MANUAL DE QUALIFICAÇÃO DOS VERBETES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE QUALIFICAÇÃO DOS VERBETES"

Transcrição

1 MANUAL DE QUALIFICAÇÃO DOS VERBETES DA ENCICLOPÉDIA DA CONSCIENCIOLOGIA VERSÃO 1 Organização: Equipe de Revisores dos Neoverbetes dos Verbetógrafos da CCCI Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia - CEAEC Foz do Iguaçu Paraná Brasil Fevereiro de 2009

2 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia 1 ÍNDICE Introdução Capítulo 1: Critérios Qualificadores dos Neoverbetes Capítulo 2: Orientações Técnicas para Redação dos Neoverbetes Capítulo 3: Fluxograma de Entrega e Revisão dos Neoverbetes Capítulo 4: Leitura Complementar Bibliografia Notas Equipe de Revisores dos Neoverbetes dos Verbetógrafos da CCCI Contato Anexo: verbete Verbete... 18

3 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia 2 INTRODUÇÃO Definologia. O manual de qualificação dos neoverbetes é o conjunto de critérios e orientações para revisão e aprimoramento da redação dos verbetes escritos pelos verbetógrafos da CCCI. Sinonimologia: 1. Diretrizes básicas para qualificação dos neoverbetes. 2. Procedimentos técnicos para aperfeiçoamento dos neoverbetes. Antonimologia: 1. Manual de Redação. 2. Manual de escrita dos neoverbetes. Objetivo. O objetivo deste manual é facilitar a redação e a revisão de neoverbetes para a Enciclopédia da Conscienciologia. Informações. As informações aqui disponibilizadas foram na maioria dos casos debatidas apenas verbalmente nas Tertúlias da Conscienciologia, ou estudadas por voluntários do Holociclo trabalhando mais diretamente com os verbetes. Suporte. Quando identificadas dificuldades técnicas não contempladas nas informações já existentes para a elaboração de neoverbetes, contidas ou omitidas neste manual, poderá ser solicitado o suporte ou parecer técnico das seguintes equipes: 1. Científico. O Conselho Científico da UNICIN. 2. CINEO. O Conselho Internacional de Neologística - CINEO. 3. Especialistas. Os especialistas da CCCI. Composição. O manual é dividido em 4 capítulos, a seguir: 1. Critérios Qualificadores dos Neoverbetes: norteadores básicos para a redação e revisão dos neoverbetes. 2. Orientações Técnicas para Redação dos Neoverbetes: informações relevantes complementando o verbete Verbete. 3. Fluxograma de Entrega e Revisão dos Neoverbetes: o passo-a-passo para entrega e revisão dos neoverbetes. 4. Leitura Complementar: indicação de verbetes e outras referências bibliográficas de extrema importância para revisores e verbetógrafos. Anexo. Anexo ao manual está o verbete Verbete, leitura obrigatória, básica, incial, para quem deseja redigir e revisar neoverbetes. Dinamismo. A partir do binômio manutenção-dinamismo, a natureza das informações contidas neste manual é passível de revisão, ampliação e modificação contínua.

4 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia 3 Heterocríticas. Heterocríticas e sugestões visando a qualificação do texto serão sempre bem vindas. Agradecimentos. Agradecemos as contribuições dos voluntários da equipe de revisores e da equipe de expansão de verbetes do Holociclo, em especial a pesquisadora e voluntária Rosa Nader.

5 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia 4 1. CRITÉRIOS QUALIFICADORES DOS NEOVERBETES Definologia. Os critérios qualificadores dos neoverbetes são as diretrizes básicas norteadoras da qualificação da escrita e revisão dos neoverbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, redigidos pelos verbetógrafos da CCCI. Sinonimologia: 1. Normas para qualificação dos neoverbetes. 2. Indicadores para qualificação dos neoverbetes. Antonimologia: 1. Critérios de seleção dos neoverbetes. 2. Unidades de medida dos neoverbetes. Critérios. A seguir, na ordem alfabética, lista de 15 critérios qualificadores gerais para o aprimoramento da conformática dos neoverbetes: 01. Clareza. Máxima objetividade na exposição das idéias. 02. Coerência. Coerência interna (intraverbete) e coerência externa (interverbetes). 03. Concisão. Máxima precisão na apresentação do conteúdo. 04. Contribuição. Melhoria da qualidade de vida das consciências. 05. Cosmovisão. Abrangência do universo pesquisístico do tema proposto. 06. Detalhismo. Utilização de rigor com as minudências e sutilezas do texto escrito. 07. Estilística. Utilização do estilo técnico da Enciclopédia da Conscienciologia. 08. Estrutura. Padronização conforme as diretrizes descritas no verbete Verbete. 09. Exaustividade. Utilização da técnica da exaustividade na pesquisa. 10. Harmonia. Interação e sinergismo entre temática, divisões e seções do neoverbete. 11. Lógica. Encadeamento lógico de idéias. 12. Originalidade. Evitação de temas rebarbativos. 13. Relevância. A importância ínsita do neoverbete. 14. Tares. Proporcionar esclarecimento interassistencial. 15. Usabilidade. Utilização prática do neoverbete.

6 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia 5 2. ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA REDAÇÃO DOS NEOVERBETES Definologia. As orientações técnicas para redação dos neoverbetes são as disposições complementares ao verbete Verbete da Enciclopédia da Conscienciologia. Sinonimologia: 1. Normas técnicas para redação dos neoverbetes. 2. Complemento técnico ao verbete Verbete. Antonimologia: 1. Verbete Verbete. 2. Critérios de revisão dos neoverbetes. Pesquisa exaustiva. Para pesquisa exaustiva é recomendável ao verbetógrafo ou verbetógrafa utilizar no mínimo as seguintes 4 fontes básicas de pesquisa para a redação dos neoverbetes: 1. Holociclo. Pesquisas em enciclopédias, dicionários técnicos e hemeroteca. 2. Holoserver. Pesquisas na base de dados da Bibliomática (obras da Conscienciologia) e da Lexicomática (dicionários cadastrados). 3. Holoteca. Pesquisas em tecas específicas. 4. Internet. Pesquisas no Google. Paciência. A paciência pesquisística é atributo imprescindível à escrita dos neoverbetes. Estilo. A Enciclopédia da Conscienciologia é redigida através do apostilhamento detalhista e exaustivo. Fórmula. O verbete Verbete apresenta fórmula formal para elaboração dos verbetes. Coesão. A fórmula formal predispõe à compreensão e serve de elemento para coesão textual. Na Enciclopédia da Conscienciologia não há blocos soltos de idéias. Objetividade. A repetição didática não deve ser confundida com argumentação rebarbativa. A técnica do apostilhamento exclui repetições inúteis. Generalismos. Generalismos fáceis devem ser evitados. Seções. Os parágrafos e a ordenação dos verbetes correspondem às seções conforme estabelecidas no verbete Verbete. Subtítulo. Cada parágrafo é sintetizado em formato de subtítulo em negrito ou negrito-itálico. Exceção. As seções Entrada (título), Especialidade e Frase Enfática não possuem subtítulos. Pontuação. O subtítulo é seguido de ponto ou 2 pontos, enfatizados com negrito. Utilizando 2 pontos, o ponto final do parágrafo é negritado, indicando o encerramento da idéia exposta.

7 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia 6 Argumentologia. Na seção Argumentologia da divisão Argumentologia, as idéias podem ser expandidas, criando diferentes parágrafos de acordo com a intenção específica do esclarecimento. Sufixo. Os parágrafos da seção Argumentologia não possuem necessariamente sufixo logia. Enumerações. Faz parte da técnica do apostilhamento o recurso das enumerações, redigidas de acordo com 1 dentre os 4 tipos a seguir: 1. Horizontal numerada: itens numerados e dispostos horizontalmente lado a lado. No verbete, os 2 exemplos existentes são a Sinonimologia e a Antonimologia, onde cada número indica nova acepção da idéia. São inseridos dois espaços entre o número e a acepção. As acepções são separadas por ponto. Quando há mais de 1 elemento dentro da mesma acepção, estas são separadas por ponto e vírgula e organizadas em ordem alfabética. 2. Horizontal não numerada: itens não numerados e separados com vírgula ou ponto e vírgula. Exemplo: na Definologia, quando ocorre enumeração, em geral é horizontal não numerada, itens separados por vírgula; no caso da Pensenologia ou das seções do Detalhismo, quando há mais de 1 elemento, ocorre a enumeração horizontal não numerada, itens separados por ponto e vírgula. 3. Vertical numerada: itens numerados dispostos verticalmente, Exemplo: a seção Remissiologia. 4. Vertical não numerada: itens não numerados dispostos verticalmente, identificados apenas através do título em negrito. Exemplo: o verbete da Enciclopédia da Conscienciologia. Confor. Em qualquer tipo de enumeração numerada, quando houver mais de 10 itens, os 9 primeiros são antecedidos do algarismo 0. No caso da enumeração vertical com mais de 99 itens, o primeiro algarismo é recuado 1 caracter à direita, alinhando os pontos colocados a seguir dos números. Mínimos. Há números mínimos de itens para a redação das seguintes seções: 1. Cognatologia: 3 itens, além da raiz. 2. Sinonimologia e Antonimologia: 2 acepções. 3. Neologia: 2 itens. 4. Exemplologia: 2 itens. 5. Remissiologia: 7 itens. Máximos. O máximo no verbete é caracterizado pelo número mínimo de itens em alguma seção ou divisão. Contagem. A contagem dos máximos segue o seguinte critério:

8 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia 7 Seções Definologia Etimologia Argumentologia Sinonimologia Antonimologia Cognatologia Neologia Estrangeirismologia Enumerologia Fatologia / Parafatologia Todas as seções do Detalhismo, à exceção da Interdisciplinologia Interdisciplinologia Hominologia Taxologia Remissiologia Bibliografia específica Mínimo de itens para ser considerado máximo 07 itens (enumeração horizontal não numerada). 10 acepções (enumeração horizontal numerada). 10 cognatos (enumeração horizontal não numerada). 04 neologismos (enumeração horizontal não numerada). 07 estrangeirismos (enumeração horizontal não numerada). 07 itens (quando existe, é sempre máximo). 20 linhas (enumeração horizontal não numerada). 07 itens (enumeração horizontal não numerada). 10 especialidades (enumeração horizontal não numerada). 07 Homines (enumeração horizontal não numerada). 100 itens (enumeração vertical numerada). 10 verbetes (enumeração vertical numerada). 10 referências (enumeração vertical numerada). Divisão Detalhismo Mínimo de itens para ser considerado máximo 20 seções (enumeração vertical não numerada). Fonte: Nader; Bello, 2009, p. 27. Prioridades. As seções prioritárias para alcançarem máximos são: Holotecologia; Interdisciplinologia; Hominologia; Remissiologia. Itálicos. Prefixos e sufixos em seções constituindo máximos sempre aparecem italicizados. Classificação. A seguinte classificação de alguns máximos foi realizada durante a tertúlia do dia 10 de Junho de 2008: 1. Fáceis: Interdisciplinologia; Hominologia; Remissiologia. 2. Difíceis: Estrangeirismologia; Enumerologia. 3. Básicos. Sinonimologia; Antonimologia. 4. Grandes. Fatologia; Parafatologia. 5. Extras. Definologia; Etimologia.

9 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia 8 Instrumento. O trinômio número de páginas máximos logias é instrumento de medida para avaliação da qualidade do verbete da Enciclopédia da Conscienciologia. Publicação. Para publicação o neoverbete deve conter 3 páginas, 5 máximos e 25 logias para atender à marca de excelência considerada. Contagem de logias. As logias são especialidades contadas em subtítulos de parágrafos e itens de enumeração. Exceções. Não se contam logias nos seguintes casos: 1. Entrada: título do verbete. 2. Especialidade. 3. Interdisciplinologia: disciplinas da seção Interdisciplinologia. 4. Divisões. 5. Parágrafos: texto dos parágrafos. 6. Frase Enfática. 7. Remissiologia: nomes de verbetes onde há complemento para a especialidade (exemplo: Antagonismologia Sadia). Interrelações. As seguintes seções dos verbetes estão interrelacionadas: 1. Neologia: incluindo os mesmos neologismos da Exemplologia, classificados na mesma especialidade do verbete; e o título do verbete, se for neologismo. 2. Exemplologia: incluindo o título do verbete, se adicionado de alguma qualificação. 3. Frase Enfática: a síntese de todo o verbete. 4. Questionologia: elaborada a partir da Frase Enfática. Remissiologia. A seção Remissiologia possui apenas totais de 7, 10, 12 ou 15 itens. É redigida com espaçamento duplo entre todas as palavras e pontuações. Neologismos. Na Enciclopédia da Conscienciologia novos conceitos não são nomeados com palavras ou expressões já existentes, mas através de neologismos. Exemplo: o neologismo pensene não deve ser utilizado para conceito diferente de pensamento-sentimento-energia. Sublinhamentos. Os sublinhamentos são as expressões compostas notáveis, construídas a partir de variáveis, minivariáveis ou palavras formadoras de alguma classe de interrelações, seguindo 2 critérios: 1. Classe. São iniciadas pela palavra representativa da classe, variável ou minivariável, seguida do(s) termo(s) componente(s). 2. Grifo. São italicizadas. Exemplos. Eis, a título de exemplo, 18 tipos de sublinhamentos, ordenados de acordo com as seções da divisão Detalhismo (NADER; BELLO, 2009, p. 26):

10 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia Sinergismologia: o sinergismo autodiscernimento acerto evolutivo; o sinergismo evolutivo. 02. Principiologia: o princípio da descrença; o princípio do se algo não é bom, não adianta fazer maquilagem. 03. Codigologia: o código da moral cósmica; o código pessoal. 04. Teoriologia: a teoria do vácuo evolutivo; a teoria da autorganização. 05. Tecnologia: a técnica científica de escrever; a técnica da tenepes. 06. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da grupalidade. 07. Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia. 08. Ciclologia: o ciclo de decisões reflexas; o ciclo das megadecisões evolutivas. 09. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio animismo-parapsiquismo. 10. Interaciologia: a interação estilo de pensenizar estilo de confabular estilo de escrever; a interação debates-tares. 11. Crescendologia: o crescendo evolutivo sementeira-colheita; o crescendo autonomia-megafraternidade. 12. Trinomiologia: o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio interiorose-apriorismose-neofobia. 13. Polinomiologia: o polinômio linhas-frases-sínteses-ênfases; o polinômio lucidez-racionalidade-lógica-coerência. 14. Antagonismologia: o antagonismo intermissão / vida humana; o antagonismo autocorrupção / autocrítica; o antagonismo intrafísico / extrafísico. 15. Paradoxologia: o paradoxo da omissão acrescentadora; o paradoxo do erro corretor. 16. Legislogia: a lei do maior esforço; a lei da megafraternidade. 17. Sindromologia: a síndrome da subestimação; a síndrome da bagagem vazia. 18. Mitologia: o mito da onipotência universal; os mitos religiosos. Sinais. A seguir, estão exemplificados os 3 tipos de sinais gráficos utilizados para a construção de alguns sublinhamentos: 1. Hífen. Quando os elementos interconectados são todos palavras simples. Exemplo: o binômio admiração-discordância. 2. Travessão. Quando entre os elementos interconectados há expressão composta. Exemplo: o binômio abordagem intrafísica abordagem extrafísica. 3. Barra. Somente no caso da construção do antagonismo a barra entre os elementos é utilizada, entre 2 espaços. Exemplo: o antagonismo paz íntima / conflito externo; o antagonismo ação / inação.

11 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia 10 Especificidade. Binômios (Binomiologia), trinômios (Trinomiologia) e polinômios (Polinomiologia) são específicos. Exemplo: o binômio admiraçãodiscordância acrescido do vocábulo conciliação não cria trinômio bem contextualizado e desqualifica o binômio original. Dualidade. 1 binômio pode ser também interação (Interaciologia). A correta utilização dependerá do caso específico. Quando a distinção for impossível, é binômio. Definologia. Desde a Definologia, o verbete mantém unidade e foco específicos no tema abordado. A abrangência ocorre através da integração dos verbetes, aplicando-se a técnica da circularidade. A definição é realmente e exclusivamente definidora. Sinonimologia. A Sinonimologia complementa a Definologia através de aproximações simples e analógicas. Temas compostos ampliam a possibilidade de expansão sinonímica, exigindo maior atenção à manutenção do foco. Antonimologia. A Antonimologia complementa a Definologia através de palavras e expressões de significado oposto à definição e aos sinônimos. Transferência. Itens da Definologia passíveis de inclusão em seções da Argumentologia devem ser transferidos, criando texto mais preciso. Coerência. A visão de conjunto, atualizada, quanto aos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, permite ao autor evitar incoerências de conteúdo intra e interverbetes. Especialidade. Alguns verbetes podem ser classificados em duas ou mais especialidades. A escolha depende do foco principal na abordagem mais relevante ao público leitor, considerando sua maturidade. Exaustividade. A pesquisa exaustiva do conteúdo existente sobre o assunto é imprescindível para definir se o tema central é neutro, homeostático ou nosográfico. Define também a qualidade das seções Legislogia, Sindromologia, Teoriologia, Tecnologia e Principiologia, principalmente. Arcaisticologia. Na Arcaisticologia estão incluídas as expressões antigas para o conceito apresentado no verbete. Estrangeirismologia. A escolha dos estrangeirismos é feita entre expressões, às vezes cultas e não correntes, dentre as conhecidas em alguma área de pesquisa. A tradução literal dos temas em outros idiomas pode estar incluída, se utilizada na língua portuguesa. Atributologia. Na maioria dos casos, quando o tema abordado se refere a fatores psicossomáticos ou psicológicos, é classificado na Atributologia com predomínio dos sentidos somáticos, pois a manifestação ocorre a partir do soma.

12 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia 11 Megapensenologia. O megapensene trivocabular é afirmação sintética, com exatamente 3 palavras, utilizando 1 verbo ou uma elisão através de 2 pontos entre as palavras. Não é simples junção de 3 palavras. Citaciologia. A Citaciologia em geral apresenta frase ou citação em Latim, mas também são comuns versões perspicazes para ditos populares, além de outras citações. Unidade. A seção Unidade apresenta a unidade de medida do tema do verbete. Seciologia. A seção seciologia é apenas incluída quando o título do verbete é o título de alguma seção da Enciclopédia da Conscienciologia. Efeitologia. A seção Efeitologia apresenta em geral itens evidentes na própria ciência Conscienciologia, devido ao foco principal nos efeitos sobre a consciência. Enumerologia. A seção Enumerologia é construída de exatamente 7 itens, utilizando progressões e crescendos (sem utilização da palavra crescendo ), podendo incluir a utilização de prefixos. Exemplologia. Utiliza artigos só após o sinal =. Tendência. As seções Femininologia e Masculinologia em geral apresentam poucos itens nosográficos. Itens homeostáticos são maioria. Forma. Quanto à forma, os verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia seguem os seguintes padrões: 01. Arquivo: disponibilizado em formato de arquivo.doc. 02. Margens: Superior: 3,01 cm; Inferior: 3,07; Esquerda: 3,77; Direita: 3,75; Medianiz: 02; Posição da medianiz: esquerda. 03. Papel: carta, branco. 04. Cabeçalho: o título Enciclopédia da Conscienciologia, fonte Times New Roman; itálico; tamanho 9; paginação no canto superior direito. 05. Texto: redigido em Word (.doc), em fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples entre linhas. 06. Título: do verbete; fonte Arial; negrito itálico; tamanho 11; versalete. 07. Especialidade: fonte Arial; tamanho 11; versalete; espaçamento de caractere expandido por 1,5 pt. 08. Borda: dupla, no título e especialidade. 09. Remissiologia: espaço duplo entre todos os itens. 10. Frase Enfática: centralizada; com 4 linhas; fonte Arial; tamanho 16; negrito itálico; 2 espaços entre as palavras; no mínimo uma expressão ou palavrachave grifada em itálico (sem negrito).

13 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia FLUXOGRAMA DE ENTREGA E REVISÃO DOS NEOVERBETES Definologia. O fluxograma de entrega e revisão dos neoverbetes é o passoa-passo de apresentação e revisão dos verbetes propostos pelos verbetógrafos da CCCI. Sinonimologia: 1. Fluxo de processo de entrega e revisão dos neoverbetes. 2. Sequência lógica para andamento da entrega e revisão dos neoverbetes. Antonimologia: 1. Organograma de redação e revisão dos neoverbetes. 2. Orientações técnicas para redação de neoverbetes. Fluxo. Eis 11 procedimentos técnicos compondo o fluxo do processo para o envio de neoverbetes: 01. Consulta. O tema do neoverbete deve ter concordância prévia do professor Waldo Vieira. A consulta poderá ser feita com o professor ou a partir da equipe de revisores. 02. Folha de rosto. Redigir folha de rosto em fonte Times New Roman, tamanho 14, espaçamento duplo, com o seguinte padrão: REDAÇÃO DE NEOVERBETE 1. NOME DE AUTORIA / INICIAIS 2. TÍTULO DO NEOVERBETE 3. TOTAIS: PÁGINAS+ LOGIAS + MÁXIMOS 4. MICROBIOGRAFIA 5. DISCO Microbiografia. A microbiografia deve conter os seguintes dados: 01. Nome e 1 sobrenome. 02. Iniciais: Verbetógrafa A.B ou Verbetógrafo C.D. 03. Data de nascimento. 04. Nacionalidade. 05. Naturalidade. 06. Formação Acadêmica. 07. Profissão. 08. Livros publicados. 09. Voluntário da Conscienciologia de até. (mencionar eventuais períodos de afastamento ou inatividade). 10. Professor de Conscienciologia desde. (mencionar eventuais períodos de afastamento ou inatividade).

14 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia Impressões. Imprimir cópia do neoverbete e da folha de rosto em papel carta branco. 04. Digital. Copiar os arquivos do neoverbete e da folha de rosto para 1 disquete ou CD (disponibilizados pela equipe de revisores dos neoverbetes), com o seguinte padrão de nomes dos arquivos: Nome Completo do Autor_Título do Neoverbete_data.doc Nome Completo do Autor_Folha de Rosto_data.doc 05. Pasta. Entregar as cópias impressas do neoverbete e da folha de rosto juntamente com o disquete ou CD em pasta L (modelo único utilizado: 170 PV), fornecida pela equipe de revisores dos neoverbetes. 06. Protocolo. Se o neoverbete for publicável será aceito para o processo de revisão e protocolado com data de entrega e assinatura do verbetógrafo. 07. Devolução. Se o neoverbete não for publicável será devolvido para adequação. 08. Revisão. A revisão do neoverbete será realizada conforme as técnicas da Enciclopédia da Conscienciologia e o presente manual. 09. Expansão. A comissão de revisores dos neoverbetes poderá propor mudanças, sugestões e expansões das seções. 10. Devolutiva. Serão agendadas reuniões devolutivas individuais para eventuais correções ou atualizações do neoverbete, fundamentadas, sob o enfoque grafopensênico, no trinômio da interassistencialidade: acolhimentoorientação-encaminhamento. 11. Consolidação. Os neoverbetes revisados serão entregues à equipe do Holociclo para validação. 12. Tertúlia. Os neoverbetes validados serão entregues ao pesquisador Waldo Vieira e posteriormente debatidos e heterocriticados nas Tertúlias da Conscienciologia. 13. Publicação. Após tertúlia o neoverbete passará por novas atualizações e correções e finalizado para ser publicado na Enciclopédia da Conscienciologia.

15 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia LEITURA COMPLEMENTAR Verbetes. Eis, na ordem alfabética, lista dos principais verbetes a serem utilizados para a qualificação de neoverbetes, subdivididos em 3 grupos: A. Introdução: a Introdução da Enciclopédia da Conscienciologia. B. Seciologia: 20 verbetes, 19 correspondentes às seções (fixas e variáveis) e 1 correspondente à divisão de verbete: 01. Antagonismologia: Autodiscernimentologia; Neutro. 02. Antonimologia: Comunicologia; Neutro. 03. Atributologia: Holossomática; Neutro. 04. Citaciologia: Comunicologia; Neutro. 05. Culturologia: Intrafisicologia; Neutro. 06. Curiosologia: Autopesquisologia; Neutro. 07. Definologia: Parassemiologia; Neutro. 08. Elencologia: Grupocarmologia; Neutro. 09. Enumerologia: Comunicologia; Neutro. 10. Exemplologia: Parapedagogia; Neutro. 11. Fatologia: Experimentologia; Neutro. 12. Fatuística: Experimentologia; Neutro. (Divisão II). 13. Frase enfática: Comunicologia; Homeostático. 14. Holotecologia: Comunicologia; Homeostático. 15. Legislogia: Direitologia; Homeostático. 16. Maniologia: Parapatologia; Nosográfico. 17. Parafatologia: Extrafisicologia; Neutro. 18. Principiologia: Autodiscernimentologia; Neutro. 19. Sinonimologia: Comunicologia; Neutro. 20. Taxologia: Experimentologia; Neutro. C. Conformática: 23 verbetes correspondentes a temas abordando escrita, revisão ou técnicas da Enciclopédia da Conscienciologia: 01. Ciclo enumerativo: Enumerologia; Neutro. 02. Cognato: Comunicologia; Neutro. 03. Conformática: Comunicologia; Neutro. 04. Consciência gráfica: Comunicologia; Homeostático. 05. Crítica benéfica: Autodiscernimentologia; Homeostático. 06. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático. 07. Dicionário cerebral analógico: Mnemossomática; Homeostático. 08. Enciclopediologia: Cosmovisiologia; Homeostático. 09. Estilo exaustivo: Estilologia; Neutro. 10. Estilo técnico: Estilologia; Neutro. 11. Fórmula formal: Conformática; Neutro. 12. Orismologia: Comunicologia; Neutro. 13. Nuança: Experimentologia; Neutro.

16 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia Palavra: Comunicologia; Neutro. 15. Prioridade da escrita: Comunicologia; Homeostático. 16. Refinamento formal: Exaustivologia; Neutro. 17. Técnica da qualificação dos verbetes: Comunicologia; Neutro. 18. Técnica do crescendo: Comunicologia; Neutro. 19. Técnica dos Atos / Fatos / Parafatos: Comunicologia; Neutro. 20. Tertúlia conscienciológica: Parapedagogia; Neutro. 21. Variação vernacular: Conformática; Neutro. 22. Variante gramatical: Gramaticologia; Neutro. 23. Verbete: Comunicologia; Neutro. Referência bibliográfica. Além dos verbetes selecionados, podem ser utilizados capítulos específicos de obras da Conscienciologia relacionados às técnicas de revisão, às técnicas da Enciclopédia e às técnicas para a redação Conscienciológica, a exemplo destes: A. Técnicas de revisão. 1. Capítulo 79 Enumerologia ou Diagnóstico Informativo e Capítulo 80 Revisão Crítica de Livros da Conscienciologia (Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1994; páginas 143 e 144). 2. Capítulo 36 Técnica da Revisão de Texto ; Capítulo 13 Teática da Evitação de Incorreções ; Capítulo 17 Teática da Eliminação do Erro Sutil ; Capítulo 150 Teste da sua Análise Crítica. (Vieira, Waldo; Manual de Redação da Conscienciologia; 2002, páginas 67, 71, 90 e 204). B. Técnicas da Enciclopédia da Conscienciologia. 1. Seção III Paratecnologia (Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 2003, páginas ).

17 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia 16 BIBLIOGRAFIA 1. Pitaguari, Antonio; Balanço da Enciclopédia e Máximos dos Verbetes; Jornal Campus CEAEC; Ano 13; N. 154; 1 tab.; 1 enu.; Foz do Iguaçu, PR; Maio, Ferraro, Cristiane; & Tornieri, Sandra; Org.; Revisão; Apostila; 3a. Ed.; Publicações Técnico Científicas da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; Agosto, Nader, Rosa; & Bello, Amy; Qualificação da Escrita pela Enumerologia; Apostila Curso Formação de Autores: Qualificação do Livro - Turma IV - Módulo VII; Foz do Iguaçu, PR; Janeiro, Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia Eletrônica; 1 CD-ROM; p.; 1000 verbetes; 180 especialidades; Associação Internacional Editares, Associação Internacional de Comunicação Conscienciológica (COMUNICONS), Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; NOTAS 1. Nader, Rosa; comunicação pessoal; Foz do Iguaçu, PR; Vieira, Waldo; comunicação pessoal; Foz do Iguaçu, PR; 2008.

18 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia 17 EQUIPE DE REVISORES DOS NEOVERBETES DOS VERBETÓGRAFOS DA CCCI Ana Maria Silva Rocha Cathia Caporali Fabiana Cerato Marcus de Oliveira Dung Maria Izabel da Conceição Marilza de Andrade Natan Fonseca Regina Maria Gonçalves Dias Coordenação: Leandro Martins Sandra Tornieri Contato:

19 Manual de Qualificação dos Verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia 18 ANEXO: VERBETE VERBETE

20 Enciclopédia da Conscienciologia 1 V ERBETE (COMUNICOLOGIA) I. Conformática Definologia. O verbete, seja prescritivo, cognitivo, temático, enciclopédico ou remissivo, é a palavra ou expressão compondo o conjunto da definição, acepção, exemplos e outras informações estruturais respeitantes ao vocábulo ou item lexical predominantemente de conteúdo ou de forma, contido na organização alfabética das entradas da Enciclopédia da Conscienciologia. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo verbo deriva do idioma Latim, verbum, palavra, vocábulo, termo; expressão, opondo-se a res, coisa; realidade. Apareceu em O sufixo ete, diminutivo, surgiu no Século XV. O vocábulo verbete apareceu em Sinonimologia: 01. Entrada. 02. Palavra. 03. Vocábulo. 04. Termo. 05. Expressão. 06. Locução. 07. Conceito. 08. Constructo. 09. Corte da realidade; destaque. 10. Convite à reflexão. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 10 cognatos derivados do vocábulo verbete: megaverbete; miniverbete; neoverbete; verbetar; verbeteira; verbeteiro; verbetista; verbetóloga; Verbetologia; verbetólogo. Neologia. Os 2 vocábulos miniverbete e megaverbete são neologismos técnicos da Comunicologia. Antonimologia: 01. Frase. 02. Sentença. 03. Tópico. 04. Parágrafo. 05. Artigo. 06. Ensaio. 07. Tese. 08. Capítulo. 09. Seção. 10. Tratado. Atributologia: predomínio das faculdades mentais. Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: Verbete: síntese lexicográfica. II. Fatuística Pensenologia: os ortopensenes; a ortopensenidade; os sumopensenes; a sumopensenidade; os fluxopensenes; a fluxopensenidade; os taxopensenes; a taxopensenidade. Fatologia: o verbete; o verbete prescritivo; o verbete definidor; o verbete cognitivo; o verbete de conteúdo; o verbete de forma; o verbete secundário; o verbete remissivo; o verbeteensaio; a entrada; a definição; os exemplos; as informações; a técnica; a estilística; a peça; o teatro; a Teatrologia; a vida humana; a vida projetada. Parafatologia: as parapercepções mentaissomáticas. III. Detalhismo Binomiologia: o binômio enciclopedismo-pancognição. Trinomiologia: o trinômio descoberta-responsabilidade-exemplarismo; o trinômio Teaticologia-Conformática-Verbaciologia. Polinomiologia: o polinômio cons-adcons-extracons-neocons. Antagonismologia: o antagonismo simplificação / complexificação. Politicologia: a democracia. Filiologia: a cogniciofilia; a lexicofilia; a neofilia; a assistenciofilia. Holotecologia: todas as tecas.

21 2 Enciclopédia da Conscienciologia Interdisciplinologia: a Filologia; a Lingüística; a Comunicologia; a Lexicografia; a Lexicologia; a Enciclopediologia; a Mentalsomática; a Holomaturologia; a Criteriologia; a Priorologia. IV. Perfilologia Elencologia: a pessoa (personalidade, figura, vulto, celebridade) verbete de enciclopédia; o elenco; o elenco da Conscienciologia. Masculinologia: o lexicógrafo; o lexicólogo; o dicionarista; o enciclopedista. Femininologia: a lexicógrafa; a lexicóloga; a dicionarista; a enciclopedista. Hominologia: o Homo sapiens lexicologus; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens glossarius; o Homo sapiens holomaturus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens lexicographus; o Homo sapiens verbetologus; o Homo sapiens encyclopaedologus. V. Argumentologia Exemplologia: miniverbete = a letra (Comunicologia); megaverbete = o autodiscernimento (Conscienciometria). Restrito. O verbete stricto sensu pode ser interpretado por intermédio de 4 condições comunicativas, aqui dispostas na ordem lógica: 1. Entrada: sinônimo do dicionário ou da enciclopédia. 2. Vocábulo: palavra; freqüentemente também a expressão composta. 3. Assunto: tema. 4. Neologismo: verpon ou a verdade relativa de ponta. Amplo. O verbete lato sensu pode ser interpretado também por intermédio de 4 condições comunicativas, aqui dispostas na ordem lógica: 1. Ensaio: análise. 2. Artigo: paper. 3. Tese: argumento. 4. Aula: lição; por exemplo, a Tertúlia Conscienciológica, o Curso de Longo Curso. Seções. À luz da Comunicologia, a fim de simplificar os enfoques, as Seções dos verbetes os itens fixos ou eventuais foram sistematizadas com o sufixo logia (Idioma Grego, lógos) relativo à Ciência. Eis 70 Seções, itens básicos ou subtítulos dos parágrafos da técnica redacional, lexicográfica ou da estilística empregada na construção das Seções do verbete da Enciclopédia da Conscienciologia, aqui dispostos e numerados na ordem funcional, a partir do título do cabeçalho destacado: 01. Entrada: o título; o verbete em si; o tema; vocábulo; expressão composta (locução); cabeçalho; vocábulo simples; expressão composta; em negrito-itálico; destaque. Os assuntos prioritários para a conscin lúcida. O título do verbete, em geral, constitui o primeiro termo da Seção Fatologia, apresentando duas exceções: quando sobre alguma categoria de consciência é o primeiro termo da Seção Elencologia; quando sobre alguma Ciência, com o sufixo logia (lógos), é o primeiro termo da Seção Interdisciplinologia. Item fixo. 02. Especialidade: subespecialidade da Conscienciologia; específica; explícita do tema no cabeçalho; fonte 11; em itálico; destaque. As centenas de linhas de pesquisas especializadas. Ocorrem determinadas complexidades nas abordagens, por exemplo, o verbete Verdade Prioritária, a rigor, pode ser classificado tanto na especialidade Verponologia quanto na Priorologia.

22 Enciclopédia da Conscienciologia 3 A epígrafe mais adequada a ser empregada depende da predominância e qualidade das argumentações do contexto. Item fixo. 03. Definologia: definição específica do verbete redigido; prefixos (auto, hetero); sufixos (logia); contrapontos; indicação entre parênteses, de especialidades; fonte 10; em itálico; enumeração horizontal, livre, entre parênteses, numerada; uso do sem (falta). O emprego da Definologia Prática. Item fixo. 04. Tematologia: Temática; tema central específico de alguma de 3 categorias, tipos ou naturezas em relação à Cosmoética e à evolução das consciências; homeostático ou sadio; neutro ou ambivalente; nosográfico ou patológico; classificado em itálico. As prioridades da consciencialidade evoluída. Dependendo do teor específico da abordagem e das argumentações, determinado assunto pode ser analisado em 3 verbetes distintos, correspondentes a cada qual dos 3 temas centrais: o homeostático, o neutro e o nosográfico. Item fixo. 05. Etimologia: Etimologística; datas, quando possível; nomes de prováveis cunhadores de neologismos; História. As mil controvérsias das origens das palavras. A maioria das datas da Etimologística corresponde ao idioma Português. Item fixo. 06. Sinonimologia: Sinonímia; técnica analógica; associação de idéias; sentidos aproximados; numeração mínima de 2; ordem alfabética; sem artigos (o, a, os, as); progressão, quando necessária. A Cosmovisiologia aplicada à Lexicologia. Item fixo. 07. Arcaisticologia: Arcaisticologia; aspecto histórico, curioso ou pitoresco. Item eventual. A Passadologia ainda atuante. 08. Cognatologia: a Cognática; a Cognatonímia; o substantivo; a Ciência; o profissional; o prefixo; o adjetivo; a teca; o pensene; os neologismos da Conscienciologia; a ordem alfabética, o número dos cognatos derivados do verbete, notadamente quando neologismo ou verpon; ordem alfabética; em itálico. Item eventual. 09. Eufemisticologia: Eufemística; Cosmoética; anticosmoética. O estudo da demagogia comunicativa. Item eventual. 10. Neologia: Neologística; total de termos, vocábulos ou expressões compostas; neoidéias; verpons; Orismologia; Terminologia; Nomenclatura; Tesauro; Glossário; Vocabulário; Definologia; explicitação da especialidade da Conscienciologia; prefixos (micro, mini, hipo, maxi, mega, hiper); neologismos em itálico; abreviaturas e siglas. Item eventual. As milhares de palavras novas inevitáveis no universo da Ciência Nova, a mais abrangente. 11. Pseudonimologia: Pseudonímia; os possíveis pseudônimos. Item eventual. 12. Antonimologia: Antonímia; técnica analógica; associação de idéias; sentidos aproximados; numeração mínima de 2; ordem alfabética; sem artigos (o, a, os, as); progressão, quando necessária; os antagonismos ou antipodias (a, in, anti, contra). A antonímia como solução ou recurso terapêutico. Item fixo. 13. Estrangeirismologia: estrangeirismos; quando elucidativo; expressões internacionais; em itálico. Item eventual. O universalismo por intermédio do idioma. 14. Atributologia: a especificação da categoria de atributos da consciência predominante na análise do tema, de alguma destas 3 naturezas: os sentidos somáticos; as faculdades mentais; as percepções extrassensoriais; derivados do trinômio corpo-mente-consciência. Item fixo. 15. Megapensenologia: síntese; megapensene trivocabular; em itálico; resumo do tema; 2 em 1; 3 em 1; 4 em 1. Item eventual. Os resumos possíveis das análises mais acuradas. 16. Coloquiologia: Coloquialismo; jargão; gíria. O emprego avançado do laringochacra. Item eventual. 17. Citaciologia: expressão antiga; trecho de autor. Item eventual. 18. Filosofia: quando típica do tema em foco. Item eventual. 19. Unidade: específica do assunto. Item eventual. 20. Seciologia: específica do assunto-título de alguma das Seções; a Seção fixa ou permanente; a Seção variável ou eventual; a Lexicografia; a Divisão do verbete correspondente; itálicos. Item eventual.

23 4 Enciclopédia da Conscienciologia 21. Pensenologia: o pensene ou pensenes pertinentes ao tema; as manifestações autopensênicas; as faculdades mentais; Autopensenologia; Heteropensenologia. Item fixo. 22. Fatologia: Fatuística; verbete; com artigos (o, a, os, as); sublinhamentos; realçamentos; itálicos; enumerações horizontais; correlações; o positivo; o negativo; união dos temas afins; percentuais; indicadores polimáticos; relações com as energias; neotécnicas; equipes técnicas do Holociclo; abreviaturas; siglas; cifras; unidades de medida; cognatos; travessões; variáveis; minivariáveis; temas dos verbetes; tecas; os títulos de verbetes; as ocorrências centrípetas. O almoxarifado do pensamento multifacetado teático, o megalocus da Enciclopédia da Conscienciologia. Pela natureza sintética das expressões, esta Seção é, obviamente, a maior provocadora de perguntas por parte dos tertulianos. Item fixo. 23. Parafatologia: Parafatuística; os parafatos e parafenômenos relativos ao tema. Item fixo. 24. Sinergismologia: os sinergismos em geral; as potencializações energéticas; itálicos. Item eventual. 25. Principiologia: os princípios em geral; itálicos. Item eventual. 26. Codigologia: os códigos em geral; itálicos; siglas. Item eventual. 27. Teoriologia: as teorias em geral; a teoria da Teaticologia; itálicos. Tema eventual. 28. Tecnologia: os processos técnicos em geral; itálicos. Item eventual. 29. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico; a Instituição Conscienciocêntrica (IC); a Academia; a Associação; o Centro; o Instituto; a Organização; a União; itálicos. Item eventual. 30. Laboratoriologia: os laboratórios, em geral, da Conscienciologia; itálicos. Item eventual. 31. Colegiologia: os Colégios Invisíveis conscienciológicos em geral; itálicos. Item eventual. 32. Efeitologia: os efeitos, em geral. Item eventual. 33. Neossinapsologia: as sinapses; as neossinapses; as parassinapses; a Heuristicologia; a Verponologia; a inventividade. Item eventual 34. Ciclologia: os ciclos, em geral; itálicos. Item eventual. 35. Enumerologia: listagem ou listagens horizontais de termos pertinentes ao tema; mínimo de 7 itens; aproximações simples; itálicos. Item eventual. O dicionário analógico mais avançado. A Seção Enumerologia pode ser absorvida pela Seção Sinonimologia, conforme o assunto do verbete. 36. Binomiologia: listagem horizontal de binômios pertinentes ao tema; os conceitos coexistentes; os dualismos; em itálico. Item eventual. 37. Interaciologia: as interações, em geral; a interatividade; itálicos. Item eventual. 38. Crescendologia: os crescendos, em geral; a evolução das manifestações pensênicas; a consciência crescente; os sinergismos naturais; itálicos. Item eventual. 39. Trinomiologia: listagem horizontal de trinômios pertinentes ao tema; em itálico. Item eventual. 40. Polinomiologia: listagem horizontal de polinômios de 4 termos pertinentes ao tema; em itálico. Item eventual. 41. Antagonismologia: listagem horizontal de expressões antagônicas; os conceitos opositivos; as oposições binárias frontais; as antíteses; em itálico. Item eventual. 42. Paradoxologia: os paradoxos, em geral; itálicos. Item eventual. 43. Politicologia: Sociologia; Parassociologia; os regimes políticos mais consentâneos ou coexistentes com o tema. Item eventual. 44. Legislogia: as leis; a Jurisdiciologia. Item eventual. 45. Filiologia: as preferências da conscin relativas ao tema; a neofilia. Item eventual. 46. Fobiologia: a fobia ou fobias relativas ao tema. Item eventual. 47. Sindromologia: a síndrome ou síndromes relativas ao tema. Item eventual. 48. Maniologia: a mania ou manias relativas ao tema. Item eventual. 49. Mitologia: os mitos em geral relativos ao tema. Item eventual.

24 Enciclopédia da Conscienciologia Holotecologia: a teca ou tecas relativas ao tema. Item eventual. 51. Interdisciplinologia: mais as disciplinas ou especialidades da Conscienciologia; Interdisciplinaridade; Codisciplinaridade; Pluridisciplinaridade; Multidisciplinaridade; Transdis Transdisciplinaridade; Detalhismo; Orismologia; Subespecialidades; Subcampos; mais de 70; aproximações simples; Casuística; Paracasuística; Fatuística; Parafatuística; Nosografia; Extrafisicologia; os títulos de verbetes. Item fixo. 52. Elencologia: com artigos (o, a, os, as); verbete, quando for o caso; gêneros; nomes e datações; os títulos de verbetes; a dupla evolutiva; o casal; a dupla intra-extrafísica; o grupo; a equipe. Os protagonistas das peças evolutivas, intra e extrafísicas. Item fixo. 53. Masculinologia: os agentes; os atores; os homens. Item fixo. 54. Femininologia: as agentes; as atrizes; as mulheres. Item fixo. 55. Hominologia: Homo ou Homines; em itálico; o latinismo; a latinização definidora. Item eventual. A Caracterologia Histórica. 56. Exemplologia: Exemplário; exemplos; mais de 1, quando possível; cobaia humana; a condição consciencial; o vocábulo pessoal; prefixos (micro, mini, hipo, maxi, mega, hiper); sinal de igualdade (=); itálico nos contrapontos; grandezas; pequenezas; os cúmulos, superlativos ou recordes. A indicação prática do núcleo do tema. Item fixo. 57. Argumentologia: argumentos; enumerações; Cronologia; numeração; Lexicomática; Bibliomática. As reciclagens através das verdades relativas de ponta (verpons). Item eventual. 58. Culturologia: as culturas, em geral; os idiotismos culturais. Item eventual. 59. Curiosologia: a curiosidade científica; as pesquisas; as interrelações; Mentalsomatologia. Item eventual. 60. Transdisciplinologia: mais as Ciências em geral; Ciências Convencionais específicas; Transdisciplinaridade; Multidisciplinaridade; Multiculturologia; abordagens; análises; referências nas frases-síntese; enumerações verticais; Taxologia; Caracterologia; categorias; argumentações; listagem de 100 itens; especialidade-verbete; em itálico. Item eventual. 61. Taxologia: classificação; categorias; terceto composto com Caracterologia e Remissiologia. Item eventual. 62. Caracterologia: perfis; Personologia; Conscienciometria. Item eventual. 63. Tipologia: objetos; realidades além da consciência; Extraconscienciologia. Item eventual. 64. Terapeuticologia: Terapia; Profilaxia; prevenção; remissão; cura; evitação; resolução; solução; reeducação; Paraprofilaxia; Paraterapêutica; Consciencioterapia. Item eventual. 65. Tabelologia: Tabelário; tabela; tabela-teste; tabelas; numeração; 2 ou 3 colunas; Taxologia; Caracterologia; Contrapontologia; paralelismos; confrontos; cotejos; contrastes. Item eventual. 66. Remissiologia: fórmula redacional repetitiva; mínimo de 7 verbetes; comentários sintéticos; temas positivos; temas negativos; temas neutros; 2 espaços nas expressões dos títulos; listagem especial somente de especialidades ou subespecialidades; em negrito; a inclusão da especialidade específica do verbete citado. Apresenta relação intensa com as Divisões Fatuística, Detalhismo e Perfilologia. As especialidades da Conscienciologia e os temas centrais são indicadores dos verbetes da Remissiologia. Através da Remissiologia está montada ampla rede interverbetes quando certo verbete remete a outros, sucessiva e geometricamente. Item fixo. 67. Frase enfática: técnica específica, definida; em geral, abordando a essência prioritária do tema; sentença ou sentenças em negrito; expressão ou vocábulo grafados em itálico; megapensene trivocabular, se incluído, em itálico. A frase enfática não tem subtítulo, fala por si. Item fixo. 68. Questionologia: Questionário; questionamentos; mais de 1 teste, quando possível; duas perguntas, no mínimo; diretas ao leitor ou leitora (você); escalas; os alertas conscienciais sutis; Conscienciometria. Item fixo. 69. Filmografia Específica: detalhismo; itálico; itálico. Item eventual. 70. Bibliografia Específica: numerada; ordem alfabética; detalhismo; idem; cosmograma; Lexicologia; Holoteca; negrito; itálico; itálico; fonte 8. Item eventual.

25 6 Enciclopédia da Conscienciologia Permanência. Como se observa, das 70 Seções, ou itens subtitulados, 19 são fixas, ou seja, comparecem em todos os verbetes, entradas ou miniensaios. Explicitação. A Enciclopédia expõe a abrangência da Cosmovisiologia. O verbete indica a condição pontual da Definologia. Relações. Há relações intraverbéticas, ou interações entre os textos do próprio verbete, onde cada Seção supre a argumentação da outra sobre o mesmo assunto em foco, notadamente quando mais complexos ou com verpons, por exemplo, estas 7 Seções do verbete Natureza da Conscienciologia: 1. Definologia: o corpus da Conscienciologia. 2. Fatologia: o princípio da descrença. 3. Interdisciplinologia: a Macrossomatologia. 4. Exemplologia: o Curso Intermissivo. 5. Frase enfática: o paradigma consciencial. 6. Remissiologia: o código pessoal de Cosmoética. 7. Questionologia: a manifestação mentalsomática pessoal e grupal. Divisões. Cada verbete é composto didaticamente com as 70 Seções distribuídas em 6 Divisões afins, dispostas nesta ordem técnica invariável: I. Conformática: da Definologia à Seciologia. II. Fatuística: da Pensenologia à Parafatologia. III. Detalhismo: da Sinergismologia à Interdisciplinologia. IV. Perfilologia: da Elencologia à Hominologia. V. Argumentologia: da Exemplologia à Tabelologia. VI. Acabativa: da Remissiologia à Bibliografia Específica. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomática, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o verbete, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Cognato: Comunicologia; Neutro. 02. Conformática: Comunicologia; Neutro. 03. Enciclopediologia: Cosmovisiologia; Homeostático. 04. Frase enfática: Comunicologia; Homeostático. 05. Holotecologia: Comunicologia; Homeostático. 06. Orismologia: Comunicologia; Neutro. 07. Palavra: Comunicologia; Neutro. 08. Prioridade da escrita: Comunicologia; Homeostático. 09. Técnica da qualificação dos verbetes: Comunicologia; Neutro. 10. Técnica dos Atos / Fatos / Parafatos: Comunicologia; Neutro. O VERBETE DA ENCICLOPÉDIA DA CONSCIENCIOLOGIA ESTÁ REDIGIDO A PARTIR DA FATUÍSTICA, DA PARAFA- TUÍSTICA, DA TÉCNICA DO DETALHISMO, DA TÉCNICA DA EXAUSTIVIDADE E DA COSMOVISIOLOGIA POSSÍVEIS.

26 Enciclopédia da Conscienciologia 7 Questionologia. Os verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia trazem algum esclarecimento (tares) para você? Já analisou os verbetes em conjunto (Cosmovisiologia) conforme o assunto? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 67, 68, 88 e Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 130.

I N T E R D I S C I P L I N A R E S ( M E N T A L S O M A T O L O G I A )

I N T E R D I S C I P L I N A R E S ( M E N T A L S O M A T O L O G I A ) 4052 I N T E R R E L A Ç Õ E S I N T E R D I S C I P L I N A R E S ( M E N T A L S O M A T O L O G I A ) I. Conformática Definologia. As interrelações interdisciplinares são as conexões e aproximações

Leia mais

I. Conformática. II. Fatuística

I. Conformática. II. Fatuística 80 S I N E R G I SM O C O N S C I E N C I O M E T R O L O G I A -CO N S C I E N C I O T E R A P I A (S I N E R G I S T I C O L O G I A ) I. Conformática Definologia. O sinergismo Conscienciometrologia-Consciencioterapia

Leia mais

V OLUNTARIADO V IRTUAL C ONSCIENCIOCÊNTRICO (POLICARMOLOGIA)

V OLUNTARIADO V IRTUAL C ONSCIENCIOCÊNTRICO (POLICARMOLOGIA) 16 Enciclopédia da Conscienciologia V OLUNTARIADO V IRTUAL C ONSCIENCIOCÊNTRICO (POLICARMOLOGIA) I. Conformática Definologia. O voluntariado virtual conscienciocêntrico é a qualidade ou condição da conscin,

Leia mais

G E S T Ã O D E E V E N T O C O N S C I E N C I O C Ê N T R I C O (AS S I S T E N C I O L O G I A )

G E S T Ã O D E E V E N T O C O N S C I E N C I O C Ê N T R I C O (AS S I S T E N C I O L O G I A ) Enciclopédia da Conscienciologia 49 G E S T Ã O D E E V E N T O C O N S C I E N C I O C Ê N T R I C O (AS S I S T E N C I O L O G I A ) I. Conformática Definologia. A gestão de evento conscienciocêntrico

Leia mais

2º CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA

2º CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA 2º CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA ISSN 2358-2995 Normas para submissão de trabalhos Cronograma: 31/03/15 início das inscrições dos trabalhos

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Edital 001/2014

FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Edital 001/2014 FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM Edital 001/2014 Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos na IX Semana de Enfermagem da Faculdade Leão

Leia mais

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 O trabalho deverá ser submetido em formato PDF e não serão feitas correções após o envio. Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO PARA O V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPq/IEPA INSTRUÇÕES AOS AUTORES

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO PARA O V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPq/IEPA INSTRUÇÕES AOS AUTORES NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO PARA O V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPq/IEPA OBJETIVOS INSTRUÇÕES AOS AUTORES O V Seminário de Iniciação Científica do CNPq/IEPA, que está sendo organizada

Leia mais

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Maria Bernardete Martins Alves Marili I. Lopes Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Módulo 3 Apresentação

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

C O N S C I E N C I A L ( E V O L U C I O L O G I A )

C O N S C I E N C I A L ( E V O L U C I O L O G I A ) 12 N E O P E G A D A C O N S C I E N C I A L ( E V O L U C I O L O G I A ) I. Conformática Definologia. A neopegada consciencial é o rastro cosmoético da consciência lúcida refazendo manifestações no presente-futuro

Leia mais

RELATÓRIO CIENTÍFICO.

RELATÓRIO CIENTÍFICO. RELATÓRIO CIENTÍFICO. Um relatório científico possui a finalidade de registrar e divulgar um trabalho de pesquisa realizado. Nas aulas experimentais do curso, são utilizados para relatar experimentos efetuados.

Leia mais

T R A V Ã O N O V O L U N T A R I A D O (AU T A S S E D I O L O G I A )

T R A V Ã O N O V O L U N T A R I A D O (AU T A S S E D I O L O G I A ) Enciclopédia da Conscienciologia 27 T R A V Ã O N O V O L U N T A R I A D O (AU T A S S E D I O L O G I A ) I. Conformática Definologia. O travão no voluntariado é a condição de imaturidade da conscin,

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ DIVINÓPOLIS MG 2009 O Trabalho de

Leia mais

II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS

II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS Os trabalhos poderão ser inscritos na forma de resumo expandido (mínimo 3 e máximo 5 páginas); Serão aceitos trabalhos que sejam resultados

Leia mais

T R A D U T O R - R E V I S O R (TR A D U C I O L O G I A )

T R A D U T O R - R E V I S O R (TR A D U C I O L O G I A ) 20 Enciclopédia da Conscienciologia T R A D U T O R - R E V I S O R (TR A D U C I O L O G I A ) I. Conformática Definologia. O tradutor-revisor é a conscin, homem ou mulher, capaz de traduzir textos escritos,

Leia mais

Pré-texto. Texto. Pós-texto. Estrutura do Trabalho Final de Curso. A estrutura do Trabalho Final de Curso compreende: pré-texto, texto e pós-texto.

Pré-texto. Texto. Pós-texto. Estrutura do Trabalho Final de Curso. A estrutura do Trabalho Final de Curso compreende: pré-texto, texto e pós-texto. Estrutura do Trabalho Final de Curso A estrutura do Trabalho Final de Curso compreende: pré-texto, texto e pós-texto. Pré-texto Capa Folha de Rosto Dedicatória Agradecimentos Epígrafe Resumo Sumário Texto

Leia mais

C O M U N I D A D E C O N S C I E N C I O L Ó G I C A C O S M O É T I C A I N T E R N A C I O N A L ( C O N V I V I O L O G I A )

C O M U N I D A D E C O N S C I E N C I O L Ó G I C A C O S M O É T I C A I N T E R N A C I O N A L ( C O N V I V I O L O G I A ) Enciclopédia da Conscienciologia 2035 C O M U N I D A D E C O N S C I E N C I O L Ó G I C A C O S M O É T I C A I N T E R N A C I O N A L ( C O N V I V I O L O G I A ) I. Conformática Definologia. A Comunidade

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA FORMOSA/GO

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR(ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 200_ NOTA PRÉVIA

Leia mais

E DIFICAÇÃO S AUDÁVEL (HARMONIOLOGIA)

E DIFICAÇÃO S AUDÁVEL (HARMONIOLOGIA) Enciclopédia da Conscienciologia 1 E DIFICAÇÃO S AUDÁVEL (HARMONIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A edificação saudável é a construção elaborada a partir dos conceitos de funcionalidade, segurança,

Leia mais

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO 4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Este capítulo visa a orientar a elaboração de artigos científicos para os cursos de graduação e de pós-graduação da FSG. Conforme a NBR 6022 (2003, p. 2),

Leia mais

V OLUNTARIADO P ROPULSOR (EVOLUCIOLOGIA)

V OLUNTARIADO P ROPULSOR (EVOLUCIOLOGIA) Enciclopédia da Conscienciologia 27 V OLUNTARIADO P ROPULSOR (EVOLUCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O voluntariado propulsor é a condição alavancadora da conscin, homem ou mulher, ao realizar trabalho

Leia mais

A U T E V O L U Ç Ã O ( E V O L U C I O L O G I A )

A U T E V O L U Ç Ã O ( E V O L U C I O L O G I A ) 908 A U T E V O L U Ç Ã O ( E V O L U C I O L O G I A ) I. Conformática Definologia. A autevolução é o conjunto de manifestações pensênicas gerador do movimento ou deslocamento gradual e progressivo da

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO ORAL E PÔSTER PARA A VIII JORNADA DE ESTUDOS EM FISIOTERAPIA E IX SEMINÁRIO DE

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO ORAL E PÔSTER PARA A VIII JORNADA DE ESTUDOS EM FISIOTERAPIA E IX SEMINÁRIO DE NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO ORAL E PÔSTER PARA A VIII JORNADA DE ESTUDOS EM FISIOTERAPIA E IX SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DOS ESTUDOS EM FISIOTERAPIA Comissão Científica Prof. Dra. Evelise Moraes Berlezi

Leia mais

C R O N O L O G I A D A T E N E P E S S O L O G I A (TE N E P E S S O G R A F O L O G I A )

C R O N O L O G I A D A T E N E P E S S O L O G I A (TE N E P E S S O G R A F O L O G I A ) Enciclopédia da Conscienciologia 1 C R O N O L O G I A D A T E N E P E S S O L O G I A (TE N E P E S S O G R A F O L O G I A ) I. Conformática Definologia. A Cronologia da Tenepessologia é o estudo do

Leia mais

REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS. Chamada para submissão de trabalhos científicos

REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS. Chamada para submissão de trabalhos científicos REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS Chamada para submissão de trabalhos científicos A Revista Científica Ceuma Perspectivas é uma publicação científica voltada à divulgação da produção acadêmica discente e docente

Leia mais

E S T U D O D O S C L Á S S I C O S (MENTALSOMATOLOGIA)

E S T U D O D O S C L Á S S I C O S (MENTALSOMATOLOGIA) Enciclopédia da Conscienciologia 4803 E S T U D O D O S C L Á S S I C O S (MENTALSOMATOLOGIA) I. Conformática Definologia. O estudo dos clássicos é a leitura ativa e intensiva capaz de reciclar, à luz

Leia mais

Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011. São Carlos

Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011. São Carlos Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico As orientações abaixo estão de acordo com NBR 14724/2011 da Associação

Leia mais

REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS

REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1 GERAIS: Originais: Os artigos e os relatos de experiência devem ser enviados exclusivamente

Leia mais

D I V I S Ã O D O T R A B A L H O (E X P E R I M E N T O L O G I A )

D I V I S Ã O D O T R A B A L H O (E X P E R I M E N T O L O G I A ) 40 Enciclopédia da Conscienciologia D I V I S Ã O D O T R A B A L H O (E X P E R I M E N T O L O G I A ) I. Conformática Definologia. A divisão do trabalho é o ato, o modo, a forma, o método, o sistema,

Leia mais

R E V I S Ã O C O N S C I E N C I O L Ó G I C A (CO N S C I E N C I O G R A F O L O G I A )

R E V I S Ã O C O N S C I E N C I O L Ó G I C A (CO N S C I E N C I O G R A F O L O G I A ) 72 R E V I S Ã O C O N S C I E N C I O L Ó G I C A (CO N S C I E N C I O G R A F O L O G I A ) I. Conformática Definologia. A revisão conscienciológica é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher,

Leia mais

SEMINÁRIO . ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO.

SEMINÁRIO . ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO. SEMINÁRIO Seminário é um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de estudar um tema sob a direção de um professor ou autoridade na matéria. O nome desta técnica vem da palavra semente, indicando

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE 1 INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTRUÇÕES GERAIS: papel branco A4, fonte Arial tamanho 12, com espaçamento de 1,5 cm entre as linhas,

Leia mais

L A B O R A T Ó R I O C O N S C I E N C I O L Ó G I C O D A E C T O P L A S M I A ( E N E R G O S S O M A T O L O G I A )

L A B O R A T Ó R I O C O N S C I E N C I O L Ó G I C O D A E C T O P L A S M I A ( E N E R G O S S O M A T O L O G I A ) Enciclopédia da Conscienciologia 67 L A B O R A T Ó R I O C O N S C I E N C I O L Ó G I C O D A E C T O P L A S M I A ( E N E R G O S S O M A T O L O G I A ) I. Conformática Definologia. O laboratório

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2005 São Carlos 2010 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com a

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS - DIPLOMAÇÃO E MONOGRAFIA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS - DIPLOMAÇÃO E MONOGRAFIA INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA- IFETE-CURSOS LIVRES Rua João Dias de Carvalho, 78. Alto da Expectativa. Sobral/CE CEP: 62041-570 Fone: (88)3611-3160/(88)3611-7630 acadêmico@ifete.com.br / academico2@ifete.com.br

Leia mais

C O N S C I E N C I O T E R A P E U T A (CO N S C I E N C I O T E R A P I A )

C O N S C I E N C I O T E R A P E U T A (CO N S C I E N C I O T E R A P I A ) Enciclopédia da Conscienciologia 23 C O N S C I E N C I O T E R A P E U T A (CO N S C I E N C I O T E R A P I A ) I. Conformática Definologia. O consciencioterapeuta, homem ou mulher, é a conscin médico(a)

Leia mais

1 Edital para submissão de materiais para o Congresso

1 Edital para submissão de materiais para o Congresso DIGICONGRESS 2014 Congresso de Comunicação e Marketing Digital 1 Edital para submissão de materiais para o Congresso 1.1 Informações gerais - O DIGICONGRESS (Congresso de Comunicação e Marketing Digital)

Leia mais

T É C N I C A D A E X P A N S Ã O P U L M O N A R (SO M A T O L O G I A )

T É C N I C A D A E X P A N S Ã O P U L M O N A R (SO M A T O L O G I A ) 28 Enciclopédia da Conscienciologia T É C N I C A D A E X P A N S Ã O P U L M O N A R (SO M A T O L O G I A ) I. Conformática Definologia. A técnica da expansão pulmonar é a sequência de inspirações e

Leia mais

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT TRABALHOS ACADÊMICOS:

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT TRABALHOS ACADÊMICOS: MANUAL PARA TCC www.etecmonteaprazivel.com.br Estrada do Bacuri s/n Caixa Postal 145 Monte Aprazível SP CEP 15150-000 Tel.: (17) 3275.1522 Fax: (17) 3275.1841 NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT

Leia mais

Título do trabalho: subtítulo do trabalho

Título do trabalho: subtítulo do trabalho Título do trabalho: subtítulo do trabalho Resumo Este documento apresenta um modelo de formatação a ser utilizado em artigos e tem como objetivo esclarecer aos autores o formato a ser utilizado. Este documento

Leia mais

ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Finalidade de um Artigo Científico Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA ANEXO da Norma 004/2008 CCQ Rev 1, 28/09/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Salvador 2009 2 1 Objetivo Estabelecer parâmetros para a apresentação gráfica

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DO I CONGRESSO DE CURSOS DA ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DO I CONGRESSO DE CURSOS DA ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DO I CONGRESSO DE CURSOS DA ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS A. INFORMAÇÕES GERAIS Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de COMUNICAÇÃO ORAL, PÔSTER ou EXPOSIÇÃO

Leia mais

GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial 2010 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT

Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT Editoração do Trabalho Acadêmico 1 Formato 1.1. Os trabalhos devem ser digitados em papel A-4 (210 X297 mm) apenas no anverso (frente) da folha. 2 Tipo e tamanho

Leia mais

Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais)

Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) *Os participantes do Congresso Internacional de Saúde poderão participar na modalidade OUVINTE, APRESENTAÇÃO

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ GESTÃO2010/2012 ESCOLASUPERIORDOMINISTÉRIOPÚBLICO(Art.1ºdaLei11.592/89) Credenciada pelo Parecer 559/2008, de 10/12/08, do CEC (Art. 10, IV da Lei Federal n.º 9.394, de 26/12/1996 - LDB) NORMAS PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

REVISTA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS / FAeCC / UFMT. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA A RCiC

REVISTA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS / FAeCC / UFMT. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA A RCiC NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA A 1 ARTIGO É o trabalho acadêmico que apresenta resultado de uma pesquisa, submetido ao exame de um corpo Editorial, que analisa as informações, os métodos

Leia mais

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS A Revista Ius Gentium é uma publicação anual do Curso de Direito (graduação e pós-graduação) da Faculdade Internacional de Curitiba, que visa: propiciar à comunidade

Leia mais

FACULDADE DE COLIDER- FACIDER

FACULDADE DE COLIDER- FACIDER 1 FACULDADE DE COLIDER- FACIDER ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO (ARTIGO, RESENHA e RESUMO) Reelaborado em 2012/2 Profa.Naira J. Neves de Brito COLIDER MT 2012 2 SUMARIO 1 ARTIGO... 3 1.1 Estrutura de

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema Integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS WORD 2007

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema Integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS WORD 2007 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema Integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS WORD 2007 CONFIGURAR O FORMATO DA PÁGINA E AS MARGENS Escolher na barra de menu

Leia mais

Normas para Redação da Dissertação/Tese

Normas para Redação da Dissertação/Tese Normas para Redação da Dissertação/Tese Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou monografia compreende três partes fundamentais, de acordo com a ABNT (NBR 14724): elementos prétextuais, elementos

Leia mais

- TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto de 2008)

- TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto de 2008) Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Curso de Sistemas de Informação Trabalho de Conclusão de Curso Prof. Dr. Luís Fernando Garcia - TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto

Leia mais

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA O I Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência e Tecnologia/FACIT oportunizará a apresentação de Trabalhos Científicos sob a forma de Comunicação Oral para professores, profissionais

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ESCOLHA DO TEMA - Seja cauteloso na escolha do tema a ser investigado. Opte por um tema inserido no conteúdo programático da disciplina pela qual teve a maior aptidão

Leia mais

DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA TCC2

DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA TCC2 UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA COORDENAÇÃO ADJUNTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ Faculdade de Jussara FAJ Curso de Direito Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ Jussara 2013 APRESENTAÇÃO Este manual

Leia mais

V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA. Chamada de Trabalhos para as Sessões Temáticas

V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA. Chamada de Trabalhos para as Sessões Temáticas UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA Chamada de Trabalhos para as

Leia mais

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Roteiro para projeto de pesquisa Gildenir Carolino Santos, 2005. 1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Antes de passar para a construção ou montagem de um projeto de pesquisa, é importante saber que esse

Leia mais

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA O projeto gráfico é de responsabilidade do autor

Leia mais

E N E R G I A D O D I N H E I R O (PR O E X O L O G I A )

E N E R G I A D O D I N H E I R O (PR O E X O L O G I A ) 12 E N E R G I A D O D I N H E I R O (PR O E X O L O G I A ) I. Conformática Definologia. A energia do dinheiro é a força ou o poder gerado pelo emprego dos recursos financeiros, permitindo à conscin lúcida,

Leia mais

P É-DE -M E I A S O M Á T I C O (S O M A T O L O G I A )

P É-DE -M E I A S O M Á T I C O (S O M A T O L O G I A ) 52 P É-DE -M E I A S O M Á T I C O (S O M A T O L O G I A ) I. Conformática Definologia. O pé-de-meia somático é o resultado acumulativo do autoinvestimento contínuo na saúde física e mental ao longo da

Leia mais

N OMADISMO P ROEXOGÊNICO (INTERASSISTENCIOLOGIA)

N OMADISMO P ROEXOGÊNICO (INTERASSISTENCIOLOGIA) Enciclopédia da Conscienciologia 13 N OMADISMO P ROEXOGÊNICO (INTERASSISTENCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O nomadismo proexogênico é a condição de a conscin intermissivista, homem ou mulher, empreender

Leia mais

GUIA PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

GUIA PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GUIA PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Apresentação Como forma de orientar nossos alunos na realização das atividades de pesquisa enviadas para casa ou realizadas em equipe

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL DIRETRIZES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA I E II Considerando os problemas

Leia mais

Normas para Apresentação dos Trabalhos no VI Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia - FAINOR

Normas para Apresentação dos Trabalhos no VI Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia - FAINOR Estão abertas, no período de 20 de Agosto a 10 de Setembro de 2013, as inscrições para submissão de Trabalhos no VI Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia, em conformidade com as disposições que

Leia mais

REGRAS PARA A PULICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA REVISTA JURÍDICA DA AJUFESC

REGRAS PARA A PULICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA REVISTA JURÍDICA DA AJUFESC REGRAS PARA A PULICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA REVISTA JURÍDICA DA AJUFESC 1. O artigo deve apresentar enfoque INÉDITO e abordar tema relativo à Jurisdição Federal. O tema deve ser preferencialmente

Leia mais

Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio

Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - UFSJ

GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - UFSJ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU CCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA

Leia mais

REGULAMENTO DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO VILA VELHA ANEXO I

REGULAMENTO DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO VILA VELHA ANEXO I Diretrizes para Autores das áreas de GESTÃO E FINANÇAS / LICENCIATURAS/ ENGENHARIAS: Os trabalhos deverão seguir a seguinte extensão: - artigos: entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo as

Leia mais

A estrutura de um trabalho, de acordo com a ABNT/NBR-14724, compreende três elementos: Pré textuais, Textuais Pós textuais.

A estrutura de um trabalho, de acordo com a ABNT/NBR-14724, compreende três elementos: Pré textuais, Textuais Pós textuais. APRESENTAÇÃO Para ficar claro, é necessário fazer distinções entre padrões e normas, já que normas da ABNT são constituídas de regras a serem seguidas, objetivando a qualidade em produções científicas,

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos 2011 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com NBR

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO [colocar o título em caixa alta, Arial 14, centralizado, em negrito]

TÍTULO DO PROJETO [colocar o título em caixa alta, Arial 14, centralizado, em negrito] UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE PEDAGOGIA [Arial 12] NOME COMPLETO DO ALUNO [obs: nome completo em caixa alta, centralizado, sem negrito, Arial 12]

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03.

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03. ARTIGO CIENTÍFICO Texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados de diversas áreas do conhecimento (ABNT/NBR 6022:2003). 2.1.1 Modelo de artigo COMO

Leia mais

T É C N I C A D A E S C A N S Ã O ( C O M U N I C O L O G I A )

T É C N I C A D A E S C A N S Ã O ( C O M U N I C O L O G I A ) Enciclopédia da Conscienciologia 5 T É C N I C A D A E S C A N S Ã O ( C O M U N I C O L O G I A ) I. Conformática Definologia. A técnica da escansão é o emprego, uso ou prática da pronúncia silábica,

Leia mais

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS F A C UL DA DE DE P R E S I DE N T E V E N C E S L A U REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS APRESENTAÇÃO GRÁFICA - CONFIGURAÇÃO DAS MARGENS Ir ao menu Arquivo, escolher a opção Configurar

Leia mais

NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014

NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014 NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014 07 a 08 de dezembro de 2014 São Paulo - SP DATAS E CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES Os trabalhos técnicos deverão ser enviados eletronicamente,

Leia mais

Chamada de trabalho para V Coletânea ArqUrb 06 a 10 de agosto de 2012

Chamada de trabalho para V Coletânea ArqUrb 06 a 10 de agosto de 2012 Chamada de trabalho para V Coletânea ArqUrb 06 a 10 de agosto de 2012 Instruções Gerais para apresentação de trabalhos Estas normas regulamentam os procedimentos destinados à seleção e apresentação dos

Leia mais

Modelo para apresentação de Pré-Projetos de Pesquisa

Modelo para apresentação de Pré-Projetos de Pesquisa Modelo para apresentação de Pré-Projetos de Pesquisa Os pré-projetos de pesquisa do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu da Faculdade Ciências Médicas

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca Estrutura e Funcionamento do Sistema de Saúde Pública e Privada no Brasil.

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO. O artigo científico pode ser entendido como um trabalho completo em si mesmo, mas possui dimensão reduzida.

ARTIGO CIENTÍFICO. O artigo científico pode ser entendido como um trabalho completo em si mesmo, mas possui dimensão reduzida. ARTIGO CIENTÍFICO O artigo científico pode ser entendido como um trabalho completo em si mesmo, mas possui dimensão reduzida. O artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados

Leia mais

Redação Técnico/Científica

Redação Técnico/Científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Metodologia de Estudos e Pesquisas Redação Técnico/Científica Florianópolis, novembro de 2013.

Leia mais

VI SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA dos cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia 21 a 24 de outubro de 2014

VI SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA dos cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia 21 a 24 de outubro de 2014 VI SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA dos cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia 21 a 24 de outubro de 2014 NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Os trabalhos a serem submetidos a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Título

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Título UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS Programa de Pós-Graduação em Biotecnociência Título Santo André dd/mm/aaaa Normas para Dissertações Mestrado em Biotecnociência - UFABC.

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1,5 espacejamento entre as linhas CURSO xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaços 1,5 Fonte 14 Nome do Estagiário Fonte 14 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Fonte 16 COLOCADO NO CENTRO DA FOLHA BAMBUÍ ANO Fonte

Leia mais

I N T E R M I S S I V O ( I N T E R M I S S I O L O G I A )

I N T E R M I S S I V O ( I N T E R M I S S I O L O G I A ) Enciclopédia da Conscienciologia 2511 C U R S O I N T E R M I S S I V O ( I N T E R M I S S I O L O G I A ) I. Conformática Definologia. O Curso Intermissivo (CI) é o conjunto de disciplinas, ensinadas

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. APRESENTAÇÃO É essencial o uso de normas técnicas para uma boa apresentação e compreensão da leitura de um trabalho acadêmico-científico.

Leia mais

PIM II. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO FINANCEIRA DA EMPPRESA

PIM II. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO FINANCEIRA DA EMPPRESA PIM II Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO FINANCEIRA DA EMPPRESA 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: O aluno deverá escolher uma empresa de qualquer porte ou segmento e, com base no cenário

Leia mais

Manual para normalização de trabalhos técnicos científicos

Manual para normalização de trabalhos técnicos científicos Padrão FEAD de normalização Manual para normalização de trabalhos técnicos científicos Objetivo Visando padronizar os trabalhos científicos elaborados por alunos de nossa instituição Elaboramos este manual

Leia mais

A U T O R T O P E N S E N I Z A Ç Ã O (A U T O P E N S E N O L O G I A )

A U T O R T O P E N S E N I Z A Ç Ã O (A U T O P E N S E N O L O G I A ) Enciclopédia da Conscienciologia 25 A U T O R T O P E N S E N I Z A Ç Ã O (A U T O P E N S E N O L O G I A ) I. Conformática Definologia. A autortopensenização é a condição buscada e mantida pela conscin

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (Estágio I e II)

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (Estágio I e II) ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (Estágio I e II) PROFESSOR: EDUARDO OLIVEIRA TELES 2011 FORMATAÇÃO GERAL DO TEXTO Margens:

Leia mais

I N C O M P L E T O ( C O N V I V I O L O G I A )

I N C O M P L E T O ( C O N V I V I O L O G I A ) 1762 C A S A L I N C O M P L E T O ( C O N V I V I O L O G I A ) I. Conformática Definologia. O casal incompleto é o par de homem e mulher não chegando a formar a condição do casal íntimo, ou seja, não

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003)

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) Maio de 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. 2 NORMAS

Leia mais

PADRÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS

PADRÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS 1. ESTRUTURA DA MONOGRAFIA PADRÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS A estrutura de uma monografia compreende as seguintes partes: a) elementos pré-textuais; b) elementos textuais; c) elementos pós-textuais.

Leia mais

Normas de submissão e apresentação dos trabalhos

Normas de submissão e apresentação dos trabalhos Faculdade Integrada de Santa Maria FISMA Curso de Graduação em Enfermagem II Encontro do Curso de Graduação em Enfermagem FISMA 26 de maio de 2015 SUBMISSÃO E APRESENTAÇAO DE TRABALHOS Poderão ser submetidos

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AGUDOS - FAAG BIBLIOTECA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO. REVISTA DiCA!

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AGUDOS - FAAG BIBLIOTECA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO. REVISTA DiCA! CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AGUDOS - FAAG BIBLIOTECA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO REVISTA DiCA! Biblioteca - FAAG Tel. (14) 3262-9400 Ramal: 417 Email: biblioteca@faag.com.br http://www.faag.com.br/faculdade/biblioteca.php

Leia mais