RECEPÇÃO DOS CALOUROS 2014 Atividades de Integração para os calouros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECEPÇÃO DOS CALOUROS 2014 Atividades de Integração para os calouros"

Transcrição

1 RECEPÇÃO DOS CALOUROS 2014 Atividades de Integração para os calouros Introdução Dentro do contexto da recepção dos calouros 2014, as entidades estudantis da UNIFESP campus Diadema Centro Acadêmico Simão Mathias (CASM), Centro Acadêmico Unifesp Engenharia Química (CAUEQ), Centro Acadêmico III de Setembro (CAIIIS), Centro Acadêmico Alexandre Fleming (CAAF), Centro Acadêmico de Ciências Ambientais da Unifesp (CACAU), Centro Acadêmico Licenciatura Plena em Ciências (CALPC) e Associação Atlética Acadêmica Unifesp Diadema (AAAUD) entendem a importância de recepcionar e, sobretudo, integrar os calouros neste momento incrível que é ingressar na Universidade. Não obstante, a atual fragmentação do campus leva ao detrimento de nossas relações sociais, acadêmicas e políticas. Ter um espaço decente de integração, pelo menos no momento da entrada na universidade é de suma importância e valioso para o resto do curso. No ano de 2013, a organização da Semana Integrada Calouros e Veteranos, feita pelas entidades estudantis supracitadas e o Núcleo de apoio ao Estudante (NAE), teve repercussões inéditas na vida acadêmica dos calouros, fustigando-os a participarem dos Centros Acadêmicos e das questões políticas do campus; a procurarem Iniciação Científica e palestras; a conhecerem e buscarem ajuda junto de seus veteranos, o que é extremamente valioso no primeiro ano bastante difícil para maioria dos cursos; sobretudo, a semana corroborou direta ou indiretamente a diminuir a taxa de evasão no primeiro ano, algo imprescindível no atual contexto do campus e da UNIFESP como um todo. Objetivo As entidades vão organizar atividades na semana do dia 17/03 que buscam a integração dos calouros com Diadema e o contato entre calouros e veteranos para que, além da integração pontual da semana, sejam estabelecidas relações a longo prazo - essenciais para os calouros ao longo de seus cursos.

2 Atividades As atividades estão divididas em duas partes: arrecadação de donativos durante toda a semana e gincanas de arrecadação e esportiva. A gincana de arrecadação de donativos tem como objetivo envolver o meio universitário com a realidade da comunidade próxima da UNIFESP Campus Diadema e assim, despertando a responsabilidade e preocupação sócio-ambiental nos discentes. Consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis e livros de literatura - durante todos os dias da Semana de Recepção dos Calouros 2014 e que serão doados à instituição de caridade Dom Décio. Cada donativo tem uma pontuação associada, estabelecida com base na necessidade da instituição. O curso que obtiver maior pontuação será premiado com canecas e adesivos temáticos dessa iniciativa. Os donativos serão recebidos pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), na unidade Manoel da Nóbrega. Ao término da semana, representantes dos Centros Acadêmicos, juntamente com um calouro de cada curso entregarão a arrecadação na instituição. O regulamento da gincana segue em anexo junto com este documento. A gincana esportiva está dividida em jogos esportivos e jogos de verão e será realizada na quartafeira, pela manhã. Às 8 horas os Centros Acadêmicos irão se encontrar com os calouros no terminal Diadema. Esse horário será divulgado nas redes sociais, assim como divulgado na própria programação da semana. Após meia hora de espera, os calouros serão levados para o clube da Associação dos Funcionários Públicos de Diadema. Às 9 horas serão iniciados os jogos esportivos, que consistem nas gincanas: (1) corrida de carrinho de mão; (2) corrida com ovo na colher; (3) queimada; (4) corrida com cadarços amarrados. Às 10 horas serão iniciados os jogos de verão, que consistem em competições dentro de uma estrutura (suportada pelo clube) com água e sabão, como futebol, duelo com esponjas, entre outros. O cronograma do dia 19/03 está sumarizado abaixo: 19/03/2014 (quarta-feira) 8h 8:30h Encontro com calouros/ Ida ao Clube 9h 10h [Gincana] Jogos esportivos 10h 13h [Gincana] Jogos de verão

3 Cada modalidade esportiva terá o primeiro, segundo e terceiro lugar e suas pontuações associadas, a serem decididas na hora. O curso que acumular mais pontos será vencedor da gincana esportiva. Disposições Finais Os Centros Acadêmicos supracitados se responsabilizam pela execução adequada - conforme estabelecido pelo regimento da UNIFESP - das atividades de integração. Integração da Universidade com a Sociedade GINCANA DE ARRECADAÇÃO DE DONATIVOS UNIFESP Diadema REGULAMENTO Do objetivo A Gincana de Arrecadação de Donativos UNIFESP Diadema tem como objetivo envolver o meio universitário com a realidade da comunidade próxima da UNIFESP Campus Diadema e assim, despertando a responsabilidade e preocupação sócio-ambiental nos discentes. Disposições preliminares Art.1. Todos os alunos ingressantes no ano de 2014 e demais regularmente matriculados poderão participar da Gincana de Arrecadação de Donativos, realizada dentro da Semana de Recepção aos Calouros Art.2. A Gincana de Arrecadação de Donativos UNIFESP Diadema abrangerá a arrecadação de alimentos e livros de literatura para a instituição Dom Décio, localizado na Rua Alfenas, 622, no bairro Campanário, Diadema, SP. Art. 3. A equipe ou membro que tiver comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que ferir este regulamento ou trouxer prejuízo à boa imagem do evento como um todo, levará a referida equipe à perda de pontos conforme análise da Comissão Julgadora. Além das penalizações por pontos, está prevista a exclusão do membro da equipe, a desclassificação da equipe na tarefa em questão e a desclassificação sumária da equipe.

4 Art. 4. É de responsabilidade das equipes, o zelo e a conservação do local de realização da Gincana. Será responsabilizada (também financeiramente, caso necessário) a equipe que estragar ou danificar o patrimônio da Instituição. Art. 5. Os membros das comissões organizadora e julgadora ficam proibidos de participar como integrantes de equipes, bem como de auxiliá-las no desempenho, podendo, no máximo, prestar-lhes orientação a respeito das provas e atuar como coordenadores de equipe, no caso dos membros da Comissão Organizadora. Da Comissão Organizadora Art. 6. A Gincana é uma realização do Centro Acadêmico Simão Mathias (CASM.), Centro Acadêmico Unifesp Engenharia Química (CAUEQ), Centro Acadêmico III de Setembro (CAIIIS), Centro Acadêmico Alexandre Fleming (CAAF), Centro Acadêmico de Ciências Ambientais da UNIFESP (CACAU), Centro Acadêmico Licenciatura Plena em Ciências (CALPC) e Associação Atlética Acadêmica UNIFESP Diadema (AAAUD), cabendo aos seus membros coordenar e orientar o trabalho das equipes bem como, se comprometer e se empenhar na realização desse evento. Da Comissão Julgadora Art.7. Caberá à Comissão Organizadora escolher os jurados da gincana, bem como elaborar os critérios de avaliação. Art.8. A Comissão Julgadora é soberana em suas decisões, cabendo a ela o veredicto final. Das equipes Art.9. Serão formadas as equipes dentre as turmas dos cursos que compõem a graduação da UNIFESP - Campus Diadema, a saber: Ciências Ambientais Ciências Biológicas Engenharia Química Farmácia Química/Química Industrial Licenciatura Plena em Ciências Art.10. Cada equipe terá 01 membro do Centro Acadêmico do seu respectivo curso como coordenador.

5 Da prova de arrecadação de donativos Art. 11. A arrecadação de donativos será realizada ao longo de toda a semana de recepção dos calouros, do dia 17 de março até o dia 21 de março de 2014 às 12h00. Ao longo da semana da realização da atividade, haverá ponto de coleta que estará localizado na Unidade Manoel da Nóbrega, onde estarão membros dos Centros Acadêmicos para receber os donativos. Art. 12. Os donativos arrecadados serão levados para a instituição no dia a ser decidido pelos Centros Acadêmicos. Os calouros que tiverem interesse poderão acompanhar a entrega dos alimentos. Da pontuação Art.13. A pontuação atribuída a cada donativo será baseada na necessidade apresentada pela Instituição, com exceção da doação de sangue que não está vinculada a Instituição, mas que compõe o trote solidário. Sendo assim, os pontos serão distribuídos da seguinte maneira: Arroz: 50 pontos Feijão: 50 pontos Leite em pó: 50 pontos Macarrão: 30 pontos Achocolatado: 30 pontos Bolacha salgada ou doce: 30 pontos Leite condensado: 20 pontos Farinha de trigo: 30 pontos Maisena: 20 pontos Sal: 10 pontos Açúcar: 10 pontos Óleo: 30 pontos Gelatina: 5 pontos Comprovante de doação de sangue: 70 pontos Livro de literatura 40 pontos Art.14. Cada equipe poderá arrecadar no máximo 5 kg de sal e 10 kg de açúcar.

6 Art. 15. A quantidade de alimento necessária para pontuação é de 1 kg, com exceção da gelatina, para a qual deverão ser entregues 10 unidades para contabilização dos 5 pontos. Dos critérios de desempate Art.16. Ao término da gincana será declarada campeã a equipe que contabilizar o maior número de pontos de acordo com os critérios estabelecidos no art.13. Em caso de empate entre duas ou mais equipes será considerado critério de desempate, a maior quantidade de donativos arrecadados. Das penalidades Art.17.Todo e qualquer descumprimento deste regulamento terá sua pena, sendo ela estipulada pela comissão organizadora da gincana. Da classificação Art.18.Será classificada em 1º lugar a equipe que obtiver a maior pontuação dentre as equipes dos cursos de graduação da UNIFESP- Campus Diadema. Disposições finais Art. 19.Fica firmado neste regulamento que qualquer problema que surgir no decorrer da gincana e não estiver aqui mencionado será responsabilidade da Comissão Organizadora decidir, sem que haja qualquer intervenção das equipes.

SEMANA INTEGRADA CALOUROS E VETERANOS Atividades de Integração para os calouros

SEMANA INTEGRADA CALOUROS E VETERANOS Atividades de Integração para os calouros SEMANA INTEGRADA CALOUROS E VETERANOS Atividades de Integração para os calouros Introdução Dentro do contexto da Semana Integrada Calouros e Veteranos, as entidades estudantis da UNIFESP campus Diadema

Leia mais

1º GINCANA SOLIDÁRIA DE CALOUROS

1º GINCANA SOLIDÁRIA DE CALOUROS Regulamento 1º GINCANA SOLIDÁRIA DE CALOUROS APRESENTAÇÃO Agradecemos a todos os acadêmicos, professores, funcionários e pessoas que, direta ou indiretamente, estão colaborando na concepção e realização

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Núcleo de Pastoral da Universidade Fone: (41) 3271-1397 E-mail: pastoral.ctba@pucpr.br

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Núcleo de Pastoral da Universidade Fone: (41) 3271-1397 E-mail: pastoral.ctba@pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná Núcleo de Pastoral da Universidade Fone: (41) 3271-1397 E-mail: pastoral.ctba@pucpr.br REGULAMENTO DO TROTE SOLIDÁRIO DA REALIZAÇÃO Art. 1º. O Trote Solidário

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PRÓ-REITORA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS II CALOURADA SOLIDÁRIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PRÓ-REITORA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS II CALOURADA SOLIDÁRIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PRÓ-REITORA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS II CALOURADA SOLIDÁRIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI REGULAMENTO DA GINCANA SOLIDÁRIA A Pró-Reitoria de

Leia mais

REGULAMENTO TROTE SOLIDÁRIO DE INVERNO 2013 FAE

REGULAMENTO TROTE SOLIDÁRIO DE INVERNO 2013 FAE REGULAMENTO TROTE SOLIDÁRIO DE INVERNO 2013 FAE 1. Apresentação O Trote é um rito de passagem muito apreciado entre os acadêmicos, porém tem tomado dimensões de violência que são preocupantes para as Instituições

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2015. Edital de seleção de membros - Associação Atlética Acadêmica do Direito da Universidade Federal de Viçosa AAAD UFV

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2015. Edital de seleção de membros - Associação Atlética Acadêmica do Direito da Universidade Federal de Viçosa AAAD UFV EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2015 Edital de seleção de membros - Associação Atlética Acadêmica do Direito da Universidade Federal de Viçosa AAAD A AAAD torna públicas as normas do processo de seleção de membros.

Leia mais

REGULAMENTO I Copa Integração de Futsal e Vôlei de Praia do IFPB Campus Sousa

REGULAMENTO I Copa Integração de Futsal e Vôlei de Praia do IFPB Campus Sousa REGULAMENTO I Copa Integração de Futsal e Vôlei de Praia do IFPB Campus Sousa Sousa, 20 de abril de 2012 CAPÍTULO I DAS INSCRIÇÕES Art. 1º. Os times interessados em participar I Copa Integração de Futsal

Leia mais

PROJETO ABC DA ENERGIA. Gerência de Relacionamento com Cliente

PROJETO ABC DA ENERGIA. Gerência de Relacionamento com Cliente PROJETO ABC DA ENERGIA Gerência de Relacionamento com Cliente Agosto/2015 Projeto ABC da Energia A Celpa, Centrais Elétricas do Pará, promove, através do projeto ABC da energia, a gincana com a temática:

Leia mais

Regulamento do Concurso Cultural de produção de Curtas da Edição 2014 do Projeto CURTA NA EDUCAÇÃO: Curta Direitos Humanos na Educação. 1.

Regulamento do Concurso Cultural de produção de Curtas da Edição 2014 do Projeto CURTA NA EDUCAÇÃO: Curta Direitos Humanos na Educação. 1. Regulamento do Concurso Cultural de produção de Curtas da Edição 2014 do Projeto CURTA NA EDUCAÇÃO: Curta Direitos Humanos na Educação. 1. O Concurso de produção de Curtas para a Edição Temática 2014 do

Leia mais

I GINTEC - PIRAÍ DIGITAL

I GINTEC - PIRAÍ DIGITAL Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Piraí Secretaria Municipal de Educação I GINTEC - PIRAÍ DIGITAL Regulamento O presente regulamento visa apresentar e divulgar as diretrizes norteadoras

Leia mais

PROJETO GINCANA DA PÁSCOA VIVENCIANDO VALORES

PROJETO GINCANA DA PÁSCOA VIVENCIANDO VALORES PROJETO GINCANA DA PÁSCOA VIVENCIANDO VALORES JUSTIFICATIVA No ano de 2003 realizou-se a 1ª Gincana da Páscoa Vivenciando Valores no período de 24 de março a 17 de abril, envolvendo atividades culturais,

Leia mais

1ª Liga de Futsal 2014/2015

1ª Liga de Futsal 2014/2015 1ª Liga de Futsal 2014/2015 Patrono RICARDINHO 1 I Liga Futsal 2014/2015 Regulamento Equipas Artigo 1º Esta liga de futsal encontra-se aberta a equipas de empresas devidamente certificadas, podendo ser

Leia mais

GINCANA DO CENTENÁRIO

GINCANA DO CENTENÁRIO Tema: GINCANA DO CENTENÁRIO Regulamento Instituto Federal Espírito Santo: um século de tradição em educação profissional e tecnológica 1. INTRODUÇÃO Em uma perspectiva crítica, Meszaros (1981) aponta que

Leia mais

CONCURSO GRITO DE GUERRA

CONCURSO GRITO DE GUERRA CONCURSO GRITO DE GUERRA REGULAMENTO CAPÍTULO I - DO CONCURSO GRITO DE GUERRA Art. 1º. O concurso tem como objetivo fomentar a produção de um vídeo com temática de torcidas do IFSC câmpus Araranguá. O

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA (Ato de Aprovação:

Leia mais

Semana Cult UNIBR/2013 13 e 14/05

Semana Cult UNIBR/2013 13 e 14/05 PROJETO SEMANA CULT 2013 TEMA/EIXO: SÃO VICENTE APRESENTAÇÃO A Semana Cult UNIBR é o maior evento acadêmico-cultural da Instituição, em sua 4ª edição, e objetiva fomentar nos alunos a consciência cidadã,

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA REGULAMENTO DA II GINCANA NACIONAL DE ECONOMIA CAPÍTULO I Seção I Dos Objetivos Art. 1º O Conselho Federal de Economia promoverá a II Gincana Nacional de Economia - 2012 na

Leia mais

Prova Pedestre UEL 30.11.2013 REGULAMENTO

Prova Pedestre UEL 30.11.2013 REGULAMENTO DOS PRINCIPIO GERAIS, DOS OBJETIVOS E DAS FINALIDADES. Art.1º - A VII é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da Universidade Estadual de Londrina, e serão

Leia mais

Seletiva Estadual Universitária de RUGBY SEVEN

Seletiva Estadual Universitária de RUGBY SEVEN Seletiva Estadual Universitária de RUGBY SEVEN LOCAL/ DATA/ HORÁRIO Local: Campo Federação Paulista de Rugby Parque Esportivo do Trabalhador (Antigo CERET) Rua Canuto de Abreu, s/número - Tatuapé Data:

Leia mais

EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA Chamada para seleção de Projetos para o Edital de Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade Capixaba de Nova Venécia. A Professora

Leia mais

Art. 3º Os participantes da gincana deve se inscrever em uma única categoria: a de concorrentes.

Art. 3º Os participantes da gincana deve se inscrever em uma única categoria: a de concorrentes. DO EVENTO Art. 1º O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará, visando um evento solidário, cultural e festivo para comemorar o dia do contabilista, realizará a 1ª GINCANA ADESÃO SOLIDÁRIA,

Leia mais

CONCURSO DE ARTES PLÁSTICAS

CONCURSO DE ARTES PLÁSTICAS Regulamento 1- Da participação: Poderão participar do Concurso de Artes Plásticas todos os alunos regularmente matriculados na escola, com apenas um trabalho inscrito em cada uma das categorias, a saber:

Leia mais

Regulamento Interno Liga Futsal AEISCSN 2010/2011

Regulamento Interno Liga Futsal AEISCSN 2010/2011 1 ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Organização e direcção do torneio II. ORGANIZAÇÃO DA PROVA Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo 3º - Pontuação de Jogo Artigo 4º - Critérios de Desempate Artigo

Leia mais

Tema: Fachadas do Pavilhão de Laboratórios da Arquitetura e Urbanismo e Engenharias

Tema: Fachadas do Pavilhão de Laboratórios da Arquitetura e Urbanismo e Engenharias 1º Concurso para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Doctum. Tema: Fachadas do Pavilhão de Laboratórios da Arquitetura e Urbanismo e Engenharias REGULAMENTO DO CONCURSO APRESENTAÇÃO: O concurso

Leia mais

REGULAMENTO BASQUETE 2009

REGULAMENTO BASQUETE 2009 REGULAMENTO BASQUETE 2009 Organização: Fórum das Associações dos Servidores das Agências Reguladoras Patrocínio: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO BASQUETE - 2009 Art.01 - Este regulamento é o conjunto

Leia mais

3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS

3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS 3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS REGULAMENTO GERAL Capítulo 1 Comissão disciplinar e organizadora: O Evento será coordenado pela CDL e pela CDL Jovem Canoas, com as seguintes atribuições: a) Tomar as providências

Leia mais

EDITAL 06/2015 IX ICONCURSO DE REDAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2015 CAPÍTULO I DO OBJETO CAPÍTULO II DAS INSCRIÇÕES

EDITAL 06/2015 IX ICONCURSO DE REDAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2015 CAPÍTULO I DO OBJETO CAPÍTULO II DAS INSCRIÇÕES ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS ECJS NÚCLEO DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA NPPC Núcleo de Extensão - NEX EDITAL 06/2015 IX ICONCURSO DE REDAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2015 CAPÍTULO I DO OBJETO Art. 1º

Leia mais

REGULAMENTO DA GINCANA SOLIDÁRIA DA CATÓLICA

REGULAMENTO DA GINCANA SOLIDÁRIA DA CATÓLICA REGULAMENTO DA GINCANA SOLIDÁRIA DA CATÓLICA 1 DA REALIZAÇÃO A Gincana Solidária da Católica (GISC) tem por finalidade desenvolver o espírito de solidariedade na comunidade universitária para além dos

Leia mais

RESOLUÇÃO CSA N.º 03, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015

RESOLUÇÃO CSA N.º 03, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CSA N.º 03, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015 Aprova o regulamento do Núcleo de Direitos Humanos das Faculdades Ponta Grossa. A Presidente do Conselho Superior de Administração das Faculdades Ponta

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 - APRESENTAÇÃO As Faculdades Integradas da Vitória

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRRETOS - UNIFEB. Curso de Engenharia Ambiental REGULAMENTO DESAFIO SUSTENTABILIDADE

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRRETOS - UNIFEB. Curso de Engenharia Ambiental REGULAMENTO DESAFIO SUSTENTABILIDADE CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRRETOS - UNIFEB Curso de Engenharia Ambiental REGULAMENTO DESAFIO SUSTENTABILIDADE BARRETOS, MARÇO DE 2015 1. INTRODUÇÃO O Engenheiro Ambiental é um profissional

Leia mais

CAPÍTULO II DA CARGA HORÁRIA

CAPÍTULO II DA CARGA HORÁRIA Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria CAPÍTULO I DA MONOGRAFIA 1. Este documento regulamenta, no âmbito do Bacharelado em Ciências

Leia mais

Regulamento das. Atividades Complementares

Regulamento das. Atividades Complementares BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Regulamento das Atividades Complementares Osasco 2013 Apresentação Este documento apresenta um conjunto geral de normas e orientações sobre a realização das Atividades

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO FORTALECER

REGULAMENTO PRÊMIO FORTALECER REGULAMENTO PRÊMIO FORTALECER 1. O Prêmio 1.1. Apresentação O Prêmio Fortalecer é uma iniciativa da ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), dentro do escopo do PROGRAMA FORTALECER. Este prêmio

Leia mais

REGULAMENTO DA GINCANA UNIJUÍ MINHA ESCOLA É DEZ EDIÇÃO 2015. Capítulo I Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO DA GINCANA UNIJUÍ MINHA ESCOLA É DEZ EDIÇÃO 2015. Capítulo I Das Disposições Preliminares REGULAMENTO DA GINCANA UNIJUÍ MINHA ESCOLA É DEZ EDIÇÃO 2015 Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º. O presente documento regulamenta a Gincana UNIJUÍ MINHA ESCOLA É DEZ, promovida e organizada

Leia mais

1.2. Os candidatos a ingresso em 2014 terão à sua disposição duas modalidades de avaliação, a saber: Exame Presencial e Nota do ENEM

1.2. Os candidatos a ingresso em 2014 terão à sua disposição duas modalidades de avaliação, a saber: Exame Presencial e Nota do ENEM A Diretoria Geral das faz publicar que, a partir de 18 de outubro de 2013 a 15 de janeiro de 2014, será realizado o Processo Seletivo para o preenchimento de vagas dos cursos de graduação desta Instituição

Leia mais

REGULAMENTO PROJETO PARTILHA COM ENERGIA 1ª EDIÇÃO

REGULAMENTO PROJETO PARTILHA COM ENERGIA 1ª EDIÇÃO REGULAMENTO PROJETO PARTILHA COM ENERGIA 1ª EDIÇÃO PREÂMBULO A EDP - Gestão da Produção de Energia, S.A., doravante EDP Produção lança a 1.ª edição do projeto Partilha com Energia. Trata-se de um projeto

Leia mais

EDITAL PIBID/UGB Nº 02 / 2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

EDITAL PIBID/UGB Nº 02 / 2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO EDITAL PIBID/UGB Nº 02 / 2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO

Leia mais

Centro Universitário UNIVATES Complexo Esportivo 8 COPA UNIVATES 2015 FUTEBOL DE CAMPO

Centro Universitário UNIVATES Complexo Esportivo 8 COPA UNIVATES 2015 FUTEBOL DE CAMPO Centro Universitário UNIVATES Complexo Esportivo 8 COPA UNIVATES 2015 FUTEBOL DE CAMPO REGULAMENTO DA PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO: A promoção e a organização são do Centro Universitário UNIVATES/Complexo Esportivo

Leia mais

Do Cerimonial de Abertura OLIMGLOCK Da Identificação

Do Cerimonial de Abertura OLIMGLOCK Da Identificação SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO ESCOLA DE EDUCAÇÂO BÁSICA MONSENHOR GREGÓRIO LOCKS Justificativa Olimpíadas Gregório Locks Regulamento Geral Artigo 1º - No seu Projeto Político Pedagógico,

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão. PIBAEX

Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão. PIBAEX Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão. PIBAEX MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional

Leia mais

XXII JORNADA ACADÊMICA DE MEDICINA Edital Para Envio de Trabalhos Científicos

XXII JORNADA ACADÊMICA DE MEDICINA Edital Para Envio de Trabalhos Científicos XXII JORNADA ACADÊMICA DE MEDICINA Edital Para Envio de Trabalhos Científicos 1) DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. O prazo para inscrição de trabalhos científicos terá início em 30 de Março de 2015 às 00:00 e prazo

Leia mais

EDITAL Nº 016 / 2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID/UNIFAL-MG

EDITAL Nº 016 / 2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID/UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo de Inverno 2015 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté.

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- PIBID/2016 EDITAL Nº 01/2016- SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS PARA O PIBID. O Núcleo de Pesquisa da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FASETE - CEPEX REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASETE PROICSETE

CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FASETE - CEPEX REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASETE PROICSETE CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FASETE - CEPEX REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASETE PROICSETE RESOLUÇÃO CONSUP Nº 010/2005 PAULO AFONSO-BA Setembro de 2015 1 APRESENTAÇÃO A

Leia mais

REGULAMENTO DA GINCAPLAN 2015

REGULAMENTO DA GINCAPLAN 2015 REGULAMENTO DA GINCAPLAN 2015 1. A Gincaplan Gincana de Poços 2015 é um evento sócio-cultural organizado pela Nova Sertaneja Ltda, com a promoção da TV Plan e apoio da Rádio Jovem Pan FM e Rádio Difusora

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO O Reitor do Centro Universitário Feevale, instituição de ensino superior recredenciada pela Portaria nº 1.566, de 27

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 01/2014 Mestrado Interinstitucional (MINTER) do Programa de Pós-Graduação Stricto

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Os jogos internos do COLÉGIO FRACTAL (JICOF) têm por finalidade principal humanizar a prática desportiva, valorizando

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ISE

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ISE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ISE As atividades complementares estão regidas pelas Leis Federais 6494/77 e 889/94, regulamentadas pelos Decretos Federais 87497/8 e 80/96. Constitui-se como um procedimento

Leia mais

Concurso de Bolsas 2015

Concurso de Bolsas 2015 Regulamento Concurso de Bolsas 2015 1. Definição e Objetivo a. O Concurso de Bolsas é uma prova, específica para cada ANO, que avalia o conhecimento do aluno e, em virtude do resultado e de sua colocação,

Leia mais

REGULAMENTO IV GINCANA SOLIDÁRIA DA UFJF-GV

REGULAMENTO IV GINCANA SOLIDÁRIA DA UFJF-GV REGULAMENTO IV GINCANA SOLIDÁRIA DA UFJF-GV Temática: Ação que faz a diferença Este documento regulamenta a IV Gincana Solidária da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Avançado de Governador Valadares,

Leia mais

II Olimpíada do SAMU 192 DF

II Olimpíada do SAMU 192 DF II Olimpíada do SAMU 192 DF A Diretoria de Atenção as Urgências e Emergências, o SAMU 192 DF, o Núcleo de Educação em Urgências e o Núcleo de Educação Permanente realizam a II Olimpíada do SAMU 192 DF

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E AUXÍLIOS PARA ATIVIDADES DE EXTENSÃO (PIBAEX) DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E AUXÍLIOS PARA ATIVIDADES DE EXTENSÃO (PIBAEX) DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E AUXÍLIOS PARA ATIVIDADES DE EXTENSÃO (PIBAEX) DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS) CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 O Programa Institucional de Bolsas e Auxílios

Leia mais

III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL Dias 6 e 7 de Novembro de 2013 Realização e apoio: facebook: https://www.facebook.com/fecinac

Leia mais

ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da caracterização

ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da caracterização ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento aprovado pela Comissão de Curso em 07 de outubro de 2014 Este anexo regulamenta as Atividades Acadêmica- Científico-Culturais do Curso de Engenharia

Leia mais

Jogos Esportivos. Gincanas. Disciplina, organização e torcida

Jogos Esportivos. Gincanas. Disciplina, organização e torcida Atividades 2014 Jogos Esportivos As disputas acontecerão nas categorias e modalidades abaixo: SÉRIES CATEGORIAS MODALIDADES 2 e 3 ano 4 e 5 ano 6 e 7 ano 8 e 9 ano 1 a 3 ano Ens. Médio Fralda Pré-Mirim

Leia mais

CONCURSO CULTURAL PRATIQUE GENTILEZA NO MEIO AMBIENTE REGULAMENTO

CONCURSO CULTURAL PRATIQUE GENTILEZA NO MEIO AMBIENTE REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL PRATIQUE GENTILEZA NO MEIO AMBIENTE REGULAMENTO 1. DO CONCURSO 1.1. Este é um concurso de caráter exclusivamente cultural e de entretenimento, sem qualquer modalidade de pagamento, nem

Leia mais

REGULAMENTO ESPORTIVO. Copa KART BRASIL e KART NIGHT 2015. I Do CAMPEONATO

REGULAMENTO ESPORTIVO. Copa KART BRASIL e KART NIGHT 2015. I Do CAMPEONATO REGULAMENTO ESPORTIVO Copa KART BRASIL e KART NIGHT 2015 I Do CAMPEONATO Art. 1º A Copa KART BRASIL 2015 e a KART NIGHT 2015 serão realizadas no Kartódromo Internacional Nova Odessa. 1º A Copa KART BRASIL

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UFRB PARA CURSO DE INGLÊS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (FAPESP 032/2012)

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UFRB PARA CURSO DE INGLÊS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (FAPESP 032/2012) SUPERINTENDÊNCIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS Telefone: +55 75-36215315 75-99727235; e-mail: gabi.assai@ufrb.edu.br EDITAL N. 01/2013 SUPAI - UFRB EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UFRB PARA CURSO DE

Leia mais

Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano

Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano Datas Importantes JÚNIOR 1º ELIMINATÓRIA (9º ano) 04-Fev-15 Envio testes e Folhas de Resposta por EMAIL ao Diretor do Agrupamento ou Director

Leia mais

EDITAL No. 01/2010-PPG SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR TURMA I

EDITAL No. 01/2010-PPG SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR TURMA I Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Física Escolar Instituto de Educação Física e Esportes- IEFES EDITAL No. 01/2010-PPG SELEÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA DOS LABORATÓRIOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA DOS LABORATÓRIOS NORMAS GERAIS DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS ESPECIALIZADOS DOS CURSOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DA PONTIFÍCIA

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DO GUARUJÁ

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DO GUARUJÁ REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DO GUARUJÁ I DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º As atividades complementares são componentes curriculares enriquecedores

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas do Processo Seletivo/2014 para o Curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Designamos atividades complementares o conjunto de eventos oferecidos aos alunos de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PREX EDITAL Nº 039/2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PREX EDITAL Nº 039/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PREX EDITAL Nº 039/2013 A Pró-Reitoria de Extensão (PREX), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no uso das atribuições

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO E DO FUNCIONAMENTO DO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO E DO FUNCIONAMENTO DO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ARTIGO 1º - O presente Regulamento tem por finalidade disciplinar as atividades complementares como componentes curriculares obrigatórios para o Curso de Direito,

Leia mais

FEFISA FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ REGULAMENTO COORDENAÇÃO DE TCC 2014/2015

FEFISA FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ REGULAMENTO COORDENAÇÃO DE TCC 2014/2015 FEFISA FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ REGULAMENTO COORDENAÇÃO DE TCC 2014/2015 SANTO ANDRÉ 2014 1 HISTÓRICO E OBJETIVOS A implantação das políticas vinculadas ao estímulo a pesquisa na instituição

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA RESOLUÇÃO Nº 1.908, DE 28 DE MARÇO DE 2014. Aprova o Regulamento da IV Gincana Nacional de Economia - 2014. O CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Regulamento CAPÍTULO I SOBRE O PRÊMIO

Regulamento CAPÍTULO I SOBRE O PRÊMIO A COORDENAÇÃO GERAL da III SECITEC por meio deste edital abre inscrições para o 1º Prêmio de Fotografia - Arte e Ciência. Regulamento CAPÍTULO I SOBRE O PRÊMIO Parágrafo único Tema: luz, ciência e vida.

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012. RESOLUÇÃO CONSEACC/SP 04/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

REGULAMENTO GERAL II GINCANA - TROTE SOLIDÁRIO FURB - 2013/1

REGULAMENTO GERAL II GINCANA - TROTE SOLIDÁRIO FURB - 2013/1 REGULAMENTO GERAL II GINCANA - TROTE SOLIDÁRIO FURB - 2013/1 O presente documento regulamenta a II GINCANA - TROTE SOLIDÁRIO FURB, que será realizada de 11 a 16 de março de 2013, com o objetivo de, a partir

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO CASA PORTE CONCURSO PARA CASA EMBRIONÁRIA ECONOMICAMENTE VIÁVEL

EDITAL DO CONCURSO CASA PORTE CONCURSO PARA CASA EMBRIONÁRIA ECONOMICAMENTE VIÁVEL EDITAL DO CONCURSO CASA PORTE CONCURSO PARA CASA EMBRIONÁRIA ECONOMICAMENTE VIÁVEL A PORTE Engenharia & Arquitetura Jr., como AGENTE PROMOTOR e ENTIDADE ORGANIZADORA, instituem o Concurso Casa PORTE, em

Leia mais

EDITAL Nº01/2015. Curso de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Psicologia.

EDITAL Nº01/2015. Curso de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Psicologia. FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA DIREÇÃO DE ENSINO EDITAL Nº01/2015 A Faculdade Santo Agostinho por meio da Diretoria de Ensino e no uso de suas atribuições legais torna público, através do presente EDITAL,

Leia mais

REGULAMENTO DE BOLSAS DO VESTIBULAR GERAL 2016/1 VESTIBULAR GERAL SOLIDÁRIO UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

REGULAMENTO DE BOLSAS DO VESTIBULAR GERAL 2016/1 VESTIBULAR GERAL SOLIDÁRIO UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP REGULAMENTO DE BOLSAS DO VESTIBULAR GERAL 2016/1 VESTIBULAR GERAL SOLIDÁRIO UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP Regulamento de Bolsas do Vestibular Solidário da Universidade Anhanguera Uniderp ( Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO E TERMO DE RESPONSABILIDADE 2ª CORRIDA E CAMINHADA DAS ÁGUAS 2ª CORRIDA E CAMINHADA DAS ÁGUAS

REGULAMENTO E TERMO DE RESPONSABILIDADE 2ª CORRIDA E CAMINHADA DAS ÁGUAS 2ª CORRIDA E CAMINHADA DAS ÁGUAS A 2ª CORRIDA DAS ÁGUAS será realizada no dia 9 de Novembro 2014. Na cidade de ÁGUAS DE LINDOIA (SP), tem como objetivo integrar seus colaboradores e a comunidade da região, através da prática esportiva

Leia mais

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Diretoria de Competições Regulamento da Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol 2016 Categorias Sub

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior

Leia mais

Regulamento. Maratona Nacional Chemtech de Engenharia 2012

Regulamento. Maratona Nacional Chemtech de Engenharia 2012 Regulamento Maratona Nacional Chemtech de Engenharia 2012 Seção I - Dos Objetivos 1. Incentivar e apoiar as faculdades de Engenharia do Brasil que se dediquem ao ensino e pesquisa de disciplinas básicas

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE ATIVIDADE 1: GINCANA ESTUDANTIL 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Organizar uma gincana para que os estudantes de diferentes salas possam participar e competir, com provas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE UNIBH VIII EDIÇÃO DO PRÊMIO DE INTERDISCIPLINARIDADE REGULAMENTO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE UNIBH VIII EDIÇÃO DO PRÊMIO DE INTERDISCIPLINARIDADE REGULAMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE UNIBH VIII EDIÇÃO DO PRÊMIO DE INTERDISCIPLINARIDADE REGULAMENTO Art. 1º - O presente regulamento estabelece regras para a premiação dos trabalhos desenvolvidos durante

Leia mais

Concurso de Fotografia Um Olhar sobre o Lago. Regulamento

Concurso de Fotografia Um Olhar sobre o Lago. Regulamento Concurso de Fotografia Um Olhar sobre o Lago. Regulamento 1. Disposições Gerais 1.1. O Concurso de Fotografia Um Olhar sobre Lago promovido pela INVESTCO e organizado pelo CEULP/ULBRA é aberto a fotógrafos

Leia mais

REGULAMENTO DA 10ª MARATONA ESAMC SOROCABA

REGULAMENTO DA 10ª MARATONA ESAMC SOROCABA REGULAMENTO DA 10ª MARATONA ESAMC SOROCABA O presente Instrumento Regulamenta a 10ª MARATONA ESAMC SOROCABA, a ser realizada nos dias 29 e 30 de outubro de 2015 na unidade Centro da FACULDADE ESAMC Sorocaba.

Leia mais

O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)?

O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)? O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)? O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. É aplicado

Leia mais

2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL FACULDADE CAPIXABA DA SERRA MULTIVIX SERRA

2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL FACULDADE CAPIXABA DA SERRA MULTIVIX SERRA 2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL FACULDADE CAPIXABA DA SERRA MULTIVIX SERRA O presente Edital visa divulgar as regras e as datas que

Leia mais

O Evento. 1) Apresentações: 1.1. Histórico:

O Evento. 1) Apresentações: 1.1. Histórico: EDITAL DUEL 2015 O Evento 1) Apresentações: 1.1. Histórico: Atualmente em sua quinta edição, o Desafio Universitário de Engenharia e Lógica DUEL - realizado anualmente pelo Centro Acadêmico de Engenharia

Leia mais

I PREMIO BRASILEIRO DE FOTOGEOGRAFIA Tema: Paisagens Brasileiras Edição 2015 REGULAMENTO RETIFICADO

I PREMIO BRASILEIRO DE FOTOGEOGRAFIA Tema: Paisagens Brasileiras Edição 2015 REGULAMENTO RETIFICADO I PREMIO BRASILEIRO DE FOTOGEOGRAFIA Tema: Paisagens Brasileiras Edição 2015 DISPOSIÇÕES INICIAIS REGULAMENTO RETIFICADO O PREMIO BRASILEIRO DE FOTOGEOGRAFIA, é uma iniciativa do Laboratório de Geoiconografia

Leia mais

VAMOS SALVAR O PLANETA?

VAMOS SALVAR O PLANETA? 3ª Etapa VAMOS SALVAR O PLANETA? Nossa Gincana tem sido um sucesso, vencemos as duas primeiras etapas superando muitos desafios e obstáculos, o que acabou tornando-nos mais fortes e experientes, tanto

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos. Grupo PET/Conexões de Saberes-Indígenas: Ações em Saúde

Universidade Federal de São Carlos. Grupo PET/Conexões de Saberes-Indígenas: Ações em Saúde Universidade Federal de São Carlos 1 Grupo PET/Conexões de Saberes-Indígenas: Ações em Saúde FORMAÇÃO, AÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SAÚDE - Edital para seleção de estudantes de graduação da UFSCar

Leia mais

Regulamento de Atividades Complementares

Regulamento de Atividades Complementares Regulamento de Atividades Complementares Regulamento do Registro de Atividades Complementares O presente regulamento normatiza o registro das Atividades Complementares em acordo com o artigo 3º, da Lei

Leia mais

EMAS JR. CONSULTORIA EMPRESA JÚNIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS PAMPULHA EDITAL. Processo Seletivo Emas Jr. Consultoria 2015/02

EMAS JR. CONSULTORIA EMPRESA JÚNIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS PAMPULHA EDITAL. Processo Seletivo Emas Jr. Consultoria 2015/02 EDITAL Processo Seletivo Emas Jr. Consultoria 2015/02 EDITAL Processo Seletivo Emas Jr. Consultoria 2015/02 A EMAS Empresa Júnior de Meio Ambiente e Saneamento / UFMG ( Emas Jr. ) faz saber aos interessados

Leia mais

Normas referentes a disciplina FR904 - Atividades Complementares do Curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Normas referentes a disciplina FR904 - Atividades Complementares do Curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Normas referentes a disciplina FR904 - Atividades Complementares do Curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Considerando: A Lei 9.394 de 1996. Lei de Diretrizes

Leia mais

Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS

Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS O presente documento estabelece normas, dispõe sobre as disciplinas e respectivos programas para o Processo Seletivo de 2016/1 do Instituto

Leia mais

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO I - DOS LOCAIS DOS JOGOS Art. 1º - Os jogos serão realizados nos seguintes locais: Quadras 01,02 e 03 - térreo do Prédio 80 Quadras 01,02 e 03-4º andar do Prédio

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Estabelece normas operacionais para acompanhamento e registro das Atividades Complementares. O Colegiado do Curso de Administração da

Leia mais

EDITAL Nº 01, de 21 de março de 2013

EDITAL Nº 01, de 21 de março de 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIDADE ACADÊMICA EM DIREITO CCJS/UFCG/SOUSA-PB PROGRAMA

Leia mais

21º FESCAPO FESTIVAL DA CANÇÃO DE PORTO DOS GAÚCHOS REGULAMENTO

21º FESCAPO FESTIVAL DA CANÇÃO DE PORTO DOS GAÚCHOS REGULAMENTO 21º FESCAPO FESTIVAL DA CANÇÃO DE PORTO DOS GAÚCHOS REGULAMENTO CAPITULO I DAS NORMAS GERAIS Art.1º. O 21º Festival da Canção de Porto dos Gaúchos/MT (Fescapo) tem por objetivo difundir e desenvolver a

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS SECRETARIA DE PROJETOS ESPECIAIS CARNAVAL 2009 2º CONCURSO ESTADUAL DE FANTASIAS DO CARNAVAL DE PELOTAS REGULAMENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS SECRETARIA DE PROJETOS ESPECIAIS CARNAVAL 2009 2º CONCURSO ESTADUAL DE FANTASIAS DO CARNAVAL DE PELOTAS REGULAMENTO 2º CONCURSO ESTADUAL DE FANTASIAS DO CARNAVAL DE PELOTAS REGULAMENTO Objetivando conquistar a admiração e o encanto, ao mesmo tempo em que pretende difundir o turismo de Pelotas, com a mostra do que a

Leia mais