Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação Departamento de Ensino Fundamental Núcleo Regional da Educação - Portão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação Departamento de Ensino Fundamental Núcleo Regional da Educação - Portão"

Transcrição

1 Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação Departamento de Ensino Fundamental Núcleo Regional da Educação - Portão Sequência didática para o 2º ano, observando-se os descritores da Provinha Brasil CONTEÚDOS: BOI DA CARA PRETA BOI, BOI, BOI, BOI DA CARA PRETA, PEGA ESTA CRIANÇA QUE TEM MEDO DE CARETA. NÃO, NÃO, NÃO NÃO PEGA ELE NÃO ELE É BONITINHO ELE CHORA COITADINHO. (DOMÍNIO POPULAR) Referência LEITURA: FEITA PELO PROFESSOR (FLUÊNCIA, ENTONAÇÃO E RITMO); APONTADA (Marque e aponte as sílabas e/ou palavras); CORAL (meninos, meninas, jogral...); INDIVIDUAL (Mesmo que as crianças ainda não leiam, faz-se necessária essa prática. Como o texto é de domínio público, e fácil, as crianças quase decoram, então utilize essa facilidade e solicite a leitura individual.); CANTAR; O TEXTO DEVE SER APRESENTADO AOS ALUNOS DE MANEIRA ATRATIVA, EM CARTAZ.

2 SUGESTÕES DE ATIVIDADES 1) REPRESENTE ATRAVÉS DE DESENHO. (Com essa atividade trabalhamos com a escrita como sistema de representação.) BOI, BOI, BOI DA CARA PRETA, PEGA ESSA QUE TEM MEDO DE. 2) O TEXTO BOI DA CARA PRETA SERVE (D8) ( ) PARA INFORMAR O LEITOR ( ) PARA DIVERTIR O LEITOR ( ) PARA DIVULGAR AS CANTIGAS ( ) PARA INSTRUIR O LEITOR 3) CONTORNE A PALAVRA BOI NO TÍTULO E NA LETRA DA CANTIGA. QUANTAS VEZES ESSA PALAVRA FOI ESCRITA? (Antes de realizar esta atividade converse com os estudantes sobre o boi, que é um animal mamífero, ruminante, com um par de chifres não ramificados, ocos e permanentes que dele vem a carne que comemos. Que a fêmea do boi é a vaca, de onde vem o leite. Que existem muitas espécies. ) (D4) 4) A PALAVRA BOI COMEÇA COM B. VOCÊ CONHECE OUTROS NOMES DE ANIMAIS QUE TAMBÉM COMEÇAM COM B? (D1) 5) CANTANDO BOI DA CARA PRETA, TROQUE A PALAVRA CRIANÇA PELO NOME DOS ALUNOS. (Utilize os crachás das crianças. Não esqueça, o trabalho com os nomes deve ser rotina.) 6) O BOI É UM ANIMAL QUE VIVE NAS FAZENDAS. QUE OUTROS ANIMAIS VIVEM NAS FAZENDAS? 7) DESENHE E ESCREVA OS NOMES DE CINCO ANIMAIS QUE VIVEM NAS FAZENDAS. (D3 / D4)

3 8) CONTORNE COM CORES DIFERENTES AS ESTROFES DO TEXTO. (Faça essa atividade junto com os estudantes.) 9) RECORTE O TEXTO EM TIRAS, MONTE NOVAMENTE COM AS CRIANÇAS. (Faça a leitura várias vezes.) VERSOS ESTROFES 10) PROCURE, PINTE E COPIE DO TEXTO AS PALAVRAS QUE RIMAM. (PRETA/CARETA ). 11) VAMOS FORMAR MAIS RIMAS? (Escolha outras palavras que você já trabalhou para esta atividade.) CRIANÇA CHORA NÃO BONITINHO 12) REESCREVA A 1ª ESTROFE TROCANDO O PAR DE PALAVRAS QUE RIMAM. (Realize essa atividade coletivamente.) 13) BOI DA CARA PRETA É UMA CANTIGA DE NINAR. VOCÊ JÁ CONHECIA ESSA CANTIGA? QUEM LHE ENSINOU? (Neste momento você está trabalhando com o gênero textual. Comente com os estudantes que existem diversas cantigas de roda e de ninar.) CANTIGAS DE NINAR CANTIGAS DE NINAR, CANÇÕES DE NINAR, ACALANTOS OU CANTIGAS DE EMBALAR SÃO CANÇÕES QUE AS PESSOAS ENTOAM PARA FAZER OS BEBÊS DORMIREM SUAVEMENTE. ELAS EXISTEM NO MUNDO INTEIRO. EM ALGUMAS CANÇÕES APARECEM O BICHO PAPÃO E A CUCA. A CUCA É UM BICHO IMAGINÁRIO FREQUENTEMENTE USADO PARA FAZER MEDO ÀS CRIANÇAS QUE NÃO QUEREM DORMIR. NO SUL DO BRASIL MANTÉM-SE A FIGURA DA CUCA, MENCIONADA NA OBRA DE MONTEIRO LOBATO. AS CANTIGAS MAIS CONHECIDAS NO BRASIL SÃO DORME NENEM E BOI DA CARA PRETA (DE DORIVAL CAYMMI). TEXTO ADAPTADO DE 14) O TEXTO ACIMA FALA DE (D7) ( ) BOI. ( ) CANTIGAS. ( ) CUCA. ( ) MONTEIRO LOBATO.

4 15) O TEXTO CANTIGAS DE NINAR SERVE (D8) ( ) PARA INFORMAR O LEITOR. ( ) PARA DIVERTIR O LEITOR. ( ) PARA DIVULGAR AS CANTIGAS. ( ) PARA INSTRUIR O LEITOR. 16) AS CANTIGAS DE NINAR SÃO AS CANÇÕES QUE (D6) ( ) FAZEM OS ADULTOS DORMIREM. ( ) FAZEM AS MENINAS DORMIREM. ( ) FAZEM OS MENINOS DORMIREM. ( ) FAZEM OS BEBÊS DORMIREM. 17) MARQUE A QUANTIDADE DE SÍLABAS DA PALAVRA CANTIGA. (D2) ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 18) QUAL É A ÚLTIMA SÍLABA DA PALAVRA CANTIGA? (D2) ( ) GA ( ) CAN ( ) TI ( ) CA 19) VOCÊ CONHECE OUTRAS CANTIGAS? 20) VOCÊ CONHECE CANTIGAS COM O NOME DESSES ANIMAIS? (Aproveite a oportunidade para mostrar outras cantigas do folclore brasileiro, explique que o folclore é o conjunto das crenças e tradições de um povo.) 21) MARQUE ONDE ESTÁ ESCRITO O NOME DO DESENHO AO LADO. (D3 / D4) GATO CATO PATO RATO

5 22) MARQUE ONDE ESTÁ ESCRITO A PALAVRA QUE A PROFESSORA DITARÁ. (BONECA) PONECA BONECA BNC OEA 23) QUAL ERA A COR DA CARA DO BOI? (D6) ( ) BRANCA ( ) AMARELA ( ) AZUL ( ) PRETA BOVINOS O GADO DOMÉSTICO COMEÇOU A SER DOMESTICADO HÁ 5000 E 6000 ANOS, SERVINDO COMO ANIMAL DE CARGA OU FORNECENDO CARNE, LEITE E COURO. ERA POUCO COMUM CRIAR GADO PARA ALIMENTAÇÃO. O ANIMAL ERA COMIDO APENAS SE MORRESSE OU NÃO FOSSE MAIS ÚTIL PARA CARGA OU FORNECER LEITE. HOJE EM DIA, NO ENTANTO, OS BOVINOS SÃO LARGAMENTE UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO DE CARNE. EXISTEM VÁRIAS RAÇAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS: CARACU, JERSEY, NELORE, ZEBU, CRIOULO ENTRE OUTROS. TEXTO ADAPTADO DE 24) O TEXTO BOVINOS SERVE (D8) ( ) PARA INFORMAR O LEITOR. ( ) PARA DIVERTIR O LEITOR. ( ) PARA DIVULGAR AS CANTIGAS. ( ) PARA INSTRUIR O LEITOR. 25) NO BRASIL EXISTEM (D10) ( ) POUCAS RAÇAS DE BOVINOS. ( ) 5 RAÇAS DE BOVINOS. ( ) MUITAS RAÇAS DE BOVINOS. 26) ESCUTE A FRASE QUE A PROFESSORA IRÁ FALAR E MARQUE UM X ONDE ESTÁ ESCRITA. (D5) O BOI É UM ANIMAL MAMÍFERO. ( ) O BOI TEM CARA PRETA. ( ) O BOI É GRANDE. ( ) O BOI É UM ANIMAL MAMÍFERO. ( ) O BOI É UM ANIMAL GRANDE.

6 27) O BOI É UM MAMÍFERO RUMINANTE. COMO FICARIA ESSA FRASE SE FOSSEM VÁRIOS BOIS? 28) A PALAVRA MAMÍFERO TEM ACENTO AGUDO. RECORTE E COLE 5 PALAVRAS QUE TENHAM ACENTO AGUDO. 29) OUTRO ACENTO QUE EXISTE É O CIRCUNFLEXO, POR EXEMPLO, NA PALAVRA VOCÊ. PESQUISE E ESCREVA 5 PALAVRAS QUE TENHAM ESTE ACENTO. 30) MAMÍFEROS SÃO (D10) ( ) ANIMAIS QUE SE ALIMENTAM DE LEITE QUANDO NASCEM. ( ) ANIMAIS QUE SE ALIMENTAM DE CARNE QUANDO NASCEM. ( )ANIMAIS QUE SE ALIMENTAM DE VEGETAIS QUANDO NASCEM. 31) ENCONTRE OS PARES: (Acrescente outras palavras nesta atividade.) BOI SAPO GATO GATA VACA SAPA 32) NO TEXTO BOI DA CARA PRETA APARECEM AS PALAVRAS BONITINHO E COITADINHO. ESTAS PALAVRAS ESTÃO NO DIMINUTIVO. RELEIA O TEXTO E ESCREVA AS PALAVRAS ABAIXO NO DIMINUTIVO: BOI CARETA CRIANÇA PRETA (Reflita com os estudantes sobre o uso de palavras no diminutivo, bem como nas modificações ocorridas nas palavras, ex. criança/criancinha). 33) LEIA A SEGUNDA ESTROFE DO TEXTO BOI DA CARA PRETA. A CRIANÇA DA MÚSICA É (D10) ( ) MENINO. ( ) MENINA. 34) E SE O BEBÊ FOSSE UMA MENINA? COMO FICA O TRECHO ABAIXO? REESCREVA A ESTROFE SUBSTITUINDO AS PALAVRAS DESTACADAS DE ACORDO COM O GÊNERO FEMININO. NÃO PEGA ELE NÃO, ELE É BONITINHO ELE CHORA COITADINHO.

7 35) MONTE COM O ALFABETO MÓVEL A PALAVRA CHORA. RETIRE AS DUAS PRIMEIRAS LETRAS EM SEGUIDA ACRESCENTE OUTRAS PARA FORMAR NOVAS PALAVRAS. (Utilize o alfabeto inteiro.) 36) O QUE SIGNIFICA A PALAVRA CARA NAS FRASES ABAIXO? (D3 - Matriz da Prova Brasil) O CARA SAIU CORRENDO. (rapaz) A CARA DA MENINA ESTÁ ENGRAÇADA. (face, rosto) O DOCE ESTÁ COM BOA CARA. (aparência, aspecto) O JUIZ ESCOLHEU NO CARA E COROA QUEM INICIARIA O JOGO. (lado da moeda) 37) COM O ALFABETO MÓVEL FORME A PALAVRA CARETA. UTILIZE AS LETRAS DA PALAVRA CARETA E FORME NOVAS PALAVRAS. (D3/D4) (Neste momento, reflita sobre os sons do R, ex. CARETA, RETA, CARTA, CATAR, etc. Você pode classificar as palavras formadas com os estudantes, organizando-as em uma tabela. 38) ESCREVA NUMA TIRA DE PAPEL A PALAVRA CARETA. SEPARE AS SÍLABAS DA PALAVRA. (Faça a análise das sílabas. Solicite que os estudantes digam palavras que tenham as sílabas, tanto no começo, no meio e no fim da palavra, refletindo sobre os novos sons formados.) (D2) 39) SOLICITE QUE MONTEM NOVAMENTE A PALAVRA E QUE RETIREM A PRIMEIRA SÍLABA. COMO FICOU? O QUE É RETA? (Analise com as crianças a questão do som da letra R.) 40) QUE OUTRAS PALAVRAS PODEREMOS ESCREVER COM A PRIMEIRA SÍLABA DA PALAVRA FORMADA? (re) (D2) 41) SE TROCARMOS AS VOGAIS DA SÍLABA, COMO FICARÁ? ESCREVA DUAS PALAVRAS PARA CADA SÍLABA FORMADA. (ra, ri, ro, ru) 42) VAMOS BRINCAR? SE INVERTERMOS AS LETRAS DAS SÍLABAS, COMO FICARÁ? (ar, er, ir, or, ur) 43) FAÇA AUTODITADOS COM OS ESTUDANTES. PARA SISTEMATIZAR OS PADRÕES TRABALHADOS. 44) FAÇA DITADO DAS PALAVRAS TRABALHADAS.

8 45) DESENHE O QUE SE PEDE: (D4) DARDO MERCADO CIRCO TORTA TURMA 46) OBSERVE AS SÍLABAS E LIGUE AO DESENHO. (Faça a leitura das imagens com os estudantes, solicite que prestem atenção ao som inicial para realizar a atividade.) (D2 /D3) AR RA ER RE IR RI OR RO UR RU 47) PROCURE EM REVISTAS E/OU JORNAIS, PALAVRAS QUE TENHAM AR, ER, IR, OR E UR. (Faça a análise das palavras encontradas. Ex. carro / barco)

9 48) VAMOS FORMAR NOVAS RIMAS? ANDAR COMER PARTIR PÔR 49) ESCREVA NOVAS PALAVRAS QUE INICIEM COMO: Solicite que os estudantes contornem as partes da palavra que apresentam o mesmo som. ÁRVORE ERVILHA IRMÃO ORVALHO- URSO 50) ESCREVA OUTRAS PALAVRAS QUE TERMINEM IGUAIS A COITADINHO E BONITINHO. 51) OBSERVE A PALAVRA BONITINHO SEPARADA EM SÍLABAS. PINTE A 2 ª E A 4ª SÍLABAS. ESCREVA E DESENHE O QUE VOCÊ FORMOU. (D2) BO NI TI NHO 52) PESQUISE E ESCREVA OUTRAS PALAVRAS QUE TERMINEM COMO NINHO. (Mostrar aos estudantes que nem todas as palavras que terminem em INHO referem-se ao diminutivo.) 53) CLASSIFIQUE OUTRAS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTROU DE ACORDO COM O QUADRO: NINHO BONITINHO 54) PINTE A PALAVRA COM O MAIOR NÚMERO DE LETRAS. (Utilize o quadro da atividade anterior, faça a comparação entre as palavras ninho e bonitinho.) (D4) 55) USE O DICIONÁRIO. (D4) BONITINHO É O MESMO QUE... COITADINHO É O MESMO QUE...

10 56) ACRESCENTE UM R AO LADO DO QUE JÁ EXISTE E VEJA COMO FICA. (faça a análise do som /r/ e /R/ entre as vogais. Utilize o alfabeto móvel) CARETA - CARO - MORO - CARINHO - 57) PINTE NO TEXTO AS PALAVRAS PRETA E CRIANÇA. COMPLETE O QUADRO PESQUISANDO PALAVRAS QUE APRESENTEM O ENCONTRO CONSONANTAL EM DESTAQUE: PRETA CRIANÇA 58) ESCREVA UMA RIMA PARA A PALAVRA CRIANÇA. 59) RECORTE E COLE PALAVRAS QUE APRESENTEM O SINAL GRÁFICO TIL COMO NA PALAVRA NÃO. 60) TROQUE A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA NÃO. (Para essa atividade utilize o alfabeto todo, registrando apenas as palavras formadas.) 61) DENTRO DA PALAVRA CARETA, QUE OUTRAS PALAVRAS PODEMOS FORMAR? (Nesta atividade as letras devem ser usadas na ordem em que aparecem. Reescreva as palavras encontradas.) (D4) C A R E T A CARETA C A R A R E T A A T A C A R T A C A T A 62) RETIRE A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA BOI E LEIA O QUE RESTOU. 63) TROQUE A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA BOI POR F, R, D. ( Reflita o alteração do som. Por que temos que colocar o acento?) 64) MONTE COM O ALFABETO MÓVEL A PALAVRA CARA. AGORA TROQUE O ÚLTIMO A DE CARA PELA LETRA O E DESCUBRA SEU SIGNIFICADO, USE O DICIONÁRIO.

11 65) TROCAR A LETRA C DE CARA POR: P, S, M, V. 66) A PALAVRA ELE NA SEGUNDA ESTROFE, ESTÁ SE REFERINDO A QUEM? 67) REESCREVA A SEGUNDA ESTROFE TROCANDO ELE POR ELA. O QUE ACONTECEU? 68) PODEMOS TROCAR OS NOMES POR PRONOMES? (oralmente) 69) VAMOS TROCAR OS NOMES POR PRONOMES? (Procedimento para contribuir com a coerência e a coesão.) JOÃO É BONITINHO. O MENINO É BONITINHO. ANA GOSTA DE BRINCAR NA FAZENDA. A MENINA GOSTA DE BRINCAR. 70) TRANSFORME AS FRASES DA ATIVIDADE ANTERIOR NUMA ÚNICA FRASE. (D5) 71) VAMOS SEPARAR AS SÍLABAS DAS PALAVRAS: (Para essa atividade entregue aos estudantes tiras de papel e solicite que escrevam as palavras nas tiras.) (D2) CHORA PEGA CARETA MENINO 72) AGORA MONTE NOVAS PALAVRAS COM AS SÍLABAS ACIMA. (D4) 73) ESCOLHA DUAS PALAVRAS FORMADAS E ESCREVA UMA FRASE COM CADA UMA. 74) VAMOS ESCREVER? QUEM É?... COMO É?... ONDE VIVE?... DO QUE SE ALIMENTA? COMO SE LOCOMOVE?...

12 ... UTILIZANDO AS INFORMAÇÕES ACIMA MONTE UM TEXTO ) FAÇA DE CONTA QUE VOCÊ É O BOI E TENTE CONVENCER OS ALUNOS DE QUE VOCÊ É BONZINHO. Elaine Doroteia Hellwig Braz Alfabetizadora NRE-SF 2011

1ºAno ERA UMA MENINA QUE VIVIA PELO POLO NORTE E ADORAVA URSOS. MENINA DE SORTE, VIA URSO TODO DIA E NÃO ERA EM FOTOGRAFIA.

1ºAno ERA UMA MENINA QUE VIVIA PELO POLO NORTE E ADORAVA URSOS. MENINA DE SORTE, VIA URSO TODO DIA E NÃO ERA EM FOTOGRAFIA. 1ºAno 1.1 LÍNGUA PORTUGUESA 4º período 5 de novembro de 2015 VOCÊ GOSTA DE BICHOS DE PELÚCIA? ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA QUE TRATA DESSE ASSUNTO. A INVENÇÃO DO URSO DE PELÚCIA ERA UMA MENINA QUE VIVIA

Leia mais

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Representar as idéias do texto através de desenho, modelagem e dramatização;

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Representar as idéias do texto através de desenho, modelagem e dramatização; PLANO DE TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA ANO: 1º GÊNERO: PARLENDA PERÍDO APROXIMADAMENTE: CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ideia de representação; (desenho, modelagem

Leia mais

Espero que você descanse, sentirei saudades. Prô, 2011.

Espero que você descanse, sentirei saudades. Prô, 2011. Pensar em férias significa pensar em nada de horários e mudanças na rotina. Férias é o momento que as crianças têm para fazer coisas que durante o período letivo não lhes é permitido. Deitam-se mais tarde

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. 2º Ano

LÍNGUA PORTUGUESA. 2º Ano LÍNGUA PORTUGUESA 2º Ano ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA PIRAQUARA 2015 SALADA DE FRUTA INGREDIENTES 2 MAMÕES PAPAIA PEQUENOS 1 LARANJA MÉDIA 5 BANANAS 2 MAÇÃS 5 MORANGOS MADUROS 1 PÊSSEGO 10 GRÃOS DE UVA

Leia mais

Lição 3. O Chicote. Coleção ABCD - Lição 3. Uma Atividade Para Cada Dia: 365 Dias do Ano. São Paulo: Vergara Brasil, 2004. p. 86.

Lição 3. O Chicote. Coleção ABCD - Lição 3. Uma Atividade Para Cada Dia: 365 Dias do Ano. São Paulo: Vergara Brasil, 2004. p. 86. Coleção ABCD - Lição 3 Lição 3 O Chicote Para que idade? A partir dos 8 anos. Quantos podem brincar? Desde 5 jogadores. De que precisamos? De nada. Como é que se joga? Tira-se a sorte para ver quem será

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática. Nome: O QUE É FOLCLORE?

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática. Nome: O QUE É FOLCLORE? 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática Nome: O QUE É FOLCLORE? A palavra folclore foi criada por um inglês e usada, pela primeira vez, em 22 de agosto de 1846. Daí o mês de agosto ser

Leia mais

O que você faria... Liliana e Michele Iacoca

O que você faria... Liliana e Michele Iacoca Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: Língua Por ortuguesa T ata: D 13/8/09 Você já pensou no significado da palavra conviver? Assim como cada pessoa tem suas características físicas, cada um tem também

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL e 1 o ANO

EDUCAÇÃO INFANTIL e 1 o ANO EDUCAÇÃO INFANTIL e 1 o ANO (Materiais Complementares) SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE ALFABÉTICA 1. Jogo do correio: as crianças escrevem mensagens e as colocam num envelope com o nome

Leia mais

1º ANO A 06 07 2015 ATIVIDADE DE FÉRIAS

1º ANO A 06 07 2015 ATIVIDADE DE FÉRIAS 1º ANO A 06 07 2015 VAMOS RELEMBRAR ALGUMAS ATIVIDADES QUE APRENDEMOS DURANTE AS AULAS? LEIA E IDENTIFIQUE CADA SÍLABA DOS QUADROS ABAIXO, DEPOIS RECORTE E COLE UMA FIGURA QUE INICIE COM A SÍLABA E ESCREVA

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES PROFESSOR DISCIPLINA TURMA Eulália Santos PORTUGUÊS 101 ALUNO SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br Questão 1: Leitura Interpretativa:

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES PROFESSOR DISCIPLINA TURMA DEISE MENEZES CIÊNCIAS 201 ALUNO SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br Questão 1 Numere: ( 1 )

Leia mais

Aluno(a): Nº. Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE. Análise de textos poéticos. Texto 1. Um homem também chora

Aluno(a): Nº. Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE. Análise de textos poéticos. Texto 1. Um homem também chora Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Daniel Série: 9 ano Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Um homem também chora Um homem também

Leia mais

PLANEJAMENTO IDENTIDADE

PLANEJAMENTO IDENTIDADE Professora: Clévis Appio PLANEJAMENTO IDENTIDADE Planejamento: Atividades envolvendo o nome Competências Leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando

Leia mais

Prova bimestral 2 o ANO 2 o BIMESTRE

Prova bimestral 2 o ANO 2 o BIMESTRE Prova bimestral 2 o NO 2 o BIMESTRE LÍNGU PORTUGUES Escola: Nome: Data: / / Turma: Leia o poema de Olavo Bilac: Deixando a bola e a peteca, Com que inda há pouco brincavam, Por causa de uma boneca, Duas

Leia mais

COLEÇÃO VEM COMIGO! Isa Mara Lando ilustrações de Mariângela Haddad

COLEÇÃO VEM COMIGO! Isa Mara Lando ilustrações de Mariângela Haddad COLEÇÃO VEM COMIGO! Isa Mara Lando ilustrações de Mariângela Haddad www.autenticaeditora.com.br Rua Aimorés, 981, 8º andar Bairro Funcionários CEP 30140-071 Belo Horizonte, MG Tel. (31) 3222-6819 Fax:

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

PARA SABER MAIS. Consulte o site do IAB www.alfaebeto.org.br COLEÇÃO PEQUENOS LEITORES GUIA DE LEITURA. Cabe aqui na minha mão!

PARA SABER MAIS. Consulte o site do IAB www.alfaebeto.org.br COLEÇÃO PEQUENOS LEITORES GUIA DE LEITURA. Cabe aqui na minha mão! CLÁUDIO MARTINS & MAURILO ANDREAS PARA SABER MAIS Consulte o site do IAB www.alfaebeto.org.br COLEÇÃO PEQUENOS LEITORES LÚCIA HIRATSUKA JASON GARDNER Priscilla Kellen Cabe aqui na minha mão! Frutas GUIA

Leia mais

PARA SABER MAIS. Consulte o site do IAB www.alfaebeto.org.br COLEÇÃO PEQUENOS LEITORES GUIA DE LEITURA. Cabe aqui na minha mão!

PARA SABER MAIS. Consulte o site do IAB www.alfaebeto.org.br COLEÇÃO PEQUENOS LEITORES GUIA DE LEITURA. Cabe aqui na minha mão! CLÁUDIO MARTINS & MAURILO ANDREAS PARA SABER MAIS Consulte o site do IAB www.alfaebeto.org.br COLEÇÃO PEQUENOS LEITORES LÚCIA HIRATSUKA JASON GARDNER Priscilla Kellen Cabe aqui na minha mão! Frutas GUIA

Leia mais

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Expressão na oralidade, leitura fluente, produção textual, compreensão de texto poético.

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Expressão na oralidade, leitura fluente, produção textual, compreensão de texto poético. PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Professor (a): Janete Fassini Alves Poesia: Das Flores Competências Objetivo Geral Objetivos Específicos Autor: Armando Wartha Expressão na oralidade, leitura fluente, produção

Leia mais

Livro 1. Activity. Tradução para o Português

Livro 1. Activity. Tradução para o Português 1 Pag. 5 Pag. 6 Pag. 7 Pag. 8 LIÇÃO 1 Diga as falas das crianças depois de ouvi-las. Estes são os seus novos amigos. Você vai aprender inglês com eles. Uau! Vamos ouvir as crianças. Preste atenção à fisionomia

Leia mais

Orientações para o professor da Intervenção Pedagógica

Orientações para o professor da Intervenção Pedagógica A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA ALFABÉTICO: AS CAPACIDADES NECESSÁRIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO. Material organizado para o trabalho com a intervenção pedagógica Orientações para o professor da Intervenção Pedagógica

Leia mais

BIGUCCINO TURMA DO APRENDENDO A POUPAR BRINCANDO COM A TURMA DO JOGO DOS 7 ERROS CRUZADINHA CAÇA-PALAVRAS JOGO DAS SOMBRAS ENIGMA E MUITO MAIS

BIGUCCINO TURMA DO APRENDENDO A POUPAR BRINCANDO COM A TURMA DO JOGO DOS 7 ERROS CRUZADINHA CAÇA-PALAVRAS JOGO DAS SOMBRAS ENIGMA E MUITO MAIS Uma publicação da TURMA DO BRINCANDO COM A TURMA DO BIGUCCINO Ano 9 nº 9 Dezembro/20 Atividades infantis para aprender, brincar e se divertir! APRENDENDO A POUPAR ENCARTE COM UM COFRINHO PARA MONTAR JOGO

Leia mais

o quantos queres da emoções

o quantos queres da emoções Brincadeiras de Brincar o quantos queres da emoções Recuperando um jogo tradicional da infância, o Quantos Queres das Emoções da Chão d andar, foi concebido como um jogo para os pais e os filhos atendendo

Leia mais

5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a)

5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a) 5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a) Roteiro Semanal de Atividades de Casa (06 a 10 de Maio 013) Desafio! 1) Agora, temos um desafio com formas geométricas. Observe. ) Complete a sequência seguindo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

Dicas para você trabalhar o livro Mamãe, como eu nasci? com seus alunos.

Dicas para você trabalhar o livro Mamãe, como eu nasci? com seus alunos. Dicas para você trabalhar o livro Mamãe, como eu nasci? com seus alunos. Caro professor, Este link do site foi elaborado especialmente para você, com o objetivo de lhe dar dicas importantes para o seu

Leia mais

2 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Literatura Nome: (Recorte e cole no caderno de Língua Portuguesa.

2 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Literatura Nome: (Recorte e cole no caderno de Língua Portuguesa. 2 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Literatura Nome: (Recorte e cole no caderno de Língua Portuguesa.) Criança, ao ler o livro Palavras, você perceberá como Guto Lins brinca

Leia mais

Atividades 4 o - Bimestre

Atividades 4 o - Bimestre Atividades 4 o - Bimestre GRAMÁTICA Acentuação das Proparoxítonas 1. Descubra quais são as palavras e acentue somente as proparoxítonas: Muaaqin Avreor Noemru Umiolt Slaiab Craochor Pniamet Aaaibcx Etstean

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: ATIVIDADE 1. CALENDÁRIO DO MÊS

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: ATIVIDADE 1. CALENDÁRIO DO MÊS ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: ATIVIDADE 1. CALENDÁRIO DO MÊS OS MESES SÃO DIVIDIDOS EM SEMANAS. E CADA SEMANA TEM 7 DIAS. SÃO ESTES OS DIAS DA SEMANA: VAMOS CONSTRUIR O CALENDÁRIO DO MÊS.

Leia mais

Lindo e Triste Brasil

Lindo e Triste Brasil SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 07 / / 0 II AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA:

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE Data: 1/9/2010 AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PLANO DE TRABALHO ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA GÊNERO: Notícia PERÍODO APROXIMADAMENTE: 4º Ano CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ritmo, fluência e entonação na leitura; - Apreensão das ideias

Leia mais

Bumba meu boi. Conhecer a diversidade cultural brasileira. Conhecer a lenda do bumba meu boi. Conhecer a origem das danças e folguedos.

Bumba meu boi. Conhecer a diversidade cultural brasileira. Conhecer a lenda do bumba meu boi. Conhecer a origem das danças e folguedos. e ucáçá~o I fa til Justificativa O projeto possibilita à criança conhecer e comparar os diferentes grupos sociais e suas tradições históricas. Consiste em apresentar atividades com a intenção de propiciar

Leia mais

DISCIPLINA: MATEMÁTICA DATA DA REALIZAÇÃO: 26/10/2015

DISCIPLINA: MATEMÁTICA DATA DA REALIZAÇÃO: 26/10/2015 3º ano A e B - FICHA DA SEMANA 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno, de acordo

Leia mais

Planejamento (Música)

Planejamento (Música) Planejamento (Música) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin MÚSICA Competências Objetivo Geral Objetivos Específicos Estratégias em Língua Portuguesa Estratégias de outras áreas do conhecimento

Leia mais

OS ANOS MAIS IMPORTANTES DA VIDA

OS ANOS MAIS IMPORTANTES DA VIDA Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2012. Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição XIV MMXII fase 3 Grupo C OS ANOS MAIS IMPORTANTES DA VIDA Questão 1 O balanço é um

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA DE SANTANA FERREIRA PEREIRA JÉSSICA PALOMA RATIS CORREIA NOBRE PEDAGOGIA: PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA JANDIRA - 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais

Projeto - Conhecendo os animais

Projeto - Conhecendo os animais Projeto - Conhecendo os animais Tema: Seres Vivos Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 a 5 anos Área de conhecimento: Natureza e Sociedade Duração: Cinco semanas Justificativa: Este projeto

Leia mais

Roteiro semanal. 3º ano Matutino. Deus é bom e sua bondade dura para sempre. (Salmos 106:1)

Roteiro semanal. 3º ano Matutino. Deus é bom e sua bondade dura para sempre. (Salmos 106:1) Roteiro semanal 3º ano Matutino De 23 a 27 de fevereiro Colégio Guilherme Ramos. Goiânia, 23 de fevereiro de 2015. Professora: Nome: Turma: 3 ano Ensino Fundamental Segunda-feira 23/02/2015 Português no

Leia mais

A fantástica máquina dos bichos

A fantástica máquina dos bichos A fantástica máquina dos bichos Texto: Ruth Rocha Ilustrações: Jean Claude R. Alphen Elaboração Anna Flora Brincadeira 1: Uma máquina fantástica Aviso: O início deste livro faz uma referência aos personagens

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Curso: Ano: 3º Nome do (a) Aluno (a): Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Componente Curricular: Matemática Professor

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Queridos Pais e educandos!

Queridos Pais e educandos! 1 Queridos Pais e educandos! Pensando em sua saúde, e da sua família, ficaremos sem nos ver mais esta semana e para que o semestre não fique prejudicado estamos enviando algumas atividades para serem realizadas

Leia mais

COLEÇÃO VEM COMIGO! Isa Mara Lando ilustrações de Mariângela Haddad

COLEÇÃO VEM COMIGO! Isa Mara Lando ilustrações de Mariângela Haddad COLEÇÃO VEM COMIGO! Isa Mara Lando ilustrações de Mariângela Haddad www.autenticaeditora.com.br Rua Aimorés, 981, 8º andar Bairro Funcionários CEP 30140-071 Belo Horizonte, MG Tel. (31) 3222-6819 Fax:

Leia mais

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO EM CORDEL

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO EM CORDEL 1 NOME: Nº: 4º ANO: DATA DE ENTREGA: Queridos alunos e alunas As férias chegaram e com elas a vontade de passear, viajar, brincar com os amigos e curtir o merecido descanso, mas não podemos esquecer que

Leia mais

Índice. 5.1. Correção das Palavras do Texto... 5 5.2. Autocorreção... 5 5.3. Pontuação... 6 5.4. Escrita Ortográfica... 6. Grupo 5.

Índice. 5.1. Correção das Palavras do Texto... 5 5.2. Autocorreção... 5 5.3. Pontuação... 6 5.4. Escrita Ortográfica... 6. Grupo 5. GRUPO 5.4 MÓDULO 5 Índice 1. Reconstrução do Código Linguístico da Criança...3 2. Textos...3 3. Jogos de Análise Linguística...4 4. Letra Cursiva e Letra de Fôrma...4 5. Ortografia e Gramática...5 5.1.

Leia mais

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT)

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Índice 1 INTRODUÇÃO 3 2 REALIZAÇÃO DOS TESTES 3 2.1 Login 3 2.2 Verificação do áudio para o teste de Audição 5 2.3 Realização de um teste 5 3 Informação

Leia mais

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA CADERNO DE ATIVIDADES PRÉ-ESCOLA I PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MINHA PRIMEIRA

Leia mais

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente De todas as cores Eu sempre ouço dizer Que as cores da pele são diferentes Que uns são brancos Outros negros e amarelos Mas na verdade Há outras cores na pele dessa gente Tem gente que fica branca de susto

Leia mais

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA

MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA CADERNO DE ATIVIDADES PRÉ-ESCOLA II PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MINHA PRIMEIRA

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade)

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Joseane Tolotti PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística):

Leia mais

UNIDADE 1. Escreva um relatório sobre a visita à locadora.

UNIDADE 1. Escreva um relatório sobre a visita à locadora. 2 UNIDADE 1 Escreva um relatório sobre a visita à locadora. 3 UNIDADE 2 Entrevista Escreva nesse espaço as 2 perguntas que sua equipe elaborou e registre a resposta dada pelo entrevistado. 4 UNIDADE 3

Leia mais

1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80.

1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80. 1ª Aula a) Cumprimentar cada criança cantando seu nome e dando um beijinho com fantoche. Nas primeiras aulas use sempre um fantoche na hora do cumprimento para ganhar a aproximação do aluno. Depois pode

Leia mais

Ah! Ah! Ah! Oh! Oh! Oh! Ela tem é de capim!

Ah! Ah! Ah! Oh! Oh! Oh! Ela tem é de capim! PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BNCO DE QUESTÕES - LÍNGU PORTUGUES -2 NO - ENSINO FUNDMENTL ==================================================================== Texto 1 BRT DIZ QUE TEM Barata diz que tem

Leia mais

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Abril/214 1 JOGOS E PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS JOGO DOS 6 PALITOS

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. - Lêr com ritmo, fluência e entonação os gêneros estudados em sala apreendendo suas principais ideias;

CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. - Lêr com ritmo, fluência e entonação os gêneros estudados em sala apreendendo suas principais ideias; PLANO DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA GÊNERO: Receita PERÍDO APROXIMADAMENTE: 5º Ano CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ritmo, fluência e entonação na leitura; - Apreensão das

Leia mais

Compreender a importância do nome. Identificar as letras do nome. Escrever o nome. Ler e identificar os nomes dos colegas.

Compreender a importância do nome. Identificar as letras do nome. Escrever o nome. Ler e identificar os nomes dos colegas. PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Marilde Manara Tres Competências: Leitura Oralidade Escrita Produção textual Objetivos: Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção

Leia mais

PLANEJAMENTO (ADIVINHAS, UM GÊNERO PRESENTE NO FOLCLORE) ADIVINHAS, UM GÊNERO DO FOLCLORE BRASILEIRO

PLANEJAMENTO (ADIVINHAS, UM GÊNERO PRESENTE NO FOLCLORE) ADIVINHAS, UM GÊNERO DO FOLCLORE BRASILEIRO Professora: Raquel de Lemos Tochetto PLANEJAMENTO (ADIVINHAS, UM GÊNERO PRESENTE NO FOLCLORE) ADIVINHAS, UM GÊNERO DO FOLCLORE BRASILEIRO Competências Linguagem oral, leitura e escrita. Objetivo geral:

Leia mais

PLANEJAMENTO (Cantiga de Roda /Trava-língua /Adivinhas)

PLANEJAMENTO (Cantiga de Roda /Trava-língua /Adivinhas) PLANEJAMENTO (Cantiga de Roda /Trava-língua /Adivinhas) Professora: Juceli Pola Competências Objetivo Geral Objetivos Específicos Leitura; oralidade; memória; raciocínio; ritmo; dramatização. * Proporcionar

Leia mais

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula TEMA GERADOR: Bicharada

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula TEMA GERADOR: Bicharada PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARIPE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA LUZ DO SABER INFANTIL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula TEMA GERADOR:

Leia mais

SUMÁRIO EU E MEUS COLEGAS... 8 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES... 18 A ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS COLEGAS...

SUMÁRIO EU E MEUS COLEGAS... 8 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES... 18 A ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS COLEGAS... SUMÁRIO 1 EU E MEUS COLEGAS... 8 FAZENDO AMIGOS... 8 BRINCAR É CONVIVER COM OS AMIGOS... 10 VAMOS CIRANDAR?... 12 O MAPA DA MINHA MÃO... 16 PARA LER... 17 2 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES...

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.-

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.- Jogo ProvocAção Aprender brincando! Este foi o objetivo do desenvolvimento desse jogo. É um importante instrumento de aprendizagem, possuiu múltiplos usos e garante muita diversão e conhecimento para crianças,

Leia mais

Texto 2. Julinho, o sapo

Texto 2. Julinho, o sapo Texto 2 Nós vamos ler um texto bem diferente do texto 1. Também tem princesa, sapo, mas o que acontece é difícil de imaginar. Nestes versos você vai encontrar uma pista. Lá no brejo tem um sapo que canta

Leia mais

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Oi! Meu nome é David. Atualmente estou em Imperatriz, Maranhão ajudando pessoas como você aprenderem inglês. Já faz

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1- Observe as tirinhas abaixo. a) O que há em comum nas duas histórias? b) Na primeira tirinha,

Leia mais

EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO

EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS COORDENADORIA

Leia mais

NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música?

NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música? NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música? A música é uma linguagem sonora como a fala. Assim como representamos a fala por meio de símbolos do alfabeto, podemos representar graficamente a música

Leia mais

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior C omo este é o mês das crianças, decidi propor para aqueles que estão em busca de autoconhecimento, alguns exercícios que ajudam a entrar

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE VARGINHA PROJETO IDENTIDADE

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE VARGINHA PROJETO IDENTIDADE Projeto Identidade Quem sou eu??? NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE VARGINHA PROJETO IDENTIDADE ELABORAÇÃO: Míria Azevedo de Lima Bartelega --------------------------------Agosto / 2010 I A Questão

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia Nome: Ano: 2º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina:

Leia mais

Estações do Ano. Procedimentos com ArteVerão

Estações do Ano. Procedimentos com ArteVerão Estações do Ano Procedimentos com ArteVerão Faixas de Verão (3º Dia) Leia o livro da turma No Verão. Discuta brevemente as coisas que acontecem no verão. Depois distribua folhas de papel branco para que

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 6 PORTUGUÊS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do livro do Aluno. Avaliação - Língua Portuguesa NOME: TURMA: escola:

Leia mais

O trabalho com as cantigas e parlendas

O trabalho com as cantigas e parlendas O trabalho com as cantigas e parlendas nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 4 Cantigas e parlendas ajudam a introduzir a criança no mundo da leitura. Isso porque são textos

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA Modelo matemático prevê gols no futebol Moacyr Scliar

Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA Modelo matemático prevê gols no futebol Moacyr Scliar PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA

Leia mais

Português. 1) Marque como quiser, o pedacinho que começa o nome de cada figura. da pa na ca ma

Português. 1) Marque como quiser, o pedacinho que começa o nome de cada figura. da pa na ca ma Português 1) Marque como quiser, o pedacinho que começa o nome de cada figura. ca pa na ma da do po co no mo mi pi ni di pe de ne me da pa na ca ma 2) Em cada quadro, pinte a palavra que corresponde ao

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA Aluno (a): Turma: 2º Ano Professora: Data de entrega: Valor: 20 pontos CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Leitura e interpretação de textos

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

ROBÔS QUE BRINCAM. Eles já existem fora dos desenhos animados

ROBÔS QUE BRINCAM. Eles já existem fora dos desenhos animados COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História 4º A 4º B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira quinta-feira Leia o texto abaixo para fazer as lições

Leia mais

Professora Sandra Bozza, você é a favor da alfabetização através do método fônico?

Professora Sandra Bozza, você é a favor da alfabetização através do método fônico? Professora Sandra Bozza, você é a favor da alfabetização através do método fônico? Não! A concepção de linguagem na qual acredito é a que tem como pressuposto que a linguagem (tanto oral, quanto escrita)

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

Um Problema Divertido

Um Problema Divertido Paloma Marques dos Santos Um Problema Divertido Biblioteca Popular de Afogados BPA Recife - PE Paloma Marques dos Santos Texto e Pesquisa de Imagens Paloma Marques dos Santos Um Problema Divertido Julho

Leia mais

Escola de Educação Básica São Judas Tadeu. APAE Jaguariaíva/PR Modalidade de Educação Especial. Professora: Héber Fabiana Vieira de Souza Mello.

Escola de Educação Básica São Judas Tadeu. APAE Jaguariaíva/PR Modalidade de Educação Especial. Professora: Héber Fabiana Vieira de Souza Mello. Escola de Educação Básica São Judas Tadeu. APAE Jaguariaíva/PR Modalidade de Educação Especial. Professora: Héber Fabiana Vieira de Souza Mello. Relatório de Prática Pedagógica Ensino Fundamental Fase

Leia mais

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês 3 Truques Para Obter Fluência no Inglês by: Fabiana Lara Atenção! O ministério da saúde adverte: Os hábitos aqui expostos correm o sério risco de te colocar a frente de todos seus colegas, atingindo a

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2010

Canguru Matemático sem Fronteiras 2010 Destinatários: alunos dos 5 e 6 Anos de Escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO DE PROJETOS

MANUAL PARA CADASTRO DE PROJETOS MANUAL PARA CADASTRO DE PROJETOS O QUE É O AMOR ANIMAL? É um site de financiamento coletivo, onde pessoas e/ou entidades cadastram iniciativas exclusivas para causas animais. Estes projetos ficam abertos

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 3 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 3 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou às Unidades 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 3 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

Ministérios da Família Abençoada, EUA. Candidatos: Como se Registrar

Ministérios da Família Abençoada, EUA. Candidatos: Como se Registrar Ministérios da Família Abençoada, EUA NOTA ao candidato: Esta base de dados NÃO pretende substituir o processo de incrição que já existe como um PDF, arquivos de documentos em word, e online. Esta base

Leia mais

Sugestão de planejamento anual para a classe de alfabetização:

Sugestão de planejamento anual para a classe de alfabetização: Sugestão de planejamento anual para a classe de alfabetização: O planejamento que se segue está dividido em semanas durante o ano letivo e nele constam apenas os conteúdos. Cabe ao professor (ou a equipe

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios

Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios Charadas Charadas é um jogo relativamente famoso em alguns lugares. Pode ser jogado de forma sentação de um tema por um indivíduo ou por um grupo. jogo. Eles

Leia mais

Agora, dê sua opinião. Os seus novos amigos são legais? Acrescentar aqui: Sim! Muito legais! Não! Nem tanto assim!

Agora, dê sua opinião. Os seus novos amigos são legais? Acrescentar aqui: Sim! Muito legais! Não! Nem tanto assim! Pag. 5 Pag. 6 Pag. 6 Pag. 7 Pag. 7 Pag. 8 Pag. 9 LIÇÃO 1 Vamos conhecer Cindy e Sandy. Que legal! Agora vamos encenar! Ótimo! Vamos conhecer mais amigos! Oba! Vamos agora encenar a fala das crianças! Sensacional!

Leia mais

Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/proletr/fasciculo_port.pdf Antônio Augusto Gomes Batista Ceris S. Ribas Silva Maria das Graças de Castro Bregunci Maria

Leia mais