História e Evolução da PROMAC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "História e Evolução da PROMAC"

Transcrição

1 História e Evolução da PROMAC Empresa nacional, a PROMAC CORRENTES e EQUIPAMENTOS LTDA., foi fundada em 1987 na cidade de Sumaré, estado de São Paulo, instalada numa área de m 2, sendo 6.500m 2 de área construída. Nos últimos anos a PROMAC diversificou sua linha de produtos, modernizou suas instalações e incorporou novas tecnologias. Essas mudanças levaram a PROMAC a fazer parte do dia-a-dia dos mais diversos setores industriais. Atualmente, atuamos no projeto e manufatura de correntes, taliscas, rodas dentadas, engrenagens, equipamentos para movimentação e armazenagem para os segmentos: Indústria Sucroalcooleira Indústria de Adubos, Produtos Químicos e Petroquímica Indústria Alimentícia Indústria de Bebidas Indústria de Mineração, Cimento e Carvão Indústria de Sucos Cítricos Indústria de Papel e Celulose Indústria Automobilística e Autopeças Gás Liquefeito de Petróleo Indústria de Óleos Alimentícios Saneamento Básico Indústrias de Vidros, Vidrados e Semelhantes Indústria Cerâmica Indústria Têxtil Indústria de Móveis e Madeira Através de programas de atualização e reciclagem profissional, a PROMAC busca constantemente incrementar sua produtividade e aprimorar a qualidade que caracteriza seus produtos. Pesquisar, testar, desenvolver e antecipar necessidades são as bases do trabalho da PROMAC, em uma estreita parceria com o cliente. Uma linha de produtos voltados a atender as necessidades específicas de cada cliente, com prazos de entrega e custos satisfatórios.

2 Exportação A superação de fronteiras comerciais e o crescente intercâmbio entre países trazem consigo um grande desafio: a excelência na qualidade dos A PROMAC encara diariamente esse desafio buscando incansavelmente maior eficiência e perfeição no atendimento aos seus clientes, no Brasil e no Exterior. Treinamento Profissional Tecnologias desenvolvidas por nossos técnicos ou adquiridas no Exterior através de contínuo intercâmbio são transmitidas aos membros da empresa com o auxilio de um programa permanente de treinamento. Suporte Tecnológico Todos os produtos PROMAC são inspecionados de acordo com normas técnicas ASTM, possuem laboratórios de ensaios mecânicos e químicos como: UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas TORK - Controle Tecnológico de Matérias COPERSUCAR - Coop. Central dos Produtores de Açúcar FALCÃO BAUER - Laboratório BAUER - ABDO. Certificado de Qualidade e Garantia Acompanham os produtos, Certificado de Qualidade Contendo: Análise Química Ensaios de Dureza Tratamento Térmico Ensaio Mecânico de Tração conforme norma NBR 5940 / Inspeção por partículas magnéticas (MAGNAFLUX) conforme norma ASTM-E-709 Inspeção por líquido penetrante conforme ASTM-E-165 grau B3 Outros ensaios podem ser realizados sob solicitação: Ensaio de Resiliênsia Determinação de limite de Alongamento e Estricção Ensaios Metalográficos Serviços Gerenciamento e serviços de montagem mecânica e elétrica também fazem parte do portifólio PROMAC de produtos.

3 Assistência Técnica PRÉ e PÓS Vendas Aliada a uma Engenharia apta a fornecer apoio em projetos e aplicações para melhor aproveitamento dos equipamentos, a Assistência Técnica PROMAC, permite garantir produtos e serviços com mais alto padrão de qualidade. PROMAC: ENVOLVIMENTO TOTAL COM A QUALIDADE O cliente PROMAC pode ter certeza de que a companhia monitora constantemente seus procedimentos, a fim de atender de maneira consistente as mais altas expectativas. Graças a essa postura, a PROMAC, vem ampliando dia-a-dia seus negócios, conquistando novos mercados e aumentando sua carteira de clientes PROMAC: NOSSA META É O CLIENTE; NOSSA FILOSOFIA É QUALIDADE.

4 TROLLEYS Descrição São dispositivos geralmente com duas ou mais rodas que se movem em trilho ou calha aérea, suportando cargas, talhas ou ganchos. Características e tipos Os tipos variam conforme a capacidade, acionamento manual ou elétrico, número, configuração e tipo de rodas: simples: até 10 t duplos: acima de 10 t. Usos e aplicações Os trolleys são utilizados onde quer que se tenha transportadores com trilhos ou calhas elevadas para prover o elemento de movimentação horizontal e sustentação da carga. São geralmente usados em conjunto com talhas, podendo, como no caso de frigoríficos, ter outros dispositivos (ganchos, no caso). Dependendo do sistema escolhido, podem ter grande capacidade ou utilizar combinação de mais de um trolley para sustentar uma carga. Os trolleys motorizados são instalados em pontes rolantes, pórticos e monotrilhos, onde se requeira deslocamento motorizado da carga. Vantagens os trolleys em si, têm baixo custo de aquisição e manutenção são versáteis. Limitações requerem estruturas para acoplamento requerem equipamento e/ou acessórios complementares (gancho, talhas, etc.).

5 Transportadores Aéreos de Corrente Descrição Consistem em uma série trolleys de aço ou ferro fundido, com rodas, apoiadas na aba inferior de uma viga em I ou calha que, acionados por meio de uma corrente sem fim projetada especificamente para esse equipamento, sustentam ou rebocam carga em trajetórias fixas. Usos e Aplicações Características e Tipos Os transportadores comportam muitos tipos de acessórios de transporte e construções com desvios, que visam aumentar sua capacidade e versatilidade. Quanto ao acionamento, podem ser de modo contínuo ou de acionamento programado. Este é um sistema muito utilizado nos transportes de materiais produzidos em série, á baixa velocidade em circuito fechado. Por sua versatilidade, têm grande aplicação em linhas de produção de materiais onde seja necessária a pintura por imersão, jateamento ou inspeção, trabalhando tanto em frigoríficos como em linhas de montagem ou fundições com materiais quentes. Indicados também onde o piso deve ficar desobstruído (livre) e haja necessidade de movimento em três dimensões. Vantagens Baixo custo de manutenção e operação. Versatilidade quanto á forma de carga. Ocupam pouco espaço e não obstruem o piso. Permitem a recirculação da carga. Facilidade, em geral, de carga e descarga. Podem ser controlados manualmente ou por sistemas automáticos. Limitações Trajetória fixa (rigidez de layout) Baixa velocidade Modificação de capacidade, velocidade e trajetória pode vir a ser difícil. Quando combinados com processo de fabricação, devem estar bem sincronizados. Exigem estruturas de suporte.

6 Transportadores de Correias, Cintas ou Telas Descrição Arranjo de componentes mecânicos, elétricos e estruturas metálicas, consistindo num dispositivo horizontal ou inclinado (ascendente ou descendente) ou em curvas (côncavas ou convexas), ou ainda, numa combinação de quaisquer destes perfis, destinados a movimentação ou transporte de materiais através de uma correia contínua, com movimentação reversível ou não, que se desloca sobre tambores, roletes e/ ou mesas de deslizamento, segundo uma trajetória predeterminada pelas condições de projeto, e possuindo partes ou regiões características de carregamento e descarga. Características e Tipos Quanto ao leito: correia de borracha, lona, sintética, tela ou fitas metálicas. Os tipos mais gerais são: correias planas ou côncavas. Podem ser fixos, móveis, portáteis, extensíveis ou mesmo curvos. O tipo de transportador utilizado depende do material, capacidade de fluxo, tamanho, abrasão, oleosidade, umidade, temperatura e características químico-físicas do material a ser movido e do meio em que isso será feito. Usos e Aplicações Utilizados para transporte ou como base para linhas de produção e montagem. Podem transportar grandes fluxos de cargas em longas distâncias. Também são usados em locais de condições severas, tais como banhos de produtos químicos ou fornos contínuos (esteiras metálicas). Em linhas de produção, permitem a combinação de operações com o transporte: seleção, inspeção, pesagem, montagem e muitos outros. Podem ser empregados também para cargas frágeis e leves. Permitem carga e descarga de volume em qualquer ponto e de materiais a granel em locais predeterminados. Os tipos móveis, portáteis e extensíveis agregam certa flexibilidade as linhas de produção, podendo ser usados com vantagem na carga e descarga, principalmente de pequenos volumes. Os de correias corrugadas, canecas ou taliscas aplicadas sobre a correia podem vencer maiores aclives. Vantagens Facilidade de baixo custo operacional. Adaptabilidade em qualquer terreno. Quando em linhas de produção, agilizam o processo pela combinação de operações. Ideais para grandes fluxos. Possibilitam reversão do sentido do fluxo. Limitações Em geral, alto custo de implantação. Sua trajetória fixa traz rigidez ao layout. Não são indicados para fluxos baixos ou intermitentes. Defeitos localizados param toda uma linha Os tipos móveis e portáteis perdem em capacidade e requerem espaço para manobras.

7 Transportadores de Correias Côncavas Características e Tipos Descrição São aqueles aos quais se imprime uma concavidade na seção transversal da correia, a fim de aumentar sua capacidade para movimentar materiais a granel. Os transportadores podem variar de acordo com o tamanho da correia, dos rolos ou sua inclinação, conforme a aplicação particular. Podem ser móveis, para transporte a curta distância. Uso e Aplicações transporte em áreas externas. Para movimentação de grande quantidade de material a granel, como minérios, grãos, pós, pastas, lixo, etc., em grandes distâncias. Aplicáveis nos casos em que se queira aumentar a produção ou esta seja balanceada, requerendo grande fluxo. Podem mover cargas corrosivas, quentes ou mais delicadas, podendo até correr dentro de uma cobertura para Vantagens Mesma referência a outros transportadores de correias. Grande capacidade de carga. Permitem boa velocidade de fluxo. Não dependem do terreno onde caminham, pois podem ser montados sobre estruturas próprias. Limitações Apresentam problemas com materiais cortantes ou em alta temperatura. São viáveis para grandes quantidades somente quando conjugados com stackers ou reclaimers. Em geral, só comportam pequenas inclinações.

8 Transportadores de Correias Planas Descrição Usos e Aplicações Base para linhas de produção, transporte de peças, pacotes ou até mesmo pessoas, carregamento e descarregamento (especialmente os tipos móveis e telescópicos ) ou como transporte. De modo mais restrito, usados na movimentação de materiais a granel (peças em geral). São aqueles cuja correia corre sobre superfícies planas ou rolos, utilizados em geral para peças ou volumes de pequeno a médio porte. Características e Tipos Podem ser telescópicos, móveis e acessórios para desvios, etc. Utilizados também como mesas laterais para bancadas em operações seriadas. Podem ter acessórios ou elementos de curva, operando horizontalmente a 90 ou 180 graus, com motorização independente. Vantagens Facilidade e baixo custo operacional. Ideais para grandes fluxos. Grande aplicação em linhas de montagem onde combinam operações. Podem vencer grandes distâncias. Permitem tratar grandes cargas, mesmo frágeis, em grandes volumes. Podem ser interligados com outro sistema. Permitem carga ou descarga em qualquer ponto de sua trajetória. Possibilitam reversão no sentido do fluxo. Limitações Não comportam grandes inclinações e as curvas têm custo relativamente alto. Têm menor capacidade que as correias côncavas para material a granel. Defeitos localizados param toda uma linha de produção ou transporte. Custo de instalação mais caro que equipamento móvel, em alguns casos. Ocupam espaço do piso quando instalados ao nível do solo. O layout pode ser modificado com facilidade. Precisam de esticadores para manter a correia plana.

9 Transportadores Portáteis e Móveis Descrição São transportadores com dimensões reduzidas montados sobre rodas (móveis) ou que permitam ser movidos por um ou dois homens (portáteis). Características e Tipos Podem ser de correia, rolos, rodízios, taliscas, magnéticos, de roscas e de canecas. Os de correia podem ser côncavos ou planos, com inclinação variável, ou telescópicos. As canecas podem ser fixas sobre o leito da correia. Os de rolos e rodízios são geralmente do tipo sanfona, podendo apresentar-se também como seções rígidas. Podem ser motorizados ou não. Usos e Aplicações Substituem o transportador fixo onde ele seja desnecessário, inconveniente ou antieconômico, sendo muitas vezes empregados para prolongar ou substituir trechos onde haja fluxo esporádico de movimento transversal ao transportador fixo. São utilizados também em pátios (como de aeroportos, p. ex.), desníveis de pisos, sobre paredes ou obstáculos ou mesmo entrando dentro de compartimentos de cargas de vagões, caminhões ou conteineres. Vantagens Versáteis e ocupam reduzido espaço. Dão flexibilidade aos transportadores fixos. Superam obstáculos alcançados pela estrutura fixa. Podem ser colocados dentro do veículo de transporte. Podem ser conectados a sistemas de transportadores fixos. Limitações Não são automotivos. Inconvenientes para cargas grandes, pesadas e irregulares. Requerem espaço para manobra.

10 Transportadores de rolos Motorizados Descrição São mecanismos nos quais alguns ou todos os rolos são acionados por motor, seja por cabo, correia ou corrente. Características e tipos Além dos tipos de acumulação e da transmissão, os rolos podem ser substituídos por rodízios, sendo este caso menos freqüente. Usos e Aplicações Quando a carga for mais pesada, quando se deseje melhor controle de velocidade ao longo de todo percurso em declives e curvas, quando não se pode usar correias (como lingotes em rubro) ou quando a ventilação promovida pelos rolos em movimento possa ser utilizada. Podem ser combinados com correntes transportadoras ou rodízios, para desvios automáticos a 90 graus. Vantagens Entre os transportadores de elementos rolantes, são os de maior capacidade de carga e flexibilidade quanto ao ambiente (umidade e pó). Suportam cargas de superfície mais irregular. Proporcionam melhor controle de velocidade evitando acúmulos em curvas e vencendo pequenos aclives. Limitações Maiores custos com relação a outros transportadores de elementos rolantes, o que limita a sua extensão. Pouco flexíveis. O controle da velocidade de carga nem sempre é efetivo (escorregamento). Não são aconselháveis onde a carga precise ter paradas sucessivas. Movimento intermitente.

11 Transportadores de Rolos Livres Descrição São mecanismos cujo leito é formado por rolos biapoiados em rolamentos, colocados transversalmente ao sentido de deslocamento da carga (volumes), e impulsionados por gravidade ou manualmente. Características e Tipos Os rolos podem ser inteiriços ou bipartidos, cilíndricos ou cônicos, sendo estes últimos para formação de curvas nas quais se queira alinhamento automático da carga. Além disso, podem variar quanto ao material dos rolos, tipos dos rolamentos, etc. Na estocagem dinâmica são usualmente empregados como bases, sobre as quais se apoiam e deslizam as cargas ou paletes. Usos e Aplicações Muito empregados para linhas de produção seriada. São utilizados para movimentação e armazenagem temporária de cargas. Podem, ainda, apresentar conformações especiais (côncavos para transportar tubos). Vantagens Construção mais robusta em relação aos transportes de rodízios: permitem cargas mais estreitas e declives mais acentuados. Com relação a outros sistemas de transportadores, são os mais baratos e simples. Suportam cargas pesadas. Limitações A carga deve estar sempre apoiada em pelo menos três rolos. Têm menor capacidade que os motorizados. São os que mais apresentam problemas de acúmulo. Possuem maior atrito que os rodízios. Não transportam material a granel (exceto se adicionados em recipientes). A velocidade não pode ser muito alta (grande inclinação), pois a carga pode cair. Não são aplicáveis para vencer longas distâncias. Freqüentemente exigem guias laterais. Oferecem perigo no direcionamento das cargas nas curvas, conforme a velocidade que as mesmas atingem.

12 Transportadores de taliscas Descrição São mecanismos impulsionados por uma ou mais correntes sem fim, centrais ou paralelas, sobre as quais se montam placas (taliscas) espaçadas ou em uma superfície contínua que, por sua vez, movimentam cargas em trajetórias fixas. Características e Tipos Podem também ser portáteis. Podem ser classificados de muitas maneiras, quanto a forma de material das taliscas. Estas podem ser de aço, alumínio, plástico ou madeira, as vezes com ressaltos para melhorar sua utilização em aclives ou com abas laterais para evitar transbordamentos. Podem ainda comportar desvios e acoplamentos em aparelhos de medição e inspeção, além de serem do tipo fixo ou móvel, e poderem correr dentro de tubulações, etc. Usos e Aplicações Utilizados para serviços sob condições severas: materiais pesados, volumosos, gordurosos, em forjarias e fundições, ou ainda para fazer o transporte submerso (têmpera ou resfriamento). Com orifícios, permitem a drenagem da água do material transportado. São utilizados tanto para o transporte simples como o para conjugado com linhas de montagem (automóveis, geladeiras), quando são construídos ao nível do piso, formando um piso móvel onde é possível ao operário colocar-se ao lado de materiais pesados. Por permitirem boas inclinações, são utilizados em conjunto com outros tipos de transportadores que não admitem inclinações maiores que 15 graus. As taliscas de plástico são empregadas em indústrias alimentícias, farmacêuticas etc., além de linhas de abastecimento em restaurantes industriais. Vantagens Maior capacidade de carga com relação a outros transportadores. Baixo custo operacional agilizam o fluxo de produtos em armazenagem ou linhas de montagem. Podem trabalhar com inclinações superiores as dos transportadores de correia. Limitações Alto custo de implantação. Baixa velocidade. Geralmente barulhentos.

13 Transportadores de Arraste (Redler) Descrição São mecanismos constituídos por correntes sem fim providas de pás ou garfos, que correm sobre o fundo de uma calha, arrastando o material a granel em toda sua seção. Características e Tipos Podem variar conforme o tipo de dispositivo de arraste montado sobre a corrente: pás, ganchos, forquilhas (Redler). A calha pode ser fechada ou aberta, podendo ter diversos pontos de cargas e descargas (conforme o tipo de transportador). Podem ser montados em circuitos fechados, como elevadores, transporte horizontal, etc. O retorno da corrente é feito através de trilhos, colocados na parte superior da caixa. Podem comportar dois fluxos de material e, ainda, serem móveis ou fixos. Usos e Aplicações Utilizados para transporte de granéis (cereais, cimento, areia, açúcar) onde haja necessidade de elevação (não obrigatoriamente), ou auto-alimentação, movimentando materiais por não mais de poucas dezenas de metros. Assim, alguns são utilizados em armazéns ou entrepostos, onde haja necessidade de fluxo, e outros onde seja necessário evitar poeira ou emissão de gases do material transportado. Outros ainda onde haja diversos pontos de embalagem. Podem movimentar materiais em seu ramo superior e inferior, pois um mesmo transportador pode trabalhar simultaneamente dois tipos diferentes de materiais, em sentidos opostos, desde que sejam evitados problemas de contaminação. Vantagens Quando fechados, evitam a contaminação do ambiente ou do material. Por sua facilidade de fazer curvas e elevações, dão flexibilidade ao layout. São alimentadores, têm grande capacidade de fluxo, resistência a abrasão e a altas temperaturas. Limitações Custo de implantação alto. Só se justificam para grandes fluxos. Capacidade de carga relativamente rígida. Comprimento restrito a poucas dezenas de metros.

14 Transportadores de Corrente com Barras de Impulsão Descrição Constituídos de uma ou duas correntes sem fim, paralelas, às quais se fixam barras transversais que correm, ou não, acima de uma mesa sobre a qual volumes são empurrados. Características e Tipos Usados tanto em processamento (montagem, pintura, por ex. ), como embalagem (para a qual o de impulsão é muito usado) ou carregamento. Costumam ser projetados para cargas de peso unitário de leve a médio, desde garrafas em linha de enchimento até cargas unitizadas. São muito utilizados também para vencer aclives acentuados. Vantagens Podem trabalhar em aclives acentuados. Ideais para transporte de cargas volumosas e variadas. Cadência de velocidade constante. Limitações Em geral com comprimento limitado. Por trabalharem contra atrito, restritos quanto à forma, fragilidade e peso da carga.

15 Transportadores/Elevadores de Canecas ou Caçambas Descrição São mecanismos destinados ao carregamento de carga a granel em percursos verticais, inclinados ou na horizontal, consistindo em um par de corrente sem fim ou correia no qual são fixadas as caçambas, rigidamente ou com liberdade de rotação. Características e Tipos Em geral, usados como elevadores de alimentação e descarga automática. Raramente são usados na horizontal. Existem modelos portáteis para baixa elevação de carga. Verticais: canecas espaçadas. Inclinado: canecas contínuas. Horizontais: canecas basculantes. Usos e Aplicações Em geral, como elevadores de alimentação e descarga automática, ou não, de materiais a granel, líquidos ou pastosos, de qualquer tipo e em diversas condições de atividade química ou temperatura. Sua descarga pode ser: Descarga centrífuga: montados com canecas espaçadas e alimentadas por uma boca de carga na sua parte inferior. Descarga feita através da força centrífuga gerada pela rotação do sistema. Para materiais graúdos com livre escoamento. Descarga positiva: montados com canecas espaçadas, contam com um dispositivo na polia superior que força as canecas a virarem inteiramente para baixo, para efetuar a descarga. Para materiais pegajosos ou frágeis (como em indústria alimentícia, por ex). Caçambas contínuas: montados com canecas sem espaçamento, o material, ao atingir a polia superior, embarca na caneca precedente, ainda na boca de carga. Podem ser: de descarga externa (materiais não abrasivos e/ ou pesados); de descarga interna (materiais não abrasivos, como produtos de estampagem e fundição); de supercapacidade (caçambas para materiais grandes e pesados). Vantagens Economia de espaço e de despesas operacionais na elevação de granéis. Flexíveis quanto ao layout (móveis). Combinam movimento vertical e horizontal com bom rendimento. Limitações Alto custo de implantação. Comprimento limitado. Para material corrosivo ou abrasivo, exigem revestimento especial das canecas. Sobrecargas nas canecas.

16 Transportadores/ Elevadores de Braços (Pater- Noster) Descrição São formados por duas correntes paralelas e contínuas, sobre as quais são fixados braços salientes ou estantes, e sobre os quais se apoiam objetos longos ou de formas irregulares, para movimento horizontal e vertical. Características e Tipos Além dos braços salientes, podem levar prateleiras ou afins. Podem comportar transporte contínuo (contínuo fechado). Limitações Usos e Aplicações Constituem um tipo de elevador contínuo utilizado em linha de produção onde se utilizam tambores, barris, volumes, etc., ou se necessite de prateleiras circulares. Podem ser usados em armazéns, onde as prateleiras venham ao usuário e, geralmente, são carregados na parte superior e descarregados na inferior, podendo ainda ter carga e descarga manual ou automática. Vantagens Peças de difícil manuseio. Economizam espaço no arranjo físico. Custo de operação baixo. Custo de implantação elevado. Baixa velocidade. Risco de acidentes da carga nos pontos de carga e descarga.

17 Transportadores de Rosca Sem Fim Descrição São lâminas metálicas contínuas que se desenvolvem em espiral, ao longo de um eixo, encerradas dentro de um conduto. Características e Tipos Variam conforme o tipo da hélice (duplas simples, aletas, de fita, etc.) e de posição (fixa ou móvel). Usos e Aplicações Em geral, para transferência de material a granel. Indicados para capacidades pequenas e médias e distâncias inferiores a 70 m. Trabalham normalmente na horizontal e, sem elevação, há redução de capacidade. Limitações Vantagens Preço de aquisição. Baixa capacidade. Perda de rendimento na elevação. Não são aconselhados para produtos abrasivos. Permitem reversão do curso. Permitem carregamento em diversos pontos. Facilitam homogeinização (massas por ex.), resfriamento, etc. Fácil ocupação e instalação de pequeno espaço. Versáteis e baratos para movimentação em curta distância.

18 Esteiras Metálicas Descrição São transportadores construídos com fitas ou telas metálicas que deslizam sobre uma chapa metálica ou estrutura tipo espinha de peixe, sendo tracionados em um dos lados. Características e Tipos Os transportadores variam conforme o material do qual se compõe a correia: cintas ou fitas metálicas (usados para corte em frigoríficos, por exemplo), telas metálicas (movimentação de peças através de fornos e resfriamento), imantadas, para poderem manter a carga em maiores velocidades e inclinações, etc. Os tipos mais gerais são: com tela de ferro ou aço inox, com estrutura fechada ou tipo espinha de peixe, fixos ou portáteis. O tipo de transportador utilizado depende do material, tamanho, temperatura, características físico-quimicas do material e do ambiente em que irá trabalhar. Usos e aplicações Utilizados em indústrias alimentícias atravessando os fornos (bolachas), em indústrias automobilísticas para espelhagem de faróis no forno, em indústrias metalúrgicas com peças quentes para poderem esfriar durante o trajeto, e no corte de aves sobre o leito. As cinzas metálicas são utilizadas também como transportadores sortidores, com endereçamento automático por impulsos magnéticos aplicados nas bordas. Vantagens Ideais para grandes fluxos. Podem ter duplo sentido de direção. Resistem a altas e baixas temperaturas. Resistem a condições adversas. Limitações Corrosão, exceto as de inox. Em geral, alto custo de implantação. São indicadas para baixo fluxo. Desgaste devido a atrito e fadiga.

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

SISTEMAS DE TRANSPORTADORES CONTINUOS

SISTEMAS DE TRANSPORTADORES CONTINUOS Consiste na movimentação constante entre dois pontos pré-determinados. d São utilizados em mineração, indústrias, terminais de carga e descarga, terminais de recepção e expedição ou em armazéns. Esteiras

Leia mais

CORREIA TRANSPORTADORA FACULDADE CAMPO REAL ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 4º SEMESTRE

CORREIA TRANSPORTADORA FACULDADE CAMPO REAL ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 4º SEMESTRE CORREIA TRANSPORTADORA FACULDADE CAMPO REAL ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 4º SEMESTRE ACADÊMICOS: ANDERSON GOMES EVERSON SCHWAB JOSÉ OSMAR GERSON NESTOR DE SOUZA Dados Históricos Data do século 17, utilizadas

Leia mais

MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS Ricardo A. Cassel A movimentação de materiais é uma atividade importante a ser ponderada quando se deseja iniciar o projeto de novas instalações. Existe uma forte relação entre

Leia mais

TRANSPORTADORES DE CORREIA

TRANSPORTADORES DE CORREIA 1. DESCRIÇÃO Os Transportadores de correia é a solução ideal para o transporte de materiais sólidos a baixo custo. Sua construção é compacta e com excelente desempenho funcional. Sua manutenção é simples

Leia mais

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO www.sinto.com.br JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO O Jateamento com abrasivo é um método de trabalho a frio que consiste no arremesso de partículas contra uma determinada superfície, a elevadas velocidades,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Oferecemos a nossos clientes máquinas e equipamentos econômicos e eficientes, com atenção personalizada segundo suas necessidades.

APRESENTAÇÃO. Oferecemos a nossos clientes máquinas e equipamentos econômicos e eficientes, com atenção personalizada segundo suas necessidades. PORTFÓLIO Mecânica APRESENTAÇÃO A ProjeCrea é uma empresa que desenvolve soluções personalizadas integrais para: agroindústrias, metalúrgicas, indústrias e locais comerciais gerais. Temos parcerias com

Leia mais

Sistema modular universal de transporte de encabidados

Sistema modular universal de transporte de encabidados SSI Translog Single SSI Translog Single Sistema modular universal de transporte de encabidados Flexibilidade e transporte fora do chão O sistema 'SSI Translog Single' da SSI Schaefer proporciona novas

Leia mais

Agora com. Delegação em Lisboa Tel. 21 231 89 19 Tlm 96 764 46 22 N O R M A L I Z A D O S. Aluguer MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS

Agora com. Delegação em Lisboa Tel. 21 231 89 19 Tlm 96 764 46 22 N O R M A L I Z A D O S. Aluguer MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS Agora com Delegação em Lisboa Tel. 21 231 89 19 Tlm 96 764 46 22 N O R M A L I Z A D O S Aluguer SOLUÇÕES DE ACESSO MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS BASES SIMPLES / DUPLAS - ALUMÍNIO EN 1004 classe 3 EN 1298 DE

Leia mais

Prestamos serviços de instalação de correias, emendas vulcanizadas,

Prestamos serviços de instalação de correias, emendas vulcanizadas, APRESENTAÇÃO. A União Correias é uma empresa especializada em CORREIAS TRANSPOTARDORAS E TRANSMISSÃO para os diversos seguimentos industriais e agrícolas. Fornecendo correias resistentes a diversos fatores

Leia mais

Disciplina Higiene do Trabalho. Ventilação Industrial

Disciplina Higiene do Trabalho. Ventilação Industrial Tópicos da Aula Complementar - Ventiladores; - Ventiladores Axiais; - Ventiladores Centrífugos; - Dados necessários para a seleção correta de um ventilador; - Modelos e Aspectos Gerais de Ventiladores.

Leia mais

SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E MONTAGENS DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E MONTAGENS DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E MONTAGENS DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS A garante a qualidade máxima do produto que fabrica garantido pelas normas internacionais. Oferece, além disso, uma equipe de profissionais

Leia mais

AUTOMAÇÃO LOGÍSTICA AULA 06 FILIPE S. MARTINS

AUTOMAÇÃO LOGÍSTICA AULA 06 FILIPE S. MARTINS AULA 06 FILIPE S. MARTINS ROTEIRO EQUIPAMENTOS DE MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS PALETEIRA EMPILHADEIRA ESTEIRA TRANSPORTADORA TRANSPORTADOR DE ROLETES MONOVIA / TALHA ELÉTRICA TRANSELEVADORES

Leia mais

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

LOGÍSTICA EMPRESARIAL LOGÍSTICA EMPRESARIAL FORNECEDORES Erros de compras são dispendiosos Canais de distribuição * Compra direta - Vendedores em tempo integral - Representantes dos fabricantes Compras em distribuidores Localização

Leia mais

HTS ELEVADORES IND. E COM. LTDA.

HTS ELEVADORES IND. E COM. LTDA. HTS ELEVADORES IND. E COM. LTDA. ELEVADORES DE OBRA ELEVADOR DE OBRA ELEVADOR DE OBRA Controle automático digital Eficiência de consumo: quando o a velocidade ou carga está abaixo da condição de regime

Leia mais

Contextualização 01/03/2013. Movimentação de Materiais. Movimentação de Materiais. Movimentação de Materiais. Movimentação de Materiais

Contextualização 01/03/2013. Movimentação de Materiais. Movimentação de Materiais. Movimentação de Materiais. Movimentação de Materiais Contextualização A transformação da matéria-prima em produto acabado requer que pelo menos um dos três elementos básicos de produção (trabalhador, máquina e material) seja movimentado. Para a maioria dos

Leia mais

Sistemas para Estacionamento e Vagas de Garagem DUPLIKAR. Projetamos e desenvolvemos inúmeras soluções para estacionamentos.

Sistemas para Estacionamento e Vagas de Garagem DUPLIKAR. Projetamos e desenvolvemos inúmeras soluções para estacionamentos. A Empresa A Duplikar é representante autorizado da marca Engecass, queremos apresentar uma solução caso tenha necessidades de aumentar suas vagas de garagem. A Engecass é uma indústria Brasileira, fabricante

Leia mais

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Nem sempre as unidades geradoras

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Buchas Guias Mancais de Deslizamento e Rolamento Buchas Redução de Atrito Anel metálico entre eixos e rodas Eixo desliza dentro da bucha, deve-se utilizar lubrificação.

Leia mais

Pontes Rolantes - Aplicações

Pontes Rolantes - Aplicações Pontes Rolantes Pontes rolantes são máquinas transportadoras utilizadas, em meio industrial, no içamento e locomoção de cargas de um local para o outro. Conta com três movimentos independentes ou simultâneos

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Correias e Polias Correntes Definição Polia: São peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias. Correias: É o elemento da máquina que,

Leia mais

Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem

Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem Este processo é empregado para produzir peças de diferentes tamanhos e formas, constituído de materiais variados (ferrosos

Leia mais

APLICAÇÕES INDUSTRIAIS DE ROBÔS

APLICAÇÕES INDUSTRIAIS DE ROBÔS Material de estudo APLICAÇÕES INDUSTRIAIS DE ROBÔS 2010 Lívia F. Silva Mendes APLICAÇÕES INDUSTRIAIS DE ROBÔS Os robôs têm vindo a ser utilizados numa gama muito variada de aplicações industriais. As primeiras

Leia mais

correas UNIPLY Funcionamento das Correias Elevadoras Componentes de um Elevador de Correias a Canecas Referências:

correas UNIPLY Funcionamento das Correias Elevadoras Componentes de um Elevador de Correias a Canecas Referências: Funcionamento das Correias Elevadoras Componentes de um Elevador de Correias a Canecas Os elevadores de correias a caçambas são os equipamentos mais comuns e econômicos para o movimento vertical de materiais

Leia mais

BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002. Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior. Goulds Pumps

BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002. Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior. Goulds Pumps BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002 Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior Goulds Pumps Goulds Modelos 5150/VJC Bombas cantiléver verticais Projetadas para lidar com lamas corrosivas

Leia mais

Arranjo Instalações Físico da Indústria

Arranjo Instalações Físico da Indústria Transportadores de Esteira - O princípio fundamental é o emprego de correntes sem m, dotadas de ganchos ou de dispositivos de arraste que movimentem o material; - Possuem duas conformações basicas: - Tipo

Leia mais

VENTILADORES. Aspectos gerais. Detalhes construtivos. Ventiladores

VENTILADORES. Aspectos gerais. Detalhes construtivos. Ventiladores VENTILADORES Aspectos gerais As unidades de ventilação modelo BBS, com ventiladores centrífugos de pás curvadas para frente, e BBL, com ventiladores centrífugos de pás curvadas para trás, são fruto de

Leia mais

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril.

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril. A UU L AL A Mandrilamento Nesta aula, você vai tomar contato com o processo de mandrilamento. Conhecerá os tipos de mandrilamento, as ferramentas de mandrilar e as características e funções das mandriladoras.

Leia mais

PÓRTICO LIMPA GRADES E CARRO LIMPAS GRADES. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DISPOSITIVO LIMPA GRADES E CARRO LIMPA GRADE.

PÓRTICO LIMPA GRADES E CARRO LIMPAS GRADES. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DISPOSITIVO LIMPA GRADES E CARRO LIMPA GRADE. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DISPOSITIVO LIMPA GRADES E CARRO LIMPA GRADE. DESCRIÇÃO. Existem inúmeros tipos e modelos de equipamentos limpa grades no mercado, para que o cliente possa escolher. Mas é verdade

Leia mais

Verticalização dos Estoques

Verticalização dos Estoques Verticalização dos Estoques Considerações Iniciais A principal prioridade dos operadores é reduzir o tempo de ciclo dos pedidos e não economizar espaço. As soluções que permitem economizar espaço não permitem

Leia mais

Barramentos Blindados em Geral

Barramentos Blindados em Geral Barramentos Blindados em Geral Os Barramentos Blindados da Wampfler, são sistemas seguros para a eletrificação de consumidores móveis, utilizados mundialmente em instalações de transporte, máquinas e equipamentos

Leia mais

Acessórios para empilhadeiras

Acessórios para empilhadeiras Índice: Acessórios para empilhadeiras - MSI-Forks & ATIB - Cotando acessórios - Modelos de equipamentos - Kit hidráulico e opcionais - Garantia e suporte local MSI-Forks & ATIB A MSI-Forks oferece ao mercado

Leia mais

Rev.1 18.01.2013. Estantes cantoneira

Rev.1 18.01.2013. Estantes cantoneira 18.01.2013 Estantes cantoneira O sistema de estantes em cantoneira foi concebido para satisfazer as necessidades de armazenagem nas indústrias, oficinas, armazéns, etc, tendo em vista uma solução económica.

Leia mais

Professora: Engª Civil Silvia Romfim

Professora: Engª Civil Silvia Romfim Professora: Engª Civil Silvia Romfim PARTES CONSTITUINTES DE UMA COBERTURA Pode-se dizer que a cobertura é subdividida em cinco principais partes: 1. Pelo telhado, composto por vários tipos de telhas;

Leia mais

Estruturas Metálicas. Módulo V. Torres

Estruturas Metálicas. Módulo V. Torres Estruturas Metálicas Módulo V Torres APLICAÇÕES ESTRUTURAIS - TORRES Introdução Neste capítulo são abordadas as estruturas não classificadas como de edificações nem como de obras de arte, já abordadas

Leia mais

Vazão ou fluxo: quantidade de fluido (liquido, gás ou vapor) que passa pela secao reta de um duto por unidade de tempo.

Vazão ou fluxo: quantidade de fluido (liquido, gás ou vapor) que passa pela secao reta de um duto por unidade de tempo. Medição de Vazão 1 Introdução Vazão ou fluxo: quantidade de fluido (liquido, gás ou vapor) que passa pela secao reta de um duto por unidade de tempo. Transporte de fluidos: gasodutos e oleodutos. Serviços

Leia mais

Apostila Técnica de Porta Paletes 01 de 31

Apostila Técnica de Porta Paletes 01 de 31 Apostila Técnica de Porta Paletes 01 de 31 Tópicos Abordados: 1. Porta Paletes Seletivo (convencional): 2. Drive-in / Drive-thru Objetivo: Esta apostila tem como principal objetivo ampliar o conhecimento

Leia mais

Dobramento. e curvamento

Dobramento. e curvamento Dobramento e curvamento A UU L AL A Nesta aula você vai conhecer um pouco do processo pelo qual são produzidos objetos dobrados de aspecto cilíndrico, cônico ou em forma prismática a partir de chapas de

Leia mais

Aula 7 Sistemas de Armazenagem e Movimentação de Carga ARMAZENAGEM. Uma abordagem multidisciplinar. Prof. Fernando Dal Zot

Aula 7 Sistemas de Armazenagem e Movimentação de Carga ARMAZENAGEM. Uma abordagem multidisciplinar. Prof. Fernando Dal Zot Aula 7 Sistemas de Armazenagem e Movimentação de Carga ARMAZENAGEM Uma abordagem multidisciplinar Prof. Fernando Dal Zot 1 Visão geral das atividades do Almoxarifado / Depósito / Armazém Início RECEBER

Leia mais

GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA

GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA Todo dispositivo cuja finalidade é produzir energia elétrica à custa de energia mecânica constitui uma máquina geradora de energia elétrica. O funcionamento do

Leia mais

Arranjo Instalações Físico da Indústria. Caracterização dos Sistemas na Indústria

Arranjo Instalações Físico da Indústria. Caracterização dos Sistemas na Indústria Caracterização dos Sistemas na Indústria - Trata-se do conjunto de das instalações de processo e das instalações auxiliares, que são agrupadas de acordo com sua nalidade, em diversos sistemas integrados;

Leia mais

1 - MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

1 - MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS 1 - MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS Introdução Para que a matéria prima possa transformar-se ou ser beneficiada, pelo menos um dos três elementos básicos de produção, homem, máquina ou material, deve movimentar-se;

Leia mais

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Embreagens são elementos que

Leia mais

As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras

As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras APRESENTAÇÃO As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras em unidades móveis de máquinas e equipamentos. Protegem cabos e mangueiras contra abrasão,

Leia mais

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS VENTILADORES AXIAL UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS DESCRIÇÃO E NOMENCLATURA DE VENTILADORES AXIAL Diâmetro Fabricação Aspiração Rotor Empresa Ex: EAFN 500 Diâmetro da seleção Tipo de Fabricação G = Gabinete

Leia mais

Conheça nossa empresa

Conheça nossa empresa Conheça nossa empresa Empresa Damaeq Integridade, Vontade de Superar-se, Satisfação do Cliente. MINI 4m³ e 5m³ Caminhão Coletor Compactador de Lixo MODELO MINI 2015 Coletor Satélite para resíduos sólidos

Leia mais

Relógio comparador. Como vocês podem perceber, o programa de. Um problema. O relógio comparador

Relógio comparador. Como vocês podem perceber, o programa de. Um problema. O relógio comparador A U A UL LA Relógio comparador Um problema Como vocês podem perceber, o programa de qualidade da empresa envolve todo o pessoal. Na busca constante de melhoria, são necessários instrumentos de controle

Leia mais

EMPILHADEIRAS A COMBUSTÃO

EMPILHADEIRAS A COMBUSTÃO EMPILHADEIRAS A COMBUSTÃO Uma empilhadeira é uma máquina industrial utilizada para levantar e carregar materiais, normalmente através de garfos de metal que são inseridos por debaixo da carga. Geralmente,

Leia mais

Amboretto Skids. Soluções e manuseio de fluidos para indústria de óleo, gás, papel e água

Amboretto Skids. Soluções e manuseio de fluidos para indústria de óleo, gás, papel e água Soluções e manuseio de fluidos para indústria de óleo, gás, celulose e água 1 Disponível para Locação, Leasing e Cartão Amboretto Skids Soluções e manuseio de fluidos para indústria de óleo, gás, papel

Leia mais

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação A U A UL LA Acoplamento Introdução Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, percebeu um estranho ruído na roda. Preocupada, procurou um mecânico. Ao analisar o problema, o mecânico concluiu que

Leia mais

Calhas Vibratórias. Transportador excentrico normalmente utilizado em fundições para transportar e separar a areia do produto.

Calhas Vibratórias. Transportador excentrico normalmente utilizado em fundições para transportar e separar a areia do produto. Calhas Vibratórias O transportador excêntrico foi projetado e desenvolvido para transporte horizontal ou inclinado de diversos tipos de produtos. Normalmente é utilizado em empresas de fundição e usinas

Leia mais

ALUGUER DE ANDAIMES E OUTROS EQUIPAMENTOS

ALUGUER DE ANDAIMES E OUTROS EQUIPAMENTOS DE ANDAIMES E OUTROS A Equipleva disponibiliza aos clientes um serviço de para certos equipamentos, nomeadamente: ANDAIMES I PLATAFORMAS DE CARGA I PÓRTICOS EM ALUMÍNIO PORTA-PALETES TODO-O-TERRENO proporcionando,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO, LIMPEZA E MANUTENÇÃO SISTEMAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO, LIMPEZA E MANUTENÇÃO SISTEMAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO, LIMPEZA E MANUTENÇÃO SISTEMAS NORMA EN 14351-1:2006 MANUAL LIMPEZA, UTILIZAÇÃO, MANUSEAMENTO E MANUTENÇÃO As janelas permitem iluminar e ventilar o interior dos espaços, protegendo

Leia mais

Armazenagem temporária Investimento em eficiência

Armazenagem temporária Investimento em eficiência Armazenagem temporária Investimento em eficiência Por que utilizar a armazenagem temporária? Características e Benefícios A melhor relação Custo-Benefício O de armazenagem temporária de grãos Temp Stor

Leia mais

CATÁLOGO INSTITUCIONAL SET. 2008 CATÁLOGO INSTITUCIONAL MEGAFORT INDUSTRIAL HIDRÁULICA LTDA. CILINDROS HIDRÁULICOS

CATÁLOGO INSTITUCIONAL SET. 2008 CATÁLOGO INSTITUCIONAL MEGAFORT INDUSTRIAL HIDRÁULICA LTDA. CILINDROS HIDRÁULICOS CATÁLOGO INSTITUCIONAL SET. 2008 CATÁLOGO INSTITUCIONAL MEGAFORT INDUSTRIAL HIDRÁULICA LTDA. CILINDROS HIDRÁULICOS Em processo de certificação ISO-9001/2000 A EMPRESA Estamos apresentando a MEGAFORT INDUSTRIAL

Leia mais

A MAVI Consultoria e projetos mecânicos atual no mercado de projetos e elaboração de equipamentos para as mais variadas necessidades, desde de

A MAVI Consultoria e projetos mecânicos atual no mercado de projetos e elaboração de equipamentos para as mais variadas necessidades, desde de A MAVI Consultoria e projetos mecânicos atual no mercado de projetos e elaboração de equipamentos para as mais variadas necessidades, desde de trituração, descaracterização ou ate moagem de produtos diversos

Leia mais

Conceitos Iniciais. Forjamento a quente Forjamento a frio

Conceitos Iniciais. Forjamento a quente Forjamento a frio Forjamento Conceitos Iniciais Forjamento é o processo de conformação através do qual se obtém a forma desejada da peça por martelamento ou aplicação gradativa de uma pressão. Forjamento a quente Forjamento

Leia mais

Ponte rolante: como escolher

Ponte rolante: como escolher Ponte rolante: como escolher Vários fatores devem ser analisados antes de se optar por um modelo A decisão sobre a escolha do tipo de ponte rolante é altamente influenciada pelo local onde ela deve ser

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

TALHA ELÉTRICA STANDARD, BAIXA ALTURA E TIPO GUINCHO. ZL EQUIPAMENTOS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS TALHA ELÉTRICA STANDARD, BAIXA ALTURA E TIPO GUINCHO.

TALHA ELÉTRICA STANDARD, BAIXA ALTURA E TIPO GUINCHO. ZL EQUIPAMENTOS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS TALHA ELÉTRICA STANDARD, BAIXA ALTURA E TIPO GUINCHO. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1. DESCRIÇÃO. As talhas elétricas de cabo de aço, projetada e fabricadas pela ZL Equipamentos, são equipamentos robustos movidos à eletricidade trifásicos, foram desenvolvidas para

Leia mais

SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO DE ÁGUA E ESGOTO

SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO DE ÁGUA E ESGOTO SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO DE ÁGUA E ESGOTO Eng. Giuseppe Pellegrini Eng. Diego Scofano Histórico O sistema de transporte de água e esgoto por via aérea foi um conceito elaborado a partir da necessidade

Leia mais

MANUAL PRÁTICO ARI 01

MANUAL PRÁTICO ARI 01 MANUAL PRÁTICO ARI 01 CONHECIMENTOS BÁSICOS CABOS DE AÇO Desenvolvido por Gustavo Cassiolato Construção é o termo empregado para designar as características do cabo de aço, como: 1) Número de pernas e

Leia mais

GKN Driveline. Eixos de transmissão GKN Driveline

GKN Driveline. Eixos de transmissão GKN Driveline Eixos de transmissão GKN Driveline A GKN Driveline é a fornecedora líder mundial de componentes e sistemas de sistema de transmissão automotivos. Nossa liderança de mercado global é baseada em uma forte

Leia mais

BrikStar CM. Prensa hidráulica de briquetagem D GB. Sempre uma idéia a frente

BrikStar CM. Prensa hidráulica de briquetagem D GB. Sempre uma idéia a frente BrikStar CM Prensa hidráulica de briquetagem Sempre uma idéia a frente D GB BrikStar Prensa hidráulica de briquetagem BrikStar CM BrikStar CM de 4 até 11 kw As prensas de briquetagem da série BrikStar

Leia mais

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM Como funciona um aerogerador Componentes de um aerogerador Gôndola:contém os componentes chaves do aerogerador. Pás do rotor:captura o vento e transmite sua potência até o cubo que está acoplado ao eixo

Leia mais

Elementos de Transmissão Correias

Elementos de Transmissão Correias Elementos de Transmissão Correias Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Transmissão por polias e correias Transmissão por polias e correias As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo

Leia mais

Dimensão da peça = Dimensão do padrão ± diferença

Dimensão da peça = Dimensão do padrão ± diferença Relógio comparador Um problema Como vocês podem perceber, o programa de qualidade da empresa envolve todo o pessoal. Na busca constante de melhoria, são necessários instrumentos de controle mais sofisticados

Leia mais

Manual de Reservatório de PRFV Vetro

Manual de Reservatório de PRFV Vetro Índice: 1. Introdução...2 2. Características dos reservatórios Vetro...2 a) Liner...2 b) Estrutura...2 c) Flanges...2 d) Etiqueta...2 3. Modelos de reservatórios...3 4. Testes de Qualidade...4 5. Recomendações

Leia mais

IT - 16 SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO

IT - 16 SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO IT - 16 SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências Normativas 4 Definições 5 Generalidades gerais 6- Procedimentos 7 Certificação e validade/garantia INSTRUÇÃO

Leia mais

Linha de COMPACTAÇÃO 2010

Linha de COMPACTAÇÃO 2010 Linha de COMPACTAÇÃO 2010 Compactador de Percussão RAM60 I RAM70 Esses equipamentos foram desenvolvidos para compactação dos mais diversos tipos de solo que necessitam de maior abrangência na profundidade.

Leia mais

UFCD 5811 - Sistemas de transporte e elevação de carga

UFCD 5811 - Sistemas de transporte e elevação de carga CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA UFCD 5811 - Sistemas de transporte e elevação de carga 16 Valores Introdução No âmbito da ufcd 5811 Sistemas de transporte e elevação de cargas, foi-nos

Leia mais

Linha Industrial. Soluções Rexnord ÍNDICE. Soluções em Acoplamentos. Acoplamentos Omega Acoplamentos Omega HSU. Correntes de Engenharia

Linha Industrial. Soluções Rexnord ÍNDICE. Soluções em Acoplamentos. Acoplamentos Omega Acoplamentos Omega HSU. Correntes de Engenharia www.rexnord.com.br vendassl@rexnord.com.br Soluções Rexnord Linha Industrial ÍNDICE Soluções em Acoplamentos Acoplamentos Omega Acoplamentos Omega HSU Correntes de Engenharia Pronto atendimento Rexnord:

Leia mais

Cabos. Um motorista dirigia, quando, de repente, Conceito

Cabos. Um motorista dirigia, quando, de repente, Conceito A U A UL LA Cabos Introdução Um motorista dirigia, quando, de repente, surgiu um problema na embreagem do carro. Por mais que tentasse, o motorista não conseguia engatar a marcha. O carro foi rebocado

Leia mais

PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO

PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO Amanda Alves PEIXOTO 1 Chelinton Silva SANTOS 1 Daniel Moreira da COSTA 1 Rosângela Chaves dos Santos GUISELINI 1 Eduardo Tambasco MONACO 2 RESUMO Este trabalho visa

Leia mais

Trabalha nos diversos setores da indústria no Brasil, dentre os quais se destaca:

Trabalha nos diversos setores da indústria no Brasil, dentre os quais se destaca: HSO Hidráulica e Pneumática Ltda, e uma empresa constituída de engenheiros, técnicos e projetistas especializados nos setores de hidráulica e pneumática. Atuam fortemente na engenharia e desenvolvimento,

Leia mais

Introdução. elementos de apoio

Introdução. elementos de apoio Introdução aos elementos de apoio A UU L AL A Esta aula - Introdução aos elementos de apoio - inicia a segunda parte deste primeiro livro que compõe o módulo Elementos de máquinas. De modo geral, os elementos

Leia mais

Qualidade e Segurança em Locação de Equipamentos. Geradores l Compactadores l Plataformas Aéreas l Balancins l Andaimes. www.plmaquinas.com.

Qualidade e Segurança em Locação de Equipamentos. Geradores l Compactadores l Plataformas Aéreas l Balancins l Andaimes. www.plmaquinas.com. Qualidade e Segurança em Locação de Equipamentos Geradores l Compactadores l Plataformas Aéreas l Balancins l Andaimes www.plmaquinas.com.br Andaime Tubular Equipamento leve e econômico que destina-se

Leia mais

Processo de Forjamento

Processo de Forjamento Processo de Forjamento Histórico A conformação foi o primeiro método para a obtenção de formas úteis. Fabricação artesanal de espadas por martelamento (forjamento). Histórico Observava-se que as lâminas

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO 18-21 julho 2004, São Paulo. ISBN 85-89478-08-4. DESENVONVIMENTO DE EQUIPAMENTOS E PROCEDIMENTOS

Leia mais

MANUAL TÉCNICO DRENO CORRUGADO CIMFLEX

MANUAL TÉCNICO DRENO CORRUGADO CIMFLEX 1. INTRODUÇÃO O DRENO CIMFLEX é um tubo dreno corrugado fabricado em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), de seção circular e com excelente raio de curvatura, destinado a coletar e escoar o excesso de

Leia mais

4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido

4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido 4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido 3ª Aula - complemento - Como especificar um compressor corretamente Ao se estabelecer o tamanho e nº de compressores, deve se

Leia mais

DESCRITIVO TÉCNICO. 1 Alimentador

DESCRITIVO TÉCNICO. 1 Alimentador DESCRITIVO TÉCNICO Nome Equipamento: Máquina automática para corte de silício 45º e perna central até 400 mm largura Código: MQ-0039-NEP Código Finame: *** Classificação Fiscal: 8462.39.0101 1 Alimentador

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS - SANITÁRIA - Arquivo 828-M-SAN.DOC Página 1 1. SERVIÇOS COMPLEMENTARES Serão executados

Leia mais

Sistemas de Armazenagem de Materiais

Sistemas de Armazenagem de Materiais Sistemas de Armazenagem de Materiais Características e conceitos para utilização de Sistemas de armazenagem de materiais Objetivos Destacar a importância dos equipamentos de armazenagem de materiais na

Leia mais

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO Página: 1 de 5 ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.15.1 Manter 18.15.1.1 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão

Leia mais

EQUIPAMENTOS DE TERRAPLENAGEM

EQUIPAMENTOS DE TERRAPLENAGEM EQUIPAMENTOS DE TERRAPLENAGEM Unidades de tração ou tratores Representa a máquina matriz da terraplenagem. Trator: Unidade autônoma. Executa a tração ou empurra outros equipamentos para o aumento da tração

Leia mais

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul DETERMINAÇÃO DE CONDIÇÃO DE ACIONAMENTO DE FREIO DE EMERGÊNCIA TIPO "VIGA FLUTUANTE" DE ELEVADOR DE OBRAS EM CASO DE QUEDA DA CABINE SEM RUPTURA DO CABO Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

A EMPRESA ISO 9001-2008

A EMPRESA ISO 9001-2008 Produtos Especiais A EMPRESA ISO 9001-2008 A solução mais eficiente e adequada para cada cliente. Pontes Rolantes LINHA INDUSTRIAL LINHA OFF SHO Pontes Padronizadas ou Especiais, com viga simples ou dupla.

Leia mais

ESTEIRAS E CORREIAS PARA INDÚSTRIA

ESTEIRAS E CORREIAS PARA INDÚSTRIA ESTEIRAS E CORREIAS PARA INDÚSTRIA A Generalbelt do Brasil, localizada estrategicamente em um dos maiores pólos industriais de Santa Catarina, a cidade de Blumenau, tem como meta atender a qualquer necessidade

Leia mais

Bordas Laterais (Sidewalls) Caracteristicas

Bordas Laterais (Sidewalls) Caracteristicas Bordas Laterais (Sidewalls) Caracteristicas Técnicas www.plasnec.com.br O - 1 Componentes e acessórios para esteiras transportadoras Bordas Laterais (Sidewalls) A Plasnec fornece bordas laterais sanfonadas

Leia mais

MANUSEIO DE SUCATA MEMBRO DA BIR

MANUSEIO DE SUCATA MEMBRO DA BIR MANUSEIO DE SUCATA MEMBRO DA BIR MENOR CUSTO OPERACIONAL, CICLOS DE TRABALHO MAIS CURTOS, MAIS FÁCIL DE OPERAR... O E do E-Crane não significa apenas EQUILÍBRIO ele também representa: Operação Elétrica

Leia mais

Empilhadoras Elétricas IXION SPE125/SPE160. Controle Sensi-lift

Empilhadoras Elétricas IXION SPE125/SPE160. Controle Sensi-lift Empilhadoras Elétricas Os empilhadores com braços de suporte oferecem uma solução efetiva e econômica para todos os tipos de armazém grandes ou pequenos. A BT oferece o grupo mais completo de empilhadores

Leia mais

Sistemas de esteiras transportadoras de paletes

Sistemas de esteiras transportadoras de paletes Sistemas de esteiras transportadoras de paletes Sistemas de esteiras transportadoras de paletes Intelligrated A Intelligrated oferece uma linha completa de sistemas de esteiras transportadoras de paletes

Leia mais

Essa ferramenta pode ser fixada em máquinas como torno, fresadora, furadeira, mandriladora.

Essa ferramenta pode ser fixada em máquinas como torno, fresadora, furadeira, mandriladora. Brocas A broca é uma ferramenta de corte geralmente de forma cilíndrica, fabricada com aço rápido, aço carbono, ou com aço carbono com ponta de metal duro soldada ou fixada mecanicamente, destinada à execução

Leia mais

LUCIANO JOSÉ PELOGIA FREZATTI

LUCIANO JOSÉ PELOGIA FREZATTI LUCIANO JOSÉ PELOGIA FREZATTI LEVANTAMENTO E TRANSPORTE DE CARGAS Posição vertical: Dotar o posto de trabalho com regulagem de altura; Suporte para peças; Considerar dados antropométricos, na dúvida colocar

Leia mais

NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO

NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO ANEXO XVI AO DECRETO N o 3.950, de 25 de janeiro de 2010. NORMA TÉCNICA N o 16 SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO 1. OBJETIVO Esta Norma Técnica estabelece critérios para proteção contra incêndio

Leia mais

SUPORTE LATERAL componentes. VARANDA componentes. SUPORTE LATERAL componentes. Tel: 55 11 4177-2244 plasnec@plasnec.com.br l www.plasnec.com.

SUPORTE LATERAL componentes. VARANDA componentes. SUPORTE LATERAL componentes. Tel: 55 11 4177-2244 plasnec@plasnec.com.br l www.plasnec.com. VARANDA 5 6 9 SUPORTE LATERAL 12 4 7 10 8 Código: 17010101 Descrição: Conjunto suporte lateral regulável Ø 13mm: 1 - Manopla - PA rosca M10 SS 304 2 - Arruela - M12 24mm SS 304 3 - Olhal - M10 PA M10 SS

Leia mais

PORTA-PALETES PARA APLICAÇÕES ESPECÍFICAS

PORTA-PALETES PARA APLICAÇÕES ESPECÍFICAS Porta-Paletes Manuais Porta-Paletes Elétricos Porta-Paletes de Tesoura Porta-Paletes em Inox Porta-Paletes com Balança Porta-Paletes TODO-O-TERRENO Porta-Paletes Aplicações Específicas Compre Produtos

Leia mais