O RECONHECIMENTO DO AFETO COMO INSTRUMENTO DO PODER FAMILIAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O RECONHECIMENTO DO AFETO COMO INSTRUMENTO DO PODER FAMILIAR"

Transcrição

1 1 O RECONHECIMENTO DO AFETO COMO INSTRUMENTO DO PODER FAMILIAR Camilla Cichon Conrado de Oliveira 1 RESUMO O presente trabalho parte de uma análise histórica da formação das entidades familiares com enfoque na filiação e suas transformações dentro do ordenamento jurídico brasileiro. O mesmo começa com um estudo acerca das espécies de filiação, especificamente, aquela de tratamento afetivo. A partir disto, é demonstrada a construção de novas entidades familiares fundadas no afeto, as quais dão lugar a uma relação parental baseada no carinho, amor e solidariedade. Dentro desta perspectiva nasce o instituto da Adoção, com o qual há o rompimento dos vínculos biológicos dando legitimidade à real filiação concretizada pelo afeto. O artigo tem como principais referenciais teóricos ALMEIDA, BOEIRA, CARBONERA, DIAS, FACHIN, GABRIEL, LEITE, LÔBO, NOGUEIRA, OLIVEIRA, PEREIRA, TEPEDINO, WELTER e VELOSO. PALAVRAS-CHAVE: família; afeto; filiação; adoção. INTRODUÇÃO A entidade familiar percorreu o tempo, evoluiu com a sociedade, e buscou o atendimento pleno da satisfação das necessidades humanas, principalmente para as de caráter afetivo. Com a Constituição Federal de 1988, a entidade familiar sofreu grandes transformações na sua regulamentação e se posicionou com critérios mais direcionados quanto à família, sob suas variadas formas de organização, abordando-a de maneira mais ampla, inclusive o próprio instituto da adoção. A partir de um movimento social muito amplo e sem precedentes, tendo como origem o artigo 227 da Nova Constituição Federal, surgiu no Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, norma que trata de forma igualitária os filhos de toda a sorte: legítimos, ilegítimos, adotados, oferecendo aos mesmos todas as possibilidades de terem uma família. 1 Acadêmica do Curso de Direito das Faculdades Integradas do Brasil Unibrasil, sob orientação da Dra. Ana Carla Harmatiuk Matos.

2 2 1 A REPERSONALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES FAMILIARES E SUAS TRANSFORMAÇÕES NO ORDENAMENTO JURÍDICO A partir do momento em que a Constituição Federal do Brasil, em 1988, 2 designou a união estável como entidade familiar juridicamente protegida, torna-se importante realizar uma breve análise do aspecto jurídico da instituição família. Na família patriarcal, o pai era figura central, tendo por companhia a sua esposa, e dominando sua entidade familiar onde se inseriam, além dos filhos, os genros, as noras e os netos. Porém, a entidade familiar sofreu incontáveis interferências do mundo social, sendo confrontada com novas realidades históricas, que aos poucos foram produzindo novos julgamentos, critérios e novas subjetividades, que foram quebrando os critérios de aceitação quanto à formação familiar. No Brasil, como refere Paulo Luiz Netto LÔBO, O direito de família, como parte da codificação civil, sofreu essas vicissitudes, em grau mais agudo. A mulher foi a grande ausente na codificação. As liberdades e igualdades formais a ela não chegaram, permanecendo a codificação, no direito de família, em fase pré-iluminista. Nas grandes codificações do século passado (e a concepção de nosso Código Civil é oitentista), o filho é protegido sobretudo na medida de seus interesses patrimoniais e o matrimônio revela muito mais uma união de bens que de pessoas. 3 A ruptura do paradigma da família tradicional, que se caracterizava pela supremacia das concepções patriarcais, e com a valorização da família como sinônimo de procrição, trouxe nova relevância. Definir família não é tarefa tão simples quanto parece, pois ela está constantemente se renovando, e sua concepção varia em cada época, para cada povo, à semelhança de um organismo que se enquadra nas diversas formas de organização humana, apesar de manter como referencial fundamental, a união matrimonializada, constituída pelos pais e filhos, à semelhança do padrão da família romana. 2 BRASIL. GABINETE DA PRESIDÊNCIA. Constituição da República Federativa do Brasil São Paulo: Atlas, LÔBO, Paulo Luiz Netto. Constitucionalização do Direito Civil. Disponível em: < Acesso em: 16 mar

3 3 No entanto, é de se destacar que a família só começou a ter uma estrutura social definida, a partir do direito romano, que a investiu de critérios de unidade jurídica, econômica e religiosa, dirigida pelo poder soberano do seu patriarca. Com isso, o patriarca (pater famílias) representava o poder supremo, sendo que esposa e filhos eram considerados incapazes e tratados como propriedade sua, à semelhança de escravos. 4 Com o advento do cristianismo, porém, além do reconhecimento que o matrimônio era um fundamento da família, a igreja começou a disciplinar as condições para o casamento, criando regras que acabaram por ser inseridas nos efeitos jurídicos desde sua celebração até a sua possível dissolução. Ao pregar a igualdade entre os homens, o cristianismo deu outra conotação acerca dos poderes do homem e da mulher no núcleo familiar patriarcal, estabelecendo igualdade de direitos e de deveres tanto do homem quanto da mulher no casamento. O posicionamento da igreja, fez com que o homem, que até pouco tempo antes era detento absoluto do poder e bens, perdesse um pouco de sua autoridade, e essa perda acabou por refletir nos efeitos patrimoniais decorrentes do casamento, por meio da instituição da comunhão de bens entre ambos, embora a família continuasse a ser regida pelo seu chefe, o homem, este já se achava com poderes restritos. Porém, a sociedade evolui, transforma-se, rompe com tradições e amarras, o que gera a necessidade de constante oxigenação das leis, assim afirma Maria Berenice DIAS. 5 Até os dias atuais ainda são encontradas normas jurídicas originárias do direito canônico na visão patriarcal, com relação à regulamentação do casamento, inseridas no direito civil atual, como por exemplo: a livre manifestação de vontade por parte dos contraentes; a necessidade de testemunhas na sua celebração. Com o passar do tempo, o pátrio poder deixou de ser exercido exclusivamente pelo marido, o chefe da família, conforme disciplinava também o Código Civil de 1916, e passou a ser exercido pela mãe, a partir da normatização do 4 LEITE, Eduardo de Oliveira. Tratado de direito de família: origem e evolução do Casamento. Curitiba: Juruá, p DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 29.

4 4 Estatuto da Mulher Casada - Lei n /62, quando na ausência ou impedimento do pai. No entanto, o advento da Constituição Federal, modificou esta concepção patriarcal, por meio do artigo 226, 5, que prevê o princípio da igualdade entre os cônjuges, e dá o direito de exercer a ambos o pátrio poder, em posição de igualdade e condições, casados ou não. Como disciplina o Estatuto da Criança e Adolescente no art. 21 da Lei 8.069/90: O pátrio poder será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurando a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência. Este entendimento se consolidou no Código Civil de 2002 no artigo 1631, considerando que a família moderna não convive mais com os poderes atribuídos exclusivamente, em resultado da análise dos interesses individuais e da busca de melhor formação do indivíduo, sendo denominado de poder familiar o que antes era chamado de pátrio poder. A organização da família mudou, acompanhando as transformações da sociedade ao longo do tempo, porém, mesmo com suas mudanças conservou seu papel fundamental de atuar entre indivíduos e comunidade, bem como interligar as gerações. A evolução da sociedade sempre foi um fator determinante nas transformações da família, e dessa forma, freqüentes mudanças e vários modelos de família foram surgindo ao longo do tempo. Na nova visão de família, descrita por Gustavo TEPEDINO, (...) altera-se o conceito de unidade familiar, antes delineado como aglutinação formal de pais e filhos legítimos baseada no casamento, para um conceito flexível e instrumental, que tem em mira o liame substancial de pelo menos um dos genitores com seus filhos tendo por origem não apenas o casamento e inteiramente voltado para a realização espiritual e o desenvolvimento da personalidade de seus membros. 6 Com esse novo entendimento, onde o relacionamento se estabelece em uma realização emocional, a família ganhou um novo contorno. 6 TEPEDINO, Gustavo. A disciplina civil-constitucional das relações familiares. In:. Temas de direito civil. 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, p. 352.

5 5 A valorização do afeto e das pessoas trouxe uma moderna concepção jurídica de família, gradativamente construída, deslocou-se do aspecto desigual, formal e patrimonial para o aspecto pessoal e igualitário, afirma Silvana Maria CARBONERA. 7 Agora a família se constitui, não só pelo casamento, mas também, pela união estável estabelecida entre homem e mulher. Quer seja uma união formal ou informal, com laços oficiais ou sem estes, a entidade familiar, sob suas mais variadas formas sociais, está hoje colocada sob a proteção do Estado, proteção esta definida na Constituição Federal de 1988, no seu artigo 226, 3º. Para Eduardo de Oliveira LEITE, o Direito reconhece, finalmente, a nova família, estruturada nas relações de autenticidade, afeto, amor, diálogo e igualdade, em nada se confunde com o modelo tradicional, quase sempre próximo da hipocrisia, da falsidade institucionalizada, do fingimento. 8 Essa nova ótica, tão coerente diante da ordem social da realidade dos dias de hoje, acatou transformações sociais, abrigou situações familiares consideradas ilegais, e acima de tudo, valorizou o afeto - primeiro sentimento presente nas relações humanas. Como ensina Belmiro Pedro WELTER, No Brasil, desde o texto constitucional de 1988, a finalidade da família é a concretização e a (re) fundação do amor e dos interesses afetivos entre os seus membros, pois o afeto, como demonstra a experiência e as ciências psicológicas, não é fruto da origem biológica. Significa dizer que, atualmente, promove-se a (re) personalização das entidades familiares e o cultivo do afeto, da solidariedade, da alegria, da união, além do respeito, confiança e amor, um projeto de vida comum, permitindo o pleno desenvolvimento pessoal e social de cada partícipe. 9 Uma das mais importantes inovações introduzida ao direito nacional pela Constituição Federal de 1988, através do artigo 227, 6, afirma que os filhos, matrimonializados, extra-matrimonializados ou adotivos terão tratamento isonômico, 7 CARBONERA, Silvana Maria. O papel jurídico do afeto nas relações de família. In: FACHIN, Luiz Edson (Coord.). Repensando Fundamentos do Direito Civil Brasileiro Contemporâneo. Rio de Janeiro: Renovar, p LEITE, Eduardo de Oliveira. Op. cit., p WELTER, Belmiro Pedro. Inconstitucionalidade do processo de adoção judicial. Disponível em: < Acesso em: 12 mar

6 6 sendo lhes dado as mesmas qualificações, não sendo permitido nenhum tipo de discriminação em relação ao seu estado de filho. 10 Assim, constata-se que as transformações legais para os filhos foram extraordinárias. Até o advento da atual Constituição, a filiação era subdividida, sob a ótica jurídica, em diversas espécies. Porém, ressalta Gustavo TEPEDINO que: diante do novo texto constitucional, forçoso parece ser para o intérprete redesenhar o tecido do direito civil à luz da nova Constituição. 11 Deste modo, nota-se que a filiação foi um dos pontos mais alterados pelo texto constitucional, onde foi eliminada a ligação entre casamento e legitimidade familiar, não questionando as categorias de filhos existentes até então. Quanto à evolução da família, a Constituição elevou a igualdade ao afirmar que marido e mulher são iguais em direitos e obrigações, e em conseqüência, gerou-se a isonomia da filiação. 2 ESTADO DE FILIAÇÃO A nova realidade, trazida pelo texto constitucional, trouxe novos critérios para instituir a filiação, resolvendo alguns problemas que eram obscuros ao ordenamento jurídico, e, que hoje, necessitam de estudos aprofundados sob a visão da realidade social, da justiça e da igualdade, principalmente no que tange a filiação, que é um direito concedido à todos os filhos. A partir do momento em que se estabeleceu um novo conceito de filiação, o constrangimento em relação à paternidade deixou de existir, mesmo porque o sistema deixou de fazer a distinção entre filhos considerados legítimos ou fora do matrimônio, como ilegítimos. Esta afirmativa é esclarecida por Luiz Edson FACHIN, nos seguintes termos: Com a adoção do estatuto único da filiação, carece de sentido falar em presunção de legitimidade, até porque vedada a designação discriminatória de filiação legítima, a qual, por si só, pressupõe a existência em grau de desigualdade da filiação ilegítima. Não deixa de ter 10 GABRIEL, Sérgio. Filiação e seus efeitos jurídicos. Disponível em: < Acesso em: 10 abr TEPEDINO, Gustavo. Premissas Metodológicas para a Constitucionalização do Direito Civil. In: (Coord.). Temas de Direito Civil. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, p

7 7 sentido, porém, a presunção de paternidade, posto que o sistema mantém a distinção entre os filhos havidos dentro do casamento e filhos havidos fora do casamento. 12 A filiação formal, portanto, foi inicialmente estabelecida como uma presunção jurídica, porém, hoje, não possui grande relevância no ordenamento jurídico brasileiro, considerando que existe da certeza científica quanto à paternidade e maternidade, obtida através do exame genético do DNA. A família biológica, de acordo com o antigo conceito de família, era aquela que levava em consideração os vínculos de sangue, baseando-se no conceito de legitimidade e matrimônio. Como comenta Maria Christina de ALMEIDA, A filiação, como fenômeno da natureza, contém em si o sentido biológico da paternidade pelo qual se atribui a condição de pai ao pai genético. Como acontecimento natural ou biológico, a filiação é o vínculo que liga gerados e geradores (...). 13 Em consonância com isto, é o vínculo genético que determina a condição de pai biológico. Ainda ensina Zeno VELOSO, Na filiação natural (a que não resulta do casamento dos genitores) há um vínculo biológico ligando o filho a seu pai, porque, certamente, todo filho tem um pai. Mas o vínculo jurídico não se estabelece, automaticamente. Só pelo fato do nascimento, neste caso, a paternidade não estará determinada, sendo necessário outro ato, o reconhecimento da filiação. 14 Assim, diante de um vínculo biológico é necessário ser reconhecida a paternidade para caracterizar a filiação. No entanto, a origem biológica, conforme a ementa a seguir, pode não ser de grande importância: EMENTA: APELAÇÃO CÍVEL. INVESTIGAÇÃO DE MATERNIDADE. IMPRESCRITIBILIDADE. FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA E BIOLÓGICA. EFEITOS. O filho tem o direito de impugnar o reconhecimento da sua maternidade, a qualquer tempo, sem prazo decadencial. Todavia, verificada a filiação socioafetiva com os pais registrais, esta prevalecerá sobre a biológica. RECURSO IMPROVIDO. (SEGREDO DE JUSTIÇA) (Apelação Cível Nº , Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Claudir Fidelis Faccenda, Julgado em 20/03/2008) 12 FACHIN, Luiz Edson. Elementos críticos do direito de família: curso de direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, p ALMEIDA, Maria Christina de. Investigação de Paternidade e DNA: Aspectos Polêmicos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, p VELOSO, Zeno. Direito brasileiro da filiação e paternidade. São Paulo: Malheiros, p. 14.

8 8 O importante é que, hoje, com a elevação dos laços de afeto na organização das entidades familiares, também as condicionantes de filiação construídas entre pais e filhos não dependem mais de nenhuma imposição da lei, para que sejam efetivamente concretizadas e socialmente aceitas. Já ensina Maria Berenice DIAS que: Para a biologia, pai sempre foi unicamente quem, por meio de uma relação sexual, fecunda uma mulher que, levando a gestação a termo, dá à luz um filho. O Direito, ao gerar presunções de paternidade e maternidade, afasta-se do fato natural da procriação para referendar o que hoje se poderia chamar de posse de estado de filho ou filiação socioafetiva. Assim, a desbiologização da paternidade, ainda que pareça ser um tema atual, já era consagrada há muito tempo, aliás, desde a época dos romanos, pelo aforismo pater est is quem nuptiae demonstrant. 15 A afetividade, identificada pelos seus fortes elos, assim como a posse de estado de filho são instrumentos identificadores de quem é o pai, quem é a mãe, relegando para o plano secundário, a verdade biológica e fazendo valer a mais a verdade social, psíquica e afetiva. A partir da convicção que a verdadeira filiação só pode ser evidenciada no terreno da afetividade, pela força e união das relações que se estabelecem entre pais e filhos, pode-se também afirmar que a filiação afetiva não depende da origem biológica ou genética. E por isso, também não se justifica a presença de um diferencial jurídico que distingue os filhos biológicos dos afetivos, uma vez que são identificados como integrantes de uma família, filhos oriundos da afetividade ou da natureza, mas que perante a Constituição Federal de 1988, são iguais, tanto em direitos quanto em obrigações. Resumindo os aspectos de filiação, quer jurídica, quer biológica, quer sócioafetiva, afirmam os autores José Lamartine Corrêa OLIVEIRA e Francisco José Ferreira MUNIZ, que, A família transforma-se no sentido de que se acentuam as relações de sentimentos entre os membros do grupo: valorizam-se as funções afetivas da família que se torna o refúgio privilegiado das pessoas contra a agitação da vida nas grandes cidades e das pressões econômicas e sociais. É o fenômeno social da família conjugal, ou nuclear ou de procriação, 15 DIAS, Maria Berenice. Quem é o pai? Disponível em: < Acesso em: 19 fev

9 9 onde o que mais conta, portanto, é a intensidade das relações pessoais de seus membros. Diz-se por isso que é a comunidade de afeto e entre-ajuda. 16 Assim, a família exerce papel fundamental na personalidade de uma criança, tanto na sua formação social, cultural, educacional, quanto na construção de sua identidade. Por isto, a adoção é um instituto de grandes análises, tendo em vista o comportamento da criança quando se adentra a um relacionamento destes. 3 FILIAÇÃO SÓCIOAFETIVA E A ADOÇÃO Os pais se caracterizam por serem aqueles que oferecem seu amor e dedicação em sua vida a um ser, inicialmente desamparado, até mesmo rejeitado, doando afeto, educação, atenção, conforto, estabelecendo um relacionamento seguro, cujo vínculo não é garantido ou definido nem pela a lei e nem pelos laços consangüíneos. Importando-se, explicitamente, com o elemento afetivo, demonstrando-se uma paternidade submetida a um fato social de cultura, e não de biologia. Assim é a visão de Maria Berenice DIAS, Assim, é chegada a hora de, em vez de se buscar identificar quem é o pai, quem é a mãe, atentar muito mais no interesse do filho de saber quem é o seu pai e sua mãe de verdade. Pai é aquele que ama o filho como seu, filho é quem é amado como tal. Todo filho possui o direito ao reconhecimento da paternidade, independente de ser um pai ou uma mãe, um ou dois pais, uma ou duas mães. 17 Dentre as espécies de parentesco não biológico situam-se: adoção, o derivado de inseminação artificial heteróloga e a posse do estado de filiação, o último é entendido como o fato de uma pessoa passar a ser reconhecida como filho de outra independente da realidade legal, atenuando-se os laços afetivos em substituição aos vínculos que assentam na realidade natural, demonstrando-se o estado de filiação advindo da convivência familiar, pelo efetivo cumprimento pelos pais dos deveres de guarda, sustento e educação do filho. 16 OLIVEIRA, José Lamartine Corrêa; MUNIZ, Francisco José Ferreira. Curso de direito de família. Curitiba: Juruá, p DIAS, Maria Berenice. Investigando a paternidade. Disponível em: < Acesso em: 18 fev

10 10 Na adoção judicial, a filiação afetiva evidencia o afeto como sendo a manifestação de um ato jurídico, de vontade, além de demonstração de amor e de solidariedade, e sua concretização torna a família tão real quanto aquela que traz a união de pais e filhos pelos laços de sangue. Em relação a isto, o seguinte julgado dispõe: EMENTA: APELAÇÃO CÍVEL. INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE. FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA COM OS PAIS ADOTIVOS. Mantém-se a sentença que reconheceu a impossibilidade jurídica do pedido do autor de investigar a sua paternidade, se ele próprio reconhece que foi criado como filho pela família adotivo, configurando, assim, a filiação socioafetiva com os pais registrais, a qual se sobrepõe à verdade/filiação biológica. Apelação desprovida. (Apelação Cível Nº , Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: José Ataíde Siqueira Trindade, Julgado em 05/06/2008) A adoção está originalmente disciplinada no antigo Código Civil Brasileiro em seus artigos. 369 a 378, desde 1916, e, no novo Código Civil, sua regulamentação é encontrada nos artigos 1618 a 1629, no Estatuto da Criança e do Adolescente nos artigos 39 a 52, bem como, na nova Lei da Adoção n.º 12010/2009. No ECA, a instituição familiar é discutida como um direito pois a conduz a priorizar sua atuação como um local de companheirismo e afeto, favorável aos interesses e às necessidades de crianças e adolescentes. É com esse estatuto que inova-se a noção de pai, dando lugar ao papel social por ele exercido, e afastando o fator meramente biológico, assim ensina Rodrigo da Cunha PEREIRA, Podemos notar, aí, o avanço e um sinal de compreensão, pelo nosso ordenamento jurídico, de que o pai é muito mais importante como função do que propriamente como o genitor. 18 Hoje, a convivência familiar em meio adotivo é um ato jurídico possível e estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como, na Lei n.º 12010/2009, como um direito comum a todas as crianças e adolescentes que se encontrem em situação de abandono, mas na prática, a consolidação da adoção é muito mais complicada, além da exigência de dados de identificação do adotado e do adotante, acarretasse uma série de atos burocráticos. A nova lei da adoção trouxe mudanças, em seu art. 25, parágrafo único, o conceito de família ganha forma extensa e ampliada, dando valor aos vínculos de 18 PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Direito de Família: Uma abordagem psicanalítica. Belo Horizonte: Del Rey, p. 132.

11 11 afinidade e afetividade. Esta lei altera tanto o Estatuto da Criança e do Adolescente como dispositivos do Código Civil, ainda, revoga disposições da CLT no que tange ao período de licença-maternidade concedida à empregada que adotar ou obtiver guarda com fins de adoção. 19 Para se reduzir os empecilhos da adoção, há de ser utilizado fundamento que se encontra nos direitos fundamentais da própria criança. No entanto, uma vez realizada a adoção, seja pelo Código Civil, seja pelas normas do Estatuto da Criança e do Adolescente ou pela Lei 12010/2009, concretizam-se os direitos advindos com ela. A filiação afetiva também se manifesta nos casos em que, embora não haja vínculo biológico, uma determinada pessoa opta por educar uma criança ou adolescente, assumindo de forma pública e notória a responsabilidade de sua manutenção, tratando-a como se fosse seu próprio filho, assumindo as características de pai, caracterizando assim, a figura do filho de criação. Nas palavras de Jacqueline Filgueiras NOGUEIRA, O verdadeiro sentido nas relações pai-mãe-filho transcende a lei e o sangue, não podendo ser determinadas de forma escrita nem comprovadas cientificamente, pois tais vínculos são mais sólidos e mais profundos, são invisíveis aos olhos científicos, mas são visíveis para aqueles que não têm os olhos limitados, que podem enxergar os verdadeiros laços que fazem de alguém um pai : os laços afetivos, de tal forma que os verdadeiros pais são os que amam e dedicam sua vida a uma criança, pois o amor depende de tê-lo e de dispor a dá-lo. Pais, onde a criança busca carinho, atenção e conforto, sendo estes para os sentidos dela o seu porto seguro. Esse vínculo, por certo, nem a lei nem o sangue garantem. 20 O afeto é o grande aliado para a constituição de qualquer relação humana, é algo que se conquista a partir de uma reciprocidade entre as pessoas, e este sentimento é tão importante na identificação de alguém quanto ao sobrenome advindo de uma relação biológica. Neste sentido, José Bernardo Ramos BOEIRA ressalta que a cada dia aumenta a importância da noção de que A posse de estado de filho revela a constância social da relação paterno-filial, caracterizando uma paternidade que 19 BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei n.º 12010, de 03 de agosto de Dispõe sobre a adoção. Disponível em: < Acesso em: 07 out NOGUEIRA, Jacqueline Filgueiras. A filiação que se constrói: o reconhecimento do afeto como valor jurídico. São Paulo: Memória Jurídica, p

12 12 existe, não pelo simples fato biológico ou por força de presunção legal, mas em decorrência de elementos, frutos de uma convivência afetiva. 21 Deste modo, atualmente, a figura paterna é a que convive com o filho, acompanhando seu crescimento e sua formação, sempre participando de sua educação, alimentação, de seu convívio no dia-a-dia, sem levar em conta que este seja seu filho biológico, adotivo ou de criação. José Bernardo Ramos BOEIRA conceitua: a posse de estado de filho é uma relação afetiva, íntima e duradoura, caracterizada pela reputação frente a terceiros como se filho fosse, e pelo tratamento existente na relação paterno-filial, em que há o chamamento de filho e a aceitação do chamamento de pai. 22 Consoante ao disposto, é o entendimento jurisprudencial: EMENTA: APELAÇÃO CÍVEL. ANULAÇÃO DE REGISTRO DE NASCIMENTO. PRESENÇA DA RELAÇÃO DE SOCIOAFETIVIDADE. O estado de filiação é a qualificação jurídica da relação de parentesco entre pai e filho que estabelece um complexo de direitos e deveres reciprocamente considerados. Constitui-se em decorrência da lei (artigos 1.593, e do Código Civil, e 227 da Constituição Federal), ou em razão da posse do estado de filho advinda da convivência familiar. Para anulação do registro civil, deve ser demonstrado um dos vícios do ato jurídico ou, ainda mesmo, a ausência da relação de socioafetividade. Registro mantido no caso concreto. APELO NÃO PROVIDO. (Apelação Cível Nº , Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Claudir Fidelis Faccenda, Julgado em 18/12/2008) Na caracterização da posse do estado de filho, a doutrina relaciona três elementos inerentes ao estabelecimento de filiação: o nome, o trato e a fama. É a partir destes elementos que se caracteriza e se constitui a relação da paternidade sócioafetiva. O nome é elemento que caracteriza o direito de uso do nome do pai por parte do filho afetivo, se identifica pelo fato que a criança tem o direito de ter o nome da família que a cria (atualmente, há a possibilidade de inserção do patronímico do padrasto/madrasta no nome do enteado/enteada ante o advento da Lei 11924/2009, conhecida popularmente como Lei Clodovil ). Porém, constata-se na doutrina que na maioria das vezes este fato não é relevante considerando que em muitos casos, o filho criado pelo pai sócioafetivo já era dotado de um nome em seu registro, assim, mesmo quando não é assumido o nome familiar, com a presença evidente dos 21 BOEIRA, José Bernardo Ramos. Investigação de paternidade: posse de estado de filho: paternidade socioafetiva. Porto Alegre: Livraria do Advogado, p Ibidem, p. 60.

13 13 outros elementos, o trato e a fama, verifica-se a confirmação da verdadeira paternidade. Quanto ao trato, é caracterizado pela externalização do cuidado, do tratamento dispensado à criança no que se refere a educação, à forma de criação, aos cuidados familiares. À dispensa por parte da família dos seus direitos ao afeto, carinho, cuidado, assim como todos os outros elementos que compõem a relação familiar e paternal. Considera-se como o elemento da posse do estado de filho de maior importância, pois o pai deve prover as necessidades de seu filho, quer natural, quer adotado. A fama, por sua vez, é o elemento que leva ao conhecimento da relação posse do estado de filho, perante toda a sociedade, demonstrando que aquela pessoa é filho afetivo de determinado indivíduo. Neste contexto a sociedade também passa a reconhecer a verdadeira filiação. Tendo no reconhecimento público e na notoriedade os elementos de convicção que demonstram a relação entre duas pessoas determinadas, demonstrase o tratamento de pai e filho. Ainda como espécie de filiação sociológica temos a conhecida como adoção à brasileira, a qual é uma qualidade de adoção muito comum no Brasil, e é disciplinada pelo Código Penal. Ela se firma na possibilidade de se registrar uma criança em nome dos adotantes, como se fosse filho natural, sem o devido processo legal. Na realidade, é um tipo de adoção que não se configura em uma modalidade legalmente disciplinada, mas surge de um ilícito penal, que é tipificado no artigo 242 do Código Penal. Na verdade, a intenção dos declarantes aparenta ser a melhor possível, e passível do perdão judicial, porém é um ato que continua sendo considerado crime e, não deve ser estimulado. Conclui-se, portanto, que a paternidade não é apenas um fator biológico como tentam tratá-la friamente, e sim, uma relação construída dos laços afetivos e fraternais gerados entre a prole e seu genitor; assim, a filiação afetiva deve ser buscada e protegida pelo ordenamento jurídico, os princípios da afetividade e da solidariedade encontram respaldo constitucional e moral, devendo ser utilizados para permear a conduta e as decisões da magistratura moderna e atenta à realidade do mundo atual.

14 14 Como bem enfatiza Maria Berenice DIAS, O afeto merece ser visto como uma realidade digna de tutela. 23 CONCLUSÃO A entidade familiar percorreu o tempo trazendo evolução na sociedade, e procurando se adequar às necessidades humanas das mais diversas formas, em especial as de caráter afetivo. Essa característica acaba por trazer inúmeras dificuldades, tornando-as extremamente difícil para o legislador disciplinar todas as suas possibilidades, o que exige muitas vezes a análise individualizada. As ordenações constitucionais de 1988 trouxeram à norma jurídica a filiação sócioafetiva, concedendo uma divisão do espaço familiar tanto social quanto jurídico, para a filiação biológica e sócioafetiva, conforme consta em seus artigos 227, caput, e parágrafo 6º, da Carta Magna, e também, no Código Civil, com os artigos 1.593, 1.596, 1.597, V, 1603 e 1.605, II, disciplinando a paternidade não apenas genética, mas também afetiva e social, conforme a vivência de múltiplas famílias, hoje já ordenadas dentro do sistema jurídico nacional que as abriga. 24 Existe hoje, diante da filiação, quer genética e adotiva ou as outras formas de filiação sócioafetiva, por meio do reconhecimento voluntário ou judicial da paternidade, o filho de criação e adoção à brasileira, uma conotação de igualdade, que, devido ao Estado Democrático de Direito e a Constituição Federal, institui-se o reconhecimento voluntário e judicial da paternidade e da maternidade, sendo designadas tanto ao filho biológico quanto ao filho afetivo. Para Maria Berenice DIAS, Ante essa nova realidade, a busca da identificação dos vínculos familiares torna imperioso o uso de novos referenciais, como o reconhecimento da filiação socioafetiva, a posse do estado de filho e a chamada adoção à brasileira. São esses novos conceitos que necessariamente passarão a indicar o caminho, pois a verdade genética deixou de ser o ponto fundamental na definição dos elos parentais. Assim, a paternidade não pode ser buscada nem na verdade jurídica nem na realidade biológica. O critério que se impõe é a 23 DIAS, Maria Berenice. Página inicial. Disponível em: < Acesso em: 20 set WELTER, Belmiro Pedro. Inconstitucionalidade...

15 15 filiação social, que tem como elemento estruturante o elo da afetividade: filho não é o que nasce da caverna do ventre, mas tem origem e se legitima no pulsar do coração. 25 Menciona-se ainda que o sistema jurídico pátrio, no que se refere ao direito de família especificamente à filiação, percorreu durante um longo tempo formas e maneiras diferenciadas para reconhecer a posse de estado de filho, diante das mudanças ocorridas na sociedade em 1988 e, com a promulgação da Constituição Federal este passou a ser um elemento de grande destaque, diante da nova sociedade que se formou com o passar do tempo, a inserção de novas idéias e valores, como o reconhecimento da paternidade e a posse do estado de filho sob as formas da verdade biológica, jurídica e sócioafetiva. Deste modo, há de ser reconhecido que o afeto é o fator determinante da filiação, a qual, a partir deste fundamento, é passível de tutela. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Maria Christina de. Investigação de Paternidade e DNA: Aspectos Polêmicos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, BOEIRA, José Bernardo Ramos. Investigação de paternidade: posse de estado de filho: paternidade socioafetiva. Porto Alegre: Livraria do Advogado, BRASIL. GABINETE DA PRESIDÊNCIA. Constituição da República Federativa do Brasil São Paulo: Atlas, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei n.º 12010, de 03 de agosto de Dispõe sobre a adoção. Disponível em: < Acesso em: 07 out CARBONERA, Silvana Maria. O papel jurídico do afeto nas relações de família. In: FACHIN, Luiz Edson (Coord.). Repensando Fundamentos do Direito Civil Brasileiro Contemporâneo. Rio de Janeiro: Renovar, p DIAS, Maria Berenice. Entre o ventre e o coração. Disponível em: < Acesso em: 19 fev

16 16 DIAS, Maria Berenice. Entre o ventre e o coração. Disponível em: < Acesso em: 19 fev Investigando a paternidade. Disponível em: < Acesso em: 18 fev Manual de Direito das Famílias. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, Página Inicial. Disponível em: < Acesso em: 20 set Quem é o pai? Disponível em: < Acesso em: 19 fev FACHIN, Luiz Edson. Elementos críticos do direito de família: curso de direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, GABRIEL, Sérgio. Filiação e seus efeitos jurídicos. Disponível em: < Acesso em: 10 abr LEITE, Eduardo de Oliveira. Tratado de direito de família: origem e evolução do Casamento. Curitiba: Juruá, LÔBO, Paulo Luiz Netto. Constitucionalização do Direito Civil. Disponível em: < Acesso em: 16 mar NOGUEIRA, Jacqueline Filgueiras. A filiação que se contrói: o reconhecimento do afeto como valor jurídico. São Paulo: Memória Jurídica, OLIVEIRA, José Lamartine Corrêa; MUNIZ, Francisco José Ferreira. Curso de direito de família. Curitiba: Juruá, PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Direito de Família: Uma abordagem psicanalítica. Belo Horizonte: Del Rey, 1997.

17 17 TEPEDINO, Gustavo. A disciplina civil-constitucional das relações familiares. In: (Org.). Temas de direito civil. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, p Premissas Metodológicas para a Constitucionalização do Direito Civil. In: (Org.). Temas de Direito Civil. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, p VELOSO, Zeno. Direito brasileiro da filiação e paternidade. São Paulo: Malheiros, WELTER, Belmiro Pedro. Inconstitucionalidade do processo de adoção judicial. Disponível em: < Acesso em: 12 mar

PATERNIDADE SOCIOAFETIVA X PATERNIDADE BIOLÓGICA

PATERNIDADE SOCIOAFETIVA X PATERNIDADE BIOLÓGICA PATERNIDADE SOCIOAFETIVA X PATERNIDADE BIOLÓGICA Renata Martins Sena Advogada Pós-graduada em Direito Constitucional As inúmeras mudanças sociais ocorridas nos últimos tempos têm refletido sobremaneira

Leia mais

Professor Álvaro Villaça Azevedo Titular da Faculdade de Direito da USP

Professor Álvaro Villaça Azevedo Titular da Faculdade de Direito da USP Indicação nol2812011 SC-43812011 Comissão de Direito de Família AUTOR DA INDICAÇÃO: ADVOGADO MARCOS NUNES CILOS EMENTA PAI SOCIOAFETIVO: ART. 1.593 E 1.595, AMBOS DO CC/2002. NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO TÉCNICA

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO CIVIL VII 9º período: 3h/s Aula: Teórica EMENTA Introdução ao direito de família. Parentesco. Alimentos. Filiação. Guarda, da tutela e da curatela. Casamento. União estável. Dissolução

Leia mais

AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC)

AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC) AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC) DO CONCEITO A ADOÇÃO É UM ATO JURÍDICO EM SENTIDO ESTRITO, CUJA EFICACIA É DEPENDENTE DA AUTORIZAÇÃO JUDICIAL. NESSE CASO, CRIA UM VÍNCULO FICTÍCIO DE PATERNIDADE-

Leia mais

DEBATE SOBRE HOMOAFETIVIDADE. Ms. Raquel Schöning; Ms Anna Lúcia Mattoso Camargo; Ms. Gislaine Carpena e Ms. Adriana Bina da Silveira.

DEBATE SOBRE HOMOAFETIVIDADE. Ms. Raquel Schöning; Ms Anna Lúcia Mattoso Camargo; Ms. Gislaine Carpena e Ms. Adriana Bina da Silveira. DEBATE SOBRE HOMOAFETIVIDADE Ms. Raquel Schöning; Ms Anna Lúcia Mattoso Camargo; Ms. Gislaine Carpena e Ms. Adriana Bina da Silveira. Temáticas: Casamento União estável: efeitos (Bina); Novas famílias

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

2. OBJETIVO GERAL Apresentar ao estudante a estruturação pessoal, patrimonial e social da família e a diversidade de sua disciplina jurídica.

2. OBJETIVO GERAL Apresentar ao estudante a estruturação pessoal, patrimonial e social da família e a diversidade de sua disciplina jurídica. DISCIPLINA: Direito de Família SEMESTRE DE ESTUDO: 7º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CH total: 72h CÓDIGO: DIR138 1. EMENTA: O Direito de Família. Evolução do conceito de família. A constitucionalização

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br O Princípio da Legalidade na Administração Pública Heletícia Oliveira* 1. INTRODUÇÃO O presente artigo tem como objeto elucidar, resumidamente, a relação do Princípio da Legalidade

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br O Casamento Inexistente Daniel Barbosa Lima Faria Corrêa de Souza* O Código Civil, tanto o de 1916 quanto o de 2002, não oferece subsídios para a determinação da noção de inexistência

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Dois pais e uma mãe: É possível registrar? Rafael D'Ávila Barros Pereira * No dia 09/04/08, no capítulo da novela "Duas Caras", da Rede Globo, foi apresentada uma situação, se não

Leia mais

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS 1. Quanto à fonte: a) Alimentos legais: fixados pela lei, fundamentados no direito de família, decorrentes do casamento, ou união estável ou da relação de parentesco

Leia mais

A Guarda Compartilhada

A Guarda Compartilhada A Guarda Compartilhada Maria Carolina Santos Massafera Aluna do curso de pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil na Fundação Aprender Varginha, em convênio com o Centro Universitário Newton Paiva.

Leia mais

A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MILITAR DIREITO PENAL MILITAR PARTE ESPECIAL MARCELO VITUZZO PERCIANI A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO Marcelo Vituzzo Perciani

Leia mais

ESTUDO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ATUAL EM RELAÇÃO A EXPERIMENTAÇÃO COM ANIMAIS 1. Regiane Moreno Domingues Ribas RESUMO

ESTUDO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ATUAL EM RELAÇÃO A EXPERIMENTAÇÃO COM ANIMAIS 1. Regiane Moreno Domingues Ribas RESUMO ESTUDO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ATUAL EM RELAÇÃO A EXPERIMENTAÇÃO COM ANIMAIS 1 Regiane Moreno Domingues Ribas FAAG Faculdade de Agudos RESUMO O objetivo deste trabalho foi o de realizar um estudo da Legislação

Leia mais

A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE

A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE Maíra Sgobbi de FARIA 1 Resumo: O respeito e a proteção que devem ser concedidos aos idosos sempre foram um dever da sociedade, uma vez que as

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação 2007/1 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO CIVIL VI Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito 111111111111111111111111111111111111111

Leia mais

História da cidadania europeia

História da cidadania europeia História da cidadania europeia Introdução A cidadania da União conferida aos nacionais de todos os Estados Membros pelo Tratado da União Europeia (TUE), destina se a tornar o processo de integração europeia

Leia mais

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo Autarquia Federal Lei nº 3.268/57

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA nº 110.469/11 Assunto: paciente menor, genitores separados, fornecimento prontuário Relator: Laide Helena

Leia mais

DAS RELAÇÕES DE PARENTESCO Carlos Roberto Gonçalves

DAS RELAÇÕES DE PARENTESCO Carlos Roberto Gonçalves DAS RELAÇÕES DE PARENTESCO Carlos Roberto Gonçalves As pessoas unem-se em um família em razão de vínculo conjugal, união estável, de parentesco por consangüinidade, outra origem, e da afinidade. Em sentido

Leia mais

Unidade II. Unidade II

Unidade II. Unidade II Unidade II 3 DIREITO DO TRABALHO 3.1 Conceito de empregador e empregado De acordo com o que estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva

Leia mais

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade, Vigência, Eficácia e Vigor 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade Sob o ponto de vista dogmático, a validade de uma norma significa que ela está integrada ao ordenamento jurídico Ela

Leia mais

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo:

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: A família patriarcal no Brasil e seus desdobramentos. 2 Habilidade: Reconhecer que a ideologia patriarcal influenciou a configuração

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

ARPEN - SP ASSOCIAÇÃO DOS REGISTRADORES DE PESSOAS NATURAIS DE SÃO PAULO RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE REGINA BEATRIZ TAVARES DA SILVA

ARPEN - SP ASSOCIAÇÃO DOS REGISTRADORES DE PESSOAS NATURAIS DE SÃO PAULO RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE REGINA BEATRIZ TAVARES DA SILVA ARPEN - SP ASSOCIAÇÃO DOS REGISTRADORES DE PESSOAS NATURAIS DE SÃO PAULO RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE REGINA BEATRIZ TAVARES DA SILVA Espécies de parentesco e contagem de graus Parentesco CÓDIGO CIVIL/2002,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 (Do Sr. Arthur Oliveira Maia) Altera a redação do art. 3º da Lei nº 8.650, de 20 de abril de 1993, para suprimir qualquer restrição ou preferência legal na contratação de treinador

Leia mais

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL 3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL Os fundamentos propostos para a nova organização social, a desconcentração e a cooperação, devem inspirar mecanismos e instrumentos que conduzam

Leia mais

Adoção por Casal Homoafetivo

Adoção por Casal Homoafetivo Assunto Especial - Doutrina União Homoafetiva - Alimentos e Adoção Adoção por Casal Homoafetivo DOUGLAS PHILLIPS FREITAS 1 Advogado, Psicopedagogo, Presidente do IBDFAM/SC, Professor da AASP - Associação

Leia mais

Resumo Aula-tema 05: Direito de Família e das Sucessões.

Resumo Aula-tema 05: Direito de Família e das Sucessões. Resumo Aula-tema 05: Direito de Família e das Sucessões. Para o autor do nosso livro-texto, o Direito de família consiste num complexo de normas que regulam a celebração do casamento e o reconhecimento

Leia mais

Notas técnicas. Introdução

Notas técnicas. Introdução Notas técnicas Introdução As Estatísticas do Registro Civil são publicadas desde 1974 e fornecem um elenco de informações relativas aos fatos vitais, casamentos, separações e divórcios ocorridos no País.

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

Lei 8.069/1990. 5º Momento: Do Direito Fundamental à Convivência Familiar

Lei 8.069/1990. 5º Momento: Do Direito Fundamental à Convivência Familiar Lei 8.069/1990 5º Momento: Do Direito Fundamental à Convivência Familiar Origem da família Segundo os preceitos judaico-cristão, Deus criou o ser humano desdobrado em dois sexos: homem e mulher e mandou

Leia mais

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no Introdução A convivência familiar e comunitária é um dos direitos fundamentais 1 garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990). A lei ainda enfatiza que: Toda criança ou adolescente

Leia mais

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL Fernando Souza OLIVEIRA 1 Pedro Anderson da SILVA 2 RESUMO Princípio do Desenvolvimento Sustentável como um direito e garantia fundamental,

Leia mais

CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO

CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO FAMÍLIA NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA PROFESSOR: WALDENIR FAMÍLIA NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA Como instituição social, a família é definida pelas funções sociais

Leia mais

OS REFLEXOS CULTURAIS NO NOME CIVIL DO POVO BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM SOB A ÓTICA DO ARTIGO 1.565. 1º, DO CÓDIGO CIVIL 2002.

OS REFLEXOS CULTURAIS NO NOME CIVIL DO POVO BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM SOB A ÓTICA DO ARTIGO 1.565. 1º, DO CÓDIGO CIVIL 2002. OS REFLEXOS CULTURAIS NO NOME CIVIL DO POVO BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM SOB A ÓTICA DO ARTIGO 1.565. 1º, DO CÓDIGO CIVIL 2002. Alfredo Martins Rodrigues Junior- Autor 1 Vilcemar Chaves da Rosa Co-autor 2

Leia mais

DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS

DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Conceito de família; Conteúdo e Conceito do Direito de Família; Natureza da Divisão; Divisão da matéria; Eficácia horizontal dos

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS. UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS. UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS DIREITO À IGUALDADE, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA RELIGIÃO OU NACIONALIDADE Princípio I - A criança desfrutará

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS

TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS Autora: Idinéia Perez Bonafina Escrito em maio/2015 TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS Nas relações internacionais do

Leia mais

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia A Teoria de Ação Social de Max Weber 1 Ação Social 2 Forma de dominação Legítimas 3 Desencantamento

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 92/IX INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE/MATERNIDADE - (ALTERAÇÃO DE PRAZOS) Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º 92/IX INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE/MATERNIDADE - (ALTERAÇÃO DE PRAZOS) Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º 92/IX INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE/MATERNIDADE - (ALTERAÇÃO DE PRAZOS) Exposição de motivos O conhecimento da ascendência verdadeira é um aspecto relevante da personalidade individual,

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO:

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: Andreia Winkelmann Ineiva Teresinha Kreutz Louzada INTRODUÇÃO: O tema da adoção instiga muita curiosidade e torna-se extremamente necessário à

Leia mais

UM BREVE ENSAIO SOBRE A FAMÍLIA

UM BREVE ENSAIO SOBRE A FAMÍLIA Resumo: o artigo apresenta um panorama historio sobre a família e trazendo uma análise sobre suas conceituações dentro do ordenamento jurídico, propondo um olhar interdisciplinar para uma normatização

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO EDIÇÃO N 10 07 / 2014 BOLETIM INFORMATIVO EDIÇÃO N 2 11 / 2013

BOLETIM INFORMATIVO EDIÇÃO N 10 07 / 2014 BOLETIM INFORMATIVO EDIÇÃO N 2 11 / 2013 BOLETIM INFORMATIVO EDIÇÃO N 10 07 / 2014 BOLETIM INFORMATIVO EDIÇÃO N 2 11 / 2013 INFORMATIVO num Editorial - 10ª Edição Prezado leitor, Nesta edição do Informativo Mensal do Escritório Ribeiro da Luz

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: 2012.0000468176 ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: 2012.0000468176 ACÓRDÃO Registro: 2012.0000468176 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 9066515-49.2009.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é apelante BANCO NOSSA CAIXA S A, é apelado SESVESP

Leia mais

JUSTIFICATIVA PARA A ELABORAÇÃO DE UM NOVO DECRETO REGULAMENTANDO A ATIVIDADE DAS COOPERATIVAS DE TRABALHO JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

JUSTIFICATIVA PARA A ELABORAÇÃO DE UM NOVO DECRETO REGULAMENTANDO A ATIVIDADE DAS COOPERATIVAS DE TRABALHO JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO JUSTIFICATIVA PARA A ELABORAÇÃO DE UM NOVO DECRETO REGULAMENTANDO A ATIVIDADE DAS COOPERATIVAS DE TRABALHO JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Não pode um decreto estadual legislar no campo das licitações,

Leia mais

CRITÉRIOS DETERMINANTES DA RELAÇÃO DE

CRITÉRIOS DETERMINANTES DA RELAÇÃO DE CRITÉRIOS DETERMINANTES DA RELAÇÃO DE FILIAÇÃO NO DIREITO CONTEMPORÂNEO JULIETA LÍDIA LUNZ I. INTRODUÇÃO e parentesco no sentido amplo. Os integrantes de uma família são unidos por laços de consangüinidade

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação:

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação: O NOVO AGRAVO CONTRA DESPACHO DENEGATÓRIO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL 2011-06-15 Alexandre Poletti A Lei nº 12.322/2010, que alterou os artigos 544 e 545 do CPC, acabou com o tão conhecido e utilizado

Leia mais

CARTILHA JUSTIÇA E FAMÍLIA

CARTILHA JUSTIÇA E FAMÍLIA CARTILHA JUSTIÇA E FAMÍLIA Orientação aos acadêmicos que atuarão em ações comunitárias relacionadas ao Direito da Família. Em caso de dúvida sobre a orientação jurídica e ser repassada, o aluno deverá

Leia mais

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 * Rodrigo Corrêa da Costa Oliveira 1. INTRODUÇÃO A contratação de Agências de Propaganda pela Administração Pública sempre se pautou pela Lei Geral

Leia mais

A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade

A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade Direitos humanos: considerações gerais Camila Bressanelli * A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade Análise contextual: Para o estudo dos direitos humanos

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNEE): construindo a autonomia na escola

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNEE): construindo a autonomia na escola EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNEE): construindo a autonomia na escola Autora: CAMILA SOUZA VIEIRA Introdução A presente pesquisa tem como temática Educação física para Portadores

Leia mais

CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO

CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO CONCEITO DIREITO ECONÔMICO É O RAMO DO DIREITO QUE TEM POR OBJETO A JURIDICIZAÇÃO, OU SEJA, O TRATAMENTO

Leia mais

OS TRIBUNAIS E O MINISTÉRIO PÚBLICO

OS TRIBUNAIS E O MINISTÉRIO PÚBLICO OS TRIBUNAIS E O MINISTÉRIO PÚBLICO Art.º 202º da Constituição da República Portuguesa «1. Os tribunais são órgãos de soberania com competência para Administrar a justiça em nome do povo. (...)» A lei

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

Natanael Gomes Bittencourt Acadêmico do 10º semestre de Direito das Faculdades Jorge Amado

Natanael Gomes Bittencourt Acadêmico do 10º semestre de Direito das Faculdades Jorge Amado ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Natanael Gomes Bittencourt Acadêmico do 10º semestre de Direito das Faculdades Jorge Amado Resumo: A Administração Pública se liga ao interesse público e às necessidades sociais,

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

O DÍVORCIO E A SEPARAÇÃO JUDICIAL NO BRASIL ATUAL: FACILIDADES E PROBLEMAS RESUMO

O DÍVORCIO E A SEPARAÇÃO JUDICIAL NO BRASIL ATUAL: FACILIDADES E PROBLEMAS RESUMO O DÍVORCIO E A SEPARAÇÃO JUDICIAL NO BRASIL ATUAL: FACILIDADES E PROBLEMAS Fábio Roberto Caldin 1 Rodrigo Pessoni Teófilo de Carvalho 1 Vinicius Leonam Pires Kusumota 1 Vitor Turci de Souza 1 RESUMO O

Leia mais

Kelly Neres da Silva 1

Kelly Neres da Silva 1 A DEFINIÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DO DIREITO HUMANITÁRIO INTERNACIONAL PERANTE O DIREITO DE ASILO E A PROTEÇÃO AO REFUGIADO Kelly Neres da Silva 1 RESUMO: A proposta deste

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

PARECER N.º 81/CITE/2012

PARECER N.º 81/CITE/2012 PARECER N.º 81/CITE/2012 Assunto: Parecer prévio à intenção de recusa de autorização de trabalho em regime de horário flexível a trabalhadora com responsabilidades familiares, nos termos do n.º 5 do artigo

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Os Negócios Jurídicos Da União Estável E Terceiros De Boa-fé Maíta Ponciano Os Casais que vivem união estável DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS DA UNIÃO ESTÁVEL E TERCEIROS DE BOA-FÉ. Desde

Leia mais

AULA 04 CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES

AULA 04 CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES AULA 04 CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES 1. Introdução. Diversas são as formas e critérios de classificação uma Constituição. O domínio de tais formas e critérios mostra-se como fundamental à compreensão

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA

LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA C O N T E Ú D O : N O Ç Õ E S D E D I R E I T O : I N T R O D U Ç Ã O A O E S T U D O D O D I R E I T O A M B I E N T A L C A R A C T E R Í S T I C A S D A L E G I S L

Leia mais

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO GEORGE DE CERQUEIRA LEITE ZARUR Consultor Legislativo da Área XV Educação, Desporto, Bens Culturais,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 2/XIII/1.ª ELIMINAÇÃO DA IMPOSSIBILIDADE LEGAL DE ADOÇÃO POR CASAIS DO MESMO SEXO

PROJETO DE LEI N.º 2/XIII/1.ª ELIMINAÇÃO DA IMPOSSIBILIDADE LEGAL DE ADOÇÃO POR CASAIS DO MESMO SEXO Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 2/XIII/1.ª ELIMINAÇÃO DA IMPOSSIBILIDADE LEGAL DE ADOÇÃO POR CASAIS DO MESMO SEXO PRIMEIRA ALTERAÇÃO À LEI N.º 9/2010, DE 31 DE MAIO E SEGUNDA ALTERAÇÃO À LEI N.º 7/2001,

Leia mais

HERANÇA. Danilo Santana

HERANÇA. Danilo Santana A RELAÇÃO HERANÇA Danilo Santana HOMOSSEXUAL PODE GERAR SOCIEDADE E NÃO A RELAÇÃO HOMOSSEXUAL PODE GERAR SOCIEDADE E NÃO HERANÇA Danilo Santana Advogado, graduado em Direito pela PUC-MG, membro efetivo

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO .1. CONSULTA Nº 156.454/11 Assunto: Entrega de Prontuários ou Relatórios Médicos Relator: Osvaldo Pires Simonelli - Departamento Jurídico CREMESP NETTO. PARECER SUBSCRITO PELO CONSELHEIRO ADAMO LUI Ementa:

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

ADOÇÃO POR CASAIS HOMOSSEXUAIS MARISELMA APARECIDA DOS SANTOS LAPOLA

ADOÇÃO POR CASAIS HOMOSSEXUAIS MARISELMA APARECIDA DOS SANTOS LAPOLA FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO ADOÇÃO POR CASAIS HOMOSSEXUAIS PROJETO DE PESQUISA MARISELMA APARECIDA DOS SANTOS LAPOLA Projeto de pesquisa em atendimento à disciplina Monografia

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2014 (Do Sr. Moreira Mendes e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2014 (Do Sr. Moreira Mendes e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2014 (Do Sr. Moreira Mendes e outros) Altera o artigo 93, o artigo 129 e o artigo 144, da Constituição Federal, para exigir do bacharel em Direito, cumulativamente,

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASOS RELATADOS EM CONSELHOS TUTELARES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA.

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASOS RELATADOS EM CONSELHOS TUTELARES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA. VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASOS RELATADOS EM CONSELHOS TUTELARES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA. Paulo de Tarso Oliveira - Uni-FACEF Introdução O trabalho discute alguns dados obtidos em um

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

16.7.1 Execução de alimentos. Prisão do devedor, 394

16.7.1 Execução de alimentos. Prisão do devedor, 394 1 Introdução ao Direito de Família, 1 1.1 Compreensão, 1 1.2 Lineamentos históricos, 3 1.3 Família moderna. Novos fenômenos sociais, 5 1.4 Natureza jurídica da família, 7 1.5 Direito de família, 9 1.5.1

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

Processo PGT/CCR/ICP/Nº 7698/2014

Processo PGT/CCR/ICP/Nº 7698/2014 Processo PGT/CCR/ICP/Nº 7698/2014 Câmara de Coordenação e Revisão Origem: PRT 8ª Região Interessados: 1. MPT PRT/8ª - PTM. 2. Elite Serviços de Segurança LTDA Assunto: Exploração do Trabalho da Criança

Leia mais

Marcel Brasil F. Capiberibe. Subprocurador do Ministério Público Especial Junto ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul

Marcel Brasil F. Capiberibe. Subprocurador do Ministério Público Especial Junto ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul Critérios institucionais diferençados entre as funções do Ministério Público junto à justiça ordinária e as atribuições funcionais do Ministério Público especial junto ao Tribunal de Contas Marcel Brasil

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH NADIA OLIVEIRA

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH NADIA OLIVEIRA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH NADIA OLIVEIRA LIBERDADE ANTIGA E LIBERADE MODERNA LINHARES 2011 EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH

Leia mais

Por Uma Questão de Igualdade

Por Uma Questão de Igualdade Por Uma Questão de Igualdade Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhoras e Senhores membros do Governo Nos últimos 5 anos a Juventude Socialista tem vindo a discutir o direito ao Casamento

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação Profissional. Docente Professor Me. Francisco José de Oliveira

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação Profissional. Docente Professor Me. Francisco José de Oliveira Página 1 de 7 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO DE FAMÍLIA 103 Período Turma (s) 7º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de formação Profissional Carga Horária 48

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO O ESTADO VEIO TENDO, NO DECORRER DO SÉCULO XX, ACENTUADO PAPEL NO RELACIONAMENTO ENTRE DOMÍNIO JURÍDICO E O ECONÔMICO. HOJE, TAL RELAÇÃO JÁ SOFRERA PROFUNDAS

Leia mais

Direito de familia. Separação judicial (?) e divórcio. Arts. 1.571 a 1.582, CC. Art. 226, 6º, CF (nova redação).

Direito de familia. Separação judicial (?) e divórcio. Arts. 1.571 a 1.582, CC. Art. 226, 6º, CF (nova redação). Direito de familia Separação judicial (?) e divórcio. Arts. 1.571 a 1.582, CC. Art. 226, 6º, CF (nova redação). 1 EC nº 66/2010: Nova redação do art. 226, 6º da CF: O casamento civil pode ser dissolvido

Leia mais

1. RESUMO. na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz

1. RESUMO. na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz 1. RESUMO Os direitos fundamentais trabalhistas estão inseridos na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz do Direito do Trabalho e dos princípios que orientam o Direito

Leia mais

RELAÇÃO DO DIREITO CONSTITUCIONAL COM OUTRAS DISCIPLINAS OU CIÊNCIAS.

RELAÇÃO DO DIREITO CONSTITUCIONAL COM OUTRAS DISCIPLINAS OU CIÊNCIAS. RELAÇÃO DO DIREITO CONSTITUCIONAL COM OUTRAS DISCIPLINAS OU CIÊNCIAS. 1. RELAÇÃO COM O DIREITO ADMINISTRATIVO: Classificado no Direito Público Interno, de quem é um de seus ramos, o Direito Administrativo,

Leia mais

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Resumo: O trabalho intenta investigar o cenário de pós-graduação à distância na área das Ciências

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

NÍVEIS DE ENSINO DICIONÁRIO

NÍVEIS DE ENSINO DICIONÁRIO NÍVEIS DE ENSINO Estruturas verticais hierárquicas que compõem a educação escolar. Atualmente, a educação escolar brasileira está organizada em dois níveis de ensino: a educação básica e a educação superior.

Leia mais

Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto

Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto Mediação Familiar Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto Altera a Organização Tutelar de Menores, nomeadamente através da introdução de novos artigos de que destacamos aquele que se refere à mediação Artigo 147.º

Leia mais

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 1 Eficácia é o poder que tem as normas e os atos jurídicos para a conseqüente produção de seus efeitos jurídicos próprios. No sábio entendimento do mestre

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

PLANO DE ENSINO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

PLANO DE ENSINO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Instituição: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC Local: CUIABÁ - MT Faculdade: DIREITO Curso: DIREITO Disciplina: Direito de Família - Bioética Carga Horária: 60 horas

Leia mais