EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NO SETOR DE CARVÃO MINERAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NO SETOR DE CARVÃO MINERAL"

Transcrição

1 EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NO SETOR DE CARVÃO MINERAL Leandro Fagundes, Eng. Minas, P&D Gerente, Cleber José Baldoni Gomes, Eng. Minas, SIECESC Gerente Luciane Garavaglia, Geóloga, CTCL/SATC Colaboradora Mirlene Meis Amboni, Eng. Civil, CTCL/SATC Colaboradora RESUMO Este trabalho apresenta as estimativas das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do setor de carvão mineral no Brasil para os períodos de 1990 a 2005 (I e II Inventário Nacional), com base nas diretrizes do painel intergovernamental sobre mudança do clima (IPCC). O estudo foi elaborado em parceria pelo programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), o fundo global para o meio ambiente (GEF), a Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM) e os sindicatos Nacional e de Santa Catarina da Indústria de Extração de Carvão (SNIEC e SIECESC), no âmbito do Projeto BRA/95/G31, conforme solicitação da Coordenação Geral de Mudanças Globais do Ministério da Ciência e Tecnologia. As estimativas compreendem as emissões fugitivas de metano das minas a céu aberto e subterrâneas, bem como as emissões de CO 2 dos depósitos de carvão e pilhas de rejeitos. Palavras-chave: Mineração; carvão mineral; mudanças climáticas; gases de efeito estufa (GEE). ABSTRACT This report presents the estimates of greenhouse gas (GHG) emissions from the coal industry in Brazil for the period 1990 to 2005 (I and II National Inventory), based on the Guidelines of the Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). The present report has been developed in partnership by the United Nations Development Program (UNDP), the Global Environment Facility (GEF), the Brazilian Coal Association (ABCM) and the Brazilian Coal Industry Extraction Union (SNIEC and SIECESC), under the Project BRA/95/G31 by request of the Ministry of Science and Technology through its General Coordination on Global Changes. The estimates include fugitive emissions of methane from open pit and underground mines as well as CO 2 emissions from coal deposits and waste piles. Keywords: Mining; coal; climate change; greenhouse gas (GHG).

2 INTRODUÇÃO A produção de carvão mineral no Brasil ocorre nos três estados do sul do país, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Considerando as reservas lavráveis, temos o seguinte quadro de distribuição para o Brasil, conforme a tabela 1. Tabela 1 Reservas minerais de carvão mineral no Brasil por estado. RIO GRANDE DO SUL - RS SANTA CATARINA - SC PARANÁ - PR BRASIL 5.375,6 x 10 6 ton ,6 x 10 6 ton. 6,6 x 10 6 ton ,8 x 10 6 ton. 81,5 % 18,4 % 0,1 % 100 % Fonte: Anuário Mineral Brasileiro (2005). DNPM/MME. Em relação aos municípios com jazidas minerais identificadas temos o quadro de 63,6% no Rio Grande do Sul com um total de 28 municípios, 27,3% em Santa Catarina com um total de 12 municípios e 9,1% no Paraná com 4 municípios, totalizando 44 municípios com jazidas minerais de carvão em território nacional. A figura 1 mostra a localização das principais jazidas de carvão mineral do Brasil. PR 1 Jazidas do Paraná Parana Coalfields 1.1. Sapopema 1.2. Cambui SC 2 Jazidas de Santa Catarina Santa Catarina Coalfields 2.1. Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Urussangae Cocaldo Sul RS Jazidas do Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Coalfields 3.1. Santa Terezinha 3.2. Morungava e Chico Lomã 3.3. Gravataí 4.1. Charqueadas e Guaíba 4.2. Arroio dos Ratos, Água Boa e Faxinal 4.3. Leão, Sul do Leão e Cerro do Roque 5.1. Pantâno Grande, Iruí 5.2. Capanée São Sepé 6.1. Candiota e Seival Figura 1 Localização das principais jazidas de carvão mineral no Brasil. Fonte: SIG/P&D. Conforme os dados disponíveis no Departamento Nacional de Produção Mineral DNPM, no período do I Inventário, a produção total de carvão run-of-mine (ROM) no Brasil foi de 10,3 MTPA (milhões de toneladas por ano) em 1990 e de 9,7 MTPA, em No período do II Inventário, a produção total de carvão run-of-mine (ROM) no Brasil foi de 12,3 MTPA em 2000 e de 10,9 MTPA em 2005.

3 Produção de Carvão ROM no Brasil mil toneladas Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná Figura 2 Produção de carvão mineral run of mine (ROM) por estado. A produção de carvão mineral é realizada em 41 minas subterrâneas (52,6%) e 37 minas a céu aberto (47,4%) por 30 empresas. Sendo no período de , 5 minas estavam localizadas no Rio Grande do Sul, 23 minas em Santa Catarina e 2 minas no Paraná. A figura 3 mostra um perfil esquemático dos principais métodos de lavra aplicados para o carvão para as minas a céu aberto e minas subterrâneas. A B Figura 3 Perfil esquemático das operações de minas a céu-aberto e subterrâneas no Brasil. A) Corte e Prenchimento. B) Câmaras e pilares. Fonte: Empresas mineradoras, adaptado P&D. O quadro de distribuição dos produtos das minas e usinas nacionais, no ano-base de 2005 é apresentado na tabela 2, com a sua participação conforme os setores de aplicação. Tabela 2 Situação do mercado de carvão mineral no Brasil. MERCADO CONSUMIDOR MINAS CARVÃO BRUTO USINAS CARVÃO LAVADO Carvão Mineral Extração e Beneficiamento 100 % Termoeletricidade 94,8 % Setor Industrial 5,2 % Fonte: Anuário Mineral Brasileiro (2005). DNPM/MME.

4 Como o carvão metalúrgico possui 100% de seu consumo obtido por fontes importadas, temos que o Brasil possui dependência em relação ao produto proveniente do exterior. O Brasil se situa em posição de destaque como importador, com valores da ordem de US$ 1,6 bilhões, sendo que isto representa 30% da balança comercial de bens primários importados pelo país. O carvão mineral teve, em 2005, uma participação de 6,3% na matriz energética brasileira, um decréscimo de 0,4% em relação a 2004, principalmente em razão da queda na produção de ferro-gusa e aço. Dessa forma, o futuro do uso do carvão mineral está relacionado a geração térmica de eletricidade, em projetos atuais como a UTE Candiota, ou futuros como a UTE Seival (Figura 4). Figura 4 Exemplo de projetos térmicos com carvão mineral no Brasil. Fonte: Empresas CGTEE e STEAG, adaptado P&D. METODOLOGIA A atividade de extração e manuseio de carvão mineral integra a matriz de potenciais fontes para emissão de gases de efeito estufa, sendo o gás metano sua maior contribuição. A quantificação da emissão segue a metodologia do IPCC (1996), baseada nos documentos Revised 1996 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories e Good Practice Guidance and Uncertainty Management on National Greenhouse Gas Inventories. Os dados utilizados para o desenvolvimento deste trabalho e aplicação da metodologia do IPCC (1996) foram obtidos junto a fontes oficiais dos órgãos nacionais de governo, especificamente o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). As emissões totais oriundas da extração de carvão são calculadas e baseadas em quatro categorias principais: mineração subterrânea, mineração a céu aberto, atividades de pósmineração e conversão térmica de gases coletados. No período compreendido entre 1990 e 2005, não foram registrados no Brasil casos envolvendo a recuperação de gases e conversão térmica em empresas de mineração de carvão, sendo desconsiderada esta categoria para a aplicação da metodologia IPCC 1996 ¹ e ². As informações disponíveis da atividade de extração de carvão mineral, dentro do referido período, permitem a quantificação das emissões de metano dentro do enquadramento na Tier 1 ou Tier 2, referidas na metodologia do IPCC (1996). Estas se baseiam na produção de carvão mineral e em fatores de emissão estimados, de forma apropriada às informações técnicas disponíveis sobre o carvão. Os critérios para a definição dos fatores de emissão empregados na estimativa foram definidos por especialistas, a partir de dados de caracterização dos carvões brutos e/ou ROM e dos

5 resultados encontrados experimentalmente, cuja finalidade específica era realizar medições de metano em minas de carvão no Brasil. De uma forma genérica, o cálculo das emissões segue a seguinte composição. Emissão de Metano = Produção de Carvão x Fator de Emissão x Fator de Conversão (Gg Metano) (10 6 ton Carvão) (m 3 Metano/ ton Carvão) (Gg Metano/ 10 6 m 3 Metano) Para a elaboração do II Inventário Nacional ( ) foram desenvolvidas atividades experimentais, de forma a reduzir as incertezas relacionadas diretamente aos fatores de emissão a serem aplicados, procurando-se atender especificamente a um critério de nacionalização. O desenvolvimento e validação da metodologia para a amostragem e coleta de metano, oriundo da extração de carvão em minas brasileiras, foram realizados em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), através do laboratório de química ambiental do instituto de química. Atualmente no Brasil estão sendo realizados estudos referentes ao teor de metano no carvão, principalmente visando à aplicação de tecnologias mais limpas para obtenção de energia a partir do carvão mineral. Segundo a abordagem Tier 1, são apresentados os seguintes valores como referencial para os fatores de emissão (Tabela 3). Tabela 3 Fatores de emissão para o setor, segundo Tier 1 do IPCC (1996). NATUREZA DA ATIVIDADE BAIXO NÍVEL DE EMISSÃO (m 3 CH 4 /ton Carvão) ALTO NÍVEL DE EMISSÃO (m 3 CH 4 /ton Carvão) Mineração Subterrânea Pós-Mineração Subterrânea 0,9 4,0 Mineração a Céu Aberto 0,3 2,0 Pós-Mineração a Céu aberto 0 0,2 Teoricamente, o teor de metano presente no carvão está relacionado com fatores como rank, porosidade, profundidade da camada, propriedades físico-químicas, entre outras (Day et al. 2008). Porém, existem fatores geológicos que apresentam extrema relevância, e que afetam o equilíbrio dinâmico do metano presente nas camadas de carvão, como os processos de carbonificação, uma vez que é o gás predominantemente gerado e/ou armazenado no carvão (Levine, 1993; Rice, 1993). As medições realizadas em minas com atividade de extração mineral indicaram que o carvão brasileiro pode apresentar fatores de emissão significativamente inferiores aos indicados pelo IPCC, para aplicação em situações de pós-mineração previstas pela Tier 1. A seguir é apresentada a representação gráfica dos dados verificados para os carvões nacionais. No eixo X são listados as medições realizadas nas minas nacionais e no eixo Y os fatores de emissão previstos pelo IPCC (em segundo plano) e os obtidos nos trabalhos realizados pelo Brasil (em primeiro plano).

6 1,00 0,90 0,80 0,70 0,60 0,50 Pós-Mineração Valores Mínimos de Referência 0,40 Fator Emissão IPCC - Mina Subterrânea 0,30 Fator de Emissão IPCC - Mina Céu Aberto 0,20 0,10 0, Fatores de Emissão Estimados através de Amostragem e Medição de Metano em Minas Brasileiras Figura 5 Fatores de emissão na pós-mineração, comparativo entre IPCC e medições realizadas. Fonte: P&D. Para o desenvolvimento e elaboração deste II Inventário Nacional ( ) fica estabelecida a utilização dos valores mínimos indicados para os fatores de emissão preconizados pela metodologia do IPCC (1996), de acordo com a Tier 1. Tal medida visa resguardar a confiabilidade dos valores a serem calculados, considerando-se que a parte experimental apontou divergências entre o comportamento previsto conceitualmente para as emissões de metano e os resultados efetivamente encontrados nas minas amostradas. Destacamos que na situação de pós-mineração a céu aberto, o valor mínimo de referência do IPCC é nulo. No experimento realizado em laboratório, ficou comprovado que existe emanação de metano oriunda da pós-mineração em amostras de carvão a céu aberto. O desenvolvimento do experimento permitiu comprovar que o carvão brasileiro apresenta baixo nível de emissão. Considera-se o erro, em generalizar e empregar o fator mínimo de emissão, de menor magnitude frente ao erro envolvido na atribuição de diferentes valores com base em aspectos teóricos (profundidade e grau de evolução). A justificativa reside no fato de que estes não foram devidamente comprovados para o caso do carvão brasileiro. Dessa forma, recomenda-se a continuidade dos estudos, com maior abrangência no número de amostras, através de experimentos com a devida representatividade e reprodutibilidade. Na tabela 4, são apresentados os valores para os fatores de emissão de metano utilizados para a estimativa das emissões na mineração de carvão. Tabela 4 Fatores de emissão para o setor, segundo II Inventário Nacional. Natureza da Atividade Baixo Nível de Emissão (m3 CH4/ton Carvão) Mineração Subterrânea Pós-Mineração Subterrânea Mineração a Céu Aberto Pós-Mineração a Céu aberto 10,0 * 0,90 * 0,30 * 0,05 **

7 Fonte: P&D; * Valor Mínimo IPCC (1996), **Valor arbitrado. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS EMISSÕES DE METANO NA MINERAÇÃO As estimativas da emissão de metano foram realizadas a partir dos dados de extração e os fatores de emissão apresentados. Seguindo a recomendação técnica apresentada anteriormente, foram utilizados para os fatores de emissão os valores mínimos de referência, como os que mostram a tabela 5. Tabela 5 Fatores de emissão para o setor, valores mínimos de referência. FONTE ATIVIDADE MINERAÇÃO ATIVIDADE PÓS-MINERAÇÃO Tier 1 IPCC 1996 FATOR DE EMISSÃO (m 3 CH 4 /ton Carvão) FATOR DE EMISSÃO (m 3 CH 4 /ton Carvão) Mina Subterrânea 10 0,9 Mineração Céu Aberto 0,3 0,05* * O fator de emissão mínimo sugerido é nulo, sendo arbitrado um valor de referência, com base nas características do carvão brasileiro e utilizados no I Inventário de Emissões Fugitivas da Mineração de Carvão Mineral. Na tabela 6 é apresentado o quadro-resumo das emissões de metano, estimadas segundo a metodologia do IPCC (1996) e de acordo com as premissas técnicas abordadas. Tabela 6 Emissão de metano no setor de mineração de carvão mineral no Brasil. FONTE: MINERAÇÃO SUBTERRÂNEA ,431 41,749 1,603 44, ,745 35,212 2,041 37, ,301 61,352 0,916 62, ,213 1,927 44,140 TOTAL 8, ,904 24, ,933 FONTE: MINERAÇÃO A CÉU ABERTO ,719 0,004-0, ,732 0,080-0, ,893 0,111-1, ,854 0,026-0,880 TOTAL 12,109 0,870-12,977 FONTE: TOTAL ACUMULADO DA MINERAÇÃO DE CARVÃO MINERAL ,150 41,753 1,603 45, ,477 35,292 2,041 38, ,194 61,463 0,916 63, ,854 42,239 1,927 45,020 TOTAL 20, ,774 24, ,912

8 Fonte: P&D. EMISSÕES DE METANO NA PÓS-MINERAÇÃO As estimativas para a emissão de metano na etapa de pós-mineração são apresentadas na tabela 7. Tabela 7 Emissão de metano na pós-mineração de carvão mineral no Brasil. FONTE: PÓS-MINERAÇÃO SUBTERRÂNEA ,129 3,757 0,144 4, ,067 3,169 0,184 3, ,027 5,522 0,082 5, ,000 3,799 0,173 3,973 TOTAL 0,727 54,710 2,245 57,682 FONTE: PÓS-MINERAÇÃO A CÉU ABERTO ,120 0,001-0, ,122 0,013-0, ,149 0,019-0, ,142 0,004-0,146 TOTAL 2,018 0,145-2,163 FONTES: TOTAL ACUMULADO NAS ATIVIDADES PÓS-MINERAÇÃO ,249 3,758 0,144 4, ,189 3,182 0,184 3, ,176 5,541 0,082 5, ,142 3,804 0,173 4,119 TOTAL 2,745 54,856 2,245 59,846 Fonte: P&D. TOTALIZAÇÃO DAS EMISSÕES DE METANO PELO SETOR Conforme a tipologia das atividades do setor de extração de carvão (mineração a céu aberto, subterrânea e na pós-mineração) é apresentada a seguir as estimativas das emissões acumuladas de metano (tabela 8 e figuras 6 e 7). Tabela 8 Totalização das emissões de metano no setor de carvão mineral do Brasil. TOTAL ACUMULADO PELA EXTRAÇÃO MINERAÇÃO E PÓS-MINERAÇÃO ,398 45,511 1,747 49, ,666 38,474 2,225 42, ,370 67,004 0,998 69, ,996 46,043 2,100 49,139 TOTAL 22, ,630 27, ,758

9 Estimativa/Elaboração: P&D. 60 Emissões fugitivas do carvão mineral Gg CH Minas subterrâneas Minas a céu aberto Pós-mineração Figura 6 Emissões de metano da mineração e beneficiamento de carvão mineral por fonte. 60 Emissões fugitivas do carvão mineral Gg CH Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná Figura 7 Emissões de metano da mineração e beneficiamento de carvão mineral por estado.

10 EMISSÕES DE CARBONO EM PILHAS Destacamos o desenvolvimento técnico e gerencial da indústria de extração de carvão mineral nos últimos anos. A sustentabilidade ambiental da extração deste bem mineral apresentou significativos avanços, contribuindo para a minimização dos impactos decorrentes da atividade. Os rejeitos gerados pelo processo de beneficiamento do carvão bruto apresentam uma deposição temporária considerada pequena, sendo encaminhados para destinação final. Tal procedimento visa minimizar as drenagens ácidas no processo de extração de carvão mineral e evitar a combustão espontânea em pilhas de rejeitos. A combustão espontânea de carvão em pilhas de estocagem também pode ser considerada praticamente nula, pois o tempo de estocagem é pequeno para ser iniciado o processo de combustão. A quantificação seguiu a metodologia do IPCC (1996), tal como no I Inventário Nacional ( ), considerando-se um fator de oxidação de 50% para os rejeitos. Estas premissas inferem em um erro de maior, porém permitem a quantificação para o período 1990 a Importante lembrar, que os valores estão relacionados com o potencial de liberação, não sendo a efetiva emissão de dióxido de carbono. Tal fato se justifica pelo teor médio de carbono se referir à massa seca de carvão, enquanto que os valores de produção são apresentados em base úmida, havendo a necessidade de se conhecer a umidade média de cada produto para a correção em massa. O beneficiamento de antigos depósitos de rejeitos foi incluído na estimativa da emissão, pois este é utilizado como matéria-prima para a obtenção de produtos beneficiados, apresentados na tabela 9. Tabela 9 Emissão de dióxido de carbono nos rejeitos da mineração de carvão do Brasil. MINERAÇÃO SUBTERRÂNEA E A CÉU ABERTO (Unidade: Gg CO 2 /ano) , ,7 11, , , ,4 19, , ,5 690,3 1, , ,00 891,5 65,5 957,0 TOTAL 1.856, ,8 333, ,3 (ton) Estimativa: SATC e P&D e Elaboração: MCT. EMISSÕES DE ÓXIDO NITROSO NO 2 Salientamos que uma estimativa específica para as emissões contabilizadas em termo de óxido nitroso (N 2 O), pela atividade não foi possível devido à falta de informações específicas sobre o teor de nitrogênio presente no carvão minerado e beneficiado.

11 EMISSÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO (CO 2 ) POR EFEITO SO 2 SCRUBBING As emissões contabilizadas em termo de dióxido de carbono (CO 2 ), pela atividade de remoção do enxofre presente nos gases de combustão (SO 2 scrubbing), não apresentou participação significativa para o período inventariado. Atualmente, esta é uma técnica de controle ambiental que está iniciando e encontra-se em crescimento no Brasil, havendo a necessidade de um mapeamento destas unidades para avaliação e possível inclusão em estimativas futuras. CONCLUSÕES O desenvolvimento da pesquisa aplicada sobre as emissões de gases de efeito estufa na mineração do carvão mineral brasileiro, feita para o II Inventário ( ), permitiu comprovar que o carvão nacional apresenta baixo nível de emissão de GEE. As estimativas apresentadas tiveram como base as diretrizes revisadas de 1996 do IPCC, ou simplesmente Guidelines Os fatores de emissão sugeridos pelo IPCC foram confrontados com medições realizadas em algumas camadas de carvão tanto do Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina. Foi feita uma correlação entre as características geológicas das minas/camadas amostradas, com as suas características referentes à quantidade e qualidade do carvão ROM e também do carvão energético produzidos no país. Com isso, foram adotados os fatores de emissão que mais se aproximavam à realidade nacional. Generalizar e empregar o fator mínimo de emissão dos Guidelines 1996, conforme foi feito no II Inventário ( ), foi considerado a abordagem mais precisa, do que a atribuição de diferentes valores com base em aspectos teóricos (profundidade e grau de evolução), conforme adotado no I Inventário ( ). A justificativa reside no fato de que esses aspectos não foram devidamente comprovados para o caso do carvão brasileiro. AGRADECIMENTOS Nosso agradecimento a ABCM na pessoa do Fernando Zancan, e ao MCT na pessoa do José Miguez pelo suporte ao desenvolvimento do trabalho. Também o nosso muito obrigado as equipes técnicas do MCT, SATC, PUC-RS, DNPM e P&D, além das empresas do setor. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MCT Ministério da Ciência e Tecnologia (2006). BRASIL. Primeiro Inventário Brasileiro de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa Relatórios de Referência: Emissões Fugitivas da Mineração e do Tratamento de Carvão Mineral Ano-Base: 1990 a Disponível em: < Acesso em: 28 abr

12 MCT Ministério da Ciência e Tecnologia (2010). BRASIL. Segundo Inventário Brasileiro de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa Relatórios de Referência. Emissões de Gases de Efeito Estufa no Setor Energético: Emissões Fugitivas da Mineração e Beneficiamento do Carvão Mineral Ano-Base: 1990 a Disponível em: < >. Acesso em: 28 abr

EMISSÕES DO SETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EFLUENTES LÍQUIDOS (2009-2010)

EMISSÕES DO SETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EFLUENTES LÍQUIDOS (2009-2010) EMISSÕES DO SETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EFLUENTES LÍQUIDOS (2009-2010) Sumário Executivo De acordo com a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), adotada em 1992, as mudanças

Leia mais

Segurança de suprimento. availability 3 A (WEC) Mix energético balanceado. Eficiência econômica. Compatibilidade ambiental.

Segurança de suprimento. availability 3 A (WEC) Mix energético balanceado. Eficiência econômica. Compatibilidade ambiental. Carvão Mineral: Ações de Mitigação das Mudanças Climáticas Eng. Fernando Luiz Zancan Presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral ABCM Brasília 27 de Junho de 2007 Segurança de suprimento availability

Leia mais

Gases de Efeito Estufa na Aviação Civil

Gases de Efeito Estufa na Aviação Civil Relatório de Emissões Relatório Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Aviação Civil Alexandre Filizola NEPA/SAR São José dos Campos, Junho de 2010 Objetivo Apresentar o trabalho que tem sido

Leia mais

A Importância da Elaboração dos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa nas Capitais Brasileiras

A Importância da Elaboração dos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa nas Capitais Brasileiras A Importância da Elaboração dos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa nas Capitais Brasileiras Emilio Lèbre La Rovere Coordenador, CentroClima/LIMA/PPE/COPPE/UFRJ 2º Encontro dos Secretários

Leia mais

CGD. Relatório de Compensação de Emissões de GEE

CGD. Relatório de Compensação de Emissões de GEE CGD 1 RELATÓRIO DE COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES DE GEE CGD S.A. 2014 2 CGD Relatório de Compensação de Emissões de GEE - CGD S.A. 2014 1.1 Introdução O Programa de Baixo Carbono, pioneiro no setor da banca

Leia mais

Inventário Corporativo de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) Ano referência: Emissões de 2010

Inventário Corporativo de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) Ano referência: Emissões de 2010 Inventário Corporativo de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) Ano referência: Emissões de 2010 Resumo Este documento apresenta o Inventário corporativo de Emissões Diretas e Indiretas

Leia mais

JULIETA ALCIATI DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES COM O MERCADO

JULIETA ALCIATI DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES COM O MERCADO JULIETA ALCIATI DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES COM O MERCADO Agenda Introdução Definição dos limites de um inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa Limites Operacionais Identificando e Calculando emissões

Leia mais

3 Emissões de Gases de Efeito Estufa

3 Emissões de Gases de Efeito Estufa 3 Emissões de Gases de Efeito Estufa 3.1. Metodologia Neste capítulo, com base na Matriz Energética do Estado do Rio de Janeiro, é apresentada a metodologia utilizada para as estimativas de emissões de

Leia mais

estufa para setores agropecuários

estufa para setores agropecuários Simpósio de Mercado de Carbono pós COP15 e Código Florestal para o Sistema Cooperativista Inventário de gases de efeito fi estufa para setores agropecuários Inventário de gases de efeito estufa para setores

Leia mais

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA. Metodologia, resultados e ações

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA. Metodologia, resultados e ações INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA Metodologia, resultados e ações CARTA ABERTA AO BRASIL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS CARTA ABERTA AO BRASIL Compromissos Assumidos A. Publicar anualmente o

Leia mais

Mudanças Climáticas na Vale

Mudanças Climáticas na Vale 30/09/2011 Mudanças Climáticas na Vale Gerência de Nova Economia e Mudanças Climáticas Departamento de Desenvolvimento Sustentável Política de Sustentabilidade Operador Sustentável Legado Econômico, Social

Leia mais

CARVÃO MINERAL Desenvolvimento Econômico e Social

CARVÃO MINERAL Desenvolvimento Econômico e Social CARVÃO MINERAL Desenvolvimento Econômico e Social Eng. Fernando Luiz Zancan - ABCM Belo Horizonte, 17 de Setembro de 2015 170915 A curva do esquecimento de Ebbinghaus www.carvaomineral.com.br Contato:

Leia mais

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017)

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017) Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017) PAULO CÉSAR RIBEIRO LIMA JANEIRO/2009 Paulo César Ribeiro Lima 2 Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017)

Leia mais

Mais clima para todos

Mais clima para todos Mais clima para todos 1 Mais clima para todos Na União Europeia, entre 1990 e 2011, o setor dos resíduos representou 2,9% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e foi o 4º setor que mais contribuiu

Leia mais

Participação dos Setores Socioeconômicos nas Emissões Totais do Setor Energia

Participação dos Setores Socioeconômicos nas Emissões Totais do Setor Energia INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ANO BASE 2005 O Governo do Estado, por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente FEAM, entidade da Secretaria Estadual de Meio

Leia mais

V I S Ã O GERAL D AS DIRETRIZES DO IPCC

V I S Ã O GERAL D AS DIRETRIZES DO IPCC V I S Ã O GERAL D AS DIRETRIZES DO IPCC Este documento é um dos volumes das Diretrizes Revisadas do IPCC de 1996 para Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa. A série é composta por três livros:

Leia mais

Padrões de produção e consumo

Padrões de produção e consumo INDICADORES AMBIENTAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 113 Padrões de produção e consumo Recicloteca da COMLURB - Gávea 114 INDICADORES AMBIENTAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ÁGUA ATMOSFERA SOLO BIODIVERSIDADE

Leia mais

MUDANÇA DO CLIMA E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS:

MUDANÇA DO CLIMA E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS: MUDANÇA DO CLIMA E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS: INVENTEARIOS DE EMISSÕES E METODOLOGIAS Carlos Henrique Delpupo 28 / 05 / 2010 CONTEÚDO 1.Visão geral 2. Inventário de Emissões 4. Mercado de carbono 5. Riscos

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima Plano de Mineração de Baixa Emissão de Carbono (PMBC)

CONSULTA PÚBLICA Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima Plano de Mineração de Baixa Emissão de Carbono (PMBC) CONSULTA PÚBLICA Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima Plano de Mineração de Baixa Emissão de Carbono (PMBC) Rio de Janeiro/RJ 6 de julho de 2012 Processo de Construção do PMBC Grupo

Leia mais

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA Versão resumida BANCO BRADESCO S.A.

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA Versão resumida BANCO BRADESCO S.A. INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA Versão resumida BANCO BRADESCO S.A. 2008 1 Inventário de GEE O Inventário de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) permite que uma

Leia mais

A Importância de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Governos Locais

A Importância de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Governos Locais VIII Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí I Seminário dos Estudantes de Pós Graduação A Importância de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Governos Locais (1) Leonardo

Leia mais

MUDANÇAS CLIMÁTICAS, PROGRAMA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DO ESP - PROCLIMA

MUDANÇAS CLIMÁTICAS, PROGRAMA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DO ESP - PROCLIMA MUDANÇAS CLIMÁTICAS, PROGRAMA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DO ESP - PROCLIMA Josilene Ticianelli Vannuzini Ferrer PROCLIMA - CETESB, 2010 SP, a Agenda Climática e a CETESB 40 milhões de habitantes 18 milhões

Leia mais

Estimativa de emissões de poluentes e GEE em frotas: Aplicação Prática.

Estimativa de emissões de poluentes e GEE em frotas: Aplicação Prática. Estimativa de emissões de poluentes e GEE em frotas: Aplicação Prática. Marcelo Pereira Bales (1) ; Cristiane Dias (1) ; Silmara Regina da Silva (1) (1) CETESB Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

Leia mais

SUMÁRIO EXECUTIVO COMUNICAÇÃO ESTADUAL EMISSÕES NO SETOR DE ENERGIA: ABORDAGEM DE REFERÊNCIA (TOP DOWN)

SUMÁRIO EXECUTIVO COMUNICAÇÃO ESTADUAL EMISSÕES NO SETOR DE ENERGIA: ABORDAGEM DE REFERÊNCIA (TOP DOWN) COMUNICAÇÃO ESTADUAL 1º INVENTÁRIO DE EMISSÕES ANTRÓPICAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA DIRETOS E INDIRETOS DO ESTADO DE SÃO PAULO EMISSÕES NO SETOR DE ENERGIA: ABORDAGEM DE REFERÊNCIA (TOP DOWN) SUMÁRIO EXECUTIVO

Leia mais

Opções de Mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Setores-Chave do Brasil

Opções de Mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Setores-Chave do Brasil Opções de Mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Setores-Chave do Brasil Régis Rathmann e Maurício Francisco Henriques Jr. Identificação do Projeto Agência implementadora: PNUMA Financiamento: Doação

Leia mais

Inventários e monitoramento das emissões e remoções de GEE. Gustavo Luedemann Coordenação-Geral de Mudanças Globais de Clima

Inventários e monitoramento das emissões e remoções de GEE. Gustavo Luedemann Coordenação-Geral de Mudanças Globais de Clima Inventários e monitoramento das emissões e remoções de GEE Gustavo Luedemann Coordenação-Geral de Mudanças Globais de Clima HISTÓRICO UNFCCC IPCC Comunicação Nacional do Brasil Política Nacional sobre

Leia mais

POLÍTICA DE ESTADO PARA O CARVÃO MINERAL

POLÍTICA DE ESTADO PARA O CARVÃO MINERAL POLÍTICA DE ESTADO PARA O CARVÃO MINERAL Política energética sustentável: objetivos Segurança de suprimentos Compatibilidade ambiental Mix energético balanceado Eficiência econômica Carvão mineral no mundo

Leia mais

(material embargado até 19.11.2015 às 10hs)

(material embargado até 19.11.2015 às 10hs) (material embargado até 19.11.2015 às 10hs) SEEG 3.0 Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estuda Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa no Brasil 1970-2014 DESTAQUES: Emissões

Leia mais

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECRETARIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO COORDENAÇÃO-GERAL DE MUDANÇAS GLOBAIS DE CLIMA

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECRETARIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO COORDENAÇÃO-GERAL DE MUDANÇAS GLOBAIS DE CLIMA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORES O Projeto de Cooperação Internacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), BRA/05/G31 Elaboração da Segunda Comunicação Nacional

Leia mais

ANÁLISE DAS EMISSÕES ATUAIS DE CO 2 POR FONTE DE ENERGIA E POR ATIVIDADES PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO (ANO BASE 1996)

ANÁLISE DAS EMISSÕES ATUAIS DE CO 2 POR FONTE DE ENERGIA E POR ATIVIDADES PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO (ANO BASE 1996) ANÁLISE DAS EMISSÕES ATUAIS DE CO 2 POR FONTE DE ENERGIA E POR ATIVIDADES PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO (ANO BASE 1996) CÉLIA MARIA PAIVA PROFA. DEPTO METEOROLOGIA/UFRJ celia@meteoro.ufrj.br 1. Introdução

Leia mais

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa. Ano de referência do inventário: 2012

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa. Ano de referência do inventário: 2012 Inventário das Emissões de gases de efeito estufa Ano de referência do inventário: 2012 Plural Editora e Gráfica Ltda. Nome fantasia: Plural - CNPJ: 01.306.088/0001-37 Tipo da empresa: Holding Setor econômico:

Leia mais

INVENTÁRIO DE GEE BICBANCO 2013

INVENTÁRIO DE GEE BICBANCO 2013 INVENTÁRIO DE GEE BICBANCO 2013 A liberação de gases de efeito estufa (GEE) associada às atividades humanas em todo o mundo é reconhecida como a principal causa das mudanças climáticas que vem sendo observadas

Leia mais

DIMENSÃO MUDANÇAS CLIMÁTICAS

DIMENSÃO MUDANÇAS CLIMÁTICAS DIMENSÃO MUDANÇAS CLIMÁTICAS CONTEÚDO CRITÉRIO I - POLÍTICA... 2 INDICADOR 1: COMPROMISSO, ABRANGÊNCIA E DIVULGAÇÃO... 2 CRITÉRIO II GESTÃO... 3 INDICADOR 2: RESPONSABILIDADES... 3 INDICADOR 3: PLANEJAMENTO/GESTÃO

Leia mais

O projeto de Neutralização das Emissões de Carbono do Camarote Expresso 2222 envolve as seguintes etapas:

O projeto de Neutralização das Emissões de Carbono do Camarote Expresso 2222 envolve as seguintes etapas: Relatório de Emissões de Carbono Camarote Expresso 2222 Carnaval Salvador 2010 Introdução As atividades da humanidade têm aumentado como nunca visto a concentração de gases poluidores na atmosfera. Alguns

Leia mais

INVENTÁRIO BRASILEIRO DAS EMISSÕES E REMOÇÕES ANTRÓPICAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA. INFORMAÇÕES GERAIS E VALORES PRELIMINARES (30 de novembro de 2009)

INVENTÁRIO BRASILEIRO DAS EMISSÕES E REMOÇÕES ANTRÓPICAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA. INFORMAÇÕES GERAIS E VALORES PRELIMINARES (30 de novembro de 2009) INVENTÁRIO BRASILEIRO DAS EMISSÕES E REMOÇÕES ANTRÓPICAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA INFORMAÇÕES GERAIS E VALORES PRELIMINARES (30 de novembro de 2009) INFORMAÇÕES IMPORTANTES O Inventário Nacional de Emissões

Leia mais

ENERGIA X MEIO AMBIENTE: O QUE DIZ O RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DE FURNAS?

ENERGIA X MEIO AMBIENTE: O QUE DIZ O RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DE FURNAS? ENERGIA X MEIO AMBIENTE: O QUE DIZ O RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DE FURNAS? Maranhão, R.A. 1 1 PECE/POLI/USP, MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais, Biológo e Mestre em Geografia, romeroalbuquerque@bol.com.br

Leia mais

PRIMEIRO INVENTÁRIO DE EMISSÕES ANTRÓPICAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO ESTADO DA BAHIA. Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia - SEMA 2010

PRIMEIRO INVENTÁRIO DE EMISSÕES ANTRÓPICAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO ESTADO DA BAHIA. Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia - SEMA 2010 PRIMEIRO INVENTÁRIO DE EMISSÕES ANTRÓPICAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO ESTADO DA BAHIA Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia - SEMA 2010 O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do

Leia mais

1. Mudanças climáticas : Aumento da temperatura da Terra. Fonte: IPCC, 2000)

1. Mudanças climáticas : Aumento da temperatura da Terra. Fonte: IPCC, 2000) Novas Tecnologias para o desenvolvimento sustentável: a viabilidade da produção de gás natural à partir do armazenamento geológico de CO 2 na Jazida de Charqueadas Letícia Hoppe Agenda 1. Contextualização

Leia mais

Inventário de Gases de Efeito Estufa do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu 2013

Inventário de Gases de Efeito Estufa do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu 2013 Inventário de Gases de Efeito Estufa do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu 2013 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. GHG PROTOCOL... 2 2.1 Premissas... 3 2.1.1 Definições... 3 2.1.1.1. Período... 3

Leia mais

Inventário de Gases de Efeito Estufa

Inventário de Gases de Efeito Estufa Inventário de Gases de Efeito Estufa Gerenciamento de Informações e Ações Dirigidas Nicole Celupi - Three Phase Gerenciamento de Informações e Ações Dirigidas Institucional A Three Phase foi criada em

Leia mais

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa Inventário das Emissões de gases de efeito estufa Ano de referência do inventário: 2013 Ford Nome fantasia: Ford - CNPJ: 03.470.727/0001-20 Tipo da empresa: Matriz Setor econômico: C. Indústrias de transformação

Leia mais

Economia de Baixo de Carbono, onde estamos? para onde vamos?

Economia de Baixo de Carbono, onde estamos? para onde vamos? Seminário sobre Sustentabilidade no Setor Elétrico Brasileiro Economia de Baixo de Carbono, onde estamos? para onde vamos? 21 de novembro de 2014 Aneel Brasília O conteúdo deste relatório foi produzido

Leia mais

A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa

A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa Título 10 / 11 A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa A análise do IFEU compara os impactos ambientais das embalagens cartonadas, as garrafas PEAD e PET: as embalagens

Leia mais

Demandas e escalas para a contabilidade de emissões de Gases de Efeito Estufa - GEE

Demandas e escalas para a contabilidade de emissões de Gases de Efeito Estufa - GEE Demandas e escalas para a contabilidade de emissões de Gases de Efeito Estufa - GEE Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento X Convenção do Clima UNFCCC é um tratado ambiental

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE CURITIBA. Lucas Teruo Andrade. Renan Yokogawa. Ryan Seiyu Yamaguchi Kimura

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE CURITIBA. Lucas Teruo Andrade. Renan Yokogawa. Ryan Seiyu Yamaguchi Kimura UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE CURITIBA Lucas Teruo Andrade Renan Yokogawa Ryan Seiyu Yamaguchi Kimura UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA ENERGIA SOLAR NO ESTADO DO PARANÁ TRABALHO DE

Leia mais

Empresas e as mudanças climáticas

Empresas e as mudanças climáticas Empresas e as mudanças climáticas O setor empresarial brasileiro, por meio de empresas inovadoras, vem se movimentando rumo à economia de baixo carbono, avaliando seus riscos e oportunidades e discutindo

Leia mais

Estudo comparativo dos limites legais de Emissões Atmosféricas no Brasil, EUA e Alemanha.

Estudo comparativo dos limites legais de Emissões Atmosféricas no Brasil, EUA e Alemanha. Estudo comparativo dos limites legais de Emissões Atmosféricas no Brasil, EUA e Alemanha. Ricardo de Lima Silva (1) ; Cristiane Ferreira Pimenta (2) ; Prof. Neimar Freitas Duarte (3). (1) Mestrando em

Leia mais

CORRELAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO MONITORAMENTO DA COBERTURA DO SOLO EM ÁREAS MINERADAS POR CARVÃO EM SANTA CATARINA

CORRELAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO MONITORAMENTO DA COBERTURA DO SOLO EM ÁREAS MINERADAS POR CARVÃO EM SANTA CATARINA CORRELAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO MONITORAMENTO DA COBERTURA DO SOLO EM ÁREAS MINERADAS POR CARVÃO EM SANTA CATARINA Autores: Maria Gisele Ronconi de Souza Assessora Técnica e Pesquisadora CTCL/SATC; Msc.

Leia mais

Inovação da Gestão em Saneamento IGS

Inovação da Gestão em Saneamento IGS Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento PNQS Inovação da Gestão em Saneamento IGS GESTÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE) Ciclo 2013 2 Organograma Simplificado Organograma simplificado da OC, com ênfase

Leia mais

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco Gestão Ambiental Aula 5 Prof. Pablo Bosco Proposito da aula ISO 14001 2 ISO 14001 O que é a ISO 14001? A ISO 14001 é uma Norma pertencente a família das ISO 14000 que trata de Sistema de Gestão Ambiental

Leia mais

Desenvolvimento do Programa de Acreditação de Organismos de Validação e Verificação (OVV) em emissões de Gases de Efeito Estufa - ABNT NBR ISO 14065

Desenvolvimento do Programa de Acreditação de Organismos de Validação e Verificação (OVV) em emissões de Gases de Efeito Estufa - ABNT NBR ISO 14065 Desenvolvimento do Programa de Acreditação de Organismos de Validação e Verificação (OVV) em emissões de Gases de Efeito Estufa - ABNT NBR ISO 14065 Fabiane Governatori Estagiária DIDAC Eng. Ricardo Fermam;

Leia mais

Índice 1 INTRODUÇÂO 2 A INDÚSTRIA DO CIMENTO NO CENÁRIO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS 3 REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS

Índice 1 INTRODUÇÂO 2 A INDÚSTRIA DO CIMENTO NO CENÁRIO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS 3 REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS Índice 1 INTRODUÇÂO 2 A INDÚSTRIA DO CIMENTO NO CENÁRIO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS 3 REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS 4 2º INVENTÁRIO BRASILEIRO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA 5 PERSPECTIVAS E DESAFIOS 6

Leia mais

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Relatório de Atividades em Evento de Sustentabilidade FIESC 2012

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Relatório de Atividades em Evento de Sustentabilidade FIESC 2012 Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa Relatório de Atividades em Evento de Sustentabilidade FIESC 2012 Julho de 2012 A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro

Leia mais

Roadmap Tecnológico para Produção, Uso Limpo e Eficiente do Carvão Mineral Nacional

Roadmap Tecnológico para Produção, Uso Limpo e Eficiente do Carvão Mineral Nacional Roadmap Tecnológico para Produção, Uso Limpo e Eficiente do Carvão Mineral Nacional Elyas Medeiros Assessor do CGEE Líder do Estudo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação

Leia mais

Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa. Evento: CORRIDA ESPERANÇA - 2011

Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa. Evento: CORRIDA ESPERANÇA - 2011 2011 Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa Evento: CORRIDA ESPERANÇA - 2011 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. A GREEN CO 2.... 3 2.1. VISÃO.... 3 2.2. MISSÃO.... 3 2.3. OBJETIVOS.... 3 2.4. VALORES....

Leia mais

INVENTÁRIO DE GEE BICBANCO 2014

INVENTÁRIO DE GEE BICBANCO 2014 INVENTÁRIO DE GEE BICBANCO 2014 A liberação de gases de efeito estufa (GEE) associada às atividades humanas em todo o mundo é reconhecida como a principal causa das mudanças climáticas que vem sendo observadas

Leia mais

CARVÃO MINERAL BRASILEIRO E A GERAÇÃO TERMELÉTRICA

CARVÃO MINERAL BRASILEIRO E A GERAÇÃO TERMELÉTRICA CARVÃO MINERAL BRASILEIRO E A GERAÇÃO TERMELÉTRICA Fernando Luiz Zancan Associação Brasileira do Carvão Mineral - ABCM Rio de Janeiro/RJ - 07 de Outubro de 2008 Agenda Carvão no mundo Carvão no Brasil

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Sumário executivo. Em conjunto, as empresas que implementaram

Sumário executivo. Em conjunto, as empresas que implementaram 10 Sumário executivo Conclusões coordenadas pela Deloitte, em articulação com os membros do Grupo de Trabalho da AÇÃO 7 Sumário executivo Em conjunto, as empresas que implementaram estes 17 projetos representam

Leia mais

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa Inventário das Emissões de gases de efeito estufa Ano de referência do inventário: 2014 B2W - Companhia Digital Nome fantasia: B2W - CNPJ: 00.776.574/0001-56 Tipo da empresa: Controlada Setor econômico:

Leia mais

Recuperação energética de gás de aterro & Créditos de carbono. Fórum Permanente "Meio Ambiente e Sociedade"

Recuperação energética de gás de aterro & Créditos de carbono. Fórum Permanente Meio Ambiente e Sociedade Recuperação energética de gás de aterro & Créditos de carbono Fórum Permanente "Meio Ambiente e Sociedade" São Paulo, Brasil 15 de Outubro de 2013 Sumário MDL & Créditos de Carbono Panorama do Mercado

Leia mais

NECESSIDADE DE CONHECIMENTO DAS EMISSÕES NOS PROCESSOS PRODUTIVOS. Inventários de Emissões

NECESSIDADE DE CONHECIMENTO DAS EMISSÕES NOS PROCESSOS PRODUTIVOS. Inventários de Emissões NECESSIDADE DE CONHECIMENTO DAS EMISSÕES NOS PROCESSOS PRODUTIVOS Inventários de Emissões O QUE É UM INVENTÁRIO? Um inventário corporativo de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa é a

Leia mais

Inventário Municipal de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa (GEE) e outros Produtos no Município de São Paulo

Inventário Municipal de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa (GEE) e outros Produtos no Município de São Paulo Inventário Municipal de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa (GEE) e outros Produtos no Município de São Paulo Apoio Organização Realização Política de clima e inventário de GEE de

Leia mais

Estudo da Emissão Veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Veículos Movidos à Gasolina

Estudo da Emissão Veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Veículos Movidos à Gasolina Estudo da Emissão Veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Veículos Movidos à Gasolina *MELO JÚNIOR, A. S a.; GATTI, L b.; SEVEGNANI, F c.; SATIE,I. d ; IZIDRO, J. e ; IANNUZZI, A. f a.universidade

Leia mais

Inventário de Gases de Efeito Estufa do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu 2015

Inventário de Gases de Efeito Estufa do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu 2015 Inventário de Gases de Efeito Estufa do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu 2015 Nome da instituição: De Angeli Feiras & Eventos Tipo de instituição: Evento Setor econômico: Turismo Endereço: Edifício

Leia mais

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA CORPORATIVAS UNIMED CUIABÁ

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA CORPORATIVAS UNIMED CUIABÁ INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA CORPORATIVAS UNIMED CUIABÁ Abril de 2016 Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 Bosque da Saúde Cuiabá/MT www.acaoverde.org.br (65) 3611 1606 Sumário

Leia mais

Estudo da emissão veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) em veículos movidos à DIESEL. Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior

Estudo da emissão veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) em veículos movidos à DIESEL. Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior Estudo da emissão veicular de Gases de Efeito Estufa (GEE) em veículos movidos à DIESEL Prof. Dr. Ariston da Silva Melo Júnior INTRODUÇÃO Durante milhões de anos a Terra passou por ciclos naturais de aquecimento

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima Plano Indústria

CONSULTA PÚBLICA Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima Plano Indústria CONSULTA PÚBLICA Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima Plano Indústria Processo de Construção do Plano Indústria O art. 11 da Lei 12.187/2009 determinou realização de Planos setoriais

Leia mais

Perspectivas sobre a Mudança Climática e a Eficiência Energética

Perspectivas sobre a Mudança Climática e a Eficiência Energética "IV FÓRUM DA TERRA-MUDANÇAS CLIMÁTICAS, O DESAFIO DO SÉCULO 21 Perspectivas sobre a Mudança Climática e a Eficiência Energética 25 de outubro de 2011, Rio de Janeiro Brasil Por: Pedro Paulo da Silva Filho

Leia mais

Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática

Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática A Abiquim e suas ações de mitigação das mudanças climáticas As empresas químicas associadas à Abiquim, que representam cerca

Leia mais

RELATÓRIO DE COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES DE CO 2

RELATÓRIO DE COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES DE CO 2 RELATÓRIO DE COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES DE CO 2 XIV Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (SINAOP) Centro de Eventos do Pantanal - Cuiabá 1 Novembro 2011 Nome do Evento: XIV SINAOP 2011 Cuiabá

Leia mais

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento.

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento. MERCADO DE CARBONO M ERCADO DE C A R O mercado de carbono representa uma alternativa para os países que têm a obrigação de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e uma oportunidade

Leia mais

A importância de um banco de dados para os estudos de Economia Mineral

A importância de um banco de dados para os estudos de Economia Mineral A importância de um banco de dados para os estudos de Economia Mineral Leandro Antonio Calixto Junior Bolsista de Iniciação Científica, Geografia, UFRJ Maria Helena Rocha Lima Orientadora, Economia Mineral,

Leia mais

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa. Ano de referência do inventário: 2014

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa. Ano de referência do inventário: 2014 Inventário das Emissões de gases de efeito estufa Ano de referência do inventário: 2014 Lojas Americanas SA Nome fantasia: Lojas Americanas - CNPJ: 33.014.556/0001-96 Tipo da empresa: Matriz Setor econômico:

Leia mais

Inventário de Emissões e Estratégias de Neutralização. Desafios dos Projetos de Crédito de Carbono

Inventário de Emissões e Estratégias de Neutralização. Desafios dos Projetos de Crédito de Carbono Inventário de Emissões e Estratégias de Neutralização Desafios dos Projetos de Crédito de Carbono Julho 2009 Sobre a GSS Empresa com atuação focada no desenvolvimento de projetos e prestação de consultorias

Leia mais

VALIDAÇÃO DE AMOSTRADORES ALTERNATIVOS DE GÁS EM MINAS DE CARVÃO

VALIDAÇÃO DE AMOSTRADORES ALTERNATIVOS DE GÁS EM MINAS DE CARVÃO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Química Laboratório de Química Analítica Ambiental LQAmb VALIDAÇÃO DE AMOSTRADORES ALTERNATIVOS DE GÁS EM MINAS DE CARVÃO Silvia F. R.

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DAS ÁREAS MINERADAS EM SUBSOLO PELA MINERAÇÃO DE CARVÃO NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA SANTA CATARINA

QUANTIFICAÇÃO DAS ÁREAS MINERADAS EM SUBSOLO PELA MINERAÇÃO DE CARVÃO NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA SANTA CATARINA QUANTIFICAÇÃO DAS ÁREAS MINERADAS EM SUBSOLO PELA MINERAÇÃO DE CARVÃO NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA SANTA CATARINA Mirlene Meis Amboni, eng. civil, SATC mirlene.amboni@satc.edu.br Márcio Zanuz, eng. de minas,

Leia mais

Marcio Halla marcio.halla@fgv.br

Marcio Halla marcio.halla@fgv.br Marcio Halla marcio.halla@fgv.br POLÍTICAS PARA O COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA Programa de Sustentabilidade Global Centro de Estudos em Sustentabilidade Fundação Getúlio Vargas Programa de

Leia mais

SEMINÁRIO RECURSOS ENERGÉTICOS DO BRASIL: PETRÓLEO, GÁS, URÂNIO E CARVÃO Rio de Janeiro 30 de setembro de 2004 - Clube de Engenharia

SEMINÁRIO RECURSOS ENERGÉTICOS DO BRASIL: PETRÓLEO, GÁS, URÂNIO E CARVÃO Rio de Janeiro 30 de setembro de 2004 - Clube de Engenharia Urânio: Alguns Aspectos relacionados com as Pesquisas, Produção, Demanda e Mercado de Urânio no Brasil e no Mundo SEMINÁRIO RECURSOS ENERGÉTICOS DO BRASIL: PETRÓLEO, GÁS, URÂNIO E CARVÃO Rio de Janeiro

Leia mais

S.O.S TERRA. Associated Press

S.O.S TERRA. Associated Press S.O.S TERRA O mundo atravessa uma fase crítica com relação ao clima e aos desafios energéticos. Se a Terra falasse, com certeza pediria socorro! Mas os desastres naturais já falam por ela e dizem muito

Leia mais

Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa

Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa Inventário de de Gases de Efeito Estufa Projeto Coral Vivo Priscila G. C. Sette Moreira CREA 49.354/D Inventário de de Gases de Efeito Estufa 1 Introduça o A variação do clima é um fenômeno natural que

Leia mais

Versão Web Inventário Corporativo de Gases de Efeito Estufa

Versão Web Inventário Corporativo de Gases de Efeito Estufa Versão Web Inventário Corporativo de Gases de Efeito Estufa Gerente do Projeto: Luis F. M. Serrano Consultor: Victor Sette Gripp Período de Referência: 2012 São Paulo, Abril de 2013 Elaboração: INTRODUÇÃO

Leia mais

Análise e interpretação crítica: Política Nacional sobre Mudança Climática. Metodologia geral: Descritiva, Analítica, Interpretativa e Comparativa

Análise e interpretação crítica: Política Nacional sobre Mudança Climática. Metodologia geral: Descritiva, Analítica, Interpretativa e Comparativa ANÁLISE DA POLÍTICA NACIONAL SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA EM CONFRONTO COM A POLÍTICA ESTADUAL SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Luiz César Ribas Antonieta Lima Brauer Ivo Francisco Barbosa São

Leia mais

Informação de Imprensa

Informação de Imprensa Informação de Imprensa Estudo aponta alternativa de chuveiro mais ecoeficiente para banho quente Análise de Ecoeficiência desenvolvida pela Fundação Espaço ECO comparou o desempenho econômico e ambiental

Leia mais

PROJETO CONCEITUAL DE APROVEITAMENTO ECONÔMICO DE CAMADAS DE CARVÃO UM ESTUDO DE CASO

PROJETO CONCEITUAL DE APROVEITAMENTO ECONÔMICO DE CAMADAS DE CARVÃO UM ESTUDO DE CASO PROJETO CONCEITUAL DE APROVEITAMENTO ECONÔMICO DE CAMADAS DE CARVÃO UM ESTUDO DE CASO Sarah Ribeiro Guazzelli Taís Renata Câmara Rodrigo de Lemos Peroni André Cezar Zingano Gustavo Steffen Daniel Fontoura

Leia mais

Mecanismo de Garantia para Eficiência Energética e Energias Renováveis (EEGM) Alvaro Silveira Atla Consultoria

Mecanismo de Garantia para Eficiência Energética e Energias Renováveis (EEGM) Alvaro Silveira Atla Consultoria Mecanismo de Garantia para Eficiência Energética e Energias Renováveis (EEGM) Alvaro Silveira Atla Consultoria Institucional Quem somos? O Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) é o órgão

Leia mais

INVENTÁRIO: Completo Preliminar. INVENTÁRIO VERIFICADO POR: Ninguém Primeira parte 1 Terceira parte Terceira parte acreditada

INVENTÁRIO: Completo Preliminar. INVENTÁRIO VERIFICADO POR: Ninguém Primeira parte 1 Terceira parte Terceira parte acreditada Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa RL Sistemas de Higiene Ltda. 2009 INVENTÁRIO: Completo Preliminar INVENTÁRIO VERIFICADO POR: Ninguém Primeira parte 1 Terceira parte Terceira parte acreditada

Leia mais

Seminário Soluções Técnicas e Financeiras para Cidades Sustentáveis Banco Mundial Brasília. 08 e 09 de Junho 2010

Seminário Soluções Técnicas e Financeiras para Cidades Sustentáveis Banco Mundial Brasília. 08 e 09 de Junho 2010 Seminário Soluções Técnicas e Financeiras para Cidades Sustentáveis Banco Mundial Brasília 08 e 09 de Junho 2010 No Programa de Governo Gestão 2009-2012 está previsto o Programa Biocidade e neste o Plano

Leia mais

Pegada de Carbono. Carbon Footprint. Abril 2013

Pegada de Carbono. Carbon Footprint. Abril 2013 Pegada de Carbono Carbon Footprint Abril 2013 O que é pegada de carbono Carbon Footprint É o total de emissões de CO2 e de quaisquer outros gases (GEE), expressas em termos de carbono equivalentes de dióxido

Leia mais

Clima e mudanças climáticas na Amazônia

Clima e mudanças climáticas na Amazônia Diligência Pública ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO AMAZONAS Manaus-AM, 18 de maio de 2009 Comissão Mista de Mudanças Climáticas Clima e mudanças climáticas na Amazônia Antonio Ocimar Manzi manzi@inpa.gov.br

Leia mais

ÍNDICE 1. QUEM SOMOS 2. A ENERGIA EM PORTUGAL 3. CONTRIBUIÇÃO DAS RENOVÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL

ÍNDICE 1. QUEM SOMOS 2. A ENERGIA EM PORTUGAL 3. CONTRIBUIÇÃO DAS RENOVÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL ÍNDICE 1. QUEM SOMOS 2. A ENERGIA EM PORTUGAL 3. CONTRIBUIÇÃO DAS RENOVÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL 4. O PAPEL DE PORTUGAL NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS 2 1. QUEM SOMOS 3 A APREN A APREN - Associação

Leia mais

O SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL HOJE. Evandro Leite Vasconcelos Diretor de Energia e de Desenvolvimento de Negócios

O SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL HOJE. Evandro Leite Vasconcelos Diretor de Energia e de Desenvolvimento de Negócios 1 O SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL HOJE Evandro Leite Vasconcelos Diretor de Energia e de Desenvolvimento de Negócios ESTRUTURA SETORIAL CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO 3 PRINCIPAIS

Leia mais

JUSTIFICATIVAS PROPOSTA de LIMITES DE EMISSÕES FONTES EXISTENTES REFINARIAS

JUSTIFICATIVAS PROPOSTA de LIMITES DE EMISSÕES FONTES EXISTENTES REFINARIAS JUSTIFICATIVAS PROPOSTA de LIMITES DE EMISSÕES FONTES EXISTENTES REFINARIAS 1. Objetivo: Considerando os limites estabelecidos pela CONAMA 382 como referências para as fontes existentes, este documento

Leia mais

Estimativas anuais de emissões de gases de efeito estufa no Brasil

Estimativas anuais de emissões de gases de efeito estufa no Brasil Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento SEPED Coordenação Geral de Mudanças Globais de Clima CGMC anuais de emissões de gases

Leia mais

Conceitos e definições do setor de gás natural

Conceitos e definições do setor de gás natural Conceitos e definições do setor de gás natural O que é o gás natural O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, associado ou não ao petróleo, formado por hidrocarbonetos com predominância

Leia mais

UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE RESULTANTE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE RESULTANTE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE RESULTANTE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL INTRODUCÃO O início do Século XXI tem sido marcado por uma discussão crescente a respeito das mudanças

Leia mais

Mudança do Clima. Luiz Gylvan Meira Filho

Mudança do Clima. Luiz Gylvan Meira Filho SABESP São Paulo, 12 de novembro de 2008 Mudança do Clima Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante Instituto de Estudos Avançados Universidade de São Paulo A terra recebe energia do sol na forma de

Leia mais

INDICADORES DE RENTABILIDADE: UMA ANÁLISE ECONOMICO FINANCEIRA SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS DA INDÚSTRIA ROMIA S/A

INDICADORES DE RENTABILIDADE: UMA ANÁLISE ECONOMICO FINANCEIRA SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS DA INDÚSTRIA ROMIA S/A INDICADORES DE RENTABILIDADE: UMA ANÁLISE ECONOMICO FINANCEIRA SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS DA INDÚSTRIA ROMIA S/A AUTOR ANTONIA TASSILA FARIAS DE ARAÚJO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ RESUMO O presente

Leia mais