JOVENS ADVENTISTAS, AMIGOS DA ESPERANÇA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JOVENS ADVENTISTAS, AMIGOS DA ESPERANÇA"

Transcrição

1 2 JOVENS ADVENTISTAS, AMIGOS DA ESPERANÇA Com o objetivo de fortalecer o evangelismo pela amizade foi escolhido para 2011 o tema Amigos da Esperança. E, sem dúvida a juventude é um dos grupos que tem maior potencial nos relacionamentos. Por esta razão os jovens deveriam aproveitar este período para evangelizar os amigos. Mas como? Uma das maneiras mais importantes é a amizade. As pessoas sobre as quais você tem maior influência são certamente seus amigos, por isso a amizade é um fator altamente missionário, pois é mais fácil pregar para amigos do que para desconhecidos. E como certeza, quando influenciamos nossos amigos para o bem, isto nos torna os maiores beneficiados. Para que o ministério jovem possa alcançar seu objetivo de Salvar do pecado e guiar no serviço, vamos nos envolver em algumas ações fundamentais em 2011: 1. Pequenos Grupos: O pequeno grupo é uma formação que tem três objetivos, a socialização, espiritualização e missão. Estes objetivos são importantes na formação e bem estar das pessoas porque precisamos viver em comunidade e nos relacionar. 2. Missão Calebe: Missão Calebe é uma das melhores formas de se influenciar pessoas. Quando o jovem doa suas férias, ele pode usar a amizade para levar os amigos a Jesus. O jovem que participa da Missão Calebe desenvolve sua consagração pessoal, habilidades missionárias, companheirismo cristão, além de participar de uma grande aventura. Uma das características da Missão Calebe é que os jovens que participam voltam mais comprometidos com a igreja. Incentive a juventude usar seus melhores dias para fazer amigos para Jesus. 3. Treinamentos: Em todas as áreas do Ministério Jovem termos treinamentos especiais. Jovens, desbravadores, aventureiros e também o pessoal do ministério da música receberam capacitação. Fique atento às datas dos treinamentos e leve sua moçada para participar. 4. Projetos: Uma das ênfases do ministério jovem está focada na realização de projetos, em vez de simples programas ou eventos. Os programas e eventos devem fazer parte de um projeto que se harmonize com o programa geral da igreja e que envolva os jovens para cumprirem os ideais do ministério jovem, que são os ideais de Cristo para Sua igreja e para a juventude adventista.

2 3 SUMÁRIO 1 MISSÃO TOTAL DOZE QUALIDADES PARA UM LÍDER JOVEM COMO ENVOLVER OS JOVENS SOLTEIROS NO PROJETO LARES DE ESPERANÇA? O QUE SE ESPERA DO DEPARTAMENTO JOVEM O LÍDER E SUA EQUIPE PROJETOS MISSIONÁRIOS PROJETOS COMUNITÁRIOS APRESENTANDO JESUS PLANEJAMENTO DA SOCIEDADE JA COMO ORGANIZAR UM CULTO JA SIMPLES E EFICIENTE CONQUISTANDO COLABORADORES PARA O MINISTÉRIO JOVEM TREINAMENTO LIDERANÇA ATENÇÃO DEZ MANEIRAS DE TRANSFORMAR O CULTO JA LIDERANÇA CRISTÃ NO TERCEIRO MILÊNIO PLANEJANDO O CULTO JA PLANEJADO UM EXCELENTE CULTO J.A REQUISITOS BÁSICOS PARA UM CULTO JA DE SUCESSO A REALIZAÇÃO DE UM EXELENTE CULTO JA FUNCIONAMENTO DO DEPARTAMENTO JA OS QUATRO MÓDULOS DE AÇÃO JA ELEMENTOS BÁSICOS DE UM PROGRAMA MISSÃO, SÍMBOLOS E IDEAIS DO MINISTÉRIO JOVEM ORIGEM DO MINISTÉRIO JOVEM OS JOVENS DE CARA NOVA DEZ MOTIVOS PARA FUNDAR UM CLUBE DE JOVENS ATIVIDADES CLUBE DE JOVENS PROJETO VIDA POR VIDAS... 77

3 HISTÓRIA PROGRAMA DE TRABALHO DO DEPARTAMENTO MINISTÉRIO JOVEM PARA O PERÍODO REGULAMENTO GERAL DO IV CONCURSO BOM DE BÍBLIA PARA UNIVERSITÁRIOS AGENDA DO MINISTÉRIO JOVEM

4 5 1 MISSÃO TOTAL Definição: Projeto Missionário da União Centro Oeste Brasileira voltado para jovens de 18 a 35 anos que queiram dedicar um ano de sua vida para Deus, fundando uma nova igreja em um dos estados de nossa região. Visão Geral: Despertar e inspirar jovens missionários em nossa união. Descrição do Projeto: O projeto consiste em treinar e preparar um grupo de 35 jovens missionários que estabelecerão 5 novas igrejas no centro oeste. Durante três meses este grupo permanecerá no Instituto Adventista Brasil Central em regime de internato recebendo todo o treinamento necessário para se prepararem para o trabalho de fundar uma nova igreja. Após o treinamento o grupo será dividido em 5 equipes de 7 pessoas. Cada equipe será composta só de homens ou só de mulheres, sendo 6 jovens de nossa união mais 1 jovem missionário de fala inglesa. Cada equipe receberá um local pré-determinado por cada associação/missão, onde desenvolverá o projeto de fundar uma nova igreja no período de 8 meses. Lembrando que estes locais para serem escolhidos devem buscar considerar a proximidade de um núcleo de membros, igreja mãe, ou família que continuaram a assistência a estes novos membros. Pensar também em equipes de calebes e colportores que possam ser enviadas ao local. Os participantes serão escolhidos criteriosamente pelo departamental de jovens de cada associação/missão, e deverá ser devidamente recomendado por sua igreja local e por seu pastor. Cada participante terá acesso a um curso de inglês de 11 meses, que será ministrado de forma intensiva durante um mês e meio, seguido de nove meses e meio de aulas diárias de 2 horas, ministradas pelos missionários de fala inglesa que participarão das equipes. Os primeiros 3 meses serão divididos em estudos de métodos de evangelismo, formação de nova igreja, doutrinas e o curso intensivo de inglês. Seguidos de uma super missão de 8 meses participando da formação de uma nova igreja. Começando desde a base para um evangelismo público, estudos bíblicos, visitas, cursos de saúde e de família, formação de pequenos grupos e muitos outros passos que levarão ao nascimento dessa nova igreja. Quem pode participar? Jovens Adventistas do 7º dia, batizados no mínimo há três anos. Idade entre 18 a 35 anos Que estejam vivendo em harmonia com os princípios da igreja e se destaquem em dedicação e compromisso na sua igreja local. Estar em boas condições de saúde. Falar português fluentemente.

5 6 Ser membro de uma igreja da União Centro-Oeste Brasileira. Requisitos 1 Carta de Recomendação do pastor e da comissão de sua igreja local. Atestado Médico de condições gerais de Saúde e Odontológico (Exame de Sangue, Fezes e Urina). Termo de Voluntário devidamente assinado e reconhecido firma. Histórico Pessoal Currículo Redação do candidato descrevendo as razões para participar do projeto. Agenda do Projeto Início 14 de fevereiro Recepção dos Participantes e Abertura do Programa 15 de fevereiro a 15 de maio 3 meses de estudos 16 a 18 de maio Viagem e Estabelecimento das Equipes nos locais do projeto em cada estado. 19 de maio Começo das Ações Evangelísticas em cada cidade. 20 de dezembro Encerramento do Projeto e volta pra Casa. Obs. Cada participante poderá planejar duas saídas (de no máximo uma semana cada uma) durante todo o período do projeto para visitar a família. Combinar a saída com o líder da equipe. Todas as saídas acontecerão em forma de rodízio para evitar descontinuidade das ações. Despesas de Translado de cada participante e por conta própria. Tanto em sua ida para o IABC como seu deslocamento até a cidade do projeto. Inclusive suas visitas a família. A igreja local ficará responsável em contribuir com o valor mensal de R$ 100,00 para despesas de higiene de cada participante. Todos os participantes terão o seguro anual contra acidentes durante o período do projeto. Qualquer problema relacionado à saúde o participante será encaminhado ao SUS, ou se possuir plano de saúde particular ao devido estabelecido conveniado de seu plano. O departamental de Jovens do campo será responsável pelo bem estar da equipe e sua manutenção. O Evangelista do campo será o responsável técnico de todo programa evangelístico. Os demais departamentais estarão convidados a oferecer suporte e apoio a equipe durante o desenvolvimento do projeto. 1 Os interessados deverão apresentar os requisitos até 31 de janeiro de 2011 na APlaC.

6 7 Observações Gerais A associação/missão ficará responsável em escolher onde cada equipe desenvolverá o projeto. O departamental JA será o responsável por realizar a escolha dos participantes de cada campo, realizando a devida triagem para efetuar as escolhas.

7 8 2 DOZE QUALIDADES PARA UM LÍDER JOVEM 2 1º - O Jovem Líder deve ser: Transparente Nada melhor do que nos relacionarmos com jovens transparentes. Esta é a marca de alguém que tem vencido o orgulho e a necessidade de ser aceito. Jovens transparentes, são jovens livres; mais ainda, refletem segurança nos relacionamentos. 2º - O Jovem Líder deve ser: Ensinável Jovens arrogantes e sabichões nunca aprendem nada. Se existe algo que nós jovens devemos aprender nestes dias, é a capacidade de sermos ensináveis. Disponibilidade para inclinar os ouvidos e o coração para ser ensinado, é um bom sinal. 3º - O Jovem Líder deve ser: Submisso Uma das estratégias de Satanás na vida do jovem é fazê-lo rebelde e insubmisso. Submissão não é prisão, é liberdade. Submissão é uma dos segredos de uma vida longa, próspera e cheia de frutos. Jovens submissos às autoridades são jovens prevalecentes. 4º - O Jovem Líder deve ser: Tratável É difícil conviver com alguém duro, resistente e cheio de razão. Jovens intratáveis nunca erram, estão sempre com a razão, justificam-se sempre e finalmente, nunca terão o caráter transformado. Afinal, são intratáveis. Aqueles que têm o coração amolecido por Deus se deixam tratar e se tornam grandes líderes na casa de Deus. 5º - O Jovem Líder deve ser: Humilde Qualidade marcante de quem possui uma vida rendida diante do Senhor Jesus. Para estes não há lugar para o orgulho ou a soberba. Só há lugar para um coração despojado, entregue, rasgado diante do altar de Deus. Jovens com um coração humilde expressam a vida de Jesus. 6º - O Jovem Líder deve ser: Manso Jesus disse que devemos aprender d'ele, que é manso e humilde de coração, pois só assim encontraremos descanso para nossas almas. A humildade e a mansidão nos fazem ser semelhantes a Jesus, e traz descanso a nossa alma. 2 Por Paulo Roberto Reina de Abreu.

8 9 7º - O Jovem Líder deve ser: Cheio do Espírito Santo Não pode ser cheio de si mesmo. Cheio de idéias e conceitos próprios. Deve ser cheio do Espírito. Na Bíblia, um dos símbolos do Espírito Santo é o vinho, símbolo de alegria e de vida. Assim os líderes jovens devem ser reconhecidos: cheios de alegria e cheios de muita vida de Deus - este é o nosso combustível ministerial. 8º - O Jovem Líder deve ser: Determinado A determinação é um fator predominante na vida daqueles que querem vencer. Determinação é um ato da nossa vontade. Jovens de vontade livre terão mais facilidade para desenvolver esta qualidade. 9º - O Jovem Líder deve ser: Fervoroso Este é o ingrediente que dá brilho ao ministério do jovem líder. Chega a ser empolgante observar alguns jovens no desenvolver de seu ministério. Há uma diferença entre um líder frio, um morno e outro fervoroso. O frio traz desânimo consigo, o morno não influencia em nada, enquanto que o fervoroso faz toda a diferença. 10º - O Jovem Líder deve ser: Motivado Como é bom ter líderes motivados na igreja, e como é bom estar ao lado deles. Eles nos impulsionam a seguir em frente e vencer. Na verdade, a motivação do líder é responsável por 50% do êxito de seu ministério. Líderes motivados tem o crescimento desobstruído. 11º - O Jovem Líder deve ser: Disposto Nada mais chato que tratar com pessoas indispostas. Geralmente não produzem nada, e tem a capacidade de influenciar negativamente, com sua indisposição, os que se mostram dispostos. Disposição é uma qualidade importante na liderança. 12º - O Jovem Líder deve ser: Ousado E para finalizar, a bendita ousadia que nos conduz onde quer que o Senhor nos conduza. Uma pequena direção dada por Deus no nosso Espírito, nos fará avançar e prosperar naquilo para qual fomos dirigidos, sem qualquer dúvida, questionamento ou sentimento de incapacidade. O jovem líder que desenvolve esta qualidade, avança, prospera e supera suas próprias limitações.

9 10 3 COMO ENVOLVER OS JOVENS SOLTEIROS NO PROJETO LARES DE ESPERANÇA? 3 Temos vários jovens em cada igreja que são os únicos adventistas na família. Como fazer e envolver-se nesse importante projeto da Igreja? Existem mil maneiras de falar de Jesus! Participe dos Lares de Esperança. 1) Em primeiro lugar se puderem, eles deveriam fazer uma refeição especial na própria casa para a mãe, o pai, irmãos, mostrar o DVD e entregar o livro para eles. O jovem adventista deixará a mãe de férias e vai pro fogão, depois da refeição fica mais fácil tornar-se cristão. 2) Em segundo lugar, ele também pode convidar seus amigos para sua própria casa e fazer o mesmo que fez com sua família. 3) Em terceiro lugar, se não houver jeito de fazer na própria casa, pode-se levar o amigo para a casa de outros jovens adventistas. 4) Em quarto lugar, o próprio jovem adventista vai a casa do amigo, leva um lanche pronto, compartilha com ele e assistem o DVD, etc. 5) Em quinto lugar, se isso parecer incômodo, o plano é levar o amigo no sábado à noite para um restaurante ou lanchonete, pagar toda a conta e ao final ainda presenteá-lo com o DVD e o livro Sinais de Esperança. Existem mil maneiras de testemunhar de Jesus, invente a sua! Desejo um futuro com esperança pra você e seus amigos. 3 Por Pr. Udolcy Zukowski.

10 11 4 O QUE SE ESPERA DO DEPARTAMENTO JOVEM 4 É possível que muitas vezes, no início, ou mesmo durante o desenvolvimento de sua liderança junto ao Ministério Jovem, você tenha se perguntado: O que realmente a igreja espera que eu faça como líder de jovens. Na verdade, a igreja espera que você coordene uma equipe que busque atender o jovem e a igreja em suas necessidades. Para que você possa enxergar mais longe, abaixo está uma lista das principais responsabilidades da equipe JA. É claro que sua turma pode ampliar e modificar esta lista, mas ela deve servir de base. 1. Ser membro atuante e porta-voz dos jovens na comissão da igreja; 2. Escolher coordenadores para as áreas: Musical, social, espiritual e missionária; 3. Elaborar um calendário anual de programas e atividades em conjunto com a equipe; 4. Enviar os relatórios ao departamento JA da Associação/Missão; 5. Procurar envolver cada jovem nas atividades do departamento; 6. Apoiar e comparecer aos encontros promovidos pela Associação/Missão; 7. Ser investido como líder JA. 8. Coordenar a realização do Culto JA semanalmente; 9. Incentivar o funcionamento da classe de jovens na Escola Sabatina; 10. Coordenar as atividades sociais e esportivas da Igreja; 11. Coordenar a realização do acampamento de verão carnaval; 12. Coordenar a realização do dia do jovem Adventista - púlpito jovem, em setembro; 13. Promover a realização de seminários de temática jovem; 14. Instituir um programa de koinonia para os jovens; 15. Realizar programações de homenagens especiais em datas comemorativas (mães, namorados, pais, finados, etc.); 16. Organizar a Semana de Oração JA (Julho); 17. Promover a leitura do ano bíblico; 18. Incentivar os livros do curso de leitura dos jovens; 19. Manter contato constante com o coordenador regional JA; 20. Desenvolver projetos missionários com os jovens (hospitais, asilos, presídios, folhetos, A Voz da Mocidade, Evangelismo integrado, Missão Global, calvário, etc.); 21. Desenvolver projetos comunitários (arrecadação de alimentos e roupas, seminários educativos e de saúde, passeatas, conservação pública, etc.); 22. Promover, a realização de um congresso local, distrital ou regional; 4 Por Vinicius Antonio Miranda.

11 Participar com uma equipe da igreja do Campori de Jovens É... parece muito! Na verdade, esta é uma lista sugestiva de atividades para uma equipe JA completa. O ideal é reunir sua turma, avaliar o que pode ser feito dentro da realidade de sua igreja, montar um planejamento, e então colocar mãos a obra.

12 13 5 O LÍDER E SUA EQUIPE 5 O departamento JA tem muito trabalho. Essa é a história que contam todos aqueles que um dia Já o lideraram. E, se você leu a lista de atividades que se esperam do departamento JA, então, ai é que vai concordar com isso. A verdade é que os jovens estão sempre em mudança, vivem um mundo de descobertas, são extremamente exigentes e tem muita energia para gastar. Quando você une todas estas características, descobre que é preciso fazer muito para poder suprir todas as suas necessidades. Uma das grandes diferenças entre os líderes que conseguem atender satisfatoriamente os jovens de sua igreja, e aqueles que fracassam, está na formação de uma equipe de trabalho. O líder que trabalha sozinho, e não consegue envolver colaboradores, acaba cansando rápido, pela sobrecarga que recebe e mais, facilmente enfrenta oposição à sua liderança, pois trabalha apenas com suas idéias e termina se isolando da igreja e principalmente dos jovens. Para que você organize uma equipe afinada, ai vai uma sugestão de funções e atividades que devem ser desenvolvidas individualmente pelos membros de sua equipe. Você pode, como líder, redefinir funções, mas o importante é ter base e definição bem claras. Lembre-se, uma equipe bem organizada, e um trabalho bem dividido produzem maiores resultados com menor desgaste. Diretor: Representa os jovens na comissão da Igreja; Convoca e dirige a comissão executiva do Ministério Jovem; Representa os jovens nas atividades da Associação/Missão; Mantém contato constante com o coordenador regional JA; Fortalece a missão, os ideais e os módulos JA em todos os planos e programas; Prepara a agenda do departamento; Avalia periodicamente as atividades do departamento; Promove os eventos do departamento; Coordena as programações e atividades realizadas; Distribui tarefas na realização de programas; Coordena a organização da sociedade JA; Coordena sua equipe no cumprimento dos requisitos para a investidura em líder JA; Promove seminários com debate de temas jovens; Promove o envolvimento dos jovens nas atividade do departamento, e também nas demais atividades da igreja. 5 Por Vinicius Antonio Miranda.

13 14 Associado(s): Substitui o diretor quando está ausente; Apóia o cumprimento do planejamento JA; Colabora na organização e coordenação das atividades realizadas. Secretário: Serve também como tesoureiro quando necessário; Receber e repassar ao tesoureiro da igreja todos os fundos do departamento; Manter registros das despesas realizadas pelo departamento; Convoca membros da comissão executiva JA quando solicitado; Lembra os responsáveis das obrigações e datas que envolvem o cumprimento do planejamento JA; Mantém as anotações de decisões e planos do departamento; Mantém os registros dos membros oficiais da sociedade JA; Providenciar certificados para aqueles que concluem a leitura dos livros do clube do livro JA ou ano Bíblico; Coordena a recepção; Elabora e envia as correspondências do departamento; Organiza homenagem aos aniversariantes; Envia os relatórios para a Associação/Missão; Estar sempre disposto a colaborar com a direção JA. Coordenadores de Áreas: Espiritual Incentiva o funcionamento da classe de jovens na Escola Sabatina; Coordena a participação dos jovens nos programas da igreja; Coordena os responsáveis pela meditações nos cultos JA; Organiza a semana de oração JA; Promove a leitura do ano bíblico; Promove o crescimento espiritual dos jovens da igreja. Social Coordena o funcionamento das atividades sociais, recreativas e esportivas; Incentiva a leitura dos livros do clube do livro JA; Organiza a equipe para o Campori de jovens; Promove a integração dos jovens da igreja. Missionária Coordena os programas de caráter evangelístico; Coordena os projetos missionários; Coordena as atividades comunitárias; Promove o envolvimento com a missão da igreja. Musical

14 15 Coordena as partes musicais dos programas do departamento; Promove o surgimento de novos talentos entre os jovens; Promove o uso do CD JA com as músicas para o ano; Coordena o funcionamento do coral jovem.

15 16 6 PROJETOS MISSIONÁRIOS 6 A Voz da Juventude É o campanha de evangelismo dos jovens. Pode ser realizada na igreja, em um salão, em uma tenda ou na casa de um jovem da igreja. O período pode ser escolhido de acordo com a realidade da igreja, do Clube e dos jovens. Pode ser a Semana Santa, ou logo após um programa evangelístico em uma data especial (Mães, Pais, etc.), ou após o projeto Bálsamo (finados), no início da primavera, ou até mesmo na época de férias escolares. A organização do programa deve considerar: propaganda, finanças, música, recepção, visitação, ornamentação, evangelismo infantil, oradores e equipamentos. A duração do programa deve ficar entre uma e duas semanas. É importante lembrar, também, que um programa deste porte deve ter sua continuidade através de uma classe Bíblica. GAJA - Grupos de Ação JA Você pode transformar as equipes do Clube, em GAJAS, ou seja, grupo de jovens com uma missão em ação. Cada GAJA escolhe, uma atividade missionária para ser desenvolvida durante um ano, semestre ou trimestre, além de seus membros estudarem a Bíblia juntos e ajudarem-se mutuamente na caminhada cristã. Ellen White enfatiza nos seus escritos a importância deste trabalho em grupos: Rapazes e moças, não podeis formar grupos e como soldados de Cristo alistar-vos no trabalho pondo de vossa parte todo o vosso tato, habilidade e talento ao serviço do mestre, a fim de que possais salvar as almas da ruína? Que em cada igreja se organizem grupos para este fim. Signes of the Times, 29/05/1893 Basta escolher uma atividade, e mãos a obra. Arrastão Missionário: O ideal é montar um arrastão missionário para distribuir os folhetos e convites para a programação de A voz da Mocidade, ou outro projeto evangelístico da igreja ou do Ministério Jovem. Grupo de Estudo da Bíblia: É uma classe de estudo da Bíblia, dirigida pelos jovens para outros jovens. O ideal é ter entre jovens participantes, para haver um melhor aproveitamento, todos com uma bíblia em mãos. Durante o estudo, o coordenador deve distribuir versos bíblicos entre os participantes e a medida que faz as perguntas, são lidos os textos e são comentadas as respostas. É importante utilizar sempre ilustrações e situações da vida real para 6 Por Vinicius Antonio Miranda.

16 17 explicar as verdades Bíblicas. Cada estudo deve ser encerrado com um apelo e uma oração. O programa funciona permanentemente na igreja, ou nas reuniões do clube. Os melhores candidatos a participarem do programa são membros do clube que não seja adventistas, amigos, colegas de trabalho ou escola, ex-adventistas, vizinhos e parentes. Para que haja comprometimento e decisões estes participantes devem receber constantemente visitas em sua casa. Pequenos Grupos: É um programa de evangelismo e conservação. São reuniões de estudo da Bíblia, oração, companheirismo e testemunho, envolvendo de 6-8 participantes na casa de um jovem ou membro da igreja. Os jovens podem participar dos pequenos grupos existentes, ou mesmo organizar um movimento de pequenos grupos na igreja, caso ele não exista. É uma fórmula excepcional para conquistar novos jovens para Cristo, fortalecendo a fé daqueles que Já são batizados. Evangelismo Integrado: É o movimento da igreja em busca da união de forças para cumprir nossa missão, levar almas a Cristo. Os jovens devem ser sempre incentivados a unir forças com os outros movimentos de evangelismo da igreja, ou mesmo convidar outras áreas da igreja a que se unam a suas campanhas de evangelismo. Nossa missão exige força total. Existe um calendário com datas sugestivas para a união de forças e materiais em momentos especiais do ano. O ministério jovem deve conhecê-las e estar comprometido com elas. Movimento paralelo não faz parte de nossa missão. Jovem Voluntário: É uma oportunidade para que os jovens possam expandir seus horizontes de serviço usando seus dons espirituais em clima de aventura. Cada jovem é convidado a dedicar um período de sua vida, através do serviço voluntário, para o avanço da igreja. Os jovens podem participar de quatro maneiras: 1. Prisma Para os que não podem interromper seus estudos. O período de atividades vai de duas semanas a dois meses, especialmente durante as férias, em um projeto de evangelismo especialmente criado pela Associação/Missão. Em contato com o departamental JA, a sociedade de jovens da igreja local poderá promover seu projeto especial. 2. Estudante Missionário É destinado àqueles que podem oferecer um período entre seis meses e dois anos ao serviço voluntário. O serviço é prestado em um local necessitado, destinado pela Divisão Sul americana, e dentro da área de estudo do candidato.

17 18 3. Grupo Especial de Apoio É um grupo formado por voluntários treinados para atender emergências e desastres naturais. Preferencialmente os candidatos a estas atividades devem Ter passado pela liderança de um clube de Desbravadores. Os Grupos podem ser formados a nível de distrito, região ou Associação/Missão. 4. Serviço Voluntário Estudantil Atende projetos estabelecidos por um colégio Adventista, atendendo instituições ou áreas de interesse dentro de seu território, ou fora dele (através de acertos com a Divisão Sul Americana). Missão Global: É o projeto da igreja que tem por objetivo estabelecer presença Adventista em cidades ou bairros sem a mesma. Os jovens podem adotar uma cidade, realizar alguns projetos missionários e comunitários no local, visando preparar o terreno para um programa de A Voz da Mocidade e estabelecer um novo grupo. Bíblias Abertas: Estudos Bíblicos oferecidos para jovens amigos. A campanha pode ser feita incentivando os jovens a escolherem um amigo, orar por ele, iniciar um contato para estudo da Bíblia, oferecer um estudo Bíblico regular, testemunhar o que Deus fez e tem feito em sua vida, convida-lo para assistir um programa especial na igreja, convida-lo a aceitar a Cristo através do batismo. É um processo um pouco mais longo, mas gera cristãos mais maduros e bem amparados. Festival da Juventude: Um festival de uma semana. Começa antes do Batismo da primavera, com uma semana inteira a cargo dos jovens. Os jovens podem realizar o festival trabalhado com uma boa promoção, e durante o programa com muito louvor e mensagens de educação e saúde com apelo espiritual. É uma festa evangelística preparando novos interessados e preparando o terreno para o batismo da primavera. Mensagens Missionárias: Um grupo de jovens escolhe uma lista de pessoas desconhecidas e passa a se comunicar semanalmente com elas através de carta, fax ou Internet, enviando mensagens de fé e esperança, sempre em nome dos jovens Adventistas, com o endereço da igreja, e os horários de culto. As mensagens vão encontrar corações receptivos, e as surpresas serão grandes. Os números de fax, ou endereços, ou mesmo s podem ser encontrados em listas públicas. Alô, Jesus Ama Você : Semelhante ao projeto anterior, mas por telefone. Neste caso o jovem se identifica, diz que pertence à igreja Adventista, e pede licença para oferecer uma mensagem especial que pode ser lida, gravada, ou mesmo falada de improviso, de

18 19 acordo com a capacidade e necessidade. Ao final convida para participar de um encontro na igreja. Os telefones podem ser encontrados aleatoriamente em uma lista telefônica da cidade. Reuniões em lares amigos: Programas evangelísticos realizados em pequenos grupos, garagens ou mesmo salas de casa de jovens. São programas informais, com muita música e testemunho, mas envolvendo mensagens apelativas para os amigos não Adventistas presentes = AMIZADE: Promover atividades para que cada participante do Clube de Jovens traga um amigo que não pertença à igreja. Pode ser um piquenique, um retiro, um culto familiar, um congresso ou outro programa onde haja um incentivo específico e um programa especial com esta ênfase. Carro Missionário: Movimento de incentivo aos jovens e membros que possuem carro para que o abasteçam com literatura (folhetos, revistas, etc.) e entreguem em todo o contato que fizerem (postos de combustíveis, pedágios, etc.). Está Escrito cópia da Bíblia em praça pública: Você Já pensou que impacto este projeto poderá causar nos pedestres, na cidade e nos meios de comunicação? Monte um stand em uma praça central, providencie folhas próprias, promova bem o programa e tenha sempre alguns jovens no local, também copiando a Bíblia e entregando literatura a quem passa. O ideal é desenvolver o projeto por uma semana e o melhor momento é durante a Semana Santa. Ao invés de realizar as homenagens ou programas tradicionais para o público da igreja, a idéia é realizar atividades direcionadas ao público não Adventista. O Clube de Jovens pode se unir ao departamento JA e outros departamentos de modo a organizar bons projetos, aproveitando o coração aberto das pessoas nestas ocasiões. Podem ser feitas atividades na igreja, ou mesmo fora dela (serenatas, creches, cemitérios, etc.). Evangelismo de datas especiais: Mães Pais Criança Professor Finados Natal

19 20 Evangelismo em praça pública: Aos sábados a tarde, com muita música, alguma mensagem e boa literatura. Evangelismo de rua: Uma equipe de jovens pode adotar uma rua e oferecer literatura de casa em casa, realizar um programa especial em uma das casas, realizar projetos comunitários especiais naquela mesma rua. Criando assim um clima de simpatia e coração aberto. Evangelismo musical: Você pode usar grupos musicais para abrir portas que a mensagem falada não abriria, ou mesmo usa-los nas campanhas evangelísticas. Você Já pensou em utilizar o coral ou grupo da igreja para uma cantata de natal em um Shopping, ou mesmo apresentações natalinas em frente à igreja? Já pensou em levar os grupo musicais e cantar para autoridades e pastores evangélicos? Isso é só uma amostra do que os grupos musicais podem fazer dentro de um projeto missionário bem organizado. A música tem uma força tremenda. Evangelismo em locais especiais: Presídios Hospitais Creches Asilos Penitenciárias As pessoas que vivem nestes lugares normalmente estão em situação difícil e se sentem muito solitárias. Se os jovens se organizarem para levar música, mensagem e alguma literatura vão encontrar corações abertos e um espírito de muita gratidão. Faça os contatos com os responsáveis de cada instituição, não leve grupos muito grandes e faça visitas rápidas. Isto vai dar um ótimo resultado e uma grande motivação aos participantes. Projeto Reencontro: O ideal é marcar a data de uma grande festa de reencontro, e a partir daí começar a dar passos no sentido de se aproximar daqueles que um dia estiveram conosco. O objetivo é criar o clima para que eles sintam-se motivados a vir participar do programa e voltar. A grande maioria das apostasias se deve a questões sentimentais. Você pode descobrir jovens afastados através do livro de membros, vizinhos que sejam da igreja, pais, pedidos de oração, anúncios na igreja, etc.

20 21 Já as visitas, devem ser breves, ao ponto, para ouvir o visitado, mesmo que seja um desabafo. Devem evitar também justificativas, discussão, e até mesmo um ar de admiração com o que vai ser ouvido. O ideal é construir um clima cordial, de respeito, discreto e positivo. A visita deve ser encerrada com a entrega de alguma literatura, um convite para assistir um culto na igreja e uma oração. O convite para o programa especial deve ser bem bolado, com uma linguagem leve e agradável. Quem sabe até gravado em uma fita cassete com uma música especial. Ai vale a criatividade. Mensagens descoladas: É uma chance de explorar adesivos com mensagens bíblicas. Você pode confeccioná-los e organizar uma equipe de jovens que possa abordar motoristas em sinais de trânsito, pedindo para colocá-los nos carros. Mensagens em jornais: Um trabalho de aproximação bem feito, pode fazer com que algum jovem do Clube, ou mesmo o Pastor, tenha um espaço no jornal local para uma mensagem de reflexão. Programas de rádio: O mesmo pode acontecer com o rádio. A Voz da Profecia, que tem produzido ótimos programas, envia gratuitamente CDs com programas para aqueles que possuem um espaço para transmiti-los. Projeto Eco: O som que se propaga. É o projeto onde os jovens gravam mensagens, sermões ou músicas e repassam aos amigos para que possam ouvir. Visitas a doentes e idosos: É a oportunidade para os jovens fazerem um pouco que vai significar muito. Escola Cristã de Férias: Os jovens dirigindo 15 dias de atividades espirituais e recreativas para as crianças da igreja e comunidade. Busque maiores informações com a direção do departamento infantil de sua igreja ou com o(a) responsável pelo Ministério da criança de sua Associação/Missão.

21 22 7 PROJETOS COMUNITÁRIOS SOS Criança: Atendimento a crianças doentes. É possível fazer e consertar brinquedos tais como: animais de pelúcia, de lã, etc., para o uso em hospitais e instituições infantis. Apoio a meninos de rua: Um projeto para levar alimento, mensagem, higiene e recreação a meninos de rua. O Clube de Jovens pode levar tudo isso a um local onde haja sempre um grupo destes meninos e oferecer a eles, ou preparar um dia da semana durante todo o mês e oferecer tudo no prédio da igreja. Para isso, é só ir até onde eles estão e informar a data e o local. É fundamental para este projeto fazer parceria com a ADRA da igreja. Operação sementinha: Na época da primavera, alguns jovens do Clube, durante os domingos ou feriados, visitando as casas para entregar sementes de flores, com uma mensagem da Bíblia. Projeto Cara Nova : Um grupo de jovens, do Clube, se oferecendo para realizar em um domingo uma faxina em uma escola pública abandonada ou escola Adventista, dando uma cara nova. Na segunda-feira, quando pais e alunos comparecerem à escola, notarão a diferença e poderão ver uma faixa indicando: "Escola de Cara Nova. Um presente dos Jovens Adventistas do Sétimo Dia". Operação "Pente Fino": Adotar um bairro carente e levar um grupo de profissionais ou irmãos que possam visitar uma região definida de casas, para orientar e ajudar nas necessidades (alimentação, limpeza, saúde, etc.). Projeto RenovAÇÃO : Você e o Clube podem fazer isso em um Domingo. Todos podem se concentrar na região mais central da Cidade e limpa-la. Junto à porta de cada casa ou comércio, pode ser entregue ou afixada uma mensagem dizendo: "Vamos manter nossa Cidade mais limpa. Estamos fazendo a nossa parte. Que tal ir mais longe e deixar Jesus limpar seu coração? Com carinho, Jovens Adventistas do 7º Dia" e o endereço da igreja. Projeto Boa Vizinhança : É um ótimo projeto comunitário e também muito missionário. Os vizinhos da igreja raramente são atendidos por ela. Muitas vezes se sentem incomodados pelo

22 23 barulho, excesso de movimento e carros estacionados em frente às suas casas. Que tal, num Domingo ou feriado, reunir uma turma e limpar a rua da igreja e o pátio dos vizinhos? Isso vai quebrar barreiras e causar um impacto tremendo. Missão Boa Praça - Limpeza de Praças e Restauração de Locais Históricos: Muitas comunidades, especialmente as pequenas, estão interessadas em contar com a ajuda de jovens para a restauração de seus locais históricos e praças. Entre em contato com o órgão público, local responsável por isso. A educação sobre conservação permitirá que os jovens participem de programas tais como o plantio de árvores, construção de viveiros para pássaros, preservação de animais selvagens, verificação de erosão do solo e atividades similares. Orientação para a 3ª Idade, jovens e adolescentes sobre saúde mental. Para a 3ª Idade podem ser apresentados assuntos sobre saúde física, osteoporose e outros. Para jovens e adolescentes a questão das drogas pode ser muito bem explorada. Projeto "Vidas doando vidas": Doação de sangue em um dia previamente marcado, e com uma campanha bem promovida. Se a campanha for realizada em um sábado, pela manhã pode ser feita uma pregação envolvendo sangue ou doação e à tarde, em um local com o serviço público presente, realizar as coletas. Rua do Recreio: Separar uma rua da cidade, em acordo com os órgãos legais responsáveis, e organizar um domingo de lazer para as crianças. A rua deverá localizar-se em um bairro carente, e a comunidade deve ser avisada com antecedência. Logo pela manhã os jovens ornamentam a rua, iniciam as atividades ensinando hinos para crianças, uma história Bíblica e partem para uma gincana infantil. Criança Feliz: Entrega de presentes para crianças carentes. Pode ser feita uma campanha de arrecadação de presentes ou recursos para comprar lembrancinhas e entrega-las em uma creche, orfanato, bairro carente, etc. É importante lembrar que todas estas atividades devem ser canais para pregação do evangelho. Para isso, sempre devem ser ensinados hinos infantis, contadas histórias bíblicas e doada literatura para os pais. Meu presente de natal: Campanha de arrecadação de presentes, para que sejam distribuídos entre famílias carentes da igreja e comunidade. Pode ser feito um programa na semana do natal, na igreja, para que os presentes sejam entregues às famílias.

23 24 "Jovens Amigos": Para este projeto, o Clube de Jovens, em acordo com o departamento JA, pode aproveitar a semana de oração JA, que ocorre durante o mês. No decorrer da semana os jovens se revezam (durante o dia) em projetos em regiões centrais e/ou carentes e à noite vêm para assistir ao programa da semana de oração na igreja, podendo até trazer amigos e famílias encontrados durante os projetos. A semana pode ser chamada de "semana dos jovens amigos". Podem ser desenvolvidos projetos na área de saúde, odontologia, alimentação, higiene, educação de filhos, etc. Projeto Saúde Total": Profissionais da área da saúde colocando em prática seus conhecimentos servindo a comunidade em praças, escolas e parques. Pão na praça: Projeto para alimentação dos carentes. Regularmente os jovens do Clube vão a uma praça e servem alimentos aos carentes. O ideal é realizar o programa na sexta à noite, quando todos já estão voltados para as atividades espirituais. É mais fácil envolvê-los. Projeto Mão Estendida : Envolve arrecadação de alimentos para serem entregues a famílias carentes da igreja ou comunidade. Visita a autoridades: O Clube de Jovens e o departamento JA igreja reconhecendo o benefício das atividades exercidas pelas autoridades civis e militares na sua localidade. A homenagem mostra o apoio da igreja a estas pessoas e abre o coração das mesmas para a igreja. A homenagem pode ser feita no gabinete do homenageado. Visita a pastores evangélicos: No dia do pastor (4 sábado de Outubro) dividir as equipes do Clube para irem a casa de pastores evangélicos da região em que se localiza nossa igreja, mostrando o valor dos mesmos para a fé dos seus fiéis. Em nome da Igreja Adventista o ideal é entregar-lhes o livro Nisto Cremos e convidá-los para nos fazer uma visita. Esta homenagem vai emocioná-los e mostrar outra imagem da Igreja. AVENTURISMO Aventura, Turismo e Evangelismo. Um programa completo para passeios de resultado com os jovens. Você pode planejar, por exemplo, uma viagem a uma cidade turística, com uma gincana envolvendo os participantes. Esta gincana deve envolver atividades recreativas, esportivas e evangelísticas como distribuir uma

24 25 quantidade de folhetos por equipe, ou fazer um culto em praça pública onde cada equipe fará uma parte. Assim se alcançam os três propósitos propostos pelo projeto. Curso Como Deixar de Fumar em Cinco Dias : O programa começa no Sábado a noite e vai até Quinta-feira. Neste período são apresentadas palestras médicas e uma forte dose de estímulo para o abandono do vício. Se torna uma ponte entre a melhora do corpo e a salvação da alma. Deve haver: boa propaganda, boa recepção, bom material de apoio, bons palestrantes. Você pode obter maiores informações com o departamento de Saúde e Temperança de sua Associação/Missão. Cursos de Saúde: Seguindo os mesmos moldes do Curso Como Deixar de Fumar em Cinco Dias, podem ser feitos cursos sobre stress, drogas, arte culinária, etc. Ciclistas Missionários "Coração Novo": Organize um grupo de ciclistas e promova junto aos meios de comunicação. É uma promoção moderna e bem aceita do amor de Cristo de forma saudável, ligando o cuidado com o coração ao novo coração que Ele pode dar.

25 26 8 APRESENTANDO JESUS Apresentando Jesus é um programa voltado para as sociedades JAs que querem experimentar algo a mais em suas igrejas. A idéia é envolver o máximo de jovens durante vários domingos. Estes domingos devem ser anteriores à Semana de Oração Jovem e posteriores à Semana Santa. Objetivos: 1. Desenvolver os jovens nas várias áreas de atuação da igreja. 2. Ter durante 10 domingos todas as funções de uma igreja funcionando de forma exemplar. 3. Diagnosticar interessados no estudo da Bíblia. Esses interessados devem fixar sua convicção durante a Semana de Oração Jovem que acontece no final dos domingos Apresentando Jesus. 4. Manter os cultos bem organizados e bem freqüentados durante os domingos à noite. Para desenvolver o referido programa sugerimos que a liderança JA siga os seguintes passos: 1. Façam uma reunião da liderança JA e assumam o compromisso de desenvolver o projeto Apresentando Jesus. 2. Conversem com o pastor e com a comissão da igreja para que todos estejam envolvidos no projeto. 3. Façam propaganda para a igreja e desafiem os membros a trazerem os convidados para a programação. Essa fase de preparação pode ser feita com vigílias e outras estratégias de mobilização da igreja 4. Escolham os melhores pregadores do distrito ou convidem pastores e/ou pregadores de outros distritos para participarem dos domingos especiais. 5. Os jovens devem estar divididos em equipes para o melhor funcionamento do projeto. Seguem abaixo algumas sugestões: a) Equipe: Amigo + Amigo São os jovens que estarão dispostos a fazer um contato pessoal com amigos e parentes para que estes estejam na igreja. Para obter sucesso em um convite, recomendamos: 1. Que este seja feito sem medo ou vergonha de estar convidando alguém para ir a uma programação da igreja.

26 27 2. Que o convite seja pessoal e que no ato já sejam combinados a hora e o local que se encontrarão para irem JUNTOS à programação. b) Louvor A equipe de louvor deve ter em mente que o seu trabalho é tão importante quanto o do pregador. Dicas importantes: 1. Treinem as músicas. È importante saber, com antecedência, quais músicas a equipe irá dirigir. 2. A equipe deve estar comprometida em chegar uma hora antes do início, para testar som, testar os microfones e, também, para orar. 3. Providenciar a letra das músicas que serão cantadas para toda a congregação. A música mais conhecida da igreja é completamente desconhecida para os convidados. c) Programação É importante que o grupo esteja na igreja, pelo menos, uma hora antes do início do culto. Essa equipe é o coração do programa. Os responsáveis devem checar a equipe de louvor, a mensagem musical e todos mais que estarão envolvidos no programa do dia. Para que não haja surpresas desagradáveis é recomendável que durante a semana seja feito um contato telefônico com as pessoas que desempenharão alguma parte no programa. A equipe é responsável por fazer o programa acontecer com a melhor qualidade possível. Medindo a qualidade: 1. Pontualidade no início do programa. 2. Pessoas treinadas para desenvolver a sua parte. 3. Não permitir buracos na programação. 4. Anunciar o próximo dia de reunião. 5. Programação sugestiva: 20h00min - Boas vindas, oração e início do louvor. 20h20min - Sorteio de brindes entre os convidados. 20h25min - Mensagem musical. 20h30min - Uma música de reflexão e de preparação para o sermão. 20h35min - Sermão. 21h10min - Cântico e oração final. 21h15min - Confraternização (comes e bebes) Esta é uma sugestão básica. Crie momentos especiais de oração e de confraternização para variar a cada domingo.

27 28 d) Amigos do Coração Jovens que possuem o dom de servir. Estes devem estar assentados na igreja, em lugares estratégicos, para poderem ajudar os convidados nos seguintes aspectos: 1. Encontrar os textos bíblicos 2. Depois que o convidado entrar os Amigos do Coração devem ir até aonde ele está sentado e cumprimentá-lo novamente, criando um clima de amizade. 3. Caso os convidados estejam acompanhados de crianças, a equipe Amigos do Coração deve estar atenta para pegá-las e levar para fora da igreja, se necessário for. Assim sendo, os pais terão tranqüilidade para assistir ao culto. e) Equipe: Alô Amigo Esta equipe deve pegar os nomes dos convidados ao final do culto com o pessoal da recepção e, durante a semana, cada membro deve orar por esses nomes. Na quinta-feira a equipe deve fazer um contato telefônico com as pessoas. A conversa deve ser algo mais ou menos assim: - Alô! - Alô! -É a senhora Marina? - Sim, sou eu... - Que alegria poder falar com a senhora... -Hmmmmm - Eu sou o Paulo da Igreja Adventista do 7º dia que está realizando os domingos especiais Apresentando Jesus. -Sei! - Só estou ligando para dizer que nos últimos dias temos orado pela senhora e por sua família e para dizer que ficamos muito felizes com a sua presença no último domingo. - Ah!... eu também gostei muito. - Mas estamos ligando para confirmar a sua presença no próximo domingo. O tema será muito bonito. Contamos com a sua presença. f) Equipe: Algo+ Esta tem a responsabilidade de desenvolver em todos os eventos ou, em alguns dias, um momento pós-culto que pode ser com um chá e biscoitos, suco, pipoca etc. A idéia é que aconteça algo+ do que o culto. g) Equipe: Cuidados Especiais Esta equipe precisa fazer uma visita na igreja alguns dias antes para verificar detalhes do tipo.

28 29 1. Ver se as lâmpadas da frente da igreja estão em bom funcionamento. Se não estiver, providenciar a troca. 2. Ver se o terreno da igreja precisa de limpeza. Se tiver mato, ele deve ser retirado. 3. Ver o que pode ser melhorado nos banheiros. Se o convidado for ao banheiro este vai se sentir bem? São alguns itens que devem ser vistos na semana anterior ao programa, mas a cada domingo a equipe deve checar a parte física da igreja para ver o que pode ser melhorado para que os convidados possam se sentir bem ao visitar a nossa casa. h) Equipe: Oração Deve escolher um lugar especial para essa equipe funcionar. Fazer uma escala com membros da igreja. Quanto mais pessoas envolvidas, melhor! Durante o programa de domingo a equipe deve estar reunida em local escolhido, intercedendo pelo pregador. Durante o sermão devem ser feitas orações e leituras bíblicas em prol do derramamento do Espírito Santo. Essa equipe trabalha concomitante ao culto. i) Equipe: Recepção Sua igreja tem uma boa recepção? Se sim, ótimo! A equipe pode fazer essa parte a cada domingo. Se não houver, os jovens podem fazer o trabalho em sintonia com os Ministérios da Mulher da igreja local. A equipe deve ser formada por pessoas sorridentes e de bem com a vida. A idéia não é simplesmente cumprimentar, mas é criar um ambiente agradável para o convidado. As pessoas que não fazem parte da igreja NÃO DEVEM SER HAMADAS DE VISITA, mas elas são os nossos... CONVIDADOS. Pode ser feito um cadastro à porta da igreja com nome e telefone. Não mais do que essas duas informações. A equipe de recepção deve dizer que esses dados serão necessários para o sorteio durante o programa. A equipe de recepção são os guardiões dos convidados. Por isso, deve cuidar para que os amigos se sintam bem na igreja.

29 30 9 PLANEJAMENTO DA SOCIEDADE JA 7 O seguinte material descreve um calendário sugestivo para o planejamento e promoções anuais. JANEIRO Acampamento de Verão Continue desfrutando de momentos inesquecíveis! Convenção Convenção dos Líderes JA, de Desbravadores e Aventureiros conforme o planejado. Ação Missionária Encoraje todas as igrejas a iniciarem a reunião dos pequenos grupos e dos grupos de estudo da Bíblia. As equipes de temperança devem ser ativas na apresentação de programas para melhorar a saúde, em lugares públicos ou na igreja. Encoraje os líderes das Sociedades JA a envolverem todos os jovens em, pelo menos, uma atividade de testemunho. Revisão Tire tempo para rever a condição de cada Sociedade JA, escrevendo uma carta a cada líder dando sugestões com respeito à organização, projetos missionários, objetivos e materiais disponíveis. Curso de Liderança Realize um curso de treinamento durante o primeiro trimestre do ano. Defina a data e o local, então comece a divulgar. Pode ser necessário realizar cursos regionais em vez de um único curso para todo o campo. Membros da Sociedade JA Solicitar aos líderes da Sociedade JA a fazerem uma lista de todos os membros da Sociedade e uma relação dos ex-membros que não estão atualmente ativos na igreja. Essa lista é vital no planejamento para os ministérios de ação missionária. Plano de Leitura do Clube do Livro Esse plano é traçado pela divisão, união e associação/missão em consulta com o SELS local de tal forma que os livros que estão disponíveis sejam prontamente promovidos. Os requisitos estão relacionados no Apêndice F. FEVEREIRO Acampamento de Verão Continue desfrutando de momentos inesquecíveis! 7 Adaptado por Erick Toddy.

30 31 Atividade Missionária Continue a encorajar as reuniões dos grupos pequenos do estudo da Bíblia. Inclua equipes de temperança. Coloque estandes com folhetos em lugares públicos. Designe equipes para averiguar, semanalmente, que não faltem folhetos nesses locais. Convenções ou Cursos de Treinamento A partir de janeiro, dê continuidade a quaisquer cursos de treinamento, convenções ou classes de treinamento dos Jovens. Sociedades de Jovens Crie um calendário de datas para visitar todas as igrejas que não possuem uma Sociedade JA, busque estabelecer uma liderança e a estrutura da Sociedade. MARÇO A Voz da Juventude Encoraje os jovens a participarem em pequenas séries de A Voz da Juventude durante o período da Semana Santa. Fale com o Departamento de Ministério Pessoal para enquadrar-se dentro do plano de seu campo. Planos para o Segundo Trimestre Envie seus planos aos líderes das Sociedades JA, aos membros da comissão administrativa da Sociedade JA, aos pastores, anciãos e membros da comissão da igreja. Artigos Renove o interesse na Meditação Matinal, no decorar os versos áureos, no Ano Bíblico, e no Clube do Livro JA ao escrever um artigo para o informativo da associação/missão/união, descrevendo uma experiência positiva de um jovem com o resultado de sua participação em uma dessas atividades. Inclua, se possível, uma fotografia. Cartas Envie cartas de agradecimento às pessoas que ajudaram nos acampamentos e mencione os nomes dos jovens que se decidiram ser batizados pelos pastores e líderes JA. ABRIL Projetos de Ação Missionária Encoraje os líderes JA a dar continuidade às atividades de testemunho da Sociedade. A ênfase deste mês pode ser encorajar os conjuntos musicais a visitarem asilos, prisões, orfanatos, hospitais, etc. Materiais Continue a prover sugestões de materiais aos líderes JA. Empenhe-se por avaliar um bom material que os ajudará a estabelecer uma biblioteca da Sociedade JA.

Cartão de aspirante a líder de Aventureiros

Cartão de aspirante a líder de Aventureiros Orientações Gerais 1. CANDIDATO: O Candidato a Líder poderá iniciar os requisitos da Classe após receber uma recomendação escrita da comissão da sua igreja. 2. PROVA: Todo candidato a Líder deverá fazer

Leia mais

Perguntas que não querem calar & Respostas que todos querem ouvir

Perguntas que não querem calar & Respostas que todos querem ouvir Perguntas que não querem calar & Respostas que todos querem ouvir Participe você também... 1 Qual a diferença entre Clube de Jovens, Sociedade de Jovens, Departamento Jovem e Ministério Jovem? Ministério

Leia mais

REQUESITOS PARA AS CLASSES DE LIDERANÇA JOVEM

REQUESITOS PARA AS CLASSES DE LIDERANÇA JOVEM CARTÃO LÍDER J.A. REQUESITOS PARA AS CLASSES DE LIDERANÇA JOVEM As classes de Liderança Jovem são oferecidas a Jovens Adventistas batizados com mais de 16 anos de idade. Cada nível de liderança deve ser

Leia mais

UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA

UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA Uma das principais funções da Escola Sabatina é levar os membros a cumprirem a missão. Desde o início, havia uma clara certeza de sua função missionária: Há, na Escola Sabatina,

Leia mais

C A R T Ã O L Í D E R J. A. Este documento não substitui o Cartão de Classes de Líder Jovem da Divisão Sul Americana

C A R T Ã O L Í D E R J. A. Este documento não substitui o Cartão de Classes de Líder Jovem da Divisão Sul Americana C A R T Ã O L Í D E R J. A. Este documento não substitui o Cartão de Classes de Líder Jovem da Divisão Sul Americana CLASSES DE LIDERANÇA JOVEM As classes de Liderança Jovem são oferecidas a jovens Adventistas,

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

Nossa Missão Continua!

Nossa Missão Continua! Nossa Missão Continua! Ajude seus jovens a encontrarem propósito de vida e um cristianismo real. Ajude-os a usar seus dons na Missão de salvar. Este é o momento de anunciar A GRANDE ESPERANÇA, este é o

Leia mais

COMPETÊNCIA AÇÕES ESTRATÉGICAS

COMPETÊNCIA AÇÕES ESTRATÉGICAS Planejamento Estratégico da UFMBB para o ano de 2012 Ênfase: Desafiadas a ser padrão de integridade Tema: Ser como Cristo - meu ideal Divisa: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam

Leia mais

SECRETARIA GERAL DO TRABALHO MASCULINO TEMA: "Sacerdócio Real".

SECRETARIA GERAL DO TRABALHO MASCULINO TEMA: Sacerdócio Real. SECRETARIA GERAL DO TRABALHO MASCULINO TEMA: "Sacerdócio Real". "José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a fonte; seus galhos se estendem sobre o muro." Gen. 49:22 UPH EM AÇÃO Sugestão para programações

Leia mais

(MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE

(MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO Relatório do Ministério de Educação Cristã (MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE Relatores: Clare Victoria Cato Daniel Antunes de Oliveira Ernestina Alencar (Coordenadora

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade. Excursionista. Desbravador Unidade 1

Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade. Excursionista. Desbravador Unidade 1 Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade 2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez R

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

Treinamento de Líderes Ministério da Mulher

Treinamento de Líderes Ministério da Mulher 1 Treinamento de Líderes Ministério da Mulher Introdução A liderança feminina sempre encontra barreiras impostas pelas tradições; é necessário que a mulher vença o seu interior, disponha-se a liderar e

Leia mais

Geração compaixão A Revolução do Amor!

Geração compaixão A Revolução do Amor! 1 Geração compaixão A Revolução do Amor! A velocidade com que o tempo passa, nos mostra claramente a fugacidade da vida. Já estamos em 2016! E este será um ano diferente para a juventude adventista no

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula Sempre Abundantes IDE Curso E1 - Células Multiplicando a sua célula Vídeo: não desista agora! 2 Que lições aprendemos com este vídeo? Grupos de 4 a 6 pessoas Conversem sobre o vídeo e formulem duas lições

Leia mais

Para facilitar a realização do

Para facilitar a realização do Para facilitar a realização do sugerimos 10 passos que consideramos primordiais para o sucesso da ação. Este livreto traz um resumo desse percurso. A versão completa da Cartilha dos 10 passos está disponível

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DA IGREJA METODISTA 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA SEDE REGIONAL

ASSOCIAÇÃO DA IGREJA METODISTA 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA SEDE REGIONAL Rio de Janeiro, 29 de fevereiro de 2008. CGE/011/08 Aos/Às Pastores e Pastoras Estimados/as irmãos e irmãs Jesus Cristo é o Senhor! Encaminho esta carta através do seu pastor/a, visto não possuirmos ainda

Leia mais

Unidade 3: Acampamento Balaio

Unidade 3: Acampamento Balaio FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio Fazendo Diferença ao Doar e Servir LIÇÃO 12 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos do Trimestre

Leia mais

Ministério de Mulheres que oram, Heroínas da Fé

Ministério de Mulheres que oram, Heroínas da Fé Ministério de Mulheres que oram, Heroínas da Fé Pr. Presidente : Raul C. Batista e Miss. Ruthe Ribeiro Ministra do MMO: Lourdes Ramalho Assembléia de Deus de Imperatriz- MA Liderança Pr. Raul C. Batista

Leia mais

Multiplicação de Células

Multiplicação de Células Multiplicação de Células O objetivo principal da Célula Sub-metas: 1. Definir uma Data 2. Aumentar a presença de Deus 3. Levantar um novo Líder 4. Firmar novos membros 5. Encontrar um novo Anfitrião Multiplicar

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos Neste Trimestre, as crianças aprenderão sobre Graça, Crescimento e

Leia mais

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso!

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso! 2015 NOSSO CONTEXTO GLOBAL: Quase 3 bilhões de pessoas online Quase 2 bilhões de smartphones 33% de toda a atividade online é assistindo a vídeos BRAZIL: Mais de 78% dos jovens (15-29) usam internet. São

Leia mais

DICAS DA COORDENADORA ESTADUAL DE JCA

DICAS DA COORDENADORA ESTADUAL DE JCA DICAS DA COORDENADORA ESTADUAL DE JCA Queridas irmãs, é com temor e tremor que estou diante deste desafio do trabalho junto a JCA, mas sei que quem nos capacita é o Senhor da obra; certo de contar com

Leia mais

ANALISE AS RESPOSTAS DA PESQUISA COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS SÓCIOS DO SEU CLUBE E OUTROS COMPANHEIROS LEÕES

ANALISE AS RESPOSTAS DA PESQUISA COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS SÓCIOS DO SEU CLUBE E OUTROS COMPANHEIROS LEÕES Serviços Leonísticos para Crianças Avaliação das necessidades da comunidade Os dados estatísticos atuais revelam que milhões de crianças em todas as partes do mundo sofrem de pobreza, doenças, deficiências

Leia mais

Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão:

Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão: II) NOSSA VISÃO Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão: A) Adorar a Deus em espírito e verdade Queremos viver o propósito para o qual Deus

Leia mais

Aventureiros - APaC Preparado por: Alceu de Assis Filho, Pastor 17 de janeiro de 2013 Nº proposta: 1/2013

Aventureiros - APaC Preparado por: Alceu de Assis Filho, Pastor 17 de janeiro de 2013 Nº proposta: 1/2013 Preparado por: Alceu de Assis Filho, Pastor 17 de janeiro de 2013 Nº proposta: 1/2013 Calendário Ministério Jovem 2013 Aventureiros - APaC Janeiro 18-20 Curso de Liderança de Desbravadores e Aventureiros

Leia mais

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT ACRESCENTANDO IMAGENS A APRESENTAÇÃO Algumas igrejas preferem o uso do multimídia para suas apresentações. Oferecendo a esses pastores uma apresentação

Leia mais

MINISTÉRIO JOVEM Associação Paulista Central 2013 Ano da Liderança

MINISTÉRIO JOVEM Associação Paulista Central 2013 Ano da Liderança 1 Campinas, Dezembro de 2012. Prezado (a) Diretor (a), Estamos chegando ao final de mais um ano cheio de vitórias e bênçãos derramadas. O próximo ano está às portas e é importante que você esteja preparado

Leia mais

Objetivo. Justificativa

Objetivo. Justificativa Objetivo Levar ao conhecimento da comunidade evangélica, informações pertinentes a temas que tem sido as armas que Satanás mais tem utilizado para aprisionar as ovelhas do rebanho de Deus. Justificativa

Leia mais

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM A Igreja Batista Central de Fortaleza é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus. Vivemos relacionamentos em pequenos grupos, de casa em casa, e também nos grandes

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

Planejamento Estratégico 2014 1ª Região

Planejamento Estratégico 2014 1ª Região Planejamento Estratégico 2014 1ª Região Uma vez que nosso planejamento já foi previamente definido, sistematizado e parcialmente analisado, devemos avaliar anualmente e usar as medidas direção necessárias

Leia mais

Srs. Pais, A direção.

Srs. Pais, A direção. Srs. Pais, Para o Centro de Educação Básica Prof. Luciano Feijão, educar é mais do que transmitir conhecimentos, é formar um cidadão completo, não apenas com informações, mas com valores éticos e morais.

Leia mais

II CAMPORI DE LÍDERES DE DESBRAVADORES DA APLAC

II CAMPORI DE LÍDERES DE DESBRAVADORES DA APLAC Vencendo Desafios II CAMPORI DE LÍDERES DE DESBRAVADORES DA APLAC Manual de orientações Data: 08 a 12 de outubro de 2010 Local: Acampamento JA Clayton Rossi Inscrição: feita pela internet. Valor da inscrição:

Leia mais

FESTA NA ESCOLA Uma campanha publicitária eficiente

FESTA NA ESCOLA Uma campanha publicitária eficiente Projetos para a Sala de Aula FESTA NA ESCOLA Uma campanha publicitária eficiente 5 a a 8 a SÉRIES Softwares necessários: Microsoft Publisher Microsoft workshop Software opcional: Internet explorer Guia

Leia mais

MULHER CRISTÃ EM AÇÃO

MULHER CRISTÃ EM AÇÃO MULHER CRISTÃ EM AÇÃO Moças Jovens senhoras A organização Mulher Cristã em Ação(MCA) destina-se a todas as mulheres, membro da igreja ou não, sem considerar idade ou estado civil Meia Idade Terceira Idade

Leia mais

MINISTÉRIO JOVEM. Associação Paulista Central 2013 Ano da Liderança. Campinas, Dezembro de 2013.

MINISTÉRIO JOVEM. Associação Paulista Central 2013 Ano da Liderança. Campinas, Dezembro de 2013. Campinas, Dezembro de 2013. Prezado (a) Diretor (a), Michelangelo, o artista que foi desafiado a pintar a Capela08istina, foi questionado porque caprichava tanto nos detalhes dos cantos do teto da capela,

Leia mais

Manual Arkos Administrador

Manual Arkos Administrador Manual Arkos Administrador Este manual é para administradores de escolas e explica o passo-a-passo do cadastro de uma escola com seus professores, turmas e alunos no portal. Não deixe de assistir também

Leia mais

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso? A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM

Leia mais

Manual de Orientações 2012 Educação Infantil e 1º Ano

Manual de Orientações 2012 Educação Infantil e 1º Ano Colégio Via Sapiens Manual de Orientações 2012 Educação Infantil e 1º Ano Srs. Pais ou Responsáveis, Iniciamos mais um ano letivo e para o Via esse é um momento importante para estabelecer as relações

Leia mais

Intercessão. Missionária. Como e Por que Interceder por Missões

Intercessão. Missionária. Como e Por que Interceder por Missões Intercessão Missionária Como e Por que Interceder por Missões A Importância da Intercessão por Missões - Estamos em uma guerra Há necessidade de intercessores! - Nossa guerra não é pelo controle político

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

Igreja: comunidade missionária a serviço do povo - 1

Igreja: comunidade missionária a serviço do povo - 1 Igreja: comunidade missionária a serviço do povo - 1 Igreja Metodista Colégio Episcopal A Igreja Metodista e sua organização no trabalho com crianças. Em nível local, distrital, regional e geral. 2 - Igreja

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Kit de Apoio à Gestão Pública 1

Kit de Apoio à Gestão Pública 1 Kit de Apoio à Gestão Pública 1 Índice CADERNO 3: Kit de Apoio à Gestão Pública 3.1. Orientações para a reunião de Apoio à Gestão Pública... 03 3.1.1. O tema do Ciclo 4... 03 3.1.2. Objetivo, ações básicas

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres.

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Caros irmãos e amigos A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Chegamos na metade do ano de 2015, graças a Deus, porque devido a tantas lutas,

Leia mais

LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros

LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros VERSÍCULO BÍBLICO Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. Colossenses

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

ROGRAM SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM GRUPO DE RELACIONAMENTO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO

ROGRAM SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM GRUPO DE RELACIONAMENTO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO A Igreja Batista Central de Fortaleza é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus. Somos uma Rede de Relacionamentos que se reúne em grupos de casa em casa, e também

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

PROGRAMAÇÃO / FALAS DA APRESENTAÇÃO

PROGRAMAÇÃO / FALAS DA APRESENTAÇÃO PROGRAMAÇÃO / FALAS DA APRESENTAÇÃO 1 de junho de 2015 (segunda-feira) Leitura da sutra sagrada Chuva de Néctar da Verdade (30 ) 00:00 - Hino Sagrado É Primavera! (5 ) Maravilhosos filhos de Deus boa tarde

Leia mais

Manual de Formaturas

Manual de Formaturas Manual de Formaturas Rede Romano de Educação Manual de Formatura A conclusão do curso certamente é a celebração de uma grande conquista para o estudante e sua família. A cerimônia de Formatura é um dos

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Conselho Missionário da Igreja. O que é? Como organizar?

Conselho Missionário da Igreja. O que é? Como organizar? Conselho Missionário da Igreja O que é? Como organizar? O que é? Como organizar? É o agente da Missão é o Corpo de Cristo e o comprometimento da Igreja surge a partir da oração, estudo dos princípios bíblia

Leia mais

Seminário Vinho Novo. Manual do organizador. versão 3.0

Seminário Vinho Novo. Manual do organizador. versão 3.0 Seminário Vinho Novo Manual do organizador versão 3.0 SEMINÁRIO VINHO NOVO Manual do Organizador Objetivo 1 Compartilhar uma visão bíblica da santidade, unção e adoração, contextualizada aos nossos dias.

Leia mais

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM A Igreja Batista Central é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus. Vivemos relacionamentos em pequenos grupos, de casa em casa, e também nos grandes ajuntamentos

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

Clube de Líderes Rio Negrinho

Clube de Líderes Rio Negrinho Clube de Líderes Rio Negrinho Reunião de Apresentação 19 de julho de 2015, 19hrs IDEAIS E OBJETIVOS CLASSES, UNIDADES E UNIFORMES CANDIDATOS A MEMBROS E DIRETORIA NOME E AGENDA Rua Adolfo Olsen, 239, Bairro

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

S.Tomé,19 de Fevereiro de 2014. Estimados irmãos, Intercessores e Mantenedores, Saudações em Cristo Jesus!

S.Tomé,19 de Fevereiro de 2014. Estimados irmãos, Intercessores e Mantenedores, Saudações em Cristo Jesus! S.Tomé,19 de Fevereiro de 2014 Estimados irmãos, Intercessores e Mantenedores, Saudações em Cristo Jesus! Êxodo 34:5,6 Então o Senhor desceu na nuvem,pemaneceu ali com ele e proclamou o seu nome:o SENHOR.E

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

DISCIPULADO. Um estilo de vida

DISCIPULADO. Um estilo de vida DISCIPULADO Um estilo de vida TRANSIÇÃO O QUE VOCÊ DESEJA? Uma grande Igreja? Uma Igreja saudável? O QUE UMA TRANSIÇÃO SAUDÁVEL EXIGE? I. COMPROMETIMENTO O Pastor/a é a chave. Só vale a pena mudar quando

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade Organizando Voluntariado na Escola Aula 2 Liderança e Comunidade Objetivos 1 Entender o que é liderança. 2 Conhecer quais as características de um líder. 3 Compreender os conceitos de comunidade. 4 Aprender

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

MACRO DIRETRIZ GRANDE COMISSÃO - Envolver o elemento feminino e as crianças das igrejas batistas do Brasil na obra de evangelismo e missões.

MACRO DIRETRIZ GRANDE COMISSÃO - Envolver o elemento feminino e as crianças das igrejas batistas do Brasil na obra de evangelismo e missões. Planejamento Estratégico da UFMBB para o ano de 2013 Tema: VALORIZEMOS A NOVA GERAÇÃO Texto Bíblico: Eduque a criança no caminho que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele Provérbios 22.6

Leia mais

CARTA AO PASTOR. O Instituto Haggai também zela pela qualidade do curso ao aplicar uma política constante de avaliação das aulas e dos docentes.

CARTA AO PASTOR. O Instituto Haggai também zela pela qualidade do curso ao aplicar uma política constante de avaliação das aulas e dos docentes. 2 CARTA AO PASTOR Prezado Pastor: Todo líder de uma organização cristã sente a necessidade de desenvolver outros líderes. Na verdade, todos os profissionais cristãos precisam ser desafiados à liderança

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM DONS DE PODER Lição 4-27 de Abril de 2014 Texto Áureo: I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito

Leia mais

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 Por David Batty Lição 203 Primeira Edição Nome do Aluno Data do Início_ Data do Fim 2 Projeto 203 Teus Pensamentos Os Teus Pensamentos Lição 203 David Batty 1ª Edição Brasil

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty

Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty 2 Leitura Bíblica David Batty 1ª Edição Brasil As referências Bíblicas usadas nesta Lição foram retiradas da seguinte versão da Bíblia:

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil 2015 Orientações gerais para as famílias Educação Infantil DIREÇÃO PEDAGÓGICA Profª. Monica B. Mazzo - Diretora Pedagógica - mmazzo@absabin.com.br Profª. Suzy Vieira Março de Souza - Coordenadora - ssouza@absabin.com.br

Leia mais

(UNIDADE CEBRAC BOTUCATU)

(UNIDADE CEBRAC BOTUCATU) CAMPANHA MAIS CIDADÃO (UNIDADE CEBRAC BOTUCATU) APRESENTAÇÃO Nossa Missão: Desenvolver o potencial das pessoas e formar o cidadão profissional para atuar com brilhantismo no mercado de trabalho Estar sintonizados

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ Uma das principais preocupações de casais que pretendem morar no Canadá levando os filhos diz respeito à educação das crianças e adolescentes

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

RECAPITULANDO... MATEUS 28:18-20

RECAPITULANDO... MATEUS 28:18-20 MÓDULO 1 RECAPITULANDO... MATEUS 28:18-20 18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os

Leia mais