Manual para moderadores. Sala virtual multiplataforma

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual para moderadores. Sala virtual multiplataforma"

Transcrição

1 Sala virtual multiplataforma

2 1. Entrando na sala virtual Pág Recursos disponíveis na sala virtual Pág. 08 Barra superior Pág. 09 Conexão, Idioma, Configuração da sala, Bloqueio temporário da sala, Configurações, Sair da sala Barra inferior Pág. 19 Áudio, Imagem, Gravação, Controle de participantes Barra lateral Pág. 31 Lista de participantes, Indicação de status, Disponibilização de arquivos, Conversa privativa, Controle de participantes Recursos Pág. 40 Chat, Navegador, Apresentação, Quadro-negro, Escritório compartilhado, 4X 3. Alterando a apresentação de sua tela Pág Informações úteis Pág. 71

3 Entrando na sala virtual

4 Após clicar no link fornecido pela Net Salas para entrar na sala virtual, aguarde até que o download seja concluído. Lembramos que é necessário possuir o software Adobe Flash Player instalado em seu computador. Caso não o tenha, acesse e baixe gratuitamente.

5 Em seguida, será necessária a sua identificação. Digite as informações enviadas pela Net Salas nos referidos campos. Clique em OK. Copie e cole a senha informada pela Net Salas (letras maiúsculas) Copie e cole o código informado pela Net Salas (letras maiúsculas) Copie e cole a senha da sala informada pela Net Salas (letras minúsculas) Ative o check box para que apareça o campo para digitar a senha de moderador

6 Quando aparecer a tela acima, clique no botão "Allow/Permitir" para ativar os recursos de áudio e vídeo da sala virtual.

7 País de localização Identificação de microfone ativado Indicação do status Identificação do moderador: cor azul Identificação de web cam ativada Esta é a tela padrão de entrada na sala virtual Net Salas. Caso o seu nome não apareça na cor azul dentro da sala, saia da sala e verifique se inseriu corretamente as informações enviadas nos campos corretos.

8 Recursos disponíveis na sala virtual

9 Barra superior Conexão Idioma Configuração da sala Bloqueio temporário da sala Configuração Áudio e imagem Status Outro Sair da sala

10 CONEXÃO A velocidade de sua conexão é indicada através das barras azuis, conforme figura acima. Colocando o mouse sobre as barras, terá as informações de velocidade de upload e download de sua conexão. Estas informações podem variar de acordo com o seu sinal de internet. Quanto maior a sua velocidade, melhor a sua recepção.

11 IDIOMA Na primeira vez em que entrar na sala virtual, o idioma padrão é o inglês. Para modificá-lo, basta clicar sobre o ícone da bandeira, localizado na parte superior esquerda de sua tela, e escolher o idioma de sua preferência, clicando sobre ele. Esta alteração é feita apenas em sua tela.

12 CONFIGURAÇÕES DA SALA Desabilita todas as funções abaixo Desabilita o microfone Desabilita o chat público Desabilita o chat Desabilita a imagem de web cam Desabilita o acesso aos arquivos compartilhados Desabilita a visualização da lista de participantes na sala Desabilita a visualização da lista de outras salas disponíveis. Função ativada previamente pela Net Salas Clicando na parte superior de sua tela, em Configuração das salas, o menu acima aparecerá. Caso deseje alterar as configurações para todos os participantes da sala, clique nos check box de sua escolha. Cada opção poderá ser ativada ou desativada durante o evento.

13 BLOQUEIO TEMPORÁRIO DA SALA Escolha se a sala será bloqueada apenas para novos participantes (YES) ou para qualquer pessoa (NO) Tempo de bloqueio da sala: varia de 30 segundos a 10 horas Digite a mensagem que deverá aparecer quando um participante tentar entrar na sala virtual Clicando no ícone para bloqueio da sala, a tela acima aparecerá. Escolha as opções desejadas, digite sua mensagem e clique em Lock your room. A sala permanecerá bloqueada durante o tempo escolhido.

14 CONFIGURAÇÃO Áudio e imagem de web cam Para configurar seu microfone e sua web cam corretamente, clique no botão Configuração, localizado na parte direita da barra superior. A tela abaixo aparecerá. Verifique se todos os itens estão corretos. Indicativo de áudio: ao utilizar o microfone, as barras verdes deverão movimentar-se Sua imagem Reduz o eco ao utilizar o microfone Clique para desativar a transmissão do áudio (SIM) Microfone que está sendo utilizado Clique para desativar a exibição da imagem (SIM) Web cam que está sendo utilizada

15 CONFIGURAÇÃO - Opções de imagem Caso não queira que sua imagem de web cam seja transmitida ao utilizar o microfone, você pode escolher uma das imagens disponíveis na sala virtual ou uma imagem de seu computador (clique no botão Editar imagem e faça o upload da foto que deseja). Você também tem a opção de escolher uma borda quando a sua imagem de web cam for transmitida. Para ativar a utilização da imagem, clique neste botão para que apareça SIM Clique nesta aba para escolher a imagem Para ativar a utilização da borda em sua imagem de web cam, clique neste botão para que apareça SIM Clique na borda que deseja que apareça em volta da sua imagem de web cam Após as suas escolhas, este botão será disponibilizado. Clique nele para ativar suas configurações Clique na imagem que deseja que apareça no lugar de sua imagem de web cam

16 CONFIGURAÇÃO Status Você poderá configurar seu Status automaticamente, no caso de ociosidade. Escolha o tempo que considerar necessário, utilizando as setas para cima e para baixo. Se preferir, deixe o check box em branco (clicando nele) para não utilizar este recurso.

17 CONFIGURAÇÃO Outro Escolha as opções que preferir. Recomendamos que deixe a primeira opção ativada para que não seja emitido um som cada vez que alguém entrar na sala virtual. Desabilita/ativa o som toc-toc quando alguém entra na sala Desabilita/ativa a notificação no chat quando alguém entra na sala Desabilita/ativa a notificação no chat quando alguém sai da sala Desabilita/ativa notificações recebidas Desabilita/ativa a notificação de mensagens Desabilita/ativa a gravação do histórico do chat público Desabilita/ativa a gravação do histórico de conversas privativas Desabilita/ativa a gravação do histórico de participantes da lista

18 CONFIGURAÇÃO Sair da sala Se você pretende sair da sala virtual por alguns instantes, clique no botão Sair. A tela da sala permanecerá aberta e o botão Ingressar será ativado. Para retornar, clique nele. Se desejar sair definitivamente, feche a tela de seu navegador. Caso tenha havido alguma interrupção em sua conexão e houve a suspensão da transmissão de seu áudio/vídeo, não utilize este botão. Saia da sala fechando sua tela e retorne em seguida para que a transmissão seja restabelecida corretamente.

19 Barra inferior Áudio Controles de volume Imagem Gravação Controles de participantes

20 ÁUDIO Enquanto ninguém estiver utilizando o microfone, este indicativo aparecerá desta forma Aperte este botão para desativar a transmissão de seu áudio. Uma tarja vermelha aparecerá sobre ele Clique com seu mouse sobre os triângulos e arraste para a esquerda (diminui) ou para a direita (aumenta) para controlar a recepção do volume de áudio e do volume de transmissão de seu microfone Aperte este botão uma vez para ativar seu microfone O nome da pessoa que estiver utilizando o microfone aparecerá neste espaço A barra de progresso indicará que o áudio está sendo transmitido, ao movimentar-se. Enquanto seu microfone estiver ativado, este botão ficará na cor vermelha. Para desativar, aperte novamente. Caso este botão esteja desativado (cor cinza), indica que outra pessoa está utilizando o microfone

21 IMAGEM A imagem da web cam será apresentada sempre que o microfone estiver ativado, para até 25 participantes na sala virtual (incluindo o moderador). Seu nome aparecerá aqui enquanto estiver falando Seu nome também aparecerá aqui enquanto estiver falando. O cursor da barra movimentando-se indica que seu microfone está funcionando Para suspender a transmissão de sua imagem, clique no botão da web cam. Uma tarja vermelha aparecerá sobre ele.

22 GRAVAÇÃO Para utilizar o recurso de gravação, aperte o botão REC. Se for a primeira vez que utilizará o recurso de gravação, será solicitado que instale o software Conference Recording Service para sua utilização. Clique em Yes para autorizar a instalação e autorize os procedimentos que seguirão para completá-la. Ao término, saia da sala e retorne em seguida. Todos os moderadores presentes na sala poderão efetuar a gravação do áudio, imagem e/ou da tela da sala virtual, independente de quem seja o palestrante.

23 GRAVAÇÃO Ao clicar no botão REC, as seguintes opções estarão disponíveis: Gravar apenas o áudio Gravar apenas a imagem da web cam Gravar a imagem da web cam e o áudio Gravar apenas a tela de seu computador Gravar a tela de seu computador e o áudio Gravar a tela de seu computador, o imagem da web cam e o áudio Escolha a opção de sua preferência. Recomendamos que utilize a opção Record your desktop, camera and microphone.

24 GRAVAÇÃO Caso utilize a opção que recomendamos, a tela a seguir aparecerá: Gravar a tela completa de seu monitor Gravar apenas a área selecionada (você definirá a área em seguida) Gravar apenas a janela que está a sala virtual Cancelar a gravação Clique na opção de sua preferência. Automaticamente a gravação é iniciada aparecerá um indicativo na parte superior de sua tela.

25 GRAVAÇÃO Para pausar a gravação, aperte o botão Rec, e em seguida em Pause recording. Para finalizar a gravação, aperte o botão Rec, e em seguida em Stop recording ou aperte o botão STOP.

26 GRAVAÇÃO Ao terminar a gravação, escolha o tamanho do vídeo e o formato do arquivo:

27 GRAVAÇÃO Após finalizar a gravação, o arquivo gerado pela sala virtual será salvo em seu computador. Entretanto, ele estará em um formato codificado (.crs). Para visualizar o arquivo, você deverá convertê-lo. Clique no botão Rec, e em seguida em Convert Video. Este procedimento poderá ser efetuado a qualquer momento.

28 GRAVAÇÃO Uma tela será aberta para que você localize o arquivo para a conversão. Vá na pasta Conference* > Recording > Pasta com a data da gravação (formato ano-mês-dia) > Project. Dentro da pasta Project, clique no arquivo video (data.crs) e em seguida no botão Abrir. A conversão será iniciada e um indicativo de porcentagem aparecerá na parte superior de sua tela. Ao término da conversão, a pasta onde o arquivo final foi salvo será aberta em seu computador. *Caso não saiba onde encontra-se a pasta Conference, no menu de opções do botão Rec, clique em Open folder with my records e anote sua localização.

29 GRAVAÇÃO Informações disponíveis na pasta Conference: Arquiva a gravação de áudio e vídeo, se ativada a gravação durante seu evento Arquiva a lista de participantes, mensagens do chat privado e do chat público Arquiva arquivos temporários do sistema Arquiva o resultado da votação da enquete realizada durante o evento Formatos dos arquivos gerados em seu computador: Áudio -.wav Vídeo aquele que você definiu na sala Demais arquivos -.html Os arquivos referentes às listas de participantes, chat público, chat privado e votação serão gerados mesmo que você não aperte o botão Rec. Entretanto, será necessário que você esteja presente na sala virtual como moderador.

30 CONTROLES DE PARTICIPANTES Aperte este botão para silenciar o participante que está falando Aperte este botão para banir da sala (bloquear o IP) do participante que está falando Aperte este botão para retirar da sala o participante que está falando Caso tenha utilizado o recurso de banir um participante da sala, após o término de seu evento, e se assim o desejar, informe para a Net Salas que o bloqueio de tal participante pode ser removido da lista de membros banidos.

31 Barra lateral Lista de participantes Autorização para moderação Pesquisa Indicativo de status Disponibilização de arquivos Conversa privativa Controles de participantes

32 LISTA DE PARTICIPANTES Quantidade total de presentes na sala virtual/quantidade de moderadores Campo para localização rápida de participantes através de pesquisa Opção para comunicação simultânea com áudio entre o moderador e até 10 participantes Opção para colocar os nomes dos participantes em ordem alfabética Indica a quantidade total de moderadores na sala virtual Status do participante Autorização para moderação (informações na próxima página) Comunicação privativa com participante, podendo ser somente chat, chat e vídeo ou vídeo e áudio. Suspender o microfone do participante (será ativada quando em uso) Retirar o participante da sala virtual Chamar a atenção de um participante. Ideal para quando você está aguardando uma resposta do participante aparecerá uma mensagem na tela dele informando que você o aguarda. Para acessar as opções de cada participante, basta clicar no nome desejado na lista de presentes na sala virtual.

33 COMUNICAÇÃO SIMULTÂNEA Opção para comunicação simultânea com áudio entre o moderador e até 10 participantes Para ativar a comunicação simultânea com até 10 de seus participantes, clique sobre o ícone microfone, conforme indicado acima. Peça para que cada um dos selecionados clique com o botão direito do mouse sobre a tela da sala, e em seguida em Configurações. Assim que aparecer a tela com a opção Permitir ou Negar, solicite que cada um deles clique em Permitir/Allow para que seus recursos de áudio sejam ativados e todos possam ouví-los.

34 AUTORIZAÇÃO PARA MODERAÇÃO Ao clicar no ícone (estrela) para autorizar a moderação temporária de um participante, a tela abaixo aparecerá. Escolha as opções que desejar (utilize a barra de rolagem lateral para visualizar mais opções), ou selecione todas (Select all). Em seguida, clique em Conceder permissões (Grant permissions). Estas opções poderão ser ativadas ou desativadas a qualquer momento.

35 INDICATIVO DE STATUS Para alterar seu status para os demais participantes da sala, clique na seta ao lado do botão Em linha, localizado na parte inferior direita da sala virtual. As seguintes opções serão apresentadas. Escolha aquela que atende a sua necessidade, clicando sobre ela. Clicando nesta opção, você sairá da sala Ideal para o moderador saber que o participante deseja fazer uma pergunta. O nome do participante aparecerá na cor vermelha, sublinhado. Ele poderá liberar o microfone para o participante ou solicitar que digite sua pergunta no chat Indica seu status atual na sala virtual

36 DISPONIBILIZAÇÃO DE ARQUIVOS Para disponibilizar arquivos (.doc,.jpg,.gif,.pdf,.zip,.rar) aos participantes da sala virtual, clique no botão localizado na parte inferior direita da sala. A tela abaixo aparecerá. Clique em Navegar para selecionar o arquivo em seu computador que deseja disponibilizar. Assim que o arquivo aparecer na tela, clique em Subir. Aguarde até a finalização do processo.

37 DISPONIBILIZAÇÃO DE ARQUIVOS Assim que o processo for concluído, os seguintes ícones aparecerão na lateral direita da tela. Clique no ícone azul e opte por enviar para todos os participantes ou apenas para determinado participante. Para baixar o arquivo disponibilizado, utilize este ícone. Para excluir o arquivo disponibilizado, utilize este ícone.

38 DISPONIBILIZAÇÃO DE ARQUIVOS O moderador poderá disponibilizar os arquivos que desejar previamente. No momento oportuno, solicitará aos participantes que cliquem no botão para baixar os arquivos disponibilizados. Se desejar disponibilizar apenas no momento oportuno, ao concluir o processo clicará no ícone azul e optará por enviar para todos os participantes ou apenas um deles. O(s) participante(s) receberá(ão) um aviso informando que há um arquivo para ser baixado.

39 CONVERSA PRIVATIVA Selecione um participante na lista e escolha a opção para iniciar uma conversa privativa. Conversa privativa com chat Conversa privativa com imagem, áudio e chat Conversa privativa com áudio e chat Escolha a opção desejada e em seguida clique no botão para iniciar a conversa. O participante receberá o aviso abaixo. Assim que ele aceitar o convite, a conversa será iniciada.

40 CONTROLES DE PARTICIPANTES Aperte este botão para silenciar o participante que está falando Aperte este botão para banir da sala (bloquear o IP) o participante que você selecionou na lista Aperte este botão para retirar da sala o participante que você selecionou na lista Caso tenha utilizado o recurso de banir um participante da sala, após o término de seu evento, e se assim o desejar, informe para a Net Salas que o bloqueio de tal participante pode ser removido da lista de membros banidos.

41 Recursos Bate-papo de texto (chat) Enquetes Navegador Apresentação Quadro-negro Show Disponibilização de vídeos Escritório compartilhado 4x

42 BATE-PAPO DE TEXTO (CHAT) Esta é a tela de chat principal. Ao ativar qualquer outro recurso na sala, automaticamente ela será posicionada na parte esquerda da tela, abaixo da imagem de web cam.

43 BATE-PAPO DE TEXTO (CHAT) Recurso para criação de enquetes Ao passar seu mouse sobre a tela do chat, os controles de aumento e redução da letra serão ativados. Clique sobre eles para que a exibicação do texto fique de acordo com sua preferência Espaço onde aparecerão todas as mensagens postadas na sala virtual Apaga todas as mensagens da tela do chat Crie mensagens personalizadas e salve. Para utilizá-las, basta clicar uma vez naquela de sua preferência. Ela aparecerá no campo para mensagens. Clique em Enviar. Abre o histórico de mensagens postadas Espaço para escrever sua mensagem Aperte Enviar após digitar sua mensagem. Ela aparecerá no espaço acima

44 BATE-PAPO DE TEXTO (CHAT) Para postar um smile na tela de texto, clique sobre o ícone que aparece na parte direita inferior da tela de texto. Escolha aquele que deseja postar, clicando sobre a imagem. Em seguida, clique em Enviar.

45 BATE-PAPO DE TEXTO (CHAT) Você também poderá alterar o aspecto de sua tela de bate-papo. Veja, abaixo, as opções disponíveis. Aumenta o tamanho da letra que aparece em sua tela Diminui o tamanho da letra que aparece em sua tela Você pode escolher a cor de fundo da sua tela de chat Remove/ativa a mensagem inicial que aparece na tela do chat quando você entra na sala virtual Remove/ativa a opção de mostrar a hora em que as mensagens foram postadas no chat

46 BATE-PAPO DE TEXTO (CHAT) Para alterar a cor de fundo de sua tela de chat, siga as instruções abaixo: 1. Clique no botão para poder escolher qual a cor que deseja para a sua tela de chat. 2. A tela abaixo aparecerá. Clique em NÃO para habilitar a mudança. Em seguida, escolha a opção de sua preferência e clique sobre ela. Ao clicar sobre os modelos existentes, eles aparecerão na sua tela de chat, para que você veja como ficará ao escolher por esta opção. Depois de escolher, basta fechar a tela. Caso não queira nenhuma opção, clique no SIM para desabilitar.

47 ENQUETES Para criar uma enquete em tempo real, clique na aba Bate-papo de texto, e em seguida, em Create a new poll. Digite aqui sua pergunta Digite aqui suas respostas. Cada resposta deverá ser colocada em uma linha Você poderá criar até 10 respostas para cada pergunta Quando finalizar sua enquete, clique neste botão

48 ENQUETES Sua enquete aparecerá em sua tela. Os participantes receberão uma tela para que respondam sua enquete.

49 ENQUETES Conforme os participantes forem respondendo sua enquete, os resultados serão atualizados em sua tela. Para finalizar a enquete, clique em Stop the poll.

50 NAVEGADOR Utilize a tela Navegador para a apresentação de Web Sites. - Não acompanha a navegação em web sites com área restrita (senha) Comando Voltar Apresenta o histórico de web sites acessados Comando Avançar Digite a URL do web site que deseja apresentar e aperte Enter em seu teclado ou a seta verde ao final da barra Comando Atualizar

51 APRESENTAÇÃO Disponibiliza arquivos em PowerPoint (.ppt,.pptx,.pps,.ppsx,.pptm,.ppsm) aos seus participantes. Antes de disponibilizá-lo, verifique se o arquivo não está protegido com senha. Para disponibilizar seus arquivos, clique na aba Apresentação. Em seguida, clique em Subindo. A tela abaixo aparecerá. O moderador poderá disponibilizar os arquivos previamente, e apresentá-los apenas no momento de seu evento.

52 APRESENTAÇÃO Clique em Navegar e localize, em seu computador, o arquivo que deseja disponibilizar. Clique sobre ele e em seguida no botão Abrir. Clique em Subir e aguarde a finalização do processo. Atenção: o nome do arquivo não pode conter espaços ou acentuação

53 APRESENTAÇÃO Finalizado o processo, clique na seta verde para apresentar o arquivo. Ao finalizar o evento, clique no X vermelho para remover o arquivo se desejar. Esta é a tela para moderadores. Para os participantes, apenas o slide é apresentado.

54 APRESENTAÇÃO Ferramenta desenho: utilize as opções para destacar algo em seu arquivo, desenhar ou escrever. Para apagar, clique no botão da seta, selecione o que deseja apagar e aperte Delete em seu teclado. Caso não deseje utilizar esta ferramenta, clique no botão caneta da barra de controle e ela desaparecerá. Ferramenta de ajuste da visualização dos slides Seu slide. Apenas esta área será apresentada aos participantes, sem os controles. Barra de controle dos slides. Explicaremos melhor na próxima página

55 APRESENTAÇÃO Slide que está sendo apresentado Controla o tempo em que os slides serão mudados na função Slide Show (transmissão automática dos slides). Escolha entre 5 e 20 segundos de intervalo. Apresenta o primeiro slide de seu arquivo Apresenta o slide anterior ao atual Ativa a função Slide Show Apresenta o último slide de seu arquivo Possibilita a apresentação de determinado slide, sem a necessidade de navegar por todos os outros Botão para ativar/desativar a ferramenta de desenho Repete a apresentação na função Slide Show Apresenta o próximo slide do arquivo

56 QUADRO-NEGRO Apresenta uma tela em branco para que você possa desenhar ou escrever, de acordo com suas necessidades. Escolha uma ferramenta de desenho, selecione as opções de cor e tamanho de acordo com sua preferência, e desenhe ou escreva na tela. Seus participantes acompanharão seus traços na tela.

57 FUNÇÃO SHOW Ideal para quando não serão utilizados outros recursos durante o evento, apenas a transmissão da imagem e do áudio. Clique na aba Show. Para iniciar a transmissão de sua imagem em tamanho grande na tela, aperte o botão Iniciar Show.

58 FUNÇÃO SHOW Tela do moderador (o tamanho da imagem apresentada não é alterado) Tela do participante (o tamanho da imagem apresentada fica bem maior) Para terminar a apresentação com este recurso, aperte o botão Terminar o Show. Aguarde 10 segundos para que seja finalizado.

59 FUNÇÃO SHOW Apresentação de vídeos Você também poderá utilizar o recurso Show para disponibilizar vídeos que estejam em seu computador (.flv..f4v,.mov,.mp4) ou do YouTube. Para disponibilizar arquivos diretamente de seu computador, o procedimento é o mesmo utilizado na função Apresentação.

60 FUNÇÃO SHOW Apresentação de vídeos Para disponibilizar vídeos do YouTube, clique no botão YouTube vídeo. A tela abaixo aparecerá. Neste espaço aparecerão todos os seus vídeos Digite o nome que deseja identificar seu vídeo. Ele aparecerá acima Digite a URL do vídeo disponibilizado no YouTube Clique em Aplicar após preencher os campos acima

61 FUNÇÃO SHOW Apresentação de vídeos Clique na seta verde para apresentar o vídeo. Para removê-lo, clique no X vermelho. O moderador poderá disponibilizar os arquivos previamente, e apresentá-los apenas no momento de seu evento. Para isso, basta clicar na aba Show, no botão Youtube vídeos e executar o vídeo desejado.

62 ESCRITÓRIO COMPARTILHADO Para apresentar a tela de seu computador aos participantes, clique na aba Escritório compartilhado. O botão Comezar a compartir aparecerá na parte inferior de sua tela. Clique nele para iniciar. Se for a primeira vez que estiver utilizando este recurso, será necessário instalar o software do recurso. A sua tela permancerá em branco. Apenas os participantes visualizarao exatamente o que você estiver visualizando. Será como se eles estivessem em seu lugar.

63 ESCRITÓRIO COMPARTILHADO Para finalizar a apresentação, clique no botão Stop Sharing que aparecerá na parte inferior de sua tela, enquanto o recurso estiver ativo. Lembramos que este recurso poderá ser utilizado em salas virtuais com até 25 participantes (incluindo o moderador).

64 4X Recomendamos que os participantes e o moderador utilizem fones de ouvido para participar da conferência. O moderador poderá convidar até 4 participantes para uma reunião, e todas as imagens são visualizadas e todos podem conversar ao mesmo tempo (full duplex). Para utilizá-lo, clique na aba 4x. Clique no nome do participante na lista e arraste para a tela central.

65 4X O participante deverá aceitar o convite para utilizar o recurso.

66 4X Na medida em que aceitarem os convites, suas imagens serão exibidas na tela e o áudio de todos é ativado, sem a necessidade de apertarem o botão Fale aqui! Automaticamente, o status de cada participante deste recurso será alterado para Não disponível.

67 Alterando a apresentação de sua tela

68 APRESENTAÇÃO DA TELA No exemplo abaixo, utilizamos a apresentação de um arquivo em PowerPoint. Por padrão, esta é a apresentação de sua tela. Entretanto, você poderá efetuar algumas alterações nesta apresentação, da forma que melhor lhe convir, utilizando os botões laterais da tela, como veremos a seguir.

69 APRESENTAÇÃO DA TELA Utilizando o botão Close, na parte esquerda da tela, automaticamente a imagem de web cam será suspensa e o campo de chat será apresentado na parte inferior da tela. Para retornar a forma de apresentação anterior, aperte o botão Open.

70 APRESENTAÇÃO DA TELA Utilizando o botão Close, na parte direita da tela, o campo da lista de participantes permanecerá oculto. Para retornar a forma de apresentação anterior, aperte o botão Open.

71 Informações úteis Computador: Configuração mínima: Pentium III ou superior, 64Mb de RAM, Windows 98SE ou superior, resolução de tela 800X600, Conexão de 20 Kbps linha discada, placa de som, 1Mb de espaço em disco e microfone. Nós recomendamos, para melhor aproveitamento: Pentium III ou superior, 128Mb de RAM, Windows XP, resolução de tela 1024X768, Banda larga ou DSL, placa de som, 2Mb de espaço em disco e microfone. Navegadores e sistemas operacionais: Nossas salas virtuais podem ser utilizadas em qualquer navegador (IE, Chrome, Firefox etc.), e também em qualquer sistema operacional. Se você utilizar o Internet Explorer (IE) para acessar a sala virtual, apertando a tecla F11 em seu teclado, a tela da sala é transmitida em tamanho maior em seu monitor. Para voltar ao tamanho original, aperte novamente a tecla F11.

72 Agradecemos sua atenção Caso tenha qualquer dúvida, por favor, entre em contato conosco. Telefone:

Manual para participantes. Sala virtual multiplataforma

Manual para participantes. Sala virtual multiplataforma Sala virtual multiplataforma Informações importantes Antes do evento: Recomendamos que entre na sala virtual que temos aberta ao público, na página principal de nosso site, evitando qualquer tipo de transtorno

Leia mais

O Webconference é uma ferramenta para realizar reuniões online.

O Webconference é uma ferramenta para realizar reuniões online. Webconference Wittel O Webconference é uma ferramenta para realizar reuniões online. Com ele você poderá fazer vídeoconferência, compartilhar arquivos, aplicativos e conteúdo do desktop, além de realizar

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Office LiveMeeting. Office LiveMeeting

Office LiveMeeting. Office LiveMeeting Office LiveMeeting Instalação, Criado por: Diogo Prevedello / Pelissari Data: 26/12/2011 Últimas 5 alterações Nome Resumo da Alteração 26/12/11 Diogo Prevedello Liberação para uso Status Documento: do

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Guia Rápido ClaireAssist

Guia Rápido ClaireAssist Guia Rápido ClaireAssist Informações do Evento Nossa equipe de Operações enviará por email todos os dados para o evento. Você receberá dois numeros de acesso, um para moderador e outro para os participantes,

Leia mais

v1.3 Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Núcleo de Educação a Distância

v1.3 Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Núcleo de Educação a Distância NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados Núcleo de Educação a Distância nead@unesp.br v1.3 Sumário Revisões... 3 I - Sala Virtual-Preparação

Leia mais

Tutorial para Palestrantes

Tutorial para Palestrantes Tutorial para Palestrantes O sistema de Webconferência que iremos usar durante toda a COES é bem simples de manusear e será necessário somente instalar um aplicativo em seu navegador. Você terá a disposição

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Ajustes para o sistema de web conferências Adobe Connect

Ajustes para o sistema de web conferências Adobe Connect SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEaD Ajustes para o sistema de web conferências Adobe Connect Principais ajustes que melhoram

Leia mais

INTRODUÇÃO. A Claireconference agradece pela escolha!

INTRODUÇÃO. A Claireconference agradece pela escolha! 1 ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.1.1 SENHA 4 1.1.2 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO LYNC 5 1.1.3 REDEFINIR SENHA 7 1.1.4 COMPRAR COMPLEMENTOS 9 1.1.5 UPGRADE E DOWNGRADE 10 1.1.5.1 UPGRADE

Leia mais

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Tutorial básico para web conferência

Tutorial básico para web conferência Tutorial básico para web conferência O objetivo deste tutorial é habilitá-lo, de maneira rápida e prática, para a utilização otimizada da ferramenta de web conferência, que são as salas virtuais, em ambiente

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Acesso WEB 1. Primeiro acesso Para acessar o sistema, abra seu navegador de internet e vá até o site http://sistemart.crmv pr.org.br. Você

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. Sumário Introdução... 1 Objetivos... 1 Instruções para utilização do Tutorial... 1 Metodologia... 2 Apresentação do Editor de Roteiro de Aprendizagem... 2 Inserir Roteiro de Aprendizagem... 3 Meus Roteiros...

Leia mais

Manual do usuário Hotconference

Manual do usuário Hotconference Manual do usuário Hotconference Versão 1.0 Tradução: Rodolfo L Gasparian Usar a sala Hotconference é mais simples do que se imagina! Esse manual parece complexo, mas oferece grande parte das funções necessárias

Leia mais

Versão 1.15. Portal StarTISS. Portal de Digitação e Envio do Faturamento. Manual de Utilização. Versão 1.15 (Agosto/2014)

Versão 1.15. Portal StarTISS. Portal de Digitação e Envio do Faturamento. Manual de Utilização. Versão 1.15 (Agosto/2014) Versão 1.15 Portal StarTISS Portal de Digitação e Envio do Faturamento Manual de Utilização Versão 1.15 (Agosto/2014) Conteúdo 1. CONTATOS... 1 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS... 1 3. ACESSANDO O PORTAL STARTISS...

Leia mais

Manual da Ferramenta Construtor de Página Programa de Formação Continuada 2012

Manual da Ferramenta Construtor de Página Programa de Formação Continuada 2012 Manual da Ferramenta Construtor de Página Programa de Formação Continuada 2012 1º Semestre/2012 Joice Lopes Leite e Ana Paula Daikubara 1 Índice Criando um site...03 Configurações gerais...04 Visual e

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Adobe Connect Manual de Início Rápido para o Participante

Adobe Connect Manual de Início Rápido para o Participante M A N U A L D O U S U Á R I O Adobe Connect Manual de Início Rápido para o Participante Software Necessário para Participar de uma Reunião O Adobe Connect apenas requer que você tenha uma conexão de internet

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Guia Rápido Gestão de Webconferência

Guia Rápido Gestão de Webconferência Guia Rápido Gestão de Webconferência Conteúdo Marcando uma Webconferência... 3 Adiciona uma Sessão de Webconferência...3 Edite uma Webconferência...5 Marcar Presença...6 Ver Relatório de Reunião de Grupo...6

Leia mais

Manual para configurações de uso do VideoChat Google Chrome

Manual para configurações de uso do VideoChat Google Chrome Manual para configurações de uso do VideoChat Google Chrome 1- Quais os requisitos básicos para o funcionamento do VideoChat? 2- Não consigo chamar ninguém para uma conversa no VideoChat 3- Meu microfone

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Manual da Administração do site Abrasel 2.0

Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Caro usuário, Você está recebendo o manual que lhe dará acesso ao administrador do site 2.0 onde será possível fazer as seguintes alterações: Inserir notícias

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.2 3725-69877-001 Rev.A Novembro de 2013 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdos durante uma conferência

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Google Hangouts Google Hangouts

Google Hangouts Google Hangouts República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília Ivan Camargo Decanato de Ensino de Graduação Mauro Rabelo Diretoria de Ensino de Graduação a Distância Nara Pimentel Grupo de Desenvolvimento

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Manual do MySuite. O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes.

Manual do MySuite. O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes. Manual do MySuite O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes. Esta ferramenta visa agilizar e priorizar o suporte técnico, criando um canal de interatividade no

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

PICPICS PASSO A PASSO

PICPICS PASSO A PASSO PICPICS PASSO A PASSO 2. Faça login em sua conta. 1. Crie sua conta no PicPics, informando os seus dados ou dados da sua empresa. Informe também os dados que você usará para acesso ao site. 3. Após fazer

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

MicroPower Presence. Requisitos Técnicos e Roteiro de Acesso

MicroPower Presence. Requisitos Técnicos e Roteiro de Acesso MicroPower Presence Requisitos Técnicos e Roteiro de Acesso Esse documento tem como objetivo explicar o processo de instalação do Client Presence, fornecer as recomendações mínimas de hardware e software

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline):

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): Sumário 1 - EDOutletOffline (sem internet):... 1 2 EDOutlet (com internet)... 7 2.1 DIGITANDO AS REFERÊNCIAS:... 9 2.2 IMPORTAÇÃO DE PEDIDOS:... 11 3 ENVIANDO

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Manual de Instalação, Configuração e Utilização do MG-Soft Web

Manual de Instalação, Configuração e Utilização do MG-Soft Web Manual de Instalação, Configuração e Utilização do MG-Soft Web V 1.7 www.pinaculo.com.br (51) 3541-0700 Sumário 1. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MG-SOFT WEB... 3 1.1. INSTALAÇÃO... 3 1.1.1. IIS Express para

Leia mais

Manual do usuário do ClaireMeeting

Manual do usuário do ClaireMeeting Manual do usuário do ClaireMeeting Entrando no ClaireMeeting 4 Digite o endereço do ClaireMeeting http:// www.clairemeeting4.com.br/ no campo de seu Navegador e pressione Enter. Na tela de Log in, digite

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

Manual Web Viewer PACS Unimed Rio Claro - http://pacs.unimedrc.com.br

Manual Web Viewer PACS Unimed Rio Claro - http://pacs.unimedrc.com.br Manual Web Viewer PACS Unimed Rio Claro - http://pacs.unimedrc.com.br Atualizado em 29/01/2013 Este documento orienta sobre a utilização do aplicativo Web Viewer para acesso ao sistema PACS (Sistema de

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

Gravando uma Áudio Conferência

Gravando uma Áudio Conferência Gravando uma Áudio Conferência Para iniciar a gravação da áudio conferência, digite *2. Você ouvirá a seguinte mensagem: Para iniciar a gravação da conferência pressione 1, para cancelar pressione * Ao

Leia mais

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet.

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. CORREIO inotes Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. Na sua Área de Trabalho execute dois cliques rápidos no ícone do Internet Explorer. Ao ser exibida a primeira tela do Internet

Leia mais

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução:

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução: Página1 1 - Introdução: A NOVA CANETA ESPIÃ representa um novo conceito no universo da espionagem. Trazendo um novo design e uma nova tecnologia, a nova caneta oferece a você, um produto elegante, discreto

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Como funciona o site treinamento técnico ON-LINE?

Como funciona o site treinamento técnico ON-LINE? Manual do Usuário INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO ON LINE A ATIC Tecnologia do Brasil Ltda. com o objetivo de atender aos seus diversos clientes, oferece treinamentos EAD - Educação a Distância

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14 portal@up.com.br Apresentação Este manual contém informações básicas, e tem como objetivo mostrar a você, aluno, como utilizar as ferramentas do Portal Universitário e, portanto, não trata de todos os

Leia mais

1º Passo Requisitos Mínimos

1º Passo Requisitos Mínimos Este é um passo a passo com os requisitos mínimos e instruções de como acessar os treinamentos online, via WebEx. 1º Passo Requisitos Mínimos Processador: 1 GHz ou superior. Memória: 512MB RAM ou superior.

Leia mais

Nova Central de Atendimento Logicorp

Nova Central de Atendimento Logicorp 1. INICIAR O NAVEGADOR DE INTERNET Acessar a página da Logicorp no link: http://www.logicorp.net.br/index.html 2. ACESSANDO A ÁREA DE ATENDIMENTO DO NOSSO SITE Na parte superior clique em Atendimento.

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

MANUAL MIKOGO 1. VISÃO GERAL

MANUAL MIKOGO 1. VISÃO GERAL 1. VISÃO GERAL 1.1 Informações sobre o Mikogo: Mikogo é uma ferramenta de uso e manipulação simples, permite compartilhamento de arquivos, visualização da área de trabalho remota ou compartilhamento de

Leia mais

PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0

PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0 PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0 Observação: FAVOR VERIFICAR A RESOLUÇÃO DA MÁQUINA (RESOLUÇÃO DA TELA DEVERÁ SER 1024 x 768) e liberação das portas 7778 e 7780 no firewall para

Leia mais

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio?

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? O que é o Facebook? É uma rede social que permite conectar-se com amigos, familiares e conhecidos para trocar informações como fotografias, artigos, vídeos

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher Desenvolvido por: Clarice Mello, Denis Marques Campos Dezembro de 2014 Sumario 1. Objetivo deste manual...3 2. Requisitos para instalação...3

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO 1 de 7 Prezado(a) Candidato(a), INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO Utilize um computador instalado o software Acrobat Reader (www.adobe.com/br/) para ler textos disponibilizados na prova. Lembre-se

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Índice. Para encerrar um atendimento (suporte)... 17. Conversa... 17. Adicionar Pessoa (na mesma conversa)... 20

Índice. Para encerrar um atendimento (suporte)... 17. Conversa... 17. Adicionar Pessoa (na mesma conversa)... 20 Guia de utilização Índice Introdução... 3 O que é o sistema BlueTalk... 3 Quem vai utilizar?... 3 A utilização do BlueTalk pelo estagiário do Programa Acessa Escola... 5 A arquitetura do sistema BlueTalk...

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

Tutorial Web Mail. Acesso e Utilização. MPX Brasil Cuiabá/MT: Av. Mal Deodoro, 1522 B Centro Norte. Contato: (65) 3364-3132 cuiaba@mpxbrasil.com.

Tutorial Web Mail. Acesso e Utilização. MPX Brasil Cuiabá/MT: Av. Mal Deodoro, 1522 B Centro Norte. Contato: (65) 3364-3132 cuiaba@mpxbrasil.com. Tutorial Web Mail Acesso e Utilização Como acessar meu e-mail institucional? 1. Para acessar seu e-mail institucional, acesse primeiramente o site ao qual ele pertence, por exemplo o e-mail contato@alianca.to.gov.br

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor. Página 1

Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor. Página 1 Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor Página 1 Página 2 Índice: Acessando o Sistema... 03 Escala de Atendimento... 06 Painel de Atendimento... 07 Home... 08 Respostas Prontas... 09 Comandos Prontos...

Leia mais