As tochas Olímpicas e Paralímpicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As tochas Olímpicas e Paralímpicas"

Transcrição

1

2 As tochas Olímpicas e Paralímpicas Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Rio 2016 Versão 1.0

3 Objetivos Nesta aula, você irá conhecer: 1 As principais características da tocha dos Jogos Rio O revezamento da chama Olímpica 3 O revezamento da chama Paralímpica

4 Introdução Movimento, inovação, brasilidade... Estas três palavras definem um dos elementos mais importantes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016: a tocha! Afinal, mais do que propagar o espírito Olímpico, a tocha é uma espécie de embaixadora do Brasil, mostrando, para o resto do mundo, o que o nosso País tem de melhor! Por isso, ela reúne muitas das qualidades do nosso País e do nosso povo, como o calor humano, a energia contagiante, a diversidade, a brasilidade e a natureza exuberante.

5 Introdução Mas como o design da tocha consegue refletir todas essas características? É isto o que vamos descobrir ao longo desta aula que traz os principais elementos que orientaram a criação e o mecanismo que compõem a inovadora tocha dos Jogos Rio Além disso, você irá conhecer todos os detalhes das cerimônias de revezamento da chama Olímpica e Paralímpica, um dos momentos mais esperados e impactantes dos Jogos. Pronto para começar? Então, vamos lá!

6 1 As principais características da tocha da Rio 2016

7 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Capítulo 1 As principais características da tocha da Rio 2016 Após um minucioso processo de seleção, que reuniu nada menos do que 76 inscritos e 11 jurados, a tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 foi finalmente revelada! A ópera

8 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Capítulo 1 As principais características da tocha da Rio 2016 O conceito de design da tocha Diversidade, vibração e natureza, representados pelo mar, montanhas, o céu, o sol e as cores da bandeira do Brasil. Quer conhecer as imagens que influenciaram o conceito da tocha? Veja o vídeo! Estes foram os conceitos trabalhado pelos designers da tocha no momento de criar o seu desenho e também o seu mecanismo de expansão, revelando a essência da Tocha Rio Tocha Olímpica / Olympic Torch - Rio 2016

9 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Capítulo 1 As principais características da tocha da Rio 2016 Os pilares da tocha O desenho da tocha foi baseado em 4 pilares: o Espírito Olímpico, a Diversidade Harmônica, a Natureza Exuberante e a Energia Contagiante. 1. Espírito Olímpico O formato triangular remete aos valores Olímpicos da Excelência, Amizade e Respeito. 3. Natureza Exuberante Os recortes e o formato orgânico remetem às cores do Brasil e da marca dos Jogos Rio Diversidade Harmônica As suas partes individuais que, unidas, formam um conjunto, representam os valores da união e da diversidade. 4. Energia Contagiante O seu movimento de expansão que libera energia para acender a chama revela o calor contagiante da tocha.

10 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Capítulo 1 As principais características da tocha da Rio 2016 O céu, as montanhas, o mar e o chão: a essência da brasilidade na tocha O Céu: O sol e o céu representam o ponto mais alto da tocha que, assim como o povo brasileiro, brilha e ilumina tudo e todos por onde passa. As Montanhas: Fazem parte da beleza natural do Rio de Janeiro, representadas pelas curvas verdes. O mar: Faz parte da vida de muitos brasileiros, em especial dos cariocas, e está representado pelas ondulações azuis, orgânicas e fluídas do desenho. O chão: O chão é a terra e a história do brasileiro. Está representado pelas curvas icônicas do calçadão de Copacabana.

11 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Capítulo 1 As principais características da tocha da Rio 2016 Aberta: mede 69 cm de altura Fechada: mede 63,5 cm de altura Produzida em alumínio reciclável Movimento, inovação e brasilidade Como você viu, estas são as principais características da tocha. O movimento está presente em suas curvas e em seu mecanismo de sobe e desce. A inovação, na moderna capacidade de acendimento da chama e no seu material reciclável. Já a brasilidade, em suas cores verde, amarelo, azul e branco.

12 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Capítulo 1 As principais características da tocha da Rio 2016 Inovação e Sustentabilidade É notável que a tocha dos Jogos Rio 2016 tem inovação e sustentabilidade em seu DNA. Produzida em alumínio reciclado e resina, utiliza apenas materiais reaproveitados. O movimento automático de expansão, realizado por suas linhas no momento de passagem da chama Olímpica, é uma de suas principais inovações. O seu formato foi pensado para facilitar o manuseio durante a maratona do revezamento. Textura: Formada por uma malha triangular com acabamento acetinado. Chama: Seu sistema de acendimento é único: quando uma tocha acesa encosta em outra apagada, esta se expande e acende. Centro de Gravidade: Seu design facilita o manuseio.

13 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Para refletir Capítulo 1 As principais características da tocha da Rio 2016 A tocha Olímpica Rio 2016 representa a Amizade, Excelência e Respeito valores Olímpicos de extrema importância - mas também elementos da natureza que traduzem a alegria, a energia, a união e a diversidade do povo brasileiro, além do sol, o mar, as montanhas... Pensando nisso, peça para os alunos refletirem sobre as suas principais qualidades, indicando 4 elementos da natureza (pode ser a lua, a terra, a areia, a água... o céu é o limite!) que representem essas características. Este é um ótimo exercício para desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos, além de ser uma forma divertida de conhecer melhor cada um dos integrantes da turma.

14 2 O revezamento da chama Olímpica Rio 2016

15 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Capítulo 2 O revezamento da tocha Olímpica O revezamento da chama Olímpica Rio 2016 O aguardado ritual irá marcar o encontro do calor ancestral da chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro. É neste momento que os segmentos da tocha irão se abrir e liberar a energia para o momento do beijo, no qual a chama passa de uma tocha para a outra! O momento do Beijo : quando uma tocha acende a outra

16 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Capítulo 2 O revezamento da tocha Olímpica O início da jornada da chama Em uma tradicional cerimônia que acontece a cada quatro anos na Grécia, a chama Olímpica Rio 2016 será acesa entre os meses de abril e maio de Em seguida, ela seguirá para Brasília, onde um dos momentos mais simbólicos tem início: o revezamento, que irá durar de 90 a 100 dias. As pessoas que participarem desse momento inesquecível levarão a tocha por, aproximadamente, 200 metros. O papel de cada um que levar a chama é multiplicar os valores Olímpicos por meio de uma corrente que, passada de mão em mão, celebra a união do povo brasileiro.

17 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Capítulo 2 O revezamento da tocha Olímpica O Brasil unido pelo revezamento O revezamento da chama percorrerá milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e Centro-Oeste, além de quilômetros de estradas e ruas brasileiras. Tudo isso sem que se apague! Até agora, 83 cidades do Brasil já foram confirmadas como integrantes do revezamento, incluindo as 26 capitais estaduais e Brasília. Ao final de cada dia de revezamento, a chama irá dormir em uma dessas cidades, com exceção de paradas técnicas ou momentos especiais de passagem da chama.

18 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Capítulo 2 O revezamento da tocha Olímpica A cerimônia de Abertura O revezamento da chama Olímpica tem dia exato para terminar: 5 de agosto de 2016, quando o último condutor acenderá a pira Olímpica na cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Maracanã. A cerimônia é um dos momentos mais aguardados pelo público e nada como a energia contagiante dos brasileiros para criar uma linda e empolgante festa! O que se espera é que, assim como o ritual de revezamento, cerca de 90% dos brasileiros acompanhem essa emocionante festa. Imagens da cerimônia de abertura dos Jogos Londres 2012.

19 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Capítulo 2 O revezamento da tocha Olímpica Saiba mais... Como você já sabe, a chama da tocha vem da chama original, acendida no ritual em Olímpia, na Grécia. Mas, durante o revezamento, carregar apenas uma amostra dessa chama por diversos países é um pouco arriscado, não é mesmo? Por isso, a delegação Olímpica sempre carrega lanternas de segurança com outras chamas originadas no ritual de Olímpia. É uma maneira simples e segura de manter a chama sempre acesa. E, convenhamos, muito melhor do que ter de voltar para a Grécia e recomeçar todo o trajeto do zero, né?

20 3 O revezamento da chama Paralímpica Rio 2016

21 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Capítulo 3 O revezamento da tocha Paralímpica O revezamento da chama Paralímpica Rio 2016 Os Jogos Paralímpicos são uma celebração mundial da diversidade e da superação, e o revezamento da chama não poderia ser diferente. Esse é o momento de todos os brasileiros contribuírem com seu calor e a sua energia para a propagação da chama Paralímpica. Ao todo, serão sete dias de revezamento, envolvendo cerca de 500 carregadores da tocha em cinco cidades brasileiras, além da cidade-sede do Rio de Janeiro. Marca Paralímpica Rio 2016

22 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Capítulo 3 O revezamento da tocha Paralímpica Interatividade e tradição no revezamento Paralímpico Parte do revezamento será realizado de maneira interativa, com a participação de brasileiros e estrangeiros, convidados a enviar suas chamas pessoais para as cidades participantes. Democrático, esse processo será feito por meio de mídias sociais. A partir desta interação, chamas físicas serão acesas em setembro de 2016 nas cinco cidades escolhidas para representar cada uma das regiões do Brasil, onde haverá revezamentos de duração de um dia. Uma sexta chama será acesa na cidade britânica de Stoke Mandeville, berço do Movimento Paralímpico. Essas seis chamas se unirão na cidade-sede dos Jogos, o Rio de Janeiro, e formarão a chama Paralímpica. Ela percorrerá a cidade por dois dias seguidos até a cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, em 7 de setembro de 2016, no Estádio do Maracanã.

23 Aula 2 A tocha dos Jogos Rio 2016 Capítulo 3 O revezamento da tocha Paralímpica Como seria a sua chama pessoal? Que tal se inspirar na campanha de revezamento da chama Paralímpica na qual o público é convidado a enviar a sua chama pessoal para o revezamento? Peça para os alunos que, individualmente, imaginem uma chama que simbolize a mensagem que eles gostariam de passar aos atletas Paralímpicos. Em seguida, cada um deverá desenhar o que imaginou. Vale usar cores diferentes, recortes e colagens. Para finalizar a atividade, exponha os desenhos de cada um na sala de aula ou nos corredores da escola para que o restante dos alunos conheçam os trabalhos.

24 Conclusão Você concluiu a Aula 2, A tocha Rio 2016, do curso As tochas Olímpicas e Paralímpicas! Aqui, você foi apresentado à tocha Rio 2016 e as suas principais características: o calor humano, a energia contagiante, a diversidade, a brasilidade e a natureza exuberante. Além disso, conheceu todos os detalhes que envolvem o revezamento da chama Olímpica e Paralímpica, momentos que celebram a união, a diversidade e a superação. Parabéns! Você finalizou o curso As tochas Olímpicas e Paralímpicas.

25 FICHA CATALOGRÁFICA Título: As tochas Olímpicas e Paralímpicas Assunto: A tocha dos Jogos Rio 2016 tocha Olímpica, tocha Paralímpica, características, conceitos, Palavras-chave: ritual, revezamento Data da publicação: 10/2015 Edição: 1ª edição Autor/Criador: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Comitê Olímpico Brasileiro COB Colaboração: Área de Revezamento de Tocha do Comitê Rio 2016 Banco de Imagens Rio 2016 Imagens: Getty Images Tipo de Documento: Aula Digital Idioma: Português (Brasil) Objeto Digital: Slide de Apresentação Formato:.pptx e.pdf Local orignal:

O Movimento Olímpico. Aula 2 Os Símbolos Olímpicos. Rio 2016 Versão 1.0

O Movimento Olímpico. Aula 2 Os Símbolos Olímpicos. Rio 2016 Versão 1.0 O Movimento Olímpico Aula 2 Os Símbolos Olímpicos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Identificar os principais símbolos olímpicos. 2 Compreender a importância e a função de cada símbolo olímpico. Introdução

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

O Movimento Olímpico. Aula 1 Olimpismo. Rio 2016 Versão 1.0

O Movimento Olímpico. Aula 1 Olimpismo. Rio 2016 Versão 1.0 O Movimento Olímpico Aula 1 Olimpismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Definir o Olimpismo, compreendendo sua filosofia. 2 Identificar os Valores Olímpicos. 3 Reconhecer a estrutura da Família Olímpica.

Leia mais

Valores Educacionais. Aula 1 Educação Olímpica

Valores Educacionais. Aula 1 Educação Olímpica Valores Educacionais Aula 1 Educação Olímpica Objetivos 1 Apresentar os objetivos da Educação Olímpica. 2 Indicar as possibilidades de trabalho com a temática Valores Educacionais integrada aos conteúdos

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 2 Canoagem e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a história

Leia mais

Experimentação Esportiva

Experimentação Esportiva Experimentação Esportiva Aula 2 O Movimento e o Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar o desenvolvimento e o amadurecimento dos aspectos motores. 2 Relacionar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)

Leia mais

Valores educacionais do Olimpismo

Valores educacionais do Olimpismo Valores educacionais do Olimpismo Aula 3 Busca pela excelência e equilíbrio entre corpo, vontade e mente Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Detalhar o valor busca pela excelência 2 Apresentar estratégias

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade Organizando Voluntariado na Escola Aula 2 Liderança e Comunidade Objetivos 1 Entender o que é liderança. 2 Conhecer quais as características de um líder. 3 Compreender os conceitos de comunidade. 4 Aprender

Leia mais

Valores Educacionais. Aula 2 Alegria do Esforço

Valores Educacionais. Aula 2 Alegria do Esforço Valores Educacionais Aula 2 Alegria do Esforço Objetivos 1 Apresentar o valor Alegria do Esforço. 2 Indicar possibilidades de aplicação pedagógica do valor Alegria do Esforço. Introdução As próximas aulas

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 6 A conexão das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Conhecer o conceito de bacia hidrográfica 2 Identificar as bacias hidrográficas brasileiras e como acontece a gestão das suas

Leia mais

O Movimento Paralímpico. Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1

O Movimento Paralímpico. Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1 O Movimento Paralímpico Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1 Objetivos 1 2 Apresentar a classificação funcional dos esportes Paralímpicos. Conhecer os seguintes esportes Paralímpicos: atletismo, halterofilismo,

Leia mais

As tochas Olímpicas e Paralímpicas

As tochas Olímpicas e Paralímpicas As tochas Olímpicas e Paralímpicas Aula 1 A história da tocha Olímpica Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos Nesta aula, você irá conhecer: 1 O simbolismo da chama 2 O surgimento da tocha Olímpica 3 O revezamento

Leia mais

Discurso de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador. dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para a Assembleia Geral da

Discurso de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador. dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para a Assembleia Geral da Discurso de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em 26 de outubro de 2015, por ocasião da adoção

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

Produzindo e divulgando fotos e vídeos. Aula 1 Criando um vídeo

Produzindo e divulgando fotos e vídeos. Aula 1 Criando um vídeo Produzindo e divulgando fotos e vídeos Aula 1 Criando um vídeo Objetivos 1 Conhecer um pouco da história dos filmes. 2 Identificar a importância de um planejamento. 3 Entender como criar um roteiro. 4

Leia mais

Valores Educacionais. Aula 3 Jogo Limpo

Valores Educacionais. Aula 3 Jogo Limpo Valores Educacionais Aula 3 Jogo Limpo Objetivos 1 Apresentar o valor Jogo Limpo. 2 Indicar possibilidades de aplicação pedagógica do valor Jogo Limpo. Introdução Esta aula apresenta definições e sugestões

Leia mais

Qual carreira profissional você quer trilhar?

Qual carreira profissional você quer trilhar? Qual carreira profissional você quer trilhar? programa de coaching de carreira Trilhas Profissionais Desde pequenos nos perguntam o que você quer ser quando crescer?. O que não nos damos conta é que temos

Leia mais

15 O sistema solar e seus planetas

15 O sistema solar e seus planetas A U A UL LA Atenção O sistema solar e seus planetas Leia com atenção as notícias abaixo, que apareceram em jornais de diferentes épocas. ANO DE 1781 CIENTISTAS DESCOBREM NOVO PLANETA De há quase 2.000

Leia mais

Experimentação Esportiva

Experimentação Esportiva Experimentação Esportiva Aula 4 Criando um Plano Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Conhecer um passo a passo para trabalhar com a categorização de esportes. 2 Identificar sugestões de planejamento para as

Leia mais

METODOLOGIA. emocional TUDO O QUE FAZ PARTE DOS ASPECTOS DE RELACIONAMENTO E INTERAÇÃO SOCIAL.

METODOLOGIA. emocional TUDO O QUE FAZ PARTE DOS ASPECTOS DE RELACIONAMENTO E INTERAÇÃO SOCIAL. METODOLOGIA emocional TUDO O QUE FAZ PARTE DOS ASPECTOS DE RELACIONAMENTO E INTERAÇÃO SOCIAL. 12. CHECK-IN & CHECK-OUT 13. HOSTING 14. AULA INAUGURAL 15. HAPPY HOUR & FESTA FINAL 16. CREATIVE ENVIRONMENT

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Valores Educacionais. Aula 4 Respeito pelos Outros

Valores Educacionais. Aula 4 Respeito pelos Outros Valores Educacionais Aula 4 Respeito pelos Outros Objetivos 1 Apresentar o valor Respeito pelos Outros. 2 Indicar possibilidades de aplicação pedagógica do valor Respeito pelos Outros. Introdução Esta

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre Reforço escolar M ate mática Quem será o campeão? Dinâmica 2 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Tratamento da Informação. Análise de gráficos e tabelas. Aluno

Leia mais

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar Movimento da Lua Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Movimentos da Terra e da Lua / movimento aparente dos corpos celestes / referencial Usos / objetivos Ampliação e avaliação

Leia mais

Sugestões de Natal Zippo

Sugestões de Natal Zippo Sugestões de Natal Zippo A melhor prenda para este Natal? Um Zippo! A Zippo, marca de culto dos isqueiros mais resistentes e duradouros do mercado mundial desde 1932, sugere que nesta quadra opte por oferecer

Leia mais

Quem ainda não tem um, provavelmente já pensou ou está pensando em ter, seja para fins pessoais ou profissionais.

Quem ainda não tem um, provavelmente já pensou ou está pensando em ter, seja para fins pessoais ou profissionais. Você sabia que o Whatsapp está presente em quase 50% dos smartphones no Brasil? O aplicativo virou febre rapidamente, seguindo a tendência de crescimento anual das vendas de smartphones no país. Quem ainda

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 2 O caminho das águas. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 2 O caminho das águas. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 2 O caminho das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Aprender o caminho que a água percorre de sua nascente até a foz 2 Conhecer a forma como a água chega até as nossas casas

Leia mais

A CRIAÇÃO DE DEUS. 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional

A CRIAÇÃO DE DEUS. 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional A CRIAÇÃO DE DEUS 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional A história que nós ouvimos frequentemente como a história da criação é realmente uma história da re-criação. Há muitos anos entre

Leia mais

Vá em arquivo e clique em nova. Abrirá essa janelinha. Clique aqui, depois em mais... e escolha centímetros. Coloque 5,500 (5,5cm) Em opções

Vá em arquivo e clique em nova. Abrirá essa janelinha. Clique aqui, depois em mais... e escolha centímetros. Coloque 5,500 (5,5cm) Em opções Vá em arquivo e clique em nova. Abrirá essa janelinha. Clique aqui, depois em mais... e escolha centímetros. Coloque 5,500 (5,5cm) Em opções avançadas digite 300px (é a qualidade mínima aceitável em dpi)

Leia mais

16 Comprimento e área do círculo

16 Comprimento e área do círculo A UA UL LA Comprimento e área do círculo Introdução Nesta aula vamos aprender um pouco mais sobre o círculo, que começou a ser estudado há aproximadamente 4000 anos. Os círculos fazem parte do seu dia-a-dia.

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

Prêmios Internacionais. cobertura

Prêmios Internacionais. cobertura Prêmios Internacionais cobertura Festivais Inegavelmente, o Brasil é uma potência criativa global. Essa posição de destaque tem se consolidado ainda mais nos últimos anos e a grande vitrine desse processo

Leia mais

DECRETO Nº. 970/2013

DECRETO Nº. 970/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI ESTADO DO ESPIRITO SANTO GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº. 970/2013 DISPÕE SOBRE APROVAÇÃO DO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL E APLICAÇÃO DA MARCA DO GOVERNO MUNICIPAL DE GUARAPARI

Leia mais

REGULAMENTO DO DESAFIO ESCOLAR DO TRANSFORMA: CRIE A NOVA MÚSICA DA TORCIDA BRASILEIRA

REGULAMENTO DO DESAFIO ESCOLAR DO TRANSFORMA: CRIE A NOVA MÚSICA DA TORCIDA BRASILEIRA REGULAMENTO DO DESAFIO ESCOLAR DO TRANSFORMA: CRIE A NOVA MÚSICA DA TORCIDA BRASILEIRA O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, associação civil, de natureza desportiva, com sede na Rua Ulysses

Leia mais

10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos

10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos 10 motivos para disponibilizar os igressos ou inscrições do seu evento pela internet 1 Guia Sympla para Produtores de Eventos 10 MOTIVOS para disponibilizar os ingressos ou inscrições do seu evento pela

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 1 Vela e remo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a

Leia mais

Prêmios Internacionais. cobertura

Prêmios Internacionais. cobertura Prêmios Internacionais cobertura Festivais Inegavelmente, o Brasil é uma potência criativa global. Essa posição de destaque tem se consolidado ainda mais nos últimos anos e a grande vitrine desse processo

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 1 Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II O seguinte exercício contempla um processo com três estágios. Baseia-se no Inquérito de Satisfação Fase II, sendo, por isso, essencial compreender primeiro o problema antes de começar o tutorial. 1 1.

Leia mais

Na Internet Gramática: atividades

Na Internet Gramática: atividades Na Internet Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia os documentos Modo subjuntivo geral e Presente do subjuntivo, no Banco de Gramática. 1. No trecho a seguir, extraído da

Leia mais

Bem-vindo (a) à página de administrador para os noivos do CasarCasar.

Bem-vindo (a) à página de administrador para os noivos do CasarCasar. Bem-vindo (a) à página de administrador para os noivos do CasarCasar. Aqui, você conhecerá os passos básicos para montar seu site e deixá-lo do jeito que desejar. Procuramos tornar o processo o mais simples

Leia mais

Segue então uma breve descrição de como realizar as inscrições no ONU Jr.

Segue então uma breve descrição de como realizar as inscrições no ONU Jr. MANUAL DE INSCRIÇÃO Senhores Delegados, Este documento foi criado para explicar e facilitar as inscrições do ONU Jr. Qualquer dúvida que os senhores tiverem entrem em contato pelo email onujr@onujr.com

Leia mais

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD Como obter excelentes Resultados no Marketing Digital Aprenda a usar 3 metas matadoras Publicação SEVEN - SPD Sumário Introdução Cápítulo 1 Comprometa-se com o Sonho Pessoal Capítulo 2 Desenvolva sua Estratégia

Leia mais

As imagens vencedoras estamparão algumas janelas do Colégio, além de serem divulgadas via Facebook e site do Instituto Sidarta.

As imagens vencedoras estamparão algumas janelas do Colégio, além de serem divulgadas via Facebook e site do Instituto Sidarta. INFORMAÇÕES GERAIS O concurso de fotos que celebra os 15 anos do Instituto Sidarta tem como tema Cenas no Sidarta, ou seja, cenas da experiência vivida no Sidarta que foram e são importantes para os alunos

Leia mais

MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL

MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL Manual de Procedimentos - SISPREV WEB MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL 1/15 O treinamento com o Manual de Procedimentos É com muita satisfação que a Agenda Assessoria prepara este manual para você que trabalha

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

dicas da volvo Peças e Serviços Genuínos olá! nesta edição, vamos ver por que comprar peças e serviços genuínos volvo é um ótimo negócio!

dicas da volvo Peças e Serviços Genuínos olá! nesta edição, vamos ver por que comprar peças e serviços genuínos volvo é um ótimo negócio! 15 dicas da Peças e Serviços Genuínos olá! nesta edição, vamos ver por que comprar peças e serviços genuínos é um ótimo negócio! Lembre-se: Sempre instale suas peças genuínas em uma concessionária Volvo,

Leia mais

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe IFS Campus Glória Curso Integrado em Agropecuária Professora: Jamille Silva Madureira Disciplina: Informática Como fazer um jogo usando o editor

Leia mais

ÁREAS DO CONHECIMENTO

ÁREAS DO CONHECIMENTO SÉRIES INDICADAS Alunos da 1.ª à 4.ª série/do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental. ÁREAS DO CONHECIMENTO Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Educação Artística e, se pensarmos em termos de formação

Leia mais

Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle?

Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle? Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle? Olá, professor(a), Este tutorial tem o objetivo de lhe auxiliar na realização de backup do conteúdo de uma disciplina já oferecida,

Leia mais

um metro. A aceleração da gravidade na Lua é equivalente a um sexto da aceleração da gravidade da Terra.

um metro. A aceleração da gravidade na Lua é equivalente a um sexto da aceleração da gravidade da Terra. Atividade extra Questão 1 Durante uma viagem de pesquisa à Lua, um astronauta deixa cair um ovo na superfície da Lua,de uma altura de um metro. A aceleração da gravidade na Lua é equivalente a um sexto

Leia mais

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras.

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras. 6 6 NOME DA AULA: 6 Algoritmos Duração da aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10-25 minutos (dependendo da disponibilidade de tangrans prontos ou da necessidade de cortá-los à mão) Objetivo principal:

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

Tutorial de fotonovela

Tutorial de fotonovela Tutorial de fotonovela Registrar um experimento em fotonovela é um pouco diferente de fazer um relato fotográfico do trabalho. Elaboramos, aqui, algumas dicas técnicas para preparar, fotografar e montar

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES Ensine para seus alunos a importância de poupar e planejar o orçamento pessoal com este divertido gibi da Marvel.

MANUAL DE INSTRUÇÕES Ensine para seus alunos a importância de poupar e planejar o orçamento pessoal com este divertido gibi da Marvel. MANUAL DE INSTRUÇÕES Ensine para seus alunos a importância de poupar e planejar o orçamento pessoal com este divertido gibi da Marvel. OS VINGADORES // SALVANDO O DIA VISÃO GERAL Aula baseada no gibi Salvando

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 1. Quando se dará o início da indicação de condutores? O início se dará às 10h00 do dia 10 de setembro de 2015. 2. Posso me indicar para ser

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

O LADO SECRETO DO PARQUE

O LADO SECRETO DO PARQUE A Disney que ninguém vê: O LADO SECRETO DO PARQUE O famoso mundo encantado de Walt Disney é uma das atrações mais famosas do mundo. Porém, com tanta história, alguns mistérios são pouco conhecidos, como

Leia mais

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P Conteúdo 1. Apresentação... Erro! Indicador não definido. 1.1. Opções de Gravação... Erro! Indicador não definido. 2. Instalação da câmera IP-Onvif

Leia mais

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela

Leia mais

Plataforma self-service e poder de gerenciamento total nas mãos

Plataforma self-service e poder de gerenciamento total nas mãos Guia Sympla para Produtores de Eventos que Vendem ingressos online 1 COMO OTIMIZAR A VENDA ONLINE DE INGRESSOS DOS SEUS EVENTOS Plataforma self-service e poder de gerenciamento total nas mãos 2 SUMÁRIO

Leia mais

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo Entendendo os botões emocionais dos seus clientes Rodrigo T. Antonangelo Olá amigo e amiga, seja bem-vindo(a) a mais um exercício muito importante que vai te ajudar a levar seus negócios ao próximo degrau.

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive 1 Windows Live Skydrive Fonte imagem: blogaomobile.org Ementa: O windows Live Skydrive apresenta a possibilidade da computação em nuvem, que permite ao usuário armazenar arquivos online, de forma a não

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO 1. Componentes básicos do Universo matéria e energia: - Matéria e energia dos astros luminosos e iluminados; - Sol:

Leia mais

O Alma é um projeto educacional que busca olhar e cuidar da sua fotografia como um todo, do clique ao post: técnica, fluxo de trabalho, estilo,

O Alma é um projeto educacional que busca olhar e cuidar da sua fotografia como um todo, do clique ao post: técnica, fluxo de trabalho, estilo, O Alma é um projeto educacional que busca olhar e cuidar da sua fotografia como um todo, do clique ao post: técnica, fluxo de trabalho, estilo, pós-produção, referências, precificação, atendimento ao cliente,

Leia mais

1 EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM A GALINHA RUIVA. Guia Didático do Objeto Educacional Digital

1 EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM A GALINHA RUIVA. Guia Didático do Objeto Educacional Digital Guia Didático do Objeto Educacional Digital LINGUAGEM 1 EDUCAÇÃO INFANTIL A GALINHA RUIVA Este Objeto Educacional Digital (OED) está relacionado ao tema da Unidade 3 do Livro do Aluno. LINGUAGEM A GALINHA

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 82 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva:

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Leia e resolva: a) No início do

Leia mais

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar?

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Nesta lição, daremos uma olhada em todas as partes de um canal do YouTube e veremos como cada parte contribui para o tempo de exibição. Lição 2.1 - Benefícios do

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - CONCEITUAL

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - CONCEITUAL Aula 01 04/08/2008 Universidade do Contestado UnC Sistemas de Informação Arquitetura de Computadores 2ª Fase Prof. Carlos Guerber ARQUITETURA DE COMPUTADORES - CONCEITUAL O QUE É O COMPUTADOR? Um computador

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Poder Judiciário Federal Tribunal Regional Eleitoral/ES

Poder Judiciário Federal Tribunal Regional Eleitoral/ES R E C I C L E Poder Judiciário Federal Tribunal Regional Eleitoral/ES TEXTO DA CAMPANHA 2 Quando você joga a sorte com o seu lixo, depositando-o despreocupadamente em qualquer lixeira, misturando seus

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

SHOPAPOSTILAS. Claudinei David shopapostilas@hotmail.com shop-vendas@hotmail.com

SHOPAPOSTILAS. Claudinei David shopapostilas@hotmail.com shop-vendas@hotmail.com SHOPAPOSTILAS Claudinei David shopapostilas@hotmail.com shop-vendas@hotmail.com Esta apostila é de inteira propriedade de Claudinei David,está proibida vendas ou cópias sem autorização do próprio criador,sujeito

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS Aluno (a): 5º ano Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos CONTEÚDOS ORIENTAÇÕES Releia os registros do seu caderno, os conteúdos dos livros e realize

Leia mais

COMO TER SEU PRÓPRIO NEGÓCIO JUV Venha fazer história com a gente!

COMO TER SEU PRÓPRIO NEGÓCIO JUV Venha fazer história com a gente! COMO TER SEU PRÓPRIO NEGÓCIO JUV Venha fazer história com a gente! A MARCA A JUV é uma marca brasileira de Acessórios fundada em janeiro de 2012 A marca buscou inspiração na Venda Direta para trazer uma

Leia mais

INVESTIGANDO REGULARIDADES DA MULTIPLICAÇÃO POR 99 A PARTIR DE UM PROBLEMA Ana Regina Zubiolo Rede Pública Estadual Paranaense zubieng@hotmail.

INVESTIGANDO REGULARIDADES DA MULTIPLICAÇÃO POR 99 A PARTIR DE UM PROBLEMA Ana Regina Zubiolo Rede Pública Estadual Paranaense zubieng@hotmail. INVESTIGANDO REGULARIDADES DA MULTIPLICAÇÃO POR 99 A PARTIR DE UM PROBLEMA Ana Regina Zubiolo Rede Pública Estadual Paranaense zubieng@hotmail.com Magna Natalia Marin Pires Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Professor. 9º Ano 4º Bimestre. DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO DINÂMICA. Tratamento da Informação.

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Professor. 9º Ano 4º Bimestre. DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO DINÂMICA. Tratamento da Informação. Reforço escolar M ate mática Quem será o campeão? Dinâmica 2 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Professor Matemática Ensino Fundamental 9º DINÂMICA Quem será o campeão? Tratamento da Informação.

Leia mais

Gerenciamento de Estúdios de Tatuagem. MANUAL DO USUÁRIO (Versão do manual: 2009.a)

Gerenciamento de Estúdios de Tatuagem. MANUAL DO USUÁRIO (Versão do manual: 2009.a) Arttez Gerenciamento de Estúdios de Tatuagem. MANUAL DO USUÁRIO (Versão do manual: 2009.a) O Sistema Arttez. Arttez é o software de gerenciamento para estúdios de tatuagem que objetiva manter o controle

Leia mais

WF Processos. Manual de Instruções

WF Processos. Manual de Instruções WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos

Leia mais