S.E.O. (Serch Engine Optimiser ou Otimizador de Mecanismos de Buscas) Como tornar sua empresa visível na Internet

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "S.E.O. (Serch Engine Optimiser ou Otimizador de Mecanismos de Buscas) Como tornar sua empresa visível na Internet"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE. (Serch Engine Optimiser ou Otimizador de Mecanismos de Buscas) Como tornar sua empresa visível na Internet Por: Carlos N. Andrade Orientador Prof. Marcelo Saldanha Rio de Janeiro 2009

2 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE. Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Marketing. Por: Carlos Neves de Andrade.

3 3 AGRADECIMENTOS...aos professores e colegas que me ensinaram e ajudaram a entender o rumo do nosso mercado.

4 4 DEDICATÓRIA Dedico a minha filha Betina, que está se preparando para estudar marketing, esta carreira instigante e apaixonante.

5 5 RESUMO Os tempos estão mudando e os consumidores estão mudando também. Esta monografia reporta aos fatos que estão causando estas mudanças, a tecnologia e a Internet. Quem são os consumidores do futuro? Como eles interagem com a tecnologia? Como o Brasil e os brasileiros estão reagindo a estas mudanças? E quais são as mídias que mais estão avançando na atenção dos consumidores? Será que estamos preparados para conquistar estes novos consumidores? Como fazer para contatar esse novo cliente? A Internet tem vários canais para interagir com o seu público, mostramos aqui como a otimização dos sites para os mecanismos de busca (.) é o principal meio para não perder seus clientes e colocar as empresas visíveis na Internet.

6 6 METODOLOGIA O voltar a estudar, após 24 anos de formado, me aguçou os sentidos de tal forma, que me tornei quase um obsessivo, na idéia de como meu estudo poderia ajudar a minha empresa. Sendo assim, não fiquei restrito ao aprendizado de sala de aula, pois percebi que o marketing estava adormecido em meu inconsciente e que esta pós acabava de despertá-lo dentro de mim. Então vieram livros e outros cursos afins que me direcionaram a uma parte do marketing, na qual não havia um módulo específico nesta pós, que seria o marketing digital. Ultimamente vim observando, que a principal fonte de chegada de clientes em minha empresa era pela internet e já não mais pela indicação pessoal. A Internet é hoje a minha principal fornecedora de clientes. O que estaria acontecendo no mundo? Quem seriam esses novos consumidores? Quem e o quê seriam suas referências, o que eles estariam lendo e, principalmente, onde eles estariam encontrando o que procuram? Na tentativa de entender esse novo mundo, foi fundamental a leitura de 3 livros: O Mundo é Plano, A Cauda Longa e Wikinomics, e ainda os conhecimentos adquiridos através de alguns cursos que fiz durante este período, entre eles, Marketing de Relacionamento Online (Miyashita Consulting), Planejamento de Web Marketing e Comunicação Digital (WBI Brasil). Os dados das pesquisas desta monografia foram obtidos de materiais dos cursos que freqüentei e da própria Internet, onde pude pesquisar, ler e aprender com quem já tem experiência neste novo e muito promissor nicho de mercado, o de. Outras leituras deram-me o embasamento necessário para as questões de otimização de sites, Google Marketing e SEO.

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 8 CAPÍTULO I - O que está mudando? 9 CAPÍTULO II - O campo de batalha - O Brasil e a Internet 18 CAPÍTULO III O que a Internet tem de diferente? 21 CAPÍTULO IV - O problema 28 CAPÍTULO V A Solução 29 CONCLUSÃO 32 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 33 BIBLIOGRAFIA CITADA 34 ÍNDICE 35 FOLHA DE AVALIAÇÃO 36

8 8 INTRODUÇÃO Estamos, hoje, passando por uma revolução, que os historiadores do futuro talvez a coloquem em pé de igualdade com a Industrial, mas só que de modo muito mais rápido e avassalador. O avanço da tecnologia influiu nos meios de produção e divulgação tornando consumidores em produtores, os prosumers. A internet é a principal ferramenta que possibilita a maioria desses avanços. Entretenimento, comunicação, relacionamentos e informação, só pra se citar alguns, se integraram neste meio digital que, neste momento, obtém, juntamente com o celular, os maiores aumentos em verba publicitárias no mundo todo. O consumidor está migrando para este meio, principalmente, os nascidos após o aparecimento da Internet. Esta geração, que hoje já está chegando à adolescência, será em pouco tempo, a maioria dos consumidores e empresários deste novo mundo. Será que estamos preparados para eles?

9 9 CAPÍTULO I O QUE ESTÁ MUDANDO? Quando percebemos que o dinheiro está mudando de lugar, é normalmente porque as pessoas já começaram a se mover muito antes. O dinheiro segue as tendências que já foram percebidas por uma grande e significativa parte da sociedade e procura um lugar seguro para se posicionar e, conseqüentemente, prosperar com mais tranqüilidade. Como exemplos dessa tendência, podemos citar as bicicletas para montain bike e as caminhonetes. Apesar de uma grande quantidade de usuários comprarem bicicletas normais, fabricarem e adaptarem componentes como freios e amortecedores para as utilizarem em decidas de montanhas, os fabricantes demoraram a idealizar uma bicicleta específica para esta finalidade. O mesmo aconteceu com as caminhonetes, que só foram aparecer anos depois de centenas de fazendeiros norte-americanos comprarem carros e cortarem parte da carroceria para facilitar o transporte de mercadorias. O dinheiro então, só seguiu o caminho quando se sentiu seguro. Este estudo da IBM de 2007 The end of advertising as we know it, nos revela as mudanças que a publicidade tradicional vem sofrendo e o caminho que ela está seguindo. A publicidade mudará mais, nos próximos 5 anos, do que mudaram nos últimos 50. Foi o que descobriram Saul J. Berman, Bill Battino, Louisa Shipnuck and Andreas Neus, pesquisadores da IBM Institute for Business Value. Neste gráfico (figura 1) da próxima página, tirado desta pesquisa IBM, projeta-se os investimentos em publicidade tradicionais contra os novos formatos; nota-se claramente que os investimentos estão migrando para as mídias alternativas e tecnológicas.

10 10 Vamos ver alguns artigos recentes sobre este assunto, publicadas pelo site IDG NOW: Gastos com publicidade online vão superar anúncios em jornais em Por Redação do IDG Now! Publicada em 07 de agosto de 2007 às 16h22. São Paulo - Pesquisa divulgada pelo Financial Times revela que anúncios online vão crescer 21%, movimentando 62 bilhões de dólares em O volume movimentado pelos anúncios online deve superar a publicidade em jornais em 2011, segundo dados da Veronis Suhler Stevenson (VSS), divulgados pelo Financial Times nesta terça-feira (07/08). O estudo prevê que os gastos com anúncios online vão crescer 21%, totalizando 62 bilhões de dólares em Desta forma, o setor será maior que o de mídia em jornais, previsto para movimentar 60 bilhões de dólares naquele ano. A publicidade em TV aberta e paga continuará a movimentar o maior montante, atingindo 86 bilhões de dólares em 2011.

11 11 Em alguns países, como Reino Unido e Suécia, a virada da publicidade online sobre a mídia impressa deve ocorrer mais cedo, possivelmente ainda neste ano. Gastos com publicidade online no Brasil crescem 45,7% em Por Ralphe Manzoni Jr., editor-chefe do IDG Now! Publicada em 04 de março de 2008 às 10h20. São Paulo - Participação da internet no bolo publicitário atingiu 2,8%. Números revelam que ritmo de crescimento no País é superior ao mundial. A participação da internet no bolo publicitário brasileiro atingiu 2,8% em 2007, segundo dados do projeto Inter-Meios divulgados pelo IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil nesta terça-feira (04/03). De acordo com os dados do projeto Inter-Meios, do jornal Meio & Mensagem, os gastos com publicidade na internet no Brasil totalizaram 507 milhões de reais no último ano, crescendo 45,7% sobre A previsão do IAB, com base nos dados do projeto Inter-Meios, é que a publicidade online fature 712 milhões de reais em 2008, representando 3,5% dos investimentos publicitários. Os números revelam que a publicidade online está crescendo em ritmo mais acelerado no Brasil que no restante do mundo. A média de crescimento da publicidade online no mundo foi de 25% em 2007, segundo dados do próprio IAB. A internet, segundo o estudo, foi a mídia que mais cresceu em 2007, ficando à frente de TV por assinatura (crescimento de 20,6%), jornais (15,2%) e TV aberta (8,7%).

12 12 Gastos com publicidade online cresceram 26% em 2007, segundo IAB. Por IDG News Service/EUA. Publicada em 15 de maio de 2008 às 19h59. Miami - Receita de anúncios na web chegou 21,2 bilhões de dólares no ano passado. Buscas responderam por 41% deste total. Os gastos com publicidade online nos Estados Unidos aumentaram 26% em 2007 em relação a 2006, como modelo de receita baseada em buscas crescendo em participação. A receita de anúncios na web chegou 21,2 bilhões de dólares no ano passado. As buscas responderam por 41% deste total - um ponto percentual a mais que em 2006, segundo o Interactive Advertising Bureau (IAB). Em 2007, os gastos com anúncios em buscas cresceram 30%, explicando a continuidade do sucesso do Google. O número também explica porque a Microsoft tem tanta urgência em turbinar seus negócios de anúncios na internet e justifica os esforços, por enquanto infrutíferos, para comprar o Yahoo. Os anúncios gráficos - que incluem banners, patrocínios e vídeos - responderam por 34% do bolo publicitário online. Esta é uma categoria da publicidade online que o Yahoo lidera e na qual a participação do Google é tímida. Já os classificados online responderam por 16% do mercado de publicidade digital nos Estados Unidos. A maior parte dos investimentos - 55% - veio da área de serviços de consumo, incluindo varejo, indústria automotiva, laser e entretenimento. As empresas da área financeira responderam por 15% dos gastos. (Juan Carlos Perez, editor do IDG News Service, de Miami)

13 13 Publicidade online no Reino Unido atingirá 4,5 bi de euros em Por Redação do Computerworld. Publicada em 04 de julho de 2007 às 16h36. São Paulo - Gastos em publicidade na internet superam os registrados nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos, aponta emarketer. Os gastos com publicidade online no Reino Unido estão registrando uma das taxas de crescimento mais rápidas do mundo, superando os Estados Unidos e outros países desenvolvidos. Segundo levantamento do emarketer, o setor vai atingir 4,5 bilhões de euros em 2011 na região. De acordo com o instituto, o crescimento estável da economia britânica, somado aos avanços na penetração e utilização de banda larga, acesso móvel à internet e novas tecnologias de anúncios são os maiores responsáveis pelo bom momento. Já neste ano, os britânicos serão responsáveis por mais da metade de todos os gastos online na Europa Ocidental, chegando a representar 52,6% deste mercado em Em 2007, o instituto espera que o setor registre alta de 47%, com os gastos com publicidade online ficando em 2,6 bilhões de euros. Até o final do ano, destaca a emarketer, a publicidade online vai representar 18% de todos os gastos com publicidade no Reino Unido, valor duas vezes maior do que o registrado em países como EUA. Outro dado importante foi fornecido pela pesquisa IBM: 71% dos pesquisados pela IBM usam a Internet mais de 2 horas por dia, contra 48% que despendem equivalente tempo na televisão. Com relação aos usuários mais fanáticos, 19% gastam 6 horas ou mais por dia na Internet, para 9% que assistem um número de horas similares em televisão. Isso lhe diz alguma coisa?

14 14 As novas tecnologias têm acrescentado muitas opções de mídias, atraindo os consumidores, e conseqüentemente as verbas publicitárias. Com uma tendência mercadológica de aumento progressivo na proporção de barateamento e acessibilidade, essas novas mídias vão conseguindo com o tempo uma adesão de massa. Se considerarmos que a Internet está a cada dia mais portátil, em notebooks, palms e celulares, veremos com clareza onde é o caminho principal para achar o consumidor a qualquer momento e com interatividade. A projeção de 150 milhões de celulares no Brasil até o final do ano, traduz este raciocínio pela mobilidade na publicidade. Sim, estamos passando por uma revolução, uma revolução tecnológica onde conectividade, interatividade e convergência são as palavras da vez. Aparelhos com múltiplas funções, de preferência móveis e com acesso à Internet, são a coqueluche do momento. O celular é hoje o aparelho de comunicação mais inseparável do ser humano. São atualmente, aproximadamente de 140 milhões de unidades no Brasil, número este, maior que o de eleitores, uma vez que contamos os aparelhos das criança e que alguns adultos ainda possuem mais de um. A Internet também já chegou a esses aparelhos, através de conexões via linha telefônica, (normal ou 3G) e também via wireless, sem o uso da linha. Nesta matéria que retirei do site português blog it, os especialistas Frank Feather e Monica Chaves falam sobre o assunto: A humanidade está atualmente vivendo a maior revolução de todos os tempos. A afirmação é de Frank Feather, reputado especialista mundial em matéria de Internet, criador da famosa máxima: Pense globalmente e haja localmente. Feather afirmou que o mundo está diferente, porque estamos passando uma ímpar e avassaladora revolução, muito mais profunda e abrangente do que a revolução industrial. Esta Webolution, no dizer de Feather, é mais rápida e global do que todas as revoluções vividas pela humanidade até hoje. O especialista aponta para a emergência de um novo perfil de consumidor, muito dominado pelas crianças e

15 15 adolescentes que atualmente, além de terem uma capacidade financeira crescente, têm um cada vez maior poder de influência nas decisões de compras do agregado familiar, porque dominam como ninguém este novo meio. Feather acredita que são os consumidores quem decide o valor e o posicionamento das e- brands. Conforme explicou, além de a Net estar criando uma nova geração de consumidores, que são mais conhecedores dos produtos e logo com níveis de exigência muito superiores aos que até aqui existiam, está também criando novas dimensões para o marketing, e este tem que se adaptar a estas novas realidades e saber criar novos modelos capazes de se adaptarem ao mundo online. Mónica Chaves, responsável da Brandkey, assentou a sua intervenção nas crianças e adolescentes, frisando que a geração Net começa com crianças que nasceram a partir de A oradora revelou dados de estudos estatísticos qualitativos e quantitativos que foram efetuados, nomeadamente o Fórum da Criança e All about teen. A propósito da importância crescente da Web e das desvalorização das midias tradicionais junto das camadas mais jovens da população, a responsável adiantou que os estudos mais recentes nesta matéria revelam que os adolescentes de hoje acreditam mais nos colegas do que nos Midia. Este fenômeno, intitulado de Modem 2 Modem, está aliás se alastrando também aos consumidores em geral, que acreditam mais noutros consumidores do que nos Mass Media. O consumidor deixou de ser passivo para assumir um papel ativo. Quer participar, partilhar e comprar, constatou Mónica Chaves. (http://blog_it.blogs.sapo.pt/ html). A principal razão pela mudança da verba publicitária é o consumidor. O que devemos observar para ver como se comportam os consumidores do amanhã? Certamente, estes consumidores serão as crianças de hoje, que são

16 16 chamadas de Geração Net. Ganharam este nome, as crianças nascidas após Muitos hábitos mudaram após a chegada da Internet: o Google substituiu a enciclopédia, os cds foram substituídos pelo mp3, a carta foi substituída pelo ; essa geração, praticamente, não conheceu os hábitos antigos e está completamente adaptada à nova era que se inicia. Uma era mais participativa, colaborativa, e muito mais informada. Como são? O que gostam de fazer? Quais são seus hábitos? Quantos são? As crianças e adolescentes do Brasil, segundo o censo do IBGE de 2000, é composta de aproximadamente 49 milhões até a idade de 14 anos. Jovens entre 8 e 12 anos, denominados de tweens nos Estados Unidos, por terem um comportamento próprio e estarem numa idade entre a infância e adolescência (é um trocadilho com teens e between), são motivos de muitas pesquisas de comportamento, pois são um mercado potencial, estão cada vez mais conectados ao mundo pelos meios tecnológicos e influenciam cada vez mais as compras de toda a família. Vamos entender um pouco esta geração: 82% se alimentam, navegam na Internet e fazem a lição de casa ao mesmo tempo. 73% desta geração, começam a surfar na Internet entre 4 e 8 anos. 67% preferem surfar na Internet ao ver TV. 48% tem celulares e usam recursos como SMS, músicas e vídeos (o dobro de 2002). (Fonte: Millward Brown, 2007 crianças de 8 a 12 anos classes A e B São Paulo e Rio de Janeiro) O uso da tecnologia e aparelhos eletrônicos facilitaram as crianças a realizarem muitas tarefas simultaneamente, este foi o item principal da pesquisa Kids Expert Eis algumas descobertas desta pesquisa: Crianças entre 6 e 8 anos usam a tecnologia de forma mais passiva, com foco no entretenimento, fazendo atividades que não exijam a divisão da atenção;

17 17 Entre 9 e 11 anos começa a existir maior interação, com busca também por informação. É quando acontece o pico da utilização dos videogames pelos meninos; A partir dos 12 anos, a comunicação também passa a ser elemento primordial, com a criança dominando totalmente suas ferramentas. Nesta fase, elas conseguem executar até 8 combinações diferentes entre tecnologias; A TV é o primeiro aparelho com o qual as crianças têm contato e está presente durante toda a infância, mas a música em aparelhos como rádio e mp3 players surge logo depois e ocupa espaço permanente. O computador cresce em influência a partir dos 9 anos e se transforma justamente no equipamento mais usado em combinação com outros, registrando presença em 57,5% das combinações entre meios; O celular é o equipamento que mais demora a ser incorporado, já que seu uso regular aparece entre os 9 ou 10 anos. O estudo sinaliza ainda que o celular pode, cada vez mais, assumir um papel importante como integrador de todas as tecnologias. (Fonte: pesquisa Kids Experts Cartoon Network) Os jovens não vêem a tecnologia como algo independente, é parte de suas vidas, diz Andrew Davidson, vice-presidente da VBS International Insight, uma divisão da MTV Networks encarregada de fazer pesquisas. Eles não gostam de mandar torpedos ou s por si só, o que eles gostam é de se comunicar com seus amigos o tempo todo. Os estudos, como podem notar, mostram como a juventude absorveu as tecnologias e a influencia delas no seu cotidiano. Agora parem e pensem como será o mundo dos negócios quando esta geração assumir o poder?

18 18 CAPÍTULO 2 O CAMPO DE BATALHA - O BRASIL E A INTERNET Estatísticas divergem quanto ao número de internautas no Brasil, de 40 a cerca de 60 milhões de usuários. O governo brasileiro trabalha com a expectativa de termos 150 milhões de usuários até 2010, segundo nosso ministro da comunicação. Em 2008, segundo o relatório divulgado pelo Ibope Net Ratings em fevereiro de 2008, o Brasil foi o país que mais cresceu em usuários ativos da Internet, atingindo a taxa de 50% de crescimento. Com isso, conseguimos alcançar a maior taxa de crescimento de usuários passando os Estados Unidos, França e Japão. Registra-se, aqui no Brasil também, o maior tempo médio mensal de navegação residencial por internauta, 23h51min. em março de 2008, acréscimo de 2h56min. em relação ao mesmo período de Neste ranking, o Brasil ultrapassou França (21h30min), segunda colocada, seguido pelos Estados Unidos (20h24min), Japão (20h21min) e Alemanha (19h09min). (Dados do IBOPE/NetRatings). Nossos usuários, também são detentores da maior média mundial de permanência diária online com 2,7 horas diárias, superando a França em Em 2008 avançamos do 7º para o 4º lugar mundial no ranking de vendas de computadores. Um crescimento de quase 20% com vendas de 2,1 milhões de computadores de mesa e notebooks somente entre abril e junho de 2008, ficando atrás somente de China, Estados Unidos e Japão, respectivamente, os primeiros com 16 milhões, o segundo com 9 milhões e o terceiro com 3,1 milhões de vendas no mesmo período. (Fonte: IDC Brasil) Em dezembro de 2007, 79% dos internautas ativos residenciais acessaram a internet com conexão banda larga. Esse número vem crescendo expressivamente, ano a ano, e o maior crescimento foi registrado em 2007.

19 19 O IAB Brasil estima que até o final de 2008 cerca de 82% dos acessos serão feitos em conexão banda larga. Destacamos também, o aumento da velocidade média de conexão banda larga. Hoje o serviço para residência está disponível nas opções de 1 MB até 8 MB. (Fonte: IBOPE/NetRatings) Em 2007 foram contabilizados R$ 527 milhões em investimentos em mídia online no Brasil, 12,13% acima da previsão inicial do IAB Brasil. Até o final de 2008, estimam-se que os investimentos no meio cheguem a cerca de R$ 712 milhões, o que representa um crescimento de cerca de 35% em relação ao ano anterior. A Internet é também a mídia que mais cresceu em O faturamento bruto do meio cresceu 45,8% em relação a 2006, é disparado o setor de maior crescimento, ficando o cinema em segundo lugar com 23,1% e a TV paga em terceiro com 20,0%. A TV aberta teve um índice de crescimento de apenas 8,7% ficando ainda, atrás do jornal que obteve 15,2%, ajudado principalmente pela lei de proibição de outdoors em São Paulo que causou uma migração deste setor, menos 16,3%, para ele. (Fonte: Projeto Intermeios) Já vimos que a verba publicitária está indo atrás do publico que está, a cada dia que passa, migrando para a Internet. Já sabemos também, que mesmo que este público não finalize sua compra online, é lá na Internet que ele busca informações sobre produtos, serviços assim como seus preços e endereços. 48% dos consumidores consideram opiniões publicada na Internet antes de comprar produto ou serviço. A terceira edição do levantamento sobre Internet no Brasil, realizado pela F/Nazca com o apoio operacional do Datafolha, apontou que uma fatia cada vez mais abrangente dos brasileiros usa a rede mundial de computadores como plataforma ativa de consumo. (Fonte: Revista INCorporativa / ) Nosso campo de batalha está armado, o Brasil tem acompanhado o desenvolvimento mundial neste setor de informatização e conectividade, mas a clemência por uma conexão de melhor qualidade e a preços mais baixos ainda é necessária para que tenhamos uma adesão ainda maior a seus serviços.

20 20 Muito já foi feito em pouco tempo, mas ainda temos um grande caminho a percorrer. Os próprios Estados Unidos ficaram para trás nesta corrida tecnológica pela conectividade, estando Coréia e Japão bastante à frente. Barack Obama, em seu discurso de posse, demonstrou sua preocupação e falou sobre um forte investimento nesta área. Obama tem se mostrado um homem antenado com a atualidade. Durante sua campanha utilizou um canal próprio no Youtube, canal este, que ele manterá para se comunicar com a população jovem e inaugurou ainda nesta semana, um novo site da Presidência da República e um blog, fato inusitado, onde pretende passar à população o dia a dia do seu mandato. Nesta semana, também obtivemos a notícia de um canal, no Youtube, inaugurado pelo Vaticano. O Papa Bento XVI declarou: A internet é uma dádiva para a humanidade. Estas redes digitais podem facilitar a cooperação entre os povos. (Fonte: Revista Época 26/01/2009 página 23). Ninguém quer ficar por fora da Nova era de comunicação, quem não aderir a ela estará perdendo mercado a cada dia que passa.

21 21 CAPÍTULO 3 O QUE A INTERNET TEM DE DIFERENTE? A Internet é o meio de comunicação do nosso tempo, e por ser tão abrangente, consegue unir várias mídias em uma só. Pode ser convergente, dinâmica, estática e também móvel. Acompanha-nos, nos faz conhecer outras pessoas, nela podemos ler jornais, revistas, ouvir música, fazer nossas próprias estações de rádio e de tv, mas podemos, se enjoarmos, ver e ouvir as tradicionais também. Na Internet podemos nos intrometer na vida dos outros (igual às propagandas da TV) ou atender ao desejo de buscas incessantes e incansáveis por consumo das mais diversas e inimagináveis formas de produtos, entretenimento e conteúdo. A Internet pode ter a nossa cara, o nosso jeito, indiferente de como e quem somos. Talvez por isso, ela conquiste tantas pessoas. E por ser extremamente tecnológica, consegue saber da forma mais imediata e precisa os comportamentos e gostos de seus usuários e consumidores. A métrica na Internet é, portanto, outro fator de diferenciação de uma mídia tradicional, um mecanismo que possibilita mensurar o retorno de seu investimento, aponta quem viu seu anuncio, a que horas foi, como chegou até ele e até sua localização geográfica. Quando o cliente entra no supermercado, a loja só registra informações sobre ele após uma compra (câmeras de segurança servem para outra coisa). Se o cliente tiver um cartão de fidelidade, será possível saber bem mais sobre ele. Na web é um pouco diferente - mesmo que o visitante de seu site não faça nenhuma ação além de navegar, não compre nada e nem preencha um cadastro, por exemplo, você tem como saber que ele esteve lá, onde clicou e quanto tempo permaneceu. (Ruy Carneiro, especialista em Web Analytics e Web Marketing).

22 22 Na Internet podemos escolher várias maneiras de abordar os usuários, desde formas de intromissão como banners e pop-ups a formas de permissão, como as pesquisas em sites de busca a tipos de relacionamentos online com seus consumidores. Em Julho de 2006, no seminário internacional de webmétricas foi apresentado um trabalho da Addcomm, dele tiramos algumas comparações: Cada mídia tem suas características...

23 23 A Internet mistura características de várias mídias. Mas também tem suas características próprias.

24 24 A postura de quem está na frente de um computador é uma postura de atenção, diferentemente da postura de quem vê TV, que é uma postura de relaxamento. A linguagem usada é interativa, você escolhe e participa, aumentando o nível de aceitação, uma vez que teve responsabilidade por ela. Quais as diferenças entre o marketing offline e o marketing online? O Marketing online lida com outros fatores aos quais devemos prestar muita atenção: Conveniência: pelo computador você pode comprar sem sair de casa, gastar gasolina, enfrentar engarrafamento, se preocupar onde estacionar ou mesmo pegar chuva. Podemos acessar as informações necessárias, comprar um produto ou serviço, 24 h por dia, na hora de nossa melhor conveniência. Pela Internet podemos comprar ingressos para shows e cinemas sem enfrentar filas, compramos e recebemos produtos e serviços na comodidade do nosso lar, pagamos contas sem ir ao banco, verificamos nosso saldo, investimos nosso dinheiro, consultamos especialistas no assunto, se for preciso, alugamos um DVD ou baixamos um filme e assistimos pelo computador. O que você pode agregar ao seu produto ou serviço que disponibilize conveniência ao seu cliente? Não adianta ter um site que é só um cartão de visitas com seu endereço e telefone. Seu site tem que oferecer valores como informações, interatividade e conveniência. Comparação: na Internet você pode pesquisar o mesmo produto, simultaneamente em várias lojas ao mesmo tempo, mesmo que elas estejam em paises diferentes, sem constrangimentos de perguntar o preço, achar caro e sair sem comprar nada. O seu cliente está a um click de você, e do seu concorrente. Não basta atrair, tem que conquistar o seu cliente. Este novo poder de comparação afeta principalmente os preços, sites de comparação de preços são sites com alta taxa de visitação, se seu preço for igual ou maior que o de seu concorrente você terá que agregar valor com diferenciais que vão desde credibilidade a facilidades.

25 25 Colaboração: as informações são compartilhadas e o acesso a elas é socializado. Estamos entrando na era da colaboração em massa, todo tipo de informação pode ser compartilhada, produtos e serviços podem ser melhorados quando se tem ajuda de milhares de pessoas. A tecnologia, a preços mais populares, capacitou pessoas que antes eram simples consumidoras em produtoras, e elas estão gostando disso, se sentem impelidas em demonstrar suas capacidades de produzir e participar de algo maior que elas. Pesquisas demonstram que a confiança do consumidor nos anúncios, diminuiu muito nos últimos anos. O consumidor está ouvindo, cada vez mais, opiniões de outros consumidores como ele que passam suas experiências e atribuem notas a produtos e serviços adquiridos. Relacionamento e interatividade: ferramentas de pesquisas possibilitam saber muito dos consumidores. A customização dos seus produtos pelos usuários foi um dos principais fatores de sucesso que levou a Dell a se tornar a maior vendedora de computadores no mundo. Com a interatividade possibilitada pela Internet, podemos conhecer mais sobre nossos clientes, ter a comunicação mais adequada a cada um dos perfis de seus consumidores, tornando a mensagem mais receptiva. A comunicação passa do discurso (quando só um lado é ouvido), para o diálogo (quando há uma interação nas informações em ambos os sentidos da conversa). As comunidades sociais são sucesso no mundo todo. Aqui no Brasil o Orkut é o site de maior número de acessos diários, sendo superado somente pelo Google recentemente. As pessoas gostam de se relacionar e participar. As campanhas virais são disseminadas e propagadas rapidamente a custos muito baixos. Com criatividade pode-se divulgar marcas e conversar com seus consumidores sem nenhum custo ou um custo muito reduzido. E como ficam os 4Ps do marketing offline no marketing online? Preço: já vimos que o preço do seu produto sofrerá maiores comparações, mas a vantagem é que você tem como monitorar, em tempo real, os preços de seus concorrentes, e poderá com isso, estipular as melhores estratégias para o seu negócio.

26 26 No lado da divulgação do seu negócio, o mundo online permite que, com criatividade e conhecimento das ferramentas necessárias, se crie campanhas inteiras com um custo muito reduzido, comparadas com as campanhas offline. Isso coloca em pé de igualdade grandes empresas com micro empresas. Você fala para o mundo, sem pagar nada a mais por isso. Produto: o produto online pode ter algumas alterações como a customização. Empresas como a Nike e Lego perceberam isso. No site da Nike você pode montar um tênis, ao seu gosto, escolhendo também as cores e até colocar seu nome nele. A fábrica, depois, faz a entrega na sua residência. A Lego fornece um programa, que pode ser baixado de graça, em que ajuda os usuários a idealizarem suas próprias criações. Se for de seu interesse, você pode enviar seu projeto a Lego. Esta te vende um kit com todas as peças necessárias para a montagem de seu projeto, e ainda vem com uma foto dele pronto na tampa, e mais, coloca o kit à venda no site da Lego e se a aceitação for boa, te dá uma comissão sobre as vendas. Esse tipo de customização seria inviável de se vender em lojas offline. O fato de não precisar ter um estoque físico (a Dell não tem nenhum estoque e é a maior vendedora de computadores no mundo utilizando a prática do just in time, onde as encomendas das peças são feitas a partir dos pedidos), faz com que o número de ofertas seja bem maior que numa loja offline, que tem as limitações de espaço físico para oferecer a seus clientes. Numa loja online, pode-se conquistar todos os clientes, mesmo que alguns produtos não correspondam a uma percentagem significativa de vendagem. Pode-se com isso trabalhar com segmentos do mercado desprezados pelo mercado offline. Praça: a questão da logística passa a ter uma importância maior ainda quando se trabalha com lojas virtuais, o serviço de entrega e a conveniência não pode falhar. Como penalização, pode-se ter a perda do cliente. Na Internet os sites são acessíveis a todos, em qualquer lugar. A praça é o mundo, cabe ao empresário determinar e informar suas limitações. De nada adianta oferecer um serviço local para clientes de outros estados ou paises.

Mídia Online: Como estar Presente e ter Sucesso Brasília - 05/05/09 Evento realizado pela Hi-Mídia

Mídia Online: Como estar Presente e ter Sucesso Brasília - 05/05/09 Evento realizado pela Hi-Mídia Mídia Online: Como estar Presente e ter Sucesso Brasília - 05/05/09 Evento realizado pela Hi-Mídia Missão do IAB Brasil Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Criar

Leia mais

SUA EMPRESA VAI RESISTIR A EVOLUÇÃO DIGITAL?

SUA EMPRESA VAI RESISTIR A EVOLUÇÃO DIGITAL? SUA EMPRESA VAI RESISTIR A EVOLUÇÃO DIGITAL? A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO A evolução dos Meios de Comunicação 1990 2000 telex e-mail internet notebook e hoje?? celular MMS TV aberta TV a cabo DVD

Leia mais

INDICADORES DE MERCADO

INDICADORES DE MERCADO INDICADORES DE MERCADO SUMÁRIO EXECUTIVO Nessa edição dos Indicadores de Mercado, desenvolvido pelo Comitê de Marketing do IAB Brasil, são apresentados os dados consolidados do primeiro semestre de 2007,

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Bleez Agência Digital... 3. Quem sou eu... 4. Introdução... 5. Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7. Quem está comprando no ecommerce...

Bleez Agência Digital... 3. Quem sou eu... 4. Introdução... 5. Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7. Quem está comprando no ecommerce... Sumário Bleez Agência Digital... 3 Quem sou eu... 4 Introdução... 5 Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7 Quem está comprando no ecommerce... 10 Por que os brasileiros estão comprando mais... 12 O

Leia mais

Capítulo 1 Por que Google Marketing?

Capítulo 1 Por que Google Marketing? Capítulo 1 Por que Google Marketing? O Google modificou substancialmente a maneira como o mercado lida com a informação e informação, na nossa sociedade pós terceira onda, é tudo. Do dinheiro ao eletrodoméstico,

Leia mais

Educação para o mundo de hoje. André Caldeira Vice-Presidente de Tecnologia Educacional Positivo Informática

Educação para o mundo de hoje. André Caldeira Vice-Presidente de Tecnologia Educacional Positivo Informática Educação para o mundo de hoje. André Caldeira Vice-Presidente de Tecnologia Educacional Positivo Informática 1 OO O Mundo está mudando numa velocidade muito grande. Temos que entender isso muito bem. Como

Leia mais

MARKETING NA INTERNET

MARKETING NA INTERNET MARKETING NA INTERNET HUGO HOCH CONSULTOR DE MARKETING ER. BAURU SEBRAE-SP hugoh@sebraesp.com.br Marketing na Internet O que é? o Marketing na Internet, também referido como: i-marketing, web marketing,

Leia mais

7 Passos Para a Criação de Uma Boa Loja Virtual. Índice

7 Passos Para a Criação de Uma Boa Loja Virtual. Índice 2 Índice Introdução... 3 Passo 1 Entender o que é Venda Online e E-commerce... 4 Passo 2 Entender o Mercado de Comércio Eletrônico... 5 Passo 3 Canais de Venda... 6 Passo 4 Como identificar uma Boa Plataforma

Leia mais

Indicadores. COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007

Indicadores. COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007 Indicadores COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007 Introdução Comprovando as projeções otimistas da entidade o número de usuários residenciais de internet passou de 20 milhões. Diversos fatores contribuíram

Leia mais

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Curso de Marketing Disciplina: Web Marketing Professor: Roberto Marcello Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Web Marketing Web Marketing é qualquer esforço promocional realizado

Leia mais

ARKETING INTERNET SEO CRIATIVIDADE AGÊNCIA CRIAÇÃO

ARKETING INTERNET SEO CRIATIVIDADE AGÊNCIA CRIAÇÃO DESIGN CRIAÇÃO AGÊNCIA USABILIDA ARKETING INTERNET SEO DIGIT CRIATIVIDADE DESDE 1999 NO MERCADO, A M2BRNET É UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM SOLUÇÕES PERSONALIZADAS. SI ARQ Desde 1999

Leia mais

Peças para diferentes sites

Peças para diferentes sites Encontre aqui um apanhado de indicadores, estudos, análises e pesquisas de variadas fontes, todas vitais para avaliação e mensuração do desempenho e dos negócios no mundo digital. Confira Aunica The Tagnology

Leia mais

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Introdução às Mídias Sociais O que fazer com as mídias sociais Tipos de ações As principais mídias sociais Dicas e considerações finais Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO 1

Leia mais

Usuários na web Em 2015, a internet alcançará 42,4% da população...

Usuários na web Em 2015, a internet alcançará 42,4% da população... Usuários na web Em 2015, a internet alcançará 42,4% da população... Serão mais de 3 bi de usuários Crescimento no próximo ano será de 6,2% Pela 1ª vez, a internet vai alcançar mais de 2 em cada 5 pessoas

Leia mais

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL DICAS PARA DIVULGAR SUA EMPRESA E AUMENTAR AS VENDAS NO FIM DE ANO 7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL Sumário Apresentação Capítulo 1 - Crie conteúdo de alta

Leia mais

AUTOR(ES): MAITHÊ CORSI DA SILVA, FERNANDO TEIXEIRA CARVALHO, RENAN GUSTAVO MOLINA

AUTOR(ES): MAITHÊ CORSI DA SILVA, FERNANDO TEIXEIRA CARVALHO, RENAN GUSTAVO MOLINA TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO E-COMMERCE NAS PEQUENAS EMPRESAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): MAITHÊ CORSI DA

Leia mais

Pequenas empresas, o que fazer online? Sua campanha.com

Pequenas empresas, o que fazer online? Sua campanha.com Pequenas empresas, o que fazer online? Sua campanha.com Introdução Muitas pequenas empresas estão perdidas na internet, algumas têm sites que nos fazem suspirar de tristeza (e algumas pessoas realmente

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Usando o SI como vantagem competitiva Vimos

Leia mais

COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR

COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR CONTEÚDO 1 2 3 4 5 6 Por que as empresas precisam estar conectadas ao mundo mobile Como os aplicativos mobile podem atrair mais clientes. Como os aplicativos

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

A confluência dos vídeos e a Internet

A confluência dos vídeos e a Internet WHITEPAPER A confluência dos vídeos e a Internet Por que sua empresa deveria investir em vídeos em 2013 e como a Construção Civil pode utilizar os vídeos como diferencial competitivo. 1 Saiba como os vídeos

Leia mais

41% 21% 17% 55% 17% 28%

41% 21% 17% 55% 17% 28% Encontre aqui um apanhado de indicadores, estudos, análises e pesquisas de variadas fontes, todas vitais para avaliação e mensuração do desempenho e dos negócios no mundo digital sophia Mind Mulheres querem

Leia mais

ROI COMO SABER DEFINITIVAMENTE O RESULTADO DAS AÇÕES DE MARKETING DO SEU E- COMMERCE. Por: Alexandre Maldonado

ROI COMO SABER DEFINITIVAMENTE O RESULTADO DAS AÇÕES DE MARKETING DO SEU E- COMMERCE. Por: Alexandre Maldonado ROI COMO SABER DEFINITIVAMENTE O RESULTADO DAS AÇÕES DE MARKETING DO SEU E- COMMERCE Por: Alexandre Maldonado Autor do site Marketing para E- commerce www.marketingparaecommerce.com.br TERMOS DE RESPONSABILIDADE

Leia mais

quarta-feira, 8 de outubro de 14

quarta-feira, 8 de outubro de 14 Internet 2G no Brasil Mais usada que 3G... Em julho, o 2G era usado em 48,5% dos celulares, nº menor que o registrado em janeiro (57,8%) 3G passou de 35,9% em janeiro para 44,3% em julho Tecnologia 4G

Leia mais

PUBLICIDADE ONLINE uma visão geral. João Luiz Serpa Seraine Webdesigner 11/05/2007

PUBLICIDADE ONLINE uma visão geral. João Luiz Serpa Seraine Webdesigner 11/05/2007 PUBLICIDADE ONLINE uma visão geral João Luiz Serpa Seraine Webdesigner 11/05/2007 Nova Economia A nova economia está diretamente ligada à velocidade de informações, comunicação, conhecimento, tecnologia.

Leia mais

Este documento provê informação atualizada, e simples de entender, para o empreendedor que precisa iniciar ou avaliar suas operações online.

Este documento provê informação atualizada, e simples de entender, para o empreendedor que precisa iniciar ou avaliar suas operações online. Os segredos dos negócios online A Internet comercial está no Brasil há menos de 14 anos. É muito pouco tempo. Nesses poucos anos ela já mudou nossas vidas de muitas maneiras. Do programa de televisão que

Leia mais

Rede IPTV DX - Clubes Desportivos

Rede IPTV DX - Clubes Desportivos White Paper 24 de Setembro de 2014 Rede IPTV DX - Clubes Desportivos Alcançando e realizando o potencial do torcedor móvel IPTV Móvel para Clubes Desportivos - DX - 1 O negócio de mídia e venda para torcedores

Leia mais

MOBILE MARKETING. Prof. Fabiano Lobo

MOBILE MARKETING. Prof. Fabiano Lobo MOBILE MARKETING Prof. Fabiano Lobo - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido pela legislação

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo Mídias Sociais Fatos e Dicas para 2013 Esteja preparado para um ano digital, social e interativo NESTE E-BOOK VOCÊ VAI ENCONTRAR: 1 - Porque as mídias sociais crescem em tamanho e em importância para o

Leia mais

Como alavancar seus negócios com a Internet

Como alavancar seus negócios com a Internet Como alavancar seus negócios com a Internet 1 2 OBJETIVOS Entender a revolução que a internet trouxe para a vida e os negócios. Compreender o novo consumidor e como suas posturas nos afetam. 3 Dados da

Leia mais

Estratégias de Marketing Digital

Estratégias de Marketing Digital Estratégias de Marketing Digital @SandraTurchi www.sandraturchi.com.br Palestrante SANDRA TURCHI Sócia-diretora Executiva de Marketing por mais de 20 anos em diversos setores. Empresas: Dresser-Jeffrey,

Leia mais

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO MARKETING DE ATRAÇÃO Uma das estratégias mais poderosas que você pode usar para trabalhar com contatos frios é o marketing de atração. Esse é

Leia mais

Crescimento dos meios 2007 x 2008* 18% 18% 13% 12% 10% 10% A Internet é a mídia que mais cresceu no Brasil em 2008

Crescimento dos meios 2007 x 2008* 18% 18% 13% 12% 10% 10% A Internet é a mídia que mais cresceu no Brasil em 2008 Mídia Kit Internet Crescimento dos meios 2007 x 2008* Internet TV por assinatura Rádio Cinema Revista Televisão Mídia Exterior Jornal 18% 18% 13% 12% 10% 10% 26% 44% A Internet é a mídia que mais cresceu

Leia mais

Paradigmas e paradoxos da sociedade da informação

Paradigmas e paradoxos da sociedade da informação Paradigmas e paradoxos da sociedade da informação As mudanças DebatePapo Mídia Dalton Pastore - ABAP Caio Barsotti - SECOM José Alves - IVC Orlando Lopes - ABA Impacto da Tecnologia Individualização Acesso

Leia mais

A BRASIL ROTÁRIO FRENTE ÀS MÍDIAS ELETRÔNICAS. Carlos Jerônimo da Silva Gueiros

A BRASIL ROTÁRIO FRENTE ÀS MÍDIAS ELETRÔNICAS. Carlos Jerônimo da Silva Gueiros A BRASIL ROTÁRIO FRENTE ÀS MÍDIAS ELETRÔNICAS Carlos Jerônimo da Silva Gueiros Um mundo em transformação 1998 / 1999 Mutirão Digital apoiar as escolas públicas no acesso à Internet 2010-12 anos depois...

Leia mais

Marketing digital NARCISO SANTAELLA

Marketing digital NARCISO SANTAELLA Marketing digital 1 Introdução As agências de publicidade recorrem ao marketing digital para conquistar o público que hoje tem na web uma das principais fontes de informação. Utilizar todos os recursos

Leia mais

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR josuevitor16@gmail.com @josuevitor Marketing Digital Como usar a internet

Leia mais

O Que Preciso para Vender pela Internet? E-Commerce

O Que Preciso para Vender pela Internet? E-Commerce Os números da INTERNET Números do Facebook Mídia Social Números do Facebook Mídia Social Números do Facebook Mídia Social Somos o 4º país do Mundo em número de usuários. Pr of. Ca rlo s No tar i Estatísticas

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

Brasil Conectado Hábitos de Consumo de Mídia

Brasil Conectado Hábitos de Consumo de Mídia Brasil Conectado Hábitos de Consumo de Mídia Objetivos Buscar compreender a audiência online no Brasil, seu envolvimento com a Internet e os diversos tipos de tecnologia (habitos), percepções e atitudes

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

MARKETING NAS REDES SOCIAIS. Carlos Henrique Cangussu (Discente do 2º ano do curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS)

MARKETING NAS REDES SOCIAIS. Carlos Henrique Cangussu (Discente do 2º ano do curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS) 1 MARKETING NAS REDES SOCIAIS Angela de Souza Brasil (Docente Esp. Faculdades Integradas de Três Carlos Henrique Cangussu Daniel Barbosa Maia Elisandra Inês Peirot Schneider Marcelo Da Silva Sivestre Tiago

Leia mais

Marketing. Conrado Adolpho Vaz. O Guia Definitivo de Marketing Digital. Novatec

Marketing. Conrado Adolpho Vaz. O Guia Definitivo de Marketing Digital. Novatec Google Marketing O Guia Definitivo de Marketing Digital Conrado Adolpho Vaz Novatec Sumário Prefácio à 1ª edição... 21 Prefácio à 2ª. edição... 23 Prefácio à 3ª edição... 25 Introdução... 27 Parte I O

Leia mais

Felipe Morais @plannerfelipe O CENÁRIO DO E-COMMERCE BRASILEIRO

Felipe Morais @plannerfelipe O CENÁRIO DO E-COMMERCE BRASILEIRO Felipe Morais @plannerfelipe O CENÁRIO DO E-COMMERCE BRASILEIRO ESPECIALISTA EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL Autor do livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport) Autor do Blog do Planejamento

Leia mais

Uma nova fase de sucesso em seu negócio pode começar agora

Uma nova fase de sucesso em seu negócio pode começar agora Uma nova fase de sucesso em seu negócio pode começar agora Afinal, tudo começa em sua maneira de pensar. E marketing é isto, uma questão de posicionamento. PROPOSTA DE SERVIÇOS Logotipos Web Sites Lojas

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

Tabela de Preços Sugeridos

Tabela de Preços Sugeridos WEBSITE Estrutura básica Área institucional Área estática: quem somos, o que fazemos, onde estamos etc. Área de contato E-mail, telefone, formulário etc. Área core Gerenciador de conteúdo para cadastro

Leia mais

AGRONEGÓCIOS Nov/2012

AGRONEGÓCIOS Nov/2012 AGRONEGÓCIOS Nov/2012 Internet Acesso Brasil O total de brasileiros com acesso à internet chegou a 83,4 milhões de internautas no segundo trimestre de 2012, um crescimento de 13,1% sobre o segundo trimestre

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Web. Professor André Martins

Web. Professor André Martins Web Professor André Martins Internet é agora A internet é a promessa de sermos todos um. Aldeia Global*, não com a Tv, mas com a internet. Teoria do caos (Edward Lorenz)- o bater de asas de uma simples

Leia mais

3 DICAS QUE VÃO AJUDAR A POUPAR DINHEIRO EM SEU PRÓXIMO PROJETO DE VÍDEO

3 DICAS QUE VÃO AJUDAR A POUPAR DINHEIRO EM SEU PRÓXIMO PROJETO DE VÍDEO 3 DICAS QUE VÃO AJUDAR A POUPAR DINHEIRO EM SEU PRÓXIMO PROJETO DE VÍDEO Fazer vídeos hoje em dia já não é o bicho de 7 cabeças que realmente foi a pouco tempo atrás. Nesse e-book você vai começar a aprender

Leia mais

ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL. (11) 3522-5338 - www.cvsweb.com.br comercial@cvsweb.com.br

ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL. (11) 3522-5338 - www.cvsweb.com.br comercial@cvsweb.com.br ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL 2 + 67.500.000 + 67,5 MILHÕES DE INTERNAUTAS NO BRASIL FONTE: IBOPE/NIELSEN 58.290.000 58,2 MILHOES DE INTERNAUTAS NO BRASIL ACESSAM A INTERNET SEMANALMENTE -87% FONTE:

Leia mais

www.artesanatoja.com

www.artesanatoja.com GANHE DINHEIRO COM UMA LOJA VIRTUAL Conheça os principais veículos de vendas online utilizados por artesãos na internet e saiba como é fácil ter uma loja online para ganhar dinheiro já! Sempre que produzimos

Leia mais

Como aumentar as vendas do seu e-commerce. Marcos Bueno Fundador e CEO Akatus Meios de Pagamento

Como aumentar as vendas do seu e-commerce. Marcos Bueno Fundador e CEO Akatus Meios de Pagamento Como aumentar as vendas do seu e-commerce Marcos Bueno Fundador e CEO Akatus Meios de Pagamento 2013 O e-commerce se prepara para um crescimento histórico 2000 Banda larga chega ao Brasil. É lançado no

Leia mais

INTERNET. Como vender mais. Capítulo 1. pela. Aprenda a atingir o potencial máximo de sua loja online

INTERNET. Como vender mais. Capítulo 1. pela. Aprenda a atingir o potencial máximo de sua loja online Como vender mais pela INTERNET Capítulo 1 Aprenda a atingir o potencial máximo de sua loja online Índice Introdução 1/ Encontre um Nicho 2/ Crie e Otimize Seu E-Commerce 3/ Seja Encontrado 4/ Atendimento

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

Capitalizando sobre o Novo Consumidor Smarter Consumer Visão do Mercado Brasileiro

Capitalizando sobre o Novo Consumidor Smarter Consumer Visão do Mercado Brasileiro IBM Institute for Business Value Perspectiva do Segmento de Varejo Capitalizando sobre o Novo Consumidor Smarter Consumer Visão do Mercado Brasileiro Compreendendo e Respondendo às Necessidades e Desejos

Leia mais

Para multiplar os visitantes do seu site

Para multiplar os visitantes do seu site 7Fontes de Tráfego Para multiplar os visitantes do seu site apresentação youtube Link Building Midias Socias SEO Email Marketing Blog Remarketing /raphael.ciciriello @rciciriello @rciciriello email marketing

Leia mais

30 Dicas Sobre Marketing Online que toda empresa precisa saber

30 Dicas Sobre Marketing Online que toda empresa precisa saber 1 30 Dicas Sobre Marketing Online que toda empresa precisa saber reachlocal.com.br 11. 3081.0777 2014 ReachLocal, Inc. Todos os direitos reservados. ReachLocal é uma marca registrada. Todas as outras marcas

Leia mais

Comércio e Marketing Eletrônico UMC E-Commerce, M-Commerce e Marketing DigitaI - Uni Sant Anna. Elaborado por: Prof. Daniel Chu

Comércio e Marketing Eletrônico UMC E-Commerce, M-Commerce e Marketing DigitaI - Uni Sant Anna. Elaborado por: Prof. Daniel Chu Comércio e Marketing Eletrônico UMC E-Commerce, M-Commerce e Marketing DigitaI - Uni Sant Anna Elaborado por: Prof. Daniel Chu Bibliografia Recomendada para a Aula 2 Torres, Claudio - A Bíblia do Marketing

Leia mais

@JoaoKepler. Vendas 3.0

@JoaoKepler. Vendas 3.0 @JoaoKepler VENDAS 3.0 Inovação, Branding e Insights Como vender seu clube na nova era da comunicação utilizando a internet, e-mail, e redes sociais. O que vamos falar aqui hoje? O Poder da Internet, dos

Leia mais

Alto Taquari em Pauta: uma experiência interdisciplinar em jornalismo digital 1

Alto Taquari em Pauta: uma experiência interdisciplinar em jornalismo digital 1 Alto Taquari em Pauta: uma experiência interdisciplinar em jornalismo digital 1 Aparecido Marden Reis 2 Marli Barboza da Silva 3 Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat - MT RESUMO O projeto experimental

Leia mais

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Marketing Digital de resultado para Médias e Pequenas Empresas Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados

Leia mais

Negócios inovadores, experiências e Insights no e-commerce. Inovações e Insights e-commerce

Negócios inovadores, experiências e Insights no e-commerce. Inovações e Insights e-commerce Negócios inovadores, experiências e Insights no e-commerce. Apresentação @JoaoKepler O Vendedor Na Era Digital Todos nós vendemos alguma coisa. Principalmente Imagem. Processo de Vendas O processo de vendas,

Leia mais

INBOUND MARKETING FAÇA SUA EMPRESA GERAR RESULTADOS REAIS COM MARKETING DIGITAL

INBOUND MARKETING FAÇA SUA EMPRESA GERAR RESULTADOS REAIS COM MARKETING DIGITAL INBOUND MARKETING FAÇA SUA EMPRESA GERAR RESULTADOS REAIS COM MARKETING DIGITAL Olá! Preparamos este material para explicar o que é a metodologia de Inbound Marketing, que também chamamos de Marketing

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE MARKETING DIGITAL AO WEBSITE INSTITUCIONAL

A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE MARKETING DIGITAL AO WEBSITE INSTITUCIONAL A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE MARKETING DIGITAL AO WEBSITE INSTITUCIONAL Victor Nassar 1 O advento da internet e o consequente aumento da participação do consumidor nos websites, representou uma transformação

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Marketing Academy Talent Development for Business Growth

Marketing Academy Talent Development for Business Growth Marketing Academy Talent Development for Business Growth 1 Marketing Classes Digital Marketing Juliana Lauer Digital Marketing Leader 3M Confidential 28 September 3M 2015. All Rights Reserved. 2 Regras

Leia mais

Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce).

Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce). Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce). A natureza global da tecnologia, a oportunidade de atingir

Leia mais

www.dinheiroganharja.com

www.dinheiroganharja.com Sumário Introdução...3 Empreendedorismo Digital...4 Trabalhar em casa ou da Onde quiser...5 Liberdade financeira...5 Como criar um blog...7 Domínio...7 Hospedagem...8 WordPress...9 Instalando a Plataforma

Leia mais

O sucesso do comércio eletrônico depende tanto da infra-estrutura de negócio, quanto da infra-estrutura de tecnologia (Pickering, 2000).

O sucesso do comércio eletrônico depende tanto da infra-estrutura de negócio, quanto da infra-estrutura de tecnologia (Pickering, 2000). Comércio Eletrônico É a compra e a venda de informações, produtos e serviços por meio de redes de computadores. (Kalakota, 1997) É a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócios em um

Leia mais

Inspire Inove Faça Diferente

Inspire Inove Faça Diferente Inspire Inove Faça Diferente Inspire Inove Faça Diferente Se eu tivesse um único dolar investiria em propaganda. - Henry Ford (Fundador da Motor Ford) As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer

Leia mais

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Marketing criar produtos e serviços que atendam necessidades

Leia mais

Uma solução completa para sua estrátegia de SOCIAL MEDIA HELLO WORLD!

Uma solução completa para sua estrátegia de SOCIAL MEDIA HELLO WORLD! Uma solução completa para sua estrátegia de SOCIAL MEDIA HELLO WORLD! SocialSuite Rua Claudio Soares, 72-16 andar +55 11 3032 1982 São Paulo - SP Brasil Introdução Esse material foi desenvolvido pela equipe

Leia mais

Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis

Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis Marketing Digital Trabalho científico apresentado ao Professor Edvaldo Jr., docente da matéria Marketing Digital, da turma de Produção

Leia mais

E-Book MKT DE PERFORMANCE

E-Book MKT DE PERFORMANCE E-Book MKT DE PERFORMANCE MKT de Performance O Marketing de Performance é um conjunto de técnicas que permitem mensurar e otimizar o desempenho de um site/ecommerce/landing page e os resultados de ações

Leia mais

A importância de personalizar a sua loja virtual

A importância de personalizar a sua loja virtual A importância de personalizar a sua loja virtual Ter uma loja virtual de sucesso é o sonho de muitos empresários que avançam por esse nicho econômico. Porém, como as lojas virtuais são mais baratas e mais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II Atividades Gerenciais de MKT Produto Testar Novos Produtos; Modificar Atuais; Eliminar; Política de Marcas; Criar Satisfação e Valor; Embalagem. 2 1 Atividades Gerenciais

Leia mais

Edição 3 - Dezembro 2009

Edição 3 - Dezembro 2009 Edição 3 - Dezembro 2009 Indicadores Categorias + vistas na internet (usuários únicos) 33,7 Telecomunicações e Serviços de Internet -10,5% +13% Buscadores, Portais e Comunidades 33,5 Ocasiões Especiais

Leia mais

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos;

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Missão do IAB Brasil Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Criar normas e padrões para o planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de mensagens

Leia mais

Marcelo Ivanir Peruzzo

Marcelo Ivanir Peruzzo 5 Web Marketing Marcelo Ivanir Peruzzo É comum as pessoas utilizarem o termo marketing nas mais variadas situações, como na política: Ele está fazendo uma jogada de marketing para conquistar o cargo de

Leia mais

Estudo Hábitos. Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes

Estudo Hábitos. Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes Estudo Hábitos 2012 Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes O estudo O Estudo Hábitos é realizado anualmente pela E.life

Leia mais

SITES E BLOGS CONSTRUINDO A SUA MARCA

SITES E BLOGS CONSTRUINDO A SUA MARCA SITES E BLOGS CONSTRUINDO A SUA MARCA Paula Junqueira 7º CONGRESSO RIO DE EDUCAÇÃO CONSTRUINDO A SUA MARCA A marca é o ativo mais importante, independente do tamanho de sua empresa. As mídias sociais são

Leia mais

Questão em foco: Colaboração de produto 2.0. Uso de técnicas de computação social para criar redes sociais corporativas

Questão em foco: Colaboração de produto 2.0. Uso de técnicas de computação social para criar redes sociais corporativas Questão em foco: Colaboração de produto 2.0 Uso de técnicas de computação social para criar redes sociais corporativas Tech-Clarity, Inc. 2009 Sumário Sumário... 2 Introdução à questão... 3 O futuro da

Leia mais

SOCIAL MIX A MÍDIA TRADICIONAL E AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DO SOCIAL TV. Outubro de 2012 www.elife.com.br twitter.com/elife_br

SOCIAL MIX A MÍDIA TRADICIONAL E AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DO SOCIAL TV. Outubro de 2012 www.elife.com.br twitter.com/elife_br SOCIAL MIX A MÍDIA TRADICIONAL E AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DO SOCIAL TV Este paper faz parte de uma série elaborada pela E.life/Social Agency que aborda como as tradicionais disciplinas do Mix de Comunicação

Leia mais

Karina Maia - Agosto/2014

Karina Maia - Agosto/2014 Karina Maia - Agosto/2014 & O que mudou com o passar dos anos? 1994 2014 +5 Bilhões de Pesquisas por dia 1994 2014 +200 Bilhões Emails e chats por dia 1994 2014 +8M de horas Vídeos assistidos por hora

Leia mais

Comércio Eletrônico em Números

Comércio Eletrônico em Números Comércio Eletrônico em Números Evolução do E-commerce no Brasil 23 milhões é um grande número. 78 milhões 23 milhões Enorme potencial de crescimento no Brasil Mas fica pequeno se comprarmos com o número

Leia mais

Seminário GVcev E-COMMERCE, MOBILE E MÍDIAS SOCIAIS NO VAREJO. Está na Hora de Criar um App para sua loja? Wilson Cunha

Seminário GVcev E-COMMERCE, MOBILE E MÍDIAS SOCIAIS NO VAREJO. Está na Hora de Criar um App para sua loja? Wilson Cunha Seminário GVcev E-COMMERCE, MOBILE E MÍDIAS SOCIAIS NO VAREJO Está na Hora de Criar um App para sua loja? Wilson Cunha Mobile Commerce Quem deve ter; Website mobile; Aplicativos mobile; Diferenças Tecnologia;

Leia mais

Consumidor convergente

Consumidor convergente Conectividade Consumidor convergente O cenário está montado: Internet, novas tecnologias, convergência das mídias. A conectividade cada vez maior leva os usuários a um patamar de participação nunca antes

Leia mais

O mundo e a tecnologia O que mudou? WEB 1.0, 2.0 e 3.0 Computer Aided Design (CAD) o desenho assistido por computador(dac) Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) - 1997 Websites Mobile

Leia mais

1 Introdução. 1.1 A Nova Era Digital

1 Introdução. 1.1 A Nova Era Digital 11 1 Introdução Com o advento da nova era da internet, conhecida com web 2.0, e o avanço das tecnologias digitais, o consumidor passa a ter maior acesso à informação bem como à facilidade de expressar

Leia mais

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail...

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... FACEBOOK Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... 8 Características do Facebook... 10 Postagens... 11

Leia mais

Introdução. Pra quem é esse ebook?

Introdução. Pra quem é esse ebook? Introdução Se você está lendo esse ebook é porque já conhece o potencial de resultados que o marketing digital e o delivery online podem trazer para a sua pizzaria. Bem como também deve saber que em pouco

Leia mais

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas?

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? 2 Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? É SOBRE ISSO QUE VOU FALAR NESTE TEXTO. A maioria das empresas e profissionais

Leia mais

O futuro do YouTube - VEJA.com

O futuro do YouTube - VEJA.com Entrevista O futuro do YouTube 29/08/2009 10:49 Por Leo Branco Nesta semana, Chad Hurley, de 32 anos, um dos criadores do YouTube, esteve no Brasil e falou a VEJA sobre o futuro do maior site de vídeos

Leia mais

Criando e Publicando na Web

Criando e Publicando na Web Criando e Publicando na Web Tudo o que será necessário para criar, desenvolver e publicar o projeto web de seus clientes Outubro, 2008 - UMC por Maike Robert Workshop formado por: Apresentação geral Como

Leia mais

SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL. Expositor. Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com.

SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL. Expositor. Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com. SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL Expositor Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com.br (61) 9613-6635 5 PILARES DO MARKETING DIGITAL 1 2 3 4 5 Presença digital: Ações

Leia mais