Quatro pilares e a teoria da Análise Transacional: Uma proposta pedagógica aplicável na educação para o século XXI 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quatro pilares e a teoria da Análise Transacional: Uma proposta pedagógica aplicável na educação para o século XXI 1"

Transcrição

1 Quatro pilares e a teoria da Análise Transacional: Uma proposta pedagógica aplicável na educação para o século XXI 1 Resumo Carmem Maria Sant Anna Rossetti 2 O presente trabalho examina a proposta de uma educação desenvolvida em torno das indicações do relatório UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) visando levar o aluno a aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver, que significa construir conhecimento de forma integrada, e que prevê a ampliação da visão do ser humano sobre si mesmo, descobrindo e desenvolvendo novas potencialidades, exercitando os hemisférios cerebrais na unificação do raciocínio com a intuição. Porém, construir conhecimentos e desenvolver potencialidades ainda não bastam para termos pessoas melhores e, por consequência, um mundo melhor. Procedimentos baseados somente nestes dois aspectos podem ainda gerar genialidades voltadas para a destruição. Impõe-se a necessidade de buscar formas alternativas para incrementar os resultados no processo educativo. Para isso, pretende-se apresentar a contribuição da Análise Transacional como um recurso possível para sustentar nossa ação educacional em valores humanos básicos e universais. A Análise Transacional (AT) é uma teoria da personalidade com uma abordagem visando o crescimento e a mudança pessoal. A familiarização com essa teoria, agregada aos princípios preconizados pelos Quatro Pilares de Delors (2000), contribui para um fazer em sala de aula que promove comunicação efetiva e autonomia entre educador e educando. Também é fornecido um quadro comparativo de tópicos das abordagens tradicional e contemporânea da educação com os correspondentes Quatro Pilares e a inclusão de comentários sobre a Análise Transacional como recurso pedagógico. Palavras-chave: Co-responsabilidade. Inovação. Autonomia. Processos grupais. Atitudes. Valores. 1 Trabalho apresentado no EDUCERE III Congresso Nacional da Área de Educação. Em 24 a 26 de setembro de Página Mestre em Educação, Administradora. Especialista em Gestão de empresas e de pessoas. Didata titulada pela SBDG. Docente universitária e consultora organizacional.

2 2 INTRODUÇÃO O momento atual pode ser caracterizado pela conexão de todo o sistema mundial. Ligada a esta macro tendência, existe outra intraorganizacional - o modelo taylorista-fordista que marcou a organização do trabalho ao longo do século XX está sendo integrado com outros sistemas flexíveis e adaptados às instáveis condições ambientais. Nesse contexto, o papel do educador ganha contornos distintos dos que o caracterizaram no passado. Há cada vez mais necessidade de novas atitudes e valores. Essa nova postura exige maior compreensão dos processos grupais e suas implicações quanto à tarefa e às relações socioemocionais. Há na necessidade de desenvolvimento de habilidades cognitivas, flexibilidade de raciocínio, resolução de problemas, tomada de decisões, etc. Nestes termos, tomam-se as metodologias participativas de ensino/aprendizagem como uma forma de ampliar o compromisso com a promoção de valores éticos, de responsabilidade social e ambiental na educação. Estas metodologias desenvolvem a capacidade de reflexão autônoma e seu potencial para encontrar soluções criativas na área de atuação profissional e na vida pessoal e social. Dessa forma, preparam pessoas para atuarem de modo efetivo e consciente na construção de um novo tempo e de um novo ser humano, integrado consigo mesmo e com os outros, com capacidade de educar, aprender e dar soluções nas várias situações da vida. As metodologias participativas propiciam o desenvolvimento e a integração das diversas dimensões do ser humano. Na dimensão Conhecer: torna realidade a aprendizagem significativa; aprimoram a capacidade de processamento, ordenação e elaboração da informação; desenvolvem as habilidades de comunicação; desenvolvem a capacidade crítica. Na dimensão Fazer: facilitam a passagem da idéia para a ação; desenvolvem o hábito de prever futuros possíveis; propiciam aprender com a própria experiência; desenvolvem a autodisciplina na execução das tarefas. Na dimensão Conviver: favorecem a comunicação intergrupal e o trabalho em equipe; desenvolvem atitudes de respeito ao posicionamento dos demais; desenvolvem o sentimento de pertencer a um grupo; desenvolvem atitudes de colaboração, convivência, solidariedade, justiça e democracia. Na dimensão Ser: favorecem a compreensão da integridade do ser; propiciam o sentimento de autoestima e de realização; potencializam a flexibilidade, a fluidez, a originalidade, a espontaneidade e a sensibilidade condições essenciais para o pensamento criativo; potencializam a manifestação e os posicionamentos próprios. (SEBRAE, 2001, p ).

3 3 A CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE TRANSACIONAL Com esses aspectos sobre as metodologias participativas em mente, passemos a introduzir a discussão sobre o referencial teórico da Análise Transacional e sua contribuição como complemento de uma proposta pedagógica aplicável na Educação para o Século XXI. A Análise Transacional (AT) é uma teoria da personalidade, criada pelo Dr. Eric Berne no final da década de 50. É também uma filosofia de vida, uma teoria da psicologia individual e social. Possui um conjunto de estratégias de mudança positiva que possibilita uma tomada de posição quanto ao ser humano. A AT tem como objetivo levar o indivíduo a alcançar a Autonomia de Vida. Entende-se por um ser autônomo neste trabalho: Governar a si mesmo, determinar seu próprio destino, assumir responsabilidades pelas suas ações e sentimentos, e desfazer-se dos padrões, que são irrelevantes e inadequados, para viver no aqui-e-agora. [...] A pessoa verdadeiramente autônoma, de acordo com Berne, é a que demonstra a liberação ou o recobro de três capacidades: consciência, espontaneidade e intimidade. Consciência é o conhecimento do que está acontecendo agora [...] Espontaneidade é a liberdade de escolher. [...] Vê as várias opções a sua disposição e usa o comportamento que julga ser apropriado a essa situação e aos fins a que se propõe.[...] Intimidade é a expressão dos sentimentos de calor, afeto e proximidade [...] em relação ao outro. (JAMES, JONGWARD. 1983, p , grifo nosso) Essas três capacidades são inatas no ser humano; entretanto, algumas vezes elas podem ser limitadas por situações estressantes ou traumáticas sofridas na infância, mas podem ser recuperadas via educação. Além de ter-se ocupado primordialmente com o que ocorre entre os indivíduos, Berne contribuiu ainda com um modelo de estudo do que ocorre no interior do indivíduo. Ele dizia que todos nós nascemos príncipes e princesas, mas às vezes nossa infância nos transforma em sapos acomodados. (STEINER,1976, p.15) A AT é uma filosofia positiva e de confiança no ser humano: todos nós nascemos bem, com capacidade plena para obter sucesso e satisfação de nossas necessidades e as de nossos semelhantes. Esse objetivo coincide com os pressupostos da Educação, conforme o relatório da UNESCO para o Século XXI (DELORS, 2000, p ) quando trata do pilar Aprender a ser e também de acordo com o pensar de Freire

4 4 (1996, p. 66): O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. Eric Berne enfatizou a importância de pensar de forma profunda, de ouvir os outros e falar de maneira acessível. O termo transacional deveu-se ao interesse que Berne tinha pelo que ocorria entre as pessoas. Daí o estudo, a análise, as trocas de estímulos e as respostas (transações) entre os indivíduos. Sua contribuição inclui também outros conceitos, dentre eles, contrato e liderança, que são úteis para os educadores. A AT, em sua quase totalidade, pode ser representada mediante gráficos simples, tais como círculos, triângulos, vetores, quadrados, etc., permitindo assim o aprendizado de conceitos abstratos mediante o canal visual. A teoria da AT está estruturada em diversos instrumentos, que, aliados aos sinais de comportamentos observáveis e da intuição do professor, permitem diagnosticar, com alta probabilidade de acerto, o que está ocorrendo no aqui-e-agora dentro da sala de aula. Esta observação pode elevar a habilidade deste educador de compreender o sistema do grupo e propiciar um modelo sinérgico para ajudar o aluno a empoderar tanto a si mesmo quanto a seus colegas a se permitirem 3 aprender. Sendo assim, uma proposta pedagógica construída em torno desses fundamentos e princípios poderá contribuir com boa parcela de êxito. O educador, ao se apropriar desse referencial teórico, terá à sua disposição um ferramental prático que o ajudará a promover ainda mais uma educação que liberta pelo saber. Somada ao estímulo para um pensar e agir cooperativamente pode acelerar a construção de indivíduos que tem maior probabilidade de criar organizações eficazes, que assegurem vida digna a seus integrantes e à comunidade que os cerca. Vejamos agora descrições sucintas de alguns recursos disponíveis em AT. As referidas abordagens apresentam uma riqueza de possibilidades de trabalho que podem ser aplicadas na educação, e são de simples compreensão. 3 Permissão aqui utilizada dentro do conceito da Análise Transacional: 1. Uma licença para comportamento autônomo. 2. Uma intervenção que dá ao indivíduo uma licença para desobedecer a uma injunção parental se este estiver preparado, disposto e capaz, ou o libera da provocação parental. Glossário do Olá (BERNE, 1988, p )

5 5 Estados de Ego: São sub-sistemas coerentes de sentimentos e pensamentos manifestados por padrões de comportamentos correspondentes. Cada ser humano apresente três tipos de ego. Pai, Adulto,Criança. Ë a unidade básica da personalidade. (BERNE, 1988, p.25). Conforme entendido pela teoria de AT, é assim que a nossa personalidade é formada. É a nossa estrutura interna. Portanto, trata-se do relacionamento intrapessoal. Transações: Unidades de ação social, que envolvem um estímulo e uma resposta. É como nos comunicamos uns com os outros. Trata-se, por conseguinte, do relacionamento interpessoal. (BERNE, 1988, p.32) Estruturação social do tempo: o ser humano, desde o seu nascimento até a sua morte, tem a necessidade de preencher esse vazio que existe em sua vida: o tempo. Existem diversas maneiras pelas quais o ser humano estrutura o seu tempo. (BERNE, 1988, p.33-36) e (KRAUSZ, 1999, p ) Reconhecimento ou Carícias (stroke) 4 : constitui uma das fomes básicas do ser humano. A partir do conceito de Toques ou Carícias podemos entender porque determinados alunos, por exemplo, estão sempre se envolvendo em situações desagradáveis e difíceis. Por tratar-se de uma fome básica do ser humano, todos nós necessitamos de Carícias/Reconhecimento (stroke). A questão tem que ver com o modo como elas são buscadas em nosso dia-a-dia, e particularmente na sala de aula, e é preciso entender o papel do professor diante dessa realidade. Este conhecimento o habilita a não reforçar toques negativos. (KRAUSZ, 1999, p ) Posição existencial: é a forma como percebemos a nós mesmos em relação às outras pessoas. São juízos de valor ou conceitos a respeito de si próprio e dos demais, adquiridos na infância através da tomada de decisões muitas vezes inadequadas, baseadas nas condições precárias da criança para raciocinar e pensar objetivamente diante da realidade. É a janela através da qual vemos a nós mesmos e os demais que estão à nossa volta. É uma posição de vida que tomamos em nossa infância, que foi importante para a nossa sobrevivência naquela época e na realidade em que vivíamos. Hoje, é possível que a nossa realidade seja completamente diferente daquela 4 A necessidade de afeto, de contato físico e psicológico é uma característica da espécie humana e sua importância para o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas já foi enfatizada pelas ciências do comportamento desde o aparecimento da psicanálise. (KRAUSZ, 1999, p. 67)

6 6 entretanto, muitas vezes tanto o aluno como o professor continuam a ver o mundo através daquela mesma janela. Existem quatro Posições Existenciais básicas, organizando-as na seqüência descrita a seguir: (1) Eu estou OK ou (2) Eu não estou OK (3) Você está OK ou (4) Você não está OK. (BERNE,1988, p ). Jogos psicológicos: é uma maneira negativa de o ser humano estruturar o seu tempo. Os Jogos Psicológicos são constituídos por uma série de lances com uma isca no meio, e um final previsível. (BERNE, 1995, p. 49). A partir do entendimento do conceito dos Jogos Psicológicos, o indivíduo é convidado a dar-se conta de quanto tempo está perdendo de sua vida, praticando-os. Por que jogamos? Como o professor/facilitador deve agir para não aceitar convites para Jogos Psicológicos em sala de aula? A teoria e a prática da Análise Transacional responde a essas questões. O aparato conceitual da AT não se resume a esses recursos, citados como exemplo. Berne desenvolveu um corpo teórico amplo e profundo, maximizando a compreensão da personalidade, das interações sociais, do comportamento humano e da aplicação de técnicas que poderão ser aplicadas nos processos educacionais. INTEGRAÇÃO DOS PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO COM OS PILARES DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI E ABORDAGENS DA ANÁLISE TRANSACIONAL Apresentamos a seguir um quadro comparativo de alguns itens das abordagens contemporâneas da educação com os Quatro Pilares da Educação, preconizados por Jacques Delors no Relatório para a UNESCO, e as possibilidades de manuseio de alguns conceitos da AT. O exame do referido quadro, à luz do referencial teórico da AT, dá indicações de seu potencial como recurso pedagógico. Conhecer o conjunto de convenções criadas por Berne, algumas citadas no texto e tantas outras que constam em sua bibliografia, merecem consideração detida, em função de seu valor prático.

7 7 Paradigmas da educação Gerais Tradicional e Comportamentalista O aluno é levado a ter o contato com as grandes realizações da humanidade; Ênfase nos modelos, nos especialistas e no professor; Pensamento analítico, linear e racional enfatizam as partes e não a relação entre elas; Dominação, controle, normas; Primazia do objeto; Modeladora do comportamento humano; Organiza o processo de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos; Humanista Cognitivista Sociocrítica Sujeito como o principal elaborador do conhecimento humano; Ênfase nas relações interpessoais, na vida psicológica e emocional; Autoconceito; Conteúdos advêm das experiências dos alunos; Visão sistêmica e do processo integrando, conhecimento, autonomia, criatividade, intuição, síntese e o pensamento não-linear; Enfatiza o aprender a se comunicar, questionar, observar, manter-se aberto aos novos conceitos, criar, buscar informações de forma contínua. Investigação dos processos mentais do indivíduo. Aprendizagem é mais que um produto do ambiente; Predominância interacionista; Ênfase na capacidade do indivíduo de integrar informações e processá-las. Preocupação com a cultura popular; Indivíduo sujeito de um processo cultural; Síntese de tendências como humanismo, existencialismo, marxismo; Preparação do indivíduo para o mundo adulto; Aquisição e difusão dos conteúdos concretos e contextualizados; O saber a serviço da transformação das Relações de Produção. Análise Transacional Mediante a aplicação de técnicas que podem ser utilizadas na educação, propicia a compreensão do como e do porquê as pessoas agem, pensam e sentem da maneira que o fazem. Cada pessoa é um ser original e único que utiliza os recursos da sua personalidade de forma diferenciada.

8 8 Paradigmas da educação Desenvolvimento e integração das diversas dimensões do ser humano Tradicional e Comportamentalista Humanista Cognitivista Sociocrítica Nas dimensões ser/conviver: Favorecem a comunicação intergrupal e o trabalho em equipe; Desenvolvem atitudes de respeito ao posicionamento dos demais; Desenvolvem o sentimento de pertencer a um grupo; Desenvolvem atitudes de colaboração, convivência, solidariedade, justiça e democracia. (SEBRAE, 2001, p. 54) Na dimensão Aprender: Aprendizagem significativa; Desenvolvimento da capacidade, processamento, ordenação e elaboração da informação; Desenvolvem as habilidades de comunicação e a capacidade crítica. (SEBRAE, 2001, p. 53) Na dimensão fazer: Facilitam a passagem da ideia para a ação; Desenvolvem o hábito de prever futuros possíveis; Propiciam aprender com a própria experiência; Desenvolvem a autodisciplina na execução das tarefas. (SEBRAE, 2001, p. 54) Análise Transacional O conjunto de conceitos da AT aliados aos princípios dos quatro pilares favorece uma educação que conecta o educando com as diversas dimensões do ser humano, porque examina seu funcionamento integral mediante o verdadeiro contato com seu próprio mundo interior por meio de diálogo sincero e de momentos de reflexão silenciosa. A ênfase na autonomia de vida imprime o senso de responsabilidade pelas próprias ações e as consequências para si e para a sociedade onde compartilha sua vida.

9 9 Paradigmas da educação Educação Objetivo Pedagógico Tradicional e Comportamentalista Modelos préestabelecidos; Papel de ajustamento social; Ligada à transmissão cultural; Finalidade: Promover mudanças nos indivíduos; Implica na aquisição de novos comportamento s e/ou modificação dos já existentes; Preparação para atuar numa Sociedade Industrial e Tecnológica. Centrada no indivíduo em processo de aprendizagem; Criar condições que facilitem a aprendizagem. Objetivo: Liberar a capacidade de autoaprendizagem para o desenvolvimento intelectual e emocional; Valorização da busca da autonomia em oposição à heteronomia; Firmar a autodescoberta e a autodeterminação. Comportamentais e com função do professor sobre o conteúdo ministrado. Humanista Cognitivista Sociocrítica Estimular o conhecimento e o desenvolvimento das potencialidades individuais cognitivas, de ser pessoa, de conviver e, principalmente, de ser criativo por meio do autoconhecime nto e da capacidade de interação com o grupo. Que o indivíduo aprenda por si próprio a conquistar a autonomia intelectual; Processo de socialização e democratização das relações; Deve buscar novas soluções, criar situações que exijam o máximo de exploração por parte dos indivíduos e estimular novas estratégias de compreensão da realidade. Desenvolver o pensamento superior, reflexivo e crítico, com uma atitude de investigação e de organização do conhecimento, ou seja, aprender a conhecer e a pensar. Deve ser precedida de uma reflexão sobre o homem e de sua análise do meio de vida desse homem; Dá-se enquanto processo em um contexto que deve ser considerado; Importância na passagem das formas mais primitivas de consciência para a consciência crítica. Transformar a teoria em ação, isto é, aplicação do conhecimento em uma prática refletida e planejada. Trata-se de educar para o êxito. Envolve o processo de atendimento das necessidades individuais por meio do trabalho como fator de sobrevivência, autorrealização e contribuição para a melhoria da sociedade. Análise Transacional Faz uso construtivo de das formas múltiplas de conhecer. Não são somente os aspectos intelectuais e vocacionais do desenvolvimento humano que necessitam de orientação e cultivo, mas também os aspectos físico, social, moral, estético, criativo, intuitivo. Enfatiza as implicações de grande significado para a ecologia e a evolução humana e planetária. Equipar o indivíduo com um conjunto perceptual, conceptual, afetivo e de ação global que é utilizado para definir a si mesmo, outras pessoas e o mundo, tanto estrutural quanto dinamicamente. É um ser em constante interação.

10 10 Paradigmas da educação Tradicional e Comportamentalista Relações verticais. Professor detém o poder decisório quanto à metodologia, conteúdo e avaliação. Professor transmissor na forma de verdade a ser absorvida. Disciplina imposta e obediência exigida. O Instrutor determina o que deve ser aprendido, planeja, prepara e repassa informações, dados, conteúdos e conhecimentos. Modela respostas apropriadas aos objetivos instrucionais. Conseguir um comportamento adequado pelo controle do ensino. Professor elo de ligação com a verdade científica. Aluno é um espectador da verdade absoluta. Professoraluno Humanista Cognitivista Sociocrítica Professor e Aluno: responsabiliza m-se pelos objetivos referentes à aprendizagem que tenha significado para o aluno. Professor reconhece a interdependênci a entre os processos de pensamento e a construção do conhecimento. Explora múltiplas perspectivas. Incentiva a busca de alternativas e propicia um ambiente que aproxima, une e distingue. Vê educação como um processo amplo, que lida com o ser humano de forma global. O profissional da educação também passa a ter um papel mais relevante: o de educador. Professor: cria situações para provocar desequilíbrios, trazer desafios, propiciando condições em que se possam estabelecer reciprocidade intelectual e cooperação ao mesmo tempo moral e racional. Indivíduo em processo de aprendizagem. Papel ativo. Professor deve conhecer os conteúdos e a estrutura de sua disciplina. Relação professor e aluno é horizontal e não imposta. Consciência ingênua deve ser superada. Cabe ao professor: desmistificar e questionar com o educando a cultura dominante, valorizando a linguagem e a cultura deste, criando condições para que cada um deles analise seu conteúdo e produza cultura. Análise Transacional Relação professor e aluno baseada no empenho da transformação pessoal. O ensino é essencialmente uma vocação que requer uma mistura de sensibilidade artística e uma prática cientificamente sustentada. O professor também está aprendendo e é transformado pelo relacionamento. Sabe que o aprendizado não se pode impor. Ajuda o indivíduo a descobrir o conhecimento que tem dentro de si. Libera o eu, abre os olhos, torna o educando consciente da opção. Aceita e trabalha as diferenças individuais. Experiência interior encarada como contexto para o aprendizado. Recebe informações integrando-as e usando-as. Aluno estimulado a divergir, a pensar de forma crítica e independente. Compreende o significado do mundo.

11 11 Ilustração 1 - Integração dos paradigmas contemporâneos da educação com os Pilares da Educação para o século XXI e abordagens da Análise Transacional 5 Fonte: LIBÂNEO (1984); MIZUKAMI (1986); RAYS (1990); SILVA (1986). Apontamentos realizados durante as aulas da Professora Dr.ª Marilda A. Berhens no curso de mestrado na PUCPR /2000; Apontamentos realizados durante o curso de formação em Análise Transacional 202. Conforme se pode observar, o objetivo final da AT coincide com os objetivos da educação para o Século XXI. Um exemplo é a busca da Autonomia. O quadro também nos fornece a possibilidade de reflexão sobre mais um conceito da AT, a saber: Os cinco P s permissão, proteção, potência, prática e percepção são atributos importantes a serem cultivados pelo professor. Agradecemos a Eric Berne por falar em Permissão (1972, p ), a Pat Crossman por escrever sobre proteção (1966, p ) e Claude Steiner por focar a potência (1971, p ) proporcionando-nos os bem conhecidos três P s : Num boletim para educadores datado de 1984 (Clarke, 1984ª, p.1) escrevi: Potência, Proteção e Permissão são três qualidades de liderança inter-relacionadas. Professor que é potente demonstra competência, produz e inspira os outros a cooperarem na execução das tarefas do grupo. O professor que oferece proteção cria um ambiente no qual as pessoas se sentem livres para realizar, crescer e criar. O professor que dá permissão aos outros interage com as pessoas de tal forma que os encoraja a realizar, crescer e criar... Um professor potente é o que desenvolveu todas as três qualidades (...) e as mantém em equilíbrio. Incluí, agora, mais dois P s. Ray Poidexter (1955, comunicação pessoal) sugeriu a prática e lhe sou agradecida por isso. Acrescentei também, percepção. Estes cinco Os empoderam tanto o professor quanto os participantes. Seguem-se algumas aplicações dos cinco Ps no meio educacional: P de percepção permissão focada nas metas da reunião e oferecida a cada um dos participantes. O educador oferece: a) Permissão para pensar a respeito do conteúdo e do problema tratado; b) Permissão para decidir o que é conveniente, útil ou pertinente; c) Permissão para decidir usar ou não usar, adaptar o que está sendo apresentado. P de proteção Proteção limitada no tempo e espaço. O educador oferece: a) num ambiente público regras básicas negociadas que propiciam um ambiente de aprendizagem protegido para esta sessão específica; b) num ambiente organizacional uma declaração transparente de que o consultor educacional, sendo alguém de fora do sistema do grupo, não pode oferecer proteção, e um lembrete para que os 5 Quadro apresentado no II Fórum de Análise Transacional. Em São Paulo em Na forma de Pôster. Quadro apresentado no V ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul em Curitiba Pôster Quadro apresentado no III Fórum de Análise Transacional Liderança Integradora. Junho Curitiba. Mini curso. Quadro apresentado no XX CONBRAT Congresso Brasileiro de Análise Transacional. Bento Gonçalves RS Mini curso. Quadro apresentado no XXI CONBRAT Congresso Brasileiro de Análise Transacional. Belo Horizonte - MG Workshop. Quadro apresentado no XXII CONBRAT Congresso Brasileiro de Análise Transacional no Rio de Janeiro- RJ em Pôster. Quadro apresentado no Fórum de Análise Transacional em Porto Alegre. Outubro de Palestra.

12 12 participantes evitem revelações e atividades que poderão ser usadas contra eles posteriormente. P de potência uma combinação de conteúdo e processo. O educador: a)demonstra organização cognitiva apropriada: está preparado e dispõe de conteúdo em etapas compreensíveis apresentadas numa sequencia tal que faz sentido e contribui para a compreensão do todo; b) propícia materiais de apoio congruente e úteis; c) cumpre os contratos; d) tem clareza a respeito da sua área de conhecimento e não se compromete a fazer aquilo que não sabe como fazer; e) compreende a teoria da aprendizagem e analisa as estratégias de aprendizagem em função de dois ou três modelos de como as pessoas aprendem para atender as preferências e os diferentes estilos de aprendizagem dos participantes; f) compreende que existe uma grande diferença entre improvisação e esquema emergente e que este último exige muito mais preparo do que oferecer um modelo estabelecido. P de prática a oportunidade de aprender através da experiência direta. O educador: a)cria oportunidade de testar um novo comportamento ou explorar uma nova atitude num ambiente seguro; b) Encoraja os participantes a praticarem tanto quanto acharem necessário e de procurarem o grau de excelência que é apropriado para cada um deles. Sem a oportunidade de praticar, os ensinamentos apresentados poderão perder-se quando o participante reage à pressões ou crises ficando fora da sala de treinamento. P de percepção observar o que realmente está acontecendo. Percepção significativa frequentemente que o educador terá que: a)alterar as metas; b) Inventar novos processos; c) Paras de salvar; d) Parar de usar a potência para ajudar o grupo a seguir a direção errada; e) Parar de tentar ajudar e ao mesmo tempo manter o status quo. Atentar para a percepção significa, às vezes, que o educador precisa encerrar o contrato porque ele(a) não tem condições de ser eficaz ou não pode penetrar na estrutura organizacional ou, simplesmente, não dispõe de energia e entusiasmo para continuar. Em 1975, Hedges Capers disse numa conferência que nenhum terapeuta deveria chamar de um paciente de incurável. O terapeuta só poderia dizer: Hoje eu não disponho do ferramental para ajudar o paciente a curar-se. Hoje, mais do que nunca, os analistas transacionais que trabalham na área de educação precisam saber quando dizer Hoje não disponho do ferramental e/ou buscá-lo ou, então, passar o trabalho para alguém que possui as ferramentas. (CLARKE, 1998, p , grifo nosso) CONCLUSÃO Ao entrar em contato com a teoria, e após experimentá-la em minha prática diária como docente, fiquei convencida de que o referencial teórico da Análise Transacional oferece múltiplos recursos que potencializam e legitimam o papel do educador e do aluno dentro da sala de aula. Aqui fica um convite para que seja feito um exame da proposta teórica da AT na educação, integrada aos paradigmas contemporâneos da educação, que, em conjunto com os objetivos pedagógicos dos Quatro Pilares, podem contribuir para uma educação que leva à construção do homem mais integrado.

13 13 REFERÊNCIAS BERNE, Eric. Os jogos da vida: análise transacional e o relacionamento entre pessoas. São Paulo : Nobel, O que você diz depois de dizer olá? São Paulo : Nobel, 1988 CLARKE, Jean IIIsley. Utilização Sinérgica de cinco conceitos da Análise Transacional na Educação. REBAT, Ano VII, n.º 1, junho Ano VIII, n.º 1, junho DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir: Relatório da UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. São Paulo : Cortez, FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo : Paz e Terra, JAMES, Muriel. JONGWARD, Dorothy. Nascido pra Vencer: Análise Transacional Com Experiências Gestalt. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, KRAUSZ, Rosa R. Trabalhabilidade. São Paulo : Nobel, LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, MIZUKAMI, Maria da Graça Niccoletti. As abordagens do processo. São Paulo: EPU, RAYS, Oswaldo Alonso. Leituras para repensar a prática educativa. Porto Alegre. Sagra, 1990.

14 14 SEBRAE, Referências para uma nova práxis educacional. Série Documentos. Curitiba, 2. ed SILVA, Sônia Aparecida Ignácio. Valores em Educação: o problema da compreensão e da operacionalização dos valores na prática educativa. Petrópolis : Vozes, STEINER, Claude. Os papéis que vivemos na vida. A Análise Transacional de nossas interpretações cotidianas. Rio de Janeiro : Artenova, 1976.

15 15 Abstract FOUR PILLARS AND THE TRANSACTIONAL ANALYSIS THEORY: A PEDAGOGICAL PROPOSAL APPLICABLE TO EDUCATION IN THE 21TH CENTURY The present study examines an educational proposal developed according to UNESCO guidelines, leading the student to learn to know, learn to do, learn to be and to learn to live together, which means building knowledge in an integrated form and providing a broader vision of humans on themselves, by discovering and developing new capabilities and exercising both brain hemispheres in the unification of intellect and intuition. However, building knowledge and developing capabilities is not sufficient to make better people and a better world. Procedures based exclusively on those two aspects could even generate geniuses aimed at destruction. Therefore, there is an urgent need for alternative forms to increment results in the educational process. We present here the contribution of the Transactional Analysis as a possible resource to support our educational action based on basic and universal Human Values. Transactional Analysis (TA) is a Theory of Personality with a systematic approach for personal change and growth. Acquaintance with this theory added to the principles advocated by Delors (2000) Four Pillars contributes to a doing practice in the classroom that promotes effective autonomy between teacher and student. Too presents a comparative table with topics of traditional and contemporary approaches of education and the corresponding Four Pillars with comments on Transactional Analysis as a pedagogical resource. Keywords: Co-responsibility. Innovation. Autonomy. Group processes. Attitudes. Values.

INTEGRAÇÃO DOS PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO COM OS PILARES DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI 1 E ABORDAGENS DA ANÁLISE TRANSACIONAL.

INTEGRAÇÃO DOS PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO COM OS PILARES DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI 1 E ABORDAGENS DA ANÁLISE TRANSACIONAL. 1 INTEGRAÇÃO DOS PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO COM OS PILARES DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI 1 E ABORDAGENS DA ANÁLISE TRANSACIONAL Paradigmas da educação Competências Paradigmas contemporâneos

Leia mais

Palavras-chave: co-responsabilidade. inovação. autonomia. processos grupais. atitudes. valores.

Palavras-chave: co-responsabilidade. inovação. autonomia. processos grupais. atitudes. valores. 1 OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO E A TEORIA DA ANÁLISE TRANSACIONAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA APLICÁVEL NA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI 1. Categoria: Palestra Eixo temático: Teorias e Metodologia de Ensino

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita II. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A assessoria pedagógica não consiste em transmitir certezas, mas em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP Capítulo I Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico Art. 1º O Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico- NAP/NAPP do Centro de Ensino

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

Aula 9. Liderança e Gestão de Equipes

Aula 9. Liderança e Gestão de Equipes Aula 9 Liderança e Gestão de Equipes Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela.cartoni@veris.edu.br Trabalho em Equipe Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; Cada homem é parte do continente, parte do

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências ANÁLISE CALIPER DO POTENCIAL DE DESEMPENHO PROFISSIONAL Relatório de Competências LOGO CLIENTE CALIPER Avaliação de: Sr. Márcio Modelo Preparada por: Consultora Especializada Caliper e-mail: nome@caliper.com.br

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Jangada. Atenas Cursos

Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Jangada. Atenas Cursos Instituto Educacional Santa Catarina Faculdade Jangada Atenas Cursos Curso de Capacitação em AEE Aluna: Ivete D. Poleto De Cezare Vanini, 01 de Maio de 2015. 1 - Tema: Deficiência Intelectual 2 - Problema:

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES)

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) 1 APRESENTAÇÃO Este manual é um documento informativo visando orientar a comunidade acadêmica quanto ao processo de

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

Como combinado segue proposta para o coaching executivo com foco na preparação e caminhos para o seu crescimento e desenvolvimento profissional.

Como combinado segue proposta para o coaching executivo com foco na preparação e caminhos para o seu crescimento e desenvolvimento profissional. Belo Horizonte, 28 de março de 2013. Cara Grayce, Como combinado segue proposta para o coaching executivo com foco na preparação e caminhos para o seu crescimento e desenvolvimento profissional. Estamos

Leia mais

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos.

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos. Gestão de Recursos Humanos Aula 2 Profa. Me. Ana Carolina Bustamante Organização da Aula Liderança Competências gerenciais Formação de equipes Empreendedor Liderança X Gerenciamento Conceito e estilos

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

MERITOCRACIA E COMPETÊNCIAS Avaliando Desempenho e Construindo Resultados Sustentáveis na Administração Pública

MERITOCRACIA E COMPETÊNCIAS Avaliando Desempenho e Construindo Resultados Sustentáveis na Administração Pública MERITOCRACIA E COMPETÊNCIAS Avaliando Desempenho e Construindo Resultados Sustentáveis na Administração Pública ROGERIO LEME rogerio@lemeconsultoria.com.br Rogerio Leme Diretor de Estudos de Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO, NOVOS PERFIS E PAPÉIS PROFISSIONAIS

MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO, NOVOS PERFIS E PAPÉIS PROFISSIONAIS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO, NOVOS PERFIS E PAPÉIS PROFISSIONAIS DA CHAMINÉ AO CHIP GRANDES FATORES DE MUDANÇA A (R) EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO AS TECNOLOGIAS DE BASE CIENTÍFICA AS NOVAS TECNOLOGIAS ORGANIZACIONAIS

Leia mais

Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR

Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR Alexander Santos Silva Projeto de implantação de uma atividade sócio educacional apresenta a Prefeitura Municipal de Salvador do Estado da Bahia. Salvador Fevereiro

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA Claudson Santana Almeida Junho 2012 Introdução O que o leitor encontrará neste artigo? Uma apresentação do sistema de Ensino a Distância (EAD), conhecer as vantagens e

Leia mais

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet Por Carolina Cavalcanti * Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

liderança conceito Sumário Liderança para potenciais e novos gestores

liderança conceito Sumário Liderança para potenciais e novos gestores Sumário Liderança para potenciais e novos gestores conceito Conceito de Liderança Competências do Líder Estilos de Liderança Habilidades Básicas Equipe de alta performance Habilidade com Pessoas Autoestima

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa

Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa Pedagogia Prof. Marcos Munhoz da Costa Tecnologias da informação e mídias digitais na educação Objetivos deste tema Refletir sobre as mudanças de experiências do corpo com o advento das novas tecnologias;

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Resumo A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Ana Regina Donato de Moraes 1 Lourdes Keila Casado Pulucena 2 Lucieni Vaz dos Santos 3 Aprender brincando não é apenas um passatempo, quando se trata de ensinar.

Leia mais

EXECUTIVE EDUCAÇÃO EXECUTIVA NOSSA ABORDAGEM. www.executivebc.com.br

EXECUTIVE EDUCAÇÃO EXECUTIVA NOSSA ABORDAGEM. www.executivebc.com.br EXECUTIVE EDUCAÇÃO EXECUTIVA NOSSA ABORDAGEM www.executivebc.com.br NOSSA ABORDAGEM Nós da Executive acreditamos que necessidades específicas de educação devam ser atendidas por soluções específicas. Desse

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência)

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência) SEREI UM EMPREENDEDOR? Este questionário pretende estimular a sua reflexão sobre a sua chama empreendedora. A seguir encontrará algumas questões que poderão servir de parâmetro para a sua auto avaliação

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

ACTION LEARNING. O que é Action Learning? FUN D A MEN T OS D O

ACTION LEARNING. O que é Action Learning? FUN D A MEN T OS D O C L E O W O L F F O que é Action Learning? Um processo que envolve um pequeno grupo/equipe refletindo e trabalhando em problemas reais, agindo e aprendendo enquanto atuam. FUN D A MEN T OS D O ACTION LEARNING

Leia mais

Desenvolvimento de Líderes

Desenvolvimento de Líderes Desenvolvimento de Líderes Desempenho da Liderança by Ser Humano Consultoria Liderança é a competência de alguém em exercer influência sobre indivíduos e grupos, de modo que tarefas, estratégias e missões

Leia mais

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações Mariane Frascareli Lelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP e-mail: mariane_lelis@yahoo.com.br;

Leia mais

Andragogia. Soluções para o aprendizado de adultos. Maristela Alves

Andragogia. Soluções para o aprendizado de adultos. Maristela Alves Andragogia Soluções para o aprendizado de adultos Maristela Alves Seu dia-a-dia como instrutor...... Envolve ensinar novos conceitos e passar informações a pessoas adultas. Você já parou para pensar que

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

NOSSO OLHAR QUEM SOMOS NOSSA ATUAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NOSSA ABORDAGEM APRESENTAÇÃO CLIENTES E PARCEIROS

NOSSO OLHAR QUEM SOMOS NOSSA ATUAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NOSSA ABORDAGEM APRESENTAÇÃO CLIENTES E PARCEIROS QUEM SOMOS NOSSO OLHAR NOSSA ATUAÇÃO NOSSA ABORDAGEM RESULTADOS OBTIDOS CLIENTES E PARCEIROS APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS O trabalho daassssssso consiste em atuar no desenvolvimento de grupos e indivíduos,

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

gestão, inovação e liderança com atitude

gestão, inovação e liderança com atitude gestão, inovação e liderança com atitude perfil Lígia Fascioni é Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica na área de Automação e Controle Industrial, Especialista em Marketing e Doutora em

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Evolução PMC têm atuação diferenciada na gestão de pessoas e clima organizacional, gerando na equipe mais agilidade para a mudança e maior capacidade

Leia mais

Liderança Estratégica

Liderança Estratégica Liderança Estratégica A título de preparação individual e antecipada para a palestra sobre o tema de Liderança Estratégica, sugere-se a leitura dos textos indicados a seguir. O PAPEL DE COACHING NA AUTO-RENOVAÇÃO

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

O Indivíduo em Sociedade

O Indivíduo em Sociedade O Indivíduo em Sociedade A Sociologia não trata o indivíduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade é construída historicamente. Os indivíduos são

Leia mais

ORIENTADOR EDUCACIONAL

ORIENTADOR EDUCACIONAL ORIENTADOR EDUCACIONAL 01. A discussão sobre a Organização do Trabalho na Escola permitiu que fosse determinada uma das atribuições inerentes à Orientação Educacional que é: (A) organizar as turmas homogêneas,

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO ESPECIALIZAÇÃO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO VÂNIA RABELO DELGADO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO ESPECIALIZAÇÃO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO VÂNIA RABELO DELGADO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO ESPECIALIZAÇÃO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO VÂNIA RABELO DELGADO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI UTILIZAÇÃO DO LABORATORIO DE INFORMÁTICA Guarapuava 2013

Leia mais

NOSSA MISSÃO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES

NOSSA MISSÃO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES Desde 1999 NOSSA MISSÃO AÇÕES DE TREINAMENTO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES MISSÃO Inspirar nossos clientes para a expansão de ideias e formação de relacionamentos saudáveis e duradouros no ambiente

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

Um dos melhores Programas de Capacitação de Líderes do Mundo

Um dos melhores Programas de Capacitação de Líderes do Mundo Um dos melhores Programas de Capacitação de Líderes do Mundo O Leader Coaching Traning é um programa de treinamento em Coaching para Líderes, licenciado pela World Federation of Coaching (WFC), entidade

Leia mais

PROFISSIONALISMO INTERATIVO E ORIENTAÇÕES PARA A AÇÃO

PROFISSIONALISMO INTERATIVO E ORIENTAÇÕES PARA A AÇÃO 15/04/15 PROFISSIONALISMO INTERATIVO E ORIENTAÇÕES PARA A AÇÃO A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Michael Fullan e Andy Hargreaves. Escolas que aprendem são as que

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES?

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? Engajamento/comprometimento do colaborador: estado em que esse se encontra de genuíno envolvimento,

Leia mais

Aula 10. Delegação X Empowerment

Aula 10. Delegação X Empowerment Aula 10 Delegação X Empowerment Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela.cartoni@veris.edu.br DELEGAÇÃO X EMPOWERMENT Delegar significa orientar o colaborador para que execute uma determinada atividade no lugar

Leia mais

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp. TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.br O que é educação inclusiva? Inclusão é um processo de aprendizagem

Leia mais

GABARITO COMENTADO. A resposta correta é a opção 4, conforme consta na tabela das Necessidades Humanas Básicas, à página 65 da apostila.

GABARITO COMENTADO. A resposta correta é a opção 4, conforme consta na tabela das Necessidades Humanas Básicas, à página 65 da apostila. ADMINISTRAÇÃO SEMESTRE ESPECIAL MP2 (reposição) 18/11/2008 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 2008/2 GABARITO COMENTADO A. Sobre as conclusões e contribuições da experiência de Hawthorne, pode-se afirmar que:

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR As transformações sociais no final do século passado e início desse século, ocorridas de forma vertiginosa no que diz respeito aos avanços tecnológicos

Leia mais

Entrevista com Heloísa Lück

Entrevista com Heloísa Lück Entrevista com Heloísa Lück Heloísa Lück é doutora em Educação pela Columbia University em Nova York e tem pós-doutorado em Pesquisa e Ensino Superior pela George Washington D.C. É diretora educacional

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Liderança Pessoal para alunos do ensino superior: novos paradigmas para ensino, aprendizagem e carreira.

Liderança Pessoal para alunos do ensino superior: novos paradigmas para ensino, aprendizagem e carreira. Liderança Pessoal para alunos do ensino superior: novos paradigmas para ensino, aprendizagem e carreira. Escrito por: Maria de Lurdes Zamora Damião e Isabel Macarenco Cenário: jovens recém-formados que

Leia mais

O uso de jogos no ensino da Matemática

O uso de jogos no ensino da Matemática 607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL:

EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL: EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL: AÇÃO TRANSFORMADORA IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública Belo Horizonte Março de 2013 Quem sou eu? A que grupos pertenço? Marcia Faria Westphal Faculdade

Leia mais