PostgreSQL 9.4 Primeiros Passos no Microsoft Windows

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PostgreSQL 9.4 Primeiros Passos no Microsoft Windows"

Transcrição

1 PostgreSQL 9.4 Primeiros Passos no Microsoft Windows Uma das maiores dificuldades quando se começa a trabalhar com qualquer software é dar os assim chamados primeiros passos: instalação, configuração inicial e conceitos básicos. Este documento é um tutorial passo-a-passo sobre como iniciar o uso do PostgreSQL versão 9.4 no Microsoft Windows. Antes de iniciar, por gentileza, baixe o instalador a partir de (32 ou 64 bits, conforme o seu sistema operacional). Este tutorial foi feito em um computador executando Microsoft Windows bits, em português. No entanto, as instruções são válidas a partir do Microsoft Windows Vista. Os sites e outros recursos on-line apresentados neste tutorial têm como data de acesso o dia 20/2/2015. Assumimos que o leitor tenha um conhecimento básico a respeito de projetos de bases de dados. Em particular, não procuramos ensinar, aqui, nada relacionado. Pelo contrário, os exemplos são propositalmente simples, pois o objetivo é apresentar o PostgreSQL. Por gentileza, note que, como colocamos acima, são apenas os primeiros passos, nem mais, nem menos. Para se utilizar efetivamente o produto, é necessário tempo, experiência e dedicação aos estudos (leitura, treinamentos etc.). Também não procuramos aprofundar os conceitos apresentados. Pelo contrário, damos uma cobertura propositalmente superficial, apresentando o mínimo necessário para se iniciar.

2 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 2 de 25 Sumário 1. Instalação do PostgreSQL 9.4 no Microsoft Windows O serviço do PostgreSQL O pgadmin III e o psql.exe O pgadmin III O psql.exe Exemplo passo a passo de criação de base de dados Criação de um tablespace chamado vendas Criação de uma base de dados vendas_db dentro do tablespace vendas Criação de um schema comercial dentro da base vendas_db Criação de uma tabela de dados Clientes dentro do schema comercial Acesso de usuários ao PostgreSQL Criação de um login role chamado acesso_web Edição dos arquivos pg_hba.conf e postgresql.conf Criação de um Group Role chamado vendas_pela_web Colocação de um login role (acesso_web) dentro de um group role (vendas_pela_web) Atribuição de permissão de conexão de um group role (vendas_pela_web) a uma base de dados (vendas_db) Atribuição de permissão de uso de um schemas (comercial) a um group role (vendas_pela_web) Atribuição de permissão de uso de uma tabela (comercial.clientes) a um group role (vendas_pela_web) Ajustes no arquivo postgresql.conf... 25

3 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 3 de Instalação do PostgreSQL 9.4 no Microsoft Windows Com privilégios de administrador, execute o instalador (postgresql windows.exe ou postgresql windows-x64.exe). Siga os passos abaixo. Os pontos importantes são destacados em vermelho nas figuras: 1.1. Durante a instalação, pode ser solicitada a instalação do Microsoft Visual C++ Runtime como parte do processo. Permita Tela inicial do assistente: 1.3. Tela de seleção de pasta de destino. Instale em uma pasta sem espaços e sem caracteres acentuados em seu nome, algo como C:\PostgreSQL\9.4: No restante deste material, faremos referência a esta pasta de instalação como <INSTALL_DIR>.

4 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 4 de Tela de seleção da pasta padrão de dados. Instale em uma pasta sem espaços e sem caracteres acentuados em seu nome, como C:\PostgreSQL\9.4\data. Aqui, assumiremos a pasta padrão, <INSTALL_DIR>\data: 1.5. O PostgreSQL tem uma conta de administrador chamada postgres. Dê uma senha adequada: 1.6. Escolha a porta de TCP a ser utilizada para a conexão dos clientes. A porta padrão é a 5432, e manteremos esta escolha: ATENÇÃO! Para que os aplicativos possam se comunicar com o PostgreSQL, é necessário abrir esta porta de TCP/IP no firewall do Microsoft Windows. IMPORTANTE! Após a instalação, garanta que o firewall do Microsoft Windows permite entrada e saída para os processos <INSTALL_DIR>\bin\pg_ctl.exe e <INSTALL_DIR>\bin\postgres.exe Escolha o LOCALE para exibição de moeda, classificação etc. Aqui, estamos utilizando português do Brasil: 1.8. Esta é a sua última chance para voltar e fazer alterações. Tudo ok, prossiga:

5 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 5 de Aguarde a finalização da instalação: Ao final, será solicitada a sua permissão para executar o Application Stack Builder, um utilitário que baixa, da Internet, componentes opcionais do PostgreSQL. Por enquanto, não o execute. Para executá-lo posteriormente, ative o programa <INSTALL_DIR>\bin\stackbuilder.exe (repare sua localização em relação à pasta que escolhemos no passo1.3). 2. O serviço do PostgreSQL Nos serviços do Microsoft Windows (execute services.msc para visualizar a tela abaixo), o PostgreSQL deverá aparecer como postgresql-9.4:

6 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 6 de 25 Repare que o mesmo está marcado como Em Execução e com tipo de inicialização Automático. Dê um duplo clique na linha marcada para exibir o diálogo de detalhes do serviço, guia Geral: Na guia Logon, repare que o serviço inicializa sob as credenciais de Serviço de Rede, ou Network Service no Microsoft Windows em inglês: IMPORTANTE! Esta conta deve ter direitos de leitura e de escrita nas pastas de dados do PostgreSQL, tanto as que você definir como aquela escolhida no passo 1.4 da instalação:

7 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 7 de O pgadmin III e o psql.exe pgadmin III e psql.exe são clientes para administração do PostgreSQL. Enquanto o pgadmin III é uma ferramenta gráfica, o psql.exe é um cliente em modo texto (roda no prompt de comando do shell) O pgadmin III O pgadmin III é instalado juntamente com o PostgreSQL. Execute-o a partir de <INSTALL_DIR>\bin\pgAdmin3.exe, adaptando o caminho conforme a pasta de instalação escolhida no item 1.3. Ao clicar no servidor em localhost:5432, será solicitada a senha para o login postgres. A senha é aquela fornecida no item 1.5:

8 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 8 de 25 Para adicionar novos servidores (além do localhost:5432) ao console de administração, selecione o nó Servers, vá ao menu File e escolha Add Server..: O pgadmin III pode ser instalado separadamente, sem o banco de dados. Basta baixar seu instalador a partir de Após a conexão bem sucedida, a tela ficará parecida com isso:

9 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 9 de 25 O painel da esquerda é o Object browser (Navegador de objetos). Note que há: Uma base de dados, chamada postgres, destacada no quadro vermelho. Essa base está selecionada e, com isso, seu script SQL de criação aparece no painel inferior direito, chamado de SQL pane. Uma base de dados é uma estrutura onde vão os elementos de acesso a dados relacionados: tabelas, índices, views etc. Essa é uma base de sistema. Para nossas aplicações, criamos as nossas próprias bases de dados; Dois tablespaces de sistema, chamados pg_default e pg_global, destacados no quadro verde. Um tablespace é um nome lógico para uma pasta. Quando criamos algo como uma base ou tabela, por exemplo, especificamos em qual tablespace elas vão. Isso nos permite definir exatamente qual o layout de utilização de disco desejamos; Um login, chamado postgres (aquele criado no passo 1.5 da instalação). Um login é um par nome/senha utilizado para acessar o PostgreSQL. Qualquer item que for selecionado terá seu script de criação exibido no SQL pane. Também é possível abrir a janela Query, destinada à emissão de comandos SQL. Com a base postgres selecionada, clicamos no botão SQL ( ), na barra de ferramentas do alto da tela, ou usamos a opção de menu Tools -> Query Tool. A janela Query será aberta: Na barra de título, destacamos o nome da base postgres em vermelho, o login postgres em amarelo, e o servidor/porta localhost:5432 em laranja. No painel superior, o comando SQL SELECT current_date AS Hoje; e, no inferior, seu resultado.

10 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 10 de O psql.exe O psql.exe é um cliente em modo texto localizado em <INSTALL_DIR>\bin\psql.exe. Para executá-lo, abra um prompt de comando (cmd.exe), vá para <INSTALL_DIR>\bin e execute o comando. Para ver todas as opções, execute: psql.exe --help Uma linha de comando bastante comum é: onde: psql.exe -h localhost -p U postgres -d postgres -h localhost p 5432: host e porta de conexão; -U postgres: nome do login; -d postgres: nome da base de dados desejada (os comandos serão emitidos contra ela). Note que maiúsculas e minúsculas fazem diferença nos comandos. Se a conexão tiver sucesso, você verá algo como: A primeira linha é o comando. A segunda, a solicitação da senha (item 1.5). As linhas que iniciam com postgres=# são os prompts de comando. Note o comando SELECT current_date AS Hoje;, que começa em uma linha e termina em outra. O ponto-evírgula (;) é o que indica o fim do comando. Logo na sequência, o resultado de sua execução. Por fim, o comando \q encerra o aplicativo. 4. Exemplo passo a passo de criação de base de dados Nesta seção, mostraremos como criar, passo a passo, um tablespace, uma base dedados, tabelas e permissões de acesso Criação de um tablespace chamado vendas Um tablespace é um nome lógico para uma pasta física. Vamos criar um tablespace chamado vendas, que aponta para a pasta física c:\dados_pg\vendas Crie uma pasta, como c:\dados_pg\vendas.

11 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 11 de Garanta que o usuário do serviço do PostgreSQL (item 2), normalmente chamado Serviço de Rede, tenha permissão de controle total na pasta c:\dados_pg\vendas. A partir do Windows Explorer, Botão Secundário do Mouse -> menu Propriedades -> guia Segurança -> botão Editar: Depois de clicar em Editar..., vá até Localizar agora...: Adicione o Serviço de Rede com permissão de Controle Total:

12 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 12 de Finalmente, confirme as alterações: No pgadmin III, no painel da esquerda (Object browser), selecione Tablespaces. Vá ao menu Edit -> New Object -> New Tablespace... Deixe assim:

13 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 13 de 25 Pressione OK ao final. Veja, no Object browser, o novo tablespace. Clique no mesmo e veja, no SQL pane, o comando SQL para a sua criação (CREATE TABLESPACE vendas...) Criação de uma base de dados vendas_db dentro do tablespace vendas Vamos criar uma base de dados chamada vendas_db No Object browser, selecione Databases Vá ao menu Edit -> New Object -> New Database... Deixe assim: Note o nome da base, o Encoding (codificação de caracteres), o tablespace vendas e a colação Portuguese_Brazil Uma colação diz respeito a como os campos de texto se comportam quando classificados. Pressione OK ao final Veja, no Object browser, sob Databases, a nova base de dados Criação de um schema comercial dentro da base vendas_db Um schema é um artifício organizacional dentro da base de dados. Serve para agrupar itens com finalidades relacionadas. Por exemplo, poderíamos ter um schema chamado estoque para todos os itens, como tabelas e views, relacionados ao estoque, outro chamado comercial para todos os itens relativos a vendas, e assim por diante. Vamos criar um schema chamado comercial. Note que, ao expandir, no Object browser, Databases -> vendas_db -> Schemas, já há um schema padrão chamado public.

14 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 14 de Selecione, no Object browser, Databases -> vendas_db -> Schemas Vá ao menu Edit -> New Object -> New Schema... Deixe assim: Clique OK para criar o schema comercial e observe o efeito no Object browser, que deve estar assim: Ao criarmos um item, digamos uma tabela, dentro do schema comercial, estabelecemos uma relação de hierarquia. Por exemplo, se chamarmos a tabela de Clientes, o nome real da tabela será comercial.clientes. Isso quer dizer que, na mesma base, pode haver outras tabelas chamadas Clientes, desde que estejam em outros schemas Criação de uma tabela de dados Clientes dentro do schema comercial As tabelas de dados são as estruturas dentro das quais a maior parte dos dados fica armazenada. Há outras estruturas que armazenam dados, como os índices, mas a maior parte fica nas tabelas. Neste exemplo, criaremos, dentro do schema comercial, uma tabela chamada Clientes, com três campos: Código (inteiro, chave primária, não nulo);

15 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 15 de 25 Nome (varchar(30), não nulo); Telefone (varchar(30), não nulo) Selecione, no Object browser, Databases -> vendas_db -> Schemas -> comercial -> Tables Vá ao menu Edit -> New Object -> New Table... Na guia Properties, digite o nome Clientes e certifiquese de que o schema seja o comercial, como em: Assim, nossa tabela se chamará, realmente, comercial.clientes Na guia Definition, selecione o tablespace vendas, o que significa que os dados dessa tabela serão aí armazenados (item 4.1 deste tutorial): Seleciona a guia Columns. Aqui, definiremos os campos (colunas) de nossa tabela. Clique no botão Add para adicionar a primeira coluna, Código:

16 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 16 de Após clicar OK, a janela de definição de colunas deve estar assim: Adicione mais duas colunas, Nome e Telefone, ambas do tipo (Data type) character varying (correspondente a varchar em outros bancos de dados). Devem ter tamanho (length) 30 e serem não nulas (not null). Após a sua adição, a guia Columns deverá estar assim:

17 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 17 de Vamos adicionar a chave primária tendo como único campo o Código. Selecione a guia Constraints. Certifique-se de que o tipo de constraint selecionado seja Primary Key e clique no botão Add: A janela New Primary Key... será exibida. Sob a guia Properties, dê um nome para a chave primária. Esse nome deve ser único na base de dados. No exemplo, usamos o esquema de nome pk_sss_ttt, onde SSS é o nome do schema (comercial) e TTT é o nome da tabela (Clientes): Na guia Columns, selecione a coluna Código e clique o botão Add, seguido pelo botão OK, pois não temos mais campos a adicionar na chave primária:

18 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 18 de De volta ao diálogo New Table..., temos: Clique na guia SQL. Aqui, vemos o comando SQL necessário para criar a nossa tabela: Repare que alguns nomes estão entre aspas. O uso das aspas diz ao PostgreSQL para preservar a caixa (maiúsculas/minúsculas) das letras. Sem as aspas, tudo seria convertido para minúsculas. Isso vale para todos os comandos

19 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 19 de 25 enviados ao PostgreSQL que envolvam nomes (de bases de dados, de schemas, de tabelas etc.) Para finalizar, clique OK. Veja, no Object browser, como ficou: 5. Acesso de usuários ao PostgreSQL Nesta seção veremos como criar logins, roles e permissões de acesso Criação de um login role chamado acesso_web O primeiro passo para se acessar o PostgreSQL é ter um login role. Um login role pode ser pensado como um par usuário/senha, como o do sistema operacional. Naturalmente, podemos ter diversos login roles. Para criar um login role chamado acesso_web, com senha 123, siga os seguintes passos: Execute o pgadmin III e conecte-se como postgres (passo 1.5 deste tutorial) No Object browser, selecione Login Roles (já há um login role, o postgres, que estamos usando) Vá ao menu Edit -> New Object -> New Login Role Na guia Properties, vamos criar um login role com o nome de acesso_web e senha 123. Siga os passos:

20 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 20 de 25 Repare, no Object browser, sob Login Roles, o novo, recém-criado, acesso_web. Se você selecioná-lo, verá no SQL pane seu script de criação. Perceba que a senha que demos, 123, aparece como md5.... Isso porque foi calculado o hash MD5 da palavra 123, e este foi armazenado Edição dos arquivos pg_hba.conf e postgresql.conf Após a criação desse login role, acesso_web, devemos dizer ao PostgreSQL a qual base(s) o mesmo tem acesso, e a partir de qual, ou quais, endereços de IP. Para isso, editamos primeiramente o arquivo pg_hba.conf, encontrado na pasta de dados definida no passo 1.4 deste tutorial como sendo <INSTALL_DIR>\data. Abra o pg_hba.conf com o bloco de notas e acrescente, ao final, a seguinte linha (maiúsculas e minúsculas fazem diferença): Onde: host vendas_db acesso_web /0 md5 host: significa conexão por meio de socket de TCP/IP; vendas_db: a base à qual queremos dar acesso. Para dar acesso a todas as bases, usaríamos all; acesso_web: o login role que terá acesso à base vendas_db. Para mais de um login role, separe-os com vírgulas, sem deixar espaços. Para dar acesso a todos os login roles, usaríamos all; /0: de onde acesso_web pode fazer o acesso /0 significa todos os hosts. No entanto, poderíamos ter algo como /32, significando acesso apenas a partir do IP , ou /24, significando acesso a partir de qualquer máquina na rede ; md5: significa senha md5 (veja o item 5.1.4). Na sequência, editamos o arquivo postgresql.conf, encontrado na mesma pasta do pg_hba.conf. Nesse arquivo, procure pela diretiva listen_addresses. Ela diz em qual interfaces de rede o PostgreSQL vai aceitar conexões, no host onde foi instalado. Uma diretiva como: listen_addresses = '*' significa aceitar conexões em todas as interfaces de rede. Uma diretiva como: listen_addresses = ' , , ' significa aceitar conexões nas interfaces de rede cujos endereços IP foram os fornecidos três fornecidos ( , e ). IMPORTANTE! Após qualquer alteração nos arquivos hba.conf ou postgresql.conf, o serviço do PostgreSQL (item 2 deste tutorial) deve ser reiniciado. IMPORTANTE! Garanta que o firewall do Microsoft Windows permite entrada e saída para os processos <INSTALL_DIR>\bin\pg_ctl.exe e <INSTALL_DIR>\bin\postgres.exe.

21 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 21 de Criação de um Group Role chamado vendas_pela_web Um Group Role é um agrupamento de zero ou mais login roles. Usamos os group roles para atribuir permissões em tabelas, views etc. Neste exemplo, criaremos um group role chamado vendas_pela_web, e faremos como seu membro o login role acesso_web. Siga os seguintes passos: Execute o pgadmin III e conecte-se como postgres (passo 1.5 deste tutorial) No Object browser, selecione Group Roles Vá ao menu Edit -> New Object -> New Group Role Na guia Properties, vamos criar um group role com o nome de vendas_pela_web. Siga os passos: Repare, no Object browser, o novo Group Role criado, vendas_pela_web Colocação de um login role (acesso_web) dentro de um group role (vendas_pela_web) Neste ponto, vamos colocar o login role acesso_web, criado no passo 5.1, dentro do group role vendas_pela_web, criado no passo 5.3. Após isso, todas as permissões que dermos ao group role vendas_pela_web em tabelas etc. serão herdadas por seus membros (neste exemplo, acesso_web) Execute o pgadmin III e conecte-se como postgres (passo 1.5 deste tutorial) No Object browser, expanda Login Roles e selecione acesso_web Vá ao menu Edit -> Properties Na guia Properties, vamos criar um login role com o nome de acesso_web e senha 123. Siga os passos:

22 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 22 de 25 Repare que, na caixa Not Member, aparecem todos os group roles dos quais acesso_web não é membro. Selecione vendas_pela_web. Se houvesse outros group roles, poderíamos adicionar acesso_web a mais de um. Selecione vendas_pela_web e clique o botão >> Após a seleção ter sido feita, teremos: Veja o comando SQL necessário à operação (3)(4). Clique OK para finalizar Atribuição de permissão de conexão de um group role (vendas_pela_web) a uma base de dados (vendas_db) Vamos, agora, permitir que o group role vendas_pela_web (e todos os login roles associados ao mesmo, conforme o passo 5.4) tenha direito de conexão à base vendas_db Execute o pgadmin III e conecte-se como postgres (passo 1.5 deste tutorial) No Object browser, expanda Databases e selecione vendas_db Vá ao menu Edit -> Properties Nas propriedades da base vendas_db, atribua direito de conexão a vendas_pela_web:

23 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 23 de Eis o comando SQL resultante. Confira e clique OK: 5.6. Atribuição de permissão de uso de um schemas (comercial) a um group role (vendas_pela_web) Agora, vamos permitir que o group role vendas_pela_web, e todos os login roles associados ao mesmo (neste caso, acesso_web), tenham acesso ao schema comercial Execute o pgadmin III e conecte-se como postgres (passo 1.5 deste tutorial) No Object browser, expanda Databases -> vendas_db -> schemas e selecione o schemas comercial Vá ao menu Edit -> Properties Nas propriedades do schemas comercial, atribua permissões a vendas_pela_web: Aqui, definimos os privilégios como ALL, o que significa, além de usar tabelas, views etc., também poderá criar novos itens. No entanto, USAGE seria uma escolha mais moderada, significando que pode usar os itens existentes apenas.

24 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 24 de Eis o comando SQL resultante. Confira e clique OK: 5.7. Atribuição de permissão de uso de uma tabela (comercial.clientes) a um group role (vendas_pela_web) Agora, vamos permitir que o group role vendas_pela_web, e todos os login roles associados ao mesmo (neste caso, acesso_web), tenham acesso à tabela comercial.clientes Execute o pgadmin III e conecte-se como postgres (passo 1.5 deste tutorial) No Object browser, expanda Databases -> vendas_db -> schemas -> comercial -> Tables e selecione a tabela Clientes Vá ao menu Edit -> Properties Nas propriedades da tabela comercial.clientes, atribua permissões a vendas_pela_web: Confira o comando SQL gerado e clique OK:

25 PostgreSQL Primeiros Passos no Microsoft Windows Márcio A. Siena Página 25 de Ajustes no arquivo postgresql.conf O arquivo <INSTALL_DIR>\data\postgresql.conf controla diversos aspectos importantes do PostgreSQL. Apresentamos, aqui, alguns parâmetros de configuração de uso mais imediato para iniciantes, em especial aqueles que estão utilizando o software para desenvolvimento web. IMPORTANTE! Após qualquer alteração nos arquivos hba.conf ou postgresql.conf, o serviço do PostgreSQL (item 2 deste tutorial) deve ser reiniciado. IMPORTANTE! Maiúsculas e minúsculas fazem diferença. port: a porta de TCP a ser utilizada. O padrão é max_connections: número máximo de conexões simultâneas. Especialmente importante em aplicativos web, onde muitas conexões são abertas e fechadas em curto espaço de tempo. shared_buffers: controla a quantidade de memória alocada a buffers compartilhados. Experimente com este valor (aumentar e diminuir), e veja o que funciona bem em seu ambiente. * * * Com isso, encerramos nosso breve tutorial. Obrigado, e boa sorte! Márcio A. Siena Consultoria & Treinamento em Engenharia de Sistemas e Software

PgAdmin. O pgadmin é um software gráfico para administração do SGBD PostgreSQL disponível para Windows e UNIX.

PgAdmin. O pgadmin é um software gráfico para administração do SGBD PostgreSQL disponível para Windows e UNIX. 1/20 PgAdmin O pgadmin é um software gráfico para administração do SGBD PostgreSQL disponível para Windows e UNIX. Site para download. Caso queira a última versão - http://www.pgadmin.org/download/ É uma

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

Revisão: - 1 Desinstalando Versões Anteriores

Revisão: - 1 Desinstalando Versões Anteriores Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Procedimentos de Instalação do Urano Integra 2.1e no Windows

Leia mais

TUTORIAL DE CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS ESPACIAL

TUTORIAL DE CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS ESPACIAL TUTORIAL DE CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS ESPACIAL Este tutorial tem por objetivo explicar a criação de bancos de dados espaciais usando o Postgis que é a extensão espacial do PostgreSQL. Os passos que serão

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7

PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7 PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7 PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7 Sobre o PostGIS PostGIS é um Add-on (complemento, extensão)

Leia mais

PostgreSQL Exemplo MDI

PostgreSQL Exemplo MDI PostgreSQL Exemplo MDI Nesta aula criaremos uma aplicação uma base de dados simples para cadastro de Clientes e Estados. Trabalharemos com o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) PostgreSQL. E este

Leia mais

Manual de Instalação Versão 1.0

Manual de Instalação Versão 1.0 Análise de Custos Análise da Sinistralidade e Rentabilidade Estatísticas Cadastrais Meta Referencial Performance da Rede Credenciada Atenção à Saúde Manual de Instalação Versão 1.0 Centro Empresarial das

Leia mais

Banco de Dados Oracle 10g

Banco de Dados Oracle 10g 2010 Banco de Dados II Líder: George Petz... 19 Bruno Aparecido Pereira... 07 Gustavo da Silva Oliveira... 24 Luis Felipe Martins Alarcon... 32 Rubens Gondek... 41 Professor: Gilberto Braga de Oliveira

Leia mais

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 2 Pedreiros da Informação Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL

Leia mais

1. Introdução. 2. Funcionamento básico dos componentes do Neteye

1. Introdução. 2. Funcionamento básico dos componentes do Neteye 1. Introdução Esse guia foi criado com o propósito de ajudar na instalação do Neteye. Para ajuda na utilização do Software, solicitamos que consulte os manuais da Console [http://www.neteye.com.br/help/doku.php?id=ajuda]

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. POSTGRESQL Versão 8.3

GUIA DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. POSTGRESQL Versão 8.3 GUIA DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO POSTGRESQL Versão 8.3 Sumário 1. Introdução... 3 2. Pré-Requisitos... 3 3. Instalação do PostgreSQL... 3 4. Instalação PgOleDB... 10 5. Criação do Banco de Dados... 13

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Instalação e Configuração do AD DS no Windows Server 2012 R2 INSTALAÇÃO DO SERVIÇOS DE DOMÍNIO DO ACTIVE DIRECTORY (AD DS)

Instalação e Configuração do AD DS no Windows Server 2012 R2 INSTALAÇÃO DO SERVIÇOS DE DOMÍNIO DO ACTIVE DIRECTORY (AD DS) Instalação e Configuração do AD DS no Windows Server 2012 R2 Sumário... 2 Criando as Unidades Organizacionais... 16 Criando Grupos... 17 Criação de Usuários.... 20 Habilitando a Lixeira do AD DS.... 24

Leia mais

MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS 7 (32 BITS)

MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS 7 (32 BITS) MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS 7 (32 BITS) Introduçã o Este documento tem como objetivo auxiliar o processo de instalação da versão Local dos Sistemas

Leia mais

Administração do Windows Server 2003

Administração do Windows Server 2003 Administração do Windows Server 2003 Visão geral O Centro de Ajuda e Suporte do Windows 2003 Tarefas do administrador Ferramentas administrativas Centro de Ajuda e Suporte do 2003 Usando o recurso de pesquisa

Leia mais

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0)

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) 1. Pré-requisitos para instalação do Virtual Lab Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 Adobe AIR instalado. Disponível em: http://get.adobe.com/br/air/

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

MULTIACERVO - VERSÃO 17.*

MULTIACERVO - VERSÃO 17.* MULTIACERVO - VERSÃO 17.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 16.* PARA 17.* CONTEÚDO: A) Procedimentos comuns para todas as arquiteturas B) Procedimentos exclusivos arquitetura Cliente/Servidor MS-SQL-SERVER

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL

INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL Este tutorial tem como objetivo mostrar como instalar o banco de dados My SQL em ambiente Windows e é destinado aqueles que ainda não tiveram um contato com a ferramenta.

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração MG-Soft

Manual de Instalação e Configuração MG-Soft Manual de Instalação e Configuração MG-Soft V 1.5 www.pinaculo.com.br (51)3541-0700 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 1. INSTALANDO O MG-SOFT SERVER... 3 1.1. CRIANDO / ATUALIZANDO BANCO DE DADOS... 6 2. CONFIGURANDO

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO. Plataforma Windows. Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes da Silva, Tiago França Melo de Lima

GUIA DE INSTALAÇÃO. Plataforma Windows. Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes da Silva, Tiago França Melo de Lima Laboratório de Engenharia e Desenvolvimento de Sistemas LEDS/UFOP Universidade Federal de Ouro Preto UFOP GUIA DE INSTALAÇÃO Plataforma Windows Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes

Leia mais

Índice INSTALAÇÃO DO SOFTWARE EM SISTEMAS WINDOWS...2 INSTALAÇÃO DO SOFTWARE EM SISTEMAS LINUX...3 TESTANDO A CONEXÃO DA REDE LOCAL...

Índice INSTALAÇÃO DO SOFTWARE EM SISTEMAS WINDOWS...2 INSTALAÇÃO DO SOFTWARE EM SISTEMAS LINUX...3 TESTANDO A CONEXÃO DA REDE LOCAL... Índice INSTALAÇÃO DO SOFTWARE EM SISTEMAS WINDOWS...2 INSTALAÇÃO DO SOFTWARE EM SISTEMAS LINUX...3 TESTANDO A CONEXÃO DA REDE LOCAL...4 Configurações iniciais...5 Arquivo sudoers no Sistema Operacional

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Introdução e configuração de bases de dados com Postgre e MySQL

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Introdução e configuração de bases de dados com Postgre e MySQL Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Introdução e configuração de bases de dados com Postgre e MySQL Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando nossas aulas sobre

Leia mais

Andarta - Guia de Instalação. Guia de Instalação

Andarta - Guia de Instalação. Guia de Instalação Guia de Instalação 29 de setembro de 2010 1 Sumário Introdução... 3 Os Módulos do Andarta... 4 Instalação por módulo... 6 Módulo Andarta Server... 6 Módulo Reporter... 8 Módulo Agent... 9 Instalação individual...

Leia mais

Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0

Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0 Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0 Importante: as instruções contidas neste guia só serão aplicáveis se seu armazenamento de mensagens for Avaya Message Storage Server (MSS)

Leia mais

1. Um servidor rodando Windows 7 (um computador onde o SIPAR ficará instalado e com os dados neste computador);

1. Um servidor rodando Windows 7 (um computador onde o SIPAR ficará instalado e com os dados neste computador); Manual informativo para configuração do SIPAR por acesso via Área de Trabalho Remota (ATR) do Windows 7 Página: 1 / 5 COMO CONFIGURAR O SIPAR PARA ACESSO VIA INTERNET Você vai precisar de: 1. Um servidor

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Instalando e usando o Document Distributor 1

Instalando e usando o Document Distributor 1 Instalando e usando o 1 O é composto por pacotes de software do servidor e do cliente. O pacote do servidor deve ser instalado em um computador Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP. O pacote cliente

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

SCPIWeb. SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 )

SCPIWeb. SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 ) 2010 SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 ) SCPIWebCotacao Aplicação Web para Cotação de Preços via Internet Resumo de Instruções

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado

Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CRIAÇÃO DA MÁQUINA VIRTUAL... 3 Mas o que é virtualização?... 3 Instalando o VirtualBox...

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V 1- Visão Geral Neste manual você aprenderá a instalar e fazer a configuração inicial do seu firewall Netdeep

Leia mais

Manual de Instalação INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE PROGRAMAS

Manual de Instalação INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE PROGRAMAS Manual de Instalação INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE PROGRAMAS Lista de Programas - Java versão 6.0 ou superior JDK (Java Development Kit) /Setups/java/jdk-6u3-windows-i586-p O JDK já vem com o JRE (Java

Leia mais

Segurança de Acesso a Banco de Dados no MS SQL Server

Segurança de Acesso a Banco de Dados no MS SQL Server Segurança de Acesso a Banco de Dados no MS SQL Server Para efetuar com sucesso os exemplos que serão mostrados a seguir é necessário que exista no SQL Server uma pessoa que se conecte como Administrador,

Leia mais

Sumário. 1. Instalação GVcollege... 4. 1.1. GVsetup... 4. 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6. 1.2. Configurações... 10

Sumário. 1. Instalação GVcollege... 4. 1.1. GVsetup... 4. 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6. 1.2. Configurações... 10 Sumário 1. Instalação GVcollege... 4 1.1. GVsetup... 4 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6 1.2. Configurações... 10 1.2.1. APS Licence Service... 11 1.2.2. APS Licence File... 11 1.2.3. DBXconfig...

Leia mais

Segurança de Dados no PostgreSQL

Segurança de Dados no PostgreSQL Segurança de Dados no PostgreSQL Objetivos Objetivo instruir usuários iniciantes na utilização dos recursos do PostgreSQL que contribuem para a segurança da informação. Os participantes conhecerão também

Leia mais

Conheça os principais comandos do Prompt do Windows; veja lista

Conheça os principais comandos do Prompt do Windows; veja lista Conheça os principais comandos do Prompt do Windows; veja lista Embora nem todos conheçam, o Prompt do Windows possui comandos interessantes e que podem ser úteis em algumas situações e até mesmo mais

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

MULTIACERVO - VERSÃO 18.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 17.* PARA 18.*

MULTIACERVO - VERSÃO 18.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 17.* PARA 18.* MULTIACERVO - VERSÃO 18.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 17.* PARA 18.* CONTEÚDO: A) Procedimentos comuns para todas as arquiteturas B) Procedimentos exclusivos arquitetura com sgbd MS-SQL-SERVER C) Procedimentos

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Índice Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter............... 1 Sobre a Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter................ 1 Requisitos de

Leia mais

AULA 2 INTERAÇÃO COM O BANCO DE DADOS

AULA 2 INTERAÇÃO COM O BANCO DE DADOS AULA 2 INTERAÇÃO COM O BANCO DE DADOS BANCO DE DADOS POSTGRESQL O PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados dos mais robustos e avançados do mundo. Seu código é aberto e é totalmente gratuito,

Leia mais

COMPARTILHAMENTO DO DISCO E PERMISSÕES DE REDE PÚBLICAS E DE GRUPOS DE TRABALHO.

COMPARTILHAMENTO DO DISCO E PERMISSÕES DE REDE PÚBLICAS E DE GRUPOS DE TRABALHO. COMPARTILHAMENTO DO DISCO E PERMISSÕES DE REDE PÚBLICAS E DE GRUPOS DE TRABALHO. 1. Compartilhar a máquina servidor clicando com o botão direito do mouse em disco local e no menu de contexto não pção Propriedades.

Leia mais

Requerimento: Digitador de Pedidos ProfarmaNet. Manual de Apoio. Preparado por: Versão: 1.0. Sumário

Requerimento: Digitador de Pedidos ProfarmaNet. Manual de Apoio. Preparado por: Versão: 1.0. Sumário Vanderlei Manual de Apoio Resumo Módulo Básico Especifico para Instalação e Usabilidade Lista de Distribuição Nome Área / Função Histórico de modificações Versão Data Descrição Responsável 13/12/2013 Versão

Leia mais

Seu manual do usuário XEROX 6279 http://pt.yourpdfguides.com/dref/5579951

Seu manual do usuário XEROX 6279 http://pt.yourpdfguides.com/dref/5579951 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para XEROX 6279. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a XEROX 6279 no manual

Leia mais

MULTIACERVO - VERSÃO 19.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 18.* PARA 19.*

MULTIACERVO - VERSÃO 19.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 18.* PARA 19.* MULTIACERVO - VERSÃO 19.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 18.* PARA 19.* CONTEÚDO: A) Procedimentos comuns para todas as arquiteturas B) Procedimentos exclusivos arquitetura com sgbd SqlServer C) Procedimentos

Leia mais

GUIA CONFIGURAÇÃO DE AMBIENTE PARA OS SISTEMAS

GUIA CONFIGURAÇÃO DE AMBIENTE PARA OS SISTEMAS GUIA CONFIGURAÇÃO DE AMBIENTE PARA OS SISTEMAS ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo...3 2. Liberação do Registro do Windows...3 3. Como Liberar as Chaves do Registro do Windows...3 4. Firewall do Windows...7

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO Serviços de impressão Os serviços de impressão permitem compartilhar impressoras em uma rede, bem como centralizar as tarefas de gerenciamento

Leia mais

Trabalhando com banco de dados

Trabalhando com banco de dados Avançado Trabalhando com Aprenda a manipular dados no Excel com a ajuda de outros aplicativos da suíte Office Armazenar e organizar informações são tarefas executadas diariamente por todos nós. Desde o

Leia mais

AJUSTANDO SEU NAVEGADOR PARA ACESSAR CORRETAMENTE A INTERNET NA REDE UERN

AJUSTANDO SEU NAVEGADOR PARA ACESSAR CORRETAMENTE A INTERNET NA REDE UERN AJUSTANDO SEU NAVEGADOR PARA ACESSAR CORRETAMENTE A INTERNET NA REDE UERN O primeiro aspecto a ser considerado é Navegador de Internet que deve ser utilizado. A UPD recomenda sempre o uso do navegador

Leia mais

MANIPULANDO BANCO DE DADOS NO POSTGRESQL SEM FAZER USO DE COMANDOS SQL

MANIPULANDO BANCO DE DADOS NO POSTGRESQL SEM FAZER USO DE COMANDOS SQL MANIPULANDO BANCO DE DADOS NO POSTGRESQL SEM FAZER USO DE COMANDOS SQL INTRODUÇÃO: O PostgreSQL é um dos mais populares e avançados sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD) com código aberto. É

Leia mais

G-Bar IGV. Instalação Versão 4.0

G-Bar IGV. Instalação Versão 4.0 G-Bar Software para Gerenciamento de Centrais de Corte e Dobra de Aço IGV Software Interpretador/ Gerenciador/ Visualizador de dados digitais de projetos CAD-TQS Instalação Versão 4.0 Manual do Usuário

Leia mais

Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans)

Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans) Programação Servidor para Sistemas Web 1 Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans) Objetivo: Capacitar o aluno para criar bancos de dados usando Java

Leia mais

MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS

MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS Introduçã o Este documento tem como objetivo auxiliar o processo de instalação da versão Local dos Sistemas SIM e

Leia mais

Introdução ao Sistema. Características

Introdução ao Sistema. Características Introdução ao Sistema O sistema Provinha Brasil foi desenvolvido com o intuito de cadastrar as resposta da avaliação que é sugerida pelo MEC e que possui o mesmo nome do sistema. Após a digitação, os dados

Leia mais

Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express)

Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express) Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express) A Secretaria de Estado da Educação está disponibilizando uma nova ferramenta para acesso ao e-mail @see. Essa nova ferramenta permitirá

Leia mais

FileMaker 13. Guia de ODBC e JDBC

FileMaker 13. Guia de ODBC e JDBC FileMaker 13 Guia de ODBC e JDBC 2004 2013 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara, Califórnia 95054 FileMaker e Bento são marcas comerciais da

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

Guia de Inicialização para o Windows

Guia de Inicialização para o Windows Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para o Windows Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter

Leia mais

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 CAPÍTULO 18 INSTALANDO E CONFIGURANDO O MICROSOFT OFFICE PROJECT SERVER 2003 INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 Antes de começar a instalação do Microsoft Office Project Server 2003

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração MG-Soft

Manual de Instalação e Configuração MG-Soft Manual de Instalação e Configuração MG-Soft V 1.5.3 www.pinaculo.com.br (51)3541-0700 Sumário Apresentação... 3 1. Instalando o MG-Soft Server... 3 1.1. Liberar as portas do Firewall... 3 1.2. Autorun...

Leia mais

Manual do Usuário. Aplicativo Intranet Geração de Grade - SmartMídia. REV. 2.0 Diadema Outubro 2010. Índice

Manual do Usuário. Aplicativo Intranet Geração de Grade - SmartMídia. REV. 2.0 Diadema Outubro 2010. Índice Manual do Usuário Aplicativo Intranet Geração de Grade - SmartMídia REV. 2.0 Diadema Outubro 2010 Índice Introdução Este manual tem como objetivo detalhar o funcionamento do aplicativo Intranet responsável

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700.

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. Neste STK mostraremos como comunicar com o conversor Serial/Ethernet e instalar o driver Genérico Somente Texto

Leia mais

INSTALANDO SQL SERVER 2008

INSTALANDO SQL SERVER 2008 VERSÃO 2 INSTALANDO SQL SERVER 2008 Pré-requisitos para instalação do SQL SERVER 2008 Antes de iniciar o instalador do SQL SERVER 2008 é necessário instalar os seguintes componentes: Microsoft Windows

Leia mais

GEPLANES GESTÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GEPLANES EM UM AMBIENTE WINDOWS

GEPLANES GESTÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GEPLANES EM UM AMBIENTE WINDOWS GEPLANES GESTÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GEPLANES EM UM AMBIENTE WINDOWS JANEIRO 2015 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Pré-Requisitos...4 2.1. Instalação do Java Development Kit

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft Ponto Eletrônico

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft Ponto Eletrônico MANUAL DE INSTALAÇÃO LSoft Ponto Eletrônico SUPORTE TÉCNICO AO USUÁRIO: Atendimento On-line: www.lsoft.com.br E-Mail: suporte@lsoft.com.br (37) 3237-8900 Versão 1.0-2014. Todos os direitos reservados.

Leia mais

5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista

5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista IT Essentials 5.0 5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas

Leia mais

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Abril 2013 Sumário 1. Agente... 1 2. Onde instalar... 1 3. Etapas da Instalação do Agente... 1 a. Etapa de Instalação do Agente... 1 b. Etapa de Inserção

Leia mais

4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90911. Xerox FreeFlow Core Guia de Instalação: Windows 8.1 Update

4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90911. Xerox FreeFlow Core Guia de Instalação: Windows 8.1 Update 4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90911 2015 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Xerox, Xerox com a marca figurativa e FreeFlow são marcas da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

Integrando Eclipse e Websphere Application Server Community Edition

Integrando Eclipse e Websphere Application Server Community Edition 1 Integrando Eclipse e Websphere Application Server Community Edition Sobre o Autor Carlos Eduardo G. Tosin (carlos@tosin.com.br) é formado em Ciência da Computação pela PUC-PR, pós-graduado em Desenvolvimento

Leia mais

O sistema operacional recomendado deve ser o Windows 2003, Windows 2000 ou Windows XP (nessa ordem de recomendação).

O sistema operacional recomendado deve ser o Windows 2003, Windows 2000 ou Windows XP (nessa ordem de recomendação). Módulo Nota Fiscal Eletrônica Sispetro Roteiro de Instalação Módulo Autenticador NFE Pré-Requisitos O sistema operacional recomendado deve ser o Windows 2003, Windows 2000 ou Windows XP (nessa ordem de

Leia mais

Copyright 2015 Mandic Cloud Solutions - Somos Especialistas em Cloud. www.mandic.com.br

Copyright 2015 Mandic Cloud Solutions - Somos Especialistas em Cloud. www.mandic.com.br Sumário 1. Boas vindas... 4 2. Dashboard... 4 3. Cloud... 5 3.1 Servidores... 5 o Contratar Novo Servidor... 5 o Detalhes do Servidor... 9 3.2 Cloud Backup... 13 o Alteração de quota... 13 o Senha do agente...

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Manual de migração do e-mail Live@edu. Versão <01.00> Associacao Paranaense de Cultura

Manual de migração do e-mail Live@edu. Versão <01.00> Associacao Paranaense de Cultura Manual de migração do e-mail Live@edu Versão Associacao Paranaense de Cultura Histórico da Revisão 03/09/2010 01.00 Versão piloto Carlos Costa Cedro Confidencial Associacao Paranaense de Cultura,

Leia mais

Prof. Omero, pág. 63. Banco de Dados InterBase.

Prof. Omero, pág. 63. Banco de Dados InterBase. Prof. Omero, pág. 63 O que é o InterBase? O InterBase é um SGBDR - Sistema Gerenciador de Banco de Dados Cliente/Servidor Relacional 1 que está baseado no padrão SQL ANSI-9, de alta performance, independente

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

Instalação e Operação dos Aplicativos Serie 5000/6000

Instalação e Operação dos Aplicativos Serie 5000/6000 Instalação e Operação dos Aplicativos Serie 5000/6000 Requisitos mínimos de Hardware: Pentium 3 de 500 mhz ou Celeron de 700 mhz ou superior 128 MB de RAM 100 MB livres no disco rígido Requisitos de Software:

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

i-tracking guia de instalação V1.0 Bysoft COD:25052010

i-tracking guia de instalação V1.0 Bysoft COD:25052010 i-tracking guia de instalação V1.0 Bysoft COD:25052010 Página 1 i-tracking V1.0 JBoss guia de instalação para Windows 25/05/2010 V1.0 Índice Instalação no Servidor e Configuração na Estação de Trabalho

Leia mais

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário Sumário Conceitos Microsoft Access 97... 01 Inicialização do Access... 02 Convertendo um Banco de Dados... 03 Criando uma Tabela... 06 Estrutura da Tabela... 07 Propriedades do Campo... 08 Chave Primária...

Leia mais

Utilizando License Server com AnywhereUSB

Utilizando License Server com AnywhereUSB Utilizando License Server com AnywhereUSB 1 Indice Utilizando License Server com AnywhereUSB... 1 Indice... 2 Introdução... 3 Conectando AnywhereUSB... 3 Instalação dos drivers... 3 Configurando AnywhereUSB...

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO ARGO Internet ARGO.com.br 2013 Sumário 1. Instalação... 2 1.1 Windows... 2 2 Guia de Uso... 5 2.1 Inicialização... 5 2.1.1 Modo Casa... 5 2.1.2 Modo escola... 6 2.2 Cadastro

Leia mais

Manual da Ferramenta Metadata Editor

Manual da Ferramenta Metadata Editor 4 de março de 2010 Sumário 1 Introdução 3 2 Objetivos 3 3 Visão Geral 3 3.1 Instalação............................. 3 3.2 Legenda.............................. 4 3.3 Configuração Inicial........................

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7

5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 IT Essentials 5.0 5.3.3. - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas para

Leia mais

Nome: n.º WEB Série 2B 2C 2D 2E Barueri, 17/08/2009 2ª Postagem Disciplina: Gerenciamento e Estrutura de Banco de Dados Professor: Márcio

Nome: n.º WEB Série 2B 2C 2D 2E Barueri, 17/08/2009 2ª Postagem Disciplina: Gerenciamento e Estrutura de Banco de Dados Professor: Márcio Nome: n.º WEB Série 2B 2C 2D 2E Barueri, 17/08/2009 2ª Postagem Disciplina: Gerenciamento e Estrutura de Banco de Dados Professor: Márcio MySQL Query Browser Após usarmos o ambiente MySQL Monitor, que

Leia mais

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer.

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. CONFIGURANDO O SISTEMA OFFLINE DR.MICRO IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. 1- Ao acessar a plataforma online a opção Minha Escola

Leia mais

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes. ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos

Leia mais

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 1 Levante e ande - Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Ano: 02/2011 Nesta Edição

Leia mais

Guia do Usuário do Avigilon Control Center Server

Guia do Usuário do Avigilon Control Center Server Guia do Usuário do Avigilon Control Center Server Versão 4.10 PDF-SERVER-D-Rev1_PT Copyright 2011 Avigilon. Todos os direitos reservados. As informações apresentadas estão sujeitas a modificação sem aviso

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Conteúdo Declaração de Propriedade Intelectual 3 Contato 3 A quem se destina 3 FAC - Perguntas mais frequentes 3 Antes de começar a instalação Netcontroll 4 Instale o.net Framework 4.5.1 (Verificar a versão

Leia mais