OBJECTIVO(S): CONTEÚDOS TEÓRICO / PRÁTICOS SUGESTÕES DIDÁCTICAS. Nº Designação Desenvolvimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBJECTIVO(S): CONTEÚDOS TEÓRICO / PRÁTICOS SUGESTÕES DIDÁCTICAS. Nº Designação Desenvolvimento"

Transcrição

1 UNIDADE DE FORMAÇÃO 3.Instalação de redes cliente-servidor OBJECTIVO(S): Instalar,configurar o Windows Server, e utilizadores. Instalar e configurar servidor de impressão, pastas, comunicação e DNS Instalar e configurar servidor WEB IIS. Instalar e configurar servidor de Exchange Server ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO INSTALAÇÃO E GESTÃO DE REDES INFORMÁTICAS SAIDA PROFISSIONAL Técnico de informática / instalação e gestão de redes (nível 3) Nº Designação Desenvolvimento 3.1 Instalação, redes Cliente / Servidor em ambiente Windows Server Instalação de Redes Cliente / Servidor em ambiente Windows Server - Instalação e Configurar do Windows Server Fundamentos Projecto Exemplo Acesso à Internet Endereços IP Servidores Características do Windows Server Domínio Active Directory Instalar e Configurar o Windows Server Configurar a Placa de Rede e o TCP/IP Assistente para configurar o Servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) Desempenho Ajuste da Memória Virtual Utilitários de monitorização do desempenho Instalação Física Configurar os Clientes Testar a Rede DURAÇÃ O 90

2 3.1 (Cont.) Instalação, redes Cliente / Servidor em ambiente Windows Server (Cont.) Administração de utilizadores - Administração de utilizadores Fundamentos Gerir Utilizadores e Grupos Adicionar Novos Utilizadores Adicionar Novos Grupos Políticas de Segurança Principais Configurações de Segurança Auditoria Autenticação Instalação e configuração de servidores de impressão, pastas, comunicação e DNS Instalação e configuração de servidores de impressão, pastas, comunicação e DNS. - Servidores de Impressão e Pastas Fundamentos Servidor de Impressão Auditoria Aceder à Impressora a Partir dos Clientes Servidor de Pastas Quotas Auditoria Acesso a pastas partilhadas a partir dos Clientes Optimizar o Desempenho Servidor de Comunicação Fundamentos Partilhar a ligação à Internet Endereçamento IP Configurar os Clientes Routing e Acesso Remoto WinGate

3 3.1 Instalação, redes Cliente / Servidor em ambiente Windows Server. (Cont.) Instalação e configuração de servidores de impressão, pastas, comunicação e DNS. - Servidor DNS Fundamentos Instalar o Servidor DNS Configurar o Servidor DNS Testando o Servidor DNS Servidor DNS Para Domínios Válidos na Internet 3.2 Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux Instalar e configurar o Linux Server, administração básica - ADMINISTRAÇÃO BÁSICA Conceitos sobre shell. Tipos de shell. bash, sh, csh, tcsh, ash, zsh, ksh. Bash, o shell padrão da GNU. Ambientar-se no shell. Trabalhar as múltiplas consolas e alternar entre elas. Trabalhar consolas e Interface Gráfica simultaneamente. O que é um comando. Comandos rápidos de teclado. Trabalhar multiutilizadores. Digitar um comando. Corrigir comandos. Repetir um comando. A lista de históricos de comandos. Completar automaticamente um comando. Cancelar um comando. Comando history. Copiar e colar na consola. Efetuar o logout. 90

4 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux Instalar e configurar o Linux Server, administração básica. (Cont.) - ADMINISTRAÇÃO BÁSICA (Cont.) Desligar o Linux correctamente. Múltiplas formas de desligar e reiniciar o Servidor. O comando shutdown e suas opções (mensagens, encerramento programado timer). Desactivar as formas de encerramento do Servidor. Impedir o Servidor de encerar. shutdown. halt. reboot. poweroff. Obter ajuda para comandos. man. Ler o manual electrónico. O directório /usr/share/man. Considerações sobre as páginas de manual. whatis. info. apropos. Considerações sobre tipos de pasta normal, directório, link, bloco, caractere, fifo, socket. As cores de pastas e pastas numa listagem. Alterar as cores da listagem de pastas. Alterar as cores de fundo da consola. Alterar a fonte da consola. Visualizar o calendário. Actualizar data e hora. date. hwclock. O pasta /etc/tzconfig.

5 3.2 (cont ) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, administração básica - ADMINISTRAÇÃO BÁSICA (Cont.) Visualizar processos e programas em execução. Iniciar e encerrar um programa residente. Encerrar um processo em execução. Forçar o enceramento. Limpar a ambiente de trabalho. Utilizar a pausa em comandos Instalar e configurar o Linux Server, o sistema de pasta Linux Instalar e configurar o Linux Server, utilizadores e grupos O SISTEMA DE PASTAS LINUX A árvore de directorias Linux. Directorias importantes e seus conteúdos. O directório /. O directório /bin. O directório /dev. O directório /etc. O directório /home. O directório /tmp. O directório /usr. O directório /var. O directório /opt. O directório /proc. O directório /mnt. Outros directorias e subdirectorias importantes. Tipos mais comuns de dispositivo (hdx, sdx, scx, fdx, ttysx,ttyx, psaux, dsp, audio, mixer, zero, null) O /proc como sistema de pasta virtual - UTILIZADORES E GRUPOS Visualizar os utilizadores actualmente ligados. Visualizar as secções de login. Criar utilizadores. Criar password do utilizador.

6 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, utilizadores e grupos. (Cont.) - UTILIZADORES E GRUPOS.(Cont.) Criar grupos. Adicionar utilizadores a grupos. Identificar UID e GID. Alterar nomes de login. Desactivar temporariamente um utilizador. Desligar um utilizador. Trabalhar directivas de utilizador. Directivas de passwords, alteração, tempo. Excepções às directivas. Pastas de directivas. Personalizar o directório do utilizador. Remover um utilizador. Bloqueando um utilizador. Definir parâmetros de uma conta. Dias e datas de expiração. Definir privilégios especiais a utilizadores. Definir políticas de segurança quanto à contas. useradd. usermod. userdel. groupadd. groupmod. groupdel. groups. id. O pasta /etc/passwd. O pasta /etc/shadow. O pasta /etc/group. O pasta /etc/login.defs. O diretorio /etc/skel. chfn. chage. w. who. users.

7 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, pastas e directórios - PASTAS E DIRETÓRIOS Listar o conteúdo do directório, mudar de directório, Criar um directório, copiar directório, remover um directório vazio, remover um directório com conteúdo, Visualizar o caminho completo do directório actual, ir para o directório do utilizador ligado. Tamanho de directorias. Criar pastas ou directorias ocultas. Executar programas e processos. cd. ls. rm. mv. cp. mkdir. ln. tree. touch. Pastas ocultos. Criar link simbólico e hard link. Entender as permissões de pastas e directorios. Alterar as permissões de múltiplas maneiras. Alterar propriedade de pastas e directorias. chmod. chown. chgrp. chattr. stat. RegEx type. find. file. O MC (Midnight Commander).

8 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, trabalhar o conteúdo das pastas - TRABALHAR CONTEÚDO DAS PASTAS Localizar pastas por nome, data, tipo e proprietário. Procurar caracteres específicos em numa listagem de pastas. more. less. cat. head. tail. tac. wc. grep. sort. uniq. cut. expand. awk. nl. split. csplit. tee. xargs. tr. sed. od. pr Instalar e configurar o Linux Server, backup agendar tarefas. - BACKUP E AGENDAR TAREFAS Comandos de backup. Compactar e Descompactar pastas. Trabalhar com os formatos.zip,.z,.gz,.bz2. Usar Tar. Usar Gzip.

9 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, backup e agendar tarefas.(cont.) - BACKUP E AGENDAR TAREFAS.(Cont.) Executar backups no Linux. Gerir e restaurar um backup. Realizar backups em disquetes. Fita. Realizar backup em fita. RMT Remote Tape Realizar backup em fita através da rede. Restaurar backup. Usar o Amanda. Amanda Server. Amanda Client. compress. cpio. bzip2. Agendando tarefas. Usar crond para a execução de tarefas automáticas. Scripts de backup e backup automatizado. Agendar tarefas. crontab. atd. O diretorio /var/spool/cron/. O diretorio /var/spool/at/ Instalar e configurar o Linux Server, administração avançadas - - ADMINISTRAÇÃO AVANÇADA DO LINUX. O processo INIT. Conceito de runlevels. Função de runlevels. runlevel. init. /etc/inittab. /etc/rc.d/init.d/.

10 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, administração avançada. (Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, KERNEL - - ADMINISTRAÇÃO AVANÇADA DO LINUX. /etc/rc.3/rcx.d/. /etc/rc.d/rc.sysinit. /etc/rc.d/rc.local. - KERNEL. Considerações sobre o kernel. Versões de kernel Linux. Encontrar um kernel linux. Pacotes necessários para a compilação de um kernel dentro de um sistema RedHat. Compilar o kernel. Compilar módulos. Descrição das principais opções. Gerir os módulos. Considerações sobre módulos. Kernel Modular X Kernel Monolítico. insmod. rmmod. modprobe. O directório /lib/modules/. A pasta /lib/modules/$kernel/modules.dep. Visualizar a versão do Kernel. Compilar e personalizar o Kernel. O programa menuconfig. Otimizar o Kernel para o servidor. Seleccionar e desactivar recursos. Seleccionar e desinstalar módulos. Instalar múltiplos Kernels. Instalar um kernel no boot loader (LILO/GRUB).

11 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, KERNEL. (Cont.) - KERNEL.(Cont.) Configurar o LILO para boot múltiplos com múltiplos Kernels. LILO. GRUB. Passar parâmetros para o boot loader. Actualizar o Kernel com uma versão superior Instalar e configurar o Linux Server, serviços de redes - SERVIÇOS DE REDE. Considerações sobre /etc/rc.d/init.d/. Iniciar e parar serviços. A pasta /etc/services. Lista de portas e serviços no Linux. Encerrar um serviço ou porta. XINET.d. O arquivo /etc/xinetd.conf. A pasta /etc/xinet.d/. Inicializar e parar serviços do xinet.d. TCPWrappers. Conceito sobre o TCPWrappers. /etc/hosts.allow. /etc/hosts.deny Instalar e configurar o Linux Server, NIS - NIS. Configurar um Servidor NIS (Network Information Service). Criar um Domínio NIS. O arquivo /etc/yp.conf. Configurar um Cliente NIS. Aceder a contas no NIS.

12 Instalar e configurar o Linux Server, DHCP (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) - DHCP. Oque é DHCP. Onde usar o DHCP. Iniciar o servidor DHCP. Descrever os principais parâmetros. Lease Time. range. mac address. routers. domain name. Name servers. O arquivo /var/lib/dhcp/dhcpd.leases. Configurar o range de uma rede. Definir informações para a rede TCP. Definir IP e informações para uma máquina específica na rede através de seu endereço físico. Definir IPs para todas as máquinas na rede através de seu endereço físico. A coexistência de mais de um servidor DHCP na rede. Configurar um cliente para acessar a rede DHCP. O comando pump. O DHCP do Linux Instalar e configurar o Linux Server, DNS - DNS. Como funciona o DNS. Conceitos de DNS. Zona. Domínios. Nós. Servidores Matriz (root servers).

13 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, DNS. (Cont.) - DNS. FAPESP e Internic. DNS e replicação de zonas. O BIND (named) - Berkeley Internet Name Domain.. O arquivo /etc/named.conf. As instruções options e zone. O arquivo /var/named/named.ca. Criar e editar zonas. Delegar autoridade para novas zonas. Configurar a replicação das zonas. Configurar um servidor Master e Slave. Iniciar o servidor DNS. O papel do DNS e do hosts. Configurar um cliente. Que máquinas inserir no DNS Instalar e configurar o Linux Server, LOGS. - LOGS. Arquivos de log do sistema. A pasta /var/log. O arquivo messages. O syslogd. O arquivo syslog. Outros arquivos de log de aplicativos

14 Instalar e configurar o servidor, Web Instalação e configuração servidor WEB - Servidor Web Fundamentos Configurar um Servidor Web Configurar o Servidor Web para executar Programas em Perl Permitir que utilizadores da Internet tenham Acesso ao Servidor Web Desempenho Instalar e configurar o servidor Web, TELNET, RLOGIN E SSH. - TELNET, RLOGIN E SSH. Considerações sobre o login remoto. Considerações sobre o serviço cliente Telnet. Telnet. Configurar o serviço Telnet. Usar o serviço Telnet para administração remota. Executar aplicativos remotamente via Telnet. Shutdown remoto. Desabilitar o serviçotelnet. Impedir o servidor de usar o serviço Telnet. Outras formas de administração remota. Como, tendo uma conta em um servidor Linux, é possível acessar a arquivos do servidor mesmo sem Telnet. Rlogin. Desabilitar rlogin. Ligação a outras portas. O arquivo /etc/securetty. Desabilitar o acesso remoto do root. Configurar os serviços em xinetd.d. SSHd. Porque o SSH? Comparando o SSH ao telnet/ftp e o rlogin.

15 Instalar e configurar o servidor Web, TELNET, Instalação e RLOGIN E SSH.(Cont.) configuração servidor WEB (Cont.) - TELNET, RLOGIN E SSH.(Cont.) O Logon em máquinas remotas com o SSH. Copiar arquivos pelo SSH(scp). Criar uma nova assinatura digital. O Logon usando a assinatura. Utilizar o SSH para execução de programas remotos. Utilizar o SSH para Clientes X localmente. Túneis SSH. Habilitar e desabilitar o acesso remoto do utilizador de root Instalar e configurar o servidor Web,FTP - FTP. Wu-FTPd. FTP, o que é? Construir um servidor FTP. FTP público. FTP de utilizadores. Configurar um servidor FTP para Internet. A ligação a um servidor FTP. Utilizar um browser para ligação um servidor FTP. Comandos do cliente FTP. O directório pub. Configurar mensagens para os utilizadores. Configurar variáveis de mensagens. A pasta /var/ftp. O arquivo /etc/ftpaccess. Definir ícones de arquivo. Limitar o número de utilizadores. Realizar FTP para conta de utilizador.

16 3.3 Instalação e configuração de servidor WEB (Cont.) Instalar e configurar o servidor Web, FTP. (Cont.) - FTP.(Cont.) Configurar um servidor FTP Linux para uma máquina cliente em plataforma Windows. Limitar o utilizador á sua pasta raíz no FTP (ChangeRoot). Preparar uma pasta para um cliente atualizar seu site via FTP. Desactivar o FTP. Desactivar o utilizador anonymous. Definir utilizadores para usar o FTP Instalar e configurar o servidor Web, COMPUTAÇÂO REMOTA - COMPUTACÃO REMOTA. O que é? Utilizações. O VNC. VNC e o ambiente multiplataforma. VNC e a computação móvel. A ligação ao servidor VNC Linux e Windows. Configurar e executar um servidor VNC Instalar e configurar o servidor Web, TALK. - TALK. Usar o programa Talk. Configurar os serviços necessários para Talk. Inibir Talk Instalar e configurar o servidor Web, NFS - NFS. O que é o NFS - Network File System. Utilidades do NFS. Os daemons do NFS (rpcd,statd, mountd, nfsd). Configurar o arquivo exports. Iniciar os serviços de NFS.

17 3.3 Instalação e configuração de servidor WEB (Cont.) Instalar e configurar um servidor Web, NFS. (Cont.) - NFS.(Cont.) Definir permissões de pastas exportados. Aceder a pastas como root e utilizador. Importar pastas num servidor. Montar volumes NFS. Utilizar o mount para aceder a um recurso remoto. Configurar o /etc/fstab para acesso. Exportar o CD-ROM e instalar num outro servidor. Configurar um único site em múltiplos servidores usando NFS. Verificar partilhas locais e remotas (showmount). Configurar e executar o servidor NFS. RPC. Conceito do RPC. Versões de programas. RPC Info. Utilizar o RPC para verificar se um servidor remoto esta executar o NFS. Instalação automática. Considerações. Instalação automática X manual. Operaciaonalidade da instalação automática. O automount e o fstab. /etc/auto.master. /etc/auto.misc. Instalar sistemas remotos automaticamente. Configurar o NFS no Boot para iniciar um servidor com pastas criadas. Utilizar o NFS para configurar pastas de utilizadores únicos num servidor.

18 3.3 Instalação e configuração de servidor WEB (Cont.) Instalação e configuração de servidor Web, APACHE - SERVIDOR APACHE. Servidores de páginas. O que é um servidor de páginas. Aplicações de um servidor de páginas. O Apache Web Server. Aplicações do Apache. Utilizar um browser para acessar um servidor de páginas. Configurar o servidor de páginas Apache. Iniciar o Apache. Configurar o site principal de um servidor. Pastas do Apache. Abrir a página principal de um site. Configurar o arquivo httpd.conf. Criar múltiplos sites em um servidor. Criar mais de um domínio (Domínio virtual). Gerir domínios virtuais. Realizar FTP para o site principal, atualizando-o. Configurar uma área restrita num site. Aceder uma área restrita no site com username e password. Criar sites de clientes e executar FTP para o site, atualizando-o. Interagir o site com o servidor FTP para a Internet. Criar aliases para diretórios locais. Controle de acesso. Autenticação de utilizadores. Monitorizar o servidor Web. Reiniciar o servidor Apache. Analizar arquivos de log do Apache

19 3.3 Instalação e configuração de servidor WEB (Cont.) Instalar e configurar o servidor Web, PROXY - PROXY. Proxy e cache de acessos. O que é um proxy? Onde utilizar um proxy? O que é a cache de acessos? Onde utilizar a cache de acessos? O Squid. O arquivo /etc/squid.conf. Habilitar o proxy e o cache de acessos. Criar regras baseadas em IPs e nomes de paginas. Habilitar os logs do squid. Analisar os logs do squid Instalar e configurar o servidor Web, NEWGROUPS. - NEWSGROUPS. O que são Newsgroups. Programas livres de Newsgroups. Instalar. Definir Grupos. Subscrições. Colocar mensagens. Ler mensagens Instalar e configurar o servidor Web, aceder á Internet com modem. - ACESSO À INTERNET COM MODEM. Configurar o acesso a uma ligação Dial-up. O PPP. Aceder à Internet. Ligação para acesso à Internet. Tipos de modem. Reconhecer o modem. Configurar o PNP para activar o modem. Configurar o sistema de ligação.

20 3.3 Instalação configuração de servidor WEB. (Cont) Instalar e configurar o servidor Web, aceder à Internet com Modem - ACEDER À INTERNET COM MODEM. Configurar rotas para disponibilizar internet para toda a rede. Navegar com o Netscape. Netscape: configurações básicas. Correio Electrónico. 3.4 Instalação e configuração de servidor de Instalar e configurar o servidor de - Servidor de Fundamentos Instalar o FTGatePro Configurar o FTGatePro Criar e gerir contas de Filtros Ligação ao fornecedor de Acesso Configurar os Clientes Instalação e configuração de servidor de Instalar e configurar o servidor de , SAMBA. - SAMBA. Histórico sobre o samba. Porque o SAMBA? Conceitos da rede Microsoft. Domínio e Workgroup. Partilhar. Master Browser/Domain Controler. PDC/BDC. Servidor de nomes WINS. O que o Samba pode fazer: controlador de domínio e servidor membro. Integrar o SAMBA numa rede Microsoft. Iniciar o Servidor Samba. Configurar o Servidor Linux para fazer parte de uma Rede Microsoft.

21 3.4 Instalação e configuração de servidor de . (Cont.) Instalar e configurar de servidor de , SAMBA. (Cont.) - SAMBA. O arquivo smb.conf. Inserir o Servidor Linux em um Domínio Microsoft. Como o Linux invade um domínio NT sem permissão. Como o Linux invade um domínio 2000 com Active Directory sem permissão. Trabalhar o Servidor Linux numa rede Microsoft. Configurar partilhas com a rede Microsoft. Aceder a partilhas em redes Windows e Linux. Configurar o Servidor Linux para ser acedido por utilizadores das contas de um Domínio da Rede Microsoft. Criar directórios de livre acesso. Criar directórios de acesso restrito ou somente de leitura. Partilha do CD-ROM e floppy para a rede Microsoft Partilhar todo o directório raiz para o administrador da rede Microsoft. Mapear um directório Linux em uma rede Microsoft. Visualizar os servidores Linux no Ambiente de Rede e Explorer das máquinas Microsoft. Visualizar os servidores Linux no gestor de Servidores de um NT Server. Criar um site no Front Page da Microsoft, e publicar num Servidor Apache Linux arrastar para uma pasta partilhada. Análise dos logs de acesso do Windows.

22 3.4 Instalação e configuração de servidor de Instalar e configurar o servidor de POSTFIX - CORREIO ELECTRÓNICO. Servidor de Mail (POSTFIX). Aplicações de um servidor de correio. O Postfix e o Sendmail. O protocolo SMTP. O protocolo POP. O protocolo IMAP. Utilizar um cliente de mail para acessar ao Linux como servidor de corrreio (envio e recepção). Configurar o Postfix para enviar mensagens. Configurar o Qpopper para receber mensagens. Ler as mensagens directamente de dentro do servidor. Configurar o IMAP para receber mensagens. Analizar arquivos de log do Postfix. Alias. Relay. O IMP, Servidor WebMail Instalar e configurar de servidor de , DATA/HORA. - SERVIDORES DE DATA/HORA. Conceitos sobre os servidores de data/hora. Porque sincronizar relógios entre sistemas? Sincronizar a hora com um servidor principal. Criar um servidor de data/hora.

Escola Profissional Vasconcellos Lebre

Escola Profissional Vasconcellos Lebre CURSO UNIDADE LOCAL DE FORMAÇÃO DURAÇÃO FORMADORA EFA-NS/NÍVEL 3 TEC. INF. GESTÃO DE REDES FT21 SERVIDORES WEB ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE 50 HORAS DIOGO LOURENÇO Reflexão para PORTEFÓLIO REFLEXIVO

Leia mais

LISTA DE COMANDOS DO LINUX 1

LISTA DE COMANDOS DO LINUX 1 LISTA DE COMANDOS DO LINUX 1 Comandos para manipulação de diretório 1. ls Lista os arquivos de um diretório. 2. cd Entra em um diretório. Você precisa ter a permissão de execução para entrar no diretório.

Leia mais

Planejamento e Implantação de Servidores

Planejamento e Implantação de Servidores Planejamento e Implantação de Servidores Professor Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Aula 01 - Servidores Abordagem geral Teoria e práticas Servidores Linux Comandos Linux 2 Bibliografias da apoio

Leia mais

EM VIGOR. 481. Ciências Informáticas. 481041 - Técnico/a de Informática-Instalação e Gestão de Redes. 48104. Instalação e Gestão de Redes Informáticas

EM VIGOR. 481. Ciências Informáticas. 481041 - Técnico/a de Informática-Instalação e Gestão de Redes. 48104. Instalação e Gestão de Redes Informáticas REFERENCIAL DE FORMAÇÃO EM VIGOR Área de Formação Itinerário de Formação 481. Ciências Informáticas 48104. Instalação e Gestão de Redes Informáticas Código e Designação do Referencial de Formação Nível

Leia mais

Curso Tecnológico de Informática Matriz de Exame de Equivalência de Tecnologias Informáticas Prova Prática - Código 259

Curso Tecnológico de Informática Matriz de Exame de Equivalência de Tecnologias Informáticas Prova Prática - Código 259 Curso Tecnológico de Informática Matriz de Exame de Equivalência de Tecnologias Informáticas Prova Prática - Código 259 Escola Secundária c/ 3.º Ciclo D. Dinis Ano Lectivo 2008/2009 Grupos Conteúdos Objectivos/Competências

Leia mais

Fundamentos de Administração de Sistemas

Fundamentos de Administração de Sistemas Fundamentos de Administração de Sistemas Este curso tem como objetivo ensinar aos alunos conceitos de administração de um sistema Linux. Isto inclui o gerenciamento de contas de usuários, automação de

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Recursos, Redes e Samba Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo III Módulo III

Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Recursos, Redes e Samba Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo III Módulo III 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Recursos, Redes e Samba 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

MANDRIVA CONECTIVA LINUX - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS E REDES

MANDRIVA CONECTIVA LINUX - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS E REDES www.lanuniversity.com.br MANDRIVA CONECTIVA LINUX - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS E REDES Preparatório para certificações Mandriva Systems Administrator, Mandriva Network Administrator, e exames do LPI Nível

Leia mais

Sumário. Parte I - Linux básico... 19. 1 O início de tudo... 21. 2 Visão geral do Linux... 27. 3 Comandos básicos... 37

Sumário. Parte I - Linux básico... 19. 1 O início de tudo... 21. 2 Visão geral do Linux... 27. 3 Comandos básicos... 37 Sumário O autor... 6 Aviso importante!...15 Prefácio... 17 Parte I - Linux básico... 19 1 O início de tudo... 21 O Unix... 21 O Linux... 23 2 Visão geral do Linux... 27 O Linux como sistema operacional

Leia mais

Entendendo o Sistema Operacinal. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com

Entendendo o Sistema Operacinal. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com Entendendo o Sistema Operacinal Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com Criando um Snapshot da Máquina Padrão Page 2 Criando um Snapshot da Máquina Padrão Page 3 Criando um

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LINUX ESSENTIALS Presencial (40h) - À distância (48h) Conhecendo um Novo Mundo Introdução ao GNU/Linux Distribuições GNU/Linux Linux Inside: Instalação Desktop Debian e CentOS Primeiros

Leia mais

Comandos Básicos no Linux

Comandos Básicos no Linux Comandos Básicos no Linux Material desenvolvido por Rafael Fernando Diorio Última revisão em 04/08/2013 www.diorio.com.br rafael@diorio.com.br Tópicos Primeiros comandos Metacaracteres Paginação e filtros

Leia mais

Administração de Redes I Linux Prof: Frederico Madeira Lista de Exercícios 3

Administração de Redes I Linux Prof: Frederico Madeira <fred@madeira.eng.br> Lista de Exercícios 3 Administração de Redes I Linux Prof: Frederico Madeira Lista de Exercícios 3 1. Qual dos seguintes comandos linux não inclui a capacidade de listar o PID das aplicações que estão

Leia mais

Sistemas Operacionais de Rede Linux - Gerenciamento de Arquivos

Sistemas Operacionais de Rede Linux - Gerenciamento de Arquivos Sistemas Operacionais de Rede Linux - Gerenciamento de Arquivos Conteúdo Programático Login e Logout Iniciando e Desligando o Sistema Tipos de arquivo Texto Binário Arquivos e Diretório Manipulação de

Leia mais

Apresentação de REDES DE COMUNICAÇÃO

Apresentação de REDES DE COMUNICAÇÃO Apresentação de REDES DE COMUNICAÇÃO Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO VIII Serviços de Redes Duração: 20 tempos Conteúdos (1) 2 Caraterizar, instalar

Leia mais

Aula 4 Comandos Básicos Linux. Prof.: Roberto Franciscatto

Aula 4 Comandos Básicos Linux. Prof.: Roberto Franciscatto Sistemas Operacionais Aula 4 Comandos Básicos Linux Prof.: Roberto Franciscatto Prompt Ao iniciar o GNU/Linux, a primeira tarefa a ser executada é o login no sistema, o qual deve ser feito respondendo

Leia mais

Administração de Sistemas 2008/2009 (Trabalho de Administração de Sistemas) Docente: Armando Ventura

Administração de Sistemas 2008/2009 (Trabalho de Administração de Sistemas) Docente: Armando Ventura Administração de Sistemas 2008/2009 (Trabalho de Administração de Sistemas) Docente: Armando Ventura Introdução Pretende-se com este trabalho que os alunos criem alguma autonomia na implementação de alguns

Leia mais

Fuctura Tecnologia Rua Nicarágua, 159 Espinheiro (81) 3221.9116 / 3088.0992 www.fuctura.com.br

Fuctura Tecnologia Rua Nicarágua, 159 Espinheiro (81) 3221.9116 / 3088.0992 www.fuctura.com.br Topic 105: Kernel 1.105.1 Gerenciando módulos do Kernel Descrição: Um administrador deve ter a habilidade de gerenciar e obter informações de módulos do Kernel. /lib/modules/kernel-version/modules.dep

Leia mais

Comandos importantes Virtual Box Linux Compartilhamento

Comandos importantes Virtual Box Linux Compartilhamento Comandos importantes Virtual Box Linux Compartilhamento 1º passo - Acessar Virtual Box plataforma criada dispositivos pasta compartilhadas clicar no botão + no canto direito escolher destino ( Desktop)

Leia mais

Manual Técnico BRMA BALANCE

Manual Técnico BRMA BALANCE B R M A B a l a n c e Manual Técnico BRMA BALANCE EMPRESA Atuando no segmento de comunicação de dados desde 1998, a BRconnection vem se destacando por desenvolver e disponibilizar ao mercado a solução

Leia mais

Trivia. /etc/passwd. /etc/passwd. /etc/group. /etc/passwd. Exemplo: Gestão de Utilizadores em Linux

Trivia. /etc/passwd. /etc/passwd. /etc/group. /etc/passwd. Exemplo: Gestão de Utilizadores em Linux Trivia Qual foi o 1º sistema de ficheiros implementado no kernel Linux? O programa swapon cria novas partições de swap. Sim/Não? Como podemos saber quais os sistemas de ficheiros montados? Gestão de Utilizadores

Leia mais

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO V Configuração Avançada de Sistemas Operativos Servidores Duração: 42 tempos Conteúdos

Leia mais

1- Qual das opções abaixo não corresponde a um parâmetro do comando ls? A) -L B) -e C) -a D) -S

1- Qual das opções abaixo não corresponde a um parâmetro do comando ls? A) -L B) -e C) -a D) -S 1- Qual das opções abaixo não corresponde a um parâmetro do comando ls? A) -L B) -e C) -a D) -S 2- De acordo com o resultado abaixo, diga qual possível comando foi digitado: -rw------- 1 aluno aluno 2079

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Linux: Adicionando Usuários Fabricio Breve Introdução Administradores precisam ter um entendimento completo de como funcionam contas Linux Contas

Leia mais

Relató rió LikeWise, FTP e DHCP. Instalação e Configuração de Servidores de Rede

Relató rió LikeWise, FTP e DHCP. Instalação e Configuração de Servidores de Rede Relató rió LikeWise, FTP e DHCP INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Instalação e Configuração de Servidores de Rede Trabalho realizado por: Tiago Conceição Nº 11903 Índice

Leia mais

Linux Uma breve introdução Parte 2 de 2

Linux Uma breve introdução Parte 2 de 2 Linux Uma breve introdução Parte 2 de 2 Diego Viégas Consultor em Projetos de Software Livre 1 Agenda Quarta-feira, 08/12/2004, de 14 às 18: Introdução ao sistema operacional Linux. OK Distribuições. OK

Leia mais

Engenharia Informática

Engenharia Informática Engenharia Informática Administração de Sistemas 3º ano Pós Laboral Docente: Armando Ventura Discentes: 4383 Nuno Varela 4412 Paula Gracinda 2009/2010 A realização deste trabalho foi precedida da instalação

Leia mais

Sistemas Embarcados. Filesystem Hierarchy Standard (FHS) Root filesystem. Aula 06

Sistemas Embarcados. Filesystem Hierarchy Standard (FHS) Root filesystem. Aula 06 Introdução Sistemas Embarcados Root File System Linux (kernel) é apenas uma parte de um sistema embarcado Preciso executa a inicialização do sistema e de aplicações Necessário montar o sistema de arquivos

Leia mais

Informática Fácil NOÇÕES DE LINUX. Prof.: Adelson Gomes Ferraz Antonio Carlos Reis

Informática Fácil NOÇÕES DE LINUX. Prof.: Adelson Gomes Ferraz Antonio Carlos Reis Informática Fácil NOÇÕES DE LINUX Prof.: Adelson Gomes Ferraz Antonio Carlos Reis Cronologia 1. 1969 Univ Berkeley, Califórnia, cria-se o SO UNIX para uso geral em grandes computadores 1. Década de 70

Leia mais

INDICE. Capo 1 - A linha de comandos

INDICE. Capo 1 - A linha de comandos " INDICE Capo 1 - A linha de comandos 1.0 - Introdução 1 1.1 - Conceitos básicos 8 1.1.1 - Utilizadores, tarefas e processos 8 1.1.2 - Sistema de ficheiros 11 1.1.3 - A árvore de directorias do Linux 13

Leia mais

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux SOFTWARE LIVRE A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito

Leia mais

REVISÃO LINUX CAP /SIN PROF. ESTRELA. e) os

REVISÃO LINUX CAP /SIN PROF. ESTRELA. e) os REVISÃO LINUX CAP /SIN PROF. ESTRELA 1 - Em um determinado servidor Linux, a saída do comando "df" aponta 100% de uso no "/". Isso significa que a(o): a) rede atingiu sua capacidade máxima de recepção.

Leia mais

Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática. Sistema de Arquivos. Prof. João Paulo de Brito Gonçalves

Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática. Sistema de Arquivos. Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática Sistema de Arquivos Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Introdução É com o sistema de arquivos que o usuário mais nota a presença do sistema operacional.

Leia mais

Principais Comandos do Terminal no LINUX

Principais Comandos do Terminal no LINUX Principais Comandos do Terminal no LINUX Estes comandos não visam ser um compêndio completo de operação, haja vista que se possui mais comandos que esses aqui que serão listados, logo os comandos são:

Leia mais

Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores

Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores Prof.: Roberto Franciscatto Introdução Perguntas iniciais O que você precisa colocar para funcionar? Entender a necessidade Tens servidor específico

Leia mais

Algumas informações sobre a rede informática do ISA

Algumas informações sobre a rede informática do ISA Algumas informações sobre a rede informática do ISA Fernanda Valente Graça Abrantes A grande maioria dos computadores do Instituto Superior de Agronomia estão ligados entre si constituindo uma Intranet,

Leia mais

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos Partição Parte de um disco físico que funciona como se fosse um disco fisicamente separado. Depois de criar uma partição, você deve formatá-la e atribuir-lhe uma letra de unidade antes de armazenar dados

Leia mais

Instalação e configuração Linux CentOS 6.x

Instalação e configuração Linux CentOS 6.x Instalação e configuração Linux CentOS 6.x Objetivo: Instalar e configurar o sistema operacional Linux CentOS e efetuar suas configurações iniciais. 1- Abra o Virtuabox e clique em novo, e configure conforme

Leia mais

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER CONTEÚDOS. Nº horas ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. Unidade de Ensino/Aprendizagem 1 O SISTEMA OPERATIVO UNIX/LINUX

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER CONTEÚDOS. Nº horas ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. Unidade de Ensino/Aprendizagem 1 O SISTEMA OPERATIVO UNIX/LINUX ANO:12 º Tecnologias Informáticas ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/9 Unide de Ensino/Aprendizagem 1 O SISTEMA OPERATIVO UNIX/LINUX Subunide 1: Núcleo e filosofia UNIX -Conceitos básicos - História - Utilizadores,

Leia mais

Conteúdo 1 Comandos Básicos. Questão 1: Que comando permite encerrar o sistema definitivamente?

Conteúdo 1 Comandos Básicos. Questão 1: Que comando permite encerrar o sistema definitivamente? Conteúdo 1 Comandos Básicos Questão 1: Que comando permite encerrar o sistema definitivamente? a) shutdawn b) shutdown t now c) shutdown r now d) shutdwon h now e) shutdown h now Questão 2: Que comando

Leia mais

Simulado Linux. 5 Existe um diretório responsável pelas bibliotecas compartilhadas e módulos do kernel, que diretório é esse?

Simulado Linux. 5 Existe um diretório responsável pelas bibliotecas compartilhadas e módulos do kernel, que diretório é esse? Simulado Linux 1 Qual dos diretórios abaixo é responsável pelos dados e serviços oferecidos pelo equipamento com o Linux rodando? A) srv B) sbin C) opt D) dev E) mnt 2 Posso considerar o diretório bin

Leia mais

Linux. Wagner de Oliveira

Linux. Wagner de Oliveira Linux Wagner de Oliveira Um computador, uma mesa, um usuário. Duas pessoas não podem trabalhar em paralelo, executando o Microsoft Word na mesma máquina, simultaneamente. Windows 2003 Advanced Server +

Leia mais

ESCOLA S/3 ARQ. OLIVEIRA FERREIRA DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS SUBDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 5 2º ANO

ESCOLA S/3 ARQ. OLIVEIRA FERREIRA DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS SUBDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 5 2º ANO ESCOLA S/3 ARQ. OLIVEIRA FERREIRA DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS SUBDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 5 2º ANO TÉCNICO DE INFORMÁTICA/INSTALAÇÃO E GESTÃO DE REDES 2008/2009

Leia mais

Impressão do Manual do Utilizador

Impressão do Manual do Utilizador bibliopac Interface WWW Versão 2003 Guia de instalação rápida Junho 2003 ATENÇÃO! Impressão do Manual do Utilizador No CD de instalação está disponível o ficheiro Interface WWW Manual.PDF. Este manual,

Leia mais

Luiz Antonio Jacques Noal. Novatec

Luiz Antonio Jacques Noal. Novatec Luiz Antonio Jacques Noal Novatec Copyright 2016 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por

Leia mais

INTRODUÇÃO A LINUX. Características Sistema operacional Software livre Criado em 1991 por Linus Torvalds Dividido em duas partes principais 26/11/2013

INTRODUÇÃO A LINUX. Características Sistema operacional Software livre Criado em 1991 por Linus Torvalds Dividido em duas partes principais 26/11/2013 1 2 INTRODUÇÃO A LINUX ADRIANO SILVEIRA ADR_SILVEIRA@YAHOO.COM.BR Características Sistema operacional Software livre Criado em 1991 por Linus Torvalds Dividido em duas partes principais Kernel núcleo do

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Sistema Operacional Linux > Configuração de Redes www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução O Linux foi criado por Linus Torvalds em 1991, na época em

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO PROTOCOLOS DA INTERNET FAMÍLIA TCP/IP INTRODUÇÃO É muito comum confundir o TCP/IP como um único protocolo, uma vez que, TCP e IP são dois protocolos distintos, ao mesmo tempo que, também os mais importantes

Leia mais

Introdução ao Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Pouso Alegre

Introdução ao Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Pouso Alegre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Pouso Alegre Introdução ao Linux Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery Agenda Comandos do Sistema Comandos para Processos

Leia mais

Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1. Aula 3 SENAC TI Fernando Costa

Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1. Aula 3 SENAC TI Fernando Costa Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1 Aula 3 SENAC TI Fernando Costa Agenda Manipulação de arquivos Comandos: cat, cut, expand,fmt, head, join, nl, od, paste, pr, split, tac, tail, tr,

Leia mais

Conteúdo do pacote de 03 cursos hands-on

Conteúdo do pacote de 03 cursos hands-on Conteúdo do pacote de 03 cursos hands-on Windows Server 2012 Virtualização Hyper-v Firewall Pfsense C o n t e ú d o d o c u r s o H a n d s - on 2 Sumário 1 Conteúdo Windows 2012... 3 2 Conteúdo Virtualização...

Leia mais

Revisão Aula 3. 1. Explique a MBR(Master Boot Record)

Revisão Aula 3. 1. Explique a MBR(Master Boot Record) Revisão Aula 3 1. Explique a MBR(Master Boot Record) Revisão Aula 3 1. Explique a MBR(Master Boot Record). Master Boot Record Primeiro setor de um HD (disco rígido) Dividido em duas áreas: Boot loader

Leia mais

Objetivos Instalação Gerência de Pacotes UNIX Shell. Curso UNIX. Matheus Braun Magrin Felipe dos Santos Silveira

Objetivos Instalação Gerência de Pacotes UNIX Shell. Curso UNIX. Matheus Braun Magrin Felipe dos Santos Silveira Curso UNIX Matheus Braun Magrin Felipe dos Santos Silveira Universidade Federal de Santa Catarina 25 de Setembro de 2010 CHAMADA Objetivos Instalação do sistema Ubuntu 10.04 Conhecer a origem do sistema

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Linux Network Servers

Linux Network Servers NFS A sigla NFS, do inglês Network File System, significa Sistema de Arquivos de Rede. Através de programas específicos no servidor e nas máquinas clientes, podemos fazer com que esses clientes acessem

Leia mais

comandos básicos linux.

comandos básicos linux. comandos básicos linux. clear: Limpa a tela e posiciona o cursor no canto superior esquerdo do vídeo. df: Mostra o espaço livre/ocupado de cada partição. df [opções] a Inclui sistemas de arquivos com 0

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro

Leia mais

Linux. Guia do Administrador do Sistema. Rubem E. Ferreira. Segunda Edição Revisada e Ampliada. Novatec

Linux. Guia do Administrador do Sistema. Rubem E. Ferreira. Segunda Edição Revisada e Ampliada. Novatec Linux Guia do Administrador do Sistema Segunda Edição Revisada e Ampliada Rubem E. Ferreira Novatec Sumário Aviso importante!...17 Sobre o autor...18 Prefácio...19 Parte I Linux básico...21 Capítulo 1

Leia mais

Escola Básica 2, 3 de Lamaçães Planificação Anual 2007/08 Tecnologias de Informação e Comunicação

Escola Básica 2, 3 de Lamaçães Planificação Anual 2007/08 Tecnologias de Informação e Comunicação Escola Básica 2, 3 de Lamaçães Planificação Anual 2007/08 Tecnologias de Informação e Comunicação Unidade de Ensino/Aprendizagem Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios Conceitos

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Capitulo 1

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Capitulo 1 Capitulo 1 Montagem de duas pequenas redes com a mesma estrutura. Uma é comandada por um servidor Windows e outra por um servidor linux, os computadores clientes têm o Windows xp Professional instalados.

Leia mais

Tutorial para Instalação do Ubuntu Server 10.04

Tutorial para Instalação do Ubuntu Server 10.04 Tutorial para Instalação do Ubuntu Server 10.04 Autor: Alexandre F. Ultrago E-mail: ultrago@hotmail.com 1 Infraestrutura da rede Instalação Ativando o usuário root Instalação do Webmin Acessando o Webmin

Leia mais

Escola Profissional Vasconcellos Lebre

Escola Profissional Vasconcellos Lebre CURSO UNIDADE LOCAL DE FORMAÇÃO DURAÇÃO FORMADORA EFA-NS/NÍVEL 3 TEC. INF. GESTÃO DE REDES FT5 SISTEMA OPERATIVO DISTRIBUIÇÃO LINUX ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE 50 HORAS Paulo Relvas Reflexão

Leia mais

Objetivos do Curso. Organização do Curso. Apresentação do Curso. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Objetivos do Curso. Organização do Curso. Apresentação do Curso. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Apresentação do Curso 1 Objetivos do Curso Sistema Operacional Unix/Linux;

Leia mais

SMB vs NFS. Técnico Integrado em Telecomunicações turma 6080822

SMB vs NFS. Técnico Integrado em Telecomunicações turma 6080822 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SÃO JOSÉ SANTA CATARINA SMB vs NFS Técnico Integrado em Telecomunicações

Leia mais

NBT - é o protocolo que faz o mapeamento entre nomes (de computadores ) e IP s.

NBT - é o protocolo que faz o mapeamento entre nomes (de computadores ) e IP s. Capítulo 9 Serviços de ficheiros em rede Microsoft (SMB) Introdução Em 1984 a Microsoft fez uma API (Application Programming Interface) para que as suas aplicações pudessem partilhar dados numa rede. Esta

Leia mais

Sumário Instalando o Windows 2000 Server... 19

Sumário Instalando o Windows 2000 Server... 19 O autor... 11 Agradecimentos... 12 Apresentação... 13 Introdução... 13 Como funcionam as provas de certificação... 13 Como realizar uma prova de certificação... 13 Microsoft Certified Systems Engineer

Leia mais

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações Sistemas Multimédia Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP Redes e Comunicações Francisco Maia famaia@gmail.com Já estudado... Motivação Breve História Conceitos Básicos Tipos de Redes Componentes

Leia mais

Gerenciamento de Grupos e Usuários no Linux

Gerenciamento de Grupos e Usuários no Linux Gerenciamento de Grupos e Usuários no Linux Material desenvolvido por Rafael Fernando Diorio Última revisão em 04/08/2013 www.diorio.com.br rafael@diorio.com.br Tópicos Introdução Arquivos de grupos e

Leia mais

TeamWork. Manual do Utilizador. Para Windows XP

TeamWork. Manual do Utilizador. Para Windows XP TeamWork Manual do Utilizador Para Windows XP V3.2_XP Fevereiro 2008 ÍNDICE TeamWork Para que serve... 3 TeamWork Como instalar e configurar... 4 TeamWork Como utilizar... 4 Apoio para instalação e configuração.

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DE REDE

MANUAL DO UTILIZADOR DE REDE MANUAL DO UTILIZADOR DE REDE Guardar o registo de impressão na rede Versão 0 POR Definições de notas Ao longo do Manual do utilizador, é utilizado o seguinte ícone: Notas sobre como enfrentar situações

Leia mais

Capítulo 8 - Aplicações em Redes

Capítulo 8 - Aplicações em Redes Capítulo 8 - Aplicações em Redes Prof. Othon Marcelo Nunes Batista Mestre em Informática 1 de 31 Roteiro Sistemas Operacionais em Rede Modelo Cliente-Servidor Modelo P2P (Peer-To-Peer) Aplicações e Protocolos

Leia mais

Gerenciamento de Boot

Gerenciamento de Boot - Gerenciamento de Boot é um meio de você configurar e trabalhar com diversos sistemas operacionais instalados. - Gerenciador de Boot é um pequeno software instalado no Master Boot Record (MBR) nas trilhas

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Não-Proprietários II

Administração de Sistemas Operacionais Não-Proprietários II Faculdade Senac Porto Alegre - FSPOA Administração de Sistemas Operacionais Não-Proprietários II UC: Administração de Redes Aula 01 1/15 Faculdade Senac Porto Alegre - FSPOA Revisão 2/15 Linux e Distribuições

Leia mais

ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS. 10.0.0.0 até 10.255.255.255 172.16.0.0 até 172.31.255.255 192.168.0.0 até 192.168.255.255. Kernel

ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS. 10.0.0.0 até 10.255.255.255 172.16.0.0 até 172.31.255.255 192.168.0.0 até 192.168.255.255. Kernel ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS Foram reservados intervalos de endereços IP para serem utilizados exclusivamente em redes privadas, como é o caso das redes locais e Intranets. Esses endereços não devem ser

Leia mais

TeamWork. Manual do Utilizador. Para Windows Vista

TeamWork. Manual do Utilizador. Para Windows Vista TeamWork Manual do Utilizador Para Windows Vista V3.2_Vista Fevereiro 2008 ÍNDICE TeamWork Para que serve... 3 TeamWork Como instalar e configurar... 4 TeamWork Como utilizar... 4 Apoio para instalação

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA INFORMÁTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA INFORMÁTICA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA INFORMÁTICA 26. Considerando o sistema de numeração Hexadecimal, o resultado da operação 2D + 3F é igual a: a) 5F b) 6D c) 98 d) A8 e) 6C 27. O conjunto

Leia mais

Universidade Tuiuti do Paraná Especialização em Redes de Computadores. Módulo LPI Aula 1. Meu Deus do Shell! Porque eu não optei pelo Linux antes?

Universidade Tuiuti do Paraná Especialização em Redes de Computadores. Módulo LPI Aula 1. Meu Deus do Shell! Porque eu não optei pelo Linux antes? Universidade Tuiuti do Paraná Especialização em Redes de Computadores Módulo LPI Aula 1 Meu Deus do Shell! Porque eu não optei pelo Linux antes? 1 [1] NEVES, Júlio César Profº André Luiz andreluizsp@gmail.com

Leia mais

Introdução ao Linux: Parte I

Introdução ao Linux: Parte I Data: Introdução ao Linux: Parte I Marcelo Ribeiro Xavier da Silva marceloo@inf.ufsc.br Histórico 3 Origem do GNU Linux Em 1983, Richard Stallman fundou a Free Software Foundation, com o intuito de criar

Leia mais

Julgue os itens a seguir referentes a conceitos de software livre e licenças de uso, distribuição e modificação.

Julgue os itens a seguir referentes a conceitos de software livre e licenças de uso, distribuição e modificação. Julgue os itens a seguir referentes a conceitos de software livre e licenças de uso, distribuição e modificação. 1.Todo software livre deve ser desenvolvido para uso por pessoa física em ambiente com sistema

Leia mais

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO III Sistema Operativo Servidor Duração: 52 tempos Conteúdos (1) Efectuar o levantamento

Leia mais

Instalação do Sistema. Treinamento OTRS Help Desk

Instalação do Sistema. Treinamento OTRS Help Desk Instalação do Sistema Treinamento OTRS Help Desk Sumário Instalação... 3 Recomendações...3 Requisitos de Instalação...5 Preparando a Instalação no CentOS 6.5 (64 bits)...5 Preparando a Instalação no Ubuntu

Leia mais

Alterna para o primeiro terminal. No Linux você pode ter vários (o padrão é 6) terminais abertos ao mesmo tempo.

Alterna para o primeiro terminal. No Linux você pode ter vários (o padrão é 6) terminais abertos ao mesmo tempo. Alterna para o primeiro terminal. No Linux você pode ter vários (o padrão é 6) terminais abertos ao mesmo tempo. (n=1 a 6) Alterna para o terminal (1 a 6).

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V 1- Visão Geral Neste manual você aprenderá a instalar e fazer a configuração inicial do seu firewall Netdeep

Leia mais

4 Serviços de Aplicação

4 Serviços de Aplicação 4 Serviços de Aplicação A existência de um suporte de comunicação permite a interligação de diversos dispositivos e também a disponibilização de diversas aplicações que adicionam funcionalidades ao sistema.

Leia mais

Linux Administração. Sobre o curso. Destinatários. Redes e Sistemas - Sistemas Operativos

Linux Administração. Sobre o curso. Destinatários. Redes e Sistemas - Sistemas Operativos Linux Administração Redes e Sistemas - Sistemas Operativos Localidade: Braga Data: 08 Aug 2016 Preço: 1050 ( Os valores apresentados não incluem IVA. Oferta de IVA a particulares e estudantes ) Horário:

Leia mais

IPBRICK. iportalmais - Serviços de Internet e Redes, Lda.

IPBRICK. iportalmais - Serviços de Internet e Redes, Lda. IPBRICK Manual de Instalação iportalmais - Serviços de Internet e Redes, Lda. Janeiro 2006 2 Copyright c iportalmais Todos os direitos reservados. Janeiro 2006. A informação contida neste documento está

Leia mais

Compartilhamento de arquivos e diretórios

Compartilhamento de arquivos e diretórios Compartilhamento de arquivos e diretórios O compartilhamento de arquivos e diretórios foi uma das aplicações que motivou o desenvolvimento inicial da rede de computadores. 19 E xistem dois protocolos de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Formando-Fernando Oliveira Formador- João Afonso Mediador-Cristina Goulão Curso Técnico de Informática e Gestão de Redes ufcd / 20 11/11/2013 Turma

Formando-Fernando Oliveira Formador- João Afonso Mediador-Cristina Goulão Curso Técnico de Informática e Gestão de Redes ufcd / 20 11/11/2013 Turma Formando-Fernando Oliveira Formador- João Afonso Mediador-Cristina Goulão Curso Técnico de Informática e Gestão de Redes ufcd / 20 11/11/2013 Turma -SDR LINUX ADMINISTRAÇÃO DNS significa (sistema de nomes

Leia mais

Conteúdo do pacote de 05 cursos hands-on Linux

Conteúdo do pacote de 05 cursos hands-on Linux Conteúdo do pacote de 05 cursos hands-on Linux Linux Básico Linux Intermediário Proxy Squid Firewall Netfilter / Iptables Samba 4 C o n t e ú d o d o c u r s o H a n d s - on L i n u x 2 Sumário 1 Linux

Leia mais

Roteiro Prático para a Migração dos Servidores Turing e Godel

Roteiro Prático para a Migração dos Servidores Turing e Godel Roteiro Prático para a Migração dos Servidores Turing e Godel Alfenas, Abril de 2010. Rodrigo Martins Pagliares Última atualização: 27/05/2010 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Instalação do Debian Lenny

Leia mais

MATRIZ DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

MATRIZ DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DISCIPLINA: TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS 12º CÓD 259 MODALIDADE DA PROVA: PRÁTICA ÉPOCA: 1ªFASE / 2ª FASE DURAÇÃO: 120 MINUTOS Objectivos/Competências Conteúdos Estrutura da Prova Cotações Critérios de Correcção

Leia mais

Sumário. 1 Instalando o Windows XP Professional...19

Sumário. 1 Instalando o Windows XP Professional...19 Agradecimentos... 5 O autor... 6 Apresentação... 13 Introdução... 13 Como funcionam as provas de certificação... 13 Como realizar uma prova de certificação... 13 Microsoft Certified Systems Engineer -

Leia mais

Configurando um Servidor de Arquivos SAMBA. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com

Configurando um Servidor de Arquivos SAMBA. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com Configurando um Servidor de Arquivos SAMBA. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com Porque usar o Servidor Samba Server? Compartilhamento de arquivos; Servidor de arquivos;

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO BRASQUID

MANUAL DO USUÁRIO BRASQUID MANUAL DO USUÁRIO BRASQUID Saulo Marques FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUIBA Sumário 1 Instalação... 4 2 Configuração inicial... 6 2.1 Scripts e Arquivos Auxiliares... 10 2.2 O Squid e suas configurações...

Leia mais

Comandos de Linux. Autor: Patrick Wallace Figueiredo dos Santos Rocha

Comandos de Linux. Autor: Patrick Wallace Figueiredo dos Santos Rocha Comandos de Linux Autor: Patrick Wallace Figueiredo dos Santos Rocha Comandos de linux 1. ls (lista o conteúdo de um diretório) $ ls 2. ls -a (lista os diretórios, arquivos oculto e executáveis) $ ls -a

Leia mais

Módulos...2 Shell...3

Módulos...2 Shell...3 Cesar Kállas cesarkallas@gmx.net Curso GNU/Linux Realização CAECOMP Puc Campinas 2004 Capítulo 2 O Kernel...2 Módulos...2 Shell...3 Scripts...3 Bourne Shell sh...3 Bourne-Again Shell bash...3 Korn Shell

Leia mais

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.com Serviços DHCP Server: O DHCP ("Dynamic Host Configuration Protocol" ou "protocolo de configuração

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais O Sistema de Arquivos Fabricio Breve O que você encontra no Sistema de Arquivos do Linux... Processos Portas seriais Canais de comunicação entre

Leia mais

Especificação do Sistema Operativo CAMES - CAixa Mágica Enterprise Server

Especificação do Sistema Operativo CAMES - CAixa Mágica Enterprise Server Especificação do Sistema Operativo CAMES - CAixa Mágica Enterprise Server Versão: 1.06 Data: 2010-11-15 SO CAMES 1 ÍNDICE A Apresentação do CAMES - CAixa Mágica Enterprise Server - Sistema Operativo de

Leia mais