Avaliação da estatura final em crianças com baixa estatura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação da estatura final em crianças com baixa estatura"

Transcrição

1 FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Avaliação da estatura final em crianças com baixa estatura Karla Cristina Malta Costa Ribeirão Preto 2010

2 FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Avaliação da estatura final em crianças com baixa estatura Dissertação de Mestrado apresentada no curso de Pós- Graduação em Saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre. Área de Concentração: Pediatria Aluna: Karla Cristina Malta Costa Orientador: Prof. Dr. Luiz Antônio Del Ciampo Ribeirão Preto 2010

3 AUTORIZO A REPRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE TRABALHO, POR QUALQUER MEIO CONVENCIONAL OU ELETRÔNICO, PARA FINS DE ESTUDO E PESQUISA, DESDE QUE CITADA A FONTE. FICHA CATALOGRÁFICA Costa, Karla Cristina Malta Avaliação da estatura final em crianças cm baixa estatura RIBEIRÃO PRETO, p:il; 30cm Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Área de concentração: Pediatria Orientador: Del Ciampo, Luiz Antônio 1. Baixa Estatura; 2. Estatura final; 3. Idade óssea.

4 Folha de Aprovação Karla Cristina Malta Costa Avaliação da estatura final em crianças com baixa estatura Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo para obtenção do título de mestre. Área de Concentração: Pediatria Aprovado em: Banca Examinadora Prof (a). Dr (a).: Instituição Assinatura Prof (a). Dr (a).: Instituição Assinatura Prof (a). Dr (a).: Instituição Assinatura

5 O homem é do tamanho de seus sonhos. (Fernando Pessoa)

6 DEDICATÓRIA

7 A DEUS, pela vida, saúde e oportunidade abençoada.

8 Meu amor, Ao meu esposo Jailson, por todos os momentos compartilhados......por fazer parte de cada sonho e cada conquista. Por seu companheirismo e apoio constante para o meu aprimoramento profissional e crescimento pessoal. Você é o meu exemplo de dedicação à profissão, de amor ao trabalho e à pesquisa. Sem o seu incentivo esta conquista não seria possível. Obrigada por existir! Amo você.

9 Meus amores, A meu pai Carlos Vilanova, exemplo de superação e amor à vida. Obrigada pelos ensinamentos e por incentivar a realização dos meus sonhos......nunca esquecerei os seus conselhos para seguir a vida em busca de meus ideais, mesmo precisando da minha presença física... Amo o senhor, pai. Sinto orgulho do homem que o senhor se tornou, do pai que o senhor é e do paciente que desafia a medicina em busca da vida. A minha mãe Glória, obrigada por estar presente em todos os momentos......por lutar ao meu lado em cada etapa, por vibrar com as minhas vitórias e por me incentivar e nas derrotas. Obrigada pelo carinho de mãe, por toda atenção e amor que sempre me acompanhou. Sou feliz por ter uma mãe guerreira e companheira. Amo a senhora. A minha irmã linda Samara, pelo carinho com que me trata e cuida de mim......a sua amizade é o presente mais precioso que uma irmã poderia receber de Deus. Muito obrigada por entender a minha ausência e cuidar de nossos pais, de minha casa e de você mesma. Você é tudo o que uma irmã sempre quis ter. Amo muito!

10 Minha Gratidão Especial, Ao professor Luiz Antônio Del Ciampo, exemplo de profissionalismo e dedicação à arte de ensinar... Sempre disponível e atencioso ao ser solicitado. Obrigada por me aceitar como sua aluna e pela praticidade e paciência como orientador. A professora Heloísa Bettiol, pela oportunidade me dada, pela atenção ao me receber e indicar o professor Luiz Antônio como orientador. Obrigada por todos os ensinamentos como professora e por estar presente em todos os momentos na minha passagem pela pós-graduação. Muito obrigada! A professora Inês Tomita, pela participação fundamental na realização deste trabalho. Pelos ensinamentos junto com o professor Dado no APCD, pela paciência na leitura das radiografias e no delineamento do projeto.

11 Minha Gratidão, A minha família......minha avó Angélica, pelo amor de sempre e exemplo de vida. Obrigada, vó linda, por tudo....meus afilhados Isabela e Arthur, benção de Deus,...meus tios e primos, por toda atenção e torcida,...à Cleide, por tudo o que faz por minha família e por fazer parte dela. A minha segunda família, Mariazinha, Layla, e Anderson pelo carinho que sempre me recebem. Amo vocês como filha e irmã.

12 Minha Gratidão, Ao Hospital Infantil Lucídio Portela, onde aprendi Pediatria e retorno para exercê-la como professora. Aos mestres Noé, Dorcas, Oneide, Santos Rocha, Mariza e Isabel, pelos ensinamentos de Pediatria. Ao professor Macêdo, exemplo de dedicação ao trabalho e à pediatria......obrigada por sempre incentivar o meu aprimoramento na docência e por me receber com tanto carinho e atenção, com os seus conselhos de amigo e mestre. Serei sempre grata por tudo o que o senhor fez e faz por mim. A professora Catarina, sempre entusiasmada com a arte de ensinar......com a senhora tive a primeira oportunidade no exercício da docência. Obrigada por acreditar em mim, obrigada pelos conselhos, pelo carinho de professora, amiga e mãe de seus eternos alunos. Às minhas amigas e professoras Leiva, Simone, Gildene e Ana Maria por todas as orientações quando fui residente e por todas as formas de ajuda. A todos pela atenção, companheirismo e esforço em meu auxílio na reta final da realização deste sonho. Muito obrigada!

13 Minha Gratidão, Aos professores Doutores do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que contribuíram direta ou indiretamente para o meu aprendizado científico. A Profa. Dra. Virgínia Paes Leme Ferriani, por todo o empenho frente à coordenação da pós-graduação e por todo o apoio e atenção aos pós-graduandos quando solicitada. Muito Obrigada! A Sandra, pela imensa ajuda, desde a inscrição na seleção do mestrado até o momento final, na entrega do material. Sempre disposta a ajudar e solucionar todos os problemas. Serei sempre grata por seu empenho.

14 Minha Gratidão, A minha AMIGA Thalita......de todas as horas, todos os momentos, de todos os lugares... Sempre AMIGA. A Lilian, minha colega de residência, pediatra competente e amiga para a vida toda. Você é uma da melhores pessoas que eu conheço. A Cristiane, companheira durante toda a jornada do mestrado. Muitas afinidades e ideais compartilhados. Obrigada por todo o apoio em todos os momentos. Ao meu amigo e professor Carlos Alberto, por todas as oportunidades, orientações, paciência e dedicação ao trabalho e à pesquisa. Obrigada mesmo.

15 Minha Gratidão Especial, Ao Prof. Dr. José Ernesto, que me acolheu com todo o carinho que uma pessoa poderia receber de um grande profissional. Jamais esquecerei os seus conselhos e o seu olhar de incentivo. A Dora......faltam palavras para expressar a minha gratidão. INESQUECÍVEL. Divisor de águas na minha vida... Como fui abençoada em poder conhecer você.

16 Meu agradecimento, Aos pacientes do APCD, sem os quais seria impossível a realização deste trabalho.

17 Obrigada, meu SENHOR JESUS, por colocar essas pessoas na minha vida.

18 RESUMO

19 Costa KCM. Avaliação da estatura final em crianças com baixa estatura. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, RESUMO Introdução: Pacientes com baixa estatura variante normal do crescimento têm padrões evolutivos peculiares. É difícil definir com exatidão quando a estatura final será atingida, visto que os métodos de previsão baseiam-se em parâmetros de difícil quantificação, como a idade óssea. Objetivos: Avaliar a estatura final utilizando dois métodos de previsão da estatura final de pacientes com diagnóstico de variantes normais da baixa estatura, atendidas no Ambulatório de Problemas de Crescimento e Desenvolvimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Métodos Foram revisados 814 prontuários resultando 33 sujeitos que participaram do estudo e analisadas radiografias de 21 sujeitos utilizando-se o método de Greulich Pyle para predição de altura final pelo método de Bayley-Pinneau e um software específico para predição pelo TW3, após leitura da idade óssea. Realizou-se descrição das variáveis e foi calculado o coeficiente de correlação de Spearman para correlacionar a estatura final, e o canal familiar e o coeficiente de concordância de St. Laurent para avaliar a concordância entre a estatura final e os métodos de previsão. Resultados: 81,5% apresentam diagnóstico de baixa estatura, sendo 62% do sexo masculino. 53% com baixa estatura variante da normalidade. Na estatura final, 87,9% permanecem com baixa estatura, 90,9% dentro do canal familiar. Observou-se correlação positiva muito forte (Cs =0,77; p-valor < 0,01) entre a média parental e a altura final. O método de Bayley-Pineau

20 apresentou coeficiente de concordância de 0,47 (IC 95%: 0,34; 0,57), o de TW3, 0,58 (IC 95%: 0,41; 0,75) como preditores de estatura final. Conclusões: A correlação positiva forte demonstra a influência significativa da altura dos pais na estatura final. Nenhum dos dois métodos apresentou boa concordância ao serem utilizados como preditores de estatura final, pois os valores das alturas foram superestimados principalmente pelo método de Bayley-Pineau. Palavras-chave: baixa estatura; estatura final; idade óssea.

21 ABSTRACT

22 ABSTRACT Introduction: Patients with short stature as a normal variant of growth have peculiar developmental patterns. It is difficult to define with precision when the final height will be reached since predictive methods are based on parameters of difficult quantitation such as bone age. Objectives: To evaluate final height using two predictive methods in patients with a diagnosis of normal variants of short stature attended at the outpatient Clinic of Growth Problems and Development of of the University Hospital, Faculty of Medicine of Ribeirão Preto-USP. Methods: A total of 814 medical records were reviewed, with 33 subjects being detected and enrolled in the study. The radiographies of 21 subjects were analyzed by the method of Greulich Pyle for the prediction of final height by the method of Bayley-Pinneau and using a specific software for prediction by TW3, after a reading of bone age. The variables were described, the Spearman correlation coefficient was calculated and the family channel and the concordance coefficient of St. Laurent were calculated to evaluate the concordance between final height and the predictive methods. Results: 81.5% of the subjects had a diagnosis of short stature, 62% of them males, and 53% with short stature as a variant of normality. Regarding final height, 87.9% continued to have short stature, 90.9% within the family channel. There was a very strong positive correlation (Cs =0.77; p < 0.01) between parental mean and final height. The method of Bayley-Pineau showed a concordance coefficient of 0.47 (95% CI: 0.34; 0.57), and TW3 of 0.58 (95% CI: 0.41; 0.75) as predictors of final height. Conclusions: The strong positive correlation demonstrates a significant influence of parental height on final offspring height. Neither methods showed good concordance when used as

23 predictors of final height since height values were overestimated especially by the method of Bayley-Pineau. Key Words: short stature; final height; bone age.

24 LISTA DE TABELAS Tabela 5.1. Diagnósticos realizados no Ambulatório de Problemas de Crescimento e Desenvolvimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo de 1987 a Tabela 5.2. Diagnósticos das Baixas Estaturas do Ambulatório de Problemas de Crescimento e Desenvolvimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo de 1987 a Tabela 5.3. Causas de Baixa Estatura relacionadas a doenças no Ambulatório de Problemas de Crescimento e Desenvolvimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo de 1987 a Tabela 5.4. Tipos de Baixa Estatura Variante da Normalidade no Ambulatório de Problemas de Crescimento e Desenvolvimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo de 1987 a Tabela 5.5. Tipos de Baixa Estatura Variante da Normalidade incluídos no estudo segundo os critérios de inclusão e exclusão e o sexo Tabela 5.6. Descrição da média, mediana e desvio padrão da Idade do Caso Novo, em anos da população de estudo Tabela 5.7. Tempo de acompanhamento ambulatorial em anos da população de estudo Tabela 5.8. Idade da estatura final em anos da população de estudo, sexo feminino Tabela 5.9. Idade da estatura final em anos da população de estudo, sexo masculino Tabela Estatura final em anos da população de estudo, sexo feminino Tabela Estatura final em anos da população de estudo, sexo masculino... 63

25 Tabela Tipos de Baixa Estatura Variante da Normalidade com avaliação radiológica Tabela Idade em anos da realização da radiografia de mão e punho esquerdos para avaliação da idade óssea Tabela Altura no momento da realização da radiografia para avaliação da idade óssea, em centímetros, sexo feminino Tabela Altura no momento da realização da radiografia para avaliação da idade óssea, em centímetros, sexo masculino Tabela Diagnóstico da população de estudo ao atingirem a estatura final Tabela Estatura final da população de estudo em relação ao canal familiar... 68

26 LISTA DE FIGURAS Figura 5.1. Distribuição da idade do caso novo, em anos, da população de estudo segundo os grupos BEC, BECF, BEF Figura 5.2. Distribuição do tempo de acompanhamento ambulatorial em anos da população de estudo Figura 5.3. Distribuição da idade da estatura final em anos da população de estudo, sexo feminino e masculino Figura 5.4. Distribuição da idade da estatura final em anos da população de estudo, sexo feminino e masculino Figura 5.5. Distribuição da idade em anos da realização da radiografia de mão e punho esquerdos para avaliação da idade óssea Figura 5.6. Distribuição da altura no momento da realização da radiografia para avaliação da idade óssea, em centímetros, sexo masculino e feminino Figura 5.7. Correlação de Spearman da estatura final com a média parental segundo os grupos de baixa estatura variantes da normalidade Figura 5.8. Correlação de Spearman da altura final com a média parental no grupo BECF Figura 5.9. Correlação de Spearman da altura final com a média parental no grupo BEC Figura Correlação de Spearman da altura final com a média parental no grupo BEF Figura Concordância entre o método Bayley-Pineau para previsão de estatura final e altura final Figura Concordância entre o método TW3 para previsão de estatura final e altura final... 72

27 LISTA DE ABREVIATURAS IO idade óssea OMS Organização Mundial da Saúde IGF-1 Insulin-Like Growth Factor GH Growth Hormone DNA Deoxyribonucleic acid ISS Idiopathic Short Stature PIG Pequeno para a idade gestacional BEF Baixa estatura familiar BEC Baixa estatura constitucional BECF Baixa estatura constitucional com componente familiar APCD Ambulatório de Problemas de Crescimento e Desenvolvimento GP Greulich-Pyle BP Bayley-Pinneau RWT Roche-Wainer-Thissen TW Tanner-Whitehouse RUS radio, ulna, short bones USP Universidade de São Paulo HCFMRP Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto TSH Hormônio estimulante da tireóide T4 Tiroxina ITT Teste de tolerância à insulina DP desvio padrão FDA Foods and Drug Administration

28 SUMÁRIO 1.INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA Crescimento Baixa estatura Estatura final Idade óssea e previsão de altura final OBJETIVOS Objetivo Geral Objetivos Específicos MATERIAL E MÉTODOS Caracterização da população base Critérios de elegibilidade para o estudo Critérios de Inclusão Critérios de não-inclusão Modelo de estudo População de estudo Coleta de dados Análise dos dados Aspectos éticos... 52

29 4.8. Riscos e benefícios RESULTADOS DISCUSSÃO CONCLUSÕES CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANEXOS... 90

30 INTRODUÇÃO

31 1. INTRODUÇÃO O acompanhamento do crescimento, expresso pelo tamanho corporal, é uma das etapas fundamentais no atendimento à criança e deve ser enfatizado na formação do pediatra. (BRESOLIN & BRICKS, 1986). O crescimento, entendido como um processo dinâmico e contínuo que ocorre desde a concepção até o final da vida, constitui um dos melhores indicadores de saúde da criança, refletindo as condições de vida no passado e presente, assim como suas condições de saúde e nutrição (EVELETH & TANNER, 1990; MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002; TANNER, 1962). Quando há crescimento em condições favoráveis, a estatura da criança se correlaciona bem com a estatura dos pais, manifestando a sua herança genética (TANNER et al, 1975). Ao nascimento - por refletir condições vividas no útero materno (TANNER, 1986) -, durante os primeiros 18 meses a 24 meses e durante a puberdade, a correlação entre a estatura da criança e a de seus pais não é considerada relevante (TANNER et al, 1975). Vários estudos realizados em diferentes partes do mundo demonstram forte correlação entre a estatura final de pais e filhos e entre irmãos, visto que o pai e a mãe contribuem igualmente para cada filho, o que permitiu a elaboração de equações matemáticas para determinar o potencial genético a partir da estatura parental. Uma das avaliações mais utilizadas no atendimento médico de uma criança e que pode, rapidamente, orientar e tranqüilizar os familiares, é o cálculo do canal familiar, que permite avaliar se a criança encontra-se ou não nos limites normais da estatura esperada no plano familiar (TANNER, 1986).

32 A estatura final de um indivíduo resulta da interação entre sua carga genética e os fatores ambientais, os quais permitirão maior ou menor expressão de seu potencial genético (ROMANI e LIRA, 2004; WEEDON et al, 2007). Pode-se realizar predição da estatura final a partir da estatura dos pais, ainda que com grau de incerteza, a partir das várias combinações possíveis entre os genes que controlam a estatura, assim como de fatores ambientais e suas interações (TANNER et al, 1975). A maturação óssea é utilizada para auxiliar na predição da estatura final durante a infância ou puberdade e depende da variabilidade entre as crianças e o seu ritmo de crescimento (TANNER, 2001). Algumas crianças adquirem a altura adulta em idade precoce, outras apresentam ritmo de crescimento mais lento e param de crescer relativamente mais tarde. A maturação óssea mais característica para uma determinada idade cronológica é definida como idade óssea (IO), que representa um excelente critério para o acompanhamento clínico evolutivo do crescimento, uma vez que o crescimento linear relaciona-se à IO e não necessariamente à idade cronológica, e a estatura final é obtida quando ocorre a fusão completa entre a epífise e a metáfise dos ossos, o que corresponde ao estágio final da maturação óssea. (LONGUI, 2006) O retardo estatural constitui a característica antropométrica mais representativa do quadro epidemiológico do crescimento de crianças no Brasil e no mundo (OMS, 1987; FAO, 1997) e, dentre as alterações do crescimento, a baixa estatura é a que desperta maior preocupação por parte dos familiares e do pediatra (RAPPAPORT, 1985). Cerca de 20% das crianças diagnosticadas com baixa estatura apresentam baixa estatura patológica e os demais 80% são considerados variantes da normalidade (LACEY & PARKIN, 1974). Tais fatos reforçam a importância do seguimento de cada paciente para a identificação da necessidade de iniciar investigação da baixa estatura, criteriosamente

33 avaliada e diagnosticada, evitando que medidas invasivas, dispendiosas e desnecessárias sejam tomadas (STRUFALDI et al, 2005). As variantes do crescimento apresentam padrões evolutivos peculiares e, portanto, não permitem acurácia nas previsões de estatura final (LONGUI, 2003). Sendo assim, a previsão de estatura final deve ser fornecida à família de forma cautelosa e com ressalvas, para não serem causadas falsas expectativas, com prejuízos emocionais imprevisíveis, principalmente quando se prepõem medidas terapêuticas que nem sempre vão garantir aumento da estatura final (SETIAN et al, 2003).

34 REVISÃO DE LITERATURA

35 2. REVISÃO DE LITERATURA 2.1. Crescimento O crescimento pode ser compreendido como sendo o produto da interação contínua e complexa entre fatores genéticos e ambientais (TANNER, 1989), dentre os quais destacam-se alimentação, saúde, higiene, habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou retardando esse processo (ROMANI & LIRA, 2004). Apresenta padrão de herança multifatorial (MARTINS et al, 2003) e reflete o estado de saúde da criança, suas condições de vida e seu potencial genético (RAPPAPORT, 1985). A avaliação precisa do crescimento exige medidas apropriadas e realizadas de maneira cuidadosa para, por exemplo, reduzir ao mínimo o decréscimo de altura que ocorre durante o dia por razões de postura (HARRISON et al, 1971), além da plotagem correta dos dados em curvas adequadas. Deve ser realizada anualmente e em cada visita ao consultório médico, uma vez que o crescimento é um processo dinâmico que exige várias medições ao longo do tempo. A velocidade de crescimento é um marcador sensível da desaceleração do crescimento, mesmo quando este não é aparente no padrão de gráficos de percentil (CAPPA, 2003), no entanto a plotagem dos valores de altura repetida em um gráfico padrão normalmente dá uma boa indicação sobre a velocidade de crescimento atual (SIMM & WERTHER, 2005). No que diz respeito aos genes, supõe-se que tanto a altura adulta quanto o ritmo de crescimento são geneticamente programados. Há uma baixa correlação entre o comprimento ao nascimento e a altura adulta, uma vez que o comprimento no nascimento reflete condições uterinas e não do genótipo fetal. A correlação dos genes fetais apresenta aumento acentudado nos primeiros três anos de vida, com pequeno aumento após essa idade até a adolescência

36 (HARRISON et al, 1971). O canal de crescimento, após essa idade, já está definido pela estatura dos pais e deverá ser compatível com o canal familiar estimado a partir da altura destes (TANNER & WHITEHOUSE, 1982; TANNER, 1989). O canal familiar corresponde à média corrigida da altura dos pais, mais ou menos dois desvios-padrão, sendo os valores dos extremos superior e inferior correspondentes ao intervalo de confiança de 95% (BARBIERI et al, 2008). A média parental é calculada ajustando-se segundo o sexo da criança; acrescentando 13 centímetros, considerada a diferença entre os sexos da estatura final, na estatura da mãe, para os meninos, ou diminuindo 13 centímetros na estatura do pai, para as meninas (TANNER, 1986). A monitorização do crescimento é uma das tarefas mais importantes no acompanhamento infantil. É essencial e faz parte da prática diária do consultório do pediatra geral, sendo atribuição dos profissionais de saúde, com objetivos de auxiliar a criança a atingir o potencial de altura máxima 2.2. Baixa estatura Os déficits de altura são mais comuns nos países em desenvolvimento, atingindo 43% dos pré-escolares (DE ONIS, 1993). Baixa estatura não significa retardo de crescimento, visto que as causas mais freqüentes de baixa estatura na infância são as variações da normalidade, situação em que a velocidade de crescimento é normal (TANNER, 1985; ZEFERINO, 2003). No Brasil uma causa freqüente de baixa estatura é a desnutrição crônica. A baixa estatura é definida como uma condição em que o indivíduo apresenta estatura abaixo do percentil 3 da curva de crescimento de referência, o que ocorre com aproximadamente 3 % da população infantil em geral (RANKE, 1996; ATTIE, 2000), mas

37 também pode ser relatada como uma altura menor que dois desvios padrão abaixo da altura média para uma população de referência segundo sexo e idade (RANKE, 2006). Ao avaliar uma criança com baixa estatura são extremamente importantes os dados anteriores do crescimento, história alimentar, antecedentes pessoais incluindo as alterações no nascimento, alturas dos pais e história puberal, que devem ser consideradas para a classificação da mesma e exclusão de doenças relacionadas após investigação minuciosa. A avaliação da velocidade de crescimento é o principal indicador de doenças (BARBIERI et al, 2008), definindo-se deficiência de crescimento quando os incrementos anuais apresentam-se abaixo do percentil 10, por considerar-se que 80% dessas crianças apresentam doenças (ZEFERINO et al, 2003). Dentre as causas de baixa estatura relacionada a doenças há as síndrome genéticas que devem ser investigadas quando a deficiência de crescimento é precoce e não há causas ambientais aparentes, em que as síndromes de Turner, de Noonan e Silver Russell estão entre as principais. Malformações intra-uterinas, desordens endocrinológicas, ósseas e cartilaginosas, doenças disabsortivas, cardíacas, pulmonares e renais, anemia crônica, uso de esteróides e radiação, e as alterações de origem psicossocial são causas de baixa esatatura a serem consideradas na investigação. (ZEFERINO et al, 2008; TANNER, 1989; COWELL, 1995; BRIDGES & BROOK, 1995) Quando há suspeita de doenças associadas por meio da anamnese e/ou exame físico, ou alterações na velocidade de crescimento ou mesmo se o canal de crescimento não estiver de acordo com o potencial genético deve-se proceder a investigação com a solicitação de exames complementares, tais como avaliação de hormônios tireoidianos, dosagem de IGF-1, testes para avaliação do hormônio de crescimento (GH), investigação de má absorção, de erros inatos do metabolismo, cariótipo e estudo do DNA nas doenças gênicas, avaliação das funções renais, hepáticas e pancreáticas, escanometria óssea, tomografia computadorizada,

38 ressonância magnética, dentre outros (BARBIERI et al, 2008; ZEFERINO et al, 2008; TANNER, 1985). Na prática pediátrica, uma grande variedade de termos é utilizada para classificar a baixa estatura (LACEY & PARKIN, 1974; RAPPAPORT, 1985; TANNER, 1985; LaFRANCHI et al, 1991; WILTON & WALLSTRÖM, 1991; COWELL, 1995; FOX & ZELLER, 1995; REKERS et al, 1997) tais como as variantes normais de baixa estatura, baixa estatura constitucional, familiar, atraso constitucional de crescimento, maturação familiar lenta, além de baixa estatura idiopática (RANKE, 1996). A maioria das classificações utiliza o critério etiológico, com ênfase nas doenças, o que pode ser justificado por haver a possibilidade do diagnóstico precoce de causas tratáveis de deficiência de crescimento (ZEFERINO et al, 2008). A baixa estatura idiopática (ISS) é definida como uma condição na qual a altura de um indivíduo é menor que dois desvios padrão abaixo da média para determinada idade, sexo e grupo populacional, e nos quais não há um transtorno identificável relacionado à presença de doenças (BRYANT, 2007; WIT, 2007). Essa definição foi confirmada por uma recente revisão da Cochrane (BRYANT, 2007) e por meio da Classificação de Diagnóstico Endócrino Pediátrico (WIT, 2007). A ISS é um termo descritivo, utilizado em crianças com baixa estatura sem causas identificáveis após investigações adicionais. É subdividida em baixa estatura familiar e não familiar. As crianças devem ser consideradas como GH suficiente, não apresentam história de alterações no tamanho ao nascer (pequenas para a idade gestacional - PIG), têm proporções do corpo normais, ingestão calórica adequada, sem transtorno psiquiátrico (ROSENFELD, 2005), ou seja, é um diagnóstico de exclusão considerando-se as outras condições reconhecíveis. Estima-se que 80% das pacientes com baixa estatura em clínicas pediátricas podem ser rotuladas de ISS (WIT, 2008).

39 Em relação à classificação como variantes normais de baixa estatura, pode-se classificar como apresentando Baixa Estatura Familiar (BEF) crianças com altura abaixo do percentil 3 da curva de TANNER & WHITEHOUSE (1976), cuja trajetória de crescimento vai ao encontro do canal familiar. A puberdade e o estirão puberal ocorrem na idade cronológica usual e não há atraso na idade óssea (STRUFALDI, 2005). Este é um diagnóstico comum encontrado na prática pediátrica (COWELL, 1995). Por Baixa Estatura Constitucional (BEC) compreende-se crianças com altura abaixo do percentil 3 da curva de TANNER & WHITEHOUSE (1976), com atraso significativo da idade óssea e o início da puberdade, estando fora do canal familiar, mas com o potencial normal para estatura final, pois os pais não são baixos e o canal familiar encontra-se acima do percentil 3. As crianças apresentam tamanho normal ao nascer, há desaceleração do crescimento no primeiro e segundo anos de vida, permanecem abaixo do percentil 3, mas com velocidade de crescimento normal durante toda a infância. Geralmente há história de atraso puberal na família. (ZEFERINO, 2003; STRUFALDI, 2005). Define-se Baixa Estatura Constitucional com componente Familiar (BECF) as crianças com altura abaixo do percentil 3 da curva de TANNER & WHITEHOUSE (1976), que possuem idade óssea atrasada em relação à idade cronológica e estando dentro do canal familiar. Esta combinação dos dois grupos é sugerida por vários autores (LACEY & PARKIN, 1974; RAPPAPORT, 1985; TANNER, 1985; COWELL, 1995; FOX & ZELLER, 1995; REKERS et al, 1997; MOORE et al, MAES & UNDERWOOD, 1997), e não há informação sobre os eventos puberais e à estatura final neste grupo (ZEFERINO et al, 2003). Os dois primeiros grupos, BEF e BEC, são os mais citados entre os autores. No Ambulatório de Problemas de Crescimento e Desenvolvimento (APCD) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo considera-se que existem critérios bem definidos para distinguir o grupo BECF dos demais.

40 TOMITA (2002) sugere que ele assemelha-se ao grupo BEF quanto à herança familiar para o crescimento e demonstra tendência à puberdade mais tardia que a população de referência, semelhante ao grupo BEC Estatura final Considera-se como estatura final de um indivíduo quando este cessa o crescimento, isto é, no momento em que a estatura adulta é atingida. No entanto, definir com exatidão quando esta será atingida é difícil, visto que os métodos de avaliação da estatura final em geral são falhos e baseiam-se em parâmetros de difícil quantificação, como a idade óssea (KATO et al, 1998; SETIAN et al, 2003). Muitos autores definem estatura final como sendo a estatura atingida em uma determinada idade cronológica, outros como um ponto no qual o aumento anual da estatura é inferior a determinado valor. ROCHE & DAVILA (1972) comentam que é preferível a definição de quatro semestres com medidas sucessivas menores do que 0,5 centímetro. Em seu estudo foi observado que há grande variabilidade no crescimento das crianças, inclusive com a manutenção do potencial de crescimento em estatura após 18 anos de idade, após a maturação do fêmur e tíbia ou após intervalos de um ou dois anos em que o incremento estatural é pequeno. CLEMENTS (1954) considerou que o crescimento em estatura cessava quando o incremento era inferior a um quarto de polegadas, aproximadamente 0,8cm, durante oito meses nos meninos e doze meses nas meninas para a realização de seu estudo. A pesquisa de KATO et al (1998) avaliou qual das definições de estatura final seria mais aplicável a um conjunto de dados utilizados em estudos de previsão de estatura adulta.

41 Foram utilizadas três definições: estatura final aos 18 anos de idade; estatura final após um ano com incremento anual menor que 0,5cm e, a maior medida aferida. Os resultados do estudo sugerem a maior altura de uma medição individual como a definição mais eficaz de estatura final para o uso prático. Esta definição pode ser aplicada a vários tipos de dados, se as medidas são obtidas de indivíduos durante os períodos escolares, ou se as medidas são obtidas de indivíduos até a interrupção do crescimento. CROWNE (1990), no estudo para determinar a história natural e o impacto dos aspectos psicológicos em meninos com atraso constitucional do crescimento e da puberdade, considerou estatura adulta o incremento anual de até dois centímetros ao ano ou idade superior a 21 anos, após o desenvolvimento puberal normal. A velocidade de crescimento abaixo de até um centímetro no último ano de observação foi utilizada como definição de estatura final no estudo de ZUCCHINI et al (2008) que comparou os resultados de diferentes abordagens no tratamento de crianças com baixa estatura idiopática e atraso puberal em diferentes centros de endocrinologia pediátrica italianos, para a avaliar o melhor resultado estatural. A obtenção de previsões seqüenciais, a cada 6 ou 12 meses, reduz a fragilidade dos métodos de determinação da previsão da estatura final e permite estabelecer um padrão evolutivo que melhor se correlaciona com a real estatura final. (LONGUI, 2003) 2.4. Idade óssea e previsão de estatura final A maturação esquelética é considerada confiável para avaliar o ritmo de crescimento e está mais relacionada ao desenvolvimento puberal do que com a idade cronológica (FRISCH & NAGEL, 1974; MARSHALL, 1974; TANNER, 1978). Pode ser utilizada no diagnóstico de

42 doenças endócrinas ou crônicas, na terapia hormonal e na previsão de altura final para fins prognósticos e terapêuticos. (BERTAINA et al, 2007) A idade óssea é obtida por meio da realização da radiografia de mão e punho esquerdos e determinada por alguns métodos, sendo os de Greulich-Pyle e o de Tanner- Whitehouse os mais conhecidos. Os prós e contras dos dois métodos têm sido bem discutido na literatura (BULL et al, 1999; KING et al, 1994; MILNER et al, 1986). O método de Greulich-Pyle (GP) foi desenvolvido a partir do estudo em indivíduos normais de ambos os sexos entre 3 meses e 17 anos na década de 1930, em que formam avaliadas 6879 radiografias de mão e punho esquerdos realizadas a cada 3 meses no primeiro ano de vida, a cada 6 meses até os 5 anos e anualmente em crianças maiores. Oferece dificuldades na sua utilização devido ao assincronismo com que os núcleos epifisários aparecem e não permite correlação contínua entre a idade óssea e a idade cronológica, pois a primeira é estabelecida em intervalo de meses e a segunda é uma variável contínua. Mas é um método fácil e de rápida realização. (ROCHE, 1986; LONGUI, 1996). A idade óssea por esse método é avaliada por meio da comparação da radiografia do paciente com a correspondente do atlas de GP (GREULICH & PYLE, 1950). BAYLEY (1946) foi o primeiro a publicar tabelas de predição de estatura final a partir da altura durante a infância e IO. Descrito na década de 1950, as tabelas de BAYLEY- PINNEAU (1952) utilizam a idade óssea calculada pelo método de Greulich-Pyle para a previsão de estatura final. Considera que cada idade óssea corresponde a uma fração do crescimento completo, que depende da idade óssea estar atrasada, acelerada ou compatível com a idade cronológica do paciente. A previsão da estatura final é determinada por meio da divisão da estatura do paciente pela fração de crescimento encontrada (BAYLEY-PINNEAU, 1952; LONGUI, 1996; CAMERON, 1995).

43 O método de Bayley-Pinneau (BP) apresenta algumas desvantagens: com a idade óssea atrasada, a previsão da estatura final é superestimada; a previsão de estatura final pode ser utilizada apenas quando a idade óssea for superior a sete anos para os meninos e seis anos para as meninas e, por utilizar a IO determinada pelo GP, que é uma variável não contínua, não é útil para o controle clínico longitudinal de pacientes que avaliam a IO com medidas seqüenciais. (BAYLEY-PINNEAU, 1952; LONGUI, 1996; ROCHE, 1986) O método de Roche-Wainer-Thissen (RWT), decrito em 1974, estima a altura final de um indivíduo a partir de dados de um único exame na infância e utiliza outras variáveis como o peso e a média parental. Baseia-se na idade óssea calculada pelo GP (CAMERON, 1995; ROCHE, 1975, 1986; LONGUI, 1996; ). No estudo inicial de ROCHE (1975) os erros de previsão da estatura final do estudo para avaliação do crescimento longitudinal que aplicou o método de RWT foram menores quando comparados aos que aplicaram o método de BP. O estudo de Tanner-Whitehouse iniciou-se na década de 1950 e foi publicado inicialmente em 1975 para ser utilizado como padrão da normalidade (TW1). Em 1983 foi ampliado e reeditado em 1983 como TW2, útil na avaliação de doenças crônicas. A avaliação da maturação esquelética envolve a atribuição de um estágio de vinte ossos na radiografia de mão e punho esquerdos, em que cada etapa tem uma pontuação que corresponde ao grau de maturação esquelética. A soma da pontuação de cada osso é transformada em idade óssea utilizando padrões de pontuação de maturidade esquelética. É um método mais preciso, com menor variação entre os observadores e com resultado estabelecido de forma decimal, porém com menor rapidez de realização. Pode-se separar a IO da região carpal (TW-carpo) e das extremidades (TW-RUS: rádio, ulna, short bones), sendo que a previsão da estatura final utiliza sempre a IO calculada pelo TW-RUS (CAMERON, 1995; ROCHE, 1986; LONGUI, 1996; TANNER, 1983).

44 Como foi observado posteriormente que a avaliação dos ossos do carpo não melhora a predição de estatura final passou-se a denominar TW3 o novo sistema de predição baseado inteiramente em RUS score, a partir da atualização do TW2 e das modificações das equações de predição de altura. Assim, ao utilizar o TW3 a idade óssea passa a ter uma pontuação que não é influenciada pela tendência secular. (TANNER, 2001; BERTAINA et al, 2007) No método de TW3 uma pontuação de maturidade é atribuído de forma independente para cada epífise do rádio, ulna, 1 º, 3 º e 5 º metacarpos e falanges e cada osso do carpo. A pontuação é atribuída em função dos estádios de desenvolvimento reconhecível por que cada osso passa entre a sua primeira aparição e o estado de maturidade. Escores de maturidade independentes podem ser obtidos para o rádio, ulna, metacarpos e falanges (RUS) e para os carpos. Para cada pontuação do carpo e RUS, há o equivalente à idade óssea do carpo e RUS. (TANNER, 2001) Em comparação com o atlas de GP, o método TW3 é mais flexível, detalhado e tem menos de erro padrão, uma vez que deriva de uma base matemática mais sólida, mas tem as desvantagens de ser difícil de executar e ser demorado. (KIM et al, 2010)

45 OBJETIVOS

46 3. OBJETIVOS 3.1. Objetivo Geral Avaliar a estatura final e os métodos de previsão da estatura final de crianças com diagnóstico de variantes normais da baixa estatura atendidas no Ambulatório de Problemas de Crescimento e Desenvolvimento (APCD) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da Universidade de São Paulo (USP) Objetivos Específicos Avaliar a freqüência de variantes normais de baixa estatura no APCD. Descrever a idade do caso novo, o tempo de acompanhamento no ambulatório, a idade da estatura final, a idade e estatura em que se realizou o exame para avaliação da idade óssea como forma de previsão da estatura final. Descrever a estatura final dos pacientes segundo o seu canal familiar. Descrever as médias parentais nos grupos de variantes normais de baixa estatura. Descrever o diagnóstico do paciente quando atingida a estatura final. Correlacionar estatura final com a média do canal familiar. Avaliar a concordância entre a altura final (padrão ouro) e os métodos de previsão de estatura final utilizados no estudo (Greulich Pyle e TW3).

47 MATERIAL E MÉTODOS

48 4. MATERIAL E MÉTODOS 4.1. Caracterização da população base As crianças atendidas no Ambulatório de Problemas do Crescimento e Desenvolvimento do HCFMRP-USP são encaminhadas da rede básica de saúde com suspeita de problemas de crescimento. Inicialmente são avaliadas, tendo-se como referência as curvas de crescimento em distância e velocidade longitudinal de Tanner & Whitehouse (1976), e classificadas como baixa estatura (abaixo do percentil 3) e alta estatura (acima do percentil 97). Algumas crianças eutróficas também são eventualmente seguidas no ambulatório quando há suspeita de alguma anormalidade (velocidade anormal, trajetória do crescimento fora do canal familiar). Os retornos são realizados a cada seis meses ou anualmente e o seguimento, até atingir a estatura adulta. A avaliação de crescimento inicia-se com a antropometria, realizada por pessoal treinado no próprio ambulatório de acordo com a padronização internacional, sendo sempre a mesma equipe responsável pela aferição (CAMERON, 1984). Os instrumentos utilizados são: balança eletrônica Baby da marca Filizola com precisão de 5g, balança eletrônica Personal Line da marca Filizola tipo adulto com precisão de 100g, régua antropométrica com comprimento para medir crianças de até 100cm com precisão de 0,1cm e antropômetro vertical para medir estatura com aproximação de 0,5cm. Em todas as consultas são aferidas as seguintes medidas: peso, comprimento (estatura deitada, em crianças menores de 2 anos) e estatura em pé (para crianças maiores de 2 anos); estatura sentado, para medidas dos segmentos corporais - desproporcionais nas displasias ósseas; perímetros cefálico e torácico; as pregas subescapular e tricipital e perímetro braquial, para avaliar o tecido subcutâneo e a quantidade de gordura corporal.

49 As crianças são medidas com quantidade mínima de roupas, descalças, mantendo contato com a régua antropométrica em quatro pontos (cabeça, escápulas, nádegas e calcâneos) (CAMERON, 1984). A partir das estaturas dos pais, que são aferidas no próprio serviço, são calculadas a média parental e o canal familiar. O estadiamento puberal é realizado segundo os critérios de MARSHALL & TANNER (1969, 1970) durante cada consulta. A idade óssea é avaliada rotineiramente, também no ambulatório, pelo método de Greulich Pyle. São solicitadas radiografias de mão e punho esquerdo para avaliá-la na primeira consulta de cada paciente, denominada como caso novo, para auxiliar no diagnóstico de entrada do mesmo e a cada dois anos, em média, durante o seguimento ambulatorial. Exames laboratoriais também são solicitados quando há suspeita clínica de alguma doença, como o TSH e T4 livre, ITT (dosagem de GH sob estímulo de hipoglicemia), exames bioquímicos e funcionais, cariótipo e outros. Além disso, existe a possibilidade de solicitação de interconsultas para clínicas especializadas como Genética, Endocrinologia, Ortopedia, Neurologia, dentre outras Critérios de elegibilidade para o estudo Critérios de Inclusão: Foram incluídos no estudo os pacientes que: Receberam diagnóstico de baixa estatura, variantes da normalidade. Não apresentaram doenças associadas. Apresentaram, no prontuário, dados para o cálculo do canal familiar.

50 Tiveram incremento anual da estatura inferior a um centímetro, após o estirão da puberdade, Tiveram possibilidade de contato para realização de busca ativa para aferição da estatura. Realizaram exame radiológico para avaliação da idade óssea antes da puberdade Critérios de não-inclusão: Não foram incluídos os pacientes que: Durante o seguimento, foram diagnosticados como de baixa estatura de origem patológica. Não possuíam estatura final registrada e não havia possibilidade de realização de busca ativa para aferição da estatura final. Não apresentaram prontuários com dados registrados para o cálculo do canal familiar. Não dispunham de exame radiológico avaliação da idade óssea, armazenadas no serviço Modelo de estudo O estudo é descritivo, longitudinal e retrospectivo, e realizado por meio de levantamento de dados dos prontuários das crianças do APCD e da busca ativa dos pacientes que não apresentaram a estatura final registrada no prontuário População de estudo Todos os prontuários de pacientes que foram matriculados no APCD foram avaliados e, segundo os critérios de inclusão e de não-inclusão, obteve-se a amostra que participou do estudo.

51 4.5. Coleta de dados Os dados foram coletados a partir dos prontuários dos pacientes que já tiveram alta ambulatorial e da busca ativa daqueles sem dados referentes à estatura final, segundo os critérios de inclusão e não-inclusão estabelecidos, sendo registrados em protocolo (anexo B). Foram revisados 814 prontuários de pacientes que iniciaram o atendimento no APCD a partir de 1987 até o mês de janeiro de 2010 e 30 pacientes foram incluídos no estudo. Os dados coletados foram: data de nascimento; sexo; idade do caso novo; tempo de acompanhamento ambulatorial; diagnóstico de baixa estatura (BEF, BEC ou BECF); estatura do pai e da mãe; estatura e idade do paciente antes da puberdade (para isso foi verificada a referência ao estadiamento de Tanner); idade de estatura final e altura nesse momento; idade óssea pelo método de Greulich Pyle. Para a realização da busca ativa foram realizados telefonemas para os pacientes acima de vinte anos de idade, segundo os critérios pré-estabelecidos, e que não apresentavam em seus prontuários o registro da estatura final. Foi solicitado que comparecessem ao Centro Médico Social Comunitário Vila Lobato da FMRP- USP ou ao HCFMRP para fazerem a aferição da altura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Como resultado dessa busca ativa foram incluídos mais três indivíduos no estudo, totalizando 33 casos Idade óssea e métodos de previsão de altura final Dos 33 participantes do estudo, foram analisadas as radiografias de 21 pacientes, pois os demais ou não apresentavam radiografias armazenadas no serviço, não tinham radiografias na fase impúbere ou haviam chegado ao APCD após o início da puberdade.

52 As leituras de idade óssea foram realizadas para a utilização dos métodos de previsão de altura final. Para a obtenção da IO foram solicitadas as radiografias existentes no arquivo do HCFMRP dos pacientes pré-púberes segundo os critérios anteriores. A leitura da idade óssea é realizada pelos radiologistas do HCFMRP segundo o método de Greulich-Pyle. Porém, no APCD, é realizada nova leitura do raio X, pelo mesmo método, de forma rotineira pelos pediatras responsáveis pelo ambulatório e, em caso de discordância entre as mesmas, é considerada a leitura do ambulatório, que é registrada no prontuário. Para a utilização do método de Bayley-Pinneau utiliza-se o método de Greulich Pyle. Considera-se a IO como atrasada (< 2DP), acelerada (> 2DP) ou compatível em relação à idade cronológica segundo o desvio-padrão e sexo (anexo E). Avaliou-se posteriormente a fração de crescimento a partir da idade óssea pelo método de Greulich-Pyle (em anos e meses), com padrões para meninos e meninas (anexo F). Assim, a previsão da estatura final segundo Bayley-Pinneau foi obtida a partir da divisão da estatura do paciente (no momento em que realizou a radiografia de mão e punho esquerdos) pela fração de crescimento encontrada. (BAYLEY-PINNEAU, 1952) Para a predição de altura final pelo método TW3 foi utilizado um software específico. Este software, programa RUS Child Height Prediction Utility, utiliza o RUS-score, a altura e a idade cronológica no momento da radiografia, e assim foram obtidas as previsões de estatura final pelo método. (TANNER, 2001) 4.6. Análise dos dados A população de estudo foi analisada primeiramente por meio da descrição das variáveis para avaliar freqüência de variantes normais de baixa estatura, quanto à idade do

53 caso novo, tempo de acompanhamento ambulatorial, idade da estatura final, idade da realização do exame radiológico para avaliação da idade óssea e altura no momento da realização da radiografia. Utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman para correlacionar a estatura final e o canal familiar e o coeficiente de concordância, introduzido por ST. LAURENT em 1998, para avaliar a concordância entre a estatura final (considerada o padrão ouro) e os métodos de previsão de estatura final (Bayley- Pinneau e TW3). O software SAS 9.1 permitiu o cálculo dos coeficientes bem como seus intervalos de confiança 95%, via método bootstrap Aspectos éticos O estudo foi realizado de acordo com as Diretrizes e Normas Regulamentadoras das Pesquisas Envolvendo Humanos (Resolução 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde) com o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do HCRP n 6827/2009 (anexo A), bem como o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (anexos C e D). Sobre a coleta de dados nos prontuário foi solicitado autorização ao Comitê de Ética em Pesquisa a partir do preenchimento do formulário do Serviço de Arquivo Médico Riscos e benefícios O presente estudo não apresentou riscos para os pacientes, visto que foram estudados dados antropométricos aferidos na rotina do APCD. Não há benefício direto para os participantes nesse estudo. As informações obtidas com os resultados podem ajudar os profissionais de saúde a compreenderem melhor o crescimento das crianças com baixa estatura variantes da normalidade.

54 RESULTADOS

55 5. RESULTADOS Foram revisados, até mês de janeiro de 2010, 814 prontuários de crianças que iniciaram o atendimento no APCD a partir de Os diagnósticos, segundo o sexo, dos pacientes que frequentaram o ambulatório no período referido são apresentados na tabela 5.1. De um total de 814 sujeitos, 663 (81,5%) apresentam o diagnóstico de baixa estatura e apenas 25 (3%) apresentam alta estatura. Algumas crianças eutróficas (15,5%) foram acompanhadas no ambulatório devido a suspeita de alterações em seu crescimento. A prevalência de sujeitos do sexo masculino (62%) no ambulatório é superior ao feminino (38%), assim como em todos os diagnósticos separadamente; sendo que na população com baixa estatura o sexo masculino representa 61,4% desse diagnóstico. Tabela Diagnósticos realizados no Ambulatório de Problemas de Crescimento e Desenvolvimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo de 1987 a Diagnóstico N % % Feminino % Masculino Eutrofia , Alta estatura 25 3, Baixa estatura ,5 38,6 61,4 Total N: número de pacientes; %: porcentagem; BE: baixa estatura; Fem.: feminino; Masc.: masculino. A tabela 5.2 apresenta a proporção de baixa estatura variante da normalidade (53%) em relação aos outros diagnósticos de doenças (24,9%) que os sujeitos apresentavam, além dos sujeitos sem o diagnóstico definitivo que se encontravam em investigação clínica no ambulatório ou não apresentavam o canal familiar registrado no prontuário para a

56 classificação diagnóstica (22,1%). Pode-se observar, também, que o sexo masculino representa 68,7% dos sujeitos com diagnóstico de baixa estatura variante da normalidade, enquanto o sexo feminino representa 50,3% dos que apresentavam outras doenças que cursam com baixa estatura. Tabela Diagnósticos das Baixas Estaturas do Ambulatório de Problemas de Crescimento e Desenvolvimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo de 1987 a Diagnóstico N % % Fem % Masc Variante da normalidade ,3 68,7 Secundárias a doenças ,9 50,3 49,7 Sem diagnóstico definitivo ,1 42,9 57,1 Total ,6 61,4 N: número de pacientes; %: porcentagem; BE: baixa estatura; Fem.: feminino; Masc.: masculino. As síndromes genéticas foram as causas mais freqüentes de baixa estatura relacionada a doenças, representando 66,3% quando consideradas a síndrome de Turner (19,4%), a síndrome de Silver Russell (9,7%) e as outras síndrome genéticas (34,5%), conforme demonstrado na tabela 5.3. Outras causas de doenças relacionadas à baixa estatura foram listadas na tabela 5.3, como as displasias ósseas representando 9,7% e a deficiência de Hormônio de Crescimento, 10,3%.

57 Tabela Causas de Baixa Estatura relacionadas a doenças no Ambulatório de Problemas de Crescimento e Desenvolvimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo de 1987 a Diagnóstico N % % Fem. % Masc. Síndrome de Turner 32 19, Síndrome de Silver Russell 16 9,7 31,2 68,8 Outras síndromes genéticas 57 34, Displasias ósseas 16 9,7 43,7 56,3 Deficiência de GH 17 10,3 23,5 76,5 Outras doenças 27 16,4 55,6 44,4 Total ,7 N: número de pacientes; %: porcentagem; BE: baixa estatura; Fem.: feminino; Masc.: masculino. A proporção de Baixa Estatura Variantes da Normalidade foi descrita na tabela 5.4, com maior freqüência da BECF (54,4%), com predomínio de 77% no sexo masculino. A BEF representa 25,3% da população do APCD e a BEC 20,2% dessa população. Tabela Tipos de Baixa Estatura Variante da Normalidade no Ambulatório de Problemas de Crescimento e Desenvolvimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo de 1987 a Diagnóstico N % % Fem. % Masc. Baixa Estatura Constitucional 71 20,2 22,6 77,4 BE Constitucional/ Familiar , Baixa Estatura Familiar 89 25,3 56,2 43,8 Total ,3 68,7 N: número de pacientes; %: porcentagem; BE: baixa estatura; Fem.: feminino; Masc.: masculino. Para a avaliação da população do estudo, considerou-se o incremento anual da estatura inferior a um centímetro após o estirão puberal registrado em seu prontuário, com dados para

58 o cálculo do canal familiar. Portanto, segundo os critérios de inclusão e exclusão descritos, ficaram 30 sujeitos no estudo. Com a busca ativa apenas três sujeitos foram incluídos no estudo, com o total de 33 (tabela 5.5). O diagnóstico de BECF predomina na população de estudo, representa 60,6%, com predomínio do sexo masculino de 70%. Tabela Tipos de Baixa Estatura Variante da Normalidade incluídos no estudo segundo os critérios de inclusão e exclusão e o sexo. Diagnóstico N % % Fem. % Masc. Baixa Estatura Constitucional 7 21,2 28,6 71,4 BE Constitucional/ Familiar 20 60, Baixa Estatura Familiar 6 18,2 66,7 33,3 Total ,4 63,6 N: número de pacientes; %: porcentagem; BE: baixa estatura; Fem.: feminino; Masc.: masculino. A idade do caso novo no APCD no grupo de BEC apresentou média de 12 anos, no grupo de BECF foi de 9,83 anos e no de grupo BEF, 8,61 anos, conforme apresentados na tabela 5.6. Tabela 5.6 Descrição da média, mediana e desvio padrão da Idade do Caso Novo, em anos da população de estudo. Diagnóstico Média DP Mínimo Mediana Máximo BEC 12,0 4,1 6,6 12,6 16,1 BECF 9,8 3,0 3,9 9,6 15,7 BEF 8,6 5,0 2,0 9,0 14,9 Geral 10,0 3,7 2,0 9,8 16,0 DP: desvio padrão; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar.

59 Idade_CN A figura 5.1 mostra a distribuição da idade do caso novo segundo os grupos estudados. Pode-se observar que a mediana do grupo com BEC é superior aos outros dois, com 12,6 anos. E que o grupo de BEF apresenta maior variação na idade do caso novo. BEC BECF BEF Grupos Idade CN: Idade caso novo em anos; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar Figura Distribuição da idade do caso novo, em anos, da população de estudo segundo os grupos BEC, BECF, BEF. O tempo de acompanhamento dos pacientes do estudo é descrito na tabela 5.7, com a média de acompanhamento de 5,5 anos no grupo com BEC, de 7,7 anos no grupo de BECF e 7,8 anos no grupo de BEF.

60 Nota-se, na figura 5.2, que o grupo BEC é o que apresenta distribuição mais heterogênea, com mediana de 3 anos de acompanhamento, com a distribuição da variável mais concentrada em valores mais inferiores, com menor tempo de acompanhamento entre os outros grupos. Tabela Tempo de acompanhamento ambulatorial em anos da população de estudo. Diagnóstico Média DP Mínimo Mediana Máximo BEC 5,5 4,1 1,2 3,0 11,0 BECF 7,7 3,2 2,5 7,8 14,0 BEF 7,8 4,3 3,0 7,4 14,9 Geral 7,2 3,6 1,2 7,6 14,0 DP: desvio padrão; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar.

61 Temp_acomp BEC BECF BEF Grupos Tempo_acomp: tempo de acompanhamento em anos; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar Figura 5.2 Distribuição do tempo de acompanhamento ambulatorial em anos da população de estudo. Para a análise da idade em que a população de estudo apresentava ao atingir a estatura final foram considerados os 30 sujeitos que tinham registro em prontuário da estatura final. A tabela 5.8 mostra que no sexo feminino a média de idade na estatura final foi de 16,3 anos considerando todos os grupos avaliados, com a idade mínima de 15 anos e máxima de 18,2 anos no grupo de BECF.

62 Tabela 5.8 Idade da estatura final em anos da população de estudo, sexo feminino. Diagnóstico Média DP Mínimo Mediana Máximo BEC 16,6 1,4 15,6 16,6 17,6 BECF 16,4 1, ,3 18,2 BEF 15,9 0, ,9 16,7 Geral 16,3 1, ,2 DP: desvio padrão; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar. A descrição da idade que os sujeitos do sexo masculino apresentaram ao atingirem a estatura final está na tabela 5.9. A idade média da estatura final foi maior no grupo de BECF com 18,3 anos, com o mínimo de 16,6 e máximo de 20,9 anos no mesmo grupo. Tabela 5.9 Idade da estatura final em anos da população de estudo, sexo masculino. Diagnóstico Média DP Mínimo Mediana Máximo BEC 17,7 0, ,6 18,5 BECF 18,3 1,0 16,6 18,3 20,9 BEF 17,9 0 17,9 17,9 17,9 Geral 18,1 0,9 16, ,9 DP: desvio padrão; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar. Observa-se na figura 5.3 que a idade da estatura final foi maior no sexo masculino no grupo BECF quando comparados aos outros grupos de baixa estatura variantes da normalidade.

63 Idade EF (anos) BEC (F) BEC (M) BECF (F) BECF (M) Grupos BEF (F) BEF (M) Idade EF: idade da estatura final em anos; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar; M: masculino; F: feminino. Figura 5.3 Distribuição da idade da estatura final em anos da população de estudo, sexo feminino e masculino. A tabela 5.10 mostra os valores de estatura final atingidas pelos sujeitos em todos os grupos no sexo feminino. Observa-se que a média de idade foi semelhante entre os grupos, com a maior média representada pelo grupo de maior representatividade, o de BECF. Tabela 5.10 Estatura final em anos da população de estudo, sexo feminino. Diagnóstico Média DP Mínimo Mediana Máximo BEC 149,2 7, ,2 154,5 BECF 150,6 3, ,7 154 BEF 149,1 3, ,5 153,5 DP: desvio padrão; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar. No sexo masculino a maior média foi no grupo com BEC, com a maior altura atingida dentre todos os outros grupos (tabela 5.11).

64 Tabela 5.11 Estatura final em anos da população de estudo, sexo masculino. Diagnóstico Média DP Mínimo Mediana Máximo BEC 162,3 7, BECF 158,9 3, ,2 163 BEF 162,7 2, ,7 164,5 DP: desvio padrão; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar. A dispersão da estatura final entre os grupos pode ser observada no gráfico 5.4, que mostra alturas maiores atingidas no grupo BEC e no sexo masculino de todos os grupos. Alt_EF: estatura final; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar; F: feminino; M: masculino. Figura 5.4 Distribuição da estatura final entre os grupos de baixa estatura. Foram analisadas 21 radiografias de mão e punho esquerdos da população de estudo. Os outros não apresentavam radiografias armazenadas no serviço, não tinham radiografias na fase impúbere ou então haviam chegado ao APCD após o início da puberdade. Desses

65 sujeitos, 76,2% apresentavam o diagnóstico de BECF, com predomínio do sexo masculino (68,8%), segundo a tabela Tabela 5.12 Tipos de Baixa Estatura Variante da Normalidade com avaliação radiológica. Diagnóstico N % % Fem. % Masc. Baixa Estatura Constitucional 3 14,3 33,3 66,7 BE Constitucional/ Familiar 16 76,2 31,2 68,8 Baixa Estatura Familiar 2 9, Total ,3 66,7 N: número de pacientes; %: porcentagem; BE: baixa estatura; Fem.: feminino; Masc.: masculino. A média de idade da realização da radiografia foi de 10, 4 anos, sendo o grupo da BEF com a menor média, de 9 anos (tabela 5.13). Tabela Idade em anos da realização da radiografia de mão e punho esquerdos para avaliação da idade óssea. Diagnóstico Média DP Mínimo Mediana Máximo BEC 9,9 2,2 7,9 9,5 12,3 BECF 10,7 1,7 8,6 10,0 16,0 BEF 9,0 0,6 8,5 9,0 9,4 Geral 10,4 1,7 7,9 9,7 16,0 DP: desvio padrão; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar. Nota-se que a mediana da idade de realização da radiografia foi igual ou menor que 10 anos, conforme demonstrado na figura 5.5.

66 Idade_RX BEC BECF BEF Grupos Idade RX: idade em anos ao realizar o raio X; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar Figura 5.5 Distribuição da idade em anos da realização da radiografia de mão e punho esquerdos para avaliação da idade óssea. A medida da altura ao realizarem o raio X está descrita na tabelas5.14 para o sexo feminino e na tabela 5.15 para o sexo masculino. A média de altura no sexo feminino foi 119,7 centímetros, com o mínimo de 115 centímetros no grupo com BEF e máximo de 129 centímetros no grupo com BECF. No sexo masculino, a média foi de 123,5 centímetros, com o mínimo de 120 centímetros nos pacientes com BEF e o máximo de 133 centímetros no grupo com BECF.

67 Tabela Altura no momento da realização da radiografia para avaliação da idade óssea, em centímetros, sexo feminino. Diagnóstico Média DP Mínimo Mediana Máximo BEC 119,5-119,5 119,5 119,5 BECF 120,7 5,6 115,5 121,5 129 BEF Geral 119,7 5, DP: desvio padrão; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar Tabela Altura no momento da realização da radiografia para avaliação da idade óssea, em centímetros, sexo masculino. Diagnóstico Média DP Mínimo Mediana Máximo BEC 123 8, BECF 124 4,7 118,5 124,5 133 BEF Geral 123,5 4, DP: desvio padrão; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar. A figura 5.6 mostra a distribuição da estatura no momento da realização da radiografia utilizada no estudo para a avaliação da idade óssea. Observa-se maior média no sexo masculino do grupo com BECF e menor no grupo com BEF.

68 Altura_RX: altura em centímetros ao realizar o raio X; BEC: baixa estatura constitucional; BECF: baixa estatura constitucional e familiar; BEF: baixa estatura familiar Figura 5.6 Distribuição da altura no momento da realização da radiografia para avaliação da idade óssea, em centímetros, sexo masculino e feminino. A tabela 5.16 descreve o diagnóstico dos sujeitos ao atingirem a estatura final. Dos 33 pacientes do estudo 29 (66,7%) continuaram com o diagnóstico de baixa estatura após cessarem o crescimento, enquanto 4 receberam o diagnóstico de eutrofia, sendo todos do sexo masculino. Tabela Diagnóstico da população de estudo ao atingirem a estatura final. Diagnóstico N % % Fem. % Masc. Baixa Estatura 29 87,9 41,4 58,6 Eutrofia 4 12,1-100 Total ,4 63,6 N: número de pacientes; %: porcentagem. Fem.: feminino; Masc.: masculino.

CRESCIMENTO NORMAL E PATOLÓGICO. CLARICE BORSCHIVER PROFa SUBSTITUTA PEDIATRIA

CRESCIMENTO NORMAL E PATOLÓGICO. CLARICE BORSCHIVER PROFa SUBSTITUTA PEDIATRIA CRESCIMENTO NORMAL E PATOLÓGICO CLARICE BORSCHIVER PROFa SUBSTITUTA PEDIATRIA Luís Felipe, 13 anos, foi encaminhado ao ambulatório porque, segundo sua mãe, desde os 6 anos não estava crescendo. Comia pouco,

Leia mais

Incorporação da curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde de 2006 e 2007 no SISVAN

Incorporação da curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde de 2006 e 2007 no SISVAN Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição Incorporação da curvas de crescimento da Organização Mundial da

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

UFPB PRG X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

UFPB PRG X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 6CCSDCOSMT28 USO DE RADIOGRAFIAS CARPAIS NA DETERMINAÇÃO DA IDADE ÓSSEA IMPORTÂNCIA E APLICAÇÕES Amanda Maria Medeiros de Araujo (1) ; André Ânderson Pereira Germano (2) ; Adriana Dias Batista Rosa (2)

Leia mais

Nanismo hipofisário. Rosana Quezado Eveline G.P Fontenele

Nanismo hipofisário. Rosana Quezado Eveline G.P Fontenele Nanismo hipofisário Rosana Quezado Eveline G.P Fontenele Fortaleza-2006 1 1. Introdução 1.1. Conceito: A deficiência do Hormônio do Crescimento não tem uma etiologia uniforme, sendo conseqüência de vários

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA.

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. OUTUBRO ROSA ^ um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA ~ prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. ~ ^ O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete

Leia mais

obrigação dele a medida do PC. PC nos prontuários. a. Nenhuma, pois a importância da medida do PC é

obrigação dele a medida do PC. PC nos prontuários. a. Nenhuma, pois a importância da medida do PC é CRESCIMENTO Conceito aumento do tamanho corporal. Cada tecido e cada órgão do nosso corpo cresce de acordo com um padrão e velocidades próprios. 4 tipos de crescimento: crescimento geral somático - ganhos

Leia mais

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 José Cechin Superintendente Executivo Francine Leite Carina Burri Martins Esse texto compara as morbidades referidas

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

TRANSTORNO DO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TRANSTORNO DO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL FACULDADE MÉTODO DE SÃO PAULO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ERIKA DE SOUZA NOGUEIRA JENIFFER OLIVEIRA RODRIGUES COSTA JESSICA PRISCILLA TESLENCO MARTINS PINHEIRO TRANSTORNO DO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Leia mais

Desenvolvimento Infantil. Prof. Orlando A. Pereira Pediatria e Puericultura FCM - UNIFENAS

Desenvolvimento Infantil. Prof. Orlando A. Pereira Pediatria e Puericultura FCM - UNIFENAS Desenvolvimento Infantil Prof. Orlando A. Pereira Pediatria e Puericultura FCM - UNIFENAS Uma sociedade desenvolvida é o resultado de sua atenção ao desenvolvimento da criança, que por sua vez, é o único

Leia mais

PROTOCOLO PROGRAMA DE TRATAMENTO COM HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (PTGH HBDF)

PROTOCOLO PROGRAMA DE TRATAMENTO COM HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (PTGH HBDF) SES/HBDF/UNIDADE DE ENDOCRINOLOGIA PROTOCOLO PROGRAMA DE TRATAMENTO COM HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (PTGH HBDF) COORDENAÇÃO: Dra. Adriana Claudia Lopes Carvalho Furtado CRM-DF: 8917 Dra. Norma Sueli Marino

Leia mais

A situação do câncer no Brasil 1

A situação do câncer no Brasil 1 A situação do câncer no Brasil 1 Fisiopatologia do câncer 23 Introdução O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de óbito no mundo: mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO APRESENTAÇÃO O aleitamento materno exclusivo (AME) é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido,

Leia mais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais Avaliação de impacto Retorno econômico Marco Lógico O Curso Trabalho

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE Mariane Alves Gomes da Silva Eliana Zandonade 1. INTRODUÇÃO Um aspecto fundamental de um levantamento

Leia mais

Variação dos Custos Médicos Hospitalares VCMH/IESS Data-base - junho de 2010

Variação dos Custos Médicos Hospitalares VCMH/IESS Data-base - junho de 2010 Variação dos Custos Médicos Hospitalares VCMH/ Data-base - junho de 2010 O VCMH/ é uma medida da variação das despesas médico-hospitalares per capita das operadoras de planos e seguros de saúde. Mede-se

Leia mais

HÉLIO MENDES RODRIGUES AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NO 1º GRUPAMENTO DE ENGENHARIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

HÉLIO MENDES RODRIGUES AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NO 1º GRUPAMENTO DE ENGENHARIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO SERVIÇO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO HÉLIO MENDES RODRIGUES AVALIAÇÃO

Leia mais

O que é câncer de mama?

O que é câncer de mama? Câncer de Mama O que é câncer de mama? O câncer de mama é a doença em que as células normais da mama começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e deixando de morrer, formando uma massa de células

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA OBESIDADE INFANTIL

DIAGNÓSTICO DA OBESIDADE INFANTIL DIAGNÓSTICO DA OBESIDADE INFANTIL Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica - ABESO Dra. Maria Edna de Melo CREMESP 106.455 Responsável Científica pelo site da ABESO A Pesquisa

Leia mais

Adriano Marum Rômulo. Uma Investigação sobre a Gerência de Projetos de Desenvolvimento de Software em Órgãos do Governo do Ceará com Base no MPS-BR

Adriano Marum Rômulo. Uma Investigação sobre a Gerência de Projetos de Desenvolvimento de Software em Órgãos do Governo do Ceará com Base no MPS-BR Adriano Marum Rômulo 2014 Uma Investigação sobre a Gerência de Projetos de Desenvolvimento de Software em Órgãos do Governo do Ceará com Base no MPS-BR Agenda I. Introdução II. Referencial Teórico III.

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Objetivo: Apresentar as orientações, detalhando os

Objetivo: Apresentar as orientações, detalhando os MBA Logística FAC 1 Orientações Detalhadas para o TCC Assunto: Orientações Detalhadas para o TCC, do Professor Orientador Objetivo: Apresentar as orientações, detalhando os aspectos necessários na confecção

Leia mais

Registro Hospitalar de Câncer de São Paulo:

Registro Hospitalar de Câncer de São Paulo: Registro Hospitalar de Câncer de São Paulo: Análise dos dados e indicadores de qualidade 1. Análise dos dados (jan ( janeiro eiro/2000 a setembro/201 /2015) Apresenta-se aqui uma visão global sobre a base

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

1. OUTROS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE

1. OUTROS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE 1. OUTROS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE INDICADORES DE DESNUTRIÇÃO Peso e altura são duas das principais características antropométricas sensíveis às condições de vida e nutrição de crianças e adolescentes

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

Capítulo IV Programas de treinamento pós-graduado

Capítulo IV Programas de treinamento pós-graduado Capítulo IV Programas de treinamento pós-graduado Introdução Qual será a duração ideal do treinamento de um médico para que se torne um pediatra competente? Dadas as variedades de abordagem dos treinamentos

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA DEFESA DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO

ORIENTAÇÃO PARA DEFESA DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO ORIENTAÇÃO PARA DEFESA DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO Orientações para elaboração e defesa do projeto O projeto de pesquisa será apresentado na disciplina de Seminário II, no seguinte formato: O projeto deverá

Leia mais

Consulta de puericultura agora está no Rol da ANS

Consulta de puericultura agora está no Rol da ANS Consulta de puericultura agora está no Rol da ANS Colegas pediatras, A Sociedade Brasileira de Pediatria, com o apoio da Sociedade Mineira de Pediatria, convoca a todos - filiadas e pediatras que se mobilizem

Leia mais

Sumário. Data: 06/12/2013 NT 245 /2013. Medicamento x Material Procedimento Cobertura

Sumário. Data: 06/12/2013 NT 245 /2013. Medicamento x Material Procedimento Cobertura NT 245 /2013 Solicitante: Ilmo Dr RODRIGO DIAS DE CASTRO Juiz de Direito Comarca de Campestre Data: 06/12/2013 Medicamento x Material Procedimento Cobertura Número do processo: 0023168-04.2013.8.13.0110

Leia mais

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Texto elaborado pelos Drs Pérsio Roxo Júnior e Tatiana Lawrence 1. O que é imunodeficiência? 2. Estas alterações do sistema imunológico são hereditárias?

Leia mais

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Drª. Simone Travi Canabarro Enfermeira

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Drª. Simone Travi Canabarro Enfermeira CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL Drª. Simone Travi Canabarro Enfermeira CRESCIMENTO Refere-se ao aumento do organismo, que se processa de forma harmônica em todas as partes, mas não ocorre com o

Leia mais

FARMACOVIGILÂNCIA MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MANUAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE NOTIFICAÇÃO DE SUSPEITAS DE REAÇÕES ADVERSAS

FARMACOVIGILÂNCIA MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MANUAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE NOTIFICAÇÃO DE SUSPEITAS DE REAÇÕES ADVERSAS FARMACOVIGILÂNCIA MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MANUAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE NOTIFICAÇÃO DE SUSPEITAS DE REAÇÕES ADVERSAS Para uso de profissionais da saúde, hospitais, clínicas, farmácias

Leia mais

Data: 27/03/2014. NTRR 54/2014 a. Medicamento x Material Procedimento Cobertura

Data: 27/03/2014. NTRR 54/2014 a. Medicamento x Material Procedimento Cobertura NTRR 54/2014 a Solicitante: Secretaria da segunda vara da comarca de Caeté Número do processo: 0004453-75.2014 Data: 27/03/2014 Medicamento x Material Procedimento Cobertura Réu: Comarca de Caeté e Estado

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 27 Slide 1

QUALIDADE DE SOFTWARE. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 27 Slide 1 QUALIDADE DE SOFTWARE Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 27 Slide 1 Objetivos Apresentar o processo de gerenciamento de qualidade e as atividades centrais da garantia de

Leia mais

Correlação e Regressão Linear

Correlação e Regressão Linear Correlação e Regressão Linear A medida de correlação é o tipo de medida que se usa quando se quer saber se duas variáveis possuem algum tipo de relação, de maneira que quando uma varia a outra varia também.

Leia mais

PUBERDADE E SUAS MUDANÇAS CORPORAIS

PUBERDADE E SUAS MUDANÇAS CORPORAIS PUBERDADE E SUAS MUDANÇAS CORPORAIS Texto extraído do artigo: FERRIANI, M. G. C. & SANTOS, G. V. B. Adolescência: Puberdade e Nutrição. Revista Adolescer, Cap. 3 (http://www.abennacional.org.br/revista/cap3.2.html.

Leia mais

Problemas de Crescimento BAIXA ESTATURA. Viviane Cunha Cardoso Departamento de Puericultura e Pediatria FMRP-USP

Problemas de Crescimento BAIXA ESTATURA. Viviane Cunha Cardoso Departamento de Puericultura e Pediatria FMRP-USP Problemas de Crescimento BAIXA ESTATURA Viviane Cunha Cardoso Departamento de Puericultura e Pediatria FMRP-USP Problemas de Crescimento Crescimento é um indicador bastante sensível para medidas de saúde

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

TESTE DO QUADRADO REALIZADO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE BARRETOS-SP 1

TESTE DO QUADRADO REALIZADO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE BARRETOS-SP 1 TESTE DO QUADRADO REALIZADO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE BARRETOS-SP 1 Heytor Miziara Diniz de Paula André Basilio Arantes da Silva Guilherme Henrique de Souza

Leia mais

FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS

FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS Universidade Bandeirante de São Paulo Comitê de Pós-Graduação e Pesquisa COMISSÃO DE ÉTICA (Resolução CONSEPE-UNIBAN nº 17/06 de 11/02/2006) FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA ENVOLVENDO

Leia mais

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 CONSIDERAÇÕES GERAIS O objetivo deste documento é informar a estrutura e a informação esperadas num texto de Trabalho de Graduação. O conteúdo do texto deverá ser

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS FASCÍCULO DO BENEFICIÁRIO VERSÃO 2013 Instituto Curitiba de Saúde ICS - Plano Padrão ÍNDICE APRESENTAÇÃO 03 1. CONSULTA/ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA EM PRONTO ATENDIMENTO

Leia mais

Governador Geraldo Alckmin entrega o maior laboratório destinado a pesquisas sobre o câncer da América Latina

Governador Geraldo Alckmin entrega o maior laboratório destinado a pesquisas sobre o câncer da América Latina MATEC ENGENHARIA ENTREGA O MAIOR LABORATORIO PARA PESQUISA DE CÂNCER DA AMÉRICA LATINA Qui, 14/04/11-11h00 SP ganha maior laboratório para pesquisa de câncer da América Latina Instituto do Câncer também

Leia mais

Prática e Gerenciamento de Projetos

Prática e Gerenciamento de Projetos Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Prática e Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Custos do Projeto Equipe: Jhonas P. dos Reis Marcelo Marciano Mário Januário Filho

Leia mais

Desempenho da Fase Analítica. Fernando de Almeida Berlitz

Desempenho da Fase Analítica. Fernando de Almeida Berlitz Indicadores de Desempenho da Fase Analítica Fernando de Almeida Berlitz Ishikawa Estratégia e Medição PARA QUEM NÃO SABE PARA ONDE VAI, QUALQUER CAMINHO OS SERVE... Processos PROCESSOS Não existe um produto

Leia mais

05/05/2014 NOTA TÉCNICA

05/05/2014 NOTA TÉCNICA Data: 05/05/2014 NOTA TÉCNICA 82/2014 Medicamento Material Solicitante Juiz Renato Luís Dresch Procedimento 4ª Vara da Fazenda Pública Municipal Cobertura Processo número: 0847203-25.2014 TEMA: Cirurgia

Leia mais

CAMPANHA PELA INCLUSÃO DA ANÁLISE MOLECULAR DO GENE RET EM PACIENTES COM CARCINOMA MEDULAR E SEUS FAMILIARES PELO SUS.

CAMPANHA PELA INCLUSÃO DA ANÁLISE MOLECULAR DO GENE RET EM PACIENTES COM CARCINOMA MEDULAR E SEUS FAMILIARES PELO SUS. Laura S. W ard CAMPANHA PELA INCLUSÃO DA ANÁLISE MOLECULAR DO GENE RET EM PACIENTES COM CARCINOMA MEDULAR E SEUS FAMILIARES PELO SUS. Nódulos da Tiróide e o Carcinoma Medular Nódulos da tiróide são um

Leia mais

Art. 2º - Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. Professora Sandra Denise Kruger Alves Chefe do DEC

Art. 2º - Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. Professora Sandra Denise Kruger Alves Chefe do DEC RESOLUÇÃO DEC No 01/2013 Fixa normas para Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia Civil. A Chefia do Departamento do Curso de Engenharia Civil, no uso de

Leia mais

FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA. Alícia Flores Jardim

FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA. Alícia Flores Jardim FAZENDO SEXO APÓS O CÂNCER DE PRÓSTATA Alícia Flores Jardim Dedicatórias Dedico este trabalho a meu pai que morreu em janeiro de 2013, após um câncer de próstata descoberto tardiamente. Ao meu marido

Leia mais

Previsão da Estatura Adulta

Previsão da Estatura Adulta Previsão da Estatura Adulta Predizer a estatura adulta Será possível? Se sim, como e com que erro? Para solucionar estas questões é necessário responder a um outro conjunto de interrogações: É possível

Leia mais

Analisar a sobrevida em cinco anos de mulheres. que foram submetidas a tratamento cirúrgico, rgico, seguida de quimioterapia adjuvante.

Analisar a sobrevida em cinco anos de mulheres. que foram submetidas a tratamento cirúrgico, rgico, seguida de quimioterapia adjuvante. Estudo de sobrevida de mulheres com câncer de mama não metastático tico submetidas à quimioterapia adjuvante Maximiliano Ribeiro Guerra Jane Rocha Duarte Cintra Maria Teresa Bustamante Teixeira Vírgilio

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador:

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: São Luis 2015 (TÍTULO DO PROJETO) (NOME DO ALUNO) Projeto de Pesquisa do Programa

Leia mais

O uso de práticas ergonômicas e de ginástica laboral nas escolas

O uso de práticas ergonômicas e de ginástica laboral nas escolas O uso de práticas ergonômicas e de ginástica laboral nas escolas Dessyrrê Aparecida Peixoto da Silva¹; Júlio César dos Santos² ¹Estudante de Engenharia de Produção, Bolsista de Extensão Universitária (PIBEX)

Leia mais

PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA

PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA Às gestantes do Ipojuca O Programa Mãe Coruja é uma grande conquista das mulheres de Pernambuco. E no Ipojuca, um avanço da administração municipal em busca de melhor assistir,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

LEVANTAMENTO DOS DADOS DOS ATENDIMENTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DO SERVIÇO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HV/EVZ/UFG

LEVANTAMENTO DOS DADOS DOS ATENDIMENTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DO SERVIÇO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HV/EVZ/UFG LEVANTAMENTO DOS DADOS DOS ATENDIMENTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DO SERVIÇO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HV/EVZ/UFG BRAGATO, Nathália. 1 ; PÁDUA, Fernanda Maria Ozelim de 1 ; COSTA, Ana Paula Araújo.; SILVA,

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

DOCENTES DO CURSO DE JORNALISMO: CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE VOCAL

DOCENTES DO CURSO DE JORNALISMO: CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE VOCAL DOCENTES DO CURSO DE JORNALISMO: CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE VOCAL Rayné Moreira Melo Santos (CESMAC) raynefono@yahoo.com.br Rozana Machado Bandeira de Melo (CESMAC) rmbmelo@ig.com.br Zelita Caldeira Ferreira

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015

Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015 Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015 1. Descrição Este programa procura desenvolver nos estudantes de graduação

Leia mais

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto 3 Classificação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a classificação de áudio codificado em MPEG-1 Layer 2 em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas.

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

Cartilha Ponto Eletrônico

Cartilha Ponto Eletrônico Divisão de Gestão de Pessoas Unidade de Desenvolvimento de Pessoas Cartilha Ponto Eletrônico Procedimentos Importantes APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas ou questionamentos

Leia mais

Câmara Municipal de Vereadores

Câmara Municipal de Vereadores PROJETO DE LEI Nº7462 /LEGISLATIVO 2010 Inclui no calendário oficial do Município de Santa Maria o Dia da conscientização da Cardiopatia Congênita, a ser realizado dia 12 de junho, e dá outras providências

Leia mais

INTRODUÇÃO. Capes Relatório Anual: Avaliação Continuada 2005 - Ano Base 2004 Área de Avaliação: GEOGR AFIA

INTRODUÇÃO. Capes Relatório Anual: Avaliação Continuada 2005 - Ano Base 2004 Área de Avaliação: GEOGR AFIA Relatório Anual: Avaliação Continuada 5 - Ano Base INTRODUÇÃO. Optou-se neste relatório por manter na introdução, os dados históricos da área de Pós-graduação em Geografia, constante no relatório do triênio

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2 Sexo Idade Grupo de docência Feminino 40 Inglês (3º ciclo/secundário) Anos de Escola serviço 20 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Inglês, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o

Leia mais

4 Avaliação Econômica

4 Avaliação Econômica 4 Avaliação Econômica Este capítulo tem o objetivo de descrever a segunda etapa da metodologia, correspondente a avaliação econômica das entidades de reservas. A avaliação econômica é realizada a partir

Leia mais

A avaliação da incerteza do tipo B. Segundo o Guia para Expressão da Incerteza na Medição (Joint Commitee for Guides

A avaliação da incerteza do tipo B. Segundo o Guia para Expressão da Incerteza na Medição (Joint Commitee for Guides A avaliação da incerteza do tipo B Segundo o Guia para Expressão da Incerteza na Medição (Joint Commitee for Guides in Metrology, 2008a), em condições ideais, todas as incertezas em laboratório seriam

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ARQUIVO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ARQUIVO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CLAUDINEIA PEREIRA DE ABREU RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ARQUIVO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório apresentado a Disciplina Estagio Supervisionado, do Curso de Biblioteconomia

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade.

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil Ruth Rangel * Fernanda Azevedo * Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Resumo A redução das desigualdades sociais tem sido

Leia mais

Calibração de Equipamentos

Calibração de Equipamentos Vídeo Conferência Calibração de Equipamentos Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná Junho/2014 Diferença entre calibração e a verificação metrológica Calibração Estabelece o erro de medição e

Leia mais

Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida

Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida AUTISMO: UMA REALIDADE por ZIRALDO MEGATÉRIO ESTÚDIO Texto: Gustavo Luiz Arte: Miguel Mendes, Marco, Fábio Ferreira Outubro de 2013 Quando uma nova vida

Leia mais

M E D I D A D O P E S O. _ Identificar as gestantes com déficit nutricional ou sobrepeso, no início da gestação;

M E D I D A D O P E S O. _ Identificar as gestantes com déficit nutricional ou sobrepeso, no início da gestação; M E D I D A D O P E S O OBJETIVO: Avaliar o aumento do peso durante a gestação Para: _ Identificar as gestantes com déficit nutricional ou sobrepeso, no início da gestação; _ Detectar as gestantes com

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA: INTRODUÇÃO

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA: INTRODUÇÃO TÍTULO: ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ATENDIDOS NO PROJETO EDUCAÇÃO ESPECIAL: ATIVIDADES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO AUTORES: Luis Henrique de Freitas Calabresi, Maria da Piedade Resende da

Leia mais

Diretoria de Pesquisas. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. crianças, adolescentes e adultos no Brasil

Diretoria de Pesquisas. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. crianças, adolescentes e adultos no Brasil Diretoria de Pesquisas Coordenação de Trabalho e Rendimento Gerência da Pesquisa de Orçamentos Familiares Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 Antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes

Leia mais

Como ler um artigo científico

Como ler um artigo científico Como ler um artigo científico Baseado no texto Leitura Eficiente de Artigos Científicos Dra. Renata Fortes (USP São Carlos) (http://www.cse.ogi.edu/~dylan/efficientreading.html) Disciplina: Metodologia

Leia mais

Novas curvas de avaliação de crescimento infantil adotadas pelo MS

Novas curvas de avaliação de crescimento infantil adotadas pelo MS Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Novas curvas de avaliação de crescimento infantil adotadas pelo MS Em 2006 foi lançada pela Organização

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI EDITAL 03/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI A Pró-reitora de Pesquisa, por meio da Coordenadoria de Pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi torna público o

Leia mais

Nota referente às unidades de dose registradas no prontuário eletrônico radiológico:

Nota referente às unidades de dose registradas no prontuário eletrônico radiológico: Nota referente às unidades de dose registradas no prontuário eletrônico radiológico: Frente aos potenciais riscos envolvidos na exposição à radiação ionizante e com a reocupação de manter um controle transparente

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento do Projeto Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Tópicos da Aula 8ºe9ºPeríodos Introdução; Normas gerais

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

NOTA TÉCNICA 11/2014. Cálculo e forma de divulgação da variável idade nos resultados dos censos educacionais realizados pelo Inep

NOTA TÉCNICA 11/2014. Cálculo e forma de divulgação da variável idade nos resultados dos censos educacionais realizados pelo Inep INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DE CONTROLE DE QUALIDADE E DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

Avaliação da unidade Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 (1,5 ponto) As principais mudanças no corpo de uma pessoa ocorrem na adolescência. É nesta fase que as meninas e os meninos desenvolvem o amadurecimento

Leia mais

CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado

CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado Em maio de 2004 foi publicada a Resolução 3.198 do Conselho Monetário Nacional, que trouxe, entre outras novidades,

Leia mais