INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO"

Transcrição

1 INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO DIREITO À INFORMAÇÃO: INFORMAÇÃO CLARA E PRECISA: CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Art. 6º São direitos básicos do consumidor: III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem; Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores. RESOLUÇÃO ANAC nº.141/2010 O passageiro de transporte aéreo tem pleno direito à informação clara e ostensiva acerca do serviço contratado e eventuais alterações, inclusive sobre horários de voos nas hipóteses de reacomodação, devendo o transportador disponibilizar nas zonas de despacho de passageiros (check-in) e nas áreas de embarque, informativos com os seguintes dizeres: passageiro, em caso de atraso ou cancelamento de vôo e de preterição de embarque, solicite junto à companhia aérea informativo sobre seus direitos, em especial no tocante às alternativas de reacomodação, reembolso e assistência material, disponibilizando aos passageiros os informativos impressos.

2 PERCENTUAL DE ATRASO RESOLUÇÃO ANAC 218/2012 Os percentuais de atrasos e cancelamentos de voos do transporte aéreo de passageiros deverão ser divulgados pela ANAC e pelas empresas de transporte doméstico e internacional, mensalmente, através da página da internet e deverão ser disponibilizados ao adquirente do bilhete de passagem em todos os canais de comercialização das empresas, bem como, apresentados na oferta presencial e telefônica mediante solicitação. Atraso de voo: A Cia aérea, ao constatar que o voo irá atrasar, deverá informar o passageiro sobre o atraso, a hora e a previsão do horário da partida pelos meios de comunicação disponíveis. HORÁRIO DE EMBARQUE/PARTIDA E CHEGADA DE VOO O passageiro com reserva confirmada deverá ser informado sobre a hora do embarque e sobre o comparecimento antecipado para o check in. Todos os horários de partida e chegada de voos, assim como qualquer atraso ou cancelamento, deverão ser informados pelo serviço de auto-falante do aeroporto e/ou outros meios.

3 CANCELAMENTO DA VIAGEM A Cia Aérea deverá informar o passageiro, imediatamente, sobre o cancelamento do voo ou interrupção do serviço e seu motivo pelos meios de comunicação disponíveis. O consumidor deverá ser informado do cancelamento programado e o motivo, com, no mínimo, 72 (setenta e duas) horas de antecedência do horário previsto de partida. Quando solicitada pelo passageiro, a informação deverá ser prestada por escrito pelo transportador. Resolução ANAC 141/2010: DIREITOS DOS PASSAGEIROS DIREITOS DOS PASSAGEIROS EM ATRASO DE VOO ATRASO EM MAIS DE QUATRO HORAS NO AEROPORTO DA PARTIDA (Resolução ANAC 141/2010, art 3.º) Caso o atraso de voo ultrapasse 04 (quatro) horas no aeroporto de partida, a Cia aérea deverá oferecer ao passageiro: - A reacomodação em voo próprio que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino, na primeira oportunidade; ou - A reacomodação em voo próprio a ser realizado em data e horário de conveniência do passageiro; ou - O reembolso do valor integral pago pelo bilhete de passagem não utilizado, incluídas as tarifas. Atenção: Fica facultado à Cia Aérea oferecer ao passageiro a

4 reacomodação em voo de terceiro que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino. ATRASO EM MAIS DE QUATRO HORAS ESCALA OU CONEXÃO (Resolução ANAC 141/2010, art 4.º) Em caso de atraso no aeroporto de escala ou de conexão por mais de 4 (quatro) horas, a Cia Aérea deverá oferecer ao passageiro as seguintes opções: - A reacomodação em voo próprio ou de terceiro, que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino, na primeira oportunidade; ou - A reacomodação em voo próprio a ser realizado em data e horário de conveniência do passageiro; ou - O reembolso: integral, assegurado o retorno ao aeroporto de origem; ou do trecho não utilizado, se o deslocamento já realizado aproveitar ao passageiro; ou - A conclusão do serviço por outra modalidade de transporte. DIREITOS DOS PASSAGEIROS EM CANCELAMENTO OU INTERRUPÇÃO DO SERVIÇO - Reacomodação em voo próprio ou de terceiro que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino na primeira oportunidade; ou - A reacomodação em voo próprio a ser realizado em data e horário de conveniência do passageiro; ou - O reembolso: integral, assegurado o retorno ao aeroporto de origem quando interrompido; ou parcial do trecho não utilizado, se o deslocamento já realizado aproveitar ao passageiro; ou - A conclusão do serviço por outra modalidade de transporte, em caso de interrupção.

5 - Serão devidas todas as formas de assistência técnica, com exceções. DIREITO DOS PASSAGEIROS EM CASO DE PRETERIÇÃO DE PASSAGEIRO Configura preterição se a empresa deixar de transportar passageiro com bilhete reservado e reserva confirmada. Opções de direitos/alternativas: - Embarcar em outro voo, com compensações, a critério voluntário do passageiro; - Reacomodação em voo próprio ou de terceiro para o mesmo destino, na primeira oportunidade, ou em data e horário de conveniência do passageiro; - O reembolso integral, com possibilidade de retorno ao aeroporto de origem em caso de interrupção ou do trecho não utilizado, se o deslocamento já realizado aproveitar o passageiro; - Realização do serviço por outra modalidade de transporte. *obs: o motivo da preterição de embarque deverá ser informado. DIREITOS DOS PASSAGEIROS À ASSISTÊNCIA MATERIAL Nos casos de atraso, cancelamento ou interrupção de voo, bem como de preterição de passageiro, a empresa aérea deverá assegurar ao passageiro que comparecer para embarque o direito a receber assistência material. A assistência material consiste em satisfazer as necessidades imediatas do passageiro, gratuitamente e de modo compatível com a estimativa do tempo de espera, contado a partir do horário de partida originalmente previsto. - Tempo de espera superior a 1 (uma) hora: facilidades de comunicação, tais como ligação telefônica, acesso a internet ou outros;

6 - Tempo de espera superior a 2 (duas) horas: alimentação adequada; - Tempo de espera superior a 4 (quatro) horas: acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem. IMPORTANTE: A empresa aérea poderá deixar de oferecer serviço de hospedagem para o passageiro que residir na localidade do aeroporto de origem. OUTROS DIREITOS: CONTRATO DE TRANSPORTE: Ao adquirir o bilhete de passagem, o consumidor firma com a companhia aérea um Contrato de Transporte que geralmente está disponível na página da empresa na Internet. Nele estão expressas todas as condições para a realização de sua viagem, incluindo os direitos e deveres das partes o passageiro e a companhia aérea. Se você não o recebeu ou não conseguiu acessar o Contrato, reclame junto à companhia aérea. Receber o Contrato de Transporte é um direito do passageiro.

7 ALTERAÇÕES NA PASSAGEM Se o consumidor quiser fazer qualquer alteração em seu voo, deve antes consultar o seu agente de viagem ou a empresa aérea. As diferenças existentes entre os diversos tipos de tarifas (inclusive as promocionais), os procedimentos de cada empresa e a disponibilidade de voos podem criar dificuldades para realizar a alteração pretendida. Procure ler o que está escrito no Contrato de Transporte sobre alterações na passagem. Sua passagem O bilhete de passagem é pessoal e intransferível, e tem o prazo de validade de 1 (um) ano a contar da data da emissão. Ao comprar a passagem, você não está obrigado a adquirir seguros de viagem, que são adicionais e facultativos. TRANSPORTE DE ANIMAIS VIVOS Animais vivos podem ser transportados em compartimentos destinados à carga e bagagem, com exceção dos animais domésticos (cães e gatos), que podem ir na cabina de passageiros, desde que adequadamente transportados, bem como cães treinados para conduzir deficientes visuais. REEMBOLSO A empresa aérea deve assegurar as medidas necessárias para a efetivação do reembolso, incluindo as tarifas aeroportuárias. O reembolso deverá ser imediato, mediante restituição em

8 espécie ou crédito em conta bancária, em nome do adquirente do bilhete de passagem. ( Art. 16º, 1º, e art. 3º, resol. ANAC 141) As partes podem ajustar o reembolso por meio de créditos. ATENDIMENTO PRIORITÁRIO Os passageiros com idade igual ou superior a 60 anos, crianças desacompanhadas, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, terão prioridade no atendimento referente ao serviço de transporte aéreo, bem como assistência especial, garantida em relação a cada limitação especificamente. Passageiros que depender de assistência especial, deverá comunicar à empresa aérea no momento da reserva ou ao menos 48 horas antes. SUA BAGAGEM Importante que o usuário de transporte aéreo consulte o manual para o transporte de bagagens, disponível na página da internet de toda empresa aérea, uma vez que existem diversidades de regras estabelecidas em função de tipos de voos, tipos de bagagens, local de embarque/desembarque e outras condições que vinculam e diferenciam esse serviço. - Informe-se, inclusive sobre o transporte da bagagem de mão (restrições, peso, medida,conteúdo proibido, etc...). - Guarde o seu comprovante de despacho de bagagem para caso de protesto/reclamação sobre eventuais avarias, extravio, roubo ou atraso na entrega.

9 A empresa é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro. - Fique atento para que sua bagagem não exceda o peso permitido, que poderá ser cobrado caso ocorra. EXTRAVIO DE BAGAGEM: Caso sua bagagem seja extraviada, procure a empresa aérea preferencialmente ainda na sala de desembarque ou em até 15 dias após a data do desembarque e relate o fato em documento fornecido pela empresa ou em qualquer outro comunicado por escrito. Para fazer sua reclamação, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem. Caso seja localizada pela empresa aérea, a bagagem deverá ser devolvida para o endereço informado pelo passageiro. A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais). Caso não seja localizada e entregue nesse prazo, a empresa deverá indenizar o passageiro. BAGAGEM DANIFICADA: Procure a empresa aérea para relatar o fato logo que constatar o problema, preferencialmente ainda na sala de desembarque. Esse comunicado por escrito poderá ser registrado na empresa em até 7 dias após a data de desembarque. FURTO DE BAGAGEM: Procure a empresa aérea e comunique o fato, por escrito. A empresa é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro. Além disso, registre uma ocorrência na Polícia, autoridade competente para averiguar o fato.

10 DEVERES DO PASSAGEIRO Lembramos que o passageiro de transporte aéreo também tem deveres, que devem ser respeitados, entre eles destacamos: - Não apresentar-se embriagado ou sob ação de entorpecentes para embarque. - Apresentar-se para o embarque munido de documento legal de identificação na hora estabelecida pelo transportador no bilhete de passagem. - Não conduzir artigos perigosos na bagagem. FALE COM ANAC LEGISLAÇÃO INDICATIVA ESPECÍFICA: *Lei Federal n.º 7.565/1986- Dispõe sobre o Código Brasileiro da Aeronáutica *Lei Federal nº /2005- Cria a Agência Nacional da Aviação Civil *Portaria ANAC 676/GC5/2000 *Resolução ANAC 141/2010 *Resolução ANAC 218/2012 CANAIS DE ATENDIMENTO DO PROCON CAMPINAS Contate o PROCON-Campinas por meio de um dos nossos canais de atendimento: *Disque 151: de segunda à sexta-feira das 8hs às 20hs; aos sábados das 8hs às 14hs);

11 *Atendimento presencial: Avenida Francisco Glicério, 1307 (de segunda a sextafeira das 9hs às 16hs) *Chat: de segunda a sexta-feira, das 9h ás 16h no site *Site: *facebook:

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº 141, DE 9 DE MARÇO DE 2010.

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº 141, DE 9 DE MARÇO DE 2010. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº 141, DE 9 DE MARÇO DE 2010. Dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos e às hipóteses de preterição de

Leia mais

Bagagem. Voos nacionais. Bagagem despachada DICAS IMPORTANTES

Bagagem. Voos nacionais. Bagagem despachada DICAS IMPORTANTES Voos nacionais Bagagem despachada Bagagem Nas aeronaves com mais de 31 assentos, cada passageiro (adulto ou criança) tem direito a 23 Kg de bagagem (franquia de bagagem). Pode-se despachar mais de um volume,

Leia mais

Atraso e Cancelamento de Voo e Preterição de Embarque Dicas ANAC

Atraso e Cancelamento de Voo e Preterição de Embarque Dicas ANAC Atraso e Cancelamento de Voo e Preterição de Embarque Dicas ANAC 1 Atraso e Cancelamento de Voo e Preterição de Embarque Nos casos de atraso e cancelamento de voo e preterição de embarque (embarque não

Leia mais

Acessibilidade. Dicas ANAC

Acessibilidade. Dicas ANAC Acessibilidade Dicas ANAC Acessibilidade Assistência especial Passageiros que podem solicitar assistência especial: Gestantes; Idosos a partir de 60 anos; Lactantes; Pessoas com criança de colo; Pessoas

Leia mais

site: balcaodoconsumidor.upf.br e-mail: balcaodoconsumidor@upf.br

site: balcaodoconsumidor.upf.br e-mail: balcaodoconsumidor@upf.br Nº 9 1ª EDIÇÃO - ANO 2013 Equipe Executora: Balcão do Consumidor: Coordenadores: Prof. Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho Prof. Ms. Rogerio da Silva Arte e Execução: Lucas De Toni Reginatto Estagiário: Pedro

Leia mais

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO (este contrato deve ser impresso e preenchido de próprio punho e enviado para o endereço de contato em até 5 dias úteis após a confirmação da compra do

Leia mais

PRINCIPAIS DÚVIDAS EM RELAÇÃO AOS DIREITOS E DEVERES DO PASSAGEIRO:

PRINCIPAIS DÚVIDAS EM RELAÇÃO AOS DIREITOS E DEVERES DO PASSAGEIRO: PRINCIPAIS DÚVIDAS EM RELAÇÃO AOS DIREITOS E DEVERES DO PASSAGEIRO: 1. O que é preterição de embarque? A preterição de embarque (embarque não realizado por motivo de segurança operacional, substituição

Leia mais

Considerações sobre o PL do Senado nº. 114/2004. Marcelo Pacheco dos Guaranys Diretor Agência Nacional de Aviação Civil Brasília, 6 de maio de 2009

Considerações sobre o PL do Senado nº. 114/2004. Marcelo Pacheco dos Guaranys Diretor Agência Nacional de Aviação Civil Brasília, 6 de maio de 2009 Considerações sobre o PL do Senado nº. 114/2004 Marcelo Pacheco dos Guaranys Diretor Agência Nacional de Aviação Civil Brasília, 6 de maio de 2009 Estrutura da Apresentação Contexto Proposição Avaliação

Leia mais

DIREITOS DOS PASSAGEIROS AÉREOS

DIREITOS DOS PASSAGEIROS AÉREOS SENADO FEDERAL DIREITOS DOS PASSAGEIROS AÉREOS SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 DIREITOS DOS PASSAGEIROS AÉREOS apresentação Nenhum tipo de transporte é mais rápido que o aéreo, um dos mais seguros e confortáveis.

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Página 1 de 5 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO 1. CONTRATADA: L C DA SILVA AGÊNCIA DE VIAGENS ME Web Viagens, CNPJ/MF 11.692.987/0001-79, Av. Ipiranga, 104, 9 andar, Consolação, CEP 01046-010, São Paulo/SP,

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES. 1.1. Crianças até 12 anos: Sempre que acompanhadas por um adulto - usufruirão do serviço gratuitamente.

TERMOS E CONDIÇÕES. 1.1. Crianças até 12 anos: Sempre que acompanhadas por um adulto - usufruirão do serviço gratuitamente. TERMOS E CONDIÇÕES Processo de Venda Todos os pedidos deste serviço são efectuados online. Os pedidos de assistência deverão ser efetuados com um mínimo de 72h de antecedência e máximo de 60 dias. Terá

Leia mais

www.proconrj.gov.br milhas.indd 1 26/05/2014 10:59:40

www.proconrj.gov.br milhas.indd 1 26/05/2014 10:59:40 www.proconrj.gov.br milhas.indd 1 26/05/2014 10:59:40 1 - Quem é Consumidor? Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final (Art. 2º do Código

Leia mais

Confirmação da reserva. Reserva Confirmada. Estado da sua reserva. Números de localizador para a reserva são: Voo: EKMXR15.

Confirmação da reserva. Reserva Confirmada. Estado da sua reserva. Números de localizador para a reserva são: Voo: EKMXR15. Facebook share Cristiano Fonseca De: no-reply@edreams.com Enviado: quinta-feira, 25 de Outubro de 2012 20:52 Para: Assunto: Confirmaçâo reserva Easyjet: EKMXR15 Confirmação da reserva Estado da sua reserva

Leia mais

Documentos para o Embarque

Documentos para o Embarque Documentos para o Embarque C A N A s a c i D 2 Documentos para o Embarque Embarque Check-in Antes de embarcar em um voo, todos os passageiros devem fazer o check-in. Apresente-se para o check-in no horário

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 255, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº 255, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012. RESOLUÇÃO Nº 255, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012. Estabelece regras sobre a disponibilização de Informações Antecipadas sobre Passageiros (API) e do Registro de Identificação de Passageiros (PNR). A DIRETORIA

Leia mais

Atraso e Cancelamento de Voo e Preterição de Embarque

Atraso e Cancelamento de Voo e Preterição de Embarque Atraso e Cancelamento de Voo e Preterição de Embarque Nos casos de atraso e cancelamento de voo e preterição de embarque (embarque não realizado por motivo de segurança operacional, troca de aeronave,

Leia mais

POLÍTICA DE BAGAGEM NA CABINE

POLÍTICA DE BAGAGEM NA CABINE HORÁRIOS DO CHECK-IN Os balcões de check-in da Emirates em todo o mundo abrem no mínimo três horas antes do embarque. Os passageiros da Primeira Classe e da Classe Executiva devem se dirigir aos balcões

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SCUBA TRIP

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SCUBA TRIP CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SCUBA TRIP Passageiros: 1 2 3 4 5 6 Dados do Pacote Comprado: Destino com saída em / / e retorno em / /, através da Agência de Viagens, de acordo com a reserva previamente

Leia mais

A ESTAÇÃO DE INTERCÂMBIO formulou o presente Contrato à luz do Código de Defesa do Consumidor e da Deliberação Normativa da EMBRATUR nº. 161/85.

A ESTAÇÃO DE INTERCÂMBIO formulou o presente Contrato à luz do Código de Defesa do Consumidor e da Deliberação Normativa da EMBRATUR nº. 161/85. CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE PROGRAMAÇÃO DE VIAGEM ORGANIZADA PELA ESTAÇÃO DE INTERCÂMBIO E TURISMO LTDA-ME, LOCALIZADA À AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA 1478/315, JARDIM PAULISTANO, SÃO PAULO, SP 01451-001,

Leia mais

Contrato de Aquisição de Programas de Viagens.

Contrato de Aquisição de Programas de Viagens. O passageiro Sr.(a) está adquirindo neste momento o pacote turístico da OK OPERADORA DE TURISMO, denominado, com saída prevista para / /, através da agência, de acordo com roteiro anexo que fica fazendo

Leia mais

PADRONIZAÇÃO SAC. 1)Com quanto tempo de antecedência posso comprar a minha passagem pelo site da Princesa e nas agências?

PADRONIZAÇÃO SAC. 1)Com quanto tempo de antecedência posso comprar a minha passagem pelo site da Princesa e nas agências? PADRONIZAÇÃO SAC 1)Com quanto tempo de antecedência posso comprar a minha passagem pelo site da Princesa e nas agências? A Viação Princesa disponibiliza, com até 30 (trinta) dias de antecedência, a venda

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 2013. RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 2013. Dispõe sobre as condições gerais de transporte aplicáveis ao transporte aéreo doméstico e internacional de bagagem. A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL ANAC, no

Leia mais

Plano de Serviço de Apoio ao Cliente

Plano de Serviço de Apoio ao Cliente O da TAP Portugal visa abordar os elementos-chave em matéria de serviço constantes das novas regras estabelecidas pelo Departamento de Transporte (DOT) dos Estados Unidos, que afetam com maior impacto

Leia mais

REGRAS E CONDIÇÕES DOS BILHETES

REGRAS E CONDIÇÕES DOS BILHETES REGRAS E CONDIÇÕES DOS BILHETES A emissão de bilhetes aéreos, através do resgate de Pontos Multiplus, combinados com o pagamento de parcela em dinheiro, é denominado Pontos + Dinheiro ou Produto, e oferecido

Leia mais

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COMO BAGAGEM DE MÃO

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COMO BAGAGEM DE MÃO Com nosso serviço Delta Pet First, os membros peludos de sua família viajam com segurança e conforto. Oferecemos várias opções para levar seu animal de estimação ao destino final e tratamos os amigos de

Leia mais

VIAJE LEGAL. www.viajelegal.turismo.gov.br

VIAJE LEGAL. www.viajelegal.turismo.gov.br Aqui você encontra dicas para viajar sem problemas. Afinal, uma viagem legal é aquela que traz boas recordações. Palavra do Ministro Prezado leitor, O turismo é uma atividade que envolve expectativas e

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO QUE ESTABELECE AS REGRAS DE COMPENSAÇÃO AOS PASSAGEIROS VÍTIMAS DA SITUAÇÃO DE OVERBOOKING

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO QUE ESTABELECE AS REGRAS DE COMPENSAÇÃO AOS PASSAGEIROS VÍTIMAS DA SITUAÇÃO DE OVERBOOKING EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO QUE ESTABELECE AS REGRAS DE COMPENSAÇÃO AOS PASSAGEIROS VÍTIMAS DA SITUAÇÃO DE OVERBOOKING 1. A origem do overbooking Até o início da década de 1990, com exceção

Leia mais

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COMO BAGAGEM DE MÃO

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COMO BAGAGEM DE MÃO Com nosso serviço Delta Pet First, os membros peludos de sua família viajam com segurança e conforto. Oferecemos várias opções para levar seu animal de estimação ao destino final e tratamos os amigos de

Leia mais

DIREITO DOS PASSAGEIROS NO

DIREITO DOS PASSAGEIROS NO GUIA INFORMATIVO DIREITO DOS PASSAGEIROS NO TRANSPORTE AÉREO 2013 Informativo com dicas e orientações sobre os direitos dos passageiros no transporte aéreo. DIREITO DOS PASSAGEIROS EM TRANSPORTE AÉREO

Leia mais

Seu Recibo de Bilhete Eletrônico

Seu Recibo de Bilhete Eletrônico Ricardo Anido E-ticket GOL Vinicius Antunes 1 message Simone - Bomsenso Turismo Reply-To: simone@bomsensoturismo.com.br To: Ricardo Anido

Leia mais

GUIA INFORMATIVO SOBRE FÉRIAS E TRANSPORTE AÉREO

GUIA INFORMATIVO SOBRE FÉRIAS E TRANSPORTE AÉREO 2013 GUIA INFORMATIVO SOBRE FÉRIAS E TRANSPORTE AÉREO 1 INFORMATIVO FÉRIAS E TRANSPORTE AÉREO Sumário 1-DICAS IMPORTANTES:... 3 2- PACOTES DE VIAGENS:... 4 3-EXCURSÕES:... 4 5.1- USO DE MEDICAMENTOS EM

Leia mais

CONTRATO DE VIAGEM. Passageiros:

CONTRATO DE VIAGEM. Passageiros: CONTRATO DE VIAGEM O (a) Sr. (a)..., portador do CPF... RG / RNE..., residente a...,..., na cidade..., estado... país..., esta (ão) adquirindo neste momento um produto da COTTA TOUR Representações, Agência

Leia mais

Secretaria Especial de Direitos Humanos. Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos

Secretaria Especial de Direitos Humanos. Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos Secretaria Especial de Direitos Humanos Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA MINISTÉRIO DAS MULHERES, DA IGUALDADE RACIAL E DOS DIREITOS HUMANOS

Leia mais

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS QUADRO RESUMO

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS QUADRO RESUMO CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS QUADRO RESUMO 1. CONTRATANTE(s): 2. CONTRATADA: CALCOS BRASIL VIAGENS E TURISMO LTDA., CNPJ/MF 55.257.901/0001-55, Av. São Luiz, 86, 3º andar, São Paulo/SP.

Leia mais

CONDICÕES ESPECÍFICAS DISNEY CRUISE LINE ANEXO

CONDICÕES ESPECÍFICAS DISNEY CRUISE LINE ANEXO CONDICÕES ESPECÍFICAS DISNEY CRUISE LINE ANEXO 1-Passagem e contrato A passagem/bilhete e do contrato do Cruzeiro Disney Cruise (disponível em www.disneycruise.com/cruisecontract). Os formulários necessários

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TURISMO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TURISMO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TURISMO 1. CONDIÇÕES GERAIS A TOURINN OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO LTDA ME formulou este contrato à luz do Código de Defesa do Consumidor, da Deliberação

Leia mais

Contrato de Viagens. Nome Completo do Viajante (s) Carteira de Identidade CPF

Contrato de Viagens. Nome Completo do Viajante (s) Carteira de Identidade CPF Contrato de Viagens Nome Completo do Viajante (s) Carteira de Identidade CPF ENDEREÇO (...),Nº(...) BAIRRO(...),CIDADE (...),TELEFONE: ( )... CEP (...),UF(...) OBSERVAÇÃO:...... 1. CONDIÇOES GERAIS A formulou

Leia mais

Cotação de Passagens Aéreas Nacionais e Internacionais

Cotação de Passagens Aéreas Nacionais e Internacionais Cotação de Passagens Aéreas Nacionais e Internacionais Procedimentos Departamento de Projetos Contratos e Convênios Pró-Reitoria de Administração Manual para Cotação de Passagens Aéreas Nacionais e Internacionais

Leia mais

ORIENTAÇÕES PRÉ-EMBARQUE

ORIENTAÇÕES PRÉ-EMBARQUE ORIENTAÇÕES PRÉ-EMBARQUE CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROACAD Pró-Reitoria Acadêmica ASSISTÊNCIA DE VIAGEM INTERNACIONAL O ideal é optar por um plano internacional, com cobertura médica, odontológica e jurídica.

Leia mais

Guia do Passageiro. Esta publicação também está disponível em formato PDF no site www.anac.gov.br

Guia do Passageiro. Esta publicação também está disponível em formato PDF no site www.anac.gov.br Guia do Passageiro Esta publicação também está disponível em formato PDF no site www.anac.gov.br Sumário 1 Passagem Aérea... 7 1.1 Contrato de transporte...7 1.2 Alterações na passagem aérea...8 1.3 Desistência

Leia mais

O(s)Sr(s) estão adquirindo neste momento um produto de viagem para o destino,

O(s)Sr(s) estão adquirindo neste momento um produto de viagem para o destino, CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE PROGRAMAS DE VIAGENS INTERNACIONAIS O(s)Sr(s) estão adquirindo neste momento um produto de viagem para o destino, saída em / / através da agência BE HAPPY VIAGENS E TURISMO EIRELI

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS Circuitos Estados Unidos e Canadá SOMENTE ASSINE ESTAS CONDIÇÕES APÓS SUA LEITURA COMPLETA, POIS NELA CONSTAM INFORMAÇÕES

CONDIÇÕES GERAIS Circuitos Estados Unidos e Canadá SOMENTE ASSINE ESTAS CONDIÇÕES APÓS SUA LEITURA COMPLETA, POIS NELA CONSTAM INFORMAÇÕES CONDIÇÕES GERAIS Circuitos Estados Unidos e Canadá SOMENTE ASSINE ESTAS CONDIÇÕES APÓS SUA LEITURA COMPLETA, POIS NELA CONSTAM INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SUA VIAGEM. 1. Condições Gerais A Air International

Leia mais

ANEXO - I PROJETO BÁSICO

ANEXO - I PROJETO BÁSICO ANEXO - I PROJETO BÁSICO 1. OBJETO: Contratação de empresa especializada para a prestação de serviços relativos à emissão de passagens aéreas nacionais e internacionais compreendendo a reserva, emissão,

Leia mais

Forma de Pagamento Descritivo Forma Tarifa Taxa Total

Forma de Pagamento Descritivo Forma Tarifa Taxa Total PLATINUM TURISMO Usuário: Alberto Arrazi - CRP Telefone (comercial): 55 11 21342134 Telefone (emergência): 55 11 31204040 Dados da Emissão E-Ticket 969-0002032156 Localizador V9LHTL Sistema Gol Passageiro

Leia mais

Forma de Pagamento Descritivo Forma Tarifa Taxa Total

Forma de Pagamento Descritivo Forma Tarifa Taxa Total PLATINUM TURISMO Usuário: Alberto Arrazi - CRP Telefone (comercial): 55 11 21342134 Telefone (emergência): 55 11 31204040 Dados da Emissão E-Ticket 969-0002032155 Localizador SC1VQS Sistema Gol Passageiro

Leia mais

Serviço Público Federal Conselho Regional de Corretores de Imóveis Estado de São Paulo

Serviço Público Federal Conselho Regional de Corretores de Imóveis Estado de São Paulo ANEXO VII PREGÃO PRESENCIAL Nº. 054/2015 Termo de Referência 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa do ramo visando o agenciamento de viagem na prestação de serviços para cotação, reserva, emissão, cancelamento,

Leia mais

DIREITOS DOS PASSAGEIROS DOS TRANSPORTES AÉREOS FORMULÁRIO DE RECLAMAÇÃO UE

DIREITOS DOS PASSAGEIROS DOS TRANSPORTES AÉREOS FORMULÁRIO DE RECLAMAÇÃO UE DIREITOS DOS PASSAGEIROS DOS TRANSPORTES AÉREOS FORMULÁRIO DE RECLAMAÇÃO UE ESTE FORMULÁRIO PODE SER UTILIZADO PARA APRESENTAR UMA RECLAMAÇÃO JUNTO DE UMA TRANSPORTADORA AÉREA E/OU DE UM ORGANISMO NACIONAL

Leia mais

De entre vários direitos que o diploma contém destacamos os seguintes:

De entre vários direitos que o diploma contém destacamos os seguintes: NATAL. UMA ÉPOCA FESTIVA ONDE AS FRONTEIRAS NÃO TÊM LUGAR... Uma vez que se aproxima mais um Natal, é importante não descurar e conhecer os seus direitos. Esta quadra, ainda que nos acompanhe por poucos

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS. Passageiro, conheça os seus direitos e os seus deveres. AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS. Passageiro, conheça os seus direitos e os seus deveres. AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS DISTRIBUIÇÃO GRATUITA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS Passageiro, conheça os seus direitos e os seus deveres. OS DIREITOS DOS USUÁRIOS Ter formulários de reclamação

Leia mais

A solução completa para a gestão de viagens da sua empresa

A solução completa para a gestão de viagens da sua empresa A solução completa para a gestão de viagens da sua empresa Introdução O BESTWAYCORP é um sistema completo de Self Booking voltado para empresas. O sistema permite aos viajantes e assistentes criar suas

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO HOPI HARI E CLICK ON. 1. O Parque Temático HOPI HARI e o CLICK ON promovem a seguinte promoção em parceria:

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO HOPI HARI E CLICK ON. 1. O Parque Temático HOPI HARI e o CLICK ON promovem a seguinte promoção em parceria: REGULAMENTO DA PROMOÇÃO HOPI HARI E CLICK ON 1. O Parque Temático HOPI HARI e o CLICK ON promovem a seguinte promoção em parceria: 2. O HOPI HARI reservou a quantidade total de 1.000 (mil) passaportes

Leia mais

MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL AVIAÇÃO CIVIL IAC 2203-0399 INFORMAÇÕES AOS USÁRIOS DO TRANSPORTE AÉREO 16 MAR 1999 República Federativa do Brasil Ministério da Aeronáutica Departamento

Leia mais

CONTRATO DE AGENCIAMENTO PARA FORMAÇÃO DE PACOTE DE VIAGENS E SERVIÇOS CORRELATOS

CONTRATO DE AGENCIAMENTO PARA FORMAÇÃO DE PACOTE DE VIAGENS E SERVIÇOS CORRELATOS CONTRATO DE AGENCIAMENTO PARA FORMAÇÃO DE PACOTE DE VIAGENS E SERVIÇOS CORRELATOS Ementa: 1) O AGENCIADO está adquirindo serviços de intermediação para aquisição de pacote de viagem que em caso de desistência

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE.

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE. Dispõe sobre a regulamentação do serviço de atendimento ao passageiro prestado pelas empresas de transporte aéreo regular. A DIRETORIA DA AGÊNCIA

Leia mais

CONTRATO DE ADESÃO PARA VIAGENS NACIONAIS, INTERNACIONAIS E HOTELARIA. CONTRATANTE

CONTRATO DE ADESÃO PARA VIAGENS NACIONAIS, INTERNACIONAIS E HOTELARIA. CONTRATANTE CONTRATO DE ADESÃO PARA VIAGENS NACIONAIS, INTERNACIONAIS E HOTELARIA. CONTRATANTE Nome do responsável Contratante: Nacionalidade: CPF: RG: Telefone (*): Celular (*): E-mail: ( ) (DDD) + Número DADOS DOS

Leia mais

Passagem. sem volta. Comprar passagem de avião com

Passagem. sem volta. Comprar passagem de avião com Shutterstock Passagem sem volta Pesquisa do Idec constata que companhias aéreas cobram valores muito acima do permitido para cancelamento de viagem e demoram meses para reembolsar o consumidor, embora

Leia mais

India Lac Investment Conclave

India Lac Investment Conclave Edição nº 1 India Lac Investment Conclave 06 Dias / 03 Noites Saída: 13 de Outubro de 2014. Visitando: Delhi Roteiro Aéreo e Terrestre Extensão Pré Lac Conclave: Agra, Jaipur DIFERENTES VISÕES, DIFERENTES

Leia mais

Referidas condições poderão ser solicitadas à CONTRATADA em qualquer tempo.

Referidas condições poderão ser solicitadas à CONTRATADA em qualquer tempo. CONDIÇÕES GERAIS DE VIAGENS NACIONAIS E/OU INTERNACIONAIS As condições gerais aqui pactuadas, para aquisição do produto objeto do CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, foram determinadas pelos respectivos

Leia mais

Contrato de Aquisição de Programas de Viagens

Contrato de Aquisição de Programas de Viagens Contrato de Aquisição de Programas de Viagens O ATO DE INSCRIÇÃO para participante no programa de viagem ou excursão implica automaticamente na adesão do participante às CONDIÇÕES GERAIS e às CONDIÇÕES

Leia mais

PASSAGEIRO, CONHEÇA SEUS DIREITOS E DEVERES.

PASSAGEIRO, CONHEÇA SEUS DIREITOS E DEVERES. PASSAGEIRO, CONHEÇA SEUS DIREITOS E DEVERES. O que é a ANTT? A Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT regula e fiscaliza a prestação de serviços de transportes terrestres de passageiros em todo

Leia mais

Conheça os seus direitos em caso de: Recusa de embarque Cancelamento de voo Atrasos prolongados Colocação em classe inferior Viagens organizadas

Conheça os seus direitos em caso de: Recusa de embarque Cancelamento de voo Atrasos prolongados Colocação em classe inferior Viagens organizadas OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO AS NOVAS REGRAS Dia 17 de Fevereiro entra em vigor o Regulamento (CE) n.º 261/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Fevereiro de 2004, que

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 196, DE 24 DE AGOSTO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº 196, DE 24 DE AGOSTO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº 196, DE 24 DE AGOSTO DE 2011. Dispõe sobre a regulamentação do serviço de atendimento ao passageiro prestado pelas empresas de transporte aéreo regular. A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE

Leia mais

Passageiro, conheça seus. Direitos e Deveres

Passageiro, conheça seus. Direitos e Deveres Passageiro, conheça seus Direitos e Deveres O que é a ANTT? A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regula e fiscaliza a prestação de serviços de transportes terrestres de passageiros em todo

Leia mais

SUMÁRIO 2. DOCUMENTOS

SUMÁRIO 2. DOCUMENTOS SUMÁRIO 1. OBJETIVO 1.1. Qual o objetivo deste Sumário? O objetivo deste Sumário é apresentar as informações resumidas das contratações que a empresa D.C. LUCAS, LUCAS & LUCAS TURISMO LTDA. VENCESTUR,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. JUSTIFICATIVA Tendo em vista a necessidade desta Administração transportar magistrados e servidores para outros Estados, com o intuito de realizar cursos de aperfeiçoamento,

Leia mais

Contrato de Viagem/Condições Gerais

Contrato de Viagem/Condições Gerais Contrato de Viagem/Condições Gerais Nome completo dos viajante (s): RG: CPF: Data de nascimento: Endereço: Cidade: UF: CEP: Telefone: Estão adquirindo neste momento um produto SPECIAL WORLD VIAGENS E TURISMO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA POUSADA BUTTERFLY HOUSE. A hospedagem na POUSADA BUTTERFLY HOUSE é regida pelas condições abaixo descritas:

REGIMENTO INTERNO DA POUSADA BUTTERFLY HOUSE. A hospedagem na POUSADA BUTTERFLY HOUSE é regida pelas condições abaixo descritas: REGIMENTO INTERNO DA POUSADA BUTTERFLY HOUSE A hospedagem na POUSADA BUTTERFLY HOUSE é regida pelas condições abaixo descritas: 1. É obrigatório o preenchimento da ficha de identificação, atendendo normas

Leia mais

GERAIS PARA VIAGENS INTERNACIONAIS

GERAIS PARA VIAGENS INTERNACIONAIS Atenção: O comprador deve imprimir, ler e rubricar todas as vias para encaminhar à Berlin Viagens e Turismo CONDIÇÕES GERAIS PARA VIAGENS INTERNACIONAIS 1.RESPONSABILIDADE 1.1 A operadora é responsável

Leia mais

COORDENAÇÃO DA SUPERVISÃO

COORDENAÇÃO DA SUPERVISÃO COORDENAÇÃO DA SUPERVISÃO ASSUNTO: SEGURO FACULTATIVO - Reedição CIRCULAR: CS-024/08 Versão 3 PARA: GERÊNCIAS E AGÊNCIAS DATA: 29/08/08 Senhores, Informamos que foi firmado contrato com a Nobre Seguradora

Leia mais

Direito do Consumidor Turista. Seja muito bem-vindo ao Estado do Paraná

Direito do Consumidor Turista. Seja muito bem-vindo ao Estado do Paraná Direito do Consumidor Turista Seja muito bem-vindo ao Estado do Paraná No Brasil os direitos do consumidor são regulamentados pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8078/90). A lei é aplicada quando

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL COMANDO DA AERONÁUTICA PORTARIA No 676/GC-5, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2000. Aprova as Condições Gerais de Transporte. O COMANDANTE DA AERONÁUTICA,no uso das atribuições que lhe conferem

Leia mais

CONTRATO DE AGENCIAMENTO PARA FORMAÇÃO DE PACOTE DE VIAGENS PARA O FESTIVAL DEFQON1 CHILE - 2015 CONTRATO DFC 002/15

CONTRATO DE AGENCIAMENTO PARA FORMAÇÃO DE PACOTE DE VIAGENS PARA O FESTIVAL DEFQON1 CHILE - 2015 CONTRATO DFC 002/15 CONTRATO DE AGENCIAMENTO PARA FORMAÇÃO DE PACOTE DE VIAGENS PARA O FESTIVAL DEFQON1 CHILE - 2015 CONTRATO DFC 002/15 ESPAÇO DJ BRASIL MARKETING ARTÍSTICO LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Prestação de Serviço de Agenciamento de Viagens PO I ESIS

TERMO DE REFERÊNCIA Prestação de Serviço de Agenciamento de Viagens PO I ESIS TERMO DE REFERÊNCIA Prestação de Serviço de Agenciamento de Viagens POIESIS ÍNDICE DO TERMO DE REFERÊNCIA TÉCNICA 1. OBJETIVO GERAL 2. JUSTIFICATIVA 3. DOS SERVIÇOS 4. DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO 5. OBRIGAÇÕES

Leia mais

CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE PROGRAMA DE VIAGEM INTERNACIONAL EM GRUPO

CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE PROGRAMA DE VIAGEM INTERNACIONAL EM GRUPO CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE PROGRAMA DE VIAGEM INTERNACIONAL EM GRUPO O(s) Sr(s). estão adquirindo neste momento um produto da HR TURISMO denominado, através da agência com início dia / / com preço total

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS PARA VIAGENS INTERNACIONAIS 2015

CONDIÇÕES GERAIS PARA VIAGENS INTERNACIONAIS 2015 CONDIÇÕES GERAIS PARA VIAGENS INTERNACIONAIS 2015 Este instrumento, formulado à luz da Legislação Aplicável, Código Brasileiro de Aeronáutica e Deliberação Normativa da Embratur nº 161/85, regula a Prestação

Leia mais

Síntese dos direitos dos passageiros do transporte em autocarro 1

Síntese dos direitos dos passageiros do transporte em autocarro 1 Síntese dos direitos dos passageiros do transporte em autocarro 1 O Regulamento (UE) n.º 181/2011 (a seguir designado por «Regulamento») é aplicável a partir de 1 de março de 2013. Estabelece um conjunto

Leia mais

Nota: na sequência do cadastramento você será convidado a responder uma pesquisa, visando à melhoria do Sistema de Transporte.

Nota: na sequência do cadastramento você será convidado a responder uma pesquisa, visando à melhoria do Sistema de Transporte. 1. O que é Bilhete Único Mensal? O Bilhete Único Mensal é o cartão que permite ao seu titular, com um único pagamento do valor definido para o mês, o uso do transporte coletivo durante 31 dias a contar

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA VIAGENS E TREINAMENTO Data - 24/04/2015. Procedimento do Sistema Gestão da Qualidade

PROCEDIMENTO PARA VIAGENS E TREINAMENTO Data - 24/04/2015. Procedimento do Sistema Gestão da Qualidade FL. 01 / 08 1 OBJETIVO Este documento tem como objetivo estabelecer critérios para a emissão de bilhete de passagem aérea, reserva de hotel e locação de veículos para Serviço e/ou Treinamento em âmbito

Leia mais

Contrato de Viagens. E-mail: Dados do(s) passageiro(s) Sobrenome/Nome R.G. CPF

Contrato de Viagens. E-mail: Dados do(s) passageiro(s) Sobrenome/Nome R.G. CPF Contrato de Viagens Dados do Comprador Nome Completo: Nasc: / / CPF: RG: Endereço: Número: Complemento: Bairro: CEP: - Estado: Cidade: Fone: ( ) Cel:( ) E-mail: Dados Comerciais do Comprador Endereço:

Leia mais

DISNEY MAGIC, PLUS, BIG APPLE, TOP & EXPRESS - JUN/JUL 2014

DISNEY MAGIC, PLUS, BIG APPLE, TOP & EXPRESS - JUN/JUL 2014 Av. Iguaçu, 2636 - Água Verde 80240-030 Curitiba - PR Tel: 41 3028-8888 CNPJ: 01.250.580/0001-38 EMBRATUR: 7236253 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO POR ADESÃO DISNEY MAGIC, PLUS, BIG APPLE,

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO CFN N. REGIME DE EXECUÇÃO: Menor Preço Global (maior percentual de desconto)

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO CFN N. REGIME DE EXECUÇÃO: Menor Preço Global (maior percentual de desconto) Página 1 de 7 ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO CFN N LICITAÇÃO/MODALIDADE: Pregão Presencial nº 06/2008 REGIME DE EXECUÇÃO: Menor Preço Global (maior percentual de desconto) 1. DO ORGÃO INTERESSADO

Leia mais

Doc. 01 Depósito passagem em salas matutino

Doc. 01 Depósito passagem em salas matutino Doc. 01 Depósito passagem em salas matutino Doc. 02 Comprovante passagem Natal Recife Comprovante de emissão Empresa: AGENCIA AEROTUR LTDA Usuário: JOSE NOALDO SILVA Telefone: 84 3220-2992 E-mail: noaldo@aerotur.com.br

Leia mais

CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE PROGRAMA DE VIAGEM INTERNACIONAL EM GRUPO

CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE PROGRAMA DE VIAGEM INTERNACIONAL EM GRUPO CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE PROGRAMA DE VIAGEM INTERNACIONAL EM GRUPO O(s) Sr(s). estão adquirindo neste momento um produto da HR TURISMO denominado, com início dia / / O preço do tour acima mencionado não

Leia mais

2.2 A operadora elabora, organiza e executa o roteiro da viagem contratada.

2.2 A operadora elabora, organiza e executa o roteiro da viagem contratada. CONDIÇÕES GERAIS PARA AQUISIÇÃO DE PROGRAMAS DE VIAGENS NACIONAIS E INTERNACIONAIS A aquisição de pacotes e programas de viagens nacionais e internacionais adquiridas da ARA TRAVEL TURISMO E VIAGENS LTDA.

Leia mais

Dicas e orientações para aproveitar suas viagens

Dicas e orientações para aproveitar suas viagens Dicas e orientações para aproveitar suas viagens FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR PROCON-SP É PERMITIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL, DESDE QUE CITADA A FONTE. São Paulo janeiro/2016 PROJETO

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO 1. DAS PARTES a) CONTRATADA: West Central Viagens e Turismo Ltda., sociedade empresária limitada inscrita no CNPJ sob nº 06.878.718/0001-61, com sede na Rua

Leia mais

SIAP Módulo Balança Objetivo:

SIAP Módulo Balança Objetivo: SIAP Módulo Balança Objetivo: Estabelecer uma sistemática para controle das Bagagens, Check - IN com pesagem eletrônica e informatizada das bagagens dos clientes. 1 Cadastro do Parâmetro 2 Abertura e Fechamento

Leia mais

6 Dica c s a p s a p r a a r c a omp mp a r r a pa pa ag a e g n e s n a r é e r a e s a mu m ito t m o a m i a s bar a a r t a a t s a

6 Dica c s a p s a p r a a r c a omp mp a r r a pa pa ag a e g n e s n a r é e r a e s a mu m ito t m o a m i a s bar a a r t a a t s a 6 Dicas para comprar passagens aéreas muito mais baratas Viajar de avião sai mais em conta, já que a viagem fica mais rápida e um pouco mais confortável. Se os preços das passagens aéreas variam muito

Leia mais

- Trecho Nacional: *Verificar tarifas com a Agência de Viagens de acordo com sua origem/destino.

- Trecho Nacional: *Verificar tarifas com a Agência de Viagens de acordo com sua origem/destino. Rio de Janeiro, 8 de outubro de 2014. Circular nº 37/2014 Ref.: Campeonato Sul-Americano Sub 13 e Sub 15 Senhor(a) Presidente, Seguem, abaixo, informações referentes à participação dos vice-campeões do

Leia mais

notícias esportes entretenimento vídeos buscar

notícias esportes entretenimento vídeos buscar Page 1 of 8 notícias esportes entretenimento vídeos buscar E-mail Agenda Docs Procurar e-mail Mostrar opções de pesquisa Criar filtro Escrever e-mail Entrada (5401) Com estrela Enviados Rascunhos (57)

Leia mais

Vendendo Azul (AD) pelo Sistema Amadeus. V. 1.1 Janeiro 2009

Vendendo Azul (AD) pelo Sistema Amadeus. V. 1.1 Janeiro 2009 Vendendo Azul (AD) pelo Sistema Amadeus V. 1.1 Janeiro 2009 Indice 1. Introdução...3 2. Tipo de Acesso Azul no Sistema Amadeus...4 3. Criando um PNR com vôos da Azul para passageiro Adulto...4 3.1 Venda...5

Leia mais

1.2. Presenteador: pessoa física ou jurídica que adquire o FLOT TRAVEL CARD mediante a compra direta de carga de valor.

1.2. Presenteador: pessoa física ou jurídica que adquire o FLOT TRAVEL CARD mediante a compra direta de carga de valor. REGULAMENTO DO FLOT TRAVEL CARD FLOT OPERADORA TURÍSTICA LTDA., o Presenteador e o Presenteado do FLOT TRAVEL CARD, a primeira, na qualidade de prestadora de serviços de turismo, o segundo e o terceiro,

Leia mais

Código: MAP-DIFIN-003 Versão: 00 Data de Emissão: XX/XX/XXXX. Custo

Código: MAP-DIFIN-003 Versão: 00 Data de Emissão: XX/XX/XXXX. Custo Código: MAP-DIFIN-003 Versão: 00 Data de Emissão: XX/XX/XXXX Elaborado por: Gerência de Execução Orçamentária Aprovado por: Diretoria de Finanças e Informação de Custo 1 OBJETIVO Padroniza e orienta os

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO SOFIN CONCESSÃO DE DIÁRIAS OU HOSPEDAGEM E PASSAGENS PARA BANCA EXTERNA DE CONCURSOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO SOFIN CONCESSÃO DE DIÁRIAS OU HOSPEDAGEM E PASSAGENS PARA BANCA EXTERNA DE CONCURSOS 1. Legislação CONCESSÃO DE DIÁRIAS OU HOSPEDAGEM E PASSAGENS PARA BANCA EXTERNA DE CONCURSOS 1.1 A concessão de Diárias ou Hospedagem e Passagens pelo Setor de Educação da UFPR deverá observar o disposto

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL PORTARIA Nº 602/GC-5, DE 22 DE SETEMBRO DE 2000. Estabelece os procedimentos para a aplicação e para a cobrança das Tarifas

Leia mais

JPM VIAGENS E TURISMO LTDA TERMOS E CONDICÕES GERAIS DE USO DO SISTEMA DE RESERVAS ONLINE INFORMAÇÕES INICIAIS:

JPM VIAGENS E TURISMO LTDA TERMOS E CONDICÕES GERAIS DE USO DO SISTEMA DE RESERVAS ONLINE INFORMAÇÕES INICIAIS: INFORMAÇÕES INICIAIS: JPM VIAGENS E TURISMO LTDA TERMOS E CONDICÕES GERAIS DE USO DO SISTEMA DE RESERVAS ONLINE i. A JPM Viagens e Turismo LTDA (JPM) é uma operadora de turismo que fornece, para pessoas

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS PARA O FORNECIMENTO DE SERVIÇOS DE VIAGENS E TURISMO ANCORADOURO VIAGENS

CONDIÇÕES GERAIS PARA O FORNECIMENTO DE SERVIÇOS DE VIAGENS E TURISMO ANCORADOURO VIAGENS CONDIÇÕES GERAIS PARA O FORNECIMENTO DE SERVIÇOS DE VIAGENS E TURISMO ANCORADOURO VIAGENS O fornecimento de serviços de viagens e turismo, nacionais ou internacionais, pela Mondiale Viagens e Turismo Ltda.,

Leia mais

CONTRATO DE TRANSPORTE AÉREO DE PASSAGEIROS

CONTRATO DE TRANSPORTE AÉREO DE PASSAGEIROS CONTRATO DE TRANSPORTE AÉREO DE PASSAGEIROS As disposições do presente contrato ("Contrato") se sujeitam ao Código Civil (Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002) e são complementados pelo Código Brasileiro

Leia mais

Edifício Crespi II Manual do Credenciado

Edifício Crespi II Manual do Credenciado Edifício Crespi II Manual do Credenciado A BrasilPark quer prestar sempre o melhor serviço para seus clientes. Para que isso aconteça, é essencial que você fique atento aos nossos procedimentos de atendimento.

Leia mais

PROMOÇÃO 2x1 AMERICAN EXPRESS

PROMOÇÃO 2x1 AMERICAN EXPRESS PROMOÇÃO 2x1 AMERICAN EXPRESS Os Titulares dos cartões The Platinum Card American Express Aeroméxico, The Platinum Card American Express, American Express Corporate Platinum Card e The Centurion Card American

Leia mais