Médicos apontam os piores planos de saúde do Brasil. Anunciados os novos valores da tabela do SUS. Página 9

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Médicos apontam os piores planos de saúde do Brasil. Anunciados os novos valores da tabela do SUS. Página 9"

Transcrição

1 Instituto Órgão Informativo semanal do Sistema de Representação Associativo e Sindical dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde em Goiás Médicos apontam os piores planos de saúde do Brasil Em mais de 2 mil entrevistas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Datafolha, médicos de todo o Brasil apontaram os piores planos de saúde em operação em cada região. Em Goiás, o Ipasgo foi citado como o pior plano do Estado, seguido da Golden Cross, Amil, Geap e Cassi. Golden Cross e Amil foram citados na maioria dos Estados. Quase todos os entrevistados queixaram-se da interferência dos planos em sua autonomia. Confira os dados da pesquisa nesta edição. Páginas 3 a 7 Anunciados os novos valores da tabela do SUS. Página 9 Uso de remédios para tratamento de câncer deve ser suspenso A Anvisa determinou a retirada do mercado de oito medicamentos de uso hospitalar indicados para o tratamento de câncer. A unidade de saúde que não suspender o uso desses Luto... medicamentos estará sujeita a multa que pode chegar a R$ 1,5 milhão. Página 8 A diretoria da Casa dos Hospitais lamenta profundamente a morte dos médicos Henrique Santillo ex-senador, ex-governador, ex-ministro da saúde e do oftalmologista Fued Raul Rassi - sócio-fundador do antigo Hospital Rassi e um dos fundadores do Conselho Regional de Medicina (CRM/GO), do qual foi presidente. Goiás perde muito com a morte desses dois profissionais, que tanto contribuíram para os avanços da Medicina e o desenvolvimento da saúde no Estado.

2 16 a 26/06/02 Saúde em Foco 2 CURTAS... de águas na política de saúde do Estado. A afirmação é do secretário de Estado da Saúde, Fernando Cupertino, que destaca o papel da nova unidade no tratamento de acidentados com traumatismos e seqüelas. O Centro terá uma área de 9 mil metros quadrados de construção e vai contar com 66 leitos para internação, podendo ainda realizar até 500 procedimentos ambulatoriais diários. A expectativa é de que esteja em pleno funcionamento até o final deste ano Profissão regulamentada - O deputado José Carlos Coutinho (P- FL-RJ) apresentou à Mesa da Câmara projeto de lei (PL 6455/02) que regulamenta a profissão de instrumentador cirúrgico. De acordo com a proposta, só poderão exercer a profissão as pessoas que tiverem completado curso de Instrumentação Cirúrgica, em nível médio, e os profissionais que comprovarem estar exercendo a profissão há mais de dois anos. Caberá ao Conselho Federal de Educação definir o currículo e a carga horária do curso. O registro será emitido pelo Conselho Federal de Enfermagem. Dia do Hospital A Casa dos Hospitais cumprimenta a todos os seus associados neste 2 de julho, Dia do Hospital. A entidade aproveita a data para homenagear as empresas - que apesar das inúmeras dificuldades diárias, mantêm a qualidade de seus serviços e o compromisso de bem atender a população e reforçar a necessidade da categoria se manter unida em defesa da saúde em Goiás, ressaltando que somente com essa união será possível vencer as dificuldades que atingem o setor. Acupuntura - O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves, decidiu que é possível a execução da acupuntura pelos profissionais enfermeiros, desde que seja devidamente diagnosticada e prescrita por médicos. Com fundamento no cerne da decisão do STJ, os enfermeiros, fisioterapeutas, biomédico, fonoaudiólogos e farmacêuticos, entre outros, somente poderiam executar a acupuntura após indicação e prescrição de profissionais médicos, responsáveis pelo diagnóstico do paciente. Reabilitação - Com as obras físicas quase concluídas o Centro de Reabilitação e Readaptação de Goiás (CRER) vai representar um divisor Saúde em Foco Ano 1 Nº a 26/06/02 Publicação da Casa dos Hospitais (AHEG, SINDHOESG, FEHOESG e IFL) Presidentes: Paulo Rassi/AHEG-SINDHOESG Salomão Rodrigues/ FEHOESG-IFL Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha MTb 764/JP Fone: Fax (62) E mail: rosanerc@terra.com.br

3 16 a 26/06/02 Saúde em Foco 3 NOTÍCIAS DO CIER-SAÚDE Ipasgo é escolhido o pior plano de Goiás Na pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, os médicos goianos apontaram ainda a Golden Cross, Amil, Geap e Cassi como os outros quatro piores planos em atuação no Estado O Instituto de Previdência de Assistência aos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) foi apontado pelos médicos goianos como o pior dos cinco planos de saúde citados em pesquisa feita pelo Instituto Datafolha. A pedido de entidades médicas, a pesquisa foi realizada em todo o País para avaliar o nível de satisfação da classe médica brasileira com os convênios de saúde e identificar os piores planos de cada região. Em Goiás, o Ipasgo foi o primeiro, seguido da Golden Cross, Amil, Geap e Cassi O vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) uma das entidades que solicitaram a pesquisa ao Datafolha, Samir Dahas Bittar, afirma que médicos e pacientes são igualmente prejudicados com a glosa dos procedimentos pelos planos de saúde e pelo excesso de exigências para autorizações de auditores. Segundo Samir Dahas, as recusas dos planos de saúde em pagar pelos procedimentos realizados têm claramente o objetivo de equilibrar o caixa, de baixar os custos dos atendimentos e de sanear essas instituições financeiramente. O resultado da pesquisa será encaminhado à Agência Nacional de Saúde. O que dizem os convênios... Em entrevista ao jornal O Popular, do dia 18 de junho de 2002, o presidente do Ipasgo, Antônio Bauer, disse que a pesquisa retrata o conflito entre quem compra e quem vende serviços. Ele afirmou que o Ipasgo paga apenas o que efetivamente compra e se empenha em garantir a qualidade do atendimento. Bauer enfatizou que o rigor do instituto com suas contas visa prevenir as irregularidades. Segundo ele, o órgão tem hoje 3 mil médicos credenciados. Eles podem entrar na Justiça para defender seus direitos ou pedir o descredenciamento, afirmou. A Golden Cross avaliou a pesquisa alegando ser uma dos planos que melhor remuneram os médicos. O superintendente interino da Fundação de Seguridade Social (Geap) no Rio, Ruy Archer, disse que os médicos têm razão em reclamar e que estão sendo adotadas medidas para resolver os problemas. A Amil alegou desconhecer os critérios da pesquisa. (continua na página 4)

4 16 a 26/06/02 Saúde em Foco 4 Recordando Resultado reforça protesto de 8 de maio O resultado da pesquisa do Datafolha traz novamente a público as denúncias que os prestadores de serviços de saúde fizeram contra os planos e convênios no dia 8 de maio passado, durante o Dia Nacional de Protesto da categoria. Em Goiás, sob a coordenação do CIER-Saúde, os prestadores de serviços interromperam o atendimento por um dia aos pacientes da Cassi, Cape Saúde e Correios, e- leitos os três piores planos do Estado por serem os que mais interferem na autonomia do médico e prejudicam os pacientes. As principais falhas apontadas pelo CIER-Saúde durante o protesto - - não só nos três planos escolhidos, mas na maioria dos convênios que atuam em Goiás -- foram: Restrição de consultas, exames e cirurgias Burocracia na autorização de procedimentos, Cortes injustificados no pagamento de serviços prestados Descredenciamento de médicos e de prestadores de serviços de forma arbitrária Má remuneração dos serviços prestados Pesquisa aponta queixas dos médicos 93% dos médicos dizem que os planos interferem em sua autonomia 82,2% queixam-se de restrições a doenças preexistentes 72,2% das glosas de procedimentos ou medidas terapêuticas 69,1% queixaram-se da necessidade de autorização de auditores para determinado procedimento, segundo critérios do plano de saúde 64% dos médicos condenaram a limitação do tempo de internação de pacientes 45% de interferência no período de internação pré-operatório Grau de Satisfação 44% consideram os planos ruins/péssimos 44% consideram regulares 11% consideram bons 1% considera ótimos (continua na página 5)

5 16 a 26/06/02 Saúde em Foco 5 Saiba mais sobre a pesquisa realizada pelo Datafolha Os pesquisadores do Datafolha abordaram profissionais de todo o País O processo de amostragem foi feito por sorteio aleatório dos entrevistados com base em listagem oficial de todos os médicos registrados nos CRMs e que atendem a planos ou seguros de saúde. Foram realizadas entrevistas em todas as regiões do País, obedecendo à proporcionalidade de atuação na capital e no interior. As entrevistas foram feitas por telefone A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou menos, considerando um nível de confiança de 95% para o total da amostra. Perfil dos médicos pesquisados Sexo: 66% masculino 34% feminino Média de idade: 43 anos Especialidade: Ginecologista (15,5%), Pediatra (13,7%) Clínico geral (9,6%) Ortopedista e traumatologista (7,8%) Cardiologista (7,4%) Oftalmologistas (5,4%) Dermatologista (4,4%) Gastroentereologista (3,7%) Otorrinolaringologista (3,4%) Radiologia e diagnóstico por imagem (2,9%) Anestesiologista (2,8%) (Continua na página 6)

6 16 a 26/06/02 Saúde em Foco 6 Os piores planos de cada região Região Centro-Oeste Goiás 1. Ipasgo 2. Golden Cross 3. Amil; Geap e Cassi (Banco do Brasil) Brasília 1. Amil 2. Golden Cross 3. Blue Life; Geap Mato Grosso do Sul 1. Cassems * O Estado de Mato Grosso não apresentou consistência estatística para definição precisa dos piores planos. Região Sudeste Rio de Janeiro 1. Golden Cross 2. Amil 3. Geap São Paulo 1. Amil 2. Samcil 3. Intermédica Saúde Minas Gerais 1. Ipesemg 2. Golden Cross 3. Bradesco Saúde; Cassi (Banco do Brasil): PM MG; Executive Med Espírito Santo 1. Samp ; Vix Saúde; PHS 2. Geap: Golden Cross Região Norte 1 Capis Saúde 2 Geap (Continua na página 7)

7 16 a 26/06/02 Saúde em Foco 7 Região Sul Rio Grande do Sul 1. Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul 2. Golden Cross 3. Cassi (Banco do Brasil) Paraná 1. Amil: Golden Cross; Clinihauer 2. Unimed Curitiba; Bradesco Saúde; HSBC Saúde Bamerindus Santa Catarina 1. Cassi (Banco do Brasil) 2. Bradesco Saúde 3. Geap Região Nordeste Bahia 1. Plan Serv 2. Geap 3. Golden Cross; Sul América Alagoas 4. Smile; Geap Ceará 1 Hapvida 5. Geap 6. Amil; Camed (Banco do Nordeste) Paraíba 1. Geap Pernambuco 1. Admed 2. Golden Cross 3. Geap Maranhão 1. Long Life 2. Geap; Hapvida Rio Grande do Norte 1. Hapvida * Os Estados de Piauí e Sergipe não apresentaram consistência estatística para definição precisa dos piores planos. Outros dados sobre a pesquisa podem ser obtidos no site do Conselho Federal de Medicina (

8 16 a 26/06/02 Saúde em Foco 8 ALERTA SANITÁRIO... SERVIÇOS CASA DOS HOSPITAIS Anvisa proíbe uso de medicamentos para tratamento de câncer A Assessoria Farmacêutica da Casa dos Hospitais alerta os associados que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), através da Resolução nº 1.023, suspendeu a venda de oito medicamentos para o tratamento de câncer da empresa Pharmacia Brasil Ltda, localizada na capital paulista. Desde o dia 17 de junho, os produtos não podem mais ser vendidos ou utilizados. Importados da Austrália, os medicamentos já estão sendo retirados do mercado pelo próprio fabricante que comunicou o fato à Agência, depois de ter identificado uma fonte de contaminação por fungo em sua linha de produção. No Brasil, os medicamentos foram analisados, mas os testes não acusaram contaminação. A Anvisa determinou, portanto, a suspensão desses produtos por medida preventiva. Trata-se de medicamentos de uso hospitalar (não são comercializados em farmácias e drogarias) indicados no tratamento de câncer de mama, bexiga, endométrio, ovário, cérebro e leucemia, entre outros. Unidades de saúde e distribuidores devem estar atentos para a determinação da Agência. Quem descumprir a resolução está sujeito a multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, de acordo com a Lei nº 6.437/77. Confira a relação de medicamentos suspensos Aracytin CS - 1g/10ml - lote nº R908E Farmorubicina CS - 10 mg/5ml; 20mg/10ml; 50mg/25ml - lotes nº T029B; R907B; R907E; R819C; R991D Mantrex CS - 50mg/2ml - lote nº R869G/R Cytosafe Metotrexato mg/20ml - lote nº R968C P & U Cisplatina - 50 mg/50ml - lote nº T027C Cisplatina mg/100ml - lote nº R839A Cytosafe Sulfato de Vincristina - 1mg/1ml - lote nº R914A Vincizina CS - 1mg/1ml - lote nº R914A/R Mais informações sobre esse e outros assuntos da área farmacêutica na Assessoria Farmacêutica da Casa dos Hospitais Telefone: (62) Fax: (62)

9 16 a 26/06/02 Saúde em Foco 9 Reajuste do SUS Consulta tem aumento de 196% O ministro da Saúde, Barjas Negri, assinou a portaria que reajusta em 196%, a partir de 1º de julho, o valor pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por consultas médicas especializadas e cria o Piso para Consultas Especializadas (PCE), que será de R$ 3,39. O valor das consultas feitas por especialistas vai passar de R$ 2,55 para R$ 7,55. As consultas de urgência e emergência terão aumento de 158%, passando de R$ 3,16 para R$ 8,16. As consultas com observação do paciente aumentam de R$ 7,47 para R$ 12,47 (40%), e as ortopédicas com imobilização provisória de R$ 6,91 para R$ 10,00 (44,7%). O reajuste é resultado das negociações que vêm sendo feitas, desde 1999, entre a Confederação Nacional de Saúde (CNS) - com o apoio da Casa dos Hospitais e de outras entidades representativas dos prestadores de serviços de saúde de todo o País e o Ministério da Saúde. De acordo com o que foi publicado na última edição do Saúde em Foco, a CNS e a Casa dos Hospitais consideram a concessão desse reajuste um grande passo na abertura das negociações entre o Ministério da Saúde e as entidades, que vão continuar reivindicando a atualização da defasada tabela do SUS. Atualmente, a CNS está finalizando estudos sobre a melhoria da remuneração do SIA/SUS Hospital que demitir antes da data base pode ser multado O empregado dispensado sem justa causa, no período de 30 dias que antecede a data da correção salarial de sua categoria, tem direito a uma indenização adicional equivalente a um salário mensal. Por isso, a Assessoria Jurídica da Casa dos Hospitais orienta os associados a ficarem atentos às dispensas feitas já a partir de 1º de julho. É que a maioria dos empregados da rede hospitalar assina suas convenções coletivas de trabalho em setembro, por isso as rescisões homologadas de 1º a 31 de agosto estarão sujeitas à multa devida ao empregado dispensado. Se o empregado for demitido em julho e cumprir aviso, a rescisão só será homologada em agosto, porta++nto, dentro do período de 30 dias previsto na lei. Mais informações: Assessoria Jurídica, (62) , fax (62) ou na Casa dos Hospitais.

10 16 a 26/06/02 Saúde em Foco 11 Aumento de honorários Reajuste de planos de saúde depende de aumento de honorário médico O reajuste autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 27 de maio de 2002, somente poderá ser aplicado no período de junho de 2002 a maio de 2003 aos planos de saúde individuais, familiares ou contratados por pessoas físicas ligadas a autogestões sem patrocinador na data-base de cada contrato. Um detalhe: o teto desse reajuste de 9,39% será autorizado apenas para as operadoras que comprovarem seus custos e assinarem um termo de compromisso de reajuste dos honorários de consulta médica em, no mínimo, 20 %. A ANS alerta que os médicos devem verificar se as operadoras estão cumprindo essa obrigatoriedade. Qualquer irregularidade deve ser comunicada à Agência pelo Defesa do Paciente O que fazer com o mau plano Se o consumidor tiver algum problema com planos de saúde, deve formalizar a queixa por escrito na sua operadora. Se o problema não for resolvido, o consumidor pode registrar sua reclamação no Disque ANS: e procurar os órgãos de defesa do consumidor de sua cidade. Em último caso, ele pode recorrer à Justiça. Nas ações cujo valor da causa não ultrapasse 40 salários mínimos (R$ 8 mil), o usuário pode recorrer ao Juizado Especial Cível. Até 20 salários (R$ 4 mil), a presença do advogado fica dispensada. Acima destes valores, o processo é encaminhado à Justiça comum. Os valores pagos a mais, no caso de acordo ou decisão favorável na Justiça, deverão ser devolvidos. Enquete - "A atuação do candidato José Serra enquanto Ministro da Saúde o habilita a receber o apoio dos profissionais da área?" Essa é a pergunta feita aos prestadores de serviços de saúde pelo site Informa Capital. Para responder acesse:

11 16 a 26/06/02 Saúde em Foco 10 AGENDA DA DIRETORIA CASA DOS HOSPITAIS 17/06 Sessão especial de entrega de título honorífico de cidadão goiano ao médico Nelson Pícollo 18/06 Reunião de membros do CIER-Saúde com o promotor Isaac Benchimol, no Ministério Público 18/06 Reunião de diretores de centros de hemodiálise com membros do CIER-Saúde 18/06 Reunião do CIER-Saúde 19/06 Reunião de representantes do CIER-Saúde do diretores da Unimed Goiânia 20/06 Reunião com a diretoria do Ipasgo 21/06 Reunião da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica no CRM 22/06 Dr. Salomão Rodrigues participou da Jornada Médica de Rio Verde, onde falou sobre o CIER-Saúde 24/06 Sessão de entrega do título honorífico de cidadão goianiense ao médico Monres José Gomes, na Câmara dos Vereadores 25/06 Reunião do CIER-Saúde Hospital Business 2002 será em outubro A nona edição da Hospital Business será realizada de 15 a 17 de outubro próximo no Rio de Janeiroocupará m² do Riocentro com fabricantes, fornecedores de produtos e serviços, distribuidores de equipamentos médicohospitalares, laboratórios, reabilitação e home care. A participação no maior evento do setor médicohospitalar do Estado do Rio de Janeiro pode garantir grandes negócios, além da reciclagem profissional. A feira, que no ano passado reuniu mais de 150 expositores, 10 mil visitantes e movimentou cerca de U$$ 4 milhões, também tem um caráter acadêmico-científico. O tema escolhido para o Congresso Científico deste ano é "Saúde: E- conomia e Gestão. Administrando a escassez". Informações: Tel: , josiane@ahcrj.com.br ou no site

12 16 a 26/06/02 Saúde em Foco 12 Médicos apresentam sugestões a candidatos às eleições deste ano Entidades representativas da classe médica brasileira (Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina, Confederação Médica Brasileira e Federação Nacional dos Médicos) elaboraram uma carta endereçada a candidatos às eleições deste ano. No documento, as entidades enumeram os principais pontos relativos à assistência médica e à promoção da saúde no País, que devem ser levados em conta por candidatos comprometidos com a sociedade. Conheça alguns desses pontos: Considerar o capítulo de saúde da Constituição como uma conquista do povo brasileiro. Aceitar o modelo vigente que considera livre a iniciativa privada na saúde, devidamente inserida, de modo complementar, num sistema único de saúde baseado na hierarquização, descentralização e participação social. Na regulamentação do setor privado, garantir: a) que as entidades profissionais estabeleçam piso para a remuneração dos serviços prestados por seus filiados, a partir do qual serão feitas negociações com o setor empresarial; b) o respeito à liberdade de escolha do usuário de planos de saúde para que se preserve a relação médico / paciente. Rever os valores pagos pelos serviços prestados ao SUS, cujas correções em 8 anos estão em enorme desproporção com os índices do setor saúde avaliados pela FIPE em mais de 150%. Definir um amplo projeto de promoção à saúde, com ênfase nas ações preventivas, incluindo não apenas controle epidemiológico e imunização, combate à endemias, mas também fiscalização, esgotamento sanitário, água, coleta e tratamento do lixo com prioridade absoluta, para o qual se exige orçamento específico. O texto completo do documento -- que cobra ainda apoio aos Programas de Saúde da Família (PSF) e o de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), reivindica a estruturação do SUS no nível de atenção primária e alerta para a necessidade de mais atenção para a formação profissional do médico pode ser obtido no site Destaque - Nas próximas edições, o Saúde em Foco estará destacando a atuação de parlamentares goianos na área da saúde e em prol dos prestadores de serviços. Fique de olho.

13 16 a 26/06/02 Saúde em Foco 13 PORTARIAS Portaria MS/SAS Nº 388 de 06 de junho de 2002 ( retificação) - Retificada por ter saído com incorreção, do original, no Artigo 1 da Portaria GS/SAS N 388, de 06 de junho de 2002, publicada no Diário Oficial n 109, de 10 de junho de 2002, onde se lê: Art. 1º - Incluir, na Tabela de Procedimentos do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde - SIA/SUS, no Grupo 36 - Medicamentos, o Subgrupo 30 - Doença Falciforme, Nível de Organização 01 - Doença Falciforme e o procedimento abaixo relacionado: MEDICAMENTOS SUBGRUPO 30 - DOENÇA FALCIFORME DOENÇA FALCIFORME Hidroxiuréia mg - por cápsula Nível de Hierarquia: 3; 4; 6; 7; 8 Serviço/Classificação: 07/029 Atividade Profissional: 65 Tipo do Prestador: 04; 05; 07; 09; 14; 15; 17; 19 Tipo de Atendimento: 00 Grupo de Atendimento: 00 Faixa Etária: 00 CID_10: D 56.1 ; D 56.8; D 57.0; D 57.2 Motivo de Cobrança: 5.1; 5.2; 5.3; 5.4; 5.5; 5.6; 5.7; 5.8 Valor do Procedimento: 0,25 Leia-se: Art. 1º - Incluir, na Tabela de Procedimentos do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde - SIA/SUS, no Grupo 36 - Medicamentos, o Subgrupo 33 - Doença Falciforme, Nível de Organização 01 - Doença Falciforme e o procedimento abaixo relacionado: MEDICAMENTOS SUBGRUPO 33 DOENÇA FALCIFORME DOENÇA FALCIFORME Hidroxiuréia mg /cápsula Nível de Hierarquia: 3; 4; 6; 7; 8 Serviço/Classificação: 07/029 Atividade Profissional: 65 Tipo do Prestador: 04; 05; 07; 09; 14; 15; 17; 19 Tipo de Atendimento: 00 Grupo de Atendimento: 00 Faixa Etária: 00 CID_10: D 56.1 ; D 56.8; D 57.0; D 57.2 Motivo de Cobrança: 5.1; 5.2; 5.3; 5.4; 5.5; 5.6; 5.7; 5.8 Valor do Procedimento: 0,25

14 16 a 26/06/02 Saúde em Foco 14 Portaria MS/GM Nº de 17 junho de Estabelece os mecanismos, fluxos e prazos para a avaliação de desempenho em relação às metas municipais e estaduais definidas no Pacto de Indicadores da Atenção Básica 2001 e aprova a relação dos indicadores a serem pactuados no ano de 2002, por estados e municípios. Mais informações sobre o Pacto Portaria MS/GM Nº de 13 junho de Determina que os procedimentos da Tabela do SIA/SUS, do Grupo - Terapia Renal Substitutiva -TRS, cobrados na APAC, sejam financiados pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação - FAEC / ações estratégicas. Fixa os recursos anuais alocados por Unidade Federada, para financiamento, pelo FAEC, dos procedimentos de TRS. Veja os valores de Goiás: Estado - Valor atual Incremento Novo Valor Goiás Determina que as Comissões Intergestores Bipartite deverão estabelecer limite financeiro da TRS para os municípios em gestão Plena do Sistema Municipal. Define que, quando o somatório das despesas decorrentes desta assistência ultrapassar o valor estipulado, seu excedente onerará o teto financeiro de média e alta complexidade dos estados, Distrito Federal e municípios habilitados em gestão Plena do Sistema Municipal. Define que as solicitações para habilitações de novos serviços de Hemodiálise deverão estar de acordo com o estabelecido no Plano Diretor Regional da Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS/SUS 01/2002. Determina que não será permitida a habilitação de Hemodiálise I para novos serviços. Determina que os recursos orçamentários objeto desta Portaria correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde. Esta Portaria possui e- feitos financeiros a partir da competência julho de Consulta Pública da Diretoria Colegiada da ANVS Nº 52 de 14 de junho de 2002 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitárias abre a uma Consulta Pública para apresentação de criticas e sugestões relativas à proposta do Manual de Acreditação das Unidades Hemoterápicas. As sugestões deverão ser encaminhadas por escrito para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária, SEPN 515 Bloco B Edifício Ômega, Asa Norte, Brasília-DF, CEP: ou Fax: (61) ou sangue@anvisa.gov.br. Circular da Caixa Econômica Federal Nº 250 de 03 de maio de estabelece procedimentos pertinentes aos recolhimentos ao FGTS, da multa rescisória e das contribuições sociais.

Residência Médica. Equivalência da Residência Médica com Curso de Especialização e Título de Especialista

Residência Médica. Equivalência da Residência Médica com Curso de Especialização e Título de Especialista Residência Médica A Residência Médica foi instituída no Brasil pela Lei nº. 6.932 de 07 de julho de 1981 e regulamentada pelo Decreto nº. 80.281, de 05 de setembro de 1977. Equivalência da Residência Médica

Leia mais

1. Tipos de contratação: QUE TIPO DE PLANO DE SAÚDE VOCÊ PODE TER?

1. Tipos de contratação: QUE TIPO DE PLANO DE SAÚDE VOCÊ PODE TER? FIQUE ATENTO! A operadora é obrigada a divulgar os planos de saúde que comercializa em sua página na internet. 1. Tipos de contratação: QUE TIPO DE PLANO DE SAÚDE VOCÊ PODE TER? Individual ou Familiar

Leia mais

Assistência Suplementar à Saúde no Brasil Segmento Odontológico

Assistência Suplementar à Saúde no Brasil Segmento Odontológico Assistência Suplementar à Saúde no Brasil Segmento Odontológico Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo Sinog Março / 2011 Press Kit para Imprensa Sinog Sindicato Nacional das Empresas

Leia mais

REQUERIMENTO N.º DE 2013 (Deputado Ivan Valente e outros)

REQUERIMENTO N.º DE 2013 (Deputado Ivan Valente e outros) ** REQUERIMENTO N.º DE 2013 (Deputado Ivan Valente e outros) Requer a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito, com a finalidade de investigar denúncias de irregularidades nos serviços de Planos de

Leia mais

5. O Plano do funcionário sofrerá reajuste?

5. O Plano do funcionário sofrerá reajuste? PERGUNTAS E RESPOSTAS REAJUSTE ANUAL E DENÚNCIA DE CONVÊNIOS E MENSALIDADES REAJUSTADAS JULHO DE 2014 REAJUSTE ANUAL 1. O que é um reajuste anual e qual é sua base legal? O reajuste anual é um mecanismo

Leia mais

Avaliação dos planos de saúde Brasil. Dezembro de 2010

Avaliação dos planos de saúde Brasil. Dezembro de 2010 Avaliação dos planos de saúde Brasil Dezembro de 2010 Índice 2 Objetivo Metodologia Perfil da amostra Avaliação dos planos ou seguros saúde Avaliação geral dos planos de saúde Desempenho dos planos de

Leia mais

www.santahelenasuade.com.brmecanismos de

www.santahelenasuade.com.brmecanismos de 1 www.santahelenasuade.com.brmecanismos de Regulação 2 A CONTRATADA colocará à disposição dos beneficiários do Plano Privado de Assistência à Saúde, a que alude o Contrato, para a cobertura assistencial

Leia mais

Relacionamento dos médicos associados à SOGESP com os Planos de saúde. Apresentação em Agosto de 2012

Relacionamento dos médicos associados à SOGESP com os Planos de saúde. Apresentação em Agosto de 2012 1 Relacionamento dos médicos associados à SOGESP com os Planos de saúde Apresentação em Agosto de 2012 Índice 2 Objetivo Metodologia Perfil do médico associado Avaliação das operadoras de planos de saúde

Leia mais

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html Página 1 de 5 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 1.559, DE 1º DE AGOSTO DE 2008 Institui a Política Nacional

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 (Do Sr. Ronaldo Nogueira) Dispõe o credenciamento de profissionais e de empresas da área de saúde, para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível ambulatorial.

Leia mais

LEI 13003 Manual Perguntas e Respostas

LEI 13003 Manual Perguntas e Respostas LEI 13003 Manual Perguntas e Respostas APRESENTAÇÃO A Federação Baiana de Hospitais e a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia, cumprindo com a função de orientar e assessorar hospitais,

Leia mais

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS FASCÍCULO DO BENEFICIÁRIO VERSÃO 2013 Instituto Curitiba de Saúde ICS - Plano Padrão ÍNDICE APRESENTAÇÃO 03 1. CONSULTA/ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA EM PRONTO ATENDIMENTO

Leia mais

Avaliação dos planos de saúde Brasil. Dezembro de 2010

Avaliação dos planos de saúde Brasil. Dezembro de 2010 Avaliação dos planos de saúde Brasil Dezembro de 2010 Índice 2 Objetivo Metodologia Perfil da amostra Avaliação dos planos ou seguros saúde Avaliação geral dos planos de saúde Desempenho dos planos de

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE.

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE. MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE. Operadora: Unimed Campo Grande MS Cooperativa de Trabalho Médico. CNPJ: 03.315.918/0001-18 Nº de registro na ANS: 312851 Site: http://www.unimedcg.com.br

Leia mais

Com 30 participantes ou mais

Com 30 participantes ou mais MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE CUNHA ODONTOLOGIA S/S LTDA CNPJ n : 06.216.938/0001-20 N de registro na ANS: 41695-9 Site: www.cunhaodontologia.com.br Tel: Serviços: (62) 3945.5673

Leia mais

Avaliação dos planos de saúde no estado de São Paulo

Avaliação dos planos de saúde no estado de São Paulo Artigo original Avaliação dos pl de saúde no estado de São Paulo Jorge Carlos Machado-Curi I, Tomás Patricio Smith-Howard II, Jarbas Simas III, Marcos Eurípedes Pimenta IV, Paulo Manuel Pêgo-Fernandes

Leia mais

Conceitos e definições da ANS (Agencia Nacional de Saúde)

Conceitos e definições da ANS (Agencia Nacional de Saúde) Conceitos e definições da ANS (Agencia Nacional de Saúde) Demonstrativo de retorno: modelo formal de representação e descrição documental do padrão TISS sobre o pagamento dos eventos assistenciais realizados

Leia mais

Audiência Pública no Senado Federal

Audiência Pública no Senado Federal Audiência Pública no Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte Brasília DF, 7 de maio de 2008 1 Audiência Pública Instruir o PLS n o 026 de 2007, que Altera a Lei n o 7.498, de 25 de junho

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

Pesquisa da relação entre. médicos, dentistas e fisioterapeutas. com planos de saúde

Pesquisa da relação entre. médicos, dentistas e fisioterapeutas. com planos de saúde Pesquisa da relação entre médicos, dentistas e fisioterapeutas Abril / 2013 Objetivo Conhecer a opinião dos médicos especialistas, cirurgiões-dentistas e fisioterapeutas sobre a relação com os planos ou

Leia mais

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO A CUT e as centrais sindicais negociaram com o governo

Leia mais

Leia ainda nesta edição...

Leia ainda nesta edição... Instituto Órgão Informativo semanal do Sistema de Representação Associativo e Sindical dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde em Goiás Ipasgo recadastra prestador de serviços Os 4.629 prestadores

Leia mais

Crise dos Municípios

Crise dos Municípios Crise dos Municípios Crise Desde a promulgação da Constituição Federal em 1988, quando os Municípios foram elevados a condição de entes federados autônomos ocorre uma constante descentralização da execução

Leia mais

Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado

Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado * Rodrigo Alberto Correia da Silva O mercado brasileiro de produtos para a saúde sofre por conta da publicação

Leia mais

Manual de Orientação para Contratação de Plano de Saúde

Manual de Orientação para Contratação de Plano de Saúde Manual de Orientação para Contratação de Plano de Saúde Manual de Orientação para Contratação de Plano de Saúde Operadora: Prodent Assistência Odontológica Ltda CNPJ: 61.590.816/0001-07 N de registro na

Leia mais

Vantagem é para quem compra coberturas 'top de linha'. Planos são oferecidos por internet ou por intermédio de corretores.

Vantagem é para quem compra coberturas 'top de linha'. Planos são oferecidos por internet ou por intermédio de corretores. Seguro saúde 'importado' sai mais barato que o nacional Vantagem é para quem compra coberturas 'top de linha'. Planos são oferecidos por internet ou por intermédio de corretores. Data: 16/11/2007 Na esteira

Leia mais

Imposição, por parte das cooperativas de trabalho médico e planos de saúde, do local onde o médico assistente deverá tratar seu paciente RELATOR:

Imposição, por parte das cooperativas de trabalho médico e planos de saúde, do local onde o médico assistente deverá tratar seu paciente RELATOR: PROCESSO-CONSULTA CFM nº 15/14 PARECER CFM nº 8/14 INTERESSADO: Cooperativa dos Médicos Retinólogos de Minas Gerais Retcoop e Associação Zona da Mata de Oftalmologia Azmo ASSUNTO: Imposição, por parte

Leia mais

PANORAMA ATUAL DOS PLANOS DE SAÚDE

PANORAMA ATUAL DOS PLANOS DE SAÚDE Boletim Informativo Saúde nº 04, outubro/2003 PANORAMA ATUAL DOS PLANOS DE SAÚDE Rachel Pachiega preocupantes eventos. Os profissionais da área de saúde vêm passando por uma série de Vinda da alta cúpula

Leia mais

Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor. Brasília 03.abril.2013

Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor. Brasília 03.abril.2013 Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Brasília 03.abril.2013 Federação Nacional de Saúde Suplementar Associadas: 15 grupos empresariais Beneficiários: 25 milhões (37.2%)

Leia mais

Decreto N 7.508 de 28/06/11 Regulamentando a Lei N 8.080 de 19/09/90

Decreto N 7.508 de 28/06/11 Regulamentando a Lei N 8.080 de 19/09/90 Decreto N 7.508 de 28/06/11 Regulamentando a Lei N 8.080 de 19/09/90 Cesar Vieira cesarvieira@globo.com Reunião do CA/IBEDESS 12 de julho de 2011 Principais Conteúdos Organização do SUS Planejamento da

Leia mais

Objetivo nº Conhecer a opinião dos médicos do Estado de S ão São P a Paulo lo sobre sobre a atuação dos planos ou seguros de aúde.

Objetivo nº Conhecer a opinião dos médicos do Estado de S ão São P a Paulo lo sobre sobre a atuação dos planos ou seguros de aúde. Avaliação dos planos de saúde Estado de São Paulo Objetivo Conhecer a opinião dos médicos do Estado de SãoPa Paulo losobrea atuação dos planos ou seguros de sa aúde. Metodologia Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

Manual de Orientações Técnicas e Administrativas de Serviços em Check-up da Tempo USS - Serviços de Assistência

Manual de Orientações Técnicas e Administrativas de Serviços em Check-up da Tempo USS - Serviços de Assistência Manual de Orientações Técnicas e Administrativas de Serviços em Check-up da Tempo USS - Serviços de Assistência Maio de 2011 1. Apresentação Apresentamos o Manual de Orientações Técnicas e Administrativas

Leia mais

Leia ainda nesta edição...

Leia ainda nesta edição... Ano 5 Nº 82 Vitória Compradores de serviços reajustam valores pagos a médicos e hospitais Após uma longa negociação com as entidades representativas dos prestadores de serviços de saúde, a Bradesco Seguros

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos)

Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos) O que muda Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos) 1. Por que é necessário criar a Fundação de Previdência Complementar do Servidor

Leia mais

DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIORJ DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA

DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIORJ DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIORJ DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA Lei 5764/71 de 16/12/1971 COOPERATIVA DE 3º GRAU CONFEDERAÇÃO COOPERATIVA DE 2º GRAU FEDERAÇÃO OU CENTRAL COOPERATIVA DE 1º GRAU

Leia mais

PARECER Nº 2414/2013 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N. º 58/2012 PROTOCOLO N. º 23448/2012 ASSUNTO: ASSINATURA DE LAUDOS DE EXAMES PARECERISTA: CONS

PARECER Nº 2414/2013 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N. º 58/2012 PROTOCOLO N. º 23448/2012 ASSUNTO: ASSINATURA DE LAUDOS DE EXAMES PARECERISTA: CONS PARECER Nº 2414/2013 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N. º 58/2012 PROTOCOLO N. º 23448/2012 ASSUNTO: ASSINATURA DE LAUDOS DE EXAMES PARECERISTA: CONS.ª ANA MARIA SILVEIRA MACHADO DE MORAES EMENTA: Assinatura

Leia mais

Assistência Suplementar à Saúde no Brasil Segmento Odontológico

Assistência Suplementar à Saúde no Brasil Segmento Odontológico Assistência Suplementar à Saúde no Brasil Segmento Odontológico Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo Sinog Dezembro/ 2011 Press Kit para Imprensa Sinog Sindicato Nacional das Empresas

Leia mais

EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA SANTA CASA DE SÃO JOAQUIM DA BARRA Delegacia Regional de Ribeirão Preto

EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA SANTA CASA DE SÃO JOAQUIM DA BARRA Delegacia Regional de Ribeirão Preto 13 DE JUNHO 2013 EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA SANTA CASA DE SÃO JOAQUIM DA BARRA Delegacia Regional de Ribeirão Preto Lavinio Nilton Camarim Conselheiro do Cremesp Lei Federal 9.656/98 Lei dos Planos de

Leia mais

Apresentação: Justificativa:

Apresentação: Justificativa: PESQUISA DO PERFIL PROFISSIONAL E SOCIAL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA REDE PÚBLICA, LOTADOS EM UNIDADES / SETORES / SERVIÇOS DE MÉDIA E GRANDE COMPLEXIDADE DE ASSISTÊNCIA DE SAÚDE Apresentação: A

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE COLETIVO POR ADESÃO. Edição: 25/02/14

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE COLETIVO POR ADESÃO. Edição: 25/02/14 MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE COLETIVO POR ADESÃO Edição: 25/02/14 Direito de migrar para plano individual ou familiar aproveitando carência do plano coletivo empresarial Os beneficiários

Leia mais

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório.

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Fique atento aos procedimentos e prazos estabelecidos pela Lei para declaração de despesas com saúde. art certificado digital-siops-10,5x29,7.indd

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2003

PROJETO DE LEI Nº, DE 2003 PROJETO DE LEI Nº, DE 2003 (Do Sr. LEONARDO PICCIANI) Dispõe sobre a regulamentação da atividade profissional de Psicomotricista e autoriza a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Psicomotricidade.

Leia mais

Sistema Unimed DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIOR DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA

Sistema Unimed DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIOR DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA Sistema Unimed DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIOR DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA Lei 5764/71 de 16/12/1971 COOPERATIVA DE 3º GRAU Confederação COOPERATIVA DE 2º GRAU Federação ou Central COOPERATIVA

Leia mais

PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014

PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014 PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014 Regulamenta a aplicação das emendas parlamentares que adicionarem recursos à Rede SUS no exercício de 2014 para aplicação em obras de ampliação e construção de entidades

Leia mais

PERFIL DOS RADIOLOGISTAS NO BRASIL: análise dos dados INTRODUÇÃO

PERFIL DOS RADIOLOGISTAS NO BRASIL: análise dos dados INTRODUÇÃO 1 PERFIL DOS RADIOLOGISTAS NO BRASIL: análise dos dados INTRODUÇÃO O Brasil conta hoje, com 254.886 médicos em atividade profissional (CFM, 2003). O contingente de radiologistas é da ordem de 5388, o que

Leia mais

Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida

Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida O que é seguro? 6 O que é Seguro-Saúde? 6 Como são os contratos de Seguro-Saúde? 7 Como ficaram as apólices antigas depois da Lei nº 9656/98? 8 Qual a diferença

Leia mais

CONTROLE SOCIAL NA VENDA DIRETA AO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS SEM CERTIFICAÇÃO. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CONTROLE SOCIAL NA VENDA DIRETA AO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS SEM CERTIFICAÇÃO. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MA-0011-08_180x180_controle_social.indd 28-29 28 CAPA 01 02.02.09 09:50:10 Data: 02/02/2009 PIT: MA-0011/08 Formato (F): 360x180 Formato (A): 180x180mm

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Convênios adotam Classificação Hospitalar da AHEG. Glosas podem ser excluídas do cálculo do PIS/PASEP e Cofins

Convênios adotam Classificação Hospitalar da AHEG. Glosas podem ser excluídas do cálculo do PIS/PASEP e Cofins Convênios adotam Classificação Hospitalar da AHEG Várias operadoras de planos de saúde negociam a adoção da Classificação Hospitalar feita pela AHEG para a contratação e remuneração dos serviços prestados

Leia mais

PRO JETO : COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DE PRO D U TOS E S E RV IÇOS RELACIONADOS À SAÚDE ICV-DIEESE

PRO JETO : COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DE PRO D U TOS E S E RV IÇOS RELACIONADOS À SAÚDE ICV-DIEESE PROJETO PARA APRESENTAÇÃO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE PRO JETO : COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DE PRO D U TOS E S E RV IÇOS RELACIONADOS À SAÚDE ICV-DIEESE PRODUTO II MAIO/2005 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título:

Leia mais

Consulta de puericultura agora está no Rol da ANS

Consulta de puericultura agora está no Rol da ANS Consulta de puericultura agora está no Rol da ANS Colegas pediatras, A Sociedade Brasileira de Pediatria, com o apoio da Sociedade Mineira de Pediatria, convoca a todos - filiadas e pediatras que se mobilizem

Leia mais

Educação. Mariza Abreu 26/05/2015

Educação. Mariza Abreu 26/05/2015 Educação Mariza Abreu 26/05/2015 Fundeb Receita = R$ 132,1 bilhões = R$ 121,2 bilhões das contribuições de Estados, DF e Municípios + R$ 12,1 bilhões da complementação da União (R$ 10,9 bilhões, repassados

Leia mais

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 1 12 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 12 Em 2013, o registro de dados no

Leia mais

Colaboradores da Oceanair e Avianca. Prezado Cliente, Parabéns!

Colaboradores da Oceanair e Avianca. Prezado Cliente, Parabéns! Colaboradores da Oceanair e Avianca Prezado Cliente, Parabéns! A sua empresa tem contrato com a Unimed Paulistana e isso quer dizer que você é um cliente UNIMED. Significa também que seu plano de saúde

Leia mais

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente?

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente? O tema Segurança do Paciente vem sendo desenvolvido sistematicamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde sua criação, cooperando com a missão da Vigilância Sanitária de proteger

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIMENTO INTERNO DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIMENTO INTERNO DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS APROVADO PELO CONSELHO DIRETOR EM SESSÃO DE 15/12/2011 TÍTULO I DA POLÍTICA, DOS OBJETIVOS

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA PARECER COREN/SC Nº 013/CT/2013 Assunto: Solicitação de Parecer Técnico acerca de critérios para abertura e funcionamento de Curso de Instrumentação Cirúrgica. I - Do Fato Solicitado Parecer Técnico ao

Leia mais

PLANO INDIVIDUAL COMPLETO PLANO INDIVIDUAL COPARTICIPATIVO

PLANO INDIVIDUAL COMPLETO PLANO INDIVIDUAL COPARTICIPATIVO ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS - ALMG PESQUISA DE PREÇOS DE PLANO DE SAÚDE INDIVIDUAL E FAMILIAR REALIZADA EM BELO HORIZONTE ENTRE OS DIAS 22 E 24 DE AGOSTO DE GOLDEN CROSS** ESSENCIAL PLANO INDIVIDUAL

Leia mais

Lei nº 6.839 /80 Obrigatoriedade do registro das empresas de prestação de serviço médicohospitalares

Lei nº 6.839 /80 Obrigatoriedade do registro das empresas de prestação de serviço médicohospitalares CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS, DELEGADOS, MÉDICOS FISCAIS E SERVIDORES Salvador/2012 REGISTRO Lei nº 6.839 /80 Obrigatoriedade do registro das empresas de prestação de serviço médicohospitalares nos conselhos

Leia mais

Sala de Imprensa Notícias do Enem

Sala de Imprensa Notícias do Enem Imprimir Fechar janela Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Sala de Imprensa Notícias do En 07 de fevereiro de 2007 Inep divulga os resultados do En 2006 por UF e Maioria

Leia mais

2014 SETEMBRO. Caderno de Informação da Saúde Suplementar. Beneficiários, Operadoras e Planos

2014 SETEMBRO. Caderno de Informação da Saúde Suplementar. Beneficiários, Operadoras e Planos 2014 SETEMBRO Caderno de Informação da Saúde Suplementar Beneficiários, Operadoras e Planos MINISTÉRIO DA SAÚDE Agência Nacional de Saúde Suplementar Caderno de Informação da Saúde Suplementar Beneficiários,

Leia mais

INSTRUÇÕES DA TABELA DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

INSTRUÇÕES DA TABELA DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR INSTRUÇÕES DA TABELA DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR 1. DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR: 1.1. A assistência domiciliar caracteriza-se pela prestação de serviços médicos e terapias adjuvantes na residência do paciente

Leia mais

Cronograma Credenciados JAN, FEV e MAR 2011

Cronograma Credenciados JAN, FEV e MAR 2011 Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2010. PASA/CE 032/10 Assunto: Manual do Credenciado Médico do PASA/Vale Prezado(a) credenciado(a), O PASA, visando a melhoria constante do seu fluxo de processamento de

Leia mais

QUANTIDADE DE INSCRITOS NO SISTEMA COFECI-CRECI

QUANTIDADE DE INSCRITOS NO SISTEMA COFECI-CRECI QUANTIDADE DE INSCRITOS NO SISTEMA COFECI-CRECI PESSOA JURÍDICA E PESSOA FÍSICA MARÇO/2015 Brasília - DF A KUSER S/A APRESENTA LEVANTAMENTO DA QUANTIDADE DE CORRETORES DE IMÓVEIS, IMOBILIÁRIAS E DEMAIS

Leia mais

AÇÃO DE REVISÃO DO FGTS POR DEFASAGEM EM CORREÇÃO PELA TR

AÇÃO DE REVISÃO DO FGTS POR DEFASAGEM EM CORREÇÃO PELA TR COMUNICADO SINDECTEB 036/2013 AÇÃO DE REVISÃO DO FGTS POR DEFASAGEM EM CORREÇÃO PELA TR SINDECTEB orienta os trabalhadores a recuperarem as perdas do FGTS Ação na Justiça solicitando o recálculo retroativo

Leia mais

OPERADORAS DE SAÚDE. Mariana Braga Shoji Barbosa Enfermagem UNIFESP mariana_shoji@yahoo.com.br

OPERADORAS DE SAÚDE. Mariana Braga Shoji Barbosa Enfermagem UNIFESP mariana_shoji@yahoo.com.br OPERADORAS DE SAÚDE Mariana Braga Shoji Barbosa Enfermagem UNIFESP mariana_shoji@yahoo.com.br O que são Operadoras de saúde? O que são Operadoras de saúde? Operadora é a pessoa jurídica que opera ( administra,

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

I instituições e empresas 1.000 empregados; II estabelecimentos de ensino 400 alunos; VI serviços de reabilitação física 60 usuários;

I instituições e empresas 1.000 empregados; II estabelecimentos de ensino 400 alunos; VI serviços de reabilitação física 60 usuários; COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI N o 3.145, DE 2008 Dispõe sobre a contratação de assistentes sociais. Autora: Deputada ALICE PORTUGAL Relator: Deputado JOSÉ LINHARES I RELATÓRIO

Leia mais

RDC 60. Perguntas e Respostas. RDC nº 60, RDC 60 - PERGUNTAS E RESPOSTAS

RDC 60. Perguntas e Respostas. RDC nº 60, RDC 60 - PERGUNTAS E RESPOSTAS Regulamentação SOBRE AMOSTRAS GRÁTIS DE MEDICAMENTOS RDC 60 Perguntas e Respostas RDC nº 60, de 26 de NOVEmbro de 2009 1 Regulamentação SOBRE AMOSTRAS GRÁTIS RDC 60 Perguntas e Respostas RDC nº 60, de

Leia mais

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões OBJETIVOS CONSULTAR A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A SAÚDE NO PAÍS, INVESTIGANDO A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS PÚBLICO E PRIVADO, ASSIM COMO HÁBITOS DE SAÚDE PESSOAL E DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS METODOLOGIA

Leia mais

REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS DO COMPLEXO REGULADOR DE FLORIANÓPOLIS

REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS DO COMPLEXO REGULADOR DE FLORIANÓPOLIS TÍTULO DA PRÁTICA: REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS DO COMPLEXO REGULADOR DE FLORIANÓPOLIS CÓDIGO DA PRÁTICA: T66 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Complexo Regulador caracteriza-se

Leia mais

RHFOUS. Referencial de Honorários de Fonoaudiologia Unafisco Saúde PREMIUM.

RHFOUS. Referencial de Honorários de Fonoaudiologia Unafisco Saúde PREMIUM. RHFOUS Referencial de Honorários de Fonoaudiologia Unafisco Saúde PREMIUM. 2011 RHFOUS Referencial de Honorários de Fonoaudiologia Unafisco Saúde PREMIUM. 2011 APRESENTAÇÃO O UNAFISCO SAÚDE é o Plano

Leia mais

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu:

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu: A Constituição Federal de 1988 estabeleceu: Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: Art. 37º... VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação

Leia mais

GUIA DE CONTRATAÇÃO DE PLANOS ODONTOLÓGICOS

GUIA DE CONTRATAÇÃO DE PLANOS ODONTOLÓGICOS GUIA DE CONTRATAÇÃO DE PLANOS ODONTOLÓGICOS GUIA DE CONTRATAÇÃO DE PLANOS ODONTOLÓGICOS 2 Diferenças entre planos individuais e coletivos: Os planos com contratação individual ou familiar são aqueles contratados

Leia mais

ASSUNTO: REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA DE MONITORAMENTO DOS NORMATIVOS DA LEI 13

ASSUNTO: REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA DE MONITORAMENTO DOS NORMATIVOS DA LEI 13 RELATÓRIO 206 ASSUNTO: REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA DE MONITORAMENTO DOS NORMATIVOS DA LEI 13.003/14 E DO GT DE REGULAMENTAÇÃO DO FATOR DE QUALIDADE PARA PRESTADORES DE SERVIÇOS HOSPITALARES E DE SADT DATA:

Leia mais

Portaria nº 339 de 08 de Maio de 2002.

Portaria nº 339 de 08 de Maio de 2002. Portaria nº 339 de 08 de Maio de 2002. O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições legais, Considerando a Portaria GM/MS nº 866, de 09 de maio de 2002, que cria os mecanismos para organização

Leia mais

Guia Prático de Utilização do Plano

Guia Prático de Utilização do Plano Guia Prático de Utilização do Plano Aqui você tem o que há de melhor para a sua saúde. O QUE É A UNIMED APRESENTAÇÃO Sua finalidade é prestar assistência médica e hospitalar de alto padrão, dentro do sistema

Leia mais

PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013. p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136

PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013. p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136 PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013 p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136 Dispõe sobre a aplicação da Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que versa a respeito do primeiro tratamento do

Leia mais

Reajuste de mensalidade

Reajuste de mensalidade Reajuste de mensalidade Conceitos básicos Reajuste por variação de custos Reajuste por mudança de faixa etária SÉRIE PLANOS DE SAÚDE CONHEÇA SEUS DIREITOS Reajuste de mensalidade SÉRIE PLANOS DE SAÚDE

Leia mais

EMENTA: Auditoria Hospitalar Relação Contratual entre Hospitais e Operadoras de Saúde CONSULTA

EMENTA: Auditoria Hospitalar Relação Contratual entre Hospitais e Operadoras de Saúde CONSULTA PARECER Nº 2442/2014 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N. º 157/2010 PROTOCOLO N. º 20097/2010 ASSUNTO: AUDITORIA HOSPITALAR RELAÇÃO CONTRATUAL ENTRE HOSPITAIS E OPERADORAS DE SAÚDE PARECERISTA: CONS.º DONIZETTI

Leia mais

2013 Março. Caderno de Informação da Saúde Suplementar. Beneficiários, Operadoras e Planos

2013 Março. Caderno de Informação da Saúde Suplementar. Beneficiários, Operadoras e Planos 2013 Março Caderno de Informação da Saúde Suplementar Beneficiários, Operadoras e Planos MINISTÉRIO DA SAÚDE Agência Nacional de Saúde Suplementar Caderno de Informação da Saúde Suplementar Beneficiários,

Leia mais

Lei nº 13.003/2014. Coletiva de Imprensa. Rio de Janeiro, Dezembro de 2014

Lei nº 13.003/2014. Coletiva de Imprensa. Rio de Janeiro, Dezembro de 2014 Lei nº 13.003/2014 Coletiva de Imprensa Rio de Janeiro, Dezembro de 2014 As metas da ANS Melhores resultados em saúde Aumenta a qualidade na prestação de serviços na saúde suplementar Garantia da rede

Leia mais

Manual de Reembolso. Para ter acesso a este benefício, fique atento às dicas a seguir. 2ª edição

Manual de Reembolso. Para ter acesso a este benefício, fique atento às dicas a seguir. 2ª edição Manual de Reembolso 2ª edição Você sabia que quando não utiliza os serviços da rede credenciada do Agros, seja por estar fora da área de cobertura do plano de saúde ou por opção, pode solicitar o reembolso

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012

RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012 RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012 Dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ações de campo por detentores de registro de produtos para a saúde no Brasil. A Diretoria Colegiada

Leia mais

Lei de acesso a informações públicas: principais pontos

Lei de acesso a informações públicas: principais pontos Lei de acesso a informações públicas: principais pontos Íntegra do texto 1. Quem deve cumprir a lei Órgãos públicos dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos três níveis de governo (federal,

Leia mais

EDITAL Nº 03/2007 CHAMAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS.

EDITAL Nº 03/2007 CHAMAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS. EDITAL Nº 03/2007 CHAMAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS. O MUNICÍPIO DE PALMAS, no Estado do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Saúde, pela COMISSÃO ESPECIAL DE

Leia mais

Nova Lei de Estágios. Guia prático das novas regras UNICOM - RO / 11.2008 (V1)

Nova Lei de Estágios. Guia prático das novas regras UNICOM - RO / 11.2008 (V1) Nova Lei de Estágios Guia prático das novas regras UNICOM - RO / 11.2008 (V1) 2008 IEL/RO Núcleo Regional Proibida a reprodução total ou parcial desta obra sem a permissão expressa do IEL/RO. Federação

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hanseníase no Brasil DADOS E INDICADORES SELECIONADOS

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hanseníase no Brasil DADOS E INDICADORES SELECIONADOS MINISTÉRIO DA SAÚDE Hanseníase no Brasil DADOS E INDICADORES SELECIONADOS Brasília DF 2009 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância Epidemiológica Hanseníase no

Leia mais

PROJETO DE LEI N. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI N. O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI N Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC, altera as Leis n. 7.998, de 11 de janeiro de 1990, n. 8.121, de 24 de julho de 1991 e n. 10.260, de 12 de julho

Leia mais

MANIFESTO DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS À REDE DE HOSPITAIS PÚBLICOS FEDERAIS DO RIO DE JANEIRO

MANIFESTO DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS À REDE DE HOSPITAIS PÚBLICOS FEDERAIS DO RIO DE JANEIRO MANIFESTO DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS À REDE DE HOSPITAIS PÚBLICOS FEDERAIS DO RIO DE JANEIRO O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão editou a portaria n 292 no dia 4 de julho de 2012 que autoriza

Leia mais

INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL SOBRE MUDANÇAS NO PLANSERV

INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL SOBRE MUDANÇAS NO PLANSERV Universidade Estadual de Feira de Santana Autorizada pelo Decreto Federal n.º 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial n.º 874/86 de 19/12/86 INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM N º 1.834/2008

RESOLUÇÃO CFM N º 1.834/2008 RESOLUÇÃO CFM N º 1.834/2008 (Publicada no D.O.U. de 14 de março de 2008, Seção I, pg. 195) As disponibilidades de médicos em sobreaviso devem obedecer normas de controle que garantam a boa prática médica

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PARANÁ

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PARANÁ PARECER Nº 2488/2015 ASSUNTO: CONVÊNIO DETERMINA FIM DE INTERNAÇÃO DE PACIENTE PSIQUIÁTRICO SEM CONDIÇÕES DE ALTA PARECERISTA: CONS. DR. MARCO ANTONIO S. M. RIBEIRO BESSA EMENTA: Prazo de Internação de

Leia mais

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

RELATÓRIO 203 ASSUNTO: 79ª REUNIÃO DO COPISS COORDENADOR. 1. Participantes da 79ª reunião do COPISS; 2. Leitura e aprovação da ata 78ª reunião;

RELATÓRIO 203 ASSUNTO: 79ª REUNIÃO DO COPISS COORDENADOR. 1. Participantes da 79ª reunião do COPISS; 2. Leitura e aprovação da ata 78ª reunião; RELATÓRIO 203 ASSUNTO: 79ª REUNIÃO DO COPISS COORDENADOR DATA: 28/05/2015 LOCAL: ANS HORÁRIO: 09h às 12h30min Pauta: 1. Participantes da 79ª reunião do COPISS; 2. Leitura e aprovação da ata 78ª reunião;

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 276, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 276, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 276, DE 2015 Altera a Lei nº 11.903, de 14 de janeiro de 2009, para aumentar os prazos de implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF. Perguntas mais frequentes

Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF. Perguntas mais frequentes Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF Perguntas mais frequentes 1. O QUE É O NASF? 2. QUAIS PROFISSIONAIS PODEM COMPOR UM NASF? 3. COMO É DEFINIDA A COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES NASF NOS MUNICÍPIOS? 4. COMO

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS Resolução nº 201/1989 Consolida a legislação que criou o Plano de Assistência Médica Suplementar. O Presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

DISCIPLINA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE I MSP 0670/2011. SISTEMAS DE SAÚDE

DISCIPLINA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE I MSP 0670/2011. SISTEMAS DE SAÚDE DISCIPLINA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE I MSP 0670/2011. SISTEMAS DE SAÚDE Paulo Eduardo Elias* Alguns países constroem estruturas de saúde com a finalidade de garantir meios adequados para que as necessidades

Leia mais

1 Informações diversas Projeto de Terceirização A Câmara dos Deputados concluiu dia 22/04 a votação do projeto de lei que regulamenta contratos de terceirização. O texto principal foi aprovado no último

Leia mais