HORA ATIVIDADE INTERATIVA: A EXPERIÊNCIA DE UM DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA WEB COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HORA ATIVIDADE INTERATIVA: A EXPERIÊNCIA DE UM DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA WEB COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ"

Transcrição

1 HORA ATIVIDADE INTERATIVA: A EXPERIÊNCIA DE UM DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA WEB COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ Resumo ANGREWSKI, Elisandra 1 - SEED/PR SCHREIBER, Monica Bernardes de Castro 2 - SEED/PR MARCONDES, Ionara 3 - SEED/PR SIQUEIRA, Marileusa Araújo 4 - SEED/PR Grupo de Trabalho - Comunicação e Tecnologia Agência Financiadora: não contou com financiamento O uso de ferramentas de Internet para realizar encontros virtuais que fomentem debates tem sido cada vez mais aceito e utilizado no meio educacional. Assim, entendendo que esses encontros, além de proporcionar a troca de experiências, contribuem com a formação docente, a Diretoria de Tecnologia Educacional, por meio da equipe disciplinar do Portal Dia a Dia Educação 5 e do Departamento de Educação Básica (DEB), da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), implantou, no ano de 2012, a Hora Atividade Interativa (HAI). Realizada através do software Coveritlive, que permite a interação síncrona por meio de chat, a HAI tem a finalidade de proporcionar aos professores das diversas áreas do conhecimento momentos de socialização de ideias e experiências vivenciadas em sala de aula, debates sobre o uso de tecnologias, a fim de estabelecer um canal de comunicação entre professor-seed. O objetivo deste trabalho é apresentar a efetividade desta ferramenta, com 1 Especialista em Filosofia da Arte e Estética pela UFPR. Graduada em Filosofia pela UFPR. Técnica pedagógica da disciplina de Sociologia do Portal Dia a Dia Educação. elisandraangrewski@seed.pr.gov.br. 2 Mestre em Educação pela PUC/PR. Especialista em Administração em Recursos Humanos pela UTP/PR. Graduada em Pedagogia pela UFPR. Coordenadora pedagógica do Portal Dia a Dia Educação. monica@seed.pr.gov.br. 3 Doutoranda em Ecologia da Paisagem na UFPR. Mestre em Conservação da Natureza pela UFPR. Graduada em Engenharia Florestal pela UFPR. Técnica pedagógica da disciplina de Biologia do Portal Dia a Dia Educação. ionaramarcondes@seed.pr.gov.br. 4 Mestre em Entomologia pela UFPR. Graduada em Ciências Biológicas pela UFPR. Técnica pedagógica da disciplina de Ciências do Portal Dia a Dia Educação. marileusa@seed.pr.gov.br 5 O Portal Dia a Dia Educação é uma ferramenta tecnológica integrada ao site institucional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). Lançado em 2004 e reestruturado em 2011, essa ferramenta tem o intuito de disponibilizar serviços, informações, recursos didáticos e de apoio para toda a comunidade escolar. (Endereço eletrônico para acesso ao Portal:

2 5344 foco nos resultados obtidos na HAI/2013 das disciplinas de Ciências e Biologia que tiveram como tema A Educação Ambiental no ensino de Ciências e Biologia. Considerou-se que houve representatividade estatística com 286 professores que acompanharam os debates, evidenciando-se, assim, a importância de espaços virtuais que privilegiam a interação entre os professores. A partir dos dados obtidos foi possível, também, concluir que há necessidade de se ampliarem os processos de formação dos professores para que esses tenham melhores subsídios e consigam inserir mais e de melhor forma questões de sustentabilidade e de Educação Ambiental no cotidiano escolar. Palavras-chave: Formação docente. Tecnologias educacionais. Hora atividade interativa. Introdução No contexto de sociedade contemporânea a discussão sobre meio ambiente e seus diversos usos é cada vez mais urgente. Somando-se a concentração das pessoas nos centros urbanos, há grandes desafios para a construção de cidades mais equilibradas, que atendam a todos os seres que ocupam esses espaços. O uso das novas tecnologias de comunicação com enfoque na Educação Ambiental representa um avanço, pois, por meio da integração da informática e dos multimeios, pode haver uma maior sensibilização e um maior conhecimento dos ambientes e dos problemas relacionados às diferentes culturas e temporalidades, bem como tornar as ações mais eficientes e eficazes, tendo em vista a rápida troca através dos meios de comunicação. O uso das Tecnologias da Informação (TI) na educação tem se tornado uma ferramenta cada vez mais utilizada e difundida tanto para a formação docente quanto para a discente. Acompanhando essa evolução digital, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) através da Diretoria de Tecnologias Educacionais (Ditec) implantou, no ano de 2012, a Hora Atividade Interativa (HAI), que possibilita um momento de discussão e interação, tendo como principal objetivo a apresentação de metodologias que auxiliem os professores da rede pública estadual em sua prática didática. Assim, este trabalho tem como objetivos apresentar os resultados obtidos na HAI 2013 das disciplinas de Ciências e Biologia, que tiveram como tema A educação Ambiental no Ensino de Ciências e no de Biologia, e verificar a efetividade das ferramentas de TI utilizadas nesse processo de capacitação.

3 5345 Histórico É comum ao se falar em recursos tecnológicos remeter-se à televisão, ao computador e à internet. Tratando-se de educação, a internet, por exemplo, tem se mostrado eficiente na transmissão de informações e na comunicação de elementos que colaboram na construção do conhecimento. Através dela é possível fazer os mais diversos tipos de pesquisas, ter acesso a conteúdos completos de livros, revistas, bem como se comunicar com o mundo, adquirindo informações em tempo real. No entanto, como aponta Moran (2001) as tecnologias podem nos ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um de nós, isto é, o conhecimento. Foi pensando nessa possibilidade da web que a Superintendência de Educação da Secretaria de Estado de Educação (SEED) solicitou, no início de 2012, à Diretoria de Tecnologia Educacional (Ditec), a infraestrutura para realização de um encontro virtual entre as escolas da rede Estadual de Ensino do Paraná. Diante do desafio posto, iniciou-se a pesquisa de ferramentas que atendessem a demanda, bem como a organização logística para a realização de tal encontro que contaria com a participação das escolas da rede. Definiu-se, após pesquisas e testes, pelo uso do software Coveritlive por atender a demanda referente ao número de participantes, ser gratuito e de fácil utilização. Ele permite que os usuários discutam o assunto de maneira síncrona sem precisar instalar nenhum adicional no seu computador. Além disso, o administrador, de um modo simples, pode lançar e moderar comentários; acompanhar estatísticas; gerenciar moderação liberada, vídeos, fotos, sons, textos e publicidade; integrar comentários de redes sociais, como Twitter e Facebook; incluir pesquisas; agendar eventos com possibilidade de alertar automaticamente os participantes e encerrar o chat a qualquer momento. A primeira experiência com o uso do software foi na Semana Pedagógica de 2012, numa atividade que contou com 19 mil participantes. No decorrer do evento, uma enquete (Figura 1) foi realizada e 82% dos participantes afirmaram ter gostado do recurso utilizado por possibilitar a interação e a troca de experiência.

4 5346 Figura 1 - Atividade Interativa Semana Pedagógica 2012 Fonte: PARANA, Em posse desse resultado e por entender da importância de um canal de comunicação síncrono 6 entre professor e a SEED, que a Diretoria de Tecnologia Educacional (Ditec) por meio da Coordenação do Portal Dia a Dia Educação pensou em desenvolver um projeto utilizando o software Coveritlive com o objetivo de proporcionar aos professores das diversas áreas do conhecimento momentos de socialização de ideias e experiências vivenciadas em sala de aula. Para tanto, a equipe disciplinar do Portal Dia a Dia Educação fez um estudo sobre as possibilidades e limites de realização e efetivação desse tipo de atividade. Após reuniões e discussões, optou-se, então, por um formato disciplinar, com temáticas/conteúdos específicos de cada disciplina, periodicidade semestral, com duração de 50 minutos, realizada nos dias da Hora Atividade Concentrada 7. Este projeto foi intitulado de Hora Atividade Interativa HAI, por acontecer nos dias da Hora Atividade Concentrada dos professores. Metodologia A partir do formato definido iniciou-se a elaboração metodológica da primeira HAI, na disciplina de Matemática, cujo modelo passou a ser referência para as demais disciplinas. Para a realização do primeiro evento foi planejado as seguintes etapas: Primeira etapa: Definição de um tema; pesquisa e seleção do material relacionado à elaboração da justificativa, da fundamentação teórica, do objetivo e das questões norteadoras 6 Comunicação síncrona é a interação realizada em tempo real. (CAMPOS, 2003, p. 56). 7 A hora atividade constitui-se como o tempo reservado aos professores em exercício de docência, voltado para estudos, reflexões acerca da prática, planejamento das atividades docentes, bem como para o estreitamento da relação com a comunidade escolar, contribuindo para a melhoria qualitativa do processo educacional. Assim, visando uma melhor organização pedagógica da hora atividade, a SEED-PR propôs, no final de 2011, a hora atividade concentrada por disciplina. (PARANÁ, 2013).

5 5347 do debate 8 ; criação de um espaço na página disciplinar do Portal Dia a Dia Educação que concentrasse o material de referência do encontro. Segunda etapa: Elaboração de uma carta aos Chefes de Núcleos comunicando o evento e solicitando a participação da equipe pedagógica em uma webconferência para conhecer a proposta e a metodologia. Concomitantemente aconteceu a preparação da equipe de apoio do Portal dia a Dia Educação para o uso da ferramenta na mediação das intervenções. Terceira etapa: Divulgação da atividade, por meio de notícias postadas no ambiente Educadores e nas páginas disciplinares do Portal Dia a Dia Educação, envio de um boletim informativo, via , aos professores; e, durante a semana e no dia do evento, foram feitas postagens no twitter convidando os professores da rede a participarem. Quarta etapa: Realização do debate. Todas as interações dos professores são lidas, analisadas e mediadas pela equipe proponente equipe disciplinar do Portal Dia a Dia Educação em conjunto com a equipe disciplinar do Departamento de Educação Básica. Quinta etapa: Após cada encontro, as postagens dos professores, bem como o resultado das enquetes submetidas no decorrer dos debates, são analisados pelo técnico responsável da disciplina e compiladas em relatórios individuais. No ano de 2012 participaram da atividade professores, distribuídos nas 25 edições do evento. Pensando na continuidade dessas atividades, sempre nos minutos finais das HAIs é solicitado aos professores participantes sugestões de temas para os próximos eventos. Nas disciplinas de Biologia e Ciências os professores apontaram como relevante um encontro que tratasse do tema Educação Ambiental. Como o projeto da HAI passou a ser integrado nas ações do Portal, o primeiro tema abordado nas disciplinas de Biologia e Ciências no ano de 2013 foi Educação Ambiental no ensino de Biologia e Ciências. Conforme será relatado a seguir, foi possível perceber a importância dessas discussões e a troca de ideias e experiências para que a SEED, enquanto mantenedora, possa avaliar, planejar e aplicar políticas de formação que venham a atender as necessidades dos professores. 8 Para estimular e qualificar o debate pedagógico foram formuladas afirmações e perguntas para serem postadas durante os debates. Também foram feitas respostas para perguntas previsíveis e sobre temas externos, a fim de agilizar as interações. Com a finalidade de avaliar o encontro e desencadear ações posteriores, foram produzidas, ainda, enquetes, publicadas no decorrer da HAI.

6 5348 Hora Atividade Interativa Educação Ambiental no ensino de Biologia e Ciências Na HAI de Biologia e de Ciências realizadas em maio de 2013 teve como discussão e debate a sustentabilidade, tendo como foco a Educação Ambiental. Entende-se que o cidadão comum tem ampla responsabilidade no que diz respeito ao uso do meio ambiente e a partir do momento que o conhece poderá contribuir com a redução dos impactos humanos sobre os ecossistemas urbanos e/ou rurais. Fundamentação Teórica A questão ambiental conquistou espaço em debates a partir da década de 70, sendo a partir de então tema de eventos internacionais, como as conferências da Organização das Nações Unidas (ONU), ocorridas em Estocolmo (1972), Tbilissi (1977), Rio de Janeiro (1992), Thessaloniki (1997), Johannesburgo (2002) e Rio+20 (2012). Esses debates são importantes, pois há a necessidade de rever a relação ser humano meio ambiente, que tem ganhado atenção dos governantes, da iniciativa privada, da comunidade científica, da mídia e da sociedade civil organizada e assim se tornam efetivas várias ações, no mundo. A Constituição Federal em seu Capítulo VI Do meio ambiente - Art. n. 225, descreve: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (BRASIL, 1988). A Lei n , de 27 de abril 1999, dispõe sobre a Educação Ambiental, instituindo a Política Nacional de Educação Ambiental, tem aqui como destaques: Art Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Art A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal. Art Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental. [...] II - às instituições educativas, promover a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem. (BRASIL, 1999)

7 5349 Assim, entende-se que parte desse princípio a responsabilidade primária de que qualquer cidadão deve cuidar do meio ambiente. Essa é a única Lei que dá ao cidadão comum o poder de policial em defesa desse bem comum, que é o meio ambiente. Tomando-se como referência o fato de a maior parte da população mundial (UNFPA, 2011), e também a brasileira (IBGE, 2011), viverem em cidades, observa-se uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental crescente. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno das questões ambientais, numa perspectiva contemporânea. Para Leff (2001), não existe possibilidade de: [ ] resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento. Para Jacobi (2003) esse processo de degradação cria demandas, dentre às quais a necessária articulação com a produção de sentidos sobre a Educação Ambiental, onde diversos atores e sistemas de conhecimento devem estar envolvidos, destacando-se a capacitação profissional e a comunidade universitária dentro de uma perspectiva interdisciplinar e o desafio de inserir essa questão na educação formal e não formal, cujo enfoque deve buscar uma perspectiva holística (que relaciona o homem, a natureza e o universo), pois assim será possível reduzir os impactos humanos no meio ambiente, cujos recursos naturais se esgotam. Segundo Reigota (1998), a Educação Ambiental aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização, na mudança de comportamento, no desenvolvimento de competências, na capacidade de avaliação e na participação dos educandos. Para Pádua e Tabanez (1998), a Educação Ambiental propicia o aumento de conhecimentos, mudança de valores e aperfeiçoamento de habilidades, condições básicas para estimular maior integração e harmonia dos indivíduos com o meio ambiente. As Leis são instrumentos públicos que exigem conhecimentos, posturas, aprendizados e práticas para que as soluções se estabeleçam e venham a desenvolver mecanismos que promovam a conservação ambiental, a inclusão social, o desenvolvimento sustentado e, acima de tudo, a colaboração comunitária. Assim, tornam-se indispensáveis os processos de organização e democratização das informações com métodos que mobilizem o interesse e a participação dos variados públicos e consumidores que compõe os grupos sociais. E, então,

8 5350 serão necessários instrumentos e metodologias que sensibilizem e mobilizem os vários setores da sociedade, principalmente os profissionais responsáveis pela formação do cidadão. Portanto, de acordo com o que preveem as diferentes Leis, a Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (BRASIL, 2012), e as Diretrizes Curriculares de Biologia para a Educação Básica (PARANA, 2008), o trabalho e a fundamentação teórica constantes propiciarão o desenvolvimento de um pensamento crítico essencial à formação de um aluno/cidadão, que com toda certeza intervirá nos processos ambientais de onde vive, podendo assim melhorar as políticas locais relativas ao meio ambiente. Debates na HAI O debate acerca do tema proposto foi organizado de maneira a diagnosticar a concepção do professor(a) sobre o significado da Educação Ambiental (EA) e como ele(a) insere esta temática em seu planejamento. Iniciou-se o debate questionando o que é EA. Depois, discutiu-se como a EA pode ser contemplada no currículo das disciplinas de Biologia e Ciências. Para auxiliar neste exercício, foi proposta a análise de uma atividade prática para elencar os conteúdos de EA que podem ser inseridos nos conteúdos básicos das disciplinas. O resultado foi positivo, pois foram apresentadas muitas sugestões e os professores conseguiram visualizar como poderiam trabalhar em suas disciplinas e em conjunto com as outras. Foi salientado, também, que o estudo a partir de práticas como a horta, ou com resíduos sólidos, possibilita a reflexão e a problematização no contexto socioambiental. Na sequência, houve troca de experiências entre os participantes e a equipe de mediação apresentou algumas possibilidades de uso de atividades práticas, áudios, sugestões de sites, trechos de filmes, vídeos disponíveis no Portal Dia a Dia Educação. Destacou-se também a importância da Educomunicação, que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem através de meios de mídia, como, por exemplo, o uso de rádio escolar, rádio virtual, videogames, softwares de aprendizagem on-line, blogs, fotografia, projetos de entrevistas e reportagens executadas pelos estudantes. Incentivando a inclusão da iniciação científica na prática do professor, divulgou-se o evento IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltados para o

9 5351 fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Durante a execução da HAI foram lançadas oito enquetes e, por fim, uma questão que solicitava sugestões de temas para as próximas edições. O evento contou com a participação de 286 professores de diversos Núcleos Regionais de Educação do Paraná 9 (NRE). Foram contabilizados 740 comentários, dos quais foram publicados 595. A equipe proponente interveio 121 vezes nos debates, por meio de intervenções, com intuito de direcionar o debate e/ou esclarecer algumas questões enviadas pelos participantes. Sobre os dados mencionados, verificamos que o número de professores que participaram do evento foi baixo se considerarmos a quantidade de profissionais docentes de Biologia e Ciências - aproximadamente oito mil em todo o Paraná. No entanto, esse número não deve ser desprezado, uma vez que a participação é espontânea e acontece durante a hora atividade do professor, momento, este, destinado à correção de provas, trabalhos, planejamento, reuniões pedagógicas e outras atividades relacionadas à docência. A partir das intervenções e dos comentários feitos pelos professores, vale a pena destacar algumas observações. Sobre o tema proposto para discussão, percebemos que houve uma boa receptividade, já que consideraram o assunto relevante para a prática docente. Comentários como o das professoras quando afirmam Adorei participar desse momento e o Obrigada a todos... foi um ótimo momento para a troca de ideias e experiências expressam a importância do evento e a pertinência desse assunto para os professores Biologia e Ciências. Em relação ao primeiro questionamento, que versava sobre o conhecimento de EA, comentários como o dos professores Educação ambiental é aquela que prepara o indivíduo o cidadão levando a uma convivência direta com a natureza de maneira consciente e É uma forma de sensibilização para as ações do ser humano para minimizar o máximo as alterações antrópicas, demonstram que os participantes detém o conhecimento sobre o conceito de EA. Com relação à legislação pertinente, 53% dos participantes afirmaram conhecer a brasileira e a estadual, enquanto 47% afirmaram desconhecer. No decorrer das discussões, ficou evidente o entendimento de que o conteúdo EA está presente nos currículos, tanto de Biologia quanto de Ciências, além de constar, também, nos Projeto Político Pedagógico (PPP's) e na Proposta Pedagógica Curricular (PPC's) das escolas. 9 Núcleo Regional de Educação (NRE) é a entidade pública que representa a Secretaria de Estado da Educação do Paraná em 32 regiões distribuídas no Estado.

10 5352 Sobre isso se destaca a afirmação dos professores: Mesmo estando no PPP da escola, todos os professores devem estar cientes que o ambiente à [sic] de todos ; A EA deve estar prevista desde o PPP, PPC, planejamento e Plano de Trabalho Docente para que os objetivos sejam alcançados e [...] além de estar na PPC, na prática dos professores em sala, acrescento que também na gestão da direção da escola. Quando questionados sobre como a EA esta inserida em sua escola, 71% responderam que a EA está inserida nas disciplinas, enquanto 14% afirmaram que realizam projetos interdisciplinares, 10,5% cumprem o conteúdo somente em datas comemorativas e 4,5% desconheciam a EA. Levando-se em consideração o que dizem as Leis n /99 PNEA (BRASIL, 1999) e n /13 PEEA (BRASIL, 2013), que apresentam como objetivos fundamentais da EA o desenvolvimento de práticas integradas que contemplem suas múltiplas e complexas relações, divulgar e socializar as informações socioambientais e estimular o fortalecimento de uma consciência crítica sobre as questões ambientais e sociais, há de se observar que 15% dos professores estão aquém do que se espera nas discussões sobre tão relevante tema. Durante as discussões percebeu-se que os professores fazem recortes da EA e que não há metodologias de ensino, o que prejudica os processos de aprendizagem e de metacognição. Vejam-se alguns exemplos: A EA está presente no currículo de Biologia, sempre que abordamos assuntos relacionados ao meio ambiente, onde o nosso educando é levado a refletir suas ações, estamos praticando a Educação Ambiental. Quanto à frequência com que trabalhavam a EA, 85,5% responderam que ela está muito relacionada ao conteúdo das duas disciplinas e 14,5% disseram que não é fácil estabelecer relações de EA com os conteúdos; sobre os temas de EA, 51,5% responderam que depois da HAI pretendem aprofundar-se sobre a temática, enquanto 46,5% pretendem ampliar o tema em suas aulas, e 2% não formaram opinião. Quando perguntados sobre os processos de formação relacionados à temática sustentabilidade e EA, 26% afirmaram nunca ter participado; 37% participaram nos últimos dois anos e 37% haviam participado há mais de três anos, sendo que 95% consideraram que cursos de formação sobre sustentabilidade são determinantes para o desenvolvimento de trabalhos em sala de aula, enquanto 5% consideram não ser. Sobre eventos como esse 95,5% consideraram ser importante esses momentos de discussão, enquanto apenas 4,5 % consideraram que o programa não atendeu às expectativas,

11 5353 mas participariam de outros debates; 81% consideraram o tempo de duração (50 minutos) suficiente para o debate, e 19% acharam que o tempo não é suficiente. Considerações finais Analisados os dados das enquetes e dos debates, compreende-se que os professores participantes demonstraram entendimento sobre a relevância e urgência do desenvolvimento do trabalho com EA na Educação Básica. A maior fragilidade se apresentou na transposição didática necessária para desenvolver EA em suas disciplinas, seja de maneira interdisciplinar 10 ou em conjunto com outros professores. A equipe mediadora procurou demonstrar que é possível a integração da EA nas disciplinas de Biologia e Ciências, no entanto entende-se que é uma tarefa desafiadora e, por isso, merece leituras e estudos mais aprofundados, uma vez que a carência dessas leituras advindas da formação inicial e continuada pode ser, em alguma medida, a causa das dificuldades em trabalhar a EA em sala por meio das disciplinas acima citadas. Nesse sentido, o evento evidenciou a importância de se incluir em processos de formação continuada a EA. Também se faz necessário a ampliação de espaços, sejam presenciais ou não, que proporcionem a discussão sobre aspectos didáticos e metodológicos do trabalho com EA, para que os professores tenham melhores subsídios e consigam inserir mais e de melhor forma questões de sustentabilidade e de EA no cotidiano escolar. REFERÊNCIAS BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil (1988). Brasília: Senado Federal, Lei n , de 11 de janeiro de Brasília, Disponível em: < &indice=1&totalregistros=57&anospan=2013&anoselecionado=2013&messelecionado=0& ispaginado=true>. Acesso em: 25 abr Lei n , de 27 de abril de Brasília, Disponível em: < Acesso em 25/04/2013>. Acesso em: 25 abr Neste documento as relações interdisciplinares são compreendidas como as que se estabelecem quando ao tratar o objeto de estudo de uma determinada disciplina, busca-se conceitos e referenciais teóricas de outras disciplinas que possibilitam uma abordagem mais abrangente. (PARANÁ, 2008, p. 27).

12 5354. Resolução n. 2, de 15 de junho de Brasília, Disponível em: < Acesso em 05 maio CAMPOS, F. C. A. et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A Editora, IBGE. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Sinopse do Censo Demográfico Rio de Janeiro, Disponível em: < Acesso em: 25 abr JACOBI, P. Educação ambiental, Cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p , mar LEFF, H. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, MORAN, J. M. Novos desafios na educação - a Internet na educação presencial e virtual. In: PORTO, T. M. E. (Org.). Saberes e Linguagens de educação e comunicação. Pelotas: UFPel, p Disponível em: < Acesso em: 12 maio PÁDUA, S.; TABANEZ, M. Educação Ambiental: caminhos trilhados no Brasil. São Paulo: Ipê, PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Biologia para a Educação Básica. Curitiba: SEED, Disponível em: < Acesso em: 03 mar Hora Atividade Concentrada Curitiba, (Documento de circulação interna encaminhado por aos Chefes dos Núcleos Regionais do Paraná).. Portal Dia a Dia Educação. Semana Pedagógica Interativa Curitiba, Disponível em: < Acesso em: 19 jul REIGOTA, M. Desafios à Educação Ambiental escolar. In: JACOBI, P. et al. Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, p UNFPA. Divisão de Informações e Relações Externas. Relatório sobre a Situação da População Mundial Pessoas e possibilidades em um mundo de 7 bilhões. Brasília: UNFPA Brasil, Disponível em: < Acesso em: 25 abr

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

(Publicada no D.O.U em 30/07/2009)

(Publicada no D.O.U em 30/07/2009) MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS RESOLUÇÃO N o 98, DE 26 DE MARÇO DE 2009 (Publicada no D.O.U em 30/07/2009) Estabelece princípios, fundamentos e diretrizes para a educação,

Leia mais

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria andrelaizes@gmail.com Ticiane

Leia mais

A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL

A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL Ana Maria G. D. MENDONÇA 1, Darling L. PEREIRA 2,,José J. MENDONÇA 3, Aluska M. C. RAMOS 4 Maria S. B. DUARTE

Leia mais

Política Nacional de Participação Social

Política Nacional de Participação Social Política Nacional de Participação Social Apresentação Esta cartilha é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República para difundir os conceitos e diretrizes da participação social estabelecidos

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET

CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET 1 CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET 04/2007 Mílada Tonarelli Gonçalves CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária

Leia mais

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA COM-VIDA Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola Criado a partir das deliberações da I Conferência

Leia mais

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL Danilo Coutinho da Silva Bacharel e Licenciado em Geografia - UFPB danilogeog@hotmail.com INTRODUÇÃO A Educação Ambiental (EA) deve

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CÍCERO WILLIAMS DA SILVA EMERSON LARDIÃO DE SOUZA MARIA DO CARMO MEDEIROS VIEIRA ROBERTO GOMINHO DA SILVA

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores Laboratório Multidisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (LabMEC), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas:

Leia mais

Fabiola Rizzo Sanchez José Carlos Balbino Rosa Eliane Aparecida Souza Cruz Gildete de Oliveira Batista

Fabiola Rizzo Sanchez José Carlos Balbino Rosa Eliane Aparecida Souza Cruz Gildete de Oliveira Batista Fabiola Rizzo Sanchez José Carlos Balbino Rosa Eliane Aparecida Souza Cruz Gildete de Oliveira Batista Tema que deve ser discutido e refletido em todos os meios sociais, que pode ter como uma de suas principais

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHEÇA O AMBIENTE ATRAVÉS DO WIKI Rosane Aragón de Nevado 1 ; Janaína Oppermann 2

OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHEÇA O AMBIENTE ATRAVÉS DO WIKI Rosane Aragón de Nevado 1 ; Janaína Oppermann 2 OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHEÇA O AMBIENTE ATRAVÉS DO WIKI Rosane Aragón de Nevado 1 ; Janaína Oppermann 2 RESUMO Os hábitos e costumes humanos tem alterado intensamente os ecossistemas

Leia mais

educação ambiental: estamos caminhando... EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTAMOS CAMINHANDO...

educação ambiental: estamos caminhando... EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTAMOS CAMINHANDO... EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTAMOS CAMINHANDO... RAQUEL DA SILVA PEREIRA raquelspereira@uol.com.br universidade municipal de são caetano do sul O livro escrito pelos professores e pesquisadores José Carlos Barbieri

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA 11 PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA O PVANet é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de uso exclusivo da UFV. Os AVAs apresentam diferenças de layout, forma de acesso, funcionamento,

Leia mais

a Resolução CONAMA nº 422/2010 de 23 de março de 2010, que estabelece diretrizes para as campanhas, ações e projetos de educação ambiental;

a Resolução CONAMA nº 422/2010 de 23 de março de 2010, que estabelece diretrizes para as campanhas, ações e projetos de educação ambiental; Portaria Normativa FF/DE N 156/2011 Assunto: Estabelece roteiros para elaboração de Plano Emergencial de Educação Ambiental e de Plano de Ação de Educação Ambiental para as Unidades de Conservação de Proteção

Leia mais

Curta Saneamento Básico

Curta Saneamento Básico Curta Saneamento Básico Justificativa: As temáticas propostas pela Campanha da Fraternidade (CF) têm como objetivo conscientizar a sociedade em relação a problemas sociais que afetam a população brasileira,

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO Da Concepção e Objetivos Art.1º A extensão acadêmica é um processo educativo, cultural, que se articula ao ensino

Leia mais

Estratégias de e-learning no Ensino Superior

Estratégias de e-learning no Ensino Superior Estratégias de e-learning no Ensino Superior Sanmya Feitosa Tajra Mestre em Educação (Currículo)/PUC-SP Professora de Novas Tecnologias da Anhanguera Educacional (Jacareí) RESUMO Apresentar e refletir

Leia mais

Lei N X.XXX de XX de XXXXX de XXX

Lei N X.XXX de XX de XXXXX de XXX Lei N X.XXX de XX de XXXXX de XXX Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER

Leia mais

PROJETO: ESCOLA DIGITAL

PROJETO: ESCOLA DIGITAL GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E.E.F.M. MARIA EDILCE DIAS FERNANDES. PROJETO: ESCOLA DIGITAL PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental: 20 Alunos do 8º ano; 24 do 9º ano Ensino Médio:

Leia mais

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo [...] devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

TRANSVERSALIDADE. 1 Educação Ambiental

TRANSVERSALIDADE. 1 Educação Ambiental TRANSVERSALIDADE Os temas transversais contribuem para formação humanística, compreensão das relações sociais, através de situações de aprendizagens que envolvem a experiência do/a estudante, temas da

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE - MT 2011 Apresentação Articulado com o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (2011-2015)

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES Marcia Regiane Miranda Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes marcia.sme@pmmc.com.br

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1.374, DE 08 DE ABRIL DE 2003. Publicado no Diário Oficial nº 1.425. Dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental e adota outras providências. O Governador do Estado do Tocantins Faço

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano.

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano. Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 3º ano Componente Curricular: Ciências Naturais

Leia mais

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento A construção da Base Nacional Comum para garantir Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta EDUCAÇÃO AMBIENTAL Meta e Estratégias Meta Universalizar a educação socioambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, como uma prática inter, multi e transdisciplinar, contínua e permanente nos

Leia mais

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS Davi Argemiro Henrique Cardoso de Oliveira e-mail: davicardosod@gmail.com Francione Gomes Silva

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI).

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI). A Produção de pesquisas sobre Educação dos Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) cadastrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI),

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

Hai Hora Atividade Interativa: Uso do dicionário nas aulas de Língua Estrangeira Moderna Espanhol, na escola pública do Estado do Paraná.

Hai Hora Atividade Interativa: Uso do dicionário nas aulas de Língua Estrangeira Moderna Espanhol, na escola pública do Estado do Paraná. Hai Hora Atividade Interativa: Uso do dicionário nas aulas de Língua Estrangeira Moderna Espanhol, na escola pública do Estado do Paraná. Jaqueline Inês Koloda Moletta Resumo Este artigo visa apresentar

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - ES PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Introdução O Programa Municipal de Educação Ambiental estabelece diretrizes, objetivos, potenciais participantes, linhas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TOR)

TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DIVERSIDADE COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE UNIPLAC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO COMUNITÁRIO

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE UNIPLAC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO COMUNITÁRIO UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE UNIPLAC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO COMUNITÁRIO Projeto do Curso de Extensão ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO

DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO Este roteiro de elaboração do Documento Técnico do Projeto tem por objetivo subsidiar a apresentação de propostas para desenvolvimento do Programa Luta pela Cidadania, que

Leia mais

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores)

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores) 1 Sobre o Movimento O Movimento é uma ação de responsabilidade social digital; Visa a formação de usuários digitalmente corretos Cidadania Digital, através de uma campanha de conscientização direcionada

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem O Projeto e-jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação SEDUC, cuja proposta visa oferecer formação em Tecnologia da Informação

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE A INSTITUIÇÃO A Universidade Livre do Meio Ambiente - Unilivre, instalada em Curitiba, Paraná, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, recentemente

Leia mais

Faculdade de Direito Promove Comissão Própria de Avaliação PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Faculdade de Direito Promove Comissão Própria de Avaliação PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Faculdade de Direito Promove Comissão Própria de Avaliação PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Abril de 2012 Página 1 de 11 Sumário Introdução 3 Justificativa 5 Objetivos 6 Metodologia 7 Dimensões de

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down

O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down Ana Paula de Oliveira Schmädecke 1 Andreia dos Santos Dias 2 Resumo: Este trabalho

Leia mais

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007)

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007) 1 Introdução Em todo mundo, a Educação a Distância (EAD) passa por um processo evolutivo principalmente após a criação da internet. Os recursos tecnológicos oferecidos pela web permitem a EAD ferramentas

Leia mais

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. CENÁRIO PROFISSIONAL 3. CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIA 4. ESTRATÉGIAS

Leia mais

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA Bernadeth Rocha de Araujo bernarocha2006@yahoo.com.br Bacharel em Humanidades e Licencianda

Leia mais

PASSO A PASSO PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA*

PASSO A PASSO PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA* IV CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE A PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA* *Até 31 de AGOSTO 2013 Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação IV CNIJMA 1. PORQUE FAZER A CONFERÊNCIA

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE IV. CÂMARA TEMÁTICA DA EDUCACÃO, CULTURA E DESPORTOS Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE Meta 1 Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Meta 2 Até 2010, 80% e,

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA RELAÇÃO ENSINO E SERVIÇO EM UMA POLICLÍNICA DE FORTALEZA

A ORGANIZAÇÃO DA RELAÇÃO ENSINO E SERVIÇO EM UMA POLICLÍNICA DE FORTALEZA A ORGANIZAÇÃO DA RELAÇÃO ENSINO E SERVIÇO EM UMA POLICLÍNICA DE FORTALEZA O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) nasce da necessidade de reformular a formação dos cursos de graduação

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Curso de planilhas eletrônicas na modalidade EAD: Um relato de experiência

Curso de planilhas eletrônicas na modalidade EAD: Um relato de experiência ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO Curso de planilhas eletrônicas na modalidade EAD: Um relato de experiência Luis Henrique Chiczta (luischiczta@gmail.com) Diolete Marcante Latti Cerutti (diolete@uepg.br) Adilson

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais