MANUAL DE APOIO AOS DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE APOIO AOS DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS"

Transcrição

1 MANUAL DE APOIO AOS DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS A prestação de contas é matéria que deve respeitar o quadro normativo em vigor actualmente (consultar nota final deste manual). No POCAL Simplificado, movimento de receita inferior a vezes o índice 100 da escala indiciária das carreiras do regime geral da função pública, de acordo com o nº 1 do artigo 6º articulado com as Considerações Técnicas do POCAL (ver nº 3 do ponto 2), os documentos de prestação de contas das autarquias locais são: a) Controlo orçamental Despesa... b) Controlo orçamental Receita... c) Execução anual do PPI... d) Fluxos de caixa... e) Contas de Ordem... f) Operações de tesouraria... g) Modificações ao orçamento Receita... h) Modificações ao orçamento Despesa... i) Modificações ao plano plurianual de investimentos... j) Contratação administrativa Situação dos contratos... k) Transferências e subsídios... l) Aplicações em activos de rendimento fixo e variável... m) Empréstimos... n) Outras dívidas a terceiros... o) Caracterização da entidade... p) Relatório de gestão... O Tribunal de Contas determina que estas mesmas autarquias, devem elaborar também os seguintes mapas: q) Guia de Remessa... r) Resumo diário de tesouraria... s) Síntese das reconciliações bancárias... t) Mapa de fundos de maneio... u) Relação de acumulação de funções... v) Relação nominal dos responsáveis... Nota final: Novo Regime de Contabilidade das Autarquias Locais Regime Simplificado: - Decreto-Lei 54-A799, de 22 de Fevereiro; - Lei 162/99, de 14 de Setembro; - Decreto-Lei 315/2000, de 2 de Dezembro; - Decreto-Lei 84-A/2002, de 5 de Abril; - Lei nº 60-A/2005, de 30 de Dezembro. No âmbito da prestação de contas devem ser consideradas também as disposições contidas nos seguintes diplomas: - Lei nº 69/99, de 18/09, alterada pela Lei nº 5-A/2002, de 11/01 (Lei das Autarquias Locais, quanto às competências dos órgãos nesta matéria); - POCAL (quanto à definição dos documentos de prestação de contas, das regras a respeitar na sua elaboração e das entidades a quem devem ser enviadas as contas); - Lei nº 2/2007, de 15/01 (Lei das Finanças Locais, quanto aos princípios fundamentais, à contabilidade, prestação e auditoria externas das contas); - Instruções nº 1/2001 2ª S emitidas pelo Tribunal de Contas (no âmbito da organização e documentação das contas das autarquias locais. Ver também a Resolução nº 4/2001 2ª S publicada no D.R. nº 191, II Série, de 18/08/2001)

2 Para impressão dos mapas de prestação de contas e, ou, obtenção de informação contabilística na aplicação do POCAL Regime Simplificado, seguir as indicações respectivas (para qualquer dúvida contacte o nosso suporte técnico): a) Controlo orçamental Despesa (Ponto do POCAL) Menu Movimentos Despesas Realizadas Mapas Controlo Orçamental - Despesa - Preencher campo Data Limite com data limite a considerar nos cálculos, que no caso de prestação de contas normalmente será 31 de Dezembro do ano em causa. b) Controlo orçamental Receita (Ponto do POCAL) Menu Movimentos Receitas Arrecadadas Mapas Controlo Orçamental - Receita - Preencher campo Data Limite com data limite a considerar nos cálculos, que no caso de prestação de contas normalmente será 31 de Dezembro do ano em causa. c) Execução anual do PPI (Plano Plurianual de Investimentos) (Ponto 7.4 do POCAL) Menu Plano P.P.I. em Vigor Mapas Execução do P.P.I. - Preencher campo Interpretação com valor 1 ou 2 segundo a interpretação que desejam e com no campo Legenda se desejam que o descritivo da interpretação seja impresso no mapa, ou seja, que seja impresso no mapa a fórmula utilizada no cálculo da coluna Montante previsto, Total. A diferença entre as duas interpretações relaciona-se precisamente com a fórmula utilizada no cálculo dessa mesma coluna Montante previsto, Total : Interpretação 1: «Montante previsto, Total» = «Montante executado, Anos anteriores» + «Montante previsto, Ano» + «Montante previsto, Anos seguintes» Interpretação 2: «Montante previsto, Total» = «Montante previsto, Ano» + «Montante previsto, Anos seguintes» A Interpretação 2 exclui o montante previsto nos anos anteriores, dando um valor total previsto só do ano corrente juntamente com os anos seguintes. Verifica-se assim, que este total não reflecte o total previsto para cada acção, em cada momento, uma vez que faltarão as importâncias executadas em anos anteriores. É contudo a interpretação de acordo com o POCAL. A interpretação mais utilizada é a Interpretação 1, pois permite-nos obter neste mapa e, mais precisamente nesta coluna, o valor total previsto para um determinado investimento, dado que esta interpretação inclui os valores dos anos anteriores. d) Fluxos de caixa (Ponto 7.5 do POCAL) Menu Movimentos Despesas Realizadas Mapas Fluxos de Caixa - Inclui também o mapa das Contas de Ordem - ver mapa da alínea e). e) Contas de Ordem (Ponto 7.5 do POCAL) Menu Movimentos Despesas Realizadas Mapas Fluxos de Caixa - O mapa das Contas de Ordem encontra-se incluído no mesmo mapa dos Fluxos de Caixa, de acordo com a lei e o modelo oficial do POCAL.

3 As Contas de Ordem em conjunto com as Contas de Operações de Tesouraria constituem a contabilização das Operações Extra-Orçamentais: Contas de Ordem: depósitos de garantia e caução, apresentados por fornecedores e empreiteiros ou, ainda, recibos para cobrança relativos a receitas debitadas ao tesoureiro. Contas de Operações de Tesouraria: cobranças efectuadas com obrigatoriedade de entregar as respectivas importâncias a terceiros. Enquanto que os valores dos Fluxos de Caixa são automáticos, no respeitante às Contas de Ordem não existe ainda, na aplicação do POCAL, modo de registo, controlo e respectivo preenchimento destas, embora esteja previsto em futuras actualizações deste módulo. f) Operações de tesouraria (Ponto 7.6 do POCAL) Menu O. Tesouraria Operações de Tesouraria Plano Mapas Mapa de Fluxos Esta opção imprime o mapa de prestação de contas das Contas de Operações de Tesouraria de acordo com o POCAL, que engloba em conjunto com as Contas de Ordem, as Operações Extra-Orçamentais ver alínea e). g) Modificações ao orçamento Receita (Ponto do POCAL) Menu Outros Prestação de Contas Modificações do Orçamento das Receitas Este mapa regista todas as modificações orçamentais efectuadas às receitas durante o ano de gerência em questão. Na coluna relativa às Modificações Orçamentais estão totalizados os valores dos reforços e das deduções resultantes de todas as alterações e revisões efectuadas às receitas. h) Modificações ao orçamento Despesa (Ponto do POCAL) Menu Outros Prestação de Contas Modificações do Orçamento das Despesas À semelhança do mapa referido na alínea g) Modificações ao orçamento - Receita, este mapa regista de igual modo todas as modificações orçamentais efectuadas durante o ano de gerência em questão, mas neste caso às despesas. Na coluna relativa às Modificações Orçamentais estão totalizados os valores dos reforços e das deduções resultantes de todas as alterações e revisões efectuadas às despesas. i) Modificações ao plano plurianual de investimentos (Ponto do POCAL) Menu Outros Prestação de Contas Modificações do P.P.I. Na linha das alíneas g) e h) este é um mapa idêntico ao mapa de cada modificação ao P.P.I., simplesmente totalizando os valores de todas as alterações e revisões efectuadas ao P.P.I. no respectivo ano de gerência. j) Contratação administrativa Situação dos contratos (Ponto do POCAL) Menu Outros Prestação de Contas Contratação Administrativa Mapas Situação dos Contratos Mapa de informação sobre todos os contratos celebrados, com fornecedores e empreiteiros, durante o ano de gerência ou anos anteriores se existe no actual ano execução financeira. Nesta opção não vai encontrar mapa algum já preenchido com qualquer tipo de informação. O programa do POCAL disponibiliza aqui é o preenchimento manual do mapa, através da opção Inserção e de seguida a sua impressão num modelo de acordo com o POCAL.

4 k) Transferências e subsídios (Ponto do POCAL) Em agenda para melhor adaptação - Pretende-se, neste ponto, obter informação sobre todas as operações de transferências e subsídios no âmbito da despesa e da receita e com distinção relativa à classificação económica orçamental entre corrente e capital. As transferências e os subsídios estão ligadas, no classificador económico, aos seguintes capítulos: No âmbito da despesa: * 04 Transferências Correntes * 05 Subsídios * 06 Outras Despesas Correntes * 08 Transferências de Capital * 11 Outras Despesas de Capital No âmbito da Receita: * 06 Transferências Correntes * 08 Outras Receitas Correntes * 10 Transferências de Capital * 13 Outras Receitas de Capital Nota: O capítulo 05 da despesa «Subsídios» além de ter a natureza de transferências correntes reveste-se de características muito próprias: consideram-se «Subsídios» os fluxos financeiros não reembolsáveis das autarquias locais para as empresas públicas municipais e intermunicipais ou empresas participadas, com o objectivo de influenciar níveis de produção, preços ou remunerações dos factores de produção. Os «Subsídios» que normalmente fazem parte do plano financeiro das juntas de freguesia devem ser inscritos pelo capítulo 04 do classificador económico da despesa Transferências Correntes. Para obter estes mapas: a) Mapa de Transferências Correntes - Despesa (Ponto do POCAL) Menu Movimentos Despesas Realizadas Mapas Mapas de Despesa Mapas de Despesa, Ordem Pag. - Conjunção (e) - Rubrica Dsp. >= (Maior ou igual a) seleccionar o capítulo Conjunção (e) - Rubrica Dsp. < (Menor do que) seleccionar o capítulo 05. seleccionar agora: - Disjunção (ou) - Rubrica Dsp. >= (Maior ou igual a) seleccionar o capítulo Disjunção (ou) - Rubrica Dsp. < (Menor do que) seleccionar o capítulo Na Escolha a última coluna a imprimir: seleccionar Destinatário Nota: Se o orçamento utilizar a classificação orgânica, antes de mandar imprimir, seleccionar a opção: - Disjunção (ou) e utilizar da mesma forma que no passo anterior se filtrou o capítulo da classificação económica das transferências correntes, mas seleccionando órgãos diferentes.

5 b) Mapa de Transferências Capital - Despesa (Ponto do POCAL) Menu Movimentos Despesas Realizadas Mapas Mapas de Despesa Mapas de Despesa, Ordem Pag. - Conjunção (e) - Rubrica Dsp. >= (Maior ou igual a) seleccionar o capítulo Conjunção (e) - Rubrica Dsp. < (Menor do que) seleccionar o capítulo 09. seleccionar agora: - Disjunção (ou) - Rubrica Dsp. >= (Maior ou igual a) seleccionar o capítulo Disjunção (ou) - Rubrica Dsp. < (Menor do que) seleccionar o capítulo Na Escolha a última coluna a imprimir: seleccionar Destinatário Nota: Se o orçamento utilizar a classificação orgânica, antes de mandar imprimir, seleccionar a opção: - Disjunção (ou) e utilizar da mesma forma que no passo anterior se filtrou o capítulo da classificação económica das transferências correntes, mas seleccionando órgãos diferentes. c) Mapa de Subsídios Concedidos (Ponto do POCAL) Menu Movimentos Despesas Realizadas Mapas Mapas de Despesa Mapas de Despesa, Ordem Pag. - Conjunção (e) - Rubrica Dsp. >= (Maior ou igual a) seleccionar o capítulo Conjunção (e) - Rubrica Dsp. < (Menor do que) seleccionar o capítulo Na Escolha a última coluna a imprimir: seleccionar Destinatário Nota: Se o orçamento utilizar a classificação orgânica, antes de mandar imprimir, seleccionar a opção: - Disjunção (ou) e utilizar da mesma forma que no passo anterior se filtrou o capítulo da classificação económica das transferências correntes, mas seleccionando órgãos diferentes. d) Mapa de Transferências Correntes - Receita (Ponto do POCAL) Menu Movimentos Receitas Arrecadadas Mapas Mapas de Receita, Guia Rec. - Conjunção (e) - Rubrica >= (Maior ou igual a) seleccionar o capítulo Conjunção (e) - Rubrica < (Menor do que) seleccionar o capítulo 07. seleccionar agora: - Disjunção (ou) - Rubrica Dsp. >= (Maior ou igual a) seleccionar o capítulo Disjunção (ou) - Rubrica Dsp. < (Menor do que) seleccionar o capítulo Na Escolha o tipo de designação a sair: seleccionar Destinatário

6 e) Mapa de Transferências Capital - Receita (Ponto do POCAL) Menu Movimentos Receitas Arrecadadas Mapas Mapas de Receita, Guia Rec. - Conjunção (e) - Rubrica >= (Maior ou igual a) seleccionar o capítulo Conjunção (e) - Rubrica < (Menor do que) seleccionar o capítulo 11. seleccionar agora: - Disjunção (ou) - Rubrica Dsp. >= (Maior ou igual a) seleccionar o capítulo Disjunção (ou) - Rubrica Dsp. < (Menor do que) seleccionar o capítulo Na Escolha o tipo de designação a sair: seleccionar Destinatário l) Aplicações em activos de rendimento fixo e variável (Ponto do POCAL) - Este mapa não vai ao encontro da realidade financeira da grande maioria das juntas de freguesia, uma vez que se relaciona com operações financeiras quer com a aquisição de títulos de crédito (obrigações, acções, quotas e outras formas de participação e adiantamentos ou subsídios reembolsáveis) no âmbito da despesa, quer com as receitas provenientes da venda e amortização destes mesmos títulos. Se porventura existirem operações financeiras que justifiquem a elaboração deste mapa é de salientar que no classificador económico do pocal as respectivas despesas são classificadas através do capítulo 09 e as receitas pelo capítulo 11. Assim sendo, para obter a informação a preencher no respectivo mapa: Para a despesa: Menu Movimentos Despesas Realizadas Mapas Mapas de Despesa Despesas Agrupadas por Entidade - Conjunção (e) - Rubrica Dsp. >= (Maior ou igual a) seleccionar o capítulo Conjunção (e) - Rubrica Dsp. < (Menor do que) seleccionar o capítulo 10. Para a receita: Menu Receitas Arrecadas Mapas Mapas de Receita, Guia Rec. - Conjunção (e) - Rubrica >= (Maior ou igual a) seleccionar o capítulo Conjunção (e) - Rubrica < (Menor do que) seleccionar o capítulo 12. Nota: no mapa deve-se distinguir entre os tipos de activos, distinguindo entre os activos de curto e médio prazos. - mapa Activos de rendimento fixo... (Ponto do POCAL) - mapa Activos de rendimento variável... (Ponto do POCAL)

7 m) Empréstimos (Ponto do POCAL) A informação a ser inscrita nas colunas deste mapa não se encontra na aplicação do POCAL, de momento, contudo se a sua elaboração for justificada, ou seja, se decorrerem operações financeiras que o justifiquem, deverá então ser elaborado como mapa de prestação de contas. Não esquecer o atendimento aos limites legais impostos sobre o endividamento. Inscreve-se neste mapa somente a informação relacionada com as instituições financeiras. No caso de terceiros ver alínea n). Na coluna da caracterização apresentar por instituição financiadora e por contrato efectuado (desagregado em curto prazo e em Médio e Longo prazos ), nas restantes é informação que devem recolher nos contratos efectuados, ou às entidades financiadoras. n) Outras dívidas a terceiros (Ponto do POCAL) (ver anexo: Outras dívidas a Terceiros (Ponto do POCAL) - EDITÁVEL.xls ) Assim como o mapa de Empréstimos também a informação a ser inscrita neste não se encontra na aplicação do POCAL, de momento. Este mapa juntamente com o mapa anterior Empréstimos constitui toda a informação sobre o nível de endividamento autárquico. Distingue-se do anterior por se aplicar a terceiros e não a instituições financeiras, e retrata simplesmente a evolução da dívida e da sua liquidação. Na coluna da caracterização apresentar por entidade relacionada e contrato efectuado (desagregado em curto prazo e em Médio e Longo prazos ). o) Caracterização da entidade (Ponto 8.1 do POCAL) (ver anexo: Caracterização da entidade (Ponto 8.1 do POCAL) - MODELO.pdf ) De acordo com o ponto 8.1 do POCAL e a resolução nº 4/2001 de 18 de Agosto do tribunal de Contas, é necessário estruturar um conjunto de informação que identifique a respectiva autarquia: - Identificação: designação, número de identificação fiscal, endereço, regime financeiro, etc.; - Estrutura organizacional: organograma; - Legislação: constituição orgânica; - Recursos humanos: identificação dos membros do executivo; - Organização contabilística: breve descrição do sistema informático utilizado, demonstrações financeiras intervalares, etc. - Outra informação considerada relevante.

8 p) Relatório de gestão (Ponto 13 do POCAL) Este relatório não é um documento financeiro, é sim um documento para apresentar e justificar os resultados da execução do orçamento e das grandes opções do plano, nomeadamente do Plano Plurianual de Investimentos. O relatório de gestão deve proporcionar uma visão clara da situação económica e financeira relativa ao exercício, espelhando a eficiência na utilização dos meios afectos ao desenvolvimento das actividades decorridas e a eficácia na concretização dos objectivos Deve contemplar os seguintes aspectos: - A situação económica relativa ao exercício; - Uma síntese da situação financeira; - Evolução das dívidas de curto, médio e longo prazos de terceiros e a terceiros nos últimos três anos; - Proposta fundamentada da aplicação do resultado líquido do exercício; - Factos relevantes ocorridos após o término do exercício. q) Guia de Remessa (Resolução 4/2001 do Tribunal de Contas) (ver anexo: Guia de Remessa (Resolução do Tribunal de Contas) - EDITÁVEL.doc ) r) Resumo diário de tesouraria (Ponto 12.2 do POCAL) Menu Movimentos Despesas Realizadas Mapas Resumo Diário da Tesouraria - Preencher os respectivos campos Data (De) e Data (Até), que no âmbito da prestação de contas será de Data (De) 1 de Janeiro e Data (Até) 31 de Dezembro do ano em causa. s) Síntese das reconciliações bancárias (Resolução 4/2001 do Tribunal de Contas) (ver em anexo: Síntese das Reconciliações Bancárias (Resolução do Tribunal de Contas) - EDITÁVEL.doc ) t) Mapa de fundos de maneio (Resolução 4/2001 do Tribunal de Contas) (ver em anexo: Mapa de Fundos de Maneio (Resolução do Tribunal de Contas) - EDITÁVEL.doc )

9 u) Relação de acumulação de funções (Resolução 4/2001 do Tribunal de Contas) (ver em anexo: Relação de Acumulação de Funções (Resolução do Tribunal de Contas) - EDITÁVEL.doc ) v) Relação nominal dos responsáveis (Resolução 4/2001 do Tribunal de Contas) Menu Outros Prestação de Contas Relação Nominal de Responsáveis Mapa Mapa da Relação Nominal de Responsáveis Mapa onde se informa o nome de cada responsável e o respectivo cargo, assim como o período de responsabilidade, e o valor auferido no período de gerência a que diz respeito. Se esta tabela já se encontrar preenchida, então deve-se alterar os registos e actualizar a informação que contém, de contrário é seleccionar a opção Inserção e preencher os campos propostos. Após isso é só imprimir o mapa. Ter em atenção que tendo lugar alguma alteração no executivo, deve-se registar neste mapa os respectivos responsáveis, ou seja, se alterar o Tesoureiro nesta mapa devem ser inscritos os dois elementos que ocuparam esse cargo, com o período de responsabilidade bem definido, e o montante auferido por cada elemento.

Freguesia de Tabuadelo e São Faustino. Concelho de Guimarães

Freguesia de Tabuadelo e São Faustino. Concelho de Guimarães Freguesia de Tabuadelo e São Faustino Concelho de Guimarães Relatório de Gerência de Contas e Relatório de Actividades Ano de 2013 Índice: Introdução:... 3 Analise Económica e Financeira... 5 Execução

Leia mais

PROJECTO DE REGULAMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS

PROJECTO DE REGULAMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS PROJECTO DE REGULAMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS Artigo 1.º (Âmbito) 1 - O presente Regulamento estabelece a estrutura orgânica e as competências dos Serviços Administrativos e Financeiros

Leia mais

NOVA CONTABILIDADE DAS AUTARQUIAS LOCAIS

NOVA CONTABILIDADE DAS AUTARQUIAS LOCAIS NOVA CONTABILIDADE DAS AUTARQUIAS LOCAIS Decreto-Lei 54-A/99, de 22 de Fevereiro Lei 162/99, de 14 de Setembro Decreto-Lei 315/2000, de 2 de Dezembro Decreto-Lei 84-A/2002, de 5 de Abril Subgrupo de Apoio

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno Página 2 de 11 ORIGINAL Emissão Aprovação Data Data / / (Orgânica Responsável) / / (Presidente da Câmara) REVISÕES REVISÃO N.º PROPOSTO APROVAÇÃO

Leia mais

ANEXOS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ANEXOS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ANEXOS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Conforme preceitua o Decreto Lei n.º 54-A/99 de 22 de Fevereiro, com as devidas alterações, os anexos às Demonstrações Financeiras visam facultar aos órgãos autárquicos

Leia mais

Circular 05 de Janeiro de 2009 (última actualização 16 de Fevereiro de 2009)

Circular 05 de Janeiro de 2009 (última actualização 16 de Fevereiro de 2009) Circular 05 de Janeiro de 2009 (última actualização 16 de Fevereiro de 2009) Assunto: s às Perguntas Mais Frequentes sobre a Instrução da CMVM n.º 3/2008 - Informação sobre Concessão de Crédito para a

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR. Mapas da Prestação de Contas (Anexo I)

CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR. Mapas da Prestação de Contas (Anexo I) CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR Mapas da Prestação de Contas (Anexo I) Ano de 2007 CC ÂÂMM AARR AA MM UU NN I IICC IIPP I AALL DD EE GG OONN DD OOMM AARR R EE LL AA TT ÓÓ RR II IOO EE C OO NN TT AA SS / 22

Leia mais

Regulamento de inventario e cadastro do património da Câmara de Vila Nova de Cerveira Nota justificação

Regulamento de inventario e cadastro do património da Câmara de Vila Nova de Cerveira Nota justificação Regulamento de inventario e cadastro do património da Câmara de Vila Nova de Cerveira Nota justificação Para cumprimento do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 51.º e alíneas d). f) e g) do n.º 2

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS 2010 5 ANÁLISE ORÇAMENTAL

RELATÓRIO E CONTAS 2010 5 ANÁLISE ORÇAMENTAL 5 ANÁLISE ORÇAMENTAL 1 PRINCIPAIS DESTAQUES [Indicadores] Indicadores 2009 RECEITA Crescimento da Receita Total -18,8 19,8 Receitas Correntes / Receitas Totais 76,1 61 Crescimento das Receitas Correntes

Leia mais

2. Enquadramento Orçamental para o Exercício de 2015

2. Enquadramento Orçamental para o Exercício de 2015 G R A N D E S O P Ç Õ E S D O P L A N O E O R Ç A M E N T O 2 9 2. Enquadramento Orçamental para o Exercício de 2015 GRANDES OPÇÕES DO PLANO E ORÇAMENTO 2015 3 0 G R A N D E S O P Ç Õ E S D O P L A N O

Leia mais

O REGIME DE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2012

O REGIME DE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2012 27 de Fevereiro de 2012 O REGIME DE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2012 Introdução O Decreto-Lei n.º 32/2012, de 13 de Fevereiro, que regula a execução do Orçamento do Estado para 2012, aprovado

Leia mais

INSTRUÇÕES N.º 2 /00 2.ª SECÇÃO 1.ª. Âmbito

INSTRUÇÕES N.º 2 /00 2.ª SECÇÃO 1.ª. Âmbito INSTRUÇÕES N.º 2 /00 2.ª SECÇÃO De acordo com o disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 41.º da Lei n.º 98/97, de 26 de Agosto, compete ao Tribunal de Contas, no âmbito do parecer sobre a Conta Geral

Leia mais

Anexo ao balanço e à Demonstração de Resultados

Anexo ao balanço e à Demonstração de Resultados Anexo ao balanço e à Demonstração de Resultados 8.2 Notas ao balanço e à demonstração de Resultados 8.2.1 Indicação e justificação das disposições do POCAL que, em casos excepcionais devidamente fundamentados

Leia mais

Programa Investe Jovem. Apoio à Criação do Próprio Emprego

Programa Investe Jovem. Apoio à Criação do Próprio Emprego Programa Investe Jovem Apoio à Criação do Próprio Emprego Portal dos Incentivos Jan 2015 Índice 1 Apresentação de Tema... 2 1.1 Objeto... 2 1.2 Objetivo... 2 1.3 Destinatários do Apoio... 2 1.4 Requisitos

Leia mais

FAQ s METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO / ORGANIZAÇÃO

FAQ s METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO / ORGANIZAÇÃO FAQ s METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO / ORGANIZAÇÃO 1) Quais os objectivos que se pretende atingir com a Sessão de Imersão e o Seminário de Diagnóstico? A Sessão de Imersão tem por objectivo a apresentação

Leia mais

Lei nº 8/90 de 20 de Fevereiro. Bases da contabilidade pública

Lei nº 8/90 de 20 de Fevereiro. Bases da contabilidade pública Lei nº 8/90 de 20 de Fevereiro Bases da contabilidade pública A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164.º, alínea d), e 169.º, n.º 3, da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objecto

Leia mais

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Ponto de situação em 31 de Outubro de 2007 As listas de consumidores com direito à restituição de caução foram

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 835

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 835 Directriz de Revisão/Auditoria 835 Abril de 2006 Certificação do Relatório Anual sobre os Instrumentos de Captação de Aforro Estruturados (ICAE) no Âmbito da Actividade Seguradora Índice INTRODUÇÃO 1 4

Leia mais

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 REALIZANDO UMA ARRECADAÇÃO...4 2.1 IMPORTAÇÃO TRIBUTOS COM A CONTABILIDADE...4 2.2 BOLETIM DE ARRECADAÇÃO...4 2.1.1

Leia mais

REGULAMENTO Nº 3/2009

REGULAMENTO Nº 3/2009 REGULAMENTO Nº 3/2009 REGULAMENTO DE LIQUIDAÇÃO E COBRANÇA DE RECEITAS MUNICIPAIS Preâmbulo A dispersão geográfica dos serviços da Câmara Municipal torna impraticável a cobrança de todas as receitas na

Leia mais

Aplicação Administrativa de Gestão

Aplicação Administrativa de Gestão Aplicação Administrativa de Gestão DIAGNIMAGEM, Sociedade Unipessoal, Lda Clínica de Exames e Diagnósticos de Imagiologia A Empresa é constituída por 4 departamentos: Gerência (1) Administrativo/ Contabilidade

Leia mais

ERP AIRC. Transição de Ano Económico 2014-2015 (Receita) Apresentado por: AIRC

ERP AIRC. Transição de Ano Económico 2014-2015 (Receita) Apresentado por: AIRC Apresentado por: AIRC Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 ÂMBITO... 3 1.2 OBJETIVOS... 3 1.3 REQUISITOS A OBSERVAR... 3 1.3.1 Versões das aplicações... 3 1.4 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS... 3 2. SCA ENTRADA EM VIGOR

Leia mais

Regulamento de Controlo Interno. Freguesia de Paçô. Arcos de Valdevez

Regulamento de Controlo Interno. Freguesia de Paçô. Arcos de Valdevez Regulamento de Controlo Interno Freguesia de Paçô Arcos de Valdevez 2013 Regulamento de Controlo Interno Artigo 1º Objecto O presente regulamento tem por objectivo estabelecer as regras, métodos e procedimentos

Leia mais

31. A DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA

31. A DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA 31. A DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA A demonstração de fluxos de caixa é um mapa de fluxos que releva a entradas e as saídas de caixa, durante um exercício. A Demonstração de fluxos de caixa é estruturada

Leia mais

Regulamento do inventa rio. Junta de freguesia da Carapinheira

Regulamento do inventa rio. Junta de freguesia da Carapinheira Regulamento do inventa rio Junta de freguesia da Carapinheira 24-11-2014 Índice Página CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1º - Objecto 3 Artigo 2º - Âmbito 4 CAPÍTULO II Inventário e cadastro Artigo 3º

Leia mais

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO GUIA DE PREENCHIMENTO: - SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO - SUBMISSÃO DE CHECK-LIST

Leia mais

b) Certidão, emitida pela Direcção-Geral do Tesouro, relativa ao saldo de créditos libertos no final da gerência (modelo n.º 13); c) Certidão de

b) Certidão, emitida pela Direcção-Geral do Tesouro, relativa ao saldo de créditos libertos no final da gerência (modelo n.º 13); c) Certidão de Instruções n.º 2/97-2.ª S Instruções para a organização e documentação das contas dos serviços e organismos da Administração Pública (regime geral - autonomia administrativa), integrados no novo Regime

Leia mais

1. Lançamento em Contas Bancárias Liquidação de Clientes

1. Lançamento em Contas Bancárias Liquidação de Clientes Título: MÓDULO DE GESTÃO DE BANCOS & CONTROLO LETRAS Pag.: 1 Módulo Gestão Contas Bancárias O módulo Gestão de Contas Bancárias, tem como principal objectivo, permitir ao utilizador saber num exacto momento,

Leia mais

Índice. Lei n. 14/2012. Contas individuais de previdência

Índice. Lei n. 14/2012. Contas individuais de previdência Índice Lei n. 14/2012 Contas individuais de previdência CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objecto e finalidades.............................. 3 Artigo 2.º Órgão executivo..................................

Leia mais

Regulamento de Inventário e Cadastro dos Bens da Junta de Freguesia

Regulamento de Inventário e Cadastro dos Bens da Junta de Freguesia Regulamento de Inventário e Cadastro dos Bens da Junta de Freguesia Freguesia de Paçô Arcos de Valdevez 2013 Regulamento de Inventário e Cadastro dos Bens da Junta de Freguesia Para dar cumprimento ao

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes 1. Qual o diploma que estabelece o regime de constituição, gestão e funcionamento do mercado organizado de resíduos (MOR), nos termos do n.º 2 do artigo 62.º do Decreto-Lei n.º 178/2006,

Leia mais

5 Análise Orçamental RELATÓRIO E CONTAS

5 Análise Orçamental RELATÓRIO E CONTAS 5 Análise Orçamental RELATÓRIO E CONTAS 1 PRINCIPAIS DESTAQUES [Indicadores] Indicadores 2010 2011 RECEITA Crescimento da Receita Total 19,8 3,7 Receitas Correntes / Receita Total 61 67,2 Crescimento das

Leia mais

- Reforma do Tesouro Público

- Reforma do Tesouro Público - Reforma do Tesouro Público Em Novembro de 1997 foram definidas as opções estratégicas do Ministério das Finanças para a adopção da moeda Única ao nível da Administração Financeira do Estado. Estas opções,

Leia mais

SPMS, E.P.E. Índice. 1. Enquadramento... 2 2. Orçamento de Exploração... 5 3. Orçamento de Tesouraria... 10 4. Orçamento de Investimentos...

SPMS, E.P.E. Índice. 1. Enquadramento... 2 2. Orçamento de Exploração... 5 3. Orçamento de Tesouraria... 10 4. Orçamento de Investimentos... 2012 ORÇAMENTO Índice 1. Enquadramento... 2 2. Orçamento de Exploração... 5 3. Orçamento de Tesouraria... 10 4. Orçamento de Investimentos... 11 1 Orçamento 2012 1. Enquadramento 1.1. Objectivos O presente

Leia mais

Janeiro 2013 v1.2/dbg

Janeiro 2013 v1.2/dbg DBGEP Alteraço es para 2013 Janeiro 2013 v1.2/dbg Introdução... 3 Faturação... 4 Alterações legislativas... 4 Alterações no software... 5 A Subsídios e Propinas... 5 F - Faturação... 7 Processamento de

Leia mais

Sessão de Esclarecimento Ordens de Pagamento 08-01-2009

Sessão de Esclarecimento Ordens de Pagamento 08-01-2009 Ordens de Pagamento A partir de Janeiro de 2009 não é possível efectuar qualquer tipo de pagamento sem que sejam emitidas previamente as ordens de pagamento. A Ordem de Pagamento, devidamente autorizada

Leia mais

Valores estimados PAF. Justificação em PAF (acumulado) 2011 2012 total 2013 2014

Valores estimados PAF. Justificação em PAF (acumulado) 2011 2012 total 2013 2014 QUADRO I: SÍNTESE DA SITUAÇÃO FINANCEIRA ATUAL E PREVISÕES DE EVOLUÇÃO Município: Miranda do Douro 31-12-214 estimados estimados / Apurados / Apurados 213 212 (acumulado) 211 212 total 213 214 Apurados

Leia mais

8.2.1 Disposições do POCAL derrogadas e seus efeitos no Balanço e Demonstração de Resultados

8.2.1 Disposições do POCAL derrogadas e seus efeitos no Balanço e Demonstração de Resultados 8.2 O Balanço e a Demonstração de Resultados encontram-se elaborados de acordo com os princípios contabilísticos definidos pelo Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL) e demais legislação

Leia mais

Manual de Serviços WEB

Manual de Serviços WEB Manual de Serviços WEB Guias www.expresso24.pt Env_R1.1 Pag. 1 de 6 I Guias inserção de nova guia A opção de Guias permite fazer a gestão de guias do dia: Gravação Consulta Eliminação Logo que entra na

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Assiduidade para Calendários Específicos Junho 2010 Versão 6.0-2010 SUMÁRIO 1 OBJECTIVO 4 2 ECRÃ ELIMINADO 4 3 NOVOS

Leia mais

Actualização. Versão 5.3.1

Actualização. Versão 5.3.1 Actualização Versão 5.3.1 Janeiro 2011 2 JURINFOR Rua de Artilharia 1, Nº 79 3º Dtº - 1250-038 LISBOA PORTUGAL 1 Índice 2 Facturação Certificada Conformidade de procedimentos... 4 2.1 Documentos Certificados...

Leia mais

PHC Letras. Execute todos os movimentos com letras a receber ou a pagar e controle totalmente a situação por cliente ou fornecedor

PHC Letras. Execute todos os movimentos com letras a receber ou a pagar e controle totalmente a situação por cliente ou fornecedor PHCLetras DESCRITIVO Com o módulo Letras, pode ter de uma forma integrada com o módulo Gestão e com o módulo Contabilidade a gestão completa e simples de todas as tarefas relacionadas com Letras. PHC Letras

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA Artigo: 29º, 36º e 40º

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA Artigo: 29º, 36º e 40º Diploma: CIVA Artigo: 29º, 36º e 40º Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Faturas - Mediadores de seguros que pratiquem operações isentas Processo: nº 4686, por despacho de 2013-05-15, do SDG do IVA, por delegação

Leia mais

Imobilizado 2008 Imobilizado 2008. Imobilizado 2008

Imobilizado 2008 Imobilizado 2008. Imobilizado 2008 Descritivo completo Controle totalmente o seu património e automatize toda a carga administrativa com o processamento automático de amortizações e reavaliações e com a impressão simples e rápida dos mapas

Leia mais

Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES. Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde. Contacto: taxa.04@infarmed.

Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES. Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde. Contacto: taxa.04@infarmed. Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde Contacto: taxa.04@infarmed.pt 2008/Setembro NOTAS EXPLICATIVAS 1. As Declaração de Vendas a que se referem

Leia mais

Configuração inicial para gestão de contas correntes bancárias

Configuração inicial para gestão de contas correntes bancárias Página 1 de 11 Configuração inicial para gestão de contas correntes bancárias Deverá iniciar a utilização criando as tabelas relacionadas com bancos. Note que no GESPOS estão previamente configurados uma

Leia mais

NORMAS E PRINCÍPIOS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTAL 2015

NORMAS E PRINCÍPIOS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTAL 2015 NORMAS E PRINCÍPIOS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTAL 2015 CAPÍTULO I 1 Artigo 1º (Objeto) O presente documento estabelece, sem prejuízo do disposto na legislação em vigor, os princípios, regras e procedimentos aplicáveis

Leia mais

Nota de Informação Preçários das instituições de crédito passam a ter novas regras

Nota de Informação Preçários das instituições de crédito passam a ter novas regras Nota de Informação Preçários das instituições de crédito passam a ter novas regras O Banco de Portugal acaba de publicar novas regras para os Preçários, que vêm reforçar e harmonizar a informação sobre

Leia mais

Município de Alcácer do Sal Relatório de prestação de contas consolidadas

Município de Alcácer do Sal Relatório de prestação de contas consolidadas 1- INTRODUÇÃO A lei das Finanças Locais (Lei nº 2/2007, de 15 de Janeiros) veio determinar a obrigatoriedade da consolidação de contas para os Municípios que detenham serviços municipalizados e/ou a totalidade

Leia mais

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais EQUASS Assurance Procedimentos 2008 - European Quality in Social Services (EQUASS) Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução total ou parcial

Leia mais

REGULAMENTO DE OCUPAÇÃO MUNICIPAL TEMPORÁRIA DE JOVENS

REGULAMENTO DE OCUPAÇÃO MUNICIPAL TEMPORÁRIA DE JOVENS REGULAMENTO DE OCUPAÇÃO MUNICIPAL TEMPORÁRIA DE JOVENS REGULAMENTO Artigo 1.º Objecto 1 O programa de ocupação municipal temporária de jovens, adiante abreviadamente designado por OMTJ, visa a ocupação

Leia mais

Instruções nº 1/2004-2ª Secção. I Âmbito de aplicação. c) Instituições do sistema de solidariedade e segurança social e

Instruções nº 1/2004-2ª Secção. I Âmbito de aplicação. c) Instituições do sistema de solidariedade e segurança social e Instruções nº 1/2004-2ª Secção Instruções nº 1/2004 2ª Secção - Instruções para a organização e documentação das contas abrangidas pelo Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP- aprovado pelo D.L.

Leia mais

NOTAS AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

NOTAS AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS NOTAS AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS Nota introdutória As demonstrações financeiras relativas ao exercício, foram preparadas de acordo com os princípios contabilísticos geralmente aceites previstos

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO SIPART (versão Setembro/2004) Manual de Utilização ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. ACEDER À APLICAÇÃO...4 3. CRIAR NOVO UTILIZADOR...5 4. CARACTERIZAÇÃO GERAL

Leia mais

Decreto-Lei n.º 15/97/M. de 5 de Maio

Decreto-Lei n.º 15/97/M. de 5 de Maio Decreto-Lei n.º 15/97/M de 5 de Maio Desenvolveram-se, nos últimos tempos, as sociedades dedicadas à entrega rápida de pequenos valores em numerário, entre diversos países e territórios, prestando serviços,

Leia mais

Em 31 de Dezembro do ano de 2011 e 31 de Dezembro de 2012, estas rubricas tinham a seguinte composição:

Em 31 de Dezembro do ano de 2011 e 31 de Dezembro de 2012, estas rubricas tinham a seguinte composição: 8.2 Notas ao Balanço e à Demonstração de Resultados As demonstrações financeiras relativas ao exercício de 2012, foram preparadas de acordo com os princípios contabilístico fundamentais previstos no POCAL

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno Página 2 de 11 ORIGINAL Emissão Aprovação Data Data / / (Orgânica Responsável) / / (Presidente da Câmara) REVISÕES REVISÃO N.º PROPOSTO APROVAÇÃO

Leia mais

Decreto Legislativo Regional nº. 003/2001

Decreto Legislativo Regional nº. 003/2001 Decreto Legislativo Regional nº. 003/2001 REVALORIZAÇÃO DAS CARREIRAS DO PESSOAL TÉCNICO CONTABILISTA E DE AUXILIAR DE CONTABILIDADE DA DIRECÇÃO REGIONAL DO ORÇAMENTO E TESOURO O Decreto Regulamentar Regional

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões

Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões O Decreto-Lei n.º 12/2006, de 20 de Janeiro - que estabelece o regime jurídico da constituição

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE GUIMARÃES

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE GUIMARÃES REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE GUIMARÃES (aprovado por deliberação de Câmara de 16 de junho de 2011 em conformidade com as orientações do Conselho Nacional para

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO Novembro/2014 Índice INTRODUÇÃO... 3 Balanço da execução do plano... 4 Conclusão... 5 Recomendações... 8 REVISÃO DO

Leia mais

Enquadramento Página 1

Enquadramento Página 1 No âmbito do processo de adopção plena das Normas Internacionais de Contabilidade e de Relato Financeiro ("IAS/IFRS") e de modo a apoiar as instituições financeiras bancárias ("instituições") neste processo

Leia mais

8.2 NOTAS AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

8.2 NOTAS AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 8.2 NOTAS AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS Designação da Entidade: CÂMARA MUNICIPAL DE ODIVELAS Gerência de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2006 8.2.1 Não se aplica. 8.2.2 Os conteúdos das contas

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO À APRESENTAÇÃO DE PEDIDOS DE PAGAMENTO E DE ADIANTAMENTO

DOCUMENTO DE APOIO À APRESENTAÇÃO DE PEDIDOS DE PAGAMENTO E DE ADIANTAMENTO DOCUMENTODEAPOIOÀ APRESENTAÇÃODEPEDIDOSDE PAGAMENTOEDEADIANTAMENTO INTRODUÇÃO O presente documento tem como objectivo apoiar os beneficiários na apresentação de pedidosdepagamentoedeadiantamento. CONCEITOS

Leia mais

Contabilidade Financeira I

Contabilidade Financeira I Contabilidade Financeira I O sistema de informação contabilística Ponto da situação Visão global dos principais produtos ( outputs ) da contabilidade como sistema de informação: Balanço, Demonstração de

Leia mais

Freguesia de Arcozelo RELATÓRIO DE GESTÃO

Freguesia de Arcozelo RELATÓRIO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO I Introdução 1.1 Nota Prévia Conforme se encontra preceituado no POCAL, apresenta-se o relatório de Gestão relativo ao ano de 2009 para que, dentro dos prazos previstos na Lei nº 98/97,

Leia mais

1. Mapa Lei dos compromissos para a ACSS... 4. 2. Fundos Disponíveis e interoperabilidade... 7. 3. Fundos Disponíveis na recolha de compromissos...

1. Mapa Lei dos compromissos para a ACSS... 4. 2. Fundos Disponíveis e interoperabilidade... 7. 3. Fundos Disponíveis na recolha de compromissos... Objetivos 1. Mapa Lei dos compromissos para a ACSS... 4 2. Fundos Disponíveis e interoperabilidade... 7 3. Fundos Disponíveis na recolha de compromissos.... 8 4. Tipos de Documentos DF e CF e contas correntes....

Leia mais

SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE ÁGUA E SANEAMENTO DE VISEU Rua Conselheiro Afonso de Melo 3510-024 VISEU N.º de Identificação Fiscal 680.020.

SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE ÁGUA E SANEAMENTO DE VISEU Rua Conselheiro Afonso de Melo 3510-024 VISEU N.º de Identificação Fiscal 680.020. ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE ÁGUA E SANEAMENTO DE VISEU Rua Conselheiro Afonso de Melo 3510-024 VISEU N.º de Identificação Fiscal 680.020.063 NOTAS AO BALANÇO E A DEMONSTRAÇÃO

Leia mais

Município de Gouveia. Programa de apoio à criação de emprego no Concelho de Gouveia

Município de Gouveia. Programa de apoio à criação de emprego no Concelho de Gouveia Programa de apoio à criação de emprego no Concelho de Gouveia (Regulamento) Preâmbulo A promoção do desenvolvimento económico no Concelho de Gouveia está intimamente ligada à implementação de medidas de

Leia mais

Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões

Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões Associados Benchmark Beneficiários Beneficiários por Morte CMVM Comissão de Depósito Comissão de Gestão Comissão de Transferência Comissão Reembolso (ou resgate)

Leia mais

1.2- Breves Considerações sobre a Implementação do SISTAFE

1.2- Breves Considerações sobre a Implementação do SISTAFE I INTRODUÇÃO 1.1 Enquadramento Legal A Constituição da República de Moçambique estabelece, na alínea l) do n.º 2 do artigo 179, que é da exclusiva competência da Assembleia da República deliberar sobre

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO CAPÍTULO I

REGULAMENTO FINANCEIRO CAPÍTULO I REGULAMENTO FINANCEIRO CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1.º Objeto e Âmbito de Aplicação 1. O presente regulamento define as normas relativas à obtenção de rendimentos e realização de gastos, as regras

Leia mais

Conta de Gerência em formato eletrónico

Conta de Gerência em formato eletrónico CONTAB Contabilidade para o Setor da Educação Versão 2.5.51 FEVEREIRO de 2012 MUITO IMPORTANTE - Faça uma cópia de segurança para guardar em arquivo; - Leia atentamente este documento, facultando-o a todos

Leia mais

MODELO DE COMUNICAÇÃO DE ALTERAÇÕES

MODELO DE COMUNICAÇÃO DE ALTERAÇÕES MODELO DE COMUNICAÇÃO DE ALTERAÇÕES GUIÃO DE UTILIZAÇÃO FORMULÁRIO DE COMUNICAÇÃO DE ALTERAÇÕES - 1 - INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO Questões Prévias: 1. A Entidade Titular do Pedido de Financiamento deverá

Leia mais

REGULAMENTO DE CONSTITUIÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE FUNDOS DE MANEIO

REGULAMENTO DE CONSTITUIÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE FUNDOS DE MANEIO REGULAMENTO DE CONSTITUIÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE FUNDOS DE MANEIO Em conformidade com a Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro e Decreto-Lei n.º 127/2012, de 21 de junho Aprovado na reunião ordinária da Câmara

Leia mais

Só um ou, quando muito, dois membros do órgão de gestão ou administração da empresa local pode ser remunerado.

Só um ou, quando muito, dois membros do órgão de gestão ou administração da empresa local pode ser remunerado. 1 Só um ou, quando muito, dois membros do órgão de gestão ou administração da empresa local pode ser remunerado. Artigo 25.º, n.ºs 3 e 4 da Lei n.º 50/2012, de 31 de agosto O valor da remuneração do(s)

Leia mais

PHC Imobilizado CS BUSINESS AT SPEED

PHC Imobilizado CS BUSINESS AT SPEED PHC Imobilizado CS Controle totalmente os activos imobilizados da sua empresa Processe automaticamente as amortizacões/ depreciacões, as reavaliacões, as imparidades/reversões bem como as revalorizacões

Leia mais

Transição de POC para SNC

Transição de POC para SNC Transição de POC para SNC A Grelha de Transição surge no âmbito da entrada em vigor, no ano de 2010, do Sistema de Normalização Contabilística (SNC). O SNC vem promover a melhoria na contabilidade nacional,

Leia mais

ATUALIZAÇÃO ATÉ 14/02/2007.

ATUALIZAÇÃO ATÉ 14/02/2007. ATUALIZAÇÃO ATÉ 14/02/2007. ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO Passando o mouse sobre a opção (+) Rotina Mensal/Anual, aparecerão três opções: 1 Boletim RP 2 Conciliação Bancária 3 TCE Deliberação 233/2006 1 3

Leia mais

DSAJAL/DAAL NG. Nota Informativa 7/2012 Dezembro 2012. Empresas locais Integração de trabalhadores no Município. Despesas de Pessoal. novembro.

DSAJAL/DAAL NG. Nota Informativa 7/2012 Dezembro 2012. Empresas locais Integração de trabalhadores no Município. Despesas de Pessoal. novembro. Nota Informativa 7/2012 Dezembro 2012 DSAJAL/DAAL NG Empresas locais Integração de trabalhadores no Município Despesas de Pessoal Com esta Nota Informativa pretende-se esclarecer as dúvidas colocadas pelas

Leia mais

Decreto-Lei n.º 187/2002 de 21 de Agosto *

Decreto-Lei n.º 187/2002 de 21 de Agosto * Decreto-Lei n.º 187/2002 de 21 de Agosto * Nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2002, de 26 de Julho, que aprovou o Programa para a Produtividade e o Crescimento da Economia, foi delineado

Leia mais

Legislação. Publicação: Diário da República n.º 63/2015, 1.º Suplemento, Série I, de 31/03, Páginas 1728-(2) 1728- (11).

Legislação. Publicação: Diário da República n.º 63/2015, 1.º Suplemento, Série I, de 31/03, Páginas 1728-(2) 1728- (11). Classificação: 060.01.01 Segurança: P ú b l i c a Processo: Direção de Serviços de Comunicação e Apoio ao Contribuinte Diploma Portaria n.º 98-A/2015, de 31 de março Estado: vigente Legislação Resumo:

Leia mais

F O R M A Ç Ã O. Tribunal de Contas. Noel Gomes

F O R M A Ç Ã O. Tribunal de Contas. Noel Gomes F O R M A Ç Ã O Tribunal de Contas Noel Gomes Tribunal de Contas 1. Jurisdição O Tribunal de Contas (TdC) é, nos termos do artigo 214.º da CRP, o órgão supremo de fiscalização da legalidade das despesas

Leia mais

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples)

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento Financeiro Contas a Pagar Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento de Caixa Fechamento Caixa Bancos Apropriações de Centros de

Leia mais

1. Ambiente de Trabalho

1. Ambiente de Trabalho 1 Ambiente de Trabalho 1. Ambiente de Trabalho Ao nível do ambiente de trabalho, depois de o Excel 2007 ter introduzido novos componentes (e.g., Botão Office e Friso) e eliminado alguns dos componentes

Leia mais

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE AZAMBUJA

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE AZAMBUJA MUNICÍPIO DE AZAMBUJA REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE AZAMBUJA Aprovado por deliberação da Assembleia Municipal de 19 de Abril de 2011. Publicado pelo Edital n.º 73/2011. Em vigor desde 27

Leia mais

RECOLHA DE INFORMAÇÃO DE REMUNERAÇÕES, SUPLEMENTOS E DOS PONTOS DECORRENTES DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

RECOLHA DE INFORMAÇÃO DE REMUNERAÇÕES, SUPLEMENTOS E DOS PONTOS DECORRENTES DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO RECOLHA DE INFORMAÇÃO DE REMUNERAÇÕES, SUPLEMENTOS E DOS PONTOS DECORRENTES DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MANUAL DO UTILIZADOR 1 RECOLHA DE INFORMAÇÃO DE REMUNERAÇÕES E DE DESEMPENHO MANUAL DO UTILIZADOR

Leia mais

Programa de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social

Programa de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social Programa de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social Enquadramento Com base numa visão estratégica de desenvolvimento social que valorize a rentabilização dos recursos técnicos e financeiros

Leia mais

Formação em informática aplicada à agricultura

Formação em informática aplicada à agricultura www.agrogestao.com 1 ACADEMIA AGROGESTÃO Formação em informática aplicada à agricultura A G R O G E S T Ã O - M ó d u l o d e C o n t r o l o d e G e s t ã o 2 www.agrogestao.com 1 Material de apoio Cada

Leia mais

Normas de Funcionamento do Banco Local de Voluntariado de Sines

Normas de Funcionamento do Banco Local de Voluntariado de Sines Normas de Funcionamento do Banco Local de Voluntariado de Sines Preâmbulo O Decreto-Lei n.º 389/99, de 30 de Setembro, no art. 21º, atribui ao Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV) competências

Leia mais

MANUAL DE APOIO SISTEMA INTEGRADO DE DOCUMENTOS E ATENDIMENTO MUNICIPAL

MANUAL DE APOIO SISTEMA INTEGRADO DE DOCUMENTOS E ATENDIMENTO MUNICIPAL Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal GABINETE de INFORMATICA (GI) MANUAL DE APOIO SISTEMA INTEGRADO DE DOCUMENTOS E ATENDIMENTO MUNICIPAL - CMAF Versão 2.00 PS.05_MAN.01 GI GABINETE de INFORMATICA

Leia mais

CFEI. Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento

CFEI. Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento CFEI Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento A Lei n.º 49/2013, de 16 de julho, criou um incentivo fiscal ao investimento designado por CFEI Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento. O presente

Leia mais

Destinatários do financiamento 1. Instituições do ensino superior privadas de Macau, de fins não lucrativos, que já foram oficialmente reconhecidas.

Destinatários do financiamento 1. Instituições do ensino superior privadas de Macau, de fins não lucrativos, que já foram oficialmente reconhecidas. 澳 門 特 別 行 政 區 政 府 高 等 教 育 輔 助 辦 公 室 Governo da Região Administrativa Especial de Macau Gabinete de Apoio ao Ensino Superior Financiamento para as instituições do ensino superior de Macau Instruções para

Leia mais

A prestação de contas de 2011 é elaborada de acordo com o SNC 1, não existiram alterações no capital nem perdas ou ganhos por imparidade.

A prestação de contas de 2011 é elaborada de acordo com o SNC 1, não existiram alterações no capital nem perdas ou ganhos por imparidade. INTERPRETAÇÃO DAS CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2011 Nota Introdutória: A prestação de contas de 2011 é elaborada de acordo com o SNC 1, não existiram alterações no capital nem perdas ou ganhos por imparidade.

Leia mais

Software-Global 1/11

Software-Global 1/11 Não esquecer que a senha do Administrador é ADMIN Botões do programa: Acesso ao Programa: O Acesso ao programa deve ser feito através do utilizador ADMINISTRADOR, que tem todas as permissões para gerir

Leia mais

NOVA CONTABILIDADE DAS AUTARQUIAS LOCAIS

NOVA CONTABILIDADE DAS AUTARQUIAS LOCAIS CONTACTOS DAS ENTIDADES QUE INTEGRAM O Direcção-Geral das Autarquias Locais Morada: Rua José Estêvão,137, 4.º a 7.º 1169-058 LISBOA Fax: 213 528 177; Telefone: 213 133 000 E-mail: helenacurto@dgaa.pt Centro

Leia mais

Comunicação documentos de transporte AT via Webservice Singest Sistema Integrado de Gestão. 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software

Comunicação documentos de transporte AT via Webservice Singest Sistema Integrado de Gestão. 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software Comunicação documentos de transporte AT via Webservice 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software I. Índice I. Índice... 1 II. Introdução... 2 III. Configuração de documentos de transporte...

Leia mais