Vitaminas do Complexo B A Administração Reduz os Níveis de Homocisteína em Pacientes com Síndrome do Ovário Policístico Tratadas com Metformina (1)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vitaminas do Complexo B A Administração Reduz os Níveis de Homocisteína em Pacientes com Síndrome do Ovário Policístico Tratadas com Metformina (1)"

Transcrição

1

2 Vitaminas do Complexo B A Administração Reduz os Níveis de Homocisteína em Pacientes com Síndrome do Ovário Policístico Tratadas com Metformina (1) O objetivo deste Informe Científico é apresentar os resultados da administração das vitaminas do complexo B em mulheres com ovário policístico tratadas com metformina. O aumento dos níveis de homocisteína, causado pela terapia com metformina, foi revertido com a administração das vitaminas do complexo B (vitaminas B 1, B 6 e B 12 ). Síndrome do Ovário Policístico (SOPC) (8) A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOPC) é uma doença endócrina complexa, que tem como elementos principais o hiperandrogenismo e a anovulação crônica. É caracterizada por irregularidade menstrual ou amenorréia e uma ampla gama de achados decorrentes do hiperandrogenismo: hirsutismo, acne, alopécia e seborréia. Acomete em torno de 5% a 10% da população feminina em idade fértil. Diagnóstico O diagnóstico da SOPC é de exclusão. A suspeita se fundamenta em irregularidade menstrual e sinais de hiperandrogenismo: hirsutismo, acne, aumento das concentrações séricas de testosterona total, livre ou de androstenediona. Os achados do ultra-som são dados inespecíficos para o diagnóstico da síndrome, pois mais de 25% das pacientes com esse achado são assintomáticas. Concentrações séricas de LH geralmente encontram-se elevadas e de FSH normais ou baixas, embora 20% a 40% das pacientes não apresentem estes achados, sendo as determinações de LH e FSH prescindíveis. O diagnóstico laboratorial da anovulação não está indicado, devendo ser clínico. A maioria das mulheres com SOPC apresentam aumento da resistência à insulina e hiperinsulinemia compensatória, sendo que a determinação laboratorial da resistência à insulina não é essencial para o diagnóstico na prática clínica. Níveis séricos de prolactina e TSH são fundamentais para exclusão do diagnóstico de hiperprolactinemia ou hipotireoidismo. Níveis elevados de prolactina estão presentes em até 35% dos casos de SOPC.

3 A administração das vitaminas do complexo B reduz a homocisteína circulante em pacientes com síndrome do ovário policístico tratadas com metformina: um estudo randomizado. ¹ EMBASAMENTO: o objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da administração das vitaminas do complexo B e do ácido fólico nos níveis séricos de homocisteína (Hcy) em pacientes com a síndrome do ovário policístico (SOPC) submetidas ao tratamento com metformina. MÉTODOS: as pacientes foram randomicamente recrutadas para um dos três grupos de tratamento. As pacientes do grupo 1 (n = 20) receberam a metformina (850 mg, duas vezes ao dia); as do grupo 2 (n = 20) receberam a metformina (850 mg, duas vezes ao dia) e vitaminas do complexo B (vitamina B 1, 250 mg; vitamina B 6, 250 mg; vitamina B 12, 1000 mcg, duas vezes ao dia); e as do grupo 3 (n = 20) receberam a metformina (850 mg, duas vezes ao dia) e ácido fólico (174 mcg, duas vezes ao dia). Em todos os grupos o perfil lipídico e a Hcy plasmática total foram mensurados na linha base e após 3 meses. RESULTADOS: após 12 semanas de terapia com metformina, os níveis de Hcy aumentaram em 26,5%, enquanto no grupo tratado com vitaminas do complexo B e no tratado com ácido fólico, foi observada redução dos níveis de Hcy de 21,17% e 8,33%, respectivamente. Não foram observadas diferenças significativas em relação à sensibilidade à insulina entre os três grupos (utilizando a avaliação de modelo de homeostase). CONCLUSÃO: esses achados sugerem que a administração das vitaminas do complexo B e do ácido fólico reverte o efeito de aumento da homocisteína observado com a terapia de metformina. PMID: [PubMed - indexed for MEDLINE]

4 , A Administração das Vitaminas do Complexo B Reduz a Homocisteína Circulante em Pacientes com Síndrome do Ovário Policístico Tratadas com Metformina (1) O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da administração das vitaminas do complexo B e do ácido fólico nos níveis séricos de homocisteína em pacientes com síndrome do ovário policístico submetidas ao tratamento com metformina. 60 pacientes com síndrome do ovário policístico submetidas, previamente, ao tratamento com metformina foram divididas em três grupos e tratadas com: Grupo I Metformina, 850 mg, 2 vezes/dia Grupo II Metformina, 850 mg, 2 vezes/dia Vitamina B 1, 250 mg, 2 vezes/dia Vitamina B 6, 250 mg, 2 vezes/dia Vitamina B 12, 1000 mcg, 2 vezes/dia Grupo I Metformina, 850 mg, 2 vezes/dia Ácido fólico, 174 mcg, 2 vezes/dia Em todos os grupos o perfil lipídico e a Hcy plasmática total foram mensurados na linha base e após 3 meses. Resultados: Após 12 semanas de terapia com metformina, os níveis de homocisteína aumentaram em 26,5%, enquanto no grupo tratado com as vitaminas do complexo B e no tratado com ácido fólico, foi observada redução dos níveis de homocisteína de 21,17% e 8,33%, respectivamente; Não foram observadas diferenças significativas em relação à sensibilidade à insulina entre os grupos.

5 Conclusão: esses achados sugerem que a administração das vitaminas do complexo B e do ácido fólico reverte o aumento dos níveis de homocisteína observado com a terapia de metformina. Hum Reprod Jun;20(6): Epub 2005 Mar 24. Descrição (2,3) Vitamina B 1 Vitamina B 6 Vitamina B 12 Vitamina B 1 ou tiamina é Termo utilizado para três As principais cobalaminas muito importante para a compostos semelhantes: (vitamina B 12 ) são atividade mental e a piridoxina (PN), piridoxal cianocobalamina e função cerebral. Apresenta (PL) e piridoxamina (PM) e hidroxocobalamina. A atividade ergogênica, seus derivados vitamina B12 previne a antioxidante, fosforilados. A vitamina B 6 lesão neurológica, está moduladora de está envolvida em um relacionada à produção de comportamento, número de funções acetilcolina e ajuda na antiaterosclerótica, entre orgânica maior que formação dos eritrócitos, outras. qualquer outro tipo de entre outras funções. A deficiência da tiamina nutriente isolado. Sua deficiência causa causa a doença beribéri, Sua deficiência causa a efeitos hematológicos, caracterizada pela extrema anemia microcística e neurológicos e fraqueza. hipocrômica, a dermatite seborréica, a confusão e a depressão. gastrintestinais. Esquema: A vitamina B 12 e o folato estão envolvidos na conversão da homocisteína em metionina. A ausência da vitamina B 12 acarreta a interrupção da reação e da elaboração da N 5 metiltetraidrofolato (N 5 MTHF), conhecida como armadilha tetraidrofolato (9). Indicação (1) Redução dos níveis elevados de homocisteína causado pela terapia com metformina em mulheres com síndrome do ovário policístico. Posologia (1) Vitamina B 1 Vitamina B 6 Vitamina B mg, 2 vezes/dia. 250 mg, 2 vezes/dia mcg, 2 vezes/dia.

6 Contra-indicações (3) Hipersensibilidade às vitaminas B 1, B 6 e B 12. Reações Adversas (2,3) Vitamina B 1 Vitamina B 6 Vitamina B 12 Administrada via oral, a Neuropatia sensorial, Urticária, rash cutâneo e tiamina é bem tolerada náusea, vômito, dor prurido. em doses 200 mg/dia. abdominal e perda de apetite, entre outras. Formulário 1 Terapia Associada: Vitaminas do Complexo B+Metformina 1.1. Cápsulas de Vitaminas do Complexo B (1) Vitamina B mg - Reduzem o nível de homocisteína Vitamina B mg aumentado pela terapia com Vitamina B mcg metformina. Mande 60 cápsulas. Tomar 1 cápsula, 2 vezes ao dia, ou a critério médico Cápsulas de Metformina (1) Metformina 850 mg - Anti-hiperglicemiante da classe das biguanidinas (4). Tratamento de SOPC. Mande 60 cápsulas. Tomar 1 cápsula, 2 vezes ao dia, ou a critério médico.

7 Opção 2 2. Cápsulas de Ácido Fólico+ Metformina (1) Ácido fólico 174 mcg - Reduz o nível de homocisteína aumentado pela terapia com metformina. Metformina 850 mg - Anti-hiperglicemiante da classe das biguanidinas (4). Tratamento de SOPC. Mande 60 cápsulas. Tomar 1 cápsula, 2 vezes ao dia, ou a critério médico. Formulário 2 Outras Terapias Para o Tratamento de SOPC Terapia Combinada Metformina + Flutamida (5) Segundo os resultados de um estudo realizado em meninas adolescentes com SOPC, a terapia associada de metformina+flutamida alterou a resistência à insulina, hiperlipidemia e reduziu a atividade androgênica, promovendo a redistribuição da massa gorda e magra e remodelação do corpo. J Clin Endocrinol Metab Jun;88(6): Cápsulas de Metformina Metformina 632,5 mg - Anti-hiperglicemiante da classe das biguanidinas (4). Tratamento de SOPC. Mande 60 cápsulas. Tomar 1 cápsula, 2 vezes ao dia, ou a critério médico Cápsulas de Flutamida Flutamida 125 mg - Agente antiandrogênico nãoesteroidal. Mande 30 cápsulas. Tomar 1 cápsula ao dia ou a critério médico.

8 Tratamento de Hirsutismo e Acne na SOPC (6,7) Cápsulas de Espironolactona Espironolactona 50 mg - Antagonista da aldosterona, inibe a síntese da testosterona em células esteróide-produtoras supra-renais e ovarianas, além de competir com a DHT pelos sítios específicos na pele. T Tomar 1 cápsula, 2 vezes ao dia, por no mínimo 6 meses, ou a critério médico. Referências Bibliográficas 1. Kilicdag EB, Bagis T, Tarim E, Aslan E, Erkanli S, Simsek E, Haydardedeoglu B, Kuscu E. Administration of B-group vitamins reduces circulating homocysteine in polycystic ovarian syndrome patients treated with metformin: a randomized trial. Department of Obstetrics and Gynecology, Baskent University Faculty of Medicine, Turkey. Hum Reprod Jun;20(6): Epub 2005 Mar Olszewer,E. Clínica ortomolecular, 2000, Editora Roca ltda 3. PDRhealth, disponível em: acessado em 05/12/ Korolkovas, A. Dicionário terapêutico Guanabara, edição 2005/2006, Editora Guanabara Koogan 5. Ibanez, L., Ong, K., Ferrer, A., Amin, R., Dunger, D., de Zegher, F.. Low-dose flutamide-metformin therapy reverses insulin resistance and reduces fat mass in nonobese adolescents with ovarian hyperandrogenism. Endocrinology Unit, Hospital Sant Joan de Deu, University of Barcelona, Barcelona 08950, Spain. J Clin Endocrinol Metab Jun;88(6): Farquhar C, Lee O, Toomath R, Jepson R. Spironolactone versus placebo or in combination with steroids for hirsutism and/or acne. Obstetrics & Gynaecology, National Women's Hospital, Claude Rd, Epsom, Auckland, New Zealand, Cochrane Database Syst Rev. 2003(4):CD Comment in: ACP J Club May- Jun;140(3):74. Update of: Cochrane Database Syst Rev. 2001;(4):CD Armanini D, Castello R, Scaroni C, Bonanni G, Faccini G, Pellati D, Bertoldo A, Fiore C, Moghetti P. Treatment of polycystic ovary syndrome with spironolactone plus licorice. Department of Medical and Surgical Sciences-Endocrinology, University of Padua, Via Ospedale 105, Padua, Italy. Eur J Obstet Gynecol Reprod Biol Nov 16; [Epub ahead of print] 8. Junqueira, Paulo Augusto de Almeida; Fonseca, Angela Maggio da; Aldrighi, José Mendes. Síndrome dos ovários policísticos. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, v. 49, n. 1, 2003., disponível em: acessado em: 05/12/ Baynes, J; Dominiczak, M H. Bioquímica Médica. Ed. Manole

Creme de Finasterida no Hirsutismo

Creme de Finasterida no Hirsutismo 1. Dermatologia 2. Endocrinologia 3. Clínica Geral Abstract Creme de Finasterida no Hirsutismo Redução Significativa no Crescimento Capilar Facial, Diminuição da Espessura dos Fios e Sem Efeitos Adversos

Leia mais

Hirsutismo / Hiperandrogenismo na adolescente

Hirsutismo / Hiperandrogenismo na adolescente Hirsutismo / Hiperandrogenismo na adolescente Teresa Borges Unidade de Endocrinologia Pediátrica Centro Hospitalar do Porto Curso Inverno Sociedade Portuguesa de Pediatria Caramulo 24/02/2013 Manifestações

Leia mais

HIRSUTISMO E HIPERANDROGENISMO

HIRSUTISMO E HIPERANDROGENISMO HIRSUTISMO E HIPERANDROGENISMO Prof. Dr. Marcos Felipe Silva de Sá Setor de Reprodução Humana Departamento de Ginecologia e Obstetrícia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP CONCEITO Síndrome HIPERANDROGÊNICA

Leia mais

Uso de Citrato de Clomifeno: existe abuso?

Uso de Citrato de Clomifeno: existe abuso? Hospital Regional da Asa Sul (HRAS) Setor de Reprodução 46 o Congresso Humancopia de Ginecológica Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal Uso de Citrato de Clomifeno: existe abuso? Natalia I. Zavattiero

Leia mais

Nicotinamida. Identificação

Nicotinamida. Identificação Material Técnico Nicotinamida Identificação Fórmula Molecular: C 6 H 6 N 2 O Peso molecular: 122.1 DCB / DCI: 06346 - nicotinamida CAS: 98-92-0 INCI: Não aplicável Denominação botânica: Não aplicável Sinonímia:

Leia mais

Roberto Satler Cetlin R2 CLN ANCP

Roberto Satler Cetlin R2 CLN ANCP Roberto Satler Cetlin R2 CLN ANCP Aspectos Históricos Final do século XIX: primeiras descrições da associação entre SNC e anemia megaloblástica (Leichtenstern e Lichtheim). Início do séc. XX: descritas

Leia mais

Reposição Nutricional Pós- Cirurgia Bariátrica

Reposição Nutricional Pós- Cirurgia Bariátrica Reposição Nutricional Pós- Cirurgia Bariátrica A Deficiência de Ácido Fólico Pós-Cirurgia Bariátrica Está Associada à Anemia A Reposição de Ácido Fólico Reduz os Níveis de Homocisteína em Pacientes Submetidos

Leia mais

Naproxeno. Identificação. Denominação botânica: Não aplicável. Aplicações

Naproxeno. Identificação. Denominação botânica: Não aplicável. Aplicações Material Técnico Naproxeno Identificação Fórmula Molecular: C 14 H 14 O 3 Peso molecular: 230,3 DCB / DCI: 06233 -Naproxeno CAS: 22204-53-1 INCI: Não aplicável. Denominação botânica: Não aplicável. Sinonímia:

Leia mais

A ARTE DE PROMOVER A VIDA.

A ARTE DE PROMOVER A VIDA. A ARTE DE PROMOVER A VIDA. LINHA DE PRODUTOS CENTROZINCO INFORMAÇÃO NUTRICIONAL CENTROZINCO INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR: Centrozinco é um Suplemento de Vitaminas e Minerais que apresenta em sua fórmula

Leia mais

Flutamida, metformina ou ambos para mulheres com sobrepeso ou obesidade e síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Flutamida, metformina ou ambos para mulheres com sobrepeso ou obesidade e síndrome dos ovários policísticos (SOP). Artigo Técnico Ginecologia Dezembro / 2006 Flutamida, metformina ou ambos para mulheres com sobrepeso ou obesidade e síndrome dos ovários policísticos (SOP). Estudo dividido em grupos: placebo, metformina,

Leia mais

Amenorréia Induzida: Indicações. XIX Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte XVI Jornada da Maternidade Escola Januário Cicco

Amenorréia Induzida: Indicações. XIX Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte XVI Jornada da Maternidade Escola Januário Cicco Amenorréia Induzida: Indicações XIX Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte XVI Jornada da Maternidade Escola Januário Cicco I. Amenorréia Amenorréia secundária é um distúrbio que se

Leia mais

Descrição/ especificação técnica: Pó cristalino amarelo, amarelo amarronzado ou laranja amarelado, inodoro, com o mínimo 97% de Ácido fólico.

Descrição/ especificação técnica: Pó cristalino amarelo, amarelo amarronzado ou laranja amarelado, inodoro, com o mínimo 97% de Ácido fólico. Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: C 19 H 19 N 7 O 6 Peso molecular: 441,41 DCB/ DCI: 00194 - ácido fólico CAS: 59-30-3 INCI: Não aplicável Sinonímia: Acide folique; Ácido fólico; Acidum

Leia mais

Tensulan palmitato de retinol + cloridrato de piridoxina + acetato de tocoferol Sistema Vitamínico-mineral. Cada cápsula de Tensulan contém: (%)

Tensulan palmitato de retinol + cloridrato de piridoxina + acetato de tocoferol Sistema Vitamínico-mineral. Cada cápsula de Tensulan contém: (%) Tensulan palmitato de retinol + cloridrato de piridoxina + acetato de tocoferol Sistema Vitamínico-mineral Forma farmacêutica e Apresentação Cápsulas - caixa com 30 cápsulas. USO ADULTO / VIA ORAL Composição

Leia mais

ESCLEROVITAN PL. Merck S/A. Cápsulas gelatinosas palmitato de retinol 5.000 UI cloridrato de piridoxina 100 mg acetato de racealfatocoferol 300 mg

ESCLEROVITAN PL. Merck S/A. Cápsulas gelatinosas palmitato de retinol 5.000 UI cloridrato de piridoxina 100 mg acetato de racealfatocoferol 300 mg ESCLEROVITAN PL Merck S/A Cápsulas gelatinosas palmitato de retinol 5.000 UI cloridrato de piridoxina 100 mg acetato de racealfatocoferol 300 mg Esclerovitan PL palmitato de retinol, cloridrato de piridoxina,

Leia mais

Hipogonadismo. O que é Hipogonadismo? Causas 25/02/ 2015. Minhavida.com.br

Hipogonadismo. O que é Hipogonadismo? Causas 25/02/ 2015. Minhavida.com.br Hipogonadismo O que é Hipogonadismo? Hipogonadismo é uma doença na qual as gônadas (testículos nos homens e ovários nas mulheres) não produzem quantidades adequadas de hormônios sexuais, como a testosterona

Leia mais

AMENORRÉIA Cynthia Salgado Lucena Caso Clínico/ Abril- 2011

AMENORRÉIA Cynthia Salgado Lucena Caso Clínico/ Abril- 2011 AMENORRÉIA Cynthia Salgado Lucena Caso Clínico/ Abril- 2011 ASPECTOS GERAIS: Mamas presentes/ FSH nl/ útero ausente: Agenesia mülleriana e sínd de resistência completa aos androgênios. Dosar testosterona.

Leia mais

Atualização em Farmacoterapia. Ocitocina tópica

Atualização em Farmacoterapia. Ocitocina tópica Atualização em Farmacoterapia 1 Ocitocina tópica Benefício no tratamento da atrofia vaginal em mulheres pósmenopausa, restaurando epitélio vaginal, sem efeitos adversos e alterações hormonais sistêmicas

Leia mais

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 223 DOE de 28/11/07. Saúde GABINETE DO SECRETÁRIO

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 223 DOE de 28/11/07. Saúde GABINETE DO SECRETÁRIO Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 223 DOE de 28/11/07 Saúde GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução

Leia mais

Mirtazapina é Indicada para o Tratamento de Fibromialgia

Mirtazapina é Indicada para o Tratamento de Fibromialgia Mirtazapina é Indicada para o Tratamento de Fibromialgia Melhora a Qualidade de Vida dos Pacientes Diminui a Dor Musculoesquelética Beneficia a Qualidade do Sono Reduz a Incapacidade Relacionada à Doença

Leia mais

Síndrome dos Ovários Policísticos e Síndrome Metabólica

Síndrome dos Ovários Policísticos e Síndrome Metabólica Isabel L.A.Corrêa Síndrome dos Ovários Policísticos e Síndrome Metabólica PRO MATRE Síndrome dos Ovários Policísticos The Rotterdam ESHRE/ASRM sponsored PCOS consensus workshop group, 2004 Oligoamenorréia

Leia mais

Diclofenaco 50 mg + Vitaminas do Complexo B

Diclofenaco 50 mg + Vitaminas do Complexo B Diclofenaco 50 mg Vitaminas do Complexo B Redução Mais Significativa da Quando Comparada a Monoterapia com Diclofenaco Mibielli MA, Geller M, Cohen JC, Goldberg SG, Cohen MT, Nunes CP, Oliveira LB, da

Leia mais

Revised American Thyroid Association Management Guidelines for Patients with Thyroid Nodules and Differentiated Thyroid Cancer.

Revised American Thyroid Association Management Guidelines for Patients with Thyroid Nodules and Differentiated Thyroid Cancer. Conduta no NT Resultado citológico diagnóstico ou suspeito de CTP cirurgia é recomendada. (A) Nódulos parcialmente císticos com aspirados repetidamente não diagnósticos observação rigorosa ou cirurgia

Leia mais

MODELO BULA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE. Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.

MODELO BULA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE. Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. MODELO BULA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Folonin ácido fólico FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES: Comprimidos

Leia mais

RELEPTIN Irvingia gabonensis extrato

RELEPTIN Irvingia gabonensis extrato RELEPTIN Irvingia gabonensis extrato Redução de peso, colesterol e glicemia. Reduz medidas pela queima de gordura ao mesmo tempo em que controla a dislipidemia, reduzindo o colesterol LDL e triglicérides

Leia mais

Hirsutismo. Deborah C. de L. A. Queiroz E1. Francisco Bandeira, MD, PhD, FACE Coordenador

Hirsutismo. Deborah C. de L. A. Queiroz E1. Francisco Bandeira, MD, PhD, FACE Coordenador Hirsutismo Deborah C. de L. A. Queiroz E1 Francisco Bandeira, MD, PhD, FACE Coordenador Hirsutismo INTRODUÇÃO O hirsutismo é definido como a presença de pêlos terminais na mulher, em áreas anatômicas características

Leia mais

Reposição Nutricional Pós- Cirurgia Bariátrica

Reposição Nutricional Pós- Cirurgia Bariátrica Reposição Nutricional Pós- Cirurgia Bariátrica Shake Redutor das Complicações Neurológicas Pós-Cirurgia Reposição das Vitaminas B1 e B12 Previne Encefalopatia de Wernecke, Neuropatia Óptica, Mielopatia,

Leia mais

Atualização em Farmacoterapia Boro e Anastrozol

Atualização em Farmacoterapia Boro e Anastrozol Atualização em Farmacoterapia 1 Boro e Anastrozol Benefícios sobre a síntese de testosterona 1,3. A suplementação com Boro aumenta os níveis plasmáticos de testosterona, além de reduzir significativamente

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: DIABETES MELLITUS TIPO II E O ANTIDIABÉTICO METFORMINA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

- O medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (15-30 C) e protegido da umidade.

- O medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (15-30 C) e protegido da umidade. ANDROCUR Acetato de ciproterona FORMA FARMACÊUTICA: Comprimido APRESENTAÇÃO: Cartucho com frasco com 20 comprimidos USO ADULTO COMPOSIÇÃO: Cada comprimido de Androcur contém 50 mg de acetato de ciproterona.

Leia mais

Creme de progesterona 2% Veículo

Creme de progesterona 2% Veículo Creme de Progesterona 2% Aumento da Elasticidade e da Firmeza da Pele de Mulheres na Peri e na Pós-Menopausa, Sem Promover Efeitos Colaterais Sérios (1) O objetivo deste Informe Científico é apresentar

Leia mais

Glândulas endócrinas:

Glândulas endócrinas: SISTEMA ENDOCRINO Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Regulação do organismo (homeostase) Hormônios: Substâncias químicas que são produzidas

Leia mais

Amilorida HCl dihidratada

Amilorida HCl dihidratada Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: C 6 H 8 ClN 7 O,HCl,2H 2 O Peso molecular: 302,1 DCB/ DCI: 2352- amiloride hydrochloride dihydrate CAS: 17440-83-4 INCI: Não aplicável Sinonímia: Amilorid

Leia mais

Resumo A revisão de estudos baseados em evidências mostra o melhor tratamento

Resumo A revisão de estudos baseados em evidências mostra o melhor tratamento revisão Tratamento hormonal do hirsutismo baseado em evidências Evidence-based hormonal treatment of hirsutism Angela Maggio da Fonseca 1 Vicente Renato Bagnoli 1 Wilson Maça Yuki Arie 2 Fábio Bagnoli

Leia mais

Uso Correto da Medicação. Oral e Insulina Parte 2. Denise Reis Franco Médica. Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista

Uso Correto da Medicação. Oral e Insulina Parte 2. Denise Reis Franco Médica. Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista Uso Correto da Medicação Denise Reis Franco Médica Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista Eliana M Wendland Doutora em Epidemiologia Oral e Insulina Parte 2 Uso correto da medicação oral e insulina

Leia mais

1. INDICAÇÕES Este medicamento é destinado à suplementação vitamínica e/ou mineral em dietas restritivas e inadequadas.

1. INDICAÇÕES Este medicamento é destinado à suplementação vitamínica e/ou mineral em dietas restritivas e inadequadas. Tensulan palmitato de retinol + cloridrato de piridoxina + acetato de racealfatocoferol APRESENTAÇÃO Cápsulas gelatinosas moles em embalagem com 10 e 30 cápsulas. VIA ORAL USO ADULTO ACIMA DE 14 ANOS COMPOSIÇÃO

Leia mais

Tenag. Vitex agnus-castus

Tenag. Vitex agnus-castus Tenag Vitex agnus-castus MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nome científico: Vitex agnus-castus Família: Verbenaceae Parte da planta utilizada: fruto Nomenclatura popular: Chaste tree APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos

Leia mais

TEMA: Uso de Insulina Humalog ou Novorapid (aspart) ou Apidra (glulisina) no tratamento do diabetes mellitus

TEMA: Uso de Insulina Humalog ou Novorapid (aspart) ou Apidra (glulisina) no tratamento do diabetes mellitus NT 140/2014 Solicitante: Dr. Rodrigo Braga Ramos Juiz de Direito de Itamarandiba NUMERAÇÃO: 0325.14.000677-7 Data: 17/07/2014 Medicamento X Material Procedimento Cobertura TEMA: Uso de Insulina Humalog

Leia mais

FINALOP finasterida comprimidos revestidos 1 mg. APRESENTAÇÕES Comprimido revestidos contendo 1 mg de finasterida em embalagens com 30 comprimidos.

FINALOP finasterida comprimidos revestidos 1 mg. APRESENTAÇÕES Comprimido revestidos contendo 1 mg de finasterida em embalagens com 30 comprimidos. FINALOP finasterida comprimidos revestidos 1 mg MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÕES Comprimido revestidos contendo 1 mg de finasterida em embalagens com 30 comprimidos.

Leia mais

Bases Moleculares da Obesidade e Diabetes Síndromes que Causam Obesidade Prof. Carlos Castilho de Barros

Bases Moleculares da Obesidade e Diabetes Síndromes que Causam Obesidade Prof. Carlos Castilho de Barros Bases Moleculares da Obesidade e Diabetes Síndromes que Causam Obesidade Prof. Carlos Castilho de Barros http://wp.ufpel.edu.br/obesidadediabetes/ Fígado Estômago e Intestino delgado Localização Córtex

Leia mais

Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Anandron nilutamida

Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Anandron nilutamida Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Anandron nilutamida FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Comprimidos de

Leia mais

Amilorida é o Diurético mais Indicado para Pacientes Diabéticos Tipo 2

Amilorida é o Diurético mais Indicado para Pacientes Diabéticos Tipo 2 Amilorida é o Diurético mais Indicado para Pacientes Diabéticos Tipo 2 Previne a Retenção de Fluidos Induzida por Glitazonas Diminui os Efeitos Adversos da Reabsorção de Sódio Ocasionada pelas Glitazonas

Leia mais

A neurite vestibular é uma infecção de ouvido causada por vírus, apresentando vários sintomas, incluindo a vertigem. (1)

A neurite vestibular é uma infecção de ouvido causada por vírus, apresentando vários sintomas, incluindo a vertigem. (1) Resultados satisfatórios no tratamento da Neurite Vestibular Doutor, o objetivo desse informe científico é demonstrar alta eficácia da no tratamento da neurite vestibular. Segundo estudos, administrada

Leia mais

Iguassina hidroclorotiazida triantereno

Iguassina hidroclorotiazida triantereno Iguassina hidroclorotiazida triantereno Forma Farmacêutica e Apresentação: Comprimido: Embalagem com 20 comprimidos. USO ADULTO USO ORAL Composição: Cada comprimido contém: hidroclorotiazida 50 mg triantereno

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 87/2014 VITALUX na Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI) forma atrófica

RESPOSTA RÁPIDA 87/2014 VITALUX na Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI) forma atrófica RESPOSTA RÁPIDA 87/2014 VITALUX na Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI) forma atrófica SOLICITANTE Dra. Denise Canêdo Pinto Juíza de Direito da Segunda Vara Cível da Comarca de Ponte Nova

Leia mais

Beneficios da isotretinoína no tratamento da acne nódulo-cística em pacientes hiperandrogênicas devido à síndrome dos ovários policísticos

Beneficios da isotretinoína no tratamento da acne nódulo-cística em pacientes hiperandrogênicas devido à síndrome dos ovários policísticos Originales Localizador 04-068 Beneficios da isotretinoína no tratamento da acne nódulo-cística em pacientes hiperandrogênicas devido à síndrome dos ovários policísticos Benefits of the isotretinoin therapy

Leia mais

Mais da metade dos adultos norte-americanos estão acima do peso (61%) necessidade de uma terapia adicional para combater a obesidade

Mais da metade dos adultos norte-americanos estão acima do peso (61%) necessidade de uma terapia adicional para combater a obesidade Fitoterapia para Nutricionistas Citrus aurantium como um termogênico na redução de peso: uma visão geral. 1 Citrus aurantium: A obesidade é um problema de saúde ao redor do mundo. Mais da metade dos adultos

Leia mais

Terapia hormonal de baixa dose. Elvira Maria Mafaldo Soares UFRN/SOGORN

Terapia hormonal de baixa dose. Elvira Maria Mafaldo Soares UFRN/SOGORN Terapia hormonal de baixa dose Elvira Maria Mafaldo Soares UFRN/SOGORN Alterações endócrinas no Climatério pg/ml mui/ml mui/ml 150 FSH 80 60 100 50 0-8 -6-4 -2 0 2 4 6 8 anos Menopausa LH Estradiol 40

Leia mais

DIABETES MELLITUS. Prof. Claudia Witzel

DIABETES MELLITUS. Prof. Claudia Witzel DIABETES MELLITUS Diabetes mellitus Definição Aumento dos níveis de glicose no sangue, e diminuição da capacidade corpórea em responder à insulina e ou uma diminuição ou ausência de insulina produzida

Leia mais

Naxogin nimorazol. Naxogin 500 mg em embalagem contendo 8 comprimidos. Cada comprimido de Naxogin contém 500 mg de nimorazol.

Naxogin nimorazol. Naxogin 500 mg em embalagem contendo 8 comprimidos. Cada comprimido de Naxogin contém 500 mg de nimorazol. Naxogin nimorazol PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Naxogin Nome genérico: nimorazol Forma farmacêutica e apresentações: Naxogin 500 mg em embalagem contendo 8 comprimidos. USO ADULTO USO ORAL Composição:

Leia mais

Paracetamol pó. Identificação. Aplicações

Paracetamol pó. Identificação. Aplicações Material Técnico Paracetamol pó Identificação Fórmula Molecular: C 8 H 9 NO 2 Peso molecular: 151,2 DCB / DCI: 06827-Paracetamol CAS: 103-90-2 INCI: Não aplicável. Denominação botânica: Não aplicável.

Leia mais

O aumento das concentrações de prolactina pode ocorrer em várias situações, sejam elas fisiológicas ou patológicas.

O aumento das concentrações de prolactina pode ocorrer em várias situações, sejam elas fisiológicas ou patológicas. Hiperprolactinemia A hiperprolactinemia é alteração endocrinológica mais comum que ocorre no sistema nervoso central, sendo mais comum no sexo feminino. Além disso, é uma causa freqüente de infertilidade.

Leia mais

Amenorréia. Profª. Keyla Ruzi

Amenorréia. Profª. Keyla Ruzi Amenorréia Profª. Keyla Ruzi Amenorréia Conceito: ausência de menstruação em uma época na qual ela deveria ocorrer. Exclui-se períodos de amenorréia fisiológica, como na gravidez e lactação, antes da menarca

Leia mais

VITAMINAS. COMPOSTOS ORGÂNICOS, NECESSÁRIOS EM QUANTIDADES PEQUENAS -mg, µg/ DIA;

VITAMINAS. COMPOSTOS ORGÂNICOS, NECESSÁRIOS EM QUANTIDADES PEQUENAS -mg, µg/ DIA; VITAMINAS COMPOSTOS ORGÂNICOS, NECESSÁRIOS EM QUANTIDADES PEQUENAS -mg, µg/ DIA; ESSENCIAIS PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE, CRESCIMENTO NORMAL E REPRODUÇÃO. DEFICIÊNCIA VITAMÍNICA em 1987: NPT = MORTE VITAMINAS

Leia mais

PALESTRA DOGMAS EM RELAÇÃO À PROLACTINA. (Sessão Plenária ocorrida em 22/10/2013)

PALESTRA DOGMAS EM RELAÇÃO À PROLACTINA. (Sessão Plenária ocorrida em 22/10/2013) PALESTRA DOGMAS EM RELAÇÃO À PROLACTINA (Sessão Plenária ocorrida em 22/10/2013) Luiz Augusto Casulari Roxo da Motta Serviço de Endocrinologia do Hospital Universitário de Brasília Academia de Medicina

Leia mais

VITEX AGNUS-CASTUS Efetivo e bem tolerado no alívio dos sintomas do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual Vitex agnus-castus Vitex agnus-castus

VITEX AGNUS-CASTUS Efetivo e bem tolerado no alívio dos sintomas do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual  Vitex agnus-castus  Vitex agnus-castus VITEX AGNUS-CASTUS Efetivo e bem tolerado no alívio dos sintomas do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual Doutor, O objetivo desse Informe Científico é apresentar o Vitex agnus-castus, um fitoterápico que

Leia mais

Complicações Metabólicas da Terapia Anti-retroviral

Complicações Metabólicas da Terapia Anti-retroviral Complicações Metabólicas da Terapia Anti-retroviral Dra. Daisy Maria Machado Universidade Federal de São Paulo Centro de Referência e Treinamento em DST-AIDS 2004 Terapia Anti-retroviral HAART: Redução

Leia mais

DOSTINEX cabergolina. COMPOSIÇÃO Cada comprimido de Dostinex contém o equivalente a 0,5 mg de cabergolina. Excipientes: leucina e lactose anidra.

DOSTINEX cabergolina. COMPOSIÇÃO Cada comprimido de Dostinex contém o equivalente a 0,5 mg de cabergolina. Excipientes: leucina e lactose anidra. DOSTINEX cabergolina I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Dostinex Nome genérico: cabergolina APRESENTAÇÕES Dostinex 0,5 mg em embalagens contendo 2 ou 8 comprimidos. VIA DE ADMINISTRAÇÃO:

Leia mais

caixas com 25 ampolas de 1 ml

caixas com 25 ampolas de 1 ml AROVIT Palmitato de retinol (gotas e ampolas) Acetato de retinol (drágeas) VITAMINA A IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO - AROVIT Nomes genéricos Palmitato de retinol (gotas e ampolas) Acetato de retinol (drágeas)

Leia mais

nitrato de miconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme vaginal 20 mg/g

nitrato de miconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme vaginal 20 mg/g nitrato de miconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme vaginal 20 mg/g nitrato de miconazol Medicamento Genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Creme vaginal de 20 mg/g: embalagem com 80 g

Leia mais

Estudos sugerem que a elevação do consumo protéico possa favorecer o aumento de força e volume musculares. Motriz Jul-Dez 2001, Vol. 7, n.2, pp.

Estudos sugerem que a elevação do consumo protéico possa favorecer o aumento de força e volume musculares. Motriz Jul-Dez 2001, Vol. 7, n.2, pp. Caseína Aumento do anabolismo muscular, com balanço protéico positivo (1) Estudos realizados nas últimas décadas têm indicado que as necessidades protéicas e/ou de aminoácidos podem estar aumentadas em

Leia mais

Centro de Ciências da Saúde Curso: Nutrição

Centro de Ciências da Saúde Curso: Nutrição Centro de Ciências da Saúde Curso: Nutrição RESUMO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Título do Trabalho: Aspectos nutricionais de mulheres submetidas à cirurgia bariátrica relacionados ao período gestacional

Leia mais

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES FINALOP comprimidos revestidos contendo 1 mg de finasterida. Embalagens com 30 comprimidos revestidos.

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES FINALOP comprimidos revestidos contendo 1 mg de finasterida. Embalagens com 30 comprimidos revestidos. FINALOP finasterida 1 mg Comprimidos revestidos USO ORAL USO ADULTO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES FINALOP comprimidos revestidos contendo 1 mg de finasterida. Embalagens com 30 comprimidos revestidos.

Leia mais

Vitamina D: é preciso dosar e repor no pré-natal? Angélica Amorim Amato 2013

Vitamina D: é preciso dosar e repor no pré-natal? Angélica Amorim Amato 2013 Vitamina D: é preciso dosar e repor no pré-natal? Angélica Amorim Amato 2013 É preciso dosar e repor vitamina D no pré-natal? A dosagem de vitamina D pelos métodos mais amplamente disponíveis é confiável?

Leia mais

Enfermagem 7º Semestre. Saúde da Mulher. Prof.ª Ludmila Balancieri.

Enfermagem 7º Semestre. Saúde da Mulher. Prof.ª Ludmila Balancieri. Enfermagem 7º Semestre. Saúde da Mulher. Prof.ª Ludmila Balancieri. Menstruação. É a perda periódica que se origina na mucosa uterina, caracterizada por sangramento uterino, que ocorre na mulher desde

Leia mais

Estudo com Mais de 6.000 Pacientes Confirma

Estudo com Mais de 6.000 Pacientes Confirma Estudo com Mais de 6.000 Pacientes Confirma Bezafibrato Melhora o Perfil Lipídico e Reduz Hemoglobina Glicada Ideal para Pacientes Dislipidêmicos com Diabetes Tipo 2 Isento de Efeitos Adversos Graves Diabetes

Leia mais

MÉTODOS HORMONAIS. São comprimidos que contêm estrogênio e progestogênio associados.

MÉTODOS HORMONAIS. São comprimidos que contêm estrogênio e progestogênio associados. MÉTODOS HORMONAIS 1 - ANTICONCEPCIONAIS HORMONAIS ORAIS (PÍLULAS) É o método mais difundido e usado no mundo. As pílulas são consideradas um método reversível muito eficaz e o mais efetivo dos métodos

Leia mais

PRIMID. primidona APSEN

PRIMID. primidona APSEN PRIMID primidona APSEN FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos APRESENTAÇÕES Comprimidos de 100 mg: Caixa com 100 comprimidos. Comprimidos de 250 mg: Caixa com 20 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA

Leia mais

BRAVITAN. Droxter Indústria, Comércio e Participações Ltda. Comprimido Revestido 2 mg e 5 mg

BRAVITAN. Droxter Indústria, Comércio e Participações Ltda. Comprimido Revestido 2 mg e 5 mg BRAVITAN Droxter Indústria, Comércio e Participações Ltda. Comprimido Revestido 2 mg e 5 mg Bravitan ácido fólico APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos de 2mg em embalagem com 20 comprimidos. Comprimidos

Leia mais

6 de Fevereiro de 2009. Apostila 01. Amenorréia e SOP Embriologia Sexo genético O óvulo sempre carrega 23X e o sptz pode carregar 23X ou 23Y.

6 de Fevereiro de 2009. Apostila 01. Amenorréia e SOP Embriologia Sexo genético O óvulo sempre carrega 23X e o sptz pode carregar 23X ou 23Y. 6 de Fevereiro de 2009. Apostila 01 Amenorréia e SOP Embriologia Sexo genético O óvulo sempre carrega 23X e o sptz pode carregar 23X ou 23Y. Sexo gonadal Tem Y? Reações dão origem ao sexo masculino testículos

Leia mais

Ação esperada do medicamento: CASODEX inibe o estímulo androgênico, resultando assim na regressão dos tumores prostáticos.

Ação esperada do medicamento: CASODEX inibe o estímulo androgênico, resultando assim na regressão dos tumores prostáticos. Modelo de Bula - AstraZeneca do Brasil Ltda. CASODEX 50 mg bicalutamida FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos. Embalagem com 28. USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: bicalutamida...

Leia mais

Avaliação Funcional da Hipófise

Avaliação Funcional da Hipófise Avaliação Funcional da Hipófise Dr. Luiz Antônio de Araújo Endoville, Joinville (SC) Dr. Cesar Luiz Boguszewski SEMPR, HC-UFPR, Curitiba (PR) Avaliação Funcional da Hipófise Dr. Cesar Luiz Boguszewski

Leia mais

ANDROGEL (testosterona)

ANDROGEL (testosterona) ANDROGEL (testosterona) BESINS HEALTHCARE BRASIL Gel 25 mg e 50 mg ANDROGEL testosterona IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ANDROGEL testosterona APRESENTAÇÕES GEL Caixas com 30 envelopes de 2,5 g contendo 25

Leia mais

Hipotiroidismo Canino. Realizado por : Joana Lourenço Vasco Machado

Hipotiroidismo Canino. Realizado por : Joana Lourenço Vasco Machado Hipotiroidismo Canino Realizado por : Joana Lourenço Vasco Machado O que é uma glândula? Órgão que tem como função produzir uma secreção específica e eliminá-la do organismo, ou lançá-la no sangue ou na

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 417/2014 Encefalopatia Alcoólica

RESPOSTA RÁPIDA 417/2014 Encefalopatia Alcoólica RESPOSTA RÁPIDA 417/2014 Encefalopatia Alcoólica SOLICITANTE Drª Herilene de Oliveira Andrade Juíza de Direito Comarca de Itapecerica NÚMERO DO PROCESSO 0335.14.1606-4 DATA 25/07/2014 Ao NATS, SOLICITAÇÃO

Leia mais

Osteoporose no Paciente Jovem. R4 André Ricardo Fuck Orientadora: Profª Drª Carolina A. M. Kulak

Osteoporose no Paciente Jovem. R4 André Ricardo Fuck Orientadora: Profª Drª Carolina A. M. Kulak Osteoporose no Paciente Jovem R4 André Ricardo Fuck Orientadora: Profª Drª Carolina A. M. Kulak Incomum em jovens e geralmente devido causa secundária Critérios densitométricos da ISCD e SBDens: Homens

Leia mais

Zinco quelato. Identificação. Peso molecular: Não aplicável. CAS: Não aplicável

Zinco quelato. Identificação. Peso molecular: Não aplicável. CAS: Não aplicável Material Técnico Zinco quelato Identificação Fórmula Molecular: Não aplicável DCB / DCI: Não aplicável INCI: Não aplicável Peso molecular: Não aplicável CAS: Não aplicável Denominação botânica: Não aplicável

Leia mais

PATOLOGIAS FETAIS E TRATAMENTO CLÍNICO INTRA-UTERINO. arritmias cardíacas. hipo e hipertireoidismo. defeitos do tubo neural

PATOLOGIAS FETAIS E TRATAMENTO CLÍNICO INTRA-UTERINO. arritmias cardíacas. hipo e hipertireoidismo. defeitos do tubo neural 13. TERAPÊUTICA FETAL MEDICAMENTOSA Entende-se por terapêutica fetal medicamentosa ou clínica, quando nos valemos da administração de certos medicamentos específicos, visando o tratamento de alguma patologia

Leia mais

CASODEX bicalutamida. Comprimidos revestidos de 50 mg em embalagens com 28 comprimidos.

CASODEX bicalutamida. Comprimidos revestidos de 50 mg em embalagens com 28 comprimidos. I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO CASODEX bicalutamida APRESENTAÇÃO CASODEX bicalutamida Comprimidos revestidos de 50 mg em embalagens com 28 comprimidos. VIA ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido revestido

Leia mais

APRESENTAÇÕES Solução e pó para preparação de uso oral. Embalagem com 10 e 20 frascos de 10 ml para preparação antes do uso.

APRESENTAÇÕES Solução e pó para preparação de uso oral. Embalagem com 10 e 20 frascos de 10 ml para preparação antes do uso. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Forten poliaminoácidos APRESENTAÇÕES Solução e pó para preparação de uso oral. Embalagem com 10 e 20 frascos de 10 ml para preparação antes do uso. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

Tema: Informações técnicas sobre a substituição do Depakene pelo Ácido Valpróico genérico em crises convulsivas.

Tema: Informações técnicas sobre a substituição do Depakene pelo Ácido Valpróico genérico em crises convulsivas. Data: 19/11/2012 Nota técnica18/2012 Solicitante Des. Vanessa Verdolim Hudson Andrade 1ª Câmara Cível - TJMG Medicamento Material Procedimento Cobertura x Tema: Informações técnicas sobre a substituição

Leia mais

Ação esperada do medicamento: CASODEX inibe o estímulo androgênico, resultando assim na regressão dos tumores prostáticos.

Ação esperada do medicamento: CASODEX inibe o estímulo androgênico, resultando assim na regressão dos tumores prostáticos. Modelo de Bula - AstraZeneca do Brasil Ltda. CASODEX 50 mg bicalutamida FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos. Embalagem com 28. USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: bicalutamida...

Leia mais

Prevenção da deficiência de ferro em doadores: opções, estratégias e soluções

Prevenção da deficiência de ferro em doadores: opções, estratégias e soluções Prevenção da deficiência de ferro em doadores: opções, estratégias e soluções Sheila Soares Silva Hemocentro Regional de Uberaba/Fundação Hemominas Universidade Federal do Triângulo Mineiro Belo Horizonte

Leia mais

Composição Cada grama de Ilosone Gel Tópico contém: eritromicina base... 20 mg excipiente q.s.p... 1 g

Composição Cada grama de Ilosone Gel Tópico contém: eritromicina base... 20 mg excipiente q.s.p... 1 g Ilosone Gel Tópico eritromicina Forma farmacêutica e apresentação Gel Tópico: Cartucho com 1 bisnaga contendo 60 g. USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO EXTERNO Composição Cada grama de Ilosone Gel Tópico contém:

Leia mais

Betaserc dicloridrato de betaistina

Betaserc dicloridrato de betaistina Betaserc dicloridrato de betaistina MODELO DE BULA PARA O PACIENTE FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES BETASERC (dicloridrato de betaistina) 16 mg: cartuchos com 30 comprimidos. BETASERC (dicloridrato de

Leia mais

cabergolina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999

cabergolina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 cabergolina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Comprimidos 0,5 mg: embalagem com 2 ou 8 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO cabergolina 0,5 mg: Cada comprimido contém 0,5

Leia mais

Sistema Endócrino: controle hormonal

Sistema Endócrino: controle hormonal Sistema Endócrino: controle hormonal Todos os processos fisiológicos estudados até agora, como digestão, respiração, circulação e excreção, estão na dependência do sistema que fabrica os hormônios. O sistema

Leia mais

Curso: Integração Metabólica

Curso: Integração Metabólica Curso: Integração Metabólica Aula 7: Suprarrenal e tireoide Prof. Carlos Castilho de Barros Algumas pessoas podem apresentar distúrbios que provocam a obesidade. Estórias como Eu como pouco mas continuo

Leia mais

ALTERAÇÕES METABÓLICAS NO PERFIL LIPÍDICO E GLICÊMICO DE PACIENTES HIV POSITIVOS QUE FAZEM USO DE ANTIRETROVIRAIS

ALTERAÇÕES METABÓLICAS NO PERFIL LIPÍDICO E GLICÊMICO DE PACIENTES HIV POSITIVOS QUE FAZEM USO DE ANTIRETROVIRAIS ALTERAÇÕES METABÓLICAS NO PERFIL LIPÍDICO E GLICÊMICO DE PACIENTES HIV POSITIVOS QUE FAZEM USO DE ANTIRETROVIRAIS Greice Rodrigues Bittencourt Introdução A terapia antiretroviral contemporânea (TARV) baseado

Leia mais

DIABETES MELLITUS: MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS EVIDENCIADAS EM IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE-PB

DIABETES MELLITUS: MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS EVIDENCIADAS EM IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE-PB DIABETES MELLITUS: MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS EVIDENCIADAS EM IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE-PB Esmeraldina Ana Sousa e Silva-Faculdade de Enfermagem Nova Esperança

Leia mais

Herpes genital é uma infecção comum, em geral transmitida por contato sexual.

Herpes genital é uma infecção comum, em geral transmitida por contato sexual. ÓLEO DE MENTA Eficácia nas lesões herpéticas e inibição de 99% na formação de placas das cepas de HSV-1 e HSV-2 resistentes ao Aciclovir Doutor, O objetivo desse Informe Científico é apresentar o óleo

Leia mais

Cranberry. Tratamento e prevenção infecção urinária

Cranberry. Tratamento e prevenção infecção urinária Cranberry Tratamento e prevenção infecção urinária Nome científico: Vaccinium macrocarpon Família: Ericaceae Parte utilizada: fruto Ativos: antocianidinas, flavonóides, proantocianidinas, taninos condensados

Leia mais