PERGUNTAS FREQUÊNTES SOBRE O FLAI SECURITY 3.0 DEPARTAMENTO COMERCIAL. Última Revisão: 05/12/2008

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERGUNTAS FREQUÊNTES SOBRE O FLAI SECURITY 3.0 DEPARTAMENTO COMERCIAL. Última Revisão: 05/12/2008"

Transcrição

1 Página 1 / 13 PERGUNTAS FREQUÊNTES SOBRE O FLAI SECURITY 3.0 DEPARTAMENTO COMERCIAL Última Revisão: 05/12/2008

2 Página 2 / 13 SISTEMA P1: Quais são as grandes inovações do Flai 3.0? R: Além do remodelamento da interface de gerenciamento, agora mais intuitiva e prática, o Flai 3.0 implementa novos conceitos e recursos, tais como configurações baseadas em objetos (orientado a objetos), backup e restore de configurações em servidor central da América Net, atualizações online do produto e uma ferramenta chamada Agente do Flai Security (ou simplesmente Flai Security Agent). P2: Como funciona o recurso de objetos? R: Os objetos nada mais são do que cadastros de endereços IP ou hosts por nome (ex: servidor.america-net.com.br), cadastros de endereços de rede, de serviços, de sites e domínios. Você pode, por exemplo, criar uma lista de sites e referenciá-los no controle de Internet para realizar algum bloqueio ou uma liberação. Caso deseje acrescentar mais sites a esta lista basta modificar o objeto que as regras de controle serão automaticamente reescritas e aplicadas no sistema. Da mesma forma ocorre para o sistema de firewall ou qualquer outro recurso no sistema que faça o uso dos objetos, desta forma evita-se ter que reconfigurar vários itens apenas porque um endereço IP mudou, basta alterar os dados do objeto que se deseja e os recursos que utilizarem este objeto serão automaticamente reconfigurados. P3: Como funciona o sistema de backup e restore? R: O administrador pode a qualquer momento fazer backup das configurações e das caixas-postais dos usuários. O backup das configurações pode ser feito através da Internet diretamente em um servidor da América Net ou localmente, permitindo que o administrador possa fazer download do arquivo compactado em formato reconhecido apenas pelo Flai. P4: Posso fazer backup das contas de na América Net? R: Não, a América Net disponibiliza de forma gratuita este recurso apenas para as configurações, para as contas de é necessário fazer o backup localmente. P5: Como funciona o sistema de atualização? R: O sistema de atualização busca automaticamente em um servidor da América Net todas as atualizações disponíveis para a versão correspondente do produto. A atualização está disponível apenas para o Flai que estiver devidamente licenciado e validado. P6: É necessária uma licença para utilizar o produto? R: O Flai 3.0 pode ser utilizado em modo de avaliação durante 30 dias sem qualquer limite, exceto para backup, restore e atualizações, que funcionam apenas nos sistemas licenciados. P7: Posso utilizar a mesma licença em vários Flais simultaneamente? R: Não, cada licença permite que apenas um Flai a utilize. Caso a licença seja utilizada em mais de um Flai, um deles será invalidado.

3 Página 3 / 13 AMBIENTE DE REDE P1: Existem limitações para o uso de placas de rede? R: Não, o Flai permite a utilização de várias placas de rede simultaneamente, o limite fica por conta da arquitetura do hardware utilizado. P2: Existe suporte para IPs Virtuais e VLAN s? R: Sim, o Flai fornece suporte a 802.1q (VLAN) bem como a utilização de múltiplos endereços IP (IP Alias) tanto sob as interfaces de rede quanto das VLANs. P3: Quais são serviços de rede que o Flai oferece? R: O produto oferece suporte à IPs virtuais (IP Alias), 802.1q (VLAN), controle de banda (QOS), servidor dhcp configurável por placa de rede, servidor de hora (ntp), servidor ftp e servidor de snmp. P4: Como funciona o controle de banda? R: O controle de banda do Flai Security atua na parte de Internet, através do qual é possível limitar o uso do link por redes ou IPs de origem, por destino ou por serviços. P5: Quais serviços o controle de banda pode gerenciar? R: O controle de banda gerencia o serviço que você quiser, através de protocolos e portas, pois a lista de serviços é obtida através da tabela de objetos, esta que você pode personalizar de acordo com as suas necessidades. P6: Quantos servidores DHCP posso ter configurados? R: O Flai possui apenas um servidor DHCP. Este servidor pode distribuir endereços diferentes simultaneamente para placas diferentes, ou seja, você tem apenas um servidor com configuração de várias redes diferentes, distribuindo respectivamente os endereços por placas diferentes. P7: Qual é o objetivo do servidor de hora (ntp)? R: Através do servidor de hora é possível atualizar a hora de outros servidores, mantendo todos sincronizados com a mesma data e hora do Flai Security. É também muito útil caso esteja integrado a uma rede de telefonia IP, pois é capaz de distribuir a data e hora para todos os telefones da rede. P8: Para que serve o serviço de SNMP? R: SNMP é um serviço de gerenciamento de informações via rede, através do qual é possível extrair dados do Flai, tais como: uso de cpu, memória, disco, placas de rede e etc. O SNMP é um recurso avançado e necessita de ferramentas especiais para acesso a estas informações. As informações do uso de cpu, memória e disco também são fornecidas através da própria interface do Flai em forma de gráficos, caso o administrador não possua uma ferramenta de visualização do snmp ou não queira instalar nenhuma.

4 P9: Quantos usuários posso ter no servidor FTP? R: O Flai não impõe nenhum limite na quantidade de usuários de ftp. Página 4 / 13 P10: É possível definir cota de disco por usuário de FTP? R: Sim, é possível definir o tamanho máximo do disco que pode utilizado por cada um dos usuários de FTP. Caso um usuário exceda este tamanho ele fica impossibilitado de gravar novos arquivos a não ser que libere o seu espaço em disco. P11: Como é feita a segurança dos serviços ftp, snmp, vpn, ntp? Existe algum controle de quem pode acessá-los? R: Todos os serviços de rede do Flai Security são controlados por um robusto sistema de firewall dinâmico orientado a objetos, que por padrão libera o acesso sempre para as redes locais conectadas a ele. A liberação dos serviços para placas de rede do tipo Wan fica a critério do administrador e pode ser feito através da interface de gerenciamento. P13: Quantos links de Internet o sistema de contingência suporta simultaneamente? R: O sistema de contingência automática de links do Flai Security suporta simultaneamente até oito links de Internet, redirecionando automaticamente as conexões para o próximo disponível sempre que o principal apresentar problemas.

5 Página 5 / 13 SEGURANÇA P1: Como é feita a segurança dos serviços de rede? Existe algum controle de quem pode acessá-los? R: Todos os serviços de rede do Flai Security são controlados por um robusto sistema de firewall dinâmico orientado a objetos, que por padrão libera o acesso sempre para as redes locais conectadas a ele. A liberação dos serviços para placas de rede do tipo Wan fica a critério do administrador e pode ser feito através da interface de gerenciamento que permite liberar apenas os objetos do tipo endereço IP ou rede desejados. P2: O que é o recurso de servidores virtuais? R: Servidores virtuais é um recurso que possibilita redirecionar as conexões que entram pelas interfaces de Internet (Wan) para qualquer servidor que estiver atrás do Flai. A maior utilização deste recurso está relacionado ao redirecionamento de serviços de terminal, vnc, SQL, VoIP e outros. P3: Quais serviços posso redirecionar através dos servidores virtuais? R: O recurso de servidores virtuais permite que você redirecione o serviço que você quiser, através de protocolos e portas, pois a lista de serviços é obtida através da tabela de objetos, esta que você pode personalizar de acordo com as suas necessidades. O Flai possui diversos serviços padrão, como por exemplo, Terminal Service, VNC, Nexus PABX, Mail e etc. P4: Os servidores virtuais interferem no funcionamento dos serviços locais para a minha rede? R: Não, pois os servidores virtuais atuam apenas nas camadas WAN. Caso seja criado um servidor virtual na mesma porta que um serviço do Flai, este servidor virtual estará funcionando apenas para quem está na Internet, para a rede local (LAN) estas configurações não são aplicadas. P5: Para que serve o serviço de IDS? R: O IDS é um sistema de detecção de intrusos que é responsável pela segurança do Flai na Internet. Ele monitora situações hostis e realiza bloqueios automáticos, impedindo que o host hostil chegue até a rede local. P6: O IDS pode bloquear a minha própria rede? R: Não. O IDS monitora apenas hosts e eventos relacionados com a Internet. Por exemplo, se alguma máquina da sua rede tentar um acesso indevido para a Internet, o Flai não irá bloquear, porém, se alguém na Internet tentar um acesso indevido a sua rede, o firewall é acionado automaticamente para bloquear esta pessoa. P7: É possível saber quem está atacando a minha rede? R: Sim, dentro da interface de gerenciamento existe uma área específica onde todas as tentativas de ataque podem ser observadas, bem como informações do país de origem e whois com dados do agressor.

6 Página 6 / 13 P8: Quais protocolos de VPN o Flai suporta? R: Atualmente existe suporte para o protocolo PPTP. O PPTP é um protocolo de VPN nativo dos sistemas Windows XP, 2000, 2003 e Vista. P9: Se eu conectar da minha casa na VPN da empresa vou conseguir navegar pelo link de Internet da empresa? R: Sim, desde que o administrador permita esse acesso através de uma simples configuração na interface do Flai. P10: Esse acesso a Internet pela VPN é controlado? R: Sim, todos os controles de uso de Internet e navegação são aplicados como se você estivesse em seu computador dentro da empresa. P11: O que é e para que serve o NAT de Saída (SNAT)? R: O NAT de saída é uma técnica utilizada para forçar a saída para Internet usando diferentes endereços IP. É muito utilizado por empresas que possuem um range de IPs válidos e necessita que diferentes serviços saiam para a Internet com endereços IP de origem diferentes. P12: O Flai oferece suporte a SNAT? R: Sim, o suporte a SNAT pode ser configurado em função do endereço de origem (a máquina da rede local que está saindo para a Internet), do tipo de serviço (um objeto do sistema), e/ou de um destino (um host qualquer da Internet). P13: Posso utilizar o Flai 3.0 dentro do meu Datacenter para controlar o acesso a todos os meus servidores que possuem IPs válidos? R: Não, o Flai 3.0 foi desenhado para ser utilizado dentro da LAN da empresa, muito embora ele possua recursos internos de firewall capazes de realizar tais controles, isto não está disponível através da interface de gerenciamento via web.

7 Página 7 / 13 CONTROLE DE INTERNET P1: Qual é a grande novidade no controle do uso da Internet? R: A grande novidade é que não é mais necessário ficar configurando endereços de servidores proxy nos navegadores, basta que o usuário abra o seu navegador preferido e acesse o site que desejar. P2: Como é controlado o acesso a Internet? R: Por padrão, todo o acesso a Internet, seja para navegação em sites ou para baixar os s é bloqueado para todos os usuários e é liberado apenas após a identificação do usuário mediante um login e uma senha. Assim que o usuário realizar login no Flai o acesso à Internet é liberado de acordo com as diretivas de controle definidas pelo administrador. Pode-se, por exemplo, proibir o acesso a alguns sites para alguns usuários e para outros não. P3: É possível controlar também o acesso a serviços? R: Sim, o administrador pode definir que serviços os usuários podem e não podem acessar. P4: É possível bloquear P2P? R: Sim, atualmente é possível bloquear por usuário as seguintes redes P2P: edonkey, emule, Overnet, Direct Connect, Kazaa, Gnutella, Bittorrent, AppleJuice, WinMX, SoulSeek e Ares. P5: Consigo bloquear o emule em modo de ofuscação? R: O emule em modo de ofuscação faz um certo tipo de criptografia no protocolo, impedindo que o Flai consiga entender os dados que passam por ele. Caso o emule seja configurado desta forma não será possível bloquear através do controle de Internet. P6: Então, se o usuário usar a ofuscação do emule eu nada poderei fazer para impedir o uso desse programa em minha rede? R: Não através do controle de Internet, entretanto é possível utilizar o Agente do Flai Security (Flai Security Agent) para bloquear a execução do aplicativo emule.exe diretamente no computador do usuário. Para mais informações sobre o Agente consulte a seção correspondente. P7: Posso proibir o acesso a determinados sites por horário? R: Sim, o administrador pode gerenciar os horários em que qualquer site pode ser acessado e por quem. P8: Posso proibir todos os sites de Internet e liberar somente o que os meus usuários realmente precisam? R: Sim, este é o controle mais robusto que o Flai é capaz de fazer, pois você pode liberar apenas os sites que os usuários precisam acessar, de acordo com as diretivas da empresa, isto com certeza irá aumentar em muito a produtividade.

8 Página 8 / 13 P9: Eu não gostaria que o sistema solicitasse senha de acesso a Internet para os diretores e gerentes da minha empresa, isto é possível? R: Sim. O Flai conta com um recurso chamado de sempre logados, onde é possível associar o endereço físico da placa de rede (mac) de um computador da sua empresa a um login de usuário. Desta forma, sempre que o usuário tentar acessar a Internet e estiver no computador com o respectivo endereço mac, não será necessário nenhum tipo de autenticação, o acesso já estará liberado e configurado de forma a permitir somente o que o administrador definir. P10: Tenho alguns usuários que não podem acessar a Internet, mas usam um sistema que conecta a um banco de dados SQL externo (na Internet). Como posso permitir o acesso ao SQL externo sem ter um login ou usuário sempre logado? R: O Flai permite que protocolos diferentes de HTTP sejam liberados independente de login de usuário. É possível desta forma liberar o acesso a serviços ou a servidores externos mesmo sem autenticação ou qualquer regra de controle de uso de Internet. Isto é conhecido internamente no Flai como Outros controles para usuários não-autenticados. P11: É possível observar em tempo-real o que os usuários estão acessando? R: Sim, o Flai conta com um sistema de monitoramento de acesso a Internet em tempo-real, desta forma o administrador pode conferir quais usuários estão conectados na Internet e o que cada um deles está fazendo. P12: O sistema de controle de Internet possui algum tipo de relatório? R: Sim, existem pelo menos três tipos de relatórios diferentes: relatório top n, que exibe um resumo do acesso pelos usuários; relatório resumido, que exibe um resumo de todo o acesso a Internet, detalhando sites bloqueados, downloads e etc; relatório detalhado, capaz de apresentar de forma completa tudo o que determinado usuário fez na Internet. Todos os relatórios possuem seletores de intervalo de datas, filtrando desta forma os dados para o administrador. Todos os relatórios gerados são armazenados no banco de dados e ficam indeterminadamente disponíveis para consulta do administrador. P13: Usamos o programa de conectividade social da caixa. Funciona com o Flai? R: Sim, basta que o administrador crie uma regra específica para a Caixa. Disponibilizamos em nossa base de conhecimento instruções passo-a-passo para que isto seja feito de uma forma rápida e prática. P14: Minha rede funciona com Terminal Service, posso usar o Flai? R: Sim, o Flai Security pode ser utilizado neste caso, porém as restrições de acesso serão controladas por servidor TS e não mais por usuário.

9 Página 9 / 13 SERVIDOR DE P1: Existe algum limite para a quantidade máxima de domínios e usuários? R: Não existe nenhum tipo de limite de quantidade máxima de domínios ou usuários imposta pelo sistema exceto o limite de espaço do disco e de processamento que o servidor irá conseguir trabalhar. Esta limitação é imposta pelo hardware, ou seja, quanto mais potente for o servidor, mais usuários e domínios ele irá conseguir gerenciar simultaneamente. P2: É possível definir o espaço em disco máximo a ser utilizado por alguma conta (cota)? R: Sim, é possível limitar o uso em disco para os usuários de . Os possíveis valores de cota por usuário são: 2Mb, 5Mb, 10Mb, 20Mb, 50Mb, 100Mb, 500Mb, 1Gb, 2Gb. P3: É possível ter uma conta de sem limite de uso de disco (sem cota)? R: Sim, o sistema possui um recurso para desativar a verificação de cota para os usuários individualmente. P4: Qual é o software do servidor de utilizado no Flai? R: O Flai Security utiliza como base o software QMail. P5: O servidor de suporta quais protocolos? R: SMTP, POP-3 e Imap. P6: Existe suporte a SMTP autenticado? R: Sim, suporta os métodos de autenticação Login e Plain. P7: O que é relay? R: Relay é uma técnica que permite o envio de s através do servidor sem que haja qualquer tipo de autenticação. Normalmente configura-se no relay os endereços IPs dos computadores da rede local, embora esta prática possa ser prejudicial para a empresa por ajudar na proliferação de mensagens de spam ou infectadas. P8: O que é smart-relay? R: Smart-relay é um recurso utilizado pelo servidor de para enviar as mensagens para um servidor de secundário e não diretamente para a Internet. Este servidor secundário é quem será o responsável por enviar as mensagens para a Internet. Isto é bastante utilizado quando se deseja ter um MX dentro da própria LAN através de um IP de Internet dinâmico. P9: Existe suporte a relay e smart-relay no Flai 3.0? R: Sim, ambos os recursos estão disponíveis e podem ser configurados através da interface web.

10 Página 10 / 13 P10: Existe verificação de vírus nos anexos enviados e recebidos pelo servidor? R: Sim, todos os s que entram ou saem da rede são verificados por vírus, caso esteja infectado o sistema impede que ele seja enviado ou recebido. P11: Os s infectados são enviados para uma área de quarentena? R: Não, todos os s que estejam infectados são eliminados imediatamente e sequer chegam a entrar no servidor. Quando isto acontece, o servidor gera uma resposta para o remetente avisando do problema. P12: Qual é o antivírus utilizado no servidor de ? R: O antivírus utilizado é o Clamav. P13: É possível desativar o antivírus apenas para alguns usuários ou domínios? R: Em nenhuma circunstância é possível desativar o sistema de antivírus, ele é a garantia de segurança da sua empresa. P14: Quando o antivírus do servidor de é atualizado? R: As atualizações ocorrem automaticamente a cada 3 horas e são feitas pela Internet. P15: Existe bloqueio de anexos? R: Sim, o bloqueio de anexos é controlado por domínio, onde todos os usuários possuem as mesmas restrições. P16: Consigo realizar o bloqueio de certos anexos apenas para alguns usuários? R: Não, o bloqueio de anexos é controlado por domínio, ou seja, todos os usuários de um certo domínio terão as mesmas restrições. P17: O que é o recurso cópia oculta? R: Cópia oculta é um recurso que permite ao administrador fazer cópia de todos os s enviados e recebidos por determinado usuário. P18: O que é o recurso getpop? R: Get Pop é uma ferramenta que permite que usuário baixe os s de uma conta externa pessoal diretamente para a sua caixa-postal que está no Flai. P19: Qualquer usuário pode usar o getpop? R: Sim, o recurso pode ser utilizado por qualquer usuário desde que o administrador permita. O administrador pode, por exemplo, restringir o uso do getpop para um domínio inteiro, exceto para alguns usuários. P20: Quantas contas getpop cada usuário pode configurar? R: Cada usuário pode configurar apenas uma conta getpop.

11 Página 11 / 13 P21: Qual é a freqüência de tempo em que o getpop baixa os meus s externos? R: O getpop baixa os s a cada cinco minutos. P22: Posso configurar portas e protocolos no getpop? R: No GetPop é possível acessar contas Imap e POP3 sem suporte ssl apenas na porta padrão do serviço, ou seja, tcp/143 e tcp/110. P23: O Flai 3.0 possui webmail? R: Sim, o webmail pode ser acessado tanto internamente quanto externamente. O acesso externo ao webmail depende de configurações de segurança realizadas pelo administrador. P24: Existe algum relatório de uso do serviço de ? R: Sim, existem pelos menos três tipos de relatórios. O relatório TOP N, resumido e detalhado. P25: Os recursos de SMTP, POP-3 e IMAP ficam abertos na Internet? R: Isto depende de configuração do administrador. É possível restringir o acesso a qualquer um dos recursos do servidor de através do sistema de firewall. P26: Para que serve o recurso de auto-resposta? R: A auto-resposta é uma configuração que o usuário pode fazer com o objetivo de avisar as pessoas que mandam s para ele sobre sua a ausência (férias por exemplo) ou impossibilidade de ler as mensagens naquele momento. É uma resposta automática com um texto redigido pelo usuário que é enviada pelo Flai para cada pessoa que enviar um para este usuário.

12 Página 12 / 13 AGENTE DO FLAI SECURITY P1: O que é o Agente do Flai Security 3.0? R: O agente é um software instalado nos computadores com o sistema Windows para fazer controle e monitoramento, integrando as informações dentro da interface web do produto. P2: Na prática, qual é a vantagem de usar o Agente? R: O agente permite que o administrador interaja com os computadores da empresa pela interface do Flai Security. O administrador consegue bloquear os programas que não podem ser executados em um computador, proibir o uso de Pendrive e dispositivos de armazenamento usb e fazer um inventário detalhado de hardware e software de cada um dos computadores. É possível também controlar o uso do MSN, dizendo quem pode conversar com quem. P3: Que tipo de inventário de hardware e software é feito pelo Agente? R: O inventário mostra diversas informações da máquina: processador, placa mãe, recursos da BIOS, memória, discos rígidos, discos flexíveis, unidades de cdroms e unidades de rede, placas de rede, placas de vídeo, dados da instalação do Windows e todos os programas e atualizações instalados no computador. P4: Posso bloquear o uso de PENDRIVE apenas para alguns usuários? R: Sim, o bloqueio é feito por usuário. Caso algum usuário bloqueado se logue em outro computador que possui o Agente, o PENDRIVE também estará bloqueado. Portanto, o pendrive estará bloqueado em qualquer computador que este usuário se conectar. P5: Ao bloquear PENDRIVES e dispositivos USB, outros dispositivos que utilizam USB deixarão de funcionar? R: Não. O bloqueio de pendrive e dispositivos USB é feito apenas para dispositivos de armazenamento como pendrives, HDs externos e cdroms (apenas USB). P6: Tenho um modem 3G USB de uma operadora de telefonia móvel, ele será bloqueado em meu notebook caso o agente esteja bloqueando pendrive para mim? R: O Modem USB 3G irá funcionar normalmente desde que os drivers e softwares de conexão já estejam instalados. Normalmente isso é feito apenas na primeira vez que se conecta o modem ao Notebook. Depois que o software e driver estiverem instalados, pode-se utilizar o acesso 3G pelo modem USB sem qualquer limitação, mesmo com os bloqueios de PENDRIVE do Flai. P7: Então, se eu estiver com o bloqueio de PENDRIVE ativo para meu usuário e tentar conectar o modem 3G usb pela primeira vez ele não vai funcionar? R: Correto, para que ele funcione é necessário instalar os drivers que vem dentro do próprio modem. Como esses drivers estão armazenados no modem e ele também incorpora o recurso de pendrive (usb storage), só irá funcionar se retirarmos temporariamente o bloqueio do Flai.

13 Página 13 / 13 P8: É possível liberar a utilização do MSN apenas para alguns usuários? R: Sim, é possível definir o controle ao MSN por usuário tanto para quem usa o MSN através do programa do Messenger quanto para aqueles que utilizam os mensageiros via web (Web Messengers). P9: É possível gravar as conversas do MSN? R: Sim, o Flai possui um recurso onde é possível configurar quais usuários terão as suas conversas monitoradas. Vale observar que esse monitoramento é válido apenas para o uso do programa MSN Messenger e não pelos Web Messengers. P10: É possível liberar apenas os contatos do MSN que o usuário poderá conversar? R: Sim, o agente permite que sejam liberados apenas alguns contatos, bem como bloquear todos os novos contatos que forem adicionados posteriormente. Vale lembrar que esse controle é válido apenas para o uso do programa MSN Messenger. P11: Quando o notebook for desplugado da rede da empresa, o PENDRIVE permanecerá bloqueado? R: Não. As políticas do Flai Security valem para os computadores portáteis apenas enquanto eles estiverem utilizando a rede da empresa. Quando o usuário levar o equipamento para sua casa ele não terá nenhum tipo de bloqueio. P12: A empresa fornece notebooks pra alguns funcionários e gostaríamos de impedir o uso de PENDRIVE e de alguns programas mesmo fora da empresa, isto é possível? R: Sim, é possível. O administrador pode definir quais equipamentos terão as políticas de bloqueio mesmo fora da rede da empresa.

Senha Admin. Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização

Senha Admin. Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização Manual do Nscontrol Principal Senha Admin Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização Aqui, você poderá selecionar quais programas você quer que

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança 3 SERVIÇOS IP 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança Os serviços IP's são suscetíveis a uma variedade de possíveis ataques, desde ataques passivos (como espionagem) até ataques ativos (como a impossibilidade

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

Revisão 7 Junho de 2007

Revisão 7 Junho de 2007 Revisão 7 Junho de 2007 1/5 CONTEÚDO 1. Introdução 2. Configuração do Computador 3. Reativar a Conexão com a Internet 4. Configuração da Conta de Correio Eletrônico 5. Política Anti-Spam 6. Segurança do

Leia mais

Nettion Security & Net View. Mais que um software, gestão em Internet.

Nettion Security & Net View. Mais que um software, gestão em Internet. Nettion Security & Net View Mais que um software, gestão em Internet. Net View & Nettion Security Mais que um software, gestão em Internet. A Net View e a Nettion Security Software se uniram para suprir

Leia mais

Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X

Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X A primeira coisa a analisarmos é onde ficará posicionado o servidor de Raio-x na rede do cliente, abaixo será colocado três situações básicas e comuns

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito

GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito GUIA RÁPIDO DARUMA Viva de um novo jeito Dicas e Soluções para IPA210 Leia atentamente as dicas a seguir para configurar seu IPA210. Siga todos os tópicos para que seja feita a configuração básica para

Leia mais

gladiador INTERNET CONTROLADA

gladiador INTERNET CONTROLADA gladiador INTERNET CONTROLADA funcionalidades do sistema gladiador sistema Gerenciamento de usuários, gerenciamento de discos, data e hora do sistema, backup gladiador. Estações de Trabalho Mapeamento

Leia mais

Winconnection 6. Internet Gateway

Winconnection 6. Internet Gateway Winconnection 6 Internet Gateway Descrição Geral O Winconnection 6 é um gateway de acesso à internet desenvolvido dentro da filosofia UTM (Unified Threat Management). Assim centraliza as configurações

Leia mais

Segurança de Redes & Internet

Segurança de Redes & Internet Boas Práticas Segurança de Redes & Internet 0800-644-0692 Video Institucional Boas Práticas Segurança de Redes & Internet 0800-644-0692 Agenda Cenário atual e demandas Boas práticas: Monitoramento Firewall

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Usando um firewall para ajudar a proteger o computador A conexão à Internet pode representar um perigo para o usuário de computador desatento. Um firewall ajuda a proteger o computador impedindo que usuários

Leia mais

CPE Soft Manual. 125/400mW 2.4GHz. CPE Soft

CPE Soft Manual. 125/400mW 2.4GHz. CPE Soft CPE Soft Manual 125/400mW 2.4GHz CPE Soft Campinas - SP 2010 Indice 1.1 Acessando as configurações. 2 1.2 Opções de configuração... 3 1.3 Wireless... 4 1.4 TCP/IP 5 1.5 Firewall 6 7 1.6 Sistema 8 1.7 Assistente...

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

E-mail (eletronic mail )

E-mail (eletronic mail ) E-mail (eletronic mail ) alice@gmail.com bob@yahoo.com.br Alice escreve uma carta Entrega no correio da sua cidade Que entrega pra o carteiro da cidade de Bob Bob responde também através de carta 1 Processo

Leia mais

F-Secure Anti-Virus for Mac 2015

F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 2 Conteúdo F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 Conteúdo Capítulo 1: Introdução...3 1.1 Gerenciar assinatura...4 1.2 Como me certificar de que o computador está protegido...4

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE DE CONTAS DE EMAIL

MANUAL DO CLIENTE DE CONTAS DE EMAIL MANUAL DO CLIENTE DE CONTAS DE EMAIL Índice 1 Introdução 2 2 Contas de Emails 2 3 Conceitos do Serviço de Emails 2 4 Acesso Webmail 3 6 Alterar Senha Via Web 9 7 Solução de Problemas 10 ocedimento 11 8

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

GLADIADOR INTERNET CONTROLADA v.1.2.3.9

GLADIADOR INTERNET CONTROLADA v.1.2.3.9 GLADIADOR INTERNET CONTROLADA v.1.2.3.9 Pela grande necessidade de controlar a internet de diversos clientes, a NSC Soluções em Informática desenvolveu um novo produto capaz de gerenciar todos os recursos

Leia mais

Manual Integra S_Line

Manual Integra S_Line 1 Introdução O é uma ferramenta que permite a transmissão Eletrônica de Resultado de Exames, possibilitando aos Prestadores de Serviços (Rede Credenciada), integrarem seus sistemas com os das Operadoras

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

Atualizado em 9 de outubro de 2007

Atualizado em 9 de outubro de 2007 2 Nettion R Copyright 2007 by Nettion Information Security. Este material pode ser livremente reproduzido, desde que mantidas as notas de copyright e o seu conteúdo original. Envie críticas e sugestões

Leia mais

Controlando o tráfego de saída no firewall Netdeep

Controlando o tráfego de saída no firewall Netdeep Controlando o tráfego de saída no firewall Netdeep 1. Introdução Firewall é um quesito de segurança com cada vez mais importância no mundo da computação. À medida que o uso de informações e sistemas é

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

Capítulo 1: Introdução...3

Capítulo 1: Introdução...3 F-Secure Anti-Virus for Mac 2014 Conteúdo 2 Conteúdo Capítulo 1: Introdução...3 1.1 O que fazer após a instalação...4 1.1.1 Gerenciar assinatura...4 1.1.2 Abrir o produto...4 1.2 Como me certificar de

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa? Que tipo de navegadores são suportados? Preciso permitir 'cookies' O que são 'cookies' da sessão? O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Instalação Cliente Notes 6.5

Instalação Cliente Notes 6.5 Instalação Cliente Notes 6.5 1/1 Instalação Cliente Notes 6.5 LCC.008.2005 Versão 1.0 Versão Autor ou Responsável Data 1.0 Fabiana J. Santos 18/11/2005 RESUMO Este documento apresenta um roteiro de instalação

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Prof. Ravel Silva (https://www.facebook.com/professorravelsilva) SIMULADO 01 PRF

Prof. Ravel Silva (https://www.facebook.com/professorravelsilva) SIMULADO 01 PRF Orientações aos alunos: 1. Este simulado visa auxiliar os alunos que estão se preparando para o cargo de Policial Rodoviário Federal. 2. O Simulado contém 10 questões estilo CESPE (Certo e Errado) sobre

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Principais Benefícios. ESET Endpoint Security

Principais Benefícios. ESET Endpoint Security Principais Benefícios ESET Endpoint Security Principais Características: - Firewall Pessoal... 1 - AntiSpam... 2 -Bloqueio de Dispositivos... 3 -Bloqueio de URLs... 4 -Agendamento de Tarefas... 5 - ESET

Leia mais

Manual Comunica S_Line

Manual Comunica S_Line 1 Introdução O permite a comunicação de Arquivos padrão texto entre diferentes pontos, com segurança (dados criptografados e com autenticação) e rastreabilidade, isto é, um CLIENTE pode receber e enviar

Leia mais

Procedimentos e Recursos Técnicos

Procedimentos e Recursos Técnicos Procedimentos e Recursos Técnicos Procedimentos e Recursos Técnicos Aprenderemos neste Curso Web alguns procedimentos e recursos técnicos utilizados Para realizar a configuração de sistemas de CFTV. Configurar

Leia mais

Processo de Envio de email

Processo de Envio de email Processo de Envio de email Introdução O envio de documentos de forma eletrônica vem sendo muito utilizado, assim o envio de arquivos, relatórios, avisos, informações é realizado via e-mail. O sistema disponibiliza

Leia mais

Administração do Windows Server 2003

Administração do Windows Server 2003 Administração do Windows Server 2003 Visão geral O Centro de Ajuda e Suporte do Windows 2003 Tarefas do administrador Ferramentas administrativas Centro de Ajuda e Suporte do 2003 Usando o recurso de pesquisa

Leia mais

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc. Endereços IP Endereços IP IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.) precisam ter endereços. Graças

Leia mais

Objetivo. Requisitos. Resumo. Processo de Instalação PS4E e PS4B

Objetivo. Requisitos. Resumo. Processo de Instalação PS4E e PS4B Objetivo Este documento tem como objetivo instruir os processos de instalação do Panda Security for Enterprise e Panda Security for Business e sua distribuição e configuração mais simples em uma rede.

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Wisurf - Central de Dominio 011 34611171 (www.wisurf.com.br)

Wisurf - Central de Dominio 011 34611171 (www.wisurf.com.br) Vários modelos de aplicação O sistema e controlado via WEB Sistema SLP WiSurf Internet controlada para locais públicos. O melhor sistema de controle de internet utilizado pelas grandes redes hoteleira

Leia mais

Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas

Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas 1 Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas O DIR 635 tem duas opções para liberação de portas: Virtual server: A opção Virtual Server permite que você defina uma única porta pública

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO 1 1. PROCEDIMENTOS ANTES DA INSTALAÇÃO SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios 1.1. Solicitar Senha para Fechamento de PLP Solicitar ao seu consultor comercial a senha

Leia mais

Programa de Instalação do Lince GPS

Programa de Instalação do Lince GPS Esse programa instala o software Lince GSP em aparelhos portáteis que tenham GPS, como navegadores e celulares. O software Lince GPS é um programa destinado a alertar sobre a aproximação a pontos previamente

Leia mais

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS Esse programa atualiza os pontos do software Lince GSP em aparelhos portáteis, como navegadores e celulares. A Robotron mantém um serviço de fornecimento de pontos de controle de velocidade aos aparelhos

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para BLACKBERRY INTERNET SERVICE. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Na Figura a seguir apresento um exemplo de uma "mini-tabela" de roteamento:

Na Figura a seguir apresento um exemplo de uma mini-tabela de roteamento: Tutorial de TCP/IP - Parte 6 - Tabelas de Roteamento Por Júlio Cesar Fabris Battisti Introdução Esta é a sexta parte do Tutorial de TCP/IP. Na Parte 1 tratei dos aspectos básicos do protocolo TCP/IP. Na

Leia mais

Configurando o DDNS Management System

Configurando o DDNS Management System Configurando o DDNS Management System Solução 1: Com o desenvolvimento de sistemas de vigilância, cada vez mais usuários querem usar a conexão ADSL para realizar vigilância de vídeo através da rede. Porém

Leia mais

Web Design Aula 11: Site na Web

Web Design Aula 11: Site na Web Web Design Aula 11: Site na Web Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Criar o site em HTML é interessante Do que adianta se até agora só eu posso vê-lo? Hora de publicar

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

ROTEIRO PARA INSTALAÇÃO DO BITVISE, CONFIGURAÇÃO DE CHAVES SSH, DEFINIÇÃO DAS PORTAS PARA OS TÚNEIS SSH E CONFIGURAÇÃO DO THUNDERBIRD

ROTEIRO PARA INSTALAÇÃO DO BITVISE, CONFIGURAÇÃO DE CHAVES SSH, DEFINIÇÃO DAS PORTAS PARA OS TÚNEIS SSH E CONFIGURAÇÃO DO THUNDERBIRD ROTEIRO PARA INSTALAÇÃO DO BITVISE, CONFIGURAÇÃO DE CHAVES SSH, DEFINIÇÃO DAS PORTAS PARA OS TÚNEIS SSH E CONFIGURAÇÃO DO THUNDERBIRD PARTE 1 INSTALAÇÃO DO BITVISE E CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DA CHAVE SSH PARA

Leia mais

*HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR

*HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR 1 of 23 *HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR O manual do usuário tem como objetivo, detalhar o funcionamento do Sistema de Gerenciamento e Monitoramento On-Line de Obras, de forma clara para seus usuários. Clique

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR

MANUAL DO ADMINISTRADOR WinShare Proxy admin MANUAL DO ADMINISTRADOR Instalação do WinShare Índice 1. Instalação 2. Licenciamento 3. Atribuindo uma senha de acesso ao sistema. 4. Configurações de rede 5. Configurações do SMTP

Leia mais

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente

Leia mais

Personalizações do mysuite

Personalizações do mysuite Personalizações do mysuite 1. mysuite... 2 2. Customização de campos... 3 3. Importação de dados... 3 4. Integração de sistemas... 3 5. Personalização do Atendimento Online... 4 5.1. Imagens de online

Leia mais

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA INSTALAÇÃO LIMPA O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo-os

Leia mais

Online Help StruxureWare Data Center Expert

Online Help StruxureWare Data Center Expert Online Help StruxureWare Data Center Expert Version 7.2.7 Appliance virtual do StruxureWare Data Center Expert O servidor do StruxureWare Data Center Expert 7.2 está agora disponível como um appliance

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP. Professor Leonardo Larback

SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP. Professor Leonardo Larback SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP Professor Leonardo Larback Protocolo SMTP O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado no sistema de correio eletrônico da Internet. Utiliza o protocolo TCP na camada

Leia mais

Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles:

Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles: Instalação do Netz Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles: Instalação do Java SE 6, que pode ser instalado através da JDK.

Leia mais

AULA 7: Remote Desktop

AULA 7: Remote Desktop AULA 7: Remote Desktop Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. Ferramentas: Máquina Virtual Windows 2003 Server; Máquina Virtual

Leia mais

Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica Curso de Informática Básica O e-mail Primeiros Cliques 1 Curso de Informática Básica Índice Introdução...3 Receber, enviar e responder mensagens...3 Anexando arquivos...9 Cuidado com vírus...11 2 Outlook

Leia mais

Introdução. O Windows Server 2003 está dividido em quatro versões:

Introdução. O Windows Server 2003 está dividido em quatro versões: Introdução Este é um tutorial de como Instalar o Windows Server 2003, este é o primeiro de alguns tutoriais que farei para ambientes de servidores Windows. A instalação do Windows Server 2003 segue o mesmo

Leia mais

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML...

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML... 1 Sumário 1 Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 3 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

Manual do Usuário Cyber Square

Manual do Usuário Cyber Square Manual do Usuário Cyber Square Criado dia 27 de março de 2015 as 12:14 Página 1 de 48 Bem-vindo ao Cyber Square Parabéns! Você está utilizando o Cyber Square, o mais avançado sistema para gerenciamento

Leia mais

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Podemos acessar nossos e-mails pelo webmail, que é um endereço na internet. Os domínios que hospedam com a W3alpha, acessam os e-mails

Leia mais

1. DHCP a. Reserva de IP

1. DHCP a. Reserva de IP Configuração de recursos do roteador wireless Tenda 1. DHCP a. Reserva de IP Ao se conectar uma rede que possua servidor DHCP, o host recebe um IP dentro da faixa de distribuição. A cada conexão, o host

Leia mais

Política de Utilização da Rede Sem Fio (Wireless)

Política de Utilização da Rede Sem Fio (Wireless) Política de Utilização da Rede Sem Fio (Wireless) UNISC Setor de Informática/Redes Atualizado em 22/07/2008 1. Definição Uma rede sem fio (Wireless) significa que é possível uma transmissão de dados via

Leia mais

FIREWALL. Prof. Fabio de Jesus Souza. fabiojsouza@gmail.com. Professor Fabio Souza

FIREWALL. Prof. Fabio de Jesus Souza. fabiojsouza@gmail.com. Professor Fabio Souza FIREWALL Prof. Fabio de Jesus Souza fabiojsouza@gmail.com Professor Fabio Souza O que são Firewalls? Os firewalls são sistemas de segurança que podem ser baseados em: um único elemento de hardware; um

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet Ebook Como configurar e-mails no seu celular Este e-book irá mostrar como configurar e-mails, no seu celular. Sistemas operacionais: Android, Apple, BlackBerry, Nokia e Windows Phone Há muitos modelos

Leia mais

OCOMON PRIMEIROS PASSOS

OCOMON PRIMEIROS PASSOS OCOMON PRIMEIROS PASSOS O OCOMON ainda não possui um arquivo de Help para atender a todas questões relacionadas ao sistema. Esse arquivo serve apenas para dar as principais instruções para que você tenha

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede O sistema de nome de domínio (DNS) é um sistema que nomeia computadores e serviços de rede e é organizado em uma hierarquia de domínios.

Leia mais

SolarWinds Kiwi Syslog Server

SolarWinds Kiwi Syslog Server SolarWinds Kiwi Syslog Server Monitoramento de syslog fácil de usar e econômico O Kiwi Syslog Server oferece aos administradores de TI o software de gerenciamento mais econômico do setor. Fácil de instalar

Leia mais

NOME: MATHEUS RECUERO T2 ANTIVIRUS PANDA

NOME: MATHEUS RECUERO T2 ANTIVIRUS PANDA NOME: MATHEUS RECUERO T2 ANTIVIRUS PANDA Os requisitos mínimos para possuir o software é memoria de 64 MB, disco rígido de 20 MB processador a partir do Pentium 2 em diante e navegador internet Explorer

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Atualizaça o do Playlist Digital

Atualizaça o do Playlist Digital Atualizaça o do Playlist Digital Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos

Leia mais