O FORMATO PDF NA PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. GT5 Educação, Comunicação e Tecnologias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O FORMATO PDF NA PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. GT5 Educação, Comunicação e Tecnologias"

Transcrição

1 1 O FORMATO PDF NA PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Lucas Pazoline da Silva Ferreira 1 GT5 Educação, Comunicação e Tecnologias RESUMO: Situado na perspectiva dos gêneros textuais, esse trabalho apresenta como o formato PDF (Portable Document Format) está sendo utilizado para publicação de artigos científicos eletrônicos e impressos e como ele afeta possibilidades de escritura desses gêneros textuais acadêmicos. A metodologia empregada se constitui na seleção e análise de alguns periódicos e publicações da Universidade Federal de Sergipe, disponíveis através da Internet. Os resultados comprovaram que o formato.pdf pode suportar características da Web 2.0, mas que atualmente isso não ocorre. Como fundamentação teórica, foram utilizadas as teorias sobre gêneros textuais de Bakhtin (1992), Koch (2010) e Marcuschi (2005; 2008); Biojone (2003), sobre periódicos e publicações científicas; e, por fim, teorias sobre as tecnologias da Web 2.0 em O Reilly (2011). Palavras-chave: Artigo Científico Eletrônico. Web 2.0. Multimídia. ABSTRACT: Situated in the perspective of genres, this paper presents how the Portable Document Format - PDF - is being used for publication of printed and electronics scientific papers and how it affects possibilities for writing these academic genres. The methodology applied is constituted in the selection and analysis of some research journals and publications of the Federal University of Sergipe, available through the Internet. The results proved that the format "PDF" can support characteristics of Web 2.0, but currently it does not. As theoretical foundation we used the theories of genres of Bakhtin (1992), Koch (2010) and Marcuschi (2005, 2008); Biojone (2003), about research journals and scientific publications, and finally theories about the technology web 2.0 in O'Reilly (2011). Keywords: Electronic Scientific Article. Web 2.0. Multimedia. 1 INTRODUÇÃO Desde seu surgimento, a publicação de artigos científicos passou a ser considerada uma das principais formas de comunicar o resultado de pesquisas, ou seja, evidenciar a produtividade científica. Esse tipo de produção textual, que é realizada e difundida principalmente em escolas técnicas e/ou de nível superior através de suportes textuais 2 como os periódicos científicos, ganhou uma forma de produção distinta, oriunda do emprego de tecnologias computacionais e da criação e desenvolvimento da Word Wide Web (ou apenas Web). 1 Mestrando em Letras (UFS); Bolsista Capes Brasil; Pesquisador e membro do grupo de pesquisa CNPq - NUCA - Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia; lucaspazoline@live.com. 2 Entende-se como suporte um lugar físico ou virtual que é utilizado para fixar os textos e torná-los acessíveis.

2 2 As transformações na área da informática e a expansão da Web foram fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas científicas, pois era nítida a facilidade e a rapidez com as quais o compartilhamento de informações entre pesquisadores era realizado. Essas mudanças continuam influenciando diretamente os suportes textuais nos quais gêneros acadêmicos como o artigo científico são fixados. Por conseguinte, assim como uma revista científica possui suas versões impressa e virtual, um artigo se encontrará consequentemente na mesma distinção. Esse movimento físico/virtual evidencia uma postura diferente para o pesquisador/escritor, especialmente, frente a esse novo espaço para escrita, o espaço virtual. Um gênero textual depende de um suporte para se realizar, e este, assim como aquele, se relaciona intimamente a uma dada esfera da comunicação humana (BAKHTIN, 1992). Ou seja, um modo de compor um artigo científico depende, dentre outras coisas, de um dado periódico, que está relacionado às exigências de um respectivo grupo de pesquisadores, por exemplo. Por conseguinte, pressupõe-se que, dadas as possibilidades distintas de cada suporte para a manipulação textual, especificamente, num suporte impresso ou eletrônico, o pesquisador/escritor terá condições diferentes para a apresentação de seus estudos, ora apenas em mídia escrita ora em multimídia, por exemplo. Logo, diante dessa conjuntura, é possível corroborar a ideia de se considerar a relativa estabilidade enunciativa dos gêneros, exposta por Bakhtin (1992). Para Bakhtin (1992, p. 279), os gêneros do discurso 3 são tipos relativamente estáveis de enunciados elaborados em determinadas esferas de utilização da língua(gem). Eles refletem através desses enunciados suas condições e finalidades em espaço e tempo definidos. Sendo assim, os gêneros discursivos são heterogêneos, porque variam em função dos diferentes modos de utilizar os recursos linguísticos, podendo se manifestar através de uma simples réplica de diálogo ou de um texto literário ou científico. Como observado, o conceito de Gêneros Textuais se caracteriza através de vários outros conceitos (língua, texto, contexto, sujeito etc.). Tanto Bakhtin (1992) quanto Marcuschi (2008) e Koch (2010) compartilham a ideia de se considerar a relativa estabilidade dos gêneros, as esferas da atividade humana nas quais os mesmos se processam e alguns critérios para delimitação de cada gênero num contínuo de características temáticas, composicionais e estilísticas. Enquanto práticas sociais, os gêneros são modelados e remodelados nos processos interacionais entre sujeitos e suas culturas (KOCH, 2010). Assim, visto que tal utilização da 3 Não será feita distinção entre Gêneros Textuais e Gêneros do Discurso tendo em vista o percurso teórico adotado.

3 3 língua(gem) é regulada através de esferas distintas da comunicação humana, torna-se perceptível certa delimitação associada, por exemplo, ao discurso científico, presente majoritariamente em instituições de ensino técnico e superior. Logo, ao estabelecer, em certa medida, esses limites entre as esferas, denominações como, por exemplo, Gêneros Acadêmicos são compreensíveis. A etiqueta Gêneros Acadêmicos diz respeito a um acervo em cujo conteúdo são encontrados o artigo científico, a resenha, o resumo científico, o ensaio científico, o fichamento, o projeto de pesquisa etc. Em suma, são gêneros que circulam em instâncias discursivas específicas, sendo caracterizadas enquanto rotinas comunicativas institucionalizadas e instauradoras de relações de poder (MARCUSCHI, 2008, p. 155). Nesse sentido, tendo em vista a diversidade de formatos disponíveis em ambiente virtual, o uso do PDF (Portable Document Format) na formatação e divulgação de artigos científicos tem sido incorporado pela maioria dos periódicos em seu sistema de editoração 4. Para esse estudo, objetivou-se apresentar em que medida o formato PDF está inserido na distinção entre Artigo Científico Impresso (ACI) e Artigo Científico Eletrônico (ACE), partindo da ideia de que são gêneros textuais diferentes, pois possuem características específicas. Além disso, serão constatadas algumas ferramentas que caracterizam uma nova proposta de produção do ACE sob a luz da chamada Web ARTIGOS CIENTÍFICOS: VERSÕES ELETRÔNICAS Com o desenvolvimento das comunidades científicas e posteriormente dos periódicos, na Europa do século XVII, o artigo científico vai se consolidando em sua composição textual, desde cartas que eram trocadas entre os pesquisadores e depois compiladas, até o formato atual, estruturado a partir do século XIX. É importante ressaltar que no século XIX, a industrialização se desenvolve e se amplia em todo o mundo. Com o advento de máquinas cada vez melhores, o processo de impressão tornou-se mais rápido e barato. Consequentemente, observa-se um aumento de público leitor e, no caso em questão, da própria divulgação científica. 4 Ver o caso dos periódicos da Universidade Federal de Sergipe, disponíveis na Plataforma dos Periódicos Eletrônicos da UFS em Vale ressaltar que para esse estudo, o site foi acessado no dia 21 de julho de 2012.

4 4 Outro fato que deve ser considerado é que mesmo estando adequado a uma composição textual exigida 5, para que um artigo tenha válido o seu caráter científico, são imprescindíveis, dentre outras características, a divulgação e a avaliação crítica do mesmo pela comunidade científica (TARGINO, 2002). Ou seja, como um artigo científico se estabelece enquanto uma prática comunicativa, apenas os recursos linguísticos não podem caracterizá-lo como tal. De fato, esses predicados também pertencem aos periódicos científicos, como apresenta Biojone (2003). O periódico científico pode ser visto, portanto, como o canal formal utilizado no processo de comunicação científica, e os artigos científicos, nele inseridos, como a forma definitiva de publicação dos resultados de pesquisa que serão lidos e citados pela comunidade científica [...] Os periódicos refletem, também, de maneira clara, as transformações tecnológicas presentes nos processos sociais de comunicação, que influenciam a comunidade científica e suas exigências de atualização. (BIOJONE, 2003 p.24) Torna-se importante refletir, também, sobre essas exigências de atualização, tanto em relação às ferramentas quanto às técnicas de escritura. A datilografia, por exemplo, tinha suas ferramentas (a máquina de datilografar ou máquina de escrever) e um modo de processamento textual específico, assim como o digitar num editor de texto como o Office Word 6 possui os seus. Logo, especificamente nesse caso, o desenvolvimento tecnológico tem um papel fundamental, tanto no modo como textos são produzidos quanto nos processos físico e cognitivo dos sujeitos produtores. Em relação às normas 7 para publicação de artigos, desde a popularização dos sistemas computacionais, verifica-se que o processo de escritura 8 de artigos científicos vai se consolidar inevitavelmente em espaço virtual. Para Biojone (2003), o que caracteriza um periódico eletrônico é o fato de o mesmo ser trabalhado totalmente em formato digital. Por outro lado, diante das semelhanças entre artigos em suportes distintos, é vista, muitas vezes, uma configuração em relação ao produto final (está impresso ou na tela?). Assim, um artigo científico eletrônico (ACE) necessariamente está relacionado a um periódico ou anais eletrônicos (ou sua versão eletrônica) enquanto o artigo científico impresso 5 Nesse caso, vale ressaltar a influência da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT e dos grupos e entidades de editoração e avaliação de publicações científicas no Brasil. 6 Software de edição de textos produzido pela Microsoft. 7 A maioria dos periódicos científicos (observar em exige uma formatação (computacional) em espaçamento 1,5, fonte em Times New Roman e tamanho 12, por exemplo. 8 Distante de um sentido literário ou religioso, escritura vem significar nesse estudo o ato/efeito de escrever um texto.

5 5 (ACI), mesmo atualmente construído e editorado em espaço virtual on-line ou off-line, apenas se estabelecerá em um suporte impresso. O que se observa atualmente é que um ACE pode facilmente ser transformado em ACI, e vice-versa. E o que os diferencia, na verdade, é principalmente a maneira como se dão as relações entre o sujeito e o objeto, nesse caso, entre os leitores e os artigos eletrônicos ou impressos. Tanto Biojone (2003) quanto Marcuschi (2005) evidenciam uma fase de transição do impresso para o eletrônico, na qual haverá por muito tempo a circulação de textos na forma tradicional (escritura para impressão). Ambos os estudiosos afirmam que as tecnologias computacionais deveriam ser mais bem utilizadas para além da simples reprodução de textos. É necessário ressaltar que ainda se está em uma fase de transição do impresso para o eletrônico e muitos dos periódicos disponibilizados em formato eletrônico continuam a ser publicados no formato impresso e, algumas vezes, a versão impressa é disponibilizada antes da versão eletrônica. (BIOJONE, 2003, p.62-63) Como observada até agora, essa fase de transição ainda está longe de terminar, pois pensar em transformações no modo de produção e apresentação de artigos científicos em ambientes virtuais é ao mesmo tempo questionar em que medida os pesquisadores, editores e periódicos estão dispostos a incorporar outras possibilidades (hiper)textuais em suas produções acadêmicas. Tal incorporação deve ser analisada até mesmo quando as informações forem gravadas em arquivo PDF, que é bastante utilizado por manter a mesma estrutura de visualização de conteúdo para qualquer computador e também por facilitar a impressão. Ao analisar algumas produções disponíveis na Plataforma dos Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal de Sergipe, observou-se que além da incorporação de artigos a um ambiente hipertextual (a própria Web), uma das ferramentas utilizadas, mas em proporção ínfima, é o hiperlink, recurso que tem sua especificidade no espaço virtual. Grosso modo, um hiperlink ou link é basicamente composto por um elemento gráfico qualquer que possibilita a exibição de outros elementos a ele vinculados. Sua construção permite tanto ao escritor quanto ao leitor tecer relações semânticas em vários nós da rede, porém isso não quer dizer que não haja aleatoriedade entre essas relações. Diante disso, visto que as ferramentas computacionais proporcionam um modo distinto de manipular textualmente não só o artigo científico, mas também outros gêneros, o desenvolvimento de tais aplicações, assim como a conduta da Geração Digital (TAPSCOTT,

6 6 2010), demarcará uma proposta na qual os ACE não podem mais ser concebidos enquanto clones das versões impressas, como afirma Biojone (2003). [...] A Web permite ao periódico agregar novas funções e valores à informação disponibilizada, já que é possível utilizar todos os protocolos e características que permitem a navegação entre páginas Web desde os links entre informações de interesse comum até os motores de busca ou ainda novas tecnologias que estão sendo utilizadas para disponibilizar informações. (BIOJONE, 2003, p.62) Não é difícil identificar essa falta de adequação a uma produção realmente direcionada às possibilidades da Web em sua fase atual e a um público totalmente diferenciado, que faz parte da Geração Digital. Para ter uma ideia de como os periódicos científicos eletrônicos regulam suas produções (futuras ou já publicadas), basta observar, por exemplo, o Scielo ( em seus mais de mil periódicos e 400 mil artigos disponíveis; e o Redalyc ( com seus mais de 800 periódicos e mais de 250 mil artigos. Não é necessária uma análise exaustiva para identificar a relação clônica entre o ACE e o ACI. Como o suporte virtual tanto off-line quanto principalmente on-line está marcado por uma grande transformação nos equipamentos (hardwares), softwares e peoplewares, o que marca a Web 2.0 e o surgimento de nativos digitais (PRENSKY, 2001), será demonstrado que a utilização do formato PDF também pode incorporar recursos característicos dos espaços virtuais com características da Web 2.0, mas que ainda há limitações para o usuário/escritor/leitor. 3 ENTRE A WEB 2.0 E O PORTABLE DOCUMENT FORMAT (PDF) No decorrer da história, as mudanças na perspectiva sobre a Web favorecem uma partição na qual há uma denominada Web 1.0, identificada como precursora, e posteriormente, uma Web 2.0 na qual os usuários, diferente da primeira, possuíam certo controle sobre os dados disponibilizados em rede. Essa Web 2.0 se consolida não como uma tecnologia, mas como uma atitude frente às possibilidades de (re)utilização de conteúdo em diferentes mídias (áudio, vídeo, 3D); uma arquitetura de colaboração, em que o usuário pode

7 7 publicar, compartilhar e editar informações. Multimídia, redes sociais virtuais, webquests 9, blogs 10, wikis 11 e podcasts 12 são exemplos de mecanismos dessa etapa da web. Um ponto que nos parece importante destacar é a possibilidade de qualquer pessoa poder criar, publicar e partilhar informação, de forma gratuita, rápida, simples e fácil. A Web é uma plataforma promotora da inteligência coletiva e de experiências enriquecedoras nos mais diversos campos. O aspecto interativo e colaborativo da Web 2.0 permitiu uma nova forma de inteligência, a inteligência coletiva, que surge da colaboração de um grupo de indivíduos para gerar novos conteúdos, melhorando os conteúdos existentes [...] A finalidade da inteligência coletiva é pôr os recursos de grandes coletividades ao serviço de pessoas e pequenos grupos, e não o inverso. (PATRÍCIO, 2009, p 11) Diante da relação clônica ainda perceptível entre ACE e ACI, na qual se encontra o Portable Document Format (PDF) entrecruzado, verificou-se em que medida a utilização desse formato de arquivo pode estar pautada nos princípios da Web 2.0, a fim de direcionar um olhar para os outros envolvidos na prática de produção de um artigo científico: o autor/leitor; editores; comunidade acadêmica. O PDF (ver Imagem 1) é um formato de arquivo, isto é, uma aplicação para reconhecimento de dados. Criado pelo Adobe Systems, em 1993, incorpora código aberto, ou seja, a possibilidade de acesso e implementação de forma gratuita. Um arquivo em PDF pode exibir informações em texto, gráficos e imagens num formato independente de uma resolução ou equipamento específico. Imagem 1 Visualização de diferentes ícones utilizados quando um arquivo se apresenta em formato PDF. Fonte: elaborado pelo autor, Uma webquest é uma atividade desenvolvida em ambiente virtual, cujas orientações demandam aos participantes pesquisas colaborativas com alguma ou toda informação disponível da internet para a resolução dos problemas criados pelos seus desenvolvedores. 10 Um weblog ou blog é uma página web com interface simples e de fácil manipulação. Nela o usuário (denominado blogger) compartilha informações em diversas mídias, desde conteúdos de sua própria autoria até links e páginas web de outros endereços eletrônicos. 11 Um wiki é um ambiente virtual para a construção e reconstrução de conteúdos de forma colaborativa. Trata-se de um processo que pode ser realizado por qualquer usuário da rede, sem que o mesmo possua conhecimentos técnicos sobre computação ou afins. 12 Um híbrido entre as ideias de um leitor digital de ipod com a transmissão de dados (broadcast) em formato MP3/ AAC, depositado num servidor web e distribuído gratuitamente por RSS (Really Simple Syndication).

8 8 A partir de uma análise dos recursos do editor de arquivos em PDF, o Adobe Acrobat 13, pôde-se verificar a existência de ferramentas que se utilizadas na produção de artigos científicos, possibilitariam sua total visualização apenas em ambientes virtuais, consolidando, assim, certa ruptura com o impresso. Além disso, o programa oferece (ver Imagem 2), entre outras coisas, a possibilidade de o usuário inserir em seu trabalho comentários, bookmarks (marcadores ou favoritos), anexos, notas, links, multimídia: vídeos, imagens, sons, arquivos em formato flash (.swf) ou 3D. O material inserido pode estar localizado num servidor on-line ou no próprio computador. Há ainda vários modos de configurar as mídias inseridas nos documentos. Imagem 2 Visualização de conteúdos em formatos diferenciados que podem ser agregados a um documento em PDF Fonte: elaborado pelo autor, Como observado, o formato PDF pode agregar outras possibilidades de mídias e recursos para a produção textual, em especial, a de artigos científicos eletrônicos. Porém, nota-se que é preciso elencar alguns problemas para que essa produção textual mais próxima das potencialidades da Web 2.0 se efetive, são eles: o modo como a normatização das publicações é feita, por exemplo, o periódico, em suas normas para publicação, não divulga a possibilidade de inserção de conteúdo multimídia, links etc. de forma padronizada; os hardwares e softwares apropriados e uma boa velocidade de internet, isto é, o computador 13 O Adobe Acrobat é um software que possibilita a criação de textos, páginas de livro on-line, mapas, imagens etc. O arquivo gerado por ele em formato PDF pode ser visualizado por programas de visualização de PDF como o Adobe Reader.

9 9 utilizado ou similar não tem um bom desempenho para a edição e manuseio de multimídia; e, por fim, uma prática escritora/leitora desenvolvida para o ambiente virtual. Por outro lado, tais problemas não impedem o desenvolvimento de ambientes virtuais para divulgação científica engajados numa perspectiva da Web 2.0. Propostas nacionais e internacionais vão gradativamente consolidando uma estrutura adequada à prática escritora/leitora oriunda da cibercultura, especialmente se tratando de gêneros acadêmicos. O Methodspace (SAGE), o Laboratório de Modelagem e Dinâmica Molecular (UFRJ) e o Ciência em Curso (UNISUL) são exemplos de tentativas de incorporação Web 2.0 nas divulgações científicas. Imagem 3 - Visualização da seção de vídeos do Methodspace, traduzida pelo Google Translate.. Fonte: Site do Methodspace, Um exemplo internacional é o Methodspace ( Patrocinado pela editora SAGE, o Methodspace (ver Imagem 3) é uma ambiente on-line multidimensional para pesquisadores, estudantes e professores, envolvidos em métodos de investigação. O usuário pode criar sua própria página e adicionar texto escrito, podcasts e vídeos em seções definidas. A rede ainda possui um fórum, no qual o usuário pode ler, discutir e debater artigos, listas, links e outros. Imagem 4 O Laboratório de Modelagem e Dinâmica Molecular (à esquerda) e a Revista do Ciência em Curso (à direita). Fonte: Sites do LMDM e da RCC.

10 10 No Brasil, há o Laboratório de Modelagem e Dinâmica Molecular ( da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o Ciência em Curso ( da Universidade do Sul de Santa Catarina (ver Imagem 4). Ambas as propostas evidenciam a possibilidade de incorporação de texto escrito, áudio, vídeo, imagens dinâmicas (formato.gif, por exemplo) em publicações de divulgação científica, porém cada mídia possui seu lugar específico na página, não fazendo parte do corpo do texto. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante dos vários formatos de arquivos para ambiente virtuais, fica nítido que o PDF é incorporado em grande escala pelos periódicos científicos (eletrônicos e impressos) devido a três características básicas: facilidade em visualizar as informações através de interfaces digitais; agilidade no processo de impressão; e por fim, sua fácil incorporação a dispositivos computacionais distintos. Por outro lado, diante da necessidade de incorporação de outras potencialidades, exigência de uma geração ávida por tecnologias, cuja perspectiva da Web 2.0 se adequa perfeitamente, a construção de um artigo científico eletrônico em PDF também pode adicionar outros recursos como, por exemplo, multimídia, comentários e hiperlinks. Observando a relação clônica entre as publicações científicas em espaço físico e virtual, um artigo em formato PDF se estabelece no entremeio entre o ACE e o ACI, não porque inexistem possibilidades através dos programas de edição de PDF, como Adobe Acrobat 14 e o próprio Word Office 15, onde geralmente os artigos são escritos e finalizados, mas principalmente porque as esferas da comunicação humana regulam seu acervo de gêneros textuais. Felizmente, como observado no Methodspace (SAGE), no Laboratório de Modelagem e Dinâmica Molecular (UFRJ) e no Ciência em Curso (UNISUL), isso não impede a natureza relativamente estável dos gêneros textuais, fazendo surgir novas propostas de produção de ACE pautadas nas potencialidades da Web 2.0. Portanto, aquilo que poderia ser um impedimento apenas causado por aplicações e ferramentas computacionais, torna-se mais complexo quando se observam os outros envolvidos na prática de produção de um artigo científico. Por isso, uma produção efetiva de um artigo científico em Web 2.0, requer autores/leitores e um processo de editoração e 14 O Adobe Acrobat é um software que possibilita a criação de textos, páginas de livro on-line, mapas, imagens etc. O arquivo gerado por ele em formato PDF pode ser visualizado por programas de visualização de PDF como o Adobe Reader. 15 Software de edição de textos produzido pela Microsoft.

11 11 avaliação, adaptados às peculiaridades da cibercultura. Caso contrário, a simples reprodução de textos através da internet, especialmente, de gêneros acadêmicos como o artigo científico, será uma realidade constatada pelas futuras gerações. REFERÊNCIAS BAKHTIN, M. Os Gêneros do Discurso. In: Estética da Criação Verbal. Editora Martins Fontes- São Paulo, BIOJONE, Mariana Rocha. Os Periódicos Científicos na Comunicação da Ciência/ Mariana Rocha Biojone. São Paulo: EDUC; Fapesp, KOCH, Ingedore Villaça. Escrita e Práticas Comunicativas. In: Ler e Escrever: Estratégias de Produção Textual, Ingedore Villaça Koch, Vanda Maria Elias. 2.ed. São Paulo: Contexto, MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais Emergentes no Contexto da Tecnologia Digital. In: Hipertexto e Gêneros Digitais. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, Gêneros Textuais no Ensino de Língua. In: Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola. Editorial, O'REILLY, T. (2005). What Is Web 2.0. Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. Disponível em:< 20.html>. Acesso em junho PATRÍCIO, Maria Raquel Vaz. Tecnologias Web 2.0 na Formação Inicial de Professores. Tese de mestrado. Disponível em: < Acesso em junho PRENSKY, M.: Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October TARGINO, Maria das Graças. Novas Tecnologias e Produção Científica. Trabalho apresentado no Núcleo de Comunicação Científica e Ambiental, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de Disponível em:< Acesso em junho TOMAÉL, Maria Inês. Fontes de Informação na Internet/Maria Inês Tomaél (Organizadora). - Londrina: EDUEL, 2008.

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

PROJETO CIDADÃO EM REDE: DE CONSUMIDOR A PRODUTOR DE INFORMAÇÃO SOBRE O TERRITÓRIO PLANO DE TRABALHO

PROJETO CIDADÃO EM REDE: DE CONSUMIDOR A PRODUTOR DE INFORMAÇÃO SOBRE O TERRITÓRIO PLANO DE TRABALHO PROJETO CIDADÃO EM REDE: DE CONSUMIDOR A PRODUTOR DE INFORMAÇÃO SOBRE O TERRITÓRIO PLANO DE TRABALHO CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA PRODEB-UFBA PRODEB/DSS Diretoria de Sistemas e Serviços UFBA/LCAD

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 Eduardo Laguna Rubai, Tiago Piperno Bonetti Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR- Brasil eduardorubay@gmail.com, bonetti@unipar.br Resumo.

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo [...] devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

MANUAL. Perfil de Professor

MANUAL. Perfil de Professor MANUAL Perfil de Professor Índice 1. Acesso 1.1. Acessando o Canal do Norte... 03 2. Disciplinas 2.1. Acessando Disciplinas... 07 3. Recursos 3.1. Adicionando Recursos... 10 3.2. Página de texto simples...

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO II PROFESSORA: PATRÍCIA

Leia mais

Tema 3 Ferramentas e Funcionalidades do Moodle

Tema 3 Ferramentas e Funcionalidades do Moodle Tema 3 Ferramentas e Funcionalidades do Moodle O Moodle dispõe de uma variedade de ferramentas que podem aumentar a eficácia de um curso online. É possível facilmente compartilhar materiais de estudo,

Leia mais

PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA HIPERMÍDIA PARA APRESENTAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA HIPERMÍDIA PARA APRESENTAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA HIPERMÍDIA PARA APRESENTAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Fabiana Pacheco Lopes 1 1 Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) fabipl_21@yahoo.com.br Resumo.Este

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970.

COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970. Razões para usar Noosfero como plataforma de rede social da USP COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970.746/0001-77 Contato:

Leia mais

Psicopedagogia Institucional

Psicopedagogia Institucional Psicopedagogia Institucional Pós-graduação 03 Módulo A: Introdução à Psicopedagogia Teorias da Aprendizagem Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Desafio Profissional. Enunciado O tema deste

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

Geração do Portal CPCX - UFMS pelo UNION: Um Estudo de Caso

Geração do Portal CPCX - UFMS pelo UNION: Um Estudo de Caso Geração do Portal CPCX - UFMS pelo UNION: Um Estudo de Caso Lourival dos Santos Pires Júnior, Tony Carlos Bignardi dos Santos, Amaury Antônio de Castro Junior, Carlos Alberto da Silva, Leila Lisiane Rossi

Leia mais

Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP. Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira

Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP. Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira Centro de Documentação e Informação da FAPESP São Paulo 2015 Sumário Introdução... 2 Objetivos...

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara UFPel Departamento de Informática Tutorial Google Docs Profa. Lisane Brisolara de Brisolara Sumário O que é o Google Docs Seus principais recursos Editor de textos/documentos Editor de planilhas eletrônicas

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

ANIMAÇÕES WEB AULA 2. conhecendo a interface do Adobe Flash. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

ANIMAÇÕES WEB AULA 2. conhecendo a interface do Adobe Flash. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com ANIMAÇÕES WEB AULA 2 conhecendo a interface do Adobe Flash professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com O layout do programa A barra de ferramentas (tools) Contém as ferramentas necessárias para desenhar,

Leia mais

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment 1 Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito para gestão e desenvolvimento de cursos na modalidade

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

MÓDULO MULTIMÉDIA. Text PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES. MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com. URL: http://esganarel.home.sapo.

MÓDULO MULTIMÉDIA. Text PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES. MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com. URL: http://esganarel.home.sapo. MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com URL: http://esganarel.home.sapo.pt Text GABINETE: 1G1 - A HORA DE ATENDIMENTO: SEG. E QUA. DAS 11H / 12H30

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

Anexo I Formulário para Proposta

Anexo I Formulário para Proposta PLATAFORMA CGI.br Solicitação de Propostas SP Anexo I Formulário para Proposta Data: 05/07/2013 Versão: 1.1 Plataforma CGI.br Solicitação de Propostas - SP Anexo I Formulário para Proposta 1. Estrutura

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTRUTURAÇÃO PARA DESIGN RESPONSIVO: AMPLIANDO A USABILIDADE NO AMBIENTE WEB

TÉCNICAS DE ESTRUTURAÇÃO PARA DESIGN RESPONSIVO: AMPLIANDO A USABILIDADE NO AMBIENTE WEB TÉCNICAS DE ESTRUTURAÇÃO PARA DESIGN RESPONSIVO: AMPLIANDO A USABILIDADE NO AMBIENTE WEB Tiago Volpato 1, Claudete Werner 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil tiagovolpatobr@gmail.com,

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

O Crescimento da Educação a Distância nas Universidades do Brasil

O Crescimento da Educação a Distância nas Universidades do Brasil O Crescimento da Educação a Distância nas Universidades do Brasil SALVADOR, Larissa de Souza QUEIROZ, Letícia Maria Silva CAMARGO, Thania de Azevedo Resumo: O Brasil tem demonstrado nos últimos anos forte

Leia mais

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social 1 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS... 4 3 DESENVOLVIMENTO... 5 4 CONCLUSÃO... 11 5 REFERÊNCIA... 11 TABELA DE FIGURAS Figura

Leia mais

PAMIN PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E INTERATIVIDADE

PAMIN PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E INTERATIVIDADE PAMIN PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E INTERATIVIDADE Resumo: Autores: LOURENÇO, Cláudio Djohnnatha Duarte (UFPB Discente Bolsista) cdjohnnatha@gmaill.com QUEIROGA, Eduardo Vieira (UFPB Discente Bolsista) eduardo.queiroga@lavid.ufpb.br

Leia mais

Ciência Tecnologia - Inovação

Ciência Tecnologia - Inovação Ciência Tecnologia - Inovação Tecnologias da informação A Tecnologia da Informação assumiu nos últimos anos um papel imprescindível no contexto das Instituições de Ensino Superior. agilidade flexibilidade

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

Módulo de Usuário 04 Orientações para o Uso 05 Acessando as Salas 06 Dentro do Ambiente das Salas 08 (1) Outros Usuários 09 (2) Seus Dados 09 (3)

Módulo de Usuário 04 Orientações para o Uso 05 Acessando as Salas 06 Dentro do Ambiente das Salas 08 (1) Outros Usuários 09 (2) Seus Dados 09 (3) O recurso das Salas Virtuais é parte da estratégia adotada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental para estimular e fortalecer a participação de grupos, coletivos e colegiados no processo

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

Guia Prático de Acesso

Guia Prático de Acesso Guia Prático de Acesso 1. Como acessar o novo e-volution? O acesso ao novo e-volution é feito através do endereço novo.evolution.com.br. Identifique abaixo as possíveis formas de acesso: 1.1 Se você já

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Sistema de Informação Integrado

Sistema de Informação Integrado Sistema de Informação Integrado Relatório de Atividades Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA Março, 2006 Trabalho Realizado O seguinte cronograma de execução foi aprovado quando da contratação

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF Universidade de São Paulo MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF Centro de Informática de São Carlos 2013 Versão 2.2 Última atualização: 07/05/2013 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Reitor Vice-Reitor

Leia mais

Agregadores de Conteúdo

Agregadores de Conteúdo Agregadores de Conteúdo São programas ou sites capazes de interpretar e mostrar o conteúdo dos Feeds RSS. Essa é uma forma de facilitar a leitura de vários sites e blogs, acessando o que há de novo em

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno 1 MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno Acessando o sistema 1- Para acessar a Faculdade Interação Americana Virtual digite o seguinte endereço: http://ead.fia.edu.br/

Leia mais

Aplicação Prática de Lua para Web

Aplicação Prática de Lua para Web Aplicação Prática de Lua para Web Aluno: Diego Malone Orientador: Sérgio Lifschitz Introdução A linguagem Lua vem sendo desenvolvida desde 1993 por pesquisadores do Departamento de Informática da PUC-Rio

Leia mais

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Nome e titulação do Coordenador: Coordenador: Prof. Wender A. Silva - Mestrado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Processamento da Informação). Universidade

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL Sejam bem vindos! As Faculdades Integradas do Brasil reafirmam no início desse semestre letivo, o seu compromisso divulgado no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), com

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital

3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital 3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital Regulamento 1. Disposições Gerais O Curso de Comunicação Social e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa,

Leia mais

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Versão Março 2008 1 Introdução Este documento tem por objetivo

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

Introdução ao EBSCOhost 2.0

Introdução ao EBSCOhost 2.0 Introdução ao EBSCOhost 2.0 Tutorial support.ebsco.com O que é? O EBSCO Host é um poderoso sistema de referência on-line acessível através da Internet, e oferece uma variedade de bases de dados de texto

Leia mais

Este documento tem o objetivo de esclarecer alguns procedimentos e definir parâmetros para facilitar o processo.

Este documento tem o objetivo de esclarecer alguns procedimentos e definir parâmetros para facilitar o processo. Prezado Curador, Em dezembro de 2010 o INCT-HVFF (INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos) teve um projeto aprovado junto ao CNPq, no âmbito do programa Reflora, cujo objetivo é aumentar a base informacional

Leia mais

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: MATERIAIS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU MATERIAIS CONTEÚDO/PÁGINA WEB Esta operação possibilita que

Leia mais

Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 - Informática Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Como criar PDFs rapidamente (tutpdf.php)

Como criar PDFs rapidamente (tutpdf.php) 1 de 5 6/8/2008 15:23 Anúncios Google Apostila InDesign Programa PDF Acrobat PDF Adobe PDF Editor Acrobat Professional :: Tutoriais Como criar PDFs rapidamente (tutpdf.php) Introdução O formato de arquivos

Leia mais

Semântica para Sharepoint. Busca semântica utilizando ontologias

Semântica para Sharepoint. Busca semântica utilizando ontologias Semântica para Sharepoint Busca semântica utilizando ontologias Índice 1 Introdução... 2 2 Arquitetura... 3 3 Componentes do Produto... 4 3.1 OntoBroker... 4 3.2 OntoStudio... 4 3.3 SemanticCore para SharePoint...

Leia mais

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online Capítulo 9 Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online 9.1 Introdução a Internet A palavra Internet é o resultado da junção dos termos inter (internacional) e net (rede), e é o nome da grande rede mundial

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ALEXANDRE PRADO BARBOSA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Ponta Grossa 2012 ALEXANDRE PRADO BARBOSA Relatório

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

ENSINO DE MATEMÁTICA PONTO BLOG

ENSINO DE MATEMÁTICA PONTO BLOG ENSINO DE MATEMÁTICA PONTO BLOG Moema Gomes Moraes 1 RESUMO: Este trabalho faz uma reflexão sobre os aspectos relacionados ao uso de Blogs no ensino de Matemática. Para isto, ele inicia fazendo uma reflexão

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Resenha. Fernanda Gabriela Gadelha ROMERO 1

Resenha. Fernanda Gabriela Gadelha ROMERO 1 Resenha As redes sociais na internet: instrumentos de colaboração e de produção de conhecimento (Redes Sociais na Internet. Raquel Recuero. Porto Alegre: Sulina, 2009) Fernanda Gabriela Gadelha ROMERO

Leia mais

RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS NOME DA AÇÃO HISTÓRICO DA AÇÃO. Somos o Projeto Ludimídia Laboratório de Arte, Mídia e Educação.

RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS NOME DA AÇÃO HISTÓRICO DA AÇÃO. Somos o Projeto Ludimídia Laboratório de Arte, Mídia e Educação. RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS NOME DA AÇÃO Ludimídia Laboratório de Arte, Mídia e Educação HISTÓRICO DA AÇÃO Somos o Projeto Ludimídia Laboratório de Arte, Mídia e Educação. Trabalhamos com experimentação,

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES Alexandre Egleilton Araújo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil araujo.ale01@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Internet Visão Geral. O que é a Internet? Ong Ação Cidadã

Internet Visão Geral. O que é a Internet? Ong Ação Cidadã Internet Visão Geral Ong Ação Cidadã O que é a Internet? INTERNET é o conjunto de computadores conectados em escala mundial, utilizando o protocolo TCP/IP para comunicar entre si. Nasceu em 1969 com a

Leia mais

A DIVULGAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO ATRAVÉS DO SITE E DAS REDES SOCIAIS

A DIVULGAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO ATRAVÉS DO SITE E DAS REDES SOCIAIS 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL Sumário efac Brasil... 3 Como acessar o AVA... 4 Acessando a Disciplina... 4 Recursos e Atividades... 5 Apresentação de Slides... 5 Chat... 6 Documento de Texto... 6 Documento

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

Representações do Corpo na Cultura Midiática

Representações do Corpo na Cultura Midiática Representações do Corpo na Cultura Midiática A comunicação de sites de clínicas de cirurgia plástica Aluna: Juliana d Arêde Orientador: José Carlos Rodrigues Introdução A crescente procura por práticas

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

ANEXO 11. Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação.

ANEXO 11. Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação. ANEXO 11 O MATRIZ Para o desenvolvimento de sites, objeto deste edital, a empresa contratada obrigatoriamente utilizará o framework MATRIZ desenvolvido pela PROCERGS e disponibilizado no início do trabalho.

Leia mais

Sistema de Informação Integrado

Sistema de Informação Integrado Sistema de Informação Integrado Relatório de Atividades Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA Novembro, 2005 Trabalho Realizado As atividades básicas previstas para o primeiro trimestre do

Leia mais

INTERNET, HIPERTEXTO E GÊNEROS DIGITAIS: NOVAS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO Elaine Vasquez Ferreira de Araujo (UNIGRANRIO) elainevasquez@ig.com.

INTERNET, HIPERTEXTO E GÊNEROS DIGITAIS: NOVAS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO Elaine Vasquez Ferreira de Araujo (UNIGRANRIO) elainevasquez@ig.com. INTERNET, HIPERTEXTO E GÊNEROS DIGITAIS: NOVAS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO Elaine Vasquez Ferreira de Araujo (UNIGRANRIO) elainevasquez@ig.com.br 1. Introdução A rede mundial tem permitido novas práticas

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Projeto Incubadora no SecondLife

Projeto Incubadora no SecondLife Projeto Incubadora no SecondLife Motivação do Projeto Ilhas de produção de conteúdo de qualidade no Second Life Um dos problemas encontrados atualmente na Internet é a enorme quantidade de conteúdos de

Leia mais

Como as marcações auxiliam na organização do conteúdo de um ambiente virtual

Como as marcações auxiliam na organização do conteúdo de um ambiente virtual 39 Como as marcações auxiliam na organização do conteúdo de um ambiente virtual Catarina Yuki Sato 1 Glauber José Vaz² Ivo Pierozzi Júnior² A Agropedia brasilis é um ambiente tecnológico voltado para o

Leia mais

WEBJORNALISMO. Aula 04: Características do Webjornalismo. Características do webjornalismo

WEBJORNALISMO. Aula 04: Características do Webjornalismo. Características do webjornalismo WEBJORNALISMO Aula 04: Características do Webjornalismo Prof. Breno Brito Características do webjornalismo O webjornalismo apresenta algumas características específicas em relação a aspectos que quase

Leia mais

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL MÓDULO 3 - PRESENCIAL CmapTools É um software para autoria de Mapas Conceituais desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition da University of West Florida1, sob a supervisão do Dr. Alberto J.

Leia mais

RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO: SITE DIVULGANDO OS FILMES

RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO: SITE DIVULGANDO OS FILMES RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO: SITE DIVULGANDO OS FILMES REALIZADOS PELA 6ª TURMA DE MIDIALOGIA João Baptista Alves Boccaletto Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes Comunicação

Leia mais

Image Enable: conceito

Image Enable: conceito Image Enable Gestão Eletrônica de Documentos - GED Image Enable: conceito Empresas possuem diversos sistemas para controlar suas operações Sistemas integrados de gestão; Sistemas de Recursos humanos, Contabilidade,

Leia mais

Marcello Chamusca Márcia Carvalhal. Públicos Híbridos em Relações Públicas Marcello Chamusca Márcia Carvalhal

Marcello Chamusca Márcia Carvalhal. Públicos Híbridos em Relações Públicas Marcello Chamusca Márcia Carvalhal Marcello Chamusca Márcia Carvalhal Públicos híbridos Tipologia das organizações com base no seu nível de envolvimento com as mídias pós-massivas A hipótese das três palavras-chave Contextualização - Inserção

Leia mais

OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHEÇA O AMBIENTE ATRAVÉS DO WIKI Rosane Aragón de Nevado 1 ; Janaína Oppermann 2

OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHEÇA O AMBIENTE ATRAVÉS DO WIKI Rosane Aragón de Nevado 1 ; Janaína Oppermann 2 OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHEÇA O AMBIENTE ATRAVÉS DO WIKI Rosane Aragón de Nevado 1 ; Janaína Oppermann 2 RESUMO Os hábitos e costumes humanos tem alterado intensamente os ecossistemas

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais