Carta Aberta para o Futuro Resultados EM TEMPO DE ELEIÇÃO, QUEM SE INTERESSA PELA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Carta Aberta para o Futuro Resultados EM TEMPO DE ELEIÇÃO, QUEM SE INTERESSA PELA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE?"

Transcrição

1 Carta Aberta para o Futuro Resultados EM TEMPO DE ELEIÇÃO, QUEM SE INTERESSA PELA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE? Das centenas de s enviados aos candidatos do Paraná - a todos os cargos, de todos os partidos - solicitando a adesão à Carta Aberta para o Futuro, recebemos apenas 16 respostas. Sinal de que o assunto não está na agenda dos candidatos e que temos pela frente novas e grandes batalhas para chamar a atenção de quem decide o destino do Paraná e do Brasil para o tema da conservação da biodiversidade. As respostas na integra, de cada candidato, estão disponíveis na página da SPVS ( Mostramos a seguir um resumo do que recebemos. É importante que, apesar do pequeno número, as respostas sejam divulgadas para que os eleitores tenham mais um critério objetivo para decidir seu voto. Enviamos também informações sobre a posição da atual bancada paranaense na Câmara dos Deputados sobre as mudanças propostas ao Código Florestal Brasileiro, que poderão ocasionar enorme impacto negativo sobre os remanescentes de ambientes naturais nativos em todo o país. Como praticamente todos os deputados federais são candidatos à reeleição, é importante saber como estão tratando o assunto. Agradecemos pelo interesse de todos, na expectativa de que estas informações também possam ser de utilidade para seus contatos mais próximos, garantindo uma maior permeabilidade destes resultados obtidos para a tomada de decisão nas eleições de domingo próximo. Coordenação Carta Aberta para o Futuro

2 RESPOSTAS DA CARTA PARA O FUTURO Candidatos que apóiam o documento encaminhado na íntegra: Avanilson Alves Araujo Candidato a Governador/PSTU Nós, do PSTU, ratificamos os termos da carta de compromisso aos candidatos 'Carta Aberta para o Futuro'. Paulo Salamuni Candidato a Governador/PV Ao apoiar em gênero, número e grau a Carta Aberta para o Futuro, reitero minha posição pessoal, bem como a do Partido Verde, votada em Convenção Nacional, contra as mudanças no Código Florestal Brasileiro. Claudio Roberto Timossi- candidato a Senador/PSTU Reafirmamos nosso compromisso da luta contra a destruição do meio ambiente que vivemos. Foi (e é) assim na luta contra a transposição do Rio São Francisco, a construção da Usina de "Belo Monte" e será assim na luta contra a mudança proposto pelo dirigente do PCdoB para mudar o Código Florestal. Rubens Hering - Candidato a Senador/PV Examinei o teor do documento "Fundamentos para uma Estratégia de Conservação da Biodiversidade no Estado do Paraná, que me foi encaminhado pela SPVS. Observaria apenas que as alegadas licenças irregulares do IAP deveriam ser denunciadas ao Ministério Público por quem delas conhecimento e evidências tiver, se é que já não o foram Quanto à "Carta Aberta para o Futuro", endosso suas propostas na integralidade. Geraldino Batista do Nascimento Deputado Federal/PP Parabéns pela preocupação do eleitor, e se eleito for estarei assumindo um compromisso pelo bem do Paraná e do Brasil, preocupado com o futuro dos nossos filhos e com o planeta. Jonatas de Paula Deputado Federal/PPS Como sou autor de livros de Direito Ambiental ("Direito Ambiental e Cidadania" e "Direito Processual Ambiental"), é natural que defenda a preservação ambiental brasileira. Conte com meu apoio.

3 Mariane de Siqueira - candidata a deputada federal/pstu Nós, do PSTU, ratificamos os termos da carta de compromisso aos candidatos Carta Aberta para o Futuro. Claudia Moraes e Silva Pereira - Candidata a deputada estadual/pstu Nós, do PSTU, ratificamos os termos da carta de compromisso aos candidatos 'Carta Aberta para o Futuro'. Elton Welter Candidato a Deputado Estadual/PT Quero parabenizar esta iniciativa com relação dos Fundamentos para uma estratégia de Conservação da Biodiversidade no Estado do Paraná. A Sustentabilidade Ambiental já é compromisso deste mandato e quero me somar a este grupo para juntos construirmos iniciativas, tanto na área da gestão, quanto na legislação, que efetivamente concorram para a conservação da biodiversidade. Luiz Eduardo Cheida Candidato a Deputado Estadual/PMDB Ao dirigir-me aos companheiros responsáveis pela elaboração do documento intitulado Fundamentos para uma Estratégia de Conservação da Biodiversidade no Estado do Paraná, quero dizer que enquanto parlamentar eleito para o quadriênio comprometo-me a encetar todas as ações que forem possíveis para o cumprimento do referido documento. Raymundo Rocha Loures Candidato a Deputado Estadual/PV Parabenizando-os pela maravilhosa iniciativa na elaboração deste documento, eu, candidato a Deputado Estadual pelo Partido Verde, Raymundo Rocha Loures, apoio integralmente todos os itens da Agenda Emergencial, nas ações de que inibam radicalmente a destruição de áreas naturais no Estado, considerando-as medidas fundamentais. Jorge Bernardi - Candidato a Deputado Estadual/PDT Manifestou seu apoio por , sem comentários.

4 Rui Hara Candidato a Deputado Estadual/PSDB Eleito deputado estadual me comprometo a ajudar a estruturar a política voltada para a conservação da biodiversidade no Paraná e a consolidar novos modelos de desenvolvimento sustentável. Candidatos que apoiam parcialmente o documento encaminhado: Beto Richa Candidato a Governador /PSDB Endosso parcialmente o documento Fundamentos para uma Estratégia de Conservação da Biodiversidade no Estado do Paraná e me comprometo a buscar adotar suas propostas e diretrizes, gradualmente, dentro das possibilidades orçamentárias do Estado e em consenso com todos os segmentos sociais e econômicos envolvidos. Faço uma ressalva quanto à letra C do item 4, página 5, que contempla a alteração da Lei Complementar 59 (Lei do ICMS Ecológico). Gustavo Fruet Candidato a Senador/PSDB O documento Fundamentos para uma Estratégia de Conservação da Biodiversidade no Estado do Paraná resume uma realidade que deve preocupar todas as pessoas interessadas em contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável do Paraná. Assim, sou favorável às medidas propostas, estabelecendo exceção para a que trata da alteração da Lei do ICMS Ecológico. O tema requer ampla discussão e avaliação dos impactos de uma eventual mudança. Luciano Pizzato Candidato a Deputado Federal/DEM Sobre os documentos anexos, visando a Conservação no Estado do Paraná, é uma atitude meritória e merece um longa análise, até pelo respeito a seus autores, não cabendo por este respeito se resumir em uma simples aceitação ou negativa.

5 POSIÇÃO DOS ATUAIS DEPUTADOS FEDERAIS SOBRE AS MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO As informações sobre a posição de cada um dos deputados federais da bancada do Paraná foram reunidas a partir de: 1. Levantamento na Comissão Especial do Código Florestal da Câmara Federal; 2. Levantamento na Comissão de Agricultura e de Meio Ambiente da Câmara Federal; 3. Levantamentos da Frente Parlamentar Ambientalista; 4. Contatos pessoais, por telefone e por . EXPLICITAMENTE A FAVOR DA REDUÇÃO DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO MOACIR MICHELLETO - PMDB* REINHOLD STEPHANES PMDB** *Como presidente da Comissão Especial do Código Florestal, facilitou a defesa dos interesses da bancada ruralista e aprovou o relatório Aldo Rebelo a favor da redução das áreas de proteção. **Ex-ministro da agricultura, fez apologia das mudanças para redução das áreas protegidas e votou como suplente a favor do relatório Aldo Rebelo na Comissão Especial. APOIARAM PROJETOS A FAVOR DA REDUÇÃO DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO ABELARDO LUPION - DEM** AIRTON ROVEDA PR ** (Suplente, não está em exercício) ALFREDO KAEFER- PSDB ** ASSIS DO COUTO PT ** CEZAR SILVESTRI - PPS ** CHICO DA PRINCESA - PR* DILCEU SPERAFICO PP ** EDUARDO SCIARRA - DEM ** LUIZ CARLOS HAULY PSDB * LUIZ CARLOS SETIM- DEM ** MOACIR MICHELETTO PMDB** NELSON MEURER PP** ODÍLIO BALBINOTTI PMDB** OSMAR SERRAGLIO - PMDB*

6 * subscreveu o projeto do Código Ambiental Brasileiro, que propõe as mudanças que foram incorporadas no projeto de substituição do Código Florestal aprovado pela Comissão Especial. ** votou no substitutivo ao PL 6424 na Comissão de Agricultura. O PL propunha pequenas alterações no Código Florestal, que já haviam sido discutidas com diversos setores da sociedade. Foi substituído pelo projeto que serviu de base à atual proposta, aprovada pela Comissão Especial, que reduz as exigências de proteção. EM CIMA DO MURO (*) AFFONSO ALVES DE CAMARGO NETO ALCENI ANGELO GUERRA ALEX CANZIANI SILVEIRA ANDRÉ LUÍS VARGAS HILÁRIO WILSON PICLER FERNANDO LUCIO GIACOBO HERMES PARCIANELLO CARLOS ROBERTO MASSA JUNIOR RICARDO JOSÉ MAGALHÃES BARROS HIDEKAZU TAKAYAMA PSDB DEM PTB PT PDT PR PMDB PSC PP PSC (*) Foram contatados por , telefone ou pessoalmente e não manifestaram sua posição até as 20 horas do dia 20/09. A FAVOR DA MANUTENÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL DR. ROSINHA PT * ANGELO VANHONI PT** CÁSSIO TANIGUCHI - DEM ** RODRIGO SANTOS DA ROCHA LOURES - PMDB** *votou contra a mudança no Código Florestal na Comissão Especial. ** manifestou pessoalmente ou por telefone sua posição contra as mudanças no Código Florestal aos Ecoberrantes. A FAVOR DE ALGUMAS MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL GUSTAVO BONATO FRUET - PSDB * MARCELO BELTRÃO DE ALMEIDA - PMDB ** *Considera que o Código Florestal precisa mudar, mas não aceita todas as mudanças aprovadas na Comissão Especial. **Considera que o Código Florestal precisa mudar, mas não aceita as mudanças aprovadas na Comissão Especial.

Compromisso com um plano de governo

Compromisso com um plano de governo Anexo 2 Compromisso com um plano de governo A partir de uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, a capital paulista aprovou, em fevereiro de 2008, a Emenda nº 30 à Lei Orgânica do Município de São Paulo

Leia mais

ESTATUTO DO CONSELHO DO PROJETO VIVATIVA

ESTATUTO DO CONSELHO DO PROJETO VIVATIVA ESTATUTO DO CONSELHO DO PROJETO VIVATIVA I CONCEITO E FINALIDADE a) o Conselho é associação livre de voluntários com a finalidade de organizar ações de cunho sócio/cultural/ambiental, pelos meios que os

Leia mais

Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos. Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO

Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos. Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO Relatório Consolidado Programa de Fortalecimento e Barro Alto -

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DA CIDADE DE ALFENAS/MG CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DA CIDADE DE ALFENAS/MG CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DA CIDADE DE ALFENAS/MG CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - A 2ª Conferência Municipal das Cidades convocada por Decreto Municipal nº 732, de 14 de fevereiro de 2013, a

Leia mais

À Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) As organizações brasileiras que subscrevem esse documento manifestam:

À Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) As organizações brasileiras que subscrevem esse documento manifestam: 07 de julho de 2014 À Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) REF: Acordo Regional sobre o Princípio 10 As organizações brasileiras que subscrevem esse documento manifestam: Reconhecendo

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Paraná - vagas 1 Governador 2 30 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para as votações

Leia mais

A perspectiva de reforma política no Governo Dilma Rousseff

A perspectiva de reforma política no Governo Dilma Rousseff A perspectiva de reforma política no Governo Dilma Rousseff Homero de Oliveira Costa Revista Jurídica Consulex, Ano XV n. 335, 01/Janeiro/2011 Brasília DF A reforma política, entendida como o conjunto

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE INFORMÁTICA NATAL, 08.07.2005 BOLETIM OFICIAL 2222 ANO XVI SEXTA-FEIRA

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE INFORMÁTICA NATAL, 08.07.2005 BOLETIM OFICIAL 2222 ANO XVI SEXTA-FEIRA A MESA DIRETORA Deputado ROBINSON FARIA PRESIDENTE Deputada LARISSA ROSADO 1 VICE-PRESIDENTE Deputado RICARDO MOTTA 1 SECRETÁRIO Deputado ALEXANDRE CAVALCANTI 3 SECRETÁRIO Deputado VIVALDO COSTA 2 VICE-PRESIDENTE

Leia mais

TEMAS DA REFORMA POLÍTICA

TEMAS DA REFORMA POLÍTICA TEMAS DA REFORMA POLÍTICA 1 Sistemas Eleitorais 1.1 Sistema majoritário. 1.2 Sistema proporcional 1.2 Sistema misto 2 - Financiamento eleitoral e partidário 3- Suplência de senador 4- Filiação partidária

Leia mais

QUADRO V DÚVIDAS. Rodada do ICMS 2012

QUADRO V DÚVIDAS. Rodada do ICMS 2012 QUADRO V DÚVIDAS 1. Pergunta - Estou escrevendo para esclarecer algumas dúvidas a respeito das comprovações que deverão ser encaminhadas relativas ao Projeto Educar para o próximo exercício do ICMS Patrimônio

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DA COMISSÃO DE REPRESENTAÇÃO EXTERNA PARA TRATAR DE ASSUNTOS RELACIONADOS AO EMPRÉSTIMO JUNTO AO BID BANCO INTERAMERICANO DE

RELATÓRIO DE TRABALHO DA COMISSÃO DE REPRESENTAÇÃO EXTERNA PARA TRATAR DE ASSUNTOS RELACIONADOS AO EMPRÉSTIMO JUNTO AO BID BANCO INTERAMERICANO DE RELATÓRIO DE TRABALHO DA COMISSÃO DE REPRESENTAÇÃO EXTERNA PARA TRATAR DE ASSUNTOS RELACIONADOS AO EMPRÉSTIMO JUNTO AO BID BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO, PARA CONCLUSÃO DAS OBRAS ASFÁLTICAS DE

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Plano Municipal de Educação

Plano Municipal de Educação Plano Municipal de Educação Denise Carreira I Encontro Educação para uma Outra São Paulo 30 de novembro de 2007 O Plano Municipal de Educação e as reivindicações dos movimentos e organizações da cidade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS Er REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS Art 1º O Fórum da Agenda 21 Local Regional de Rio Bonito formulará propostas de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável local, através

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Reserva Extrativista Chico Mendes Termo de Referência 2013.0729.00042-4 1 - Identificação Contratação de Serviço Pessoa

Leia mais

2. Princípios fundamentais. 3. Objetivos

2. Princípios fundamentais. 3. Objetivos CARTA DE PRINCÍPIOS DO FÓRUM NACIONAL DOS TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL FTSUAS. Princípios norteadores de funcionamento do Fórum 1. Natureza O Fórum Nacional dos Trabalhadores do

Leia mais

A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ:

A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ: A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ: Quando Sérgio Arouca assumiu a Secretaria Municipal de Saúde do RJ, publicou um decreto colocando o sistema funerário para controle dos assistentes sociais.

Leia mais

Eleições JuniorES 2014. 2º Edital

Eleições JuniorES 2014. 2º Edital Eleições JuniorES 2014 2º Edital Vitória, 08 de Outubro de 2014 1. Considerações Iniciais A JuniorES Federação de Empresas Juniores do Espírito Santo, por meio da Presidência do seu Conselho Deliberativo,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO SECRETARIADO NACIONAL DA MULHER

REGIMENTO INTERNO DO SECRETARIADO NACIONAL DA MULHER REGIMENTO INTERNO DO SECRETARIADO NACIONAL DA MULHER PREÂMBULO O Estatuto do PSDB, aprovado em 1988, previu em sua Seção V, art. 73, 2º a criação do Secretariado da Mulher como parte integrante da Executiva

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores. Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos

Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores. Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos São Luís de Montes Belos, novembro de 2011 REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSOS REGULAMENTO INTERNO

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 98-A, DE 2015 (Do Sr. Alceu Moreira)

PROJETO DE LEI N.º 98-A, DE 2015 (Do Sr. Alceu Moreira) *C0053558A* C0053558A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 98-A, DE 2015 (Do Sr. Alceu Moreira) Confere o título de "Capital Nacional do Tropeirismo" à cidade de Bom Jesus, no Estado do Rio Grande do

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES

REGIMENTO INTERNO DA 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES REGIMENTO INTERNO DA 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art. 1º São objetivos da 5ª Conferência Estadual das Cidades: I - propor a interlocução entre autoridades

Leia mais

PODER LEGISLATIVO Diário da Assembleia ESTADO DO PIAUÍ MESA DIRETORA NOTÍCIAS DEPUTADOS

PODER LEGISLATIVO Diário da Assembleia ESTADO DO PIAUÍ MESA DIRETORA NOTÍCIAS DEPUTADOS ESTADO DO PIAUÍ PODER LEGISLATIVO 17ª Legislatura 2ª Sessão Legislativa MESA DIRETORA NOTÍCIAS Presidente: Dep. Themistocles Filho 1º Vice-Presidente Dep. Ismar Marques 2º Vice-Presidente: Dep. Marden

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005 Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito

Leia mais

Plataforma Ambiental para o Brasil

Plataforma Ambiental para o Brasil Histórico 1989 - Plataforma Ambiental Mínima para Candidatos à Presidência 1990 - Plataforma Ambiental Mínima para os Candidatos ao Governo do Estado de São Paulo 1998 - Plataforma Ambiental Mínima para

Leia mais

Apoio a Programas de Conservação

Apoio a Programas de Conservação Apoio a Programas de Conservação OBJETIVOS Apoiar instituições para que desenvolvam ações de conservação em médio e longo prazo, na forma de programa, que resultem em medidas efetivas de conservação. As

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 605, DE 2015 (Do Sr. Lobbe Neto)

PROJETO DE LEI N.º 605, DE 2015 (Do Sr. Lobbe Neto) *C0051703A* C0051703A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 605, DE 2015 (Do Sr. Lobbe Neto) Define diretrizes para a política de atenção integral aos portadores da doença de Parkinson no âmbito do Sistema

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

MENSAGEM Nº. Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal,

MENSAGEM Nº. Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal, MENSAGEM Nº Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal, Submeto à apreciação dessa egrégia Casa Legislativa o Projeto de Lei do Plano Plurianual 2014-2017 PPA 2014-2017, nos termos do 1º, art.

Leia mais

Resultados da 120ª Pesquisa CNT/MDA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2014

Resultados da 120ª Pesquisa CNT/MDA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2014 Resultados da 120ª Pesquisa CNT/MDA Brasília, 27/08/2014 A 120ª Pesquisa CNT/MDA, realizada de 21 a 24 de agosto de 2014 e divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra cenários para

Leia mais

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA. PROJETO DE LEI N o 3.788, DE 2008 I - RELATÓRIO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA. PROJETO DE LEI N o 3.788, DE 2008 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROJETO DE LEI N o 3.788, DE 2008 (Apensos os Projetos de Lei nº 4.358, de 2008, nº 5.340, de 2009, nº 6.099, de 2009, nº 7.990, de 2010, nº 474, de 2011, nº 876, de 2011,

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Em 18 de outubro de 2012 (Quinta-feira)

CÂMARA DOS DEPUTADOS Em 18 de outubro de 2012 (Quinta-feira) CÂMARA DOS DEPUTADOS Em 18 de outubro de 2012 (Quinta-feira) SESSÃO DE DEBATES (Às 14 horas) PEQUENO EXPEDIENTE (Das 14 às 15 horas) GRANDE EXPEDIENTE (Às 15 horas) Oradores: 15h Renan Filho (PMDB - AL)

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI N. 1.022, DE 21 DE JANEIRO DE 1992 "Institui o Sistema Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e o Conselho Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e dá outras providências." O GOVERNADOR

Leia mais

ICKBio MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

ICKBio MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE ICKBio INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 11, DE 8 DE JUNHO DE 2010 Disciplina as diretrizes, normas e procedimentos para a formação e funcionamento de Conselhos Consultivos em unidades de conservação federais. O

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR

PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR FABIA GRAVINA VIEIRA ROCHA Colégio e Faculdade Modelo do Paraná- Curitiba/PR fabiagravina@hotmail.com RESUMO Sensível à necessidade de reflexão sobre as relações dos seres

Leia mais

RELATÓRIO DAS OFICINAS SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE REFORMA AGRÁRIA

RELATÓRIO DAS OFICINAS SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE REFORMA AGRÁRIA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO MDA INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA INCRA RELATÓRIO DAS OFICINAS SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DOS PROJETOS DE

Leia mais

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC 1. Qual o período da matrícula? O período de matrícula compreende o período de 23 de julho a 3 de agosto. A partir de 7 de agosto, poderá haver

Leia mais

RESUMO DA REUNIÃO SOBRE O PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR SOBRE OS 10% DAS RECEITAS CORRENTES BRUTAS PARA O SUS.

RESUMO DA REUNIÃO SOBRE O PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR SOBRE OS 10% DAS RECEITAS CORRENTES BRUTAS PARA O SUS. RESUMO DA REUNIÃO SOBRE O PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR SOBRE OS 10% DAS RECEITAS CORRENTES BRUTAS PARA O SUS. Com a participação de conselheiros do Conselho Nacional de Saúde (CNS) juntamente com

Leia mais

2.1.3.1 Atender aos requisitos de qualificação básica para membro da Diretoria;

2.1.3.1 Atender aos requisitos de qualificação básica para membro da Diretoria; POLÍTICA DE ELEIÇÕES DO PMI RIO I ABRANGÊNCIA Esta política se aplica ao processo de Eleições bianual promovido pelo PMI RIO em acordo com o Estatuto do chapter. II - REQUISITOS PARA O CREDENCIAMENTO:

Leia mais

RELAÇÃO DO PARLAMENTO BRASILEIRO COM AS POLÍTICAS SOCIAIS PARA A TERCEIRA IDADE.

RELAÇÃO DO PARLAMENTO BRASILEIRO COM AS POLÍTICAS SOCIAIS PARA A TERCEIRA IDADE. ANA LÚCIA ARAÚJO DE SOUZA RELAÇÃO DO PARLAMENTO BRASILEIRO COM AS POLÍTICAS SOCIAIS PARA A TERCEIRA IDADE. Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação do Cefor como parte das exigências

Leia mais

Estação Ecológica do Caiuá

Estação Ecológica do Caiuá Estação Ecológica do Caiuá Programa Voluntariado nas Unidades de Conservação do Paraná Relatório anual das Atividades Desenvolvidas pelos Voluntários da Estação Ecológica do Caiuá/Período de 2007 No ano

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OSASCO DA UNIFESP

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OSASCO DA UNIFESP REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OSASCO DA UNIFESP Dispõe sobre as atribuições da Câmara de Graduação do da UNIFESP, sua composição e condução dos trabalhos. DA NATUREZA Artigo 1. A Câmara

Leia mais

Formação Socioambiental

Formação Socioambiental Formação Socioambiental 1º momento com Conselho PESM Itariru Polo 11 PESM Núcleo Itariru Roteiro 1º momento Objetivos: 1. Compreender melhor o SIM. 2. Conhecer o planejamento da fiscalização na UC. 3.

Leia mais

PARTICIPAÇÃO POPULAR NO PROCESSO LEGISLATIVO

PARTICIPAÇÃO POPULAR NO PROCESSO LEGISLATIVO PARTICIPAÇÃO POPULAR NO PROCESSO LEGISLATIVO (Texto baseado em pesquisa documental e entrevista com membros da Consultoria temática da ALMG sobre a Comissão de Participação Popular- Pesquisa Participação

Leia mais

CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO

CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO HQ se lga! i CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO Defender a CONSTITUINTE é um erro! Erro, por que? A direita vai aproveitar uma Constituinte

Leia mais

INTRODUÇÃO O atual modelo econômico e social tem gerado enormes desequilíbrios ambientais. O

INTRODUÇÃO O atual modelo econômico e social tem gerado enormes desequilíbrios ambientais. O RELATO DE CASO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE DOCENTES Ribeiro, Lucas Soares Vilas Boas 1, Leite, Eugenio Batista 2 INTRODUÇÃO O atual modelo econômico e social tem gerado enormes desequilíbrios ambientais.

Leia mais

REGULAMENTO DE BOLSAS DE ESTUDO

REGULAMENTO DE BOLSAS DE ESTUDO Elaboração: 09/12/2011 Revisão 01 15/01/2013 ÍNDICE 1- OBJETIVO:... 3 2- RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO... 3 3- DOCUMENTOS COMPLEMENTARES... 3 4- REGULAMENTO Do PROGRAMA BOLSAS DE ESTUDO/2012...

Leia mais

INSTITUTO METHODUS www.institutomethodus.com.br methodus@institutomethodus.com.br (51) 3094-1400 PESQUISA ELEITORAL ESTADUAL

INSTITUTO METHODUS www.institutomethodus.com.br methodus@institutomethodus.com.br (51) 3094-1400 PESQUISA ELEITORAL ESTADUAL INSTITUTO METHODUS www.institutomethodus.com.br methodus@institutomethodus.com.br (51) 3094-1400 PESQUISA ELEITORAL Pesquisa registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (Resolução nº 23.400) e protocolada

Leia mais

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA COM-VIDA Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola Criado a partir das deliberações da I Conferência

Leia mais

Convenção sobre Diversidade Biológica: O Plano de Ação de São Paulo 2011/2020. São Paulo, 06 de março de 2.012 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Convenção sobre Diversidade Biológica: O Plano de Ação de São Paulo 2011/2020. São Paulo, 06 de março de 2.012 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Convenção sobre Diversidade Biológica: O Plano de Ação de São Paulo 2011/2020 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE São Paulo, 06 de março de 2.012 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Contexto Convenção sobre Diversidade

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA RUI VALDIR OTTO BRIZOLARA, Prefeito Municipal de Morro Redondo, Estado do Rio

Leia mais

EDITAL DE ELEIÇÃO Nº 001/2014

EDITAL DE ELEIÇÃO Nº 001/2014 SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS SEJU CONSELHO PERMANENTE DOS DIREITOS HUMANOS DO ESTADO DO PARANÁ COPED EDITAL DE ELEIÇÃO Nº 001/2014 A Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania

Leia mais

PESQUISA ELEITORAL. INSTITUTO METHODUS www.institutomethodus.com.br methodus@methodus.srv.br (51) 3221-2582. Março de 2010

PESQUISA ELEITORAL. INSTITUTO METHODUS www.institutomethodus.com.br methodus@methodus.srv.br (51) 3221-2582. Março de 2010 INSTITUTO METHODUS www.institutomethodus.com.br methodus@methodus.srv.br (51) 3221-2582 PESQUISA ELEITORAL Março de 2010 1 Esta pesquisa foi contratada pelo PSB - Partido Socialista Brasileiro/RS e foi

Leia mais

INDICADORES EM GESTÃO DE PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DE SAÚDE

INDICADORES EM GESTÃO DE PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DE SAÚDE INDICADORES EM GESTÃO DE PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DE SAÚDE PROGRAMAÇÃO DE CURSO ABQV Marco Conceitual Conceito de Indicadores Histórico de Indicadores Funções Básicas A taxonomia aplicada

Leia mais

CANDIDATOS AO GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL

CANDIDATOS AO GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL CANDIDATOS AO GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL CARLOS SCHNEIDER (PMN) Vice: Maximiliano Andrade (PMN) Nome: Carlos Otavio Schneider Partido: Partido da Mobilização Nacional Tempo de horário eleitoral (estimado):

Leia mais

4t PRIVADOS, DE PREVIDÊNCIA PRIVADA ABERTA E DE CAPITALIZAÇÃO -

4t PRIVADOS, DE PREVIDÊNCIA PRIVADA ABERTA E DE CAPITALIZAÇÃO - MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO DE RECURSOS DO SISTEMA NACIONAL DE SEGUROS 4t PRIVADOS, DE PREVIDÊNCIA PRIVADA ABERTA E DE CAPITALIZAÇÃO - CRSNSP 195 Sessão Recurso n 5404 Processo SUSEP n RECORRENTE: RECORRIDA:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 65 Discurso na solenidade do Dia

Leia mais

P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA. Direitos e Deveres do Cidadão - 2013

P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA. Direitos e Deveres do Cidadão - 2013 P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA Direitos e Deveres do Cidadão - 2013 Todos os seres humanos nascem com direitos. MAS para terem validade, os direitos de uma pessoa têm de ser respeitados pelas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional SISAN com vistas em assegurar

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano.

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano. Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 3º ano Componente Curricular: Ciências Naturais

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS Em 06 de março de 2013 (Quarta-feira) SESSÃO ORDINÁRIA (Às 14 horas) (DELIBERATIVA) PEQUENO EXPEDIENTE (Das 14 às 15 horas) GRANDE EXPEDIENTE (Às 15 horas) Oradores: 15h Arolde de

Leia mais

CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO

CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO Por que é importante dar preferência aos produtos orgânicos? Os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia e, portanto, buscam

Leia mais

PLP 448/2014 Posicionamento dos Municípios

PLP 448/2014 Posicionamento dos Municípios PLP 448/2014 Posicionamento dos Municípios Projeto de Lei Complementar nº 448, de 2014 (PLP 448/2014), que altera a Lei Complementar nº 123/2006 (LC 123/2006), atualmente apensado ao PLP nº 25/2007. Tramita

Leia mais

Estado do Rio de Janeiro MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS Fundação de Turismo de Angra dos Reis Conselho Municipal de Turismo

Estado do Rio de Janeiro MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS Fundação de Turismo de Angra dos Reis Conselho Municipal de Turismo REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO Capítulo 1 Da Natureza e das Competências Art. 1. O CMT, órgão consultivo e deliberativo, instituído pela Lei nº 433/L.O., de 14 de junho de 1995, alterada

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A CERCA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR.

SEGURANÇA ALIMENTAR, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A CERCA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. SEGURANÇA ALIMENTAR, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A CERCA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Jonas da Silva Santos Universidade do Estado da Bahia UNEB DEDC XV jonasnhsilva@hotmail.com jonas.ss@inec.org.br

Leia mais

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual 20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual Paulista da CONSOCIAL Prioridades Texto Diretriz Eixo Pontos 1 2 Regulamentação e padronização de normas técnicas para a elaboração dos Planos de Governo apresentados

Leia mais

ANAIS DA 66ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC - RIO BRANCO, AC - JULHO/2014

ANAIS DA 66ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC - RIO BRANCO, AC - JULHO/2014 ANAIS DA 66ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC - RIO BRANCO, AC - JULHO/2014 Hidrelétricas planejadas e desmatamento na Amazônia Elis Araújo Pesquisadora do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia - Imazon

Leia mais

REGIMENTO DA CÂMARA TÉCNICA DE EXTENSÃO DA ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS - CAMPUS DE OSASCO.

REGIMENTO DA CÂMARA TÉCNICA DE EXTENSÃO DA ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS - CAMPUS DE OSASCO. REGIMENTO DA CÂMARA TÉCNICA DE EXTENSÃO DA ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS - CAMPUS DE OSASCO. CAPITULO I DA NATUREZA, FINALIDADES E OBJETIVOS DA CÂMARA TÉCNICA DE EXTENSÃO Seção I DA

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Em 6 de fevereiro de 2015 (Sexta-feira)

CÂMARA DOS DEPUTADOS Em 6 de fevereiro de 2015 (Sexta-feira) CÂMARA DOS DEPUTADOS Em 6 de fevereiro de 2015 (Sexta-feira) SESSÃO DE DEBATES (NÃO DELIBERATIVA) (Às 9 horas) PEQUENO EXPEDIENTE (Das 9 às 10 horas) GRANDE EXPEDIENTE (Às 10 horas) Oradores: 10h00min

Leia mais

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO PROTOCOLO DE ENTENDIMENTOS QUE ENTRE SI CELEBRAM ÓRGÃOS PÚBLICOS E ENTIDADES PARA O COMPARTILHAMENTO E A INTEGRAÇÃO DE DADOS AGRÁRIOS, FUNDIÁRIOS E AMBIENTAIS NO ESTADO DO PARÁ. Os Órgãos Públicos e Entidades

Leia mais

Relatório GRUPO 1. Sinal, Banco Central e Sociedade XXII AND

Relatório GRUPO 1. Sinal, Banco Central e Sociedade XXII AND 1 Relatório GRUPO 1 Sinal, Banco Central e Sociedade XXII AND 2 Participantes do grupo: Delegados: 1 Reginaldo (BEL) 2 Mauro (BH) 3 Heitor (DF) 4 Cáceres (DF) 5 José Manoel (DF) 6 Márcio (CUR) 7 Eduardo

Leia mais

Relatório da Oficina das Agendas de Implementação e Monitoramento do PMGIRS

Relatório da Oficina das Agendas de Implementação e Monitoramento do PMGIRS Relatório da Oficina das Agendas de Implementação e Monitoramento do PMGIRS OURO VERDE - SC PRODUTO 11 Setembro de 2014 1 SUMÁRIO 1. Identificação 3 2. Objetivo da Atividade 3 3. Relato da atividade 3

Leia mais

COMO CRIAR UMA PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER EM ESTADOS E MUNICÍPIOS

COMO CRIAR UMA PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER EM ESTADOS E MUNICÍPIOS Câmara dos Deputados COMO CRIAR UMA PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER EM ESTADOS E MUNICÍPIOS Brasília 2012 Como criar uma procuradoria especial da mulher em estados e municípios Mesa da Câmara dos Deputados

Leia mais

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N o 2.602, DE 2010 Susta os efeitos do Decreto nº 7.154, de 9 de abril de 2010. Autora: Deputado SARNEY FILHO Relator:

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N o 2.587, DE 2007 Altera as Leis nº s 6.938, de 31 de agosto de 1981, e 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Autora: Deputada Thelma

Leia mais

ESTADO DO AMAZONAS CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS GABINETE DO VEREADOR EVERALDO FARIAS LIMA

ESTADO DO AMAZONAS CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS GABINETE DO VEREADOR EVERALDO FARIAS LIMA PROJETO DE RESOLUÇAO Nº. 007 /2014 Art. 1º - Fica criada, no âmbito da Câmara Municipal de Manaus, a Frente Parlamentar de Defesa e Direito dos animais, com o objetivo de defender e garantir a política

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA

CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA 4 11N1 CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA www.camaraindaiatuba.sp.gov.br PROJETO DE LEI N /2012 "Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais CMPDA, e dá outras providências."

Leia mais

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. PROJETO DE LEI No 5.080, de 2013 (Apensados: PL nº 6.879, de 2013 e PL nº 7.345, de 2014)

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. PROJETO DE LEI No 5.080, de 2013 (Apensados: PL nº 6.879, de 2013 e PL nº 7.345, de 2014) COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE LEI No 5.080, de 2013 (Apensados: PL nº 6.879, de 2013 e PL nº 7.345, de 2014) Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE PSICOLOGIA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE PSICOLOGIA São Paulo, 27 de Fevereiro de 2008. À CORI A Faculdade de Psicologia realizou, nas duas últimas semanas, um conjunto de reuniões, envolvendo professores e alunos, a fim de debater as propostas de Redesenho

Leia mais

A NOCIVIDADE DOS DESMATAMENTOS E QUEIMADAS

A NOCIVIDADE DOS DESMATAMENTOS E QUEIMADAS A NOCIVIDADE DOS DESMATAMENTOS E QUEIMADAS Mensagem do Ministério Público do Estado de Goiás O Ministério Público do Estado de Goiás MPGO tem a missão de defender a ordem jurídica, o regime democrático

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO ESTADO DE MINAS GERAIS 2011

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO ESTADO DE MINAS GERAIS 2011 T CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MINAS GERAIS ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Leia mais

Termo de Referência. Contexto. Objetivo. Atividades

Termo de Referência. Contexto. Objetivo. Atividades Contexto Termo de Referência Consultor de Monitoramento Socioeconômico para Projeto de Conservação da Biodiversidade Wildlife Conservation Society, Programa Brasil (WCS Brasil), Manaus, Amazonas, Brasil

Leia mais

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 Reunidos na cidade de Quebec de 18 a 22 de setembro de 1997, na Conferência Parlamentar das Américas, nós, parlamentares das Américas, Considerando que o

Leia mais

TRIBUTAÇÃO E JUSTIÇA FISCAL

TRIBUTAÇÃO E JUSTIÇA FISCAL TRIBUTAÇÃO E JUSTIÇA FISCAL 28 e 29 de abril de 2014 A tributação, além de sua função original de prover recursos para o financiamento das políticas públicas, pode se converter em um poderoso instrumento

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA POSICIONAMENTO EM DELIBERAÇÕES. Comissão de Assuntos Econômicos Senado Federal

ORIENTAÇÃO PARA POSICIONAMENTO EM DELIBERAÇÕES. Comissão de Assuntos Econômicos Senado Federal Comissão de Assuntos Econômicos Dia: 08/12 Horário: 10h Local: Anexo II, Ala Alexandre Costa, Sala 29 (Item 13) PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº. 131/08 - do Sr. Pompeo de Mattos - que Dispõe sobre a organização

Leia mais

15ª Regional de Saúde de Maringá-PR. Novembro- 2012

15ª Regional de Saúde de Maringá-PR. Novembro- 2012 Educação Permanente com os Conselhos Municipais de Saúde - experiências e resultados alcançados Elizabete Cristina de Oliveira Ferreira. 15ª Regional de Saúde de Maringá-PR. Novembro- 2012 PARANÁ 22 Regiões

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.780, DE 1997 (Apensos: PL 1.205, de 1999, PL 2.278, de 1999, PL 2.485, de 2000, PL 3.138, de 2000, PL 3.836, de 2000, PL 4.405, de

Leia mais

FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO. CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições:

FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO. CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições: FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições: Artigo I: O Fórum Permanente da Agenda 21 de Saquarema, criado pelo

Leia mais

Política, Democracia e Cidadania

Política, Democracia e Cidadania Política, Democracia e Cidadania Por um jovem brasileiro atuante Por Floriano Pesaro Vereador, líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo. Natural de São Paulo, Floriano é sociólogo formado

Leia mais

E qual é a nossa realidade???

E qual é a nossa realidade??? E qual é a nossa realidade??? Área urbana invadindo a beira de rio MUNIC 2012 - Dos 366 municípios que declararam sofrer problemas de deslizamento de terra, 25% também declararam ter como causa da degradação

Leia mais

LEI N 501, DE 02 DE JULHO DE 2009.

LEI N 501, DE 02 DE JULHO DE 2009. Pág. 1 de 6 LEI N 501, DE 02 DE JULHO DE 2009. CRIA COMISSÃO DE HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CIPA E A COMISSÃO GERAL DE HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CIPAG, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

Projeto de Lei e Outras Proposições

Projeto de Lei e Outras Proposições Projeto de Lei e Outras Proposições Proposição: PL-34/2007 Autor: Cassio Taniguchi - PFL /PR Data de Apresentação: 05/02/2007 Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário Regime de tramitação:

Leia mais