QUALIDADE E SEGMENTAÇÃO DE MERCADO: UM ESTUDO PARA AS EMPRESAS DE BELEZA E ESTÉTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUALIDADE E SEGMENTAÇÃO DE MERCADO: UM ESTUDO PARA AS EMPRESAS DE BELEZA E ESTÉTICA"

Transcrição

1 QUALIDADE E SEGMENTAÇÃO DE MERCADO: UM ESTUDO PARA AS EMPRESAS DE BELEZA E ESTÉTICA Ana Carolina Cordeiro 1 - Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Florianópolis, Santa Catarina. Fernanda Cardoso Chiquetti 2 - Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Florianópolis, Santa Catarina. Juliana Cristina Gallas 3 Orientadora, Professora do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Florianópolis, Santa Catarina. Contatos 1 carolzinhhahh@hotmail.com 2 fechiquetti@hotmail.com 3 jugallas@univali.br RESUMO O mercado da beleza e estética esta crescendo cada vez mais, e a preocupação hoje não é apenas o cuidado com a beleza e sim com a excelência nos serviços prestados, superando assim as expectativas dos clientes. Com isso este trabalho tem por objetivo demonstrar os aspectos de qualidade e segmentação nos serviços prestados para as empresas de beleza e estética. As empresas estão optando por segmentar o mercado se tornando assim competitivas, e próximas de seus clientes, de suas necessidades e de seus desejos, os tornando, muitas vezes, fiéis. A propaganda, principalmente a boca a boca se torna fundamental para as empresas da beleza e estética, considerando que não há fortes campanhas de publicidade que possibilitam divulgar a marca da empresa assim como os serviços. As empresas precisam também de um líder em seu estabelecimento para motivar a equipe a atingir os objetivos, que tenha habilidade prática, flexibilidade, boa vontade e iniciativa, assim as empresas terão uma maior lucratividade. Atingindo assim a excelência em atendimento, serviços e produtos oferecidos, segmentando o mercado, com diferencial e inovação. Palavras-chave: Mercado da beleza. Qualidade. Segmentação de mercado.

2 2 INTRODUÇÃO Hoje as empresas de beleza e estética estão preocupadas em oferecer para seus clientes um serviço e produto com excelência em qualidade, atendimento, inovação, proporcionando uma experiência única, com diferencial, superando suas expectativas, fazendo assim com que o cliente sempre retorne e que faça uma propaganda de maneira positiva para outras pessoas. De acordo com Pop Corn (1994) a propaganda boca a boca é uma das mais eficientes, quando uma pessoa fala positivamente de seu estabelecimento e dos serviços prestados automaticamente outras pessoas irão querer vivenciar essa experiência positiva. Já a segmentação de mercado possibilita às empresas atender de maneira mais específica seus clientes, satisfazendo assim melhor suas necessidades, desejos e expectativas. Quando a empresa opta em segmentar o seu produto e serviço, conquista uma melhor posição no mercado, pois fica mais próxima de seus clientes, os atendendo de forma única superando assim suas expectativas. Com isso a segmentação proporciona aspectos positivos para a empresa aproximando-a de seu cliente, e suprindo todas as necessidades e desejos dos mesmos. Um dos grandes objetivos das empresas da beleza e estética é a de liderar sua empresa e seus colaboradores de maneira eficiente, e corporativa, investindo em treinamentos, reuniões e cursos. Para que o líder tenha resultados positivos, precisa manter sua equipe sempre motivada, feliz e entusiasmados a exercerem suas funções (HUNTER, 2008). Estimulando o espírito de equipe, no qual todos trabalham juntos para atingir os objetivos como; inovação, iniciativa e habilidade prática. Com isso as empresas terão um diferencial no mercado, com preparo para competir frente a concorrência, suprindo as expectativas e necessidades dos consumidores. Para tanto este trabalho tem por objetivo demonstrar os aspectos de qualidade e segmentação nos serviços prestados para as empresas de beleza e estética.

3 3 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO Qualidade na prestação de serviços A preocupação com a qualidade dos serviços deve ser constante em qualquer empresa, e principalmente nas empresas que trabalham diretamente com o produto final que é o cliente, como é o caso das empresas na área da beleza e estética. Segundo Gröonros (2004) os serviços são intangíveis, e por este motivo a que se considerar o aspecto de satisfação antes de promovê-lo, pois o objetivo deve ser sempre o de oferecer um serviço que atenda e satisfaça as necessidades do cliente, e que possibilite a criação de uma imagem favorável para a empresa. De acordo com os estudos de Gallas e Padilha (2005) as características dos serviços prestados pelas empresas de beleza e estética destaca-se que a prestação serviços é um dos itens de maior importância na economia das cidades gerando assim emprego e renda. Os autores acrescentam que as ferramentas do marketing de serviços, possibilitam recursos estratégicos para as empresas, que permitem monitorar e acompanhar determinados fluxos deste mercado. Para tanto o gestor precisa estar atento a determinados movimentos, dentre eles destaca-se a concepção de Kon (2004), quanto à intangibilidade que se refere aos serviços e não podem ser experimentados antes de serem feitos, inseparabilidade que é a característica básica da atividade de serviços, a não padronização em que os serviços são realizados por pessoas, para outras pessoas, cada qual com uma expectativa, desejo, humor. Cada pessoa terá sua experiência única devido às diferenças existentes entre todos. Perecibilidade indica que os serviços só podem ser usados no momento em que são oferecidos, como as ferramentas mais relevantes que as empresas de beleza e estética tem que levar em consideração. A qualidade de produtos e serviços pode ser determinada por diversos critérios. Esses critérios fazem com que os clientes avaliem cada atributo do produto/serviço que estão adquirindo.

4 4 Segundo menciona Feigenbaum (1994), qualidade pode ser definida como a combinação de características de produtos e serviços referentes a marketing, engenharia, produção e manutenção, através dos quais produtos e serviços em uso corresponderão às expectativas do cliente. Para Las Casas (2000), a qualidade esta relacionada diretamente com a satisfação dos clientes, e isso consiste também na qualidade do serviço prestado, que pode ser mensurado e avaliado com o retorno e fidelidade dos clientes. Ao atender as necessidades e expectativas do cliente a possibilidade de satisfação é quase certa, permitindo que ele saia da empresa com uma boa impressão. Isso contribui para a divulgação e ampliação da clientela, visto que há um circuito de relacionamentos entre ambos. Ainda na visão de Las Casas (2000, p. 83), os serviços oferecidos por uma empresa devem ser cuidadosamente planejados e, acima de tudo, oferecidos com qualidade. Um serviço bem feito gera satisfação aos clientes atendidos, que voltam a comprar ou indicam outros de seu relacionamento. Prestar um atendimento de qualidade pode fazer toda a diferença no resultado do contato do cliente com a empresa. Na concepção de Lovelock e Wright (2001), qualidade é o grau em que um serviço satisfaz os clientes ao atender suas necessidades, desejos e expectativas, com isso a empresa irá fidelizar seus clientes. Destaca-se ainda que a satisfação do cliente não resulta somente do bom atendimento prestado, mas também do grau de conformidade com as especificações técnicas e de fatores como: condições de pagamento, flexibilidade, pontualidade, a interação com o cliente entre outros pontos importantes. Segundo Vavra (1993), um cliente satisfeito irá transmitir a sua satisfação para quatro ou cinco amigos, mas um cliente insatisfeito contará seus problemas ao dobro de pessoas. Conforme a afirmação de Kotler (2000, p.58), satisfação do cliente consiste na sensação de prazer percebido de um produto em relação às expectativas do comprador. Se o desempenho alcançar as expectativas, o cliente ficará satisfeito. Se o

5 5 desempenho for além das expectativas, o cliente ficará altamente satisfeito ou encantado. É importante mencionar para que uma empresa atinja plenamente o conceito de qualidade, toda ela deve estar orientada para o cliente, o que significa treinar e capacitar colaboradores, gerentes e fornecedores, para promoverem ações que resultem no produto final, garantindo que as expectativas do cliente sejam atendidas. É fato que a conhecida propaganda boca a boca faz toda a diferença para o estabelecimento de um produto/serviço no mercado, e de acordo com o exposto pelo autor, a possibilidade da transmissão de uma propaganda negativa causa um maior impacto para a empresa Pop corn (1994). Campos (1992) afirma que o verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor, o que garante a sobrevivência da empresa, a preferência do consumidor pelo seu produto, assim como o futuro da mesma. A empresa deve oferecer sempre o melhor serviço, satisfazendo as necessidades e desejos de seus clientes, com a finalidade de garantir que os seus clientes não migrem para a concorrência. De acordo com o Dicionário Aurélio (2008) concorrência é a: [...] rivalidade de interesses entre comerciantes ou indústrias que tentam atrair a clientela alheia com melhores condições de preços, de qualidade etc. Desta forma, entende-se que com serviços de qualidade é possível que a empresa se sobreponha perante a concorrência, superando as expectativas de seus clientes, tornando-os satisfeitos e, conseqüentemente, fidelizando-os. Segmentação de mercado A segmentação de mercado é uma alternativa para as empresas da beleza e estética estabelecerem seu produto/serviço, atender melhor as expectativas de seus clientes, com diferencial competitivo no mercado e seus concorrentes, buscando assim uma melhor especialização. No entender de Beni (2003) segmentar o mercado é identificar clientes com comportamentos homogêneos quanto a seus gostos e preferências. Para trabalhar a segmentação de mercado são utilizadas técnicas de marketing.

6 6 Kotler (1998) salienta que, o primeiro passo para a segmentação de mercado é a escolha de mercado-alvo. Ao identificar o mercado-alvo, devem ser identificadas as variáveis de segmentação deste mercado, partindo-se, então, para o desenvolvimento de perfil dos segmentos resultantes. De acordo com Kotler (1998), segmentação de mercado é o ato de dividir um mercado em grupos distintos de compradores com diferentes necessidades e respostas. Segundo o autor, a segmentação de mercado oferece três vantagens: A empresa pode identificar mais facilmente cada comprador do segmento, conhecê-lo, efetuar pesquisas em profundidade e projetar produtos/serviços bem-direcionados e atraentes; A empresa se defrontará com um número menor de concorrentes em um segmento bem-definido e saberá melhor quem são eles; A empresa terá uma boa probabilidade de se tornar o fornecedor preferido do segmento e conseguir as maiores participações e margens de lucro naquele mercado. A segmentação de mercado pode ser entendida como uma estratégia de ficar mais próxima dos desejos dos clientes, tornando-os fiéis. Criando com isso proximidade entre prestador de serviço e cliente, viabilizando a qualidade, suprindo as necessidades de seu público-alvo, adequando assim os produtos e serviços às necessidades dos mesmos. Segmentar os serviços para públicos específicos à organização pode refletir em resposta positiva, pois irá atender um grupo de clientes que têm necessidades e expectativa a serem atendidas. Encontrando um determinado nicho de mercado, a empresa pode promover ações para garantir a proximidade de seu cliente. Para Lovelock e Wright (2002, p. 131), a segmentação de mercado corresponde a [...] grupos de clientes existentes e potenciais que compartilham as mesmas características, necessidades, comportamento de compra ou padrões de consumo [...] de maneira que resulte na maior similaridade possível quanto às características relevantes de cada segmento, mas diferenciados nessas mesmas características entre cada segmento.

7 7 Para Weinstein (1995) o objetivo geral da utilização de uma estratégia de segmentação de mercado, é melhorar a posição competitiva de sua empresa e atender de modo superior às necessidades de seus consumidores. Ainda para Weinstein (1995) existem quatro benefícios principais para a estratégia de segmentação de mercado: Projetar produtos que atendam eficazmente às necessidades do mercado, onde a empresa coloca os seus clientes em primeiro lugar, satisfazendo as necessidades e desejos dos mesmos. Elaborar estratégias promocionais eficazes e de baixo custo, onde se vende a empresa de maneira positiva e com baixos custos, como por exemplo, as campanhas publicitárias. Avaliar a concorrência, especialmente a posição de mercado da empresa, pois nos dias atuais a concorrência é cada vez maior, então as empresas têm que estar sempre à frente de seus concorrentes, e saber como a empresa é percebida por seus clientes potenciais perante a concorrência. Prover insights junto às estratégias de marketing atuais, onde é importante a empresa reavaliar suas estratégias de marketing atuais. Para Nadal e Balanzá (2003, p. 97) [...] quando um setor ou uma empresa é capaz de segmentar de forma adequada, consegue um conhecimento muito mais profundo do mercado e do que é demandado, e sobre quais os motivos que impulsionam os consumidores a comprar. Segmentando o mercado a empresa fica mais próxima de seu cliente, oferecendo assim serviços específicos à necessidade dos clientes. Segmentar é conhecer melhor o seu cliente, os seus gostos, preferências, necessidades e desejos. Pode-se perceber que, a segmentação é uma oportunidade para as empresas focarem os seus serviços em determinado nicho, atendendo assim da melhor forma possível as expectativas de seus clientes. Weinstein (1995) o sucesso de um programa de segmentação de mercado depende do processo de planejamento empregado ao se projetar, coletar e analisar informações relevantes sobre os consumidores. A análise de segmentação precisa ser prática para ser eficaz.

8 8 a segmentação de mercado pode ser informativa, cheia de insights, inovadora e até interessante. Seu real valor está, contudo, na habilidade de ser orientada às suas implicações- criar oportunidades de negócio rentáveis a partir de situações de mercado semelhantes (WEINSTEIN, 1995, p.217). Segmentando o mercado, as empresas da beleza e estética podem atender melhor as necessidades de seus clientes, os satisfazendo, e os mantendo fiéis a empresa. Além de ser uma opção de estar mais próximo dos mesmos, os atendendo com mais qualidade e eficiência. Diferenciação e Inovação As empresas precisam oferecer os produtos e serviços com qualidade, buscando a excelência dos mesmos, proporcionando harmonia entre clientes e a própria empresa, pois a competitividade garante lugar no mercado, tornando um diferencial. Segundo Albrecht (1992), uma das formas que dá mais resultados para conseguir uma diferenciação no mercado consiste em relacionar a qualidade do serviço com a qualidade do produto. As empresas como no caso de beleza e estética para se diferenciarem no mercado, precisam sempre estar atentas no atendimento com qualidade, pois os clientes vão sempre atrás de um resultado, que a empresa tenha uma boa localização, que seja de fácil acesso, visibilidade, e que possua estacionamento próprio. Proporcionando assim uma melhor visão da empresa pelos seus clientes e agregando um maior valor. Gallas e Padilha (2005) destacam que a inovação depende principalmente da formação de uma equipe qualificada, em que todos os colaboradores possam ter autonomia nas decisões. Investir em treinamento e cursos para os colaboradores também pode ser uma ferramenta de inovação. Para se destacarem hoje no mercado da beleza e estética os profissionais necessitam demonstrar confiança, competência técnica no serviço prestado, e atender a expectativa do seu cliente, dando-lhe toda a atenção necessária, pois cada cliente é único e possuem diferentes situações e

9 9 expectativas referentes a um mesmo serviço prestado. A qualidade está ligada á satisfação de clientes, devendo as empresas sempre inovar seus produtos e serviços oferecidos. Inovar não significa apenas lançar algo novo, inovar internamente pode também trazer bons resultados para a empresa. Melhorar alguns pontos, por exemplo, pode reduzir custos e agregar mais qualidade no serviço/produto. Podendo até melhorar a percepção do cliente em relação a empresa e ao seu serviço/produto. Faz-se necessário que os clientes sejam bem atendidos e recepcionados desde o primeiro momento que chegam ao estabelecimento até a sua saída. Para que isso aconteça, as empresas devem se preocupar com todos os colaboradores da escala hierárquica, para que todos prestem seus serviços da melhor forma possível. Por isso a necessidade de investir em treinamentos, reuniões periódicas entre os colaboradores, pois isso favorece uma sincronia na rotina das atividades, o que possibilita ser diferente perante aos concorrentes. Liderança Uma das grandes estratégias utilizadas pelas empresas de sucesso para se tornar líder no mercado da beleza e estética, é investir em treinamentos para os colaboradores, os mantendo sempre atualizados, felizes em estar trabalhando em sua empresa, e conseqüentemente trazendo mais lucratividade. De acordo com Hunter (2008) para tornar-se líderes, é essencial ter boa vontade, iniciativa, intenção de mudar e crescer, motivação e habilidade prática. O líder tem que estar disposto a deixar certos paradigmas para trás, estar sempre atendo as necessidades dos seus colaboradores e clientes, aprendendo assim novos hábitos. Ainda para Hunter (2008) liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio de força do caráter.

10 10 Um bom líder faz de tudo para a sua equipe, os mantendo sempre entusiasmados a exercerem suas funções, trazendo sempre novidades, cursos, treinamentos para manter a equipe sempre atualizada e bem informada. Para Oliveira e Marinho (2006) ser líder significa ser uma pessoa a serviço de outras, tendo como satisfação pessoal a satisfação dos companheiros, vendo no crescimento e progresso dos seus seguidores o seu próprio progresso e crescimento, e no bem estar de cada um, o seu próprio bem estar. Os autores destacam ainda que a maneira como a equipe e o líder lidam com as emoções influenciam de forma positiva ou negativa em vários aspectos tais como; clima organizacional, confiança, desempenho, e relacionamentos. Oliveira e Marinho destacam ainda (2006) líderes atuam de forma dinâmica, orquestrada e interativa, observando atentamente as modificações, desenvolvimento e transformações do ambiente externo, a fim de efetuar suas mudanças no ambiente interno. Buscando em conjunto com sua equipe os objetivos propostos, priorizando as necessidades de seus companheiros de equipe e agindo sempre de maneira flexível, inovadora, criativa, com os mesmos. De acordo com o estudo de Araújo e Brandalise (2009) o líder nem sempre assume um cargo de chefia, mas sabe e tem competência para motivar a equipe a alcançar os seus objetivos da melhor maneira possível. E considera seus colaboradores como seguidores e não como subordinados, mantendo uma relação de cordialidade entre ambos. No mercado da beleza e estética precisa-se de líderes que realmente se empenham e que façam as coisas acontecerem juntamente com a equipe, assim todos se sentem motivados, valorizados, alcançando os objetivos, e mantendo os clientes sempre felizes e satisfeitos. Conellan (1998) na cultura Disney é de praxe e essencial que a experiência do cliente seja perfeita do começo ao fim. Para isso é muito importante que cada elemento da sua equipe e todo o clima da empresa esteja inserido neste processo. Ou seja, na cultura Disney todos os colaboradores são importantes e fundamentais para o excelente funcionamento da empresa, e é desta maneira que as empresas da beleza e estética devem se comportar.

11 11 METODOLOGIA Este trabalho propõe uma estrutura metodológica para o desenvolvimento da pesquisa que constitui no desenvolvimento teórico e pesquisas em livros, internet, e artigos. Para a fundamentação do trabalho foi utlilizada a abordagem qualitativa do tipo descritiva. As pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis (GIL, 2002). Neste trabalho foram estudadas as variáveis de qualidade e segmentação de mercado. Já a abordagem qualitativa, proporcionou análises subjetivas em relação à pesquisa realizada, com suporte das leituras de artigos livros, dissertações, pesquisas na internet, que proporcionou a execução deste trabalho. Conforme Oliveira (1999) com relação ao emprego do método ou abordagem qualitativa, esta difere do quantitativo pelo fato de não empregar dados estatísticos como centro do processo de análise de um problema. Estes foram os procedimentos metodológicos que auxiliaram na realização deste trabalho. CONSIDERAÇÕES FINAIS Considerando que o objetivo deste trabalho foi de demonstrar os aspectos de qualidade e segmentação nos serviços prestados para as empresas de beleza e estética, é possível destacar que ainda há muitos fatores que devem ser levados em consideração diante destes aspectos. Primeiramente sobre a qualidade dos serviços prestados, que na prática e no dia a dia as empresas não estão preparadas e não possuem produtos adequados muitas vezes para oferecer a seus clientes. De acordo com Las Casas (2001), os produtos e servicos oferecidos pelas empresas devem ser bem planejados e com qualidade, promovendo satisfação e bem estar para que este retorne, fazendo assim uma propaganda positiva da empresa. Muitas vezes a empresa não investe em treinamentos para seus funcionários, a fim de atenderem de maneira eficaz para atingir as expectativas de seus clientes,

12 12 deixando muitas vezes o atendimento e o relacionamento com seus clientes a desejar. Hoje os clientes desejam receber mais pelo que pagam, ou seja, ter um bom atendimento, o envolvimento entre o cliente e o profissional, dicas e novidades sobre o mercado atual da beleza e estética. E quando isso ocorre o cliente não se preocupa em estar pagando um pouco a mais por um serviço com excelência em atendimento e qualidade nos serviços e produtos prestados. Os clientes valorizam também os profissionais atualizados, educados, discretos e éticos, interessados e comprometidos. Foi mencionada no trabalho a importância da propaganda boca a boca, que quando um cliente sai satisfeito irá comentar para outras pessoas que também irão querer ter essa vivencia positiva. Como acontece também no caso dos clientes não saírem satisfeitos da empresa, que irão contar a muito mais pessoas e isso ira refletir negativamente. Segundo Vavra (1993), um cliente satisfeito irá contar para quatro ou cinco pessoas, mas quando não sai satisfeito irá contar para o dobro de pessoas. As empresas da beleza e estética acabam por não segmentar o mercado, querendo abranger uma fatia grande do mercado, e não conseguem assim administrar o seu estabelecimento, não ficando próximos dos seus clientes. Já as empresas que optam por segmentar o mercado possuem uma grande vantagem que é a de estarem próximas dos desejos e necessidades dos clientes. Muitas empresas acabam por nem fazer um estudo de mercado para saber se é viável ou não a abertura de sua empresa em determinado localidade. Hoje as empresas de beleza e estética precisam ter foco, onde todos da empresa trabalhem na mesma direção. Se as empresas de beleza e estética desejam manter e atrair bons e fiéis clientes, será necessário investir no recrutamento, cultura, treinamento, cursos, reuniões, e a motivação da equipe. Muito importante também é a empresa ter uma identidade própria, tendo padrões de atendimento, uso de uniformes, regimento interno, em que todos os clientes terão um atendimento exclusivo e personalizado de maneira igual, como também os colaboradores poderão ser orientados e direcionados.

13 13 Uma boa estratégia de inovação que as empresas de beleza e estética podem estar utilizando é fazer um calendário festivo durante o ano todo, como também promover datas festivas, por exemplo, no mês de maio mês das mães, o que também reflete na divulgação do salão. Fazendo assim que o salão tenha sempre novidades e giro de seus produtos e serviços. Fica como sugestão para futuros trabalhos dar continuidade ao assunto abordado que é tão amplo, podendo ser feito também análises comportamentais dos clientes.

14 14 REFERÊNCIAS ALBRECHT, K. Revolução nos serviços: como as empresas podem revolucionar a maneira de trabalhar os seus clientes. São Paulo: Pioneira, ARAÚJO, R.N.M; BRANDALISE, S. Análise dos Aspectos de liderança e Empreendedorismo no Mercado de Beleza Estética: um estudo com empresas associadas ao CESBE - Santa Catarina. Unibancas, Evento Cientifico Curso de Tecnologia em cosmetologia e Estética da UNIVALI. Florianópolis, AURÉLIO. Dicionário. Disponível em: < Acesso em: 08 mar BALANZÁ, I.M; NADAL,M.C. Marketing e comercialização de produtos turísticos. Sao Paulo: Pioneira, BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 8. ed. São Paulo: SENAC, CAMPOS, V. F. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês). 6.ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, CONNELAN, T. Nos bastidores da Disney. São Paulo: Futura, FEIGENBAUM, A. V. Controle da qualidade total: gestão e sistemas. Tradução: Regina Cláudia Loverri. São Paulo: Makron Books, v. Título original: Total quality control GALLAS, J. C., SOUZA, D. M. J. B., Padilha. Percepção das características da prestação de serviços: um estudo com empresas do ramo de cosmetologia e estética do litoral norte de Santa Catarina. In: 3ª Mostra de Pesquisa em Administração. São José, 2005.

15 15 GRONROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus, GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, HUNTER, J. C. Como se tornar um líder servidor: os princípios de liderança de o monge e o executivo. [S.l.]: Sextante LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. 2. ed. São Paulo: Atlas, VAVRA, T. G. Marketing de relacionamento: after marketing: como manter a fidelidade de clientes através do marketing de relacionamento. São Paulo: Atlas, KON, A. A pesquisa sobre organizações de serviços: conceitos e classificações. ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS - EnEO , Atibaia. Anais eletrônicos. Disponível em: < acesso em: 04 mai KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Atlas, LOVELOCK, C. & WRIGHT, L. Serviços: Marketing e Gestão. São Paulo, Saraiva, LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo; Saraiva, WEINSTEIN, A. Segmentação de mercado. São Paulo: Atlas, MARINHO, R.; Figueiredo, J. Liderança: Uma questão de competência. São Paulo: Saraiva, POPCORN, F. O relatório popcorn. Rio de janeiro: Campus

16 16

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, estratégias de segmentação e posicionamento. Análise do potencial de demanda. Definição da missão. liderança.

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

LÍDERES DO SECULO XXI RESUMO

LÍDERES DO SECULO XXI RESUMO 1 LÍDERES DO SECULO XXI André Oliveira Angela Brasil (Docente Esp. das Faculdades Integradas de Três Lagoas-AEMS) Flávio Lopes Halex Mercante Kleber Alcantara Thiago Souza RESUMO A liderança é um processo

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Introdução Ao Marketing

Introdução Ao Marketing Introdução Ao Marketing O que é Marketing? Isso não é Marketing Muitas pessoas pensam em marketing apenas como vendas e propaganda e isso não causa nenhuma surpresa; Entretanto, vendas e propaganda constituem

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Como se tornar um líder de Sucesso!

Como se tornar um líder de Sucesso! Como se tornar um líder de Sucesso! Os 10 mandamentos do Como se tornar um líder de Sucesso! O líder é responsável pelo sucesso ou fracasso de uma organização. A liderança exige de qualquer pessoa, paciência,

Leia mais

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 12

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 12 Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 12 Questões sobre o tópico Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação. Olá Pessoal, hoje veremos outro

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing Plano de Marketing Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing 1 Plano de Marketing É o resultado de um processo de planejamento. Define o quevai ser vendido, por quanto,

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE

GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE 2 Download da Apresentação www.gptw.com.br publicações e eventos palestras Great Place to Work - Missão 3 Construindo um Excelente Ambiente de Trabalho 4 1 2 3 4 O que

Leia mais

Plano de Direcionamento. Conhecimento de Mercado

Plano de Direcionamento. Conhecimento de Mercado Plano de Direcionamento Conhecimento de Mercado Conhecimento de Mercado É necessário conhecer o mercado para que sejam desenvolvidos produtos que atendam as necessidades e expectativas dos clientes. Segmentação

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES Cassia Uhler FOLTRAN 1 RGM: 079313 Helen C. Alves LOURENÇO¹ RGM: 085342 Jêissi Sabta GAVIOLLI¹ RGM: 079312 Rogério Bueno ROSA¹ RGM:

Leia mais

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC Lara Pessanha e Vanessa Saavedra A utilização de indicadores de desempenho é uma prática benéfica para todo e qualquer tipo

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Portfolio de cursos TSP2

Portfolio de cursos TSP2 2013 Portfolio de cursos TSP2 J. Purcino TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance 01/07/2013 Como encantar e fidelizar clientes Visa mostrar aos participantes a importância do conhecimento do cliente,

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

Unidade II GESTÃO DO CONHECIMENTO. Profa. Leonor Cordeiro Brandão

Unidade II GESTÃO DO CONHECIMENTO. Profa. Leonor Cordeiro Brandão Unidade II GESTÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leonor Cordeiro Brandão Relembrando Vimos alguns conceitos importantes: O que são dados; O que é informação; Quando uma informação se transforma em conhecimento;

Leia mais

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS VITÓRIA 2004 Dicas de como participar de feiras Introdução As feiras são eventos ricos em oportunidades de negócios. São ambientes privilegiados para o incremento das

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico IETEC Instituto de Educação Tecnológica Artigo Técnico A Importância Do Desenvolvimento Dos Fornecedores Para A Atividade De Compras Autor: Fernando de Oliveira Fidelis Belo Horizonte MG 11 de Agosto de

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Prof: Carlos Alberto

Prof: Carlos Alberto AULA 1 Marketing Prof: Carlos Alberto Bacharel em Administração Bacharel em Comunicação Social Jornalismo Tecnólogo em Gestão Financeira MBA em Gestão de Negócios Mestrado em Administração de Empresas

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO

MARKETING DE RELACIONAMENTO MARKETING DE RELACIONAMENTO 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica

Leia mais

Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex...

Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex... Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex... (/artigos /carreira/comopermanecercalmosob-pressao /89522/) Carreira Como permanecer calmo sob pressão (/artigos/carreira/como-permanecer-calmosob-pressao/89522/)

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Atitude Empreendedora: Uma competência estratégica ao profissional de treinamento e desenvolvimento.

Atitude Empreendedora: Uma competência estratégica ao profissional de treinamento e desenvolvimento. Atitude Empreendedora: Uma competência estratégica ao profissional de treinamento e desenvolvimento. Por PAULA FRANCO Diante de um cenário empresarial extremamente acirrado, possuir a competência atitude

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

HOME. Você livre para cuidar do que mais interessa na sua empresa.

HOME. Você livre para cuidar do que mais interessa na sua empresa. HOME Você livre para cuidar do que mais interessa na sua empresa. Terceirizar serviços de portaria, limpeza, copa, entre outros é fundamental para que a empresa tenha olhos para o que realmente interessa:

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão Esse artigo tem como objetivo apresentar estratégias para assegurar uma equipe eficiente em cargos de liderança, mantendo um ciclo virtuoso

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores , Visão e Valores Disciplina: Planejamento Estratégico Página: 1 Aula: 12 Introdução Página: 2 A primeira etapa no Planejamento Estratégico é estabelecer missão, visão e valores para a Organização; As

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

"BUSSINES PLAN"- PLANO DE NEGÓCIOS

BUSSINES PLAN- PLANO DE NEGÓCIOS "BUSSINES PLAN"- PLANO DE! Os componentes do Business Plan.! Quem precisa fazer um Business Plan! Colocando o Business Plan em ação Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional.

MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional. Empresa MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional. Nossa filosofia e oferecer ferramentas de gestão focadas na

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo.

O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo. Nesta aula veremos o resumo de: O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo. 1 VÍDEO 2 O INTRA-EMPREENDEDORISMO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 2 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Apresentação A AGM está se estruturando nos princípios da Qualidade Total e nos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2000, implantando em nossas operações o SGQ Sistema

Leia mais

Qualidade na Saúde. Patrícia Paula Dias de Sá Residente de Gestão Hospitalar - Administração Hospital Universitário - UFJF

Qualidade na Saúde. Patrícia Paula Dias de Sá Residente de Gestão Hospitalar - Administração Hospital Universitário - UFJF Qualidade na Saúde Patrícia Paula Dias de Sá Residente de Gestão Hospitalar - Administração Hospital Universitário - UFJF De acordo com o Dicionário Aurélio, QUALIDADE consiste na: * Maneira de ser, boa

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas 6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas A partir do exposto, primeiramente apresentam-se as fases discriminadas no modelo proposto por Mello (2005), porém agora direcionadas

Leia mais

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS. 5.1 Conclusão

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS. 5.1 Conclusão 97 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.1 Conclusão Este estudo teve como objetivo final elaborar um modelo que explique a fidelidade de empresas aos seus fornecedores de serviços de consultoria em informática. A

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

Estratégia de Operações - Modelos de Formulação - Jonas Lucio Maia

Estratégia de Operações - Modelos de Formulação - Jonas Lucio Maia Estratégia de Operações - Modelos de Formulação - Jonas Lucio Maia Processo de EO Procedimentos que são, ou podem ser, usados para formular as estratégias de operações que a empresa deveria adotar (SLACK,

Leia mais

COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA

COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA 1) Quais são os componentes de um moderno sistema de informações de marketing? 2) Como as empresas podem coletar informações de marketing? 3) O que constitui

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

Curso de Operador de Telemarketing (Call Center)

Curso de Operador de Telemarketing (Call Center) Curso de Operador de Telemarketing (Call Center) Este curso tem como objetivo formar operador de telemarketing (homens ou mulheres) para trabalhar em empresas de pequeno, médio e grande porte e nos mais

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Análise de Mercado. Análise da Indústria/Setor. Descrição do Segmento de Mercado. Artigos de PN Como fazer Análise de Mercado. josedornelas.com.

Análise de Mercado. Análise da Indústria/Setor. Descrição do Segmento de Mercado. Artigos de PN Como fazer Análise de Mercado. josedornelas.com. Artigos de PN Como fazer Análise de Mercado Análise de Mercado A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida!

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! Apresentação Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! A Vitae Tec A Vitae Tec é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer serviços e produtos adequados às necessidades do cliente - pessoa física

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Danielle Valente Duarte 2014 Abrange três componentes interdependentes: a visão sistêmica; o pensamento estratégico e o planejamento. Visão Sistêmica

Leia mais

Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes

Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes Copyright 2011 Edvaldo de Farias Prof. Edvaldo de Farias, MSc. material disponível em www.edvaldodefarias.com Minha expectativa

Leia mais

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Gilberto Lacerda Santos É Professor Associado IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua, há mais de 25 anos, em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações

Leia mais

ADMNINISTRAÇÃO FINANCEIRA: a importância de se controlar as finanças de uma empresa.

ADMNINISTRAÇÃO FINANCEIRA: a importância de se controlar as finanças de uma empresa. Helton Vieira ADMNINISTRAÇÃO FINANCEIRA: a importância de se controlar as finanças de uma empresa. Trabalho apresentado ao curso de Administração de Empresas do Centro Universitário Newton Paiva, na disciplina

Leia mais

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Metodologia de Ensino 1) Noções de Marketing 2) Marketing de Serviço 3) Marketing de Relacionamento 1 2 1) Noções de Marketing 3 4 5 6 www.lacconcursos.com.br

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN Paula Gurgel Dantas 1, Andréa Kaliany

Leia mais

Artigo O poder do consumo e da produtividade

Artigo O poder do consumo e da produtividade Artigo O poder do consumo e da produtividade A integração estratégica e o alinhamento da qualidade com a mudança de expectativas são necessários Por A. V. Feigenbaum Traduzido por Cintia Barcellos Lacerda,

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS

FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS 1 FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS MAURICIO SEBASTIÃO DE BARROS 1 RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar as atuais

Leia mais

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO PLANEJAMENTO E MODELOS DE E-COMMERCE Uma das principais características do CE é permitir a criação de novos modelos de negócio. Um modelo de negócio é um método que permite

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais