Chat com a Dra. Maria Teresa Dia 10 de março de 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Chat com a Dra. Maria Teresa Dia 10 de março de 2011"

Transcrição

1 Chat com a Dra. Maria Teresa Dia 10 de março de 2011 Tema: Psicologia: Perceba como a ajuda é importante para o tratamento Total atingido de pessoas na sala: 29 usuários Total de pessoas que acessaram o link do chat: 46 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30 (13h30 às 15h) Perguntas respondidas: 30 Convidada: Dra. Maria Teresa Veit, coordenadora do departamento de Psicologia da ABRALE e coordenadora do Comitê Científico de Psicologia da ABRALE. Moderador: Miguel Mod Estado: São Paulo 12:57:19 - moderador : CHAT ABRALE - Psicologia: Perceba como a ajuda é importante para o tratamento. 12:58:07 - moderador : Atenção ao horário: 13h30 às 15h 13:02:12 - moderador : Convidada de hoje: Dra. Maria Teresa Veit, Coordenadora do departamento de Psicologia da ABRALE e coordenadora do Comitê Científico de Psicologia da ABRALE. 13:33:55 - moderador : Boa tarde a todos! Vamos dar início ao chat ABRALE. 13:34:13 - moderador : Tema: Psicologia: Perceba como a ajuda é importante para o tratamento. 13:34:23 - moderador : Convidada de hoje: Dra. Maria Teresa Veit, Coordenadora do departamento de Psicologia da ABRALE e coordenadora do Comitê Científico de Psicologia da ABRALE. 13:35:10 - fala para convidado: boa tarde! sou psicologa e gostaria de entender um pouco melhor o trabalho da Abrale. 13:36:02 - convidado : Bel, bem vinda. Podemos sim conversar um pouco mais sobre os propósitos do departamamento de Psicologia da ABRALE. Para começar, veja em nosso website o que oferecemos. Depois, se quiser, entre em contato e marcamos uma conversa com esse foco. 13:36:29 - zezinhos : José da Silva, Salvador-Ba., tem um prazo certo para fazer terapia com a psicologia?

2 13:37:46 - convidado : José, nós trabalhamos com o modelo de Psicoterapia Breve Focal. Isso quer dizer que temos um objetivo definido e um prazo aproximado que é combinado antes do início do tratamento. De modo geral, gira entre 8 a 12 semanas. Em alguns casos, podem ser feitos novos "contratos" de atendimento, para um novo grupo de encontros. 13:38:19 - Adriana : Dra. Qual sua opinião em relação a crença e a doença. Conheço pessoas que não fez nenhum tratamento e foram curadas... 13:38:32 - Nina : Boa tarde para todos!!! 13:40:11 - convidado : Crenças sustentam nossa vida e movem-nos em direção ao que vamos alcançcar. No entanto, se existe doença, dificilmente ela se vai sem o tratamento adequado. Ou, se isso acontecer, é porque as coisas se resolveriam de qualquer forma por si mesmas. A atitude de confiança é extremamente importante e potencializa os bons resultados do tratamento. Mas NÃO O SUBSTITUI! 13:40:36 - moderador : A ABRALE oferece apoio psicológico gratuito. Os atendimentos são realizados na sede em São Paulo ou de forma on-line para todo o Brasil. Entre em contato e obtenha mais informações: (11) :41:08 - Bia : Boa tarde Dra. Maria Tereza, bem terminei meu tratamento ha 1 mes e agora tenho que voltar a vida normal só que estou me sentindo com medo, como se tudo fosse feito pela primeira vez. Tenho que voltar ao trabalho mas isso tbem tem me assustado. E normal se sentir assim? Fiquei 1 ano em tratamento de um LNH. 13:43:18 - convidado : É perfeitamente normal, Bia, que depois de um período tão prolongado em que você priorizou seu tratamento, tenha "desaprendido" a viver a vida de todo o dia, conforme a conhecia. Vem mesmo o medo, a incerteza de que poderá viver de novo. Vá com calma, dando um passo de cada vez. As primeiras dificuldades logo serão superadas, até porque você está mais forte, é hoje uma vencedora depois de ter passado por tantas coisas e superado dificuldades importantes. Confie no seu aprendizado e na sua condição de voltar a uma vida feliz e plena! 13:43:40 - Deni fala para moderador: Como a gente pode ajudar alguém que está em tratamento mas parece não querer ajuda, que acha que a situação está sob controle? 13:46:27 - convidado : Deni, as ações de ajuda pressupõem dois elementos: o que se dispõe a ajudar e o que aceita a ajuda. Com uma perna só, não dá para caminhar. Quero dizer que você não pode impor seu desejo de ser útil, por mais que a necessidade se evidencie. Será preciso um pouco de paciência. Com o tempo, a própria pessoa talvez reconheça que não dá conta de tudo sozinha. Deixe claro que você quer e pode ajudar. Mas não imponha, aguarde o pedido espontâneo daquele que sofre. Provavelmente ele ou ela estão fazendo um esforço imenso para acreditar que não precisam de ajuda.

3 13:46:54 - sonimar fala para convidado: o modo do paciente encarar uma doença deve ser como um bom coadjuvante para o sucesso maior de qualquer tratamento? 13:48:43 - convidado : É verdade. Podemos agir como aliados ou como adversários do tratamento médico em geral. Claro que o trabalho empreendido por aliados é mais efetivo do que aquele levado por adversários, que gastam uma quantidade imensa de enrgia ao se colocarem contrários a tudo. Só que a aceitação do tratamento por vezes requer um certo tempo de elaboração e de compreensão e é preciso aguardar esse tempo. 13:48:47 - moderador : Cadastre-se na ABRALE e tenha acesso aos nossos materiais informativos, conteúdos, receba nossa revista, saiba dos eventos, apoio jurídico e psicológico. Para solicitar seu cadastro ligue gratuitamente para :49:02 - denise : como acontecem esses atendimentos online? 13:51:30 - convidado : Os atendimentos online, embora não substituam as psicoterapias presenciais, consistem em uma excelente oportunidade para orientações e esclarecimentos psicológicos para aqueles que, por diferentes motivos, não podem se beneficiar do atendimento presencial. A rotina inclui o agendamento, o estabelecimento de algumas regras e um número aproximado de "encontros" via MSN. Para maiores informações ligue para ou escreva para 13:51:54 - preto fala para convidado: O trabalho da Abrale é somente para casos de câncer? 13:52:39 - convidado : Em princípio sim. Mas o nosso trabalho entende como pacientes todos aqueles que são tocados direta ou indiretamente pela doença como, por exemplo, familiares, cuidadores e profissionais da área. 13:53:26 - Nina fala para convidado: Dra. estava fazendo exames p/ engravidar quando descobri LNH folicular, já fiz 6 quimios, to reagindo bem, mas não tiro da cabeça que agora não poderei mais ter filhos, em função da idade e também por saber que a doença volta a qualquer momento. Me revolto muito com isso. Querendo e planejando tanto um filho e todos os dias lendo notícias de mães e pais matando os bebês e jogando nas lixeiras. Tenho chorado muito. 13:54:57 - convidado : Nina, como deve ter sido difícil para você, quando todo o seu ser estava focado em VIDA, ter-se deparado com doença e perspectivas tão opostas àquelas que se tem quando um filho está a caminho. Mas talvez as portas não estejam fechadas como você vê... Como se sente com a idéia de agendarmos um atendimento online para aprofundarmos essa questão que tanto a faz sofrer? 13:55:03 - moderador : Aproveitem para enviarem suas dúvidas! Nosso horário vai até 15h. 13:55:23 - denise : Existe algum trabalho da psicologia voltado para os enlutados?

4 13:56:19 - convidado : Sim! Esse é um dos focos do nosso trabalho: a perda de entes queridos, de projetos de vida, da saúde... enfim lutos de diferentes formas que, de modo geral, espreitam aqueles que se deparam com doenças graves, quer em si próprios, quer em seus entes queridos. 13:57:05 - Anja : tenho 55 anos e há 11 anos tratei LNH e no momento só mantenho controle semestral na onco. Moro em Olinda/PE. Quando soube do diagnóstico encarei como se fosse tratar uma gripe; claro, que os profissionais me transmitiram segurança, apesar da gravidade e emergência do tratamento. Enfim, minha cabeça, com bom humor, até careca ajudou no 'ataque' ao linfoma e tudo bem! pensem nisso! 13:57:31 - convidado : Obrigada, Anja, pelo seu depoimento positivo e triunfante! Tudo de bom para você! 13:57:54 - denise : E como é realizado o trabalho psicologico com os profissionais de saude? 13:59:59 - convidado : Denise, os profissionais de saude, assim como todos os cuidadores, precisam estar em boas condições para desempenharem suas funções. É disso que nos ocupamos ao atendê-los. Procuramos identificar quaisquer elementos que os estejam fragilizando e fazendo sofrer, a fim de encontramos formas de fortalecê-los para as escolhas que fizeram. De modo geral, podemos prestar essa assistência pela Psicoterapia (presencial ou online), por grupos de relaxamento, manejo de estresse e outros programas que desenvolvemos. 14:00:23 - Nina fala para convidado: Sim, podemos agendar. Devo ligar então 0800 ou no endereço de da psicologia? 14:00:34 - convidado : Isso mesmo, Nina, aguardamos seu contato. 14:00:54 - denise : Como é feito o apoio aos enlutados e qual a aderência que voces tem desses? 14:02:23 - convidado : Os cuidados que oferecemos aos enlutados podem ser de diferentes naturezas: psicoterapia breve individual ou em grupo, orientações online, grupos temáticos etc. Temos excelente aderência por parte daqueles que nos procuram e vários registros de que o foco terapêutico - elaboração do luto - foi atingido. 14:03:36 - AJacini : Ola pessoal, me trata de lma-m3 há 2 anos, claro que não é facil e não tem sido facil, pois tenho muitas limitações, principalmente com alimentação, pois tenho muita queda de leucocitos e plaquetas, as vezes acho q estou administrando bem, porem as vezes me pego muito chorona e com medo, tive durante um bom tempo acompanhamento psicoligico, mas nao sei se lido com tudo isso da forma q tem q ser, ou se nao aceito, enfim, seria o caso de ainda ter um psicologo? 14:05:35 - convidado : Sabe, Jacini, não existe "certo ou errado" para o sofrimento e para a superação das dificuldades. Imagine um grupo de velas que você precisa acender: algumas vão acender com o riscar de apenas um fósforo; outras precisarão de uma caixa inteira. O que importa é que TODAS vão brilhar

5 a seu tempo. Então, talvez você seja aquela vela que precisa de mais alguns palitos e, nesse caso, vale a pena retomar a terapia. Você brilhará mais rapidamente e com menos sofrimento. 14:06:19 - Sandarah : Porque as palavras cuidados paliativos, morte e luto estão sempre presentes quando se fala de câncer? Isto não seria um estigma? Há muitas doenças tão graves ou mais que o câncer e não se fala de morte dessa forma. 14:08:51 - convidado : Na verdade, alguns tipos de câncer são mesmo muito graves e podem levar à morte, assim como outras patologias. Não se trata de estigma, mas de olharmos as coisas de frente e procurarmos oferecer tudo que há de melhor. Tomara que, em muitos casos, não seja necessário... Sobre cuidados paliativos, lembre que não são, necessariamente, opostos aos cuidados curativos. Muitas vezes devem coexistir com aqueles, evitando sofrimento desnecessário ao mesmo tempo em que se investe em cura. E, falando de morte, ela faz para da vida, tanto daqueles que têm câncer quando dos que não tem! 14:09:36 - mi : ola, fiz transplante de medula ossea faz 1 ano, tinha lma e agora estou bem, mas não posso ter contato com o sol, que me da uma leve rejeição de pele, fico muito em casa e as vezes lembro do sofrimento que passei, mas tento seguir em frente, pois graças a DEUS estou viva. O que devo fazer? 14:11:36 - convidado : Se você tem hoje uma sensibilidade maior ao sol, cabe respeitá-la. A bem da verdade, estamos aprendendo cada vez mais que devemos nos cuidar e não nos podemos expor prolongadamente ao sol Protejase e limite o tempo de exposição. Há tantas outras formas de lazer, em horáios e localizações mais protegidos do sol, que tenho certeza de que você não ficará sem opções. Aproveite o que pode ter dessa vida maravilhosa que reconquistou e, se puder, olhe mais para o que ganhou do que para o que perdeu. 14:12:05 - Sandarah : Por isso. A morte faz parte da vida, não só daqueles que têm câncer. Obrigada pela sua atenção. 14:12:13 - moderador : Aguardamos novas dúvidas! Aproveitem, nosso horário vai até 15h. 14:12:43 - moderador : A ABRALE oferece apoio psicológico gratuito. Os atendimentos são realizados na sede em São Paulo ou de forma on-line para todo o Brasil. Entre em contato e obtenha mais informações: (11) :16:03 - AJacini : Acho que ha muita cobrança da familia e amigos para que eu fique 100% e isso me assusta muito, porque o peso de carregar algo grave assim, é muito grande e tenho certeza que estou em pe hj aqui pelas minhas filhas, busquei nelas a força que precisei durante os 2 meses de internação, meu medico me da como referencia, por tudo que passei e gracas a DEUS estar respondendo bem ao tratamento, porem, no meu dia a dia, vejo pessoas com a mesma doença indo embora e nesse momento, vem aquele ponto de interrogação e ai me sinto incapaz de poder fazer algo por mim mesma, quem tem CA convive diariamente com a vida e a morte, nao vejo como estigma, infelizmente essa e a realidade, que so mudei meu modo de ver muita coisa apos ter sido diagnostica, inclusive a dar valor a vida em todos os sentidos e

6 viver cada segundo intensamente, SOMENTE quem TEM CA ou qq outra doença grave, sabe o que falo, pois é VIVENDO na pele essa realidade sabe bem o que é isso. 14:18:12 - convidado : Jacini, você está certa. A experiência de uma doença grave é extremamente transformadora para aqueles que refletem sobre ela e se dispõem a aprender o que a vida tem a ensinar. Vida e morte são extremos que se tocam, mais próximos do que gostamos de admitir. Um pequeno segredo é o de viver cada dia, sem fazer maiores projeções a respeito do que está à frente porque, de verdade,desconhecemos o que virá. 14:19:02 - Anja pergunta para convidado: então... ocorre agora uma suspeita de mielodisplasia secundária a QT+RT de 11 anos atrás... estou investigando com hemato; diagnostico por mielograma. Me recusei a fazer biópsia óssea. considero que estes exames deveriam ter acompanhamento psicologico... é demais estressante; qual sua conduta Dra Teresa? 14:20:45 - convidado : Sempre que possível os profissionais de psicologia ou de psicooncologia fazem-se presentes durante esses procedimentos invasivos e estressantes. Como nem sempre os centros de tratamento dispõem de equipes especializadas, procuramos também preparar as pessoas para atravessarem as dificuldades. Trata-se de orientações importantes que amenizam os momentos piores. 14:20:58 - Miriam : boa tarde 14:24:37 - mi : obrigada! gostaria de dizer que como meu medico me disse qdo estava mal, a gente chega ao fundo do poço se quer se afoga, mas senão chega até ele bate os pes da um impulso e tenta novamente, que provavelmente ficara bem, pois tudo o que precisamos é estar bem consigo mesma para ter uma vitória. pode ser sofrida como tive, mas tenho alegria por viver e ter a certeza que lutei, sofri e não desisti e agradeço por tudo que sou hoje, pq no sofrimento as pequenas e insignificante coisas, passam a ter valor. 14:25:14 - convidado : Você está certa, Mi, é nas grandes tempestades que se reconhecem os melhores marinheiros. Parabéns pela sua luta! 14:25:46 - AJacini fala para convidado: Exatamente, acho que vc disse tudo, um resumo de como podemos tentar administrar essa experiencia, agradeço muito!! 14:26:05 - AJacini fala baixinho para mi: Oi tudo bem? Sera que podemos trocar msn ou , gostei do seu relato e gostaria de trocar experiencias com vc. 14:26:24 - Anja pergunta para convidado: existe esse serviço psico no Recife, via ABRALE ou outra instituição? 14:27:12 - convidado : A ABRALE não tem equipe de atendimento psicológico em Recife. O que podemos oferecer é o atendimento online, por MSN. Quanto a outros centros de atendimento psicológico, desconheço mas suponho que exitam, sim.

7 14:27:54 - mi fala para Anja: ja fiz varias biópsia de medula, pode não ser tão agradavel mas tenha certeza é a melhor maneira de descobrir o que precisa para te curar, não tenha medo, pois hoje até um remédio na veia o médico pode dar para aliviar o nervoso e ajuda muito. 14:28:51 - Miriam : O estresse de quem passa por transplante de medula é grande e o tempo prolongado de internação. Gera uma insegurança grande, pois sendo assistida por vários e competentes profissionais o bater das pernas fica mais fácil... 14:29:08 - AJacini fala para mi: Mi faço minhas suas palavras! SOMOS GUERREIRAS E VITORIOSAS! 14:29:32 - Miriam fala para convidado: Há atendimento on line em são paulo para quem apresenta dificuldade de locomoção? 14:29:55 - convidado : Sim, um dos propósitos do atendimento online é prestar assistência a quem não pode se deslocar. 14:30:40 - mi : acreditem que na dor que passamos sempre existem quem está pior que nós e eu vi muito isso de perto, cada um tem seu sofrimento mas precisamos acreditar em DEUS e nas pessoas que amamos pq o apoio deles é fundamental e acreditem o psicologico é 60% do tratamento em um paciente e 40% é da ajuda médica. 14:31:59 - convidado : Meninas, há uma frase de uma importante psicóloga inglesa, que diz assim: o sofrimento só se torna insuportável quando não é compartilhado... Portanto, todo o time de saúde é importante, cada um no seu papel, assim como a família, os amigos, a religião. Um não substitui o outro! 14:32:03 - mi fala para AJacini: sim 14:32:13 - moderador : Aguardamos novas dúvidas! Aproveitem, nosso horário vai até 15h. 14:32:36 - moderador : A ABRALE oferece apoio psicológico gratuito. Os atendimentos são realizados na sede em São Paulo ou de forma on-line para todo o Brasil. Entre em contato e obtenha mais informações: (11) :33:16 - Anjinha sorri para : muito bem colocado... agradeço a força de todos vcs e a espiritualidade está sempre presente nestes momentos. Paz e saúde p todos. Dra Teresa, grata! 14:36:16 - Anjinha : vou repensar na necessidade da Biópsia! depois da QT adquiri algumas fobias q estão complicadas p se livrar... então, tenho evitado ao invés de enfrentar... rsrsrsr... grata a todos! 14:36:53 - convidado : Anjinha, varrer a sujeira para baixo do tapete só a esconde, não acaba com ela... Fugir não é, de modo geral, uma boa estratégia. 14:38:34 - moderador : Aproveitem para enviarem suas dúvidas! Nosso horário vai até 15h.

8 14:40:09 - moderador : Encontro ABRALE - 11 de março. Novos tratamentos para os pacientes de mielodisplasia. Inscrição Gratuita pelo site da ABRALE! 14:42:35 - mi : os médicos me disseram quando eu estava internada que eles sempre fazem o melhor e para que o melhor tenha sucesso a gente tem que acreditar e ajudar a si mesma lutando contra angustia, tédio, dor, desespero e conversar qdo puder com enfermeira que estão ali junto de nós, nos apoiando e por mais que seja terrível as vezes qdo se esta ruim ouvir que tudo ficara bem e vc não ve isso chegar acredite é nessa hora que DEUS esta mais que presente, mesmo que não conseguimos rezar por causa da dor, apenas espere, pode demorar, medicamentos nos ajudam e precisamos da medicina e acreditem DEUS esta sempre presente!!!! 14:44:00 - convidado : É verdade, esse não é o milagre de um anjo só... Existem vários papéis a serem desempenhados e a cada um cabe cuidar do próprio. É do conjunto dessa orquestra que sai a música final, conduzida por um bom orquestrador, lá do alto. 14:44:52 - Anjinha : mas eu acho q rola tranquilo; a questão da Biópsia; anemia cronica c serie vermelha /hemoglobina baixa; serie branca e plaquetas normais. pq fazer BMO? hemato entrou c corticóide e vamos refazer hemograma. se eu me sinto bem desviando da passarela de pedestre (fobiaatual) pq vou enfrentála/ passar por cima/ não; dou a volta e chego no mesmo local. entende? 14:44:56 - Cleo : Boa tarde a todos 14:45:07 - Cleo : Estou na 5ª fase do tratamento de leucemia mieloide M3 14:46:20 - convidado : Entendo, Anjinha. Às vezes um desvio do percurso leva mesmo ao lugar que queríamos. O cuidado é só quando aquilo que nos atemoriza nos distancia dos caminhos que queríamos trilhar. Em termos de fobias, elas sempre têm algum recado a dar. Talvez um profissional possa ajudá-la a compreender essas pequenas charadas. 14:47:28 - mi : estive internada no HC de Ribeirão Preto no Campus da USP. Acreditem conheci anjos na minha vida desde faxineiras, auxiliares de enfermagem e varios profissionais incriveis, pq lutam pela gente, mesmo que seja o trabalho deles, eles estão ali vendo o que estamos passando e acreditem, vala a pena ter pessoas assim no mundo e agradeço por tudo, pelas palavras, pelas vezes que DR.GEORGe do TMO esteve segurando em mim para me ajudar e conseguiu com sucesso tudo o que passei... 14:47:40 - Cleo : sou casada e tenho um casal de filhos agora com 5 e 3 anos. 14:48:39 - Anjinha fala para convidado: fiz há 5 anos psico... 14:49:30 - convidado : Que bom, Anjinha, provavelmente você já caminhou bastante no autoconhecimento. Se você constata que isso a ajudou, talvez valha a pena uma breve "reciclagem". Que lhe parece? 14:50:20 - rosa fala para convidado: qdo tive a noticia que minha netinha de 4 anos estava com leucemia LLA pirei. Depois de 5 meses de tratamento e rezando mt e colocando nas mãos de Deus percebi que não podemos

9 desesperar, mas fácil não é. Até hj me sinto um pouco morta, parece que morri para mim... 14:51:48 - convidado : Compreendo, Rosa. Lidamos melhor com o que atinge a nós mesmos do que com aquilo que ataca nossos filhos, netos, entes queridos de um modo geral. Você vai se recuperar, inclusive essa parte que parece ter morrido. Em verdade, deve estar apenas adormecida pela tristeza e pelo choque, pela descoberta de que a vida não é como queríamos... 14:53:52 - Anjinha fala para convidado: fiz psico grupo gestal e até acompanhamento psiquiatrico por depressão leve, mas ninguém conseguiu trabalhar esta fobia de passrael/pedestre... resolvi daquela forma q já contei p vcs. 14:54:29 - convidado : Ok, Anjinha, você encontrou uma forma eficiente de superar o problema que, no momento, parece que não incomoda tanto. 14:55:15 - Cleo : Fiquei 1 mes internada em São Paulo, pois moro no interior...é um tratamento que tive muita força de viver e no momento está muito cansativo. Faço uso de medicamentos todos os dias e uma injeção toda quarta e a cada tres meses 7 comprimidos por dia durante 15 dias, e essa medicação me da muita reação. Minha audição diminui e tive um probleminha na visão... 14:56:19 - convidado : Cleo, posso imaginar como tudo está difícil para você. Quem sabe conforte pensar que se trata de um período que, por mais difícil que seja, vai terminar um dia. E também vale pensar que aquilo que está em jogo - a sua vida - vale o esforço. 14:56:51 - Sandarah : Seria importante que os médicos também sugerissem o acompanhamento psicológico, as pessoas que conheci ficaram muito melhor com esse tipo de apoio. 14:57:22 - convidado : Alguns médicos já o têm feito e constatamos mesmo que os resultados finais são muito bons. 14:57:36 - Anjinha fala para convidado: valeu pelas palavras. gostaria de contatá-la pelo msn p/ apoio on-line, ok? 14:58:01 - moderador : Ok Anjinha, entre em contato pelo 14:58:14 - AJacini : Boa Tarde Cleo, eu estou na manutençao da lma-m3, em outubro completo o protocolo de 2 anos de manutençao e estou sendo vitoriosa a cada dia, mesmo com tudo que vivemos ne! 15:00:38 - moderador : O chat está encerrado, obrigado a todos que participaram. Caso queiram aprofundar o apoio psicológico entrem em contato pelo ou pelo telefone É gratuito! 15:01:12 - moderador : Obrigado Dra. Maria Teresa pela disponibilidade, a ABRALE agradece sua colaboração.

10 15:01:24 - moderador : A ABRALE realiza chat com especialistas todas as semanas, acesse e participe!

Chat com Fernanda Dia 17 de março de 2011

Chat com Fernanda Dia 17 de março de 2011 Chat com Fernanda Dia 17 de março de 2011 Tema: O papel do terapeuta ocupacional para pessoas em tratamento de leucemia, linfoma, mieloma múltiplo ou mielodisplasia Total atingido de pessoas na sala: 26

Leia mais

Chat com o Dr. Fábio Dia 12 de fevereiro de 2015

Chat com o Dr. Fábio Dia 12 de fevereiro de 2015 Chat com o Dr. Fábio Dia 12 de fevereiro de 2015 Tema: Novas perspectivas no tratamento das Leucemias Agudas Total atingido de pessoas na sala: 25 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração:

Leia mais

Chat com a Dra. Maria Cristina Dia 24 de fevereiro de 2011

Chat com a Dra. Maria Cristina Dia 24 de fevereiro de 2011 Chat com a Dra. Maria Cristina Dia 24 de fevereiro de 2011 Tema: Mielodisplasia: Novidades no tratamento Total de pessoas que participaram: 34 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30

Leia mais

Vida nova Jovens contam como superaram doenças graves. Depois de um câncer de mama aos 23 anos, Dolores Cardoso teve um filho, escreveu um livro e

Vida nova Jovens contam como superaram doenças graves. Depois de um câncer de mama aos 23 anos, Dolores Cardoso teve um filho, escreveu um livro e Sexta Vida nova Jovens contam como superaram doenças graves. Depois de um câncer de mama aos 23 anos, Dolores Cardoso teve um filho, escreveu um livro e mudou o rumo da vida profissional FOLHA DA SEXTA

Leia mais

Chat com o Dr. Fábio Dia 06 de março de 2015

Chat com o Dr. Fábio Dia 06 de março de 2015 Chat com o Dr. Fábio Dia 06 de março de 2015 Tema: Mielofibrose uma doença ainda desconhecida Total atingido de pessoas na sala: 27 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30 Perguntas

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Cristina Soares Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Quando decidi realizar meu processo de coaching, eu estava passando por um momento de busca na minha vida.

Leia mais

Chat com a Dra. Andrea Dia 09 de outubro de 2014

Chat com a Dra. Andrea Dia 09 de outubro de 2014 Chat com a Dra. Andrea Dia 09 de outubro de 2014 Tema: Direitos do Paciente Total atingido de pessoas na sala: 28 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30 (17h às 18h30) Perguntas respondidas:

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Chat com o Dr. Guilherme Perini Dia 15 de setembro de 2015

Chat com o Dr. Guilherme Perini Dia 15 de setembro de 2015 Chat com o Dr. Guilherme Perini Dia 15 de setembro de 2015 Tema: Linfoma em busca de novos tratamentos Total atingido de pessoas na sala: 40 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30

Leia mais

Chat com o Dr. Rodrigo Dia 10 de fevereiro de 2011

Chat com o Dr. Rodrigo Dia 10 de fevereiro de 2011 Chat com o Dr. Rodrigo Dia 10 de fevereiro de 2011 Tema: Leucemias - Em busca da Cura Total de pessoas que participaram: 34 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30 (17h às 18h30) Perguntas

Leia mais

Chat com a Dra. Sandra Senso Rohr Dia 13 de agosto de 2015

Chat com a Dra. Sandra Senso Rohr Dia 13 de agosto de 2015 Chat com a Dra. Sandra Senso Rohr Dia 13 de agosto de 2015 Tema: Entenda a Síndrome Mielodisplásica (Mielodisplasia) Total atingido de pessoas na sala: 24 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA. Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista

ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA. Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista Uma longa viagem começa com um único passo. - Lao-Tsé Ser Otimista não é uma tarefa fácil hoje em dia, apesar de contarmos hoje

Leia mais

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997.

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. 017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. Acordei hoje como sempre, antes do despertador tocar, já era rotina. Ao levantar pude sentir o peso de meu corpo, parecia uma pedra. Fui andando devagar até o banheiro.

Leia mais

CHAT 18/05/2005 Dr. Marcos Viana

CHAT 18/05/2005 Dr. Marcos Viana CHAT 18/05/2005 Dr. Marcos Viana 20:57:48 drmarcos entra na sala 20:58:09 [drmarcos] boa noite 21:03:37 Alessandra entra na sala 21:04:11 [Alessandra] Boa noite 21:04:21 [Alessandra] Dr.? 21:04:37 [drmarcos]

Leia mais

1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar

1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar 1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar nosso amor 4. Porque a gente discute nossos problemas

Leia mais

QUAL É A SUA MAIOR DÚVIDA?

QUAL É A SUA MAIOR DÚVIDA? QUAL É A SUA MAIOR DÚVIDA? Sonhos, Execução e Responsabilidade. ROBERTO FERMINO (ROCO) Q uer saber... Esta semana você é minha prioridade! Fiquei tão movido pelas dúvidas e mensagens de apoio que o mínimo

Leia mais

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática 1 Sumário Introdução...04 O segredo Revelado...04 Outra maneira de estudar Inglês...05 Parte 1...06 Parte 2...07 Parte 3...08 Por que NÃO estudar Gramática...09 Aprender Gramática Aprender Inglês...09

Leia mais

VISITE O BLOG www.homemalpha.com.br

VISITE O BLOG www.homemalpha.com.br VISITE O BLOG www.homemalpha.com.br APRESENTAÇÃO A timidez é um problema que pode acompanhar um homem a vida inteira, tirando dele o prazer da comunicação e de expressar seus sentimentos, vivendo muitas

Leia mais

coleção Conversas #2 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #2 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #2 Positivo, o que e u faç o Deu Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo de facilitar

Leia mais

PESQUISA DIAGNÓSTICA - SISTEMATIZAÇÃO. - Sim, estou gostando dessa organização sim, porque a gente aprende mais com organização das aulas.

PESQUISA DIAGNÓSTICA - SISTEMATIZAÇÃO. - Sim, estou gostando dessa organização sim, porque a gente aprende mais com organização das aulas. ESCOLA MUNICIPAL BUENA VISTA Goiânia, 19 de junho de 2013. - Turma: Mestre de Obras e Operador de computador - 62 alunos 33 responderam ao questionário Orientador-formador: Marilurdes Santos de Oliveira

Leia mais

Onde você vai encontrar as suas futuras iniciadas?????

Onde você vai encontrar as suas futuras iniciadas????? Há 16 anos quando entrou na MK, a consagrada Diretora Nacional, Gloria Mayfield, não sabia como chegar ao topo, hoje ela dá o seguinte conselho. As lições que eu aprendi na Mary Kay para me tornar uma

Leia mais

Isso marca o início de uma nova e importante era para os pacientes, cuidadores e seus familiares.

Isso marca o início de uma nova e importante era para os pacientes, cuidadores e seus familiares. 1 Manual do Paciente Você não está sozinho Qualquer pessoa pode vir a desenvolver algum tipo de câncer ao longo da vida. No ano passado de 2008, mais de 1,3 milhões de novos cânceres foram diagnosticados

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

Seja bem-vindo ao Chat!

Seja bem-vindo ao Chat! Chat com o Dr. Jacques Dia 04 de setembro de 2014 Tema: Linfoma: Novas perspectivas em busca da cura Total atingido de pessoas na sala: 31 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30 (10h

Leia mais

TERAPIA DA ALEGRIA: TRABALHO VOLUNTÁRIO NO HOSPITAL MUNICIPAL DE MARINGÁ-PR

TERAPIA DA ALEGRIA: TRABALHO VOLUNTÁRIO NO HOSPITAL MUNICIPAL DE MARINGÁ-PR 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 TERAPIA DA ALEGRIA: TRABALHO VOLUNTÁRIO NO HOSPITAL MUNICIPAL DE MARINGÁ-PR Jaqueline de Carvalho Gasparotto 1 ; Jeferson Dias Costa 1, João Ricardo Vissoci

Leia mais

Chat com a Dra. Ana Clara Dia 13 de novembro de 2014

Chat com a Dra. Ana Clara Dia 13 de novembro de 2014 Chat com a Dra. Ana Clara Dia 13 de novembro de 2014 Tema: O que sabemos sobre PTI (Púrpura Trombocitopênica Idiopática)? Total atingido de pessoas na sala: 29 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários

Leia mais

E-book Internet Marketing que Funciona Página 1

E-book Internet Marketing que Funciona Página 1 E-book Internet Marketing que Funciona Página 1 Produção Este E-book é Produzido por: Sérgio Ferreira, administrador do blog: www.trabalhandoonline.net Visite o site e conheça várias outras Dicas GRÁTIS

Leia mais

Depressão na Gravidez

Depressão na Gravidez De Depressão na Gravidez Um relato de uma mulher com Depressão na Gravidez O E-mail enviado por Gabriela, uma mulher que teve depressão durante a Gravidez e as respostas de apoio e ajudar à essa mulher.

Leia mais

ESTUDOS DE CASO SOBRE TUTORIA

ESTUDOS DE CASO SOBRE TUTORIA Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Centro de Educação a Distância - CEAD ESTUDOS DE CASO SOBRE TUTORIA Profª. Vanessa Battestin Nunes Fevereiro/2010 1 ESTUDOS DE CASO SOBRE TUTORIA Objetivo: Discutir

Leia mais

Primeiro Email#1: Rota Problema Solução

Primeiro Email#1: Rota Problema Solução Esta segunda sequência respeita a estrutura da sequência do Eben que analisamos.o template é adequado aos profissionais que podem (e querem) trabalhar com os três mosqueteiros, ou seja, apresentar uma

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

Facilitando a criação e distribuição de conteúdos, a SaferNet Brasil licencia seus materiais de forma aberta através do Creative Commons.

Facilitando a criação e distribuição de conteúdos, a SaferNet Brasil licencia seus materiais de forma aberta através do Creative Commons. Olá, você esta acessando um dos materiais vencedores no concurso InternÉtica 2011, realizado pela SaferNet Brasil e o Instituto Childhood Brasil. Facilitando a criação e distribuição de conteúdos, a SaferNet

Leia mais

COMO AJUDAR QUEM PERDEU PESSOAS QUERIDAS

COMO AJUDAR QUEM PERDEU PESSOAS QUERIDAS COMO AJUDAR QUEM PERDEU PESSOAS QUERIDAS OPÇÕES DE LOGO 1. Psicotraumatologia Clínica 2. PSICOTRAUMATOLOGIA CLÍNICA psicotraumatologia clínica Todos já perdemos ou perderemos pessoas queridas e, geralmente,

Leia mais

Grasiela - Bom à gente pode começar a nossa conversa, você contando para a gente como funciona o sistema de saúde na Inglaterra?

Grasiela - Bom à gente pode começar a nossa conversa, você contando para a gente como funciona o sistema de saúde na Inglaterra? Rádio Web Saúde dos estudantes de Saúde Coletiva da UnB em parceria com Rádio Web Saúde da UFRGS em entrevista com: Sarah Donetto pesquisadora Inglesa falando sobre o NHS - National Health Service, Sistema

Leia mais

Este template é muito diferente e muito, mas muito especial!

Este template é muito diferente e muito, mas muito especial! Esta é nossa última sequência! Este template é muito diferente e muito, mas muito especial! Quero que você olhe para ele com olhos de águia e reflita, e muito, se ele realmente serve para o seu produto

Leia mais

BIOÉTICA E CUIDADOS PALIATIVOS: UM DESAFIO PARA A ENFERMAGEM.

BIOÉTICA E CUIDADOS PALIATIVOS: UM DESAFIO PARA A ENFERMAGEM. BIOÉTICA E CUIDADOS PALIATIVOS: UM DESAFIO PARA A ENFERMAGEM. RESUMO Karyn Albrecht SIQUEIRA, 1. Aline MASSAROLI, 2. Ana Paula LICHESKI, 2. Maria Denise Mesadri GIORGI, 3. Introdução: Com os diversos avanços

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

Eu, Você, Todos Pela Educação

Eu, Você, Todos Pela Educação Eu, Você, Todos Pela Educação Um domingo de outono típico em casa: eu, meu marido, nosso filho e meus pais nos visitando para almoçar. Já no final da manhã estava na sala lendo um livro para tentar relaxar

Leia mais

Atividade - Sequência Conrado Adolpho

Atividade - Sequência Conrado Adolpho Atividade - Sequência Conrado Adolpho Agora, eu quero lhe apresentar os 6 e-mails do conrado adolpho para vender o 8ps. Quero que você leia está sequência com muita atenção e, depois, responda às provocações

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça?

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Caro amigo (a) Se sua empresa está sofrendo com a falta de clientes dispostos a comprar os

Leia mais

EU VENCI A LEUCEMIA. Alexandra Oliveira da Silva

EU VENCI A LEUCEMIA. Alexandra Oliveira da Silva EU VENCI A LEUCEMIA Alexandra Oliveira da Silva Descoberta da doença Ano 2012 Sintomas gripe medo da gripe A Emergência do Mãe de Deus Exames não conclusivos, procurar hematologista Marcada consulta com

Leia mais

5 Eu vou fazer um horário certo para tomar meus remédios, só assim obterei melhor resultado. A TV poderia gravar algum programa?

5 Eu vou fazer um horário certo para tomar meus remédios, só assim obterei melhor resultado. A TV poderia gravar algum programa? Antigamente, quando não tinha rádio a gente se reunia com os pais e irmãos ao redor do Oratório para rezar o terço, isso era feito todas as noites. Eu gostaria que agora a gente faça isso com os filhos,

Leia mais

VOCÊ DÁ O SEU MELHOR TODOS OS DIAS. CONTINUE FAZENDO ISSO.

VOCÊ DÁ O SEU MELHOR TODOS OS DIAS. CONTINUE FAZENDO ISSO. VOCÊ DÁ O SEU MELHOR TODOS OS DIAS. CONTINUE FAZENDO ISSO. Qualquer hora é hora de falar sobre doação de órgãos. Pode ser à mesa do jantar, no caminho para o trabalho ou até mesmo ao receber este folheto.

Leia mais

Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo

Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo Autora: Tell Aragão Personagens: Carol (faz só uma participação rápida no começo e no final da peça) Mãe - (só uma voz ela não aparece) Gigi personagem

Leia mais

Chat com Maria Cláudia Dia 19 de maio de 2011

Chat com Maria Cláudia Dia 19 de maio de 2011 Chat com Maria Cláudia Dia 19 de maio de 2011 Tema: Alimentação no Transplante de Medula Óssea Total atingido de pessoas na sala: 40 usuários Total de pessoas que acessaram o link do chat: 59 usuários

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

DEPRESSÃO CONHECENDO SEU INIMIGO

DEPRESSÃO CONHECENDO SEU INIMIGO DEPRESSÃO CONHECENDO SEU INIMIGO E- BOOK GRATUITO Olá amigo (a), A depressão é um tema bem complexo, mas que vêm sendo melhor esclarecido à cada dia sobre seu tratamento e alívio. Quase todos os dias novas

Leia mais

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas?

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? 2 Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? É SOBRE ISSO QUE VOU FALAR NESTE TEXTO. A maioria das empresas e profissionais

Leia mais

3 mudanças internas que transformam sua vida para sempre

3 mudanças internas que transformam sua vida para sempre 3 mudanças internas que transformam sua vida para sempre Claudia Madureira e Anna Luyza Aguiar 2 Às vezes a vida nos entedia e nos pegamos procurando motivos para nos reenergizar. Nessa hora pensamos que

Leia mais

, como desenvolver o seu primeiro infoproduto

, como desenvolver o seu primeiro infoproduto Olá! Seja bem-vindo a essa série de três vídeos, onde eu quero mostrar exatamente como criar, como desenvolver e como fazer um marketing do seu próprio produto digital, criando um negócio altamente lucrativo

Leia mais

Vamos mudar o mundo? Mais esta mudança deve começar por você!

Vamos mudar o mundo? Mais esta mudança deve começar por você! Vamos mudar o mundo? Mais esta mudança deve começar por você! Este Livro Digital (Ebook) é fruto de uma observação que eu faço no mínimo há dez anos nas Redes Sociais, e até pessoalmente na convivência

Leia mais

Esta nova sequência tem uma novidade: ela é inédita!

Esta nova sequência tem uma novidade: ela é inédita! Esta nova sequência tem uma novidade: ela é inédita! Hum, essa não é uma novidade. As outras também eram de certa forma inéditas, uma vez que o layout era baseado na estrutura dos Gurus, mas vamos lá,

Leia mais

Inglesar.com.br. asasasadsddsçlf

Inglesar.com.br. asasasadsddsçlf 1 Sumário Introdução...04 Passo 1...04 Passo 2...05 Passo 3...05 É possível Aprender Inglês Rápido?...07 O Sonho da Fórmula Mágica...07 Como Posso Aprender Inglês Rápido?...09 Porque isto Acontece?...11

Leia mais

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta Copyright Betina Toledo e Thuany Motta Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 MERGULHO FADE IN: CENA 1 PRAIA DIA Fotografia de

Leia mais

- VÍDEO DEBATE - aconselhamento. DST/HIV/aids

- VÍDEO DEBATE - aconselhamento. DST/HIV/aids GUIA - VÍDEO DEBATE - aconselhamento DST/HIV/aids Ministério da Saúde Secretaria de Políticas de Saúde Coordenação Nacional de DST e Aids Paulo R. Teixeira Coordenador Rosemeire Munhoz Assessora Técnica

Leia mais

A Melhor Empresa para se Trabalhar com Marketing de Rede

A Melhor Empresa para se Trabalhar com Marketing de Rede A Melhor Empresa para se Trabalhar com Marketing de Rede Galera do céu! Estou mesmo muito, muito, muito empolgado em escrever esse artigo, porque quero mostrar pra todo mundo o que eu descobri. Simplesmente

Leia mais

É PROIBIDO O USO COMERCIAL DESSA OBRA SEM A AUTORIZAÇÃO DO AUTOR

É PROIBIDO O USO COMERCIAL DESSA OBRA SEM A AUTORIZAÇÃO DO AUTOR É PROIBIDO O USO COMERCIAL DESSA OBRA SEM A AUTORIZAÇÃO DO AUTOR Introdução: Aqui nesse pequeno e-book nós vamos relacionar cinco super dicas que vão deixar você bem mais perto de realizar o seu sonho

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

Na Internet Gramática: atividades

Na Internet Gramática: atividades Na Internet Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia os documentos Modo subjuntivo geral e Presente do subjuntivo, no Banco de Gramática. 1. No trecho a seguir, extraído da

Leia mais

A Importância da Causa

A Importância da Causa A Importância da Causa Panorama do Cenário Brasileiro Leucemia é o câncer mais comum entre crianças, e o linfoma é o 3º câncer mais comum entre este público Se detectados logo e tratados adequadamente,

Leia mais

ebook Introdutor Exclusivo

ebook Introdutor Exclusivo ebook Introdutor Exclusivo ebook Digital criado por HM ADVICES - Todos os direitos reservados. Opa, tudo bem? Se você está visualizando este ebook, indica que você foi um dos 100 primeiros a se inscrever

Leia mais

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA: UMA CONVERSA SOBRE EMOÇÕES

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA: UMA CONVERSA SOBRE EMOÇÕES INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA: UMA CONVERSA SOBRE EMOÇÕES INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA: UMA CONVERSA SOBRE EMOÇÕES O que é insuficiência renal A insuficiência renal é como se fosse um defeito, uma falha no

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

OS 3 PASSOAS PARA O SUCESSO NA SEGURANÇA PATRIMONIAL

OS 3 PASSOAS PARA O SUCESSO NA SEGURANÇA PATRIMONIAL WWW.SUPERVISORPATRIMONIAL.COM.BR SUPERVISOR PATRIMONIAL ELITE 1 OS 3 PASSOS PARA O SUCESSO NA CARREIRA DA SEGURANÇA PATRIMONIAL Olá, companheiro(a) QAP TOTAL. Muito prazer, meu nome e Vinicius Balbino,

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Oi! Meu nome é David. Atualmente estou em Imperatriz, Maranhão ajudando pessoas como você aprenderem inglês. Já faz

Leia mais

101 desculpas para dar aos clientes

101 desculpas para dar aos clientes 101 desculpas para dar aos clientes Crystiano C. Alves Pequeno DEDICATÓRIA Agradeço primeiramente à DEUS; minha mãe; meus irmãos e familiares; meu amor; meus amigos, em especial à Gleice Flora que sempre

Leia mais

Portadores. Luz. Por Neale Donald Walsch. Autor de Conversando com Deus

Portadores. Luz. Por Neale Donald Walsch. Autor de Conversando com Deus Portadores da Luz Por Neale Donald Walsch Autor de Conversando com Deus Em memória de Francis H. Treon um Futzu (Mestre) em Gohn Dagow (uma clássica, chinesa, suave, monacal forma de autodesenvolvimento)

Leia mais

Aspectos Psicológicos do Câncer na MULHER. O que é preciso saber para acolher? Maria Estelita Gil Psicóloga Clínica 2012

Aspectos Psicológicos do Câncer na MULHER. O que é preciso saber para acolher? Maria Estelita Gil Psicóloga Clínica 2012 Aspectos Psicológicos do Câncer na MULHER. O que é preciso saber para acolher? Maria Estelita Gil Psicóloga Clínica 2012 1 Repercussões emocionais frente ao Diagnóstico de Câncer A comunicação de um diagnóstico

Leia mais

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa.

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Encontro com a Palavra Agosto/2011 Mês de setembro, mês da Bíblia 1 encontro Nosso Deus se revela Leitura Bíblica: Gn. 12, 1-4 A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Boas

Leia mais

De volta ao básico O Beaba do seu negócio Mary Kay Descubra qual a sua paixão para crescer na carreira MK!

De volta ao básico O Beaba do seu negócio Mary Kay Descubra qual a sua paixão para crescer na carreira MK! Treinamento de Consultoras De volta ao básico O Beaba do seu negócio Mary Kay Descubra qual a sua paixão para crescer na carreira MK! Ferramentas de trabalho a serem desenvolvidas para crescer na Entender

Leia mais

Como é ser aprovado no vestibular de uma Universidade Pública, em que sabemos da alta concorrência entre os candidatos que disputam uma vaga?

Como é ser aprovado no vestibular de uma Universidade Pública, em que sabemos da alta concorrência entre os candidatos que disputam uma vaga? Abdias Aires 2º Ano EM Arthur Marques 2º Ano EM Luiz Gabriel 3º Ano EM Como é ser aprovado no vestibular de uma Universidade Pública, em que sabemos da alta concorrência entre os candidatos que disputam

Leia mais

Sumário. Prefácio... 7 Nota do autor... 9. Parte 1: A natureza da depressão 1. A experiência da depressão... 13 2. Causas da depressão...

Sumário. Prefácio... 7 Nota do autor... 9. Parte 1: A natureza da depressão 1. A experiência da depressão... 13 2. Causas da depressão... Sumário Prefácio... 7 Nota do autor... 9 Parte 1: A natureza da depressão 1. A experiência da depressão... 13 2. Causas da depressão... 27 Parte 2: Passado doloroso 3. Entenda o passado... 45 4. Lide com

Leia mais

Era o que você esperava? Não, superou todas as minhas expectativas. Ficou lindo. SIRONA.COM.BR

Era o que você esperava? Não, superou todas as minhas expectativas. Ficou lindo. SIRONA.COM.BR É o sonho de consumo de qualquer pessoa ter uma máquina dessa, inclusive o meu. Com o equipamento vou poder ajudar as pessoas a terem o sorriso como o meu e a praticidade também. O que você achou de ser

Leia mais

MEU TIO MATOU UM CARA

MEU TIO MATOU UM CARA MEU TIO MATOU UM CARA M eu tio matou um cara. Pelo menos foi isso que ele disse. Eu estava assistindo televisão, um programa idiota em que umas garotas muito gostosas ficavam dançando. O interfone tocou.

Leia mais

Concurso Literário. O amor

Concurso Literário. O amor Concurso Literário O Amor foi o tema do Concurso Literário da Escola Nova do segundo semestre. Durante o período do Concurso, o tema foi discutido em sala e trabalhado principalmente nas aulas de Língua

Leia mais

FALANDO ABERTAMENTE SOBRE SUICÍDIO

FALANDO ABERTAMENTE SOBRE SUICÍDIO FALANDO ABERTAMENTE SOBRE SUICÍDIO MOMENTO DE DERRUBAR TABUS As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já teve uma intenção em comum. Segundo estudo realizado pela Unicamp,

Leia mais

Olá... Por quê, afinal, o nome do curso se chama Empreendedorismo para Psicólogos, e qual a utilidade deste conhecimento para esses profissionais?

Olá... Por quê, afinal, o nome do curso se chama Empreendedorismo para Psicólogos, e qual a utilidade deste conhecimento para esses profissionais? 1 Olá... Tudo bem? Mais uma vez, obrigado pelo interesse no curso Empreendedorismo para Psicólogos e meus cumprimentos por decidir tirar um tempo para refletir sobre sua carreira e talvez investir nela.

Leia mais

www.rockstarsocial.com.br

www.rockstarsocial.com.br 1 1 Todos os Direitos Reservados 2013 Todas As Fotos Usadas Aqui São Apenas Para Descrição. A Cópia Ou Distribuição Do Contéudo Deste Livro É Totalmente Proibida Sem Autorização Prévia Do Autor. AUTOR

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Fantasmas da noite. Uma peça de Hayaldo Copque

Fantasmas da noite. Uma peça de Hayaldo Copque Fantasmas da noite Uma peça de Hayaldo Copque Peça encenada dentro de um automóvel na Praça Roosevelt, em São Paulo-SP, nos dias 11 e 12 de novembro de 2011, no projeto AutoPeças, das Satyrianas. Direção:

Leia mais

O que Jesus dizia em funerais? Pr. Harry Tenório

O que Jesus dizia em funerais? Pr. Harry Tenório O que Jesus dizia em funerais? Pr. Harry Tenório (João 11.1) - Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. Introdução A Bíblia descortina um mundo de possibilidades

Leia mais

ANTES DO FIM EPISÓDIOS 3 E 4. E-MAIL: gilfnascimento@hotmail.com

ANTES DO FIM EPISÓDIOS 3 E 4. E-MAIL: gilfnascimento@hotmail.com ANTES DO FIM EPISÓDIOS 3 E 4 E-MAIL: gilfnascimento@hotmail.com EPISÓDIO 03 Anteriormente: Célia bofeteia Álvaro e chora, mas fica para ajudá-lo, Leandro defende Laila de Caio, Marques encontra a mãe com

Leia mais

Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] 1

Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] 1 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] Categorias Apresentação do instrumento [-] Mobilidade/ portabilidade [,] 0 0 Transcrição Alguns

Leia mais

É POSSÍVEL CONVIVER COM UM LOBO? Pr. Bullón. www.sisac.org.br

É POSSÍVEL CONVIVER COM UM LOBO? Pr. Bullón. www.sisac.org.br É POSSÍVEL CONVIVER COM UM LOBO? Pr. Bullón www.sisac.org.br "No capítulo 7 da epístola aos Romanos, encontramos o grito desesperado de um homem que não conseguia viver à altura dos princípios que conhecia.

Leia mais

Alta Performance Como ser um profissional ou ter negócios de alta performance

Alta Performance Como ser um profissional ou ter negócios de alta performance Sobre o autor: Meu nome é Rodrigo Marroni. Sou apaixonado por empreendedorismo e vivo desta forma há quase 5 anos. Há mais de 9 anos já possuía negócios paralelos ao meu trabalho e há um pouco mais de

Leia mais

Como conversar com possíveis iniciadas

Como conversar com possíveis iniciadas Como conversar com possíveis iniciadas Convidar outras mulheres a tornarem-se consultoras é uma atividade chave para quem quer tornar-se diretora. Aprenda como fazer a entrevista de iniciação, ou seja:

Leia mais

O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB!

O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB! O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB! A história da Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, é mais uma das histórias

Leia mais

Quando vi Fátima pela primeira vez

Quando vi Fátima pela primeira vez ... Quando vi Fátima pela primeira vez Texto de Fernando Ben, falando resumidamente sobre sua experiência nos primeiros encontros mediúnicos com Fátima. As religiões são janelas para ver o céu. Você pode

Leia mais

Belo reparo. capítulo um. No Japão, eles têm o kintsugi a arte de remendar porcelanas. Hoje Nova York Apartamento de Cassandra Taylor

Belo reparo. capítulo um. No Japão, eles têm o kintsugi a arte de remendar porcelanas. Hoje Nova York Apartamento de Cassandra Taylor capítulo um Belo reparo Hoje Nova York Apartamento de Cassandra Taylor No Japão, eles têm o kintsugi a arte de remendar porcelanas preciosas com ouro. O resultado é uma peça que nitidamente foi quebrada,

Leia mais

Projeto Internos: a fotografia no hospital

Projeto Internos: a fotografia no hospital CRIAÇÃO Projeto Internos: a fotografia no hospital Haná Vaisman É impossível ficar três meses lidando com uma pessoa todo dia e falar que ela é só paciente e você só médico. Você acaba tendo preocupações

Leia mais

By Dr. Silvia Hartmann

By Dr. Silvia Hartmann The Emo trance Primer Portuguese By Dr. Silvia Hartmann Dra. Silvia Hartmann escreve: À medida em que nós estamos realizando novas e excitantes pesquisas; estudando aplicações especializadas e partindo

Leia mais

Como fazer seu blog se destacar dos outros

Como fazer seu blog se destacar dos outros Como fazer seu blog se destacar dos outros Fama. Tráfego. Reconhecimento. Muito dinheiro no bolso. Esses itens certamente estão presentes na lista de desejos de quase todos os blogueiros. Afinal, ninguém

Leia mais

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010)

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 1 of 6 02/12/2011 16:14 Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 13:58:20 Bem-vindos ao Bate-papo Educarede! 14:00:54 II Seminário

Leia mais

A PSICOTERAPIA ANALÍTICO FUNCIONAL (FAP)

A PSICOTERAPIA ANALÍTICO FUNCIONAL (FAP) A PSICOTERAPIA ANALÍTICO FUNCIONAL (FAP) Casos Maringá 2011 Instituto de Psicoterapia e Análise do Comportamento tel/fax: (43) 3324-4740 fconte@sercomtel.com.br Erros podem ajudar. Ex. T atendia sempre

Leia mais

Promoção da qualidade de vida através de psicoterapia breve de grupo

Promoção da qualidade de vida através de psicoterapia breve de grupo Promoção da qualidade de vida através de psicoterapia breve de grupo PSICOTERAPIA Categoria: GRUPO Categoria: Custos administrativos e operacionais Área: Medicina Preventiva - Programa Viver Bem Responsáveis:

Leia mais