CONTABILIDADE PÚBLICA LILIANA LACERDA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTABILIDADE PÚBLICA LILIANA LACERDA"

Transcrição

1 CONTABILIDADE PÚBLICA LILIANA LACERDA

2 ORÇAMENTO PÚBLICO CONCEITOS: É uma prévia autorização do Legislativo para que se realizem receitas e despesas de um ente público, obedecendo a um determinado período de tempo. Verifica-se a real situação econômica do Estado, evidenciando os seus gastos com a saúde, educação, saneamento, obras públicas etc. PRINCIPAL FUNÇÃO DO ORÇAMENTO: Controle dos recursos com o qual a sociedade terá que contribuir para manter em funcionamento os serviços públicos necessários ao atendimento das necessidades econômicas e sociais da população, bem como da aplicação desses recursos por parte do Estado. PROCESSOS DO ORÇAMENTO PÚBLICO: Planejamento contínuo e dinâmico de que o Estado se utiliza para demonstrar seus planos e programas de trabalho. Abrange a manutenção das atividades do Estado.

3 ORÇAMENTO PÚBLICO EVOLUÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO: 1.ORÇAMENTO TRADICIONAL: Instrumento utilizado pelo Estado para demonstrar as previsões de receitas e autorização de despesas. OBJETIVOS PRINCIPAIS Orçamento Tradicional: Possibilitar aos órgãos do Legislativo um controle político sobre os gastos públicos, mantendo o equilíbrio financeiro entre as receitas e despesas, evitando a expansão da despesa pública; Preocupação com as questões tributárias; Manter duas classificações orçamentárias clássicas para possibilitar o controle das despesas:.por unidade administrativa.por objeto ou item de despesa 2. ORÇAMENTO MODERNO: Instrumento de administração que auxiliaria o executivo nas diversas fases do processo orçamentário: planejamento, execução e controle. Peça de influência direta na economia.

4 ORÇAMENTO PÚBLICO TIPOS DE ORÇAMENTO: Orçamento a Base-Zero ou por Estratégia Orçamento-Programa ORÇAMENTO A BASE-ZERO OU POR ESTRATÉGIA Instrumento de planejamento que obriga a demonstração e fundamentação de cada administrador para os recursos solicitados. Todos os projetos e atividades devem ser detalhados e relacionados obedecendo a uma ordem de importância. OBJETIVOS PRINCIPAIS Orçamento a Base-Zero ou por Estratégia Planejamento orçamentário para o próximo exercício; Obediência ao princípio da economicidade na elaboração do orçamento; Estabelecimento de um planejamento estratégico; Acompanhamento sistemático dos programas; Planejamento estruturado a longo prazo.

5 ORÇAMENTO PÚBLICO PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ORÇAMENTO A BASE- ZERO OU POR ESTRATÉGIA: Não existir direitos adquiridos sobre verbas autorizadas em exercícios anteriores; Tecnicamente ao final de cada exercício financeiro, os programas existentes são zerados, obrigando os administradores definir por ordem de prioridades às novas solicitações orçamentárias. ORÇAMENTO-PROGRAMA: Plano de trabalho no qual são detalhados os programas e despesas que se pretende realizar durante o exercício financeiro, evidenciando a política econômica do Governo; Demonstra os propósitos, objetivos e metas para as quais a administração solicita os recursos necessários; Identifica os custos dos programas propostos para alcançar objetivos e os dados quantitativos que medem as realizações e o trabalho realizado dentro de cada programa.

6 ORÇAMENTO PÚBLICO CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ORÇAMENTO- PROGRAMA: Recursos orçamentários necessários para atingir objetivos e metas; Instrumento de planejamento que permite acompanhar, avaliar e controlar a execução dos programas Governamentais; Fixação de metas para as receitas e despesas com o fim de atender às necessidades econômicas e sociais da população; Identificação dos meios ou insumos (pessoal, material, equipamentos, serviços etc.) necessários para a obtenção dos resultados; Principal critério de classificação-funcionalprogramática; Instrumento que faz a ligação entre o planejamento e as funções administrativas de execução, acompanhamento, avaliação e controle.

7 ORÇAMENTO PÚBLICO OBJETIVO DO ORÇAMENTO-PROGRAMA: Mostrar o detalhamento do que se pretende atingir e alcançar, respeitando as prioridades estabelecidas no plano de Governo. PRINCIPAIS OBJETIVOS DE GOVERNO: DERIVADOS: São aqueles que demonstram quantitativamente os propósitos específicos do Governo, contribuindo para o alcance dos objetivos finais ou básicos. FINAIS OU BÁSICOS: São os que demonstram os fins últimos de toda a ação do Governo, evidenciando uma avaliação qualitativa dos objetivos e indicando as orientações para as políticas nas áreas econômica social.

8 Definição de orçamento É peça fundamental na Administração, envolvendo-se em todas as fases desta.

9 O(s) Orçamento(s) no contexto da Administração

10 ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA BRASILEIRA CONCEITOS PRELIMINARES: 1. Administração Pública: É todo o aparelhamento do Estado, ordenado para realizar seus serviços, visando a satisfação das necessidades coletivas. 2. Governo: É o conjunto de poderes e órgãos constitucionais. 3. Estado: É uma sociedade politicamente organizada em um território, e no uso de sua soberania, é a organização política do poder.

11 ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA BRASILEIRA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA: A Administração Pública tem sua estrutura político administrativa, em qualquer das esferas, ou seja: União, Estados, Municípios e Distrito Federal, composta de órgãos compreendidos como: Administração Direta: Compreende os serviços integrados à Presidência da República e aos Municípios no âmbito Federal. Administração Indireta: Compreende os serviços de interesse público deslocados do Estado para uma entidade por ele criada ou autorizada. É formada por pessoas jurídicas de direito público ou privada.

12 CARACTERÍSTICAS DA ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA 1. AUTARQUIAS: São entidades de direito público, criadas por lei, com serviço autônomo e receitas próprias. Ex: Universidades Federais. 2. EMPRESAS PÚBLICAS: Entidades de direito público, criadas por lei, com serviço autônomo e receitas próprias. Ex:CEF. 3. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA: Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio, criada por lei, para explorar atividades econômicas, com participação do poder público e de particulares em seu capital e administração. Ex: Banco do Brasil. 4. FUNDAÇÕES: Entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio e recursos próprios, criadas por lei, com escritura jurídicas, com objetivo geralmente de educação, pesquisa ou assistência social, sem fins lucrativos, cujo funcionamento é amparado pela União (Estados ou Municípios). 5. SERVIÇOS AUTÔNOMOS: Entidades incumbidas da execução de atividades de pesquisa, ensino ou assistência social de caráter industrial, comercial ou agrícola, sem fins lucrativos. Ex: SESC, SENAI e SENAC.

13 REGIME E LEGISLAÇÃO DA CONTABILIDADE PÚBLICA REGIME CONTÁBIL: - O regime adotado para a Contabilidade Pública é o regime contábil misto: - Pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas (para as receitas é adotado o regime de caixa) e as despesas nele legalmente empenhadas (para as despesas é adotado o regime de competência). LEGISLAÇÃO: - Constituição de 1988: Reforçou o elo entre planejamento e orçamento, tornando obrigatória a elaboração de Planos Plurianuais abrangendo programas de Governo de duração continuada. - Sanção da Lei 4.320/64 17/03/64: Consolidou a padronização dos procedimentos orçamentários para todas as esferas de Governo, adotava-se a classificação econômica e a classificação funcional Regulamentou Orçamento-Programa: Dec.Lei 200: Foi definido o planejamento como princípio fundamental em matéria de orçamento. - Lei 8666/93 Lei da Licitação: Menor Preço; Melhor Técnica; Técnica e Preço e Maior Lance ou Oferta. - Lei 101/00 Lei de Responsabilidade Fiscal

14 Do Processo Legislativo do Transparência - art. 48 único (LRF) - Incentivo à participação popular e realização de audiências públicas; - Incentivo e participação na elaboração; - Incentivo e participação na discussão (audiências públicas); -regulamentação necessária da matéria no Executivo e Legislativo. O cuidado com o excesso de eleições; E as alterações do PPA: é necessário Audiência Pública?

15 SISTEMA ORÇAMENTÁRIO (ORÇAMENTO NO BRASIL) No Brasil, o orçamento é regulado por três leis: LEI DO PLANO PLURIANUAL (PPA): Enviado pelo Presidente da República ao Congresso Nacional até o dia 31/agosto do primeiro ano de seu mandato. Devolvido para a sanção até o encerramento da sessão legislativa (15/Dezembro). Vigora por quatro anos, do segundo ano do mandato presidencial até o final do primeiro ano do mandato subsequente. Estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

16 SISTEMA ORÇAMENTÁRIO (ORÇAMENTO NO BRASIL) LEI DAS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO): Enviado anualmente pelo Presidente da República ao Congresso Nacional até o dia 15 de abril. Devolvido para sanção Presidencial até o dia 30/Junho. Compreende as metas e prioridades da Administração Pública Federal. Inclui as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. Orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Dispõe sobre as alterações na Legislação Tributária. Estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais. LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): Enviado anualmente pelo Presidente da República ao Congresso Nacional até o dia 31/Agosto. Devolvido para sanção Presidencial até o dia 15 de dezembro. É com base nas autorizações da LOA que as despesas do exercício são executadas.

17 SISTEMA ORÇAMENTÁRIO (ORÇAMENTO NO BRASIL) Notas Importantes: Estas três lei são iniciativa do Poder Executivo. São apreciadas conjuntamente pelas duas Casas do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), através da Comissão Mista de Plano, Orçamentos Públicos e Fiscalização na forma do seu Regulamento Interno. Se durante o exercício financeiro houver a necessidade de realização de despesas acima do limite que está previsto na LOA, o Poder Executivo submete ao Congresso Nacional projeto de lei de Crédito Adicional. Até o dia 15/Abril, o Presidente da República tem que prestar ao Congresso Nacional as Contas referentes ao exercício anterior.

18 PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS Orçamento Público funciona como instrumento de controle do Governo, subordinando-se a regras ou princípios estabelecidos. A Lei No /64, em seu Art. 2o. Torna obrigatória, no Brasil, a obediência aos princípios da unidade, universalidade e anualidade. 1. PRINCÍPIO DA ANUALIDADE OU PERIODICIDADE: - Traduz que as previsões da receita e despesa devem referir-se a um período limitado de tempo, que se denomina exercício financeiro. - O Exercício financeiro coincide com o ano civil: 01 de Janeiro a 31 de Dezembro. 2. PRINCÍPIO DA UNIDADE: - Identifica o orçamento como sendo um instrumento único para o exercício financeiro a fim de se evitar orçamentos paralelos. - Defende a idéia de que o orçamento deve ser uno Deve existir somente um único orçamento para o exercício financeiro.

19 PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS 3. PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE: - Estabelece que o orçamento deve conter todas as receitas e as despesas referentes aos Poderes da União, seus Fundos, Órgãos e Entidades da Administração Direta e Indireta, inclusive as Fundações mantidas pelo Poder Público (Parágrafo 5o. Do Art. 165 CF/88). 4. PRINCÍPIO DO EQUILÍBRIO: - Prevê a igualdade entre a previsão da receita e a fixação da despesa para cada exercício financeiro (01 de Janeiro a 31 de Dezembro). 5. PRINCÍPIO DA CLAREZA: - O Orçamento Público deve ser apresentado em linguagem clara, simples e compreensível para facilitar o manuseio das pessoas que necessitam de tomar conhecimento do mesmo. 6. PRINCÍPIO DA EXATIDÃO: - Visa se obter uma proposta orçamentária o mais perto possível da realidade, demonstrando os valores necessários a consecuções dos objetivos sociais da unidade. (FIXAÇÃO = EXECUÇÃO).

20 PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS 7. PRINCÍPIO DA NÃO-AFETAÇÃO DAS RECEITAS: - Defende que nenhuma receita poderá ficar reservada, comprometida ou vinculada com determinada despesa. 8. PRINCÍPIO DO ORÇAMENTO BRUTO: - Defende que todas as receitas e despesas devem constar no orçamento pelos seus valores brutos, sem qualquer dedução. (Art. 6o. Da Lei 4.320/64) 9. PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE: - Preceitua que o orçamento deve conter apenas matéria orçamentária e não cuidar de assuntos estranhos. - Objetivo Principal: Evitar que se adicione à Lei Orçamentária, matéria não relacionada com o orçamento, evitando que esta seja aprovada pelo Legislativo sem passar por uma análise criteriosa.

21 PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS 10. PRINCÍPIO DA ESPECIFICAÇÃO OU DISCRIMINAÇÃO: - Objetivo Principal: Vedar as autorizações globais, devendo as despesas serem classificadas com um nível de detalhamento que facilite a análise por parte das pessoas. - Os entes da federação costumam publicar as orientações para elaboração de suas propostas orçamentárias, onde constam as tabelas de funções, subfunções, programas, projetos/atividades, classificações institucionais e econômicas, etc. 11. PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE: - Determina que o conteúdo orçamentário seja divulgado pelos veículos oficiais de comunicação/divulgação, para conhecimento público e eficácia de sua validade bem como sua transparência.

22 FISCALIZAÇÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA TRIBUNAL DE CONTAS : - UNIÃO ; - ESTADOS ; - MUNICÍPIOS E DF ; COMPETÊNCIA DO TCU : - ART. 31 ; - ART. 71 ; FISCALIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS : - QUEM EXERCE? - CONSTITUIÇÃO DE 1988 ; FISCALIZAÇÃO DA UNIÃO : - TRANSFERÊNCIAS AOS ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS ; - LEI N / 88 ; FISCALIZAÇÃO DO LEGILATIVO ; SITEMA DE AUDITORIA E SIAFI ;

23 CICLO ORÇAMENTÁRIO Define a concepção do processo de planejamentoorçamentário. É o estado dinâmico onde acontece o processo integrado do planejamento orçamentário. ETAPAS DO CICLO ORÇAMENTÁRIO: 1. Elaboração da Proposta Orçamentária: (Iniciativa do Poder executivo) Compreende os cálculos dos recursos humanos materiais e financeiros (despesas). Prepara o objetivos. programa-orçamentário para suas metas e 2. Discussão: Debate em plenário pela comissão mista no Congresso. Apresentação de emendas e subseqüente aprovação. 3. Análise: Analisado todos os detalhes da proposta (emendas etc) 4. Sanção: Aquiescência do titular do Poder Executivo ao projeto de Lei aprovado pelo Legislativo.

24 CICLO ORÇAMENTÁRIO 5. Promulgação/Publicação: O projeto é transformado em Lei e publicado no Diário Oficial. 6. Execução: Concretização durante o exercício daquilo que foi estabelecido na Lei Orçamentária. 7. Avaliação da Execução dos Programas de Governo: Verificação dos objetivos fixados no Orçamento e das modificações ocorridas durante a execução. Julgamento Nova Proposta

25 PROCESSO DO CICLO ORÇAMENTÁRIO A elaboração da Proposta Orçamentária processa-se, em passos determinados, desde a proposição orçamentária inicial, proveniente de cada Unidade Executora, até a aprovação do orçamento pelo Legislativo e a liberação dos créditos orçamentários nas Unidades Orçamentárias de cada Órgão. Cada unidade responsável pela execução do orçamento elabora a sua proposta orçamentária e a encaminha a sua Setorial Orçamentária, que faz um apanhado de todas as unidades que compõem o Órgão, consolidando-o numa única proposta do Órgão. A Setorial Orçamentária encaminha a proposta consolidada ao Órgão de Planejamento do Ente da Federação que, por sua vez, consolida as propostas dos Poderes e as encaminha ao Legislativo. Ao chegar ao Poder Legislativo, a proposta orçamentária vai ser analisada pela Comissão de Orçamento e Finanças do Ente da Federação, onde receberá as emendas parlamentares.

26 PROCESSO DO CICLO ORÇAMENTÁRIO Após aprovada pelo Poder Legislativo e sancionada pelo Chefe do Poder Executivo, a proposta orçamentária é transformada em Lei (Lei Orçamentária Anual). O Órgão Central de Orçamento do Poder Executivo procede a incorporação, em cada Unidade Orçamentária, da proposta orçamentária ajustada, com a liberação dos respectivos créditos no sistema de informação utilizado pelo Ente da Federação. A liberação do Orçamento aprovado é feita para todos os órgãos contemplados na Lei Orçamentária Anual (LOA), seja da Administração Direta ou Indireta.

27 CICLO ORÇAMENTÁRIO Contabilidade no Ciclo Orçamentário: É o conjunto de lançamentos e demais levantamentos, a fim de registrar as operações relativas ao orçamento. Divide-se em: Quanto a Receita: estimativa, lançamento, arrecadação, recolhimento e encerramento do fim do exercício. Quanto a Despesa: fixação através dos créditos orçamentários, no orçamento inicial e nos créditos adicionais, empenho, liquidação, pagamento e encerramento do fim de exercício. Etapas da Elaboração do Orçamento-Programa: Planejamento: Define objetivos a atingir Programação: Definição das atividades necessárias à consecução dos objetivos. Projeto: Estimação dos recursos de trabalhos necessários à realização das atividades. Orçamentação: Estimação dos recursos financeiros.

28 PROCESSO DO CICLO ORÇAMENTÁRIO Órgão Central { Distribui orientações para o Projeto Orçamento da LDO) Unidades Setoriais ---{ Distribui orientações às Unidades (LDO e Orientações Internas) Unidade Executora ----{Prepara a Proposta Orçamentária) Unidades Setoriais ----{Consolida em nível de órgão a Proposta Orçamentária) Órgão Central {Consolida em nível de União a Proposta Orçamentária) Chefe do Poder Executivo---{Mensagem ao Poder Legislativo do Projeto de Lei) Poder Legislativo Comissão de Planos, Orçamento e Fiscalização----{Examina e emenda o do Ente da Federação Projeto de Lei Plenário {Aprova o Orçamento) Chefe do Poder Executivo----{Sanciona a Lei) Órgão Central Orçamento----{Prepara a fita magnética) Unidade Orçamentária {Registra no sistema e elabora projeto de decreto de programação financeira

29 CRÉDITOS ADICIONAIS VIGÊNCIA DOS CRÉDITOS ADICIONAIS: Créditos Suplementares: Tem sua vigência igual à dotação suplementada, vigorando na data de abertura do crédito até o último dia do exercício financeiro em que foram autorizados. Créditos Especiais e Extraordinários: Quando autorizados dentro dos primeiros oito meses do exercício financeiro, tem vigência até o final do exercício financeiro em que foram autorizados. Se forem autorizados nos quatro últimos meses do exercício, entre setembro e dezembro, terão seus saldos transferidos ao exercício financeiro subseqüente.

30 CRÉDITOS ADICIONAIS PROCESSO DE LIBERAÇÃO DOS CRÉDITOS ADICIONAIS: O Poder Executivo solicita durante a execução do orçamento, créditos adicionais ao Poder Legislativo, que serão integrados ao orçamento em vigor. Estes créditos irão aumentar despesa pública do exercício. RECURSOS HÁBEIS: Superávit financeiro do exercício anterior; Recursos provenientes do excesso de arrecadação; Resultantes de anulação de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais; Produto de operações de crédito autorizados. TIPOS DE CRÉDITOS ADICIONAIS: Créditos Suplementares: São créditos que reforçam as dotações já existentes no orçamento em vigor, na medida de suas necessidades. Créditos Especiais: São programas novos que não figuram no orçamento. Créditos Extraordinários: São créditos cujas despesas são imprevisíveis e urgentes. Exemplo: Guerra; Calamidade Pública.

31 CRÉDITOS ADICIONAIS VIGÊNCIA DOS CRÉDITOS ADICIONAIS: Créditos Suplementares: Tem sua vigência igual à dotação suplementada, vigorando na data de abertura do crédito até o último dia do exercício financeiro em que foram autorizados. Créditos Especiais e Extraordinários: Quando autorizados dentro dos primeiros oito meses do exercício financeiro, tem vigência até o final do exercício financeiro em que foram autorizados. Se forem autorizados nos quatro últimos meses do exercício, entre setembro e dezembro, terão seus saldos transferidos ao exercício financeiro subseqüente.

32 CLASSIFICAÇÃO DOS CRÉDITOS ADICIONAIS ESPÉCIE E CARACTERÍSTICAS: SUPLEMENTARES: Reforço do orçamento. ESPECIAIS: Atender a programas não contemplados no orçamento. EXTRAORDINÁRIOS: Atender a despesas imprevisíveis e urgentes AUTORIZAÇÃO: SUPLEMENTARES:Prévia, podendo ser incluída na própria lei do orçamento ESPECIAIS: Prévia em lei especial EXTRAORDINÁRIOS:Independente- O Chefe do Poder Executivo diante dos que exigem a abertura do crédito são de natureza urgente, abre o crédito e, imediatamente, comunica ao Poder Legislativo e solicita aprovação.

33 CLASSIFICAÇÃO DOS CRÉDITOS ADICIONAIS FORMA DE ABERTURA: SUPLEMENTARES:Decreto do Prefeito ESPECIAIS:Decreto do Prefeito EXTRAORDINÁRIOS:Decreto do Chefe do Poder Executivo, com remessa imediata ao Legislativo. RECURSOS: SUPLEMENTARES: Indicação obrigatória ESPECIAIS: Indicação obrigatória EXTRAORDINÁRIOS: Independente de indicação LIMITE: SUPLEMENTARES:Obrigatório, indicado na lei de autorização e no decreto de abertura ESPECIAIS:Obrigatório, indicado na lei de autorização e no decreto de abertura EXTRAORDINÁRIOS:Obrigatório, indicado no decreto de abertura

34 CLASSIFICAÇÃO DOS CRÉDITOS ADICIONAIS VIGÊNCIA: SUPLEMENTARES:No exercício em que foi aberto ESPECIAIS: No exercício EXTRAORDINÁRIOS: No exercício PRORROGAÇÃO: SUPLEMENTARES:Jamais permitida, pois se incorpora às dotações orçamentárias do exercício financeiro em que foi aberto ESPECIAIS: Só para o exercício seguinte, se aberto em um dos quatro últimos meses, e desde que a lei autorize EXTRAORDINÁRIOS: Só para o exercício seguinte, se aberto em um dos quatro últimos meses, e desde que a lei autorize. FINALIDADE DAS DESPESAS: SUPLEMENTARES: Só para objetos ou elementos ESPECIAIS:Para projetos e atividades com indicação dos elementos EXTRAORDINÁRIO: Especificamente para as despesas imprevisíveis e urgentes.

35 RECEITA PÚBLICA CONCEITO: É todo o recurso obtido para atender as despesas pública. PODEM SER: 1. RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS: as que pertencem ao orçamento público e dependem de autorização legislativa para sua execução. 2. RECEITAS EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS: as que independem de autorização legislativa para sua execução; não pertencem ao orçamento público, como fiança bancária, caução.

36 RECEITA PÚBLICA CLASSIFICAÇÃO DAS RECEITAS PÚBLICAS: 1. Quanto à afetação do orçamento; 2. Quanto à afetação do patrimônio; 3. Quanto à coercitividade; 4. Quanto à origem dos recursos

37 CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA PÚBLICA 1. QUANTO À AFETAÇÃO DO ORÇAMENTO: - É dele que saem as autorizações para aquisição de serviços, materiais, bens e obras. - Os recursos necessários para cobrir as despesas são previstos no orçamento e ingressam no decorrer do exercício; - Na administração dos recursos públicos, o administrador arrecada as receitas previstas na Lei Orçamentária, bem como recursos de terceiros (extra-orçamentários). - A classificação da receita sob a ótica do orçamento é: orçamentária e extra-orçamentária.

38 CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA PÚBLICA A) RECEITA ORÇAMENTÁRIA: Corresponde a todas as entradas de recursos, exceto os depósivos de terceiros (cauções, depósitos judiciais, para recursos, etc) e as operações de crédito por antecipação da receita orçamentária. A Receita Orçamentária compreende os seguintes grupos de contas, correspondentes às categorias econômicas: RECEITAS CORRENTES e RECEITAS DE CAPITAL

39 CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA POR FONTES 1. RECEITAS CORRENTES: São as que incluem as contas representativas da Receita Tributária, de contribuições, Patrimonial, Industrial, Agropecuária, de Serviços e outras de natureza semelhante, bem como as transferências recebidas para atender às despesas correntes. a) TRIBUTÁRIA: Aquelas pagas pelos contribuintes em virtude de suas rendas, atividades, propriedades etc. São as decorrentes de impostos, taxas e contribuições de melhoria. B) CONTRIBUIÇÕES: As contribuições compulsórias que o Estado institui de acordo com o previsto na Constituição Federal. Tem seu destino concentrado na manutenção de programas sociais. C) PATRIMONIAL: A oriunda de bens mobiliários e imobiliários pertencentes a União, Estados, Municípios e Distrito Federal. São os aluguéis, arrendamentos, laudêmios, etc.

40 CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA POR FONTES D) AGROPECUÁRIAS: As receitas decorrentes das atividades ou exploração agropecuárias como agricultura, silvicultura, pecuária. E) INDUSTRIAL: Os recursos provenientes das atividades de extração com ou sem beneficiamento de minerais sólidos, líquidos ou gasosos; F) SERVIÇOS: As receitas das atividades de prestação de serviços, assim entendidos os serviços recreativos, hospitalares, de transporte, de comunicação, etc. G) TRANSFERÊNCIAS CORRENTES: As receitas recebidas de outras pessoas de direito público ou privado independente de contraprestação direta em bens ou serviços.

41 CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA POR FONTES H) OUTRAS RECEITAS CORRENTES: As de origem da cobrança de juros, multas, indenizações, receitas diversas e de dívida ativa. - Impostos: Modalidade de tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade do órgão público em relação ao contribuinte. - Taxas: É o tributo cobrado pela União, Estados, Municípios e Distrito Federal, no âmbito de suas atribuições. - Contribuições de Melhoria: É a receita decorrente da valorização imobiliária. - Laudêmios: Pensão ou prêmio que o foreiro (quem tem domínio de imóvel) paga ao senhoria direto.

42 CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA POR FONTES: 2. RECEITAS DE CAPITAL: São as que incluem as contas representativas de constituição de dívidas, conversão em espécie de bens e direitos, amortizações, utilização de saldo de exercícios anteriores. - São caracterizadas por serem receitas que se originam do patrimônio. A) OPERAÇÕES DE CRÉDITO: As decorrentes de empréstimos e financiamentos internos e externos. B) ALIENAÇÕES DE BENS: As decorrentes da venda de bens patrimoniais móveis e imóveis. Importa dizer que o Poder Legislativo, via de regra, autoriza este tipo de operação. C) AMORTIZAÇÕES: As decorrentes do recebimento dos valores dados anteriormente a outras entidades. D) OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL: Outras fontes de receita de capital não especificadas em lei.

43 CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA POR FONTES: 3. RECEITAS EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS: - São representadas pelos recebimentos de valores de terceiros (cauções, depósitos judiciais e depósitos para recursos) e pelas operações de crédito por antecipação da receita orçamentária.

44 CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA PÚBLICA 2. QUANTO À AFETAÇÃO DO PATRIMÔNIO: A Classificação das receitas públicas pela ótica patrimonial: a) Receitas Efetivas: São receitas arrecadas que integram o patrimônio na qualidade de elemento novo, provocando-lhe aumento, sem conduto gerar obrigações, reservas ou reivindicações de terceiros. Ex: Dividendos recebidos no exercício.

45 RECEITA PÚBLICA b) Receitas não-efetivas ou por mutações patrimoniais: São as receitas arrecadadas decorrentes de troca de elementos patrimoniais por recursos financeiros. Ex: alienação de bens, amortização de empréstimos concedidos.

46 RECEITA PÚBLICA 3. QUANTO À COERCITIVIDADE: As Receitas Públicas são classificadas em dois grupos: 1. Receitas derivadas ou de economia pública: São as derivadas do exercício do poder que o Estado tem de tributar os lucros ou rendimentos e os bens da coletividade. São caracterizadas pela imposição legal do Estado para a sua arrecadação Ex: As contribuições; empréstimos compulsórios. 2. Receitas originárias ou de economia privada: São as derivadas da exploração do patrimônio público, da prestação de serviços ou da alienação de bens e direitos. Ex: Receitas de serviços hospitalares; de serviços educacionais.

47 RECEITA PÚBLICA 4. QUANTO À ORIGEM DOS RECURSOS: É uma receita mais adotada nos grandes orçamentos (União, Estados, DF e Municípios). Finalidade: Fazer a separação dos recursos do tesouro e dos recursos de outras fontes, vinculados e de transferências. Principais Origens: 1. Recursos do Tesouro: Representados pelos recursos arrecadados pelo Tesouro Nacional, Estadual ou Municipal referente a todas as receitas arrecadadas pelos órgãos da Administração Direta. São receitas classificadas em ordinárias (representam as receitas normais da administração direta) e vinculadas (representam as receitas de convênios). 2. Recursos de Outras Fontes: São receitas arrecadas pelas entidades da Administração Indireta (autarquias, fundações e empresas públicas).

48 ESTÁGIOS DA RECEITA PÚBLICA A Receita Orçamentária passa por determinados estágios desde a sua previsão até o seu recolhimento aos cofres do Tesouro Nacional, Estadual ou Municipal. 1. PREVISÃO -(Lei 4.320/64 - Art.51): É a estimativa do que se espera arrecadar durante o exercício. É o estágio mais importante da Receita Pública, pois é com base nele que as despesas são autorizadas. A Lei de Responsabilidade Fiscal define como se deve calcular a previsão da receita. 2. LANÇAMENTO - (Lei Art. 52 e 53): É a identificação do devedor ou da pessoa do contribuinte. Ato da repartição competente que verifica a procedência do crédito fiscal, e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. 3. ARRECADAÇÃO - (Lei Art. 55): É o momento em que o contribuinte recolhe, ao agente arrecadador, o valor do seu débito. 4. RECOLHIMENTO - (Lei Art. 56): O recolhimento da receita é o momento em que o agente arrecadador repassa o produto arrecadado ao Tesouro Nacional, Estadual ou Municipal.

49 CONCEITO: DESPESA PÚBLICA Conjunto de dispêndios do Estado ou de outra pessoa de direito público para o funcionamento dos serviços públicos. Parte do orçamento, onde se encontram classificadas todas as autorizações para gastos com várias atribuições e funções governamentais. Despesas públicas formam o complexo da distribuição e do emprego das receitas para custeio de diferentes setores da Administração. CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA PÚBLICA: Quanto à afetação do patrimônio Quanto à afetação do orçamento

50 CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA PÚBLICA QUANTO À AFETAÇÃO DO PATRIMÔNIO: 1. Despesas efetivas: São as depesas que afetam o patrimônio no momento de sua liquidação, diminuindo o seu valor em termos quantitativos, sem contudo gerar incorporação de bens e direitos ou resgate de obrigações. Essas despesas são representadas, basicamente, pelas despesas correntes, exceto as depesas de aquisição de materiais, e pelas transferências de capital.

51 CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA PÚBLICA 2.Despesas não-efetivas ou por mutações patrimoniais São as despesas representativas de troca de recursos financeiros por elementos patrimoniais, tais como: aquisição de bens, concessão de empréstimos, amortização da dívida, etc. Essas despesas são represeentadas por mutações patrimoniais que nada acrescentam ao patrimônio, só ocorrendo uma troca de recursos financeiros por bens, direitos ou obrigações, ou seja, uma diminuição no sistema financeiro (saída dos recursos) e um aumento no sistema patrimoniaial (entrada do patrimônio).

52 CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA PÚBLICA QUANTO À AFETAÇÃO DO ORÇAMENTO: DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS: Correspondem todos os fatos representativos de saída de recursos, exceto as devoluções de depósitos de terceiros (cauções, depósitos judiciais para recursos, etc) e das operações de crédito por antecipação da receita orçamentária e os pagamentos de passivos financeiros do exercício anterior (restos a pagar), que pertencem à classificação de depesas extra-orçamentárias.

53 CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA PÚBLICA SÃO CARACTERIZADAS AS DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS: 1. CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: Aquela que separa as unidades ou órgãos responsáveis pela execução do orçamento. Define os órgãos e entidades que compõem o Governo, e em cada órgão/entidade é criada, pelo menos, uma unidade orçamentária. A proposta orçamentária é preparada pelos órgãos/entidades definidos pelo Órgão Central de Orçamento e, após a sanção da Lei Orçamentária Anual pelo Chefe do poder Executivo, orçamento é liberado para as unidades orçamentárias iniciarem o processo de execução. 2. CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL: Apresenta como: FUNÇÃO; SUBFUNÇÃO; PROGRAMA; PROJETO/ATIVIDADE

54 CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA PÚBLICA 3. CLASSIFICAÇÃO ECONÔMICA: DESPESAS CORRRENTES: Pessoal e encargos sociais; Juros e encargos da dívida interna; Juros e encargos da dívida externa; Outras despesas correntes DESPESAS DE CAPITAL: Investimentos: as planejadas, como execução de obras, aquisição de imóveis, instalações, equipamentos, material permanente, etc.

55 CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA PÚBLICA Inversões financeiras: as aquisições de imóveis já em utilização, constituição ou aumento de capital de entidades ou empresas que visem a objetos comerciais ou financeiros. Amortizações da dívida interna; Amortizações da dívida interna; Outras depesas de capital. DESPESAS EXTRA-ORÇAMENTÁRIA: São representadas pelas devoluções dos valores de terceiros (cauções, depósitos judiciais, depósitos para recursos). São valores que não afetam o resultado patrimonial, sendo melhor chamá-los de dispêndios extra-orçamentários.

56 CLASSIFICAÇÃO DAS DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS De acordo com a Portaria Interministerial No. 163 de 04 de maio de 2001, alterada pelas Portarias Interministeriais Nos. 325 e 519 de 27/08 e 27/01/01 respectivamente, dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão. X.X.XX.XX 1. CATEGORIAS ECONÔMICAS 3 Despesas Correntes 4 Despesas de Capital 2. GRUPO DE DESPESAS 3 Despesas Correntes: 1 Pessoal e Encargos Sociais 2 Juros e Encargos da Dívida 3 Outras Despesas Correntes

57 CLASSIFICAÇÃO DAS DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS 3. MOBILIDADE DE APLICAÇÃO 10 Transf.Intragov.a entidades não integrantes dos Orç.Fiscal e Seg.Social 20 Transf.à União 30 Transf. Aos Estados e ao Distrito Federal 40 Transf. Aos Municípios 50 Transf. Às Instit. Priv. Sem Fins Lucrativos 60 Transf. Às Instit. Priv. Com Fins Lucrativos 70 Transf. Instit. Multigovernamentais 90 Aplicações Diretas 4. ELEMENTOS DE DESPESAS 01 Aposentadorias e Reformas 03 Pensões 11 - Vencimentos e Vantagens Fixas Exemplo: , onde: 3 Despesas Correntes (categoria econômica); 1 Pessoal e Encargos Sociais (grupo de despesa); 90 Aplicação Direta (modalidade de aplicação); 11 Vencimentos e Vantagens Fixas (elemento de despesa).

58 ESTÁGIOS DESPESA PÚBLICA São Classificadas em: 1. EMPENHO: A Lei 4.320/64 define: O ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição. Ao emitir um empenho, o Ordenador de Despesas deve deduzir o seu valor da dotação adequada à despesa a realizar, por força do compromisso assumido, não podendo, jamais, o seu valor exceder o saldo da dotação. O empenho será formalizado no documento denominado Nota de Empenho, no qual constará o nome do credor, a especificação e importância da despesa, bem como os demais dados necessários ao controle da execução orçamentária e ao acompanhamento da programação financeira. Para emitir o empenho, a unidade necessita de saldo na conta Crédito Disponível.

59 ESTÁGIOS DESPESA PÚBLICA 2. LIQUIDAÇÃO: Caracterizada pela entrega da obra, dos bens, dos materiais ou dos serviços, objeto do contrato com o fornecedor. A Lei 4.320/64-Art.63 define: A Liquidação da Despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. É verificado se o contrato foi efetivamente cumprido pelo fornecedor, e é nesse momento que se faz a contabilização da despesa. 3. PAGAMENTO: Consiste no despacho exarado por autoridade competente determinando que a despesa seja paga. A ordem de pagamento só poderá ser exarada em documentos processados pelos serviços de contabilidade.

60 DÍVIDA ATIVA CONCEITO: Os valores devidos à União, Estados, Municípios e ao Distrito Federal que, na data fixada pela repartição pública, para o pagamento, não foram liquidados pelos devedores serão inscritos na Dívida Ativa. Os valores constituirão créditos a receber da União, dos Estados, dos Municípios ou do Distrito Federal, que deverão proceder ao registro da inscrição na Dívida Ativa, na repartição competente, e ao respectivo registro contábil do direito a receber. LEGISLAÇÃO: Lei No. 4320/64 Determina que os créditos da fazenda pública, de natureza tributária ou não tributária, serão escriturados como receitas do exercício em que forem arrecadados, nas respectivas rubricas orçamentárias. Lei No /80 Estabelece os procedimentos sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas autarquias. Lei Comp. No. 101/00-LRF: Determina que os entes da Federação têm que agilizar seus processos de cobrança da Dívida Ativa.

61 DÍVIDA ATIVA CLASSIFICAÇÃO: NATUREZA TRIBUTÁRIA: São os créditos provenientes de obrigação legal relativa aos tributos acrescidos dos respectivos juros, atualização monetária e multas. NATUREZA NÃO-TRIBUTÁRIA: São créditos provenientes de obrigação legal relativa a outras receitas, tais como: as provenientes de empr. compulsórios, contrib. estabelecidas em lei, multas de qualquer origem, taxa de ocupação, custas processuais, serviços prestados, etc.

62 DÍVIDA PASSIVA CONCEITO: Fazer referência aos compromissos contraídos pela unidade para atender ao desequilíbrio orçamentário ou aos financiamentos de bens, obras ou serviços públicos. Estão incluídas todas as obrigações da repartição pública que serão exigidas a curto e a longo prazos. CLASSIFICAÇÃO: 1. DÍVIDA FLUTUANTE Compreende: Os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida; Os serviços da dívida a pagar; Os depósitos; Os débitos de tesouraria 2. DÍVIDA FUNDADA: Compreende todos os compromissos de exigibilidade superior a 12 meses, contraídos para atender ao desequilíbrio orçamentário ou aos financiamentos de obras e serviços públicos.

63 SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL SIAFI E SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA OS ESTADOS E MUNICÍPIOS - SIAFEM SIAFI/SIAFEM: Sistema informatizado que processa e controla a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil de uma esfera de governo pelo uso de terminais instalados em todos os órgãos da administração pública. OBJETIVOS SIAFI/SIAFEM: Podem ser divididos em dois aspectos um de caráter geral e outro de caráter específico. 1 - OBJETIVOS DE CARÁTER GERAL: Prover os órgãos centrais, setoriais, seccionais e executores de mecanismos adequados de registro e controle diário da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil; Agilizar a programação financeira; Transmitir uma fonte segura e tempestiva de dados; Integrar os diversos órgãos; Permitir à sociedade a transparência dos gastos públicos; Padronizar métodos e rotinas de trabalho; Preservar os limites individuais de cada UG (Unidade Gestora).

64 2. OBJETIVOS DE CARÁTER ESPECÍFICO: SIAFI/SIAFEM Centralização da execução orçamentária e financeira, permitindo a padronização dos métodos e rotinas de trabalho, com benefícios sensíveis para a regulação dos procedimentos, disseminação de conhecimentos e execução de trabalhos; Conservação da individualidade das disponibilidades dos recursos, dos limites financeiros de cada Unidade Gestora, Fundo ou entidade supervisionada; Aprimoramento das funções dos Órgãos de Contabilidade Analítica, que poderão ter seus recursos humanos deslocados do registro das entradas de dados (escrituração) para análise e controle das saídas contábeis (relatórios). NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA SIAFI/SIAFEM: 1. NÍVEL CENTRAL: Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda ou Secretarias da Fazenda Estadual ou Municipal, para a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil. Secretaria de Orçamento Federal SOF do Ministério do Planejamento e Orçamento e órgãos equivalentes nos Estados e Municípios, para a elaboração e acompanhamento do orçamento. Secretaria Federal de Controle SFC do Ministério da Fazenda e órgãos equivalentes nos Estados e Municípios, para o acompanhamento e o controle da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil.

65 SIAFI/SIAFEM 2. NÍVEL SETORIAL: Coordenação de planos e orçamentos dos Ministérios Civis e de Órgãos equivalentes nos Ministérios Militares, da Presidência da República, dos Tribunais do Poder Judiciário e das Casas do Poder Legislativo, na esfera federal, e de Órgãos equivalentes nos Estados e Municípios. Órgãos de Controle Interno do Ministério da Defesa, do Ministério das Relações Exteriores, da Presidência da República, do Ministério Público Federal, dos Tribunais do Poder Judiciário e das Casas do Poder Legislativo, na esfera federal, e Órgãos equivalentes nos Estados e Municípios. 3. NÍVEL SECCIONAL: Unidades Setoriais de Contabilidade nos Ministérios Civis e Delegacias Federais de Controle do Ministério da Fazenda nos Estados, no âmbito da União, e Órgãos equivalentes nos Estados e Municípios. 4. NÍVEL DE EXECUÇÃO: Unidades Gestoras em Geral. Delegacias Federais de Controle, nos Estados ou Órgãos equivalentes no Ministério da Defesa. ÓRGÃOS QUE COMPÕEM - SIAFI/SIAFEM: 1. Na Esfera Federal: O Cadastramento em nível de Órgão tem como principal objetivo a segregação das informações no âmbito da União; A Classificação dos Órgãos no SIAFI obedece à estrutura da Administração Pública Federal;

66 SIAFI/SIAFEM CONCEITOS BÁSICOS DIRETA: Ministérios; Ministério Público; Gabinete da Presidência da República; Tribunais do Poder Judiciário; Casas do Poder Legislativo e Tribunal de Contas da União. INDIRETA: Autarquias; Fundações; Empresas Públicas; Sociedades de Economia Mista. 2. Na Esfera Estadual: Administração Pública: DIRETA: Secretarias; Ministério Público; Gabinete do Governador; Tribunal de Justiça; Assembléia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado. INDIRETA: Autarquias; Fundações; Empresas Públicas; Sociedades de Economia Mista. DOCUMENTAÇÃO DE ENTRADA DE DADOS NO SISTEMA - SIAFI/SIAFEM 1. Nota de Dotação (ND) - SIAFI/SIAFEM: Documento utilizado para registrar, as dotações orçamentárias referentes aos valores consignados no orçamento e nos seus créditos adicionais, bem como para detalhar fonte de recursos, plano interno ou Unidade Gestora Responsável. 2. Nota de Movimentação de Crédito (NC)-SIAFI/SIAFEM: Utilizado para registra a movimentação de créditos orçamentários entre Unidades Gestoras dentro da mesma esfera de governo.

67 SIAFI/SIAFEM CONCEITOS BÁSICOS 3. Nota de Empenho (NE) - SIAFI/SIAFEM: Destina-se a formalização do empenho, comprometimento das despesas autorizadas pelo Ordenador de Despesas. Registra no sistema o primeiro ato de utilização do orçamento - empenho da despesas. Utilizado para cancelamento dos Restos a Pagar inscritos no exercício anterior. 4. Pré-Empenho (PE) - SIAFI/SIAFEM: Utilizado para fazer o bloqueio de dotações, com a finalidade de atender às despesas que não estão em condições de serem empenhadas. Manter o controle dos atos anteriores ao empenho para que se possam acompanhar os processos que estão em fase de licitação dentro de cada Unidade Gestora. 5. Nota de Lançamento (NL) - SIAFI/SIAFEM: Destinada às apropriações de receitas e despesas nas fases anteriores aos seus recebimentos ou pagamentos. Caracteriza-se por ser um documento de registro dos fatos extracaixa, sendo utilizado para registrar: Previsão de Receita; Liquidação da Despesa; Liberação de cotas de despesas. 6. Ordem Bancária (OB) - SIAFI/SIAFEM: Destina-se: Pagamento despesa, transf.financeiras entre unidades, devolução de valores de terceiros, transferências de recursos entre contas bancárias, etc.

68 7. Guia de Recebimento (GR) - SIAFI/SIAFEM: Registro dos recebimentos de recursos efetuados diretamente pela Unidade Gestora (UG). 8. Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DF) - SIAFI Utilizado pelas UGs ON-LINE para efetuarem a transferência dos recursos ao Tesouro Nacional, referente às suas obrigações tributárias ou às retenções de terceiros efetivadas no pagamento da despesa. 9. Nota de Programação Financeira (PF) - SIAFI: Documento emitido via sistema para se fazer a programação financeira dos recursos consignados no Orçamento Geral da União. 10. Nota de Apropriação Física (AF) - SIAFI/SIAFEM: Registro das despesas liquidadas dos órgãos que utilizam o subsistema de Programação Orçamentária - PROGORCAM na Administração Federal e o subsistema SIPLAN nos Estados. 11. Nota de Lançamento do Sistema (NS) - SIAFI/SIAFEM: Utilizado pelo sistema para registrar operações comandadas por fita magnética. Efetua os lançamentos automáticos. 12. Guia da Previdência Social (GP) - SIAFI: Utilizado pelas UGs ON-LINE para efetuarem a transferência dos recursos das suas obrigações previdenciárias ou de retenções de terceiros ao INSS. 13. Programação de Desembolso (PD) - SIAFEM: Registra a programação financeira de suas Ugs no momento da liquidação da despesa.

69 PATRIMONIO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Introdução Patrimônio público é um conjunto de bens, valores, créditos e obrigações de conteúdo econômico e avaliável em moeda corrente, pertencente ao setor público e utilizado para a execução e obtenção de seus objetivos.

70 A. Patrimônio Sob Aspecto Qualitativo O aspecto qualitativo do patrimônio público não indaga o valor dos bens, mas sua qualidade funcional. Sob esse aspecto, o patrimônio é denominado como um complexo de bens e meios econômicos que, em determinado momento, se encontram à disposição da administração pública. Esse aspecto divide o patrimônio em duas substâncias: A substância do patrimônio A contra-substância do patrimônio

71 A.1. Substância Patrimonial Os bens que formam a substância patrimonial do setor público são divididos em dois tipos: Financeiros Bens numerários Créditos de tesouraria Permanentes Bens de uso Bens de renda Créditos de financiamentos Créditos de funcionamento Bens de consumo

72 A.1.1. Classificação dos Bens Patrimoniais Os bens do patrimônio público podem ser divididos sob dois aspectos: Aspecto jurídico Aspecto contábil Segundo o aspecto jurídico são: Bens de uso comum do povo => Naturais Características: => Artificiais Não permanecem contabilizados após a entrega ao domínio público;

73 Não são inventariados ou avaliados; Não podem ser alienados; São impenhoráveis e imprescritíveis; Seu uso pode ser oneroso ou gratuito; Estão excluídos do patrimônio da entidade. Bens de uso especial Características: São contabilizados; São inventariados e avaliados; São alienáveis na forma da Lei; Estão incluídos no patrimônio da entidade;

74 Bens dominicais Características: Estão sujeitos a contabilização; São inventariados e avaliados; Podem ser alienados na forma da Lei; Estão incluídos no patrimônio da instituição; Dão e podem produzir renda; Segundo o critério contábil, os bens podem ser: Bens móveis; Bens imóveis; Bens de natureza industrial; Bens de defesa nacional,

75 Bens científicos e artísticos; Bens de natureza agrícola; Bens semoventes; Valores; Créditos; Ainda pode ser considerada contábil a classificação dada pelo Art.150 e parágrafos da Lei 4320/64: Ativo Financeiro dinheiro em cofre; depósitos bancários; aplicações financeiras; devedores diversos

76 Ativo Permanente Valores móveis e imóveis; Créditos de longo prazo; A.2. Contra-Prestação Patrimonial A Lei 4320/64 dá a seguinte classificação: Financeiro; Permanente B. Patrimônio Sob Aspecto Qualitativo O patrimônio sob esse aspecto é conceituado como fundo de valores à disposição de uma entidade, em determinado momento.

77 Sob esse aspecto, o patrimônio é constituído pelos elementos: ativo; passivo; patrimônio líquido. 2. Avaliação dos Componentes Patrimoniais A avaliação dos componentes patrimoniais das entidades públicas obedecem às seguintes normas: os débitos e créditos são avaliados pelo valor nominal; os bens móveis e imóveis devem ser pelo valor de aquisição;

78 os bens de almoxarifado, pelo preço médio ponderado das compras; as variações resultantes da conversão em espécie dos débitos, créditos e valores serão levados à conta patrimonial; poderão ser feitas reavaliações dos bens móveis e imóveis. 3. Variações no Patrimônio Público As variações patrimoniais podem ocorrer de duas formas: por incorporação; - ativa: quando a incorporação do bem ocasionar aumento no patrimônio.

79 -passiva: quando a incorporação de um bem ocasionar redução de patrimônio. por desincorporação ou baixa. -ativa: quando a desincorporação ou baixa causarem aumento no patrimônio; -passiva: quando a desincorporação ou baixa causarem redução do patrimônio.

80 PATRIMÔNIO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É composto pelos bens públicos (bens imóveis, bens móveis, etc) pelos direitos representados por empréstimos concedidos ou compulsórios e pela dívida ativa pelas obrigações representadas pela dívida flutuante (restos a pagar, depósitos e serviço da dívida a pagar) e pela dívida fundada (operações de crédito internas e externas). Administração Pública ao longo do tempo teve a sua atenção voltada somente para os aspectos orçamentários e financeiros, deixando de lado o controle do patrimônio público Governo Federal: Início processo de controle de bens imóveis, implantando em toda a administração federal, o Sistema de Patrimônio Imobiliário da União SPIU para cadastrar todos os seus bens imóveis.

81 PATRIMÔNIO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CLASSIFICAÇÃO PATRIMONIAL: 1. Aspecto Jurídico: Os bens públicos são classificados como: Bens de domínio público: São bens destinados ao uso do público em geral, tais como: praças, ruas, estradas, mares, rios, lagos, açudes, etc. Esses bens têm as seguintes características: 1. Não são inventariados; 2. Não são contabilizados; 3. Não são passíveis de alienação; 4. Não são avaliados

82 PATRIMÔNIO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Bens de Uso Geral: São aqueles destinados ao uso da administração para consecução dos seus fins ou para investimentos de interesse público, tais como: prédios, edifícios, bens numerários, veículos, máquinas, aparelhos, etc. Os bens de uso geral apresentam as seguintes características: 1. São inventariados; 2. São contabilizados; 3. São passíveis de alienação; 4. São avaliados; 5. Fazem parte do patrimônio do ente da Federação.

83 PATRIMÔNIO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Bens Dominiais: São aqueles que, embora sejam de domínio público, podem ser utilizados pela administração pública, podendo, inclusive, ser alienados ou cedidos a particulares. Ex: terrenos da marinha. Os bens dominiais apresentam as características seguintes: 1. Podem ser contabilizados; 2. Podem ser inventariados; 3. Podem ser alienados; 4. Podem ser avaliados; 5. Podem ser cedidos a particulares. 2. Aspecto Contábil: Recebem uma classificação com o objetivo de facilitar a escrituração das contas. A lei 4.320/64 estabelece que o patrimônio deve ser apresentado obedecendo ao seu relacionamento com o orçamento.

Execução Orçamentária e Financeira

Execução Orçamentária e Financeira Execução Orçamentária e Financeira Introdutório aos cursos dos Sistemas de Contabilidade e Gastos Públicos Setembro / 2008 Administração Pública Classifica-se, conforme a CF/88 em: Administração Direta

Leia mais

Contabilidade Pública. Aula 3. Apresentação. Definição de Receita Pública. Receita Pública. Classificação da Receita Pública

Contabilidade Pública. Aula 3. Apresentação. Definição de Receita Pública. Receita Pública. Classificação da Receita Pública Contabilidade Pública Aula 3 Apresentação Prof. Me. Adilson Lombardo Definição de Receita Pública Um conjunto de ingressos financeiros com fonte e fatos geradores próprios e permanentes, oriundos da ação

Leia mais

Receita Orçamentária: Conceitos, codificação e classificação 1

Receita Orçamentária: Conceitos, codificação e classificação 1 Para mais informações, acesse o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Parte I Procedimentos Contábeis Orçamentários, 5ª edição. https://www.tesouro.fazenda.gov.br/images/arquivos/artigos/parte_i_-_pco.pdf

Leia mais

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Fonte: Apresentação da Coordenação Geral de Contabilidade STN/CCONT do Tesouro Nacional Última Atualização: 14/09/2009 1 Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor

Leia mais

Contabilidade Pública. Aula 1. Apresentação. Aula 1. Conceitos e definições. Bases legais. Contabilidade Pública.

Contabilidade Pública. Aula 1. Apresentação. Aula 1. Conceitos e definições. Bases legais. Contabilidade Pública. Contabilidade Pública Aula 1 Apresentação Prof. Adilson Lombardo Aula 1 Conceitos e definições Bases legais Contabilidade Pública Orçamento Público Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas 16 Normas

Leia mais

Receita Orçamentária: conceitos, codificação e classificação 1

Receita Orçamentária: conceitos, codificação e classificação 1 Receita Orçamentária: conceitos, codificação e classificação 1 Para melhor identificação dos ingressos de recursos aos cofres públicos, as receitas são codificadas e desmembradas nos seguintes níveis:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA CLASSIFICAÇÃO DAS DESPESAS Atualizado em 14/10/2015 CLASSIFICAÇÕES DA DESPESA ESFERA ORÇAMENTÁRIA A classificação por esfera orçamentária tem por finalidade identificar

Leia mais

LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. CAPITULO I DOS OBJETIVOS

LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. CAPITULO I DOS OBJETIVOS LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. O Sr. Ademir Macorin da Silva, Prefeito Municipal de Tapurah, Estado de Mato Grosso, no

Leia mais

Receita Orçamentária: Conceitos, codificação e classificação 1

Receita Orçamentária: Conceitos, codificação e classificação 1 Receita Orçamentária: Conceitos, codificação e classificação 1 1. CODIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA RECEITA Para melhor identificação da entrada dos recursos aos cofres públicos, as receitas são codificadas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS Estado de Goiás LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS,

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS Estado de Goiás LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. Institui o Fundo Municipal de Saúde e da outras providencias.. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito Municipal,

Leia mais

LEI N. 084/91. O PREFEITO MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, etc.

LEI N. 084/91. O PREFEITO MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, etc. LEI N. 084/91 Institui o Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, etc. Faço saber que a Câmara

Leia mais

Francisco Paulo Pimenta Maria Tereza de Araújo Serra

Francisco Paulo Pimenta Maria Tereza de Araújo Serra TEXTO: FINANCIAMENTO (MECANISMOS E INSTRUMENTOS) Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir,

Leia mais

Anexo 12 - Balanço Orçamentário

Anexo 12 - Balanço Orçamentário Anexo 12 - Balanço Orçamentário BALANÇO ORÇAMENTÁRIO EXERCÍCIO: PERÍODO (MÊS) : DATA DE EMISSÃO: PÁGINA: PREVISÃO PREVISÃO RECEITAS SALDO RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS INICIAL ATUALIZADA REALIZADAS (a) (b) c

Leia mais

ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991.

ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991. LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LUIS HELOSMAN DE FIGUEIREDO, PREFEITO MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA, ESTADO

Leia mais

RECEITA. Despesas Correntes, sob forma: Tributária Patrimonial Industrial Recursos financeiros Outras. Tributo: Definição: Receita derivada,

RECEITA. Despesas Correntes, sob forma: Tributária Patrimonial Industrial Recursos financeiros Outras. Tributo: Definição: Receita derivada, RECEITA Definição : receita recebida de pessoa de direito público Definição: Receita recebida de pessoas de direito público ou privado, ou privado, para atender despesas classificáveis em para atender

Leia mais

LEI Nº 358/2011. Súmula: Institui o Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências. Capitulo I. Objetivos

LEI Nº 358/2011. Súmula: Institui o Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências. Capitulo I. Objetivos LEI Nº 358/2011 Faço saber a todos os habitantes que a Câmara Municipal de Cafeara, Estado do Paraná aprovou e eu sanciono a presente Lei, que revoga a Lei nº. 084/92 de 17/09/1992. Súmula: Institui o

Leia mais

DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA REGIONAIS

DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA REGIONAIS DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA REGIONAIS DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA REGIONAIS OBJETIVOS Dotar as Promotorias de Justiça

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA JOSE CARLOS GARCIA DE MELLO

CONTABILIDADE PÚBLICA JOSE CARLOS GARCIA DE MELLO CONTABILIDADE PÚBLICA JOSE CARLOS GARCIA DE MELLO Existe conceito de Contabilidade como um todo. Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação e controle relativas aos atos e

Leia mais

TÍTULOS PREVISÃO EXECUÇÃO DIFERENÇA TÍTULOS FIXAÇÃO EXECUÇÃO DIFERENÇA CRÉD. ORÇAM. SUPLEMENTARES DESPESAS CORRENTES . PESSOAL E ENC.

TÍTULOS PREVISÃO EXECUÇÃO DIFERENÇA TÍTULOS FIXAÇÃO EXECUÇÃO DIFERENÇA CRÉD. ORÇAM. SUPLEMENTARES DESPESAS CORRENTES . PESSOAL E ENC. 1 ANEXO III - PT/MPS Nº 95, DE 06 DE MARÇO DE 2007 DOU DE 07.03.07 MODELOS E INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS SÃO AS EXTRAÍDAS DOS LIVROS, REGISTROS E

Leia mais

Contabilidade Pública. Aula 4. Apresentação. Plano de Contas. Sistema de Contas e Demonstrativos Contábeis de Gestão. Sistemas Contábeis

Contabilidade Pública. Aula 4. Apresentação. Plano de Contas. Sistema de Contas e Demonstrativos Contábeis de Gestão. Sistemas Contábeis Contabilidade Pública Aula 4 Apresentação Prof. Me. Adilson Lombardo Plano de Contas Sistema de Contas e Demonstrativos Contábeis de Gestão Consiste em um rol ordenado de forma sistematizada de contas

Leia mais

Prof. Marcus Tomasi UDESC/ESAG

Prof. Marcus Tomasi UDESC/ESAG Prof. Marcus Tomasi UDESC/ESAG O QUE É... É a síntese do contrato firmado entre o governo e a sociedade, onde as contribuições da sociedade (receitas) são transformadas em ações do governo (despesas) para

Leia mais

Governo do Estado do Piauí Secretaria da Fazenda Unidade de Gestão Financeira e Contábil do Estado Gerência de Controle Contábil

Governo do Estado do Piauí Secretaria da Fazenda Unidade de Gestão Financeira e Contábil do Estado Gerência de Controle Contábil R I S C O S F I S C A I S (Artigo 4º, 3º da Lei Complementar nº 101/2000) A Lei Complementar n.º 101 de 2002 Lei de Responsabilidade Fiscal, estabelece que a Lei de Diretrizes Orçamentárias conterá o Anexo

Leia mais

Contabilidade / Orçamento pag.: 4.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho

Contabilidade / Orçamento pag.: 4.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho Contabilidade / Orçamento pag.: 4.1 4.1.1 - FLUXOGRAMA ORÇAMENTO LEGISLAÇÃO. Planejamento e Orçamento PPA Audiência Pública Legislativo Apreciação Executivo - Sanção Audiência Pública LDO Legislativo -

Leia mais

Balanço Patrimonial. Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará: I o Ativo Financeiro

Balanço Patrimonial. Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará: I o Ativo Financeiro Segundo o MCASP, o é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública, por meio de contas representativas do patrimônio público, além das

Leia mais

Lei de Responsabilidade Fiscal

Lei de Responsabilidade Fiscal AOF Lei de Responsabilidade Fiscal PLANEJAMENTO Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei Orçamentária Anual Execução Orçamentária e do Cumprimento das Metas RECEITA PÚBLICA Previsão e da Arrecadação Renúncia

Leia mais

4. Padrão Mínimo de Qualidade dos Sistemas Integrados de Administração Financeira e Controle

4. Padrão Mínimo de Qualidade dos Sistemas Integrados de Administração Financeira e Controle 4. Padrão Mínimo de Qualidade dos Sistemas Integrados de Administração Financeira e Controle Luís Eduardo Vieira Superintendência de Gestão Técnica SGT Financeira e Controle. Introdução A transparência

Leia mais

DECRETO Nº 30226 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2008

DECRETO Nº 30226 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2008 DECRETO Nº 30226 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2008 Regulamenta o Fundo Especial Projeto Tiradentes, criado pela Lei nº 3.019, de 2000, de 3 de maio de 2000. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas

Leia mais

Marcones Libório de Sá Prefeito

Marcones Libório de Sá Prefeito Mensagem n. 010 /2015 Salgueiro, 14 de Setembro de 2015. Senhor Presidente, Senhores (as) Vereadores (as), Considerando os princípios de descentralização e transparência, que tem levado esta administração

Leia mais

Resolução de Questões Administração Prof. Carlos Ramos 07.10.2008

Resolução de Questões Administração Prof. Carlos Ramos 07.10.2008 01 - (CESPE-ACE-TCU/2004) - No sistema brasileiro de planejamento e orçamento, exige-se a integração entre o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias e o orçamento anual. Para tanto, o plano

Leia mais

AULA Nº 01: PLANEJAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE I.

AULA Nº 01: PLANEJAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE I. AULA Nº 01: PLANEJAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE I. Caros colegas! Iniciaremos, hoje, o estudo dos principais pontos relativos aos instrumentos de planejamento da administração pública, previstos

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis José Rafael Corrêa Quanto mais eu sei, mais eu descubro que nada eu sei Sócrates 1 Conceitos CONTABILIDADE INFORMAÇÃO Informação

Leia mais

TCE-TCE Auditoria Governamental

TCE-TCE Auditoria Governamental TCE-TCE Auditoria Governamental Pessoal, vou comentar as questões da prova. 61. Considere as informações extraídas do Balanço Orçamentário, referentes ao exercício financeiro de 2014, de uma entidade pública:

Leia mais

ESCOLA DE GOVERNO ORÇAMENTO E FINANÇAS PÚBLICAS

ESCOLA DE GOVERNO ORÇAMENTO E FINANÇAS PÚBLICAS ESCOLA DE GOVERNO ORÇAMENTO E FINANÇAS PÚBLICAS 13/10/2015 Natalina Ribeiro ORÇAMENTO PÚBLICO O Orçamento Público é um dos principais instrumentos de planejamento das políticas de governo. Histórico do

Leia mais

40 questões sobre princípios orçamentários Material compilado pelo Prof: Fernando Aprato para o concurso do TCE-RS 2011.

40 questões sobre princípios orçamentários Material compilado pelo Prof: Fernando Aprato para o concurso do TCE-RS 2011. 1 40 questões sobre princípios orçamentários Material compilado pelo Prof: Fernando Aprato para o concurso do TCE-RS 2011. TRT_22/Técnico_Judiciário_Administrativa/FCC/2010 - E05 9 1. A exclusividade concedida

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.593, DE 18 DE JANEIRO DE 2012. Mensagem de veto Institui o Plano Plurianual da União para o período de 2012 a 2015. A PRESIDENTA

Leia mais

Classificação por Categoria Econômica

Classificação por Categoria Econômica Classificação por Categoria Econômica 1. Classificação A classificação por categoria econômica é importante para o conhecimento do impacto das ações de governo na conjuntura econômica do país. Ela possibilita

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA GLOSSÁRIO A AÇÃO GOVERNAMENTAL: Conjunto de operações, cujos produtos contribuem para os objetivos do programa governamental. A ação pode ser um projeto, atividade ou operação especial. ADMINISTRAÇÃO DIRETA:

Leia mais

QUESTÕES DE AFO E CONTABILIDADE PÚBLICA ANALISTA JUDICIÁRIO CONTABILIDADE - STM/2011 ÚLTIMA PARTE

QUESTÕES DE AFO E CONTABILIDADE PÚBLICA ANALISTA JUDICIÁRIO CONTABILIDADE - STM/2011 ÚLTIMA PARTE QUESTÕES DE AFO E CONTABILIDADE PÚBLICA ANALISTA JUDICIÁRIO CONTABILIDADE - STM/2011 ÚLTIMA PARTE Prezado internauta e estudante do Ponto dos Concursos! Desejo a todos uma mente ILUMINADA e que tenham

Leia mais

PATRIMÔNIO E INVENTÁRIO

PATRIMÔNIO E INVENTÁRIO PATRIMÔNIO E INVENTÁRIO Contador José Carlos Garcia de Mello MELLO 1 Controle Patrimonial MELLO 2 PATRIMÔNIO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Conceito Patrimônio Público, segundo Heilio Kohama, "compreende o conjunto

Leia mais

Cartilha do Orçamento Público

Cartilha do Orçamento Público Cartilha do Orçamento Público O QUE É O ORÇAMENTO? Nós cidadãos comuns, ganhamos e também gastamos dinheiro. Podemos receber dinheiro de uma ou várias fontes: salário, aluguel de imóveis, prestação de

Leia mais

SISTEMA DE CUSTOS Ajustes Contábeis. Coordenação-Geral de Contabilidade

SISTEMA DE CUSTOS Ajustes Contábeis. Coordenação-Geral de Contabilidade SISTEMA DE CUSTOS Ajustes Contábeis Coordenação-Geral de Contabilidade Cenário de Mudanças na Contabilidade Pública Portaria 184 do MF convergências normas internacionais de contabilidade aplicadas ao

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.133/08 Aprova a NBC T 16.6 Demonstrações Contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO a internacionalização das

Leia mais

RESUMÃO. Administração Direta dos entes públicos;

RESUMÃO. Administração Direta dos entes públicos; RESUMÃO CONTABILIDADE PÚBLICA A Contabilidade Pública é um ramo da ciência contábil e tem o objetivo de captar, registrar e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentárias, financeiras e

Leia mais

QUESTÕES DE AFO SIMULADO 1 ANALISTA ADMINISTRATIVO DO TRF

QUESTÕES DE AFO SIMULADO 1 ANALISTA ADMINISTRATIVO DO TRF QUESTÕES DE AFO SIMULADO 1 ANALISTA ADMINISTRATIVO DO TRF 01 No momento da elaboração do projeto de lei orçamentária anual deve se atentar para algumas normas contidas nas legislações pertinentes à matéria.

Leia mais

DECRETO Nº 037, DE 08 DE JANEIRO DE 2015

DECRETO Nº 037, DE 08 DE JANEIRO DE 2015 1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 037, DE 08 DE JANEIRO DE 2015 Dispõe sobre critérios a serem adotados na execução orçamentária e financeira do Poder Executivo do Município de Goiânia para o exercício

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERROLÂNDIA BAHIA CNPJ 14.196.703/0001-41

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERROLÂNDIA BAHIA CNPJ 14.196.703/0001-41 DECRETO Nº. 075, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015. Dispõe sobre os procedimentos para o encerramento do exercício financeiro de 2015 no âmbito da Administração Pública Municipal e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

Sistema de Gestão de Custos: Cumprindo a LRF. Selene Peres Peres Nunes

Sistema de Gestão de Custos: Cumprindo a LRF. Selene Peres Peres Nunes Sistema de Gestão de Custos: Cumprindo a LRF Selene Peres Peres Nunes 03/8/2015 Por que avaliação de custos no setor público? possível realocação orçamentária (uso no orçamento) onde podem ser realizados

Leia mais

PROCEDIMENTO CONTÁBIL Nº 02/2015 (versão 0.0.1)

PROCEDIMENTO CONTÁBIL Nº 02/2015 (versão 0.0.1) UNIDADE DE CONTÁBIL UNICON PROCEDIMENTO CONTÁBIL Nº 02/2015 (versão 0.0.1) GUIA DE RECEBIMENTO (GR) LANÇAMENTO DE RECEITAS ÍNDICE 1 OBJETIVO... 1 2 - CONCEITOS... 1 3 PREENCHIMENTO DA GR NO SIAFEM... 2

Leia mais

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Índice 1. A lei de responsabilidade fiscal...3 2. A integração entre o planejamento e o orçamento...3 3. Execução orçamentária

Leia mais

EIXO 3 ADMINISTRÇÃO PÚBLICA. D 3.4 Planejamento e Gestão Orçamentária e Financeira (24h) Professor: James Giacomoni. Aula 5

EIXO 3 ADMINISTRÇÃO PÚBLICA. D 3.4 Planejamento e Gestão Orçamentária e Financeira (24h) Professor: James Giacomoni. Aula 5 EIXO 3 ADMINISTRÇÃO PÚBLICA D 3.4 Planejamento e Gestão Orçamentária e Financeira (24h) Professor: James Giacomoni Aula 5 17 a 19, 21 a 25, 28 e 29 de novembro de 2011 Classificações orçamentárias Despesa

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LRF) Atualizado até 13/10/2015 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) tem como base alguns princípios,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO ESTADO DE MINAS GERAIS LEI N." 23/98 CRIA o FUNDO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO CULTURAL DE OURO PRETO - FPC E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. o povo do Município de Ouro Preto, por seus representantes na Câmara Municipal, decreta e eu,

Leia mais

Professor: Ednei Isidoro de Almeida Lei Orçamentária Anual LOA 4 EMESTRE DE CENCIAS CONTABEIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT

Professor: Ednei Isidoro de Almeida Lei Orçamentária Anual LOA 4 EMESTRE DE CENCIAS CONTABEIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT Professor: Ednei Isidoro de Almeida Lei Orçamentária Anual LOA 4 EMESTRE DE CENCIAS CONTABEIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT Prezados Acadêmicos Iremos abordar os aspectos mais relevantes

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte LEI N o 10.933, DE 11 DE AGOSTO DE 2004. Dispõe sobre o Plano Plurianual para o período 2004/2007. Lei: O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Art.

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano SNHIS / FNHIS - Lei nº 11.124/05 REQUISITOS PARA ADESÃO DOS MUNICÍPIOS AO

Leia mais

CRESS/MA - 2ª Região Conselho Regional de Serviço Social/MA CNPJ: 06.042.030/0001-47

CRESS/MA - 2ª Região Conselho Regional de Serviço Social/MA CNPJ: 06.042.030/0001-47 Conselho Regional de Serviço Social/MA CNPJ: 06.042.030/0001-47 Balanço Patrimonial ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA CRÉDITOS A CURTO PRAZO PASSIVO CIRCULANTE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS,

Leia mais

Legislação Tributária ARRECADAÇÃO. Início dos Efeitos 10057/2014 14-02-2014 14-02-2014 1 14/02/2014 14/02/2014

Legislação Tributária ARRECADAÇÃO. Início dos Efeitos 10057/2014 14-02-2014 14-02-2014 1 14/02/2014 14/02/2014 Legislação Tributária ARRECADAÇÃO Ato: Lei Número/Complemento Assinatura Publicação Pág. D.O. Início da Vigência Início dos Efeitos 10057/2014 14-02-2014 14-02-2014 1 14/02/2014 14/02/2014 Ementa: Cria

Leia mais

Conceito de Contabilidade Pública. e Campo de Aplicação

Conceito de Contabilidade Pública. e Campo de Aplicação Conceito, Objeto, Objetivo e Campo de Aplicação Conceito de Contabilidade Pública Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os

Leia mais

Nota Técnica n. 001/2015/GECOG Vitória, 13 de janeiro de 2015. Registro de Passivos sem Suporte Orçamentário.

Nota Técnica n. 001/2015/GECOG Vitória, 13 de janeiro de 2015. Registro de Passivos sem Suporte Orçamentário. Técnica n. 001/2015/GECOG Vitória, 13 de janeiro de 2015. Assunto: Registro de Passivos sem Suporte Orçamentário. 1 Trata-se de orientação acerca do reconhecimento contábil de obrigações sem suporte orçamentário

Leia mais

RECEITAS DE CAPITAL 88.883.221 OPERAÇÕES DE CRÉDITO 59.214..075 TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL 29.669.146 TOTAL 1.136.493.735

RECEITAS DE CAPITAL 88.883.221 OPERAÇÕES DE CRÉDITO 59.214..075 TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL 29.669.146 TOTAL 1.136.493.735 LEI Nº 16.929 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2003 ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DA PREFEITURA DO RECIFE PARA O EXERCÍCIO DE 2004. O POVO DA CIDADE DO RECIFE, POR SEUS REPRESENTANTES, DECRETA E EU, EM SEU NOME,

Leia mais

ENCERRAMENTO DE MANDATO. Heraldo da Costa Reis Professor da ENSUR/IBAM e do Departamento de Contabilidade da UFRJ.

ENCERRAMENTO DE MANDATO. Heraldo da Costa Reis Professor da ENSUR/IBAM e do Departamento de Contabilidade da UFRJ. ENCERRAMENTO DE MANDATO Professor da ENSUR/IBAM e do Departamento de Contabilidade da UFRJ. No ano em curso de 2008, dois fatos ocuparão as nossas atenções: O encerramento dos mandatos dos atuais prefeitos,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.133/08. Aprova a NBC T 16.6 Demonstrações Contábeis.

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.133/08. Aprova a NBC T 16.6 Demonstrações Contábeis. RESOLUÇÃO CFC N.º 1.133/08 Aprova a NBC T 16.6 Demonstrações Contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO a internacionalização das

Leia mais

UESB RELATÓRIO CONTÁBIL

UESB RELATÓRIO CONTÁBIL RELATÓRIO CONTÁBIL Anexo I RELATÓRIO CONTÁBIL Análise das contas orçamentárias, financeiras, patrimoniais e das incorporações referentes aos balanços das unidades que compõe a no exercício de 2007. I APRESENTAÇÃO

Leia mais

Orçamento Público Conceitos Básicos

Orçamento Público Conceitos Básicos Gestão Orçamentária e Financeira no SUAS Orçamento Público Conceitos Básicos Agosto de 2013 Ciclo Orçamentário Brasileiro Plano Plurianual Lei Orçamentária Anual Lei de Diretrizes Orçamentárias Plano Plurianual

Leia mais

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL PROJETO DE LEI Institui o Plano Plurianual da União para o período 2012-2015. O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL Art.1 o Esta lei institui o Plano

Leia mais

Lançamentos Típicos de entidades do setor público

Lançamentos Típicos de entidades do setor público Lançamentos Típicos de entidades do setor público Efetue os lançamentos típicos a partir das informações captadas em cada caso típico do município de Transparência de Pombal. etermine inicialmente a Natureza

Leia mais

DECRETO Nº 27.438 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2006.

DECRETO Nº 27.438 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2006. DECRETO Nº 27.438 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2006. Dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Secretaria Municipal de Fazenda e dá outras providências. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições

Leia mais

Despesa Orçamentária: conceitos, classificação e etapas 1

Despesa Orçamentária: conceitos, classificação e etapas 1 Para mais informações, acesse o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Parte I Procedimentos Contábeis Orçamentários, 5ª edição. https://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/137713/parte_i_-_pco.pdf

Leia mais

DECRETO Nº 14.407 DE 09 DE ABRIL DE 2013. Aprova o Regulamento do Sistema Financeiro e de Contabilidade do Estado, e dá outras providências.

DECRETO Nº 14.407 DE 09 DE ABRIL DE 2013. Aprova o Regulamento do Sistema Financeiro e de Contabilidade do Estado, e dá outras providências. DECRETO Nº 14.407 DE 09 DE ABRIL DE 2013 Aprova o Regulamento do Sistema Financeiro e de Contabilidade do Estado, e dá outras providências. (Publicado no DOE de 10 de abril de 2013) O GOVERNADOR DO ESTADO

Leia mais

NBC T 10.16. Entidades que recebem subvenções, contribuições, auxílios e doações AUDIT

NBC T 10.16. Entidades que recebem subvenções, contribuições, auxílios e doações AUDIT NBC T 10.16 Entidades que recebem subvenções, contribuições, auxílios e doações AUDIT NBC T 10.16 - Entidades que recebem subvenções, contribuições, auxílios e doações Foco do seminário em: Conceito (conceituando

Leia mais

Análise Contábil do Relatório de

Análise Contábil do Relatório de Análise Contábil do Relatório de Controle Interno Gerência de Contabilidade Centralizada Diretoria de Contabilidade Geral Flávio van GEORGE Rocha Sir. Flávio van GEORGE Rocha Composição do Relatório: 1.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SFI - 01

INSTRUÇÃO NORMATIVA SFI - 01 INSTRUÇÃO NORMATIVA SFI - 01 DISPÕE SOBRE O CONTROLE DA RECEITA E DAS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS VINCULADAS E NÃO- VINCULADAS. VERSÃO : 01 DATA: 22/03/2012 ATO APROVAÇÃO: Instrução Normativa SCI Nº 001/2010

Leia mais

XI Semana de d Adminis minis ação Orç Or amen amen ária , Financeira r e d e e d Contr Con a tr t a ações Públi Púb cas SIAFI Básico ABOP Slide 1

XI Semana de d Adminis minis ação Orç Or amen amen ária , Financeira r e d e e d Contr Con a tr t a ações Públi Púb cas SIAFI Básico ABOP Slide 1 SIAFI Básico ABOP Slide 1 Oficina nº 65 - SIAFI BÁSICO Carga Horária: 4h Conteúdo: 1. Aspectos históricos do SIAFI. 1.1 Apresentação do Sistema. 1.2 Conceituações básicas do SIAFI. 1.3 Objetivos. 1.4 Abrangência.

Leia mais

PROCESSO ORÇAMENTÁRIO CONCEITOS E PROCEDIMENTOS

PROCESSO ORÇAMENTÁRIO CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PROCESSO ORÇAMENTÁRIO CONCEITOS E PROCEDIMENTOS Novembro/2009 Secretaria de Orçamento Federal Novembro/2009 Instituição Ministério do Planejamento, Secretaria de Orçamento Federal DEPT. PROGR. INFRAESTRUT.

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO GARÇAS CONTROLE INTERNO

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO GARÇAS CONTROLE INTERNO 1/5 NORMA INTERNA : 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Disciplinar e orientar o fluxo das operações de crédito, bem como avais e garantias oferecidas para as operações de crédito; 1.2) Atender legalmente os dispositivos

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA 1. Conceito: Para Bezerra Filho (2006, p.131), a Contabilidade pública pode ser definida como o ramo da ciência contábil que controla o patrimônio público, evidenciando as variações

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bauru Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal de Bauru Estado de São Paulo Prefeitura Municipal de Bauru Estado de São Paulo Lei nº 2166, de 25 de setembro de 1979 Autoriza a criação da EMPRESA MUNICIPAL DE TRANSPORTES URBANOS DE BAURU EMTURB. OSVALDO SBEGHEN, Prefeito Municipal

Leia mais

DECRETO Nº 980, DE 16 DE ABRIL DE 2012

DECRETO Nº 980, DE 16 DE ABRIL DE 2012 DECRETO Nº 980, DE 16 DE ABRIL DE 2012 Regulamenta o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. O Prefeito Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, usando de suas atribuições legais, e de acordo

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO - DCASP

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO - DCASP DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO - DCASP Novas Demonstrações Contábeis do Setor Público DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SETOR PÚBLICO Englobam todos os fatos contábeis e atos que interessam

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA INSTRUÇÃO NORMATIVA SFI: 01/2014 Versão nº: 01 Data da Aprovação: 31/03/2014 Ato de Aprovação: Decreto Municipal nº 074/2014. Unidade Responsável: Departamento Financeiro da Secretaria Municipal de Finanças

Leia mais

Descentralização de amentários e de Recursos Financeiros

Descentralização de amentários e de Recursos Financeiros Descentralização de Créditos Orçament amentários e de Recursos Financeiros Conceito: Despesa Orçament amentária Despesa Orçamentária Pública aquela executada por entidade pública e que depende de autorização

Leia mais

MÓDULO iv. Orçamento, Descentralizaçã. ção o de Créditos e Empenho da Despesa

MÓDULO iv. Orçamento, Descentralizaçã. ção o de Créditos e Empenho da Despesa MÓDULO iv Orçamento, Descentralizaçã ção o de Créditos e Empenho da Despesa Estruturação do Orçamento Art. 165, 5º CF 88 - A lei orçamentária anual compreenderá: I - o orçamento fiscal referente aos Poderes

Leia mais

CAPITULO 020000 - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL - SIAFI

CAPITULO 020000 - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL - SIAFI CAPITULO 020000 - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL - SIAFI SECAO 020300 - MACROFUNÇÕES ASSUNTO 020317 - RESTOS A PAGAR 1 - REFERÊNCIAS: 1.1 - RESPONSABILIDADE - Coordenador-Geral

Leia mais

Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil.

Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil. Avaliação e Mensuração de Bens Patrimoniais em Entidades do Setor Público 1. DEFINIÇÕES Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior

Leia mais

O ORÇAMENTO PÚBLICO AO ALCANCE DO CIDADÃO

O ORÇAMENTO PÚBLICO AO ALCANCE DO CIDADÃO O ORÇAMENTO PÚBLICO AO ALCANCE DO CIDADÃO Denise Rocha Assessora de Política Fiscal e Orçamentária São Luís - MA 23 a 27 de agosto de 2004 1ª ETAPA - ENTENDENDO O ORÇAMENTO PÚBLICO A importância do orçamento

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE RORAIMA

NOTAS EXPLICATIVAS AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE RORAIMA NOTAS EXPLICATIVAS AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE RORAIMA 1. CONTEXTO ORGANIZACIONAL O Tribunal de Contas é um órgão com autonomia orçamentária e financeira de auxílio ao

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO ATO CONJUNTO Nº 5, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2014

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO ATO CONJUNTO Nº 5, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2014 TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO ATO CONJUNTO Nº 5, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2014 Estabelece procedimentos e prazos para abertura de créditos adicionais, no âmbito da

Leia mais

a) Notas explicativas às demonstrações contábeis 1 Constituição, objetivo social e contexto operacional

a) Notas explicativas às demonstrações contábeis 1 Constituição, objetivo social e contexto operacional a) Notas explicativas às demonstrações contábeis 1 Constituição, objetivo social e contexto operacional O Conselho Regional de Administração de São Paulo, vinculado ao Conselho Federal de Administração,

Leia mais

LEI Nº 1047/2012. O Prefeito do Município de Pinhalão, Estado do Paraná. Faço saber que a Câmara Municipal decreta, e eu, sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 1047/2012. O Prefeito do Município de Pinhalão, Estado do Paraná. Faço saber que a Câmara Municipal decreta, e eu, sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1047/2012 O Prefeito do Município de Pinhalão,. SÚMULA: Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2013 e dá outras providências. Faço saber que a Câmara Municipal decreta, e eu,

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

Lançamentos Típicos de entidades do setor público

Lançamentos Típicos de entidades do setor público Lançamentos Típicos de entidades do setor público Efetue os lançamentos típicos a partir das informações captadas em cada caso típico do município de Sinopolandia do Norte. etermine inicialmente a Natureza

Leia mais

Custos no Serviço Público. Brasília DF 18 DE SETEMBRO DE 2014

Custos no Serviço Público. Brasília DF 18 DE SETEMBRO DE 2014 Custos no Serviço Público Brasília DF 18 DE SETEMBRO DE 2014 1 Objetivos do Gestor BUSCA CONSTANTE Eficiência no uso dos recursos públicos Eficácia no atingimento das metas (quantidade e qualidade) Efetividade

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios PORTARIA Nº 021/2010 O Presidente da Associação Matogrossense dos Municípios AMM, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pelo Estatuto Social e Resolução 002/2010 da AMM, RESOLVE: Art.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Brejetuba

Prefeitura Municipal de Brejetuba INSTRUÇÃO NORMATIVA SPO Nº. 001/2014 DISPÕE SOBRE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PPA NO MUNICÍPIO DE BREJETUBA-ES. VERSÃO: 01 DATA DE APROVAÇÃO: 06/05/2014 ATO DE APROVAÇÃO: Decreto Municipal

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Analista/Técnico MPU

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Analista/Técnico MPU ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Analista/Técnico MPU 4/5 - Classificação de gastos públicos (despesas). Normas da LRF sobre despesas (1ª Parte) Sergio Karkache sekarkache@yahoo.com.br http://sergiokarkache.blogspot.com

Leia mais

Decreto Nº 9.826, de 26 outubro de 2012. A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE NATAL, no uso de suas atribuições constitucionais e legais,

Decreto Nº 9.826, de 26 outubro de 2012. A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE NATAL, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, Decreto Nº 9.826, de 26 outubro de 2012 Dispõe sobre procedimentos e prazos relativos ao encerramento do exercício de 2012 e dá outras providências. A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE NATAL, no uso de suas atribuições

Leia mais

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL AULA 03: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS TÓPICO 02: BALANÇO PATRIMONIAL. É a apresentação padronizada dos saldos de todas as contas patrimoniais, ou seja, as que representam

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária (Prof. Paulo Bijos)

Administração Financeira e Orçamentária (Prof. Paulo Bijos) Administração Financeira e Orçamentária (Prof. Paulo Bijos) Aula 11 2010 Exercícios Funções de Governo (alocativa, distributiva e estabilizadora) CESPE ACE-TCU 2008. (E) A teoria de finanças públicas consagra

Leia mais

Analisado por: Diretor do Departamento Contábil (DECON)

Analisado por: Diretor do Departamento Contábil (DECON) Proposto por: Diretor da Divisão de Conformidade Contábil (DICOC) CONTABILIZAR RESTITUIÇÕES E INDENIZAÇÕES Analisado por: Diretor do Departamento Contábil (DECON) Aprovado por: Diretora da Diretoria-Geral

Leia mais