COMO ORGANIZAR UMA CONFERENCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMO ORGANIZAR UMA CONFERENCIA"

Transcrição

1 COMO ORGANIZAR UMA CONFERENCIA MIRIAM FUCKNER Assistente Social Área de Desenvolvimento Social - EMATER CURITIBA, MAIO DE 2015

2 COMO ORGANIZAR UMA CONFERÊNCIA Muitos Conselhos de políticas públicas realizam, de tempos em tempos, uma CONFERÊNCIA, em geral municipal, estadual e nacional. 1. O QUE É UMA CONFERÊNCIA: Você já deve ter ouvido falar e até mesmo participado de uma conferência de Saúde, de Segurança Alimentar e Nutricional, de Assistência Social, das Cidades, de Educação, de Desenvolvimento Rural Sustentável, de ATER, entre outras. A conferência é um espaço democrático aberto pelo poder público e articulado com a sociedade para que todos possam participar na elaboração e avaliação de políticas públicas. A conferência não é um evento isolado, está sempre vinculada a um conselho de política pública ou um tema que esteja em debate na sociedade. Antes de se realizar uma conferência nacional, sempre ocorrem as conferências municipais, regionais ou territoriais e estadual.

3 2. POR QUE REALIZAR UMA CONFERÊNCIA: Os objetivos de uma conferência estão ligados ao setor (assistência social, segurança alimentar e nutricional, saúde, desenvolvimento rural, ATER e outros) no âmbito municipal, estadual ou federal, e tem por finalidade: Dar voz e voto aos vários segmentos sociais, onde participam representantes do poder público gestor da política em questão e beneficiários da política pública, organizações não governamentais, movimentos sociais e profissionais ligados ao tema. A conferência é um momento de debate para avaliar e propor melhorias na gestão da política pública, por isso é importante garantir espaço para os diversos segmentos da sociedade como jovens, mulheres, populações indígenas e de comunidades tradicionais entre outros. Avaliar o andamento da política pública, o alcance de seus objetivos e publico beneficiário, a disponibilidade e o uso de recursos, identificando desafios e propondo mudanças, de modo a garantir o acesso universal aos direitos sociais. Definir princípios e diretrizes das políticas setoriais do tema em questão, com a proposição de um plano estratégico apontando as prioridades daquela política pública. Debater e deliberar sobre o funcionamento dos conselhos, as formas de participação, a representatividade e composição, suas atribuições. Em algumas conferências ocorre a eleição dos membros titulares e suplentes que compõem o conselho. (POLIS:2003) A gestão da maioria políticas públicas sociais é realizada pelos conselhos que são formados em nível nacional, estadual e municipal. Alguns destes conselhos já prevêem em sua organização a realização das conferências, em períodos de dois ou quatro anos, dependendo de como está regulamentado. Nestes casos os conselhos começam a se organizar para a realização da conferência, com antecedência. Ocorrendo a decisão política sobre a organização da Conferência é preciso discutir com os envolvidos como a Conferência será organizada.

4 3. ORGANIZAÇÃO GERAL Os passos para a realização de uma conferência nacional, estadual ou municipal são praticamente os mesmos. A proposta deste guia é orientar a realização de CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS. 1º Passo: ORGANIZAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA Será a responsável pela realização da Conferência. Deverá ser composta por representantes do poder publico e da sociedade civil, sendo aprovada pelo Conselho. Para facilitar o trabalho, a comissão organizadora poderá criar subcomissões, distribuindo assim as responsabilidades entre os envolvidos. Algumas subcomissões são fundamentais para o bom andamento dos trabalhos, como: Subcomissão Executiva; Subcomissão de conteúdo, metodologia e documentação; Subcomissão de infra-estrutura; subcomissão de mobilização e comunicação. 2º Passo: ENCAMINHAMENTOS SOBRE A CONFERÊNCIA É recomendável que todas as decisões da Comissão Organizadora e subcomissões, sejam apreciadas e deliberadas pelo Conselho. Inicialmente a Comissão deverá decidir sobre: a) Data e local do evento: Deve ser organizada com pelo menos 30 dias de antecedência, observando-se os prazos definidos pela conferência nacional e estadual. A escolha do local deve se feita levando em conta o número de delegados e a capacidade financeira. b) Número de Delegados: Deve ser o mais representativo possível. Uma Conferência com menos de 50 delegados, mesmo para município de pequeno porte, é pouco representativa. Para definir o numero de delegados pode-se usar como indicativo a população beneficiária da política pública tema da conferência. A proporção de representantes do poder público e da sociedade civil, em geral, vem definida nas orientações da Conferência Nacional e Estadual, quando não estão previstas na Lei. Tem sido comum exigir paridade de gênero e definir cotas para a participação de jovens, indígenas, representantes de comunidades tradicionais e outros segmentos, de acordo com os temas a serem discutidos.

5 c) Demais Participantes: Podem-se convidar outras pessoas para participar da conferencia como convidados ou observadores. Convidados serão pessoas que têm atuação relevante ligada ao tema da conferência e que poderão contribuir com o debate e encaminhamento das propostas. Convidados não têm direito a voto. Observadores participam da conferência para observar o debate e o funcionamento da conferência, e não tem direito nem a voz e nem voto. d) Temário: Os temas e sub temas são definidos pela comissão organizadora nacional e estadual e em geral estão relacionados aos desafios e propostas de mudança da política pública a que se refere a conferência. Em geral são abordados temas relacionados ao funcionamento da política, à gestão e financiamento. e) Palestras e Palestrantes: A Conferência é um espaço de participação social e deve-se deixar a maior parte do tempo para os delegados se manifestarem. No entanto, algumas palestras relacionadas ao tema da Conferência podem trazer informações que contribuirão nos debates e decisões. Para proferir as palestras podem ser convidadas pessoas de fora da cidade, desde que tenham conhecimento da realidade local e facilidade de se comunicar. Quando possível é importante convidar pessoas do município, aproveitando assim as experiências locais. f) Pré-conferências: são espaços que permitem uma maior divulgação da conferência, e tem, entre outras, a finalidade de escolher os delegados da conferência municipal, principalmente onde não tem associações formais; estimular a participação popular; iniciar o debate sobre o tema da conferencia, preparando os delegados. Como o próprio nome diz, deve ser realizada antes da conferência e podem ser previstas no regulamento da Conferencia. g) Despesas com a Conferência: É necessário definir quanto vai custar e de onde vem os recursos para realizar a Conferência, pois é este item que irá direcionar todos os encaminhamentos relacionados aos itens anteriores.

6 Entre as principais despesas a serem previstas pode-se citar as seguintes: Material gráfico: Confecção de folder, cartazes, faixas e painéis, programação, regimento e certificados para os participantes; Material de apoio, composto por pastas, canetas, blocos e crachás, equipamentos para a secretaria do evento; Alimentação, para os participantes e palestrantes; Hospedagem e Transporte para os participantes que vem de longe e palestrantes. 4. DOCUMENTAÇÃO Para que uma conferência seja legitima, isto é tenha validade legal, há necessidade de que a mesma seja documentada. Alguns documentos são importantes e têm prazos para terem validade. a) Decreto de Convocação: O Prefeito convoca legalmente a Conferência, com no mínimo 1 (um) mês de antecedência. O Decreto deve ser publicado de acordo com os trâmites legais do Município. Se o Prefeito não convocar a conferência esta poderá ser convocada pelo conselho municipal ou movimentos sociais, desde que previsto em lei. A conferência estadual será convocada pelo governador ou secretário estadual da secretária que abriga a política publica a que se refere a conferencia. A conferência nacional será convocada pela presidência da república. b) Portarias ou Resoluções: São expedidas pelo Conselho com a finalidade de publicar as normas de organização e funcionamento da Conferencia. É por este instrumento que se nomeia a Comissão Organizadora e define suas funções, estabelece prazos e normas. c) Regimento: Regulamenta o processo de organização da conferencia e sempre terá por base os Regimentos da Conferencia Nacional e Estadual. Este documento é dividido por capítulos que definem objetivos; temário; prazos; organização comissões, suas funções e funcionamento; participantes; delegados; etapas; recursos financeiros e disposições gerais ou finais. Será elaborado e apresentado pela Comissão Organizadora para apreciação e aprovação do Conselho.

7 d) Regulamento: Documento que será aprovado pelos delegados no inicio da Conferência, define o funcionamento da conferência, no dia em que ela ocorre. Deve estar em concordância com o regimento e prevê capítulos sobre: objetivos; temário; participantes e delegados; funcionamento e organização; funcionamento da plenária; eleição de delegados para instâncias superiores da conferência; disposições gerais ou finais. Todos os participantes devem ter uma cópia do regulamento em suas pastas. e) Programação: Na qual constará o programa indicando horário de credenciamento e entrega de material; abertura, palestras ou painéis; tempo para debates; intervalos para lanche e almoço; duração dos trabalhos em grupo; duração da plenária final, tempo para eleição de delegados; encerramento. f) Relatório Final: Ao final da Conferência, será organizado um relatório no qual constarão as propostas deliberadas na Conferência. Em geral o modelo de como este relatório deverá ser organizado é orientado pelas Conferencias Nacional e Estadual. Atualmente com a facilidade de acesso à internet, algumas conferências encaminham as decisões da plenária em sistemas via web. g) Outros Documentos: Junto com o relatório final da Conferência Municipal, outros documentos deverão ser enviados, como: Lista de presença de delegados, convidados e outros participantes; ata de eleição de delegados titulares e suplentes; ficha de inscrição dos delegados titulares e suplentes; moções ou cartas políticas. 4. PREPARATIVOS PARA A CONFERÊNCIA: A Comissão Organizadora deverá coordenar as subcomissões na realização dos trabalhos, que devem iniciar com antecedência para garantir o alcance dos objetivos da conferência. a) Mobilização do Público: Divulgar os objetivos da conferência e estimular as pessoas para participarem.

8 b) Confirmação dos Delegados: Confirmar a presença, local, hospedagem e transporte se houver e outras informações necessárias. c) Convite aos Palestrantes: Os palestrantes devem ser convidados com antecedência. Solicitar confirmação e em caso de haver impossibilidade de participação, providenciar de imediato um substituto. Após confirmação, passar dados de transporte e hospedagem. Uma semana antes voltar a confirmar presença. d) Convites para compor a Mesa de Abertura: Deve ser enviado no mínimo duas semanas antes do evento, mandar junto programação. Solicitar confirmação. e) Material áudio-visual: Verificar com os palestrantes o tipo de equipamento a ser utilizado para a palestra. Providenciar com antecedência e testar todo o equipamento antes do evento. f) Material de divulgação: Preparar todo o material como faixas e banners que serão utilizados para divulgação do evento. Podem ser expostos painéis para divulgar ações e conteúdos, ligados ao tema da Conferência. g) Arrumação das Pastas: As pastas devem ser arrumadas com antecedência com a programação, o regulamento, assim como o documento base e outros se houver. h) Crachás: Se possível, fazer crachás usando a mesma logomarca do certificado e demais materiais de divulgação da conferência. É aconselhável identificar os crachás dos delegados, dos participantes e observadores, por cores diferenciadas. 5. NO DIA DA CONFERÊNCIA: No dia da Conferência, os preparativos iniciam-se logo cedo, e há necessidade que as responsabilidades estejam bem distribuídas entre as pessoas para que tudo ocorra de forma organizada. Para isso é necessário observar alguns itens importantes:

9 5.1. CREDENCIAMENTO: Dos Delegados: Caso as inscrições tenham sido feitas com antecedência dá para levar a lista de presença pronta só para ser assinada. Se não foram feitas as inscrições antes, levar listas com cabeçalhos prontos, para serem preenchidas e assinadas no momento do recebimento do material. No momento do credenciamento será necessário verificar os percentuais de participação da sociedade civil e poder público e outros, conforme está previsto no regimento e regulamento Dos Convidados, observadores e autoridades: Assinam uma lista em separado no momento do credenciamento Observação: Na lista de presença devem constar algumas informações que ajudarão no controle da categoria de participantes. Sugere-se definir o gênero (masculino ou feminino), a idade (para identificar jovens e idosos), destacar quando são de povos indígenas, comunidades tradicionais ou outras categorias, outros públicos que sejam de interesse da conferencia MESA DE ABERTURA: Deve fazer parte da mesa de abertura o Prefeito, o secretário do tema da conferência e as autoridades presentes como: o Secretário Estadual ou representante, representantes de entidades regionais ligadas ao temas da conferência, o bispo ou o padre, o presidente da câmara de vereadores, o juiz e/ou promotor, o presidente ou representante do Conselho Municipal, deputados, presidentes de instituições representativas do publico participante da conferência, entre outros. É importante lembrar-se de mesclar a composição da mesa entre homens e mulheres e entre representantes do poder publico e sociedade civil Regras Básicas: O prefeito representa todo o seu secretariado não é necessário outro secretário além do que representa o tema da conferência, pois pode gerar conflitos chamando um e não todos. Deve ir para a mesa o menor número de pessoas possível, como também o tempo de fala deve ser reduzido.

10 A abertura dos trabalhos é feita pelo Coordenador Geral da Conferência ou Secretário Municipal. Não há necessidade de todos os integrantes da mesa fazerem uso da fala. Discursam por último as autoridades mais representativas por ordem hierárquica. Existem diferente regras para dispor pessoas em algum evento: Regra do centro métrico: Esta é a regra mais utilizada. A pessoa com maior hierarquia se localiza no centro. A partir dela se localizam o restante alternando entre a direita e a esquerda, começando pela direita. Nesse caso a quantidade de pessoas a serem chamadas deve ser ímpar. Como se determina a hierarquia das pessoas que participarão nessa disposição? Há duas possibilidades: Por Presidência: Pode ser unipessoal ou compartilhada. Pode estar dada por ser o anfitrião do evento, a comissão organizadora ou quem eles decidirem que ocupará o lugar de honra. Por precedência: É a disposição pelos méritos das pessoas. Pode dar-se segundo os níveis de poder e de honras ou por cortesia (pela preeminência social, se participarem homens e mulheres). Ordem de Fala: Do menos importante para o mais importante. O Presidente da cerimônia fecha o evento, dá a última palavra. Fonte: Os esquemas abaixo apresentam exemplos de composição de mesas de honra. Mesa com número ímpar de lugares Legenda: 1 Presidente do ato ou maior autoridade 2 Segunda maior autoridade 3 Anfitrião (quando não for o presidente) 4 Terceira autoridade na precedência 5 Quarta autoridade 6 n, n ordem em que continua a montagem, para mesas de 7 lugares, 9 lugares, etc.

11 Mesa com número par de lugares (para este tipo de mesa deve ser estabelecida uma linha imaginária no centro da mesa). Legenda: 1 Presidente do ato ou maior autoridade 2 Anfitrião (quando não for o presidente do ato) 3 Segunda maior autoridade 4 Terceira maior autoridade 5 n, n continuação da montagem para 8, 10 pessoas, etc Instalação das mesas de trabalho: O apresentador ou mestre de cerimônia (caso não tenha, o coordenador da Conferência assume este papel), chama o coordenador da mesa que apresentará o currículo do palestrante e o convidará para a mesa Debates: O coordenador de cada mesa deverá conduzir os debates de forma a aproveitar o máximo do tempo disponível, se tiverem muitas pessoas inscritas, juntar grupos de três falas antes do palestrante se pronunciar, enquanto a platéia faz as perguntas o coordenador vai direcionando as perguntas escritas para serem respondidas junto com as que foram feitas oralmente Intervalos: Os intervalos de lanche e de almoço devem ser combinados com o pessoal que está coordenando as mesas para evitar que os lanches sejam servidos antes do término dos trabalhos, dispersando os participantes e ou o contrário, no horário dos intervalos o lanche não esteja pronto Trabalhos de Grupo: Tem por objetivo sintetizar os problemas levantados e formular propostas sobre a política Municipal que está em debate, para um período determinado no Regimento. Os trabalhos de grupo devem ser organizados conforme o tempo disponível para realização dos mesmos. Os temas a serem discutidos no grupo devem estar relacionados ao tema central e subtemas da Conferência.

12 A conferência municipal deve seguir as orientações sobre a metodologia de trabalho, determinadas pela Comissão Nacional e/ou Estadual. Para facilitar a condução dos trabalhos, é necessário que a comissão organizadora indique um relator para cada grupo, pois o mesmo será responsável pela leitura do relatório do grupo na plenária final. Poderá ser escolhido pelo próprio grupo um coordenador para atuar como mediador do grupo e garantir a participação de todos. É interessante que os relatos sejam reunidos antecipadamente e se prepare um roteiro de discussão sobre o tema. Embora cada grupo discuta um tema específico, quando surgirem propostas de outros temas o relator deve anotar e incorporar ao relatório específico. Para dividir as pessoas em cada grupo, a comissão organizadora deverá ter alguns cuidados: Obedecer a paridade entre representantes da sociedade civil e poder público; Distribuir os participantes e convidados em todos os grupos; Distribuir os profissionais da área afeta ao tema e de outros órgãos conforme sua ocupação no órgão; Quem ficar responsável pelo credenciamento deve conhecer a divisão dos grupos. A divisão dos grupos deve ser feita pela própria comissão organizadora. Quando a inscrição for feita com antecedência, pode-se dar a oportunidade para o delegado escolher o grupo que quer participar, não se esquecendo de observar a paridade e número de pessoas. Os relatórios dos grupos são apresentados através de leitura do relator de cada grupo, obedecendo aos trâmites estabelecidos no regulamento da Conferencia Plenária Final Tem por finalidade aprovar as propostas apresentadas e moções se existirem, e escolher delegados para a Conferência Territorial/Regional, quando houver ou Estadual, quando for o caso. Todo o processo de conclusão da plenária final deve estar previsto no Regulamento. Antes do seu início deve se explicar as regras para os delegados e negociar os conflitos. Em anexo tem um modelo de Regulamento que explica o funcionamento da plenária final.

13 Para facilitar o processo de votação, é bom separar o espaço físico dos delegados e demais participantes e convidados, colocando-os de um lado ou nas cadeiras da frente do local do evento. Também se podem usar crachás de cores diferenciadas. A coordenação da Plenária Final deve ser realizada pelo Coordenador Geral da Conferência, juntamente com 2 membros do conselho municipal, e 2 representantes do publico da conferência. Contudo estes não devem aproveitar do seu papel de moderador na mesa para usar a palavra mais que os outros. Quando tiver alguém que não é delegado assessorando o evento e o coordenador o chamar para a mesa na plenária final, deve ser submetido a plenária ou informado à mesma da autorização prévia da comissão organizadora da conferencia. Este não vota e não poderá emitir juízo de valor sobre qualquer assunto. Conselho Nacional e ou Conselho Estadual Eleição de Delegados: Quando a Conferência tiver como finalidade escolher os delegados para a Conferência regional/territorial ou Estadual há necessidade de prever na agenda, um tempo adequado para que cada segmento que esteja participando na conferência escolha as/os delegadas/os que irão representá-los. Sempre escolha delegados titulares e suplentes, para o caso de algum motivo impedir a participação do delegado eleito. É importante observar as orientações enviadas pela organização das conferencias estadual e/ou nacional, as quais definem o número de delegados, a proporcionalidade de representantes do poder público e sociedade civil, de mulheres, de jovens e idosos, de povos indígenas e comunidades tradicionais, bem como público com necessidades especiais, quando for necessário. 6. RELATÓRIO FINAL O Relatório Final é um documento que registra as decisões da Conferência, o mesmo deve ser divulgado no Município e encaminhado cópia para as instâncias superiores da conferência, conforme determinado pela Comissão Organizadora. É importante que as instituições que participaram da Conferência, recebam uma cópia do relatório. O relatório final deve apresentar as principais discussões da Conferência e detalhar propostas apresentadas pelos diversos grupos. Descreveremos a seguir alguns pontos que devem conter no relatório:

14 Introdução colocando aspectos gerais de organização da Conferência e metodologia; Caracterização dos participantes na conferencia resumo indicando número de representantes da sociedade civil, do poder público, mulheres, homens e outras características solicitadas pela comissão organizadora; Resumos dos temas e subtemas apresentados não é preciso descrever a fala de todos os palestrantes e sim um resumo. É bom pedir a cada palestrante uma síntese da sua apresentação; Propostas - devem ser apresentadas todas as propostas de cada grupo, organizadas por temas específicos; Conclusão deve-se fazer uma avaliação da Conferência; Quando forem escolhidos os delegados para a Conferência Regional/territorial ou Estadual, enviar a relação dos mesmos. 7. ANEXOS:

15 7.1. Modelo de Decreto de Convocação DECRETO Nº O Prefeito Municipal de (nome do município), de acordo com as atribuições legais que lhe confere a Lei Orgânica do Município. DECRETA, Artigo 1º - Fica convocada a (Nº) Conferência de (nome da conferencia) do Município para os dias (data), sob a coordenação da Secretaria Municipal de (nome da secretaria) e do Conselho Municipal de (nome do conselho). Artigo 2º - O tema central da Conferência será, (tema central). Artigo 3º - A Conferência de XXXX, será realizada (local do evento). Artigo 4º - A Conferência será presidida pelo Prefeito Municipal e coordenada pela Secretaria Municipal de XXXXX. Artigo 5º - As normas de organização e funcionamento da Conferência, serão expedidas em Portaria deliberadas pelo Conselho Municipal de (nome do conselho) Artigo 6º - Publique-se, divulgue-se, cumpra-se. (nome do município), (data) (nome e assinatura do Prefeito)

16 7.2. MODELO DE PORTARIA OU RESOLUÇÃO: PORTARIA Nº XXX, de (data: dia mês e ano) O CONSELHO MUNICIPAL DE (nome do conselho), DE (nome do município), neste ato representado por seu Presidente (nome do presidente), considerando os termos da decisão da Plenária da (numero da reunião) reunião Ordinária realizada em (data), RESOLVE. Artigo 1º - Fica convocada a Xª Conferência Municipal de (nome da conferência) de (nome do município) conforme determinação legal do Decreto (nº e data) do Prefeito Municipal. Artigo 2º - A Conferência Municipal de (nome da conferência) será presidida pelo (nome e cargo) e na sua ausência pelo Coordenador Geral da Conferência. Artigo 3º - A Conferência será realizada na (local), situado na rua (endereço). Artigo 4º - A Conferência terá uma Comissão Organizadora que se responsabilizará por todas as atividades de sua execução. Artigo 5º - A Comissão Organizadora terá a seguinte composição: Presidente: (nome) Coordenador Geral: (nome) Secretaria Executiva: (nome) Subcomissão de Metodologia e documentação: (nome) (nome) Subcomissão de Infra-estrutura e logística (nome) (nome) Secretaria de Mobilização e Comunicação: (nome) (nome) Artigo 6º - A Comissão Organizadora terá as seguintes atribuições: I - Coordenar a organização geral e a realização da conferência, atendendo aos aspectos técnicos e políticos. II - Elaborar orientações para a realização da conferencia normatizadas em Regimento Interno e Manual de Orientação, definindo os critérios de participação para garantir a representatividade, diversidade e pluralidade dos participantes. III - Coordenar a elaboração da relação de convidados/as e observadores/as para participação na Conferência. Parágrafo Único: As Subcomissões devem apoiar o funcionamento da Comissão Organizadora. Art. 7º - A Secretaria Executiva tem as seguintes atribuições: I- Promover as atividades relacionadas com a operacionalização da Conferência. II - Elaborar a previsão e provimento dos recursos financeiros necessários à realização da conferência. IV - Preparar e encaminhar para a aprovação do Conselho (Nome do conselho) a prestação de contas da Conferencia. Art. 8º A Subcomissão de Metodologia e Documentação tem as seguintes atribuições: I Definir a metodologia e a documentação para a conferência, seguindo as orientações oriundas da Comissão Organizadora da conferencia estadual.

17 II Estabelecer instrumentos de operacionalização da proposta metodológica durante a conferência. III Acompanhar a execução do processo metodológico na conferência orientando os apoiadores. V Avaliar os resultados alcançados pela aplicação da proposta metodológica, com indicação de aperfeiçoamento; VI Elaborar e encaminhar a documentação solicitada e necessária para a validação da conferência. Art. 9º A Subcomissão de Mobilização e Divulgação tem as seguintes atribuições: I - Promover a mobilização dos participantes do poder público e da sociedade civil para participação na Conferência. II Acompanhar as ações de mobilização dos delegados eleitos para a etapa estadual e nacional da Conferencia. III Avaliar os resultados alcançados com o processo de mobilização, indicando aperfeiçoamentos para processos similares. IV Realizar ações para divulgação da Conferência em jornais locais e regionais, rádio e TV. Artigo 7º - Serão realizadas (nº) Pré-Conferências nos bairros e distritos rurais que terão por finalidade levantar os problemas por área geográfica e escolher os delegados da Conferência Municipal. Artigo 8º - As Pré-Conferências serão realizadas nos seguintes locais: Artigo 9º - Os relatos das Pré-Conferências farão parte do Plano Municipal e do Relatório Final da Conferência Municipal. Artigo 10º - Os demais delegados serão indicados pelas entidades legalmente constituídas no Município. Artigo 11º - A Secretaria Municipal de (nome da secretaria) dará o apoio necessário ao desenvolvimento das atividades da Comissão Organizadora. Artigo 12º - Publique-se, divulgue-se e cumpra-se. (nome do município), (data) (nome do Presidente do Conselho)

18 7.3. MODELO DE REGULAMENTO: CONSELHO MUNICIPAL DE (nome do Conselho) SECRETARIA MUNICIPAL DE (nome da Secretaria) XXª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE (nome da conferencia) REGULAMENTO INTERNO Art. 1º O presente Regimento será aprovado pelos Delegados no início dos trabalhos do dia XXXX, conforme programação da XXª Conferência Municipal de (nome da conferencia) Parágrafo único - A aprovação do Regimento Interno desenvolver-se-á da seguinte forma: a) Durante a leitura, os artigos em que não houver destaque serão considerados aprovados por unanimidade; b) Em havendo destaque, os participantes deverão manifestar-se e as propostas de alteração deverão ser encaminhadas, por escrito, à mesa coordenadora que as submeterá à plenária ao final da leitura; c) Os propositores de destaques terão no máximo 2 (dois) minutos para defesa da proposta; d) No caso de discordância com a proposta apresentada, a plenária poderá apresentar outra ou defender a manutenção do texto, também contando com 2 (dois) minutos para exposição. CAPITULO I - DO OBJETIVO Art. 2º - XXª Conferência Municipal de (nome da conferencia) do (nome do município), tem por finalidade propor diretrizes, prioridades e estratégias para a construção da política (nome da política) e do Plano Municipal de (nome do Plano) CAPÍTULO II - DA REALIZAÇÃO Art. 3º - A XXª Conferência Municipal de (nome da conferencia) oficializada pela Resolução nº XXX, de XXX do (nome do conselho) é etapa que precede a XXª Conferência Estadual de (nome da conferencia) e será realizada nos dias XXX na (endereço do local). Art. 4º - A realização da (nome da conferencia) é de responsabilidade do Conselho Municipal de (nome do conselho), órgão colegiado, integrante da estrutura da Secretaria Municipal da (nome da secretaria), integrado por representantes do poder público e da sociedade civil. 1º - A (nome da conferencia) é presidida pelo Secretário de Municipal da (nome da secretaria) e, na sua ausência ou impedimento eventual, pelo Presidente e/ou Conselheiro/a do (nome do conselho), indicado/a pelo Secretário Municipal (nome da secretaria). 2º - A realização da (nome da conferencia) foi precedida por XX Pré-Conferências reconhecidas e validadas conforme o Regimento Geral da (nome da conferencia). CAPÍTULO III - DO TEMÁRIO Art. 5º - (nome da conferencia) tem como Tema Geral: (nome do tema)

19 1º Serão contemplados os seguintes eixos temáticos: I II III - Art. 6º - A (nome da conferencia) tem como objetivos (colocar os objetivos). CAPÍTULO IV - DOS PARTICIPANTES Art. 7º - A (nome da conferencia) será realizada com a participação de (numero) delegadas/os, (numero) convidadas/os e (numero) observadoras/es. Art. 8º - Os membros da (nome da conferencia) se distribuem em três categorias: I. Delegadas/os com direito a voz e voto; II. III. Convidadas/os com direito a voz; Observadoras/es sem direito a voz e voto. Art. 9º - São delegados (as) na (nome da conferencia): I. (numero) Conselheiras/os do (nome do conselho), denominadas/os delegadas/os natas/os; II. (numero) membros entre os componentes da Comissão Organizadora das subcomissões Executiva, de Metodologia e Documentação, de Mobilização e Comunicação, denominados delegados natos. III. (numero) Delegados (as) Eleitos (as) nas Préconferências. 1º - Os delegados oriundos da Comissão Executiva Estadual, da Secretaria Executiva Estadual e das Subcomissões nominadas no item II deste artigo serão eleitos entre e pelos componentes destas comissões e subcomissões. Art Deverá ser observada a paridade de gênero e a cota de 20% de jovens e a proporcionalidade de 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 de representantes do poder publico. (verificar a orientação da Comissão Estadual ou Nacional) Art O credenciamento das/os delegadas/os, convidadas/os e observadoras/es da (nome da conferencia):será realizado pela Secretaria Executiva até às XX horas do dia XX. 1º - No ato do credenciamento, os participantes e delegados da (nome da conferencia) receberão crachá de identificação, no qual constará o Grupo de Trabalho (GT) que fará parte, e o material necessário para subsidiar os debates. 2º - Somente no impedimento do delegado titular será credenciado o suplente, conforme a ficha de inscrição, enviada anteriormente a Comissão Executiva. CAPÍTULO VII - DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO Art A (nome da conferencia): contará com palestras, trabalho em grupo e plenária de deliberação, para aprofundar a reflexão sobre a política... (descrever resumidamente o que acontecerá na conferência).

20 SEÇÃO I - DOS TRABALHOS EM GRUPO Art Os Grupos de Trabalho servirão para aprofundar a reflexão sobre cada um dos eixos temáticos e elaborar propostas a serem discutidas e aprovadas na plenária final. 1º - Em cada um dos grupos de trabalho, será respeitada, sempre que possível, a participação de representantes de todas as categorias de delegados, a paridade de gênero e a cota de jovens, sendo este o critério de prioridade para a formação dos Grupos de Trabalho. 2º - A Comissão Executiva indicará um facilitador para cada Grupo de Trabalho, com a função de assessoramento aos debates e um relator que terá como função sistematizar os debates, redigir as propostas aprovadas pelo grupo e apresentá-las na plenária. grupo. 3º - Cada Grupo de Trabalho elegerá um coordenador que conduzirá os trabalhos no 4º - O Documento Final com as propostas aprovadas no Grupo de Trabalho deve ser entregue à Secretaria Executiva da (nome da conferencia), em arquivo eletrônico gerado pelo programa informatizado disponibilizado ao Grupo de Trabalho. 5º - A sistematização das propostas por grupo de trabalho será viabilizada através de uma Comissão de Relatoria composta pelos coordenadores e relatores de cada grupo e por representantes da Subcomissão de Metodologia e Documentação, cujo resultado integrará o relatório único a ser apreciado na Plenária Final. SEÇÃO II - DO PLENÁRIO Art O Plenário da (nome da conferencia) instalar-se-á no dia XX às XX horas para aprovação do Regimento Interno e estenderá seus trabalhos até o dia XX com a finalidade de apreciar as propostas apresentadas pelos Grupos de Trabalho, moções apresentadas e eleição das/os delegadas/os à Etapa Estadual (ou Nacional) 1º - É prerrogativa das/os Delegadas/os aprovar ou rejeitar, em parte ou na totalidade, as propostas relacionadas com o tema da (nome da conferencia), observando-se este Regimento e a programação da Conferencia. 2º - Cada Delegada/o, devidamente credenciada/o e identificada/o com crachá na cor (definir cor), terá direito a voz e voto. 3º - Convidadas/os identificadas/os com crachá na cor (definir cor), terão direito apenas a voz. 4 - Observadoras/es identificadas/os com crachá na cor (definir cor), não terão direito nem a voz e nem a voto. 5 - As votações na Plenária serão feitas levantando o crachá de votação (cor) para voz e voto. 6 - Em caso de perda do crachá de identificação o mesmo não será reposto.

21 SUB-SEÇÃO I - DA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DOS GRUPOS E APROVAÇÃO DAS PROPOSTAS Art A apresentação das contribuições/propostas dos Grupos de Trabalho serão apresentadas na ordem sequencial dos grupos, do 1 (um) ao X (numero), na seguinte forma: a) O grupo apresenta as contribuições/propostas, utilizando no máximo XX (XX) minutos. Durante a apresentação, e até o seu final, a plenária pode manifestar a intenção de apresentar destaques, levantando o crachá de identificação e manifestando-se oralmente. b) A Mesa, ao final da apresentação do grupo, abre a palavra a quem solicitou destaque, seguindo a ordem de sequência do relatório, limitando a 2 (dois) minutos a apresentação de cada destaque. c) A Mesa consultará o relator do grupo se há concordância quanto a incorporação do destaque no relatório. d) Havendo concordância do relator do grupo, a Mesa consultará na sequência a plenária quanto a concordância para incorporação do destaque ao relatório. e) Não havendo concordância do relator e da plenária a Mesa abrirá para inscrição de um delegado para a defesa do texto do relatório do grupo e outro para a defesa da inclusão do destaque apresentado, limitando a participação em 2 minutos para cada um. f) Após as defesas a Mesa consulta a plenária sobre a necessidade de novos esclarecimentos encaminhando o texto para votação, sendo a proposta aprovada por maioria de votos dos delegados. g) A aprovação das propostas se dará por maioria simples (50% mais 1) dos votos dos delegados presentes, por contraste, recorrendo-se a contagem em caso de dúvida. h) Os pontos que não forem destacados serão considerados aprovados por unanimidade. Art. 16: Encerrada a votação dos destaques do relatório final, a mesa procederá à leitura das moções escritas em formulário próprio, até XX horas do dia XX aprovadas nos grupos de trabalho ou contendo assinatura de no mínimo 30% do total das/os delegadas/os, facultando-se tempo máximo de 2 minutos aos delegados, convidados que queiram manifestar-se a favor ou contrariamente à moção, sendo reservado, posteriormente, o mesmo tempo para defesa. SUB-SEÇÃO II - DA ELEIÇÃO DOS DELEGADOS Art A (nome da conferencia), elegerá em plenária, após a aprovação das propostas/contribuições dos grupos de trabalho, XX (numero) delegadas/os titulares e seus suplentes, para participarem da (nome da conferencia) Regional/Territorial (ou Estadual ou Nacional), representando o (nome do município). 1º - A representação das/os delegadas/os eleitas/os na (nome da conferencia), observará a proporção de (2/3) de sociedade civil (número) e (1/3) do setor governamental (número), respeitando-se a paridade de gênero. (Observar as orientações da conferencia estadual ou nacional) Art A eleição de Delegadas/os para a Etapa Regional/Territorial (ou Estadual ou Nacional) acontecerá da seguinte forma:

22 a) Escolha dos representantes por segmentos específicos, em momento próprio, determinado na programação da (nome da conferencia). b) Cada segmento elegerá, por maioria simples, as/os delegadas/os titulares e suplentes, observando-se o número de vagas determinados no regulamento da (nome da conferencia), c) Apresentação à Plenária, e homologação dos (as) delegados, por segmento. 1º - Somente poderão ser eleitas/os para a (nome da conferencia), as/os Delegadas/os, por segmento, que participarem de forma integral da (nome da conferencia), e estiverem presentes no momento da homologação. 2º - As despesas de deslocamentos, hospedagem e alimentação das/os Delegadas/os eleitas/os para participar da Etapa Regional/Territorial (ou Estadual ou Nacional), correrão a conta do (nome da instituição que arcará com as despesas). CAPÍTULO VIII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art Nos casos conflitantes ou omissos deste Regimento Interno caberá recurso à Comissão Executiva e, em última instância, à Plenária da (nome da conferencia). Nome do Município, data 5.4. Modelo de Certificado Os certificados podem ser feitos na gráfica ou impresso no computador podendo ser usada a marca d água da Prefeitura ou a logo da Conferência. CERTIFICADO Certificamos que (nome), participou da Conferência Municipal de (nome da conferencia) de (município), nos dias, na condição de (delegado, palestrante ou participante). Secretário de (Nome da secretaria) Coordenador Geral Presidente da Conferencia Prefeito Municipal

23 5.5. Modelo de Convite O Prefeito de (município) e o Secretário Municipal de (nome da secretaria), obedecendo aos preceitos constitucionais e a decisão do Conselho de (nome do conselho) têm a honra de convidar Vossa Excelência para compor a mesa de honra da solenidade de abertura da Conferência Municipal de (nome da Conferencia) de (município). Data: Hora: Local: 5.6. Modelo de Ficha de Inscrição: CONFERENCIA (nome da conferencia) de (nome do município) FICHA DE INSCRIÇÃO Nome Endereço Bairro Cidade CEP Fone Fax Profissão Entidade que representa REPRESENTAÇÃO: ( ) agricultor familiar; ( ) indígena; ( ) quilombola; ( ) faxinalense; ( ) pescador; ( ) juventude; ( ) mulheres; ( ) técnico: Citar formação e entidade/organização: ( ) gestor publico: Citar cargo e instituição:

24 5.7. Modelo de Formulário para Moção: CONSELHO MUNICIPAL DE (NOME DO CONSELHO) PREFEITURA MUNICIPAL DE (NOME DO MUNICIPIO) Nª CONFERÊNCIA (NOME DA CONFERENCIA) Realizada de (período da conferencia) FORMULÁRIO DE MOÇÃO 1. Assunto: 2. Tipo de Moção ( ) Apoio ( ) Repúdio ( ) Outros 3. Texto da Moção: (Máximo 10 linhas)

25 5.8. Modelo de relatório da Conferencia: RELATORIO CONFERENCIA MUNICIPAL DE (nome da conferencia) 1. MUNICIPIO: 3. ENDEREÇO: 2. DATA DE REALIZAÇÃO: 4 Composição da Comissão Executiva Organizadora: NOME INSTITUIÇÃO FUNÇÃO Presidente 5 Público Participante Total: (numero de participantes) Homens Mulheres Agricultura familiar Jovens Masculinos Jovens Femininos Indígenas Quilombolas Faxinalenses Convidados Observadores Outros Categoria Numero Percentual em relação ao total 6 Representação Poder Publico: REPRESENTAÇÃO NUMERO PERCENTUAL Técnico Gestor Municipal Gestor Estadual 7 Propostas:

26 8 - DELEGADAS/OS ELEITAS/OS: REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL - TITULARES NOME CATEGORIA SEXO MUNICÍPIO REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL - SUPLENTES NOME CATEGORIA SEXO MUNICÍPIO REPRESENTANTES DO PODER PUBLICO - TITULARES NOME ENTIDADE SEXO MUNICÍPIO REPRESENTANTES DO PODER PUBLICO - SUPLENTES NOME ENTIDADE MUNICÍPIO

27 8. REFERÊNCIAS: BRASIL: Ministério da Defesa Exército Brasileiro. Vade-Mécum 07 - Prática de Cerimonial e Protocolo. Portaria Nº 522, de 15 de outubro de Disponível em < pratica-de-cerimonial-e-protocolo>. CONASEMS - Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde. Conferências Municipais de Saúde Passo a Passo. Julho 2003.

REGIMENTO DA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO CLARO

REGIMENTO DA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO CLARO 1 REGIMENTO DA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO CLARO CAPÍTULO I DA CONFERÊNCIA Artigo 1.º - A 3ª Conferência Municipal de Educação - 3ª CME, convocada pelo Prefeito Municipal de Rio Claro e

Leia mais

CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE MEIO AMBIENTE DA BAHIA REGIMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE MEIO AMBIENTE DA BAHIA REGIMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE MEIO AMBIENTE DA BAHIA REGIMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - A II Conferência Estadual do Meio Ambiente da Bahia - CEMA, convocada pelo Decreto Estadual nº 10.370, de 05

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES REGIMENTO INTERNO 1 Define as regras de funcionamento da 3ª Conferência Nacional de Economia solidária, convocada pela Resolução n 5, do Conselho Nacional de Economia Solidária, de 19 de junho de 2013.

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO TIAGO-MG CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTO DE SAÚDE: 6627803

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO TIAGO-MG CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTO DE SAÚDE: 6627803 REGULAMENTO VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO TIAGO CAPITULO I DA REALIZAÇÃO Art. 1º A VI Conferência Municipal de Saúde de São Tiago é convocada e presidida pelo Prefeito Municipal e, na sua ausência

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES

REGIMENTO INTERNO DA 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES REGIMENTO INTERNO DA 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art. 1º São objetivos da 5ª Conferência Estadual das Cidades: I - propor a interlocução entre autoridades

Leia mais

REGIMENTO. Capítulo I - DAS FINALIDADES E OBJETIVOS. Capítulo II - DA ORGANIZAÇÃO

REGIMENTO. Capítulo I - DAS FINALIDADES E OBJETIVOS. Capítulo II - DA ORGANIZAÇÃO REGIMENTO Capítulo I - DAS FINALIDADES E OBJETIVOS Art.1º - O 18º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem / SENPE, promovido Associação Brasileira de Enfermagem / ABEn Nacional e realizado pela Associação

Leia mais

Do 6º. Congresso Estatutário dos Funcionários da USP

Do 6º. Congresso Estatutário dos Funcionários da USP REGIMENTO DO 6º CONGRESSO ESTATUTÁRIO DOS FUNCIONÁRIOS DA USP SINDICATO DOS TRABALHADORES DA USP DATA: 27, 28, 29 E 30 DE ABRIL DE 2015. LOCAIS: ABERTURA DIA 27, ÀS 18H00 E INSTALAÇÃO DA PLENÁRIA PARA

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO SINDICATO DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL DE CURITIBA - SISMMAC

REGULAMENTO INTERNO DA PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO SINDICATO DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL DE CURITIBA - SISMMAC REGULAMENTO INTERNO DA PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO SINDICATO DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL DE CURITIBA - SISMMAC Define as normas que regulamentam a Pré-Conferência Municipal de Educação promovida

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE AMAMBAI GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE AMAMBAI GABINETE DO PREFEITO Republica por incorreção, o DECRETO Nº 202/13, que circulou no DOM Assomasul nº 0812, no dia 08/04/13, passando a vigorar com a redação abaixo. Aprova o Regimento da 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE

Leia mais

Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO

Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO (aprovado na 49ª Reunião do Comitê realizada em 11 de abril de 2013) CAPÍTULO I Do

Leia mais

EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente convida os Órgãos Públicos

Leia mais

REGIMENTO PARA III CONFERÊNCIA NACIONAL DO ESPORTE ETAPA MUNICIPAL/REGIONAL CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGIMENTO PARA III CONFERÊNCIA NACIONAL DO ESPORTE ETAPA MUNICIPAL/REGIONAL CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGIMENTO PARA III CONFERÊNCIA NACIONAL DO ESPORTE ETAPA MUNICIPAL/REGIONAL CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º- A Conferência Municipal/Regional do Esporte com sede no município de São Leopoldo, com a participação

Leia mais

CONSELHO DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA DE SANTA CATARINA CONGESC

CONSELHO DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA DE SANTA CATARINA CONGESC CONSELHO DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA DE SANTA CATARINA CONGESC Regimento Interno CAPÍTULO I - Da Denominação, Natureza, Sede e Duração Art. 1º. O CONSELHO DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA DE SANTA

Leia mais

REGULAMENTO DO VIII CONGRESSO REGIONAL DE PSICOLOGIA - COREP CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO VIII CONGRESSO REGIONAL DE PSICOLOGIA - COREP CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO VIII CONGRESSO REGIONAL DE PSICOLOGIA - COREP CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1. São objetivos do VIII Congresso Regional de Psicologia - VIII COREP: a) Promover a organização e a mobilização

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeitura Municipal de Porto Alegre DECRETO Nº 17.301, DE 14 DE SETEMBRO DE 2011. Aprova o Regimento Interno do Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade (FMCC). O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO Art. 1º O Colegiado Estadual de Procuradores e Advogados Municipais de Santa Catarina, que passará a utilizar com exclusividade a denominação

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DA CIDADE DE ALFENAS/MG CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DA CIDADE DE ALFENAS/MG CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DA CIDADE DE ALFENAS/MG CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - A 2ª Conferência Municipal das Cidades convocada por Decreto Municipal nº 732, de 14 de fevereiro de 2013, a

Leia mais

CONSIDERANDO a realização da VI Plenária de Conselhos de Saúde do Estado do Amazonas, nos dias 06 e 07 de junho de 2013;

CONSIDERANDO a realização da VI Plenária de Conselhos de Saúde do Estado do Amazonas, nos dias 06 e 07 de junho de 2013; RESOLUÇÃO CES/AM Nº. 012 DE 28 DE MAIO DE 2013. Dispõe sobre o Regimento Interno da VI Plenária de Conselhos de Saúde do Estado do Amazonas. A Plenária do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas, na sua

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO ESTADO DE MINAS GERAIS 2011

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO ESTADO DE MINAS GERAIS 2011 T CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MINAS GERAIS ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Leia mais

METODOLOGIA PARA A ESTATUINTE UFRB DOS OBJETIVOS. Art. 2º - São objetivos específicos da ESTATUINTE: a) definir os princípios e finalidades da UFRB.

METODOLOGIA PARA A ESTATUINTE UFRB DOS OBJETIVOS. Art. 2º - São objetivos específicos da ESTATUINTE: a) definir os princípios e finalidades da UFRB. METODOLOGIA PARA A ESTATUINTE UFRB DOS OBJETIVOS Art. 1º - A ESTATUINTE consiste em processo consultivo e deliberativo que tem por objetivo geral elaborar o Estatuto da UFRB. Art. 2º - São objetivos específicos

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGIMENTO INTERNO

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGIMENTO INTERNO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DO CONSELHO, ATRIBUIÇÕES E SUA COMPOSIÇÃO Art. 1.º- O Conselho Municipal de Educação de Carlos Barbosa, criado pela Lei Municipal nº1.176 de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS Art. 1º - A Comissão de Resíduos da EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, instituída pela Portaria n o 558 de 12 de agosto de 2003,

Leia mais

FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO. CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições:

FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO. CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições: FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições: Artigo I: O Fórum Permanente da Agenda 21 de Saquarema, criado pelo

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. CAPÍTULO I Da Natureza

REGIMENTO INTERNO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. CAPÍTULO I Da Natureza REGIMENTO INTERNO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CAPÍTULO I Da Natureza Art. 1º O Plano Municipal de Educação é um plano global de toda a educação do Município de Caxias do Sul,

Leia mais

COLEGIADO DE FISCAIS DE TRIBUTOS, AUDITORES FISCAIS E TÉCNICOS DA TRIBUTAÇÃO DA AMOSC REGIMENTO INTERNO

COLEGIADO DE FISCAIS DE TRIBUTOS, AUDITORES FISCAIS E TÉCNICOS DA TRIBUTAÇÃO DA AMOSC REGIMENTO INTERNO COLEGIADO DE FISCAIS DE TRIBUTOS, AUDITORES FISCAIS E TÉCNICOS DA TRIBUTAÇÃO DA AMOSC REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO Art. 1º O Colegiado de Fiscais de Tributos, Auditores

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA Em conformidade com os poderes regulamentares que lhes são atribuídos pelo artigo 241.º, da Lei Constitucional, devem os municípios

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007 RESOLUÇÃO Nº 21/2007 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 25.154/2007-18 CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE); CONSIDERANDO

Leia mais

REGULAMENTO DA SEMANA DA ENGENHARIA

REGULAMENTO DA SEMANA DA ENGENHARIA REGULAMENTO DA SEMANA DA ENGENHARIA A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que o projeto dos cursos de engenharia

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015.

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. O CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1 Aprovar as

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO REGIMENTO INTERNO

CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI/Campinas), criado pela Lei Municipal

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA DE JACOBINA

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA DE JACOBINA REGIMENTO INTERNO DA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JACOBINA BA Art. 1º. Este regimento interno da IV Conferência Municipal de Saúde de Jacobina-BA CMS tem como finalidade definir a organização dos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO CAPÍTULO I DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO CAPÍTULO I DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO CAPÍTULO I DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO Art. 1º - O Conselho Municipal de Planejamento Urbano, criado pela Lei Complementar nº 510,

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

REGIMENTO DAS SEÇÕES REGIONAIS. Art. 41, 42 e 43 do Estatuto

REGIMENTO DAS SEÇÕES REGIONAIS. Art. 41, 42 e 43 do Estatuto REGIMENTO DAS SEÇÕES REGIONAIS Art. 41, 42 e 43 do Estatuto 1. OBJETIVOS São objetivos das Seções Regionais: 1.1 Propiciar aos associados estabelecidos no Estado de São Paulo e fora da sua capital, uma

Leia mais

REGIMENTO DO FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE GOIÁS (FORPROF-GO)

REGIMENTO DO FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE GOIÁS (FORPROF-GO) REGIMENTO DO FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE GOIÁS (FORPROF-GO) Goiânia-2010 REGIMENTO DO FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE GOIÁS (FORPROF-GO) CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE FRUTAL FAF TÍTULO I DO REGULAMENTO E DO ÓRGÃO

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE FRUTAL FAF TÍTULO I DO REGULAMENTO E DO ÓRGÃO REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE FRUTAL FAF TÍTULO I DO REGULAMENTO E DO ÓRGÃO Art. 1º Este Regulamento Interno disciplina as normas relativas ao funcionamento da Comissão Própria

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 016/2015 DE 05 DE MARÇO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 016/2015 DE 05 DE MARÇO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 016/2015 DE 05

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL

REGULAMENTO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL RESOLUÇÃO Nº. 073/12-COGEP de 07/12/12 Curitiba

Leia mais

FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º O FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA - FATECIB REGIMENTO COLEGIADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA - FATECIB REGIMENTO COLEGIADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA - FATECIB REGIMENTO COLEGIADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL OUTUBRO DE 2008 REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR DE EM AUTOMAÇÃO

Leia mais

MINUTA DE REGIMENTO INTERNO DA 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Capítulo I Dos Objetivos. Capítulo II Da Realização

MINUTA DE REGIMENTO INTERNO DA 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Capítulo I Dos Objetivos. Capítulo II Da Realização MINUTA DE REGIMENTO INTERNO DA 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Define as regras de funcionamento da 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Capítulo

Leia mais

Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores. Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos

Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores. Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos São Luís de Montes Belos, novembro de 2011 REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSOS REGULAMENTO INTERNO

Leia mais

Congresso Regional de Psicologia do Conselho Regional de Psicologia 4ª. Região Etapa Regional do VI CNP CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

Congresso Regional de Psicologia do Conselho Regional de Psicologia 4ª. Região Etapa Regional do VI CNP CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Congresso Regional de Psicologia do Conselho Regional de Psicologia 4ª. Região Etapa Regional do VI CNP CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - São objetivos do VIº Congresso Regional da Psicologia: a) Promover

Leia mais

Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente

Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2014 SELEÇÃO DE ENTIDADE DA SOCIEDADE CIVIL PARA INTEGRAR O CONSELHO MUNICIPAL DO DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Leia mais

LEI N 1.892/2008 Dá nova redação a Lei nº 1.580/2004

LEI N 1.892/2008 Dá nova redação a Lei nº 1.580/2004 LEI N 1.892/2008 Dá nova redação a Lei nº 1.580/2004 Povo do Município de Viçosa, por seus representantes legais, aprovou e eu, em seu nome, sanciono e promulgo a seguinte Lei: Das disposições Gerais Art.

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE REDONDO REGIMENTO

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE REDONDO REGIMENTO y Câmara Municipal de Redondo CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE REDONDO REGIMENTO O DL 7/2003, de 15 de Janeiro, que prevê a constituição do Conselho Municipal de Educação, regulou as suas competências

Leia mais

DELIBERAÇÃO CES Nº 130 /2015 De, 10 de junho de 2015.

DELIBERAÇÃO CES Nº 130 /2015 De, 10 de junho de 2015. Secretaria Estadual De Saúde Conselho Estadual De Saúde - RJ DELIBERAÇÃO CES Nº 130 /2015 De, 10 de junho de 2015. APROVA O REGIMENTO IN- TERNO DA 7ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO. O

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PORTARIA N o, DE DE DE 2009. Aprova o regimento da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

Leia mais

PARA O COMITÊ DE CONFERÊNCIA DE SERVIÇOS GERAIS (CSG) 1 A Conferência de Serviços Gerais, do ponto de vista estatutário.

PARA O COMITÊ DE CONFERÊNCIA DE SERVIÇOS GERAIS (CSG) 1 A Conferência de Serviços Gerais, do ponto de vista estatutário. 29GE PARA O COMITÊ DE CONFERÊNCIA DE SERVIÇOS GERAIS (CSG) 1 A Conferência de Serviços Gerais, do ponto de vista estatutário. A Conferência de Serviços Gerais é o corpo permanente autorizado a expressar

Leia mais

d) Programa de Formação na Área da Cultura. ( ) Sim ( ) Não

d) Programa de Formação na Área da Cultura. ( ) Sim ( ) Não Componentes do Sistema Municipal de Cultura constituídos no Município: I - Coordenação: a) Secretaria Municipal de Cultura (ou órgão equivalente) ( ) Sim ( ) Não II - Instâncias de Articulação, Pactuação

Leia mais

Proposta de Regulamento

Proposta de Regulamento Proposta de Regulamento VIII Congresso Regional de Psicologia (COREP) do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais - 4ª Região (CRP/MG) Etapa Regional do VIII Congresso Nacional de Psicologia (CNP)

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE ESPORTES E DA JUVENTUDE SUBSECRETARIA DA JUVENTUDE

SECRETARIA DE ESTADO DE ESPORTES E DA JUVENTUDE SUBSECRETARIA DA JUVENTUDE Sugestão de projeto de lei para um CMJ Autor: Poder Executivo Cria o Conselho Municipal da Juventude CMJ e dá outras providências. O povo do Município de, por seus representantes, decreta e eu sanciono

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS Er REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS Art 1º O Fórum da Agenda 21 Local Regional de Rio Bonito formulará propostas de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável local, através

Leia mais

TÍTULO I DAS ENTIDADES

TÍTULO I DAS ENTIDADES RESOLUÇÃO Nº 444 DE 27 DE ABRIL DE 2006. 1205 Ementa: Dispõe sobre a regulação de cursos de pós-graduação lato sensu de caráter profissional. O Conselho Federal de Farmácia, no uso das atribuições que

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI

FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI REGULAMENTO NO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FEATI NUPEFE Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti FEATI SEÇÃO I Da Natureza e Missão Art. 1 O Núcleo de Pesquisa e Extensão da FEATI

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05/09 Regulamenta normas e procedimentos para Educação Infantil, de acordo com a Deliberação nº 02/07 CMEL. A

Leia mais

Câmara Municipal de Resende REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

Câmara Municipal de Resende REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Câmara Municipal de Resende REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO A Lei n.º 159/99, de 14 de setembro estabelece no seu artigo 19º, nº 2, alínea b), a competência dos órgãos municipais para criar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 199 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS. Capítulo I Da denominação e sede

REGIMENTO INTERNO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS. Capítulo I Da denominação e sede REGIMENTO INTERNO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS Capítulo I Da denominação e sede Art. 1º A Associação dos Amigos do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas,

Leia mais

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO EDITAL N.º01/2015 O Conselho Municipal do Idoso CMI, no uso das atribuições legais que lhe confere a Lei Municipal N.º 3.548 de 24 de março de 2009, torna público que está disponibilizando recursos oriundos

Leia mais

LEI Nº. 430 DE 15 DE ABRIL DE 2010

LEI Nº. 430 DE 15 DE ABRIL DE 2010 LEI Nº. 430 DE 15 DE ABRIL DE 2010 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DA INSTÂNCIA MUNICIPAL DE CONTROLE SOCIAL DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA MARCOS ROBERTO FERNANDES CORRÊA, Prefeito Municipal de Pratânia,

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO CONSULTIVO DO AUDIOVISUAL DE PERNAMBUCO

REGIMENTO DO CONSELHO CONSULTIVO DO AUDIOVISUAL DE PERNAMBUCO REGIMENTO DO CONSELHO CONSULTIVO DO AUDIOVISUAL DE PERNAMBUCO CAPITULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º - O Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco, órgão colegiado permanente, consultivo e

Leia mais

Capítulo I das Atividades do Conselho

Capítulo I das Atividades do Conselho REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITARANTIM BA, DE ACORDO COM A LEI Nº 11.947/2009 E RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 038/2009. Capítulo I das Atividades do Conselho

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DE LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DE LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DE LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos Artigo 1º - O Comitê de Pessoas ( Comitê ) de Lojas Renner S.A. ( Companhia ), órgão estatutário, de caráter consultivo

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA N o 173, DE 22 DE JANEIRO DE 2007 Aprova, na forma do Anexo a esta Portaria, o Regimento Interno do Comitê Permanente de Implementação e Acompanhamento

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 368/2002

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 368/2002 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 368/2002 Institui o Conselho de Cirurgia do Departamento de Medicina e aprova seu regulamento. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº MED-144/02, aprovou

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005 Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito

Leia mais

Comitê de Articulação Federativa Regimento Interno

Comitê de Articulação Federativa Regimento Interno PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS SUBCHEFIA DE ASSUNTOS FEDERATIVOS Comitê de Articulação Federativa Regimento Interno DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º O Comitê de Articulação

Leia mais

PORTARIA Nº 45, DE 28 DE ABRIL DE 2010.

PORTARIA Nº 45, DE 28 DE ABRIL DE 2010. PORTARIA Nº 45, DE 28 DE ABRIL DE 2010. Publica o Regimento Interno do Colegiado Setorial de Literatura, Livro e Leitura do Conselho Nacional de Política Cultural. O MINISTRO DE ESTADO DA CULTURA, no uso

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, constituído em 2008,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DE ANÁLISE E DISCUSSÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CARAPEBUS/RJ

REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DE ANÁLISE E DISCUSSÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CARAPEBUS/RJ REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DE ANÁLISE E DISCUSSÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CARAPEBUS/RJ CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO E CARÁTER DA CONFERÊNCIA Art. 1º A PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAPEBUS, através

Leia mais

CONSELHO DE ÓRGÃOS MUNICIPAIS INTEGRADOS AO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO (COMITRA) REGIMENTO INTERNO

CONSELHO DE ÓRGÃOS MUNICIPAIS INTEGRADOS AO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO (COMITRA) REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ÓRGÃOS MUNICIPAIS INTEGRADOS AO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO (COMITRA) REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO Art. 1º. O Conselho de Órgãos Municipais Integrados

Leia mais

1. II Conferência Nacional de Cultura II CNC e Pré-conferências setoriais

1. II Conferência Nacional de Cultura II CNC e Pré-conferências setoriais 1. II Conferência Nacional de Cultura II CNC e Pré-conferências setoriais Nos dias 11 a 14 de março, o Ministério da Cultura e seus órgãos vinculados realizarão II Conferência Nacional de Cultura (II CNC).

Leia mais

MINUTA DE REGIMENTO INTERNO DA V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

MINUTA DE REGIMENTO INTERNO DA V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MINUTA DE REGIMENTO INTERNO DA V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CAPÍTULO I DO OBJETIVO, TEMÁRIO Art. 1º A V Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Leia mais

Regimento Interno da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - CAGPPI

Regimento Interno da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - CAGPPI Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Farroupilha Regimento Interno da Comissão de Avaliação

Leia mais

LEI Nº 2.998/2007 CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO

LEI Nº 2.998/2007 CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO LEI Nº 2.998/2007 REGULAMENTA O CONSELHO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - COPLAN, CRIADO NO ARTIGO 2º, DA LEI COMPLEMENTAR N.º 037/2006, DE 15 DE DEZEMBRO, QUE DISPOE SOBRE NORMAS DE

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

MANUAL DO FORMANDO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE FORMATURA

MANUAL DO FORMANDO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE FORMATURA MANUAL DO FORMANDO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE FORMATURA ÍNDICE PALAVRA DO DIRETOR... 2 APRESENTAÇÃO... 2 PROVIDÊNCIAS LEGAIS... 2 COMISSÃO DE FORMATURA... 3 A ESCOLHA DO PATRONO... 3 A ESCOLHA DO PARANINFO...

Leia mais

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 A Novelis, líder global em laminados e reciclagem de alumínio, está presente em 11 países com 26 instalações operacionais e conta

Leia mais

Regimento Interno do processo de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo

Regimento Interno do processo de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo Regimento Interno do processo de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo CAPÍTULO I Artigo 1o. A construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo realizar-se-á entre fevereiro e junho

Leia mais

DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015

DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015 Secretaria Geral Parlamentar Secretaria de Documentação Equipe de Documentação do Legislativo DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015 Confere nova regulamentação ao Conselho Municipal de Segurança

Leia mais

MOSTRA DE PROJETOS 2015. Iniciativas Sociais que contribuem para o desenvolvimento local. REGULAMENTO Anexos I e II

MOSTRA DE PROJETOS 2015. Iniciativas Sociais que contribuem para o desenvolvimento local. REGULAMENTO Anexos I e II MOSTRA DE PROJETOS 2015 Iniciativas Sociais que contribuem para o desenvolvimento local REGULAMENTO Anexos I e II O Sesi Paraná, por meio do programa Sesi Indústria e Sociedade e do Movimento Nós Podemos

Leia mais

FÓRUM PERMANENTE DA AGENDA 21 DE TANGUÁ RJ REGIMENTO INTERNO. CAPÍTULO l - DA CONSTITUIÇÃO, SEDE, OBJETIVOS, PRINCÍPIOS E ATRIBUIÇÕES.

FÓRUM PERMANENTE DA AGENDA 21 DE TANGUÁ RJ REGIMENTO INTERNO. CAPÍTULO l - DA CONSTITUIÇÃO, SEDE, OBJETIVOS, PRINCÍPIOS E ATRIBUIÇÕES. FÓRUM PERMANENTE DA AGENDA 21 DE TANGUÁ RJ REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO l - DA CONSTITUIÇÃO, SEDE, OBJETIVOS, PRINCÍPIOS E ATRIBUIÇÕES. Art. 1º - O Fórum permanente da Agenda 21 de Tanguá, criado pela Lei

Leia mais

PORTARIA Nº 43, DE 28 DE ABRIL DE 2010.

PORTARIA Nº 43, DE 28 DE ABRIL DE 2010. PORTARIA Nº 43, DE 28 DE ABRIL DE 2010. Publica o Regimento Interno do Colegiado Setorial de Música do Conselho Nacional de Política Cultural. O MINISTRO DE ESTADO DA CULTURA, no uso das atribuições que

Leia mais

-0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012.

-0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012. -0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012. Dispõe sobre os critérios e os procedimentos para promoção, organização e participação da ANAC em eventos internos e externos. A DIRETORIA DA AGÊNCIA

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Área de Concentração

Leia mais

Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação UTFPR, campus Pato Branco

Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação UTFPR, campus Pato Branco Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Engenharia de Computação Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE DO ESTADO DO AMAPÁ TITULO I DA NATUREZA

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE DO ESTADO DO AMAPÁ TITULO I DA NATUREZA REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE DO ESTADO DO AMAPÁ TITULO I DA NATUREZA Art. 1. O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Amapá é a

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 o O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, constituído em 1994,

Leia mais

Art. 4º. 1º. 2º. 3º. 4º. 5º. 6º. Art. 5º. Art. 6º. Da coordenação: Art. 7º. Art. 8º.

Art. 4º. 1º. 2º. 3º. 4º. 5º. 6º. Art. 5º. Art. 6º. Da coordenação: Art. 7º. Art. 8º. Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (FCSF), mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina. Das Finalidades: Art. 1º. O Comitê

Leia mais

Regulamento da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Regulamento da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa Regulamento da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º Este regulamento tem por finalidade definir as regras gerais de funcionamento da III Conferência Estadual

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OSASCO DA UNIFESP

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OSASCO DA UNIFESP REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OSASCO DA UNIFESP Dispõe sobre as atribuições da Câmara de Graduação do da UNIFESP, sua composição e condução dos trabalhos. DA NATUREZA Artigo 1. A Câmara

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO DAS SESSÕES TÉCNICAS

MANUAL DE OPERAÇÃO DAS SESSÕES TÉCNICAS SNPTEE Documento Permanente SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E Abril de 2010 TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA MANUAL DE OPERAÇÃO DAS SESSÕES TÉCNICAS 1.0 INTRODUÇÃO Este Manual de Operação das Sessões Técnicas

Leia mais

REGIMENTO DO CONGRESSO ESTATUINTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UEFS DO CONGRESSO

REGIMENTO DO CONGRESSO ESTATUINTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UEFS DO CONGRESSO REGIMENTO DO CONGRESSO ESTATUINTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UEFS DO CONGRESSO Artigo 1º - O Congresso Estatuinte é a instância máxima da ESTATUINTE e será constituído pelos delegados,

Leia mais

Estado do Rio de Janeiro MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS Fundação de Turismo de Angra dos Reis Conselho Municipal de Turismo

Estado do Rio de Janeiro MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS Fundação de Turismo de Angra dos Reis Conselho Municipal de Turismo REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO Capítulo 1 Da Natureza e das Competências Art. 1. O CMT, órgão consultivo e deliberativo, instituído pela Lei nº 433/L.O., de 14 de junho de 1995, alterada

Leia mais