A CONTRIBUIÇÃO DA GINÁSTICA LABORAL PARA MELHORA DO CLIMA ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS. Por: Josiane de Freitas Souza

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A CONTRIBUIÇÃO DA GINÁSTICA LABORAL PARA MELHORA DO CLIMA ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS. Por: Josiane de Freitas Souza"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A CONTRIBUIÇÃO DA GINÁSTICA LABORAL PARA MELHORA DO CLIMA ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS Por: Josiane de Freitas Souza Orientador Prof. Esp. Carlos Alberto Cereja de Barros RIO DE JANEIRO 2011

2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A CONTRIBUIÇÃO DA GINÁSTICA LABORAL PARA A MELHORA DO CLIMA ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS Monografia apresentada ao Curso de Pós Graduação em Gestão Empresarial da Universidade Cândido Mendes como requisito final à obtenção do título

3 AGRADECIMENTOS A todos que me incentivaram a iniciação ao curso e principalmente a Deus por dar força para sempre continuar persistente mesmo nos momentos mais difíceis de toda minha vida.

4 DEDICATÓRIA Dedico esse trabalho a minha mãe, minha irmão e aos meus amigos que estiveram sempre ao meu lado dando força para continuar lutando para me superar nos desafios apresentados na vida.

5 RESUMO O objetivo desse estudo é verificar a contribuição da ginástica laboral para a melhora do clima organizacional das empresas. Neste sentido, os modelos de planejamento estratégico apontam como destaque um dos seus itens constitutivos o clima organizacional. Percebe-se que com a tendência contemporânea, a busca por alternativas para a melhora do ambiente dentro das empresas e cada vez maior. Os programas de exercícios orientados se apresentam como uma estratégia cada vez mais requisitada e com as diferentes finalidades. Nas empresas apresentam uma grande adesão aos programas de ginástica laboral. A grande dúvida é se os programas de ginástica laboral aplicados tradicionalmente pode verdadeiramente colaborar para o incremento do clima organizacional. Com o esforço de preencher lacunas de conhecimento Justifica-se a necessidade de identificar o potencial da ginástica laboral como elemento positivo para o clima organizacional. A pratica da ginástica laboral mostra objetivos de reparar danos a saúde, porém, é claramente entendido que o nível emocional, os exercícios e as atividades nelas praticados são de grande valor, pois proporcionam momentos onde os funcionários podem estar juntos interagindo de forma agradável. Portanto conclui-se que a ginástica laboral vai contribuir visivelmente para a melhora do clima organizacional, resgatando a confiança, a motivação, colaboração, espírito de equipe e melhora na produtividade.

6 METODOLOGIA A metodologia utilizada destina-se a revisão de literatura, bem com bibliografia, livros, monografias concluídas, revistas e internet onde abordam sobre o tema. Será feita uma intensa pesquisa em literaturas que dissertam fatos sobre a ginástica laboral, clima organizacional e seus benefícios, literaturas que já trataram sobre o assunto. E com o objetivo de mostrar os benefícios da ginástica laboral para o clima organizacional nas empresas.

7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...8 CAPÍTULO I EVOLUÇÃO DO AMBIENTE EMPRESARIAL CAPÍTULO II A GINÁSTICA LABORAL E O CLIMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO III GINÁSTICA LABORAL PARA O CLIMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO IV FATORES IMPORTANTES DE UM PROGRAMA DE GINASTICA LABORAL CONCLUSÃO...37 ÍNDICE...44

8 8 INTRODUÇÃO O cenário empresarial brasileiro tem se transformado de forma marcante e abrangente nas últimas décadas. Não apenas nos aspectos relacionados a produtividade, mas principalmente no que se refere as relações interpessoais na empresa. Neste sentido, os modelos de planejamento estratégico apontam com destaque para um de seus itens constitutivos: o clima organizacional. Tal componente do planejamento se refere ao ambiente favorável para que seus colaboradores se sintam integrados com valores, atitudes e padrões de comportamento, formam informam existentes em uma instituição, possibilitando a avaliação de suas expectativas. Portanto, percebe-se como tendência contemporânea, a busca por alternativas para melhorar estes ambientes nas empresas, através da melhoria e da atenção diferenciada ao trabalhador, tanto sobre o aspecto de produtividade, quanto de sua satisfação com o ambiente de trabalho. Os programas de exercícios físicos orientados se apresentam como uma estratégia cada vez mais requisitada para diferentes finalidades. Nas empresas, percebe-se uma grande adesão a oferta de programas de ginástica laboral. Com a justificativa inicial e o enfoque prioritário sobre a prevenção de acidentes de trabalho e de lesões por esforço repetitivo, os programas de ginástica laboral ganharam força nas últimas décadas. Mesmo diante de um cenário promissor no campo de aplicação de programas de exercícios nos ambientes de trabalho, isto é, no campo de ginástica laboral, emerge a dúvida se o modelo de ginástica proposto é aplicado tradicionalmente nas empresas pode, verdadeiramente, colaborar para o incremento do clima organizacional. O esforço para preencher esta lacuna de conhecimento, justifica-se, particularmente, pela necessidade de se indicar o potencial da ginástica laboral como elemento positivo para o clima organizacional.

9 9 A pesquisa se mostra relevante a medida que propõe mais uma possibilidade de enfoque no campo de estudos relacionados a ginástica laboral e seus diversos benefícios, tanto para as empresas, quanto para os colaboradores e aponta novas formas de trabalho para os profissionais de Educação Física atuantes na área. Tal expectativa demonstra que o professor de educação física está munido de competências que lhe permite escolher e mudar os exercícios de acordo com o interesse e motivação dos funcionários. Desta forma, o presente estudo apresenta como objetivo geral verificar a contribuição da ginástica laboral para a melhoria do clima organizacional das empresas. Evidenciando fatores relevantes para iniciação de um programa de ginástica laboral como estratégia de melhora do clima organizacional. Capitulo I vai relatar sobre a perspectiva evolutiva do ambiente empresarial. O capitulo II vem tratar da ginástica laboral e o clima organizacional. O capitulo III relata sobre A ginástica laboral para o clima organizacional.

10 10 CAPÍTULO I EVOLUÇÃO DO AMBIENTE EMPRESARIAL Para a melhor compreensão da situação-proplema, faz-se necessário uma análise das características do ambiente empresarial contemporâneo, a partir de uma perspectiva evolutiva Pespectiva evolutiva do ambiente empresarial Através dos séculos as organizações empresariais vêm sofrendo influências das mais diversas categorias e instituições, tais como: as militares, filosóficas, religiosas. Cada uma delas com suas características e pensamentos próprios. A revolução industrial provocou profundas modificações na estrutura empresarial e econômica da época. Com o incremento da utilização de maquinas foi identificado á necessidade de um trabalho cooperativo, um sistema de caráter social entre os operários. Além da grande influência do mercado internacional que vinha mostrando várias formas de evolução empresarial, a revolução industrial foi o marco do desenvolvimento das empresas brasileiras. O século XX trouxe mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, a sua administração e o seu comportamento. E, sem dúvida as marcantes mudanças no que se diz respeito as pessoas. As organizações estão se preocupando em proporcionar para seus colaboradores e parceiros um ambiente de trabalho saudável acolhedor e agradável. De acordo com Chiavenato (1999, p.32) a organização indica os objetivos que pretende alcançar, focalizando a missão e visão, e oferece oportunidades de crescimento profissional que fortaleçam seu negócio. O ambiente empresarial tem se tornado mais competitivo, aumentando seu grau de complexidade, e gerando incertezas quanto ao futuro e exigindo rápidas mudanças nas organizações e seus componentes. Como já foi visto, as mudanças organizacionais ocorrem rapidamente devido a pressões externas e necessidades de melhoria na qualidade de

11 11 0 produtos e serviço devido ao crescimento das exigências tanto do mercado competitivo quanto dos clientes. Isto acarreta pressões as quais as empresas sofrem tais como: governamentais, de inovação tecnológica e a forte concorrência. Isso não quer dizer que as pressões internas não apresentam responsabilidades sobre as mudanças, pois a insatisfação dos clientes internos, a modificação nos processos de trabalho e variação no estilo gerencial podem influenciar no clima organizacional e futuramente promover mudanças na cultura da organização. Atualmente as empresas não visualizam mais seus funcionários como apenas prestadores de serviços, mas sim como parceiros da organização, como fornecedores e conhecimento, habilidades, capacidade e, sobretudo, o mais importante à inteligência, como também formadores de opinião sobre tudo que se rege no ambiente da empresa, como sugestão para a melhoria tato do ambiente de trabalho como da qualidade do produto ou serviço ofertado. De acordo com Stoner (1999, p. 35), o novo movimento das relações humanas constitui: uma abordagem integrativa à teoria da administração, combinando uma visão positiva da natureza humana com o estudo cientifico das organizações, visando prescrever como os administradores eficazes devem agir na maioria das circunstancias. Tendo em vista a complexidade das situações que envolvem as organizações modernas, nenhum problema ou situação é totalmente simples. É exatamente a complexidade das situações as quais tem inúmeras causas e produzem inúmeros efeitos, é justamente o fato de permitir que os administradores percebam a organização como um todo e como parte de um sistema maior.

12 O planejamento estratégico e o clima organizacional As organizações passaram a utilizar estratégias, significando o caminho que deverá ser trilhado para atingir os objetivos traçados. Esta intenção está intimamente ligada com planejamento, que representa um estudo sobre o que a organização irá fazer no futuro. Nesse caso, estratégia representa o futuro da organização. Portanto, enfatizar o planejamento estratégico, o qual envolve planos, ações, táticas, regras, padrões, posicionamentos e perspectivas, pode identificar ações que irá proporcionar grandes melhorias para a empresa. Um dos itens deste planejamento é o clima organizacional, sendo um referencial para uma melhora das relações entre os colaboradores, empresas e padrões de qualquer de qualidade em serviços. Assim, o estudo de clima organizacional pode oportunizar rendimentos excepcionais para a compreensão do funcionamento das organizações, prestar importante auxilio para o manejo e administração das pessoas nas organizações, servir de apoio para a tomada de decisão, identificar o grau de satisfação dos funcionários com a empresa, estilos de liderança, clareza organizacional etc. Segundo Laffollette (1975, apud MELLO, 2004, p. 13) É necessário conhecer o que faz que as pessoas se comportem de certa maneira. O comportamento humano vai estar sempre se alterando de acordo com o ambiente em que o cidadão se encontra, portanto é necessário certo entendimento sobre o assunto para conseguir algumas alternativas para atender as necessidades humanas. Moscovici (1997, p.10) afirma que: A maneira de lidar com as diferenças individuais cria um certo clima entre as pessoas e tem forte influência sobre toda a vida em grupo, principalmente nos processos de comunicação, relacionamento interpessoal no comportamento organizacional e na produtividade.

13 13 Sendo assim, o relacionamento interpessoal e o clima organizacional dos grupos podem trazer satisfações ou insatisfações pessoais ou grupais, repercutindo na organização em sua totalidade. Muitos dos autores pesquisados relacionaram clima organizacional com a motivação humana (realização, afiliação e poder). Tendo em vista que o estudo de clima representa as percepções individuais sobre determinadas variáveis e ou processos organizacionais, não existe forma de se separar as necessidades e interesses com as insatisfação dos seres humanos a avaliação do ambiente de trabalho, pois de todas as formas as expectativas relacionadas ao trabalho vão influenciar diretamente nos desejos de cada colaborador. Colocando assim o clima organizacional intimamente ligado aos desejos de cada um. As pesquisas sobre clima organizacional vêm sendo bem exploradas pelas empresas, pois estão dando base como estratégia para minimizar os conflitos de necessidades entre indivíduos e as organizações, com isso os administradores pode conhecer e entender melhor o comportamento dos indivíduos dentro das organizações. Bem como não pode separar a influência do ambiente de trabalho sobre as necessidades pessoais de cada colaborador, pois trata-se de ambições e frustrações que podem ocasionar variações em seu comportamento. Até propor medidas de modo que a organização possa alcançar seus objetivos institucionais e atender às expectativas dos indivíduos no trabalho. Clima organizacional pode ser definido como um conjunto de atributos específicos que caracteriza uma organização e que refletem como seus membros agem em seus respectivos ambientes. Sobre isso entende-se que o clima organizacional é como um elo conceitual de ligação entre o nível individual e o nível organizacional no sentido de expressar a compatibilidade ou as congruências das expectativas. No sentido de que os valores e os interesses individuais com as necessidades e diretrizes formais dos colaboradores e das organizações. A qualidade de um ambiente interno de uma organização, que resulta do comportamento e conduta dos seus e membros, serve como base para

14 interpretar a situação, também, como uma fonte de pressão direcionando as atividade. O clima organizacional influencia, direta e indiretamente nos comportamentos, na motivação, na produtividade do trabalho e também na satisfação das pessoas envolvidas com a organização. Segundo Luz (2001, apud LIMA & ALBANO, 2002, p. 35): O clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influencia profundamente na produtividade do indivíduo e, consequentemente da empresa. Assim sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesses nos colaboradores, além de uma boa relação entre os funcionários e a empresa. 14 Clima organizacional é a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento. Neste sentido, um dos fatores que deve ser repensado relaciona-se com a melhoria no ambiente de trabalho e a satisfação dos seus múltiplos usuários em relação ao clima presente na instituição, principalmente nas funções administrativas. A análise detalhada das informações sobre o clima organizacional e planejamento estratégico aponta para a valorização dos elementos qualitativos no ambiente de trabalho. A referida qualidade não está somente apoiada nos aspectos pessoais da produção da empresa, mas sim em elementos multifatoriais. Tendo como base estratégica o clima organizacionais e a qualidade no ambiente de trabalho, os autores Rodrigues (1991) e Julião (2001 apud STANO & LIMA, 2004, p. 2) afirmam que o termo qualidade de vida no trabalho vem para designar experiências calçadas na relação individuo trabalho organização, com base na reestruturação da tarefa, para deixar o trabalho menos árduo A qualidade de vida está intimamente ligada ao bom ambiente de trabalho, pois de acordo com um bom ambiente vai interferir nitidamente em todos os aspectos da vida pessoal de cada indivíduo, interferindo nas relações pessoais

15 15 e profissionais dos colaboradores. Desta forma um bom ambiente de trabalho pode ocasionar vários benéficos tanto para as organizações como para a qualidade de vida de cada colaborador.

16 16 CAPÍTULO II A GISNÁTICA LABORAL E O CLIMA ORGANIZACIONAL Bases conceituais A ginástica laboral é um programa de qualidade de vida e promoção de lazer, mesmo sendo realizada pelos trabalhadores durante o expediente de trabalho. A ginástica labora é planejada e aplicada no ambiente de trabalho durante o expediente. Essa ginástica busca criar um espaço no qual os trabalhadores, por livre e espontânea vontade, exercem várias atividades e exercícios físicos. Segundo Realce (2001, p. 28), uma definição para ginástica laboral é: a ginástica laboral é um conjunto de exercícios diários que visam normalizar capacidades e funções corporais para o desenvolvimento do trabalho, diminuindo a possibilidade de comprometimento da integridade do corpo. Embora o ser humano apresente diversos sistemas corporais interligados que possibilita executar movimentos globais, as condições de trabalho atuais, com alto grau de repetição e monotonia, limitam a natureza humana. De acordo com, ginástica laboral é o exercício orientado e praticado durante o horário do expediente visando benefícios pessoais no trabalho. A ginástica laboral apresenta inúmeros objetivos como exemplo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador, desgastes emocionais devido ao estresse sofrido no dia a dia de trabalho e um dos fatores mais marcantes as lesões causadas por esforço repetitivo. 2.2 Características da ginástica laboral A saúde ocupacional é uma preocupação no mundo moderno, merecedora de diversos estudos na busca de desvendar seus segredos, e relacionada a melhoria na vida do trabalhador, em sua produtividade e nos resultados oferecidos para a sociedade. Em todo um contexto de estudos voltado para a melhoria da saúde todos se voltam para o desenvolvimento de técnicas para

17 17 melhorar a qualidade de vida nos ambientes onde se vive, buscando alternativas para proporcionar um ambiente mais agradável. A ginástica laboral tem aspectos muito positivos relacionados a seus objetivos, pois ela prepara os indivíduos para reações rápidas a estímulos externos. Além disso, a melhoria nas condições físicas e mentais proporcionadas pelo exercício, pode-se verificar reações imediatas para alívios de tensões e estresses do dia a dia, sensações de bem estar e trazendo também boas expectativas sobre melhora saúde indivíduos. O bem estar mental é principalmente físico são imprescindíveis para uma boa qualidade de vida, tanto no ambiente de trabalho como no cotidiano, a qual influência diretamente no rendimento das atividades realizadas pelos trabalhadores. Mendes & Leite (2004, p.2) afirmam que a: ginástica laboral trabalha o cérebro, a mente, o corpo e estimula o auto-conhecimento, visto que amplia a consciência e a auto-estima e proporciona em melhor relacionamento consigo mesmo, com os outros e com o meio, levando a uma verdadeira mudança interna e externas das pessoas. A ginástica laboral pode ser preparatória e compensatória, consistindo em exercícios específicos realizados no próprio local de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica. Leve e de curta duração, a ginástica laboral visa: diminuir o número de acidentes de trabalho, prevenir doenças originadas por traumas cumulativos, prevenir a fadiga muscular, corrigir vícios posturais, aumentar a disposição dos funcionários ao iniciar e retornar ao trabalho, promover maior integração no ambiente de trabalho. A atividade física pode ser um meio alternativo excelente para descarregar ou liberar tensões, emoções e frustrações, acumuladas pelas pressões e exigências da vida moderna.

18 Motivos para a implantação da Ginástica Laboral nas empresas A tendência mundial de busca da qualidade de vida fez surgir nas empresas a necessidade da implantação de vários programas voltados para seus funcionários. Então a implantação da ginástica laboral vem com o objetivo de prover qualidade de vida e promoção de lazer. Conforme a literatura um dos problemas que mais tem afetado as empresas são os distúrbios na saúde dos trabalhadores. Na maioria das vezes, ocasionadas devido a uma organização do trabalho que envolve tarefas repetitivas, pressão constantes por produtividade, jornada prolongada além de tarefas fragmentadas, monótonas que reprimem o funcionamento mental do trabalhador. Os principais motivos de implantar a ginástica laboral estão relacionados à prevenção das principais doenças ocupacionais, à diminuição doas acidentes de trabalho e do absenteísmo, e ao incentivo a pratica regular de atividades físicas. Esses objetivos são atingidos pela ginástica laboral por meio do aumento do bem estar físico e mental, da disposição dos trabalhadores do maior relacionamento e cooperação entre as equipes de trabalho. Sobre os resultados positivos da implantação de um programa de ginástica laboral, Polido (2005, p.21), destaca: Aspectos físicos, redução das dores de cabeça e de dores de estômago e também no aspecto psicológico, redução da sensação de ansiedade e depressão, diminuição de dificuldade de concentração, redução das mudanças bruscas de humor, com isso foi verificando um aumento na preocupação com o corpo e também na disposição para o trabalho. Estudos feitos sobre o impacto da implantação de um programa de ginástica laboral, mostram resultados surpreendentes para os indivíduos e para as organizações. Dentre muitos, a autora destaca que a pratica da ginástica laboral melhora as condições e trabalho e saúde geral física, mental e espiritual, aumentos da disposição e da motivação para o trabalhador com isso o aumento da integração, o espírito de equipe, da união e da cooperação,

19 19 redução do estresse, alívio de tensão e relaxamento, melhora da qualidade de vida, melhoria da imagem da empresa, humanização do ambiente de trabalho e liberação da criatividade. 2.4 Benefícios da prática regular da ginástica laboral A ginástica laboral promove muitos benefícios, tanto para o trabalhador quanto para a empresa. De acordo com Bulsing (1998, apud POLITO, 2002, p.31) a ginástica laboral: acrescentar a liberação de movimentos bloqueados por tensões emocionais, obtendo a sensação de um corpo mais relaxado, melhora na coordenação motora dos funcionários, reduzindo, assim o gasto de energia para a execução de suas tarefas diárias, aumentando a flexibilidade, ativação do aparelho circulatório, preparação do corpo para a atividade muscular, desenvolvimento da consciência corporal, proporcionando o bem estar físico e mental. Os mais diversos objetivos são alcançados através da implantação de um programa de ginástica laboral, desde os de prevenção a danos causados pelo trabalho à saúde, ao incentivos a pratica de atividades esportivas fora do ambiente de trabalho. O que vai proporcionar um melhora à saúde e a qualidade de vida. Tanto os colaboradores, quanto as empresas se beneficiam com o programa de ginástica laboral. Os vários benefícios á saúde, estão relacionados á prática da ginástica laboral, tais como: diminuição da fadiga muscular, melhoria da condição física em geral, social como melhoria dos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho. Segundo Mendes e Leite (2004, p. 64) esses objetivos são atingidos pela ginástica laboral por meio do aumento do bem estar geral, da disposição dos trabalhadores, do maior relacionamento e cooperação entre equipes. Entre os vários benefícios relacionados a prática da ginástica laboral para as empresas podem se destacar a melhora considerável na produtividade, a diminuição da incidência de doenças ocupacionais o que gera um menor gasto com despesas médicas, marketing social, um menor índice de absenteísmo e

20 20 rotatividade dos funcionários, redução do número de erros e falhas, pois os funcionários, ficam mais motivados, e a elevada melhora do relacionamento entre os funcionários, pois a ginástica laboral ira proporcional uma possibilidade de interação entre os funcionários dos mesmo setores e até de setores diferentes o que vai também melhorar o desenvolvimentos das atividades operacionais. Relatar os benefícios relacionados a pratica da ginástica laboral para os funcionários é como referenciar a melhora da qualidade de vida aos colaboradores e entre outros benefícios como a melhoria da auto-estima, redução das dores, melhoria do relacionamento interpessoal, aumento da resistência da fadiga central e periférica, aumentos da disposição para o trabalho, melhoria da saúde física, mental e espiritual. 2.5 Benefícios relacionados ao clima organizacional As empresas estão adotando os programas de exercícios com um instrumento para promover a sociabilização, ou seja, melhoria do relacionamento interpessoal. Exercícios físicos são integrantes da prática e preparação esportiva, e podem ser utilizados em medicina com diversas finalidades. Os principais objetivos da prescrição de exercícios são a profilaxia, promoção de aptidão par, reduz a as atividades de vida diária, para o trabalho, para o lazer e para o esporte, além do estímulo à estética corporal e ao bem estar mental (SANTAREM, 2000). Uma possível explicação sobre a influência do exercício sobre a área emocional é que a prática de atividades física proporciona uma distração das preocupações do dia-a-dia. Sendo assim a prática regular de exercícios físico promove a prevenção das doenças profissionais, do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade entre outras. Favorece a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho, reduz a sensação de fadiga ao final da mesma e contribui para a promoção da saúde, da qualidade de vida e melhora do ambiente de trabalho.

21 21 Embora seja impossível viver sem o estresse, seu excesso é que pode causar os danos físicos e emocionais, podendo intervir na vida diária resultando na perda de produtividade e afetando o relacionamento interpessoal. A atividade física moderada e regular minimiza os efeitos do estresse, pois é relaxante. Um estudo feito em 1972 por Vries e Adans, relata que a atividade física moderada foi tão eficaz na redução da tensão quanto um tranqüilizante, sendo que o efeito do exercício foi mais duradouro (SHARKEY, 1998). Exercício está associado com as melhoras de humor das pessoas que tinham sintomas depressivos antes de iniciarem exercícios. Alguns pesquisadores acreditam que a atividade física aumenta os níveis de substâncias de alteração do humor as chamadas endorfinas. Sharkey (1998, p. 43), estudos mostram que as endorfinas, compostos semelhantes a morfina produzidos no cérebro, podem reduzir a dor e provocar uma sensação de euforia. Essas substancias são liberada quando se é executada alguma atividade física provocando assim uma sensação de bem estar, felicidade o que vai proporcionar aos participantes momentos agradáveis, melhorando assim seu estado físico e mental. A criação de um espaço onde as pessoas possam, por livre e espontânea vontade, exercer varias atividades e exercícios que estimulam o autoconhecimento, levam a ampliação da auto-estima e, conseqüentemente, proporcionam um melhor relacionamento consigo, com os outros e com o meio. Uma pesquisa com adultos concorda que a atividade física e aptidão melhora o auto-conhecimento. À medida que a atividade e a aptidão física alteram a imagem corporal, essa confiança renova no corpo pode ser um passo importante em direção a relação pessoais melhores. A saúde e o bem estar mental e principalmente físico são imprescindíveis para uma boa qualidade de vida, tanto no ambiente de trabalho como no cotidiano, a qual influencia diretamente no rendimento das atividades realizadas.

22 22 Polito (2002, p.33) afirma que: A partir do momento em que os funcionários passaram a participar das aulas, eles percebem que este é talvez o único momento do dia em que eles podem ser mesmos, abrindo mão do autoconhecimento, livre dos riscos de acidentes e erros. Podem conversar com seus colegas, saindo de suas posturas automatizadas. Estes programas preenchem também a carência do ambiente de trabalho. Com isso a atividade física vem crescendo e ganhando espaço dentro das empresas, uma vez que diminui os efeitos negativos do trabalho. Não só problemas físicos, mas também psicológicos (conflitos interpessoais, estresse, baixa concentração e confiança) e sociais (convívio, trabalho em equipe, relacionamento social). Isto é, visa a promoção da saúde psicossomática do trabalhador, a melhoria do relacionamento interpessoal no trabalho, além do aumento da produtividade. Este benefício podem ser relatados pelos próprios participantes, pois vai proporcionar uma interação entre os colaboradores que permitirá um maior conhecimento entre os mesmo o que facilitará a execução das tarefas diária.

23 23 CAPÍTULO III A GISNÁTICA LABORAL PARA O CLIMA ORGANIZACIONAL. 3.1 Ginástica laboral para o clima organizacional De uma maneira geral, parece difícil delimitar os aspectos emocionais, porque os indivíduos em situação estressantes geralmente adotam hábitos de vida menos saudáveis como a inatividade física. As principais causas do estresse no ambiente de trabalho são O excesso de trabalho, a execução de tarefas sob pressão, a ausência de decisões no processo produtivo, as condições ambientais insatisfatórias, a interferência da empresa na vida particular, a falta de conhecimento no processo da avaliação de desempenho e promoção e a falta de interesse na atividade profissional desempenhada. Buscar uma forma de prevenção para os efeitos nocivos do estresse é fator importante que deve ser relevante para as empresas, uma forma de prevenção a esses efeitos pode ser visto em situações onde as pessoas estão com sentimentos conflitantes que se desencadeiam como mecanismo de defesa. Com isso identificado esses fatores, uma alternativa é de extravasar esse estresse diário por meio de atividades criativas, que estimulem o movimento corporal e promovam o relaxamento, uma diversão simples e a prática regular de exercícios, onde vão promover a interação entre esses colaboradores. De acordo com (MORAES & DELBIN, 2005) o movimento corporal é uma alternativa que pode ser alcançada com a atividade física organizada durante o trabalho que vai ajudar o funcionário a extravasar as tensões que o trabalho gera. A ginástica laboral auxilia os trabalhadores em grupo, realizando atividades de relaxamento, participar de atividades recreativas, praticar exercícios físicos regulares, ter estilo de vida saudável, procurar rir ou chorar quando tiver vontade, liberar as tensões e preocupações do dia a dia e ter um momento

24 24 destinado para a interação com os colegas de trabalho gerando uma coesão entre o grupo. A empresa que deseja obter reter talentos humanos flexíveis às constantes mudanças ambientais, transformando-os em parceiros e aliados na adoção de novas ferramentas de trabalho e modelos de gestão, deverá proporcionar um ambiente de trabalho que atenda à plena realização dos indivíduos nas dimensões espirituais, sociais, físicas e mentais, tornando pró-ativos ás mudanças, buscando assim o alcance dos objetivos organizacionais em consonância com os individuais. Com isso a ginástica laboral se apresenta como a ferramenta essencial para desenvolver fatores motivadores, geradores de satisfação, realização, reconhecimento do próprio trabalho, responsabilidade e desenvolvimento pessoal, pois de acordo com Godoy, (2002, p.10) o exercício além da redução da depressão, confirmou que o exercício melhora o humor e a condição da pessoa para reagir a estressores psicossociais, melhorando a auto-estima. Portanto, segundo Maciel et. al. (2005, p.7), a pratica de um programa de ginástica laboral está associada aos efeitos sobre os seguintes aspectos: Psicológicos: reduzir acidentes de trabalho e ou afastamento do trabalhador da empresa, reforça a autoestima, aumento da capacidade de concentração no ambiente de trabalho, conquista de um momento destinado a ele, valorização do funcionário. A prática de atividades recreativas e de relaxamento promove uma melhora no que se diz respeito aos aspectos sociais. Melhora o relacionamento interpessoal, a comunicação interna, a participação ativa nas palestras debates e dinâmicas, proporcionando assim um ambiente mais agradável e favorável para uma melhora nos processos e produção da empresa. As evidências indicam que proporcionar ao trabalhador uma prática de ginástica laboral segura e eficiente, com duração de dez a quinze minutos, pode colaborar para a prevenção e a reabilitação e a reabilitação de doenças ocupacionais.

25 3.2 Efeitos do exercício no clima organizacional 25 O estresse é quase sempre motivado por estímulos externos que provêm do trabalho, do lar ou dos demais afazeres da vida. Estes estímulos agem no psiquismo da pessoa, estimulando sentimentos tais como medo, raiva, ambição exagerada e culpa, que irão, por sua vez, provocar uma reação do sistema nervoso, das glândulas que irão provocar as conseqüências físicas do estresse (SILVA NETO, 2000). A idéia de que as atividades lúdicas devem compor o repertório de estratégias e possibilidades dos programas de ginástica laboral por possibilitar um momento de integração, sociabilização, lazer e humanização que, uma vez realizados dentro dos limites e necessidades individuais, poderão ampliar as possibilidades dos movimentos corporais, bem como, as capacidades físicas. A Ginástica Laboral orientada adequadamente pode proporciona em primeiro lugar a mudança de estilo de vida do colaborador. Àqueles que não praticavam ou não tinham a oportunidade de praticar qualquer atividade física, com a implantação do programa, podem vivenciar os exercícios dentro do seu próprio posto de trabalho e aos que já praticam algum tipo de atividade, podem acrescentar as práticas para o seu treinamento e compensação dos grupos musculares trabalhados na sua rotina diária. Os exercícios hoje vem sendo uma das grandes ferramentas na prevenção das doenças oriundas do trabalho e da vida moderna. Na execução dos exercícios, ocorre um aumento da irrigação sangüínea em nível dos tendões, ligamentos, fáscias e músculos, dilatação dos vasos sangüíneos contolando a pressão arterial, aumento da oxigenação muscular, menor concentração de ácido lático e amônia nas estruturas musculares utilizadas nas tarefas operacionais, estabilidade músculo-articular e ligamentar, melhora da flexibilidade e elasticidade músculo-articular proporcionando maior resistência e integridade estrutural, capacidade das fibras musculares recuperar-se da deformação e adaptar-se a uma nova extensão, eliminação ou redução dos encurtamentos do sistema muscular, melhora da absorção de energia, dissolução dos nódulos (trigger points) contidos nas fáscias e músculos ocasionados por tensão muscular, diminuição de cãibras, melhora dos

26 26 problemas posturais que alteram o centro de gravidade provocando adaptações musculares, eliminação dos hormônios da adrenalina e noradrenalina responsáveis pelo estresse físico e psíquico, redução da ansiedade (PEREIRA, 2003). A ginástica laboral através dos exercícios corporais proporciona o bem estar mental favorecendo uma melhor concentração para o trabalho, o aumento do horário nobre de produtividade, quebra da rotina de trabalho e aumento da auto-estima. O que vai proporcionar a melhora das relações humanas a ginástica laboral direcionada de forma didática e sutil para um trabalho de integração, tem papel fundamental na melhora das relações interpessoais, aumento da motivação para o trabalho, melhora do espírito de equipe, maior cooperação entre os colegas de trabalho, melhora do comprometimento com a empresa, aparecimento de novas lideranças, quebra do bloqueio social e de tabus e preconceitos. A ginástica laboral atua na prevenção e no combate ao estresse, visto que durante a atividade física é liberado um neurotransmissor chamado endorfina, o que causa bem-estar e alívio das tensões. Além disso, Segundo Silva Neto (2002), os exercícios ajudam a reavaliar o modo de pensar, organizar seu tempo, espaço e atuação, compreensão, alimentação saudável, descontração, fatores preventivos dos sinais de estresse. Os programas quebram a rotina e relaxam o indivíduo, o ambiente de trabalho passa a ser menos formal, mais feliz e agradável. A ginástica laboral está suprindo, ao menos em partes, esta necessidade de um "espaço de liberdade", de uma quebra de ritmo, na rigidez e na monotonia do trabalho. Além disto, a organização do trabalho ataca primeiro e maciçamente a vida mental os indivíduos. O desgaste neste aspecto é bem maior devido a todo o esforço para manter-se sob controle.assim ao começarem a participar da ginástica, os trabalhadores descobrem que é um momento, talvez o único do dia.onde podem ser ele mesmos de forma integrada, expandindo o corpo, a mente e o espírito.é possível, então, relaxar e

27 27 abrir mão do autocontrole, livres de risco de acidentes, erros e tensão decorrentes.podem sair das posturas automatizadas, conversar com seus colegas e desligar das pressões aliviando o estresse. A ginástica laboral preenche também uma carência de atenção e valorização das pessoas, sendo percebida como uma diferença da empresa para com elas e um sinal de humanização do ambiente de trabalho. (PAGLIARI, 2002). A ginástica laboral, segundo Marchesini (2002), também é parte integrante da motivação e qualidade dos trabalhos de equipes de uma organização. Os resultados das empresas que implantam os programas são certos: há uma melhora nas relações interpessoais no ambiente de trabalho; redução do absenteísmo e do afastamento; redução dos custos com assistência médica; aumento da produtividade e redução do número de acidentes. Todos os benefícios que as empresas fornecem aos seus funcionários com programas, são retorno para si próprias.

28 28 CAPÍTULO IV FATORES IMPORTANTES DE UM PROGRAMA DE GINASTICA LABORAL. 4.1 Fatores importantes de um programa de ginástica laboral A ergonomia tem desempenhado um papel central na prevenção de danos a saúdes física e metal oriundo do trabalho, pois permite a avaliação das condições e ambientes de trabalho, propostas e implementação de soluções técnicas (relacionadas a mudanças nos equipamentos e ambientes físicos) e administrativas (relacionadas à programação de pausas e rodízios e mudanças na organização e conteúdo das atividades), assim reduzindo a freqüência das doenças, os custos financeiros com indenizações e o sofrimento dos trabalhadores ABREU e FERRAZ, 2002). Por outro lado, programas de ginástica laboral têm sido implementados com grande freqüência nas empresas como um método de prevenção das LER/DORT. E a atividade física vem sendo considerada como um fator benéfico para a saúde física e mental em geral. Segundo Zilli (2002) os benefícios da atividade física coordenada para as empresas e os benefícios para o trabalhador são relacionados da seguinte forma: maior proteção legal Prevenir a DORT/LER, aumento dos lucros, prevenir lesões, diminuição dos acidentes de trabalho, com prevenção de doenças profissionais, diminuir tensões generalizadas e relaxar, reflexão na capacidade de produção / produtividade, amenizar fadiga muscular e emocional, integração dos trabalhadores, prevenir o estresse, baixo custo de implantação do programa Melhorar a postura Funcionamento da ação como política de RH Melhorar a condição do estado de saúde geral Acompanhamento do médico da empresa ou RH, Reduzir acidentes de trabalho e/ou afastamento do trabalhador da empresa, reforçar a auto-estima, aumento da capacidade de concentração no ambiente de trabalho, conquista do momento destinado a ele, valorização do funcionário (homem / profissional),

29 29 melhorar o relacionamento interpessoal, melhorar a comunicação interna, participação ativa nas palestras debates e dinâmica de grupo. As instituições e profissionais que implantam os programas de ginástica laboral, às vezes denominam esses programas de ergonomia ou prevenção ergonômica das LER/DORT. Pelo que se descreveu acima, fica evidente que os programas de GL não visam somente uma melhoria das condições, do ambiente ou da organização do trabalho, os objetivos vem em primeiro das intervenções ergonômicas, e em seu contexto abranger todas as áreas de benefícios possíveis. Nesse sentido, os objetivos da ergonomia e da GL são distintos e os meios utilizados completamente diferentes. Assim, fica claro que os programas de ginástica laboral não podem e não devem ser confundidos com intervenções ergonômicas, pois há uma diferença fundamental de objetivos e meios aplicados nas suas respectivas intervenções. Deste modo, as instituições que se referem aos seus serviços de ginástica laboral como sendo uma intervenção ergonômica estão, de certa forma, faltando com a verdade, mas quando se referem a melhora do ambiente e relações interpessoais estão em inteira razão para sua implantação Deve-se entender a prática de exercícios físicos como benéfica quando realizada pela livre vontade dos indivíduos, em situações de sua escolha, sem constrangimentos, por períodos de pelo menos três vezes por semana com duração de aproximadamente uma hora cada sessão. A Ginástica Laboral pode ser considerada uma alternativa para o problema, pois é considerado um exercício físico eficaz para prevenir doenças relacionadas ao trabalho e, assim, melhorar a qualidade de vida do trabalhador. É interessante, entretanto, notar que a ginástica, por si só, não terá resultados significativos, se não houver uma elaborada política de benefícios sociais, além de estudos ergonômicos, da colaboração dos gerentes, dos técnicos de segurança do trabalho, dos médicos ocupacionais e dos profissionais de recursos humanos. Com relação aos resultados positivos da Ginástica Laboral, apresentados pelos diferentes autores, destacam-se o alívio das dores corporais, a diminuição dos casos de LER/DORT, o aumento da produtividade e um maior retorno financeiro para as empresas (Alves e Vale, 1999). Fica evidente, portanto, que a Ginástica Laboral é eficiente na prevenção das doenças

30 30 ocupacionais, na melhoria da qualidade de vida do trabalhador e na diminuição do absenteísmo. 4.2 O exercício como fator de melhora do ambiente de trabalho Os fatores que podem influenciar essa busca a prática regular de exercícios físicos têm sido valorizada por inúmeros motivos, tal como os desgastes físico e mental decorrente do estresse das grandes cidades. Encontrando, assim, no exercício físico regular uma válvula de escape para minimizar os efeitos maléficos da vida moderna, conforme (TAHARA & SILVA, 2003). Segundo Lima (2003), os exercícios físicos são formas de descarregar tensões e de carregar alegria, sendo um forte aliado do organismo físico. Contudo há uma melhora na auto-imagem, uma vez que esta está diretamente ligada à auto-estima e ao reconhecimento pessoal. Grandjean (1998) só vem a reforçar que o contato social e a proximidade com os colegas são eficazes na prevenção contra a monotonia, agindo, desse modo, contra o isolamento social, e incentivando a busca pelo o exercício físico. Muitas empresas direcionam a atenção dos trabalhadores ao processo de produtividade e qualidade, oferecendo benefícios e recompensas pelo aumento da produtividade, deixando de lado suas necessidades pessoais para alcançar os objetivos propostos. Por isso, o trabalho ocupa espaço importante na vida do funcionário, uma vez que, este passa a maior parte de seu tempo no local ocupacional do que em suas casas ou em atividades destinadas ao lazer. Observa-se, que a relação entre bem estar e saúde do funcionário e aumento da produtividade no ambiente de trabalho entram em desequilíbrio, uma vez que as empresas ignoram as necessidades citadas acima. Este equilíbrio é alcançado quando a realização de atividades prazerosas e saudáveis em ambientes onde se permaneça por longos períodos (local ocupacional) e onde o nível de stress costuma ser elevado, implicam em ansiedade, falta de concentração e queda na produtividade. Foi constatado na prática, que pessoas que não se sentem satisfeitas e tranqüilas em seu ambiente de trabalho, e cujos níveis de tensão e insegurança são significativos, tornam-se mais propensas a sofrerem acidentes de trabalho e cometerem erros. Mediante este fato, ocorrem mudanças no mundo do

31 31 trabalho, seja na produção ou na corporação, gerando aos trabalhadores conseqüências para a sua saúde física e mental. A alta exigência pela competitividade nas empresas tem elevado em demasia o desgaste dos funcionários, o que acabou favorecendo a implantação de programas de qualidade de vida nas empresas. Uma das estratégias utilizadas tem sido a inserção da atividade física no ambiente de trabalho que consiste desde a ginástica laboral até a construção de academias nas empresas. Assim, as empresas devem proporcionar a qualidade de vida aos seus funcionários, e incorporar na rotina diária a prática de atividade física, objetivando uma redução nos índices de sedentarismo e criando uma humanização e valorização no ambiente de trabalho. Assim, o trabalho torna-se equilibrado quando permite ao indivíduo a recuperação de suas necessidades biopsicossocias, contribuindo para a sua realização e reestruturação pessoal. A busca pela qualidade de vida insere-se no contexto da responsabilidade social, onde a prática deve ser incorporada tanto pelas empresas quanto pelos próprios profissionais. Para que os programas de qualidade de vida gerem benefícios efetivos, o comprometimento deve ser completo: a empresa deve desenvolver políticas, ações e programas de estímulo a uma vida saudável, e o funcionário, por sua vez, deve perceber que seu papel é fundamental para que os objetivos sejam alcançados por ambas as partes. A chave para manter uma empresa lucrativa ou uma economia saudável é a produtividade da força de trabalho o Capital Humano. Visto esta necessidade, o equilíbrio organizacional reflete o êxito das organizações em recompensarem seus integrantes. Com a maior participação do capital humano no sucesso das empresas, a valorização desse ativo torna-se imprescindível pessoas saudáveis trabalhando em organizações saudáveis, o que representa negócios com melhores lucros e maior retorno do investimento. É importante ressaltar a distinção entre atividade física no local de trabalho ou fora dele e ginástica laboral, pois essas duas práticas têm objetivos diversos e diferem significativamente nos meios e instrumentos que utilizam. A ginástica

32 32 laboral tem por objetivo principal a prevenção de doenças ocupacionais, é realizada nos locais de trabalho durante a jornada de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica. De acordo com Souza (2004), a ginástica no ambiente de trabalho surge que com a terminologia de ginástica de pausa e Couto (1995) enfatiza a importância da pausa pelo organismo devido à diminuição das lesões por atividades repetitivas, onde as tais pausas poderiam contribuir para a fluxo normal de sangue diminuindo o acúmulo de ácido láctico no músculo; visco elasticidade normal e lubrificação dos tendões evitando atrito interestrutural. Já os programas de atividade física consistem em incentivos à prática de esportes ou atividades que levem a um maior dispêndio energético e movimentação da musculatura. Em geral, recomenda-se a prática de um esporte ou atividade física pelo menos três vezes na semana, com uma duração de aproximadamente uma hora por sessão. Para isso existem as academias e outros centros esportivos, em geral, fora dos locais de trabalho, o que poderia invibializar que o trabalhador se exercitasse regularmente (15). No Brasil, são raros os programas de atividade física nas empresas no sentido de promover uma conscientização e um aumento da prática de exercícios, visando à melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e da população em geral. Apesar das tentativas bem intencionadas de proporcionar maiores oportunidades de os trabalhadores se exercitarem fisicamente, oferecendo descontos em academias, ou até academias próximas dos locais de trabalho e outros tipos de incentivo, a participação não é muito constante. Os esforços de programas de incentivo para a prática de atividades físicas boa parte de população brasileira encontra-se inativa. Na década de 1990, houve aumento da prática de atividade física pela população, principalmente nas nações industrializadas, porém tal situação permanece nos países independente de sua taxa de desenvolvimento, onde parte da população adulta apresentam níveis insuficientes de atividade física.

33 Qualidade de vida no trabalho Qualidade de vida pode ser usada como uma estratégia gerencial visando à integração do ser humano à organização, para elevar o máximo possível o bem-estar do trabalhador com a organização e seu trabalho, pela satisfação de suas necessidades de crescimento pessoal e profissional e, ao mesmo tempo, diminuir seu esforço e aumentar seu desempenho. O cenário atual no campo de atuação da Qualidade de Vida no Trabalho privilegia o profissional de educação física no que se refere às possibilidades de intervenção. Ao mesmo tempo, é também desafiador no que tange às necessidades das organizações e de seus colaboradores, bem como à capacitação dos profissionais que intervêm neste ambiente. Apesar de ocupar um lugar de destaque, a Educação Física não é a única área do conhecimento que contribui para o desenvolvimento de ações e Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, tampouco ocupa uma função central neste processo. Tanto do ponto de vista teórico quanto do ponto de vista da intervenção prática, a qualidade de vida no trabalho se apresenta como um agente demandante de uma gama considerável de contribuições advindas de diversas áreas do conhecimento e que consolida a intervenção de uma forma multidisciplinar. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte 2010, 9 (1 suplemento 1): Esta necessidade característica associada à qualidade de vida no trabalho aponta para a complexidade do tema e os inúmeros fatores envolvidos relacionados às dimensões biológica, psicológica, social e organizacional (BPSO), consolidando uma visão mais holística da questão (LIMONGI- FRANÇA, 2008). Especificamente sobre as práticas corporais, é possível agrupar ações por objetivo de intervenção conforme propõe Kallas (2006), sendo elas: Promoção da Saúde, Treinamento & Desenvolvimento e Área Social: Esporte e Lazer. Tal classificação se sobrepõe à visão BPSO considerando que cada ação tem um objetivo específico envolvido. Estes fatores devem ser considerados pelos Profissionais de Educação Física em suas intervenções, seja em ações de práticas corporais ou na implantação e gestão de programas de atividades físicas nas organizações.

Programa de Ginástica Laboral

Programa de Ginástica Laboral Programa de Ginástica Laboral 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Programa de Ginástica Laboral (PGL) Promoção e Organização: Centro de Educação Física, Esportes e Recreação Coordenadoria do Campus de Ribeirão Preto.

Leia mais

AS VARIAÇÕES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS APLICADOS NAS SESSÕES DE GINÁSTICA LABORAL

AS VARIAÇÕES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS APLICADOS NAS SESSÕES DE GINÁSTICA LABORAL AS VARIAÇÕES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS APLICADOS NAS SESSÕES DE GINÁSTICA LABORAL Junior, A. C. de J. Sebastião, J. S. Pimentel, E. S. Moreira, R. S. T.. RESUMO A área da ginástica laboral vem crescendo bastante

Leia mais

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SUMÁRIO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS EXECUÇÃO CONDIÇÕES GERAIS JUSTIFICATIVA As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva.

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Entender os benefícios

Leia mais

COMPORTAMENTO SEGURO

COMPORTAMENTO SEGURO COMPORTAMENTO SEGURO A experiência demonstra que não é suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é que se estabeleça a combinação de estratégias

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO UTILIZANDO A GINÁSTICA LABORAL

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO UTILIZANDO A GINÁSTICA LABORAL QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO UTILIZANDO A GINÁSTICA LABORAL Alessandra Prado de Souza, Ana Eliza Gonçalves Santos, Jaciara Nazareth Campos Palma, Karine Aparecida Silvério, Leonardo Ferreira, Matheus

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa.

ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa. ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa. 1. INTRODUÇÃO Prof. Carlos Maurício Duque dos Santos Mestre e Doutorando em Ergonomia pela Escola Politécnica

Leia mais

Qualidade de vida no Trabalho

Qualidade de vida no Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Introdução É quase consenso que as empresas estejam cada vez mais apostando em modelos de gestão voltados para as pessoas, tentando tornar-se as empresas mais humanizadas,

Leia mais

GINÁSTICA LABORAL Prof. Juliana Moreli Barreto

GINÁSTICA LABORAL Prof. Juliana Moreli Barreto GINÁSTICA LABORAL Prof. Juliana Moreli Barreto OFICINA PRÁTICA Aprenda a ministrar aulas de ginástica laboral GINÁSTICA LABORAL - Objetivos e benefícios do programa - Formas de aplicação atualmente - Periodização

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

A Prevenção de Doenças Ocupacionais na Gestão de Qualidade Empresarial

A Prevenção de Doenças Ocupacionais na Gestão de Qualidade Empresarial A Prevenção de Doenças Ocupacionais na Gestão de Qualidade Empresarial 2 Alessandra Maróstica de Freitas A Prevenção de Doenças Ocupacionais na Gestão de Qualidade Empresarial ALESSANDRA MARÓSTICA DE FREITAS

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA PARA O TRABALHADOR NA GRÁFICA E EDITORA BRASIL

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA PARA O TRABALHADOR NA GRÁFICA E EDITORA BRASIL FACULDADES INTEGRADAS DO PLANALTO CENTRAL Aprovadas pela Portaria SESu/MEC Nº. 368/08 (DOU 20/05/2008) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA PARA O TRABALHADOR NA GRÁFICA E EDITORA

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Proposta para Implantação do Programa Atividade Física & Mulheres

Proposta para Implantação do Programa Atividade Física & Mulheres 2 Proposta para Implantação do Programa Atividade Física & Mulheres Ana Paula Bueno de Moraes Oliveira Graduada em Serviço Social Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas Especialista

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local 1 Por: Evandro Prestes Guerreiro 1 A questão da Responsabilidade Social se tornou o ponto de partida para o estabelecimento

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Alcance

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados.

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. 2. JUSTIFICATIVA Segundo França (1996), a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) representa

Leia mais

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ESTRESSE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Página 1 de 9 1. OBJETIVO... 3 2. ESCOPO... 3 3. DEFINIÇÕES... 4 4. ESTRESSE OCUPACIONAL: CARACTERIZAÇÃO... 4 4.1. Conceitos fundamentais... 4 4.2. Conseqüências

Leia mais

PRINCÍPIOS Prevenção e o controle das doenças, especialmente as crônico-degenerativas estimulam desejo

PRINCÍPIOS Prevenção e o controle das doenças, especialmente as crônico-degenerativas estimulam desejo PRINCÍPIOS Prevenção e o controle das doenças, especialmente as crônico-degenerativas estimulam o desejo de participação social direciona as ações para a estruturação de um processo construtivo para melhoria

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Módulo 11 Socialização organizacional

Módulo 11 Socialização organizacional Módulo 11 Socialização organizacional O subsistema de aplicação de recursos humanos está relacionado ao desempenho eficaz das pessoas na execução de suas atividades e, por conseguinte, na contribuição

Leia mais

O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE

O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE UM ESTUDO QUANTO À APLICABILLIDADE DO PROGRAMA PARA COLETORES DE LIXO DO MUNICÍPIO DE NITERÓI ALESSANDRA ABREU LOUBACK, RAFAEL GRIFFO

Leia mais

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Evolução PMC têm atuação diferenciada na gestão de pessoas e clima organizacional, gerando na equipe mais agilidade para a mudança e maior capacidade

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos

Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos Edna Bedani Edna Bedani Mestre em Administração, Pós Graduada em Administração, com especialização em Gestão Estratégica de RH, graduada em

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

AÇÕES EFETIVAS DE GERENCIAMENTO DO STRESS OCUPACIONAL: Desafio de Conciliar Embasamento Científico e Planejamento Estratégico

AÇÕES EFETIVAS DE GERENCIAMENTO DO STRESS OCUPACIONAL: Desafio de Conciliar Embasamento Científico e Planejamento Estratégico AÇÕES EFETIVAS DE GERENCIAMENTO DO STRESS OCUPACIONAL: Desafio de Conciliar Embasamento Científico e Planejamento Estratégico Sâmia Simurro Novembro/2011 FATOS SOBRE O STRESS Inevitável Nível positivo?

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

A importância da Ergonomia Voltada aos servidores Públicos

A importância da Ergonomia Voltada aos servidores Públicos A importância da Ergonomia Voltada aos servidores Públicos Fisioterapeuta: Adriana Lopes de Oliveira CREFITO 3281-LTT-F GO Ergonomia ERGONOMIA - palavra de origem grega, onde: ERGO = trabalho e NOMOS

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Os desafios da EducaÄÅo FÇsica na EducaÄÅo de Jovens e Adultos (EJA)

Os desafios da EducaÄÅo FÇsica na EducaÄÅo de Jovens e Adultos (EJA) 1 Os desafios da EducaÄÅo FÇsica na EducaÄÅo de Jovens e Adultos (EJA) Joyce Ribeiro Caetano, Alyson de Melo Gomes 1 Orientador: Kleber Mirallia ** Resumo Trata-se de uma pesquisa aåço em que foi feita

Leia mais

Orientação para Aposentadoria. Donália Cândida Nobre Assistente Social Suzana Pacheco F. de Melo Psicóloga

Orientação para Aposentadoria. Donália Cândida Nobre Assistente Social Suzana Pacheco F. de Melo Psicóloga Orientação para Aposentadoria Donália Cândida Nobre Assistente Social Suzana Pacheco F. de Melo Psicóloga Orientação para aposentadoria Entendendo a saúde na definição da Organização Mundial da Saúde:

Leia mais

TURN OVER VOLUNTÁRIO UMA BREVE ANÁLISE DOS ESTÍMULOS www.factor9.com.br/educacional.php. Eduardo Varela

TURN OVER VOLUNTÁRIO UMA BREVE ANÁLISE DOS ESTÍMULOS www.factor9.com.br/educacional.php. Eduardo Varela TURN OVER VOLUNTÁRIO UMA BREVE ANÁLISE DOS ESTÍMULOS www.factor9.com.br/educacional.php Eduardo Varela 1 Turnover Voluntário Uma breve análise dos estímulos www.factor9.com.br/educacional.php Turnover

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

EMPREENDEDORISMO DE. Professor Victor Sotero

EMPREENDEDORISMO DE. Professor Victor Sotero EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS COM INFORMÁTICA Professor Victor Sotero 1 OBJETIVOS DA DISCIPLINA Esta disciplina apresenta uma metodologia para formação de empreendedores. Aberta e flexível, baseada em princípios

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

OBSERVAÇÃO DE TAREFAS BASEADA NA SEGURANÇA COMPORTAMENTAL

OBSERVAÇÃO DE TAREFAS BASEADA NA SEGURANÇA COMPORTAMENTAL OBSERVAÇÃO DE TAREFAS BASEADA NA SEGURANÇA COMPORTAMENTAL Autores Gerson Luiz Chaves Vandro Luiz Pezzin RGE - RIO GRANDE ENERGIA S.A. RESUMO Os riscos presentes nas atividades que envolvem a distribuição

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos.

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos. Gestão de Recursos Humanos Aula 2 Profa. Me. Ana Carolina Bustamante Organização da Aula Liderança Competências gerenciais Formação de equipes Empreendedor Liderança X Gerenciamento Conceito e estilos

Leia mais

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação. ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento Responsável: Psic. Juliana Cohen MANAUS/AM APRESENTAÇÃO O Núcleo de Apoio ao Acadêmico (NAA) da Faculdade La Salle/Manaus-AM, em consonância com a

Leia mais

Programa de Qualidade de Vida

Programa de Qualidade de Vida Programa de Qualidade de Vida SOBRE O PROJETO OBJETIVO GERAL Padronizar as ações de qualidade de vida em todas as unidades de negócio da IMPSA no Brasil, proporcionando espaço aos colaboradores para que

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO COMO AS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES ESTÃO IMPACTANDO A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS Paola Moreno Giglioti Administração

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

1. Documento: 20026-2015-3

1. Documento: 20026-2015-3 1. Documento: 20026-2015-3 1.1. Dados do Protocolo Número: 20026/2015 Situação: Ativo Tipo Documento: Comunicação Interna - CI Assunto: Planejamento estratégico - Metas Unidade Protocoladora: SES - Secretaria

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

humor : Como implantar um programa de qualidade de vida no trabalho no serviço público Profa. Dra. Ana Magnólia Mendes

humor : Como implantar um programa de qualidade de vida no trabalho no serviço público Profa. Dra. Ana Magnólia Mendes Universidade de Brasília -UnB Instituto de Psicologia - IP Departamento de Psicologia Social e do Trabalho - PST Só de Pensar em vir Trabalhar, jáj Fico de mau-humor humor : Como implantar um programa

Leia mais

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas.

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas. INTRODUÇÃO Você, provavelmente, já sabe que colaboradores felizes produzem mais. Mas o que sua empresa tem feito com esse conhecimento? Existem estratégias que de fato busquem o bem-estar dos funcionários

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Portfolio de cursos TSP2

Portfolio de cursos TSP2 2013 Portfolio de cursos TSP2 J. Purcino TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance 01/07/2013 Como encantar e fidelizar clientes Visa mostrar aos participantes a importância do conhecimento do cliente,

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Neste início de século observamos no mundo uma economia

Neste início de século observamos no mundo uma economia Nutrição, Prevenção e Qualidade de Vida DRA. CHRISTIANNE DE VASCONCELOS AFFONSO 1 INTRODUÇÃO Neste início de século observamos no mundo uma economia de interdependência, denominada globalização, caracterizada

Leia mais

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Disciplina: Gestão de Pessoas Página: 1 Aula: 09 O líder pode ser definido como uma pessoa capaz de unir outras através de esforços combinados para atingir determinado

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

A Segurança consiste na responsabilidade de saber e agir da maneira correta.

A Segurança consiste na responsabilidade de saber e agir da maneira correta. Segurança do Trabalho É o conjunto de medidas que versam sobre condições específicas de instalações do estabelecimento e de suas máquinas visando à garantia do trabalhador contra riscos ambientais e de

Leia mais

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO:

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO: Fichamento / /2011 MOTIVAÇÃO Carga horária 2 HORAS CONCEITO: É o desejo de exercer um alto nível de esforço direcionado a objetivos organizacionais, condicionados pela habilidade do esforço em satisfazer

Leia mais

PALESTRA COMPORTAMENTO SEGURO PROF. JOSÉ RICARDO TÓFFOLI DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO - 23/05/2015

PALESTRA COMPORTAMENTO SEGURO PROF. JOSÉ RICARDO TÓFFOLI DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO - 23/05/2015 PALESTRA COMPORTAMENTO SEGURO PROF. JOSÉ RICARDO TÓFFOLI DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO - 23/05/2015 SEGURANÇA DO TRABALHO: UM MINUTO DA SUA ATENÇÃO! FALTA DE ATENÇÃO E ACIDENTES DO TRABALHO

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Introdução à Administração. Prof. Adilson Mendes Ricardo Novembro de 2012

Introdução à Administração. Prof. Adilson Mendes Ricardo Novembro de 2012 Novembro de 2012 Aula baseada no livro Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato 7ª edição Editora Campus - 2004 Nova ênfase Administração científica tarefas Teoria clássica estrutura organizacional

Leia mais

Prof Elly Astrid Vedam

Prof Elly Astrid Vedam Prof Elly Astrid Vedam Despertar e saber lidar com os mecanismos de liderança e se preparar para a gestão de pequenos e médios negócios; Identificar conflitos no ambiente de seu negócio, calculando e avaliando

Leia mais

ESCOLA DE GOVERNO - MARAVILHA. O sucesso de qualquer empresa depende da qualidade de seus profissionais. O funcionário público não trabalha???

ESCOLA DE GOVERNO - MARAVILHA. O sucesso de qualquer empresa depende da qualidade de seus profissionais. O funcionário público não trabalha??? ESCOLA DE GOVERNO - MARAVILHA PALESTRA: A GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MINISTRANTE: Prof. ADEMAR DUTRA, Dr. VERDADES OU MENTIRAS??? O sucesso de qualquer empresa depende da qualidade de seus

Leia mais

PPRDOC PROGRAMA DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS E CRÔNICAS

PPRDOC PROGRAMA DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS E CRÔNICAS PPRDOC PROGRAMA DE E DE DOENÇAS OCUPACIONAIS E CRÔNICAS APRESENTAÇÃO Prezados, A MCA Saúde e Bem-Estar é uma empresa especializada em planejar, implantar, aperfeiçoar e coordenar programas, projetos e

Leia mais

LER/DORT. Dr. Rodrigo Rodarte

LER/DORT. Dr. Rodrigo Rodarte LER/DORT Dr. Rodrigo Rodarte Há dois lados em todas as questões (Pitágoras, 410 445 a.c.) Definição: As L.E.R. são Lesões por Esforços Repetitivos (definição mais antiga) A D.O.R.T. (conhecidas como doenças

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN Paula Gurgel Dantas 1, Andréa Kaliany

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais