A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LAZER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LAZER"

Transcrição

1 A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LAZER Cristiane Elizabeth Pereira Brito Karina Manelli de Oliveira Maria Aparecida Cardoso Gomes Mônica Ferreira de Araújo RESUMO O presente artigo trata sobre as peculiaridades referentes à área de lazer, analisando os princípios e contradições do lazer moderno e as características específicas do profissional que atua ou pretende atuar nesta área. Apresenta também a importância e opções do caminho formativo deste profissional para desenvolver as competências e habilidades necessárias, inerentes ao mesmo. Palavras chave: profissional de lazer, lazer, INTRODUÇÃO A escolha do objeto de pesquisa fundamentou-se a partir da estrutura curricular proposta pelo curso de Docência em Turismo e Hotelaria Especialização para o Ensino Superior da Faculdade Senac de Turismo e Hotelaria de São Paulo. A grade curricular do curso orientou-nos, inicialmente por meio do módulo Contextualização, a retomar e atualizar conceitos que culminariam na reflexão de como cada tema (Eventos, Gastronomia, Hotelaria, Lazer, Meio Ambiente e Turismo) poderia ser abordado como disciplina. Nos módulos de Desenvolvimento Pessoal, Educação, Metodologia do Ensino Superior, Pesquisa e Novas Tecnologias, a abordagem auxiliou-nos no ato de pensar o papel da instituição, do aluno e do docente na aplicação dos conteúdos e temas específicos das disciplinas que assumimos ou assumiremos na universidade.

2 Por familiaridade e interesse para com o tema, propusemo-nos a discutir, interdisciplinariamente 1, sobre algumas questões que abrangem a amplitude do lazer, sugerindo uma linha de estudos para a construção de uma proposta de plano de disciplina, visando suprir a forma superficial como as disciplinas de Lazer e Recreação são abordadas nos cursos de Educação Física, Hotelaria e Turismo. Procurando contemplar os conteúdos trabalhados, tivemos a preocupação com a observação, análise de documentos, levantamento bibliográfico, dentre outros, que constituíram a fundamentação metodológica além de nos proporcionar a aquisição de conhecimentos, base de consulta e suporte futuros no desenvolvimento da elaboração dos planos de disciplinas que ministramos ou ministraremos. 1 A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LAZER Embora aprofundar os estudos teóricos do lazer não seja o único objetivo deste artigo, demonstraremos a sua complexidade, tendo em vista o desenvolvimento de conteúdos para a formação do profissional e como esta poderá ser abordada nas universidades. Considerando as peculiaridades do tema, entendemos ser necessário, inicialmente, apontarmos algumas considerações que relacionaram a importância da compreensão dos valores associados ao Lazer, bem como seu processo de constituição na sociedade, ao longo da história até nossos dias. As primeiras noções de lazer estavam relacionadas ao ócio, uma das grandes virtudes enfatizadas na Antigüidade, pelos gregos. Esse sentido de lazer como contemplação, significava também representatividade das classes ociosas (pequena parcela de homens livres) em contrapartida às classes responsáveis pelas tarefas servis. Termos como lazer e ócio confundem-se, num antagonismo preconceituoso contra o lazer, ainda nos dias de hoje. Por possuírem significados distintos, julgamos necessário emprestar as palavras de Requixa (1974: 20): (...) o ócio deve ser entendido como um não fazer, ao passo que o lazer, antes de tudo, é reconhecido com uma ocupação, um fazer. 1 As autoras possuem formação acadêmica nas Áreas de Administração de Empresas, Administração Hoteleira, Educação Física, Letras, Marketing e Turismo (Graduação e Técnico)

3 O mesmo autor ainda prossegue relevando a necessidade de distinção dos termos também notada pelos gregos. Posteriormente, aos poucos, as noções gregas foram sendo substituídas, na sociedade romana, por outros significados atrelados, sobretudo, à emergência do lazer como sendo uma atividade lícita, permitida, em uma paralela associação com o trabalho, exercício árduo e penoso. A partir da modernidade, o termo lazer passa a ser vinculado à dimensão tempo. As revoluções Industrial e Francesa impulsionaram a implantação do modo de produção capitalista e o crescimento dos centros urbanos, definindo novos rumos ao trabalho e ao lazer propriamente dito. A conseqüente revolução dos costumes representa uma das grandes conquistas da sociedade e marca o início da humanização do trabalho. A luta pela diminuição da jornada de trabalho mostra que o homem não buscou apenas libertar-se da escravidão, mas também utilizarse do trabalho como um meio capaz de conseguir recursos para alimentação, vestuário, habitação, educação, cultura e lazer. No entanto sabemos que, independente da área de atuação ou enfoque dado às várias definições de lazer, os autores, de uma maneira geral, possuem como critério de referência o conceito adotado pelo sociólogo francês Joffre Dumazedier: O lazer é um conjunto de ocupações as quais o indivíduo pode entregar- se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou ainda desenvolver sua informação e formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais (DUMAZEDIER, 1973: 34). Através deste, buscamos analisar os princípios, interesses e contradições que impulsionaram os sentidos do Lazer Moderno, através dos aspectos que culminaram com as revoluções técnico-científica e ético-estética. A dupla revisão de conceitos, ocasionadas por estas revoluções foram decisivas para uma emergente realidade histórico-social vivida nos dias de hoje, em que os homens procuram formas de diversão tão importantes quanto às ações focadas no trabalho, na religiosidade, na política ou constituição familiar.

4 A história se repete constantemente com a necessidade das camadas populares reivindicarem o acesso à educação, além do que também eram nítidas as condições de pobreza e baixa qualidade de vida, que culminaram com novas reivindicações das condições socioeconômicas. Reflexos deste quadro também influenciaram nosso país. No Brasil, os movimentos sociais e a evolução das novas tecnologias pressionam o Estado na redução das jornadas de trabalho bem como a criação de benefícios aos trabalhadores: as jornadas de trabalho passam a ser representadas por três turnos de oito horas, ou seja, oito horas respectivas para trabalho, descanso e lazer, além dos benefícios oferecidos como: férias, descanso semanal e aposentadoria. Além das conquistas trabalhistas, a sociedade brasileira passa a apresentar algumas mudanças significativas nas relações do indivíduo com o meio ambiente, com os grupos e consigo mesmo, em função da revolução ético-estética caracterizada pela revisão de conceitos, nos quais o ético passa a ser característica daquilo que é bom e desejável e o estético, daquilo que é belo e apreciável. Alguns anos separam os estudos do lazer na Europa e nos Estados Unidos do Brasil, embora tenham sido influenciados diretamente pelo processo de industrialização e modernização crescentes e conseqüente urbanização da sociedade nas grandes cidades. Em nosso país, termos como recreação e lazer cruzam-se em virtude da influência principal dos Estados Unidos na propagação da idéia da recreação ser utilizada também em jogos e ginástica. A recreação e a área da Educação Física possuem um vínculo significativo, principalmente pela primeira ter sido adotada como uma interessante estratégia metodológica para a organização de atividades físicas e mentais, de características alegre e prazerosa, para o público infantil e serem desenvolvidas nas praças de esportes e centros de recreio surgidas nas décadas de 1920 e Atualmente, observamos que os estudos do lazer passam a identificar as condições que o permeiam. Fatores relacionados diretamente aos estudos como desenvolvimento de pesquisa nas diversas esferas do conhecimento; preocupação com as disciplinas aplicadas nas instituições de cursos de Educação Física, Turismo e Hotelaria, e fatores externos como mercado de trabalho e formação do profissional de lazer são necessários para o entendimento de várias

5 questões, como também para um melhor embasamento das ações de lazer nas sociedades mundial e brasileira. Como decorrência das cronologias apresentadas em função da evolução do lazer no mundo e sua influência em nosso país, coube-nos verificar informações sobre algumas das pesquisas realizadas 2, a fim de apontarmos como se sucedem as práticas de lazer da população, bem como de que maneira esta enxerga as possibilidades de acesso e os padrões de qualidade dos serviços oferecidos, relatamos a seguir quatro pesquisas, intituladas respectivamente: As 24 horas do dia do carioca ; As principais práticas de lazer da população ; A qualidade de lazer na Cidade de São Paulo e Onde levar os anjinhos. Embora as pesquisas realizadas em nosso campo de estudo, sobretudo no Brasil, não discutem com que qualidade a população ocupa-se dos espaços e que tipos de atividades são realizadas, vimos que a mesma permanece presa ao ambiente doméstico, onde o fator econômico é predominante, ou no espaço urbano, onde centralizam-se alguns equipamentos de lazer. Independentemente da forma escolhida para realizá-lo, existem algumas questões que envolvem suas práticas em nosso dia-a-dia: há uma oferta significativa de eventos e atividades, porém, muitas vezes não chegam à população devido à falta de divulgação ou mesmo de divulgação inadequada; há falta de estabelecimentos de práticas polivalentes, como de atividades culturais e esportivas; não há proximidade de áreas verdes, centros esportivos, casas de espetáculos, salas de cinema, principalmente nos bairros de população mais carente economicamente. Numa visão mais abrangente, o espaço urbano compreende uma associação entre espaço e tempo disponíveis, bem como as relações humanas e interpessoais valorizadas pelo conceito de lazer moderno. Há ainda uma relação entre espaço e a necessidade de se estar subordinado a alguns conteúdos culturais que são denominados a partir de interesses (...) sociais, físicos, intelectuais, manuais, artísticos (...) (DUMAZEDIER, 1980) e turísticos (CAMARGO, 1998). 2 Embora duas das quarto pesquisas citadas sejam datadas das décadas de 1970 e 1990, respectivamente, ambas atendem aos estudos do lazer como fontes de grande importância e referencia, em Instituições de Ensino e em grupos de estudos independentes. Das escolhidas, duas apresentam resultados para a preferência do lazer doméstico (pesquisa quantitativa) e as outras duas para o lazer extra-doméstico (pesquisa de caráter informativo).

6 Trazendo estes interesses para uma dimensão espacial, devemos considerar que cada pessoa poderá apresentar significados diferenciados em função da forma como vê e se utiliza dos espaços, propriamente ditos, e de seus equipamentos. Segundo Stucchi (1997: ), a preocupação com o estudo dos equipamentos específicos e não específicos de lazer é fundamental quando da associação destes com alguns aspectos: geográficos (localização em áreas urbanas e rurais); dimensionais (micro e macro regiões); estéticos (características de construções); de temporalidade (uso diário, semanal, mensal); físicos (específicos e não específicos); psicológicos (grau de satisfação das pessoas que os utilizam). Os equipamentos de lazer necessitam sofrer um acompanhamento próximo às situações do cotidiano social quando do início do seu planejamento, a partir da detecção das necessidades reais da população afim de que os mesmos tornem-se coerentes com as aspirações das pessoas envolvidas. Num segundo plano, porém de fundamental importância, a difusão destas idéias seriam acompanhadas de perto pela Mídia, através dos meios de comunicação de massa lembremo-nos que a televisão apresenta-se como principal instrumento do lazer doméstico. É Camargo (1998) quem argumenta a idéia de que todo equipamento de lazer bem planejado prevê investimentos não só de construção e manutenção como também de animação cultural; caso contrário esses espaços tornariam-se criações artificiais a uma política cultural responsável por uma produção que não traduziria as aspirações de seus usuários. O entendimento do que são estes equipamentos somados aos investimentos de criações como programações de animação socioculturais, nos auxilia na relação existente entre espaços e pessoas e deste modo, no profissional responsável pela interação de ambos, num dos setores mais dinâmicos da economia mundial (WERNECK, 2001). A diversidade de ações proporcionadas por programas de lazer por meio de órgãos públicos, privados ou do terceiro setor emerge paralelamente ao desempenho de profissionais que se ocupam de seu exercício profissional, como um comunicador de massa. É ainda Camargo (1998: ) que apresenta o universo do lazer em sete áreas: recreação pública ; recreação comercial ; recreação industrial ; recreação escolar ; recreação turísticohoteleira, recreação ecológica e recreação hospitalar 3 3 O autor referencia o termo recreação como sinônimo de atividade desenvolvida no lazer.

7 Em meio à sociedade globalizada e ao alto grau de exigência dos clientes, surge também o crescimento da importância do setor de serviços (em especial o setor das atividades voltadas ao lazer e entretenimento) apontarem para um reavivamento humanístico. Enquanto a indústria passa a empregar um número cada vez menor de trabalhadores, o emprego no setor de serviços tende a aumentar: Surge um novo profissional no mercado: comunicativo, versátil e de muita imaginação, ele trabalha quando todos descansam e tem a pretensão de vender a cada um de nós uma pequena parte do paraíso. Ou, ao menos, uma certa ilusão de felicidade que, como se sabe, nunca está onde a pomos, porque nunca a pomos onde nós estamos. Esse profissional diz que veio para colocá-lo no devido lugar, com esse pensamento o profissional de lazer vai se posicionando neste mercado globalizado (GARCIA, 2001: 23). Diferentemente de Garcia (2001), muitos erroneamente ainda não consideram a importância dos profissionais do lazer, questionando o trabalho destes como sendo fácil, menor e capaz de ser desenvolvido por qualquer pessoa, das mais diversas formações ou mesmo sem capacitação adequada. Como atividades que envolvem pessoas, possuem certas particularidades de comportamento, tomadas de decisões e reações que não podem ser totalmente previstas ou antecipadas (BECKER, 1998). Estas particularidades refletem-se também no profissional: singular, comunicativo, ético, perspicaz e eficiente, critérios altamente valorizados. Pensar o lazer atualmente, em tempos de globalização, é pensar em um profissional que opera com ética e identidade agregada de valores e de construção constante. Este processo, por sua vez, sofre algumas variáveis que identificam os profissionais de lazer em seu campo de atuação: tipos de públicos/clientes; exigências e expectativas específicas; equipamentos de lazer específicos e não específicos onde se realizarão as atividades. Mediante estas variáveis, são atribuídos aos profissionais inúmeras nomenclaturas, como: animador cultural, monitor, recreador, agente cultural, orientador social dentre outros. Ao mesmo tempo em que vemos como positivo as várias nomenclaturas para os profissionais de lazer, já que se direcionam aos públicos diferenciados, vemos como negativo essa discrepância, principalmente por ocasionar dificuldades na definição de um processo de formação. Sabemos que, para atuar em qualquer área, o profissional precisa ter características básicas e específicas para desenvolver seu trabalho de forma satisfatória. Nestas características notamos,

8 no caso do lazer, não só uma preocupação operacional como também de planejamento, o que nos faz acreditar que para dotarmos um profissional de perfil adequado, ele deverá, além das características já citadas, possuir uma visão organizacional colocando-se não só como executor como também de gestor de atividades e programas. Não desconsiderando a formação que se adquire ao longo de suas vivências, como educadores, acreditamos que há um fundamental papel da educação, não só superior especificamente advindas dos cursos de Educação Física, Turismo e Hotelaria como também dos cursos livres e técnicos. O ensino superior não é o único caminho, porém é o de relevante importância no processo de formação contínua de um profissional que, em seu envolvimento no campo do lazer, possa também exercer um papel social e educativo. Neste momento, depositamos nas universidades o papel de também desenvolver, por meio das disciplinas que compõem o currículo dos cursos superiores, a capacidade de análise crítica da sociedade e sua necessidade de lazer; a aquisição de um pensamento científico que abrange os aspectos filosóficos, sociológicos, antropológicos e psicológicos de pequenos e grandes grupos; bem como a capacidade de gerir, liderar, organizar, desenvolver e observar criticamente as várias ações nas diferentes oportunidades de atuação. Uma das funções do lazer é desenvolver a personalidade em prol do enriquecimento vital das pessoas e, neste sentido os objetivos do lazer e da educação se harmonizam. Percebemos que uma das maiores dificuldades na elaboração de uma política educacional para o lazer e para a educação é como tornar o conteúdo dos cursos e aqui enfatizamos os de nível superior relevantes à vida dos estudantes e futuros egressos. O processo ensino-aprendizagem deve ser aplicado de maneira que ocorra uma construção conjunta, na qual o professor é mediador, incentivador da relação democrática com o aluno. Construindo junto, o professor facilita o processo, abrindo caminhos para desenvolver autonomia para que o aluno desenvolva significado naquilo que aprende, associando e assimilando teoria e prática. Masetto (2003) entende que para que ocorra uma aprendizagem significativa é preciso que ocorram modificações no comportamento do aluno/ aprendiz: Aprendizagem significativa é aquela que envolve o aluno como pessoa, como um todo (idéias, sentimentos, cultura, valores, sociedade, profissão). Ela se

9 dá quando: o que se propõe para aprender se relaciona com o universo do conhecimento, experiências e vivências do aprendiz; permite a formulação de perguntas e questões que de algum modo o interessem e o envolvam ou lhe digam respeito; lhe permite entrar em confronto experimental com problemas práticos de natureza social, ética, profissional que lhe são relevantes; permite e ajuda a transferir o aprendizado na universidade para outras circunstâncias da vida; suscita modificações no comportamento e até mesmo na responsabilidade do aprendiz (MASETTO, 2003: 43). As mudanças sempre acontecerão no processo de aprendizagem enquanto estas forem significativas e continuadas. Significativa por associar a teoria e a prática pela transferência de aprendizagem e conhecimento intelectual do professor em ponte com o aluno e suas experiências individuais. Continuada por se iniciar nos cursos livres, técnicos, de graduação, estendendo-se para os ambientes que abrangem o exercício profissional, familiar e social, bem como através de cursos de extensão, especialização, mestrado e doutorado. Vale salientar que ao falarmos de mudanças significativa e continuada, estas não devem acontecer somente por parte do aluno/aprendiz, mas também por parte do professor. No processo de aprendizagem, o professor mais do que ser um especialista deve ser mediador da aprendizagem. A contínua atualização, pesquisa e busca do conhecimento deverá estar diretamente relacionada à motivação de seus alunos, além do que, o docente precisa identificar-se com o que faz, aceitar desafios e buscar metas (mesmo que exija a quebra de paradigmas) e conseqüentemente adequar-se a algumas competências básicas e específicas: Define-se uma competência como aptidão para enfrentar um conjunto de situações análogas, mobilizando de uma forma correta, rápida, pertinente e criativa, múltiplos recursos cognitivos: saberes, capacidades, micro-competências, informações, valores, atitudes, esquemas de percepção, de avaliação e de raciocínio (PERRENOUD e THURLER, 2002: 19 apud MASETTO, 2003: 25). Esta é uma definição que aponta para que o docente, entendedor das competências, apresente e desenvolva conjuntamente saberes, valores, atitudes e habilidades. Não há receitas prontas para as inúmeras situações que envolvem alunos, sala de aula e instituições. Por meio da reeducação e contínua desconstrução e construção, o docente assume a efetiva responsabilidade de manter-se atualizado, formar novas gerações, promover pessoas e tornando-as melhores e mais felizes em uma sociedade antecipada (CASTANHO, 2001: 162).

10 No entanto, o compromisso em sala de aula deve ser refletido não só como uma ação que acontece em um espaço físico e sim num ambiente em que a aprendizagem acontecerá através de técnicas estratégicas. Vários serão os itens que comporão o perfil docente e a atuação do professor marcante, porém, a constituição dos critérios de escolha das estratégias utilizadas em sala de aula serão um de seus diferenciais, principalmente quando este docente encontra-se envolvido com questionamentos de qual profissional devemos formar. Assim como Abreu e Masetto (1990), empregaremos aqui o termo estratégia num sentido bastante amplo, incluindo metodologia de sala de aula, técnicas pedagógicas e de ensino, métodos didáticos, ambientes (presenciais e virtuais), processos avaliativos etc.. Com objetivos bem traçados sobre critérios da escolha das estratégias, o professor utiliza-se das técnicas como instrumentos que se caracterizam por auxiliá-lo a atingir, nos alunos, seus objetivos no campo afetivo, cognitivo, de habilidades e valores. Todas as ações devem ser previamente planejadas e executadas, considerando- se os ambientes, conteúdos, objetivos e processo avaliativo. Para este último, destacamos que com o constante acompanhamento do aluno, em todos os momentos de seu processo de ensinoaprendizagem, o feedback passa a ser contínuo, fazendo com que a avaliação ganhe dimensões diagnósticas, prospectiva e formativa. É a constante interação com o aluno que nos mostra que as pessoas são heterogêneas e que é totalmente contraditório trabalhar com um plano de disciplina inflexível; contrário a simples identificação de resultados o (...) processo de avaliação é entendido como um elemento de incentivo e motivação (...) (MASETTO: ). O plano deve apresentar-se flexível e comprometido não podendo existir somente dentro de nossas cabeças evitando desvios dos objetivos e falha na transmissão dos conteúdos. É o planejamento das ações que guiará o docente para o tempo de duração das atividades, para o material imprescindível a ser utilizado num determinado momento, para a definição das melhores estratégias, indicação bibliográfica, seqüência ordenada e hierárquica dos conteúdos, evitar repetição, integrar disciplinas, dentre outros. O planejamento evita que ocorram esquecimentos e contradições que poderão facilitar a exposição do docente aos alunos, comprometendo no fator de confiabilidade.

11 Além de planejar, sabemos que a prática docente aliada ao conhecimento de determinada dinâmica e do público-alvo serão os responsáveis pelo sucesso da aula. A flexibilidade e a criatividade devem estar presentes não só no primeiro dia de aula, como em todo desenvolvimento da disciplina. Pensando no desenvolvimento da disciplina de Lazer e Recreação foi que iniciamos nossos passos. Segundo Masetto (1990; 15-23) nosso plano de disciplina inicia-se pela identificação ; aparentemente tida como indispensável para muitos docentes, esta é o instrumento de comunicação entre o professor, instituição e demais professores. Afim de tornarmos o exercício da elaboração do plano mais próximo da realidade, realizamos uma pesquisa cuja amostra nos apresentou uma diversidade de temas e carga horária porém nos possibilitou o conhecimento do que está sendo proposto nas Instituições de Ensino Superior, auxiliando-nos na formulação de nossa proposta. Os dados foram checados e confirmados por intermédio de acesso virtual (internet). Nossos passos seguintes foram o desenvolvimento das Unidades de Aprendizagem. Totalizando um número de seis, cada qual foi organizada da seguinte maneira: ordenação dos objetivos específicos propostos; escolha dos conteúdos que atenderiam aos objetivos; observação da carga horária que atenderia aos objetivos e conteúdos para a definição das estratégias; escolha das estratégias; adequação da referência bibliográfica; métodos avaliativos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os estudos do lazer são recentes em nosso país. Há variadas referências bibliográficas, porém, que se remetem umas às outras e grande também é a repetição de idéias nos textos que realmente contextualizam o lazer. Por esse motivo, não tivemos dúvida em apoiar nosso trabalho na reflexão de alguns autores e pesquisas que datam de 10 ou 20 anos atrás. Em contrapartida, há uma gama de referências direcionadas às técnicas de animação, aplicadas nas instituições como manual básico. Contudo, a abordagem deste assunto não nos interessou quanto ao desenvolvimento do tema, por acreditarmos que as técnicas nele contidas são estratégias para que o docente desperte no aluno a criatividade e interesse para o desenvolvimento dos conteúdos sociológicos, psicológicos, antropológicos e humanísticos do lazer, diferentemente das propostas oferecidas dos cursos livres e técnicos.

12 A multidisciplinaridade do lazer implica em um campo de formação que não se reduz ao domínio específico de conhecimentos relativos somente às áreas como Educação Física, Turismo e Hotelaria. Mas, conforme pudemos constatar através de dados simples como nomes e cargas horárias das disciplinas, notamos que há um desentendimento entre as instituições perante o perfil ideal do egresso que está se inserindo no mercado de trabalho do lazer. O plano de disciplina de um curso de graduação deve sugerir diversificação, procurando combinar conhecimentos diretamente relacionados com o lazer e sua interface com a sociedade, cultura, política, dentre outros, de maneira ampla e diferenciada, compreendendo o conhecimento de vários temas como técnicas e processos operacionais que envolvam os equipamentos (clubes, hotéis, escolas, etc.) e interesses (artes plásticas, artes manuais, artes musicais, jogos, brincadeiras, expressão corporal, dentre outros) de determinado público-alvo. Possíveis respostas podem estar centradas na sensibilização do profissional dentro das universidades, se trabalhado dentro de uma dimensão humanística. Esta tenderá a conscientizá-lo sobre a importância do seu papel, como aluno, na elaboração de novas propostas dentro dos espaços humano e social, ocasionando futuramente, como egresso e profissional, satisfação pessoal, preocupação e desenvolvimento da ética e da cidadania, sugeridas em nosso plano de disciplina. REFERÊNCIAS ABREU, M. C. e M. T. MASETTO. O professor universitário em aula. 11ª ed.. São Paulo: MG Editora, BECKERS, T.. O capital humano no lazer. Lazer numa sociedade globalizada. São Paulo: Sesc, pp , CAMARGO, L. O. L. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, As práticas de lazer da população. CAMARGO, L. O. L. Lazer: teoria e prática. São Paulo: Manole (no prelo). COSTA, N. O professor ideal. DORIA, F. A. (coord). A crise da identidade. Rio de Janeiro: Revan, 1998 apud M. E. CASTANHO. Sobre professores marcantes. S. CASTANHO e M. E.

13 CASTANHO (orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, DUMAZEDIER, J.. A Revolução cultural do Tempo Livre. São Paulo: Studio Nobel / Sesc, Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: Sesc,1980 GARCIA, E.B. Os novos militantes culturais. N. C. MARCELLINO (org.). Lazer: Formação e atuação profissional. Campinas: Papirus, pp.23-24, MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, PERRENOUD, P. e M. THURLER. As competências para ensinar no século XXI. Porto Alegre: Artmeed, 2002 apud M. T. MASETTO. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, REQUIXA, R.. As dimensões do lazer. São Paulo: Sesc, REVISTA VEJA SÃO PAULO. Onde levar os anjinhos. São Paulo, Editora Abril, Ano 36, nº 40, p.14-30, 8 de outubro de A qualidade de lazer na Cidade de São Paulo. São Paulo, Editora Abril, Ano 36, nº34, pp , 5 de julho de SANTOS, M.. Por uma outra globalização. 7ª ed.. São Paulo: Record, SEVERINO, J. A.. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, STUCCHI, S.. Espaços e equipamentos de recreação e lazer. H. T. BHUHNS (org.). Introdução aos estudos do lazer. Campinas: Unicamp, pp , WERNECK, C. L. G.. Lazer e mercado: panorama atual e implicações na sociedade brasileira. C. L. G. WERNECK; E. STOPPA e H. F. ISAYAMA. Lazer e mercado. Campinas: Papirus, Sites consultados: consultado em 21 de maio de consultado em 21 de maio de consultado em 21 de maio de 2004.

14 consultado em 21 de maio de consultado em 21 de maio de consultado em 21 de maio de , consultado em 21 de maio de consultado em 21 de maio de 2004.

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Manual Projeto Interdisciplinar Ano: 2014 2 Sumário 1. Introdução... 2. Caracterização Geral do Projeto... 3 4 2.1 Projeto Interdisciplinar I... 5 2.2

Leia mais

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE AMPARO JUNHO/2010 CAPACITAÇÃO DOCENTE INTRODUÇÃO O caráter da busca incessante pelo conhecimento caracteriza

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

CONHECER E NEGOCIAR COM CLIENTES: uma experiência de gincana das cores

CONHECER E NEGOCIAR COM CLIENTES: uma experiência de gincana das cores CONHECER E NEGOCIAR COM CLIENTES: uma experiência de gincana das cores Autores: IVANISE MARIA BOMFIM SOARES e AZENILDA DE PAULA CABRAL Conhecer e Negociar com Clientes: Uma Experiência de Gincana das Cores,

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

PROFESSORES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA: CONHECENDO A CONSTITUIÇÃO DE SEUS SABERES DOCENTES SILVA

PROFESSORES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA: CONHECENDO A CONSTITUIÇÃO DE SEUS SABERES DOCENTES SILVA PROFESSORES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA: CONHECENDO A CONSTITUIÇÃO DE SEUS SABERES DOCENTES SILVA, Daniela C. F. Barbieri Programa de Pós-Graduação em Educação Núcleo: Formação de professores UNIMEP

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007.

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007. Arte em Educação Considerando que a ação educacional é uma prática social mediadora da prática social mais ampla, nossa missão é: Formar o profissional de arte educação contemplando suas três dimensões:

Leia mais

FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO. Praia, 20 Outubro 2015. Organização da Apresentação. Formação Profissional como fator estratégico;

FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO. Praia, 20 Outubro 2015. Organização da Apresentação. Formação Profissional como fator estratégico; 1 Apresentação 2ª edição EXPO RH FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO Praia, 20 Outubro 2015 Vargas Melo Presidente do Conselho de Administração Organização da Apresentação Enquadramento; Formação

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Gestão escolar democrática. Gestão

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto?

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto? A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O FUTURO Arnaldo Niskier 1 - Qual a relação existente entre as transformações do mundo educacional e profissional e a educação à distância? A educação à distância pressupõe uma

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Responsável pelo preenchimento das informações: HELIANE

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova.

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova. 12. As concepções de educação infantil Conforme OLIVEIRA, a educação infantil no Brasil, historicamente, foi semelhante a outros países. No Séc. XIX tiveram iniciativas isoladas de proteção à infância

Leia mais

Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online

Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online Neide Santos neide@ime.uerj.br 2º Seminário de Pesquisa em EAD Experiências e reflexões sobre as relações entre o ensino presencial e a distância

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Experiências educativas no gerenciamento de resíduos gerados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Tainá Flôres da Rosa contato: tfrosa@hcpa.ufrgs.br telefone:(51)81414438

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi 1- Objetivo Geral Capacitar profissionais para o exercício da consultoria empresarial com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços. Disseminar

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS Carine Ferreira Machado Virago 1 Carla Cristiane Costa 2 Resumo: A nova conjuntura educacional, voltada especialmente a uma educação integral

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento Responsável: Psic. Juliana Cohen MANAUS/AM APRESENTAÇÃO O Núcleo de Apoio ao Acadêmico (NAA) da Faculdade La Salle/Manaus-AM, em consonância com a

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA ISEF PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO FLORESTA PE 2013 SUMÁRIO I. JUSTIFICATIVA II. OBJETIVO A. GERAIS B. ESPECIFICOS III. DESENVOLVIMENTO IV. CRONOGRAMA

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização.

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

Estratégias de e-learning no Ensino Superior

Estratégias de e-learning no Ensino Superior Estratégias de e-learning no Ensino Superior Sanmya Feitosa Tajra Mestre em Educação (Currículo)/PUC-SP Professora de Novas Tecnologias da Anhanguera Educacional (Jacareí) RESUMO Apresentar e refletir

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio, pela sua natureza, é uma atividade curricular obrigatória,

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO Missão do Curso Formar profissionais de nível superior, com atuação na área de Tecnologia em Gestão Financeira, a partir da articulação das teorias que fundamentam

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 CEAHS Breve descrição das disciplinas Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado de Saúde 2 Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 Economia da Saúde 1 Processos e Sistemas em Saúde 2 Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU EXTENSÃO PIRATININGA Código: 135.02 Município: BAURU-PIRATININGA / SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional:

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR

LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR Por Profa. Dra. Elizete Maria Possamai Ribeiro Ma. Margarete Farias Medeiros Ma. Marleide Coan Cardoso Apresentação 1. Introdução 2. Reflexões teóricas

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FOCO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES COORD. PROFA. MS. MÁRCIA LIMA BORTOLETTO

PROGRAMAÇÃO FOCO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES COORD. PROFA. MS. MÁRCIA LIMA BORTOLETTO PROGRAMAÇÃO FOCO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES COORD. PROFA. MS. MÁRCIA LIMA BORTOLETTO LOCAL DOS ENCONTROS Campinas: POLICAMP Rua: Luiz Otávio, 1281 Parque Santa Cândida Campinas SP Fone: (19) 3756-2300

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MISSÃO DO CURSO O Curso de Licenciatura em Artes Visuais busca formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Componente Curricular: BIOLOGIA Série:

Leia mais