S.E.O. (Serch Engine Optimiser ou Otimizador de Mecanismos de Buscas) Como tornar sua empresa visível na Internet

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "S.E.O. (Serch Engine Optimiser ou Otimizador de Mecanismos de Buscas) Como tornar sua empresa visível na Internet"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE. (Serch Engine Optimiser ou Otimizador de Mecanismos de Buscas) Como tornar sua empresa visível na Internet Por: Carlos N. Andrade Orientador Prof. Marcelo Saldanha Rio de Janeiro 2009

2 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE. Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Marketing. Por: Carlos Neves de Andrade.

3 3 AGRADECIMENTOS...aos professores e colegas que me ensinaram e ajudaram a entender o rumo do nosso mercado.

4 4 DEDICATÓRIA Dedico a minha filha Betina, que está se preparando para estudar marketing, esta carreira instigante e apaixonante.

5 5 RESUMO Os tempos estão mudando e os consumidores estão mudando também. Esta monografia reporta aos fatos que estão causando estas mudanças, a tecnologia e a Internet. Quem são os consumidores do futuro? Como eles interagem com a tecnologia? Como o Brasil e os brasileiros estão reagindo a estas mudanças? E quais são as mídias que mais estão avançando na atenção dos consumidores? Será que estamos preparados para conquistar estes novos consumidores? Como fazer para contatar esse novo cliente? A Internet tem vários canais para interagir com o seu público, mostramos aqui como a otimização dos sites para os mecanismos de busca (.) é o principal meio para não perder seus clientes e colocar as empresas visíveis na Internet.

6 6 METODOLOGIA O voltar a estudar, após 24 anos de formado, me aguçou os sentidos de tal forma, que me tornei quase um obsessivo, na idéia de como meu estudo poderia ajudar a minha empresa. Sendo assim, não fiquei restrito ao aprendizado de sala de aula, pois percebi que o marketing estava adormecido em meu inconsciente e que esta pós acabava de despertá-lo dentro de mim. Então vieram livros e outros cursos afins que me direcionaram a uma parte do marketing, na qual não havia um módulo específico nesta pós, que seria o marketing digital. Ultimamente vim observando, que a principal fonte de chegada de clientes em minha empresa era pela internet e já não mais pela indicação pessoal. A Internet é hoje a minha principal fornecedora de clientes. O que estaria acontecendo no mundo? Quem seriam esses novos consumidores? Quem e o quê seriam suas referências, o que eles estariam lendo e, principalmente, onde eles estariam encontrando o que procuram? Na tentativa de entender esse novo mundo, foi fundamental a leitura de 3 livros: O Mundo é Plano, A Cauda Longa e Wikinomics, e ainda os conhecimentos adquiridos através de alguns cursos que fiz durante este período, entre eles, Marketing de Relacionamento Online (Miyashita Consulting), Planejamento de Web Marketing e Comunicação Digital (WBI Brasil). Os dados das pesquisas desta monografia foram obtidos de materiais dos cursos que freqüentei e da própria Internet, onde pude pesquisar, ler e aprender com quem já tem experiência neste novo e muito promissor nicho de mercado, o de. Outras leituras deram-me o embasamento necessário para as questões de otimização de sites, Google Marketing e SEO.

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 8 CAPÍTULO I - O que está mudando? 9 CAPÍTULO II - O campo de batalha - O Brasil e a Internet 18 CAPÍTULO III O que a Internet tem de diferente? 21 CAPÍTULO IV - O problema 28 CAPÍTULO V A Solução 29 CONCLUSÃO 32 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 33 BIBLIOGRAFIA CITADA 34 ÍNDICE 35 FOLHA DE AVALIAÇÃO 36

8 8 INTRODUÇÃO Estamos, hoje, passando por uma revolução, que os historiadores do futuro talvez a coloquem em pé de igualdade com a Industrial, mas só que de modo muito mais rápido e avassalador. O avanço da tecnologia influiu nos meios de produção e divulgação tornando consumidores em produtores, os prosumers. A internet é a principal ferramenta que possibilita a maioria desses avanços. Entretenimento, comunicação, relacionamentos e informação, só pra se citar alguns, se integraram neste meio digital que, neste momento, obtém, juntamente com o celular, os maiores aumentos em verba publicitárias no mundo todo. O consumidor está migrando para este meio, principalmente, os nascidos após o aparecimento da Internet. Esta geração, que hoje já está chegando à adolescência, será em pouco tempo, a maioria dos consumidores e empresários deste novo mundo. Será que estamos preparados para eles?

9 9 CAPÍTULO I O QUE ESTÁ MUDANDO? Quando percebemos que o dinheiro está mudando de lugar, é normalmente porque as pessoas já começaram a se mover muito antes. O dinheiro segue as tendências que já foram percebidas por uma grande e significativa parte da sociedade e procura um lugar seguro para se posicionar e, conseqüentemente, prosperar com mais tranqüilidade. Como exemplos dessa tendência, podemos citar as bicicletas para montain bike e as caminhonetes. Apesar de uma grande quantidade de usuários comprarem bicicletas normais, fabricarem e adaptarem componentes como freios e amortecedores para as utilizarem em decidas de montanhas, os fabricantes demoraram a idealizar uma bicicleta específica para esta finalidade. O mesmo aconteceu com as caminhonetes, que só foram aparecer anos depois de centenas de fazendeiros norte-americanos comprarem carros e cortarem parte da carroceria para facilitar o transporte de mercadorias. O dinheiro então, só seguiu o caminho quando se sentiu seguro. Este estudo da IBM de 2007 The end of advertising as we know it, nos revela as mudanças que a publicidade tradicional vem sofrendo e o caminho que ela está seguindo. A publicidade mudará mais, nos próximos 5 anos, do que mudaram nos últimos 50. Foi o que descobriram Saul J. Berman, Bill Battino, Louisa Shipnuck and Andreas Neus, pesquisadores da IBM Institute for Business Value. Neste gráfico (figura 1) da próxima página, tirado desta pesquisa IBM, projeta-se os investimentos em publicidade tradicionais contra os novos formatos; nota-se claramente que os investimentos estão migrando para as mídias alternativas e tecnológicas.

10 10 Vamos ver alguns artigos recentes sobre este assunto, publicadas pelo site IDG NOW: Gastos com publicidade online vão superar anúncios em jornais em Por Redação do IDG Now! Publicada em 07 de agosto de 2007 às 16h22. São Paulo - Pesquisa divulgada pelo Financial Times revela que anúncios online vão crescer 21%, movimentando 62 bilhões de dólares em O volume movimentado pelos anúncios online deve superar a publicidade em jornais em 2011, segundo dados da Veronis Suhler Stevenson (VSS), divulgados pelo Financial Times nesta terça-feira (07/08). O estudo prevê que os gastos com anúncios online vão crescer 21%, totalizando 62 bilhões de dólares em Desta forma, o setor será maior que o de mídia em jornais, previsto para movimentar 60 bilhões de dólares naquele ano. A publicidade em TV aberta e paga continuará a movimentar o maior montante, atingindo 86 bilhões de dólares em 2011.

11 11 Em alguns países, como Reino Unido e Suécia, a virada da publicidade online sobre a mídia impressa deve ocorrer mais cedo, possivelmente ainda neste ano. Gastos com publicidade online no Brasil crescem 45,7% em Por Ralphe Manzoni Jr., editor-chefe do IDG Now! Publicada em 04 de março de 2008 às 10h20. São Paulo - Participação da internet no bolo publicitário atingiu 2,8%. Números revelam que ritmo de crescimento no País é superior ao mundial. A participação da internet no bolo publicitário brasileiro atingiu 2,8% em 2007, segundo dados do projeto Inter-Meios divulgados pelo IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil nesta terça-feira (04/03). De acordo com os dados do projeto Inter-Meios, do jornal Meio & Mensagem, os gastos com publicidade na internet no Brasil totalizaram 507 milhões de reais no último ano, crescendo 45,7% sobre A previsão do IAB, com base nos dados do projeto Inter-Meios, é que a publicidade online fature 712 milhões de reais em 2008, representando 3,5% dos investimentos publicitários. Os números revelam que a publicidade online está crescendo em ritmo mais acelerado no Brasil que no restante do mundo. A média de crescimento da publicidade online no mundo foi de 25% em 2007, segundo dados do próprio IAB. A internet, segundo o estudo, foi a mídia que mais cresceu em 2007, ficando à frente de TV por assinatura (crescimento de 20,6%), jornais (15,2%) e TV aberta (8,7%).

12 12 Gastos com publicidade online cresceram 26% em 2007, segundo IAB. Por IDG News Service/EUA. Publicada em 15 de maio de 2008 às 19h59. Miami - Receita de anúncios na web chegou 21,2 bilhões de dólares no ano passado. Buscas responderam por 41% deste total. Os gastos com publicidade online nos Estados Unidos aumentaram 26% em 2007 em relação a 2006, como modelo de receita baseada em buscas crescendo em participação. A receita de anúncios na web chegou 21,2 bilhões de dólares no ano passado. As buscas responderam por 41% deste total - um ponto percentual a mais que em 2006, segundo o Interactive Advertising Bureau (IAB). Em 2007, os gastos com anúncios em buscas cresceram 30%, explicando a continuidade do sucesso do Google. O número também explica porque a Microsoft tem tanta urgência em turbinar seus negócios de anúncios na internet e justifica os esforços, por enquanto infrutíferos, para comprar o Yahoo. Os anúncios gráficos - que incluem banners, patrocínios e vídeos - responderam por 34% do bolo publicitário online. Esta é uma categoria da publicidade online que o Yahoo lidera e na qual a participação do Google é tímida. Já os classificados online responderam por 16% do mercado de publicidade digital nos Estados Unidos. A maior parte dos investimentos - 55% - veio da área de serviços de consumo, incluindo varejo, indústria automotiva, laser e entretenimento. As empresas da área financeira responderam por 15% dos gastos. (Juan Carlos Perez, editor do IDG News Service, de Miami)

13 13 Publicidade online no Reino Unido atingirá 4,5 bi de euros em Por Redação do Computerworld. Publicada em 04 de julho de 2007 às 16h36. São Paulo - Gastos em publicidade na internet superam os registrados nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos, aponta emarketer. Os gastos com publicidade online no Reino Unido estão registrando uma das taxas de crescimento mais rápidas do mundo, superando os Estados Unidos e outros países desenvolvidos. Segundo levantamento do emarketer, o setor vai atingir 4,5 bilhões de euros em 2011 na região. De acordo com o instituto, o crescimento estável da economia britânica, somado aos avanços na penetração e utilização de banda larga, acesso móvel à internet e novas tecnologias de anúncios são os maiores responsáveis pelo bom momento. Já neste ano, os britânicos serão responsáveis por mais da metade de todos os gastos online na Europa Ocidental, chegando a representar 52,6% deste mercado em Em 2007, o instituto espera que o setor registre alta de 47%, com os gastos com publicidade online ficando em 2,6 bilhões de euros. Até o final do ano, destaca a emarketer, a publicidade online vai representar 18% de todos os gastos com publicidade no Reino Unido, valor duas vezes maior do que o registrado em países como EUA. Outro dado importante foi fornecido pela pesquisa IBM: 71% dos pesquisados pela IBM usam a Internet mais de 2 horas por dia, contra 48% que despendem equivalente tempo na televisão. Com relação aos usuários mais fanáticos, 19% gastam 6 horas ou mais por dia na Internet, para 9% que assistem um número de horas similares em televisão. Isso lhe diz alguma coisa?

14 14 As novas tecnologias têm acrescentado muitas opções de mídias, atraindo os consumidores, e conseqüentemente as verbas publicitárias. Com uma tendência mercadológica de aumento progressivo na proporção de barateamento e acessibilidade, essas novas mídias vão conseguindo com o tempo uma adesão de massa. Se considerarmos que a Internet está a cada dia mais portátil, em notebooks, palms e celulares, veremos com clareza onde é o caminho principal para achar o consumidor a qualquer momento e com interatividade. A projeção de 150 milhões de celulares no Brasil até o final do ano, traduz este raciocínio pela mobilidade na publicidade. Sim, estamos passando por uma revolução, uma revolução tecnológica onde conectividade, interatividade e convergência são as palavras da vez. Aparelhos com múltiplas funções, de preferência móveis e com acesso à Internet, são a coqueluche do momento. O celular é hoje o aparelho de comunicação mais inseparável do ser humano. São atualmente, aproximadamente de 140 milhões de unidades no Brasil, número este, maior que o de eleitores, uma vez que contamos os aparelhos das criança e que alguns adultos ainda possuem mais de um. A Internet também já chegou a esses aparelhos, através de conexões via linha telefônica, (normal ou 3G) e também via wireless, sem o uso da linha. Nesta matéria que retirei do site português blog it, os especialistas Frank Feather e Monica Chaves falam sobre o assunto: A humanidade está atualmente vivendo a maior revolução de todos os tempos. A afirmação é de Frank Feather, reputado especialista mundial em matéria de Internet, criador da famosa máxima: Pense globalmente e haja localmente. Feather afirmou que o mundo está diferente, porque estamos passando uma ímpar e avassaladora revolução, muito mais profunda e abrangente do que a revolução industrial. Esta Webolution, no dizer de Feather, é mais rápida e global do que todas as revoluções vividas pela humanidade até hoje. O especialista aponta para a emergência de um novo perfil de consumidor, muito dominado pelas crianças e

15 15 adolescentes que atualmente, além de terem uma capacidade financeira crescente, têm um cada vez maior poder de influência nas decisões de compras do agregado familiar, porque dominam como ninguém este novo meio. Feather acredita que são os consumidores quem decide o valor e o posicionamento das e- brands. Conforme explicou, além de a Net estar criando uma nova geração de consumidores, que são mais conhecedores dos produtos e logo com níveis de exigência muito superiores aos que até aqui existiam, está também criando novas dimensões para o marketing, e este tem que se adaptar a estas novas realidades e saber criar novos modelos capazes de se adaptarem ao mundo online. Mónica Chaves, responsável da Brandkey, assentou a sua intervenção nas crianças e adolescentes, frisando que a geração Net começa com crianças que nasceram a partir de A oradora revelou dados de estudos estatísticos qualitativos e quantitativos que foram efetuados, nomeadamente o Fórum da Criança e All about teen. A propósito da importância crescente da Web e das desvalorização das midias tradicionais junto das camadas mais jovens da população, a responsável adiantou que os estudos mais recentes nesta matéria revelam que os adolescentes de hoje acreditam mais nos colegas do que nos Midia. Este fenômeno, intitulado de Modem 2 Modem, está aliás se alastrando também aos consumidores em geral, que acreditam mais noutros consumidores do que nos Mass Media. O consumidor deixou de ser passivo para assumir um papel ativo. Quer participar, partilhar e comprar, constatou Mónica Chaves. ( A principal razão pela mudança da verba publicitária é o consumidor. O que devemos observar para ver como se comportam os consumidores do amanhã? Certamente, estes consumidores serão as crianças de hoje, que são

16 16 chamadas de Geração Net. Ganharam este nome, as crianças nascidas após Muitos hábitos mudaram após a chegada da Internet: o Google substituiu a enciclopédia, os cds foram substituídos pelo mp3, a carta foi substituída pelo ; essa geração, praticamente, não conheceu os hábitos antigos e está completamente adaptada à nova era que se inicia. Uma era mais participativa, colaborativa, e muito mais informada. Como são? O que gostam de fazer? Quais são seus hábitos? Quantos são? As crianças e adolescentes do Brasil, segundo o censo do IBGE de 2000, é composta de aproximadamente 49 milhões até a idade de 14 anos. Jovens entre 8 e 12 anos, denominados de tweens nos Estados Unidos, por terem um comportamento próprio e estarem numa idade entre a infância e adolescência (é um trocadilho com teens e between), são motivos de muitas pesquisas de comportamento, pois são um mercado potencial, estão cada vez mais conectados ao mundo pelos meios tecnológicos e influenciam cada vez mais as compras de toda a família. Vamos entender um pouco esta geração: 82% se alimentam, navegam na Internet e fazem a lição de casa ao mesmo tempo. 73% desta geração, começam a surfar na Internet entre 4 e 8 anos. 67% preferem surfar na Internet ao ver TV. 48% tem celulares e usam recursos como SMS, músicas e vídeos (o dobro de 2002). (Fonte: Millward Brown, 2007 crianças de 8 a 12 anos classes A e B São Paulo e Rio de Janeiro) O uso da tecnologia e aparelhos eletrônicos facilitaram as crianças a realizarem muitas tarefas simultaneamente, este foi o item principal da pesquisa Kids Expert Eis algumas descobertas desta pesquisa: Crianças entre 6 e 8 anos usam a tecnologia de forma mais passiva, com foco no entretenimento, fazendo atividades que não exijam a divisão da atenção;

17 17 Entre 9 e 11 anos começa a existir maior interação, com busca também por informação. É quando acontece o pico da utilização dos videogames pelos meninos; A partir dos 12 anos, a comunicação também passa a ser elemento primordial, com a criança dominando totalmente suas ferramentas. Nesta fase, elas conseguem executar até 8 combinações diferentes entre tecnologias; A TV é o primeiro aparelho com o qual as crianças têm contato e está presente durante toda a infância, mas a música em aparelhos como rádio e mp3 players surge logo depois e ocupa espaço permanente. O computador cresce em influência a partir dos 9 anos e se transforma justamente no equipamento mais usado em combinação com outros, registrando presença em 57,5% das combinações entre meios; O celular é o equipamento que mais demora a ser incorporado, já que seu uso regular aparece entre os 9 ou 10 anos. O estudo sinaliza ainda que o celular pode, cada vez mais, assumir um papel importante como integrador de todas as tecnologias. (Fonte: pesquisa Kids Experts Cartoon Network) Os jovens não vêem a tecnologia como algo independente, é parte de suas vidas, diz Andrew Davidson, vice-presidente da VBS International Insight, uma divisão da MTV Networks encarregada de fazer pesquisas. Eles não gostam de mandar torpedos ou s por si só, o que eles gostam é de se comunicar com seus amigos o tempo todo. Os estudos, como podem notar, mostram como a juventude absorveu as tecnologias e a influencia delas no seu cotidiano. Agora parem e pensem como será o mundo dos negócios quando esta geração assumir o poder?

18 18 CAPÍTULO 2 O CAMPO DE BATALHA - O BRASIL E A INTERNET Estatísticas divergem quanto ao número de internautas no Brasil, de 40 a cerca de 60 milhões de usuários. O governo brasileiro trabalha com a expectativa de termos 150 milhões de usuários até 2010, segundo nosso ministro da comunicação. Em 2008, segundo o relatório divulgado pelo Ibope Net Ratings em fevereiro de 2008, o Brasil foi o país que mais cresceu em usuários ativos da Internet, atingindo a taxa de 50% de crescimento. Com isso, conseguimos alcançar a maior taxa de crescimento de usuários passando os Estados Unidos, França e Japão. Registra-se, aqui no Brasil também, o maior tempo médio mensal de navegação residencial por internauta, 23h51min. em março de 2008, acréscimo de 2h56min. em relação ao mesmo período de Neste ranking, o Brasil ultrapassou França (21h30min), segunda colocada, seguido pelos Estados Unidos (20h24min), Japão (20h21min) e Alemanha (19h09min). (Dados do IBOPE/NetRatings). Nossos usuários, também são detentores da maior média mundial de permanência diária online com 2,7 horas diárias, superando a França em Em 2008 avançamos do 7º para o 4º lugar mundial no ranking de vendas de computadores. Um crescimento de quase 20% com vendas de 2,1 milhões de computadores de mesa e notebooks somente entre abril e junho de 2008, ficando atrás somente de China, Estados Unidos e Japão, respectivamente, os primeiros com 16 milhões, o segundo com 9 milhões e o terceiro com 3,1 milhões de vendas no mesmo período. (Fonte: IDC Brasil) Em dezembro de 2007, 79% dos internautas ativos residenciais acessaram a internet com conexão banda larga. Esse número vem crescendo expressivamente, ano a ano, e o maior crescimento foi registrado em 2007.

19 19 O IAB Brasil estima que até o final de 2008 cerca de 82% dos acessos serão feitos em conexão banda larga. Destacamos também, o aumento da velocidade média de conexão banda larga. Hoje o serviço para residência está disponível nas opções de 1 MB até 8 MB. (Fonte: IBOPE/NetRatings) Em 2007 foram contabilizados R$ 527 milhões em investimentos em mídia online no Brasil, 12,13% acima da previsão inicial do IAB Brasil. Até o final de 2008, estimam-se que os investimentos no meio cheguem a cerca de R$ 712 milhões, o que representa um crescimento de cerca de 35% em relação ao ano anterior. A Internet é também a mídia que mais cresceu em O faturamento bruto do meio cresceu 45,8% em relação a 2006, é disparado o setor de maior crescimento, ficando o cinema em segundo lugar com 23,1% e a TV paga em terceiro com 20,0%. A TV aberta teve um índice de crescimento de apenas 8,7% ficando ainda, atrás do jornal que obteve 15,2%, ajudado principalmente pela lei de proibição de outdoors em São Paulo que causou uma migração deste setor, menos 16,3%, para ele. (Fonte: Projeto Intermeios) Já vimos que a verba publicitária está indo atrás do publico que está, a cada dia que passa, migrando para a Internet. Já sabemos também, que mesmo que este público não finalize sua compra online, é lá na Internet que ele busca informações sobre produtos, serviços assim como seus preços e endereços. 48% dos consumidores consideram opiniões publicada na Internet antes de comprar produto ou serviço. A terceira edição do levantamento sobre Internet no Brasil, realizado pela F/Nazca com o apoio operacional do Datafolha, apontou que uma fatia cada vez mais abrangente dos brasileiros usa a rede mundial de computadores como plataforma ativa de consumo. (Fonte: Revista INCorporativa / ) Nosso campo de batalha está armado, o Brasil tem acompanhado o desenvolvimento mundial neste setor de informatização e conectividade, mas a clemência por uma conexão de melhor qualidade e a preços mais baixos ainda é necessária para que tenhamos uma adesão ainda maior a seus serviços.

20 20 Muito já foi feito em pouco tempo, mas ainda temos um grande caminho a percorrer. Os próprios Estados Unidos ficaram para trás nesta corrida tecnológica pela conectividade, estando Coréia e Japão bastante à frente. Barack Obama, em seu discurso de posse, demonstrou sua preocupação e falou sobre um forte investimento nesta área. Obama tem se mostrado um homem antenado com a atualidade. Durante sua campanha utilizou um canal próprio no Youtube, canal este, que ele manterá para se comunicar com a população jovem e inaugurou ainda nesta semana, um novo site da Presidência da República e um blog, fato inusitado, onde pretende passar à população o dia a dia do seu mandato. Nesta semana, também obtivemos a notícia de um canal, no Youtube, inaugurado pelo Vaticano. O Papa Bento XVI declarou: A internet é uma dádiva para a humanidade. Estas redes digitais podem facilitar a cooperação entre os povos. (Fonte: Revista Época 26/01/2009 página 23). Ninguém quer ficar por fora da Nova era de comunicação, quem não aderir a ela estará perdendo mercado a cada dia que passa.

21 21 CAPÍTULO 3 O QUE A INTERNET TEM DE DIFERENTE? A Internet é o meio de comunicação do nosso tempo, e por ser tão abrangente, consegue unir várias mídias em uma só. Pode ser convergente, dinâmica, estática e também móvel. Acompanha-nos, nos faz conhecer outras pessoas, nela podemos ler jornais, revistas, ouvir música, fazer nossas próprias estações de rádio e de tv, mas podemos, se enjoarmos, ver e ouvir as tradicionais também. Na Internet podemos nos intrometer na vida dos outros (igual às propagandas da TV) ou atender ao desejo de buscas incessantes e incansáveis por consumo das mais diversas e inimagináveis formas de produtos, entretenimento e conteúdo. A Internet pode ter a nossa cara, o nosso jeito, indiferente de como e quem somos. Talvez por isso, ela conquiste tantas pessoas. E por ser extremamente tecnológica, consegue saber da forma mais imediata e precisa os comportamentos e gostos de seus usuários e consumidores. A métrica na Internet é, portanto, outro fator de diferenciação de uma mídia tradicional, um mecanismo que possibilita mensurar o retorno de seu investimento, aponta quem viu seu anuncio, a que horas foi, como chegou até ele e até sua localização geográfica. Quando o cliente entra no supermercado, a loja só registra informações sobre ele após uma compra (câmeras de segurança servem para outra coisa). Se o cliente tiver um cartão de fidelidade, será possível saber bem mais sobre ele. Na web é um pouco diferente - mesmo que o visitante de seu site não faça nenhuma ação além de navegar, não compre nada e nem preencha um cadastro, por exemplo, você tem como saber que ele esteve lá, onde clicou e quanto tempo permaneceu. (Ruy Carneiro, especialista em Web Analytics e Web Marketing).

22 22 Na Internet podemos escolher várias maneiras de abordar os usuários, desde formas de intromissão como banners e pop-ups a formas de permissão, como as pesquisas em sites de busca a tipos de relacionamentos online com seus consumidores. Em Julho de 2006, no seminário internacional de webmétricas foi apresentado um trabalho da Addcomm, dele tiramos algumas comparações: Cada mídia tem suas características...

23 23 A Internet mistura características de várias mídias. Mas também tem suas características próprias.

24 24 A postura de quem está na frente de um computador é uma postura de atenção, diferentemente da postura de quem vê TV, que é uma postura de relaxamento. A linguagem usada é interativa, você escolhe e participa, aumentando o nível de aceitação, uma vez que teve responsabilidade por ela. Quais as diferenças entre o marketing offline e o marketing online? O Marketing online lida com outros fatores aos quais devemos prestar muita atenção: Conveniência: pelo computador você pode comprar sem sair de casa, gastar gasolina, enfrentar engarrafamento, se preocupar onde estacionar ou mesmo pegar chuva. Podemos acessar as informações necessárias, comprar um produto ou serviço, 24 h por dia, na hora de nossa melhor conveniência. Pela Internet podemos comprar ingressos para shows e cinemas sem enfrentar filas, compramos e recebemos produtos e serviços na comodidade do nosso lar, pagamos contas sem ir ao banco, verificamos nosso saldo, investimos nosso dinheiro, consultamos especialistas no assunto, se for preciso, alugamos um DVD ou baixamos um filme e assistimos pelo computador. O que você pode agregar ao seu produto ou serviço que disponibilize conveniência ao seu cliente? Não adianta ter um site que é só um cartão de visitas com seu endereço e telefone. Seu site tem que oferecer valores como informações, interatividade e conveniência. Comparação: na Internet você pode pesquisar o mesmo produto, simultaneamente em várias lojas ao mesmo tempo, mesmo que elas estejam em paises diferentes, sem constrangimentos de perguntar o preço, achar caro e sair sem comprar nada. O seu cliente está a um click de você, e do seu concorrente. Não basta atrair, tem que conquistar o seu cliente. Este novo poder de comparação afeta principalmente os preços, sites de comparação de preços são sites com alta taxa de visitação, se seu preço for igual ou maior que o de seu concorrente você terá que agregar valor com diferenciais que vão desde credibilidade a facilidades.

25 25 Colaboração: as informações são compartilhadas e o acesso a elas é socializado. Estamos entrando na era da colaboração em massa, todo tipo de informação pode ser compartilhada, produtos e serviços podem ser melhorados quando se tem ajuda de milhares de pessoas. A tecnologia, a preços mais populares, capacitou pessoas que antes eram simples consumidoras em produtoras, e elas estão gostando disso, se sentem impelidas em demonstrar suas capacidades de produzir e participar de algo maior que elas. Pesquisas demonstram que a confiança do consumidor nos anúncios, diminuiu muito nos últimos anos. O consumidor está ouvindo, cada vez mais, opiniões de outros consumidores como ele que passam suas experiências e atribuem notas a produtos e serviços adquiridos. Relacionamento e interatividade: ferramentas de pesquisas possibilitam saber muito dos consumidores. A customização dos seus produtos pelos usuários foi um dos principais fatores de sucesso que levou a Dell a se tornar a maior vendedora de computadores no mundo. Com a interatividade possibilitada pela Internet, podemos conhecer mais sobre nossos clientes, ter a comunicação mais adequada a cada um dos perfis de seus consumidores, tornando a mensagem mais receptiva. A comunicação passa do discurso (quando só um lado é ouvido), para o diálogo (quando há uma interação nas informações em ambos os sentidos da conversa). As comunidades sociais são sucesso no mundo todo. Aqui no Brasil o Orkut é o site de maior número de acessos diários, sendo superado somente pelo Google recentemente. As pessoas gostam de se relacionar e participar. As campanhas virais são disseminadas e propagadas rapidamente a custos muito baixos. Com criatividade pode-se divulgar marcas e conversar com seus consumidores sem nenhum custo ou um custo muito reduzido. E como ficam os 4Ps do marketing offline no marketing online? Preço: já vimos que o preço do seu produto sofrerá maiores comparações, mas a vantagem é que você tem como monitorar, em tempo real, os preços de seus concorrentes, e poderá com isso, estipular as melhores estratégias para o seu negócio.

26 26 No lado da divulgação do seu negócio, o mundo online permite que, com criatividade e conhecimento das ferramentas necessárias, se crie campanhas inteiras com um custo muito reduzido, comparadas com as campanhas offline. Isso coloca em pé de igualdade grandes empresas com micro empresas. Você fala para o mundo, sem pagar nada a mais por isso. Produto: o produto online pode ter algumas alterações como a customização. Empresas como a Nike e Lego perceberam isso. No site da Nike você pode montar um tênis, ao seu gosto, escolhendo também as cores e até colocar seu nome nele. A fábrica, depois, faz a entrega na sua residência. A Lego fornece um programa, que pode ser baixado de graça, em que ajuda os usuários a idealizarem suas próprias criações. Se for de seu interesse, você pode enviar seu projeto a Lego. Esta te vende um kit com todas as peças necessárias para a montagem de seu projeto, e ainda vem com uma foto dele pronto na tampa, e mais, coloca o kit à venda no site da Lego e se a aceitação for boa, te dá uma comissão sobre as vendas. Esse tipo de customização seria inviável de se vender em lojas offline. O fato de não precisar ter um estoque físico (a Dell não tem nenhum estoque e é a maior vendedora de computadores no mundo utilizando a prática do just in time, onde as encomendas das peças são feitas a partir dos pedidos), faz com que o número de ofertas seja bem maior que numa loja offline, que tem as limitações de espaço físico para oferecer a seus clientes. Numa loja online, pode-se conquistar todos os clientes, mesmo que alguns produtos não correspondam a uma percentagem significativa de vendagem. Pode-se com isso trabalhar com segmentos do mercado desprezados pelo mercado offline. Praça: a questão da logística passa a ter uma importância maior ainda quando se trabalha com lojas virtuais, o serviço de entrega e a conveniência não pode falhar. Como penalização, pode-se ter a perda do cliente. Na Internet os sites são acessíveis a todos, em qualquer lugar. A praça é o mundo, cabe ao empresário determinar e informar suas limitações. De nada adianta oferecer um serviço local para clientes de outros estados ou paises.

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação Sobre o Autor: Sempre fui comprometido com um objetivo de vida: TER MINHA PRÓPRIA EMPRESA. Mas assim como você, eu também ralei bastante

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Para multiplar os visitantes do seu site

Para multiplar os visitantes do seu site 7Fontes de Tráfego Para multiplar os visitantes do seu site apresentação youtube Link Building Midias Socias SEO Email Marketing Blog Remarketing /raphael.ciciriello @rciciriello @rciciriello email marketing

Leia mais

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO MARKETING DE ATRAÇÃO Uma das estratégias mais poderosas que você pode usar para trabalhar com contatos frios é o marketing de atração. Esse é

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE?

Leia mais

Usando Ferramentas de Busca

Usando Ferramentas de Busca Web Marketing Usando Ferramentas de Busca Marcelo Silveira Novatec Editora Ltda. www.novateceditora.com.br 1 Conhecendo o cenário de pesquisas na Internet Este capítulo apresenta uma visão geral sobre

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Soluções de Marke/ng Digital + Mobilidade

Soluções de Marke/ng Digital + Mobilidade Soluções de Marke/ng Digital + Mobilidade Março 2011 Por que inves/r em Mobile? Telefone celular é a única mídia que está 24 horas por dia com o usuário; Mercado brasileiro de web mobile equivale, em número

Leia mais

Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo!

Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo! Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo! Usar o Youtube profissionalmente é o upgrade que o seu negócio precisa para alavancar e obter muito mais vendas, contatos e visitas!

Leia mais

GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG

GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG Ganhe dinheiro com seu blog.... Aposto que você já viu isso escrito em centenas de sites ou blogs e nunca conseguir atingir esse objetivo, aqui nesse ebook iremos abordar

Leia mais

MARKETING NA INTERNET

MARKETING NA INTERNET MARKETING NA INTERNET HUGO HOCH CONSULTOR DE MARKETING ER. BAURU SEBRAE-SP hugoh@sebraesp.com.br Marketing na Internet O que é? o Marketing na Internet, também referido como: i-marketing, web marketing,

Leia mais

Introdução. Introdução

Introdução. Introdução Introdução 1. Conheça a sua taxa de conversão 2. Usabilidade e navegabilidade 3. Pense mobile 4. Seja relevante 5. Tenha CTAs atraentes 6. O teste AB é fundamental Conclusão Introdução Conhecer os números

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital Conrado Adolpho Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011 Introdução ao Marketing Digital O ambiente digital impõe hoje novos desafios e oportunidades para empresas de todos os portes e setores.

Leia mais

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa?

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? Guia de Métricas Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? QUAIS MÉTRICAS ACRESCENTAM PARA A DIRETORIA DA EMPRESA? Quem trabalha com marketing digital sabe que nem sempre é tão fácil provar

Leia mais

Preciso anunciar mais...

Preciso anunciar mais... Na maioria dos projetos que participamos, temos certeza de que quando o empreendedor inicia um trabalho de CRM, ele busca sempre é por uma vantagem competitiva: uma equipe de vendas mais eficiente, processos

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

AQUI VOCÊ ENCONTRA! (67) 9674-5519 Salas comerciais, veículos, imóveis, serviços, produtos, ofertas, eventos e muito mais...

AQUI VOCÊ ENCONTRA! (67) 9674-5519 Salas comerciais, veículos, imóveis, serviços, produtos, ofertas, eventos e muito mais... Quem somos: O site msfacil.com.br, foi criado posteriormente do site ivifacil.com.br, que atendia somente a cidade de Ivinhema. Desde a criação do Ivifácil, já ocorria à expectativa para expansão do site,

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

E-BOOK LINK DE OURO. DE: IMPÉRIO DO PTC PARA VOCÊ: CLICADOR Espalhe este ELO juntando-se ao nosso Grupo: IMPÉRIO DO PTC!

E-BOOK LINK DE OURO. DE: IMPÉRIO DO PTC PARA VOCÊ: CLICADOR Espalhe este ELO juntando-se ao nosso Grupo: IMPÉRIO DO PTC! E-BOOK LINK DE OURO DE: IMPÉRIO DO PTC PARA VOCÊ: CLICADOR Espalhe este ELO juntando-se ao nosso Grupo: IMPÉRIO DO PTC! (E-Book Link de Ouro! Mais um produto Império do PTC) Apresentação: Aqui você irá

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

GANHE R$50.000,00 POR MÊS!!

GANHE R$50.000,00 POR MÊS!! GANHE R$50.000,00 POR MÊS!! Incrivel método para ganhar esse dinheiro todo mês www.jrceducprof.com.br (65)3637-8918 www.joserobertocesario.com.br/ganhe50milreaispormes.htm PROJETO: Além do mais, com este

Leia mais

http://dinheiroganhe.com

http://dinheiroganhe.com Você pode distribuir, imprimir, compartilhar por e-mail ou citar em seu site ou blog, desde que o conteúdo não seja alterado e que a fonte original seja citada. http://dinheiroganhe.com SUMÁRIO 1. Introdução...3

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

Web. Professor André Martins

Web. Professor André Martins Web Professor André Martins Internet é agora A internet é a promessa de sermos todos um. Aldeia Global*, não com a Tv, mas com a internet. Teoria do caos (Edward Lorenz)- o bater de asas de uma simples

Leia mais

LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 1

LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 1 LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 Visão Brasil As cinco principais tendências em atração de talentos que você precisa saber 2013 LinkedIn Corporation. Todos os direitos reservados.

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos;

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Missão do IAB Brasil Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Criar normas e padrões para o planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de mensagens

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA MAIS VENDAS E MENOR CUSTO DE MARKETING! UMA FERRAMENTA COMPLETA PARA IMPACTAR O CLIENTE CERTO, NA HORA CERTA, COM A MENSAGEM CERTA E NO CANAL CERTO. A Jeenga é uma plataforma

Leia mais

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil Richard Uchôa C. Vasconcelos CEO LEO Brasil O tema hoje é engajamento, vamos falar de dez maneiras de engajar o público em treinamentos a distância. Como vocês podem ver, toda a minha apresentação está

Leia mais

COMUNICAÇÃO NA ERA DO BIG DATA

COMUNICAÇÃO NA ERA DO BIG DATA COMUNICAÇÃO NA ERA DO BIG DATA Sorria, você está sendo monitorado Numa sociedade em que praticamente tudo é digital, nossos passos podem e são rastreados, monitorados, compilados e analisados para fins,

Leia mais

Como Criar seu produto digital

Como Criar seu produto digital Como Criar seu produto digital Aprenda em alguns passos Indice 5 1- Público Alvo 2- Conhecer á necessidade 5 do 5 Primeiro capítulo Público Alvo Você que está montando seu negócio online e ainda não tem

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

MOBILE MARKETING. Prof. Fabiano Lobo

MOBILE MARKETING. Prof. Fabiano Lobo MOBILE MARKETING Prof. Fabiano Lobo - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido pela legislação

Leia mais

Apresentação 3. O que é marketing? 4. Benefícios de se contratar um consultor de Marketing 5. Ferramentas de Marketing 5.

Apresentação 3. O que é marketing? 4. Benefícios de se contratar um consultor de Marketing 5. Ferramentas de Marketing 5. Índice: Apresentação 3 O que é marketing? 4 Benefícios de se contratar um consultor de Marketing 5 Ferramentas de Marketing 5 Conclusão 7 Me chamo Ricardo Felix de Oliveira. Sou consultor de Marketing,

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Mídias Sociais em Negócios B2B. Marcelo Minutti Twitter: @mminutti

Mídias Sociais em Negócios B2B. Marcelo Minutti Twitter: @mminutti Mídias Sociais em Negócios B2B Marcelo Minutti Twitter: @mminutti Seu setor está atento as oportunidades das mídias sociais? Alguns estão! Existem muitas oportunidades para setores atentos as mídias sociais

Leia mais

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados 5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados Ao longo da história o boca a boca sempre se mostrou como um meio eficaz de promoção de produtos e serviços, como advento da Internet esse poder

Leia mais

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz;

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz; E-mail marketing, muitas vezes considerada uma forma de marketing pessoal, é uma das mais valiosas ferramentas de web marketing, uma das mais visadas e mais focada pelos marqueteiros. Vamos nos concentrar

Leia mais

The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil. Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil

The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil. Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil etailbrazil.com 2014 O mercado está se ajustando a uma realidade multi-canal não excludente,

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

Há 200 vezes mais probabiblidade de um usuário clicar em um anúncio In-Stream que em um Banner Standard

Há 200 vezes mais probabiblidade de um usuário clicar em um anúncio In-Stream que em um Banner Standard 10 Fatos que você deveria conhecer sobre a publicidade In-Stream A publicidade In-Stream representa uma enorme oportunidade para os publicitários. Na verdade, é um dos segmentos da publicidade online que

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

Como criar um clube de vantagens em sua empresa

Como criar um clube de vantagens em sua empresa Como criar um clube de vantagens em sua empresa Uma publicação Introdução Atrair e reter bons funcionários no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL Prof. a Fabiana Baraldi - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido

Leia mais

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca Veículo: Jornal de Brasília Data: 03/03/2011 Seção: Brasil Pág.: 17 Assunto: Ludoteca Veículo: Jornal Alô Brasília

Leia mais

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos.

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos. Como eu ganho dinheiro com o meu blog Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Conheça agora as dicas e as formas que uso para ganhar dinheiro online. Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Antes de começar

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos

10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos 10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos 10 MOTIVOS para disponibilizar os ingressos ou inscrições do seu evento pela

Leia mais

Guia de Criação de Infoprodutos

Guia de Criação de Infoprodutos Guia de Criação de Infoprodutos Métodos, técnicas e dicas para a criação de infoprodutos! Da pesquisa, criação, até a venda! www.comocriarinfoprodutos.com 2 Aviso Legal Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental.

Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental. Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental. Atualmente o meio mais imediato e eficaz, desde que bem configurado e com acompanhamento constante, são as campanhas

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL. Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital

PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL. Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital Conteúdo PRIMEIROS PASSOS COM BLOG:... 3 Primeiro:... 3 Segundo:... 4 Terceiro:... 5 Quarto:...

Leia mais

Contextualização. *http://www.sophiamind.com/noticias/acesso-a-internet-movel-entre-as-mulherescresce-575-em-dois-anos/

Contextualização. *http://www.sophiamind.com/noticias/acesso-a-internet-movel-entre-as-mulherescresce-575-em-dois-anos/ Mobile Marketing Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges Pesquisa Mercadológica Prof. Renato Resende Borges Definição de Pesquisa de Marketing É a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e o uso de informações

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

INDICADORES DE MERCADO

INDICADORES DE MERCADO INDICADORES DE MERCADO SUMÁRIO EXECUTIVO Nessa edição dos Indicadores de Mercado, desenvolvido pelo Comitê de Marketing do IAB Brasil, são apresentados os dados consolidados do primeiro semestre de 2007,

Leia mais

TIC Domicílios 2007 Habilidades com o Computador e a Internet

TIC Domicílios 2007 Habilidades com o Computador e a Internet TIC Domicílios 007 Habilidades com o Computador e a Internet DESTAQUES 007 O estudo sobre Habilidades com o Computador e a Internet da TIC Domicílios 007 apontou que: Praticamente metade da população brasileira

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Brasil Conectado Hábitos de Consumo de Mídia

Brasil Conectado Hábitos de Consumo de Mídia Brasil Conectado Hábitos de Consumo de Mídia Objetivos Buscar compreender a audiência online no Brasil, seu envolvimento com a Internet e os diversos tipos de tecnologia (habitos), percepções e atitudes

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Estratégias de Marketing Digital

Estratégias de Marketing Digital Estratégias de Marketing Digital @SandraTurchi www.sandraturchi.com.br Palestrante SANDRA TURCHI Sócia-diretora Executiva de Marketing por mais de 20 anos em diversos setores. Empresas: Dresser-Jeffrey,

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece)

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) WE THINK WEB Criamos ações e campanhas online, utilizando websites, sistemas, ações em redes sociais e ações mobile. Estamos há 12 anos conectando marcas e consumidores.

Leia mais

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Marketing criar produtos e serviços que atendam necessidades

Leia mais

Dica 2 - Tenha todos os dados na frente.

Dica 2 - Tenha todos os dados na frente. Cartões de Negócios Dica 1 - Tenha sempre os seus cartões de negócios. Parece óbvio falar sobre cartões de negócios quando se trata de networking, mas não é. É incrível verificar o elevado número e percentual

Leia mais