1. EMPRESA DE MINERAÇÃO RESPONSÁVEL PELA ÁREA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. EMPRESA DE MINERAÇÃO RESPONSÁVEL PELA ÁREA"

Transcrição

1 1. EMPRESA DE MINERAÇÃO RESPONSÁVEL PELA ÁREA Nome Oficial/Razão Social: Carbonífera Criciúma S.A. CNPJ: / Inscrição Estadual: Município: Criciúma Estado: SC Fone/Fax: (0XX) (048) Endereço da sede: Bairro: Sta. Catarina Av. Presidente Juscelino, LICENÇAS /AUTORIZAÇÕES Licença Ambiental da FATMA nº: objeto/recuperação, tipo, data de emissão e validade. LAI 059/07 Recuperação Ambiental de Área Degradada Área 2 (UM VI). 26/set/2007. Val: 24 meses Processo DNPM nº /36 3. RESPONSÁVEL TÉCNICO PELA EXECUÇÃO DO PRAD Responsável Técnico (RT): Carlos Henrique Schneider Registro em Conselho Profissinal: ART: Endereço: Estrada Geral Santa Rosa, Itanema Município: Lauro Müller Estado: SC schneider@carbocri.com.br Fone/Fax: (48) LOCALIZAÇÃO DA(S) ÁREA(S) EM RECUPERAÇÃO 4.1. Ilustração das áreas em mapa ou imagem Denominação: Área 02 UM VI Coordenadas UTM do ponto de N acesso E Local: Santa Rosa Localização Município: Lauro Müller Bacia (sub-bacia) Hidrográfica Rio Tubarão (Rio Palmeiras) Nome e endereço do proprietário do solo Extensão em hectares Carbonífera Criciúma S.A. - Criciúma 11,21 ha

2 4.2. Ilustração da localização da área AREA 2 SANTA ROSA

3 5. HISTÓRICO DO EMPREENDIMENTO 5.1. Situação anterior A região de Lauro Müller é reconhecidamente a pioneira na implantação da industria de mineração do carvão no estado de Santa Catarina, residindo aí uma parcela significativa dos passivos da Carbonífera Criciúma S.A., em maior parte situados no âmbito do Manifesto de Mina nº 436/36, correspondente ao DNPM nº /36 visualizado na Figura 01. Uma parcela destes passivos, no entanto, está situada em concessão da antiga Cia. Carbonífera Barro Branco, especialmente aqueles associados a atividades de beneficiamento e disposição de rejeitos de beneficiamento da antiga usina instalada para beneficiar toda produção daquela unidade mineira (UM VI Santa Rosa). Fato digno de nota está na localização destes depósitos se situarem em concessão arrendada pela Catarinense a Indústria Brasileira de Mineração Ltdª. IBRAMIL, onde a mesma desenvolveu lavras a céu aberto e em subsolo, razão pela qual foram identificadas bocas de mina associadas a antiga Mina Figueira. Os PRAD s elaborados para as Áreas de número 1, 2 e 3 focam o conjunto de variáveis associadas ao conjunto dos impactos, cabendo aí uma maior intergração deste PRAD aos projetos e cronogramas elaborados pela empresa IBRAMIL. Por ocasião do esgotamento da área física utilizada para disposição dos rejeitos da antiga usina de beneficiamento, a Criciúma adquiriu uma área remanescente da cava a céu aberto desenvolvida pela ENGEPASA, onde passou a colocar seus rejeitos de beneficiamento expostos até o presente momento. Esta área, portanto, compreende um passivo de lavra a céu aberto, que também serviu de praça de embocação para acesso a antiga Mina Figueira, a qual deve estar influenciando parcialmente as condições hidrológicas desta área. Cabe dizer que inicialmente, a CCSA havia estabelecido com a empresa Carbonífera Siderópolis Ltdª., acordo para a remoção de todo o rejeito piritico carbonoso do local, acerto este que não surtiu os efeitos desejados, razão pela qual a CCSA viu-se obrigada a refazer o projeto original, justificando assim a necessidade de implantar no local uma grande célula de rejeitos. Isto gerou a possibilidade de transferirmos um grande volume dos rejeitos da APP da Área 1 para esta localidade. A imagem da Figura 01 inclui uma parcela da área de passivo da IBRAMIL, o qual deveria estar sendo trabalhado conjuntamente.

4 Figura 01 - Imagem aérea da Área 2 (1997) 5.2. Situação atual Com o seu cronograma de recuperação em andamento, a Área 2 já teve suas obras iniciadas, contudo em função da correlação existente entre esta área e o projeto de implantação da APP na Área 1, esta passará a receber parte dos rejeitos a serem removidos, para o que será aproveitada uma parcela do depósito já instalado, em locais previamente preparados. Para tanto se deu preferência à conformação e compactação dos limites do depósito a ser utilizado, o qual aproveita as paredes remanescentes da antiga lavra a céu aberto, adotando-se o cuidado para manter afastados estes rejeitos da futura APP. Estes trabalhos estão priorizando o restabelecimento da drenagem superficial e controles dos processos erosivos, aliando a preparação das futuras APP com o fechamento das bocas de mina que eventualmente venham a ser identificadas ou já identificadas. Aproximadamente 60% da futura APP (2,58 ha), encontra-se situada em passivo de titularidade da empresa IBRAMIL, que também é a proprietária do imóvel, sendo oportuno registrar que a qualidade hídrica desta drenagem responde pelo incremento da acidez do rio Salame no curso final da Área 1.

5 Figura 02 - Célula 01 Figura 03 - Célula 02 Figura 04 - Célula OBJETIVOS 6.1. Recuperação ou reabilitação das áreas Uso futuro Pastagem. 7. MEDIDAS EXECUTADAS NO EMPREENDIMENTO 7.1. Extensões da Área

6 Tabela 01. Extensões da área Área titulada: 800,10 há Área lavrada: 7,66 ha (PRAD) Área a recuperar: 11,21 ha APP a recuperar: 2,58 ha Área recuperada: 0 ha APP recuperada: 0 ha 7.2. Remoção de rejeitos Volumes em m³ A parcial remoção de rejeitos por parte da Carbonífera Siderópolis Ltda. (cerca de m³), deixou a superfície dos mesmos exposta e sujeita a acumulação / infiltração de águas pluviais, o que já foi sanado pelo trabalho de remobilização dos rejeitos raspados em local próximo, o que permitiu a identificação de áreas onde o solo original possa vir a ser recuperado Destino Os trabalhos efetivados até o momento envolveram raspagem de rejeitos e sua redeposição, permitindo desta forma a transferência dos m³.de rejeitos até aqui retirados da Área 1. A atual fase de trabalhos está exclusivamente voltada a preparação da área destinada a receber todo o volume de rejeitos em fase de extração da Área 1, o qual vem sendo aplicado no preenchimento da cava deixada pela antiga lavra a céu aberto, sendo destinados ao local, preferencialmente, os rejeitos finos retirados das antigas bacias de decantação. Posteriormente, com a conclusão dos trabalhos envolvendo a extração dos rejeitos da Área 1, serão implantados os trabalhos para recobrimento e conformação da área, oportunidade em que será instalado o sistema de drenagem superficial e vegetação, além dos tamponamentos das bocas de mina identificadas no local. A figura 05 apresenta os locais destinados a deposição do rejeito proveniente da Área 1 (em azul claro), imediatamente acima da célula de rejeitos já existentes na Área 2 (em azul escuro), materiais estes devidamente compactados e impermeabilizados com vistas a redução da permeabilidade.

7 Figura 05 - Destino do rejeito na Área 2 Para fins de registros, é apresentada a Figura 06, onde uma vista parcial da Área 2 fornece uma base das condiçoes desta área antes de instalação da Célula 1.

8 Figura 06 - Situação do rejeito exposto anteriormente à instalação da célula 7.3. Reconformação topográfica e/ou paisagística Volumes movimentados em m³ Ao todo foram depositados na Área 1 cerca de m³ de rejeitos piritosos provenientes da Área Espessuras e tipos de materiais movimentados nos cortes e aterros Não aplicável neste estágio dos trabalhos Drenagem Cálculo de vazões máximas e seções ideais A função do sistema de drenagem superficial é propiciar o rápido escoamento das águas pluviais, evitando sua percolação na área recuperada, reduzindo a geração de DAM.

9 Tempo de Concentração Para os cálculos do tempo de concentração foi utilizada a equação de Vem Te Chow com acréscimo de um tempo de entrada de 5 minutos: tc L = 52,64 S 0,64 Onde: L = Comprimento do talvegue (km); S = Declividade (m/km); tc = Tempo de concentração (min). Intensidade da Chuva Para a intensidade da chuva foi utilizada a equação de chuvas intensas de Urussanga, estabelecida a partir dos dados dos pluviogramas. (BACK, 2002): i 3445,7T = ( t + 26,3) 0,138 1,012 Onde: T = Período de retorno (anos); t = Duração da chuva (minutos); i= Intensidade da precipitação (mm/h). Para projetos em pequenas bacias hidrográficas, adota-se para a chuva crítica uma duração igual ao tempo de concentração da bacia (BACK 2002). A Tabela 02 apresenta os resultados das intensidades da precipitação para a área de contribuição da drenagem superficial, considerando períodos de retorno de T= 10 anos, T= 20 anos e T= 100 anos.

10 Tabela 02. Características do sistema de drenagem e intensidade da precipitação de projeto. Drenagem Área (m²) L (m) I (m) S 1/2 (m/m) tc (min) i (10anos) (mm/h) i (20anos) (mm/h) i (100anos) (mm/h) Canais A e B , , ,39 26,08 28,70 35,83 A análise das colunas da estimativa de precipitação pluviométrica apresentada na Tabela 1, referente aos períodos de retorno com 10, 20 e 100 anos, nos levou a adotar o valor da intensidade da precipitação para um período de retorno de 100 anos. Essa opção foi adotada por se tratar de uma área rural, onde não se esperam serviços freqüentes de manutenção preventiva como limpeza da seção e reparos. Cálculo de Vazão Para o cálculo da vazão foi utilizado o método racional, no qual a vazão é determinada em função da precipitação, da área e das características de recobrimento da bacia contribuinte. Q = CiA 3,6 Onde: Q = Vazão (m 3 /s); C = Coeficiente de escoamento superficial, adimensional de 0 a 1; i = Intensidade da precipitação (mm/h) A = Área da bacia (km 2 ). Para o cálculo da vazão será adotado o coeficiente de escoamento, C=0,45 para a área, já que se trata de área mista, com cobertura vegetal e terrenos compactados. A Tabela 03 apresenta o resumo das vazões de projeto para a drenagem das águas pluviais. Tabela 03. Resumo das vazões para T=100 anos. Drenagem Área Comprimento Declividade I (ha) (m) (m) (m/m) tc (min) C i (mm/min) Q (total) (m³/s) Canais A e B 36, ,0 0,08 139,39 0,45 35,83 1,64

11 Dimensionamento das Seções Transversais Para o dimensionamento da seção transversal dos canais de drenagem foi empregado o software Hidrom, utilizando a equação de Manning e adotando-se a seção trapezoidal como base, por apresentar maior estabilidade. A seção dos canais A e B foi calculada para atender a vazão especificada na Tabela 2, inicialmente planejada para ser executada em manta PEAD 1,0mm de textura lisa, nas laterais e no fundo, a qual será ancorada por meio de canaletas laterais escavadas. Esses canais serão revestidos por pedras de rachão/seixo com diâmetro variado, compreendendo diâmetro máximo não superior a 15cm, e diâmetro mínimo não inferior a 10cm, para que se mantenha uma velocidade de escoamento adequada e não ocorram riscos de seu arrastamento pelo fluxo de água. Os cálculos para dimensionamento das drenagens, baseados nos dados de precipitação apresentados na Tabela 02, estão especificados na Figura 07. A declividade do fundo do canal não será a mesma do terreno, sendo especificada neste projeto em 0,4%. Para os casos em que o terreno apresente declividade maior que a dimensionada para o fundo do canal, será necessário executar a drenagem em forma de degraus, mantendo-se dessa forma a declividade recomendada. A seção da drenagem foi calculada a partir da declividade do talude, que deve ser de 2:1.

12 Figura 07 - Tela de cálculo do programa Hidrom, Canais de drenagem A e B. Com os coeficientes adotados para o cálculo foi encontrada uma seção que atende às vazões calculadas para os canais, com regime de escoamento sub-crítico. Em função disso, a estabilidade dos canais será assegurada pela longa vida útil da manta de PEAD. Dimensionadas as seções para as vazões calculadas e todos os requisitos acima mencionados atendidos, foi elaborado o projeto dos canais, conforme apresentado na Figuras 08 e 09. Figura 08 - Tela de dados do projeto dos canais A e B com utilização do programa Hidrom.

13 Figura 09 - Tela do desenho da seção encontrada do programa Hidrom para os canais A e B Extensões e dimensões das calhas, tubos, tanques e bacias instaladas Execução das Calhas A etapa inicial para construção do sistema de drenagem é a escavação dos canais. Como alternativa em situações onde se tornar possível o planejamento da operação, pode-se optar pela não deposição de material ao longo do eixo previsto para implantação dos canais. Após a escavação, os canais serão revestidos com argila compactada, conforme detalhado abaixo: para a construção dos canais A e B será feita uma escavação de formato trapezoidal, de 5,40m de largura, na parte superior e 0,85m na base, com inclinação de talude de 2:1. O canal escavado terá 1,45m de profundidade e será posteriormente revestido com camada de aterro com espessura de 30 cm de argila compactada; No revestimento com camada de argila deve-se utilizar compactação proctor

14 intermediário. Esta primeira camada de revestimento apresenta múltiplas funções, como formar uma base regular para apoio e ancoragem da membrana, evitar eventuais perfurações da membrana por fragmentos de rocha cortantes existentes no material desmontado pela lavra a céu aberto e evitar a erosão e dificultar a percolação das águas pluviais, no caso de uma eventual perfuração da membrana. Em seguida, coloca-se a geomembrana, acomodando-a sobre a argila compactada. Será utilizada manta de PEAD com espessura 1,0mm, textura lisa, para o revestimento das paredes e fundo das drenagens. Para receber a geomembrana o canal deverá ter seção final em formato trapezoidal, com largura de fundo 0,25m, altura de 1,14m e taludes 2:1. A geomembrana será ancorada por canaletas laterais, escavadas na argila com seção quadrada de 0,20m. Após a instalação da geomembrana será colocado leito de rachão/seixo com granulometria variando de 10 a 15cm em toda sua base, até uma altura de 0,30m, de forma a possibilitar um travamento por encaixe, ou seja, sem o uso de argamassaterá. Esse leito terá a dupla função de fixar e proteger a membrana, evitando que seja arrancada ou perfurada. Figura 10 - Seção final dos canais A e B

15 7.5. Tratamento de efluentes Insumos utilizados Não aplicável neste estágio Eficiência atingida Não aplicável neste estágio Cobertura argilosa Local de origem do material argiloso com coordenadas UTM, fuso e datum utilizado Não aplicável neste estágio Volumes em m³ Não aplicável neste estágio Granulometria Não aplicável neste estágio Espessuras Não aplicável neste estágio Detalhamento construtivo da compactação quando tratar-se de revestimento de célula de depósito de rejeitos, anexando laudo de ensaio de infiltração na medida de 1 ensaio / ha; Não aplicável neste estágio Cobertura de solo Não aplicável neste estágio Solo orgânico (origem) / manejo / insumos Não aplicável neste estágio Volumes em m³ Não aplicável neste estágio Espessuras Não aplicável neste estágio.

16 7.8. Revegetação Qualificação dos plantios (espécies) Não aplicável neste estágio Quantificação dos plantios nº de mudas pegas / altura média das mudas Não aplicável neste estágio Método utilizado e densidade Não aplicável neste estágio Instalação de piezômetros c/ perfil construtivo, adequação à norma ABNT NBR /2007, cota da boca e localização com coordenadas UTM, fuso e datum utilizado Os poços de monitoramento do lençol freático estão sendo posicionados nos locais indicados na Figura 11, os quais estão sendo executados de acordo com a norma ABNT NBR /2007. Figura 11 - Localização dos poços de monitoramento da Área 2

17 7.10. Monitoramento Os parâmetros analisados, assim como a periodicidade de amostragem, foram definidos no projeto de monitoramento elaborado pela equipe do SIECESC - contratada em setembro de A tabela a seguir reúne a relação destes parâmetros. Tabela 04. Indicação dos parâmetros de monitoramento hídrico PARÂMETRO MÍNIMO DETECTÁVEL MÉTODO DE ANÁLISE ph (22,4 C) 0,0 Potenciométrico Acidez (mg.caco3/l) 1,0 Titulação potenciométrica Sólidos Totais (mg/l) 2,0 Titulométrico do EDTA-Na Sulfato (mg/l) 1,0 Espectrofotométrico Ferro Total (mg/l) 0,0 Espectometria de Absorção Atômica Alumínio Total (mg/l) 0,0 Espectometria de Absorção Atômica Manganês Total (mg/l) 0,0 Espectometria de Absorção Atômica Zinco Total 1,0 Espectometria de Absorção Atômica Os pontos de monitoramento da qualidade da água na Área 2 têm periodicidade trimestral, e contempla o total 5 pontos, conforme indicação a seguir apresentada na tabela e correspondente figura. A campanha de monitoramento da qualidade da água da Área 1 tem periodicidade trimestral e contempla ao total 5 pontos, conforme a tabela abaixo. Tabela 05. Descrição dos pontos de monitoramento da qualidade da água da Área 2 PONTO DE COORDENADAS UTM FREQUENCIA DE DESCRIÇÃO MONITORAMENTO E N COLETA Ponto Afluente Jusante Quarimestral Ponto Afluente (meio) Quarimestral Ponto Afluente Montante Quarimestral Ponto Afluente Jusante Quarimestral Ponto Afluente (meio) Quarimestral Ponto Afluente Montante Quarimestral PFS LM 2ª Poço Furo de Sonda Quarimestral PFS LM 2B Poço Furo de Sonda Quarimestral

18 Os pontos de monitoramento das águas superficiais coletadas nas áreas 2 e 3 estão representados na imagem abaixo, ao passo que a definição dos futuros poços de monitoramento do aqüífero freático será definido após a conclusão dos trabalhos de remoção / raspagem dos rejeitos. Figura 12 - Localização dos pontos de monitoramento da drenagem superficial

19 Método Análise dos resultados com base em tabela e gráficos analíticos das amostras Os resultados apurados nas amostragens realizadas até o presente momento estão resumidamente apontados nas tabelas abaixo. Tabela 06. Ponto 01 (Jusante do afluente) Campanha de Monitoramento da Qualidade das Águas - Ponto 1 CAMPANHA 1ª 2ª 3ª Data da Coleta MÁX MÍN MÉDIA ph 3,4 3,6 3,5 3,6 3,4 3,5 Acidez (mg.caco3/l) 175,0 75,7 76,5 175,0 75,7 109,1 Sólidos Totais (mg/l) 302,0 248,0 204,0 302,0 204,0 251,3 Sulfato (mg/l) 136,0 77,7 103,1 136,0 77,7 105,6 Ferro Total (mg/l) 4,2 2,0 2,9 4,2 2,0 3,0 Alumínio Total (mg/l) 11,9 8,1 8,0 11,9 8,0 9,3 Manganês Total (mg/l) 0,8 0,1 0,4 0,8 0,1 0,4 Zinco Total 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 Tabela 07. Ponto 02 (curso intermediário do afluente) Campanha de Monitoramento da Qualidade das Águas - Ponto 2 CAMPANHA 1ª 2ª 3ª Data da Coleta MÁX MÍN MÉDIA ph 4,4 4,1 3,8 4,4 3,8 4,1 Acidez (mg.caco3/l) 58,2 50,5 66,3 66,3 50,5 58,3 Sólidos Totais (mg/l) 180,0 204,0 176,0 204,0 176,0 186,7 Sulfato (mg/l) 71,9 77,6 87,2 87,2 71,9 78,9 Ferro Total (mg/l) 5,7 4,3 4,7 5,7 4,3 4,9 Alumínio Total (mg/l) 4,5 6,0 5,8 6,0 4,5 5,4 Manganês Total (mg/l) 0,4 ND 0,4 0,4 0,4 0,4 Zinco Total 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 Tabela 08. Ponto 03 (Montante do afluente) Campanha de Monitoramento da Qualidade das Águas - Ponto 3 CAMPANHA 1ª 2ª 3ª Data da Coleta MÁX MÍN MÉDIA ph 6,4 6,6 6,7 6,7 6,4 6,6 Acidez (mg.caco3/l) 8,2 8,1 7,1 8,2 7,1 7,8 Sólidos Totais (mg/l) 78,0 83,0 30,0 83,0 30,0 63,7 Sulfato (mg/l) 20,4 27,3 12,7 27,3 12,7 20,1 Ferro Total (mg/l) 0,7 0,7 0,5 0,7 0,5 0,6 Alumínio Total (mg/l) 0,5 0,4 0,6 0,6 0,4 0,5 Manganês Total (mg/l) 0,1 ND 0,0 0,1 0,0 0,1 Zinco Total ND ND ND 0,0 0,0 0,0

20 Tabela 09. Ponto 04 (Afluente Jusante) Campanha de Monitoramento da Qualidade das Águas - Ponto 4 CAMPANHA 1ª 2ª 3ª Data da Coleta MÁX MÍN MÉDIA ph 3,2 3,1 3,1 3,2 3,1 3,1 Acidez (mg.caco3/l) 260,1 479,7 555,9 555,9 260,1 431,9 Sólidos Totais (mg/l) 578,0 1046, ,0 578,0 919,0 Sulfato (mg/l) 331,7 529,2 58,4 529,2 58,4 306,4 Ferro Total (mg/l) 37,4 69,7 65,53 69,7 37,4 57,5 Alumínio Total (mg/l) 21,2 49,8 51,28 51,3 21,2 40,8 Manganês Total (mg/l) 3,3 2,6 2,83 3,3 2,6 2,9 Zinco Total 0,4 0,5 0,55 0,6 0,4 0,5 Tabela 010. Ponto 05 (Afluente - meio) Campanha de Monitoramento da Qualidade das Águas - Ponto 5 CAMPANHA 1ª 2ª 3ª Data da Coleta MÁX MÍN MÉDIA ph 3,9 3,8 3,7 3,9 3,7 3,8 Acidez (mg.caco3/l) 26,8 30,3 35,7 35,7 26,8 30,9 Sólidos Totais (mg/l) 76,0 130,0 60,0 130,0 60,0 88,7 Sulfato (mg/l) 30,5 40,2 34,1 40,2 30,5 34,9 Ferro Total (mg/l) 0,4 1,0 0,8 1,0 0,4 0,7 Alumínio Total (mg/l) 2,6 1,9 1,0 2,6 1,0 1,8 Manganês Total (mg/l) 0,6 0,1 0,6 0,6 0,1 0,4 Zinco Total 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Tabela 011. Ponto 06 (Afluente Montante) Campanha de Monitoramento da Qualidade das Águas - Ponto 6 CAMPANHA 1ª 2ª 3ª Data da Coleta MÁX MÍN MÉDIA ph 5,3 6,5 6,2 6,5 5,3 6,0 Acidez (mg.caco3/l) 42,8 14,1 15,3 42,8 14,1 24,1 Sólidos Totais (mg/l) 353,0 77,0 34,0 353,0 34,0 154,7 Sulfato (mg/l) 34,6 19,8 12,2 34,6 12,2 22,2 Ferro Total (mg/l) 11,3 0,7 1,7 11,3 0,7 4,6 Alumínio Total (mg/l) 6,9 0,7 0,8 6,9 0,7 2,8 Manganês Total (mg/l) 0,5 ND 0,1 0,5 0,1 0,3 Zinco Total 0,1 ND ND 0,1 0,1 0, Conclusão a partir da análise dos resultados do monitoramento Os dados colhidos comprovam o grau de contaminação da drenagem superficial, cuja melhora é esperada a partir do estabelecimento da cobertura impermeável dos rejeitos expostos. Está sendo investigada a presença de galeria(s)

21 que possa(m) estar influenciando esta qualidade da água superficial. Ainda é cedo para qualquer conclusão neste momento Medidas tomadas a partir dos resultados do monitoramento Reavaliação da área de contribuição da antiga Mina Figueira, principalmente nas imediações da faixa de APP Outras medidas de controle ambiental durante as obras Instalação de cercas, aspersão d'água, correção da erosão e drenagem da estrada municipal. Campanhas informativas, educacionais e de segurança feitas junto à comunidade. Até o momento restrito a contato direto com os moradores situados na área do entorno do empreendimento, além da Prefeitura Municipal, que solicitou auxílio para a manutenção da estrada local Campanhas informativas, educacionais e de segurança feitas junto à comunidade Até o momento restrito a contato direto com os moradores situados na área do entorno do empreendimento, além da Prefeitura Municipal, que solicitou auxílio para a manutenção da estrada local Tamponamento de bocas de mina O Quadro 01 relaciona as bocas de mina identificadas na área objeto desta ação.a tabela a seguir apresenta a relação de bocas de mina identificadas no âmbito da Área 1, possivelmente associada a antiga mina Figueira (IBRAMIL), assim como aquelas identificadas na Área 2 e imediações. A referida boca de mina foi vedada mediante aplicação de um plug de argila compactada, instalação esta que, até o presente momento deixa de apresentar infiltrações ou emissões de drenagem de mina.

22 Quadro 01. Relação das bocas de mina encontradas e ações adotadas SIGLA COORDENADAS LOCAL SITUAÇÃO PRAD INTERVENÇÃO SIECESC / CCSA X Y Z REFERENCIA OPERACIONAL INATIVA INFLUENTE EFLUENTE SIM NÃO SIM NÃO OBSERVAÇÕES CCSA Area 1-SR , ,00 - Sta. Rosa X X Area 1 X Galeria lacrada com "plug de argila" CCSA Area 2-SR , ,00 - Sta. Rosa X X Area 2 X Galeria lacrada com "plug de argila" CCSA Area 2-SR , ,00 - Sta. Rosa X X Area 2 X Galeria lacrada com "plug de argila" 02BM , ,00 - Sta. Rosa X X Area 6 X Galeria lacrada com "plug de argila" 02BM , ,00 - Sta. Rosa X X Area 6 X Galeria lacrada com "plug de argila" CCSA Area , ,00 - Sta. Rosa X X Area 6 X Galeria lacrada com "plug de argila" CCSA Mina , ,00 - Sta. Rosa X X Area 11 X Selo hidráulico em BM - c/monitoramento CCSA Mina , ,00 - Sta. Rosa X X Area 11 X Galeria lacrada com "plug de argila" CCSA Mina , ,00 - Sta. Rosa X X Area 11 X Subsidencia lacrada e conformada

23 Localização com coordenadas UTM, fuso e datum utilizado Justificativa para a solução adotada caso não prevista no PRAD Eficiência dos trabalhos de tamponamento Imprevistos, soluções tomadas / alteração de projeto aprovadas Averbação de restrições junto ao Registro de Imóveis Avaliamos que o momento correto para averbação de restrições a serem indicadas na escritura dos imóveis envolvidos, só poderão ser encaminhadas após a conclusão dos trabalhos licenciados na LAI, em fase anterior a obtenção da LAO Medidas de controle e recuperação ambiental executadas na área de empréstimo Extensão de Área e localização com coordenadas UTM, fuso e datum utilizado Margem direita do rio Salame (Palermo segundo IBGE), com superfície total medindo 2,74 ha, nas coordenadas UTM ,00m E e ,00m N Volumes extraídos em m³ A área de empréstimo serviu para atendimento simultâneo às áreas 1 e 6, da qual foram destinados m³ de argila para a Área 6. Esta área também está sendo utilizada para estocagem de trufa, sendo prevista extração para atendimento às demandas das áreas 4, 5 e Altura e inclinação de taludes, largura de bancadas Na área não foram construídas bancadas, sendo o terreno conformado com inclinações variáveis entre 5º e 10º Reconformação topográfica e/ou paisagística Drenagem implantada: extensões e dimensões das valas, revestimento, calhas, tanques e bacias instaladas A drenagem buscou manter o aspecto mais natural possível, estabilizada contra erosão por meio de aplicação de vegetação rasteira, radicular, própria de ambientes úmidos, buscando manter neste local a umidade contínua. As precipitações incidentes no local mostraram a necessidade de instalação de drenos

24 auxiliares para direcionamento das águas de escoamento pluvial descartados em uma pequena represa de amortecimento. O pico de vazão calculado para esta drenagem chega a 500 m³/h Decapeamento, armazenamento e utilização de solo orgânico Não aplicável para este caso Revegetação: Qualificação e quantificação dos plantios / nº de mudas pegas / altura média das mudas / Método utilizado Não aplicável para este caso.

25 8. CONCLUSÕES As obras executadas até o presente momento na Área 2 não poderão refletir na melhoria da qualidade da drenagem superficial do afluente da drenagem principal, o que passará a ser notada somente após a conclusão destes trabalhos de recuperação planejada a montante desta drenagem. Fundamental registrar a presença de trabalhos de recuperação do antigo passivo representado pelo bota-fora e subsidencias da antiga Mina Figueira, em curso por parte da empresa IBRAMIL, os quais serão decisivos na melhoria da qualidade aportada a referida drenagem (vide Ponto 4).

26 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS GUEDES D. M. ET all III Relatório de Monitoramento Unidade Mineira VI. Santa Catarina. Criciúma: Centro SATC de meio Ambiente, p.

27 10. ANEXOS Anexo I - Planta planialtimétrica em escala 1:2.000 Anexo II - Anotação de responsabilidade técnica (ART) Anexo III - Relatório de Monitoramento hidrológico regional

28 Anexo I Planta planialtimétrica em escala 1:2.000

29 Anexo II Anotação de responsabilidade técnica (ART)

30 Anexo III Relatório geotécnico de monitoramento das infiltrações

3. RESPONSÁVEIS TÉCNICOS PELA EXECUÇÃO DO PRAD

3. RESPONSÁVEIS TÉCNICOS PELA EXECUÇÃO DO PRAD 1. EMPRESA DE MINERAÇÃO RESPONSÁVEL PELA ÁREA Nome Oficial/Razão Social: COQUE CATARINENSE LTDA COCALIT CNPJ e Inscrição Estadual: 83.662.981/0001-60 250.012.383 Endereço da sede: Rua João Pessoa, 445/502

Leia mais

PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA RELATÓRIO TÉCNICO. Participaram da vistoria os seguintes representantes: BOA VISTA

PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA RELATÓRIO TÉCNICO. Participaram da vistoria os seguintes representantes: BOA VISTA PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA RELATÓRIO TÉCNICO RELATÓRIO N.º 023/2012 Origem: ATEC PRM/Criciúma Destino: Darlan Airton Dias Procurador da República Ref.: Processo Judicial 2008.72.04.002971-7

Leia mais

MODULO 1 - IDENTIFICAÇÃO Identificação do requerente Pessoa física. Caixa Postal Município UF CEP DDD Fone Fax E-mail

MODULO 1 - IDENTIFICAÇÃO Identificação do requerente Pessoa física. Caixa Postal Município UF CEP DDD Fone Fax E-mail 1 Definição: Retirada de minerais (como areia, argila e etc.) do fundo dos rios com a utilização de dragas, para fins industriais ou de comercialização. Nome CPF Endereço MODULO 1 - IDENTIFICAÇÃO Identificação

Leia mais

*MODULO 1 - IDENTIFICAÇÃO. *1. Requerente Pessoa Física. Distrito Caixa Postal UF CEP DDD Telefone Fax E-mail. *2. Requerente Pessoa jurídica

*MODULO 1 - IDENTIFICAÇÃO. *1. Requerente Pessoa Física. Distrito Caixa Postal UF CEP DDD Telefone Fax E-mail. *2. Requerente Pessoa jurídica 15 - CANALIZAÇÃO E/OU RETIFICAÇÂO DE CURSO D ÁGUA 1 Definição: É toda obra ou serviço que tenha por objetivo dar forma geométrica definida para a seção transversal do curso d'água, ou trecho deste, com

Leia mais

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO RAS - Obras de Telecomunicação

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO RAS - Obras de Telecomunicação 1 Informações iniciais Indentificação do empreendedor Responsável pelo empreendimento: Responsável pelo RAS ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO RAS - Obras de Telecomunicação Razão Social CNPJ Telefone Nome CPF

Leia mais

RELATÓRIO DE VISTORIA. Participaram da vistoria os seguintes representantes:

RELATÓRIO DE VISTORIA. Participaram da vistoria os seguintes representantes: PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA RELATÓRIO DE VISTORIA RELATÓRIO N.º 010/2010 Origem: ATEC PRM/Criciúma Destino: Darlan Airton Dias Procurador da República Ref.: Processo Judicial ACP

Leia mais

Sistema de Confinamento de Áreas Contaminadas do Depósito de Resíduos Industriais da Solvay S/A em Santo André/SP

Sistema de Confinamento de Áreas Contaminadas do Depósito de Resíduos Industriais da Solvay S/A em Santo André/SP Sistema de Confinamento de Áreas Contaminadas do Depósito de Resíduos Industriais da Solvay S/A em Santo André/SP Francisco José Pereira de Oliveira Fral Consultoria Ltda., São Paulo, Brasil, franciscojpoliveira@fralconsultoria.com.br

Leia mais

Esta apresentação irá mostrar passo a passo os cálculos e as decisões envolvidas no dimensionamento. O tempo de cada apresentação: 12 minutos.

Esta apresentação irá mostrar passo a passo os cálculos e as decisões envolvidas no dimensionamento. O tempo de cada apresentação: 12 minutos. Dimensionamento Altair (SP) - região de São José do Rio Preto 1/28 Esta apresentação irá mostrar passo a passo os cálculos e as decisões envolvidas no dimensionamento. O tempo de cada apresentação: 12

Leia mais

2.6.12-1 Implementação de Medidas de Controle de Processos Erosivos

2.6.12-1 Implementação de Medidas de Controle de Processos Erosivos 2.6.12 O PCPE foi implementado com base no Plano Ambiental para Construção PAC a fim de proteger, estabilizar e mitigar as interferências na faixa de servidão, bota-foras, acessos, canteiro de obras e

Leia mais

RELATÓRIO DE VISTORIA

RELATÓRIO DE VISTORIA RELATÓRIO DE VISTORIA RELATÓRIO N.º 036/2009 Origem: ATEC PRM/Criciúma Destino: Darlan Airton Dias Procurador da República Ref.: ACP 2008.72.04.002971-7 No dia 17 de agosto do corrente ano, foi realizado

Leia mais

CURSO DE DRENAGEM DE RODOVIAS

CURSO DE DRENAGEM DE RODOVIAS CURSO DE DRENAGEM DE RODOVIAS - 2 - Engº Marcos Augusto Jabor 2 PROJETO DE DRENAGEM Normas ( Diâmetros mínimos e máximos, carga hidráulica, velocidades máximas); Materiais (tubos); Drenagem Superficial

Leia mais

QUEM DEFENDE O MEIO AMBIENTE PROTEGE A PRÓPRIA VIDA

QUEM DEFENDE O MEIO AMBIENTE PROTEGE A PRÓPRIA VIDA RELAÇAO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇAO DE LICENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO DE PEQUENAS BARRAGENS E /OU SIMILARES. LICENÇA PRÉVIA 01 - Requerimento de Licença devidamente preenchido; 02 - Cadastro

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Bases de Apoio a Empresas Transportadoras de Cargas e Resíduos - Licença de Instalação (LI) -

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Bases de Apoio a Empresas Transportadoras de Cargas e Resíduos - Licença de Instalação (LI) - Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Bases de Apoio a Empresas Transportadoras de Cargas e Resíduos

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR:

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR: TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL E PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA PARQUES DE GERAÇÃO DE ENERGIAS ALTERNATIVA (SOLAR, EÓLICA E OUTRAS) 1. INTRODUÇÃO Este Termo de

Leia mais

ATIVIDADES DE MINERAÇÃO. A FMMA coloca-se a disposição dos interessados para dirimir possíveis dúvidas sobre esta instrução normativa.

ATIVIDADES DE MINERAÇÃO. A FMMA coloca-se a disposição dos interessados para dirimir possíveis dúvidas sobre esta instrução normativa. IN-08 ATIVIDADES DE MINERAÇÃO INSTRUÇÕES GERAIS: A FMMA coloca-se a disposição dos interessados para dirimir possíveis dúvidas sobre esta instrução normativa. Sempre que julgar necessário a FMMA solicitará

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Sistemas de Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Sistemas de Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Sistemas Avenida Nascimento de Castro, 2127 Lagoa

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO DRENOS SUB-SUPERFICIAIS Grupo de Serviço DRENAGEM Código DERBA-ES-D-07/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço tem por objetivo definir e orientar a execução de drenos subsuperficiais,

Leia mais

ESTRADAS E AEROPORTOS DRENAGEM DE VIAS

ESTRADAS E AEROPORTOS DRENAGEM DE VIAS ESTRADAS E AEROPORTOS DRENAGEM DE VIAS Prof. Vinícius C. Patrizzi 2 DRENAGEM PROFUNDA 3 DRENAGEM PROFUNDA 4 DRENAGEM PROFUNDA DRENAGEM PROFUNDA OBJETIVOS INTERCEPTAR AS ÁGUAS QUE POSSAM ATINGIR O SUBLEITO;

Leia mais

Formulário para Licenciamento Ambiental de Extração Mineral. Responsável pela leitura no GPS Nome: Profissão: Telefone: ( )

Formulário para Licenciamento Ambiental de Extração Mineral. Responsável pela leitura no GPS Nome: Profissão: Telefone: ( ) 1. IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDEDOR NOME / RAZÃO SOCIAL CPF/ CNPJ End. n Bairro CEP Município Telefone ( ) 2. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE/ EMPREENDIMENTO Atividade Endereço Logradouro (Rua, Av,Linha, Picada,

Leia mais

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade Procedência: Grupo de Trabalho da Câmara Técnica de Recursos Hídricos Decisão Consema 02/2012 Assunto: Normas para exploração de areia e argila em rios intermitentes de Pernambuco Proposta de Resolução

Leia mais

FORMULÁRIO RESUMO DOS ESTUDOS EXISTENTES

FORMULÁRIO RESUMO DOS ESTUDOS EXISTENTES FORMULÁRIO RESUMO DOS ESTUDOS EXISTENTES ESTUDO DE QUALIDADE DAS ÁGUAS E PRINCIPAIS ATIVIDADES POLUIDORAS NA BACIA DO ALTO RIO MÃE LUZIA EM SANTA CATARINA RELATÓRIO FINAL DATA DE ELABORAÇÃO OUT/1981 MÓDULO

Leia mais

PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA RELATÓRIO TÉCNICO. Participaram da vistoria os seguintes representantes: MINA FIGUEIRA

PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA RELATÓRIO TÉCNICO. Participaram da vistoria os seguintes representantes: MINA FIGUEIRA RELATÓRIO N.º 031/2011 Origem: ATEC PRM/Criciúma Destino: Darlan Airton Dias Procurador da República PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA RELATÓRIO TÉCNICO Ref.: Processo Judicial 2008.72.04.002969-9

Leia mais

DP-H13 DIRETRIZES DE PROJETO PARA COEFICIENTE DE RUGOSIDADE

DP-H13 DIRETRIZES DE PROJETO PARA COEFICIENTE DE RUGOSIDADE REFERÊNCIA ASSUNTO: DIRETRIZES DE PROJETO DE HIDRÁULICA E DRENAGEM DATA DP-H13 DIRETRIZES DE PROJETO PARA COEFICIENTE DE RUGOSIDADE -309- ÍNDICE PÁG. 1. OBJETIVO... 311 2. RUGOSIDADE EM OBRAS HIDRÁULICAS...

Leia mais

INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - LICENÇA SIMPLIFICADA (LS)

INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - LICENÇA SIMPLIFICADA (LS) INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - LICENÇA SIMPLIFICADA (LS) 1. DEFINIÇÃO 1.1. Licença Simplificada (LS) - concedida para a localização, instalação, implantação e operação

Leia mais

2.1. Projeto de Monitoramento Batimétrico. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

2.1. Projeto de Monitoramento Batimétrico. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS 2.1 Projeto de Monitoramento Batimétrico Revisão 00 NOV/2013 Coordenador da Equipe Carlos Eduardo Alencar Carvalho CRBio 37538/4-D

Leia mais

Gerenciamento de Drenagem de Mina. Soluções e Tecnologias Avançadas. www.water.slb.com

Gerenciamento de Drenagem de Mina. Soluções e Tecnologias Avançadas. www.water.slb.com Gerenciamento de Drenagem de Mina Soluções e Tecnologias Avançadas www.water.slb.com Buscando sempre desenvolver solução inovadoras, eficientes e econômicas. A Schlumberger Water Services é um segmento

Leia mais

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS PROJETO, IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO DA ETE - ROTEIRO DO ESTUDO

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS PROJETO, IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO DA ETE - ROTEIRO DO ESTUDO SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS PROJETO, IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO DA ETE - ROTEIRO DO ESTUDO Projetos de interceptor, emissário por gravidade, estação elevatória de esgoto e linha de recalque,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA. Assunto: Procedimentos para Tamponamento de Poços

INSTRUÇÃO NORMATIVA. Assunto: Procedimentos para Tamponamento de Poços IN-2/06 Outubro/26 1/6 1. OBJETIVO Esta Instrução Normativa em sua primeira versão visa definir procedimentos genéricos para desativação de poços tubulares que tenham sido abandonados por qualquer motivo

Leia mais

PAVIMENTOS INTERTRAVADO PERMEÁVEL COM JUNTAS ALARGADAS

PAVIMENTOS INTERTRAVADO PERMEÁVEL COM JUNTAS ALARGADAS PAVIMENTOS INTERTRAVADO PERMEÁVEL COM JUNTAS ALARGADAS Introdução Pavimentos permeáveis são definidos como aqueles que possuem espaços livres na sua estrutura onde a água pode atravessar. (FERGUSON, 2005).

Leia mais

Instruções Técnicas Licenciamento Prévio para Destinação Final de RESIDUOS DE FOSSA SÉPTICA

Instruções Técnicas Licenciamento Prévio para Destinação Final de RESIDUOS DE FOSSA SÉPTICA Instruções Técnicas Licenciamento Prévio para Destinação Final de RESIDUOS DE FOSSA SÉPTICA DISA INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO: As instruções necessárias para o preenchimento da folha de rosto deste formulário,

Leia mais

DRENAGEM DO PAVIMENTO. Prof. Ricardo Melo 1. INTRODUÇÃO 2. TIPOS DE DISPOSITIVOS SEÇÃO TRANSVERSAL DE UM PAVIMENTO

DRENAGEM DO PAVIMENTO. Prof. Ricardo Melo 1. INTRODUÇÃO 2. TIPOS DE DISPOSITIVOS SEÇÃO TRANSVERSAL DE UM PAVIMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Disciplina: Estradas e Transportes II Laboratório de Geotecnia e Pavimentação SEÇÃO TRANSVERSAL DE UM PAVIMENTO DRENAGEM DO

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFÊRENCIA PARA ELABORACÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE DEDETIZADORAS, LIMPA FOSSA E EMPRESAS QUE PRESTA SERVIÇO DE LIMPEZA. Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO AMBIENTAL

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Serviços de Lavagem, Lubrificação e Troca de Óleo de Veículos - Licença de Instalação (LI) -

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Serviços de Lavagem, Lubrificação e Troca de Óleo de Veículos - Licença de Instalação (LI) - Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Serviços de Lavagem, Lubrificação e Troca de

Leia mais

guia de instalação cisterna vertical

guia de instalação cisterna vertical guia de instalação cisterna vertical FORTLEV CARACTERÍSTICAS FUNÇÃO Armazenar água pluvial ou água potável à temperatura ambiente. APLICAÇÃO Residências, instalações comerciais, fazendas, escolas ou qualquer

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Professora: Viviane Japiassú Viana GERENCIAMENTO PARTE 4. Disposição final de resíduos sólidos

Disciplina: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Professora: Viviane Japiassú Viana GERENCIAMENTO PARTE 4. Disposição final de resíduos sólidos GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOSS PARTE 4 Disposição final de resíduos sólidos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Disposição final De acordo com a Resolução CONAMA 358/05, disposição final de

Leia mais

DER/PR ES-T 03/05 TERRAPLENAGEM: EMPRÉSTIMOS

DER/PR ES-T 03/05 TERRAPLENAGEM: EMPRÉSTIMOS TERRAPLENAGEM: EMPRÉSTIMOS Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41) 3304 8000 Fax (41) 3304 8130 www.pr.gov.br/derpr Especificações

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE NOS IMPACTOS AMBIENTAIS: MINERADORA CAMPO GRANDE TERENOS/MS.

GEOPROCESSAMENTO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE NOS IMPACTOS AMBIENTAIS: MINERADORA CAMPO GRANDE TERENOS/MS. GEOPROCESSAMENTO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE NOS IMPACTOS AMBIENTAIS: MINERADORA CAMPO GRANDE TERENOS/MS. CÁSSIO SILVEIRA BARUFFI(1) Acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Católica

Leia mais

INSPEÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA A COBRANÇA DOS ESGOTOS

INSPEÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA A COBRANÇA DOS ESGOTOS INSPEÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA A COBRANÇA DOS ESGOTOS O Daae (Departamento Autônomo de Água e s) está inspecionando os poços artesianos dos estabelecimentos comerciais, industriais

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO AMBIENTAL PA para empreendimentos de serviços

Leia mais

1 - INTRODUÇÃO. Relatório de Ensaios de Infiltração Coque Catarinense Ltda 2

1 - INTRODUÇÃO. Relatório de Ensaios de Infiltração Coque Catarinense Ltda 2 RELATÓRIO DE ENSAIOS DE INFILTRAÇÃO COQUE CATARINENSE LTDA - COCALIT ÁREA: PINHEIRINHO ALTO Execução: CRICIÚMA, SETEMBRO DE 2010. 1 - INTRODUÇÃO é o nome dado ao processo de passagem da água que chega

Leia mais

6As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio

6As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio ÁREA DE ABASTECIMENTO E ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEL 6As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio ambiente e seu manuseio e armazenagem também apresentam considerável grau

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA 1ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE CRICIÚMA SC

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA 1ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE CRICIÚMA SC EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA 1ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE CRICIÚMA SC Processo nº 2008.72.04.002971-7 Petição nº /2011 O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelo procurador da República ao

Leia mais

Revestimento de Canal de Drenagem com Geomanta Revetment Drainage Channel with Geomats

Revestimento de Canal de Drenagem com Geomanta Revetment Drainage Channel with Geomats Revestimento de Canal de Drenagem com Geomanta Revetment Drainage Channel with Geomats Nome dos autores: Petrúcio Santos; Fábio Mendonça Bocheni José Roberto de Campos Costa Junior Instituição: Maccaferri

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 131, DE 11 DE MARÇO DE 2003

RESOLUÇÃO Nº 131, DE 11 DE MARÇO DE 2003 RESOLUÇÃO Nº 131, DE 11 DE MARÇO DE 2003 Dispõe sobre procedimentos referentes à emissão de declaração de reserva de disponibilidade hídrica e de outorga de direito de uso de recursos hídricos, para uso

Leia mais

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT - IBR 001/2006 PROJETO BÁSICO Primeira edição: válida a partir de 07/11/2006 Palavras Chave: Projeto Básico,

Leia mais

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA- HIDROLOGIA

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA- HIDROLOGIA FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA- HIDROLOGIA EXERCÍCIO DE REVISÃO 1ª PARTE (ÁGUA SUBTERRÂNEA) 1- Como pode ser classificado um manancial de abastecimento? 2- De que são constituídos

Leia mais

Exercício 1: Calcular a declividade média do curso d água principal da bacia abaixo, sendo fornecidos os dados da tabela 1:

Exercício 1: Calcular a declividade média do curso d água principal da bacia abaixo, sendo fornecidos os dados da tabela 1: IPH 111 Hidráulica e Hidrologia Aplicadas Exercícios de Hidrologia Exercício 1: Calcular a declividade média do curso d água principal da bacia abaixo, sendo fornecidos os dados da tabela 1: Tabela 1 Características

Leia mais

Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal.

Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal. Capítulo Controle de Enchentes e Inundações 10 1. DEFINIÇÃO Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL INSTALAÇÃO PREDIAL DE ÁGUAS PLUVIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL INSTALAÇÃO PREDIAL DE ÁGUAS PLUVIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL INSTALAÇÃO PREDIAL DE ÁGUAS PLUVIAIS Prof. Adolar Ricardo Bohn - M. Sc. 1 A instalação predial de águas pluviais

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre procedimentos referentes à emissão de Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica (DRDH) e de outorga de direito de uso de recursos

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental São Bernardo do Campo, 15 de maio de 2009. Introdução Tendo em

Leia mais

HIDROGEOLOGIA DO OESTE DE SANTA CATARINA

HIDROGEOLOGIA DO OESTE DE SANTA CATARINA HIDROGEOLOGIA DO OESTE DE SANTA CATARINA PROESC Introdução O Projeto Oeste de Santa Catarina (PROESC), é o resultado de um convênio firmado entre a CPRM-Serviço Geológico do Brasil e o Governo do Estado

Leia mais

Termo de Referência para Elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) TR GERAL

Termo de Referência para Elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) TR GERAL Termo de Referência para Elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) TR GERAL ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS (PRAD) ATENÇÃO O DOCUMENTO DEVE CONTER,

Leia mais

Sistema Laminar Alto. Ecotelhado

Sistema Laminar Alto. Ecotelhado Sistema Laminar Alto Sistema Laminar Alto Objetivo O Sistema Laminar Alto tem como objetivo proporcionar a laje plana, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio

Leia mais

NORMA OPERACIONAL PARA O RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DA LAVRA, REFERENTE ÀS ATIVIDADES DE EXTRAÇÃO GRANITO - MÁRMORE ARGILA E SAIBRO.

NORMA OPERACIONAL PARA O RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DA LAVRA, REFERENTE ÀS ATIVIDADES DE EXTRAÇÃO GRANITO - MÁRMORE ARGILA E SAIBRO. 1 OBJETIVO Estabelecer parâmetros para orientar a elaboração do relatório trimestral de monitoramento da atividade de extração mineral, referente ao avanço de lavra, as medidas mitigadoras implantadas

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL RCA PARA LICENCIAMENTO DE ÁREAS DE LAZER DE MÉDIO PORTE

TERMO DE REFERENCIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL RCA PARA LICENCIAMENTO DE ÁREAS DE LAZER DE MÉDIO PORTE TERMO DE REFERENCIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL RCA PARA LICENCIAMENTO DE ÁREAS DE LAZER DE MÉDIO PORTE Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO DE CONTROLE

Leia mais

Fechamento e Sistema de Monitoramento do Aterro. Gersina N. da R. Carmo Junior

Fechamento e Sistema de Monitoramento do Aterro. Gersina N. da R. Carmo Junior Fechamento e Sistema de Monitoramento do Aterro Gersina N. da R. Carmo Junior Objetivo: avaliar as conseqüências da presença dos efluentes do aterro no meio ambiente. Sistema de Monitoramento do Aterro

Leia mais

Construção de Charcos*

Construção de Charcos* Construção de Charcos* O que são, e para que servem? Os charcos são massas de água parada ou de corrente muito reduzida, de carácter permanente ou temporário, de tamanho superior a uma poça e inferior

Leia mais

APLICAÇÃO DE GEOWEB EM REVESTIMENTO DE CANAL AEROPORTO INTERNACIONAL GUARULHOS SP

APLICAÇÃO DE GEOWEB EM REVESTIMENTO DE CANAL AEROPORTO INTERNACIONAL GUARULHOS SP APLICAÇÃO DE GEOWEB EM REVESTIMENTO DE CANAL AEROPORTO INTERNACIONAL GUARULHOS SP Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Ramalho Comercial Ltda. PERÍODO 2006/2007 Revisado ABRIL 2011

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO, IRRIGAÇÃO E LAVAGEM COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC AZUL JACUTINGA - MG

IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO, IRRIGAÇÃO E LAVAGEM COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC AZUL JACUTINGA - MG IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO, IRRIGAÇÃO E LAVAGEM COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC AZUL JACUTINGA - MG AUTOR: Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic Eng Daniel

Leia mais

READEQUAÇÃO DO SISTEMA DE DRENAGEM PLUVIAL DO ATERRO SANITÁRIO DE SÃO GIÁCOMO

READEQUAÇÃO DO SISTEMA DE DRENAGEM PLUVIAL DO ATERRO SANITÁRIO DE SÃO GIÁCOMO READEQUAÇÃO DO SISTEMA DE DRENAGEM PLUVIAL DO ATERRO SANITÁRIO DE SÃO GIÁCOMO Autores Rafael Rivoire Godoi Navajas, Engenheiro Civil graduado pela UFRGS (Universisade Federal do Rio Grande do Sul) 1998.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA A participação da Comunidade é fundamental Na preservação do Meio Ambiente COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL ASSESSORIA

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POLÍTICA URBANA

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POLÍTICA URBANA SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POLÍTICA URBANA ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO LOTEAMENTOS E DESMEMBRAMENTOS 04 vias do processo contendo na capa o número

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE CÁLCULO HIDROSSANITÁRIO

MEMORIAL DESCRITIVO DE CÁLCULO HIDROSSANITÁRIO MEMORIAL DESCRITIVO DE CÁLCULO HIDROSSANITÁRIO OBRA: CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). PROPRIETÁRIO: Prefeitura Municipal de Sobral. ENDEREÇO: Rua Sem Denominação Oficial

Leia mais

Artigo 2º - Esta Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação pelo CBH-AP.

Artigo 2º - Esta Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação pelo CBH-AP. Deliberação CBH-AP 022/2000 de 04/02/00. Aprova critérios para fins de hierarquização e seleção dos investimentos a serem indicados ao FEHIDRO. O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe,

Leia mais

Permeabilidade dos Solos. Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin

Permeabilidade dos Solos. Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin Permeabilidade dos Solos Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin Permeabilidade É a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento de água através dele. (todos os solos são mais ou menos permeáveis)

Leia mais

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS GEOMETRIA DE VIAS Elementos geométricos de uma estrada (Fonte: PONTES FILHO, 1998) 1. INTRODUÇÃO: Após traçados o perfil longitudinal e transversal, já

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE CONTROLE E MONITORAMENTO DE PROCESSOS EROSIVOS DA UHE SANTO ANTÔNIO DO JARI

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE CONTROLE E MONITORAMENTO DE PROCESSOS EROSIVOS DA UHE SANTO ANTÔNIO DO JARI IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE CONTROLE E MONITORAMENTO DE PROCESSOS EROSIVOS DA UHE SANTO ANTÔNIO DO JARI Relatório de Andamento N o. 01 (RTA-Jari-ProcessosErosivos-01/12) Preparado por: Especialmente para:

Leia mais

Aterro Sanitário. Gersina N. da R. Carmo Junior

Aterro Sanitário. Gersina N. da R. Carmo Junior Aterro Sanitário Gersina N. da R. Carmo Junior Aterro Sanitário Rotina de operação do aterro Descarga do lixo O caminhão deve depositar o lixo na frente de serviço mediante presença do fiscal, para controle

Leia mais

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA - HIDROLOGIA APLICADA EXERCÍCIO DE REVISÃO

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA - HIDROLOGIA APLICADA EXERCÍCIO DE REVISÃO FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA - HIDROLOGIA APLICADA EXERCÍCIO DE REVISÃO 1. CONCEITUE HIDROLOGIA? Ciência que trata da água na terra, em relação a sua ocorrência, Circulação,

Leia mais

Protocolo de instalação de piezômetros em locais com nível freático pouco profundo (áreas sazonalmente encharcadas)

Protocolo de instalação de piezômetros em locais com nível freático pouco profundo (áreas sazonalmente encharcadas) A localização do nível do lençol freático e o conhecimento da sua variação devido às precipitações e outros agentes naturais é de extrema importância para entender a distribuição e abundancia de espécies.

Leia mais

Quadro 4.3 - Relação de chuvas de diferentes durações. Valor Médio Obtido pelo DNOS. 5 min / 30 min 0,34 1 h / 24 h 0,42

Quadro 4.3 - Relação de chuvas de diferentes durações. Valor Médio Obtido pelo DNOS. 5 min / 30 min 0,34 1 h / 24 h 0,42 Determinação da Intensidade de Chuva Para obtenção das intensidades de chuvas de curta duração, em função de diversos tempos de recorrência, aplicaram-se procedimentos a seguir descritos: Primeiramente

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOWEB EM DRENAGEM DO CANAL DA VILA NATAL CUBATÃO SP

UTILIZAÇÃO DE GEOWEB EM DRENAGEM DO CANAL DA VILA NATAL CUBATÃO SP UTILIZAÇÃO DE GEOWEB EM DRENAGEM DO CANAL DA VILA NATAL CUBATÃO SP Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Eng. Pedro Henrique Piassa Distribuidor: Ramalho Comercial Ltda. SETEMBRO 1997

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL SONDAGENS Em virtude da dificuldade de se prever

Leia mais

DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS

DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS ES-P23-REPARAÇÃO DE PAVIMENTOS DANIFICADOS POR ABERTURA DE VALAS DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. OBJETO E OBJETIVO...3 2. S...3 3. RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS

Leia mais

PAINEL III. Licenciamento Ambiental Municipal

PAINEL III. Licenciamento Ambiental Municipal PAINEL III Licenciamento Ambiental Municipal Licenciamento Ambiental Municipal Em 1978 Supressão de vegetação (construções e em áreas públicas) (Código de Posturas de 1974); Em 1981 Supressão de vegetação

Leia mais

12 - DESVIO DE CURSO D ÁGUA *MODULO 1 - IDENTIFICAÇÃO. *1. Requerente Pessoa Física. Distrito Caixa Postal UF CEP DDD Telefone Fax E-mail

12 - DESVIO DE CURSO D ÁGUA *MODULO 1 - IDENTIFICAÇÃO. *1. Requerente Pessoa Física. Distrito Caixa Postal UF CEP DDD Telefone Fax E-mail 1 12 - DESVIO DE CURSO D ÁGUA Definição: Alteração do percurso natural do corpo de água para fins diversos. O desvio em corpo d água pode ser parcial ou total. O desvio parcial consiste na preservação

Leia mais

Tecnologia para tratamento e disposição final de resíduos sólidos Aterro Sanitário

Tecnologia para tratamento e disposição final de resíduos sólidos Aterro Sanitário Tecnologia para tratamento e disposição final de resíduos sólidos Aterro Sanitário Engª MSc. Thelma Sumie Kamiji Junho/2014 GERAÇÃO DE RESÍDUOS NO BRASIL EOLUÇÃO DO IDH BRASILEIRO DESTINAÇÃO FINAL ATERRO

Leia mais

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL PARECER DE GEOTECNIA

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL PARECER DE GEOTECNIA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL PARECER DE GEOTECNIA Rua Macéio, s/n Bairro Barcelona São Caetano do Sul /SP PAR 15026 Março/2015 Revisão 0 CPOI Engenharia e Projetos Ltda Índice 1. INTRODUÇÃO...3

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA DPO Nº 001, de 30/07/2007

INSTRUÇÃO TÉCNICA DPO Nº 001, de 30/07/2007 INSTRUÇÃO TÉCNICA DPO Nº 001, de 30/07/2007 Atualizada em 01/04/2013 Objeto: Esta Instrução tem por objeto complementar o item 6 da Norma da Portaria DAEE nº 717/96. Trata dos requerimentos, documentação

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE Página 1 de 6 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Departamento de

Leia mais

LEVANTAMENTO AMBIENTAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DE REDES RURAIS

LEVANTAMENTO AMBIENTAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DE REDES RURAIS Página 1 de 6 Treinamento Recomendado: - formal - leitura (sem necessidade de manter em registro) Controle de Revisão Revisão Data Item Descrição das Alterações - 27/02/2004 - Emissão inicial A 20/05/2005

Leia mais

NEUBAU ENGENHARIA E ASSESSORIA LTDA

NEUBAU ENGENHARIA E ASSESSORIA LTDA MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO SISTEMA DE ESGOTO OBRA: IMPLANTAÇÃO DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL ALVORADA LOCALIZAÇÃO: Rua Norberto Raduenz Bairro Testo Central Pomerode - SC SISTEMAS A SEREM EXECUTADOS: Rede

Leia mais

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos.

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. fls. 1/5 ÓRGÃO: DIRETORIA DE ENGENHARIA MANUAL: ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio, oleodutos. APROVAÇÃO EM: Portaria SUP/DER-

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PROGRAMA DE MONITORAMENTO AMBIENTAL PARA PROJETOS DE EXTRAÇÃO DE SAL MARINHO

TERMO DE REFERÊNCIA PROGRAMA DE MONITORAMENTO AMBIENTAL PARA PROJETOS DE EXTRAÇÃO DE SAL MARINHO Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos TERMO DE REFERÊNCIA PROGRAMA DE MONITORAMENTO AMBIENTAL PARA PROJETOS DE EXTRAÇÃO DE SAL MARINHO Avenida

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO

INFORMAÇÕES GERAIS INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELATIVAS À IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS SUSPEITAS DE CONTAMINAÇÃO E CONTAMINADAS POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS INFORMAÇÕES GERAIS A FEAM - Fundação Estadual do

Leia mais

PRAÇA MOINHOS DE VENTO PROJETO PLANIALTIMÉTRICO E DE TERRAPLENAGEM

PRAÇA MOINHOS DE VENTO PROJETO PLANIALTIMÉTRICO E DE TERRAPLENAGEM PRAÇA MOINHOS DE VENTO PROJETO PLANIALTIMÉTRICO E DE TERRAPLENAGEM Rua da Alegria, Bairro Estância Velha PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS RS CONTRATO 178/2011 TOMADA DE PREÇOS 018/2011 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

NORMA DE OUTORGA. Assunto: Instrução Documental para Requerimentos de Outorga INTERVENÇÕES E OBRAS

NORMA DE OUTORGA. Assunto: Instrução Documental para Requerimentos de Outorga INTERVENÇÕES E OBRAS Dezembro de 2010 1/... A seguir serão descritos os documentos necessários para abertura de processos administrativos de Outorga para Intervenções e Obras. Cabe salientar que o AGUASPARANÁ a seu critério

Leia mais

Lei 12.651/2012. Prof. Dr. Rafaelo Balbinot Departamento. de Eng. Florestal UFSM Frederico Westphalen

Lei 12.651/2012. Prof. Dr. Rafaelo Balbinot Departamento. de Eng. Florestal UFSM Frederico Westphalen Lei 12.651/2012 Prof. Dr. Rafaelo Balbinot Departamento. de Eng. Florestal UFSM Frederico Westphalen Considerações Padrão Legal X Padrão de Qualidade Capacitação para aplicação da lei Análise individual

Leia mais

Agosto - 2010 CPL IDENTIFICAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS BOCAS DE MINAS REVISÃO 1 CARBONÍFERA PALERMO LTDA GEOVITA ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE

Agosto - 2010 CPL IDENTIFICAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS BOCAS DE MINAS REVISÃO 1 CARBONÍFERA PALERMO LTDA GEOVITA ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE Agosto - 2010 CARBONÍFERA PALERMO LTDA GEOVITA ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE IDENTIFICAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS BOCAS DE MINAS REVISÃO 1 CPL. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 4 2. OBJETO DA IDENTIFICAÇÃO 4 3. SITUAÇÃO

Leia mais

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1)

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1) 6 Sistemas de irrigação (parte 1) 6.1 Considerações iniciais Aplicação artificial de água ao solo, em quantidades adequadas, visando proporcionar a umidade necessária ao desenvolvimento das plantas nele

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAGOA PARA DECANTAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DE ESGOTO SANITÁRIO NAZARÉ DA MATA - PE

IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAGOA PARA DECANTAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DE ESGOTO SANITÁRIO NAZARÉ DA MATA - PE IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAGOA PARA DECANTAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DE ESGOTO SANITÁRIO NAZARÉ DA MATA - PE AUTOR: Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic Eng Daniel M. Meucci ANO - 2013 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

RELATÓRIO DE SONDAGEM

RELATÓRIO DE SONDAGEM Vitória, 19 de junho de 201 RELATÓRIO DE SONDAGEM CLIENTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY OBRA/LOCAL: SANTA LUCIA - PRESIDENTE KENNEDY CONTRATO: ETFC.0..1.00 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...02 PERFIL

Leia mais

2011 2010 2009 2008 AGOSTO/2011

2011 2010 2009 2008 AGOSTO/2011 1 2011 2010 2009 2008 AGOSTO/2011 2 RESUMO DOS PASSIVOS Setor: São Geraldo Área: 58,01Ha Localização: A área localiza-se no município de Siderópolis, SC, localidade de São Geraldo. Coordenadas: E 6574338,

Leia mais

Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça.

Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça. fls. 1/5 ÓRGÃO: MANUAL: DIRETORIA DE ENGENHARIA ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio,

Leia mais

2.7. Informar se há reserva particular na propriedade com registro em órgão ambiental (IBAMA/IPAAM/Secretaria Municipal

2.7. Informar se há reserva particular na propriedade com registro em órgão ambiental (IBAMA/IPAAM/Secretaria Municipal TERMO DE REFERÊNCIA TR PARA PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL (PCA) P/ A ATIVIDADE DE AQUICULTURA (Este TR aplica-se a empreendimentos desenvolvidos em viveiros escavados a partir de 10,00 ha) O Instituto de

Leia mais

SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente POLÍCIA Aspectos institucionais do fechamento de barragens de rejeito O papel do órgão ambiental Zuleika S. Chiacchio Torquetti Diretora de Qualidade e Gestão Ambiental

Leia mais

ANEXO V QUESTIONÁRIO AMBIENTAL

ANEXO V QUESTIONÁRIO AMBIENTAL ANEXO V QUESTIONÁRIO AMBIENTAL INTERESSADO Nome / Razão Social ENDEREÇO DO IMÓVEL OBJETO DO LICENCIAMENTO Logradouro Número Bairro Inscrição Fiscal ENTREVISTADO (responsável pelas respostas do questionário)

Leia mais

Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais

Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais Diretoria de Infra-Estrutura Manual de Fiscalização de Obras e Vias Rurais Rodovia: Contrato: Lista de Verificação das Principais Atividades do Eng. Fiscal

Leia mais

SESI PROJETO EXECUTIVO DE TERRAPLENAGEM PARA QUADRA POLIESPORTIVA DA UNIDADE SESI-SIMÕES FILHO/BA VOLUME ÚNICO RELATÓRIO DOS PROJETOS

SESI PROJETO EXECUTIVO DE TERRAPLENAGEM PARA QUADRA POLIESPORTIVA DA UNIDADE SESI-SIMÕES FILHO/BA VOLUME ÚNICO RELATÓRIO DOS PROJETOS SIMÕES FILHO BAHIA. PROJETO EXECUTIVO DE TERRAPLENAGEM PARA QUADRA POLIESPORTIVA DA UNIDADE SESI-SIMÕES FILHO/BA VOLUME ÚNICO RELATÓRIO DOS PROJETOS Salvador, Outubro/2010 SIMÕES FILHO BAHIA. A P R E S

Leia mais