Série Aspire Manual do Utilizador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Série Aspire 3610. Manual do Utilizador"

Transcrição

1 Série Aspire 3610 Manual do Utilizador

2 Copyright Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Manual do Utilizador da Série Aspire 3610 Edição Original: Julho 2005 Poderá haver alterações periódicas às informações contidas na presente publicação sem qualquer obrigação de notificação sobre tais revisões ou alterações. As eventuais alterações serão incorporadas nas novas edições deste manual ou de documentos e publicações suplementares. A empresa não faz quaisquer afirmações nem garantias, sejam elas expressas ou implícitas, relativamente aos conteúdos do presente e rejeita especificamente as garantias implícitas relativamente à comerciabilidade ou à aptidão para um fim específico. Escreva o número de modelo, número de série, data da compra e local de aquisição no espaço em baixo. O número de série e o número de modelo encontram-se na etiqueta afixada no computador. Toda a correspondência relativa à sua unidade deve incluir o número de série, o número de modelo e as informações relativas à aquisição. Nenhuma parte da presente publicação pode ser reproduzida, guardada em sistemas de armazenamento de dados ou transmitida, de alguma forma ou através de qualquer meio, seja ele electrónico, mecânico, por fotocópia, gravação ou de outra forma, sem a autorização prévia e por escrito da Acer Incorporated. Computador Portátil Série Aspire 3610 Número de Modelo: Número de Série: Data de Compra: Local de Aquisição: Acer e o logótipo Acer são marcas comerciais registadas da Acer Incorporated. Nomes ou marcas de produtos de outras companhias são usados aqui apenas com fins de identificação e pertencem às suas respectivas companhias.

3 iii Comecemos pelo princípio Gostaríamos de lhe agradecer por ter escolhido a série de computadores portáteis Aspire para preencher as suas necessidades de computador móvel. Os seus manuais Para o ajudar a usar o seu Aspire, preparámos uma série de guias: Antes de mais, o cartaz Para principiantes... ajuda-o a começar a fazer funcionar o seu computador. A Manual do Utilizador impressa apresenta as características e funções básicas do seu novo computador. Para mais detalhes de como seu computador pode ajudá-lo a ser mais produtivo, consulte a AcerSystem User s Guide. Essa Guia contém os detalhes sobre temas como utilitários do sistema, recuperação de dados, opções de expansão, e solução de problemas. Além disso, contém a informação sobre garantia e os regulamentos e notas de segurança para seu notebook. Ela está disponível no formato PDF (Portabl; e Document Format) e vem já está carregada em seu computador. Siga este passos para ter acesso à mesma. 1 Clique sobre Iniciar, Todos os programas, AcerSystem. 2 Faça clique sobre AcerSystem User s Guide. Nota: É necessário instalar o Adobe Acrobat Reader para visualizar o ficheiro. Se não possuir o Adobe Acrobat Reader instalado no seu computador, ao clicar em AcerSystem User s Guide é executado o programa de instalação do Acrobat Reader. Siga as instruções do ecrã para finalizar a instalação. Para obter instruções sobre como utilizar o Adobe Acrobat Reader, vá ao menu Ajuda e Suporte. Cuidados básicos e sugestões para utilizar o computador Ligar ou desligar o computador Para ligar o computador, basta premir e libertar o botão de alimentação que se encontra abaixo do ecrã LCD, junto aos botões de activação rápida. Consulte "Visão frontal" na página 1 para ficar a conhecer a localização deste botão de alimentação.

4 iv Para apagar a corrente, faça qualquer das seguintes coisas: Utilize o comando Encerrar do Windows Clique em Iniciar, Desligar computador; depois clique em Desligar. Utilize o botão de alimentação Também pode desligar o computador fechando a tampa do monitor ou premindo a tecla de atalho Sleep <Fn> + <F4>. Nota: Se não for possível desligar o computador normalmente, prima e mantenha premido o botão de alimentação durante mais de quatro segundos para encerrar o computador. Se desligar o computador e pretender voltar a ligá-lo, espere pelo menos dois segundos antes de efectuar a ligação. Cuidados a ter com o computador O seu computador terá uma duração alargada se tiver os devidos cuidados. Não exponha o computador directamente à luz solar. Não coloque o computador próximo de fontes de calor, tais como radiadores. Não exponha o computador a temperaturas inferiores a 0 C (32 F) ou superiores a 50 C (122 F). Não exponha o computador a campos magnéticos. Não exponha o computador à chuva ou humidade. Não entorne água ou qualquer outro líquido sobre o computador. Não submeta o computador a choques ou vibrações fortes. Não exponha o computador a poeiras ou impurezas. Nunca coloque objectos sobre o computador. Para evitar danificar o monitor, feche-o com cuidado. Nunca coloque o computador sobre superfícies instáveis. Cuidados a ter com o adaptador de corrente alternada Aqui encontrará algumas instruções relativas aos cuidados a ter com o adaptador de corrente alterna: Não ligue o adaptador a nenhum outro dispositivo. Oriente todos os cabos com cuidado, distante da passagem de pessoas. Encaminhe cuidadosamente o cabo de alimentação e outros cabos, de forma a ficarem afastados de locais com tráfego de pessoas. Ao desligar o cabo de alimentação, não puxe pelo cabo em si, mas sim pela tomada. A amperagem total do equipamento ligado não deverá exceder a amperagem do cabo eléctrico se utilizar um cabo de extensão. Além disso, o índice total de corrente de todos os equipamentos ligados a uma única tomada de parede não deve exceder o índice do fusível.

5 v Cuidados a ter com a bateria Aqui encontrará algumas instruções relativas aos cuidados a ter com as baterias: Para fins de substituição, utilize apenas baterias do mesmo tipo. Desligue a corrente antes de remover ou substituir as baterias. Não manipule indevidamente as baterias. Mantenha-as fora do alcance das crianças. Deite fora as baterias usadas, de acordo com os regulamentos locais. Recicle sempre que possível. Para limpar e fazer a manutenção A limpeza do computador deve obedecer aos seguintes passos: 1 Desligar o computador e retirar o conjunto da bateria. 2 Desligue o adaptador de corrente alternada. 3 Utilize um tecido macio humedecido com água. Não utilize produtos de limpeza líquidos ou em forma de aerossol. Se surgir algum dos problemas aqui referidos: o computador caiu ou foi danificado; o computador não funciona normalmente. Consulte também "Perguntas frequentes" na página 23. Atenção Alterações ou modificações não expressamente aprovadas pelo fabricante podem anular a autoridade do utilizador, o que é garantido pelo Comissão Federal de Comunicações, em operar este computador. Condições de operação Esta dispositivo está de acordo com a Parte 15 da Norma FCC. A operação é sujeita às duas condições seguinte: (1) Este dispositivo não pode provocar interferências prejudiciais, e (2) Este dispositivo deve aceitar qualquer interferência recebida, inclusive as que possam provocar operação indesejável. Pede-se aos utilizadores que sigam as instruções de segurança de radiofrequência acerca de dispositivos sem fios opcionais, especificadas no manual do utilizador de cada dispositivo opcional de radiofrecuência. Uma instalação inadequada ou o uso não autorizado pode prejudicar as comunicações via radio. Também qualquer interferência prejudicial com a antena interna anulará o certificado da FCC e sua garantia. Para evitar interferência de radio ao serviço licenciado, este dispositivo destinase a ser operado internamente e instalado externamente fica sujeito a licenciamento. Para mais Informação sobre os nossos produtos, serviços, e informação de apoio, por favor visite o nosso site na rede:

6 Conteúdo Comecemos pelo princípio iii Os seus manuais iii Cuidados básicos e sugestões para utilizar o computador iii Ligar ou desligar o computador iii Cuidados a ter com o computador iv Cuidados a ter com o adaptador de corrente alternada iv Cuidados a ter com a bateria v Para limpar e fazer a manutenção v Um passeio pelo Aspire 1 Visão frontal 1 Visão frontal enquanto fechado 2 Visão do lado esquerdo 3 Visão do lado direito 3 Visão traseira 4 Visão da base 5 Especificações 6 Indicadores 9 Botões de activação rápida 10 Touchpad (teclado táctil) 11 Princípios fundamentais do touchpad 11 Utilizar o teclado 13 Teclas de bloqueio e teclado numérico incorporado 13 Teclas Windows 14 Teclas de atalho 14 Tecla especial 16 Ejecção do tabuleiro da unidade óptica (CD ou DVD) 17 Utilizar um bloqueio de segurança do computador 17 Áudio 18 Regular o volume 18 Utilizar os utilitários de sistema 19 Acer emanager 19 Acer GridVista (compatível com monitor duplo) 20 Launch Manager 21 Norton AntiVirus 22 Perguntas frequentes 23 Pedir assistência 26 Garantia Internacional de Viagem (International Travelers Warranty; ITW) 26 Antes de telefonar 26

7 Acer Arcade 27 Teclas de atalho 28 Localização e reprodução do conteúdo 29 Configurações 29 Controlos do Arcade 29 Controlos de navegação 30 Controlos do reprodutor 30 Cinema 30 Configurações 31 Álbum 32 Configurações da apresentação de diapositivos 33 Vídeo 33 Reprodução dum ficheiro de vídeo 34 Criação de vídeos 34 Música 35 Gravador 35 Copiar - Faça cópias de segurança da sua colecção de CD/DVD 35 Áudio - Crie CDs com as suas músicas predilectas 35 Dados - Armazene ficheiros de maneira simples e fácil 35 Vídeo - O seu mundo em imagens 36 Levar o PC notebook consigo 37 Desligar do ambiente de trabalho 37 Transporte 37 Preparação do computador 37 O que levar para as reuniões 38 Levar o computador para casa 38 Preparação do computador 38 O que levar consigo 38 Considerações especiais 39 Instalar um escritório em casa 39 Viajar com o computador 39 Preparação do computador 39 O que levar consigo 39 Considerações especiais 40 Viajar no estrangeiro com o computador 40 Preparação do computador 40 O que levar consigo 40 Considerações especiais 40 Segurança do computador 41 Utilizar um bloqueio de segurança do computador 41 Utilização de palavras-passe 41 Introduzir palavras-passe 42

8 Difinir palavras-passe 42 Expandir através de opções 43 Opções de conectividade 43 Modem de fax/dados 43 Função de rede incorporada 44 Universal Serial Bus (USB) 44 Ranhura para placa PC Card 45 Utilitário BIOS 47 Sequência de iniciação 47 Activar recuperação disco a disco (Acer disk-to-disk recovery) 47 Palavra-passe 47 Utilização do software 48 Reprodução de filmes em DVD 48 Gestão de energia 49 Acer erecovery 50 Criar backup 50 Restaurar o backup 51 Criar um CD com a imagem padrão de fábrica 51 Reinstalar os softwares incluídos no pacote sem o CD 52 Alterar a senha 52 Resolução de problemas do computador 53 Dicas para a resolução de problemas 53 Mensagens de erro 53 Notas acerca de norma e de segurança 55 Compatibilidade com as orientações ENERGY STAR 55 Declaração FCC 55 Avisos do modem 56 Instruções importantes de segurança 56 Declaração de adequação de Laser 58 Declaração de pixel do LCD 59 Nota regulamentar sobre dispositivo de radio 59 Geral 59 União Européia (EU) 59 O requisito de segurança contra radiofrequência da FCC 60 Canadá - Dispositivos de radiocomunicação de baixa potência isentos de licença (RSS-210) 61 Declaração ambiental 63 Federal Communications Comission Declaration of Conformity 64 Declaration of Conformity for CE Marking 65 Indeks 66

9 1 Um passeio pelo Aspire Depois de instalar o seu computador, tal como ilustrado no cartaz Para principiantes..., deitemos uma vista de olhos pelo seu computador Aspire. Visão frontal # Item Descrição 1 Ecrã de visualização Também chamado Ecrã de cristais líquidos (Liquid-Crystal Display; LCD), permite visualizar a informação do computador. 2 Botão de Liga e desliga o computador. alimentação 3 Microfone Microfone interno para gravação de som. 4 Teclado Para introduzir dados no computador. 5 Touchpad (teclado táctil) 6 Botões de clicar (esquerdo, central e direito) Dispositivo apontador sensível ao toque que funciona como um rato de computador. Os botões esquerdo e direito funcionam tal como os botões esquerdo e direito do rato; o botão central serve como botão de navegação quadridireccional.

10 2 # Item Descrição 7 Botões de activação rápida 8 Indicadores de estado Botões para abrir programas utilizados com frequência. Consulte "Botões de activação rápida" na página 10 para informações mais detalhadas. Díodos emissores de luz (Light-Emitting Diodes; LEDs) que acendem para mostrar o estado das funções e componentes do computador. 9 Descanso de mãos Área confortável de apoio para as suas mãos enquanto utiliza o computador. Visão frontal enquanto fechado # Ícone Item Descrição 1 Altifalantes Os altifalantes esquerdo e direito permitem saída de áudio estéreo. 2 Botão/indicador de comunicação Bluetooth 3 Botão/indicador de comunicação sem fios 4 Tomada de entrada/ microfone 5 Tomada de saída/ auscultadores/ altifalantes Pressione para activar/desactivar a função Bluetooth. Indica o estado das comunicações Bluetooth. Pressione para activar/desactivar a função sem fios. Indica o estado das comunicações LAN sem fios (WLAN). Aceita dispositivos de entrada de áudio (por exemplo, leitor de CD de áudio, Walkman estéreo). Liga a dispositivos de saída de áudio (por exemplo, altifalantes, auscultadores). 6 Indicador da bateria Acende quando a bateria está a ser carregada. 7 Indicador de alimentação Acende quando o computador está ligado. 8 Trinco Tranca e liberta a tampa.

11 3 Visão do lado esquerdo # Ícone Item Descrição 1 Três portas USB 2.0 Liga a dispositivos USB 2.0 (por exemplo, rato USB, câmara USB). 2 Ranhura para cartão PC Card Aceita um cartão PC Card Tipo II. 3 Botão de ejecção da ranhura para cartão PC Card Ejecta o cartão PC Card da ranhura. Visão do lado direito # Item Descrição 1 Unidade óptica Unidade óptica interna; aceita CD ou DVD consoante o tipo de unidade óptica. 2 Botão de ejecção da unidade óptica Ejecta o tabuleiro da unidade óptica. 3 Furo de ejecção de emergência Ejecta o tabuleiro da unidade óptica quando o computador está desligado.

12 4 Visão traseira # Ícone Item Descrição 1 Ranhura para fecho Kensington 2 Tomada de entrada CC 3 Porta Ethernet (RJ-45) 4 Porta modem (RJ-11) Liga a um cabo de segurança de computador compatível com Kensington. Liga a um adaptador CA. Liga a uma rede Fast Ethernet. Liga a uma linha telefónica. 5 Porta USB 2.0 Liga a dispositivos USB 2.0 (por exemplo, rato USB, câmara USB). 6 Porta para ecrã de visualização externo (VGA) 7 Ranhuras de ventilação Liga a um dispositivo de visualização (por exemplo, monitor externo, projector LCD). Permitem que o computador permaneça a baixa temperatura, mesmo após uso prolongado.

13 5 Visão da base # Item Descrição 1 Compartimento da memória Aloja a memória principal do computador. 2 Bloqueio da bateria Fixa a bateria na posição correcta. 3 Trinco de libertação da bateria 4 Compartimento da bateria 5 Ventoinha de refrigeração 6 Compartimento da LAN sem fios e disco rígido Liberta a bateria para possibilitar a sua remoção. Aloja a bateria do computador. Ajuda a manter a refrigeração do computador. Nota: Não cubra nem obstrua a abertura da ventoinha. Aloja a LAN sem fios e o disco rígido do computador (seguro por parafusos).

14 6 Especificações Sistema Operativo Plataforma Memória do sistema Ecrã de visualização e gráficos Subsistema de armazenamento Dimensões e peso Subsistema de alimentação Microsoft Windows XP Home Edition (Service Pack 2) Microsoft Windows XP Professional (Service Pack 2) Processador: Processador Intel Celeron M 360/370/380 (com 1 MB L2 de cache, 1,40/1,50/1,60 GHz, 400 MHz FSB) Processador Intel Pentium M 725A (com 2 MB L2 de cache, 1,60 GHz, 400 MHz FSB) Chipset: Intel 910GML 256/512 MB de memória DDR2 400, expansível até 2 GB através de dois módulos sodimm Ecrã TFT LCD de 15 polegadas XGA, a cor: resolução 1024 x 768 Ecrã TFT LCD de 15,4 polegadas WXGA, a cor: resolução 1280 x 800 Ecrã TFT LCD de 15,4 polegadas WXGA Acer CrystalBrite, a cor: resolução 1280 x ,7 milhões de cores Gráficos Intel GMA 900 com até 128 MB de memória partilhada, com suporte de Microsoft DirectX 9.0 Suporte de visualização dupla independente Capacidade MPEG-2/DVD por hardware Unidade de disco rígido ATA/100 de 40/60/80 GB Opções da unidade óptica: DVD-Dual double-layer DVD/CD-RW combo 363 (L) x 275 (P) x 24/32,9 (A) mm (14,29 x 10,83 x 0,94/1,3 polegadas) 2,74 kg (6,04 lbs) para o modelo LCD de 15 polegadas 2,75 kg (6,06 lbs) para o modelo LCD de 15,4 polegadas Standard de gestão de energia ACPI 2.0: suporta os modos de poupança de energia Standby e Hibernação Bateria Li-Ion (ião de lítio) de 29,6 ou 65 W 2,5 horas para carregamento rápido, 3,5 horas para carregamento durante utilização Adaptador CA de 65 W

15 7 Dispositivos de Teclado de 88/89 teclas entrada Teclado táctil integrado com botão de navegação quadridireccional Quatro botões de activação rápida Dois botões de acesso frontal: botão LED WLAN e botão LED Bluetooth Áudio Sistema áudio com dois altifalantes integrados Compatível com Sound Blaster Pro e MS-Sound Microfone incorporado Comunicação Modem: 56K ITU V.92 com autorização PTT; com funcionalidade Wake-on-Ring LAN: Ethernet rápida de 10/100 Mbps; com funcionalidade Wake-on-LAN WLAN (opção de fabrico): solução integrada Acer InviLink b/g Wi-Fi CERTIFIED ; suporte de tecnologia Acer SignalUp WPAN (opção de fabrico): Bluetooth integrado Interface I/O Quatro portas USB 2.0 Porta Ethernet (RJ-45) Porta modem (RJ-11) Porta para ecrã de visualização externo (VGA) Tomada de entrada/microfone Tomada de saída/auscultadores/altifalantes Ranhura para cartão PC Card (um Tipo II) Tomada de entrada CC para adaptador CA Segurança Ranhura para fecho Kensington Palavras-passe para utilizador da BIOS e supervisor Software Acer emanager (Acer epowermanagement/epresentation/ erecovery/esettings) Acer GridVista 2.0 Acer Launch Manager Acer Arcade Adobe Reader Norton AntiVirus NTI CD-Maker Opções e Memória sodimm DDR2 533 de 256/512 MB ou 1 GB acessórios Bateria Li-Ion (ião de lítio) Adaptador CA de 65 W Unidade de disquetes USB externa

16 8 Ambiente Compatibilidade do sistema Garantia Temperatura: Funcionamento: 5 ºC a 35 ºC Não em funcionamento: -20 ºC a 65 ºC Humidade (não condensação): Funcionamento: 20 % a 80 % Não em funcionamento: 20 % a 80 % Mobile PC 2002 ACPI 2.0 DMI 2.0 Cisco Compatible Extensions (CCX) Garantia Internacional de Viagem (International Travelers Warranty; ITW) de um ano Nota: As especificações acima listadas servem apenas como referência. A configuração exacta do seu PC depende do modelo adquirido.

17 9 Indicadores No lado superior direito acima do teclado do computador há três indicadores de estado de leitura fácil e quatro localizados no painel frontal. Os indicadores de estado Alimentação, Bateria e Comunicação sem fios podem ser vistos mesmo com o ecrã de cristal líquido fechado. Ícone Função Descrição Caps Lock Acende-se quando a função Caps Lock está activa. NumLk Acende-se quando a função NumLk está activa. Actividade da média Bluetooth LAN Sem fios (WLAN) Indicador da bateria Indicador de alimentação Indica quando o disco rígido ou a unidade óptica estão activos. Acende para indicar o estado das comunicações Bluetooth. Acende para indicar o estado das comunicações LAN sem fios. Acende quando a bateria está a ser carregada. Acende quando o computador está ligado. 1. A cargar: A luz é âmbar quando a bateria está a carregar. 2. Carga completa: A luz é verde no modo CA.

18 10 Botões de activação rápida No lado superior esquerdo, acima do teclado, existem quatro botões. Estes botões são designados como botões de activação rápida. Estes correspondem respectivamente aocorreio electrónico, ao browser da Web, à opção Acer Empowering Key < > e às teclas programáveis. Prima < > para executar o Acer emanager. Ver "Acer emanager" na página 19. Os botões do correio electrónico e do browser da Web são predefinidos para os programas de correio electrónico e da Internet, mas podem ser redefinidos pelo utilizador. Para definir os botões do correio electrónico, do browser da Web e os botões programáveis, execute o Acer Launch Manager. Ver "Launch Manager" na página 21. Botões de activação rápida Correio electrónico Browser da Web P Aplicação Predefinida Aplicação de correio electrónico (programável pelo utilizador) Aplicação de browser da Internet (programável pelo utilizador) Aplicação de Acer emanager (programável pelo utilizador) Programável pelo utilizador

19 11 Touchpad (teclado táctil) O touchpad integrado é um dispositivo apontador sensível ao movimento na sua superfície. Isto significa que o cursor responde à medida que o utilizador move o dedo na superfície do touchpad. A localização central no descanso de mãos proporciona o máximo de conforto e apoio. Princípios fundamentais do touchpad Os ítems seguintes demonstram o modo de utilização do touchpad: Desloque o seu dedo pela superfície do touchpad (2) para movimentar o cursor. Prima os botões esquerdo (1) e direito (4), situados na extremidade do touchpad, para efectuar funções de selecção e de execução. Estes dois botões são semelhantes aos botões esquerdo e direito de um rato. Tocar no touchpad produz resultados semelhantes. Tocar no touchpad equivale a clicar com o botão esquerdo. Use o botão de deslocamento (3) em quatro direcções para mover a página para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita. Este botão imita a acção de premir o cursor nas barras de deslocamento direita das aplicações do Windows.

20 12 Função Executar Seleccionar Arrastar Aceder ao menu de contexto Deslocar Botão da Esquerda (1) Clique duas vezes rapidamente. Clique uma vez. Faça clique e segure, depois arraste o cursor no teclado táctil com o dedo. Botão da Direita (4) Clique uma vez. Teclado táctil (2) Toque duas vezes (com a mesma velocidade com que faz duplo clique com o rato). Prima uma vez. Toque duas vezes (à mesma velocidade com que faz duplo clique no botão do rato) e no segundo toque mantenha o dedo no touchpad para arrastar o cursor. Botão central (3) Fazer clique e manter para cima/para baixo/ esquerda/ direita. Nota: Utilize o teclado táctil apenas com os dedos secos e limpos. Mantenha o touchpad igualmente limpo e seco. O touchpad é sensível aos movimentos dos dedos. Assim, quanto mais leve for o toque, melhor será a resposta. Tocar com demasiada força não aumentará a capacidade de resposta do touchpad.

21 Utilizar o teclado O teclado possui teclas de tamanho normal e um teclado numérico integrado, teclas separadas de cursor, de bloqueio, do Windows, teclas especiais e de função. 13 Teclas de bloqueio e teclado numérico incorporado O teclado tem 3 teclas de bloqueio que podem ser ligadas ou desligadas. Tecla de bloqueio Caps Lock NumLk <Fn> + <F11> Scr Lk <Fn> + <F12> Descrição Quando Caps Lock está activo, todos os caracteres alfabéticos são digitados em letras maiúsculas. Quando NumLk está activo, o teclado numérico integrado entra em funcionamento. As teclas funcionam como em uma calculadora (com os operadores aritméticos +, -, * e /). Use este modo quando precisar escrever diversos dados numéricos. Um solução ainda melhor seria ligar um teclado externo. Quando Scr Lk está activo, o conteúdo do ecrã sobe e desce conforme as teclas direccionais (setas) são respectivamente premidas. A função Scr Lk não funciona com algumas aplicações. As funções do teclado numérico integrado funcionam como as dos teclados numéricos de um desktop. São indicadas por pequenos caracteres situados no canto superior direito da superfície das teclas. Para simplificar a legenda do teclado, os símbolos das teclas de controlo do cursor não estão impressos nas teclas. Acesso pretendido NumLk activado NumLk desactivado Teclas numéricas no teclado numérico integrado Digite os números normalmente.

22 14 Acesso pretendido NumLk activado NumLk desactivado Teclas de controlo do cursor no teclado numérico integrado Mantenha a tecla < > sob pressão quando utilizar as teclas de controlo do cursor. Mantenha a tecla <Fn> sob pressão quando utilizar as teclas de controlo do cursor. Teclas principais Mantenha a tecla <Fn> sob pressão quando digitar letras no teclado numérico integrado. Digite as letras normalmente. Teclas Windows O teclado possui duas teclas para funções específicas do Windows. Tecla Tecla do logótipo do Windows Descrição Quando premida por si só, este tecla tem o mesmo efeito que clicar no botão Iniciar do Windows; abre o menu Iniciar. Pode também ser utilizada em combinação com outras teclas para executar outras funções: < > + < >: Activa o botão seguinte da barra de ferramentas. < > + <E>: Explorar o meu computador. < > + <F1>: Abre a janela do Centro de ajuda e suporte. < > + <F>: Abre a janela Resultados da procura. < > + <R>: Apresenta a caixa de diálogo Executar. < > + <M>: Minimizar tudo. < > + < > + <M>: Anular minimizar tudo. Tecla de aplicação Esta tecla tem o mesmo efeito de clicar no botão direito do rato; abre o menu de contexto da aplicação. Teclas de atalho O computador utiliza teclas de atalho ou combinações de teclas para ter acesso à maior parte dos comandos do computador como a luminosidade do ecrã, a saída de som e o Utilitário da BIOS. Para activar as teclas de atalho, prima e mantenha premida a tecla <Fn> antes de premir a outra tecla na combinação de teclas de atalho.

23 15 Tecla de atalho <Fn> + <F1> Ícone Função Descrição Ajuda das Teclas de atalho Apresenta a ajuda para as teclas de atalho. <Fn> + <F2> Acer esettings Abre o Acer esettings no Acer emanager. Ver "Acer emanager" na página 19. <Fn> + <F3> Acer epower Management Abre o Acer epowermanagement no Acer emanager. Ver "Acer emanager" na página 19. <Fn> + <F4> Sleep Coloca o computador no modo Sleep. <Fn> + <F5> Comutação de Visualização Alterna a saída entre o ecrã de exibição, o monitor externo (se está ligado) e ambos. <Fn> + <F6> Ecrã em Branco Desliga a luz de fundo do ecrã de visualização para economizar energia. Prima qualquer tecla para retomar a actividade. <Fn> + <F7> <Fn> + <F8> <Fn> + < > Comutação de Touchpad Comutação de Altifalante Aumentar volume Liga e desliga o touchpad interno. Liga e desliga os altifalantes. Aumenta o volume do altifalante. <Fn> + < > Diminuir volume Diminui o volume do altifalante. <Fn> + < > <Fn> + < > Aumentar a luminosidade Reduzir a luminosidade Aumenta a luminosidade do ecrã. Reduz a luminosidade do ecrã.

24 16 Tecla especial O símbolos do Euro e do dólar americano se encontram nas partes superior central e/ou inferior direita do teclado. O símbolo de Euro 1 Abra um editor de texto. 2 Prima a tecla < > na parte inferior direita do teclado, ou mantenha a tecla <Alt Gr> premida prima a tecla <5> na parte superior central do teclado. Nota: Alguns tipos de letras e software não suportam o símbolo do Euro. Consulte para obter mais informações. O símbolo do dólar americano 1 Abra um editor de texto. 2 Prima a tecla < > na parte inferior direita do teclado, ou mantenha a tecla < > premida prima a tecla <4> na parte superior central do teclado. Nota: Esta função varia em função da configuração de idiomas.

25 17 Ejecção do tabuleiro da unidade óptica (CD ou DVD) Para ejectar o tabuleiro da unidade óptica quando o computador está ligado, prima o botão de ejecção da unidade. Com a alimentação desligada, é possível ejectar o tabuleiro da unidade utilizando o furo de ejecção de emergência. Utilizar um bloqueio de segurança do computador Uma ranhura para trava localizada no chassi do computador permite ligar uma trava de segurança para computadores compatível com Kensington. Enrole um cabo de bloqueio de segurança do computador em torno de um objecto imóvel, como por exemplo uma mesa ou o puxador de uma gaveta fechada. Introduza o bloqueio na ranhura da chave de protecção de segurança e rode a chave para proteger o bloqueio. Também estão disponíveis modelos sem chave.

26 18 Áudio O computador inclui áudio estéreo AC'97 de alta fidelidade e de 16 bits e um microfone. Regular o volume Para regular o volume do computador basta apenas premir alguns botões. Consulte "Teclas de atalho" na página 14 para mais informações sobre como regular o volume dos altifalantes.

27 19 Utilizar os utilitários de sistema Nota: Apenas para computadores com Microsoft Windows XP. Acer emanager O Acer emanager é um software inovador concebido especificamente para as funções utilizadas mais frequentemente. Prima < > para iniciar a interface do utilizador do Acer emanager, que possui quatro configurações principais: Acer epowermanagement, Acer epresentation, Acer erecovery e Acer esettings. Para definir a tecla < >, veja "Botões de activação rápida" na página 10. O Acer epowermanagement oferece um local central de onde é possível controlar todos os esquemas de energia do PC e maximizar a vida da bateria. O Acer epresentation descomplica a criação de apresentações. O Acer erecovery faz cópias de segurança dos seus ficheiros e evita a perda de dados num eventual problema do sistema. O Acer esettings é uma maneira de gerir as definições e a segurança do seu PC. Para mais informação, abra o Acer emanager, faça clique na aplicação apropriada e seleccione a função Ajuda.

28 20 Nota: Se com o seu computador não foi fornecido um CD de recuperação ou um CD de sistema, utilize a funcionalidade "System backup to optical disk" da Acer erecovery para efectuar uma cópia de segurança num CD ou DVD. Para garantir os melhores resultados na recuperação do seu sistema ao utilizar um CD ou a funcionalidade Acer erecovery, desligue todos os periféricos (excepto a unidade externa de disco óptico (ODD) Acer, caso esta exista no seu computador). Acer GridVista (compatível com monitor duplo) Nota: Esta funcionalidade só está disponível em alguns modelos. Para activar o recurso de dois monitores do seu notebook. Primeiro, certifiquese de que o monitor está ligado. Em seguida, seleccione Iniciar - Painel de controlo - Visualização e clique em Definições. Seleccione o ícone do monitor secundário (2) na caixa de visualização e clique na caixa de verificação Expandir o ambiente de trabalho do Windows até este monitor. Finalmente, resta Aplicar as novas definições e clicar em OK para terminar o processo. Acer GridVista é um prático utilitário que oferece quatro configurações de exibição predefinidas para que os utilizadores vejam várias janelas no mesmo ecrã. Para aceder a esta função, vá a Iniciar - Todos os programas e clique em Acer GridVista. Pode escolher qualquer uma das quatro configurações indicadas abaixo. Duplo (vertical), triplo (principal à esquerda), triplo (principal à direita) ou Quádruplo Acer GridVista é compatível com monitor duplo, permitindo que dois monitores sejam partilhados independentemente.

29 21 A configuração de Acer GridVista é simples: 1 Execute o Acer GridVista e seleccione a configuração preferida para o ecrã de cada monitor a partir da barra de tarefas. 2 Arraste e largue cada janela na grade apropriada. 3 Aproveite a conveniência de uma área de trabalho bem organizada. Nota: Certifique-se de que a definição de resolução do segundo monitor está ajustada de acordo com o valor recomendado pelo fabricante. Launch Manager O Launch Manager permite configurar os quatro botões de activação rápida que se encontram acima do teclado. Para a localização dos botões de activação rápida, ver "Botões de activação rápida" na página 10. Pode aceder ao Launch Manager fazendo clique sobre Iniciar, Todos os programas, Launch Manager para executar a aplicação.

30 22 Norton AntiVirus O Norton AntiVirus é um software anti-vírus que localiza e repara ficheiros infectados, protegendo-o contra vírus e mantendo os dados contidos no computador a salvo e seguros. Como verificar vírus com o Norton AntiVirus? A verificação completa do sistema verifica todos os ficheiros no computador. Para efectuar uma verificação do sistema: 1 Inicie o Norton AntiVirus. Clique duas vezes no ícone do Norton AntiVirus na área de trabalho ou clique no menu Iniciar na barra de tarefas do Windows, realce o item Programas e seleccione Norton AntiVirus. 2 Na janela principal do Norton AntiVirus, clique em Verificar vírus (Scan for viruses). 3 No painel Verificar vírus, clique em Verificar o meu computador (Scan My computer). 4 Sob Acções (Actions), clique em Verificar (Scan). 5 Depois de ver o resumo, clique em Concluído (Finished). Pode-se agendar verificações de vírus personalizadas que funcionam sozinhas na data e hora especificadas ou em intervalos periódicos. Se estiver a usar o computador quando a verificação programada começar, ela será executada em segundo plano para que você não tenha que parar seu trabalho. Para obter mais informações sobre o Norton AntiVirus,consulte o menu Ajuda do Norton AntiVirus.

31 23 Perguntas frequentes A lista seguinte é relativa a situações que podem ocorrer durante a utilização do computador. São fornecidas para cada uma respostas e soluções fáceis. Liguei o botão de alimentação, mas o computador não arranca nem inicializa. Observe o indicador de corrente: Se não estiver aceso, o computador está sem corrente. Verifique o seguinte: - Se o computador estiver a funcionar a bateria, poderá haver descarga, o que implica que haja uma falha de energia no computador. Ligue um adaptador de corrente alternada para recarregar a bateria. - Certifique-se de que o adaptador de corrente alternada está devidamente ligado ao computador e à corrente eléctrica. Se estiver aceso, verifique o seguinte: - Há algum disquete que não seja de iniciação (não do sistema) na unidade USB externa? Remova-a ou substitua-a por uma disquete do sistema e prima <Ctrl> + <Alt> + <Del> para reiniciar o sistema. Não aparece nada no ecrã. O sistema de gestão de energia do computador apaga automaticamente o ecrã para poupar energia. Prima uma tecla qualquer para ligar novamente o ecrã. Se ao premir uma tecla o ecrã não voltar ao normal, poderão existir duas causas: O nível de luminosidade pode ser demasiado baixo. Prima <Fn> + < > para aumentar o nível de brilho. O dispositivo de visualização poderá estar ajustado para um monitor externo. Prima a tecla de atalho de comutação de visualização <Fn> + <F5> para alternar a visualização para o computador. Se o indicador de Sleep estiver aceso, o computador está no modo Sleep. Prima e solte o botão de alimentação para retomar. A imagem não aparece na totalidade do ecrã. Cada monitor de computador tem uma resolução nativa diferente que depende do tamanho do ecrã. Se você definir uma resolução mais baixa que esta resolução nativa, o ecrã será expandido para preencher o monitor do computador. Clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho do Windows e seleccione Propriedades para abrir a caixa de diálogo Propriedades do Monitor. Em seguida, clique no separador Definições para verificar se a resolução está correctamente definida. As resoluções inferiores à especificada não aparecem no computador ou num monitor externo na totalidade do ecrã.

32 24 O dispositivo áudio do computador não funciona. Verifique o seguinte: O volume pode estar desligado. Observe o ícone do controlo de volume (altifalante) na barra de tarefas do Windows. Se estiver marcado, clique no ícone e anule a selecção da opção Tudo sem som. O nível de volume pode estar demasiado baixo. Observe o ícone do controlo de volume na barra de tarefas do Windows. Pode igualmente utilizar os botões de controlo do volume para regular o volume. Consulte "Teclas de atalho" na página 14 para obter mais informações. Se auscultadores ou altifalantes externos estiverem ligados à porta de saída de linha no painel frontal do computador, os altifalantes externos são desligados automaticamente. Pretendo ejectar o tabuleiro da unidade óptica sem ligar a alimentação. Existe um orifício para ejecção mecânica na unidade óptica. Basta introduzir a ponta de uma esferográfica ou clip no orifício e empurrar para ejectar o tabuleiro. O teclado não responde. Tente ligar um teclado externo a uma porta USB na parte direita ou esquerda do computador. Se funcionar, contacte o seu revendedor ou um centro de assistência técnica autorizado, uma vez que o cabo do teclado interno poderá estar solto. A impressora não funciona. Verifique o seguinte: Certifique-se de que a impressora está conectada a uma tomada eléctrica e que está ligada (On). Certifique-se de que o cabo da impressora está firmemente ligado à porta USB do computador e à porta correspondente na impressora. Pretendo configurar o local para utilizar o modem interno. Para utilizar o software de comunicações correctamente (por exemplo, HyperTerminal), é necessário configurar o local: 1 Faça clique sobre iniciar, Configurações, painel de controlo. 2 Clique duas vezes em Opções de telefone e modem. 3 Clique em Regras de marcação e inicie a configuração da localização. Consulte o manual do Windows.

33 25 Nota: Ao iniciar o notebook pela primeira vez, note que pode ignorar a configuração de ligação à Internet, pois não é necessário afectar a instalação de todo o sistema operativo. Após a configuração do sistema operativo, pode efectuar a configuração de conexão à Internet. Quero restaurar meu computador às suas definições originais sem CD de recuperação. Nota: Se é de diversos idiomas a versão do seu sistema, o sistema operativo e o idioma que seleccionar ao ligar o sistema pela primeira vez serão a única opção para futuras operações de recuperação. Este processo de recuperação ajudá-lo-á a recuperar a unidade C: com o conteúdo do software original instalado quando adquiriu seu computador portátil.siga os passos abaixo para reconfigurar sua unidade C: (Sua unidade C: será reformatada e todos os dados serão eliminados). É importante fazer cópia de segurança de todos os arquivos de dados antes de utilizar este opção. Antes de executar uma operação de restauração, verifique as definições do BIOS. 1 Verifique se a função Acer disk-to-disk recovery está activada ou não. 2 Certifique-se de que a definição D2D Recovery em Main está Enabled. 3 Saia do utilitário BIOS e guarde as alterações. Nota: Para activar o utilitário BIOS, prima <F2> durante POST. Para iniciar o processo de recuperação: 1 Reinicie o sistema. 2 Enquanto for exibido o logotipo da Acer, prima <Alt> + <F10> ao mesmo tempo para introduzir o processo de recuperação. 3 Consulte as instruções para recuperar o sistema. Importante! Esta funcionalidade ocupa 2 a 3 GB numa partição oculta do seu disco rígido.

34 26 Pedir assistência Garantia Internacional de Viagem (International Travelers Warranty; ITW) O seu computador está protegido pela International Travelers Warranty (ITW) que proporciona segurança e tranquilidade ao viajar. A nossa rede de centros de assistência técnica em todo o mundo existe para o ajudar a resolver problemas. O computador vem acompanhado de um passaporte ITW. Esse passaporte contém todas as informações necessárias acerca do programa ITW. Neste guia prático encontrará uma lista com os centros de assistência técnica autorizados. Leia atentamente este passaporte. Tenha sempre à mão o passaporte ITW, especialmente ao viajar, para poder desfrutar das vantagens dos nossos centros de assistência. Coloque a prova de compra do equipamento no bolso localizado na cobertura frontal do passaporte ITW. Se o país de destino não tiver um centro de assistência técnica ITW autorizado pela Acer, poderá contactar qualquer uma das nossas agências em todo o mundo. Para mais informações, visite Antes de telefonar Tenha junto de si as seguintes informações quando telefonar para o serviço online da Acer, e tenha o computador a funcionar. Com o seu apoio, podemos reduzir a duração da chamada e ajudá-lo a resolver os problemas de uma forma eficaz. Se o seu computador emitir mensagens de erro ou sinais sonoros, anote-os no momento em que surgirem no ecrã (ou o número e a sequência no caso dos sinais sonoros). São-lhe solicitadas as informações seguintes: Nome: Endereço: Número de telefone: Máquina e tipo de modelo: Número de série: Data de compra:

35 27 Acer Arcade O Acer Arcade é um reprodutor integrado para músicas, fotos, filmes DVD e vídeo. Para assistir ou escutar, faça clique num botão de conteúdo (por exemplo, Música, Vídeo etc...) na página inicial do Arcade. Cinema - Assista a DVDs ou VCDs Álbum - Veja fotos armazenadas no disco rígido ou em qualquer suporte amovível Vídeo - Assista e edite clips de vídeo Música - Escute ficheiros de música numa variedade de formatos Gravador - Crie CDs ou DVDs para partilhar ou arquivar Definições - Ajuste o Acer Arcade de acordo com as suas preferências Nota: Ao assistir a vídeos, DVDs ou apresentações de diapositivos, os recursos de protecção de ecrã e economia de energia não estarão disponíveis. Estas funções são activadas ao escutar música.

36 28 Teclas de atalho Ao usar o ambiente Windows, as combinações de teclas relacionadas abaixo estão disponíveis para controlar e fazer um ajuste fino das funções e das configurações do Acer Arcade. Tecla de atalho <Fn> + <F1> Funçao Menu de ajuda on-line <Fn> + <F3> <Fn> + <F5> <Fn> + <F6> <Fn> + <F8> <Fn> + < > <Fn> + < > <Fn> + < > <Fn> + < > <Fn> + <Home> <Fn> + <Pg Up> <Fn> + <Pg Dn> <Fn> + <End> Acer epowermanagement com informação sobre a bateria Alternância do ecra Ecra em branco Alternância dos altifalantes Aumentar o volume - Aumenta o volume do altifalante Diminuir o volume - Diminui o volume do altifalante Aumentar o brilho - Aumenta o brilho do ecra Diminuir o brilho - Diminui o brilho do ecra Reproduzir; prima para começar a reproduzir a faixa de áudio ou o ficheiro de vídeo. Prima de novo para pausar. Parar; prima para parar a reprodução da faixa de áudio ou do ficheiro de vídeo. Retroceder; prima para retornar à faixa ou ficheiro de vídeo anterior e iniciar a reprodução. Avançar; prima para ir à faixa ou ficheiro de vídeo seguinte.

37 29 Localização e reprodução do conteúdo Faça clique num botão na página inicial do Acer Arcade para abrir a página inicial correspondente. A página de conteúdo tem botões à esquerda e uma área de procura à direita. Se um botão mostrar uma das várias opções, como ordem de classificação, a configuração actual é indicada por um círculo colorido brilhante à esquerda. Para seleccionar o conteúdo, faça clique num item na área de conteúdo. Quando houver mais de uma unidade de CD ou DVD, todas serão mostradas. As imagens e os vídeos são mostrados como ficheiros (com miniaturas) e organizados em pastas. Para examinar uma pasta, faça clique para abri-la. Para ir a uma pasta acima da actual, faça clique no botão Um nível acima. Se houver mais conteúdo do que cabe numa página, utilize os botões na parte inferior direita para navegar pelas páginas. Configurações No Acer Arcade, há configurações que permitem ajustar o desempenho à máquina e às suas preferências pessoais. A página Configurações é acedida pelo botão Configurações na página inicial. Utilize a configuração Screen ratio para escolher o tipo de ecrã, padrão (4:3) ou amplo (16:9). La salida de audio debe definirse como Estéreo al escuchar con los falantes o Virtual Surround Sound, al usar los auriculares. Nota: Se os altifalantes não conseguem reproduzir os sinais de baixa frequência, recomenda-se não seleccionar esta opção para evitar danificá-los. Faça clique no botão Acerca do Acer Arcade para abrir uma página com as informações acerca da versão e de copyright. Faça clique no botão Restaurar predefinições para retornar às configurações predefinidas do Acer Arcade. Controlos do Arcade Ao assistir a clips de vídeo, filmes ou apresentações de diapositivos como conteúdo visual de ecrã inteiro, aparecem dois painéis ao mover o rato. Eles desaparecem automaticamente depois de alguns segundos. O painel Controlos de navegação aparecer na parte superior e o painel Controlos do reprodutor aparece na parte inferior do ecrã.

38 30 Controlos de navegação Para retornar à página inicial do Acer Arcade, clique no botão Inicio (com a forma duma casa) no canto superior esquerdo da janela. Para subir um nível ao localizar o conteúdo, faça clique em Um nível acima. Para retornar ao ecrã anterior, faça clique em (Esc). Os botões na parte superior direita (Minimizar, Maximizar e Fechar) têm as funções normais encontradas num PC. Para sair do Acer Arcade, faça clique no botão Fechar no canto superior direito da janela. Também pode fazer clique no botão Ao PC. Controlos do reprodutor Na parte inferior da janela são exibidos os controlos do reprodutor, utilizados para vídeos, apresentações de diapositivos, filmes e músicas. O grupo à esquerda oferece os controlos de reprodução padrão (reproduzir, pausar, parar etc...). O grupo à direita controla o volume (sem som e aumentar/diminuir o volume). Cinema Nota: Durante a reprodução de DVDs, haverá controlos adicionais à direita dos controlos de volume. A secção Cinema deste manual os descreve com pormenores. Se o seu computador possui uma unidade de DVD, é possível reproduzir filme de DVD e CD de Vídeo (VCDs) com o recurso Cinema do Acer Arcade. Este reprodutor tem recursos e controlos dum aparelho de DVD doméstico normal. A introdução dum disco na unidade de DVD inicia automaticamente a reprodução do filme. Para controlar o filme, aparece o painel de controlo do reprodutor na parte inferior da janela ao mover o rato. Se mais de uma unidade óptica contiver um disco reproduzível, faça clique no botão Cinema na página inicial para abrir a página de conteúdo Cinema e, em seguida, seleccione o disco que deseja assistir a partir da lista direita. Ao assistir a DVDs, os seguintes controlos adicionais aparecem no painel: Menu principal Subtítulo Idioma Ângulo O disco em reprodução será mostrado na área acima da lista de unidades. Esta página também aparecer ao premir o botão Parar durante um filme. Os botões no lado esquerdo permitem retomar o filme do ponto onde foi parado, reiniciar do começo, saltar ao menu de DVD, ejectar o disco e ir à página Configurações de DVD.

39 31 Configurações Há dois tipos de configurações de DVD: Vídeo e Idioma. Faça clique no botão apropriado para abrir a respectiva página de configurações. Vídeo As configurações de Vídeo controlam a saída de vídeo de DVDs/VCDs. Aceleracão de hardware aproveita a capacidade de processamento especial de algumas placas gráficas para reduzir a carga sobre a CPU ao reproduzir DVDs e alguns ficheiros de vídeo. Se houver problemas de qualidade de vídeo, tente Desligado esta função. Seleccione um tipo de saída: Padrão 4:3 ou Ecrã amplo 16:9, de acordo com as suas preferências de exibição. A opção Letterbox exibe todo o conteúdo do filme de ecrã amplo com a proporção original e acrescenta barras pretas às parte inferior e superior do ecrã. O recurso Pan & Scan serve para títulos de DVD com uma proporção de ecrã amplo. Acer CinemaVision é uma tecnologia de alongamento de vídeo não linear que produz uma distorção mínima no centro da imagem. A opção Alongar expande a exibição de vídeo até o tamanho do ecrã. A opção Perfil de cor permite seleccionar, a partir duma lista, as configurações para mudança geral do conteúdo de vídeo durante a reprodução. Original utiliza o esquema de cores do disco ao qual está a assistir, enquanto que Vívido, Claro e Teatro optimizam as cores da exibição de vídeo. Acer ClearVision é uma tecnologia de optimização de vídeo que detecta o conteúdo do vídeo e ajustar dinamicamente os níveis de brilho/contraste/ saturação para que você não precise alterar as configurações de cor se o filme ao qual estiver a assistir forem excessivamente escuros ou claros. Faça clique em Restaurar predefinições para retornar às configurações predefinidas. Idioma As configurações de Idioma controlam a o idioma da saída do áudio e da legenda do DVD/VCD. Subtítulo selecciona o idioma de legenda predefinido dos DVDs, quando disponível. A configuração de fábrica é Desligado. Legenda fechada activa as legendas fechadas nos DVDs. Esta função exibe legendas codificadas no sinal de vídeo que descrevem acções e diálogos no ecrã para deficientes auditivos. A configuração de fábrica é Desligado. Áudio selecciona o idioma predefinido para títulos de DVD.

40 32 Álbum O Acer Arcade permite ver fotos digitais individualmente ou como uma apresentação de diapositivos, a partir de qualquer unidade do computador. Faça clique no botão Álbum na página inicial do Acer Arcade para mostrar a página principal do álbum. A área de conteúdo à direita mostra tanto as imagens individuais como as pastas. Faça clique numa pasta para abri-la. Para ver uma apresentação de diapositivos, abra a pasta que contém as imagens que deseja ver e, em seguida, faça clique no Reprod apres diap. A apresentação de diapositivos é reproduzida em ecrã inteiro. Utilize o painel para controlar a apresentação de diapositivos.

41 33 Para rodar uma imagem em ecrã inteiro, faça clique nos Rodar à direita ou Rodar a esquerda. Também é possível ver uma única imagem fazendo clique na mesma. Isso abre a imagem em ecrã inteiro. Configurações da apresentação de diapositivos Para mudar as configurações da apresentação de diapositivos, faça clique no botão Definições na página Álbum. A configuração de Duração do diapositivo determina por quanto tempo o diapositivo será mostrador antes de avançar automaticamente para a imagem seguinte na apresentação de diapositivos. A configuração de Efeitos de transição define o estilo da transição utilizada entre as imagens. Para adicionar uma música de fundo a uma apresentação de diapositivos, defina a opção Repr. mús. dur. apres. slides como Sim para seleccionar a página de música que pede que você escolha sua biblioteca de músicas pessoal. Faça clique no botão Restaurar predefinições para retornar às configurações predefinidas. Vídeo Para abrir a função Vídeo, faça clique em Vídeo na página inicial do Acer Arcade, para abrir a página inicial de Vídeo. Nota: O recurso de vídeo foi concebido para reprodução de ficheiros de vídeo nos formatos MPEG1, MPEG2 (se houver uma unidade de DVD instalada), AVI, WMV e ASF. Utilize a função Cinema se desejar assistir a um DVD ou VCD. Duas opções são mostradas na página Vídeo, Reprodução de vídeo ou Edição de vídeo.

Série emachines D720/D520. Guia rápido

Série emachines D720/D520. Guia rápido Série emachines D720/D520 Guia rápido Copyright 2008. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Guia rápido da Série emachines D720/D520 Edição Original: 08/2008 A empresa não faz quaisquer afirmações

Leia mais

Série emachines G620/G420. Guia rápido

Série emachines G620/G420. Guia rápido Série emachines G620/G420 Guia rápido Copyright 2008. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Guia rápido da Série emachines G620/G420 Edição Original: 08/2008 A empresa não faz quaisquer afirmações

Leia mais

Série emachines D725/D525. Guia rápido

Série emachines D725/D525. Guia rápido Série emachines D725/D525 Guia rápido Copyright 2009. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Guia rápido da Série emachines D725/D525 Edição Original: 02/2009 A empresa não faz quaisquer afirmações

Leia mais

Portátil Série Aspire

Portátil Série Aspire Portátil Série Aspire Guia rápido Registo do produto Ao utilizar o dispositivo pela primeira vez, recomenda-se que o registe. O registo dar-lhe-á acesso a vantagens úteis, como: Assistência mais rápida

Leia mais

Portátil Série Aspire

Portátil Série Aspire Portátil Série Aspire Guia rápido Registo do produto Ao utilizar o dispositivo pela primeira vez, recomenda-se que o registe. O registo dar-lhe-á acesso a vantagens úteis, como: Assistência mais rápida

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Série Aspire 4740. Guia rápido

Série Aspire 4740. Guia rápido Série Aspire 4740 Guia rápido Copyright 2009. Todos os Direitos Reservados. Guia rápido da Série Aspire 4740 Edição Original: 11/2009 Computador Portátil Série Aspire 4740 Número de Modelo: Número de Série:

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Moldura Digital para Fotografias

Moldura Digital para Fotografias DENVER DPF 741 Manual do Utilizador Moldura Digital para Fotografias ATENÇÃO O cabo de alimentação com adaptador/dispositivo para desligar o aparelho deve estar facilmente acessível e deve poder ser desligado

Leia mais

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Índice 1. Introdução... 2 2. Requisito do Sistema... 2 3. Instalar Ladibug... 3 4. Ligação... 6 5. Iniciar a utilização do Ladibug...

Leia mais

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização Archive Player Divar Series pt Manual de Utilização Archive Player Índice pt 3 Índice 1 Introdução 4 2 Operação 5 2.1 Iniciar o programa 5 2.2 Conhecer a janela principal 6 2.3 Botão Abrir 6 2.4 Vistas

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Série Aspire 4810T/ 4810TZ/4410. Guia rápido

Série Aspire 4810T/ 4810TZ/4410. Guia rápido Série Aspire 4810T/ 4810TZ/4410 Guia rápido Copyright 2009. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Guia rápido da Série Aspire 4810T/4810TZ/4410 Edição Original: 08/2009 Poderá haver alterações

Leia mais

Acer erecovery Management

Acer erecovery Management 1 Acer erecovery Management Desenvolvido pela equipa de software da Acer, o Acer erecovery Management é uma ferramenta que lhe permite de forma fácil, fiável e segura restaurar o seu computador para o

Leia mais

Capítulo 1: Introdução

Capítulo 1: Introdução Capítulo 1: Introdução 1.1 Conteúdo da embalagem Quando receber a sua TVGo A03, certifique-se que os seguintes itens se encontram na embalagem da Mini Super TV USB. TVGo A03 CD do controlador Controlo

Leia mais

Guia de funcionamento do projector em rede

Guia de funcionamento do projector em rede Guia de funcionamento do projector em rede Tabela de conteúdos Preparação...3 Ligar o projector ao seu computador...3 Ligação sem fios (para alguns modelos)... 3 QPresenter...5 Requisitos mínimos do sistema...5

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes acerca da instalação do Mac OS X. Requisitos de sistema

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Elementos necessários 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

USANDO PROJEÇÃO POTENTE

USANDO PROJEÇÃO POTENTE A P Ê N D I C E V I N T E C USANDO PROJEÇÃO POTENTE C-1 AVISO Leia a seguinte informação de antemão cuidadosamente, antes de iniciar a instalação do Software Power Cinema. 1. Para instalar o Software Power

Leia mais

Smartphone 5 IPS Quad Core

Smartphone 5 IPS Quad Core Smartphone 5 IPS Quad Core GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO PRIMEIROS PASSOS Instalando o cartão SIM e a bateria Desligue o telemóvel completamente. Retire a tampa traseira. Insira o cartão SIM no slot do cartão

Leia mais

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5"

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5 e 3,5 EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" 2 PORTUGUÊS Estação de Ancoragem USB 3.0 EW7011 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows 4 Passo

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

Comutador USB KVM Comutador USB KVM com áudio, 2 portas Comutador USB KVM com áudio, 4 portas Manual

Comutador USB KVM Comutador USB KVM com áudio, 2 portas Comutador USB KVM com áudio, 4 portas Manual Comutador USB KVM Comutador USB KVM com áudio, 2 portas Comutador USB KVM com áudio, 4 portas Manual DS-11403 (2 portas) DS-12402 (4 portas) NOTA Este equipamento foi testado e está em conformidade com

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações aqui contidas

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Do que necessita 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Procurar actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows

Leia mais

KVM CPU Switch 4 Portas Manual do Usuário

KVM CPU Switch 4 Portas Manual do Usuário P R E F Á C I O Este é um produto da marca GTS Network, que está sempre comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta qualidade. Este manual descreve, objetivamente, como instalar

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Instalação e Actualização do Windows 8.1 Actualizar o BIOS, aplicações, controladores e executar o Windows Update Seleccionar o tipo de instalação Instalar

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

IMPORTANTE. Guia Rápido de Instalação. Utilizando seu projetor AIPTEK V10 Pro para projetar imagens a partir do seu Notebook/PC.

IMPORTANTE. Guia Rápido de Instalação. Utilizando seu projetor AIPTEK V10 Pro para projetar imagens a partir do seu Notebook/PC. IMPORTANTE Guia Rápido de Instalação Utilizando seu projetor AIPTEK V10 Pro para projetar imagens a partir do seu Notebook/PC. Bem-vindo: Prezado usuário, obrigado por comprar este produto. Foi aplicado

Leia mais

Manual de utilizador

Manual de utilizador Manual de utilizador Índice Introdução... 1 NOTAS IMPORTANTES... 1 Declarações Legais... 3 Instalação e Configuração... 5 Requisitos do Sistema... 5 Instalação... 5 Activação... 7 Actualização Automática...

Leia mais

O Acer erecovery Management

O Acer erecovery Management O Acer erecovery Management O Acer erecovery Management constitui uma forma rápida, fiável e segura de restaurar o seu computador para as predefinições de fábrica ou para a configuração do sistema definida

Leia mais

MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA. Instalar o Nokia Connectivity Cable Drivers

MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA. Instalar o Nokia Connectivity Cable Drivers MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA Instalar o Nokia Connectivity Cable Drivers Índice 1. Introdução...1 2. Requisitos...1 3. Instalar O Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da instalação...2 3.2

Leia mais

Guia de Instalação do Software

Guia de Instalação do Software Guia de Instalação do Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador.

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

1 Ajuda da Internet M vel Clix

1 Ajuda da Internet M vel Clix 1 Ajuda da Internet M vel Clix Descrição geral Esta aplicação permite Ligar/Desligar por intermédio de uma PC Card / Modem USB. Janela principal da Internet M vel Clix Indica o estado de roaming Minimizes

Leia mais

Perguntas Frequentes para o Transformer TF201

Perguntas Frequentes para o Transformer TF201 Perguntas Frequentes para o Transformer TF201 PG7211 Gerir ficheiros... 2 Como acedo aos meus dados armazenados no cartão microsd, SD e dispositivo USB?... 2 Como movo o ficheiro seleccionado para outra

Leia mais

Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida. Português

Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida. Português Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida Português Índice Instalação do Software... 1 Instalação do Controlador e Actualização do Controlador... 4 Motic Images Plus 2.0 ML...11 Calibração

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650 Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650...1 3. SELECCIONAR

Leia mais

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação Leia antes de utilizar Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados Guia de Instalação Leia este guia antes de abrir o pacote do CD-ROM Obrigado por adquirir este software. Antes de abrir

Leia mais

Série Extensa 6700. Manual do Utilizador

Série Extensa 6700. Manual do Utilizador Série Extensa 6700 Manual do Utilizador Copyright 2005. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Manual do Utilizador da Série Extensa 6700 Edição Original: 2005/09 Poderá haver alterações periódicas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO Microsoft WINDOWS XP

PROGRAMAÇÃO Microsoft WINDOWS XP Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização do MS-DOS e apresentar

Leia mais

Série TravelMate 4020. Manual do Utilizador

Série TravelMate 4020. Manual do Utilizador Série TravelMate 4020 Manual do Utilizador Copyright 2005. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Manual do Utilizador da Série TravelMate 4020 Edição Original: Julho 2005 Poderá haver alterações

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br 1 Índice Utilizando o Gerenciador Multi Tarefa... 3 Organização de aplicativos... 8 Configurar Gmail... 15 Página favorita em ícone... 18 Excluindo Aplicativos e Ícones Favoritos...21 Gerenciar Aplicativos

Leia mais

OpenBook reconhecimento de caracteres para voz

OpenBook reconhecimento de caracteres para voz OpenBook reconhecimento de caracteres para voz MANUAL DO UTILIZADOR O OpenBook é um software que transforma o seu computador pessoal e scanner numa máquina de leitura multifacetada. Utilize qualquer dos

Leia mais

Verificar o conteúdo da embalagem

Verificar o conteúdo da embalagem Verificar o conteúdo da embalagem suporte de papel CD-ROM do guia do Utilizador e do software da impressora pacote de tinteiros (contém tinteiros a cores e preto.) Utilização diária Instalação cabo de

Leia mais

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Onde colocar o repetidor sem fios WPS EM4590?... 3 3.0 Configurar

Leia mais

Instalar o computador

Instalar o computador ThinkPad R40 Series Lista de verificação de componentes Part Number: 9P54 Manual de Instalação A IBM agradece a sua preferência por um computador IBM ThinkPad R Series. Confronte os itens indicados nesta

Leia mais

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 3 - MANUAL DO UTILIZADOR Diogo Mateus 3.1. REQUISITOS MÍNIMOS * Computador Pessoal com os seguintes Programas * Microsoft Windows 95 * Microsoft Access 97 A InfoMusa

Leia mais

Instalar o Software da Impressora... 2. Consulte o Manual do Usuário para obter informações e instruções detalhadas não abordadas neste manual.

Instalar o Software da Impressora... 2. Consulte o Manual do Usuário para obter informações e instruções detalhadas não abordadas neste manual. GUIA RÁPIDO para o utilizador do Windows Vista ÍNDICE Capítulo 1: REQUISITOS DO SISTEMA... 1 Capítulo 2:... 2 Instalar o Software da Impressora... 2 Instalar o Software para a Impressão em Rede... 5 Capítulo

Leia mais

ArcSoft Total Media. HDCam 2.0

ArcSoft Total Media. HDCam 2.0 ArcSoft Total Media HDCam 2.0 1 Introdução Guia de Início Rápido O ArcSoft Total Media HDCam é um software de área de trabalho que combina gerenciamento de mídia e capacidades de reprodução. Gerenciamento

Leia mais

h Cabo de alimentação h Unidade de Disquete Nota: Alguns modelos podem conter itens adicionais que não foram relacionados.

h Cabo de alimentação h Unidade de Disquete Nota: Alguns modelos podem conter itens adicionais que não foram relacionados. Número da Peça: 46P4550 Obrigado por adquirir o computador IBM ThinkPad Série T. Compare os itens desta lista com os itens da caixa. Se algum item estiver faltando ou estiver danificado, entre em contato

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO Escola Básica José Afonso Professora Marta Caseirito Grupo 1 1. As questões seguintes são de escolha múltipla. Nas afirmações seguintes assinale com X aquela

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes sobre como instalar o Mac OS X. Requisitos do sistema Para

Leia mais

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador Índice 1. Introdução... 2 2. Requisitos do Sistema... 2 3. Instalação de Ladibug... 3 4. Ligação ao hardware... 8 5. Iniciar

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado

Dispositivos apontadores e teclado Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR. Windows

Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR. Windows Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR Windows Obrigado por ter escolhido um produto Nikon. Este guia descreve como actualizar este firmware. Se não tiver a certeza de que pode executar correctamente

Leia mais

Dispositivos Apontadores e Teclado Guia do Usuário

Dispositivos Apontadores e Teclado Guia do Usuário Dispositivos Apontadores e Teclado Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas

Leia mais

Referencial do Módulo B

Referencial do Módulo B 1 Referencial do Módulo B Liga, desliga e reinicia correctamente o computador e periféricos, designadamente um scanner; Usa o rato: aponta, clica, duplo-clique, selecciona e arrasta; Reconhece os ícones

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução:

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução: Página1 1 - Introdução: A NOVA CANETA ESPIÃ representa um novo conceito no universo da espionagem. Trazendo um novo design e uma nova tecnologia, a nova caneta oferece a você, um produto elegante, discreto

Leia mais

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA C A P Í T U L O T R Ê S ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA Neste capítulo, você aprenderá os fundamentos do gerenciamento de energia e como usá-los para adquirir uma vida média da bateria mais

Leia mais

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil.

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil. Parabéns por adquirir um Notebook GIGABYTE. Este manual irá ajudá-lo a começar com a configuração do seu computador portátil. A configuração do produto final depende do modelo no momento da sua compra.

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O NOKIA MODEM OPTIONS...1 3. LIGAR O NOKIA 6600

Leia mais

Utilizando o Tablet PC da GIGABYTE pela primeira vez

Utilizando o Tablet PC da GIGABYTE pela primeira vez Parabéns pela aquisição deste Slate PC da GIGABYTE! Este Guia de Instalação permite-lhe fazer a instalação de forma correcta e rápida do seu equipamento. Para mais detalhes, por favor navegue em www.gigabyte.com.

Leia mais

Série TravelMate 2410. Manual do Utilizador

Série TravelMate 2410. Manual do Utilizador Série TravelMate 2410 Manual do Utilizador Copyright 2005. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Manual do Utilizador da Série TravelMate 2410 Edição Original: Julho 2005 Poderá haver alterações

Leia mais

Comece aqui. Alinhar os tinteiros sem um computador

Comece aqui. Alinhar os tinteiros sem um computador Comece aqui Alinhar os tinteiros sem um computador Certifique-se de que segue os passos descritos na Folha de Instalação para instalar o hardware. Para optimizar a qualidade de impressão, proceda do modo

Leia mais

Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 7. Como encontrar livros... 9. Como classificar a sua biblioteca... 11

Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 7. Como encontrar livros... 9. Como classificar a sua biblioteca... 11 Kobo Desktop Manual Do Utilizador Índice Sobre o Kobo Desktop... 4 Como descarregar e instalar o Kobo Desktop... 6 Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 7 Como comprar ebooks com o Kobo Desktop... 9

Leia mais

Microsoft Windows. Aspectos gerais

Microsoft Windows. Aspectos gerais Aspectos gerais É um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft Foi desenhado de modo a ser fundamentalmente utilizado em computadores pessoais Veio substituir o sistema operativo MS-DOS e as anteriores

Leia mais

Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode

Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode Instruções de actualização para modelos de navegação: AVIC-F40BT, AVIC-F940BT, AVIC-F840BT e AVIC-F8430BT que foram

Leia mais

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD Dicas Satux Configurando o Primeiro acesso Adicionando uma Impressora Adicionar/Remover Programas Criando atalhos na área de trabalho Como fazer gravações de CD/DVD Como configurar minha Rede Local Como

Leia mais

Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho.

Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho. Manual em Portugues Prefácio Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho. I. Nota 1. Evite deixar cair o aparelho ou agitar com

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Série Aspire 3630. Manual do Utilizador

Série Aspire 3630. Manual do Utilizador Série Aspire 3630 Manual do Utilizador Copyright 2005. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Manual do Utilizador da Série Aspire 3630 Edição Original: Dezembro 2005 Poderá haver alterações

Leia mais

Manual Brother Image Viewer para Android

Manual Brother Image Viewer para Android Manual Brother Image Viewer para Android Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: NOTA As Notas indicam o que fazer perante uma determinada situação

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Série TravelMate 4060. Manual do Utilizador

Série TravelMate 4060. Manual do Utilizador Série TravelMate 4060 Manual do Utilizador Copyright 2005. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados Manual do Utilizador da Série TravelMate 4060 Edição Original: Agosto 2005 Poderá haver alterações

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Configuração do computador com o sistema operativo de interface gráfico O Windows permite configurar o computador de várias maneiras, quer através do Painel de controlo

Leia mais

Calculadora Virtual HP Prime

Calculadora Virtual HP Prime Calculadora Virtual HP Prime Número de peça HP: NW280-3002 Edição 2, fevereiro de 2014 Avisos Legais Este manual e os exemplos nele incluídos são fornecidos "tal como estão" e estão sujeitos a alteração

Leia mais

Leia antes de instalar Mac OS X

Leia antes de instalar Mac OS X Leia antes de instalar Mac OS X Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações sobre os computadores compatíveis, requisitos do sistema e como instalar o Mac OS X. Para obter

Leia mais

Windows Live Movie Maker

Windows Live Movie Maker Windows Live Movie Maker Passo-a-passo para Professores Criar um filme com o Windows Live Movie Maker Descarregue o programa 1. Visite o site http://explore.live.com/windows-live-movie-maker e descarregue

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

Guia de instalação e Activação

Guia de instalação e Activação Guia de instalação e Activação Obrigado por ter escolhido o memoq 5, o melhor ambiente de tradução para tradutores freelancer, companhias de tradução e empresas. Este guia encaminha-o através do processo

Leia mais

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation

Leia mais