PostgreSQL 9.4 Primeiros Passos no Microsoft Windows

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PostgreSQL 9.4 Primeiros Passos no Microsoft Windows"

Transcrição

1 PostgreSQL 9.4 Primeiros Passos no Microsoft Windows Uma das maiores dificuldades quando se começa a trabalhar com qualquer software é dar os assim chamados primeiros passos: instalação, configuração inicial e conceitos básicos. Este documento é um tutorial passo-a-passo sobre como iniciar o uso do PostgreSQL versão 9.4 no Microsoft Windows. Antes de iniciar, por gentileza, baixe o instalador a partir de (32 ou 64 bits, conforme o seu sistema operacional). Este tutorial foi feito em um computador executando Microsoft Windows bits, em português. No entanto, as instruções são válidas a partir do Microsoft Windows Vista. Os sites e outros recursos on-line apresentados neste tutorial têm como data de acesso o dia 20/2/2015. Assumimos que o leitor tenha um conhecimento básico a respeito de projetos de bases de dados. Em particular, não procuramos ensinar, aqui, nada relacionado. Pelo contrário, os exemplos são propositalmente simples, pois o objetivo é apresentar o PostgreSQL. Por gentileza, note que, como colocamos acima, são apenas os primeiros passos, nem mais, nem menos. Para se utilizar efetivamente o produto, é necessário tempo, experiência e dedicação aos estudos (leitura, treinamentos etc.). Também não procuramos aprofundar os conceitos apresentados. Pelo contrário, damos uma cobertura propositalmente superficial, apresentando o mínimo necessário para se iniciar.

2 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 2 de 25 Sumário 1. Instalação do PostgreSQL 9.4 no Microsoft Windows O serviço do PostgreSQL O pgadmin III e o psql.exe O pgadmin III O psql.exe Exemplo passo a passo de criação de base de dados Criação de um tablespace chamado vendas Criação de uma base de dados vendas_db dentro do tablespace vendas Criação de um schema comercial dentro da base vendas_db Criação de uma tabela de dados Clientes dentro do schema comercial Acesso de usuários ao PostgreSQL Criação de um login role chamado acesso_web Edição dos arquivos pg_hba.conf e postgresql.conf Criação de um Group Role chamado vendas_pela_web Colocação de um login role (acesso_web) dentro de um group role (vendas_pela_web) Atribuição de permissão de conexão de um group role (vendas_pela_web) a uma base de dados (vendas_db) Atribuição de permissão de uso de um schemas (comercial) a um group role (vendas_pela_web) Atribuição de permissão de uso de uma tabela (comercial.clientes) a um group role (vendas_pela_web) Ajustes no arquivo postgresql.conf... 25

3 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 3 de Instalação do PostgreSQL 9.4 no Microsoft Windows Com privilégios de administrador, execute o instalador (postgresql windows.exe ou postgresql windows-x64.exe). Siga os passos abaixo. Os pontos importantes são destacados em vermelho nas figuras: 1.1. Durante a instalação, pode ser solicitada a instalação do Microsoft Visual C++ Runtime como parte do processo. Permita Tela inicial do assistente: 1.3. Tela de seleção de pasta de destino. Instale em uma pasta sem espaços e sem caracteres acentuados em seu nome, algo como C:\PostgreSQL\9.4: No restante deste material, faremos referência a esta pasta de instalação como <INSTALL_DIR>.

4 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 4 de Tela de seleção da pasta padrão de dados. Instale em uma pasta sem espaços e sem caracteres acentuados em seu nome, como C:\PostgreSQL\9.4\data. Aqui, assumiremos a pasta padrão, <INSTALL_DIR>\data: 1.5. O PostgreSQL tem uma conta de administrador chamada postgres. Dê uma senha adequada: 1.6. Escolha a porta de TCP a ser utilizada para a conexão dos clientes. A porta padrão é a 5432, e manteremos esta escolha: ATENÇÃO! Para que os aplicativos possam se comunicar com o PostgreSQL, é necessário abrir esta porta de TCP/IP no firewall do Microsoft Windows. IMPORTANTE! Após a instalação, garanta que o firewall do Microsoft Windows permite entrada e saída para os processos <INSTALL_DIR>\bin\pg_ctl.exe e <INSTALL_DIR>\bin\postgres.exe Escolha o LOCALE para exibição de moeda, classificação etc. Aqui, estamos utilizando português do Brasil: 1.8. Esta é a sua última chance para voltar e fazer alterações. Tudo ok, prossiga:

5 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 5 de Aguarde a finalização da instalação: Ao final, será solicitada a sua permissão para executar o Application Stack Builder, um utilitário que baixa, da Internet, componentes opcionais do PostgreSQL. Por enquanto, não o execute. Para executá-lo posteriormente, ative o programa <INSTALL_DIR>\bin\stackbuilder.exe (repare sua localização em relação à pasta que escolhemos no passo1.3). 2. O serviço do PostgreSQL Nos serviços do Microsoft Windows (execute services.msc para visualizar a tela abaixo), o PostgreSQL deverá aparecer como postgresql-9.4:

6 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 6 de 25 Repare que o mesmo está marcado como Em Execução e com tipo de inicialização Automático. Dê um duplo clique na linha marcada para exibir o diálogo de detalhes do serviço, guia Geral: Na guia Logon, repare que o serviço inicializa sob as credenciais de Serviço de Rede, ou Network Service no Microsoft Windows em inglês: IMPORTANTE! Esta conta deve ter direitos de leitura e de escrita nas pastas de dados do PostgreSQL, tanto as que você definir como aquela escolhida no passo 1.4 da instalação:

7 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 7 de O pgadmin III e o psql.exe pgadmin III e psql.exe são clientes para administração do PostgreSQL. Enquanto o pgadmin III é uma ferramenta gráfica, o psql.exe é um cliente em modo texto (roda no prompt de comando do shell) O pgadmin III O pgadmin III é instalado juntamente com o PostgreSQL. Execute-o a partir de <INSTALL_DIR>\bin\pgAdmin3.exe, adaptando o caminho conforme a pasta de instalação escolhida no item 1.3. Ao clicar no servidor em localhost:5432, será solicitada a senha para o login postgres. A senha é aquela fornecida no item 1.5:

8 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 8 de 25 Para adicionar novos servidores (além do localhost:5432) ao console de administração, selecione o nó Servers, vá ao menu File e escolha Add Server..: O pgadmin III pode ser instalado separadamente, sem o banco de dados. Basta baixar seu instalador a partir de Após a conexão bem sucedida, a tela ficará parecida com isso:

9 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 9 de 25 O painel da esquerda é o Object browser (Navegador de objetos). Note que há: Uma base de dados, chamada postgres, destacada no quadro vermelho. Essa base está selecionada e, com isso, seu script SQL de criação aparece no painel inferior direito, chamado de SQL pane. Uma base de dados é uma estrutura onde vão os elementos de acesso a dados relacionados: tabelas, índices, views etc. Essa é uma base de sistema. Para nossas aplicações, criamos as nossas próprias bases de dados; Dois tablespaces de sistema, chamados pg_default e pg_global, destacados no quadro verde. Um tablespace é um nome lógico para uma pasta. Quando criamos algo como uma base ou tabela, por exemplo, especificamos em qual tablespace elas vão. Isso nos permite definir exatamente qual o layout de utilização de disco desejamos; Um login, chamado postgres (aquele criado no passo 1.5 da instalação). Um login é um par nome/senha utilizado para acessar o PostgreSQL. Qualquer item que for selecionado terá seu script de criação exibido no SQL pane. Também é possível abrir a janela Query, destinada à emissão de comandos SQL. Com a base postgres selecionada, clicamos no botão SQL ( ), na barra de ferramentas do alto da tela, ou usamos a opção de menu Tools -> Query Tool. A janela Query será aberta: Na barra de título, destacamos o nome da base postgres em vermelho, o login postgres em amarelo, e o servidor/porta localhost:5432 em laranja. No painel superior, o comando SQL SELECT current_date AS Hoje; e, no inferior, seu resultado.

10 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 10 de O psql.exe O psql.exe é um cliente em modo texto localizado em <INSTALL_DIR>\bin\psql.exe. Para executá-lo, abra um prompt de comando (cmd.exe), vá para <INSTALL_DIR>\bin e execute o comando. Para ver todas as opções, execute: psql.exe --help Uma linha de comando bastante comum é: onde: psql.exe -h localhost -p U postgres -d postgres -h localhost p 5432: host e porta de conexão; -U postgres: nome do login; -d postgres: nome da base de dados desejada (os comandos serão emitidos contra ela). Note que maiúsculas e minúsculas fazem diferença nos comandos. Se a conexão tiver sucesso, você verá algo como: A primeira linha é o comando. A segunda, a solicitação da senha (item 1.5). As linhas que iniciam com postgres=# são os prompts de comando. Note o comando SELECT current_date AS Hoje;, que começa em uma linha e termina em outra. O ponto-evírgula (;) é o que indica o fim do comando. Logo na sequência, o resultado de sua execução. Por fim, o comando \q encerra o aplicativo. 4. Exemplo passo a passo de criação de base de dados Nesta seção, mostraremos como criar, passo a passo, um tablespace, uma base dedados, tabelas e permissões de acesso Criação de um tablespace chamado vendas Um tablespace é um nome lógico para uma pasta física. Vamos criar um tablespace chamado vendas, que aponta para a pasta física c:\dados_pg\vendas Crie uma pasta, como c:\dados_pg\vendas.

11 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 11 de Garanta que o usuário do serviço do PostgreSQL (item 2), normalmente chamado Serviço de Rede, tenha permissão de controle total na pasta c:\dados_pg\vendas. A partir do Windows Explorer, Botão Secundário do Mouse -> menu Propriedades -> guia Segurança -> botão Editar: Depois de clicar em Editar..., vá até Localizar agora...: Adicione o Serviço de Rede com permissão de Controle Total:

12 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 12 de Finalmente, confirme as alterações: No pgadmin III, no painel da esquerda (Object browser), selecione Tablespaces. Vá ao menu Edit -> New Object -> New Tablespace... Deixe assim:

13 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 13 de 25 Pressione OK ao final. Veja, no Object browser, o novo tablespace. Clique no mesmo e veja, no SQL pane, o comando SQL para a sua criação (CREATE TABLESPACE vendas...) Criação de uma base de dados vendas_db dentro do tablespace vendas Vamos criar uma base de dados chamada vendas_db No Object browser, selecione Databases Vá ao menu Edit -> New Object -> New Database... Deixe assim: Note o nome da base, o Encoding (codificação de caracteres), o tablespace vendas e a colação Portuguese_Brazil Uma colação diz respeito a como os campos de texto se comportam quando classificados. Pressione OK ao final Veja, no Object browser, sob Databases, a nova base de dados Criação de um schema comercial dentro da base vendas_db Um schema é um artifício organizacional dentro da base de dados. Serve para agrupar itens com finalidades relacionadas. Por exemplo, poderíamos ter um schema chamado estoque para todos os itens, como tabelas e views, relacionados ao estoque, outro chamado comercial para todos os itens relativos a vendas, e assim por diante. Vamos criar um schema chamado comercial. Note que, ao expandir, no Object browser, Databases -> vendas_db -> Schemas, já há um schema padrão chamado public.

14 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 14 de Selecione, no Object browser, Databases -> vendas_db -> Schemas Vá ao menu Edit -> New Object -> New Schema... Deixe assim: Clique OK para criar o schema comercial e observe o efeito no Object browser, que deve estar assim: Ao criarmos um item, digamos uma tabela, dentro do schema comercial, estabelecemos uma relação de hierarquia. Por exemplo, se chamarmos a tabela de Clientes, o nome real da tabela será comercial.clientes. Isso quer dizer que, na mesma base, pode haver outras tabelas chamadas Clientes, desde que estejam em outros schemas Criação de uma tabela de dados Clientes dentro do schema comercial As tabelas de dados são as estruturas dentro das quais a maior parte dos dados fica armazenada. Há outras estruturas que armazenam dados, como os índices, mas a maior parte fica nas tabelas. Neste exemplo, criaremos, dentro do schema comercial, uma tabela chamada Clientes, com três campos: Código (inteiro, chave primária, não nulo);

15 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 15 de 25 Nome (varchar(30), não nulo); Telefone (varchar(30), não nulo) Selecione, no Object browser, Databases -> vendas_db -> Schemas -> comercial -> Tables Vá ao menu Edit -> New Object -> New Table... Na guia Properties, digite o nome Clientes e certifiquese de que o schema seja o comercial, como em: Assim, nossa tabela se chamará, realmente, comercial.clientes Na guia Definition, selecione o tablespace vendas, o que significa que os dados dessa tabela serão aí armazenados (item 4.1 deste tutorial): Seleciona a guia Columns. Aqui, definiremos os campos (colunas) de nossa tabela. Clique no botão Add para adicionar a primeira coluna, Código:

16 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 16 de Após clicar OK, a janela de definição de colunas deve estar assim: Adicione mais duas colunas, Nome e Telefone, ambas do tipo (Data type) character varying (correspondente a varchar em outros bancos de dados). Devem ter tamanho (length) 30 e serem não nulas (not null). Após a sua adição, a guia Columns deverá estar assim:

17 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 17 de Vamos adicionar a chave primária tendo como único campo o Código. Selecione a guia Constraints. Certifique-se de que o tipo de constraint selecionado seja Primary Key e clique no botão Add: A janela New Primary Key... será exibida. Sob a guia Properties, dê um nome para a chave primária. Esse nome deve ser único na base de dados. No exemplo, usamos o esquema de nome pk_sss_ttt, onde SSS é o nome do schema (comercial) e TTT é o nome da tabela (Clientes): Na guia Columns, selecione a coluna Código e clique o botão Add, seguido pelo botão OK, pois não temos mais campos a adicionar na chave primária:

18 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 18 de De volta ao diálogo New Table..., temos: Clique na guia SQL. Aqui, vemos o comando SQL necessário para criar a nossa tabela: Repare que alguns nomes estão entre aspas. O uso das aspas diz ao PostgreSQL para preservar a caixa (maiúsculas/minúsculas) das letras. Sem as aspas, tudo seria convertido para minúsculas. Isso vale para todos os comandos

19 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 19 de 25 enviados ao PostgreSQL que envolvam nomes (de bases de dados, de schemas, de tabelas etc.) Para finalizar, clique OK. Veja, no Object browser, como ficou: 5. Acesso de usuários ao PostgreSQL Nesta seção veremos como criar logins, roles e permissões de acesso Criação de um login role chamado acesso_web O primeiro passo para se acessar o PostgreSQL é ter um login role. Um login role pode ser pensado como um par usuário/senha, como o do sistema operacional. Naturalmente, podemos ter diversos login roles. Para criar um login role chamado acesso_web, com senha 123, siga os seguintes passos: Execute o pgadmin III e conecte-se como postgres (passo 1.5 deste tutorial) No Object browser, selecione Login Roles (já há um login role, o postgres, que estamos usando) Vá ao menu Edit -> New Object -> New Login Role Na guia Properties, vamos criar um login role com o nome de acesso_web e senha 123. Siga os passos:

20 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 20 de 25 Repare, no Object browser, sob Login Roles, o novo, recém-criado, acesso_web. Se você selecioná-lo, verá no SQL pane seu script de criação. Perceba que a senha que demos, 123, aparece como md5.... Isso porque foi calculado o hash MD5 da palavra 123, e este foi armazenado Edição dos arquivos pg_hba.conf e postgresql.conf Após a criação desse login role, acesso_web, devemos dizer ao PostgreSQL a qual base(s) o mesmo tem acesso, e a partir de qual, ou quais, endereços de IP. Para isso, editamos primeiramente o arquivo pg_hba.conf, encontrado na pasta de dados definida no passo 1.4 deste tutorial como sendo <INSTALL_DIR>\data. Abra o pg_hba.conf com o bloco de notas e acrescente, ao final, a seguinte linha (maiúsculas e minúsculas fazem diferença): Onde: host vendas_db acesso_web /0 md5 host: significa conexão por meio de socket de TCP/IP; vendas_db: a base à qual queremos dar acesso. Para dar acesso a todas as bases, usaríamos all; acesso_web: o login role que terá acesso à base vendas_db. Para mais de um login role, separe-os com vírgulas, sem deixar espaços. Para dar acesso a todos os login roles, usaríamos all; /0: de onde acesso_web pode fazer o acesso /0 significa todos os hosts. No entanto, poderíamos ter algo como /32, significando acesso apenas a partir do IP , ou /24, significando acesso a partir de qualquer máquina na rede ; md5: significa senha md5 (veja o item 5.1.4). Na sequência, editamos o arquivo postgresql.conf, encontrado na mesma pasta do pg_hba.conf. Nesse arquivo, procure pela diretiva listen_addresses. Ela diz em qual interfaces de rede o PostgreSQL vai aceitar conexões, no host onde foi instalado. Uma diretiva como: listen_addresses = '*' significa aceitar conexões em todas as interfaces de rede. Uma diretiva como: listen_addresses = ' , , ' significa aceitar conexões nas interfaces de rede cujos endereços IP foram os fornecidos três fornecidos ( , e ). IMPORTANTE! Após qualquer alteração nos arquivos hba.conf ou postgresql.conf, o serviço do PostgreSQL (item 2 deste tutorial) deve ser reiniciado. IMPORTANTE! Garanta que o firewall do Microsoft Windows permite entrada e saída para os processos <INSTALL_DIR>\bin\pg_ctl.exe e <INSTALL_DIR>\bin\postgres.exe.

21 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 21 de Criação de um Group Role chamado vendas_pela_web Um Group Role é um agrupamento de zero ou mais login roles. Usamos os group roles para atribuir permissões em tabelas, views etc. Neste exemplo, criaremos um group role chamado vendas_pela_web, e faremos como seu membro o login role acesso_web. Siga os seguintes passos: Execute o pgadmin III e conecte-se como postgres (passo 1.5 deste tutorial) No Object browser, selecione Group Roles Vá ao menu Edit -> New Object -> New Group Role Na guia Properties, vamos criar um group role com o nome de vendas_pela_web. Siga os passos: Repare, no Object browser, o novo Group Role criado, vendas_pela_web Colocação de um login role (acesso_web) dentro de um group role (vendas_pela_web) Neste ponto, vamos colocar o login role acesso_web, criado no passo 5.1, dentro do group role vendas_pela_web, criado no passo 5.3. Após isso, todas as permissões que dermos ao group role vendas_pela_web em tabelas etc. serão herdadas por seus membros (neste exemplo, acesso_web) Execute o pgadmin III e conecte-se como postgres (passo 1.5 deste tutorial) No Object browser, expanda Login Roles e selecione acesso_web Vá ao menu Edit -> Properties Na guia Properties, vamos criar um login role com o nome de acesso_web e senha 123. Siga os passos:

22 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 22 de 25 Repare que, na caixa Not Member, aparecem todos os group roles dos quais acesso_web não é membro. Selecione vendas_pela_web. Se houvesse outros group roles, poderíamos adicionar acesso_web a mais de um. Selecione vendas_pela_web e clique o botão >> Após a seleção ter sido feita, teremos: Veja o comando SQL necessário à operação (3)(4). Clique OK para finalizar Atribuição de permissão de conexão de um group role (vendas_pela_web) a uma base de dados (vendas_db) Vamos, agora, permitir que o group role vendas_pela_web (e todos os login roles associados ao mesmo, conforme o passo 5.4) tenha direito de conexão à base vendas_db Execute o pgadmin III e conecte-se como postgres (passo 1.5 deste tutorial) No Object browser, expanda Databases e selecione vendas_db Vá ao menu Edit -> Properties Nas propriedades da base vendas_db, atribua direito de conexão a vendas_pela_web:

23 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 23 de Eis o comando SQL resultante. Confira e clique OK: 5.6. Atribuição de permissão de uso de um schemas (comercial) a um group role (vendas_pela_web) Agora, vamos permitir que o group role vendas_pela_web, e todos os login roles associados ao mesmo (neste caso, acesso_web), tenham acesso ao schema comercial Execute o pgadmin III e conecte-se como postgres (passo 1.5 deste tutorial) No Object browser, expanda Databases -> vendas_db -> schemas e selecione o schemas comercial Vá ao menu Edit -> Properties Nas propriedades do schemas comercial, atribua permissões a vendas_pela_web: Aqui, definimos os privilégios como ALL, o que significa, além de usar tabelas, views etc., também poderá criar novos itens. No entanto, USAGE seria uma escolha mais moderada, significando que pode usar os itens existentes apenas.

24 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 24 de Eis o comando SQL resultante. Confira e clique OK: 5.7. Atribuição de permissão de uso de uma tabela (comercial.clientes) a um group role (vendas_pela_web) Agora, vamos permitir que o group role vendas_pela_web, e todos os login roles associados ao mesmo (neste caso, acesso_web), tenham acesso à tabela comercial.clientes Execute o pgadmin III e conecte-se como postgres (passo 1.5 deste tutorial) No Object browser, expanda Databases -> vendas_db -> schemas -> comercial -> Tables e selecione a tabela Clientes Vá ao menu Edit -> Properties Nas propriedades da tabela comercial.clientes, atribua permissões a vendas_pela_web: Confira o comando SQL gerado e clique OK:

25 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 25 de Ajustes no arquivo postgresql.conf O arquivo <INSTALL_DIR>\data\postgresql.conf controla diversos aspectos importantes do PostgreSQL. Apresentamos, aqui, alguns parâmetros de configuração de uso mais imediato para iniciantes, em especial aqueles que estão utilizando o software para desenvolvimento web. IMPORTANTE! Após qualquer alteração nos arquivos hba.conf ou postgresql.conf, o serviço do PostgreSQL (item 2 deste tutorial) deve ser reiniciado. IMPORTANTE! Maiúsculas e minúsculas fazem diferença. port: a porta de TCP a ser utilizada. O padrão é max_connections: número máximo de conexões simultâneas. Especialmente importante em aplicativos web, onde muitas conexões são abertas e fechadas em curto espaço de tempo. shared_buffers: controla a quantidade de memória alocada a buffers compartilhados. Experimente com este valor (aumentar e diminuir), e veja o que funciona bem em seu ambiente. * * * Com isso, encerramos nosso breve tutorial. Obrigado, e boa sorte! Márcio A. Siena Consultoria & Treinamento em Engenharia de Sistemas e Software marcio@masiena.com.br masiena@hotmail.com

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

PgAdmin. O pgadmin é um software gráfico para administração do SGBD PostgreSQL disponível para Windows e UNIX.

PgAdmin. O pgadmin é um software gráfico para administração do SGBD PostgreSQL disponível para Windows e UNIX. 1/20 PgAdmin O pgadmin é um software gráfico para administração do SGBD PostgreSQL disponível para Windows e UNIX. Site para download. Caso queira a última versão - http://www.pgadmin.org/download/ É uma

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

Administração do Windows Server 2003

Administração do Windows Server 2003 Administração do Windows Server 2003 Visão geral O Centro de Ajuda e Suporte do Windows 2003 Tarefas do administrador Ferramentas administrativas Centro de Ajuda e Suporte do 2003 Usando o recurso de pesquisa

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Revisão: - 1 Desinstalando Versões Anteriores

Revisão: - 1 Desinstalando Versões Anteriores Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Procedimentos de Instalação do Urano Integra 2.1e no Windows

Leia mais

Configurando o IIS no Server 2003

Configurando o IIS no Server 2003 2003 Ser ver Enterprise Objetivo Ao término, você será capaz de: 1. Instalar e configurar um site usando o IIS 6.0 Configurando o IIS no Server 2003 Instalando e configurando o IIS 6.0 O IIS 6 é o aplicativo

Leia mais

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0)

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) 1. Pré-requisitos para instalação do Virtual Lab Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 Adobe AIR instalado. Disponível em: http://get.adobe.com/br/air/

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Docas do Pará - Guia de Instalação

Docas do Pará - Guia de Instalação Docas do Pará - Guia de Instalação Procedimento para instalar em um novo porto Primeiro faça a instalação no computador servidor do porto (v. abaixo), depois instale em cada máquina de cadastro/acompanhamento

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Em um computador baseado no Windows, você pode compartilhar arquivos entre usuários remotos (outro computador). Os usuários remotos se conectam

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA Antes de fazer a instalação em rede é correto executar no servidor: a) Instalação do Firebird. b) Instalação do Sistema Gerencial GG4 c) Habilitação do sistema.

Leia mais

Instalação e Configuração do AD DS no Windows Server 2012 R2 INSTALAÇÃO DO SERVIÇOS DE DOMÍNIO DO ACTIVE DIRECTORY (AD DS)

Instalação e Configuração do AD DS no Windows Server 2012 R2 INSTALAÇÃO DO SERVIÇOS DE DOMÍNIO DO ACTIVE DIRECTORY (AD DS) Instalação e Configuração do AD DS no Windows Server 2012 R2 Sumário... 2 Criando as Unidades Organizacionais... 16 Criando Grupos... 17 Criação de Usuários.... 20 Habilitando a Lixeira do AD DS.... 24

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Tutorial 02 Promovendo o Windows 2000/2003 Server a um Controlador de Domínio

Tutorial 02 Promovendo o Windows 2000/2003 Server a um Controlador de Domínio Tutorial 02 Promovendo o Windows 2000/2003 Server a um Controlador de Domínio Muitos tutoriais iniciam a explicação do processo em uma fase adiantada, ou seja, considerando que o leitor já sabe algumas

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação 1. Introdução Esse guia foi criado com o propósito de ajudar na instalação do NetEye. Recomendamos que todos os passos sejam seguidos corretamente para que a

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Manual de backup do banco de dados PostgreSQL - Versão 2. Setembro-2011

Manual de backup do banco de dados PostgreSQL - Versão 2. Setembro-2011 Manual de backup do banco de dados PostgreSQL - Versão 2 Setembro-2011 E-Sales Oobj Tecnologia da Informação Av. D, n. 246, Qd. A-04, Lt.02, Ap. 02, Jardim Goiás Goiânia/GO, CEP: 74805-090 Fone: (62) 3086-5750

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700.

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. Neste STK mostraremos como comunicar com o conversor Serial/Ethernet e instalar o driver Genérico Somente Texto

Leia mais

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Este tutorial mostra a instalação e configuração passo a passo do SQLServer 2008 express R2. Antes de instalar o SQL Server 2008 Express R2 Antes

Leia mais

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer.

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. CONFIGURANDO O SISTEMA OFFLINE DR.MICRO IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. 1- Ao acessar a plataforma online a opção Minha Escola

Leia mais

1. Introdução. 2. Funcionamento básico dos componentes do Neteye

1. Introdução. 2. Funcionamento básico dos componentes do Neteye 1. Introdução Esse guia foi criado com o propósito de ajudar na instalação do Neteye. Para ajuda na utilização do Software, solicitamos que consulte os manuais da Console [http://www.neteye.com.br/help/doku.php?id=ajuda]

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 CAPÍTULO 18 INSTALANDO E CONFIGURANDO O MICROSOFT OFFICE PROJECT SERVER 2003 INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 Antes de começar a instalação do Microsoft Office Project Server 2003

Leia mais

AULA 06 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS

AULA 06 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS AULA 06 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS O Windows XP fornece contas de usuários de grupos (das quais os usuários podem ser membros). As contas de usuários são projetadas para indivíduos. As contas de grupos são projetadas

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Professor Carlos Muniz Atualizar um driver de hardware que não está funcionando adequadamente Caso tenha um dispositivo de hardware que não esteja funcionando corretamente

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL

INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL Este tutorial tem como objetivo mostrar como instalar o banco de dados My SQL em ambiente Windows e é destinado aqueles que ainda não tiveram um contato com a ferramenta.

Leia mais

CSAU 10.0. Guia: Manual do CSAU 10.0 como implementar e utilizar.

CSAU 10.0. Guia: Manual do CSAU 10.0 como implementar e utilizar. CSAU 10.0 Guia: Manual do CSAU 10.0 como implementar e utilizar. Data do Documento: Janeiro de 2012 Sumário 1. Sobre o manual do CSAU... 3 2. Interface do CSAU 10.0... 4 2.1. Início... 4 2.2. Update...

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Instalando e usando o Document Distributor 1

Instalando e usando o Document Distributor 1 Instalando e usando o 1 O é composto por pacotes de software do servidor e do cliente. O pacote do servidor deve ser instalado em um computador Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP. O pacote cliente

Leia mais

Conheça os principais comandos do Prompt do Windows; veja lista

Conheça os principais comandos do Prompt do Windows; veja lista Conheça os principais comandos do Prompt do Windows; veja lista Embora nem todos conheçam, o Prompt do Windows possui comandos interessantes e que podem ser úteis em algumas situações e até mesmo mais

Leia mais

Passo a Passo da instalação da VPN

Passo a Passo da instalação da VPN Passo a Passo da instalação da VPN Dividiremos este passo a passo em 4 partes: Requisitos básicos e Instalação Configuração do Servidor e obtendo Certificados Configuração do cliente Testes para saber

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item "Sites da web".

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item Sites da web. Servidor WEB Desenvolvedores de sites que querem aprender ou testar ASP, ou mesmo profissionais que precisam desenvolver páginas ASP ou ASP.Net, não precisam necessariamente ter um servidor na web com

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.2 3725-69877-001 Rev.A Novembro de 2013 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdos durante uma conferência

Leia mais

Faça-Fácil: Passos Terminal Server

Faça-Fácil: Passos Terminal Server Faça-Fácil: 1. Objetivo Este documento mostra como configurar uma estação com Terminal Server da Microsoft (Windows 2003), para ser usado com o ifix (3.5 ou superior). 2. Introdução O ifix é capaz de trabalhar

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

TUTORIAL DE CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS ESPACIAL

TUTORIAL DE CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS ESPACIAL TUTORIAL DE CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS ESPACIAL Este tutorial tem por objetivo explicar a criação de bancos de dados espaciais usando o Postgis que é a extensão espacial do PostgreSQL. Os passos que serão

Leia mais

PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7

PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7 PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7 PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7 Sobre o PostGIS PostGIS é um Add-on (complemento, extensão)

Leia mais

INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS

INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS Este tutorial foi desenvolvido pelos analistas Hézio Silva e José Mendes pertencentes ao quadro de TI do Banco da Amazônia S/A, sediado em Belém-Pa e

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService

Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService Revisão: Maio / 2015 Sumário Bem-vindo ao FullCopyConvert! Estas instruções irá guiá-lo através da instalação do

Leia mais

Projeto Amadeus. Guia de Instalação 00.95.00 Windows

Projeto Amadeus. Guia de Instalação 00.95.00 Windows Projeto Amadeus Guia de Instalação 00.95.00 Windows Agosto 2010 Sumário 1. Introdução...3 2. Pré-Requisitos...4 2.1 Máquina Virtual Java...4 2.2 Apache TomCat 6.0.18...4 2.3 PostgreSQL 8.3...5 3. Instalando

Leia mais

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL GERÊNCIA DE CONTROLE E INFORMAÇÕES Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas Jabber & Exodus Jabber é um protocolo aberto, baseado em XML para troca de mensagens instantâneas.

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

SCPIWeb. SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 )

SCPIWeb. SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 ) 2010 SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 ) SCPIWebCotacao Aplicação Web para Cotação de Preços via Internet Resumo de Instruções

Leia mais

5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7

5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 IT Essentials 5.0 5.3.3. - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas para

Leia mais

GEPLANES GESTÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GEPLANES EM UM AMBIENTE WINDOWS

GEPLANES GESTÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GEPLANES EM UM AMBIENTE WINDOWS GEPLANES GESTÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GEPLANES EM UM AMBIENTE WINDOWS JANEIRO 2015 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Pré-Requisitos...4 2.1. Instalação do Java Development Kit

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01 EDITORA FERREIRA MP/RJ NCE EXERCÍCIOS 01 GABARITO COMENTADO 01 Ao se arrastar um arquivo da pasta C:\DADOS para a pasta D:\TEXTOS utilizando se o botão esquerdo do mouse no Windows Explorer: (A) o arquivo

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS

CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS Servidor: O servidor é todo computador no qual um banco de dados ou um programa (aplicação) está instalado e será COMPARTILHADO para outros computadores,

Leia mais

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário - Certificação Versão 1.0 Página 2 CBA Online Manual do Usuário Certificação Versão 1.1 19 de maio de 2004 Companhia Brasileira de Alumínio Departamento

Leia mais

INSTALANDO SQL SERVER 2008

INSTALANDO SQL SERVER 2008 VERSÃO 2 INSTALANDO SQL SERVER 2008 Pré-requisitos para instalação do SQL SERVER 2008 Antes de iniciar o instalador do SQL SERVER 2008 é necessário instalar os seguintes componentes: Microsoft Windows

Leia mais

Introdução a Banco de Dados

Introdução a Banco de Dados Introdução a Banco de Dados Ricardo Henrique Tassi - Departamento de Replicação Índice 1- Introdução... 03 2- Quais são os bancos de dados mais conhecidos hoje em dia...04 3- Quais são os tipos de banco...05

Leia mais

Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012).

Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012). Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012). Instalação do SQL 2005. - Primeiro baixo o instalador do SQL nesse link: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=184 - Execute o arquivo

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

Nova versão: Para School Control 2010.01.21 e acima, combinado com uso do Windows 7.

Nova versão: Para School Control 2010.01.21 e acima, combinado com uso do Windows 7. Veja aqui como configurar o School Control para ser usado em rede, de modo a distribuir as tarefas de forma organizada e garantir que todos poderão usar os mesmos dados, ao mesmo tempo. publicado em 24/02/2011

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

COMPARTILHAMENTO DO DISCO E PERMISSÕES DE REDE PÚBLICAS E DE GRUPOS DE TRABALHO.

COMPARTILHAMENTO DO DISCO E PERMISSÕES DE REDE PÚBLICAS E DE GRUPOS DE TRABALHO. COMPARTILHAMENTO DO DISCO E PERMISSÕES DE REDE PÚBLICAS E DE GRUPOS DE TRABALHO. 1. Compartilhar a máquina servidor clicando com o botão direito do mouse em disco local e no menu de contexto não pção Propriedades.

Leia mais

IMPORTANDO ARQUIVOS SHAPEFILE PARA O POSTGIS VIA PROMPT DO DOS

IMPORTANDO ARQUIVOS SHAPEFILE PARA O POSTGIS VIA PROMPT DO DOS IMPORTANDO ARQUIVOS SHAPEFILE PARA O POSTGIS VIA PROMPT DO DOS INTRODUÇÃO Neste tutorial iremos tratar de uma situação comum durante os trabalhos de geoprocessamento que envolvam banco de dados geográficos,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

Guia de Instalação SIAM. Internet Information Services - IIS 5.1 no Windows XP Pro

Guia de Instalação SIAM. Internet Information Services - IIS 5.1 no Windows XP Pro Guia de Instalação SIAM Internet Information Services - IIS 5.1 no Windows XP Pro Documento Gerado por: Amir Bavar Criado em: 06/04/2007 Última modificação: 26/09/2008 Índice: 1. Introdução 2. Lista de

Leia mais

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

1. Um servidor rodando Windows 7 (um computador onde o SIPAR ficará instalado e com os dados neste computador);

1. Um servidor rodando Windows 7 (um computador onde o SIPAR ficará instalado e com os dados neste computador); Manual informativo para configuração do SIPAR por acesso via Área de Trabalho Remota (ATR) do Windows 7 Página: 1 / 5 COMO CONFIGURAR O SIPAR PARA ACESSO VIA INTERNET Você vai precisar de: 1. Um servidor

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. POSTGRESQL Versão 8.3

GUIA DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. POSTGRESQL Versão 8.3 GUIA DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO POSTGRESQL Versão 8.3 Sumário 1. Introdução... 3 2. Pré-Requisitos... 3 3. Instalação do PostgreSQL... 3 4. Instalação PgOleDB... 10 5. Criação do Banco de Dados... 13

Leia mais

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 2 Pedreiros da Informação Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

Manual de Instalação Gerenciador de Nota Fiscal Eletrônica

Manual de Instalação Gerenciador de Nota Fiscal Eletrônica Observações: Verifique sempre as configurações de firewall ou bloqueadores de conexão de rede quando utilizar o sistema em mais de um computador. A configuração inadequada de programas desse tipo pode

Leia mais

MULTIACERVO - VERSÃO 17.*

MULTIACERVO - VERSÃO 17.* MULTIACERVO - VERSÃO 17.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 16.* PARA 17.* CONTEÚDO: A) Procedimentos comuns para todas as arquiteturas B) Procedimentos exclusivos arquitetura Cliente/Servidor MS-SQL-SERVER

Leia mais

Resolvendo problemas de conexão de rede wireless no pregão 83/2008

Resolvendo problemas de conexão de rede wireless no pregão 83/2008 Resolvendo problemas de conexão de rede wireless no pregão 83/2008 Recentemente forma instalados em minha cidade novos laboratórios do pregão 83/2008 mas em nenhum deles os terminais acessavam a rede.

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Manual QuotServ Todos os direitos reservados 2006/2007

Manual QuotServ Todos os direitos reservados 2006/2007 Todos os direitos reservados 2006/2007 Índice 1. Descrição 3 2. Instalação 3 3. Configurações 4 4. Usando arquivo texto delimitado 5 5. Usando arquivo texto com posições fixas 7 6. Usando uma conexão MySQL

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

Madis Rodbel Soluções de Ponto e Acesso Ltda.

Madis Rodbel Soluções de Ponto e Acesso Ltda. Elaborado: Qualidade de Software Versão: 3.00 Data: 11/06/2012 Apresentação O software Ativador REP é um software desenvolvido pela MADIS, para efetuar o controle das ativações do MD REP, MD REP NF, MD

Leia mais

Banco de Dados Oracle 10g

Banco de Dados Oracle 10g 2010 Banco de Dados II Líder: George Petz... 19 Bruno Aparecido Pereira... 07 Gustavo da Silva Oliveira... 24 Luis Felipe Martins Alarcon... 32 Rubens Gondek... 41 Professor: Gilberto Braga de Oliveira

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

GUIA CONFIGURAÇÃO DE AMBIENTE PARA OS SISTEMAS

GUIA CONFIGURAÇÃO DE AMBIENTE PARA OS SISTEMAS GUIA CONFIGURAÇÃO DE AMBIENTE PARA OS SISTEMAS ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo...3 2. Liberação do Registro do Windows...3 3. Como Liberar as Chaves do Registro do Windows...3 4. Firewall do Windows...7

Leia mais

5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista

5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista IT Essentials 5.0 5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo.

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 2 - Se esse é o seu primeiro cadastro, clique em Cadastre-se. Em seguida preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais