SAPIENS. Sistema gráfico de Coaching

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SAPIENS. Sistema gráfico de Coaching"

Transcrição

1

2 2013

3 SAPIENS Sistema gráfico de Coaching Gloria Tellez Todos os direitos reservados aos autores e donos do copyright dos textos, citações, fotos e ilustrações contidos neste e-book. Este material NÃO pode ser copiado, reproduzido, adaptado, alterado em qualquer forma.

4 A minhas musas Jessica e Maria Paula. A Diego, meu maior fã.

5 Apresentação Desde os tempos mais remotos as empresas e as pessoas mais abastadas lançam mão de consultores, assessores, coaches e inúmeros outros profissionais, com vistas a acelerar seu desenvolvimento e alcançar seus objetivos e metas. Estes serviços veem se popularizando a cada dia mais e cada vez mais pessoas recorrem a coaches ou consultores pessoais. Um olhar de fora, a opinião de um profissional que lida dia a dia com diferentes pessoas, mas com problemas semelhantes, pode fazer a diferença. Você sabe como é difícil fazer algo totalmente sozinho. Você procura qualquer razão para parar, ou você esquece. Você não faz, a não ser que tenha alguém lhe cobrando. Isso não é fraqueza. É a natureza humana. Para nos automotivar precisamos estabelecer um sistema que nos ajude, mas também nos estimule a fazer o que realmente queremos! Um desses sistemas é o coaching que teve sua origem no esporte e hoje, mais que um treinamento, é um processo para a consecução de resultados, considerando o ser humano como um todo, seu desenvolvimento e sua realização, pessoal e profissional. É uma potencialização do indivíduo para transformar suas intenções em ações, através de técnicas de estímulo à reflexão sobre comportamento, para a escolha da melhor alternativa diante de determinada situação. Quando realizado em empresas, tem o objetivo de ajudar às equipes a aperfeiçoar estratégias e fixar objetivos e valores. No campo pessoal, tem o objetivo de auxiliar os indivíduos a fazer mudanças positivas em suas condições, dos mais diferentes tipos: metas pessoais ou profissionais, conflitos familiares, relacionamentos, hábitos saudáveis, melhorias financeiras e outras situações. Todos chegamos ao mundo sem o manual do usuário. Mesmo assim, você nunca teve a impressão de que algumas pessoas têm um roteiro com o passo a passo para o sucesso, e você não? Mas o que é sucesso para você? Sucesso, para mim, significa ser, fazer e ter o que se quer. Não o que seus pais desejaram para você, não o que a sociedade diz que você deve ter, nem o que você pensa que pode ter, mas o que você realmente quer, o seu desejo, sua fantasia, seu sonho. Você tem sucesso quando ama sua vida. Quando acorda de manhã animado, com o dia que tem pela frente e feliz porque faz o que gosta e porque gosta do que faz. O que é sucesso para você? Você é o arquiteto da sua vida e, apenas tendo uma compreensão mais profunda do que você realmente quer, pode começar a desenhar a vida que quer ter. No entanto, nesta sociedade cada vez mais acelerada, poucas vezes paramos para pensar: O que eu quero? Qual é o meu desejo mais profundo? Desejar não precisa ser aprendido. É inato ao ser humano. Assim não precisa se preocupar com a magnitude do seu sonho. Seja lá como for: grande ou modesto, fantástico ou praticável, seu sonho é tão individual quanto você, e na maioria das vezes alcançável.

6 Mas, como nunca aprendemos a realizar nossos sonhos, depois de algumas tentativas, presumimos que eles são impossíveis ou difíceis de serem realizados. Então, desistimos deles e estabelecemos outros objetivos, que julgamos mais reais. Sabe por quê? Porque lá no fundo, achamos que não merecemos, que não somos capazes, ou que não é possível. Esta crença surge quando se coloca o foco no processo, nas habilidades presentes, no como fazer, ao invés de se colocar o foco no resultado. Quando focamos o como fazer o que queremos estamos nos limitando, pois estamos pressupondo que já devemos saber como. O mais engraçado é que, lá no fundo, nos sabemos como fazer só que nunca paramos para pensar, para buscar as respostas. Você é engenhoso, criativo e com certeza apenas você tem as melhores respostas para si mesmo. Só que ainda não aprendeu como encontra-las. É por isso que queremos lhe apresentar o sistema SAPIENS, que lhe ajudará a assumir o controle da sua vida. O SAPIENS é uma metodologia de vanguarda, resultado de anos de trabalho de coaching e consultoria em desenvolvimento humano. Ele reúne o que há de mais moderno em melhores práticas de acompanhamento e crescimento pessoal, planejamento estratégico e pensamento gráfico. Você vai poder usar, no conforto da sua casa ou do seu lugar favorito, um sistema de autodesenvolvimento que há anos é utilizado com sucesso por alguns poucos privilegiados. Passar pelo processo SAPIENS é uma experiência pessoal, altamente reflexiva e intensiva em autoconhecimento, na qual você dá uma parada na correria do dia a dia, para desenhar uma visão macro da sua vida. Como resultado você obtém clareza, foco e propósito, para alcançar as coisas que são realmente importantes para você, tanto pessoal quanto profissionalmente. Com nada mais do que um papel, uma caneta e sua intuição, você vai criar um sistema para desenhar a vida que você quer, e vai ter as ferramentas necessárias para alcança-la da forma mais rápida e confortável possível. Como funciona: O sistema SAPIENS está composto por sete estágios de autoconhecimento que lhe ajudarão a ir de onde você está hoje aonde você realmente quer chegar. Para cada semana você encontrará um exercício gráfico com as instruções passo a passo, perfazendo uma viagem por toda a sua vida: S aiba on de v ocê est á h oje A n alise su a t r ajet ór ia p essoal P en se n o gr au de satisf a ção com su a v id a I m agin e o qu e v ocê r ealm en t e q u er E labor e u m in v en t ár io p essoal N av egu e p elos seu s son h os S iga seu Plan o de a ção

7 Introdução Em forma de exercícios gráficos, o processo de autodesenvolvimento SAPIENS é apresentado numa sequência lógica que lhe permitirá obter um diagnóstico de onde você está, aonde você quer chegar e do potencial que precisa ser desenvolvido. Você também poderá identificar habilidades e crenças que favorecem e/ou impedem o seu desenvolvimento. Partindo dessa base, você poderá traçar ações concretas que lhe permitirão alcançar os resultados desejados. É importante ressaltar que, para obter os resultados extraordinários, prometidos pelo processo de coaching, são precisos dedicação, foco e comprometimento. Por isso, defina um dia fixo da semana em que você vai dedicar uma hora ao coaching e rotule este horário como sagrado. Concentre-se. Não permita interrupções. Você vai precisar apenas de um local tranquilo, do exercício gráfico e de uma caneta. Por ser este um processo gráfico e por tanto altamente visual, é aconselhável usar diferentes cores para os fatos positivos, negativos e por alcançar. Você pode fazer os exercícios em apenas um dia, mas algumas pessoas gostam de usar mais tempo para refletir e fazer as ideias aflorarem. No intervalo de uma semana entre um exercício e o outro, você pode retomar qualquer exercício já realizado e anotar novas ideias que possam aparecer. Não apague nem descarte nada. Todas e cada uma dessas ideias surgiram por algum motivo. Cabe a você interpretar qual a importância delas para você. Durante o processo de coaching, você vai descobrir muitas coisas que não sabia, ou não tinha consciência, sobre você mesmo. Vai entender seus padrões de comportamento, as crenças que o limitam, e principalmente vai descobrir que existe uma energia e um potencial enormes adormecidos em seu interior. Você se surpreenderá com o que você é capaz de criar para si mesmo. Dê um passo de cada vez e seja persistente.

8 Estágio 1 Saiba onde você está hoje

9 Saiba onde você está hoje Constantemente estamos no processo de criação da nossa vida, razão pela que sempre queremos mais e estamos permanentemente insatisfeitos com a nossa vida, mesmo quando temos uma vida invejável. Pode ser que você tenha atingido alguma meta, e está se perguntando o que vem a seguir. Ou, você pode ter atingido um marco importante na sua vida: sua primeira empresa, graduação, divórcio, filhos, quer seguir uma nova carreira, aposentadoria, etc, e quer esclarecer o caminho a seguir. Ou, talvez, você pode estar frustrado por ainda não ter ainda atingido o máximo do potencial que você sabe que tem, e está pronto para se desenvolver. Por isso, o primeiro estágio do processo SAPIENS levará você a descobrir, através da reflexão, em que estado você está hoje. O que lhe alegra, o que lhe aflige, do que você se orgulha, o que lhe preocupa, o que você quer conquistar. Qualquer que seja sua realidade atual, a primeira etapa deste processo lhe ajudará a criar um mapa detalhado do momento que você está vivendo hoje. Sente-se com o exercício, canetas e papel extra se precisar em um lugar silencioso, onde você possa sonhar acordado e sem distração. Comece este e todos os próximos exercícios colocando a data. Observe o gráfico. Ele representa a linha da sua vida, seu caminho para o sucesso, que como você já deve ter descoberto, nunca é traçado em linha reta. Considerando que o ponto de largada é o momento em que você tomou as rédeas da sua vida, e a linha de chegada é a vida dos seus sonhos, marque com um X em que ponto do caminho você está hoje. Agora comece a escrever tudo o que está em sua mente: O que te traz a este processo? Que questões lhe preocupam neste momento? O que lhe alegra? O que lhe aflige? Do que você se orgulha? O que você gostaria de mudar em você mesmo? O que você conquistou até o momento? O que você quer conquistar? O que você traz na sua bagagem que lhe ajudará a conquistar seus objetivos? No gráfico você tem palavras chave que lhe ajudarão a organizar seus pensamentos. Tome todo o tempo que precisar. Você também pode desenhar fatos e coisas que sejam representativos para você. Quando terminar, pegue o gráfico como o faria um espectador da sua própria vida. Veja tudo pelo que você já passou. Veja tudo o que você já superou, tudo o que conquistou. Muitos problemas pareciam insuperáveis, não foi? Mas você conseguiu e é capaz de conseguir muito mais do que você imagina. Analise agora seus problemas e/ou preocupações. Eles são realmente tão graves? Com certeza você já passou por situações piores e saiu delas mais fortalecido. Veja-os como apenas mais uma curva no seu caminho para o sucesso. Toda essa bagagem, que você vem juntando nesta caminhada, lhe ajudará a transformar cada obstáculo num degrau para seu sucesso.

10 Agora, depois de analisar sua trajetória, avalie se o X que você marcou no inicio do exercício realmente representa o ponto em que você se encontra atualmente. Para concluir o exercício desenhe-se você mesmo no ponto, do seu caminho para o sucesso, em que você se encontra neste momento. Quando um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe é favorável. Não há ventos favoráveis para os que não sabem para onde vão". Sêneca Clique aqui e baixe esta imagem em formato pdf

11 Estágio 2 Analise sua trajetória pessoal

12 Analise sua trajetória pessoal Este exercício consiste no desenho de uma linha do tempo, a partir da qual você pode ver sua trajetória de vida: de onde você veio, onde está atualmente e aonde quer chegar; permitindo definir prioridades e tomar decisões sobre os próximos passos a serem seguidos. Você fará o traçado da sua linha da vida, o que lhe permitirá conhecer e aceitar o passado, avaliar o presente, e definir o que quer para o futuro. Esta ferramenta lhe permitirá apreciar a sua jornada do ponto de vista de um expectador mostrando seus altos e baixos; as coisas, pessoas e atividades que lhe marcaram; as escolhas que fez; as atitudes que quer manter e as que quer evitar. Também será excelente para descobrir seus padrões e modelos de escolhas. Agora vamos à prática. Observe o gráfico. Algumas pessoas gostar de fazer duas cópias deste gráfico, ficando com os três momentos: passado, presente e futuro, em gráficos individuais. Fique a vontade para usar este gráfico da forma que for mais confortável para você. Coloque no lado esquerdo a sua data de nascimento, no centro coloque a data atual e no lado direito a data no futuro próximo em que você quer ver seus sonhos realizados. Comece a pensar em como a sua vida foi fluindo ao passar dos anos. Comece a lembrar as coisas, pessoas e atividades que o marcaram, tanto positiva quanto negativamente, ao tempo em que vai se movendo pela linha até a data atual. Você pode acrescentar outras datas que tenham sido marcos importantes na sua vida. E importante lembrar que o coaching não busca causas e possíveis traumas no passado. Assim, faça este exercício apenas tentando buscar: momentos em que teve uma ótima performance, com vistas a poder repetir no futuro esses bons resultados obtidos. momentos em que os resultados obtidos foram diferentes do que foi objetivado, com vistas a analisar o quê e como foi feito, ou deixou de ser feito, que contribuiu para que não se atingissem os objetivos desejados, para evitar repetí-lo. Anote os fatos positivos e negativos mais marcantes. Quais foram suas escolhas nessas situações? Qual foi a sua atitude? Chegando ao presente, escreva como você se vê hoje, quem é você, quais são suas principais virtudes e quais seus defeitos. Não seja muito duro com você, simplesmente anote o que você gosta e o que não gosta em você, em seu comportamento e em suas atitudes. Chegou a hora de pensar no futuro: aonde você quer chegar? O que você quer ser? Quais são seus sonhos, objetivos e metas? Como você pode ver, este exercício é bastante trabalhoso e requer muita seriedade e concentração. Não se

13 force a fazer tudo de uma vez. Deixe sua mente voar, relaxe, levante, tome uma água. Tome todo o tempo que for necessário. Quando achar que o exercício está pronto esqueça ele e continue com sua rotina diária. Mesmo sem você saber seu subconsciente continuará a trabalhar nele. Toda vez que você quiser pode retomar o exercício e fazer novas anotações, sempre se lembrando de anotar a data do lado de cada nova anotação. Algumas pessoas, que estão lidando com lembranças indesejadas, usam esta ferramenta para romper, de uma forma simbólica com o passado. Ao desenharem suas linhas do tempo ficam conscientes das suas autolimitações, das coisas que lhes tiram do caminho desejado, assim quebrando-a ou queimando-a, estes fatos ficam visual e sensorialmente apagados das suas vidas. Esta ação trabalha fortemente no subconsciente e acaba dando-lhes coragem para realizarem estas mudanças na vida real. Agora dê uma olhada no panorama da sua vida: o que se destaca? Padrões recorrentes? Insights ou conclusões? O que você aprecia no seu dia-a-dia? Por que coisas você é grato? O que você quer levar sempre com você? O que você quer esquecer? O que você quer deixar para trás? O que é importante para você? Do que você não abre mão? Clique aqui e baixe esta imagem em formato pdf

14 Estágio 3 Pense no grau de satisfação com a sua vida

15 Pense no grau de satisfação com a sua vida Somos humanos e, como tal, estamos sempre insatisfeitos com alguma coisa. Mesmo quando somos invejados, ou quando todos pensam que nossa vida é um mar de rosas (e muitas vezes é, mesmo que a gente não o saiba ou não o reconheça) queremos mais. Outras vezes, mudanças positivas ou negativas em nossas vidas nos fazem sentir que falta algo. Seja pelo motivo que for, sempre sentimos que podemos ter algo mais ou ser ainda melhores, e é isso que nos faz crescer e procurar o melhor de nós mesmos. O exercício, a seguir, permite representar graficamente o equilíbrio que existe entre as diferentes áreas da sua vida, elucidando possíveis tensões e/ou questões que poderiam ser melhor tratadas, e mostrando as diferentes possibilidades de melhoria que existem. Utilize esta ferramenta para refletir sobre as principais áreas da sua vida pessoal e profissional, e descubra o seu grau de satisfação em cada uma delas. Usando a escala de 1 a 10, sendo 1 pouco satisfeito e 10 totalmente satisfeito, dê uma nota para cada uma dessas áreas. Suporte cada uma dessas notas anotando os aspectos positivos e negativos que fazem você dar essa avaliação. Aqui o grau de satisfação faz referência à sua opinião com respeito a sua vida. Por exemplo, você pode ganhar um milhão por mês, mas dar nota 5 à sua satisfação com a sua receita, pois você tem certeza de que merece mais. Ou, tal vez, você tenha dezenas de amigos e um casamento perfeito, mas, mesmo assim, sua satisfação com os relacionamento ser nota 6, porque você acha que devia dedicar-lhes mais tempo. Use este exercício para identificar o que e como você está fazendo. Use a sua insatisfação para descobrir o que você realmente quer. Que nota você gostaria de alcançar em cada uma dessas áreas? O que está funcionando para você? O que não está funcionando? Que pequenas mudanças você poderia realizar que implicassem em um salto em seu grau de satisfação? Não queira fazer grandes mudanças de uma só vez. Pense em pequenas mudanças, pequenos passos fáceis de realizar, mas que no final podem fazer uma grande diferença na sua vida.

16 Clique aqui e baixe esta imagem em formato pdf

17 Estágio 4 Imagine o que você realmente quer

18 Imagine o que você realmente quer Depois de analisar de onde você veio e onde está atualmente, é a vez de olhar para onde você realmente quer chegar. Este exercício vai ser de grande utilidade uma vez que permite definir o que você realmente quer na sua vida, aonde você quer chegar, fazendo você ganhar foco, dando claridade às suas ideias e potencializando a determinação. Pegue o gráfico e escreva em poucas palavras quem é você. Evite colocar dados pessoais, como idade, onde mora, ou o que faz para viver. Também não coloque suas habilidades, responsabilidades ou experiências passadas. O objetivo aqui é saber quem é você realmente, deixar falar sua voz interior. Escreva simplesmente o que você ama, as coisas que lhe deixam especialmente fascinado, mesmo que você pouco saiba sobre elas. Escreva seus interesses, o que gosta de fazer, o que gostaria de ter estudado, quem você queria ser quando crescesse. Não tenha pressa. Não se censure. Escreva tudo que lhe vier à cabeça, mesmo aquilo que possa lhe parecer ridículo ou inatingível. Agora pare um pouco, relaxe e se visualize como a pessoa mais feliz do mundo. Imagine que para você tudo é possível. Como é o seu dia? Descreva, com a maior quantidade de detalhes possíveis, como se desenvolve seu dia ideal, desde a hora de acordar até a hora de ir dormir. Onde você está? O que está fazendo? Com quem está conversando? Caso precisar pode usar folhas avulsas, mas não se esqueça de grampeá-las ao gráfico para não perdê-las. Pode parecer brincadeira de criança, mas este exercício é de grande importância porque lhe permite esclarecer quais são as coisas fundamentais para sua total realização. Para isso, releia a descrição do seu dia ideal e circule em vermelho, as coisas sem as quais você não pode ser feliz (Imprescindíveis), circule em verde as coisas que você gostaria que fizessem parte da sua vida (Necessárias) e circule em azul as que seriam um plus na sua vida (Desejáveis). Olhando sua vida atual e sua vida ideal, fica fácil definir o que você já tem e o que está faltando, para você se sentir totalmente realizado. Você tem mais consciência de onde está hoje e de aonde quer chegar. Quais desses elementos você já tem? Observe os elementos que estão faltando para que sua vida esteja no seu padrão de ideal e anote: Quais você pode obter com relativa facilidade? O que impede você de obtê-los? Quais são os obstáculos que o separam desses elementos? Do que você precisa? Este exercício é divertido e muito poderoso, pois o alinha com seu maior aliado, seu eu interior. Cria um link para recursos internos que você pode continuar a consultar na busca de orientação e motivação. Você vai obter informações valiosas sobre o que você realmente quer e dicas do que deve fazer para alcançá-lo. Abre a porta para o reconhecimento de aliados e recursos tanto internos quanto externos.

19 O destino não é uma questão de sorte; é uma questão de escolha. Não é algo pelo que se espera, mas algo a alcançar. Willian Jennings Bryan Clique aqui e baixe esta imagem em formato pdf

20 Estágio 5 Elabore um inventário pessoal

21 Elabore um inventário pessoal O inventário pessoal é uma ferramenta de diagnóstico, planejamento e de tomada de decisão, que oferece uma visão sistêmica dos fatores internos e externos que lhe influenciam cotidianamente. Você acredita em si mesmo? Você se dá todo o crédito que você merece? Quais são os seus pontos fortes? Competências? Quais são as suas áreas de interesse? Quais são as suas fraquezas ou áreas problemáticas? Quem tem apoiado você? O que você realmente quer ser, fazer e ter? Ao responder essas perguntas você pode avaliar a eficácia de suas estratégias, identificar pontos fortes e fracos, rever os seus planos e comportamentos e modifica-los conforme necessário. Analisando o inventário resultante desta ferramenta você poderá se preparar para agir proativamente eliminando ou diminuindo suas fraquezas; evitando a materialização das ameaças; utilizando de forma racional, organizada, e produtiva as suas forças; e trabalhando para concretizar as oportunidades. Sempre que estabelecemos objetivos e metas, ao mesmo tempo em que lutamos por alcança-los, nos resistimos à sua realização. As nossas habilidades começam a parecerem minúsculas ante a grandeza das nossas metas e somos invadidos por dúvidas e pensamentos negativos. É comum que neste estágio do processo SAPIENS, nossas emoções não estejam alinhadas em direção ao nosso objetivo. É normal ter pelo menos uma ou duas áreas da nossa visão que parecem particularmente difíceis de serem alcançadas, normalmente devido à problemática das crenças e precisamos de algumas pistas sobre como lidar com esse desequilíbrio. As crenças são pressuposições e podem funcionar como pontes ou como chancelas, no caminho em direção a nossos objetivos. São, geralmente, formuladas em voz passiva e representam uma generalização que não é verdadeira. As nossas crenças começam a se estruturar na primeira infância até cerca dos 7 anos. Experiências posteriores vão modificando-as ao longo de nossas vidas. As crenças podem ser resultado da experiência própria ou podem ser herdadas do nosso ambiente - família, amigos, sociedade que permanentemente nos transmitem, direta ou indiretamente, mensagens nos dizendo o que devemos pensar sobre trabalho, dinheiro, amizade, amor, sucesso, e todo o resto. As nossas crenças, ao limitarem nossas ações, criam a nossa realidade. Isto faz com que, frequentemente, seja necessário eliciar e mudar crenças limitantes para crenças fortalecedoras, com vistas a alcançar níveis mais elevados de desempenho. Por exemplo, observe a seguinte afirmação: Trabalhar é chato. Podemos perguntar: Você conhece todos os tipos de trabalho? Que tipo de trabalho é chato? Para quem é chato? Podemos verificar então que, como toda crença, esta afirmação representa uma generalização que não é verdadeira. Esta crença limitante pode e deve ser reformulada e transformada em uma crença fortalecedora, como por exemplo:

22 Eu posso achar um trabalho interessante para mim. Com certeza, você verá que suas crenças não são uma verdade absoluta. Tal vez, algumas vezes, elas se manifestem na sua vida, mas certamente são só um ponto de vista. Você pode e deve reformular suas crenças limitantes, de modo a evitar que continuem sendo um obstáculo a seu desenvolvimento pessoal. Assim, faça uma rápida verificação do seu inventário pessoal e identifique se nele existem crenças limitantes. Caso positivo, olhe cada uma delas e pense: elas são o reflexo da realidade? Se você, por exemplo, acredita que não consegue ser disciplinado, pense: você não consegue ser disciplinado ou realmente nunca tentou ser disciplinado? Ou tal vez, quem sabe, no fundo você realmente não queira ser disciplinado. A seguir, pegue cada uma dessas crenças limitantes e transforme-as em frases motivadoras. Você pode fazer isso se baseando em experiências positivas que já teve anteriormente ou simplesmente eliminando as generalizações e as palavras limitantes dessas frases. Clique aqui e baixe esta imagem em formato pdf

23 Estágio 6 Navegue pelos seus sonhos

24 Navegue pelos seus sonhos Neste momento, você já sabe especificamente o que quer, e tem certeza de que consegue chegar lá. Agora você só precisa definir como. Para isso, você deve traçar um plano de ação onde estabeleça as ações que será necessário realizar, para preencher a lacuna que existe entre onde você está e onde você quer chegar. Nesse plano de ação, você deve definir as prioridades, as estratégias, o passo a passo, os prazos, os recursos necessários e as formas de acompanhamento do processo que lhe ajudarão a transformar seus sonhos em realidade. O objetivo de traçar esse plano não é apenas garantir que você alcance seu objetivo, mas fazer com que você chegue até ele pela rota mais rápida, direta e personalizada. É estabelecer uma estratégia que lhe permita começar a desfrutar algumas das recompensas do seu objetivo agora mesmo. Para começar a traçar seu plano de ação, vamos elaborar um resumo da sua visão pessoal, que seja como uma grande foto, que você possa visualizar uma e outra vez para manter o foco no que você realmente quer. Assim, sente-se com uma caneta em um lugar silencioso, onde você possa sonhar acordado e sem distração, transcreva suas metas na linha de chegada. Escreva nas placas dos expectadores frases motivadoras que lhe ajudarão a se manter com o foco nos seus objetivos. Olhe para suas metas e pense: Quais problemas lhe impedem de consegui-las? Quais são as principais ações a serem realizadas para consegui-las? Que obstáculos ou barreiras você pode encontrar ao longo do caminho? O que você precisa deixar para trás? O que você quer para si mesmo? Que compromissos você faz consigo mesmo? O que você precisa lembrar? Escreva todas as ideias que surgirem na sua cabeça. Não julgue nada, não importa o quão forçadas, fantasiosas ou banais essas ideias possam parecer. Este exercício além de permitir ter uma visão global do caminho a ser percorrido, lhe ajuda a declarar suas intenções e a se comprometer com o seu futuro. O processo começa a se deslocar da imaginação para a ação.

25 Clique aqui e baixe esta imagem em formato pdf

26 Estágio 7 Siga seu plano de ação

27 Siga seu plano de ação A sétima e última etapa do processo é partir para a ação. Aqui você começa a transformar sua visão pessoal num calendário factível de ações imediatas, específicas e mensuráveis. Isto é você vai a definir o passo a passo que o moverá de forma confortável, prazerosa e segura em direção às suas metas. Para começar, pegue cada uma das suas metas e divida cada uma em pequenos passos necessários para sua realização, coisas tão pequenas e manejáveis que você possa começar a fazer amanhã. É fundamental que esses passos sejam tarefas fáceis de realizar, pois a sua simplicidade fará com que você se sinta motivado e comece a sua trajetória, ao invés de paralisá-lo como uma grande meta faria. Lembre-se que, grandes realizações são feitas de pequenas e sólidas ações. Agora pense: Do que você precisa? Quem você precisa contactar para conseguir realizar essas ações? Onde você precisa ir? De quais recursos você precisa? Qual a informação que você precisa procurar? Quem você conhece que possa lhe ajudar? Tenha certeza de que sua rede de amigos e contatos pode lhe ajudar de diversas maneiras. As habilidades das pessoas de sua rede de amigos ajudam você a poupar energia e dinheiro. Uma vez que você tenha estabelecido as ações a serem realizadas para atingir as metas de um ano, é hora de colocar prazos nessas ações. Quando você está trabalhando no planejamento de um objetivo em longo prazo, é especialmente importante também alocar tempo para aquelas coisas que você faz de vez em quando, só pra se divertir. É claro que seu tempo é precioso, mas parte dele pode ser usado para fazer qualquer coisa que você tenha descoberto que necessita na vida, mesmo que você não possa tornar isso prioridade no momento. Isto porque todos precisamos de um tempo só para nós, e esses momentos resultam ser deliciosos lembretes de que a vida não é mesquinha e você tem o direito de ter tudo que ama. Feito isso você deve integrar essas ações a sua lista de tarefas diárias. Caso você não tenha uma lista de tarefas diárias é tempo de criar uma. Para isso realize o procedimento a seguir: 1. Faça uma lista de tarefas por fazer. 2. Divida cada tarefa em componentes administráveis. 3. Insira as ações a serem realizadas para atingir suas metas. 4. Defina as tarefas que você tem de fazer e as que pode delegar. Distribua-as imediatamente. 5. Anote as tarefas administráveis, que tem prazo especifico, no dia em que devem ser realizadas. 6. Anote as tarefas administráveis fixas e/ou repetitivas, no dia em que devem ser realizadas. 7. Organize as outras tarefas administráveis por ordem de prioridade.

28 8. Compile uma lista de dez dessas tarefas administráveis para serem realizadas a cada dia. 9. Monitore a lista diariamente. 10. Gerencie a mutabilidade do dia, inserindo qualquer tarefa incompleta na lista do dia seguinte. Depois e só partir para a ação. Mantenha o foco na sua meta. Sempre se pergunte no inicio do dia: o que farei hoje para atingir as minhas metas? E no final do dia: o que fiz hoje para atingir as minhas metas? Estabeleça pontos de controle que lhe permitam acompanhar sua evolução em direção a sua meta. Sempre que alcançar cada um desses pontos comemore. Você merece! Não pare até conseguir a vida que sonhou para você. Comprometa-se a correr atrás dos seus sonhos. É normal que você sinta medo. Tal vez até chegue a pensar em desistir, mas não desanime. Lembre-se de que não há nada no mundo que valha a pena ser feito, que não assuste. Clique aqui e baixe esta imagem em formato pdf

29 Sobre a autora Gloria Tellez é consultora de desenvolvimento pessoal e profissional, fundadora e principal executiva do Instituto de Desenvolvimento Educacional, instituição de excelência em Desenvolvimento Humano, provedor líder de treinamentos baseados em pensamento prático. Autora do livro Coaching na prática, um guia prático de Coaching e criadora do SAPIENS, metodologia gráfica de Coaching, é especialista em Coaching de executivos, Liderança, Criatividade e Planejamento de Carreira. Mestre em Ciências Sociais pela UFBA/UESC, é formada em Sociologia pela Universidade de Habana. Tem Certificação Internacional em Coaching, pela Internacional Coaching Community; é Certificada em Gestão de Projetos, pela Impacta, e Planejadora Financeira Pessoal, pela Boston University, Certificada pelo Board of Standards Inc. Atuou como Assessora de P&D e Relações com Investidores do Centro de Pesquisas em TI CEPEDI. Co-fundou e geriu a Incubadora de Empresas INETI, contribuindo para a criação e desenvolvimento de mais de meia dúzia de empresas, o que lhe permitiu criar ferramentas e técnicas de Tomada de Decisão, Criatividade e Solução de Problemas, de comprovada eficácia. Atualmente é palestrante, instrutora e Coach de executivos de grandes empresas.

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Qual carreira profissional você quer trilhar?

Qual carreira profissional você quer trilhar? Qual carreira profissional você quer trilhar? programa de coaching de carreira Trilhas Profissionais Desde pequenos nos perguntam o que você quer ser quando crescer?. O que não nos damos conta é que temos

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade

NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade NIVEL PRATICANTE Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3 Tranformações e Prosperidade 1 MÓDULO 1 Sua Consulta : Legacia Financeira Esta parte do nível dos profissional é uma sessão de 3 partes que vai

Leia mais

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD Como obter excelentes Resultados no Marketing Digital Aprenda a usar 3 metas matadoras Publicação SEVEN - SPD Sumário Introdução Cápítulo 1 Comprometa-se com o Sonho Pessoal Capítulo 2 Desenvolva sua Estratégia

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

Orientação Profissional e de Carreira

Orientação Profissional e de Carreira Orientação Profissional e de Carreira Um processo para a vida toda Powered by: S U A C ARREIRA N A D IRE Ç Ã O CER T A Sponsored by: INTRODUÇÃO 25 anos de experiência 4.000 jovens contratados por ano Quem

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 2 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Atualmente é Coach, e fundador da Crescimentum-Coaching for Performance (www.crescimentum.com.br). Email : adiniz@crescimentum.com.

Atualmente é Coach, e fundador da Crescimentum-Coaching for Performance (www.crescimentum.com.br). Email : adiniz@crescimentum.com. O Líder do Futuro Numa época em que a Liderança se tornou tão importante quanto rara nas empresas, cada vez mais emerge a questão: quem serão os líderes do futuro? Que características vão predominar nas

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

Avalie sua vida em 2015 Construa aprendizados para crescer em 2016

Avalie sua vida em 2015 Construa aprendizados para crescer em 2016 Avalie sua vida em 2015 Construa aprendizados para crescer em 2016 1. Introdução... 3 1.1. Orientações Gerais... 3 2. Principais Objetivos... 4 3. Direcionadores Estratégicos... 4 4. Ações realizadas...

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social instituto fonte... Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social e a arte de neles intervir. Buscamos potencializar a atuação de iniciativas sociais,

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 3 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

O que veremos. O que tudo mundo quer? Liderança para aumentar a renda! 08/12/2015

O que veremos. O que tudo mundo quer? Liderança para aumentar a renda! 08/12/2015 Liderança para aumentar a renda! Iniciaremos em breve! Quero você me acompanhando porque as informações de hoje são extremamente vitais para seu sucesso! O que veremos 1 -Aprenda o que a liderança pode

Leia mais

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Ebook Gratuito 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Rosana Rodrigues Choice Consultoria 2 Quando se trata de ajudar alguém a repensar

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

h u m a n i t y. c o m. b r A vida acontece quando você realiza os seus sonhos

h u m a n i t y. c o m. b r A vida acontece quando você realiza os seus sonhos h u m a n i t y. c o m. b r A vida acontece quando você realiza os seus sonhos Desenvolva sua capacidade de Liderança. Seja um LÍDER DE ELITE! A vida é feita de momentos e são esses momentos que fazem

Leia mais

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO FAÇA ACONTECER AGORA MISSÃO ESPECIAL SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO RENATA WERNER COACHING PARA MULHERES Página 1 Q ue Maravilha Começar algo novo

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior C omo este é o mês das crianças, decidi propor para aqueles que estão em busca de autoconhecimento, alguns exercícios que ajudam a entrar

Leia mais

Introdução 01. José Roberto Marques

Introdução 01. José Roberto Marques Introdução 01 José Roberto Marques 9 Empreendedorismo & Coaching Pessoas Inovadoras Empreendem Tudo que você é capaz de imaginar, você pode conseguir. Walt Disney José Roberto Marques jrmcoaching 10 Instituto

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online Palestra online é uma das maneiras mais simples, rápida e eficiente de vender serviço 01 - Recebem elogios mas não

Leia mais

Meditação Diária. Guia pessoal para praticar meditação

Meditação Diária. Guia pessoal para praticar meditação Meditação Diária Guia pessoal para praticar meditação Todos os direitos reservados É necessária a autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Enquanto os autores fizeram

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de vendas de eben pagan Laila Vanetti - Agosto de 2014 Sequência de e-mails tem poder Vamos pensar em uma Carta de Vendas? E-mails Carta de Vendas Estrutura da carta

Leia mais

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas.

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. O Guia do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. Que livro é este? Este livro foi criado a partir do conteúdo da formação de LIFE COACH do Instituto RM de Coaching. Sendo assim o livro contempla tudo

Leia mais

O próximo módulo trata de Sucessos: Como os Sucessos do passado de uma criança podem ajudá-la no futuro. Você saberá por que nos concentramos em

O próximo módulo trata de Sucessos: Como os Sucessos do passado de uma criança podem ajudá-la no futuro. Você saberá por que nos concentramos em O próximo módulo trata de Sucessos: Como os Sucessos do passado de uma criança podem ajudá-la no futuro. Você saberá por que nos concentramos em Sucessos para ajudar as crianças a superar desafios. Em

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos

10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos 10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos 10 MOTIVOS para disponibilizar os ingressos ou inscrições do seu evento pela

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Trabalho Finanças Estudos Lazeres Amigos Romance Família Espiritual Saúde

Trabalho Finanças Estudos Lazeres Amigos Romance Família Espiritual Saúde 1) A nossa Vida é composta por diversas vivências, nas quais avaliamos a nossa percepção de Felicidade. De zero a dez, que nota você dá para a sua SATISFAÇÃO ATUAL em cada uma das vivências da tabela abaixo?

Leia mais

Dicas para Liderar com alta performance

Dicas para Liderar com alta performance Walbron Siqueira 5 Dicas para Liderar com alta performance Faça da melhoria contínua um hábito e seja o protagonista de sua carreira Sobre o autor Walbron Siqueira é bancário, especialista em gestão de

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Aula Exclusiva Como usar a sua crise para transformar a sua vida. Exercícios de aprofundamento

Aula Exclusiva Como usar a sua crise para transformar a sua vida. Exercícios de aprofundamento Aula Exclusiva Como usar a sua crise para transformar a sua vida Exercícios de aprofundamento 1 - Identificando uma crise A - Você sente uma angustia, sente que o tempo está passando e tem lidado com um

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens.

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens. Brasil A pesquisa em 2015 Metodologia e Perfil 111.432 respostas na América Latina 44% homens 67.896 respostas no Brasil 0,5% Margem de erro 56% mulheres * A pesquisa no Uruguai ainda está em fase de coleta

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

Mário Rocha. A contribuição do Coaching no desenvolvimento das competências

Mário Rocha. A contribuição do Coaching no desenvolvimento das competências Mário Rocha A contribuição do Coaching no desenvolvimento das competências Missão Visão Objetivos estratégicos Competências Organizacionais Competências Conhecimento o que saber Habilidades - saber fazer

Leia mais

VOCE JÁ TEM O SEU PLANO DE METAS? Saiba como elaborar passo-a-passo

VOCE JÁ TEM O SEU PLANO DE METAS? Saiba como elaborar passo-a-passo VOCE JÁ TEM O SEU PLANO DE METAS? Saiba como elaborar passo-a-passo Copyright 2015, EDUCAR FINANÇAS. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. Nenhuma parte deste livro digital,

Leia mais

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING A palavra estratégia, segundo o dicionário Informal 1, é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Para se traçar

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

E-BOOK LIDERANÇA. Os 5 comportamentos indispensáveis para um líder de sucesso! PRISCILLA BELLETATE. - Coach de Liderança -

E-BOOK LIDERANÇA. Os 5 comportamentos indispensáveis para um líder de sucesso! PRISCILLA BELLETATE. - Coach de Liderança - E-BOOK LIDERANÇA Os 5 comportamentos indispensáveis para um líder de sucesso! PRISCILLA BELLETATE - Coach de Liderança - SUMÁRIO Capítulo 1 - Introdução Capítulo 2 Os 5 comportamentos Capítulo 3 - Conclusão

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

Conceitos básicos de Coaching e Feedback

Conceitos básicos de Coaching e Feedback Conceitos básicos de Coaching e Feedback OBJETIVOS Apresentar os trainees aos seus coachs passar conceitos básicos de coaching e feedback "Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

Princípios de Liderança

Princípios de Liderança Princípios de Liderança LIDERANÇA E COACH www.liderancaecoach.com.br / liderancaecoach ÍNDICE Liderança Chefe x Líder O que um líder não deve fazer Dicas para ser um líder de sucesso Para liderar uma equipe

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 2: Como Poupar Objetivo Dar dicas importantes para que nossos clientes consigam ter uma poupança e vivam com mais segurança e tranquilidade O conteúdo deste

Leia mais

Cathia Spolaor Diretora Nacional

Cathia Spolaor Diretora Nacional Cathia Spolaor Diretora Nacional Recomeçar Poderosamente O que nós, consultoras experientes ou novas, precisamos fazer a partir de hoje? Assinar nossa carta de iniciação hoje, começando novamente fazendo

Leia mais

Iniciar com qualidade

Iniciar com qualidade Iniciar com qualidade Depois de ver as dicas da Diretora Nacional Executiva de Vendas Independente Glória Mayfield lembre se de compartilhar com suas Consultoras que na Mary Kay elas nunca começam sozinhas.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SOROCABA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SOROCABA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SOROCABA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MOTIVAÇÃO E PLANEJAMENTO Fernanda Lopes Morassi Juliana Matos Lopes Pamela Santos Wagner Antonio Garcia Zélia Moreira dos Santos

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Criação de Orçamentos

Criação de Orçamentos Criação de Orçamentos As pessoas primeiro, depois o as coisas. Suze Orman, Consultora financeira H á muitas maneiras de gastar seu dinheiro. Será que você deve comprar aquele livro que você está querendo

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Objetivo Auxiliar no gerenciamento de dívidas e de como quitá-las, conscientizando as pessoas da importância em diminui-las e de

Leia mais

Rafael Siqueira 0 SUCESSO. é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso!

Rafael Siqueira 0 SUCESSO. é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso! 0 SUCESSO é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso! 0 SUCESSO é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso! Versão 1.0 Introdução: Acredito que o processo

Leia mais

10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS

10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS 10 PASSOS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS VENDAS O fim do ano se aproxima e muitas empresas estão correndo atrás de fechar os resultados e as metas planejadas para o ano. Mas como sabemos em vendas não existe

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

O caminho para conquistar Equipes de Alto Desempenho

O caminho para conquistar Equipes de Alto Desempenho 27 O caminho para conquistar Equipes de Alto Desempenho 233 Um líder conquista uma equipe de Alto de Desempenho, primeiramente por meio de suas atitudes como pessoa, e depois conquista pela Visão de um

Leia mais

#CRIESEUCAMINHO AULA 1 - EXERCÍCIOS DE REFLEXÃO MEDO DE MUDAR VONTADE DE MUDAR

#CRIESEUCAMINHO AULA 1 - EXERCÍCIOS DE REFLEXÃO MEDO DE MUDAR VONTADE DE MUDAR CRIE SEU CAMINHO AULA 1 - EXERCÍCIOS DE REFLEXÃO Na primeira aula do curso introdutório do Programa Crie seu Caminho, você pôde compreender a origem da dor que se manifesta em todas as pessoas que desejam

Leia mais