar o botão do mouse. O ponto mais importante a observar aqui se resume no seguinte: "A pasta será copiada ou movimentada para a unidade de disco de destino como uma pasta nessa unidade de disco". Cópia ou Movimentação de Arquivos A cópia ou movimentação de arquivos é, em linhas gerais, semelhante ao que descrevemos em relação às pastas. Só que no caso da cópia ou movimentação de uma pasta, todo o seu conteúdo irá com ela. Estruturando hierarquicamente no mesmo disco: Abra a janela de "Windows Explorer" ou de "Meu Computador". Selecione a pasta de diretório que deseja copiar ou movimentar. Efetue um arraste dessa pasta sobre a pasta de destino. Solte o botão do mouse caso seja uma movimentação, ou segure CTRL antes de soltar o botão do mouse caso seja uma cópia. Copiando ou movimentando para uma pasta em outra unidade de disco: Abra em tela as duas janelas de "Meu Computador" ou "Windows Explorer", a de origem e a de destino. Selecione a pasta a ser copiada ou movimentada. Efetue o arraste da pasta da janela da pasta de origem sobre a pasta da janela de destino. Para cópia, solte o botão do mouse. Para movimentação, utilize a tecla SHIFT antes de soltar o botão do mouse. O procedimento para efetuar a cópia de pastas de uma janela de pastas para outra janela em forma de ícone, é o mesmo que acabamos de utilizar. Copiando ou movimentando para uma unidade de disco diretamente: Selecione a pasta a ser copiada ou movimentada. Efetue o arraste da pasta da janela de origem para sobre o ícone da unidade de disco para a qual deseja que a operação seja efetuada. Para cópia, solte o botão do mouse. Para movimentação, utilize a tecla SHIFT antes de soltar o botão do mouse. Novamente, o ponto mais importante a observar aqui se resume no seguinte: "A pasta será copiada ou movimentada para a unidade de disco de destino como uma pasta nessa unidade de disco". Renomeação de Arquivos O comando "Renomear" permite modificar o nome de um arquivo, sem alterar o seu conteúdo. Renomeando um arquivo: Clique com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo que deseja renomear. No menu de atalho, selecione "Renomear". O nome do arquivo é selecionado permitindo que você altere-o. Digite o novo nome e, em seguida, clique em um lugar qualquer.

58 Exclusão de Arquivos Excluindo um arquivo: Selecione o nome do arquivo que deseja excluir. Pressione a tecla DEL. Se a configuração da "Lixeira" estiver selecionada para armazenar temporariamente os arquivos apagados, uma caixa de mensagem é exibida solicitando a confirmação da exclusão do arquivo enviando-o para a "Lixeira", caso contrário, o arquivo é automaticamente eliminado do disco. A Cópia de Disco Através do comando "Copiar Disco" você pode copiar, de uma só vez, todas as informações de um disco. Copiar disco é semelhante a duplicar disco, pois o conteúdo do disco de destino será idêntico ao disco origem. Durante o processo de cópia de disco, o disco de destino é automaticamente formatado, a fim de receber as novas informações. Copiando um disco: Insira um disco na unidade de disco flexível. Abra a janela de "Windows Explorer" ou de "Meu Computador". Clique com o botão direito do mouse sobre a unidade de disco flexível que você deseja copiar.

59 No menu de atalho aberto, selecione "Copiar disco". A caixa de diálogo "Copiar Disco" é apresentada. Clique no botão "Iniciar". O processo de cópia é iniciado. Após a leitura do disco de origem, uma caixa de mensagem é exibida solicitando que você troque os discos e insira o disco de destino na unidade de disco flexível. Insira o disco de destino e clique no botão "OK". Clique no botão "Fechar" para encerrar o processo de cópia. O Processo de Formatação Um disquete novo, que nunca tenha sido usado em um computador, precisa inicialmente ser preparado para tanto, a menos que você tenha adquirido disquetes previamente preparados. O processo de preparação de um disquete é chamado de "formatação". Formatar consiste em preparar um disquete, em termos de trilhas e setores, para ser lido e gravado através do Sistema Operacional. Uma trilha corresponde a um círculo completo em volta de um disquete. As trilhas são concêntricas, e não espiraladas. Os setores são partes das trilhas. Os programas "Meu Computador" ou "Windows Explorer" cuidam dessa tarefa, ou seja, eles formatam os seus disquetes. O próximo procedimento deste texto trata da formatação, caso você precise formatar disquetes. O processo de formatação, independente do tipo de disquete que será utilizado, pode ser dividido em duas categorias: formatação de disquete de dados e formatação de disquete de sistema. A primeira é a mais usual. Significa formatar um disco e utilizar toda a sua área para utilizar dados, ou seja, esse disquete não pode ser usado para ligar o seu computador. A segunda, menos usual, permite que o disquete tenha arquivos do sistema. Esse disquete pode, portanto, iniciar a sua máquina. Não se formata apenas discos novos para serem usados, discos já usados também podem ser reformatados. A reformatação sempre destrói os dados existentes em um disco, caso ele já tenha sido formatado anteriormente e contenha algum tipo de dado. Reformatar discos é um processo bastante utilizado no trabalho de uso de um computador, e quase sempre essa tarefa é efetuada por questões de segurança. Formatando um disquete: Coloque o disquete na unidade A ou B de seu computador. Estando na janela de "Windows Explorer" ou "Meu Computador" clique com o botão direito do mouse na unidade de disco que deseja formatar. Um menu de atalho será apresentado. Clique em "Formatar". Selecione a opção "Completa" no grupo "Tipo de Formatação". Clique no botão "Iniciar". Sua unidade de disquete trabalhará por alguns minutos. Clique no botão "Fechar" quando Windows tiver terminado.

60 Formatando um disquete e transferir o sistema: Coloque o disquete na unidade A ou B de seu computador. Estando na janela de "Windows Explorer" ou "Meu Computador". Clique com o botão direito do mouse na unidade de disco flexível. Um menu de atalho será apresentado. Clique em "Formatar". Selecione a opção "Completa" no grupo "Tipo de Formatação". Clique na opção "Copiar arquivos do sistema". Clique no botão "Iniciar". Sua unidade de disquete trabalhará por alguns minutos. Clique no botão "Fechar" quando Windows tiver terminado. Painel de Controle A Função do Painel de Controle O Painel de Controle permite que se altere a aparência e a operação de Windows. Por exemplo, pode-se utilizar o Painel de Controle para alterar as cores da área de trabalho e das janelas de aplicativos, ajustar o mouse, alterar a data e a hora de seu computador, reconhecer novos componentes de hardware instalados em seu computador, adicionar e remover programas, entre outros. A aparência do Painel de Controle difere de pessoa para pessoa, pois elas podem adquirir diferentes componentes para implementar seus computadores.

61 O Teclado O ícone Teclado permite que se especifique o intervalo de repetição do teclado (total de tempo que deve decorrer antes de um caractere começar a se repetir, quando pressiona uma tecla) e qual a taxa de repetição de uma tecla quando esta é mantida pressionada, de quanto em quanto tempo o ponto de inserção irá aparecer e desaparecer na digitação de texto, além de possuir uma guia "Idioma" para escolha do idioma padrão. Alterando o intervalo e a taxa de repetição: Dê um duplo-clique no ícone "Teclado" na janela do Painel de Controle.

62 Arraste com o mouse a seta "Intervalo de repetição" em direção a "Longo" ou "Curto" para aumentar ou diminuir o tempo de espera. Arraste a seta "Taxa de repetição" em direção a "Lenta" ou "Rápida" para diminuir ou aumentar a taxa de repetição. Finalmente, para testar a velocidade, se desloque até a caixa "Clique aqui e mantenha uma tecla pressionada para testar a taxa de repetição" e, digite ou mantenha pressionada qualquer tecla do teclado. Efetue novo ajuste até conseguir o padrão desejado. Clique no botão "OK". O botão "Aplicar" aplica todas as mudanças que você fez sem fechar a caixa de diálogo. Através dessa caixa de diálogo, você também poderá selecionar a guia "Idioma" que permite que você faça a definição do teclado conforme o idioma que você precisa usar em um determinado momento. A Data e a Hora A data e a hora correntes, além do fuso horário de seu computador, podem ser alterados a partir do ícone Data e Hora do Painel de Controle. No entanto, esteja certo das alterações que serão efetuadas, pois elas afetarão diretamente o relógio do seu computador, e isso significa que todas as aplicações Windows que se utilizam dessas informações serão alteradas. Alterando a data e a hora de seu computador: Clique no botão "Iniciar". Aponte para a opção "Configurações". Clique em "Painel de Controle". Dê um duplo-clique no ícone "Data/Hora". Para alterar um determinado elemento, basta apontar com o mouse e efetuar um clique.

63 Com o mouse, efetue quantos cliques forem necessários nas setas para cima ou para baixo que permitem o incremento ou decremento de uma unidade de valor no campo onde se encontra o cursor. Clique no botão "OK". O Mouse Através do ícone "Mouse" pode-se efetuar ajustes gerais ao mouse tais como controle de velocidade e alternância entre botões esquerdo e direito. Personalizando o uso do mouse: Dê um duplo-clique no ícone "Mouse" na janela do Painel de Controle. Na caixa de diálogo "Propriedades do Mouse" clique na guia "Movimento". Nessa guia você encontrará a opção "Velocidade do ponteiro" onde é possível efetuar o controle da velocidade com que o ponteiro se move em tela. Semelhante à caixa de diálogo do teclado, desloque a seta dentro da régua em direção a "Lenta" ou "Rápida".

64 Efetue o teste movimentando o mouse em tela. Clique no botão "OK". Uma dica importante é a seguinte: "Quando desejar mais precisão deixe a velocidade de movimentação mais lenta". Por exemplo, ao efetuar retoques em imagens do tipo Bitmap (usando a aplicação Paint ou qualquer outro editor), procure tornar a velocidade mais lenta. Logo abaixo desta opção existe a opção "Rastro do mouse", que permite que este deixe um rastro à medida que é deslocado em tela. Nesse caso, personalize o uso de seu mouse a seu gosto. As Impressoras Através do ícone de atalho "Impressoras" do Painel de controle é possível efetuar novas instalações de impressoras, retirar instalações que não estão sendo mais usadas ou, ainda, ajustar as definições para a(s) impressora(s) já instaladas. Abrindo a janela Impressoras: Dê um duplo-clique do mouse no ícone "Impressoras" da janela do Painel de Controle. Incluindo uma nova impressora: Antes de iniciar a instalação de uma nova impressora, apanhe o CD de Windows porque você provavelmente precisará dele durante a instalação.

65 Dê um duplo-clique no ícone "Adicionar Impressora". A caixa de diálogo "Assistente para Adicionar Impressora" será apresentada. Clique no botão "Avançar". Responda se a impressora será local ou de rede. Clique no botão "Avançar". Uma lista igual a de quando você instalou Windows será apresentada. Use as teclas PGUP e PGDN ou as barras de rolagem para escolher o fabricante e o modelo de sua impressora. Clique no nome do fabricante na lista à esquerda da caixa de diálogo. Clique no nome da impressora na lista à direita da caixa de diálogo. Após selecionar a sua impressora, clique no botão "Avançar". Defina a porta de comunicação e clique no botão "Avançar". Clique no botão "Avançar". Clique no botão "Concluir". Windows pedirá para você inserir os discos de configuração apropriados em uma unidade de disco flexível. Após alguns instantes, você verá a sua impressora listada na janela "Impressoras". Se sua impressora não estiver listada na lista de Windows, você precisará usar o disquete que a acompanha ou entrar em contato com o fabricante da impressora e pedir um driver. Neste caso, repita o processo para incluir uma impressora e dê um clique no botão "Com Disco" na caixa de diálogo "Assistente para Adicionar Impressora". Windows solicitará que você insira o disco do fabricante a fim de poder copiar o driver para seu disco rígido. Removendo uma impressora: Selecione o ícone da impressora na lista de impressoras instaladas. Clique no botão "Excluir" da barra de ferramentas da janela "Impressoras", ou acione o comando "Excluir" do menu "Arquivo". Confirme a exclusão na caixa de diálogo que será fornecida, clicando no botão "Sim". Para definir uma impressora como padrão: Se você tiver mais de uma impressora ligada em seu computador, escolha a impressora mais usada como padrão. Selecione o ícone da impressora desejada na lista de impressoras instaladas. No menu "Arquivo", clique no comando "Definir como padrão". Algumas impressoras oferecem diversas opções, como imprimir por bandejas de papel diferentes ou imprimir em diferentes resoluções. Se você deseja acessar essas opções, clique com o botão direito do mouse no ícone da impressora desejada e escolha "Propriedades" no menu que aparece. Embora diferentes modelos de impressoras ofereçam opções diferentes, a maior parte permite escolher tamanho de papel, fontes e tipos de gráficos. A Área de Trabalho Para alterar as cores dos vários elementos que constituem a sua área de trabalho e as janelas que serão apresentadas, ou mudar o papel de parede, a resolução de tela, a proteção de tela e outras definições relativas ao vídeo, use o ícone "Vídeo" do Painel de Controle. Ao contrário dos outros ícones do Painel de Controle, o ícone "Vídeo" não controla nada tão perigoso, portanto, fique à vontade para mexer em todas as suas opções. Configurando os elementos do vídeo: Duplo-clique no ícone "Vídeo" da janela do Painel de Controle. A caixa de diálogo "Propriedades de Vídeo" será apresentada.

66 A guia "Segundo plano" A aparência da área de trabalho pode ser personalizada com desenhos, padrões de preenchimento, cores e diferentes tipos de fontes. Quando Windows é instalado a área de trabalho possui uma cor sólida. Para alterar essa cor, você poderá utilizar a opção "Padrão" da caixa de diálogo "Propriedades de Vídeo" quando a guia "Segundo Plano" está selecionada. É possível escolher um padrão pré-definido ou ainda criar o seu próprio. Escolhendo ou criando o seu padrão: Selecione o padrão desejado na caixa de lista "Padrão" da caixa de diálogo "Propriedades de Vídeo". Você já terá uma visão prévia de como ficará a sua área de trabalho. Caso queira editar ou ver o tipo de padrão, use o botão "Editar padrão...". Será apresentada uma caixa de diálogo com o padrão a ser utilizado. Altere-a se necessário. Nessa caixa de diálogo, pode-se editar bit a bit em uma grade a figura padrão, e observar no exemplo ao lado a mudança do padrão. Ao ser confirmado o novo padrão, a área de trabalho se transforma nesse padrão. Definindo um papel de parede: Selecione o papel de parede desejado na caixa de lista do papel de parede da caixa de diálogo "Propriedades de Vídeo". Você já terá uma visão prévia de como ficará a sua área de trabalho através da tela de exemplo acima da lista. Ou, forneça o caminho para esse arquivo através do botão "Procurar". Selecione o arquivo desejado. Clique na opção "Lado a Lado", "Centralizado" ou "Ampliado".

67 Verifique se a personalização saiu a seu gosto através do exemplo de tela sobre a lista. Refaça-a se necessário. Clique no botão "OK". A guia "Proteção de Tela" Quando os protetores de tela não existiam, muitos monitores de computador eram eventualmente danificados por programas muito usados que mantinham a imagem estática, como que "queimando a tela" com a sua imagem e fazendo com que os contornos do programa aparecessem levemente mesmo quando o computador estava desligado. Para prevenir esse dano, as pessoas instalavam uma proteção de tela que entrava em ação quando o computador ficava muito tempo sem ser utilizado. Ainda hoje, apesar de não serem mais tão necessários (os monitores atuais não apresentam mais dano significativo, mesmo após longa exposição a imagens estáticas), as proteções de tela continuam sendo usadas por seu efeito estético. A proteção de tela pode limpar a tela ou preenchê-la, por exemplo, com desenhos em movimento. Selecionando uma proteção de tela: Clique na guia "Proteção de tela" da caixa de diálogo "Propriedades de Vídeo". Selecione uma proteção de tela a partir da caixa de lista de cortina "Proteção de tela". Na caixa "Aguardar", defina o tempo de inatividade do computador (ou seja, sem processamento e sem movimento do mouse) após o qual a proteção de tela seria ativada. Clique nas setas para cima e para baixo. Clique no botão "Amostra" para verificar se a proteção é a desejada, apesar do exemplo de tela acima na caixa de diálogo dar uma boa idéia da mesma. No botão "Configurações", defina os parâmetros gerais de configuração dessa proteção de tela. Nessa caixa de diálogo existe ainda a opção de definição de senha, ativada a partir da caixa de verificação "Protegido por Senha". Clique no botão "Alterar" que permitirá o uso de uma senha. Assim, quando alguém tentar utilizar o seu micro, estando a proteção de tela ativa, aparecerá então o pedido de senha. A guia "Aparência" Através dessa guia, você poderá escolher entre uma série de esquemas pré-definidos de cores, ou ainda, você poderá criar facilmente seu esquema de cores. Esses esquemas de cores foram preparados em Windows como uma forma de ajudar o usuário na visualização das cores em sua área de trabalho e de seus elementos. Escolhendo um esquema de cores: Escolha um dos esquemas na caixa de lista de cortina "Esquema" e verifique na caixa logo acima como vai ficar cada um dos elementos da área de trabalho. Caso nenhum desses esquemas agrade, pode-se partir para alterar cada um dos elementos da área de trabalho. Criando o seu esquema de cores: Para escolher uma cor para um dos elementos da área de trabalho, inicialmente escolha o elemento na caixa de lista de cortina "Item". Após escolhido o elemento da área de trabalho a ser alterado, escolha a cor na caixa de lista de cortina "Cor". Observe, em seguida, que a nova cor escolhida para o elemento vai ser alterada no esquema acima, permitindo a visualização da nova cor. Dessa maneira pode-se ir alterando todos os demais elementos e escolhendo a cor desejada para cada um deles. Ao final da escolha pode-se gravar esse novo esquema como um arquivo.

68 Alterando um modo de vídeo: Clique na guia "Configurações" na caixa de diálogo "Propriedades de Vídeo". Na caixa de lista de cortina "Cores", clique na seta para baixo para mudar o número de cores que Windows está exibindo atualmente. No quadro "Área da tela", altere a resolução do monitor arrastando a seta do controle deslizante. Clique no botão "Aplicar" para verificar como a resolução funciona. Clique no botão "OK" para confirmar as suas escolhas e fechar a caixa de diálogo. Quanto mais alta a resolução, mais informações Windows poderá compactar dentro da tela, e por outro lado, também menores se tornarão as janelas. Quanto mais cores você selecionar, tanto mais lentamente Windows irá rodar. Prefira 256 cores, a menos que você tenha uma excelente placa de vídeo, e um monitor de alta potência e precise trabalhar constantemente com imagens. Configurações Regionais Os países possuem formas diferentes de representar números, moeda, hora e data e outras informações. Nesta opção você pode configurar o país e modificar um ou outro valor, o que é importante porque estas informações são usadas pelos programas aplicativos. Opções de Acessibilidade Use as Opções de acessibilidade no Painel de controle para personalizar o modo como o teclado, o vídeo e o mouse funcionam facilitando assim a vida de pessoas portadoras de deficiëncias. Muitos desses recursos também são úteis para pessoas não portadoras de deficiências. Teclas de aderência: possibilitam pressionamentos de teclas simultâneos enquanto se pressiona uma tecla de cada vez. Teclas de filtragem: ajustam a resposta de seu teclado. Teclas de alternância: emitem sons quando as teclas CAPS LOCK, NUM LOCK e SCROLL LOCK são pressionadas. Sinalizador de som: fornece avisos visuais para sons do sistema. Mostrar sons: instrui os programas a exibirem legendas para as falas e sons dos mesmos. Alto contraste: aprimora o contraste da tela com cores e tamanhos de fontes alternativos. Teclas para mouse: possibilitam que o teclado execute funções do mouse. Dispositivos seriais de acessibilidade: permitem o uso de dispositivos de entrada alternativos em vez de um teclado e um mouse. Opções de Energia Usando Opções de energia no Painel de controle, você pode reduzir o consumo de energia de quaisquer dispositivos do seu computador ou do sistema inteiro. Isso pode ser feito através da escolha de um esquema de energia, que é um conjunto de configurações que

69 gerencia a utilização de energia pelo computador. Você pode criar seus próprios esquemas de energia ou usar os esquemas de energia fornecidos com o Windows. Você pode também ajustar as configurações individuais em um esquema de energia. Por exemplo, dependendo do seu hardware, você pode: Desligar automaticamente o monitor e os discos rígidos para economizar energia. Colocar o computador em estado de espera quando ele estiver ocioso. Enquanto estiver no estado de espera, o computador alterna para um estado de energia baixo onde os dispositivos, como o monitor e os discos rígidos, são desligados e o computador usa menos energia. Quando você desejar utilizar o computador novamente, ele sairá rapidamente do estado de espera e a sua área de trabalho será restaurada ao estado exato em que você a deixou. O estado de espera é particularmente útil para conservar a energia da bateria em computadores portáteis. Como Em espera não salva seu estado da área de trabalho em disco, uma falha de energia quando estiver Em espera pode resultar na perda de informações não salvas. Colocar seu computador em hibernação. O recurso de hibernação salva em disco tudo o que está na memória, desativa o monitor e o disco rígido e desliga o computador. Ao reiniciar o computador, a área de trabalho é restaurada exatamente como você a deixou. É mais demorado tirar o computador da hibernação que tirá-lo do estado de espera. Tipicamente, o monitor ou o disco rígido é desligado por um curto período para conservar energia. Se você pretende se afastar do computador por um período curto, coloque o computador em estado de espera; isso deixa todo o sistema em um estado de baixo consumo de energia. Coloque o computador em hibernação no caso de você se afastar do computador por um longo período ou durante toda a noite. Ao reiniciar o computador, a área de trabalho é restaurada exatamente como você a deixou. Para usar as Opções de energia do Windows 2000, você deve ter um computador configurado pelo fabricante para aceitar esses recursos. Para obter mais informações, consulte a documentação fornecida com o computador. Sons Caso o computador possua placa de som, configure aqui os sons que deseja para cada operação do Windows: iniciar e terminar, abrir e fechar programas e várias outras (você pode tornar seu computador um ambiente bastante poluído, sonoramente falando). Para ouvir os sons disponíveis, selecione o que quiser e clique no botão de executar. Vídeo Use Vídeo no Painel de controle para personalizar a área de trabalho e exibir configurações. Essas configurações controlam a aparência da área de trabalho e como o monitor exibe informações. Você pode personalizar totalmente as cores e fontes usadas no Windows na sua tela. Você também pode definir uma figura, um padrão ou documento de HTML como o papel de parede ou definir uma proteção de tela com uma senha para proteger seu trabalho. Efeitos visuais estão disponíveis para suavizar fontes ou melhorar a aparência de menus e comandos de arquivo ao abri-los e fechá-los.

70 Com Vídeo, você também pode alterar as configurações de vídeo no seu computador. Você pode especificar configurações de cor, alterar a resolução da tela (Ex.: 640x480, 800x600, 1024x768 pixels). Se você estiver usando vários monitores, pode especificar configurações individuais para cada exibição. O recurso Active Desktop no Windows 2000 faz com que sua área de trabalho tenha a aparência de uma página da Web e funcione como tal. Usando a guia Web na caixa de diálogo Propriedades de vídeo, você pode adicionar itens do Active Desktop para exibir na sua tela. Sistema Fornece informações do sistema exibindo o estado dos periféricos instalados atualmente e permite alterações na configuração do ambiente. Tarefas agendadas Ao utilizar as Tarefas agendadas, você pode agendar qualquer script, programa ou documento para ser executado no momento que lhe for mais conveniente. As Tarefas agendadas são iniciadas sempre que você inicia o Windows e são executadas em segundo plano. Ao utilizar o Assistente de tarefa agendada (disponível clicando duas vezes em Tarefas agendadas no Painel de controle e clicando duas vezes em Adicionar tarefa agendada), você pode agendar uma tarefa para ser executada diária, semanal ou mensalmente, alterar o agendamento de uma tarefa e personalizar a execução de uma tarefa em determinada hora. Adicionar ou Remover Hardware (Adicionar Novo Hardware para Windows 98) A instalação de um novo dispositivo normalmente envolve três etapas: Conectar o dispositivo ao computador. Carregar os drivers de dispositivos adequados para o dispositivo. Configurar propriedades e configurações do dispositivo. Para assegurar que o dispositivo funcione de forma adequada, você deve seguir as instruções de instalação do fabricante do dispositivo. Isso poderá exigir que você desligue e desconecte o computador e, em seguida, conecte o dispositivo à porta adequada ou insira-o no slot adequado. Se o dispositivo for Plug and Play ou se for um dispositivo de inicialização necessário como o disco rígido, esta detecção ocorrerá automaticamente. No entanto, para alguns dispositivos mais antigos, após conectá-los ao computador, você deverá reiniciá-lo. Em seguida, o Windows tentará detectar seu novo dispositivo. Se o dispositivo não for Plug and Play, poderá ser necessário usar o Assistente para adicionar ou remover hardware no Painel de controle para informar ao Windows o tipo de dispositivo que você está instalando. Depois de o dispositivo ser detectado ou de você identificá-lo usando o Assistente para adicionar ou remover hardware, o Windows poderá solicitar que você insira seu CD-ROM ou o disquete do fabricante de modo que os drivers de dispositivos apropriados possam ser carregados.

71 Adicionar/Remover programas Neste ícone há duas opções importantes para o usuário regular. Quando se instalam programas, vários deles gravam também informações para sua desinstalação, que pode ser feita a partir da respectiva orelha nesta opção. Aqui também é preciso ter cuidado, para não desinstalar programas importantes para o funcionamento correto do computador. Quando se instala o Windows, pode-se escolher o que instalar, ou seja, nem tudo que você precisa pode estar disponível. Se precisar de algum recurso ou de liberar espaço em disco, use a orelha Instalação do Windows para instalar ou desinstalar programas específicos. Neste ícone você pode também criar um disquete de inicialização. Este será necessário quando houver problemas na carga normal do sistema a partir do disco rígido, e o Windows terá que ser carregado a partir do disquete para que se possa resolver o problema. Outros ícones Alguns programas quando instalados podem incluir seus próprios ícones no Painel de Controle. Se o computador for um notebook, pode haver ícones de controle da porta de infra-vermelho e de gerenciamento de energia. Se o computador está configurado para acesso à Internet, pode haver o respectivo ícone para configuração. O Encerramento do Painel de Controle O Painel de Controle oferece diversos recursos para personalizar as aplicações no ambiente Windows. Cada uma dessas ferramentas são apoios ao usuário para melhorar a sua performance nas sessões Windows. Encerrando o Painel de Controle: Dê um duplo-clique no menu de controle na janela Painel de Controle. A Gravação de um Documento Gravando um documento: No menu "Arquivo", clique no comando "Salvar" ou "Salvar Como...". Caso o documento já tenha sido gravado uma vez, o comando "Salvar" apenas irá regraválo sobre ele mesmo. Caso contrário, tanto "Salvar" quanto "Salvar Como..." exibem uma caixa de diálogo onde se deve fornecer o nome do arquivo, o tipo e ainda o local do disco onde este deverá ser gravado.

72 A Abertura de um Documento Abrindo um arquivo: No menu "Arquivo", clique no comando "Abrir...". Quando esse comando for executado, uma caixa de diálogo será exibida mostrando os arquivos existentes dentro da pasta ativa. Escolha o arquivo a ser carregado. Clique no botão "OK". A Navegação Inicialmente utilize as barras de rolagem para navegar no texto e visualizar as suas diferentes partes. Além disso, algumas teclas também podem ajudar, tais como: HOME END PGUP PGDW CTRL + HOME CTRL + END início da linha. final da linha. tela acima. tela abaixo. início do documento. final do documento. Uma forma de navegar também para uma posição específica é através do comando "Localizar". A barra de rolagem somente será exibida quando o texto digitado for maior que o tamanho da janela. Os seguintes atalhos podem ser usados com o Windows.

73 Teclas Gerais do Windows Para Consultar a Ajuda sobre o item selecionado na caixa de diálogo Pressione...F1 Fechar um programa. Pressione...ALT+F4 Exibir o menu de atalhos para o item selecionado Pressione...ESHIFT+F10 Exibir o menu Iniciar Pressione...CTRL+ESC Alternar para a janela anterior. Ou alternar para a próxima janela mantendo pressionada a tecla ALT enquanto pressiona TAB repetidamente Pressione...ALT+TAB Recortar. Pressione...CTRL+X Copiar Pressione...CTRL+C Colar Pressione...CTRL+V Excluir Pressione...DEL Desfazer Pressione...CTRL+Z Ignorar a auto - execução ao inserir um CD Pressione...SHIFT enquanto insere o CD-ROM Para Para a área de trabalho, Meu Computador e Windows Explorer Quando um item está selecionado, você pode usar as seguintes teclas de atalho. Renomear um item. Pressione...F2 Localizar uma pasta ou arquivo Pressione...F3 Excluir imediatamente sem colocar o item na Lixeira Pressione...SHIFT+DEL Exibir as propriedades do item

74 Pressione...ALT+ENTER OU ALT+clique duplo Copiar um arquivo Pressione...CTRL enquanto arrasta o arquivo Criar atalho Pressione...CTRL+SHIFT enquanto arrasta um arquivo Para Meu Computador Selecionar tudo Pressione...CTRL+A Atualizar uma janela. Pressione...F5 Exibir a pasta um nível Pressione...BACKSPACE Fechar a pasta selecionada e todas as pastas pai Pressione...SHIFT enquanto clica no botão "Fechar" Somente para o Windows Explorer Ir Para Pressione...CTRL+G Alternar entre os painéis esquerdo e direito Pressione...F6 Expandir todas as subpastas sob a pasta selecionada Pressione...NUMLOCK+ ASTERISCO (* no teclado numérico) Expandir a pasta selecionada Pressione...NUMLOCK+SINAL DE ADIÇÃO (+ no teclado numérico) Ocultar a pasta selecionada. Pressione...NUMLOCK+SINAL DE SUBTRAÇÃO no teclado numérico) Expandir a seleção atual se estiver oculta; caso contrário, selecionar a primeira subpasta Pressione...SETA À DIREITA Expandir a seleção atual se estiver expandida;caso contrário, selecionar a pasta pai Pressione...SETA À ESQUERDA Para Mover-se entre as opções, para a frente Para caixas de diálogo de propriedades

75 Pressione...TAB Mover-se entre as opções, para traz Pressione...SHIFT+TAB Mover-se entre as guias, para a frente Pressione...CTRL+TAB Mover-se entre as guias, para traz Pressione...CTRL+SHIFT+TAB Para Abrir a lista "Salvar em" ou "Procurar em" Pressione...F4 Atualizar Pressione...F5 Para caixas de diálogo Abrir e Salvar Como Abrir a pasta um nível acima, se houver uma pasta selecionada Pressione...BACKSPACE Teclas de Atalho para Opções de Acessibilidade Para usar teclas de atalho para Opções Acessibilidade, as teclas de atalho devem estar ativadas. Para maiores informações consulte "Acessibilidade, teclas de atalho" no Índice da Ajuda. Para Ativar e desativar as Teclas de Aderência Pressione...SHIFT 5 vezes Ativar e desativar as Teclas de Filtragem Pressione...SHIFT DIREITA Durante 8 segundos Ativar e desativar as Teclas de Alternação Pressione...NUMLOCK Durante 5 segundos Ativar e desativar as Teclas do Mouse Pressione...ALT ESQUERDA+ SHIFT ESQUERDA +NUMLOCK Ativar e desativar o Alto Contraste Pressione...ALT ESQUERDA+ SHIFT ESQUERDA + PRINTSCREEN

76 ACESSÓRIOS Inúmeros acessórios acompanham o Windows, desde a calculadora, um editor de imagens, um editor de textos e até jogos de cartas. Vamos ver como utilizar vários desses acessórios. Menu Acessórios Calculadora A calculadora do Windows apresenta dois modos: o padrão e o científico. Selecione o seu modo preferido no menu Exibir. A calculadora pode ser operada com o mouse, mas, se preferir, você pode opera-la pelo teclado. Em Informática, as operações básicas são representadas pelos seguintes caracteres: Adição(+), subtração(-), multiplicação(*), divisão(/) e potenciação(^).

77 Entretenimento A Microsoft agrupou nos acessórios de entretenimento vários recursos multimídia. Com eles, você pode reproduzir vários tipos de arquivos multimídia, tais como: sons.wav, arquivos midi, áudio de CD musical, vídeos.avi, áudio.mp2, etc.. Menu Entretenimento Gravador de som Com o Gravador de som você reproduz ou grava arquivos de som tipo.wav. Os botões do programa seguem a mesma simbologia dos gravadores normais. Se há um microfone no seu micro, basta apertar o botão GRAVAR, para iniciar uma gravação e o botão PARAR para encerra-la.

78 Para ouvir a seqüência, aperte o botão RETORNAR e em seguida, o botão PLAY Quando você grava uma seqüência de som, a informação gerada fica disponível provisoriamente, enquanto o programa estiver aberto. Se você quer armazena-la de forma permanente, use o comando Salvar do menu Arquivo. Dê um nome para o arquivo e escolha uma pasta para guardalo. Assim, será criado um arquivo.wav, que pode ser aberto sempre que necessário. Lembrete: O formato.wav para arquivos de som é muito popular, mas consome bastante espaço em disco. CD player Com o CD player você ouve CDs musicais. Os botões seguem a mesma simbologia dos CD players reais. Você pode selecionar as faixas que vai ouvir e em que ordem vai ouvi-las. Mídia player O Mídia player é um dispositivo polivalente que reproduz vários tipos de arquivos multimídia, tais como: som.wav, vídeo.avi, áudio midi, áudio CD e arquivos do Active movie.

79 Para reproduzir um arquivo multimídia com o Mídia player, selecione o tipo de dispositivo que será usado. A caixa de diálogo surgirá, permitindo que você selecione um arquivo para reprodução. Controle de Volume Acesse o controle de volume pelo menu Entretenimento ou dando um duplo clique no ícone de alto falante que fica na Barra de Tarefas. Para cortar o áudio tique a opção sem áudio. É possível controlar o volume de reprodução e de gravação. Para alternar entre reprodução e gravação, clique no menu Opções e em Propriedades. Ferramentas de Sistema As ferramentas de sistema ajudam você a manter o micro em ordem. Vamos conhecer algumas delas. Menu Ferramentas de sistema

80 O ScanDisk Este programa utilitário varre os discos de memória em busca de erros. Os erros acontecem por vários motivos, tais como: travamento de programas, quedas de energia, áreas danificadas fisicamente no disco, etc.. O programa ScanDisk inspeciona o disco e determina se há dados perdidos, áreas danificadas e outros tipos de erros. Caso encontre dados perdidos, o ScanDisk recupera-os para você verificar mais tarde se eles são importantes ou não.

81 O Desfragmentador de disco Ao longo do tempo, muitos arquivos são criados e apagados no disco. Os espaços de memória são constantemente ocupados ou liberados. Um efeito dessa constante movimentação de arquivos é a desorganização do espaço. Pode ocorrer que arquivos sejam fragmentados em pedaços que ficam espalhados em regiões diferentes do disco. Esta fragmentação dos arquivos prejudica o desempenho do computador, pois as cabeças de leitura do disco ficam se movimentando demais. A função do programa Desfragmentador de disco é justamente organizar o espaço, eliminando os fragmentos de arquivo e pondo os arquivos mais usados na região de acesso mais rápido do disco. WORDPAD

82 O programa WordPad, diferente do bloco de notas por ser apenas um editor de texto, é considerado um processador de texto - não tão poderoso, mas praticamente atenderá a maioria das necessidades para edição de um documento simples. Quase todos os recursos oferecidos pelo processador estão disponíveis em barras de ferramentas que facilitará muito o trabalho. Quem já conhece o Word for Windows não encontrará dificuldades, poderíamos dizer que o WordPad é o irmão mais novo do Word for Windows. Backup Fazer um backup é gerar uma cópia de arquivos por segurança. Faça backup regular dos seus arquivos importantes. O Windows tem um programa específico para fazer cópias de segurança: o Microsoft Backup. Com ele, você cria arquivos de backup em unidades de fita, em disquetes, em drives de rede ou mesmo em discos rígidos. Criando um trabalho de backup Vamos exemplificar criando uma cópia de segurança da pasta Documentos pessoais em disquete. Um trabalho de backup segue as seguintes etapas:

83 1. Abra o Microsoft Backup. O atalho está no menu Ferramentas de sistema. 2. Insira um disquete no drive. 3. Defina onde será criado o backup. Neste caso, será em disquete 4. Selecione quais arquivos serão incluídos no backup. No nosso caso, selecionaremos a pasta Documentos pessoais. 5. Selecione em Opções, o tipo do backup: integral ou apenas arquivos modificados. O integral copia todos os arquivos selecionados. O backup de arquivos modificados copia só os arquivos selecionados que sofreram modificação desde o backup anterior. 6. Defina em Opções, se haverá uma verificação após a cópia, se o backup será compactado para economizar espaço e se haverá senha para recuperar o backup. 7. Depois de todas as definições feitas, salve o trabalho de backup. Clique em Arquivo e em Salvar. Dê um nome para o trabalho. Deste modo, se no futuro você quiser repetir o mesmo trabalho, todas as definições estarão preparadas. 8. Inicie o backup. Se houver necessidade, serão solicitados disquetes adicionais. Os arquivos de backup criados tem a extensão.qic. No final do processo você terá um relatório do trabalho. Restaurando um trabalho de backup Se você perdeu algum arquivo ou pasta importante, pode restaurar o backup do arquivo. Vamos exemplificar restaurando o backup que fizemos da pasta Documentos pessoais. 1. Abra o Microsoft Backup. 2. Clique na guia Restaurar. 3. Selecione o trabalho de backup que será restaurado. 4. Selecione os arquivos que serão restaurados. 5. Selecione o local onde os arquivos restaurados serão colocados. O normal é restauralos para o local de origem. 6. No menu Opções selecione as opções de restauração. O normal é não restaurar arquivos que estejam presentes no local de destino. 7. Clique em Iniciar. Ao final da restauração você terá um relatório da operação. Fazendo uma limpeza nos arquivos Durante o uso do micro vários arquivos descartáveis são criados. Com o tempo estes arquivos podem ocupar um espaço considerável no disco. Em certos casos eles chegam a comprometer o desempenho do computador. Use o programa utilitário Limpeza de Disco periodicamente para remover os arquivos descartáveis de seu disco, tais como: arquivos temporários de Internet, arquivos.tmp e arquivos enviados para a Lixeira. O atalho para Limpeza de disco está no menu Ferramentas de sistema.

84 Agendamento de tarefas O Agendamento de tarefas permite iniciar automaticamente a execução de programas em determinados dias e horários. Você pode agendar o início de tarefas como o ScanDisk, o Desfragmentador de disco, a Limpeza de disco e programas anti-vírus. Deste modo, periodicamente será feita uma manutenção dos seus discos, sem que você tenha que se lembrar de fazer isso manualmente. Para agendar uma tarefa faça assim: 1. Inicie o Agendamento de tarefas. O atalho encontra-se em Acessórios/Ferramentas de Sistema. 2. Dê um duplo clique no ícone Adicionar tarefa agendada... Surgirá o Assistente de tarefa agendada. 3. Defina as opções dadas pelo Assistente: que programa será executado, quando será executado, com que periodicidade, etc.. Ao final do processo clique em Concluir.

85 O Paint O Paint é um programa auxiliar para criação de desenhos artísticos. Muito limitado, se comparado ao CorelDraw, por exemplo, o Paint se presta muito bem para criar figuras ilustrativas. No Menu da pasta Acessórios, clique na opção Paint. Aguarde o programa Paint ser carregado na memória RAM Barra de Título Botão Minimizar Botão Maximizar Botão Fechar Criando um desenho com o Paint

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional Windows Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 O que é Sistema operacional? O que é Windows? Interface gráfica: Comunicação entre usuário e computador de forma mais eficiente

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Sumário Os elementos de uma Janela Menu de Controle Título da Janela Guias Barras de Rolagem Botões de Acesso Rápido Barra de Status Movendo e Dimensionando

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Mini-curso Informática Básica

Mini-curso Informática Básica Mini-curso Informática Básica Módulo II Sistema Operacional (Windows) Grupo PET-Computação (pet@dsc.ufcg.edu.br) DSC/CCT/UFCG Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse

Leia mais

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Manual de Utilização Site Manager Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Índice 1. Acesso ao Site Manager...3 2. Construção/Alteração do Menu Principal...4 3. Inserção/ Alteração de Conteúdos...7 4. Upload

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias. WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.net 1 MS-Windows XP Sistema Operacional da Microsoft Com Interface

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK Windows em geral WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item. WIN + D = Mostrar área de trabalho. WIN + M = Minimizar tudo. SHIFT + WIN + M = Desminimizar

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Email: profjorgealonso@gmail.com / Jorge Alonso Ruas 1 Windows 7 Área de Trabalho / Desktop 2 Barra de Tarefas Botão Iniciar Botões de Inicialização Rápida Área

Leia mais

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 Informática Windows 7 QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 1) Considerando a figura exibida acima, ao repousar o ponteiro do mouse sobre o ícone doword, aparecerão três miniaturas, representando arquivos desse programa

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

Microsoft Windows. Aspectos gerais

Microsoft Windows. Aspectos gerais Aspectos gerais É um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft Foi desenhado de modo a ser fundamentalmente utilizado em computadores pessoais Veio substituir o sistema operativo MS-DOS e as anteriores

Leia mais

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original,

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, WINDOWS - FCC 01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, A) a ativação do firewall do Windows é feita por intermédio do menu Arquivo

Leia mais

Apostila de Windows XP

Apostila de Windows XP Table of Contents Introdução...1 Area de trabalho...5 Ícones...7 Barra de tarefas...8 O Botão Iniciar...10 Todos os programas...14 Logon e Logoff...16 Desligando o Windows XP...18 Acessórios do Windows...20

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Apostila retirada do site Apostilando.com

Apostila retirada do site Apostilando.com Introdução... 2 Area de trabalho... 3 Ícones... 3 Barra de tarefas... 3 O Botão Iniciar... 4 Todos os programas... 5 Logon e Logoff... 6 Desligando o Windows XP... 6 Acessórios do Windows... 7 Janelas...

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

Tarefas principais e comandos básicos

Tarefas principais e comandos básicos Tarefas principais e comandos básicos Sobre o Windows XP. O nome "XP" deriva de experience, experiência em inglês; Foi sucedido pelo Windows Vista 2007; em janeiro de As duas principais edições são Windows

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 1. MOVIMENTAÇÃO ENTRE PASTAS Todo o funcionamento do Windows Explorer gira em torno da sua capacidade de transitar entre as pastas salvas no disco de armazenamento.

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais