2. Geração do arquivo de resposta para personalização da instalação do Windows.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. Geração do arquivo de resposta para personalização da instalação do Windows."

Transcrição

1 Windows 7 Sysprep: Criação de uma imagem de instalação personalizada Pré-Requisitos DVD de instalação do Windows 7 em qualquer versão (pode ser 32 ou 64 bits, Ultimate, Professional, Starter,...). Kit de Instalação Automatizada do Windows 7 - Windows AIK. Ferramenta para abrir o ISO do AIK. Se preferir você pode queimar o ISO num CD. Computador com Windows Vista, 7 ou 2008, para instalação do AIK e geração de arquivo de configuração personalizado. Computador padrão onde será instalado o Windows 7. Resumo São esses os passos que iremos seguir: 1. Instalação do Windows AIK. 2. Geração do arquivo de resposta (xml) para personalização da instalação do Windows. 3. Instalação e personalização do Windows numa máquina padrão. 4. Geração da imagem personalizada. 1. Instalação do Windows AIK O Windows AIK vem no formato ISO. Utilize um programa como o MagicDisc para abri-lo ou então queime o ISO num CD/DVD. Execute o arquivo StartCD.exe que vem no CD e na tela que se abre clique em Instalação Windows AIK. Siga os passos da instalação deixando os valores padrão. Feche a janela ou clique em Sair. Simples, fácil e rápido. 2. Geração do arquivo de resposta para personalização da instalação do Windows. Essa é a parte mais complicada, mas não é tão difícil quanto parece. Iremos gerar um arquivo de resposta para instalação automatizada do Windows.

2 Passo 1: O Windows AIK possui diversas ferramentas para permitir a personalização e a manipulação de imagens do Windows. No momento vamos utilizar o Gerenciador de Imagem de Sistema do Windows. Clique no botão Iniciar, aponte para Todos os Programas, Microsoft Windows AIK e clique em Gerenciador de Imagem de Sistema do Windows. No Gerenciador de Imagem de Sistema do Windows clique em Arquivo e Novo Arquivo de Resposta... Uma tela recomendando a abertura de uma imagem do Windows irá aparecer. Insira o DVD de instalação do Windows 7 (pode ser qualquer versão, para este tutorial usarei a versão Professional OEM) no seu computador. Clique no botão Sim. No DVD do Windows, navegue até a pasta sources e escolha o arquivo install_windows 7 PROFESSIONAL.clg ou o arquivo da versão do windows que esteja instalando. Clique em Abrir.

3 Um novo Arquivo de Resposta será criado associado a sua respectiva Imagem do Windows. Passo 2: Agora que o Arquivo de Resposta foi criado, vamos personalizá-lo. Esse é o passo mais importante. É aqui que ditaremos os passos para a instalação automatizada do Windows. No final teremos um arquivo xml que será utilizado para a geração da imagem de instalação personalizada do Windows 7. O que iremos fazer é adicionar Components da Imagem do Windows para algumas das 7 seções dos Components do Arquivo de Resposta (1 windowspe, 2 offlineservicing, 3 generalize, 4 specialize, 5 auditsystem, 6 audituser e 7 oobesystem). Para fazer isso é só clicar com o botão direito do mouse no componente que deseja adicionar e clicar no botão Adicionar Configuração a... Por exemplo, para adicionar o componente x86_microsoft-windows-security-spp_ _neutral na seção 3 generalize clique com o botão direito sobre o componente e escolha a opção Adicionar Configuração a Pass 3 generalize. Observe que nem todo componente pode ser adicionado a qualquer seção do arquivo de resposta. Se você estiver utilizando uma versão de 64 bits do windows, você verá amd64 no lugar de x86. Para cada componente adicionado sempre existe alguma configuração a ser realizada. Adicione os componentes a seguir e configure-os conforme recomendado. Comentários estão em vermelho, iniciados por #:

4 ATENÇÃO: Em algumas mídias do Windows 7 a conta do administrador é administrator (em inglês). A princípio só testando para saber. Tente usar os componentes como descrito aqui, mas em caso de falhas, troque o nome da conta administrador para administrator x86_microsoft-windows-pnpsysprep_ _neutral 3 generalize DoNotCleanUpNonPresentDevices: false # Os drivers instalados serão removidos do computador novo se o hardware não estiver presente. PersistAllDevicesInstalls: true # Os drivers serão mantidos na imagem de instalação do Windows. x86_microsoft-windows-security-spp_ _neutral 3 generalize SkipRearm: 1 # Deixe como 1 enquanto estiver montando sua imagem de instalação e coloque em 0 quando tiver terminado. Quando esse valor for 0, o contador de tempo de ativação do windows será reinicializado para 30 dias, a partir do momento que uma nova instalação for executada. Você pode zerar este contador por apenas 3 vezes. Execute Slmgr.vbs /dlv para verificar quantas vezes você ainda pode rearmar este contador. x86_microsoft-windows-deployment_ _neutral 4 specialize RunSynchronous Inserir Novo RunSynchronousCommand RunSynchronousCommand[Order="1"] Order: 1 Path: net user administrador / active:yes #Ativa a conta do administrador do Windows. Por padrão esta conta vem desativada. Iremos usar esta conta para criar o perfil padrão do usuário. Se preferir pode criar outro usuário padrão para a máquina e ignorar esta seção. WillReboot: Never x86_microsoft-windows-security-spp-ux_ _neutral 4 specialize SkipAutoActivation: true # Evita que o Windows seja ativado automaticamente. Se preferir, deixe como false para ativar automaticamente quando o computador se conectar na internet. x86_microsoft-windows-shell-setup_ _neutral 4 specialize ComputerName: * # Você pode indicar o nome do computador aqui, mas ai todos os computadores que forem instalados com esta imagem terão o mesmo nome. Se preferir deixe em branco que no momento da instalação o Windows perguntará por um nome. Se o valor * for especificado então o instalador do Windows irá gerar um nome aleatório para você. CopyProfile: true # Esta é uma das opções mais importantes. Especifica que o perfil do usuário corrente deve ser copiado para novos usuáriosr, assim todo novo usuário terá as configurações definidas como a deste usuário (fundo de tela, ícones, aplicativos...) RegisteredOrganization: Microsoft # Deixe com o valor padrão, o nome da organização será definida abaixo. RegisteredOwner: AutoBVT # Deixe com o valor padrão, o nome do proprietário será definido abaixo. ShowWindowsLive: false # Não irá mostrar um atalho no menu iniciar para obter o Windows Live. TimeZone: E. South America Standard Time # Esse é o padrão (GMT-03:00) Brasilia.

5 x86_microsoft-windows-international-core_ _neutral 7 oobesystem InputLocale: 0416: # pt_br: ABNT2. SystemLocale: # pt_br UILanguage: # pt_br UILanguageFallback: deixe em branco UserLocale: # pt_br x86_microsoft-windows-shell-setup_ _neutral 7 oobesystem RegisteredOrganization: Nome de sua Empresa RegisteredOwner: Nome do dono do computador TimeZone: E. South America Standard Time Autologon Enabled: true LogonCount: 1 # Após a instalação, logar automaticamente 1 única vez. Defina o valor que achar interessante para você. 0 para não logar automaticamente. Username: Administrador Password Value: senha # Senha do usuário administrador OOBE HideEULAPage: true # Não mostrar a opção de aceitar a página de licenciamento de software NetworkLocation: Work ProtectYourPC: 1 # Nível de proteção recomendada Microsoft. Atualizações são automaticamente baixadas. TaskbarLinks Link0: %ALLUSERSPROFILE%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Mozilla Firefox\Mozilla Firefox.lnk # Você pode colocar até 3 programas padrões adicionais na barra de tarefas. Mas o Internet Explorer, Windows Explorer e Windows Media Player ainda aparecerão por padrão para todos os novos usuários. Existem scripts na Internet que permitem personalizar totalmente a barra de tarefas após a instalação. UserAccounts AdministratorPassword Value: senha # Defina a senha do usuário administrador LocalAccounts Inserir Novo LocalAccount # Na instalação é necessário criar uma nova conta de usuário. Com as informações abaixo, a conta padrão do administrador será criada e ativada LocalAccount[Name="Administrador"] Description: Administrador Local DisplayName: Administrador Group: Administradores Name: Administrador Uma vez configurado, basta salvar o arquivo de resposta em Arquivo, Salvar Arquivo de Resposta. O nome padrão é unattend.xml, mas você pode especificar o nome que preferir. O arquivo de resposta com as informações acima pode ser baixado aqui. Opcionalmente, pode-se incluir o Product Key do Windows no arquivo de respostas. Isso é mais recomendado para empresas que possuam uma licença do tipo Volume-License Multiple-Activation Key (MAK), pois se você utiliza licenças individuais ou OEM deve incluir o Product Key individual de cada instalação. Com as configurações acima, oproduct Key será solicitado no final da instalação do Windows e será a única informação que precisará ser digitada manualmente.

6 Para incluir o Product Key no arquivo de resposta configure o seguinte componente: x86_microsoft-windows-shell-setup_ _neutral 4 specialize ProductKey: AAAAA-BBBBB-CCCCC-DDDDD-EEEEE É possível também incluir o computador automaticamente no domínio, mas temos outro problema aqui que é o nome do computador. Muitos empresas utilizam nomes personalizados para sua instalação e ficar com um nome aleatório nem sempre é uma boa opção. Se quiser explorar esta possibilidade de uma olhada no componente x86_microsoft-windows-unattendedjoin_neutral. Basicamente é necessário informar as opções JoinDomain e Credentials. 3. Instalação e personalização do Windows numa máquina padrão Instale o Windows normalmente em uma nova máquina. Recomendo que formate e prepare o disco do computador antes de instalar o Windows, para evitar a criação da partição reservada do sistema. Quando o windows pedir para criar um novo usuário pressione Ctrl+Shift+F3. O computador será reinicializado e entrará em modo de auditoria. Não é estritamente necessário entrar em modo de auditoria, mas nesse modo não são criados pontos de restauração do Windows, a conta do administrador é ativada por padrão sem senha e nenhum usuário adicional é criado. Após o boot a tela de Ferramenta de Preparação do Sistema será mostrada:

7 Feche esta janela. A partir deste momento, instale todos os softwares que desejar, personalize os ícones da área de trabalho, instale os drivers de seu hardware, modifique o tema, o fundo de tela, os favoritos dos browsers, instale certificados de segurança, atualizações e tudo o mais que desejar. Todas as personalizações realizadas para este usuário serão copias para os novos usuários adicionadas após a instalação do Windows no computador.. Algumas informações importantes: 1. Se precisar reinicializar seu computador, não se preocupe, ele sempre irá retornar ao modo de auditoria. 2. Não instale o GBPlugin, aquele para acessar o Banco do Brasil. Ele vai impedir a geração de uma imagem de instalação personalizada do Windows. 3. Se quiser garantir que o Internet Explorer não mostre aquela tela de personalização para cada novo usuário da máquina crie a seguinte chave de registro (DWORD): HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Internet Explorer\Main\DisableFirstRunCustomize=1 4. Para desativar o backup do Windows crie a seguinte chave no registro (DWORD): HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\WindowsBackup\DisableMonitorin g=1 5. Mesmo escolhendo as configurações de idiomas e ocultando a barra de idiomas, ela sempre reaparece para os novos usuários. Para ocultá-la de vez faça o seguinte: Iniciar, Painel de controle, Alterar os teclados ou outros métodos de entrada, guia Teclados e Idiomas, Alterar teclados, Barras de Idiomas, marque a opção Oculta

8 Clique em OK. Na guia Administrativo clique em Copiar configurações... Selecione a opção Novas contas de usuário e clique em OK. 6. Você pode ativar o Windows, porém não é um procedimento necessário, visto que você tem até 30 dias para criar sua imagem, e para toda nova instalação será necessário reativar o Windows de qualquer forma. 7. Recomendo instalar estes HotFixes na sua instalação do Windows: KB , KB e KB No final da personalização, e antes do próximo passo, recomendo instalar o CCleaner e executá-lo para remover arquivos temporários, histórico de pesquisas, páginas acessadas pelos browsers e corrigir eventuais problemas no registro. 9. A instalação de drivers, em especial os de impressoras, pode ser feita utilizando o método offline ou através de arquivo de resposta. Apesar de não ser o mais recomendável, você pode fazer com o método tradicional de somente se conectar a impressora e instalar o driver automaticamente. Desta forma os drivers já ficam instalados para todos os usuários e não será necessário privilégios administrativos para instalar impressoras. Para saber com gerenciar os drivers de impressoras no Windows 7 leia este artigo: Gerenciando drivers de impressoras no Windows Script Pós-Instalação Este passo é opcional. Você pode utilizar um script para ser executado logo após a instalação do Windows. Uma das coisas que um script básico pode fazer é excluir o arquivo unattend.xml que pode conter senhas ou informações que não deseje manter no computador. 1. Crie uma pasta com nome scripts no diretório: %WINDIR%\Setup\. 2. Na pasta scripts crie um arquivo com o nome SetupComplete.cmd. Este arquivo será lido pelo Windows na primeira inicialização após o sysprep. 3. Edite o arquivo e coloque o seguinte conteúdo nele: del /Q /F c:\windows\system32\sysprep\unattend.xml del /Q /F c:\windows\panther\unattend.xml Você pode incluir outras rotinas que julgar necessárias neste script. 4. Geração da imagem personalizada Uma vez que sua instalação do Windows está totalmente personalizada, vamos preparar a imagem para implantação. Copie o arquivo unattend.xml, criado anteriormente, para a pasta C:\Windows\System32\sysprep. Vá em Iniciar e na caixa de pesquisa digite cmd. Um prompt de comando será aberto. Navegue até a pasta C:\Windows\System32\sysprep digitando cd \Windows\System32\sysprep Nesse mesmo prompt de comando execute: sysprep /generalize /oobe /shutdown /unattend:unattend.xml Seu computador será preparado para uma nova instalação e será desligado. Observações Agora você pode copiar a imagem do windows para outros computadores e simplesmente inicializá-los para que o Windows personalizado seja instalado automaticamente.

9 Você pode instalar esta imagem em outro hardware para instalar os drivers específicos deste novo hardware e repetir este último passo (sysprep). Quando estiver com sua imagem finalizada para ser instalada em novos computadores, edite o arquivo unattend.xml e altere o valor do parâmetro SkipRearm para 0. Isto fará com que você ganhe 30 dias antes de precisar ativar o Windows. Utilizando o WinPE 3.0 para backup e instalação do Windows 7 O WinPE (Windows Preinstallation Environment) é uma versão reduzida do Windows destinada especificamente para preparar um computador para uma nova instalação. Ele pode inicializar um computador novo, que não tenha um sistema operacional instalado, e ser utilizado para particionar e formatar o disco rígido, copiar imagens de disco e inicializar a instalação do Windows. É possível também utilizá-lo para realizar backup e manutenção de computadores. A versão atual, baseada no Windows 7, é o WinPE 3.0. Neste tutorial iremos aprender como utilizar o WinPE para capturar a imagem de instalação personalizada do Windows 7, que você aprendeu como fazer aqui, e como gravar esta imagem em novos computadores. Este artigo faz parte da série de tutoriais sobre Implantação do Windows 7. Pré-Requisitos Disco USB (PenDrive) com pelo menos 512 MB de capacidade para gravar o WinPE. Pode ser maior se você quiser gravar a imagem personalizada do Windows diretamente no PenDrive. Outra opção é gerar um CD/DVD bootável contendo o WinPE. Isso também será mostrado neste tutorial. Resumo São esses os passos que iremos seguir: Geração de PenDrive ou CD/DVD inicializável contendo o WinPE. Captura da imagem de instalação personalizada do Windows 7. Gravação da imagem de instalação do Windows 7 em um novo computador. 2. Geração de PenDrive ou CD/DVD inicializável contendo o WinPE. Passo 1: Com o Windows AIK instalado, clique em Iniciar,Todos os Programas, Microsoft Windows AIK. Clique com o botão direito do mouse sobre Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação e escolha a opção Executar como administrador. Uma nova janela como a abaixo será mostrada: Insira o PenDrive em uma porta USB de seu computador.

10 O PenDrive será formatado para receber o WinPE, então aproveite para fazer um backup do mesmo antes de prosseguir. No Prompt de comando digite Diskpart. Uma nova tela será aberta: Nesta nova tela digite list disk. Uma lista contendo todos os discos encontrados será exibida. Identifique o seu PenDrive. No meu caso é o disco 2, conforme ilustra a imagem abaixo: Digite os comandos na sequencia abaixo. ATENÇÃO: Troque 2 pelo número de seu disco. select disk 2 clean create partition primary select partition 1 active format fs=fat32 quick assign exit

11 A saída será algo parecido com isso: Quando você digitar exit, a janela do Diskpart será fechada e você retornará para o Prompt de comando das Ferramentas de Implantação. Digite: copype.cmd x86 c:\winpe_x86 Se preferir uma imagem de 64 bits troque x86 por amd64 no comando acima. A estrutura do WinPE será copiada para a pasta winpe_x86. Não se preocupe em criar esta pasta, ela será criada automaticamente para você. O resultado será o seguinte: Passo 2: Precisamos da ferramenta imagex para permitir a captura e gravação da imagem personalizada do Windows 7. Este utilitário não vem por padrão no WinPE. Para incluir esta ferramenta vamos primeiro montar a imagem do WinPE, copiar o utilitário e por fim salvar a imagem do WinPE. Para abrir a estrutura do WinPE digite: imagex /mountrw winpe.wim 1 mount ATENÇÃO: É importante executar o Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação como usuário administrador, caso contrário a execução do comando acima irá falhar. O WinPE será montado na pasta mount:

12 Copie o utilitário imagex para o WinPE que acabou de ser montado, digitando o comando: copy "c:\program Files\Windows AIK\Tools\x86\imagex.exe" c:\winpe_x96\mount\windows\ Agora feche e salve as alterações na imagem do WinPE com a execução do seguinte comando: imagex /commit /unmount mount A saída da execução será a seguinte: Passo 3: Copie a imagem do WinPE para a pasta correta e com o nome correto para permitir a inicialização do PenDrive: copy c:\winpe_x86\winpe.wim c:\winpe_x86\iso\sources\boot.wim Por fim copie o WinPE para o PenDrive. Substitua G: pela letra atribuída automaticamente para o seu PenDrive. xcopy c:\winpe_x86\iso\*.* /e G:\ A execução do xcopy será a seguinte: Agora você pode utilizar o PenDrive para inicializar um computador utilizando o WinPE. Se quiser gerar uma imagem ISO inicializável para gravar num CD ou DVD é só executar o seguinte comando neste mesmo prompt de comando: oscdimg -n -bc:\winpe_x86\etfsboot.com c:\winpe_x86\iso c:\winpe_x86\winpe_x86.iso

13 Isso irá gerar o arquivo winpe_x86.iso na pasta c:\winpe_x86. Utilize o programa de sua preferência para gravar o ISO em um CD ou DVD. A figura abaixo ilustra a execução do comando oscdimg utilizado para gerar o ISO do WinPE: ATENÇÃO: A inicialização por PenDrive USB costuma ser bem mais lenta do que quando realizada por CD ou DVD. Isto ocorre pois a maioria dos computadores inicializa com a USB em modo 1.0, com velocidade extremamente reduzida. Verifique o manual de sua placa mãe para saber se é possível inicializar com a USB em modo 2.0 ou superior para aumentar a velocidade do boot. Outra opção é utilizar um CD ou DVD ou ainda realizar o boot pela rede. Falarei como fazer o boot do WinPE pela rede num próximo artigo. 3. Captura da imagem de instalação personalizada do Windows 7 Utilize o PenDrive ou o CD/DVD preparado no passo anterior e utilize-o para inicializar o computador que contém a imagem do Windows 7 que deseja capturar. Algumas máquinas mostrar um menu de boot quando se pressiona F8 ou F12 na inicialização. Outras precisam ser configuradas na BIOS para inicializar por um disco USB. Normalmente a tecla DEL permite acessar a BIOS e configurá-la. Verifique o manual de sua placa mãe para saber como inicializar utilizando um disco USB. Após a inicialização, uma tela como esta será mostrada: Só feche esta janela quando tiver concluído todas suas atividades. Ao fechar esta janela o WinPE é encerrado e o computador é automaticamente reinicializado. Vamos utilizar o utilitário imagex que copiamos para o WinPE para fazer a captura da imagem de instalação personalizada do Windows 7. O drive C:\ deve estar montado como o disco principal do computador e é ele que vamos capturar. O drive X:\ é o drive montado como o raiz do WinPE.

14 Precisamos de um lugar para salvar a imagem personalizada. Pode ser um PenDrive, nesse caso insira o PenDrive em uma porta USB do computador e verifique qual a letra mapeada. Outra opção é uma pasta da rede. Para mapear uma pasta da rede execute o seguinte comando: net use Z: \\nome-do-servidor\nome-do-compartilhamento Onde Z: é a unidade que vamos utilizar para mapear a pasta da rede, nome-do-servidor é o nome DNS ou o IP de seu servidor de arquivos e nome-do-compartilhamento é o nome da pasta compartilhada. Você pode compartilhar uma pasta de seu próprio computador para fazer a cópia. Se for necessário o Windows irá perguntar por um usuário e senha para se conectar a pasta compartilhada. Para capturar a imagem do drive C: para a pasta Backup do drive Z: com o nome do arquivo sendo imagem.wim, com compressão fast (outras opções são maximum e none) e nome da imagem "Microsoft Windows 7 Professional (x86)" digite o seguinte comando: imagex /compress fast /capture c:\ z:\backup\imagem.wim "Microsoft Windows 7 Professional (x86)" A saida será a seguinte: No final do processo, que demora um pouco, você terá uma imagem de sua instalação do Windows, pronta para ser levada para outros computadores. 4. Gravação da imagem de instalação do Windows 7 em um novo computador Utilize seu PenDrive ou CD/DVD contendo o WinPE com o imagex para inicializar o novo computador que irá receber a imagem personalizada do Windows 7. A primeira coisa a fazer é preparar o disco utilizando o diskpart. Os comandos são os seguintes: diskpart select disk 0 clean create partition primary format quick fs=ntfs assign letter="c" active exit

15 A saída será a seguinte: Você pode automatizar essa tarefa criando um script. Basta criar um arquivo txt contendo os comandos a serem executados pelo diskpart, por exemplo diskpart.txt: select disk 0 clean create partition primary format quick fs=ntfs assign letter="c" active exit E um outro arquivo, por exemplo disco.cmd: diskpart /s diskpart.txt Grave estes dois arquivos na pasta Windows\system32 do ponto de montagem do WinPE, da mesma forma como fizemos com o imagex.exe no passo 2 acima. Dai quando você inicializar a máquina pelo WinPE, basta executar disco.cmd para preparar o disco. Outros scripts podem ser gravados para facilitar suas tarefas. Agora que o disco está preparado, vamos gravar a imagem que geramos antes. Coloque o PenDrive com a imagem salva, ou então monte a pasta de rede que contém a imagem com o comando net use. Para aplicar a imagem que está no arquivo imagem.wim na pasta backup do drive Z: para o drive C:, digite o comando: imagex /apply Z:\backup\imagem.wim 1 C:\ O parâmetro 1 indica que é a primeira imagem do arquivo.wim. Um arquivo.wim pode conter diversas imagens, como só gravamos uma, então o número da imagem é 1. Ainda falta ajustar o BCD (Boot Configuration Data) que é um arquivo especial utilizado pelo Windows 7 para gerenciar qual o disco e partição utilizados para inicializar a máquina.

16 Por algum motivo o windows não reconstrói o BCD da maneira correta e precisamos corrigir alguns valores. Para listar os valores contidos no BCD execute bcdedit sem parâmetros. Você verá uma tela como essa: Note que os parâmetros device e osdevice estão com valor unknown. Isto fará com que o computador mostre uma mensagem de erro de inicialização de número 0xc000000e e informando que não consegue encontrar o arquivo \windows\system32\winload.exe. Para corrigir estas informações no BCD digite: bcdedit /set {default} device Partition=C: bcdedit /set {default} osdevice Partition=C: bcdedit /set {bootmgr} device Partition=C: Observações Você pode colocar os comandos net use, diskpart, imagex e bcdedit todos em um único script para facilitar a gravação de imagens e evitar erros. Minha sugestão de script é a off echo Montando pasta de compartilhamento contendo a Imagem do Windows 7... :credenciais net use Z: \\nome-do-servidor\nome-do-compartilhamento if not %errorlevel% == 0 goto credenciais echo Preparando o disco local para receber a imagem do Windows 7... diskpart /s diskpart.txt echo Gravando a imagem do Windows 7 no disco local... imagex /apply Z:\backup\imagem.wim 1 C:\ echo Corrigindo informações do BCD... bcdedit /set {default} device Partition=C: bcdedit /set {default} osdevice Partition=C: bcdedit /set {bootmgr} device Partition=C: Dica 1 Coloque este script, com o nome imagem.cmd, por exemplo, juntamente com o script diskpart.txt acima, na pasta Windows\System32 do ponto de montagem do WinPE, da mesma forma que realizado com o imagex.exe no passo 2. Quando o WinPE inicializar basta executar imagem.cmd para ter o disco da nova máquina preparado e com a imagem personalizada do Windows 7 gravada. Agora é só fechar a janela de comandos do WinPE para reinicializar o computador e prosseguir com a instalação automatizada do Windows 7. Dica 2 Para colocar a imagem personalizada do Windows 7 dentro do mesmo pendrive onde gravou o WinPE, grave a imagem do Windows 7 na pasta raiz do pendrive, ou crie uma pasta especifica para ela. Não coloque a imagem dentro do arquivo wim do WinPE pois isto não irá funcionar. Quando o WinPE inicializar você terá o drive X: mapeado para o WinPE e um outro drive mapeado para o pendrive.

17 O único problema com esta abordagem é que a letra do pendrive pode variar de computador para computador e um script para gravar a imagem do Windows de forma automática precisa levar este fato em consideração. Infelizmente não há um comando mágico para descobrir a letra mapeada mas, podemos fazer um script que descubra a letra mapeada do pendrive desde que ele possua um label conhecido (Você pode atribuir um label para o pendrive no momento da formatação com o diskpart utilizando o comando: format quick fs=ntfs label="windows7", ou depois de formatado utilizando o comando label ou ainda através do Windows Explorer). O script abaixo pode ser utilizado para obter a letra mapeada para um pendrive baseado no nome do off :: Obtem a letra de um drive baseado no nome do Volume :: Blog do Nerd (c) 2010 set TMPFILE=%TEMP%\getdrive.tmp set DRIVELETTERS=abcdefghijklmnopqrstuvwxyz set RESULT= set LABEL=%1 if "%LABEL%" == "" goto :USO set LABEL=%LABEL:"=% for /L %%g in (0,1,25) do call :CHECKVOLUME %%g %* if not "%RESULT%"=="" echo %RESULT% if "%RESULT%"=="" echo Letra de drive para volume "%LABEL%" nao encontrado. goto :END :CHECKVOLUME :: Se resultado encontrado: termina if not "%RESULT%"=="" goto :EOF call set DRIVE=%%DRIVELETTERS:~%1,1%% vol %DRIVE%: > "%TMPFILE%" 2>&1 if not "%ERRORLEVEL%"=="0" goto :EOF set ACHOU=0 for /F "usebackq tokens=3 delims= " %%g in (`find /C /I "%LABEL%" "%TMPFILE%"`) do set ACHOU=%%g set /A ACHOU=%ACHOU% + 0 if not "%ACHOU%"=="0" set RESULT=%DRIVE%: goto :eof :USO echo %0 echo. echo Obtem a letra de um drive baseado no nome do Volume echo Blog do Nerd (c) 2010 echo. echo Uso: %0 "LABEL" :END if exist "%TMPFILE%" del "%TMPFILE%" Para chamar este script dentro de outro e atribuir a letra do pendrive para a variável DRIVEUSB, utilize o seguinte: for /f "delims=" %a in ('c:\temp\getdrive "Windows 7"') DRIVEUSB=%a Não esqueça de substituir "Windows 7" pelo nome de volume escolhido para seu pendrive.

Laboratório de Instalação automatizada do Windows Vista

Laboratório de Instalação automatizada do Windows Vista Laboratório de Instalação automatizada do Windows Vista A automatização da instalação do Windows Vista auxilia os integradores de sistemas de várias maneiras: Instalação desatendida, ou seja, não requer

Leia mais

Passo a Passo: Implantação Básica do Windows para OEMs

Passo a Passo: Implantação Básica do Windows para OEMs Passo a Passo: Implantação Básica do Windows para OEMs Janeiro de 2009 Aplica-se ao: Windows 7 Windows Server 2008 R2 As informações contidas neste documento, incluindo URL e outras referências aos sites

Leia mais

Guia Passo a Passo Para Pré-instalar Windows Vista SP1

Guia Passo a Passo Para Pré-instalar Windows Vista SP1 Guia Passo a Passo Para Pré-instalar Windows Vista SP1 Visão Geral O Windows Vista Service Pack 1 (SP1) é um conjunto de atualizações e correções para o sistema operacional Windows Vista que endereça os

Leia mais

O arquivo ISO gerado contém os componentes mínimos necessários do Windows XP, algumas ferramentas de reparo e fica em torno de 150 megabytes (MB).

O arquivo ISO gerado contém os componentes mínimos necessários do Windows XP, algumas ferramentas de reparo e fica em torno de 150 megabytes (MB). Instalar o sistema operacional em um pendrive e a partir dele iniciar seu computador é um recurso muito útil, principalmente para administradores de rede que, vez ou outra, precisam fazer um backup de

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Requisitos Necessários 5 Visão Geral da Instalação 5 Passo 1: Buscar atualizações 5 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 5 Passo 3: Instalar

Leia mais

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Conteúdo Etapa 1: Saiba se o computador está pronto para o Windows 7... 3 Baixar e instalar o Windows 7 Upgrade Advisor... 3 Abra e execute o Windows 7

Leia mais

Como instalar Windows XP

Como instalar Windows XP Como instalar Windows XP 1 Como instalar Windows XP Existem 2 opções para instalar XP: Opção A: para micro novo sem Sistema Operacional instalado (Exemplo de sistema operacional:windows 98, Windows 2000,

Leia mais

Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers. Guia de Instalação Rápida

Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers. Guia de Instalação Rápida Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers Guia de Instalação Rápida 13897290 Instalação do Backup Exec Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Antes de instalar Sobre a conta

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 4 Visão geral da instalação 4 Passo 1: Buscar atualizações 4 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 4 Passo 3: Instalar o Windows no seu

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes sobre como instalar o Mac OS X. Requisitos do sistema Para

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V 1- Visão Geral Neste manual você aprenderá a instalar e fazer a configuração inicial do seu firewall Netdeep

Leia mais

Atualizando do Windows XP para o Windows 7

Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizar o seu PC do Windows XP para o Windows 7 requer uma instalação personalizada, que não preserva seus programas, arquivos ou configurações. Às vezes, ela

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente.

Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente. Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente. Observação Para concluir estas etapas, você deve ter um disco de instalação

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox System Technology Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox Weslley Barboza Tutorial para instalação de uma maquina virtual com dual boot utilizando Windows XP Professional

Leia mais

GUIA DE RECUPERAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL

GUIA DE RECUPERAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL GUIA DE RECUPERAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL PROCEDIMENTOS PARA RECUPERAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 Índice APRESENTAÇÃO... 3 1. OBJETIVO... 3 PROCEDIMENTOS PARA RECUPERAÇÃO DA MATRIZ... 4 DEFINIÇÕES...

Leia mais

Symantec Backup Exec 2010. Guia de Instalação Rápida

Symantec Backup Exec 2010. Guia de Instalação Rápida Symantec Backup Exec 2010 Guia de Instalação Rápida 20047221 Instalação do Backup Exec Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Antes da instalação Sobre a conta de serviço do

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para WebReporter 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para WebReporter 2012 Para WebReporter 2012 Última revisão: 09/13/2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Etapa 1: Ative os Serviços de Informações da Internet... 1 Etapa 2: Execute o Setup.exe

Leia mais

1/48. Curso GNU/Linux. Aula 3. Dino Raffael Cristofoleti Magri

1/48. Curso GNU/Linux. Aula 3. Dino Raffael Cristofoleti Magri 1/48 Curso GNU/Linux Aula 3 Dino Raffael Cristofoleti Magri Julho/2008 2/48 Veja uma cópia dessa licença em http://creativecommons.org/licenses/by nc sa/2.5/br/ 3/48 Sumário 1 CONFIGURAR TECLADO...6 1.1

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e

Boot Camp Guia de Instalação e Boot Camp Guia de Instalação e Índice 3 Introdução 4 Requisitos Necessários 5 Visão Geral da Instalação 5 Passo 1: Buscar atualizações 5 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 5 Passo 3: Instalar o Windows

Leia mais

Como formatar e reinstalar o Windows 7

Como formatar e reinstalar o Windows 7 Como formatar e reinstalar o Windows 7 Windows 7 é muito melhor que as versões anteriores do Windows (XP e Vista). O processo de instalação é "simples e fáceis de seguir. Big Bravo! para a Microsoft por

Leia mais

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014.

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. Manual de Instalação Windows XP Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. 1 SUMÁRIO OBJETIVO DO MANUAL:...03 REQUISITOS MÍNIMOS:...03 PROCESSO DE INSTALAÇÃO:...04 3.1 Documentos

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE DESASTRES INTELIGENTE DELL POWERVAULT DL 2000 BASEADO EM TECNOLOGIA SYMANTEC

RECUPERAÇÃO DE DESASTRES INTELIGENTE DELL POWERVAULT DL 2000 BASEADO EM TECNOLOGIA SYMANTEC RECUPERAÇÃO DE DESASTRES INTELIGENTE DELL POWERVAULT DL 2000 BASEADO EM TECNOLOGIA SYMANTEC O PowerVault DL2000, baseado na tecnologia Symantec Backup Exec, oferece a única solução de backup em disco totalmente

Leia mais

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data 13/06/2012 Autor Rodrigo Cristiano Descrição

Leia mais

Instrução de Trabalho. Criar Imagem

Instrução de Trabalho. Criar Imagem Aprovado por Comitê da Qualidade Analisado criticamente por Chefe do Departamento 1. OBJETIVOS Orientar o colaborador da Seção do Laboratório de Informática da Superintendência de Informática a criar ou

Leia mais

RIT Roteiro de Instalação Técnica

RIT Roteiro de Instalação Técnica 1. DADOS DO EQUIPAMENTO Nome do Equipamento Modelo Fabricante Nº RIT Criação de Pendrives Windows XP e 7 Microsoft RIT086 Responsável pela elaboração Data da elaboração Fellipe Bonifácio 07/03/2012 Aprovador

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VIRTUAL BOX

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VIRTUAL BOX GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VIRTUAL BOX NETDEEP SECURE COM VIRTUAL BOX 1- Visão Geral Neste manual você aprenderá a instalar e fazer a configuração inicial do seu firewall Netdeep Secure em um

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

ROTEIRO: IMPLANTANDO O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7

ROTEIRO: IMPLANTANDO O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 ROTEIRO: IMPLANTANDO O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando o sistema operacional Windows 7 e trabalhando em algumas ferramentas nativas

Leia mais

Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server

Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server Autor: Eder S. G. - edersg@vm.uff.br Versão: 1.2 Data: 21/11/2012 Última atualização: 07/03/2013 Observação: Máquina real: Sistema operacional

Leia mais

Aloque 1024 MB de RAM para a VM. Crie um novo disco virtual. Figura 03. Figura 04.

Aloque 1024 MB de RAM para a VM. Crie um novo disco virtual. Figura 03. Figura 04. Aloque 1024 MB de RAM para a VM. Figura 03. Crie um novo disco virtual. Figura 04. 2 Escolha o formato de disco padrão do Virtual Box, VDI. Figura 05. Escolha o disco rígido Dinamicamente Alocado. Figura

Leia mais

Procedimento para atualização do aplicativo KID Together

Procedimento para atualização do aplicativo KID Together Procedimento para atualização do aplicativo KID Together 1º PASSO: Abrir o painel de controle: Iniciar > Painel de Controle. Clique em "Exibir impressoras e dispositivos" na sessão Hardware e Sons Selecione

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO. Plataforma Windows. Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes da Silva, Tiago França Melo de Lima

GUIA DE INSTALAÇÃO. Plataforma Windows. Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes da Silva, Tiago França Melo de Lima Laboratório de Engenharia e Desenvolvimento de Sistemas LEDS/UFOP Universidade Federal de Ouro Preto UFOP GUIA DE INSTALAÇÃO Plataforma Windows Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

Tutorial: Instalando Linux Educacional em uma maquina virtual

Tutorial: Instalando Linux Educacional em uma maquina virtual Maria Augusta Sakis Tutorial: Instalando Linux Educacional em uma Máquina Virtual Máquinas virtuais são muito úteis no dia-a-dia, permitindo ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma

Leia mais

5.4.2 Laboratório opcional: Instalação do Windows 7

5.4.2 Laboratório opcional: Instalação do Windows 7 5.4.2 Laboratório opcional: Instalação do Windows 7 Introdução Imprima e complete esse laboratório. Nesse laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows 7. Equipamento recomendado O seguinte

Leia mais

SIAFRO Módulo de Devolução 1.0

SIAFRO Módulo de Devolução 1.0 Conteúdo do Manual. Introdução. Capítulo Requisitos. Capítulo Instalação 4. Capítulo Configuração 5. Capítulo 4 Cadastro de Devolução 6. Capítulo 5 Relatório 7. Capítulo 6 Backup 8. Capítulo 7 Atualização

Leia mais

Seu manual do usuário XEROX 6279 http://pt.yourpdfguides.com/dref/5579951

Seu manual do usuário XEROX 6279 http://pt.yourpdfguides.com/dref/5579951 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para XEROX 6279. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a XEROX 6279 no manual

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Kaseya 2. Dados de exibição rápida. Version R8. Português

Kaseya 2. Dados de exibição rápida. Version R8. Português Kaseya 2 Using StorageCraft Recovery Environment Dados de exibição rápida Version R8 Português Outubro 23, 2014 Agreement The purchase and use of all Software and Services is subject to the Agreement as

Leia mais

INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO.

INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO. INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO. 1 - Qual arquitetura devo usar para instalar no meu computador, 32bits ou 64bits? a) Simplificando bastante para ter uma opção viável,

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Sumário 1 Instalando o Linux Comunicações para Telecentros (servidor) 2 1.1 Experimentar o Linux

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Certificado Digital A1 Geração Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. - 2012 Página 1 de 41 Pré-requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo

Leia mais

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Abril 2013 Sumário 1. Agente... 1 2. Onde instalar... 1 3. Etapas da Instalação do Agente... 1 a. Etapa de Instalação do Agente... 1 b. Etapa de Inserção

Leia mais

DESKTOP TERMINAIS HÍBRIDOS

DESKTOP TERMINAIS HÍBRIDOS I. DADOS DO EQUIPAMENTO Nome do Equipamento Modelo Fabricante Nº RIT Desktop TERMINAIS HÍBRIDOS HP 1ª a 4ª Gerações Itautec 1ª a 4ª Gerações HP / ITAUTEC RIT169 Responsável pela elaboração Data da elaboração

Leia mais

Sysprep. O utilitário Sysprep pode ser usado em três contextos diferentes:

Sysprep. O utilitário Sysprep pode ser usado em três contextos diferentes: Disciplina: Montagem e manutenção Sysprep O Sysprep é uma ferramenta criada para administradores de sistema corporativo, OEMs e outras pessoas que precisam implantar o sistema operacional Windows XP em

Leia mais

Guia do Kit de Pré-instalação OEM do Microsoft Office 2010

Guia do Kit de Pré-instalação OEM do Microsoft Office 2010 Guia do Kit de Pré-instalação OEM do Microsoft Office 2010 Microsoft Corporation Publicado: Março de 2010 Autor: Office Resource Kit Feedback (FeedORK@microsoft.com) Resumo Este documento dá suporte à

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico O GCO é um sistema de controle de clínicas odontológicas, onde dentistas terão acesso a agendas, fichas de pacientes, controle de estoque,

Leia mais

Instalando Windows Server 2008 Enterprise 32bits no VirtualBOX

Instalando Windows Server 2008 Enterprise 32bits no VirtualBOX Instalando Windows Server 2008 Enterprise 32bits no VirtualBOX Configurando imagem. ISO no VirtualBOX 1- Com o VirtualBOX aberto, clique em Novo e configure a imagem do sistema operacional conforme as

Leia mais

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e O intuito deste tutorial é descrever com detalhes técnicos como

Leia mais

Windows XP. Backup Formatação Instalação Configuração. ronynfo.wordpress.com

Windows XP. Backup Formatação Instalação Configuração. ronynfo.wordpress.com Windows XP Backup Formatação Instalação Configuração ronynfo.wordpress.com Índice 1.1 Fazendo o Backup 1.2 Fazendo com que seja dado o Boot à partir do CD 2.1 Configurando as Partições e instalando o Windows

Leia mais

Alternate Technologies Fevereiro/2013. FórmulaCerta Procedimentos para Atualização Versão 5.8 (Fevereiro/2013)

Alternate Technologies Fevereiro/2013. FórmulaCerta Procedimentos para Atualização Versão 5.8 (Fevereiro/2013) FórmulaCerta Procedimentos para Atualização Versão 5.8 () 1 Sumário: PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO VERSÃO 5.8... 4 ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA VIA CD... 6 1º Passo Atualizações e Alterações da Versão 5.8...

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

Instalação ou atualização do software do sistema do Fiery

Instalação ou atualização do software do sistema do Fiery Instalação ou atualização do software do sistema do Fiery Este documento explica como instalar ou atualizar o software do sistema no Fiery Network Controller para DocuColor 240/250. NOTA: O termo Fiery

Leia mais

Curso GNU/Linux. Instalação do Linux...2 O HD não possui nenhuma partição...3. Existe apenas uma partição com espaço livre...3

Curso GNU/Linux. Instalação do Linux...2 O HD não possui nenhuma partição...3. Existe apenas uma partição com espaço livre...3 Cesar Kállas - cesarkallas@gmx.net Curso GNU/Linux Realização CAECOMP Puc Campinas 2004 Capítulo 3 Instalação do Linux...2 O HD não possui nenhuma partição...3 O HD tem espaço livre não particionado...3

Leia mais

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 O Windows 8.1 foi concebido para ser uma atualização para o sistema operacional Windows 8. O processo de atualização mantém configurações

Leia mais

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para a utilização dos sistemas de visualização

Leia mais

Instalação, configuração e manual

Instalação, configuração e manual Cardápio Moura Instalação, configuração e manual Conteúdo Instalação... 4 Requisitos mínimos... 4 Windows 8... 5 Instalação do IIS no Windows 8... 5 Configuração do IIS no WINDOWS 8... 15 Windows 7...

Leia mais

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON/SP MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON/SP MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA 1. INTRODUCÃO Este manual tem como objetivo orientar o usuário durante o processo de instalação do SIGA Sistema Global de Atendimento. 2 de 27 2. PRÉ-REQUISITOS DE INSTALAÇÃO

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1

Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Data do Documento: novembro de 2012 1 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Sistema...

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY

RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY Redo Backup é um programa para a recuperação de arquivos e discos rígidos danificados. Com ele você dispõe de um sistema completo para resolver diversos problemas

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

Guia de atualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53

Guia de atualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Guia de passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Índice 1. 1. Processo de configuração do Windows 8 2. Requisitos do sistema 3. Preparações 2. 3. usando 4. usando o DVD de 5. usando o DVD de 6. 1.

Leia mais

Guia de Inicialização para o Windows

Guia de Inicialização para o Windows Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para o Windows Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter

Leia mais

DEPARTAMENTO DE VAREJO GUIA DE INSTALAÇÃO PCAUX2075 LINUX

DEPARTAMENTO DE VAREJO GUIA DE INSTALAÇÃO PCAUX2075 LINUX Guia Instalação PCAUX2075 LINUX DEPARTAMENTO DE VAREJO GUIA DE INSTALAÇÃO PCAUX2075 LINUX Goiânia, 28 março Página 1 Guia Instalação PCAUX2075 LINUX O partamento varejo da PC Sistemas inovou seu produto

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma

STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma Neste STK apresentaremos como configurar seu servidor Windows 2008 R2 para abrir diretamente sua aplicação ao

Leia mais

Apostila Básica de Criação de Instalador por Giosepe Luiz 1

Apostila Básica de Criação de Instalador por Giosepe Luiz 1 Apostila Básica de Criação de Instalador por Giosepe Luiz 1 Sumário 1. Introdução... 03 2. Conhecendo a Interface... 03 3. Localização de Arquivo... 04 4. Geral... 05 5. Colocando Arquivos... 06 6. Requisitos

Leia mais

Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem

Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem 1 de 20 Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem Resolvi documentar uma solução que encontrei para fazer minhas cópias de segurança. Utilizo um software gratuito chamado Cobian Backup

Leia mais

Windows Server 2003 como estação de trabalho

Windows Server 2003 como estação de trabalho Windows Server 2003 como estação de trabalho Instalação Sem dificuldades. É idêntica à instalação do Windows XP. A única diferença é a tela para escolha do tipo de licenciamento, que, para o uso de uma

Leia mais

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO.

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. INSITE BOLETIM DE INSTALAÇÃO Página 2: Instalando o INSITE Página 7: Removendo o INSITE NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. A INSTALAÇÃO OU O USO INCORRETOS PODEM

Leia mais

Reposição de imagens XD Linux

Reposição de imagens XD Linux Reposição de imagens XD Linux Reposição de imagens XD Linux Esta distribuição é ideal para uma máquina de ponto de venda já que garante a exclusividade ao software XD não permitindo, sem autorização técnica,

Leia mais

Instalando e usando o Document Distributor 1

Instalando e usando o Document Distributor 1 Instalando e usando o 1 O é composto por pacotes de software do servidor e do cliente. O pacote do servidor deve ser instalado em um computador Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP. O pacote cliente

Leia mais

ESET NOD32 Antivirus 4 para Linux Desktop. Guia de Inicialização Rápida

ESET NOD32 Antivirus 4 para Linux Desktop. Guia de Inicialização Rápida ESET NOD32 Antivirus 4 para Linux Desktop Guia de Inicialização Rápida O ESET NOD32 Antivirus 4 fornece proteção de última geração para o seu computador contra código malicioso. Com base no mecanismo de

Leia mais

3.16 MANUAL DE INSTALAÇÃO E SUPORTE

3.16 MANUAL DE INSTALAÇÃO E SUPORTE 3.16 MANUAL DE INSTALAÇÃO E SUPORTE PASSWORD INTERATIVA SISTEMAS LTDA. - www.pwi.com.br - pwi@pwi.com.br R. Prof. Carlos Reis, 39 - São Paulo SP 05424-020 Tel: - 2127-7676 - Fax: 11-3097-0042 1 Índice

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Leia antes de instalar Mac OS X

Leia antes de instalar Mac OS X Leia antes de instalar Mac OS X Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações sobre os computadores compatíveis, requisitos do sistema e como instalar o Mac OS X. Para obter

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

Tutorial de Instalação do Software das Carteiras Informatizadas Oppitz

Tutorial de Instalação do Software das Carteiras Informatizadas Oppitz P á g i n a 1 Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Organização, Controle e Avaliação Gerência de Recursos Humanos Tecnologia Administrativa Rua Antônio Luz, 111 Centro

Leia mais

Jackson Barbosa de Azevedo

Jackson Barbosa de Azevedo <jacksonbazevedo@hotmail.com> Autor: Jackson Barbosa de Azevedo Revisores: Aecio Pires 1 Conteúdo Sobre o OpenSUSE... 3 Procedimento de Instalação... 3 Preparando a Instalação do

Leia mais

Notas e Avisos. Janeiro de 2009 N/P D560R Rev. A00

Notas e Avisos. Janeiro de 2009 N/P D560R Rev. A00 GUIA DE INÍCIO RÁPIDO Notas e Avisos NOTA: uma NOTA fornece informações importantes que o ajudam a usar melhor o computador. AVISO: um AVISO indica possíveis danos ao hardware ou a possibilidade de perda

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VMWARE WORKSTATION

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VMWARE WORKSTATION GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VMWARE WORKSTATION GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VMWARE WORKSTATION 1- Visão Geral Neste manual você aprenderá a instalar e fazer a configuração inicial do

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado

Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CRIAÇÃO DA MÁQUINA VIRTUAL... 3 Mas o que é virtualização?... 3 Instalando o VirtualBox...

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

Introdução... 1. Instalação... 2

Introdução... 1. Instalação... 2 ONTE DO Introdução... 1 O que é IPP?... 1 Qual é a função de um software Samsung IPP?... 1 Instalação... 2 Requisitos do sistema... 2 Instalar o software Samsung IPP... 2 Desinstalar o software Samsung

Leia mais

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P Características da Look 312P 1 2 3 Lente Foco manual pelo ajuste da lente. Bolso Você pode colocar o cabo no bolso. Corpo dobrável Ajuste a Look 312P em diferentes posições. Instalação da Look 312P 1.

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Índice Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter............... 1 Sobre a Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter................ 1 Requisitos de

Leia mais