OBJECTIVO(S): CONTEÚDOS TEÓRICO / PRÁTICOS SUGESTÕES DIDÁCTICAS. Nº Designação Desenvolvimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBJECTIVO(S): CONTEÚDOS TEÓRICO / PRÁTICOS SUGESTÕES DIDÁCTICAS. Nº Designação Desenvolvimento"

Transcrição

1 UNIDADE DE FORMAÇÃO 3.Instalação de redes cliente-servidor OBJECTIVO(S): Instalar,configurar o Windows Server, e utilizadores. Instalar e configurar servidor de impressão, pastas, comunicação e DNS Instalar e configurar servidor WEB IIS. Instalar e configurar servidor de Exchange Server ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO INSTALAÇÃO E GESTÃO DE REDES INFORMÁTICAS SAIDA PROFISSIONAL Técnico de informática / instalação e gestão de redes (nível 3) Nº Designação Desenvolvimento 3.1 Instalação, redes Cliente / Servidor em ambiente Windows Server Instalação de Redes Cliente / Servidor em ambiente Windows Server - Instalação e Configurar do Windows Server Fundamentos Projecto Exemplo Acesso à Internet Endereços IP Servidores Características do Windows Server Domínio Active Directory Instalar e Configurar o Windows Server Configurar a Placa de Rede e o TCP/IP Assistente para configurar o Servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) Desempenho Ajuste da Memória Virtual Utilitários de monitorização do desempenho Instalação Física Configurar os Clientes Testar a Rede DURAÇÃ O 90

2 3.1 (Cont.) Instalação, redes Cliente / Servidor em ambiente Windows Server (Cont.) Administração de utilizadores - Administração de utilizadores Fundamentos Gerir Utilizadores e Grupos Adicionar Novos Utilizadores Adicionar Novos Grupos Políticas de Segurança Principais Configurações de Segurança Auditoria Autenticação Instalação e configuração de servidores de impressão, pastas, comunicação e DNS Instalação e configuração de servidores de impressão, pastas, comunicação e DNS. - Servidores de Impressão e Pastas Fundamentos Servidor de Impressão Auditoria Aceder à Impressora a Partir dos Clientes Servidor de Pastas Quotas Auditoria Acesso a pastas partilhadas a partir dos Clientes Optimizar o Desempenho Servidor de Comunicação Fundamentos Partilhar a ligação à Internet Endereçamento IP Configurar os Clientes Routing e Acesso Remoto WinGate

3 3.1 Instalação, redes Cliente / Servidor em ambiente Windows Server. (Cont.) Instalação e configuração de servidores de impressão, pastas, comunicação e DNS. - Servidor DNS Fundamentos Instalar o Servidor DNS Configurar o Servidor DNS Testando o Servidor DNS Servidor DNS Para Domínios Válidos na Internet 3.2 Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux Instalar e configurar o Linux Server, administração básica - ADMINISTRAÇÃO BÁSICA Conceitos sobre shell. Tipos de shell. bash, sh, csh, tcsh, ash, zsh, ksh. Bash, o shell padrão da GNU. Ambientar-se no shell. Trabalhar as múltiplas consolas e alternar entre elas. Trabalhar consolas e Interface Gráfica simultaneamente. O que é um comando. Comandos rápidos de teclado. Trabalhar multiutilizadores. Digitar um comando. Corrigir comandos. Repetir um comando. A lista de históricos de comandos. Completar automaticamente um comando. Cancelar um comando. Comando history. Copiar e colar na consola. Efetuar o logout. 90

4 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux Instalar e configurar o Linux Server, administração básica. (Cont.) - ADMINISTRAÇÃO BÁSICA (Cont.) Desligar o Linux correctamente. Múltiplas formas de desligar e reiniciar o Servidor. O comando shutdown e suas opções (mensagens, encerramento programado timer). Desactivar as formas de encerramento do Servidor. Impedir o Servidor de encerar. shutdown. halt. reboot. poweroff. Obter ajuda para comandos. man. Ler o manual electrónico. O directório /usr/share/man. Considerações sobre as páginas de manual. whatis. info. apropos. Considerações sobre tipos de pasta normal, directório, link, bloco, caractere, fifo, socket. As cores de pastas e pastas numa listagem. Alterar as cores da listagem de pastas. Alterar as cores de fundo da consola. Alterar a fonte da consola. Visualizar o calendário. Actualizar data e hora. date. hwclock. O pasta /etc/tzconfig.

5 3.2 (cont ) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, administração básica - ADMINISTRAÇÃO BÁSICA (Cont.) Visualizar processos e programas em execução. Iniciar e encerrar um programa residente. Encerrar um processo em execução. Forçar o enceramento. Limpar a ambiente de trabalho. Utilizar a pausa em comandos Instalar e configurar o Linux Server, o sistema de pasta Linux Instalar e configurar o Linux Server, utilizadores e grupos O SISTEMA DE PASTAS LINUX A árvore de directorias Linux. Directorias importantes e seus conteúdos. O directório /. O directório /bin. O directório /dev. O directório /etc. O directório /home. O directório /tmp. O directório /usr. O directório /var. O directório /opt. O directório /proc. O directório /mnt. Outros directorias e subdirectorias importantes. Tipos mais comuns de dispositivo (hdx, sdx, scx, fdx, ttysx,ttyx, psaux, dsp, audio, mixer, zero, null) O /proc como sistema de pasta virtual - UTILIZADORES E GRUPOS Visualizar os utilizadores actualmente ligados. Visualizar as secções de login. Criar utilizadores. Criar password do utilizador.

6 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, utilizadores e grupos. (Cont.) - UTILIZADORES E GRUPOS.(Cont.) Criar grupos. Adicionar utilizadores a grupos. Identificar UID e GID. Alterar nomes de login. Desactivar temporariamente um utilizador. Desligar um utilizador. Trabalhar directivas de utilizador. Directivas de passwords, alteração, tempo. Excepções às directivas. Pastas de directivas. Personalizar o directório do utilizador. Remover um utilizador. Bloqueando um utilizador. Definir parâmetros de uma conta. Dias e datas de expiração. Definir privilégios especiais a utilizadores. Definir políticas de segurança quanto à contas. useradd. usermod. userdel. groupadd. groupmod. groupdel. groups. id. O pasta /etc/passwd. O pasta /etc/shadow. O pasta /etc/group. O pasta /etc/login.defs. O diretorio /etc/skel. chfn. chage. w. who. users.

7 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, pastas e directórios - PASTAS E DIRETÓRIOS Listar o conteúdo do directório, mudar de directório, Criar um directório, copiar directório, remover um directório vazio, remover um directório com conteúdo, Visualizar o caminho completo do directório actual, ir para o directório do utilizador ligado. Tamanho de directorias. Criar pastas ou directorias ocultas. Executar programas e processos. cd. ls. rm. mv. cp. mkdir. ln. tree. touch. Pastas ocultos. Criar link simbólico e hard link. Entender as permissões de pastas e directorios. Alterar as permissões de múltiplas maneiras. Alterar propriedade de pastas e directorias. chmod. chown. chgrp. chattr. stat. RegEx type. find. file. O MC (Midnight Commander).

8 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, trabalhar o conteúdo das pastas - TRABALHAR CONTEÚDO DAS PASTAS Localizar pastas por nome, data, tipo e proprietário. Procurar caracteres específicos em numa listagem de pastas. more. less. cat. head. tail. tac. wc. grep. sort. uniq. cut. expand. awk. nl. split. csplit. tee. xargs. tr. sed. od. pr Instalar e configurar o Linux Server, backup agendar tarefas. - BACKUP E AGENDAR TAREFAS Comandos de backup. Compactar e Descompactar pastas. Trabalhar com os formatos.zip,.z,.gz,.bz2. Usar Tar. Usar Gzip.

9 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, backup e agendar tarefas.(cont.) - BACKUP E AGENDAR TAREFAS.(Cont.) Executar backups no Linux. Gerir e restaurar um backup. Realizar backups em disquetes. Fita. Realizar backup em fita. RMT Remote Tape Realizar backup em fita através da rede. Restaurar backup. Usar o Amanda. Amanda Server. Amanda Client. compress. cpio. bzip2. Agendando tarefas. Usar crond para a execução de tarefas automáticas. Scripts de backup e backup automatizado. Agendar tarefas. crontab. atd. O diretorio /var/spool/cron/. O diretorio /var/spool/at/ Instalar e configurar o Linux Server, administração avançadas - - ADMINISTRAÇÃO AVANÇADA DO LINUX. O processo INIT. Conceito de runlevels. Função de runlevels. runlevel. init. /etc/inittab. /etc/rc.d/init.d/.

10 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, administração avançada. (Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, KERNEL - - ADMINISTRAÇÃO AVANÇADA DO LINUX. /etc/rc.3/rcx.d/. /etc/rc.d/rc.sysinit. /etc/rc.d/rc.local. - KERNEL. Considerações sobre o kernel. Versões de kernel Linux. Encontrar um kernel linux. Pacotes necessários para a compilação de um kernel dentro de um sistema RedHat. Compilar o kernel. Compilar módulos. Descrição das principais opções. Gerir os módulos. Considerações sobre módulos. Kernel Modular X Kernel Monolítico. insmod. rmmod. modprobe. O directório /lib/modules/. A pasta /lib/modules/$kernel/modules.dep. Visualizar a versão do Kernel. Compilar e personalizar o Kernel. O programa menuconfig. Otimizar o Kernel para o servidor. Seleccionar e desactivar recursos. Seleccionar e desinstalar módulos. Instalar múltiplos Kernels. Instalar um kernel no boot loader (LILO/GRUB).

11 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, KERNEL. (Cont.) - KERNEL.(Cont.) Configurar o LILO para boot múltiplos com múltiplos Kernels. LILO. GRUB. Passar parâmetros para o boot loader. Actualizar o Kernel com uma versão superior Instalar e configurar o Linux Server, serviços de redes - SERVIÇOS DE REDE. Considerações sobre /etc/rc.d/init.d/. Iniciar e parar serviços. A pasta /etc/services. Lista de portas e serviços no Linux. Encerrar um serviço ou porta. XINET.d. O arquivo /etc/xinetd.conf. A pasta /etc/xinet.d/. Inicializar e parar serviços do xinet.d. TCPWrappers. Conceito sobre o TCPWrappers. /etc/hosts.allow. /etc/hosts.deny Instalar e configurar o Linux Server, NIS - NIS. Configurar um Servidor NIS (Network Information Service). Criar um Domínio NIS. O arquivo /etc/yp.conf. Configurar um Cliente NIS. Aceder a contas no NIS.

12 Instalar e configurar o Linux Server, DHCP (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) - DHCP. Oque é DHCP. Onde usar o DHCP. Iniciar o servidor DHCP. Descrever os principais parâmetros. Lease Time. range. mac address. routers. domain name. Name servers. O arquivo /var/lib/dhcp/dhcpd.leases. Configurar o range de uma rede. Definir informações para a rede TCP. Definir IP e informações para uma máquina específica na rede através de seu endereço físico. Definir IPs para todas as máquinas na rede através de seu endereço físico. A coexistência de mais de um servidor DHCP na rede. Configurar um cliente para acessar a rede DHCP. O comando pump. O DHCP do Linux Instalar e configurar o Linux Server, DNS - DNS. Como funciona o DNS. Conceitos de DNS. Zona. Domínios. Nós. Servidores Matriz (root servers).

13 3.2 (cont) Instalação, redes Cliente/Servidor em ambiente Linux.(Cont.) Instalar e configurar o Linux Server, DNS. (Cont.) - DNS. FAPESP e Internic. DNS e replicação de zonas. O BIND (named) - Berkeley Internet Name Domain.. O arquivo /etc/named.conf. As instruções options e zone. O arquivo /var/named/named.ca. Criar e editar zonas. Delegar autoridade para novas zonas. Configurar a replicação das zonas. Configurar um servidor Master e Slave. Iniciar o servidor DNS. O papel do DNS e do hosts. Configurar um cliente. Que máquinas inserir no DNS Instalar e configurar o Linux Server, LOGS. - LOGS. Arquivos de log do sistema. A pasta /var/log. O arquivo messages. O syslogd. O arquivo syslog. Outros arquivos de log de aplicativos

14 Instalar e configurar o servidor, Web Instalação e configuração servidor WEB - Servidor Web Fundamentos Configurar um Servidor Web Configurar o Servidor Web para executar Programas em Perl Permitir que utilizadores da Internet tenham Acesso ao Servidor Web Desempenho Instalar e configurar o servidor Web, TELNET, RLOGIN E SSH. - TELNET, RLOGIN E SSH. Considerações sobre o login remoto. Considerações sobre o serviço cliente Telnet. Telnet. Configurar o serviço Telnet. Usar o serviço Telnet para administração remota. Executar aplicativos remotamente via Telnet. Shutdown remoto. Desabilitar o serviçotelnet. Impedir o servidor de usar o serviço Telnet. Outras formas de administração remota. Como, tendo uma conta em um servidor Linux, é possível acessar a arquivos do servidor mesmo sem Telnet. Rlogin. Desabilitar rlogin. Ligação a outras portas. O arquivo /etc/securetty. Desabilitar o acesso remoto do root. Configurar os serviços em xinetd.d. SSHd. Porque o SSH? Comparando o SSH ao telnet/ftp e o rlogin.

15 Instalar e configurar o servidor Web, TELNET, Instalação e RLOGIN E SSH.(Cont.) configuração servidor WEB (Cont.) - TELNET, RLOGIN E SSH.(Cont.) O Logon em máquinas remotas com o SSH. Copiar arquivos pelo SSH(scp). Criar uma nova assinatura digital. O Logon usando a assinatura. Utilizar o SSH para execução de programas remotos. Utilizar o SSH para Clientes X localmente. Túneis SSH. Habilitar e desabilitar o acesso remoto do utilizador de root Instalar e configurar o servidor Web,FTP - FTP. Wu-FTPd. FTP, o que é? Construir um servidor FTP. FTP público. FTP de utilizadores. Configurar um servidor FTP para Internet. A ligação a um servidor FTP. Utilizar um browser para ligação um servidor FTP. Comandos do cliente FTP. O directório pub. Configurar mensagens para os utilizadores. Configurar variáveis de mensagens. A pasta /var/ftp. O arquivo /etc/ftpaccess. Definir ícones de arquivo. Limitar o número de utilizadores. Realizar FTP para conta de utilizador.

16 3.3 Instalação e configuração de servidor WEB (Cont.) Instalar e configurar o servidor Web, FTP. (Cont.) - FTP.(Cont.) Configurar um servidor FTP Linux para uma máquina cliente em plataforma Windows. Limitar o utilizador á sua pasta raíz no FTP (ChangeRoot). Preparar uma pasta para um cliente atualizar seu site via FTP. Desactivar o FTP. Desactivar o utilizador anonymous. Definir utilizadores para usar o FTP Instalar e configurar o servidor Web, COMPUTAÇÂO REMOTA - COMPUTACÃO REMOTA. O que é? Utilizações. O VNC. VNC e o ambiente multiplataforma. VNC e a computação móvel. A ligação ao servidor VNC Linux e Windows. Configurar e executar um servidor VNC Instalar e configurar o servidor Web, TALK. - TALK. Usar o programa Talk. Configurar os serviços necessários para Talk. Inibir Talk Instalar e configurar o servidor Web, NFS - NFS. O que é o NFS - Network File System. Utilidades do NFS. Os daemons do NFS (rpcd,statd, mountd, nfsd). Configurar o arquivo exports. Iniciar os serviços de NFS.

17 3.3 Instalação e configuração de servidor WEB (Cont.) Instalar e configurar um servidor Web, NFS. (Cont.) - NFS.(Cont.) Definir permissões de pastas exportados. Aceder a pastas como root e utilizador. Importar pastas num servidor. Montar volumes NFS. Utilizar o mount para aceder a um recurso remoto. Configurar o /etc/fstab para acesso. Exportar o CD-ROM e instalar num outro servidor. Configurar um único site em múltiplos servidores usando NFS. Verificar partilhas locais e remotas (showmount). Configurar e executar o servidor NFS. RPC. Conceito do RPC. Versões de programas. RPC Info. Utilizar o RPC para verificar se um servidor remoto esta executar o NFS. Instalação automática. Considerações. Instalação automática X manual. Operaciaonalidade da instalação automática. O automount e o fstab. /etc/auto.master. /etc/auto.misc. Instalar sistemas remotos automaticamente. Configurar o NFS no Boot para iniciar um servidor com pastas criadas. Utilizar o NFS para configurar pastas de utilizadores únicos num servidor.

18 3.3 Instalação e configuração de servidor WEB (Cont.) Instalação e configuração de servidor Web, APACHE - SERVIDOR APACHE. Servidores de páginas. O que é um servidor de páginas. Aplicações de um servidor de páginas. O Apache Web Server. Aplicações do Apache. Utilizar um browser para acessar um servidor de páginas. Configurar o servidor de páginas Apache. Iniciar o Apache. Configurar o site principal de um servidor. Pastas do Apache. Abrir a página principal de um site. Configurar o arquivo httpd.conf. Criar múltiplos sites em um servidor. Criar mais de um domínio (Domínio virtual). Gerir domínios virtuais. Realizar FTP para o site principal, atualizando-o. Configurar uma área restrita num site. Aceder uma área restrita no site com username e password. Criar sites de clientes e executar FTP para o site, atualizando-o. Interagir o site com o servidor FTP para a Internet. Criar aliases para diretórios locais. Controle de acesso. Autenticação de utilizadores. Monitorizar o servidor Web. Reiniciar o servidor Apache. Analizar arquivos de log do Apache

19 3.3 Instalação e configuração de servidor WEB (Cont.) Instalar e configurar o servidor Web, PROXY - PROXY. Proxy e cache de acessos. O que é um proxy? Onde utilizar um proxy? O que é a cache de acessos? Onde utilizar a cache de acessos? O Squid. O arquivo /etc/squid.conf. Habilitar o proxy e o cache de acessos. Criar regras baseadas em IPs e nomes de paginas. Habilitar os logs do squid. Analisar os logs do squid Instalar e configurar o servidor Web, NEWGROUPS. - NEWSGROUPS. O que são Newsgroups. Programas livres de Newsgroups. Instalar. Definir Grupos. Subscrições. Colocar mensagens. Ler mensagens Instalar e configurar o servidor Web, aceder á Internet com modem. - ACESSO À INTERNET COM MODEM. Configurar o acesso a uma ligação Dial-up. O PPP. Aceder à Internet. Ligação para acesso à Internet. Tipos de modem. Reconhecer o modem. Configurar o PNP para activar o modem. Configurar o sistema de ligação.

20 3.3 Instalação configuração de servidor WEB. (Cont) Instalar e configurar o servidor Web, aceder à Internet com Modem - ACEDER À INTERNET COM MODEM. Configurar rotas para disponibilizar internet para toda a rede. Navegar com o Netscape. Netscape: configurações básicas. Correio Electrónico. 3.4 Instalação e configuração de servidor de Instalar e configurar o servidor de - Servidor de Fundamentos Instalar o FTGatePro Configurar o FTGatePro Criar e gerir contas de Filtros Ligação ao fornecedor de Acesso Configurar os Clientes Instalação e configuração de servidor de Instalar e configurar o servidor de , SAMBA. - SAMBA. Histórico sobre o samba. Porque o SAMBA? Conceitos da rede Microsoft. Domínio e Workgroup. Partilhar. Master Browser/Domain Controler. PDC/BDC. Servidor de nomes WINS. O que o Samba pode fazer: controlador de domínio e servidor membro. Integrar o SAMBA numa rede Microsoft. Iniciar o Servidor Samba. Configurar o Servidor Linux para fazer parte de uma Rede Microsoft.

21 3.4 Instalação e configuração de servidor de . (Cont.) Instalar e configurar de servidor de , SAMBA. (Cont.) - SAMBA. O arquivo smb.conf. Inserir o Servidor Linux em um Domínio Microsoft. Como o Linux invade um domínio NT sem permissão. Como o Linux invade um domínio 2000 com Active Directory sem permissão. Trabalhar o Servidor Linux numa rede Microsoft. Configurar partilhas com a rede Microsoft. Aceder a partilhas em redes Windows e Linux. Configurar o Servidor Linux para ser acedido por utilizadores das contas de um Domínio da Rede Microsoft. Criar directórios de livre acesso. Criar directórios de acesso restrito ou somente de leitura. Partilha do CD-ROM e floppy para a rede Microsoft Partilhar todo o directório raiz para o administrador da rede Microsoft. Mapear um directório Linux em uma rede Microsoft. Visualizar os servidores Linux no Ambiente de Rede e Explorer das máquinas Microsoft. Visualizar os servidores Linux no gestor de Servidores de um NT Server. Criar um site no Front Page da Microsoft, e publicar num Servidor Apache Linux arrastar para uma pasta partilhada. Análise dos logs de acesso do Windows.

22 3.4 Instalação e configuração de servidor de Instalar e configurar o servidor de POSTFIX - CORREIO ELECTRÓNICO. Servidor de Mail (POSTFIX). Aplicações de um servidor de correio. O Postfix e o Sendmail. O protocolo SMTP. O protocolo POP. O protocolo IMAP. Utilizar um cliente de mail para acessar ao Linux como servidor de corrreio (envio e recepção). Configurar o Postfix para enviar mensagens. Configurar o Qpopper para receber mensagens. Ler as mensagens directamente de dentro do servidor. Configurar o IMAP para receber mensagens. Analizar arquivos de log do Postfix. Alias. Relay. O IMP, Servidor WebMail Instalar e configurar de servidor de , DATA/HORA. - SERVIDORES DE DATA/HORA. Conceitos sobre os servidores de data/hora. Porque sincronizar relógios entre sistemas? Sincronizar a hora com um servidor principal. Criar um servidor de data/hora.

Escola Profissional Vasconcellos Lebre

Escola Profissional Vasconcellos Lebre CURSO UNIDADE LOCAL DE FORMAÇÃO DURAÇÃO FORMADORA EFA-NS/NÍVEL 3 TEC. INF. GESTÃO DE REDES FT21 SERVIDORES WEB ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE 50 HORAS DIOGO LOURENÇO Reflexão para PORTEFÓLIO REFLEXIVO

Leia mais

EM VIGOR. 481. Ciências Informáticas. 481041 - Técnico/a de Informática-Instalação e Gestão de Redes. 48104. Instalação e Gestão de Redes Informáticas

EM VIGOR. 481. Ciências Informáticas. 481041 - Técnico/a de Informática-Instalação e Gestão de Redes. 48104. Instalação e Gestão de Redes Informáticas REFERENCIAL DE FORMAÇÃO EM VIGOR Área de Formação Itinerário de Formação 481. Ciências Informáticas 48104. Instalação e Gestão de Redes Informáticas Código e Designação do Referencial de Formação Nível

Leia mais

Curso Tecnológico de Informática Matriz de Exame de Equivalência de Tecnologias Informáticas Prova Prática - Código 259

Curso Tecnológico de Informática Matriz de Exame de Equivalência de Tecnologias Informáticas Prova Prática - Código 259 Curso Tecnológico de Informática Matriz de Exame de Equivalência de Tecnologias Informáticas Prova Prática - Código 259 Escola Secundária c/ 3.º Ciclo D. Dinis Ano Lectivo 2008/2009 Grupos Conteúdos Objectivos/Competências

Leia mais

LISTA DE COMANDOS DO LINUX 1

LISTA DE COMANDOS DO LINUX 1 LISTA DE COMANDOS DO LINUX 1 Comandos para manipulação de diretório 1. ls Lista os arquivos de um diretório. 2. cd Entra em um diretório. Você precisa ter a permissão de execução para entrar no diretório.

Leia mais

Fundamentos de Administração de Sistemas

Fundamentos de Administração de Sistemas Fundamentos de Administração de Sistemas Este curso tem como objetivo ensinar aos alunos conceitos de administração de um sistema Linux. Isto inclui o gerenciamento de contas de usuários, automação de

Leia mais

Sistemas Operacionais de Rede Linux - Gerenciamento de Arquivos

Sistemas Operacionais de Rede Linux - Gerenciamento de Arquivos Sistemas Operacionais de Rede Linux - Gerenciamento de Arquivos Conteúdo Programático Login e Logout Iniciando e Desligando o Sistema Tipos de arquivo Texto Binário Arquivos e Diretório Manipulação de

Leia mais

MANDRIVA CONECTIVA LINUX - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS E REDES

MANDRIVA CONECTIVA LINUX - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS E REDES www.lanuniversity.com.br MANDRIVA CONECTIVA LINUX - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS E REDES Preparatório para certificações Mandriva Systems Administrator, Mandriva Network Administrator, e exames do LPI Nível

Leia mais

Conteúdo 1 Comandos Básicos. Questão 1: Que comando permite encerrar o sistema definitivamente?

Conteúdo 1 Comandos Básicos. Questão 1: Que comando permite encerrar o sistema definitivamente? Conteúdo 1 Comandos Básicos Questão 1: Que comando permite encerrar o sistema definitivamente? a) shutdawn b) shutdown t now c) shutdown r now d) shutdwon h now e) shutdown h now Questão 2: Que comando

Leia mais

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO V Configuração Avançada de Sistemas Operativos Servidores Duração: 42 tempos Conteúdos

Leia mais

ESCOLA S/3 ARQ. OLIVEIRA FERREIRA DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS SUBDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 5 2º ANO

ESCOLA S/3 ARQ. OLIVEIRA FERREIRA DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS SUBDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 5 2º ANO ESCOLA S/3 ARQ. OLIVEIRA FERREIRA DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS SUBDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 5 2º ANO TÉCNICO DE INFORMÁTICA/INSTALAÇÃO E GESTÃO DE REDES 2008/2009

Leia mais

Aula 4 Comandos Básicos Linux. Prof.: Roberto Franciscatto

Aula 4 Comandos Básicos Linux. Prof.: Roberto Franciscatto Sistemas Operacionais Aula 4 Comandos Básicos Linux Prof.: Roberto Franciscatto Prompt Ao iniciar o GNU/Linux, a primeira tarefa a ser executada é o login no sistema, o qual deve ser feito respondendo

Leia mais

Fuctura Tecnologia Rua Nicarágua, 159 Espinheiro (81) 3221.9116 / 3088.0992 www.fuctura.com.br

Fuctura Tecnologia Rua Nicarágua, 159 Espinheiro (81) 3221.9116 / 3088.0992 www.fuctura.com.br Topic 105: Kernel 1.105.1 Gerenciando módulos do Kernel Descrição: Um administrador deve ter a habilidade de gerenciar e obter informações de módulos do Kernel. /lib/modules/kernel-version/modules.dep

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Capitulo 1

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Capitulo 1 Capitulo 1 Montagem de duas pequenas redes com a mesma estrutura. Uma é comandada por um servidor Windows e outra por um servidor linux, os computadores clientes têm o Windows xp Professional instalados.

Leia mais

Sumário. Parte I - Linux básico... 19. 1 O início de tudo... 21. 2 Visão geral do Linux... 27. 3 Comandos básicos... 37

Sumário. Parte I - Linux básico... 19. 1 O início de tudo... 21. 2 Visão geral do Linux... 27. 3 Comandos básicos... 37 Sumário O autor... 6 Aviso importante!...15 Prefácio... 17 Parte I - Linux básico... 19 1 O início de tudo... 21 O Unix... 21 O Linux... 23 2 Visão geral do Linux... 27 O Linux como sistema operacional

Leia mais

Linux Uma breve introdução Parte 2 de 2

Linux Uma breve introdução Parte 2 de 2 Linux Uma breve introdução Parte 2 de 2 Diego Viégas Consultor em Projetos de Software Livre 1 Agenda Quarta-feira, 08/12/2004, de 14 às 18: Introdução ao sistema operacional Linux. OK Distribuições. OK

Leia mais

Impressão do Manual do Utilizador

Impressão do Manual do Utilizador bibliopac Interface WWW Versão 2003 Guia de instalação rápida Junho 2003 ATENÇÃO! Impressão do Manual do Utilizador No CD de instalação está disponível o ficheiro Interface WWW Manual.PDF. Este manual,

Leia mais

Escola Básica 2, 3 de Lamaçães Planificação Anual 2007/08 Tecnologias de Informação e Comunicação

Escola Básica 2, 3 de Lamaçães Planificação Anual 2007/08 Tecnologias de Informação e Comunicação Escola Básica 2, 3 de Lamaçães Planificação Anual 2007/08 Tecnologias de Informação e Comunicação Unidade de Ensino/Aprendizagem Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios Conceitos

Leia mais

Administração de Sistemas 2008/2009 (Trabalho de Administração de Sistemas) Docente: Armando Ventura

Administração de Sistemas 2008/2009 (Trabalho de Administração de Sistemas) Docente: Armando Ventura Administração de Sistemas 2008/2009 (Trabalho de Administração de Sistemas) Docente: Armando Ventura Introdução Pretende-se com este trabalho que os alunos criem alguma autonomia na implementação de alguns

Leia mais

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER CONTEÚDOS. Nº horas ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. Unidade de Ensino/Aprendizagem 1 O SISTEMA OPERATIVO UNIX/LINUX

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER CONTEÚDOS. Nº horas ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. Unidade de Ensino/Aprendizagem 1 O SISTEMA OPERATIVO UNIX/LINUX ANO:12 º Tecnologias Informáticas ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/9 Unide de Ensino/Aprendizagem 1 O SISTEMA OPERATIVO UNIX/LINUX Subunide 1: Núcleo e filosofia UNIX -Conceitos básicos - História - Utilizadores,

Leia mais

Gerenciamento de Grupos e Usuários no Linux

Gerenciamento de Grupos e Usuários no Linux Gerenciamento de Grupos e Usuários no Linux Material desenvolvido por Rafael Fernando Diorio Última revisão em 04/08/2013 www.diorio.com.br rafael@diorio.com.br Tópicos Introdução Arquivos de grupos e

Leia mais

Entendendo o Sistema Operacinal. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com

Entendendo o Sistema Operacinal. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com Entendendo o Sistema Operacinal Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com Criando um Snapshot da Máquina Padrão Page 2 Criando um Snapshot da Máquina Padrão Page 3 Criando um

Leia mais

Administração de Redes I Linux Prof: Frederico Madeira <fred@madeira.eng.br> Lista de Exercícios 3

Administração de Redes I Linux Prof: Frederico Madeira <fred@madeira.eng.br> Lista de Exercícios 3 Administração de Redes I Linux Prof: Frederico Madeira Lista de Exercícios 3 1. Qual dos seguintes comandos linux não inclui a capacidade de listar o PID das aplicações que estão

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA INFORMÁTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA INFORMÁTICA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA INFORMÁTICA 26. Considerando o sistema de numeração Hexadecimal, o resultado da operação 2D + 3F é igual a: a) 5F b) 6D c) 98 d) A8 e) 6C 27. O conjunto

Leia mais

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 Aula 2 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão...21 1.2. Tela de Bloqueio...21 1.2.1. Personalizar

Leia mais

Sumário Instalando o Windows 2000 Server... 19

Sumário Instalando o Windows 2000 Server... 19 O autor... 11 Agradecimentos... 12 Apresentação... 13 Introdução... 13 Como funcionam as provas de certificação... 13 Como realizar uma prova de certificação... 13 Microsoft Certified Systems Engineer

Leia mais

Gerenciamento de Boot

Gerenciamento de Boot - Gerenciamento de Boot é um meio de você configurar e trabalhar com diversos sistemas operacionais instalados. - Gerenciador de Boot é um pequeno software instalado no Master Boot Record (MBR) nas trilhas

Leia mais

Relató rió LikeWise, FTP e DHCP. Instalação e Configuração de Servidores de Rede

Relató rió LikeWise, FTP e DHCP. Instalação e Configuração de Servidores de Rede Relató rió LikeWise, FTP e DHCP INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Instalação e Configuração de Servidores de Rede Trabalho realizado por: Tiago Conceição Nº 11903 Índice

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DE REDE

MANUAL DO UTILIZADOR DE REDE MANUAL DO UTILIZADOR DE REDE Guardar o registo de impressão na rede Versão 0 POR Definições de notas Ao longo do Manual do utilizador, é utilizado o seguinte ícone: Notas sobre como enfrentar situações

Leia mais

OpenSSH WWW.LINUXCLASS.COM.BR

OpenSSH WWW.LINUXCLASS.COM.BR OpenSSH WWW.LINUXCLASS.COM.BR OpenSSH: Introdução: O projeto OpenSSH veio para substituir antigos métodos inseguros de comunicação e autenticação, podemos dizer que o OpenSSH é um substituto direto do

Leia mais

Conteúdo do pacote de 03 cursos hands-on

Conteúdo do pacote de 03 cursos hands-on Conteúdo do pacote de 03 cursos hands-on Windows Server 2012 Virtualização Hyper-v Firewall Pfsense C o n t e ú d o d o c u r s o H a n d s - on 2 Sumário 1 Conteúdo Windows 2012... 3 2 Conteúdo Virtualização...

Leia mais

Instalação e Configuração do AD DS no Windows Server 2012 R2 INSTALAÇÃO DO SERVIÇOS DE DOMÍNIO DO ACTIVE DIRECTORY (AD DS)

Instalação e Configuração do AD DS no Windows Server 2012 R2 INSTALAÇÃO DO SERVIÇOS DE DOMÍNIO DO ACTIVE DIRECTORY (AD DS) Instalação e Configuração do AD DS no Windows Server 2012 R2 Sumário... 2 Criando as Unidades Organizacionais... 16 Criando Grupos... 17 Criação de Usuários.... 20 Habilitando a Lixeira do AD DS.... 24

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

ServiceHD. Javier Abad Álvarez Iván Darío Otero López 1

ServiceHD. Javier Abad Álvarez Iván Darío Otero López 1 Javier Abad Álvarez Iván Darío Otero López 1 Índice: 1. Introdução 1.1. A empresa 1.2. Objectivos 2. InstalaçãoTrês computadores na mesma rede, IPs, nomes, gateway 2.1.1 Windows 7 2.1.2 Ubuntu 3.DNS alias

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LINUX ESSENTIALS Presencial (40h) - À distância (48h) Conhecendo um Novo Mundo Introdução ao GNU/Linux Distribuições GNU/Linux Linux Inside: Instalação Desktop Debian e CentOS Primeiros

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Samba Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br 1 Conhecido também como servidor de arquivos; Consiste em compartilhar diretórios do Linux em uma rede Windows e visualizar compartilhamentos

Leia mais

Planeamento. Introdução ao Sistema Operativo UNIX. Java: Ferramentas, Entradas/Saídas, Excepções. Threads e Semáforos. Problemas de Sincronização

Planeamento. Introdução ao Sistema Operativo UNIX. Java: Ferramentas, Entradas/Saídas, Excepções. Threads e Semáforos. Problemas de Sincronização Planeamento Introdução ao Sistema Operativo UNIX Java: Ferramentas, Entradas/Saídas, Excepções Threads e Semáforos Problemas de Sincronização Jantar dos Filósofos, Leitores/Escritores,... Sockets Stream

Leia mais

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações Sistemas Multimédia Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP Redes e Comunicações Francisco Maia famaia@gmail.com Já estudado... Motivação Breve História Conceitos Básicos Tipos de Redes Componentes

Leia mais

Apresentação de REDES DE COMUNICAÇÃO

Apresentação de REDES DE COMUNICAÇÃO Apresentação de REDES DE COMUNICAÇÃO Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO VIII Serviços de Redes Duração: 20 tempos Conteúdos (1) 2 Caraterizar, instalar

Leia mais

Trivia. /etc/passwd. /etc/passwd. /etc/group. /etc/passwd. Exemplo: Gestão de Utilizadores em Linux

Trivia. /etc/passwd. /etc/passwd. /etc/group. /etc/passwd. Exemplo: Gestão de Utilizadores em Linux Trivia Qual foi o 1º sistema de ficheiros implementado no kernel Linux? O programa swapon cria novas partições de swap. Sim/Não? Como podemos saber quais os sistemas de ficheiros montados? Gestão de Utilizadores

Leia mais

Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores

Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores Prof.: Roberto Franciscatto Introdução Perguntas iniciais O que você precisa colocar para funcionar? Entender a necessidade Tens servidor específico

Leia mais

NBT - é o protocolo que faz o mapeamento entre nomes (de computadores ) e IP s.

NBT - é o protocolo que faz o mapeamento entre nomes (de computadores ) e IP s. Capítulo 9 Serviços de ficheiros em rede Microsoft (SMB) Introdução Em 1984 a Microsoft fez uma API (Application Programming Interface) para que as suas aplicações pudessem partilhar dados numa rede. Esta

Leia mais

Linux Administração. Sobre o curso. Destinatários. Redes e Sistemas - Sistemas Operativos

Linux Administração. Sobre o curso. Destinatários. Redes e Sistemas - Sistemas Operativos Linux Administração Redes e Sistemas - Sistemas Operativos Localidade: Braga Data: 08 Aug 2016 Preço: 1050 ( Os valores apresentados não incluem IVA. Oferta de IVA a particulares e estudantes ) Horário:

Leia mais

Configurando um Servidor de Arquivos SAMBA. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com

Configurando um Servidor de Arquivos SAMBA. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com Configurando um Servidor de Arquivos SAMBA. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com Porque usar o Servidor Samba Server? Compartilhamento de arquivos; Servidor de arquivos;

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Serviços de Rede Aula 04 Network File System (NFS) Prof: Jéferson Mendonça de Limas Network File System é um sistema que permite a montagem de sistemas de arquivos remotos

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais. GNU / Linux. Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2009. Unidade 04-002 GNU / Linux

Fundamentos de Sistemas Operacionais. GNU / Linux. Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2009. Unidade 04-002 GNU / Linux GNU / Linux Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2009 Conceitos Básico O S.O. é case sensitive, ou seja, sensível à caixa; Exemplo: o arquivo apple.txt é diferente do arquivo Apple.txt e podem conviver juntos

Leia mais

Roteiro 3: Sistemas Linux arquivos e diretórios

Roteiro 3: Sistemas Linux arquivos e diretórios Roteiro 3: Sistemas Linux arquivos e diretórios Objetivos Detalhar conceitos sobre o sistema operacional Linux; Operar comandos básicos de sistemas Linux em modo Texto; Realizar a manutenção de arquivos

Leia mais

Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1. Aula 3 SENAC TI Fernando Costa

Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1. Aula 3 SENAC TI Fernando Costa Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1 Aula 3 SENAC TI Fernando Costa Agenda Manipulação de arquivos Comandos: cat, cut, expand,fmt, head, join, nl, od, paste, pr, split, tac, tail, tr,

Leia mais

Planificação Anual da disciplina de TIC 9ºANO

Planificação Anual da disciplina de TIC 9ºANO Planificação Anual da disciplina de TIC 9ºANO Conteúdos/Temas Competências Avaliação 1.1. Conceitos Introdutórios - Conhecer os conceitos básicos: Informação Informática Tecnologias da Informação e - Conhecer

Leia mais

Introdução ao Linux: Parte I

Introdução ao Linux: Parte I Data: Introdução ao Linux: Parte I Marcelo Ribeiro Xavier da Silva marceloo@inf.ufsc.br Histórico 3 Origem do GNU Linux Em 1983, Richard Stallman fundou a Free Software Foundation, com o intuito de criar

Leia mais

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 CAPÍTULO 18 INSTALANDO E CONFIGURANDO O MICROSOFT OFFICE PROJECT SERVER 2003 INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 Antes de começar a instalação do Microsoft Office Project Server 2003

Leia mais

GNU/Linux/Bash. Aula 2

GNU/Linux/Bash. Aula 2 GNU/Linux/Bash Aula 2 O que é? Ubuntu GNU Linux Ubuntu 12.04 Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém

Leia mais

Internet ou Net. É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns.

Internet ou Net. É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns. Internet Internet ou Net É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns. Como Comunicam os computadores Os computadores comunicam entre si utilizando uma linguagem

Leia mais

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Software Livre Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) - A liberdade de executar

Leia mais

Relatório de Instalação do Windows 2003 Server

Relatório de Instalação do Windows 2003 Server Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Relatório de Instalação do Windows 2003 Server Instalação do Windows 2003 Server quarta-feira, 3 de dezembro de 2013 Índice Introdução...

Leia mais

Capítulo 9. SMB (Server Message Block) Serviços de ficheiros em rede Microsoft. Gestão de Redes e Serviços (GRS) Capítulo 9 1/1

Capítulo 9. SMB (Server Message Block) Serviços de ficheiros em rede Microsoft. Gestão de Redes e Serviços (GRS) Capítulo 9 1/1 Capítulo 9 Serviços de ficheiros em rede Microsoft SMB (Server Message Block) Gestão de Redes e Serviços (GRS) Capítulo 9 1/1 Introdução Em 1984 a Microsoft fez uma API (Application Programming Interface)

Leia mais

Tutorial para Instalação do Ubuntu Server 10.04

Tutorial para Instalação do Ubuntu Server 10.04 Tutorial para Instalação do Ubuntu Server 10.04 Autor: Alexandre F. Ultrago E-mail: ultrago@hotmail.com 1 Infraestrutura da rede Instalação Ativando o usuário root Instalação do Webmin Acessando o Webmin

Leia mais

AS CONSULTORIA & TREINAMENTOS. Pacote VIP. Linux Básico Linux Intermediário Samba 4 Firewall pfsense

AS CONSULTORIA & TREINAMENTOS. Pacote VIP. Linux Básico Linux Intermediário Samba 4 Firewall pfsense Pacote VIP Linux Básico Linux Intermediário Samba 4 Firewall pfsense C o n t e ú d o d o c u r s o H a n d s - on L i n u x 2 Sumário 1 Linux Básico... 3 2 Conteúdo Samba 4 (Servidor de arquivos / Controlador

Leia mais

03/11/2011. Apresentação. SA do Linux. Sistemas de Arquivos. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux

03/11/2011. Apresentação. SA do Linux. Sistemas de Arquivos. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux Apresentação Administração de Sistemas Curso Tecnologia em Telemática Disciplina Administração de Sistemas Linux Professor: Anderson Costa anderson@ifpb.edu.br Assunto da aula Aspectos do Sistema de Arquivos

Leia mais

Gerenciamento de Redes de Computadores. Pfsense Introdução e Instalação

Gerenciamento de Redes de Computadores. Pfsense Introdução e Instalação Pfsense Introdução e Instalação Introdução A utilização de um firewall em uma rede de computadores possui o objetivo básico de proteção relacionado a entrada e saída de dados. Introdução O pfsense é um

Leia mais

Senha Admin. Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização

Senha Admin. Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização Manual do Nscontrol Principal Senha Admin Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização Aqui, você poderá selecionar quais programas você quer que

Leia mais

Comandos importantes Virtual Box Linux Compartilhamento

Comandos importantes Virtual Box Linux Compartilhamento Comandos importantes Virtual Box Linux Compartilhamento 1º passo - Acessar Virtual Box plataforma criada dispositivos pasta compartilhadas clicar no botão + no canto direito escolher destino ( Desktop)

Leia mais

Aula 02. Introdução ao Linux

Aula 02. Introdução ao Linux Aula 02 Introdução ao Linux Arquivos Central de Programas do Ubuntu A Central de Programas do Ubuntu é uma loja de aplicativos integrada ao sistema que permite-lhe instalar e desinstalar programas com

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Recursos, Redes e Samba Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo III Módulo III

Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Recursos, Redes e Samba Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo III Módulo III 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Recursos, Redes e Samba 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 13 Servidor Samba. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática

Sistema Operacional Unidade 13 Servidor Samba. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática Sistema Operacional Unidade 13 Servidor Samba Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 INSTALANDO O SAMBA... 3 Verificando a versão... 3 Criando uma cópia do servidor samba original... 3 COMPARTILHAMENTOS

Leia mais

ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS. 10.0.0.0 até 10.255.255.255 172.16.0.0 até 172.31.255.255 192.168.0.0 até 192.168.255.255. Kernel

ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS. 10.0.0.0 até 10.255.255.255 172.16.0.0 até 172.31.255.255 192.168.0.0 até 192.168.255.255. Kernel ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS Foram reservados intervalos de endereços IP para serem utilizados exclusivamente em redes privadas, como é o caso das redes locais e Intranets. Esses endereços não devem ser

Leia mais

Revisão Aula 3. 1. Explique a MBR(Master Boot Record)

Revisão Aula 3. 1. Explique a MBR(Master Boot Record) Revisão Aula 3 1. Explique a MBR(Master Boot Record) Revisão Aula 3 1. Explique a MBR(Master Boot Record). Master Boot Record Primeiro setor de um HD (disco rígido) Dividido em duas áreas: Boot loader

Leia mais

Manual Técnico BRMA BALANCE

Manual Técnico BRMA BALANCE B R M A B a l a n c e Manual Técnico BRMA BALANCE EMPRESA Atuando no segmento de comunicação de dados desde 1998, a BRconnection vem se destacando por desenvolver e disponibilizar ao mercado a solução

Leia mais

www.nddigital.com.br Manual de Administração DPS Printer 2.1 NDDigital S/A - Software

www.nddigital.com.br Manual de Administração DPS Printer 2.1 NDDigital S/A - Software www.nddigital.com.br Manual de Administração DPS Printer 2.1 NDDigital S/A - Software 2 Introdução Este manual foi elaborado para administradores, para entendimento do funcionamento do produto e administração

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04. Prof. André Lucio

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04. Prof. André Lucio FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio Competências da aula 3 Servidor de DHCP. Servidor de Arquivos. Servidor de Impressão. Aula 04 CONCEITOS

Leia mais

CET GRSI 2011. Sistema Operativo de Rede. António Paulo Santos aps@estgf.ipp.pt

CET GRSI 2011. Sistema Operativo de Rede. António Paulo Santos aps@estgf.ipp.pt CET GRSI 2011 Sistema Operativo de Rede António Paulo Santos aps@estgf.ipp.pt O que é um S.O. de Rede? Sistema operativo que incluí: funções especiais que permitem a ligação de um computador a uma LAN.

Leia mais

Reconhecer a estrutura de um sistema operativo. Definir um plano de instalação de um servidor de rede local.

Reconhecer a estrutura de um sistema operativo. Definir um plano de instalação de um servidor de rede local. FICHA TÉCNICA Exercício nº 7 Data de Aplicação 12/02/2009 NOME DO EXERCÍCIO Selecção de Hardware para Rede Local 773 DESTINATÁRIOS Duração Pré Requisitos Recursos / Equipamentos Orientações Pedagógicas

Leia mais

Introdução ao Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Pouso Alegre

Introdução ao Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Pouso Alegre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Pouso Alegre Introdução ao Linux Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery Agenda Comandos do Sistema Comandos para Processos

Leia mais

Principais Comandos do Terminal no LINUX

Principais Comandos do Terminal no LINUX Principais Comandos do Terminal no LINUX Estes comandos não visam ser um compêndio completo de operação, haja vista que se possui mais comandos que esses aqui que serão listados, logo os comandos são:

Leia mais

Agente local Aranda GNU/Linux. [Manual Instalación] Todos los derechos reservados Aranda Software www.arandasoft.com [1]

Agente local Aranda GNU/Linux. [Manual Instalación] Todos los derechos reservados Aranda Software www.arandasoft.com [1] Todos los derechos reservados Aranda Software www.arandasoft.com [1] Introdução O Agente Aranda para sistemas Linux se encarrega de coletar as seguintes informações em cada uma das estações de trabalho

Leia mais

Gerenciamento de usuários e grupos

Gerenciamento de usuários e grupos Gerenciamento de usuários e grupos Todo sistema de gerência de usuário possui um id registrado no sistema. Com as informações de registro o Linux pode gerenciar o acesso aos usuários e as suas permissões

Leia mais

LCN LINUX CENTER NETWORK

LCN LINUX CENTER NETWORK LCN LINUX CENTER NETWORK O curso Linux Center Network capacita os alunos na administração dos principais serviços de rede no sistema operacional Linux. É voltado aos profissionais de TI que já possuem

Leia mais

Alan Menk Santos alanmenk@hotmail.com www.sistemasul.com.br/menk. Redes de Computadores e Telecomunicações. Camada de Aplicação. Camada de Aplicação

Alan Menk Santos alanmenk@hotmail.com www.sistemasul.com.br/menk. Redes de Computadores e Telecomunicações. Camada de Aplicação. Camada de Aplicação Alan Menk Santos alanmenk@hotmail.com www.sistemasul.com.br/menk Redes de Computadores e Telecomunicações. A camada da aplicação serve como a janela na qual os utilizadores e processos da aplicação podem

Leia mais

Tópicos. Atualizações e segurança do sistema. Manutenção Preventiva e Corretiva de Software (utilizando o MS Windows XP)

Tópicos. Atualizações e segurança do sistema. Manutenção Preventiva e Corretiva de Software (utilizando o MS Windows XP) teste 1 Manutenção Preventiva e Corretiva de Software (utilizando o MS Windows XP) Rafael Fernando Diorio www.diorio.com.br Tópicos - Atualizações e segurança do sistema - Gerenciamento do computador -

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Sumário. Introdução ao Universo Linux... 1. Parte I

Sumário. Introdução ao Universo Linux... 1. Parte I Sumário Introdução ao Universo Linux... 1 Conhecendo o Linux... 2 Sua História... 2 Conhecendo o Unix... 3 As Variações do Unix... 4 Parte I 1 O Manual de Referências... 9 1.1 Sintaxe do Manual On-line...11

Leia mais

Conceitos Sistema da informação e comunicação N.º de Aulas

Conceitos Sistema da informação e comunicação N.º de Aulas PLANIFICAÇÃO AGRUPAMENTO ANUAL - DE TECNOLOGIAS ANO ESCOLAS LECTIVO DR. VIEIRA DE CARVALHO 9º ANO 2008/2009 DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Tecnologias 1º Período Conceitos Sistema da informação e comunicação

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro

Leia mais

Configuração de um servidor FTP. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática

Configuração de um servidor FTP. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Configuração de um servidor FTP Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática FTP: o protocolo de transferência de arquivos transferir arquivo de/para hospedeiro remoto modelo cliente/servidor cliente:

Leia mais

Capítulo 8 - Aplicações em Redes

Capítulo 8 - Aplicações em Redes Capítulo 8 - Aplicações em Redes Prof. Othon Marcelo Nunes Batista Mestre em Informática 1 de 31 Roteiro Sistemas Operacionais em Rede Modelo Cliente-Servidor Modelo P2P (Peer-To-Peer) Aplicações e Protocolos

Leia mais

INDICE. Capo 1 - A linha de comandos

INDICE. Capo 1 - A linha de comandos " INDICE Capo 1 - A linha de comandos 1.0 - Introdução 1 1.1 - Conceitos básicos 8 1.1.1 - Utilizadores, tarefas e processos 8 1.1.2 - Sistema de ficheiros 11 1.1.3 - A árvore de directorias do Linux 13

Leia mais

Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito

Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito Tabela de endereçamento da rede IP da rede: Mascara Broadcast 192.168.1.0 255.255.255.192 192.168.1.63 Distribuição de IP S na rede Hosts IP Configuração

Leia mais

Microsoft Windows. Aspectos gerais

Microsoft Windows. Aspectos gerais Aspectos gerais É um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft Foi desenhado de modo a ser fundamentalmente utilizado em computadores pessoais Veio substituir o sistema operativo MS-DOS e as anteriores

Leia mais

Configurando o IIS no Server 2003

Configurando o IIS no Server 2003 2003 Ser ver Enterprise Objetivo Ao término, você será capaz de: 1. Instalar e configurar um site usando o IIS 6.0 Configurando o IIS no Server 2003 Instalando e configurando o IIS 6.0 O IIS 6 é o aplicativo

Leia mais

Especificação da Appliance + SO CAMES - CAixa Mágica Enterprise Server

Especificação da Appliance + SO CAMES - CAixa Mágica Enterprise Server Especificação da Appliance + SO CAMES - CAixa Mágica Enterprise Server Versão: 1.05 Data: 2010-12-15 Appliance CAMES.GT 1 ÍNDICE A Apresentação da Appliance CAMES - CAixa Mágica Enterprise Server B Características

Leia mais

Instalação e configuração Linux CentOS 6.x

Instalação e configuração Linux CentOS 6.x Instalação e configuração Linux CentOS 6.x Objetivo: Instalar e configurar o sistema operacional Linux CentOS e efetuar suas configurações iniciais. 1- Abra o Virtuabox e clique em novo, e configure conforme

Leia mais

MATRIZ DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

MATRIZ DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DISCIPLINA: TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS 12º CÓD 259 MODALIDADE DA PROVA: PRÁTICA ÉPOCA: 1ªFASE / 2ª FASE DURAÇÃO: 120 MINUTOS Objectivos/Competências Conteúdos Estrutura da Prova Cotações Critérios de Correcção

Leia mais

1- Qual das opções abaixo não corresponde a um parâmetro do comando ls? A) -L B) -e C) -a D) -S

1- Qual das opções abaixo não corresponde a um parâmetro do comando ls? A) -L B) -e C) -a D) -S 1- Qual das opções abaixo não corresponde a um parâmetro do comando ls? A) -L B) -e C) -a D) -S 2- De acordo com o resultado abaixo, diga qual possível comando foi digitado: -rw------- 1 aluno aluno 2079

Leia mais

Group Policy (política de grupo)

Group Policy (política de grupo) Group Policy (política de grupo) Visão Geral As Diretiva de Grupo no Active Directory servem para: Centralizar o controle de usuários e computadores em uma empresa É possível centralizar políticas para

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Não-Proprietários II

Administração de Sistemas Operacionais Não-Proprietários II Faculdade Senac Porto Alegre - FSPOA Administração de Sistemas Operacionais Não-Proprietários II UC: Administração de Redes Aula 01 1/15 Faculdade Senac Porto Alegre - FSPOA Revisão 2/15 Linux e Distribuições

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede O sistema de nome de domínio (DNS) é um sistema que nomeia computadores e serviços de rede e é organizado em uma hierarquia de domínios.

Leia mais